Che Opera D'Arte La Superveloce

Page 34

DUCATI SUPERSPORT 950 S TEMPERAMENTO V2 RACING

NUMA DESPORTIVA

DESDE QUE A DUCATI LANÇOU OS MOTORES V4 NAS SUAS SUPERDESPORTIVAS TOPO DE GAMA QUE OS TRADICIONAIS V2 TESTASTRETTA PARECEM TER FICADO PARA SEGUNDO PLANO. NO ENTANTO A DUCATI ENCONTROU FORMA DE PRESERVAR UM PASSADO HISTÓRICO GLORIOSO RELACIONADO COM O SEU BICILÍNDRICO EM L E GANHAR PROTAGONISMO ASSOCIANDO UM NOVO CONCEITO DE DESPORTIVA FÁCIL AO TEMPERAMENTO RACING DOS SEUS TESTASTRETTA. TEXTO: PEDRO ROCHA DOS SANTOS / FOTOS: PEDRO MESSIAS E MARCA

S

upersport 950 foi apresentada em 2017 mas a versão de 2021 sofreu uma evolução importante, aproximando-se em estética às Ducati Panigale, ganhando mais ajudas electrónicas graças à adopção de uma Unidade de Medição de Inércia de 6 eixos e evoluindo em termos de conforto de utilização para se afastar da maior exclusividade desportiva das suas irmãs Panigale, nomeadamente da Panigale V2, aquela que já ensaiámos anteriormente e que monta igualmente um motor Testastretta mais potente. O conceito da Supersport 950 ganha abrangência e versatilidade em termos de utilização, sendo uma desportiva fácil, que permite rodar no dia a dia ou realizar pequenas viagens com algum conforto e ainda alinhar num qualquer TrackDay e rodar de joelho no chão, envergonhando muitos dos restantes participantes.

CONTACTO Não há dúvida que a versão 2021 da Supersport ganhou em estética que está agora muito mais colada às Panigale, sobretudo na frente com os novos faróis LED e luz DRL integrada mas também as carenagens lat34 | MOTORCYCLE SPORTS |

erais sofreram também alguma evolução no sentido de dissiparem melhor o calor do motor. Posso adiantar que o efeito de dissipação é efectivo e melhorou mesmo bastante em relação à Panigale V2. Versão 2021 da Supersport 950 S A versão que testámos foi a versão S da Supersport 950 na cor Branco especial 2021, também disponível no tradicional vermelho Ducati e que difere da versão standard nas suspensões Ohlins que monta de 48mm em vez das Marzochi de 43mm, também estas totalmente ajustáveis ( com amortecedor Sachs na traseira )

MOTOR O motor é o conhecido Testastretta que a marca utiliza também nos modelos Hypermotard 950 e Multistrada 950, que mantém a cilindrada de 937cc do anterior embora o modelo se designe agora de 950, debita 110 CV às 9000 rpm e atinge um binário máximo de 93 Nm às 6500 rpm . Para 2021 tanto o sistema de admissão como de escape foram revistos para que o modelo pudesse ser homologado de acordo com as exigências do Euro 5.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.