Fred Magazine Novembro

Page 17

nantes da região, que tem uma variação de temperatura muito grande, ao longo das estações do ano ou até de um dia para o outro, sendo que as edificações devem manter um índice de capacidade térmica, ou seja, guardar o calor dentro da edificação por mais tempo, função esta que se dá pela densidade dos materiais utilizados na sua envoltória. De acordo com a arquiteta Joana Lamb, do Studio 187, outro fator indispensável é a escolha dos materiais. A cobertura é a porção das casas que recebe a maior quantidade de radiação do sol. Essa superfície está sujeita à radiação luminosa durante quase todo o dia, a dica então, é que as telhas cerâmicas têm um desempenho melhor do que as de alumínio simples ou as de fibrocimento. Se a opção for por uma telha metálica, procure utilizar as do tipo sanduíche, compostas de duas camadas de alumínio ou aço entremeadas por isolante térmico. A princípio, quanto maior a massa dos materiais, mais isolantes eles são. Logo, uma parede mais

espessa fará com que o calor leve mais tempo para atingir o interior de sua casa. - Os clientes têm grande preocupação com a qualidade e o conforto, mas a preocupação financeira muitas vezes é ainda maior. Em alguns casos, os materiais tem que ser bem avaliados para viabilizarmos a edificação. Se criou um mito, que a edificação terá um custo muito maior se for utilizar dos materiais necessários para atender tais índices de conforto, porém com alternativas simples podemos chegar a resultados eficientes que podem gerar um custo bem menor no consumo de energia que é utilizado para aquecer ou resfriar a edificação, garantindo uma melhor qualidade de vida -, afirma o arquiteto Jacson Freitas, que também atua no Studio 187. Mas se você não teve estes cuidados na hora da sua construção, não se desespere, há soluções que podem ser implantadas depois da obra pronta, que ajudam e muito no conforto térmico dos ambientes.

Confira algumas dicas: - Para conter o sol que entra rasante dentro da casa, esquentando os cômodos, há elementos verticais que podem ser implantados em frente às janelas e são realmente eficientes. Nesse caso, os elementos quebra-sol ou brise soleil são bastante recomendados.

-Um jeito mais sustentável, é usar plantas, fontes e espelhos d’água. As plantas são capazes de resfriar o ar ao seu redor e as fontes e espelhos d’água são capazes de o umidificar.

- Nas coberturas, pode-se usar soluções isolantes como as mantas asfálticas, se sua casa possuir laje, procure também utilizar o isopor, por exemplo, entre a laje e o forro ou ainda elementos sobre a laje, como a cinasita (argila expandida). Outra opção é investir na impermeabilização e aderir ao telhado verde. FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

17


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.