Page 1

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

1


uma por todas por uma. A Assembleia Legislativa, como principal fórum gaúcho da democracia, assume o compromisso de representar, defender e dar visibilidade às gaúchas, garantindo seu direito à igualdade. O Parlamento trabalha para ampliar a presença feminina na política e na sociedade, através de suas frentes de trabalho, comissões e, agora, do novo espaço da Procuradoria Especial da Mulher. Acesse al.rs.gov.br, conheça e participe. A casa é sua.

www.al.rs.gov.br/tvassembleia Canal 16 - NET - Canal 61.2 - TV aberta digital

2

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 twitter.com/assembleiars www.fredmagazine.com.br

AL Midias.RS na Google Play Store

www.facebook.com/assembleiars

Assembleia RS

www.al.rs.gov.br/radioassembleia www.youtube.com/tvalrs


FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

3


editorial

Vem COMPRAR

Um mês para (re)pensar a saúde do homem O fato de o homem ser descuidado com sua própria saúde é uma triste e alarmante realidade. Você sabia, por exemplo, que a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens? Ou que a cada cinco pessoas que morrem entre 20 e 30 anos, quatro são homens? E que homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres?! O motivo é simples: homens se cuidam menos em todos os aspectos. Provavelmente, você lembrou do seu pai, tio ou avô e das resistências e pequenas desculpas para não procurar um médico ou adiar uma ida ao hospital quando apresenta algum sintoma. Frequentemente, os homens só se importam com a saúde quando o sintoma se torna insuportável ou a doença já se encontra em estágio avançado. Embalados pelo Novembro Azul, mas não somente nesta data, temos de falar sobre o câncer de próstata, uma doença que afeta 1 em cada 6 homens, em que 9 em cada 10 casos tem grandes chances

JEITO

de cura quando diagnosticado no início. A maioria desses homens são pegos de surpresa (visto que a doença não apresenta sintomas) no ápice de sua produtividade no trabalho e na vida pessoal. Então, o que nós temos de fomentar em nossas casas, empresas e demais ambientes de socialização é a importância de se realizar exames preventivos para que essa vida produtiva seja prolongada e que o número de óbitos por conta do câncer de próstata (e de tantas outras doenças) não seja tão alarmante como os que estão sendo registrados. É preciso que homens parem de dar desculpas, parem de deixar para depois o que precisa de cuidados agora e também que as famílias e a sociedade como um todo estimulem os homens a cuidarem da sua saúde em todas as fases da vida.

Mário Lima Editor

ATENDIMENTO SEG A SEXTA ATÉ AS 20H SÁBADO ATÉ AS 20H SEM FECHAR AO MEIO-DIA

4

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

Acesse e fique por dentro! www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA Ano V, Edição 32 – outubro de 2017 Endereço: Rua do Comércio, n° 303, sala 302, centro Frederico Westphalen Telefone: (55) 3744-1680 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Diretora: Luara Krasnievicz Dominski Edição e Produção: Mário Lima Planejamento Gráfico: Renata Benites

Fotos: Conceito A Studio Depto. Comercial: Marilisa Baggio Estagiária: Thaís Jacomelli Periodicidade: A cada 50 dias Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal e Tenente Portela. Jornalista Responsável: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA


Ambientes com

estilo e personalidade

A sala de jantar projetada pela arquiteta Gracielle R. F. Rech tem estilo contemporâneo e uma proposta de reconexão com a natureza. “O retorno do Slow Living (viver com calma) deixa claro que a ordem da vez é decorar o lar com espírito de conforto, personalidade e leveza, juntamente com o uso dos trançados vegetais e naturais, que pode ser atribuído à reaproximação com a natureza e qualidade de vida”, explica Gracielle. O ambiente utilizou móveis e artigos de decoração da Imperatriz Móveis e Decoração, Freeway Elétrico e Hidráulico e também dos parceiros Elíria Cortinas, Bazar Cerutti e Jardim de Cheiros, a fim de dar visibilidade a um espaço “mais agradável, com uma sala de jantar com toque rústico e natural nos ambientes contemporâneos”, ressalta.

Criado pelos arquitetos Diego Bertoletti da Rocha e Joao Luiz Candaten Peroza, o ambiente é voltado para o público infantil e se apresenta inteiramente focado no conceito “Cabana Urbana”. A vitrine foi projetada para dar a ideia de uma aventura, visto que usa uma cabana e outros elementos foram pensados para focar o crescimento, diversão e descobertas da criançada com relação ao mundo em torno dela. No espaço o público tem acesso a uma decoração em estilo contemporâneo, com móveis escolhidos na Imperatriz, além de outros objetos cedidos pelos parceiros Casa A Arte, Girassol Presentes e Sirlei Tecidos.

Imperatriz Móveis e Decoração 55 55 3744-4890 www.imperatrizdosmoveis.com.br Rua José Canellas, n°111, Centro - Frederico Westphalen – RS FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

5


6

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


Um dia de brincadeiras, prêmios e consciência ambiental Ação desenvolvida pelo Super Bertoletti em comemoração ao Dia das Crianças entregou um skate, quatro bicicletas e um quadriciclo O Supermercado Bertoletti entende que as crianças são o nosso futuro e que desde cedo elas devem aprender a preservar o planeta, por isso, incentivamos em nossas ações o respeito ao meio ambiente, ao próximo e à formação de cidadãos social e ambientalmente responsáveis. Durante a terceira edição do Super Kids, que aconteceu no dia 14 de outubro, pais e filhos puderam retirar mudas de árvores nativas, por meio da ação que aconteceu em parceria com o PET de Engenharia Florestal da UFSM/FW (participação dos alunos Brenda da Silva, Geovane Sestari, Maitê Luana Weber, Renato Souza Santos e Samantha Lamperti de Oliveira) e, assim, contribuírem com um mundo mais verde. Os pequenos tiveram um dia especial nas dependências do supermercado e desfrutaram de momentos lúdicos de recreação e brincadeiras com alunas do Curso de Pedagogia do Polo de Frederico Westphalen da Unopar, além de concorrer a prêmios especiais.

Àqueles que retiraram mudas de árvores durante a ação, foi sorteada uma super bicicleta; aos que retiraram na edição de 2016 e registraram em uma foto o crescimento de sua árvore, foi sorteada mais uma bike; já aos clientes que compraram no supermercado no período de 1° a 14 de outubro foram sorteadas mais duas bicicletas e um skate; e para os participantes do segundo sorteio da Campanha Parceria Premiada, foi sorteado um quadriciclo. Estas atividades fazem parte do calendário de ações do Super Bertoletti e envolvem, antes de tudo, a participação de seus clientes, parceiros e amigos, que há 43 anos escolhem o mercado para fazer parte de seu dia-a-dia.

Agradecimento especial:

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

7


SOCIAL

1

Créditos: Mário Lima

2

Créditos: Mário Lima

Créditos: Divulgação

3

1. Criadora do Método 5S em FW

No dia 04 de outubro, fisioterapeuta dermato-funcional Josinéia Coradini, proprietária da Clínica Essencially, especializada em saúde, beleza, estética e bem-estar, promoveu um coquetel para pacientes e ex-pacientes com uma programação especial que contou com a presença da fisioterapeuta dermato-funcional Dra. Edivana Poltronieri, criadora do revolucionário Método 5S. Ela falou de sua vida pessoa e profissional e como o método tem modificado milhares de vidas.

2. Novidades Unna Maison

O lançamento da coleção Primavera/Verão 2018 da Unna Magasin, que aconteceu no dia 27 de setembro apresentou as muitas novidades das marcas Canal e Animale e contou com o 1º Bate Papo do Estilo, com as convidadas Vitória Frizon (It Girl) e Leidy Cardoso (Personal Stylist e Influencer), além da Angela Cristina Pessotto, que é consultora e coach de imagem e estilo.

3. Nova unidade AgroBella

8

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

Com mais de 500 pessoas prestigiando o evento, aconteceu no sábado, 7 de outubro, a inauguração da Unidade Fabril da AgroBella, desta vez, contemplando a cidade de Pelotas-RS. Com um alto investimento de infraestrutura, a nova unidade, vai gerar 50 empregos diretos e atender a demanda da região de Pelotas.sociedade civil organizada e, claro, o esperado Papai Noel.


SOCIAL 4. Skinabon Sorvetes

Foi inaugurada no dia 06 de outubro, a sorveteria da marca Skinabon Sorvetes em Frederico Westphalen. A solenidade, que aconteceu às 16h, reuniu proprietários, funcionários, convidados, clientes e imprensa em geral para este momento especial. Com ambiente aconchegante e acolhedor, o cardápio conta com buffet, pratos especiais, taças e outros pratos para todos os gostos.

4

Créditos: Vanessa Harlos

5. Outubro Rosa

O dia de autoestima que aconteceu na sexta-feira, 13 de outubro, nas dependências da loja Todeschini, em Frederico Westphalen, foi uma ação da Liga referente ao Outubro Rosa, tendo como participantes as assistidas, voluntárias e embaixatrizes da Liga Feminina de Combate ao Câncer. O evento contou com palestra ministrada pela enfermeira Franciele Paludo.

Créditos: Rafael Franceschet/Folha do Noroeste

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

9


SOCIAL 6. Expofred 2018 vem aí!

O lançamento oficial da 20ª Edição da Expofred aconteceu no dia 09 de outubro, com apresentação de sua Comissão Central, que conta com os seguintes nomes: presidente, Paulo Dalmolin; 1ª vice-presidente, Simônia Gonçalves de Oliveira; 2º vice-presidente, Jamil José Mezalira; 1º tesoureiro, Adilson Zeni Junior; 2º tesoureiro, Juliano Locatelli e secretária executiva, Liziani Brondani.

6

Créditos: Ascom Prefeitura de Frederico Westphalen

7. Nova opção nas noites frederiquenses

O Restaurante Stalus iniciou no mês de outubro seu atendimento noturno com muitas novidades. No dia 11, os proprietários Jocemar Mazzonetto e Marciana Schneider Mazzonetto receberam amigos e clientes que foram apreciar o rodízio de panquecas e cardápio especial de filés e buffet de saladas, que são as atrações especiais das noites de quarta a sábado no restaurante.

7

8. Muitas opções de presentes na nova Aromas

Durante o dia 10 de outubro, foi inaugurado o container da Aromas, loja especializada em artigos de aromatização, variedades e decoração que agora se apresenta em um novo formato. De acordo com as proprietárias, Ana Barcarol e Cassiana Oliveira, o grande diferencial do espaço está nas opções criativas de presentes que a loja oferece. A Aromas fica localizada à Rua Maurício Cardoso, n° 494, Centro – ao lado da Barril Tintas.

10

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

8

Créditos: Mário Lima


SOCIAL

AL presta homenagem aos 50 anos da Associação de Cegos do RS

Caco Argemi - ALRS

Por Marcelo Antunes - ALRS As atividades desenvolvidas pela Associação de Cegos do RS (Acergs) em meio século de existência foram homenageadas na manhã do dia 25 de outubro, em solenidade realizada no Salão Júlio de Castilhos do Parlamento gaúcho. Na presença de associados, familiares e membros da atual direção, o chefe do Legislativo estadual, deputado Edegar Pretto (PT), entregou uma placa comemorativa ao presidente da Associação, Gilberto Kemer, e destacou a importância da entidade como defensora dos direitos das pessoas com deficiência visual. "A acessibilidade também tem de estar nas ruas. Os administradores municipais, certamente por não conviverem no seu dia a dia com pessoas cegas ou por não terem a oportunidade de conversar e ouvir sobre o cotidiano destas, não se dão conta de que um simples buraco na rua ou na calçada não é somente uma questão estética ou um perigo para os veículos, mas uma grande dificuldade para quem não enxerga", frisou Pretto, lembrando que o Parlamento conta, desde 2011, com piso tátil e botões em braile nos elevadores, iniciativa implantada pelo então presidente da Assembleia, Adão Villaverde (PT). Na Semana da Pessoa com Deficiência, em agosto, a ALRS desenvolveu, em parceria com a entidade, diversos trabalhos que visaram dar mais autonomia aos deficientes e maior entendimento da

questão aos servidores da Casa, como o treinamento a 15 funcionários e trabalhadores terceirizados da recepção. Na época, também foi proporcionado a 25 pessoas cegas a primeira visita guiada com audiodescrição. "Nós também podemos educar os nossos pequenos para que eles sejam pessoas melhores do que nós, sem preconceito, mais tolerantes e com a consciência de que devemos apoiar aqueles que mais necessitam. E a Assembleia está à disposição para avançar nesse sentido. Certamente não faremos tudo, mas será uma honra poder colaborar, pois não acho justo que a uma entidade como a Acergs, nesse momento de dificuldade, não seja estabelecido pelos governos as prioridades necessárias para a continuidade de seu trabalho de acolhimento, apoio, formação e que busca a autonomia e independência dos deficientes visuais", destacou Edegar, se referindo aos convênios da entidade com os governos do Estado e do município de Porto Alegre que estão sofrendo cortes. O próprio presidente fez questão de destacar que aprendeu muito a partir da convivência com sua sogra, Elvidia Tyska, presente ao ato e que também é cega. "O cego só não enxerga com os olhos, mas a partir de muitas outras formas, pelo tato, pela audição, pelo sentimento. E essa convivência é que me fez enxergar a luta das pessoas com deficiência visual no seu dia a dia, no seu cotidiano", destacou. FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

11


Gente

(Especial Casamentos) Henrique e Luiza

Olhar de Dois

Maurício e Camila Camila Simon Padilha e Maurício Vinderfeltes Padilha reuniram familiares e amigos no município de Seberi para comemorar seu enlace matrimonial no dia 14 de outubro. “Maurício e eu nos sentimos muito felizes ao receber a bênção de Deus sobre nossa união, com a presença de nossas famílias e amigos, que fizeram deste momento ainda mais especial”, comenta Camila. O agradecimento especial dos dois é para madrinhas e padrinhos, principalmente a Juliana, irmã da noiva e à cunhada Karine, que organizaram a linda celebração, que contou com os cantores Karine Braga Pereira, Ivan Chaves e Julia Francini Simon, equipe do Salão Hair Shop Cabeleireiros, fotografias por Jô Produções e o cardápio especial do Restaurante Sabor de Casa.

Este foi o casamento do ano! Henrique e Luiza casaram no dia 7 de outubro, reunindo familiares e amigos na cerimônia que aconteceu na Catedral de Santo Antonio e contou com uma megafesta no Clube Harmonia. "Nosso casamento foi pensado detalhe a detalhe para que, além de marcar um momento inesquecível em nossas vidas, também fosse especial aos amigos e familiares presentes. Foi, de fato, o momento mais especial das nossas vidas, recebemos muito carinho e pudemos mostrar a todos o amor que nos envolve", - afirmou Luiza.

Jô Produções

Volnei e Fernanda Aconteceu no sábado, 7 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no município de Planalto, o casamento de Volnei Dracheski e Fernanda Sottili. A linda cerimônia reuniu familiares e amigos para celebrar a união dos dois. A cerimônia contou com muitas surpresas, entre elas, a entrada dos noivos em carros específicos de trilhas, conhecidos como gaiolas. Arte Foto Tibolla

Renan e Luh O casamento de Renan Buriol e Lucinéia Froner aconteceu no sábado, 14 de outubro e a comemoração rolou no Salão de Eventos Faça a Festa. Os noivos decidiram por uma festa mini wedding, com até 100 convidados, o que demandou muita desenvoltura para elaborar uma lista tão pequena de convidados, mas no final deu tudo certo. “Me senti uma rainha, meu noivo estava radiante e nossa noite foi mágica”, comenta a Luh. 12

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

Cati Photostudio


Arquitetura aliada à criatividade, funcionalidade estilo e beleza

Rua Aparício Borges, Nº 187, Centro - Frederico Westphalen/RS Tel: 55 3744-1870 www.studio187.com.br Studio 187 A Casa da Arquitetura e Desgin FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

13


Um refúgio urbano com espaços integrados A Todeschini Frederico Westphalen oferece aos clientes produtos de altíssima qualidade, que aliam design, conforto e acabamento exclusivo para transformar ambientes como o do jovem casal Jean e Fabíola. A cozinha integrada ao espaço de lazer exalta a estética moderna no conceito de espaço aberto. Inspire-se!

FREDERICO WESTPHALEN

Jean Pierre Alonso e Fabíola Valentini Escolhemos a marca por sua solidez e reconhecimento no segmento. Eles nos auxiliaram pacientemente em todos os quesitos para a realização e execução do projeto, sanando todas as dúvidas e nos dando segurança de que havíamos feito a escolha certa. A empresa oferece uma cartela de cores e texturas variadas, o que nos proporciona a criação de vários ambientes diferentes até chegar ao que mais nos identificamos. O design diferenciando e o acabamento moderno deixaram nossos ambientes completamente únicos. Os projetos ficaram além do que imaginávamos, aliaram aconchego e qualidade, beleza e exclusividade. Ficamos muito felizes!

Frederico Westphalen (55) 3744-4301 Rua Maurício Cardoso, n° 421 - Centro 14

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


COACHING

Joice M. Alessi

Business & Executive Coach

LIDERANÇA: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso Daniel Goleman,  o papa  da Inteligência  Emocional, há mais de duas décadas explora a vanguarda das Ciências Humanas em busca de ideias inovadoras na área de desenvolvimento pessoal e profissional. Adentrou no campo da Administração ao lançar um de seus livros que tem o capítulo  “Administrar com o Coração”, que, em síntese, defendia o argumento simples de que os líderes precisam ter inteligência emocional elevada para obter melhores resultados para si e para a empresa. Naquela época, isso era uma ideia bastante radical. Entretanto, para sua  surpresa, o capítulo atraiu grande atenção, particularmente, de pessoas da área de administração. Passou algum tempo, ele resolveu aprofundar o tema e, após uma pesquisa, escreveu o novo livro “Trabalhando com a Inteligência Emocional, no qual, segundo ele, “convenci-me ainda mais.” Nela, ele realizou uma análise  de quase duzentos modelos de uma grande variedade de organizações, e descobriu que a grande maioria das competências que distinguiam os melhores líderes se baseava  na IE  e não  no QI. Por meio  do livro, esse estudioso comportamental conduz o leitor  a

fazer uma autoanálise  sobre si e sua postura, além de  conduzir a  uma reflexão sobre a importância de o indivíduo buscar o autodesenvolvimento. No discorrer do texto, vai desenhando um mapa das lacunas e, em paralelo, desmembra os componentes da IE em quatro habilidades:

Autoconsciência, Autogestão, Empatia e Habilidade Social Para quem está empenhado em promover práticas gerenciais, performance e inovação de excelência, as capacidades pessoais que promovem um desempenho excepcional da liderança em grandes organizações são agrupadas nas três categorias: habilidades técnicas, habilidades cognitivas e habilidades relacionais. Quanto mais alto o cargo de um profissional excelente, mais as capacidades da inteligência emocional aparecem como a razão de sua eficácia. Portanto, sem Inteligência Emocional não há reconhecimento pela liderança.

CONSIDERAÇÕES: Se todos acreditam na melhoria

contínua, então cada um deve estar disposto a mudar, não é mesmo? 1. Você realmente tem se empenhado num processo de melhoria contínua para se tornar um líder mais eficiente? (empatia) 2. Você é capaz de receber feedback de um consultor ou até mesmo de seus subordinados afim de identificar as características e mapear os pontos de melhoria de você como líder agora e o que precisa fazer para se tornar um líder melhor? (autoconsciência) 3. Você está disposto a assumir os riscos para eliminar a distância entre o que você é e o que precisa mudar para se tornar um líder mais eficiente? Se a sua resposta é um sim decidido, então, já é tempo de você definir a melhor forma para mudar o rumo de sua vida.

Quanto mais alto o cargo de um profissional excelente, mais as capacidades da inteligência emocional aparecem como a razão de sua eficácia

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

15


casa criativa

#vemverão

Soluções de conforto térmico para residências

Por Thaís Jacomelli A cada ano que se passa, temos a sensação de vivenciar um verão mais intenso e isso não é apenas uma impressão nossa. Segundo o Laboratório de Pesquisas do Sistema Terrestre (ESRL) National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), o ano de 2016 foi o mais quente já registrado. Desde o início da série de medição regular da temperatura do planeta, que começou em 1880, foi a primeira vez que a temperatura atingiu 0,94° Celsius acima da média do século XX e, ao mesmo tempo, o aquecimento global aumentou por seis anos seguidos. Além de todos os problemas ambientais causados pelo aquecimento global, o calor excessivo também afeta o bolso da população, que acaba buscando soluções como o uso de ventiladores e ar condicionados para resistir à alta temperatura, aumentando consideravelmente seu gasto energético. Porém, um projeto bem pensado, pode amenizar muito esses efeitos do clima. São pequenas ações na construção que proporcionam grandes resultados. 16

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

A localização da construção no terreno é um dos fatores mais importantes e que não alteram o valor da obra, a maioria do território brasileiro está localizado no hemisfério sul e por conta disso a fachada sul é menos ensolarada que as demais, e no inverno ela tende a ficar mais úmida e fria, algumas aberturas nessa fachada podem garantir a entrada de luz natural sem a incidência direta do sol e sem aquecer demais os ambientes. Outra estratégia é evitar aberturas e uso de vidros em fachadas oestes, onde a incidência de sol é maior na parte da tarde, aumentando a temperatura dos ambientes. O vidro pode ser um grande vilão, seu uso inadequado pode transformar sua residência numa verdadeira estufa. Para ajudar, hoje em dia

já existem formatos duplos e laminados.

A fachada leste recebe o sol da manhã, por isso é ideal para aberturas dos quartos, por exemplo, arejando e higienizando o ambiente, sem deixa-lo abafado para a noite, já que fica sombreado no turno da tarde. Já a fachada norte, recebe sol durante todo o dia, com intensidade maior no inverno do que no verão. Não é um sol rasante e um pequeno beiral já é suficiente para barrá-lo. Uma boa ventilação é aliada para reduzir a sensação de calor nos cômodos e posicionar aberturas em paredes opostas dentro da casa proporciona o que chamamos de ventilação cruzada (o popular vento encanado), além de que se deve considerar os ventos predomi-


nantes da região, que tem uma variação de temperatura muito grande, ao longo das estações do ano ou até de um dia para o outro, sendo que as edificações devem manter um índice de capacidade térmica, ou seja, guardar o calor dentro da edificação por mais tempo, função esta que se dá pela densidade dos materiais utilizados na sua envoltória. De acordo com a arquiteta Joana Lamb, do Studio 187, outro fator indispensável é a escolha dos materiais. A cobertura é a porção das casas que recebe a maior quantidade de radiação do sol. Essa superfície está sujeita à radiação luminosa durante quase todo o dia, a dica então, é que as telhas cerâmicas têm um desempenho melhor do que as de alumínio simples ou as de fibrocimento. Se a opção for por uma telha metálica, procure utilizar as do tipo sanduíche, compostas de duas camadas de alumínio ou aço entremeadas por isolante térmico. A princípio, quanto maior a massa dos materiais, mais isolantes eles são. Logo, uma parede mais

espessa fará com que o calor leve mais tempo para atingir o interior de sua casa. - Os clientes têm grande preocupação com a qualidade e o conforto, mas a preocupação financeira muitas vezes é ainda maior. Em alguns casos, os materiais tem que ser bem avaliados para viabilizarmos a edificação. Se criou um mito, que a edificação terá um custo muito maior se for utilizar dos materiais necessários para atender tais índices de conforto, porém com alternativas simples podemos chegar a resultados eficientes que podem gerar um custo bem menor no consumo de energia que é utilizado para aquecer ou resfriar a edificação, garantindo uma melhor qualidade de vida -, afirma o arquiteto Jacson Freitas, que também atua no Studio 187. Mas se você não teve estes cuidados na hora da sua construção, não se desespere, há soluções que podem ser implantadas depois da obra pronta, que ajudam e muito no conforto térmico dos ambientes.

Confira algumas dicas: - Para conter o sol que entra rasante dentro da casa, esquentando os cômodos, há elementos verticais que podem ser implantados em frente às janelas e são realmente eficientes. Nesse caso, os elementos quebra-sol ou brise soleil são bastante recomendados.

-Um jeito mais sustentável, é usar plantas, fontes e espelhos d’água. As plantas são capazes de resfriar o ar ao seu redor e as fontes e espelhos d’água são capazes de o umidificar.

- Nas coberturas, pode-se usar soluções isolantes como as mantas asfálticas, se sua casa possuir laje, procure também utilizar o isopor, por exemplo, entre a laje e o forro ou ainda elementos sobre a laje, como a cinasita (argila expandida). Outra opção é investir na impermeabilização e aderir ao telhado verde. FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

17


18

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


Coffee Break

Por Wagner Hertzog Escritor, redator, tradutor e colunista de periódicos de Caxias do Sul.

Os mistérios de Io Io é um satélite do planeta Júpiter, que, juntamente com Calisto, Europa e Ganimedes, integra o seleto grupo de luas galileanas. Descoberto em 1610, é comprovadamente o corpo vulcânico mais ativo do Sistema Solar, possuindo quatro centenas de vulcões que encontram-se, em sua maioria, em plena atividade. Com uma atmosfera turbulenta e radiante, repleta de enxofre, erupções vulcânicas constantes e colossais oceanos de magma em sua superfície, Io é a perfeita representação do caos geológico em um sistema planetário. Com uma temperatura aproximada de -183º, se pudéssemos inserir um ser humano em ambiente tão hostil, ele morreria congelado em função das baixas temperaturas. Paradoxalmente, morreria calcinado se ousasse se aproximar demais de qualquer um dos seus elementos vulcânicos. As erupções vulcânicas de Io são tão incomensuráveis quanto monumentais e gigantescas, podendo atingir quatrocentos quilômetros de altitude. Pelo fato de Io ser um satélite natural minúsculo, sua insignificante força gravitacional é incapaz de fazer frente à majestosa agressividade eruptiva dos vulcões que abundam em sua superfície. Em 1979, os módulos espaciais da Voyager permitiram pela primeira vez uma exploração mais meticulosa de sua superfície, revelando um mundo surpreendentemente diferente

do que especulava-se até então. Nas décadas subsequentes, aprofundaram-se de forma significativa as pesquisas concernentes à sua estrutura e composição. A uma distância de 350.000 quilômetros, Io, das luas galileanas, é a que mais aproxima-se de Júpiter. Assim como a lua terrestre, Io possui uma rotação sincronizada, o que significa que sua matemática precisão orbital faz o mesmo hemisfério estar sempre voltado em direção a Júpiter. Com uma topografia irregular e acidentada, apresenta também um vasto número de montanhas em sua superfície. Apesar de sua descoberta ter ocorrido relativamente cedo, no alvorecer da história da astronomia, apenas nas últimas décadas Io começou a ser devidamente apreciado, contemplado e decifrado. Com um sistema vulcânico complexo, responsável por parte considerável das características de sua superfície, Io é um objeto sideral singular do Sistema Solar, que definitivamente merece toda a dedicação de estudos astronômicos detalhados, além de pesquisas minuciosas a respeito de sua geologia. Felizmente, os relevantes avanços conquistados em anos recentes revelam promissoras possibilidades em praticamente todas as áreas da astronomia, com revelações que, em um futuro próximo, se mostrarão cada vez mais peculiares e fascinantes.

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

19


20

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


Soluções para o desenvolvimento de pessoas e empreendimentos

Da esquerda para a direita: Vanessa Besold, psicóloga, Elaine Fagundes, secretária e Andressa Perotti, psicóloga e executive coach

Fundada em 2015, a Resulta Mais Consultoria Empresarial se destaca no cenário regional como uma referência em soluções estratégicas na gestão de pessoas e geração de resultados

Sua empresa realmente está preparada para encarar o mercado e suas oscilações? A pergunta pode parecer simples – e a resposta pode ser um monossilábico e apressado “sim”, mas se analisarmos as diferentes nuances que este questionamento aponta, assim como outros aspectos de uma empresa, você, gestor, pode se dar conta de uma nova realidade e da necessidade de soluções que gerem mais resultados. Foi pensando em proporcionar impactos positivos nos empreendimentos da região que a psicóloga e executive coach Andressa Perotti fundou, em 2015, a Resulta Mais Consultoria Empresarial, uma iniciativa que com visão, experiência e amplo conhecimento do comportamento humano, se compromete a aplicar a melhor metodologia de acordo com a realidade de cada negócio. - Em cada projeto ou empresa que iniciamos um trabalho, nos dedicamos muito e queremos sempre poder gerar resultados, fazer com que as pessoas se desenvolvam, que

elas possam descobrir o melhor que possuem dentro delas. Tenho consciência da responsabilidade que tenho quando uma empresa deposita em mim a confiança de desenvolver sua equipe ou seu profissional. Busco sempre me colocar no lugar daquele empresário e penso sempre como posso fazer mais e melhor para aquela empresa -, afirma Andressa. Muito além de ser a realização de um sonho pessoal de sua idealizadora, a Resulta Mais é uma ferramenta estratégica para que pessoas, equipes e empresas alcancem seus objetivos, tendo como diferenciais o compromisso forte com o resultado para o cliente, os trabalhos desenvolvidos de acordo com as estratégias de cada empresa, ferramentas essenciais para controlar o andamento ou melhoria de um empreendimento. Junto a Andressa atua a psicóloga Vanessa Besold, formada pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões/ URI - Campus de Frederico Westphalen, que também possui formação em analise comportamental e trabalha com foco em seleção, analise de perfil, descrições de cargo, avaliação de clima organizacional, o que torna a quantidade de serviços oferecidos ainda maior e faz com eu a empresa já seja uma referência em seu seguimento na região. FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

21


Foco em resultados sólidos Já no primeiro ano, a empresa conquistou resultados importantes com relação ao trabalho com foco no desenvolvimento humano, mas Andressa buscou novas técnicas e conhecimentos para oferecer um trabalho diferenciado. Hoje, a empresa oferece um leque de serviços que perpassa o recrutamento, seleção, análise de perfil comportamental, pesquisa de clima organizacional, organograma, descrição de cargo e funções e o grande diferencial da Resulta Mais: Coaching de Vendas, um programa que tem por objetivo desenvolver individualmente ou em grupo competências de vendas. Durante o processo se faz uma análise de perfil comportamental, analisasse as maiores dificuldades que a pessoa tem em relação a venda e se capacita de forma teórica e pratica.

A empresa conta com espaços para atendimento, reuniões e treinamentos de equipes

- Neste treinamento a pessoa aprende técnicas especificas da neurovenda, ela consegue eliminar crenças limitantes e também descobre como ela pode potencializar seu perfil comportamental na venda, ou seja, usando seu próprio estilo de venda e aprendendo todo o ciclo, da prospecção ao pós-venda -, comenta Andressa. Entendendo o coaching como uma ferramenta essencial para o crescimento, a Resulta Mais oferece hoje o coaching de carreira, coaching executivo e empresarial, coaching de performance, business coaching, treinamento e desenvolvimento de equipe, desenvolvimento de liderança, treinamento e desenvolvimento de equipes de vendas e o treinamento para aperfeiçoamento no atendimento. 22

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


Alma empreendedora: história, trajetória e experiências Além da graduação em Psicologia e formação em Coaching de Negócios, Andressa Perotti possui larga experiência na área de gestão de pessoas e equipes de alta performance Com mais de 10 anos de experiência na área e uma trajetória de dedicação e visão estratégica, ela colhe hoje os frutos da carreira iniciada APAE de Rodeio Bonito, quando ocupou na instituição o cargo de psicóloga. Neste mesmo período, Andressa iniciou os atendimentos clínicos e também começou a prestar consultoria a duas empresas da área agrícola, a Cerealista RICE e Planta Sul Insumos Agrícolas. Nesta última, onde foi diretora de Gestão de Pessoas, implantou a Academia de Treinamento, que contava com um grupo de 35 colaboradores só na área de vendas. Juntamente com outros profissionais da área de gestão ela criou a Academia Trainner Planta Sul - Esta foi uma grande conquista minha e da empresa, pois percebíamos que a cada treinamento estávamos conseguindo desenvolver competências de vendas, de atendimento ao cliente e potencializando resultados. Ali eu vi a força do desenvolvimento ser transformado em resultados e crescimento geral da empresa -, relembra Andressa. Em 2015, quando a Resulta Mais nasceu, a profissional buscou mais aperfeiçoamento por meio do coaching executivo, e além da graduação em psicologia no ano de 2007, pela URI/FW, ela possui, entre outras formações, os cursos de MBE em Gestão de Pessoas, Análise Comportamental, Life Coaching, Coaching Executivo e de Negócios, Neuro Coaching, Coaching de Times (Team Coaching) e Formação de Gestão Estratégica. É na família que Andressa Ana Potrich Perotti, natural de Rodeio Bonito, casada com o empresário Alexandre Perotti e mãe dos pequenos Vitor e Lívia, encontra a força para alcançar seus objetivos e os valores sólidos que leva consigo também na vida profissional. - Por oito anos ajudei meu esposo, Alexandre, a realizar o sonho dele de ter seu próprio negócio e a partir de 2015 ele foi meu grande incentivador e apoiador para que eu fosse em busca de meus sonhos. Na Resulta Mais, ele sempre me motiva integralmente a buscar mais e comemoramos juntos cada conquista. Meus pais sempre acreditaram e me apoiaram a realizar meus sonhos e objetivos -, revela.

Resulta Mais Consultoria de Negócios

Andressa Perotti, psicóloga e executive coach, fundadora da Resulta Mais

Travessa Roberto Schimidt, n° 46 – Centro Clínico São Lucas, Seberi/RS | (55) 99614-4259 andressaresultamais@hotmail.com

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

23


LifeStyle com

Leidy Cardoso Buenos Aires Um pedacinho da Europa na América do Sul

Foi um prazer receber o convite da Fred Magazine para estar participando das edições com uma coluna sobre assuntos que eu amo e vou adorar compartilhar informações com todos vocês. Desde já peço que me enviem ideias e opiniões do que gostariam de ver por aqui, vou adorar poder atender os pedidos de vocês. Inicio falando um pouco sobre uma viagem que realizei neste mês de Outubro e fiquei encantada, a capital e maior cidade da Argentina, Buenos Aires, com quase 3 milhões de habitantes traz consigo um ar europeu para os seus dias.

24

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

Os Bairros de BsAs carregam um charme inigualável e lembram muito a Europa. Confesso que Recoleta e Palermo foram os meus preferidos.

O Voo do Salgado Filho em POA ao AEP (aeroparque) em Buenos Aires, tem seu tempo estimado em 1h 40 min e faz com que a viagem fique melhor e menos cansativa. Optamos por conhecer e visitar alguns pontos turísticos específicos e fazer o que mais amamos, que é degustar a culinária local, e para isso, selecionamos restaurantes, bares e padarias que fossem do nosso gosto e acertamos em absolutamente todos. Se você está em dieta, é melhor dar uma pausa para visitar a capital da Argentina. Encontramos cafés a cada esquina e todos com um ambiente aconchegante de muito bom gosto. Não deixem de experimentar as empanadas e medialunas locais, é de não querer parar de comer kkk O Hard Rock Café Buenos Aires, também é uma ótima opção para quem gosta de ambientes temáticos e que trazem consigo muita história e um ótimo cardápio.

A Parrilla é para eles o nosso churrasco gaúcho, e eu super indico porque é uma delícia. Conhecemos o Cabaña de Las Lilas que fica no Puerto Madero, possui um ambiente agradável e um cardápio de dar água na boca, este ficou realmente entre um dos melhor de BsAs. E para o restaurante com nota de excelência ao nosso gosto, ficou o La Cabrera, localizado no Palermo, com um ambiente temático e um atendimento sem igual, é de se apaixonar desde a sua entrada ofertada. Possui deliciosas carnes nobres e de diferentes cortes mas não deixe de guardar um lugarzinho para a sobremesa, o sorvete caseiro de doce de leite, é magnífico.


Em um dos dias, fomos a La Plata para assistir ao show do U2, da turnê comemorativa de 30 anos do álbum “The Joshua Tree” e foi simplesmente fantástico. Estar em Buenos Aires e ver a banda the best do rock se apresentar é não querer mais nada, e ainda assim, tivemos o prazer em receber uma faixa bônus ao final do show e de abertura o Noel Gallagher (guitarrista, vocalista e principal compositor do Oasis).

Então essas foram algumas das dicas de Buenos Aires que selecionei para passar a vocês nesta primeira edição do LifeStyle com Leidy Cardoso. Quem quiser me acompanhar pelo Instagram @leidy_cardoso tem várias dicas de diversos outros lugares e sempre estou colocando novidades pra quem me segue. Espero que tenham gostado e aguardo um feedback e dicas de vocês. Um beijo, Lê.

Perfil

Empresária gaúcha de 24 anos, formada em Administração em 2014 pela URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Em Nova Iorque, cursei entre 2015/2016 inglês pela Kaplan Internacional English – New York Empire State. Personal Stylist pela ESPM Sul e tenho as mídias digitais como trabalho há quase um ano. Sou taurina, amante de uma boa culinária e apaixonada por tudo que envolve moda, fotografia e viagem. Contatos por direct no Instagram @leidy_cardoso ou por e-mail lelimerilis@hotmail.com. FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

25


26

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

27


28

FREDMAGAZINE | Novembro, 2017 www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine Novembro  
Fred Magazine Novembro  
Advertisement