Encarte "Além das Muralhas" - Revista Novas Amizades (edição esportiva)

Page 1

Edição Nº 3 - ano I 03 de maio de 2008


Por PAULO JÚNIOR

A

China é uma das civilizações mais antigas do mundo. Já passou por inúmeras transformações durante os milênios de sua existência. Sua história é marcada por períodos de paz e prosperidade seguidos por outros de desintegração. O território chinês já esteve de posse de mongóis, japoneses, russos, ingleses, alemães, franceses e outros povos. Em 1912, a figura do Império Chinês foi substituída pela república. No entanto, os conflitos não pararam. Uma guerra civil entre nacionalistas e comunistas e a ocupação nipônica foram momentos difíceis da China. Um país que idolatra Mao Tsé-Tung. Uma nação que conviveu com a chamada Revolução Cultural, período de grande instabilidade política, durante 10 anos. Após a morte de Mao, em 1976, a China começa uma lenta abertura econômica até chegar ao modelo de “socialismo de mercado” que assume hoje em dia como uma potência econômica.

que juntos, se integram e se mesclam na fé de uma China atéia. O que se percebe é uma assimilação maior do confucionismo na esfera pública, pois os ensinamentos desta religião estiveram presentes no período imperial. Com um viés mais pessoal, o taoísmo relativiza o mundo material. Nessa religião, há a propagação da palavra “Tao” (o Jeito) e prega a idéia, que praticando o Tao, é possível combiná-lo ao corpo e tornar-se imortal e nunca envelhecer. Já o budismo, tem um aspecto mais espiritual e sobrenatural e é considerado uma opção mais pragmática do chinês.

FILOSOFIA Yin Yang: em busca do equilíbrio A filosofia chinesa acredita no Yin Yang, uma representação do bem e do mal, onde existe o princípio da dualidade, pois o bem não pode viver sem o mal e vice-versa. O Yin representa a escuridão, o princípio passivo, o feminino, o frio e o noturno. Enquanto que o Yang é a luz, o princípio ativo, o masculino, o quente e o claro. Eles também são identificados como o Tigre e RELIGIÃO o Dragão. Para os chineses, as pessoas só A fé de um Estado ateu As principais religiões da China são o terão corpo e mente saudável se houver confucionismo, o budismo e o taoísmo, equilíbrio entre o Yin e o Yang.

02 | NOVAS AMIZADES

1. Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita; 2 . Tu d o s e e n c o n t r a e m constantes transformações; 3. Todas as contrariedades são complementares; 4. Não há duas coisas absolutamente iguais; 5. Tudo possui frente e verso; 6. A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho; 7. Tudo tem um começo e um fim.


Por PAULO JÚNIOR

O

país-sede das Olimpíadas de 2008 é a China. Uma China que vai muito além da Grande Muralha. Rica em crenças e costumes. Uma nação que se apega aos bons valores. Um país em constante desenvolvimento. Pena que o crescimento chinês mata. Acaba com vidas humanas e com o ecossistema do planeta. Este é o preço pago por ser uma potência econômica em “progresso”. A China, escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para ser o palco do maior evento esportivo de todo o mundo, sofre. O país chora. Procura um pouco de ar limpo em cada fresta de janela

para tentar respirar e manter aceso o sonho das Olimpíadas. Não é fácil viver sob milhares de nuvens “encinzentadas” de poluentes que apenas possibilitam enxergar algumas “míseras” quadras à frente. Em 2001, quando os chineses conquistaram o direito de sediar os Jogos Olímpicos, a promessa foi que no período de competições os atletas teriam um ar límpido. Talvez, o mundo se incomode mais com a poluição atmosférica. No entanto, é preciso lembrar que os agentes poluentes estão em todo o lugar: na terra, nas águas, no ar. Para se ter uma idéia, em pesquisa realizada pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCED), aproximadamente, 300 milhões de pessoas bebem água contaminada diariamente na China. É impressionante o ponto a que esta situação chegou. Os chineses estão a cada instante crescendo economicamente, mas sucumbem diante dos efeitos causados pela falta de preparo em lidar com a problemática ambiental. O país da Grande Muralha é o maior produtor de dióxido de carbono (CO2) do planeta na atualidade. Produz nada mais do que 6,2

milhões de toneladas deste gás por ano. A grande contribuição para este elevado índice é o aumento da demanda por carvão para gerar eletricidade e o crescimento do cimento desordenadamente. Assim, as Olimpíadas da China, certamente, não terão o brilho que outras edições tiveram. Isso porque o céu cinzento não permitirá que os raios de sol aqueçam os corações dos desportistas nos momentos de dificuldade. Os chineses sabem que os efeitos causados pela poluição atmosférica influenciarão nas disputas olímpicas. E como influenciarão. Preocupada com isso, a Secretaria de Proteção Ambiental de Pequim proibirá que fábricas abram suas portas de 20 de julho a 20 de setembro. Além disso, veículos deixarão de trafegar nas ruas da cidade por duas semanas em agosto. E também, é preciso lembrar que árvores estão sendo plantadas na cidade há algum tempo. No entanto, estas pouquíssimas ações são ineficientes. A problemática só poderá ser resolvida se a China entender que, às vezes, é preciso parar de “evoluir”, para que a ferida deixada pela poluição possa cicatrizar.

NOVAS AMIZADES | 03


Por PAULO JÚNIOR

“Jian” significa “recortar” e “Zhi” tem o significado de “papel”. Logo, é uma arte chinesa onde se recorta o papel na forma de algum tipo de figura. Flores, animais, paisagens, lendas são os desenhos mais comuns deste trabalho, cuja origem estava ligada ao sentido religioso. No entanto, após mais de mil anos, o Jian Zhi tornou-se uma decoração para os chineses, que acreditam que eles trazem sorte e felicidade.

“Sinal que não exprime letra ou som, mas diretamente uma idéia”. Esse é o significado do ideograma chinês (hanzi), simbologia indispensável para o estudo da cultura, da religião, da filosofia, das artes e das ciências. Os chineses acreditam que quando as pessoas utilizam os ideogramas, elas atraem os seus respectivos significados (amor, felicidade, proteção, etc.). Há cerca 4.500 anos, quando os ideogramas surgiram, eram mais de 50 mil símbolos. Atualmente, os sistemas de computador registram 6.500 mil na China. No entanto, o cidadão chinês é considerado alfabetizado se conhecer, pelo menos, 2 mil ideogramas. Mas, para ler um jornal comum, as pessoas precisam conhecer o significado de 3 mil caracteres. No Brasil, por exemplo, as pessoas quando necessitam ler algum texto, precisam apenas conhecer e entender apenas 23 letras.

Na China, muitos pratos típicos causam ojeriza aos brasileiros. Isso porque, eles comem cigarra, centopéia, libélula, bicho de seda, escorpião entre outros insetos no espeto. Mas He quem goste de uma comida mais sofisticada como sopa de barbatana de tubarão ou ninho de andorinha, o que por sinal, são caríssimos nos restaurantes chineses. Gosto não se discute, não é? 04 | NOVAS AMIZADES


Fonte UOL

Na China, se você, mesmo que tenha a melhor das intenções, abrir a porta para uma visita chinesa sair da sua casa, significa que a está mandando sair e não voltar mais.

Para o chinês, se depois que você fizer uma refeição e não arrotar é sinal de que a comida não estava tão saborosa assim. Vai entender, não é?

O país tem 56 etnias, sendo que 92% da população são han. Só na província de Yunnan (fronteira com Mianmar) há 20 culturas diferentes. Há 21 etnias com língua própria e 40 tipos de escrita no país. Só duas minorias étnicas, hui e man, usam a língua chinesa. Entre as etnias estão os iugures, cazaques, mongóis, tibetanos e coreanos.

Os 10% mais ricos do país têm 45% da riqueza do país, enquanto os 10% mais pobres possuem apenas 1,4%.

O governo gastou US$ 9 milhões para ensinar chinês para as minorias, como essas meninas uigures (língua de origem turca).

Segundo levantamento do Banco Mundial, a China tem 16 das 20 cidades mais poluídas do mundo incluindo Pequim.

Com armas nucleares e o segundo maior orçamento militar do mundo, a China atrai a desconfiança dos vizinhos.

Os chineses inventaram o papel, a porcelana, a seda, a guarda-chuva, a bússola, o arado, a pólvora e o carrinho de mão.

2008 é o ano do rato (os outros signos são porco, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cão, cavalo, carneiro, macaco e galo). NOVAS AMIZADES | 05



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.