Bodyboard
Circuito Bodyboard Pro Tour
Manuel Centeno
Centeno Vence em S. Miguel e Acende Luta pelo Título a Quatro Manuel Centeno e Marta Fernandes sairam vencedores da terceira etapa do Bodyboard Pro Tour, num dia de boas ondas de metro e meio a dois nos areais de Santa Bárbara, em S. Miguel, Açores.
M
anuel Centeno teve dois testes difíceis na meia-final com o líder do campeonato Hugo Pinheiro e, na final, com o talentoso bodyboarders local, Pedro Correia, saindo vencedor de ambos os embates e relançando-se na corrida pelo título nacional que, agora, tem quatro candidatos em igualdade de circunstâncias. Assim, além do atleta portuense, também Hugo Pinheiro, o nazareno António Cardoso e o penichense Daniel Fonseca podem, em caso de vitória na derradeira etapa (Carcavelos, 20, 21 e 22 de Dezembro)
sagrar-se campeão nacional. Contas que o próprio Manuel Centeno, atipicamente, nem tinha feito, assumindo alguma surpresa na hora da vitória: “É muito bom saber que posso revalidar o título, mas tenho de dizer que, neste momento, por tudo o que fez este ano, pela regularidade, pelo empenho e, sobretudo, pela humildade, o Hugo Pinheiro merece ser campeão no final do ano.” Uma afirmação que Centeno suporta com um recado: “Digo isto do Hugo Pinheiro, repito, pela humildade. Algo que devia constituir um exemplo para todos os jovens
Pedro Correia 56
2012 Dezembro 312
competidores...” Entretanto, Pedro Correia, ainda embrulhado numa bandeira dos Açores, não escondia o orgulho pela primeira final nacional de um atleta do arquipélago: “Não teria atingido este patamar sem o apoio de todos os açorianos que aqui estiveram na praia a apoiar-me. Agora vou para Carcavelos, para a última etapa do Nacional, com o objectivo de conseguir atingir outra final!” Entretanto, na competição feminina, a carcavelense Marta Fernandes esteve verdadeiramente imparável, derrotando de forma es-
magadora a campeã nacional Rita Pires na meia-final e superando Catarina Sousa na final. Uma exibição que abre boas perspectivas para um ataque à liderança de Catarina Sousa, em Carcavelos. “Fiquei muito moralizada com a minha vitória sobre a Rita Pires na meia-final e levei esse sentimento para a final. O mar, hoje, estava como eu gosto e senti-me em casa. Agora vou muito entusiasmada para Carcavelos e tentar o meu melhor.” Os dados estão então lançados para Carcavelos para uma final de temporada emocionante.
Manuel Centeno e Marta Fernandes, os vencedores