Revista Mercadizar | 2ª Edição

Page 1

Edição 002 - Dezembro 19


A BÚSSOLA SEMPRE APONTA PARA O NORTE O Mercadizar tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento do mercado de comunicação da região Norte do Brasil. Focado na divulgação de notícias e eventos sobre Comunicação e Arte CEO Eulália Ribeiro eulalia@mercadizar.com

mundial, nacional e regional. Trabalhamos conteúdos focados no trabalho realizado na Amazônia

Direção Executiva

e na valorização e divulgação de

Mariana Moreira mariana@mercadizar.com Anuário e do RH da Comunicação. Jornalista Responsável

Queremos dar vez e voz para você!

Ariel Bentes ariel@mercadizar.com MTB 1344/AM

Repórteres Isabella Botelho isabella@mercadizar.com Nayá Costa naya@mercadizar.com Assistente de Arte Rodrigo Gama criacao@mercadizar.com Revisão Paola Silva contato@mercadizar.com Atendimento & Relacionamento Rosiane Oliveira e Rodrigo Cavalcante atendimento@mercadizar.com Comercial Eduardo Klinsmann comercial@mercadizar.com

Colaboradores Direção de Capa e Diagramação Ramon Gurgel Equipe VR Assessoria Ailton Hugo, Amanda Rossi, Delcicléia Amorim, Elânny Vlaxio, Ketlem Brito, Laís Sass, Maria Xavier, Mariléia Oliveira, Melissa Ortega, Rogério Vieira, Tiago Gonçalo, Thayná Rodrigues, Thays Hoyos, Willian Moura.

Esta revista possui distribuição semestral e gratuita sendo estritamente proibida a venda da mesma. O Mercadizar não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões em artigos ou matérias assinadas. A reprodução deste conteúdo editorial não é permitida sem autorização e citação da fonte. Todos os direitos são reservados e protegidos para Mercadizar.com - CNPJ: 33.736.015/0001-71


índice

10

Saiba como você pode tornar a

34 Batman 80 anos

web mais acessível

16

62

Venda da nostalgia

Você sabe o que é

Case Sandy e Júnior

comunicação não violenta?

66

A saúde mental dos

18

Conheça 5 empresas de

comunicadores e o burnout

jornalismo socioambiental

28

Estamos em crise!

68

Representatividade

E agora?

feminina na publicidade

32

Conheça Keila Serruya, realizadora

72

Privacidade de dados: Quais

audiovisual e artista visual

são os limites?

mercadizar.com dezembro 2019

1


2


3

mercadizar.com dezembro 2019


4

Nosso Norte sĂŁo as pessoas!


Diretora Executiva

Por Mariana Moreira

apresentação

Como muitos devem saber o galo representa a publicidade por ser o anunciante do dia, afinal é o primeiro a avisar quando o sol está prestes a nascer. Ilustrado em nossa capa representando a diversidade do mercado publicitário da região Norte, foi feito com itens regionais e tecnológicos que servem de ferramentas e inspirações. Esta segunda revista pretende continuar o trabalho apresentado na primeira edição, incentivar a valorização e o reconhecimento aos profissionais da região Norte, assim como o Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing, em sua 9ª edição. Falando em PMKT, trazemos os indicados nas categorias de Criação Publicitária do ano de 2018, premiados no Top Marketing 2019 e homenageados no Nossa História e Honra ao Mérito. Também apresentamos aqui informações relevantes sobre entretenimento e cultura, como dicas de livros, balanço do cinema de 2019 e lançamentos para 2020, além de uma matéria especial colaborativa sobre os 80 anos do Batman. Nosso intuito também é trabalhar temas atuais levantando questões para reflexão e discussão como privacidade de dados, saúde mental dos comunicadores e acessibilidade na web. Esperamos que esta revista seja mais um despertar, anunciando não apenas um novo dia, mas uma nova era para o nosso mercado regional.

mercadizar.com dezembro 2019

5


sobre a capa Por Ariel Bentes 6

Mercadizar: O que a capa representa? Ramon Gurgel: A capa é representada pelo galo, símbolo da publicidade. Além disso, em um sentido mais geral, ela representa tudo o que tem na comunicação. A gente encontra café, jornal, fone de ouvido.. Tudo o que faz parte do nosso mundo, além de coisas que fazem parte da região Norte, como as folhas que estão na crista e na coxa do galo, o pé dele que foi feito de açaí… É uma mistura do Norte com a nossa cultura de agência e de comunicação. Resumindo, é “o Norte da comunicação”. Mercadizar: Como foi o processo de criação e quais foram as suas inspirações? Ramon Gurgel: Primeiramente solicitamos ao Rogério Vieira, ilustrador da VR, para desenhar o galo para termos a base. Fizemos uma reunião com toda a equipe para pensarmos em elementos que poderiam ser reciclados e representassem nossa rotina e nossa cultura. O processo todo durou uma semana. Pegamos todos os elementos e fomos encaixando conforme as partes do galo. Por exemplo, o café está no papo do galo, o pescoço é de jornal, que é uma base forte também, ali no peito é a juta que é um elemento mais nortista. Além de tudo, o intuito desta capa é simbolizar a união, pois ela foi uma construção da equipe. Todos trouxeram algo e no final montamos o galo juntos. O trabalho foi fluindo e está aí o resultado.

O Chunck Close disse na série Abstract da Netflix: “Não se trata de esperar por horas, pelo momento que surge a inspiração. É só ir trabalhar e começar! Aí alguma coisa incrível acontece, ou não! O que importa é que você cria a chance de alguma coisa acontecer. Para isso você precisa sentar na sua mesa”, e esse trabalho foi bem isso.


sobre o artista Por Ariel Bentes

Hoje, Diretor de Arte na agência Mene & Portella, Ramon Gurgel trabalhou com webdesign antes de migrar para o design gráfico. Após três anos na empresa Acesso Informática, Ramon iniciou a sua carreira nas agências de publicidade em Manaus, passando por empresas como Luna, Opportunity, R2 e muito mais, assim, somando mais de 12 anos de experiência no mercado da comunicação nortista. Foto: Alcides Netto

Eu tenho garra. Eu gosto de aprender e fazer coisas novas e ir além do que eu já sei. Quando eu quero fazer alguma coisa que eu não conheço, eu corro e vou atrás até conseguir.”

Autodidata, Ramon contou em entrevista ao Mercadizar, que sempre buscou ir além do convencional e afirma que tem buscado criar mais produtos manuais. “O Ramon Gurgel caiu de paraquedas nesse ramo. Por muito tempo eu me achei o garoto do computador, mas hoje eu gosto de ir além disso, fazer algo mais manual, mais prático mesmo, sabe?! É legal entendermos que também podemos fazer um desenho, uma montagem, isso também é ser designer.” , disse.

mercadizar.com dezembro 2019

7


#MercadizarIndica: Especial Livros

8

Sociedade do cansaço, de Byung-chul Han Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 98% dos brasileiros se sentem cansados mental e fisicamente. Nos Estados Unidos, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança de 2015, 43% dos trabalhadores do país dormem menos que o recomendado pela Fundação Nacional do Sono, ONG que promove a conscientização pública da importância do sono e dos distúrbios causados pela falta dele. Byung-chul Han, filósofo sul-coreano e professor em Berlim, debruçou-se sobre o tema e produziu o ensaio Sociedade do cansaço, no qual argumenta que cada época tem sua epidemia própria, como as diversas doenças virais que marcaram o século 20. Para ele, as patologias neurais definem o século 21 e são causadas por um denominador comum: a positividade excessiva.

Rota 66 - A história da polícia que mata, Caco Barcellos Lançado em 1992 e vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Reportagem, o livroreportagem “Rota 66 - A história da polícia que mata” do jornalista Caco Barcellos, mostra práticas criminosas da Rota 66, unidade de elite da polícia militar paulista conhecida por beneficiar e proteger os policiais que cometem assassinatos, a partir do caso de três jovens mortos na década de 70 pela Rota. Com a ajuda de outro jornalista, Caco produziu um banco de dados com base em jornais, dados do Instituto Médico Legal (IML) e boletins de ocorrência, que revelou um modo padrão de assassinatos da Rota, além de visualizar quais policiais mais matam e de que forma a corporação dificultava a investigação desses casos. Em 2018, foi anunciado que o livro ganharia uma adaptação cinematográfica dirigida por Fernando Coimbra e com previsão de estreia para 2020.


Planejamento Visual Gráfico, de Milton Ribeiro Escrito por Milton Ribeiro, o livro Planejamento Visual Gráfico conta a história dos impressos e a sucessão de técnicas gráficas utilizadas e criadas ao longo dos anos. Em 500 páginas, o autor consegue resumir, de forma simples e didática, os diversos aspectos da comunicação, os componentes estéticos que norteiam as artes gráficas e a aplicabilidade de técnicas nos diferentes formatos de impressão. O livro serve como um manual que traduz o universo teórico e prático das Artes gráficas de forma simples, mas sem deixar de lado a profundidade. Os temas debatidos no livro são abrangentes e bem exemplificados, tornando-o compreensível tanto para profissionais quanto para estudantes. Atualmente, a obra de Milton é uma das principais referências quando se trata de planejamento gráfico.

Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman No livro Modernidade Líquida, escrito pelo filósofo polonês Zygmunt Bauman e lançado em 1999, o autor apresenta a ideia da liquidez das relações sociais em um mundo globalizado e individualizado. Segundo Bauman, a modernidade imediata é “leve”, “líquida”, “fluida” e infinitamente mais dinâmica que a modernidade “sólida”. Neste livro, ele esclarece como se deu a passagem de uma à outra e nos auxilia a repensar os conceitos e esquemas cognitivos usados para descrever a experiência individual humana e sua história conjunta.

9

1984, de George Orwell O romance distópico 1984, escrito pelo jornalista e romancista George Orwell no século 20, serve como uma denúncia imortal do poder totalitário e a fragilidade das informações no contexto da época. Apesar de ser direcionado para um período anterior ao que vivemos, o livro se encaixa perfeitamente no cenário atual, onde as informações passam por algo parecido com o “Ministério da Verdade”, que as edita permanentemente. A obra narra a vida de Winston Smith, um homem retratado como “insignificante”, que perde sua última gota de esperança ao ser contratado para falsificar documentos públicos e criar propagandas manipuladas, a fim de manter a imagem do governo sempre positiva. Com isso, Winston começa a questionar sua existência e começa uma rebelião contra o sistema, servindo como um retrato dos indivíduos que lutam contra a servidão exercida pelo estado. mercadizar.com dezembro 2019


Apesar desta iniciativa, inúmeros sites no Brasil e no mundo ainda não proporcionam acessibilidades para pessoas que são portadoras de alguma deficiência. De acordo com o manifesto do movimento “Web para Todos”, a acessibilidade digital “é uma série de recursos que possibilita a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web (independentemente de suas dificuldades), sem ajuda de ninguém”.

Por Ariel Bentes

Saiba como você pode tornar a web mais acessível

10

Em outubro de 2019, o Google Chrome anunciou que fará descrições de imagens que não possuem rótulo de identificação, possibilitando que deficientes visuais ao usarem leitores de tela ouçam uma descrição da imagem que está sendo apresentada na tela do computador ou smartphone.

Pensando nisso, em novembro de 2014 a World Wide Web Consortium (W3C Brasil), grupo que desenvolve padrões para a web, com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), lançou o primeiro fascículo (publicação editada em cadernos) da “Cartilha de Acessibilidade na Web”, que tem como objetivo explicar como funciona a web e orientar os cidadãos sobre a importância de se preocupar e investir nesta área.


Segundo o fascículo 3 da cartilha denominado, “Conhecendo o público-alvo da acessibilidade na Web”, a tecnologia assistiva são produtos, equipamentos ou serviços que promovem a funcionalidade de algo para pessoas com deficiência, sendo um dos principais meios de inclusão desses cidadãos na web. Além disso, você, comunicador, pode tomar algumas medidas em seu trabalho que também proporcionem essa acessibilidade como, por exemplo, incluir textos alternativos nas imagens do perfil do Instagram e Facebook.

Deficientes visuais fazem a sua leitura na web por meio de leitores de tela, mas essa tecnologia não consegue ler imagens e gráficos. Desde de 2018, o Instagram lançou uma opção dentro da própria plataforma que possibilita seus usuários adicionarem textos alternativos nas imagens do seu perfil. Além disso, você pode aderir em posts do Facebook e do Twitter a hashtag #PraCegoVer, descrevendo cores, frases e elementos que estão presentes na publicação.

11

Em casos de vídeos nos stories, também é possível escrever de forma resumida ou na íntegra o que está sendo dito. Visando incluir deficientes auditivos, faça um texto claro e objetivo e o inclua nas laterais dos stories. Uma outra alternativa é sempre incluir legendas em português nos vídeos do Youtube, Instagram e outras plataformas.

mercadizar.com dezembro 2019


O segundo fascículo da cartilha, “Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web” pontua alguns benefícios que iniciativas de acessibilidade podem trazer para a sua empresa: Melhoria da imagem da empresa e fortalecimento da marca*

Empresas com responsabilidade social possuem uma boa imagem perante ao público. Quando um site se torna acessível, se estabelece um valor agregado a marca e possibilita que mais pessoas com deficiência tenham conhecimento sobre a sua empresa. Fidelização de usuários e clientes* As pessoas que têm dificuldades para acessar a web, devido algum tipo de deficiência, tornam-se clientes fiéis e visitantes frequentes dos sites que lhes oferecem facilidade de acessos. O que evitar*: Páginas na web com excesso de elementos: Os usuários de leitores de telas, por exemplo, só podem começar a ler uma página quando o último elemento for carregado. Logo, as barreiras de acesso são prejudicadas pela desorganização e repetição de itens numa mesma página. 12

Texto alinhados à esquerda e à direita: Isso cria espaços irregulares entre as palavras, podendo dificultar a leitura para muitas pessoas. Os espaços irregulares criam falsas pausas na leitura, o que é um problema para pessoas com dificuldade de compreensão. Texto e links pequenos: Todos os textos de uma página devem ter um tamanho suficiente para permitir a boa leitura pela maioria das pessoas. Além disso, deve ser possível aumentar o tamanho de todos os textos utilizando os recursos do navegador. Pessoas com deficiência física enfrentam dificuldades em comandos com pouco espaço para seleção. Cuidado no uso das cores: Evite usar somente cores para transmitir uma mensagem aos usuários. Por exemplo, ao indicar que algo está certo ou errado em um formulário, além do verde e do vermelho, inclua símbolos e rótulos que indiquem esta informação, viabilizando uma melhor leitura para pessoas daltônicas. Para Tim Berners-Lee, fundador da World Wide Web, o poder da web está em sua universalidade, mas de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram ter alguma deficiência no país, representando 23,9% da população. Por isso, a acessibilidade na web é uma questão de boa prática e você precisa fazer parte dos profissionais que conhecem e querem proporcionar a acessibilidade.

*Informações da cartilha, “Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web”.


Conheรงa seis leitores de tela e veja como eles funcionam:

Jaws: leitor de tela pago para Windows

Virtual Vision: leitor de tela pago para Windows

NVDA: leitor de tela gratuito para Windows 13

Window-Eyes: software pago para Windows

Orca: leitor de tela gratuito para Linux

VoiceOver: leitor de tela para IOS que acompanha os dispositivos da Apple

mercadizar.com dezembro 2019


Por Ariel Bentes

Região Norte leva 4 prêmios no Intercom 2019

14

Com o tema “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, ocorreu entre os dias 2 a 7 de setembro, o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) e a região Norte venceu quatro prêmios. O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas e foi sediado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Vencedora na modalidade de “Roteiro de ficção” por “Maria Nós”, baseado na Lei Maria da Penha (11340/06), Amanda Brito, estudante de Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), falou sobre a sensação de ter ganho o prêmio: “No momento em que anunciaram o vencedor, foi um sentimento enorme de dever cumprido, misturado com nervosismo e vontade de gritar e abraçar o mundo. Fiquei feliz por ter levado o nosso trabalho para outros lugares do Brasil.”, disse. Para Henry Barros, publicitário recém-formado pelo Centro Universitário do Estado do Pará, a vitória é uma conquista para a região.


“Infelizmente, o Norte do Brasil, não tem um reconhecimento digno de seu produto audiovisual, então quando anunciaram nossa vitória, foi muito mais do que um prêmio para a equipe, quisemos encarar como uma conquista pra nossa região. Além disso, foi a primeira vez que o Expocom Nacional foi sediado em Belém, então o gosto disso tudo em nossa própria “casa” pesa, de uma forma imensurável.“, contou Henry. Com o objetivo de divulgar e valorizar o cinema local, o episódio piloto da websérie “Alternativo: Quais os cinemas alternativos em Belém?”, ganhou na modalidade de “Produção audiovisual para mídias digitais” e foi desenvolvido por Henry, Raul Gustavo Tavares e Antonio Augusto Pantoja. De acordo com o grupo, a ideia agora é buscar recursos para dar continuidade na websérie e inscrever o piloto em festivais de cinema.

Confira a lista de todos os vencedores da região Norte no Congresso Nacional: Publicidade e Propaganda PP04 Pesquisa mercadológica (avulso) Pesquisa de desenvolvimento para Brand Book digital da Amazônia Adventure Ivo Mateus Mugrabi Barros União das Escolas Superiores de Rondônia 15

Rádio, TV e internet RT05 Produção audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado) Alternativo: Uma Websérie sobre o cinema alternativo em Belém Antônio Augusto dos Santos Pantoja Centro Universitário do Estado do Pará Cinema e Audiovisual CA05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado) Regional Maria Nós, Amanda Souza Brito Universidade Federal do Amazonas Produção Transdisciplinar PT03 Ensaio Fotográfico artístico (conjunto) Minha Cor é Negra Fábio dos Santos Assunção Centro Universitário do Estado do Pará Intercom 2020 A edição de 2020 do Intercom acontecerá na Universidade Federal da Bahia (UFBA) na primeira semana de setembro. Já o congresso regional, o Intercom Norte, irá ocorrer na Estácio FAP, em Belém, de 28 a 30 de maio. Foto: Acervo Pessoal

mercadizar.com dezembro 2019


Venda da Nostalgia Por Rodrigo Cordeiro

16

Sabe aquela coisa que você sente quando liga a TV e está passando aquele programa que você assistia quando criança? Ou quando de repente, em sua playlist, toca aquela música que era “A” música de um relacionamento passado? Tudo isso nos traz a famosa nostalgia, um sentimento bom que carregamos nas memórias da nossa vida, o desejo de resgate do ritmo da infância.

Responsável por atrair olhares tanto de consumidores quanto das marcas, esse sentimento movimentou o mercado fonográfico no ano de 2019, com o retorno de bandas e duplas que emplacaram grandes hits ao final da década de 90 e início dos anos 2000. A primeira delas foi o trio Jonas Brothers, que anunciaram um novo álbum em março deste ano após seis anos separados, além de uma nova turnê com ingressos esgotados pela América do Norte, Sul e Europa. Enquanto isso, o comeback das Spice Girls nos shows da “Spice World Tour”, arrecadou 78 milhões de dólares com seus exatos 697.357 ingressos vendidos entre as 13 apresentações realizadas no Reino Unido. No Brasil, a dupla Sandy e Júnior separada há 12 anos, mostrou que o amor aos irmãos é mesmo inesquecível após o show comemorativo Nossa História, se tornar a turnê nacional mais lucrativa do país, contabilizando 35 milhões de reais arrecadados e mais de 500 mil ingressos vendidos em apresentações que foram do Brasil à Nova York e Lisboa. E para transformar a lenda em realidade contouse com o apoio de marcas que investiram no projeto. A Bauducco, uma das patrocinadoras, sorteou ingressos e prêmios em uma promoção inspirada na letra de “Era Uma Vez”, famoso sucesso da dupla, que serviu também como gancho para contar a história da própria marca.


A Volkswagen promoveu o T-Cross como “carro oficial da turnê”, alinhando o público de interesse do veículo com o da dupla. Com 36 e 34 anos, os artistas usaram o carro durante todo o período de realização dos shows e o modelo foi levado a todos os Estados que receberam a turnê, para que os fãs tivessem a oportunidade de conhecer mais o veículo. Já a Natura fez uma releitura da música “Quando você passa” (Turu turu) para lançar uma nova fragrância de dia dos namorados, em uma ação atrelada aos perfis de Instagram tanto dos cantores quanto de seus cônjuges. E o que dizer dos cartões Elo? Muita gente passou a conhecer a bandeira após o início da venda dos ingressos, pois o cartão trouxe prioridade na fila de compra. A Elo por ser uma bandeira 100% brasileira viu nesse retorno uma oportunidade para reforçar a brasilidade da marca, utilizando a dupla como protagonista. Apesar de vivermos na era dos streamings a gravadora dos artistas, Universal Music, em parceria com a Livraria Saraiva, esgotou em

17

menos de 3 horas a venda de 2.000 caixas com os dezesseis Cds da dupla, mostrando a força dos fãs em uma tentativa de imortalizar esse momento. Com um show surpreendente e ações bem amarradas o projeto Nossa História revela o poder do laço emocional e nostálgico entre a dupla de artistas e seus fãs, além de deixar claro que essa geração intitulada de Millenials tende a se conectar emocionalmente com os produtos e serviços de forma íntima, isso faz com que as grandes marcas devam investir cada vez mais no marketing de nostalgia.

mercadizar.com dezembro 2019


A saúde mental de comunicadores e o burnout Por Isabella Botelho

18

É como se o corpo e a mente colocassem um ponto final e gritassem “Agora chega!”. Um cansaço arrasador revela a absoluta falta de energia. Todas as reservas estão esgotadas. No trabalho, a pessoa mais competente e atenciosa liga o “piloto automático”. No lugar da motivação, surgem irritação, falta de concentração, desânimo e sensação de fracasso. Estes são indícios de uma doença cruel e de difícil diagnóstico que avança nos hospitais, nas empresas, nas escolas e num mundo cada vez mais rápido e dinâmico. A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. O termo burnout, em inglês, significa estar chamuscado, queimado. Segundo a psicóloga Ana Maria Rossi, as categorias profissionais mais atingidas pelo burnout são as que lidam com pessoas e se expõem ao sofrimento humano, como professores, psicólogos, advogados, executivos e profissionais da comunicação (jornalistas, publicitários, relações públicas, designers). O burnout é produto de um mix de fatores pessoais, profissionais e sociais. Entre as causas individuais, o perfeccionismo leva à busca de uma excelência às vezes impossível e o idealismo em relação à profissão, cobrando um engajamento pessoal além dos limites. Algumas práticas de trabalho, por vezes presentes no mercado da comunicação, podem agravar quadros de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e burnout. Segundo pesquisa do International Stress Management Association (Isma), o Brasil ocupa o 2º lugar em nível de estresse. Com 70% da população afetada, o país fica atrás apenas do Japão. Por isso, discutir temas delicados como longas jornadas de trabalho, competitividade e ansiedade no mercado se tornou cada vez mais necessário.


Num mundo mediado por plataformas, trabalhar com comunicação significa correr uma maratona sem fim. O burnout se tornou algo cada vez mais comum. A saturação de telas e o excesso de conteúdos são responsáveis pela dependência virtual e pelo crescimento do monitoramento de hábitos digitais. Nos tornamos cada vez mais dependentes dos celulares, computadores, do virtual. Nós profissionais da comunicação, por lidarmos diariamente com pessoas e nos expormos a situações de sofrimento, estamos mais propensos a desenvolver esta doença. Devemos ficar atentos aos sintomas de nossos corpos e de nossa mente, eles precisam de atenção!

19

Para fugir da Síndrome de Burnout • Abandone o lema “Meu nome é trabalho”; • Restabeleça contatos profissionais, o famoso networking; • Preste atenção aos sinais emitidos pelo seu corpo: a exaustão pode ser várias doenças; • Cuide de seu estilo de vida: alimente-se bem, sempre em horários regulares, sem exagerar no álcool e na cafeína.

Representação gráfica do quadro “O Grito“ de Edvard Munch

mercadizar.com dezembro 2019


Por Mariana Moreira

Uma reflexão sobre reconhecimento

20

Estamos em uma era cada vez mais digital e um dos assuntos que mais se fala no momento não é a tecnologia, é a humanização. O relacionamento, a empatia, o contato, o olho no olho (mesmo que seja através da tela do celular). Antigamente o marketing tinha apenas 4 P’s: produto, preço, praça e promoção. Hoje, já entendemos que foi preciso incluir o fator principal que havíamos esquecido: as pessoas. São as pessoas que movem qualquer negócio. E não devemos pensar apenas nos nossos clientes e seus consumidores. Devemos pensar em quem trabalha ao nosso lado também. Muito se fala sobre saúde mental e burnout, estamos vivendo em uma sociedade que está cada vez mais depressiva e esgotada. E mesmo sabendo que este mal afeta a todos, sem exceção, quero propor uma reflexão sobre um profissional em especial: o atendimento. O atendimento publicitário é um dos cargos que mais sofre pressão psicológica em uma agência, e é de todos os lados. Precisa apaziguar com o cliente quando o trabalho não está satisfatório, leva bronca do chefe porque o cliente reclamou, pega pressão do mídia porque os PIs ainda não foram aprovados, escuta reclamação da criação porque o briefing não está completo ou o prazo está apertado e assim continua, neste ciclo sem fim. E na hora do reconhecimento, os aplausos são apenas para os criativos.


Não quero aqui desmerecer o trabalho realizado por uma dupla de criação, mas sem o conhecimento e relacionamento estabelecido pelo atendimento não há informação, não há prazos, não há aprovação e nem parceria. Proponho a qualquer pessoa que trabalhe em uma agência de publicidade a imaginar um dia sem os atendimentos e contabilize todos os ruídos de comunicação que podem (e irão) ser gerados. Apesar do excesso de informações que recebemos, seja off ou on, do cliente ou de outro setor, o atendimento consegue filtrar e organizar o que de fato é importante e para quem. Com uma visão ampla de todas as etapas de uma campanha, sabe também como ser o elo entre o cliente e a agência e até mesmo dentro da própria agência.

21

Por muitas vezes, o trabalho realizado não tem devido reconhecimento e para profissionais mulheres, ainda há o risco de serem assediadas ou subestimadas em reuniões ao tentarem expor suas opiniões. É importante que as agências se preocupem com a qualidade de vida e o emocional de quem precisa lidar com pressão e prazos diariamente. Na era do relacionamento, é crucial cuidar e reconhecer o papel de quem é o responsável pelas relações. mercadizar.com dezembro 2019


22


23

mercadizar.com dezembro 2019


Cinema: Balanço 2019 e Lançamentos 2020 Por Isabella Botelho

24

2019 foi um ano de grandes estreias no cinema e quebras de recordes nas bilheterias mundiais. Durante o ano, lotamos as salas de cinema para assistir filmes que marcaram nossas infâncias, aplaudir grandes e impecáveis atuações e dar adeus a sagas que marcaram os últimos 10 anos. Grandes estreias/bilheterias 2019 Vingadores: Ultimato Último filme de um dos universos mais importantes da Marvel, Vingadores: Ultimato estreou nos cinemas em abril de 2019 e, em poucos meses, superou a bilheteria do longa Avatar, tornando-se a maior da história do cinema mundial. Até agora, já foram mais de US$ 2 bilhões de arrecadação.

O Rei Leão Com a promessa de reviver a glória da animação lançada em 1994, o reboot de O Rei Leão chegou aos cinemas em julho de 2019 e dividiu opiniões. Enquanto alguns afirmaram que o filme não fez juz à primeira versão, outros consideraram covardia comparar as produções, afinal, são 25 anos de diferença. A verdade é que o O Rei Leão causou rebuliço e muita expectativa numa legião de fãs. Mesmo com todos os questionamentos, o filme atingiu a marca de US$ 968,5 milhões em bilheteria mundial.

Coringa Uma das promessas ao Oscar 2020, Coringa, dirigido por Todd Phillips e estrelado por Joaquin Phoenix, que nos entrega uma interpretação impecável, conta a origem do grande vilão dos quadrinhos do Batman. Apesar de controvérsias e preocupações com segurança, motivadas pelo tema abordado, o filme bateu recorde e se tornou, em apenas um final de semana, o filme mais assistido de todos o tempos no mês de outubro e alcançou a espetacular marca de US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.

Malévola 2 Depois do sucesso do live-action de 2014, a vilã Malévola voltou aos cinemas em Malévola: Dona do Mal, uma história que se distancia da animação A Bela Adormecida. Dirigido por Joachim Ronning (Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar), o longa mostra a vilã, interpretada por Angelina Jolie e sua afilhada, Aurora (Elle Fanning), diante de situações que as faz questionar o real laço que as une. A produção da Disney estreou com arrecadação de US$ 36 milhões em 2.790 cinemas dos Estados Unidos, metade do que o primeiro filme arrecadou em seu primeiro fim de semana (US$ 69 milhões).

Star Wars IX Com lançamento marcado para 19 de dezembro de 2019, Star Wars: A Ascensão Skywalker é o Episódio IX da saga iniciada por George Lucas e traz a conclusão da épica jornada estabelecida por Luke Skywalker e Leia Organa. O filme também traz de volta à direção J. J. Abrams, que comandou Star Wars: O Despertar da Força (Episódio 7).

Fotos: Reprodução da internet


Principais lançamentos 2020 Aves de Rapina Aves de Rapina é um grupo de super-heroínas que combatem o crime na cidade de Gotham City quando o próprio Batman já não consegue dar conta. Elas são as protagonistas de Aves de Rapina, o mais novo filme do Universo Cinematográfico da DC Comics, que deve chegar aos cinemas em fevereiro de 2020. O grupo composto por Canário Negro (Jurnee Smollett-Bell), Caçadora (Mary Elizabeth Winstead) e Renée Montoya (Rosie Perez) unirá forças à vilã Arlequina (Margot Robbie), que cortou laços com Coringa, para resgatar Cassandra Cain (Ella Jay Basco) das garras do Máscara Negra (Ewan McGregor). Mulan Embarcando na onda de filmes clássicos que vêm sendo transformados em live-action pela Disney, Mulan, sucesso de 1998, ganhará uma nova versão e deve chegar aos cinemas em março de 2020. Dirigido por Niki Caro, o filme é estrelado pela atriz chinesa Liu Yifei, também conhecida por Crystal Liu. Mulher Maravilha 1984 Previsto para março de 2020, o longa, que será um filme de época, trará Diana (Gal Gadot) lutando contra a União Soviética nos anos de 1980 e mostrará Barbara Anne Minerva (Kristen Wiig), uma antropóloga britânica que se torna o avatar de um deus Cheetah após localizar a cidade perdida de Urzkartagan e interromper um ritual.

25

O filme também terá a volta de Steve Trevor (Chris Pine), par romântico de Diana que morreu ao final do primeiro filme. Viúva Negra Anunciado para 1° de maio de 2020, o filme solo da Viúva Negra será dirigido por Cate Shortland (Lore) e tem, além de Scarlett Johansson, Rachel Weisz (A Favorita), Florence Pugh (Midsommar), O. T. Fagbenle (Handmaid’s Tale) e David Harbour (Stranger Things) no elenco. O longa, que ainda não teve a sinopse oficial divulgada, deve focar em apresentar Natasha Romanoff enquanto agente e sua evolução até se tornar a heroína Viúva Negra. Os Eternos Originários dos primeiros seres habitantes da Terra, os Eternos fazem parte de uma raça geneticamente modificada por deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são experiências fracassadas de seus próprios criadores, que foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus maiores inimigos. Integrante da Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), o filme já tem seu elenco confirmado, com nomes de peso como Angelina Jolie (Malévola), Richard Madden (Game of Thrones), Kit Harington (Game of Thrones) e Salma Hayek (Frida), e deve chegar aos cinemas em novembro de 2020. mercadizar.com dezembro 2019


Por Isabella Botelho

O uso do Twitter pelas marcas 26

Vivemos em uma época em que um único tweet pode correr o mundo em menos de um minuto. O Twitter é uma das melhores plataformas para manter o engajamento com os clientes. É muito comum que as marcas, preocupadas em prestar o melhor suporte on-line, mantenham esse canal aberto para tirar dúvidas, resolver problemas, interagir com os consumidores e, sobretudo, divulgar.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é possível ir muito além de um atendimento “comum” e intensificar o relacionamento com seu público. Oferecer um bom atendimento ao cliente pelo Twitter é uma oportunidade de mostrar ao mundo inteiro como sua empresa é ágil nas respostas. No entanto, se for mal feito, é um convite a expor suas falhas e manchar sua reputação. Por isso, seguir marcas de sucesso ativas no Twitter é uma excelente maneira de aprender como os profissionais de social media atuam no microblog.


Em dezembro de 2018, o Twitter divulgou uma lista com os anunciantes que melhor aproveitaram os recursos da rede social durante o ano, considerando critérios como autenticidade, inovação, convergência e estímulo à conversas nas plataformas. As marcas que mais se destacaram no Twitter em 2018:

27

Além de mostrar ao mundo sua agilidade em responder às necessidades dos clientes, o Twitter também pode ser uma ótima fonte de inteligência de mercado.

Majoritariamente, o Twitter é uma rede social jovem, voltada ao humor e à descontração. Marcas que abraçam - e sabem reconhecer - esse valores costumam fazer mais sucesso entre os usuários.

mercadizar.com dezembro 2019


Estamos em crise! E agora? Por Rodrigo Cordeiro

28

Toda organização está sujeita a passar por uma crise, que pode ser econômica, de relações públicas, interna, entre outras. Nessas situações, com a evolução dos meios de comunicação e a rapidez com que as informações se espalham, não é nada eficiente apostar na inércia. O gerenciamento de crise precisa ser o mais assertivo e transparente possível, acessando o problema diretamente em seu centro, com foco na solução. Mas esse gerenciamento é mesmo necessário? Muitas empresas demoram anos para consolidar sua marca, construir uma reputação e criar um elo de confiança e credibilidade no mercado. Entretanto, um boato ou uma situação que não foi bem contornada, podem colocar essa imagem no chão. Lidar com esse gerenciamento não é uma tarefa fácil. Pensando nisso, o Mercadizar listou algumas informações essenciais para esses momentos.

É preciso lembrar que crises, sejam elas ocasionadas por fatores internos ou externos, surgem quando menos se espera. Sendo assim, é preciso estar preparado, com uma equipe bem treinada e alinhada, para agir com rapidez e eficácia.


1. Identifique a situação

4. Monitore o processo

Em qualquer tipo de crise, é necessário tomar uma atitude correta o quanto antes. Para que isso seja possível, a empresa deve identificar o que de fato aconteceu. Emitir uma nota ou pronunciamentos sem embasamento podem piorar a situação. Para isso você deve contar com um departamento focado em crises e relações públicas para colher o máximo de dados possíveis para que um plano de gerenciamento de crise possa ser desenvolvido pensando estrategicamente.

Para lidar com crises de maneira eficiente, é necessário acompanhar de perto os seus desdobramentos, para que seja possível responder a novas situações com propriedade e de modo direto. As redes sociais oferecem diversos mecanismos para ficar de olho no que é dito sobre uma empresa e podem te ajudar nesse passo. Use um serviço que monitore palavras-chave e foque primeiramente nas menções ao seu negócio para visualizar tudo em tempo real.

2. Mantenha a comunicação interna alinhada

5. Antecipe as crises

Para evitar qualquer ruído ou informação contraditória, você precisa que todos os seus colaboradores estejam a par da situação. Por isso, invista no treinamento de seus colaboradores, um ambiente interno alinhado saberá agir de modo mais estratégico nessas situações.

Por mais que muitos queiram acreditar nisso, é impossível estar completamente imune a crises. O ideal é contar com os mecanismos adequados para lidar com elas antes mesmo de surgirem. Desenvolva planos de ação que sirvam como padrão em determinados casos, com possibilidade de serem adaptados para múltiplas situações. Aprenda com os acontecimentos passados para deixar sua estratégia cada vez mais eficiente.

3. Atente para o posicionamento dos gestores e líderes Saber o que é gestão de crise não basta, um bom líder deve estar preparado para responder e sanar qualquer dúvida. Um treinamento personalizado para aperfeiçoar e desenvolver as habilidades de comunicação, do gestor ou o porta-voz escolhido pela empresa, lhe trará uma confiança maior para transmitir as informações de maneira objetiva e coesa.

29

mercadizar.com dezembro 2019


Por Ariel Bentes

Saiba como identificar uma notícia falsa

30

A agência de fact – checking Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade e o Tribunal Regional Eleitoral estão promovendo a “Oficina de Checagem Lupa – Democracia Digital 2020” pelo Brasil. A oficina tem como objetivo “construir uma articulação entre sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos para educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.”, como afirma a página do evento. Com a agilidade das mídias sociais e a propagação das notícias falsas e da desinformação, tornou-se necessário para que os jornalistas verifiquem de maneira mais minuciosa as informações. O que muitos não sabem, é que todos podem e devem fazer a checagem de uma notícia. Baseado na metodologia da Lupa, a seguir veja como você pode identificar uma notícia falsa: Leia além da manchete É comum que veículos utilizem títulos tendenciosos em suas matérias almejando o compartilhamento em plataformas como, por exemplo, o Facebook. Isso ocorre devido a busca por clicks, visando o retorno financeiro que pode ser proporcional a audiência do site. Por isso, não compartilhe uma notícia sem antes ler a matéria completa! Fique atento, leia o texto completo e evite a disseminação de notícias falsas ou tendenciosas.

Verifique a data de publicação Você costuma prestar atenção na data de publicação da notícia? Pois saiba que muitas notícias antigas podem surgir em sua timeline como uma notícia nova, colocando em debate informações e fatos muitas vezes já resolvidos. Fotos e vídeos podem ser alterados Duvide de imagens e vídeos que você vê pela internet. Com o avanço das tecnologias, é possível que fotos e vídeos sejam alterados com o intuito de manipular uma informação para prejudicar alguém ou algo. Para isso, faça pesquisas imagem e descubra se ela foi alterada! Para saber mais detalhes de como funciona a metodologia de checagem da Lupa e como você pode ser um checador, acesse o QR code.


Desenvolvidas ao longo de 236 episódios, divididos em 10 temporadas, as histórias de Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courtney Cox), Chandler (Matthew Perry), Phoebe (Lisa Kudrow) e Joey (Matt LeBlanc) nos emocionaram, encantaram, nos fizeram chorar, rir, sorrir e torcer.

Friends é daquelas produções que nunca enjoam e ficam para sempre nas telinhas e nos corações do público. Com bordões que caíram nas graças de todos como How you doin´?, de Joey, Smelly cat, de Phoebe, e We were on a break!!!, de Ross, a série é repleta de easter-eggs vindos com inúmeras participações especiais de atores da TV e do cinema e com a recorrência de personagens icônicos como os pais de Ross e Monica, Ursula, a gêmea má de Phoebe, e Janice, como seu insuportavelmente hilário OH-MY-GOD. Quinze anos após a exibição do último episódio, a série pode finalmente ganhar a tão esperada reunião do elenco. Segundo informações do The Hollywood Reporter, os atores estariam negociando um especial para o HBO MAX, serviço de transmissão de vídeos.

A história começa quando uma garota entra em um café de Nova York vestida de noiva, pois acabou de fugir do altar. Ao encontrar sua antiga amiga, pergunta se talvez tenha algum lugar para hospedá-la por alguns dias. Esta é uma das cenas mais emblemáticas de Friends, na primeira temporada, em que Rachel encontra Monica no Central Perk..

31

Fotos: Reprodução da internet

Por Isabella Botelho

Aquele em que Friends completa 25 anos

Muita coisa mudou desde que Friends foi ao ar em 22 de setembro de 1994, 25 anos atrás. Muitos de nós ainda éramos crianças – ou não – e desconhecíamos toda a sua importância para a televisão norte-americana. Se existe algo capaz de provar a autenticidade e criatividade do programa, é o fato de, até hoje, após um quarto de século de existência, continuar ditando regras e servir como exemplo para séries criadas posteriormente.

mercadizar.com dezembro 2019


As possibilidades e os desafios da área de Comunicação e Saúde para os profissionais de Relações Públicas.

Relações Públicas, Professora Mestra da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

1

º

Por Judy Tavares

32

Opinião Comunicação e Saúde

Foto: Acervo Pessoal

Formar profissionais de comunicação, mais especificamente de Relações Públicas, para trabalhar na área de comunicação e saúde tem sido um processo desafiador e de grande aprendizado para mim. Inicialmente, me aproximei desta área graças ao Trabalho de Conclusão de Curso (o tão temido TCC) de uma orientanda, a qual desejava trabalhar com uma campanha de prevenção ao câncer. Sem leituras sobre isso, precisei começar a pesquisar e eis que de lá pra cá, posso dizer com toda convicção que tal TCC mudou a vida da aluna, aprovada com excelência, e a minha área de pesquisa. Dos aprendizados que já tive, apresento alguns que espero que inquietem também outras pessoas, sejam professores, pesquisadores, profissionais e alunos.

2

º

Primeiro: falar de comunicação e saúde é trazer inicialmente a ideia de promover a saúde através de práticas da comunicação social. No entanto, ao adentrar no ambiente que une essas duas áreas, é preciso perceber que as práticas de comunicação precisam ser feitas em um viés dialógico e educativo, bem distante dos modelos informacionais e unilaterais que ainda se fazem presentes em muitas práticas, trazendo sempre à memória a ideia de que o público da campanha é formado por pessoas sem informação sobre o objeto divulgado. Mas não é assim que funciona já que ele, o público, sempre traz uma informação inicial sobre a doença, ainda que seja equivocada.

Segundo: uma grande parte dos trabalhos que encontrei em minhas pesquisas bibliográficas dentro da área de Relações Públicas no que se refere à Comunicação e Saúde está voltada para práticas institucionais, não necessariamente trabalhos voltados para o aspecto educativo das campanhas de saúde.


3

º

Terceiro: há muitas vozes da saúde, como médicos e enfermeiros, que têm pesquisa voltadas para a área da comunicação e saúde, adentrando em espaços que deveriam ser ocupados pelos profissionais da comunicação. Há pesquisas que estão voltadas, inclusive, para investigar a qualidade das informações e alcance dos materiais impressos que são entregues por órgãos de saúde. Se eles estão estudando, por que não devemos nós estudar essa área também?!

5

º

6

º

4

º

Quinto: o profissional de relações públicas pode fazer a imersão nessa área e contribuir grandemente com suas funções e técnicas, fazendo um trabalho que vá além do institucional, criando estratégias que alcancem os públicos que precisam ser alcançados pelas campanhas de saúde. E isso tudo com criatividade.

Quarto: por causa das campanhas sazonais, como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho, por exemplo, é fundamental formar profissionais que percebam a responsabilidade que eles têm ao pensarem nas campanhas de promoção da saúde, ainda que a organização em que trabalham não seja uma instituição de saúde. Por exemplo, um profissional pode trabalhar em uma organização do varejo e ali necessitar realizar a Campanha do Outubro Rosa, situação essa bem comum; e antes de sair separando a paleta de cores, precisa entender o objetivo da campanha, coletar informações sobre a doença, como sintomas, prevenção, tratamento, cura, para somente depois começar a planejar a campanha.

33

E, por fim, o sexto: é preciso investir em pesquisa científica na área. Em minha prática como professora e pesquisadora, tenho orientado 08 alunos que estão como pesquisadores em comunicação e saúde ou desenvolvendo o TCC dentro da temática. Os trabalhos envolvem investigação voltada para avaliar qualidade de informações específicas de campanhas, como prevenção ao HIV, de câncer de mama e próstata, de suicídio; e ainda, elaboração de jogos educativos para uso em campanhas preventivas e realização de evento que fale da necessidade da mulher cuidar do próprio corpo.

Espero que isso seja só o começo!

mercadizar.com dezembro 2019


realizadora audiovisual e artista visual

Conheça Keila Serruya, Por Ariel Bentes

34

Formada em Comunicação Social pelo Centro Universitário do Norte (UniNorte), por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), Keila Serruya é uma realizadora audiovisual, produtora cultural e artista visual que, segundo ela, pensa arte e cultura além de entretenimento. “Minha arte não é obra, é ferramenta política de luta; como defesa e ataque.”, disse ela ao Mercadizar.

Keila possui em sua carreira grandes trabalhos como, “Assim Aqui”, “De Gira e Mato” e o mais recente, “Sem Nome Sem (Cem) mortos”. “O Brasil é homicida, mata preto e pobre toda hora e ninguém se comove. Essa obra fala mais sobre resistência, do que sobre morte.”, afirmou. Confira a entrevista exclusiva abaixo: O que é a arte para você? A arte é ferramenta para que tudo que é positivo na cultura seja perpetuado e tudo aquilo que é aflição para si ou para o outro, seja repensando e modificado o mais depressa possível. Um questionamento humano sobre o futuro e o movimento do tempo. Arte é política e eu como mulher negra, faço todas as vezes que crio, produzo, performo, filmo, fotografo, instalo, intervenho e ocupo. Como você se interessou por audiovisual? Tive contato na adolescência com um curso de audiovisual de produção de vídeos curtíssimos de 1 minuto, depois participei de grupos de vídeodança, fui construindo minhas experiências entre as artes visuais e cinema, tudo na prática. Utilizando todas as “mini oportunidades” que me apareceram. Arrombo portas, sempre que possível, se tiver um espacinho a gente entra e toma conta com nossa narrativa. Pra você, como é ser uma mulher negra atuante no mercado de produção audiovisual em Manaus? E como você avalia o mercado local? Os profissionais não são muito acostumados com pessoas negras como cabeça de equipe, o audiovisual brasileiro não é. Alguns diretores e grupos de cidade de Manaus me chamam para trabalhos de grande e pequeno porte, mas isso é pontual, tenho que me virar utilizando outras habilidades como fotógrafa, editora, produtora de eventos e produtora de atividades que envolvem outras linguagens artísticas. Mas sempre há profissionais interessantes que colaboram nesse meu caminhar, além de contatos fora do estado que me indicam em trabalhos para ser base local de equipes nacionais e internacionais.

Sobre o mercado local posso começar reforçando a importância de profissionalização e investimento público. Além de ser uma ferramenta importantíssima na educação, autoconhecimento, bem-estar e identidade cultural de um povo. Todavia, há corres paralelos independentes na cidade que colaboram muito nesse processo de formação e acredito ser importante de citar algumas ações como Matapi – Mercado Audiovisual, Festival de Cinema Olhar do Norte e Amacine Futuros Cineastas, gente que em suas movidas constroem um mercado mais interessante. Quais são os profissionais nacionais e locais que lhe inspiram? Éguaaaaa! Que pergunta <3!! São muitos artistas negros que me inspiram a continuar produzindo e construindo nossas possibilidades e narrativas, coexisto com pessoas maravilhosas como: Maria Euzamar (Minha Mãe que tem a arte de sobreviver lindamente), Elen Linth - Cineasta , Dheik Praia Escritora, Renata Felinto - Artista Visual, Glenda Nicário - Cineasta, Rosana Paulino, Zózimo BulbulCineasta, Yasmin Nogueira- Cineasta, Kênia Freitas - Crítica de Cinema, Renata Martins- Cineasta, Uyrá Sodoma - Drag Montras, Marcela Bonfim - Artista Visual, Yasmin Thainá - Cineasta, Kerolayne Kemblim - Artista Visual, Castiel Vitorino, - artista visual, Aline Brune - Atriz e Artista Visual e mais diversas outras pessoas negras que se movimentam com poder e precisão nessa sociedade racista e perversa. O que hoje te move no profissional e na vida? Produzo devido entender que posso externar minhas subjetividades, que posso contar e refazer a história oficial. De alguma forma modifico, como uma ventania, entro em um espaço ou ocupo a rua e modifico aquele lugar. Ele não será mais o mesmo. Isso que me move, marcar e ecoar narrativas enterradas por mãos brancas. Minha boca negra está aqui e vai gritar. Ano passado você participou da residência Obírin, uma residência artística voltada para mulheres negras. O que mudou em sua carreira após o curso? Compreender que meu corpo também pode fazer parte das minhas obras artísticas, também posso ser vídeo, foto e ser vista. Outro ponto é que existir em diversas linguagens é algo possível, a maioria dos artistas negros atravessam várias linguagens e isso não é um problema, é memória ancestral. Minhas obras são de cinema, performance, artes visuais, antes eu achava isso uma barreira, mas não, era apenas minha ancestralidade existindo em mim.

Foto: João Paulo Machado


35


36

Fotos: Reprodução da internet


ˆ `

37

Voce sabe que uma marca e` forte quando ` ela passa por varios testes e mesmo assim continua em alta, certo? Pois bem, no mundo dos quadrinhos não há marca mais resistente que a do homem morcego, o Batman. Criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, o detetive vestido de morcego nasce na cabeça de Bob, mas ganha forma, conceito e até inimigos e parceiros na mente brilhante de Finger. Esse é mais um daqueles casos em que uma dupla cria algo e cada criativo vê sua criatura por um ponto de vista diferente: Kane pensava nos lucros e como atingir mais e mais gente com seu vigilante. Já Finger imaginava histórias divertidas, vilões extraordinários e possibilidades nunca pensadas em um quadrinho detetivesco. Desde sua criação, o Homem Morcego foi um grande sucesso e principalmente: o responsável pelas grandes vendas da DC, ao lado do Superman. Falando na editora, você sabe a razão da sigla, né? Detective Comics é o nome da revista que lança o Batman nas bancas de jornal da época. O personagem rapidamente foi levado para o rádio, para os cinemas em séries com atores, tornou-se desenho animado e, nos anos 60, alcançaria o grande público através de sua série televisiva, divertida, descompromissada e até hoje adorada.


Nos quadrinhos o personagem passou por tudo: começou sombrio, recebeu um alívio em suas histórias com a criação do mais reconhecido parceiro-mirim de todos os tempos (o Robin, oras!), ganhou a melhor galeria de vilões que um herói pode ter, tornou-se um bobão por conta de uma linha editorial nos anos 60, retornou às origens com a dupla Dennis O’Neil e Neal Adams e teve o seu ápice com o clássico “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, de Frank Miller, em 1987. O autor nova iorquino “amadureceu” o público consumidor de quadrinhos e ninguém estava preparado para aquilo: um Batman aposentado, uma Gotham infernal dominada por gangues de mutantes, uma Robin – sim, uma Robin

e a melhor luta ja` vista nas ` paginas de um quadrinho ˜ Batman versus ate` entao: Superman.

38

Um ano depois outro gigante dos quadrinhos, para mim o maior autor dessa nobre arte, Alan Moore, recriou a origem do palhaço do crime, o Coringa, em “A piada mortal”. Miller voltou ao personagem e fez os primeiros dias de Bruce Wayne como vigilante no excelente “Ano Um”. E o escocês Grant Morrison desafiou o personagem ao colocá-lo dentro do sanatório de Gotham para resgatar reféns dos vilões que o próprio Batman havia “internado”, no clássico “Asilo Arkhan”. É nesse momento que uma Batmania é criada no mundo e consolidada em 1989 com o filme “Batman”, do diretor Tim Burton, realizado para marcar a comemoração dos 50 anos do personagem. Não havia pessoa no planeta que estivesse imune à marca do morcego, tinha de tudo: brinquedos, roupas, acessórios, jogos, enfim. Uma coqueluche que reaqueceu o personagem e trouxe grandes benefícios para o aumento da sua lenda.

˜ NAo havia pessoa no planeta que estivesse imune A` marca do morcego


Na década de 90 a lenda do personagem se consolida com a sequência de filmes – “O Retorno”, ainda com direção de Burton, “Para Sempre” e “Batman e Robin”, com direção de Joel Schumacher e são terríveis – e uma excelente série de desenho animado para a TV. Nos quadrinhos tudo ia bem, com a DC ampliando o universo do Batman com novas séries, especiais e até mesmo revistas dos seus coadjuvantes, como Robin, Asa Noturna (o primeiro Robin, Dick Grayson) e vilões, como Coringa e Mulher-Gato.

Naquele mesmo ano, a DC entende que seu principal personagem merecia uma revista especial e assim é criada a revista “Lendas do Cavaleiro das Trevas”, em que autores podiam fazer histórias fechadas – com menos capítulos e em cima de um só argumento. É de lá que saem clássicos do personagem, como “Shaman” e “Veneno” de Dennis O’Neil, “Messias” de Jim Starlin (o criador de Thanos da Marvel) e “Gothic” de Grant Morrison e Klaus Janson (arte-final de “Cavaleiro das Trevas”).

Na saga “A queda do morcego” Bane se tornou o maior inimigo do Batman: destruindo o homem morcego, tanto mentalmente quanto fisicamente, ao quebrar a sua coluna. Bruce Wayne foi substituído por outro personagem, mais violento, Azrael. O “erro” foi rapidamente corrigido e Bruce Wayne voltou a assumir seu posto como capuz cruzado de Gotham.

39

Mas em meados dos anos 90 a onda foi se desfazendo, primeiro com o erro nos dois últimos filmes já citados, depois com uma ideia que já rondava a mente dos criativos da DC, que já haviam matado o Superman e o Flash, e mais para a frente transformaram o Lanterna Verde em um vilão: “que tal quebrar – literalmente – o Batman? ”.

E mesmo com todo esse cenário negativo, há luz nas trevas. O autor Jeph Loeb e o desenhista Tim Sale propõem um especial de Halloween – saindo de 93 a 95 - em que o personagem, em início de carreira, enfrenta o Espantalho, o Coringa e o Chapeleiro Louco. O projeto dá tão certo que a DC propõe um especial que durasse um ano inteiro. Fotos: Reprodução da internet

mercadizar.com dezembro 2019


É assim que nasce o, hoje clássico, “Batman, o Longo dia das Bruxas”. Sale e Loeb dão importância não somente aos vilões clássicos, dão destaque a máfia de Gotham e criam um mistério que vai se estendendo pelas 12 edições. O projeto é um grande sucesso e é indicado e recebe vários prêmios.

40

E cinema? Nada mais? O retorno do Batman às telonas se dá em meados dos anos 2000 em um projeto bancado pela Warner que desejava um herói mais calcado na realidade. O projeto passa pelas mãos de vários diretores, como Darren Aronofsky (de “Réquiem por um sonho”), mas teve atenção e se tornou algo maior ao encontrar o diretor Christopher Nolan – que vinha de uma excelente sequência de bons filmes, como “Amnésia” e “Insônia”. Nolan convoca um roteirista que tem experiência em histórias em quadrinhos, David Goyer. Eles conseguem enxergar algo que muitos deixavam de lado ao filmarem o personagem: Bruce Wayne. “Batman Begins” foi um espetacular sucesso. O filme mostra os primeiros dias de Wayne como vigilante e tem muito da sua história calcada em clássicos dos quadrinhos, como “Ano Um”, “O Filho do Demônio” e os especiais de Halloween de Loeb e Sale. Nolan deu um passo maior ainda ao filmar seu segundo filme do Batman, uma verdadeira uma obra-prima: “O Cavaleiro das Trevas”. Nesse filme temos: pessoas comuns tentando se tornar o Homem Morcego; um comissário Gordon mais presente e aliado ao Batman; um promotor que se tornará um futuro inimigo, Harvey Dent/Duas-Caras; e a encarnação do mal em um personagem carismático, o Coringa, vivido com maestria por Heath Ledger. Tudo bem que na terceira parte do seu projeto Nolan pisou na bola. Entregou um filme preguiçoso, com poucas cenas de ação e vilões cartunescos – o que contradizia toda a realidade empregada em filmes anteriores. Mas a sua trilogia ainda vive na mente dos batfãs.


Ainda nesses anos 2000, nos quadrinhos, o Batman teve sua maior e melhor fase nas mãos do escocês Grant Morrison, mesmo autor do “Asilo Arkham”, que durou praticamente 6 anos. E teve de tudo: a volta do filho do Homem Morcego, Damian; o Batman em um futuro distópico; uma corporação que reunia os Batmans de outros países; e até mesmo a morte do personagem. Com a saída de Nolan e de Morrison da franquia do personagem, Batman só mereceu novo destaque junto ao público através de dois Snyder: o autor de quadrinhos Scott, que assumiu a revista principal em 2011 e até hoje faz especiais com o personagem; e Zack, diretor de cinema que trouxe o Batman de Miller para as telas com o filme Batman Vs Superman, em 2015.

Fotos: Reprodução da internet

Atualmente o autor das revistas do Batman é Tom King, um ex-agente da CIA, sim, é isso mesmo que você leu. Seu trabalho recebe muitas críticas, mas possui arcos interessantíssimos. O trabalho já dura mais de 4 anos e levou o personagem de novo para o radar dos fãs.

Detective Comics 27 # Primeiro quadrinho com o Batman na capa.

Batman Ano 1, recontando a origem do personagem pelas mãos de Frank Miller e o sensacional traço de David Mazzucchelli

41

Batman já enfrentou até personagens da rival da DC, como nesse especial Batman Vs Hulk no traço do mestre José Luis García-López

mercadizar.com dezembro 2019


E para comemorar os 80 anos? Festa, muita festa! Um novo filme do personagem deve chegar aos cinemas em breve e já possui uma mitologia admirável: fãs contrários a escolha de quem vai viver o personagem – Robert Pattinson, que ficou marcado pelo vampiro da série “Crepúsculo”, mas que há anos vem fazendo bons papeis em filmes interessantíssimos; e um diretor disposto a mergulhar na mitologia do personagem e usando os quadrinhos como base – Matt Reeves que fez os dois últimos filmes da série cinematográfica “Planeta dos Macacos”. 42

No Brasil está ocorrendo uma exposição especialíssima no Memorial da América Latina, com direito a itens de colecionadores, cenários idênticos aos que estiveram em filmes, como a Batcaverna, a sala da Mansão Wayne e muitas roupas e acessórios do morcegão.

Batman no traço do genial Alex Ross


E para fechar com chave de ouro esses 80 anos, a CCXP, maior Comic Con do mundo (sim, e` do Brasil!),

A CCXP é a maior convenção nerd do mundo e ocorre nos primeiros dias de dezembro

A imperdível exposição 80 anos do Batman no Memorial da América Latina - SP

43

vai celebrar com muitos painéis especiais e a participação de vários artistas que trabalharam com o personagem nos quadrinhos, como: w Neal Adams, John Romita Jr., Eduardo Risso, Frank Quitely, Lee Bermejo, Alex Maleev, Joëlle Jones e o brasileiro Mike Deodato Jr. – este último assina o pôster do evento. E como a festa não tem hora para acabar, recentemente a CCXP confirmou a vinda do ator Ian Glen, que vive o Batman na série de TV dos Novos Titãs e todo o elenco do filme Aves de Rapina, com , a Arlequina do cinema, liderando o grupo. E aí, como você vai celebrar os 80 anos desse ícone da cultura pop? Eu, vou para minha Batcaverna ler mais gibis e espero outro convite para conversarmos mais sobre cinema, quadrinhos e música. Bat-abraços!

Fotos: Reprodução da internet

mercadizar.com dezembro 2019


44


45

mercadizar.com dezembro 2019


PRÊMIO HONRA AO MÉRITO 2019 Fundação Dr. Thomas

Com a missão de desenvolver ações estratégicas que garantem os direitos sociais dos idosos da cidade de Manaus, além de promover a autonomia e a integração deles na sociedade, a Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT) foi fundada em 1909 com o nome de Sociedade Asilo de Mendicidade de Manaus, pelo médico canadense Harold Howard Shearme Wolferstan Thomas, que se dedicava a ajudar pessoas carentes, principalmente idosos. Dessa forma, o médico iniciou um trabalho de assistência exclusiva a população idosa local. Atualmente, a Fundação possui o Programa Longa Permanência, que recebe cerca de 128 idosos em situação de risco social, vítimas de violência, sem vínculo familiar ou quando a família não possui recursos financeiros. Além do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), no qual uma equipe de multiprofissionais realiza uma visita a casa de idosos com o intuito de fornecer informações sobre cuidados nesta fase da vida, e o Programa Conviver – Parque Municipal do Idoso, que oferece atividades como, por exemplo, pilates funcional, hidroginástica e dança de salão aos idosos.

46

Este ano, a Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas é a vencedora do Prêmio Honra ao Mérito 2019 do PMKT, pelo seu trabalho e contribuição para a sociedade amazonense. Em entrevista ao Mercadizar, Martha Moutinho da Costa Cruz, Diretora-presidente da Fundação Dr. Thomas, falou sobre a felicidade de receber o prêmio:

O sentimento que tenho hoje é de gratidão! A Prefeitura de Manaus através da Fundação Doutor Thomas que é responsável pela Política Municipal do Idoso, vem trabalhando de forma intensa todos os dias, através dos três programas oferecidos para os idosos de Manaus, promovendo cultura, lazer e integração para uma melhor qualidade de vida. O nosso objetivo é conscientizar a sociedade para que o público da terceira idade esteja cada dia mais incluso, respeitando seus direitos e valorizando sua identidade para que tenha um envelhecimento saudável, digno e feliz”, disse Martha. Endereço: Rua Doutor Thomas, bairro Nossa Senhora das Graças. Doações e colaborações: 92 3215-9655 | 3236-9629 | 3615-2834


TROFÉU NOSSA HISTÓRIA 2019 Jornal A Crítica Como uma homenagem à empresas que há anos contribuem para o desenvolvimento de nossa região, o Troféu Nossa História é entregue todos os anos no PMKT. Este ano, o Jornal A Crítica, em comemoração aos seus 70 anos de história, foi o escolhido para receber o prêmio.

São 7 décadas “de mãos dadas com o povo”, cumprindo a missão de informar e sempre com os olhos voltados para o futuro. Fundado pelo jornalista Umberto Calderaro Filho, é o segundo jornal mais antigo em circulação no estado do Amazonas e é o principal produto da Rede Calderaro de Comunicação (RCC).

47

Para construir o jornal, Umberto contou com a ajuda de sua esposa, Ritta Calderaro, e seus pais Maria e Umberto Calderaro. Em entrevista ao Jornal A Crítica em 2003, Ritta afirmou ter feito de tudo. “Até dirigir o jipe do jornal, levando os repórteres para cobrir incêndio, eu fiz. Eu também desenhava a titulagem, porque nós não tínhamos dinheiro. Virava a noite desenhando para o jornal”, contou. Ao longo desses 70 anos, o Jornal A Crítica contou e fez parte da história do Amazonas, do Brasil e do mundo, registrando os mais importantes acontecimentos do último século, como a chegada do homem à Lua, a morte do fenômeno Ayrton Senna, os protestos das Diretas Já, entre 1983 e 1984, e ainda noticiou o Brasil ser cinco vezes campeão do mundo no futebol.

mercadizar.com dezembro 2019


TOP MARKETING 2019

A VR Assessoria em Comunicação e Marketing, em parceria com a Action Pesquisas de Mercado, realiza uma pesquisa em 25 segmentos para identificar as empresas destaques do ano. Desta forma, são premiados com o troféu “Top Marketing Empresarial” as empresas e os órgãos públicos mais lembrados pelo consumidor amazonense. Confira os vencedores de 2019:

Categorias

LOJA DE MÓVEL LOJA DE ELETROELETRÔNICO LOJA DE ELETRODOMÉSTICO

Categoria

Categoria

Categoria

DROGARIA

LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Categoria

Categoria

ÓTICA

SHOPPING CENTER

Categoria

Categoria

SUPERMERCADO

RESTAURANTE

LOJA DE CONFECÇÃO

48


Categoria

Categoria

Categoria

ÁGUA MINERAL

GUARANÁ REGIONAL

CONSTRUTORA

Categoria

Categoria

Categoria

CERVEJA

REFRIGERANTE

PLANO DE SAÚDE

Categoria

Categoria

Categoria

INDÚSTRIA DO POLO INDUSTRIAL DE MANAUS

CONCESSIONÁRIA DE VEÍCULOS

OPERADORA DE TELEFONIA MÓVEL

49

Categoria

Categoria

Categoria

ESCOLA PARTICULAR

ESCOLA PÚBLICA

INSTITUIÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS

Categoria

Categoria

Categoria

UNIVERSIDADE PARTICULAR

UNIVERSIDADE PÚBLICA

ÓRGÃO PÚBLICO

PAC mercadizar.com dezembro 2019


TROFÉU VICTOR RIBEIRO Estão inseridas nesta categoria, campanhas publicitárias criadas por acadêmicos das instituições de ensino do Amazonas, nas graduações de Marketing e Comunicação Social Habilitação em Publicidade. Amanda Sales - Campanha Publicitária SAP 2018 - IFAM Amanda Sales - Entrega alimentos casa Restaura-me - IFAM

Ana Rafaela - Cambridge Analytica - Martha Falcão Ana Rafaela - Lar das Marias: Somos todos Marias - Martha Falcão Ana Rafaela - Desmontadx e não precisa ser a última - Martha Falcão

Beatriz Gomes - 9° Congresso de Comunicação - Martha Falcão Beatriz Gomes - Cemitério Recanto da Paz - Martha Falcão 50

Diego Araújo - Homenagem enadistas 2018 - Martha Falcão Diego Araújo - Ame Amazonas - Martha Falcão Diego Araújo - Enade warriors - Martha Falcão

Leomara Duarte - Seja um doador de órgãos - IFAM Leomara Duarte - Hora de sujar as mãos - IFAM Leomara Duarte - Descarte consciente - IFAM Leomara Duarte - Casa Andréa do Amazonas - IFAM

Saule Izadora - Sangue é relevante para quem precisa - Martha Falcão Saule Izadora - Amazone-se - Martha Falcão Saule Izadora - Comunicação sem fronteiras - Martha Falcão

Stela Alves - Tucumã café regional - IFAM Stela Alves - Popcorn of thrones - IFAM Stela Alves - Setembro amarelo - IFAM


TROFÉU MELHOR DO JORNALISMO

São premiados os melhores jornalistas autores de matérias de temas livres, veiculadas nos diversos meios de comunicação do mercado amazonense.

George Guerreiro de Carvalho Professores super-heróis divertem crianças da rede municipal George Guerreiro de Carvalho Câncer de próstata: principal causa de morte entre homens George Guerreiro de Carvalho

51

Problema: Manaus produz 72 mil toneladas de lixo por mês George Guerreiro de Carvalho Alunos da Ufam criam prancha sustentável de SUP George Guerreiro de Carvalho Produtores e consumidores aguardam safra do açaí do Amazonas George Guerreiro de Carvalho Aniversário de Manaus George Guerreiro de Carvalho Imigrantes usam o idioma para sustento no Brasil William Costa da Silva “Filme de terror” na Amazônia: conheça a história do acidente rodoviário que resultou em 39 corpos deformados por piranhas.

mercadizar.com dezembro 2019


TROFÉU CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

52

Campanha publicitária Estão inseridas nesta categoria campanhas publicitárias com um conjunto de no mínimo 05 peças seguindo o mesmo conceito, aplicado em diversos meios de comunicação para o mesmo cliente, sendo dividida em duas subcategorias (Institucional e Varejo). Campanha publicitária | Institucional Agência Moema - Vai que é tua CAA - CAA Agência Moema - O diferencial transforma o mundo - Martha Falcão Doppio Studio - Nós O Povo - Boi Garantido Digital Comunicação - Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito - Prefeitura Municipal de Manaus Digital Comunicação - Amazonas Beer Festival - Amazonas Shopping Digital Comunicação - Amazonas Shopping na Roça Amazonas Shopping Mene & Portella - Aniversário de Manaus: 349 anos Prefeitura Municipal de Manaus Mene & Portella - Passo a Paço 2018 - Prefeitura Municipal de Manaus Open Minds - Novos caminhos - Dantas Transportes Mercado Estão inseridos nesta categoria comerciais e/ou peças isoladas que tenham divulgado qualquer marca, produto, promoção ou serviço de mercado, veiculadas nos seguintes meios: Jornal, Revista, TV, Rádio, Internet e Mídia Exterior. Mercado | TV AMP - Institucional e-commerce - Bacozon AMP - Institucional Inauguração - Bacozon AMP - Lançamento Bolacha Doce - Papaguara One Publicidade - Abriu, Drinkou! - Real Bebidas Digital de Comunicação - Dois mil dias de trabalho Prefeitura Municipal de Manaus Digital de Comunicação - Amor por Manaus - Prefeitura Municipal de Manaus Hype Produtora - De cabeça para baixo II - Rio Claro Hype Produtora - De cabeça para baixo I - Rio Claro Hype Produtora - Denuncie - APP Meu Ambiente Hype Produtora - Acesso à saúde sem mensalidades Acesso Saúde Hype Produtora - Moda plus size - Exclusiva Plus Size Open Minds - Seu sorriso de volta - Clínica Referencial Odontologia


Mercado | Internet

Mercado | Mídia exterior

AMP - Institucional para Internet - Bacozon

AMP - Copa do Mundo 2018 - Skarloff

AMP - Institucional - Navegrãos

Doppio Studio - Inspiração - Marmovidro

Haus 65 - Dia do Índio - Waku Sese

Promo&Ação - Festival HRV - Shizen Veículos

Haus 65 - Dia da Igualdade Feminina - DD&L Agência Moema - Dia do Rock - One Coffee

Mercado | Jornal

Agência Moema - Torcedor misterioso da Copa - One Coffee

AMP - Aniversário de Manaus 349 anos - Bacozon

Agência Moema - Brasil X México - One Coffee Agência Moema - 100% Jesus - One Coffee

Digital Comunicação - Aniversário de Manaus - Sebrae Amazonas

Agência Moema - Torcida One Coffee - One Coffee

Promo&Ação - Aniversário de Manaus - RD Engenharia

Doppio Studio - Black monday - PW Motéis

Mene & Portella - Suframa 51 anos - Prefeitura Municipal de Manaus

Doppio Studio - Descontos - PW Motéis

AMP - Institucional descobrimento - AMP

Doppio Studio - Dia das mães - Unipar Fermento - Webgame: Acelera a tela - Uninorte

Utilidade pública

Fermento - Acelera e passa - Uninorte

Estão inseridos nesta categoria comerciais e/ou peças que tenham divulgado serviços de utilidade pública ou de cunho social, tanto de clientes da iniciativa privada, quanto do setor público, veiculadas nos seguintes meios: Jornal, Revista, TV, Rádio, Internet e Mídia Exterior.

Fermento - Site: Portal do Marcos Santos - Marcos Santos Fermento - Site: Conferência Amazônica 2018 Conferência Amazônica 2018 Digital Comunicação - Dia das crianças - Braga Motos Digital Comunicação - Jogada de Craque - Braga Motos Digital Comunicação - Manaus 349 anos - Murano Veículos Digital Comunicação - Meu Natal favorito - Amazonas Shopping Digital Comunicação - Meu Natal Favorito (Pet friendly) - Amazonas Shopping Digital Comunicação - Uma nova vida - Amazonas Shopping

Utilidade pública | TV Digital Comunicação - Recadastramento estudantil 2018 - Prefeitura Municipal de Manaus

53

Digital Comunicação - Maio amarelo - Prefeitura Municipal de Manaus Tape - IPTU 2018 - Prefeitura Municipal Manaus Utilidade pública | Internet Haus 65 - #RespeitaMeuCarnaval - Haus 65

Inovape - Coxinha das galáxias - Alemã Gourmet

Mene & Portella - Sou mulher e quero respeito Prefeitura Municipal de Manaus

Inovape - Dia da pizza - Alemã Gourmet

Inovape - Doar ou ficar - Alemã Gourmet

Inovape - Nós vamos além - Inovape

Inovape - Menos fome por um dia - Abrasel

Inovape - Entregamos - Motonorte Inovape - Não fique sem luz - Motonorte

Utilidade pública | Jornal

Studio On - Minha alma pede rio - Amanda Beauty

Doppio Studio - #RespeiteMeuNão - Doppio Studio

Studio On - O que o Senac me ensinou? - Senac Amazonas

Digital Comunicação - Maio amarelo - Prefeitura Municipal de Manaus

Mercado | Rádio

Mene & Portella - Samu chamada responsável Prefeitura Municipal de Manaus

AMP - Institucional - Tsunami Digital Comunicação - Operação você de Yamaha Braga Motos Digital Comunicação - Mônica Pet - Amazonas Shopping

mercadizar.com dezembro 2019


VAI SER F*

PM


MKT 10

AGUARDE


PUBLIEDITORIAL

350 anos de Manaus Por Isabella Botelho e Nayá Costa

56

Linha do tempo:

1669 1755

Início do núcleo urbano, localizado à margem esquerda do Rio Negro, com a construção do Forte da Barra de São José, onde desenvolveu-se o povoado Vila da Barra. A data foi convencionada como nascimento da cidade;

A antiga missão Mariuá é escolhida como capital passando a chamar-se Barcelos;

1850 Elevação da Comarca à categoria de Província;

1832 Lugar da Barra tornou-se Vila da Barra;

1848

Em 24 de outubro, Vila da Barra tornou-se Cidade da Barra de São José do Rio Negro;

1856

Cidade da Barra tornou-se Cidade de Manaus, uma homenagem a tribo dos manaós, que viviam no entorno até serem extintos pela colonização portuguesa.

Seja passeando pelo Centro Histórico, que une o passado glorioso da Manaus da Belle Époque ao abrigar o Largo de São Sebastião e o Teatro Amazonas, à modernidade do presente, com grafites que colorem e alegram as ruas mais antigas e tradicionais da cidade, ou andando na orla da Praia da Ponta Negra, contemplando o pôr do sol mais bonito da região, encontramos diferentes pessoas, culturas e comportamentos.

Nossa Manaus respira inspiração.


Hoje, 350 anos após o primeiro povoado, a majestosa capital à beira do Rio Negro exibe diversas conquistas como a Zona Franca de Manaus, polo industrial que há 52 anos fortalece o comércio e a economia local. Além disso, nos últimos anos, o Centro Histórico da cidade, revitalizado durante os últimos 5 anos, abriga o Museu da Cidade, que, desde 2015, recebe em seus entornos o Festival Paço a Passo, o maior festival de artes integradas da região Norte e agora parte do calendário oficial de eventos da capital.

Para celebrar os 350 anos de nossa cidade, selecionamos 10 lugares para você buscar inspiração e fazer um brainstorm junto à sua equipe. Afinal, contemplando as grandes belezas manauaras, podem surgir grandes ideias.

Museu da Cidade O Museu da Cidade, localizado no Paço da Liberdade, é um dos prédios mais antigos da cidade e apresenta características arquitetônicas neoclássicas, funcionando de terça-feira a domingo, das 9h às 16h20. Localizado no Centro Histórico da cidade, em frente a Praça Dom Pedro II, o Museu é uma das mais importantes edificações e atualmente é um espaço cultural que preserva parte da memória manauara. O local reúne exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais, perfeito para quem deseja unir o passado e o presente.

57

Mercado Municipal Adolpho Lisboa Localizado no Centro Histórico de Manaus, o Mercadão é mais um símbolo da arquitetura do período áureo da borracha e uma relíquia para todo o país. Considerado um dos mais importantes espaços de comercialização de alimentos e produtos típicos da região amazônica, por ser um dos principais exemplares da arquitetura de ferro em todo o mundo, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1987. Com suas cores, sabores e texturas, o Mercado é uma boa escolha para aqueles que buscam inspiração e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h30, e aos domingos das 06h às 13h.

mercadizar.com dezembro 2019


PUBLIEDITORIAL

350 anos de Manaus

Casa da Sereia Inaugurada no mês de julho, a Casa da Sereia é um ateliê de grafite, tatuagem, alimentação e ecojardinagem urbana. Localizada no bairro Petrópolis, na rua Almir Pedreiras, número 50, a Casa foi fundada por três artistas, Laís Rebecca, Marcos Vinícius e Débora Erê.

Praia da Ponta Negra A praia da Ponta Negra é um dos principais cartões postais da cidade. A orla possui um anfiteatro, e jardins. O passeio pela Ponta Negra é ideal para os profissionais que desejam se inspirar com a diversidade cultural do local e com a paleta de cores do pôr do sol.

A Casa da Sereia é um local perfeito para designers, que poderão observar os quadros e desenhos presentes no espaço, tudo baseado em artes urbanas. O espaço funciona de segunda a sábado, das 6h às 20h da noite.

Porto de Manaus Que tal buscar inspiração no maior porto flutuante do mundo? Inaugurado durante o Ciclo da Borracha, o Porto de Manaus é um dos cartões principais da cidade, pois carrega a história do povo amazonense. O ambiente é palco de regionalidade e diversidade, pois no ambiente transitam turistas do mundo todo, que chegam na cidade em navios. O Porto pode ser dividido para dois tipos de pessoas. Aqueles que gostam de agitação, podem observar o fluxo no local e de visitar os barcos que chegam do interior da estado. Para os que buscam calmaria, observar as águas do Rio Negro pode tranquilizar as mentes mais inquietas. Inspiração é o que não falta!

58

Pavilhão Universal Símbolo do legado arquitetônico, histórico e patrimonial de Manaus, o Pavilhão Universal, localizado no Centro Histórico da cidade, é uma edificação ímpar, toda em ferro, da época da Belle Époque. A obra de revitalização e reforma foi entregue no dia 24 de outubro, e entrará na programação oficial de aniversário da capital. O espaço, que funcionará como um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) administrado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), devolve aos manauaras um importante monumento, resgata elementos de nossa cultura e dá aos comunicadores uma nova fonte de inspiração.

Centro Cultural Óscar Ramos Instalado nas casas mais antigas de Manaus, as de números 69 e 77, na rua Bernardo Ramos, no Centro Histórico de Manaus, o Centro Cultural Óscar Ramos foi inaugurado no dia 24 de outubro e abriga um acervo com as principais obras e criações do artista amazonense, que faleceu em junho deste ano. O lugar, que abriga pinturas, escritos, figurinos, produções, desenhos de moda, objetos pessoais utilizados pelo artista, capas de LPs, exposições com obras inéditas e nunca expostas pelo artista é perfeito para inspirar designers e funciona de terçafeira a domingo, das 09h às 17h.


Museu da Amazônia Jardim Botânico (MUSA)

Casarão de Ideias Um ambiente que une todas as artes. O Casarão de Ideias funciona como uma sede que promove cultura e arte. O espaço abraça artistas de diversas categorias, buscando integrar tudo no mesmo ambiente e ser referência quando se trata de cultura. Dentro do Casarão, as atividades abraçam do artista plástico ao crítico de cinema. O ambiente é confortável e atrativo, servindo de refúgio para quem quer assistir espetáculos, participar de oficinas criativas ou simplesmente tomar um café e buscar por ideias.

Percorrer trilhas na floresta, apreciar um lago de vitórias-régias e aprender mais sobre a fauna e flora local. Essas são apenas algumas das coisas possíveis para se fazer no Musa, museu que ocupa uma faixa de floresta primária da Reserva Florestal Adolpho Ducke. Com mais de 3 km de trilhas, torre de observação e diversas atrações, o Musa leva cada visitante à experiências únicas dentro da floresta. O ambiente é repleto de belezas naturais, fazendo qualquer um se encantar e se conectar com a raiz regional. Criado em 24 de outubro de 2000, o Museu da Amazônia funciona diariamente (exceto nas quartasfeiras), das 8h30 às 17h. 59

O espaço está localizado na Rua Barroso, 279, próximo ao Teatro Amazonas, e fica aberto todos os dias, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Manaus é repleta de belezas naturais, arquitetônicas e rica em diversidade cultural, então não perca a oportunidade de visitar um desses lugares, pois além de serem parte do cotidiano manauara, são eles que carregam nossas raízes. Nossa cidade é arte em cada canto.

Centro Cultural dos Povos da Amazônia O Centro Cultural dos Povos da Amazônia foi inaugurado em maio de 2007. O complexo ressalta produções e informações sobre a Amazônia Continental, disponibilizando também acesso à acervos de suas bibliotecas. Há também espaços com exposições que representam o cotidiano amazônico, como a Casa do Caboclo, Barracão do Guaraná e a Casa da Farinha. Para quem está atrás de artefatos arqueológicos, o Centro é o ambiente ideal, pois faz parte de suas instalações o Museu do Homem do Norte, com mais de 4.000 peças expostas. Indo para o lado visual, a lateral do prédio é ocupada pela Passarela dos Arcos, que conta com imagens de nove nações que integram o território amazônico. O Centro Cultural dos Povos da Amazônia é um ambiente completo. Localizado na Avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, o ambiente funciona de segunda a sexta, das 09h às 17h. mercadizar.com dezembro 2019


Jake Peralta Diretor de arte

Talentoso, Jake é aquele gosta de fazer tudo de um jeito divertido, cativando a equipe sempre.

Gina Linetti Social Media Sempre com o celular na mão, ela parece estar despreocupada. Mas não se engane, pois ela é capaz de conquistar os seguidores com muito humor.

Pimento Diretor de criação Uma verdadeira explosão, mas de criatividade. Seu jeito impaciente é necessário para motivar as ações feitas pela equipe.

Terry Jeffords Redator Terry é o sentimental da agência. Ele é apaixonado pelo que faz e coloca todo esse amor em suas redações.

Amy Santiago

Charles Boyle Atendimento

Estratégica, Amy é focada e pensa em todos os detalhes do seu planejamento.

Boyle é mega comunicativo, característica essencial para o profissional que trabalha como atendimento em uma agência.

Rosa Diaz Mídia

Capitão Holt Revisor

Planejamento

Seu jeito badass é perfeito para o planejamento de mídia, pois ela não se deixa abalar por nada.

Holt é determinado e está sempre atento ao que ocorre à sua volta.

Fotos: Reprodução da internet

Agência 99 Por Ariel Bentes e Nayá Costa 60

Brooklyn nine-nine consegue unir temas sociais, amizade e representatividade com muito humor. Com mais de 130 episódios lançados, a série consegue ser criativa e trazer reviravoltas surpreendentes na DP 99. Você já imaginou como seria ter os personagens dentro de uma agência? Veja quem seria você na Agência 99.


61

mercadizar.com dezembro 2019


Você sabe o que é comunicação não violenta? Por Ariel Bentes

62

Uma comunicação violenta é tudo aquilo que usa ou incentiva a raiva, o preconceito e a exclusão. Para a psicóloga Délia Peixoto, experiente em projetos de melhoria do Clima Organizacional e Gerente de RH na empresa multinacional Inventus Power, uma comunicação violenta é rica em julgamentos e pode ter diversos efeitos sobre a sociedade. “Ela pode provocar, brigas, discussões, ofensas mútuas e até mesmo violência física extrema. Empresas e profissionais podem ser processados pela utilização de comunicação violenta com prejuízos à imagem e a marca.”, afirmou.

Já uma comunicação não violenta (CNV) são as “habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas”, de acordo com o livro “Comunicação não-violenta, técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” do psicólogo Marshall B. Rosenberg, idealizador da teoria.

Fotos: Banco de Imagens


A comunicação violenta também pode estar presente no jornalismo e na publicidade. Quando uma notícia ou uma campanha, por exemplo, possui julgamentos, preconceitos e altera fatos, o produto está incentivando interpretações diversas que não favorecem o bom uso da comunicação. De acordo com Délia, a partir da CNV é possível entender melhor que os indivíduos possuem opiniões e necessidades diferentes. “Na mídia, a noção de responsabilidade no compartilhamento e tratativa de informações deve ser um elemento fundamental para uma conduta ética e respaldada.” Essa violência pode provocar prejuízos diretos ou indiretos com quem tiver contato com ela. Foi o que afirmou em entrevista ao Mercadizar, Gabriel Andrade, designer e integrante do coletivo Cumbuca, grupo que busca produzir contranarrativas ao discurso de ódio na internet.

63

Toda vez que uma peça publicitária em Manaus, por exemplo, não inclui pessoas negras, isso é uma violência. A publicidade é violenta quando ela não representa a maioria das pessoas que vivem na cidade, querendo instaurar um padrão de beleza branco e europeu. Por que continuar colocando pessoas brancas como o rosto de uma marca que tem um alcance muito grande na cidade?”, questionou Gabriel.

mercadizar.com dezembro 2019


Pensando na CNV como uma aliada no relacionamento entre empresas e clientes, veja abaixo ferramentas que irão possibilitar a criação de uma comunicação com menos preconceitos:

365 dias de Consciência Negra Você, jornalista, já parou para analisar os seus entrevistados e fontes? Sempre fique atento e inclua pessoas negras não somente em pautas voltadas para questões raciais. Pensando nisso, em 2018, a jornalista Cecília Oliveira e o site The Intercept Brasil publicaram a matéria “Uma lista para 365 dias de consciência negra”. O texto inclui um documento com 138 nomes de especialistas de diversas áreas como, por exemplo, comunicação, direito, moda e medicina. Ao lado de cada nome é possível encontrar a área, formação e a cidade ou estado que a pessoa reside. A proposta é que os jornalistas busquem incluir novas narrativas em sua reportagem.

64

Banco de imagens LGBT ‘Tem que ter’ “Tem que ter” é o primeiro banco de imagens focado na comunidade LGBTQI+. Realizado pelo coletivo Viva voz, em parceria com a Casa Moa e a Safernet, o banco é uma plataforma colaborativa e possui fotos com tema de casamentos, graffiti, trabalho e muito mais. Tudo disponível de forma gratuita para que você inclua imagens de pessoas da comunidade LGBT sem estereótipos.

Fotos: Banco de Imagens


Manual de Comunicação LGBTI+ O “Manual de comunicação LGBTI” tem o objetivo de apresentar para os veículos de comunicação e agências de publicidade e marketing, quais termos e comportamentos devem ser utilizados quando se referirem a comunidade, além de propor pautas do movimento LGBT e explicar o significado de símbolos e bandeiras. Nele é possível compreender a diferença de sexualidade e gênero, sexo biológico e intersexualidade, entre outros. O manual foi desenvolvido pela Aliança Nacional LGBTI, o Grupo Dignidade e a rede GayLatino.

Linguagem não sexista na publicidade A publicitária Gabriela Rodrigues, creative data manager da SOKO, criou o guia “Linguagem não sexista na publicidade”. De forma didática, o guia apresenta dicas de como ter uma linguagem mais neutra. Em entrevista ao site ADNEWS, Gabriela disse: “(...) Muito do comportamento sexista é justificado como sendo culpa da língua, então é importante que as pessoas saibam que essa justificativa não é válida, porque nossa língua é cheia de possibilidades não sexistas também. O valor de compartilhar um pouco do que li e percebi é de mostrar essa verdade e tentar mudar um pouco tanto essa prática quanto, quem sabe, mudar a forma como pensamos a longo prazo.” , disse.

65

Segundo Marshall, a comunicação não violenta “começa por assumir que somos todos compassivos por natureza e que estratégias violentas – se verbais ou físicas – são aprendidas, ensinadas e apoiadas pela cultura dominante”, por isso, não deixe de praticar a CNV e compartilhe as ferramentas citadas acima para os colegas de redação ou agência, e ajude na produção de um jornalismo e de uma publicidade com menos preconceitos!

mercadizar.com dezembro 2019


Conheça 5 empresas de jornalismo socioambiental Por Elânny Vlaxio

66

Fotos: Watoriki Yanomami

A temática socioambiental ganhou força no mundo em 1972, na primeira “Conferência Mundial sobre o Homem e Meio Ambiente” na capital da Suécia, onde havia movimentos que denunciavam a poluição atmosférica provocada pelas indústrias e outras ações humanas. Já no Brasil, isso ocorreu em 1992 com a “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente” que ficou conhecida como Rio92 ou ECO92, onde 20 anos depois reuniu mais de 100 chefes de Estado, fazendo com que, a partir disso, problemas ambientais fossem incluídos nas pautas das agendas públicas. Desta forma, surgiu o jornalismo socioambiental. Segundo Elaíze Farias, cofundadora e editora de conteúdo da agência Amazônia Real, além de pautas ambientais, como ecologia, biodiversidade, natureza, o jornalismo socioambiental trabalha com a sociodiversidade, o etnodesenvolvimento, populações tradicionais e desigualdades sociais causadas pelas ameaças ao meio ambiente. Pensando nisso, conheça abaixo cinco empresas de comunicação que trabalham, de forma exclusiva, com pautas ambientais e socioambientais.


Amazônia Real Funcionando desde 21 de outubro de 2013, a Agência de Jornalismo Independente Amazônia Real é uma organização sem fins lucrativo, e sediada na cidade de Manaus, no Amazonas. Pautando questões que envolvem a região Amazônica, com a linha editorial voltada para a defesa dos direitos humanos, publicando diariamente em seu site e demais plataformas digitais. Procuramos trazer uma visão mais diversificada e complexa sobre as relações ambientais e sociais das populações locais e regionais e suas escolhas de vida. Também contamos histórias de grupos sociais e étnicos ameaçados, impactados e vulneráveis frente às desigualdades, da exploração devastadora de recursos naturais pelo sistema financeiro que só visa o lucro”, disse Elaíze Farias, cofundadora da Amazônia Real, em entrevista ao Mercadizar.

EcoAgência Solidária Fundada em 2004, a agência é voltada para a produção de informação sobre questões ambientais, com a missão de sensibilizar a sociedade com notícias, artigos e reportagens, que são distribuídas em formato newsletter por todo o Brasil.

((O))Eco Inspirado em jornais que eram feitos por alunos de escola, o projeto foi idealizado pelo ambientalista Miguel Milano, e criado pelos jornalistas Marcos Sá Corrêa, Kiko Brito e Sérgio Abranches. Funcionando desde 2004, a organização produz reportagens, ensaios fotográficos, vídeos e podcasts com a finalidade de noticiar questões ambientais. O conteúdo do site é resultado de uma rede de jornalistas, especialistas e voluntários.

67

Eco21 Nomeada como ECO-RIO, em homenagem à Rio’92, a revista surgiu como publicação independente com a divulgação de documentos, ensaios, entrevistas entre outros textos com o foco em conteúdo ambiental. Foi apenas em 1998 que se tornou ECO21, em reconhecimento à Agenda 21 da Conferência do Rio 1992. Com o intuito de comunicar sobre políticas ambientais, foi a primeira revista a divulgar uma visão analítica do jornalismo sobre o tema ambiental. Desde a sua criação acompanhou diversas iniciativas nacionais e internacionais voltadas para o meio ambiente.

Conexão Planeta O Conexão Planeta é um coletivo formado por jornalistas e especialistas de diversas áreas que divulgam conteúdos como sustentabilidade ambiental, social e econômico. O coletivo compartilha iniciativas de empresas e indivíduos que contribuem em trabalhos sobre o impacto social a fim de sensibilizar pessoas sobre a importância de nossas riquezas naturais. Além de publicar informações diariamente sobre direitos humanos e temas interligados ao meio ambiente. mercadizar.com dezembro 2019


68


69

mercadizar.com dezembro 2019


Representatividade feminina na publicidade Por Isabella Botelho

70

Por que a publicidade ainda não representa a mulher? Programas de TV, filmes, novelas, séries e propagandas. O mundo construído pela mídia quase sempre tenta levar aspectos do mundo real para as telas e o discurso apresentado é assimilado e transportado, muitas vezes, a outros setores da sociedade através da criação de estereótipos. O protagonismo de mulheres em propagandas é grande e geralmente está atrelado à venda de produtos de beleza, limpeza para casa e bebidas, sobretudo, alcoólicas. Em grandes estratégias de marketing, as propagandas são milimetricamente pensadas a fim de atrair seu público-alvo. Dessa forma, ao elaborar um discurso próximo à realidade, a publicidade tem o poder de reproduzir estereótipos e reforçá-los. Se nos últimos anos vimos uma melhora efetiva na forma como as mulheres são retratadas em campanhas publicitárias, elas ainda não se sentem representadas nas ações das marcas em geral. O estudo AdReaction, desenvolvido pela Kantar, empresa de pesquisas, mostra que 76% das mulheres acreditam que seus retratos pela publicidade fogem da realidade. Segundo dados levantados pela pesquisa What Woman Want - Uma Análise da Autoestima Feminina no Brasil, do mesmo instituto, as marcas perdem oportunidades de tornarem-se aliadas do público feminino, reforçando vícios de imagem antigos e ultrapassados em sua comunicação. A pesquisa avaliou o comportamento feminino e a relação com as marcas em cinco dimensões: representatividade, autonomia sexual e corporal, liberdade de pensamento e expressão, autonomia financeira e conexão social. Algumas conclusões da pesquisa: • Valorizar a diversidade na publicação e na comunicação, incluindo corpo, idade, profissão, etnia, história e, o mais importante, ser sincero ao convidar mulheres a engajarem com a marca; • Garantir diversidade dentro da própria empresa, trazendo colaboradoras com diferentes estilos e perspectivas para criar a comunicação e a publicidade, colocando em prática o que prega em suas ações;


• Celebrar a diversidade feminina sem referências a julgamentos externos e mostrar mulheres reais em seus mais diversos papéis (mãe, profissional, atleta etc.); • Representar a real situação de mulheres na comunicação: como criadoras, contribuidoras e administradoras; • Trabalhar na construção de uma comunicação criada por mulheres, para mulheres; • Criar espaço para realmente ouvir as necessidades e problemas das mulheres; • Em fevereiro deste ano, um estudo realizado pela consultoria 65 | 10, a pedido do Facebook, mapeou e identificou dois estereótipos ainda utilizados na publicidade brasileira: Super mulher e mulher perfeita Aparece sempre que a publicidade mostra uma mulher livre para fazer suas escolhas, mas acaba esbarrando na acumulação de papéis. O corpo é “perfeito”, dentro dos padrões, ela é mãe e esposa exemplar, pronta para fazer seu marido feliz. Este padrão de mulher que dá conta de tudo pode gerar ansiedade. Mulher objeto Um corpo perfeito para tornar um anúncio e um produto mais bonitos. Ela aparece perfeita, com roupas curtas e cabelos esvoaçantes, close nos olhos, boca e pernas. Ela é limitada a um acessório da história do homem, o “verdadeiro protagonista”.

71

A principal questão é que o comportamento de consumo das mulheres e, sobretudo, da sociedade mudou com o tempo. Se antes a representação feminina estereotipada parecia natural, hoje o assunto virou tema de debates acalorados e o consumidor está cada vez menos tolerante com propagandas machistas. Hoje, a sociedade e a publicidade respiram outros ares - e eles trazem liberdade.

Fotos: Banco de Imagens

mercadizar.com dezembro 2019


Jeinnyliss Paixão

Segundo Chay Santos, CEO da Agência Mangarataia e organizadora do evento, o Web’s e Tal busca intensificar o empreendedorismo na capital amazonense, oferecendo uma troca de experiências dos palestrantes com o público. Para isso, contou com a presença das influenciadoras digitais Raphaella Moura, Carol Heinrichs, Karen Mabel e Giovanna Quércia, de Manaus, Nicole Arruda e Raiza Saraiva, de Santarém, e Rica de Marré, de Maceió, e das empreendedoras Bárbara Daou, diretora do Waku Sese, Luna Saunders, proprietária da GiftsByLuna, e Jeinnyliss Paixão, proprietária do Studio Tranças Afro Manaus. Com o objetivo de exaltar e dar voz ao mercado da comunicação nortista, a tarde foi dedicada a rodas de conversas com os convidados, todos profissionais regionais, focando em temas relacionados, sobretudo, a realidade do mercado digital. Além de prestigiar e interagir com os talks, o público também pode experimentar lançamentos de produtos e serviços das diversas empresas que participaram do evento, como Simple Organic, Waku Sese, GiftsByLuna, O Nordestão Magazine, Depyl Action Manaus e Wood Steel Decor.

Raphaella Moura

3ª edição do Web’s e Tal Por Isabella Botelho

72

Com uma programação voltada aos criadores de conteúdo da região Norte, a terceira edição do Web’s e Tal reuniu profissionais e amantes do mercado digital no Palácio Rio Negro.

Uma das anfitriãs do evento, Raphaella Moura participou de uma roda de conversa com influenciadoras durante a qual destacou a importância e o seu orgulho de levar a cultura da Região Norte para os outros estados do país. Em entrevista ao Mercadizar.com, falou sobre a importância de eventos que dão visibilidade à nossa região.

É muito importante valorizar quem trabalha com o mercado digital e aqueles que querem empreender na Internet. Espero que esse mercado seja cada vez mais fomentado, até para levar mais informações para as pessoas”, afirmou Raphaella.


Talita Costa, Miss Beleza do Amazonas 2019 e Miss Amazonas 2018, participou do talk “Mulheres que Inspiram”, ao lado de Jeinnyliss Paixão. Durante a conversa, falou um pouco sobre sua história: aos 19 anos de idade, ainda na faculdade, Talita engravidou e, mesmo assim, continuou estudando. Logo após o nascimento de sua filha, entrou no ramo dos concursos de beleza, o que, segundo ela, foi um desafio. Hoje, ela trabalha como influenciadora e modelo.

Raiza Saraiva

Esse mundo é muito abrangente, mas, ao mesmo tempo, são muitas pessoas fazendo o mesmo. Você precisa ser diferente, precisa mostrar quem você é realmente”, afirmou Raiza, que aposta no humor para a produção de conteúdo.

73 Equipe Mangarataia

Pela primeira vez, o evento contou com a presença de profissionais de fora de Manaus. Raiza Saraiva e Nicole Arruda vieram de Santarém, no Pará, exclusivamente para participar do Web’s e Tal.

Talita Costa

Nós sabemos que o digital veio para facilitar as nossas vidas, mas nós acabamos perdendo o contato. Ter um evento que una pessoas e mostre que uma conversa pode ser transformadora é muito importante”, diz Talita Costa.

Edição em Santarém Uma das grandes novidades ficou por conta do anúncio da próxima edição do evento, pela primeira vez fora de Manaus, que será realizada em Santarém, em janeiro de 2020. Terceiro município mais populoso do Pará, Santarém tem se transformado em um dos polos digitais da Região Norte, revelando nomes como Luiza Leal, Nicole Arruda e Raiza Saraiva.

mercadizar.com dezembro 2019


Por Isabella Botelho e Nayá Costa

Privacidade de dados: quais são os limites?

74

Ao longo dos anos e à medida em que as organizações embarcam na transformação digital, há cada vez mais a necessidade de privacidade e proteção de dados empresariais. Por isso, novas leis de privacidade de dados e a constante evolução das regulamentações atuais são um desafio para as organizações. Após o escândalo da Cambridge Analytica, entrou em vigor em maio do ano passado, na Europa, o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, e, no Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada, passando a valer em agosto de 2020.

O escândalo da Cambridge Analytica Em março de 2018, o Facebook sofreu um abalo com a revelação de que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram utilizadas sem o consentimento delas pela empresa americana Cambridge Analytica para fazer propaganda política. Segundo investigações dos jornais The Guardian e The New York Times, a empresa teria acessado os dados de usuários ao lançar um aplicativo de teste psicológico na rede social. Aqueles que participaram do teste, entregaram, sem consentimento, à Cambridge Analytica, não apenas as suas informações, mas dados referentes a todos os seus amigos no perfil. Em seguida, estes dados foram utilizados para criar um sistema que permitiu predizer e influenciar as escolhas dos eleitores durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos, entre Donald Trump e Hillary Clinton.

A Cambridge Analytica Propriedade do bilionário Robert Mercer e presidida, à época, por Steve Bannon, principal assessor de Trump, a Cambridge Analytica era uma empresa de análise de dados que trabalhou com a equipe responsável pela campanha do republicano Donald Trump nas eleições de 2016. Na Europa, a empresa foi contratada pelo grupo que promovia o Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia).


Para que os dados foram utilizados? De acordo com Wylie, os dados foram utilizados para catalogar o perfil das pessoas e, assim, direcionar, de forma personalizada, materiais pró-Trump e mensagens contrárias à candidata Hillary Clinton, sua adversária. Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil (Lei nº 13.709/2018) Passando a valer em agosto de 2020, a nova lei garante uma série de direitos aos consumidores e deveres às empresas. As pessoas passam a ser donas de suas informações, podendo exigir acesso aos dados coletados, às políticas sobre a finalidade de uso e até mesmo a eliminação das informações. Por outro lado, as empresas devem coletar apenas os dados necessários e somente com o consentimento expresso dos usuários. No entanto, a lei abre espaço para a companhia usar informações quando comprovar que são necessárias à prestação do serviço ou desenvolvimento do negócio, mesmo sem a aprovação do titular. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi baseada nos princípios de privacidade e criada para garantir a transparência nessa relação de empresas x clientes. Seu texto determina que todos os dados pessoais só poderão ser coletados com o consentimento do usuário.

Como os dados foram obtidos? Christopher Wylie, um ex-funcionário da empresa, revelou ao The Guardian que o esquema começou em 2014, dois anos antes das eleições norteamericanas e três anos antes do Brexit. Segundo Wylie, as informações dos usuários do Facebook foram coletadas através de um app chamado thisisyourdigitallife (essa é sua vida digital, em português), que pagou pequenas quantias a centenas de milhares de usuários para que eles fizessem um teste de personalidade e concordassem em ter seus dados coletados para uso acadêmico. O aplicativo foi desenvolvido por Aleksander Kogan, pesquisador da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele tinha uma pesquisa sobre como deduzir a personalidade e as inclinações políticas de cada um a partir de seus perfis no Facebook. Além da óbvia questão de que muitos usuários não leem os termos e condições de uso e mal sabem que estão dando suas informações aos desenvolvedores desses testes, o aplicativo também coletou as informações dos amigos destas pessoas no Facebook.

75

10 princípios de privacidade 1. Finalidade 2. Transparência 3. Necessidade 4. Adequação 5. Prevenção 6. Qualidade 7. Livre acesso 8. Não discriminação 9. Segurança 10. Responsabilização e prestação de contas

mercadizar.com dezembro 2019


10 dicas de como se proteger na Internet

2 76

4

1

Utilize senhas fortes e diferentes: Na hora de criar uma senha, evite palavras curtas, números e sequências muito simples, como seu nome e sobrenome, data de nascimento ou placa do carro. Use letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para montar uma senha forte, mais elaborada e com elementos que dificultem a descoberta;

Use sistemas de criptografia nos seus e-mails: Para as pessoas que se preocupam com o conteúdo de mensagens enviadas por e-mail, uma solução pode ser criptografar as conversas;

3

Bloqueie câmeras e microfones se eles não estiverem em uso: Se a câmera ou o microfone estiverem ligados, o aplicativo em questão pode captar imagens ou ouvir conversas. A regra vale tanto para pc’s e notebook’s quanto para celulares;

Mantenha o antivírus atualizado: Os antivírus são os principais responsáveis por alertá-lo com relação a vírus ou spywares que possam querer se aventurar em sua máquina;

5

Não faça downloads de fontes desconhecidas: Evite a todo custo baixar qualquer conteúdo de origem suspeita. É importante que você se certifique em relação às fontes de download;


6 8

Crie o hábito de navegar anonimamente: Quando você está navegando na Internet logado em sua conta, todas as informações relacionadas a seu comportamento são monitoradas por software;

7

Não armazene senhas no seu navegador: Lembre-se de sempre limpar o histórico do browser e deslogar de suas contas de e-mail e redes sociais;

Troque suas senhas com frequência: Usar a mesma senha em diversos sites pode colocar seus dados em risco. Caso uma de suas palavras-chave seja hackeada, criminosos buscarão outras contas do mesmo usuário. Por isso, mude suas credenciais de e-mail e redes sociais com frequência e, além disso, crie variações da mesma senha para facilitar a troca e a memorização;

10

9

77

Use um bloqueador de pop-ups: Além de irritantes, os pop-ups podem ser usados para espalhar vírus, malwares, golpes de pishing e ransomware. Uma maneira de se livrar deles é ativar uma função dos navegadores que permite bloquear os pop-ups automaticamente.

Incentivar a leitura dos termos de uso de aplicativos e redes sociais: Para não correr o risco de nenhum tipo de invasão, é importante ler sempre os termos de uso dos aplicativos, pois eles funcionam como um contrato entre a marca e o cliente. Muitas vezes são solicitados acessos às imagens, às publicações e até ao microfone de seu celular. Então não deixe de analisar os termos de uso antes de qualquer aprovação.

mercadizar.com dezembro 2019


Previsão de cada signo do comunicador para 2020 Por Ariel Bentes e Nayá Costa

78

Como quase todo profissional ou estudante da área de humanas, você provavelmente lê o seu horóscopo, certo? E se unirmos os signos com as profissões da comunicação? Pensando nisso, aqui você pode conferir qual signo mais combina com a sua profissão e as características!

libra

Esse é o ano de o libriano crescer

profissionalmente! Se empenhe e você pode ser surpreendido com uma promoção, um aumento salarial ou até uma boa proposta de emprego. Use a sabedoria e exercite o autoconhecimento e faça as suas escolhas profissionais sem medo de ser feliz.

escorpião Em 2020, Mercúrio ficará retrógrado em

escorpião. Fique atento pois este é um ano de muitas mudanças e você terá que lidar com muitas falhas de comunicação. Tente se manter tranquilo e estabeleça os seus objetivos profissionais e artísticos.

leão

Desapegue! Este é o momento para

você ter espaço para novas relações bem-sucedidas e profissionais. Essas

sagitário

mudanças são necessárias para que

2020 é o ano para o sagitariano transformar

tudo melhore no seu trabalho, fique

os seus sonhos em realidade e focar em

tranquilo e não tenha medo delas.

seu desenvolvimento profissional. Para você comunicador, é possível que o ano encerre com um grande cliente que irá lhe trazer um dinheiro a mais!

virgem

Os virginianos terão oportunidades de

expansão e desenvolvimento em 2020. Pessoas que conhecem o seu trabalho estarão de olho em você e podem lhe trazer novas oportunidades de trabalho. Essas mudanças irão acontecer de forma gradativa, então, fique atento e não deixe as oportunidades passarem.

touro

É a hora de se arriscar, taurino! Muitas

mudanças profissionais poderão acontecer em sua vida em 2020, mas elas precisam ser iniciadas por você, caso contrário, tudo pode vir a ocorrer de forma perturbadora. Com o passar dos meses você irá descobrir o que não te beneficia e conseguirá fazer melhores escolhas.


câncer

Encontrar o equilíbrio. Esse deverá ser o

seu mantra do ano, principalmente na área profissional. Cuidado com o excesso de

capricórnio

trabalho e esteja em contato com o seu interior para seguir no caminho certo.

Esse será um ano importante para o signo de

capricórnio. Mudanças intensas estão previstas para a área profissional da sua vida, mas como um bom capricorniano você irá conseguir manter o controle de tudo, sempre buscando alternativas para solucionar os problemas.

áries

O ano promete muitas oportunidades para

você, mas isso irá depender do seu esforço, comprometimento e investimento de tempo em

gêmeos

seus trabalhos. Aproveite esse momento para explorar novas áreas profissionais, mas sem esquecer a sua identidade.

Você estará inseguro com as suas próprias

79

atitudes no trabalho, além do caminho que escolheu e ao seu futuro. A necessidade de pertencer ou estabelecer uma conexão com algo maior, também estará cada vez mais presente em sua vida, por isso, busque o desenvolvimento profissional para que você atinja os seus objetivos.

aquário

Em 2020, o aquariano irá querer trabalhar de forma mais livre e original e qualquer situação contrária poderá deixá-lo irritado. Por isso, tenha calma e paciência que aos poucos as coisas irão se estabilizar.

peixes

Muitas transformações positivas estão

aguardando o signo de peixes em 2020. Este ano trará a oportunidade de você crescer profissionalmente, mas, inicialmente, isso pode ocorrer de forma mais simples mas que no final do ano terá um grande impacto na vida

*O horóscopo foi baseado na previsão

profissional do pisciano.

para 2020 do site Personare.

mercadizar.com dezembro 2019


Use as cores ao seu favor! Por Nayá Costa

80

A cor é uma realidade sensorial da qual não podemos fugir. Cada cor tem o poder de representar emoções e causar diferentes impactos individuais. Estudos psicológicos e científicos já afirmaram e continuam a provar a importância do uso das cores na influência humana, principalmente quando se trata do mercado de vendas. Psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. No marketing, a utilização da psicologia das cores é mais que essencial. As cores influenciam a percepção sobre tamanho, peso, superfície e volume de produtos. Entretanto, nenhuma cor transmite 100% um significado completo, elas servem apenas como um - importante - estimulante. As pesquisas de marketing garantem a aprovação ou não de uma paleta de cor ou determinada mudança no visual da marca, pois qualquer mudança é suficiente para influenciar a preferência do público consumidor. As cores devem ser usadas para fidelizar uma marca/empresa e criar assim sua identidade visual. Elas devem ser sempre as mesmas, pois são o que fortalece sua imagem diante do público. Na teoria de marketing, a experiência do cliente é baseada em suas interpretações individuais. Apesar disso, durante uma pesquisa de aplicabilidade de determinada paleta de cor, valores culturais e regionais devem ser levados em consideração. No Brasil, por exemplo, utilizar as cores verde e amarelo remetem valores patriotas, pois são as cores presentes na bandeira do país. Adobe Color: conheça a extensão Criar uma paleta de cor nunca foi tão fácil quanto no Adobe Color. A ferramenta auxilia na seleção de cores e cria paletas de acordo com os parâmetros escolhidos, tornando possível uma infinidade de combinações. De maneira inteligente, o Adobe Color gera em instantes um tema completo para você usar naquilo que está desenvolvendo, funcionando de maneira prática para assim, facilitar seu dia a dia. Além de criar algo único, você pode também explorar os temas públicos disponíveis e desfrutar deles como bem preferir. E tem mais: todas as edições no programa são salvas automaticamente na nuvem, permitindo assim que você possa utilizá-las em programas como Photoshop e Illustrator. O Adobe color é um verdadeiro “achadinho” para designers e editores!


1 2 3

Como usar o Adobe Color

Selecione ou capture uma imagem Para criar uma nova paleta de cor, você pode utilizar uma imagem já existente ou capturar uma nova pelo seu dispositivo. Para isso, após decidir qual imagem será escaneada, clique no ícone da máquina fotográfica, selecione a imagem e realize o upload. O aplicativo então irá analisar a imagem e sugerir composições para criar a paleta.

Crie uma paleta de cor personalizada Você pode inovar e criar uma paleta no estilo que quiser! Para isso, basta clicar na guia “criar” no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, navegue até a aba “Regra de cores” e clique na seta. Escolha entre as várias opções disponíveis ou vá até “Personalizar” para ajustar as cores.

Salve suas paletas no Adobe Color Após personalizar sua paleta, clique em “Salvar” no canto superior esquerdo. Digite um nome para seu tema e clique na seta da janela “Minha biblioteca”. Feito isso, clique em “+ Criar biblioteca” e digite o nome da biblioteca e “Salvar” em seguida. Quando estiver salvo, você pode usar seus temas nos diversos softwares da Adobe, como Illustrator, Indesign ou Photoshop.

81

As cores podem parecer um detalhe pequeno quando observadas inicialmente. Mas para os profissionais que trabalham no mercado de estratégias e vendas elas são de extrema importância no processo de criação. A psicologia das cores e outros estudos recentes comprovam a forte influência das cores sobre o comportamento do consumidor. Segundo as pesquisas, a escolha de uma cor pode aumentar em 80% as chances de uma marca ser reconhecida pelos consumidores. Portanto, errar não é uma opção. O programa Adobe Color está disponível com versões gratuitas para o desktop e para dispositivos móveis Android ou iOS.

mercadizar.com dezembro 2019


82


83

mercadizar.com dezembro 2019


anuário

CULTURE PUBLISH Fundada em 2017 em Manaus por três publicitários visionários a Culture Publish foi criada para vender produto, mídia e conceito. Partiu de uma base filosófica “Cultura a transformação da natureza realizada pelo homem”. Diante disso definimos que a base de tudo é a cultura que rege o planeta desde os primórdios, hoje e futuramente. Levamos sempre em primeiro lugar o compromisso com o cliente. Ficha Técnica

Redes Sociais

Sócios Fundadores:

Instagram: @culturepublish

Dyne Haacke

Contato

Ana Carolina Veloso

culturepublish@gmail.com

Roque Brito

(92) 99318-3377 / (92) 99430-8199

INOVAPE COMUNICAÇÕES Fundada pelo designer e publicitário Felipe Nogueira em janeiro de 2010 com o propósito de trazer para o mercado a qualidade, a estratégia e o 84

resultado de uma comunicação 360° graus. Hoje a Inovape está presente em 6 estados brasileiros: Amazonas, Roraima, Minas Gerais, Ceará, Pará, São Paulo e com projetos de expansão para outros estados. Uma das agências mais premiadas do Amazonas, hoje a Inovape é presidida pelo sócio publicitário Antônio Araújo, que tem uma equipe profissional de alto calibre. Ficha Técnica

Redação

Redes Sociais

Presidente

Juliana Freire

Site: inovape.com

Antônio Araújo

Social Media

Instagram: @inovape

Ceo & Founder

Samy Maquiné

Felipe Nogueira

Direção de Arte

Contato

Financeiro

Thiago Fernandes

(92) 98432-1517

Eline Marques

Designer

falecom@inovape.com

Mídia

Luis Enrique

Alessandra Ribeiro

Matheus Dácio

Endereço

Atendimento

Bruno Duarte

Rua N - Nº 37 Conj. Eldorado Pq. 10

Paula Sial

Thalia Benlolo

Redação e Planejamento

Fotógrafo

Igor Oliveira

Marcos Platini

Sami Pessoa

Recepção Jaqueline Pinheiro


FLORIPA AMAZONAS MARKETING ESPORTIVO Floripamazonas é uma empresa que tem o esporte como seu principal produto, promovendo, produzindo eventos esportivos, palestras, cursos, agenciamento de atletas e consultorias. Nosso público alvo são atletas, esportistas, empresas e cidadãos que buscam qualidade de vida.

Ficha Técnica

Contato

Proprietário: Floriano Peixoto

(92) 99116-3835

Atendimento: Carlos Ramos

floripamazonas@gmail.com

Designer: Robguir Silva dos Santos

Endereço

Redes Sociais

Rua 09, n° 14 – Conj. Jardim Primavera II

Instagram e Facebook:

CEP: 69054-260

@floripamazonas

MENE & PORTELLA Fundada em 16 de dezembro de 2006, a Mene & Portella se destaca no 85

mercado publicitário Amazonense pela ousadia dos seus sócios fundadores, que se esmeram para desenvolver as ações da empresa de forma organizada, focada no planejamento e na operacionalização de seus processos, buscando continuamente alcançar resultados com sustentabilidade, tanto para empresa quanto para seus clientes. Elevamos o nosso capital humano, hoje temos uma equipe criativa, integrada e comprometida com a nossa missão. Ceo & Founder:

Mídia

Redes Sociais

Túlio Mene

Talita Lóris

Instagram: @meneportella

Nílio Portella

Bruno Carvalho

Diretor de Crição

Ana Carolina Oliveira

Contato

Rod Castro

Atendimento

atendimento@meneportella.com.br

Beto Coelho

Kamila Braga

(92) 3584-5550

Redação

Giovanna Barbosa

Camila Lopes

Produção:

Endereço

Rod Castro

Mirlane Souza

Rua Rio Mar, 73 – Vieiralves, Manaus -AM,

Direção de Arte

Social Media

Brasil CEP: 69053-120

Beto Coelho

Larissa Holanda

Ramon Gurgel

Motion Designer

Josiney Encarnação

Diono Cabral

Arte Finalização Junior Serrão Deyvson Harry

mercadizar.com dezembro 2019


anuário

NINJASWEB.NET Nosso time de wordpress ninjas entregarão alta performance virtual para o seu negócio. Nós temos o know-how, a técnica NINJA e o PODER de gerar VALOR para o seu negócio, na INTERNET. Nossas habilidades NINJAS de programação e wordpress criarão a apresentação ideal para o seu negócio, produto ou marca.

Ficha Técnica CEO Guilherme Bento

Redes Sociais

Contato

Site: ninjasdaweb.net

(92) 98173-1444

Instagram: @ninjasdaweb

dev@ninjasdaweb.net

86

PROMO&AÇÃO Somos uma agência de propaganda como o mercado procura: ágil, moderna e completa. Focada em comunicação integrada, procuramos oferecer ao cliente um planejamento completo focando em todos os pontos de contato, atuando tanto com on-line e off-line. E por que Promo&Ação? Nosso nome deriva do 4 P’s de marketing: Promoção, pois incorporamos todas as ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para divulgar sua marca ou produto.

Ficha Técnica

Direção de arte

Redes Sociais

Diretora Executiva

Luiz Eduardo

Site: www.promoeacao.com.br/site/

Thanee Motta

Lucas Matheus

Instagram: @promoeacao

Lani Rodrigues

Igor Rodrigues

Atendimento

Yago Cesar

Contato

Jessiane Oliveira

Leandro Marciao

(92) 98444-0202

Redação

Estagiária

contato@promoeacao.com.br

Danilo Aranha

Beatriz Saori

Alice Abecassis

Endereço

Social Media:

Avenida Visconde de Porto Alegre, 441,

Lucia Gonçalves

Praça 14 – Manaus, Brasil


ROGÉRIO’SDRAW “Rogerio’sdraw”, sob a direção do designer Rogério Vieira Jr., é um Estúdio de Design, com especialização em Ilustração e Animação 2D, que possui por objetivo a criação de artes para material gráfico e desenhos animados, os quais podem ser utilizados em estampas, propagandas e/ou eventos.

Ficha Técnica

Redes Sociais

Contato

CEO: Rogério Vieira Jr.

Instagram e Facebook:

(92) 98125-0000

@rogeriosdraw

rogeriosdraw@gmail.com

TEMPERA FILMES Nascemos em Goiânia, já fomos Sambatango e Makro, hoje somos Tempera Filmes. A produtora de audiovisual que dá um tempero especial ao seu material. Continuamos com estrutura e suporte para gravações em Brasília e Manaus, além da possibilidade de captações em qualquer outro lugar do país. Nossos profissionais se dedicam ao máximo para que o cliente tenha 87

um ótimo job e fique satisfeito! Ficha Técnica

Produção

Redes Sociais

Sócio

Dyne Haacke

Instagram: @temperafilmes

Diretor de Cena

Luan César Cidade

Diretor de Fotografia:

Elenise Maia

Contato

Leandro Rezende

Beto Padilha

(92) 3877-4555

Sócio e Motion Graphics:

Edição

contatoam@temperafilmes.com.br

Hélio Neto

Marlon Wanderlan

Sócio e Diretor de Cena:

Alberto Carvalho

Endereço

Waldemar Jr.

Daniel D’Áraujo

Rua Rio Madeira, 5 A, Vieiralves,

Sócio e Diretor Comercial:

1° Ass. De Câmera

Manaus – Brasil CEP: 69053030

Beto Nery

Marcos Pontes

Administrativo / Financeiro:

2° Ass. De Câmera

Andréa Karla Souza Rezende

Anderson Oliveira

Assistente Administrativo:

Recepcionista:

Márcia Bentes

Cristiana Knupp

Cinegrafista:

Eletricista

Jair Campos

Rosicleu Santos Maquiadora Elianne Coelho Figurinista Hellen Bentes

mercadizar.com dezembro 2019


anuário

VIEW 360 A View 360 é uma agência que conhece os hábitos de consumo da região Norte e Nordeste do país e suas características marcantes, que exigem ferramentas de comunicação apropriadas para atingir seu público-alvo. Atuamos no Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia e São Luiz, defendendo marcas amplamente reconhecidas e acompanhando seu crescimento. Somos uma agência diferente para fazer a diferença na sua marca e nos seus negócios. Ficha Técnica

Mídia:

Redes Sociais

Sócia Diretora

Thaís Litaiff

Site: www.agenciaview360.com.br/

Luana Campos

Diretor de Arte:

Instagram: @agencia.view360

Sócio Diretor

Vitor Nasser

Fred Sales Sócio Direto

Analista de Redes

Contato

Atendimento

Sociais:

(92) 3215-4893

Mônica Albuquerque

Igor Freire

view360digital@gmail.com

Atendimento Giancarlo

Endereço Rua Sulamita, 120 – Adrianópolis, Manaus

88

YELLON PUBLICIDADE Somos uma agência de mídia on e off, criamos conteúdo e geramos engajamento. Nosso objetivo é posicionar nossos clientes no mercado digital através de estratégias, planejamento e todo um processo de criação que gera o melhor resultado.

Ficha Técnica

Redes Sociais

Diretor Executivo, Atendimento e Redação:

Instagram: @yellonpublicidade

Marcos Vinícius Planejamento e Atendimento:

Contato

Beatriz Gomes

(92) 98187-7859

Diretor de Arte e Editor de Vídeo:

yellonpublicidade@gmail.com

Wanderson Vasconcelos Fotógrafos Jom Santiago Mailson Medina


RÁDIO E TELEVISÃO RIO NEGRO LTDA A Band Amazonas tem mais de 20 anos no mercado amazonense e é a primeira emissora própria do estado. Atualmente são mais de 15 programas na casa, além da produção nacional. Constantemente estamos fornecendo material para a rede nacional, levando cada vez mais o nosso estado para todo o Brasil. A empresa possui mais de 50 funcionários.

Redes Sociais

Contato

Endereço

Site

(92) 2101-7005

Av. André Araújo, 1981 - Aleixo

band.uol.com.br/tv/amazonas/

meonezava@band.com.br

Manaus – Brasil

Instagram: @bandamazonas

REDE BRASIL AMAZONAS Temos o objetivo de oferecer a melhor qualidade de programação para toda a família, tanto nas produções próprias realizadas com todo o cuidado técnico e artístico, como nas séries desenhos e filmes clássicos que fizeram

89

a história na TV mundial e que são um grande sucesso em nossa grade de programação. Redes Sociais

Contato

Facebook: @redebrasilamazonas

(92) 98192-0158 redelideramazonas@gmail.com

TV EM TEMPO Fundada em 1992, hoje, a TV Em Tempo é integrante do Grupo Raman Neves de Comunicação. Com o objetivo de dar voz para as comunidades em que atuam, em 2019, a marca da empresa passou por uma reformulação e novos programas foram incluídos na grade de programação.

Instagram

Contato

Endereço

@tvemtempoonline

(92) 99207-0090

Rua Belém, 296 - Nsa. Sra das Graças

sac@tvemtempo.com.br

Manaus, Brasil

mercadizar.com dezembro 2019


90

em 2020, vocĂŞ nĂŁo vai querer ficar de fora mercadizar.com/login/


91

mercadizar.com dezembro 2019


LIGUE O ON

92

Rua Parรก, 810 - Pรกteo Vieiralves - Sala 04 (92) 3083-8792 | (92) 98404-3481 | contato@vrassessoria.com.br @vrassessoria

www.vrassessoria.com.br


Mais que friends, parceiros do mercado de comunicação

Online Acesse nosso portal

www.mercadizar.com @mercadizar Vamos bater um papo? (92) 99606-9517 (92) 3304-7735 Offline Quer conhecer nossa equipe e tomar um café? Rua Pará, 810 – Páteo Vieiralves – Segundo andar, sala 4 | Nsa. Sra. Das Graças Manaus – AM | CEP: 69053-575 Publicidade Quer ver sua empresa na próxima edição? Entre em contato através do e-mail comercial@mercadizar.com Reclamações, elogios, sugestões e dúvidas contato@mercadizar.com


@mercadizar


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.