Revista MPAC Julho/Agosto 2016

Page 23

23

Novos olhares

Procurador-geral destaca o papel de interlocutor que o MP possue na mediação de conflitos.

mesmo. Uma delas foi o problema no abastecimento de energia e iluminação pública, que foi abordado pelo ouvidor da Eletrobrás, Otávio Ribeiro. Segundo ele, a ouvidoria está presente para conciliar. “É preciso que as pessoas reclamem, nos levem os problemas. Temos dificuldades estruturais, mas estamos à disposição para ouvir os produtores rurais”, disse. Sensibilizado com a situação, o ouvidor disse ainda que sem energia não tem como produzir.

Voz à população Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, destacou o papel de interlocutor que a instituição assumiu ao se propor a resolver os problemas

de comunidades carentes. Segundo ele, cada caso, mesmo não sendo atribuição original do MP, é encaminhado ao órgão competente, acompanhado e cobrado. “Isso é desprendimento. Trazemos membros e servidores próximos e dispostos a ouvir cada reivindicação, dando voz para que cada um diga o que acontece no seu dia a dia”, destacou. Problemas simples, como contou o procurador-geral, muitas vezes, se tornam maiores com falta de diálogo. “Nós nos comprometemos. Filtramos tudo que foi apurado e temos o compromisso, junto à Promotoria de Plácido de Castro. Se vocês [comunidade] sentirem que está demorando, podem nos cobrar”, garantiu o chefe do MP Estadual.

Realização de casamento coletivo.

Acompanhados pelo promotor de Justiça João Pires, os seis novos membros do MPAC, empossados em junho, estiveram presentes durante todo o dia de atividades do ‘MP na comunidade’. Para o promotor de Justiça Thalles Ferreira, o projeto foi a oportunidade concreta de vivenciar as alegrias, ansiedades e problemas da comunidade Vila Campinas. “Acredito que fazer justiça é, sobretudo, promover o reconhecimento das pessoas. E não há reconhecimento sem respeito, vivência, diálogo e efetiva aproximação das pessoas. Espero que o projeto alcance ainda mais comunidades e que mais pessoas sejam atendidas e ouvidas”, disse o promotor. Durante todo o dia, a comunidade de Vila Campinas recebeu atendimento socioassistencial do Bolsa Família, orientação e apoio às famílias, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); atendimento de saúde com testes rápidos, vacinação, clínico geral, fisioterapeuta, psicologia e enfermagem; serviços de cidadania oferecidos pela OAB, INSS e cartório; orientação do Poder Judiciário, oficina de elaboração de currículo e muito mais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.