Page 1

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

1


2

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


Destaque Empresarial

Em novo endereço

Dr. Gecemir Angelo Menegat A partir de abril, o cirurgião dentista Gecemir Angelo Menegat – CRO 8550 está atendendo em novo endereço, um espaço amplo e aconchegante pensado para atender o público com conforto e qualidade. O novo espaço oferece atendimento em todas as especialidades odontológicas.

(55) 3744-2949 Rua Rui Barbosa, 679 Térreo – Em frente ao Cartório Frederico Westphalen RS

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

3


editorial

a Viv te n e m sa o i d gr an je! o h o Recentemente, participei de uma pequena palestra de meditação que abordou, dentre outros temas, a importância de tirar um tempo para colocar as ideias no lugar e buscar mais qualidade de vida em nossos dias tão atarefados, cheios de pressões e pesos por todos os lados. Algo que me chamou imensamente a atenção foi um questionamento feito pela profissional que conduzia a reunião. Em certo ponto, ela perguntou “quantos de nós não estamos vivendo o nosso hoje? Quantos de nós estamos preocupados com o que aconteceu no passado ou com o futuro?” A reflexão necessária aqui é que muitos de nós passamos boa parte da vida longe da “realidade”. É bem certo que em nosso ritmo acelerado de vida, estamos quase sempre “fora” do tempo presente, focando no que já aconteceu e, consequentemente, vivendo sob um manto de culpa, ou ansiosos e apreensivos com o que ainda virá.

Você já prestou atenção em quantos jantares, festas, reuniões, idas ao cinema, horas em sala de aula e turnos de trabalho em que nós, como zumbis, movemos nossos corpos cansados, aquiescemos com a cabeça, perguntamos, respondemos, fazemos, desfazemos... mas no final de tudo, não estamos vivendo uma experiência autêntica?

Acesse e fique por dentro! www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA – Ano V, Edição 29 – junho de 2017 Endereço: Rua do Comércio, n° 303, Sala 302 – Centro

Primeira consequência disso tudo: perdemos as oportunidades de sermos felizes. Segunda (e pior) consequência: mesmo não nos dando conta, o tempo passa e, quando “acordamos” para a vida, percebemos que poderia ter sido diferente.

Frederico Westphalen

Viva o hoje! Esteja disposto a uma verdadeira experiência com sua família, namorado, esposa, trabalho, estudos e principalmente consigo. Felizmente, para buscar saúde, amizades verdadeiras, amores intensos, energias positivas e boas vibrações nunca é tarde demais.

Luara Krasnievicz Dominski

Mário Lima Editor

Telefone: (55) 3744-1680 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Diretora: Edição e Produção: Mário Lima Planejamento Gráfico: Renata dos Santos Benites Jornalista Assistente: Thaís Soares Estagiárias: Iana Reis Tamara Laís da Cruz Martins Fotos: Conceito A Studio Departamento Comercial: Marilisa Baggio

Periodicidade: A cada 50 dias Jornalista Responsável: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal, Tenente Portela.

4

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

5


tecnologia

9 aplicativos para gerenciar suas finanças pessoais Cuidar do dinheiro não é tarefa fácil. Com a rotina de correria diária, vez por outra nos atrapalhamos ao gerir nossas economias e realizamos gastos a mais do que os permitidos pelo nosso orçamento. A Fred Magazine listou 9 apps que te ajudarão a acabar com a dor de cabeça e manter sempre uma boa saúde financeira.

Finance Com design minimalista, este app é um dos mais bem avaliados na App Store. Com ele é possível gerenciar, também, contas em outros países. Um diferencial do Finance é que ele permite que você fotografe e anexe notas, recibos, comprovantes e outros documentos no momento do lançamento.

Minhas Economias

Money Wise O Money Wise é um aplicativo que registra despesas e ganhos do dia-a-dia e os exibe em forma de relatório e gráficos. O app é ideal para controlar a vida financeira e possui categorias editáveis, gráficos em função do tempo ou do tipo de gasto, além da função orçamento, que limita despesas por categoria.

Money Care O Money Care garante que os donos de iPhones tenham bastante controle sobre cada uma de suas contas. O mais legal deste app está nos relatórios de faturas pagas e pendentes, pois permite que qualquer pessoa saiba rapidamente de tudo o que ainda está para ser gasto.

Finanças Pessoais O app pode ser configurado para enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas. Permite identificar receitas e despesas e, a partir daí, calcula o saldo mensal.

MSN Finance O aplicativo do MSN é uma importante ferramenta de informação. Ele oferece notícias do mundo financeiro, com atualizações dos principais índices do planeta, cotações cambiais, preços de commodities, mas oferece também as ferramentas de controle financeiro.

6

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

Com o aplicativo de controle financeiro do Minhas Economias você pode gerenciar o seu dinheiro de qualquer lugar, mesmo sem estar conectado. Você pode registrar todas as suas transações off-line e quando tiver acesso à internet, fazer a sincronização com a sua conta no site.

Guia Bolso Aqui o saldo de suas contas e transações bancárias está sempre atualizado. Guia Bolso organiza seus gastos automaticamente em categorias. É possível ainda traçar metas e acompanha-las.

Money Lover Após a instalação do aplicativo, você precisa criar um usuário interno para utilizá-lo, e a partir disto, o uso é simples e bem intuitivo. Money Lover é uma maneira simples de gerir as suas finanças pessoais e funciona como um calendário financeiro que alerta sobre dívidas e transações.

Organizze Além das funções básicas de controle de finanças, como os outros aplicativos, o Organizze também salva seus dados em nuvem, o que te permite acessá-los por outros dispositivos da Apple, e sincroniza com dados bancários.


Os sabores da alta

Uma noite para

alcance de todos

Na noite de 12 de junho, véspera de feriado, o Bistrô realizará o tradicional jantar de Dia dos Namorados, com cardápio especial, som ao vivo e sorteio de brindes. Reserve sua mesa!

gastronomia ao

O Bistrô Restaurante e Eventos é uma unanimidade no quesito culinária, com um cardápio abrangente que agrada a todos os paladares Fundado em 2003, pelos sócios Margarete Dornelles Perussatto e Jeferson Perussatto, o Bistrô funcionou nas dependências do Clube Ipiranga até o ano de 2011, posteriormente, mudou-se para uma sala na Rua Arthur Milani onde atuou com o carro chefe do empreendimento, os eventos. No ano passado, o restaurante transferiu-se para o Centro de Frederico Westphalen para um espaço amplo e aconchegante e passou a servir almoço, pratos a la carte à noite e também os sushis, um de seus grandes diferenciais e que tem atraído grande público. Com cardápios diferenciados, o Bistrô garante a melhor experiência, seja nos almoços, jantares e buffets. A busca pela excelência no atendimento pode ser percebida também nos eventos, que podem ser realizados nas dependências do restaurante ou em locais externos.

Horários de funcionamento Almoço de segunda a sábado das 11h30 às 13h À la carte de quarta a sábado a partir das 19h Sushi de quarta a domingo a partir das 19h

celebrar o amor

Cardápio Salmão grelhado Molho de laranja Filé ao molho madeira Camarão na moranga Sobre coxa recheada com damasco e ricota Canelloni de figo e gorgonzola Conchiglione de frango Massa com bacon e brócolis Risoto de limão siciliano Arroz com champagne Saladas variadas Chiffon de uva

Convite casal: R$ 140,00

Bistrô Restaurante & Eventos

(55) 3744-2003 Bistrô Restaurante e Eventos Rua Miguel Couto, 123, Centro Frederico Westphalen/RS

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

7


8

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


Carlos Candaten e Irineu Sartori com representantes da Todeschini durante cerimônia de premiação do Programa de Excelência (Foto: Divulgação)

Entre as 3 melhores do país Todeschini de Frederico Westphalen recebe troféus em reconhecimento pela Conceito Diamante excelência em atendimento e alcance de metas

Colecionadora de grades reconhecimentos concedidos pela marca, a unidade da Todeschini de Frederico Westphalen recebeu, referente ao ano de 2016, mais dois importantes prêmios que atestam o excelência do atendimento realizado pela loja, que atua na região desde 2008. No dia 23 de março, os proprietários Carlos Alberto Candaten e Irineu José Sartori estiveram em Bento Gonçalves, onde se localiza a fábrica da marca de móveis que é referência entre as mais requisitada do país, para a premiação que aconteceu no Dall’Onder Grand Hotel e reuniu representantes de todo Brasil.

Em 2017, a unidade da Todeschini de Frederico Westphalen recebeu pela segunda vez o Prêmio Diamante, do Programa de Excelência da marca, e foi e a única loja a ser contemplada com o troféu Meta x Realizado, dentre as quase 80 da Região Sul

Ser coroada com o prêmio máximo do Programa de Excelência - PEX, da Todeschini, que tem como objetivo avaliar, orientar e motivar as lojas em busca de melhores resultados é um reflexo da busca contínua pela satisfação dos consumidores e pelo melhor desempenho a todo momento pela equipe de Frederico Westphalen. - Ser reconhecido com este prêmio por uma das maiores fábricas de móveis planejados do mundo é uma honra para nossa loja, pois, é um caminho árduo que prevê avaliações mensais da fábrica, sendo que o resultado deve ser superior a 105% para chegar ao Diamante -, analisa Carlos Alberto Candaten. FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

9


Unidade de Frederico Westphalen recebeu pela terceira vez o 1° lugar no Prêmio de Maior Percentual Meta x Aprovado (Foto: Divulgação)

Ser reconhecido com este prêmio por uma das maiores fábricas de móveis planejados do mundo é uma honra para nossa loja. 10

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

O instrumento de avaliação de lojas possibilita mediante critérios de pontuação numérica, a elaboração de um diagnóstico sobre as condições estruturais das lojas, bem como sobre a sua forma de atuação e os resultados por eles obtidos, ao mesmo tempo em que fornece, através dos seus conceitos, as orientações para que sejam implementadas as correções detectadas como necessárias. Os conceito Diamante, Ouro e Prata equivalem a 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. - Esta é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Chegar ao Diamante foi o resultado de um planejamento de metas traçado no início do ano de 2016 que, com muita dedicação de toda a equipe de colaboradores, foi alcançado. Lançamos isto para darmos mais segurança aos nossos clientes. Para que os nossos clientes tenham a melhor experiência de compra. Nós priorizamos todas as etapas e quesitos exigidos pela fábrica e por isso chegamos lá. -, relata José Irineu Sartori .


Esta é a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. Chegar ao Diamante foi o resultado de um planejamento de metas traçado no início do ano de 2016, com muita dedicação de toda a equipe de colaboradores. Todo o método de avaliação das lojas é um instrumento norteador ao lojista, que contempla a avaliação das lojas e normas de reconhecimento de mérito.

Troféu Meta x Realizado Dentre as cerca de 80 lojas da Todeschini na Região Sul, a unidade de Frederico Westphalen destacou-se novamente, recebendo o Troféu Meta x Realizado, concedido às lojas que alcançam o maior percentual dentro de suas metas mensais. - Por várias vezes a loja Todeschini Frederico Westphalen conquistou esta marca. O 1º lugar em Maiores Percentuais Meta x Realizado na Região Sul, que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também foi muito comemorado. Destacar-se dentre elas é muito gratificante -, afirma Carlos. Como a unidade de Frederico Westphalen atende mais de 30 municípios do Noroeste do Rio Grande do Sul e Oeste catarinense, a logística de atendimento envolve o trabalho árduo de todos os colaboradores e, por isso, as conquistas são dedicadas não só à equipe, mas também a familiares e aos clientes. - Gostaríamos de agradecer a compreensão dos nossos familiares e amigos pelos momentos de ausência e todo o apoio e incentivo. Agradecemos aos nossos colaboradores a dedicação e amor por esta marca e, aos nossos especificadores e clientes, toda a excelência que buscamos é para vocês -, comenta Irinei.

(55) 3744-4301

/todeschini.fredericowestphalen

CRONOLOGIA DAS PREMIAÇÕES 2010

2011

2014

1° lugar no Troféu Meta x Realizado

3° lugar no Troféu Meta x Realizado

Conceito Diamante no PEX e 1° lugar no Troféu Meta x Realizado

2015

2016

Conceito Prata no PEX

Conceito Diamante e 1° lugar no Troféu Meta x Realizado

Rua Maurício Cardoso, n° 421 - Centro, Frederico Westphalen - RS FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

11


Dormitórios com personalidade e inspiração O Escritório de Arquitetura Rosana Monteiro executou arquitetura de interiores em um apartamento de Frederico Westphalen

Com paredes em branco e destaque para o tea rose, o dormitório se configura como um espaço feminino e acolhedor.

Com móveis e paredes em tons diferentes de azul intenso, o quarto com estilo irreverente foi projetado para o público infanto-juvenil.

O dormitório de casal tem uma decoração clean, focada no estilo clássico com um papel de parede arabesco.

Rua Tenente Lira, 780 – Centro – Frederico Westphalen (55) 3744-3922 | rosanamonteiro.arquiteta@gmail.com FREDMAGAZINE | Maio, 2017 12 Rosanawww.fredmagazine.com.br Monteiro Arquitetura e Urbanismo


arquitetando

Telhados embutidos Tendência nas construções modernas, os telhados embutidos (escondidos) estão dando uma nova cara às nossas cidades Ao contratar um arquiteto para elaborar um projeto de construção, uma das prováveis perguntas que um cliente vai ouvir é se prefere uma casa “moderna”, com telhados embutidos ou uma casa “tradicional”, que possua as telhas expostas e beirais. Dito isto, é preciso explanar os motivos que fazem do telhado embutido ou escondido uma tendência na arquitetura. De acordo com a arquiteta e urbanista Rosana Monteiro, este tipo de telhado é uma solução construtiva utilizada na elaboração de projetos do estilo arquitetônico moderno e contemporâneo, no qual as formas puras e simples se sobressaem criando um aspecto limpo. - O telhado embutido se diferencia do telhado convencional porque trata-se de uma tipologia de cobertura na qual as telhas não ficam visíveis pois são ocultadas pelas platibandas. As platibandas constituem-se do prolongamento das paredes das fachadas ou de paredes construídas acima dos beirais, com o objetivo de esconder o telhado da edificação -, afirma a arquiteta.

A utilização do telhado embutido propicia economia de material e mão-de-obra, pois utiliza-se telhas com menores inclinações.

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

13


arquitetando

Diferenciais na estrutura

Residencial: Casa da Cascata | lounge.obviousmag.org

Um motivo que causa bastante resistência por parte do público é por conta da necessidade de executar calhas internas na obra e, para que a construção não apresente problemas, estas devem ser bem dimensionadas e impermeabilizadas, assim como os locais entre as telhas e as platibandas a fim de evitar infiltração. Além disso, deve ser prevista a colocação de um “ladrão” para a calha, prevenindo qualquer problema de obstrução das descidas pluviais. Apesar de custos mais elevados com calhas, ao final da obra, a opção por telhados embutidos proporciona maior economia no contexto geral da construção. - A utilização do telhado embutido propicia economia de material e mão-de-obra, pois utiliza-se telhas com menores inclinações. Portanto, para a confecção das tesouras é necessário menos material. Quanto às telhas, pode ser utilizada a de fibrocimento ou metálica. O tempo de execução deste tipo de telhado é bem menor que os aparentes e com isso o custo acaba sendo menor -, comenta.

14

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


arquitetando

Uma questão de gosto Apesar de ter bastante resistência por parte do público que prefere uma casa com aparência mais tradicional, os telhados embutidos podem ser empregados tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, com ressalvas. A decisão de escolher entre um e outro é apenas uma questão de gosto que deve ser orientada por um profissional da área. - Desde que a proposta arquitetônica propicie o emprego deste tipo de telhado (embutido), ou seja, desde que haja harmonia entre ambos, não há problemas -, afirma Rosana. Optando por este tipo de construção, é possível a combinação com outros materiais como o vidro, aço e concreto, que abrem muitas possibilidades de concepção e realização do projeto. - Na atualidade, percebe-se a utilização de revestimentos nas paredes externas como pedras ou porcelanatos em 3D e as volumetrias compostas com fachadas envidraçadas em cores e espelhadas. Contudo, deve-se ter cuidado com a posição solar da fachada composta com o vidro a fim de se garantir o conforto térmico nesses ambientes – orienta a profissional.

Museu Solomon R. Guggenheim, em New York Crédito: brasilarqui.wordpress.com

Os telhados embutidos podem ser empregados tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais, com ressalvas. FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

15


bertoletti

Dicas Super Bertoletti Com a chegada da estação mais fria do ano, o Super Bertoletti apresenta uma seleção de presentes especiais para aquecer o seu inverno Produtos para a casa – Quando o inverno chega, com certeza a cozinha se torna o lugar mais frequentado da casa. As noites de conversa ao redor de uma mesa recheada de boa comida ficarão mais agradáveis com a louça, panela ou aparelho de fondue da sessão de bazar do Super Bertoletti.

Calçados de inverno – Com o inverno que se aproxima, que tal dar um presente como uma botinha ou chinelo pantufa? Com certeza vai aquecer os pés e, antes de tudo, o coração.

ITENS DE cama, mesa e banho – Não há nada mais prazeroso que um quarto bem arrumado, bonito e quentinho. As peças de cama e jogos de toalhas de banho sem dúvida são alguns dos melhores presentes para este inverno.

16

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


Casa Criativa

Apenas o essencial

Decoração Minimalista Quando o assunto é decoração minimalista, o ambiente dispensa texturas e objetos em grande número, dando lugar à sofisticação construída apenas com o essencial

A data em que o movimento minimalista nasceu é imprecisa, mas o estilo de decoração que se tornou febre nos dias atuais começou a ganhar o mundo no início da década de 1960, tendo como ponto de explosão os Estados Unidos. A ideia de ter o mínimo na decoração contrapõe os estilos clássico e romântico, além de valorizar um espaço projetado com dedicação e zelo, não priorizando só a estética, mas também a funcionalidade. O estilo de decoração minimalista, precursor do pósmodernismo na Europa é influenciado diretamente pela arte vanguardista. Ele teve forte presença na cidade de New York e na capital britânica, nos anos 70. Dentre outros aspectos, ele é considerado uma convergência da cultura japonesa e escandinava, com traços do construtivismo russo e movimentos artísticos europeus, como o cubismo e o neoplasticismo do início do século XX. A arquiteta e urbanista Liliara C. Damo, de Frederico Westphalen, esclarece o porquê de hoje o minimalismo ser uma das mais adoradas tendências de decoração, design, arquitetura e até mesmo lifestyle. - Sua principal ideia é subtrair o que de fato não é ne-

cessário, indo além da arquitetura. Um estilo de vida menos consumista, além de configurar uma corrente fashion, apresentar um padrão para novas identidades visuais, ser vertente da fotografia e conteúdo visual, entre outros. Em todas as aplicações, o importante é a garantia do melhor emprego dos recursos, em contrapartida ao consumo exacerbado e à poluição visual -, revela Liliara. Se o minimalismo é, a partir de então, uma experiência, explica a profissional, é no uso de suas cores, predominantemente o branco e o preto, muitas vezes total White - ou um cinza único e neutro, que emergem as sensações de bem-estar, brincando também com os tons que remetem à terra ou areia – como bege, ocre e marrom. - Os tons claros são os indicados, mas para não deixar a casa com cara de hospital, a inserção de cores e elementos fica por conta de pôsteres e quadros em preto e branco, tons pastel ou novamente em cores neutras -, orienta a arquiteta. Os pequenos toques de cor podem aparecer em acessórios (almofadas e cortinas), ou elementos estruturais secundários, como vigas e colunas. Entretanto, a regra é clara: deixar à vista somente o essencial. Confira as dicas da profissional e entenda como o estilo pode ser aplicado em diferentes tipos de ambientes e algumas combinações que podem ser feitas.

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

17


Casa Criativa

Quando

menos

é mais

Toda a elegância e o refinamento do estilo são aplicados no design de interiores com materiais de boa qualidade e que potencializam detalhes (Foto: westwing.com.br)

Alguns materiais, principalmente alumínio, diferentes tipos de laca, cobre e vidro, trazem brilho e remetem à modernidade (Foto: blog.tralhaodesigncenter.com)

18

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


Casa Criativa

Geralmente, a base de todo o ambiente é branca (ou em tons claros, como bege ou off-white) (Foto: decoracao-salas.com)

Os poucos e bons móveis são, ainda, possibilidades de empregar outras matérias-primas. A madeira pode ser utilizada em vários tons, podendo ainda ser maciça, de compensados ou com revestimentos que simulam a tonalidade e os veios característicos (Foto: decoracao-cozinhas.com)

Liliara C. Damo é formada pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI em Arquitetura e Urbanismo. Pós-graduada pela UNOESC em Gerenciamento de Obras e Lean Construction, e sócia proprietária do Vivendas D’Arquitetos, Arquitetura e Urbanismo

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

19


20

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


COACHING

Por uma vida extraordinária Todos nós, conscientes ou não, desejamos que nossa existência seja repleta de coisas extraordinárias, que nossa vida seja uma sequência de dias incríveis e que sejamos capazes de ir além de nossos limites e de nossa imaginação. Culturalmente, não somos preparados para viver uma vida extraordinária. As estruturas sociais ensinam a não questionar o porquê as coisas precisam ser do jeito que são impostas e a sermos passivos, submissos e obedientes – às vezes, uma obediência limitante. A questão é que, a grande maioria se acostuma facilmente com uma vida mediana e também por acreditar que essa seja a única opção que possui. Mas será mesmo? Quando ousamos mudar essas condições, somos vistos com desconfiança por parte daqueles que querem determinar como devemos viver. Confirma-se que quando isso acontece, a capacidade de ousar, de enxergar novas possibilidades, de desenvolver todo potencial adormece e impede que vivamos uma vida mais criativa e dinâmica, ou seja, deixamos de viver uma vida que supera a medida do comum e seja mais gratificante! Existe um mapa que serve para iniciar a jornada em direção a sua transformação e sair do modelo comum em que todos seguem no automático. Para isso, é preciso desacelerar para focar no autoconhecimento. Saiba que de alguma forma, você está destinado a ter uma vida que ultrapassa as definições comuns de realização, sucesso e felicidade. Viver uma vida com um real propósito é quando o único limite que existe, é aquele que você mesmo se impõe. Dar dinamicidade ao processo de viver que está em constante transfor-

mação, exige um posicionamento de cada um. Quando se para no tempo, os medos são alimentados, a insegurança cresce e gera frustações porque não acontece a experiência da dinâmica da evolução e por consequência, deixa-se de viver no melhor estado da boa aventurança que a vida apresenta. É preciso olhar para o nosso interior e aplicar a métrica do próprio alinhamento de plenitude e bem-estar com uma vida extraordinária. Sair do estado de angústia por não conseguir atender às expectativas dos outros, por esconder suas fragilidades mesmo dos mais íntimos, tentando fazer de conta que a vida é perfeita, como se vê nas redes sociais. É ter coragem de aceitar que para isso há um novo caminho a ser trilhado. Será que você está vivendo todo o seu potencial, em que suas competências e habilidades estão sendo vivenciadas, elevando você com suas virtudes a uma vida cheia de significado e sentido? Gradativamente, é possível aumentar o radar de felicidade quando se acrescenta grandes doses de compaixão para com os outros e para consigo mesmo. “Querer ser gestor das próprias emoções resulta em muitos benefícios

Joice M. Alessi

Business & Executive Coach

além de ajudar a compreender que há outros tipos e pontos de vista, esse estágio é o início da sabedoria. Uma sabedoria que vai te apoiar para resolver todo e qualquer tipo de problema”. (Fernanda M. Pegoraro). Convictamente, isso não é uma mágica. Existe um processo poderoso de transformação e mudança de vida, estruturado pela metodologia conhecida como Life Coaching, processo este que vem ajudando milhões de pessoas em todo mundo, a implementar mudanças impactantes e permanentes, levando -as a experimentar uma vida mais rica em realizações e propósitos.

Saiba que de alguma forma, você está destinado a ter uma vida que ultrapassa as defini- ções comuns de realização, sucesso e felicidade

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

21


Gestão, Negócios e CIA

Humildade e confiança Há tantas receitas de como liderar, gerenciar, desenvolver equipes, algumas mais filosóficas, outras mais teóricas, outras mais práticas, de diferentes tendências, que somente lendo, ouvido e praticando bastante, será possível para cada um de nós criar seus próprios conceitos e práticas. De tudo o que já li, ouvi, pratiquei e percebi, entendo que além dos aspectos mais técnicos, a humildade e a confiança na dose correta, devem estar presentes quando desejamos uma boa relação com os outros, seja numa equipe de trabalho, ou nas relações pessoais. A humildade parece tão presente em algumas pessoas, por vezes até em excesso, enquanto que em outras parece faltar, dificultado uma visão mais clara e ações mais bem recebidas pelos que o cercam. A falta de humildade cria dificuldades para aprender e para se desenvolver, além das dificuldades com os outros. Nas falas, nas atitudes, nas respostas e nos atendimentos, um espaço para ser mais humilde abre tantas oportunidades que se muitos profissionais soubessem, repensariam imediatamente seu modo de agir. Precisamos tratar bem a todos os que estão ao nosso redor e a melhor escolha sempre é ser amável com as pessoas e

22

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

áspero com os problemas. Reconhecer os erros e desculpar os erros dos outros é sobretudo respeitar o próximo. Ser cordial e sorrir faz bem para quem está perto, mas é melhor ainda para quem é capaz destas atitudes. Ajudar alguém todos os dias, fazendo exatamente o que gostaríamos que fizessem por nós em momentos de dificuldade, é uma rotina que faz um bem incalculável e se um dia precisar, será muito bom ter mais gente por perto que pensa e age desta forma. Estas são situações que não dependem das condições financeiras das pessoas, nem do seu nível de instrução, dependem muito dos valores pessoais de cada um. Muitas correntes de pensamento e filosofia dizem que um sinal de sabedoria é quando a pessoa se satisfaz em saber dos seus próprios feitos, sem a necessidade de promoção pessoal para os outros e pelos outros. Por isso, aqueles a quem atribui-se sabedoria falam pouco, ouvem muito, falam menos de si, para ouvir os outros e entender melhor o mundo ao seu redor. Uma postura mais humilde, mais simples, transforma para melhor a vida pessoal e profissional. A humildade também contribui com a confiança, que é fundamental para criação de vínculos, manutenção

Por Marcelo Blume* marcelo.blume@referenda.com.br Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Dirigente e professor na FAHOR e docente convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados na área de gestão e educação.

e desenvolvimento das relações. Ser e parecer confiável necessita de investimento em atitudes, ações e escolhas que por vezes exigem mais energia, mais atenção e até desapego. Uma análise mais focada na qualidade da confiança entre pessoas, empresas, organizações, estados e países, demonstra que este aspecto por vezes esquecido, está muito mais ligado ao desenvolvimento e a prosperidade, do que se imagina. Fechando a reflexão desta semana, trago um texto pouco conhecido, quase uma oração, de autoria de Viegas, La Mote, Carneiro e Lorenzon (1999), que poderia ser lido com frequencia, por aqueles que desejam uma melhor relação com os outros, com mais humildade e mais confiança: “Que eu possa ver com clareza, que eu tenha coragem de crescer, que eu aprenda para servir e que eu cure pelo amor.” Na Páscoa recente fomos convidados a lembrar da paixão de Cristo, da necessidade de renovação da vida, dos relacionamentos e dos vínculos. A humildade característica de Jesus Cristo, que há séculos uma parcela significativa da população mundial e a confiança dos povos cristãos em Deus, são grandes lições que precisamos reviver de tempos em tempos, quando podemos aproveitar para convidar familiares, amigos e colegas para conversar, refletir e ter presente os valores da vida em comunidades. Um abraço e até a próxima edição!


HOLY

2014 Início dos estudos, pesquisa e desenvolvimento de todos os detalhes, com o auxílio de chefs de cozinha renomados e cursos de gastronomia de referência no mercado.

O Senhor Frederico surgiu da inspiração de jovens empreendedores a partir do desejo em trazer para Frederico Westphalen um estabelecimento aconchegante e descontraído com arquitetura rústica. Um ambiente que ofereça comida de qualidade e com um perfil gourmet.

A criação de um plano de negócios e a imersão no universo da gastronomia, em especial de fast food e hambúrgueres. As primeiras produções e os testes dos hambúrgueres foram apresentados para os amigos.

2015 18 de novembro o Senhor Frederico foi inaugurado! Com foco principal em oferecer um ambiente agradável, com um atendimento diferenciado e eficiente, prezando pela satisfação dos clientes e com o intuito de atingir todas as classes. clas Todo o amor e dedicação foram depositados na cozinha tornando-a o coração do Senhor Frederico.

2016 Ampliação do ambiente a fim de proporcionar mais comodidade e suprir as demandas dos clientes. Lançados novos sabores de hambúrgueres, novos combos e promoções. Ainda mais aperfeiçoamento na área gastronômica.

2017 Fechou parceria com os melhores fornecedores de todo o Brasil! Projeto de expansão em andamento para todo o Rio Grande do Sul, com o objetivo de levar o nome e a culinária de Frederico Westphalen para todo o estado. Busca-se atingir todas as classes com o aperfeiçoamento da telentrega nos bairros da cidade. 2 anos de invasão do Senhor Frederico, aguardem surpresas saborosas...

3744-6292 23

FREDMAGAZINE | Maio, 552017

R. Arthur Milani, 946 -www.fredmagazine.com.br Centro - Frederico Westphalen/RS


educação

Liberdades e responsabilidades na infância e adolescência Independentemente da linha de educação que uma família decide seguir, é preciso criar limites para que o desenvolvimento dos filhos seja saudável, tanto do ponto de vista psíquico quanto do físico

Crianças em geral estão sempre testando seus próprios limites e os das pessoas ao seu redor, mas os profissionais da área alertam para a importância de que sejam estabelecidas regras na medida certa, sem autoritarismo ou permissividade, para alcançar o equilíbrio na educação dos filhos. A pedagoga Chana B. Denti esclarece que a ideia de limites na educação dos filhos não pode ser confundida com castigo ou punição, deve antes de tudo ser percebida como um processo de formação da personalidade da criança, um marco em sua socialização, que envolve, dentre outros

24

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

aspectos, a compreensão, o convívio e o respeito. - É por meio de tais condutas que são transmitidos valores éticos sólidos capazes de fazer com que a criança e adolescente ajustem seus comportamentos às exigências da vida dentro da coletividade e obedeçam regras básicas de convivência -, comenta.

O segredo está no diálogo - Acredito que a educação é uma construção diária e precisa ser igualmente dividida entre pai e mãe. Já a liberdade, é consequência da responsabilidade com que nossos filhos e filhas encaram a situação de estar “livres” -, revela Chana. A orientação aos pais, quando se trata de educação dos filhos, é começar pelo básico: o diálogo. Pai e mãe devem conhecer seus filhos de fato, saber sobre suas rotinas, conhecer os amigos e amigas e na companhia de quem estão quando saem, mas não basta apenas monitorar. Ao chegar em casa, os pais devem escutar com interesse as experiências vividas, sem minimizar ou desvalorizar suas conquistas. - Devemos dar ao nossos filho a oportunidade para que se expressem e tirem todas as suas dúvidas sempre que necessário. Os pais devem ser vistos pelos filhos como uma referência positiva e segura, como aqueles que irão educá -los e apoiá-los com firmeza e confiança, e não tão somente como os seus melhores amigos, pois estes, os filhos naturalmente irão buscá-los no decorrer de suas vidas. - afirma.


educação

O papel da escola Se a escola é o local onde os filhos permanecem grande parte do dia durante vários anos, ela também tem um papel fundamental nesse processo, sem excluir a importância primordial da família. - Ambas precisam se acolher, se entender e se ajudar para o bem comum desse indivíduo, preparado como pessoa para viver em sociedade. Porém, sempre cabe à família educar e estar alerta, pois a relação com uma escola pode ser rescindida, mas o “contrato” de pai, mãe e filho é para a vida toda -, enfatiza Chana. De acordo com a profissional, na maioria das vezes, quando a criança chega na escola, perde-se muito tempo dando possibilidade para que ela entenda que precisa se colocar no lugar do outro, que respeite seus colegas como deseja ser respeitado, tarefa simples que deveria ter sido feita pela família, mas é preciso determinar o que compete a cada uma. - A situação de compartilhar a educação das crianças traz a necessidade social de um diálogo contínuo entre família, sociedade e escola. As atribuições de cada uma nascem das necessidades e das possibilidades de ambas as instituições e do diálogo entre elas -, comenta.

Adolescência, um momento difícil Já na adolescência, que é uma época de mudanças profundas em cada pessoa, um disparo biológico leva a criança até a puberdade e as transformações têm início. Este é um momento em que muitos pais podem exercer a empatia, transformando um momento de conflitos e confrontos internos em um solo fértil de crescimento emocional. - Penso que esta seja a fase mais difícil de dialogar com os filhos, porém, se os pais forem presentes e participativos desde o início, respeitando seus desejos e vontades, claro que tudo dentro de um limite, na adolescência eles não terão dificuldade de se relacionar. Entretanto, se os pais foram ausentes e, de uma hora pra outra, começam a impor limites e regras, forçando a barra, o relacionamento realmente ficará difícil. O importante é sempre manter o carinho e o respeito mútuo -, alerta a profissional

Chana B. Denti é formada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e pós-graduanda em Libras.

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

25


Coffee Break

H.P. Lovecraft | O Incontestável Mestre do Horror

Howard Phillips Lovecraft (1890-1937) foi um autor americano, que tornou-se mundialmente conhecido por sua ficção de teor grotesco, macabro e sinistro, sendo considerado hoje um dos maiores expoentes do horror na literatura mundial. Com uma ficção vibrante, de tonalidades amorfas, diluídas e complexas, que inserem o leitor em um sorrateiro mundo sombrio de variadas perspectivas e nefastas nuances, pautada por uma lancinante, pungente e complexa fusão que combina elementos de outros gêneros literários, como fantasia e ficção científica, H.P. Lovecraft, como tornou-se conhecido, criou um estilo único, peculiarmente singular de horror, posteriormente definido como horror lovecraftiano. Com uma criatividade retumbante, e uma capacidade formidável para criar histórias extraordinárias, a ficção de Lovecraft permeia os inexoráveis e antagônicos temores dos horrores mais caros ao ser humano. Não obstante, seus personagens são indivíduos ostensivamente comuns, que acabam sendo vítimas de situações intrinsecamente abomináveis, cujas circunstâncias estão muito além de seu controle. O elemento humano, no entanto, é um componente central na obra de Lovecraft. Com inteligência e capacidade analítica, os personagens de sua ficção buscam elucidar os horrores, a agressividade e a sagacidade invariavelmente brutal de forças, situações e entidades misteriosas inexplicáveis, inerentemente hostis aos seres humanos, cujas origens são tão desconhecidas quanto ancestrais, e transcendem as imponderáveis argumentações tradicionais de uma explicação racional. Um dos homens mais formidáveis de seu tempo, H.P. Lovecraft enveredou por diversos gêneros literários. Extremamente conhecido em círculos intelectuais, embora rara26

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

Por Wagner Hertzog Escritor, redator, tradutor e colunista de periódicos de Caxias do Sul.

mente viajasse, Lovecraft consolidou sólidas e vivificantes amizades com diversos autores contemporâneos, e correspondeu-se com a grande maioria deles. Especula-se que, ao longo de sua vida, Lovecraft tenha escrito aproximadamente cem mil cartas, o que o classificaria como o segundo maior redator de cartas da história humana, ficando apenas atrás de Voltaire, o famoso pensador iluminista francês. Embora publicasse seus contos em revistas Pulp, tendo arregimentado para si um leal e devotado grupo de leitores e seguidores entusiastas de sua ficção, Lovecraft nunca conseguiu sustentar-se com literatura. Sua vida infelizmente foi marcada por uma sucessão de trágicas adversidades, sendo pautada por momentos de extrema pobreza, privações severas, dificuldades financeiras e saúde precária. O autor veio a falecer aos quarente e seis anos, em sua cidade natal de Providence, Rhode Island, onde – com exceção de um breve período em Nova Iorque entre 1924 e 1926 – residiu a vida inteira, vitimado por um fatal e agressivo câncer intestinal. Sua fama internacional se consolidaria apenas depois de sua morte. Entre os títulos de Lovecraft publicados no Brasil, encontram-se A Sombra de Innsmouth, Nas Montanhas da Loucura e Outras Histórias de Terror, A Tumba e Outras Histórias, Um Sussurro nas Trevas, A Sombra Vinda do Tempo e A Busca Onírica por Kadath, entre muitos outros. Se você aprecia uma boa literatura de horror, com fortes tonalidades insólitas e sinistras, não pode se dar ao luxo de não conhecer!


AGÊNCIA KS

Quebrando tabus

Campanha aborda e sua o

amor diversidade Criada pela Agência KS para a loja Conexo Teen Store, de Frederico Westphalen, a peça mostra casais gays e heteroafetivos trocando carinhos em alusão ao Dia dos Namorados

Com o tema “Amor sem preconceito”, a Agência KS apresenta a nova campanha desenvolvida para seu cliente Conexo Teen Store para o mês dos namorados. A ação remete à ideia da diversidade de amores, visa estimular o afeto entre as pessoas e eternizar momentos especiais. - Para nós, propor um uma abordagem tão rica como a da diversidade do amor é um prazer e uma responsabilidade muito grande, à medida em que pretendemos quebrar estereótipos e disseminar a igualdade entre as pessoas. Essa é uma responsabilidade nossa como profissionais da área, mas também como seres humanos -, comenta a diretora de Marketing da Agência KS, Lisiane Vaz da Silva. A campanha, que estreou recentemente na fanpage da loja, pode ser vista aqui na revista na página na página 37. Ela contou com os modelos Kawê da Silva Veronezi e Sérgio Tadeu Fraga, William Pires e Laura Borges, e Amanda Scherer Silva e Laine Vaz da Silva, todos casais na vida real, com registro fotográfico da Conceito A Studio nas próprias dependências da Conexo. - Escolher casais reais dá ao material uma autenticidade maior, pois cada um expressou um sentimento verdadeiro na hora das fotos e o resultado foi algo muito rico – comenta Luara Krasnievicz, diretora administrativa da Agência KS.

“Amor sem preconceito” é o tema da campanha desenvolvida pela Agência KS para celebrar a diversidade

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

27


moda | estilo | comportamento Duannee Cerutti por

facebook.comduanneec/ @dcerutti

Roupateca WTF!

Isso mesmo, Roupateca! Nunca ouviu falar? Pois bem, a matéria de hoje vai te explicar :D não quero puxar o assado pro meu lado, mas como o foco aqui a moda consciente/novas perspectivas, sou obrigada a contar o que andei aprontando por aqui! Pesquiso sempre Moda + Sustentabilidade já faz algum tempo [desde a época da faculdade, onde me decepcionei muito com a realidade da indústria]. Não podia aceitar que as coisas simplesmente deveriam acontecer sempre da mesma forma: estudarmos anos para reproduzir uma receita errada, com zero criatividade e seguir incentivando as pessoas a consumirem cada vez mais.

RÊVER, a primeira roupateca no país com foco em consumo consciente e moda autoral - um espaço para dialogo e apresentação de novos conceitos, pensado para todos os que acreditam em novas formas de consumir moda.

Não é preciso ser lá um gênio pra se dar conta de que só temos 1 planeta Terra. Para onde vai todo o lixo que descartamos? FICA NO PLANETA né gente! É insustentável! Com o boom das redes sociais, chega o quê? Fast Fashion! E a ânsia pelo consumo, por ter coisas, por aparentar ser algo, pessoas suprindo carências com bens materiais - carências jamais supridas, e que acabam atacando novamente na próxima vitrine liiiiiinda com plaquinha de promoção. E assim o mercado virou essa bagunça que está, onde todos acham absolutamente normal pagar R$9,90 por uma blusa. SÉRIO, VOCÊS TEM NOÇÃO DE QUE ISSO NÃO PAGA NEM O TECIDO usado pra confeccionar uma peça? Isso sem falar na mão de obra. Toda pessoa que trabalha e paga contas, sabe mais ou menos o preço das coisas. E todos temos condições de enxergar que quando uma blusa custa R$9,90 existe algo de MUITO ERRADO por trás. Alguém deixou de receber. Talvez muitos deixaram. E aí? Vamos continuar quebrando com nossos colegas de cidade, de bairro e seguir comprando de grandes marcas, que importam 28

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

behance.net/dcerutti

duannee@lvboratorio.com

matéria-prima de países que utilizam mão de obra escrava ou… vamos analisar melhor nossas escolhas e buscar novas alternativas, que movimentem a economia e o mercado criativo local, regional ou nacional? Como em uma biblioteca de roupas, na RÊVER - a roupateca que criei aqui em Porto Alegre - as roupas chegam novinhas em folha, e recebem descontos progressivos conforme são alugadas. Além disso, só o fato de poder alugar e não se sentir obrigado a comprar algo que você talvez não vá usar sempre, já ajuda muito, não é? Quantas vezes você já ficou em dúvida sobre comprar ou não algo? De acordo com o pensamento minimalista, quando diminuímos a quantia de posses, temos mais tempo livre para a vida, inspiração, fluxo energético e realizações. Convenhamos… Não acham muito mais difícil pararmos para ler um livro, contemplar a natureza ou colocar em prática aquele projeto antigo quando temos sempre pilhas e pilhas de roupas e coisas para organizar dentro de casa? Para isso, sugerimos a diminuição das compras por impulso e a aquisição apenas de itens realmente necessários. Também apresentamos aqui trabalhos de designers locais, que re-pensam a moda. Tem roupa sem gênero, roupa multifunção, material orgânico, reciclado e tingimento natural, além de mensalidade. Isso mesmo! Que tal ter um guarda -roupa mais compacto em casa e mesmo assim, ter sempre novidades pra usar? Na RÊVER você pode :) Vou adorar saber a opinião de vocês sobre o assunto! Para os que tiverem curiosidade ou dúvidas, não deixem de entrar em contato! No cabeçalho, minhas informações pessoais de contato. No post card, redes da RÊVER + link surpresa para os leitores da Fred Magazine. É só acessar o QR code ;) besitos e até a próxima!


Recrutamento e Seleção A contratação de um profissional deve observar antes de tudo comportamentos e atitudes adequadas à cultura, missão, visão e objetivos da empresa, não apenas sua experiência e os aspectos técnicos da função A busca por colaboradores que atendam às expectativas das organizações gerou um grande avanço nos Recursos Humanos. Hoje, a contratação de profissionais concentra atenção especial em comportamentos e atitudes adequadas à cultura da empresa, muito mais que nos aspectos das qualificações técnicas. Para se ter uma ideia do quão importante é o processo de recrutamento e seleção, de acordo com a Wyse, divisão especializada em recolocação de executivos de nível médio da multinacional de Recursos Humanos Gi Group, a contratação de um profissional com perfil inadequado para as funções e as necessidades da corporação, durante um ano, pode custar até três salários anuais. - Selecionar pessoas não é uma tarefa fácil e muitas vezes pode ser exaustiva. Ela deve ser bem conduzida, pois, caso contrário, pode levar a contratações inadequadas e é a empresa acaba perdendo com isso –, comenta Andressa Perotti, psicóloga e executive coach e de negócios que atua na Resulta Mais – Consultoria de Negócios. Em síntese, o processo seletivo de colaboradores desenvolvido pela Resulta Mais é focado em encontrar a pessoa ideal para o cargo solicitado e que ele consiga alinhar seu perfil ao da organização e com os objetivos esperados, dessa forma o profissional e a empresa crescem juntos.

Recrutamento e Seleção adequadas evita:

Retrabalho

Evita stress do empresário ou gerente

Custo e tempo de treinamento focado na pessoa errada

Baixa produtividade e possíveis problemas no atendimento ao cliente.

Resulta Mais – Consultoria de Negócios

Travessa Roberto Schimidt, n° 46 – Centro Clínico São Lucas, Seberi/RS | (55) 99614-4259 andressaresultamais@hotmail.com FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

29


O novo humor gaúcho

entrevista

Diogo Elzinga, 26 anos, começou a fazer vídeos no início de 2016 (foto: Divulgação)

Diogo Elzinga, morador de Caxias do Sul é uma sensação da internet nas nossas querências. O jornalista começou a fazer vídeos sobre a cidade em que vive e, posteriormente, sobre outros municípios da Serra, brincando com as etnias, as rivalidades e fazendo do cotidiano dos gaúchos a sua voz para mais de meio milhão de seguidores. Confira a entrevista. Fred Magazine – De onde surgiu a ideia de fazer vídeos humorísticos sobre as cidades do Rio Grande? Elzinga - Eu comecei a fazer vídeo em fevereiro de 2016 e eu fazia sobre Caxias do Sul, então eu resolvi chamar um amigo meu de Bento Gonçalves para me ajudar com algumas informações, e eu fiz um roteiro e falei sobre Bento e Caxias. Eu fiz esse vídeo e muita gente criticou, não gostou ‘mas o quê que um caxiense quer falar de Bento?’, mas ao mesmo tempo muita gente gostou, muita gente elogiou e tudo mais e nesse tempo vieram pessoas de Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, Gramado, Canela... enfim, me pedindo para falar das cidades deles e eu percebi que tinha um nicho aí, até que um dia o pessoal de São Sebastião do Caí da Festa da Bergamota me chamou que eles queriam fazer uma divulgação e nesse momento eu percebi que isso poderia se tornar um negócio e desde então eu não parei mais e hoje faço vídeo sobre o Rio Grande do Sul e sobre Catarina também. FM – Você se inspirou em algum humorista quando começou a gravar os vídeos? Elzinga - Não. Eu gosto muito do Whindersson Nunes, mas eu gosto dele como um exemplo porque ele é carismáti30

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

co, ele é uma pessoa muito legal, porém, sendo bem sincero, eu não assisto os vídeos dele. Eu gosto também do Porta dos Fundos, eu acho que eles conseguiram fazer uma coisa genial dentro da internet, que está se tornando um grande meio de comunicação que está passando a televisão, então eu acho que as minhas inspirações são essas no quesito de pessoas, mas não que eu chegue a copiar eles ou que me inspirem ou algo assim. Eu acho que a gente tem que trabalhar sempre com algo que a gente é melhor. FM – Como é o processo de produção dos vídeos? Como você capta as informações sobre as cidades? Elzinga - No início eu pesquisava e pedia para as pessoas me mandarem informações sobre as cidades delas, mas hoje isso é um processo natural. Então, quando eu faço o vídeo de uma cidade, todas as outras da região vem falar comigo. Elas pedem ‘ah, faz um vídeo de Frederico Westphalen’, eu vou pedir para elas me ajudarem com informações porque eu não conheço, eu nunca pisei em Frederico Westphalen na minha vida, então, há sempre um risco na coleta de informações, porque sempre terá aquelas pessoas que vão querer te sacanear, mas, por isso, como jornalista, eu tenho princípios de ter pelo menos três ou quatro fontes para que eu consiga comparar essas informações. FM – Qual o grande diferencial quando não existe personagem sendo interpretado, mas é você mesmo contando histórias que divertem? Elzinga - O diferencial é que você é reconhecido na rua. Se você trabalha com a tua própria cara, como eu, tudo que


entrevista eu faço representa o meu ponto de vista e quem eu sou. Então, existe essa preocupação: em tudo o que eu faço tenho que me preocupar se não vou acabar ofendendo alguém sem querer, porque a gente sabe como é a internet hoje em dia. Tudo é motivo para fazer repercussões desnecessárias. FM – Você e a nova geração de humoristas tratam de um gaúcho menos “estereotipado”. Você acredita que esta é uma lacuna que vieram preencher? Elzinga - Essa nova tendência de sair do estereótipo do gaúcho é muito legal, porque hoje a maioria das pessoas não é tradicionalista, elas vivem o famoso ‘gaúcho de apartamento’. Eu acredito que no Rio Grande do Sul, assim como no Sul como um todo, existe uma lacuna gigantesca para ser aproveitada principalmente nessa onda de produção de vídeo, audiovisual, YouTube e Facebook, porque hoje a maioria das coisas acontecem no eixo Rio e São Paulo, e se você ver algum gaúcho dando certo, eles vão embora pra lá e eu acho que nós temos um grande potencial de criar grandes produções no Rio Grande do Sul por toda as regiões e é isso que eu busco, é isso que eu quero fazer. FM – O que mudou na tua vida depois do sucesso na rede? A fama de alguma forma alterou a maneira como as pessoas te tratam? Elzinga - As pessoas passam a te enxergar de um modo diferente. Tem muita gente que olha para isso que eu faço e diz ‘mas olha, o que esse guri tá querendo fazer esses vídeos na internet? Vai trabalhar, carpi um lote...’. As pessoas ainda acham que existem só esses tipos de emprego, mas a agente que trabalha nessa classe artística, com produção de conteúdo e entretenimento, sabemos que todo mundo precisa de disso, mas as pessoas não dão valor. E a minha vida mudou de uma forma fantástica. Há uns dois anos atrás, eu ia nos mesmos lugares e as pessoas me tratava normal, como uma pessoa normal e as vezes até tratavam de uma forma menosprezada. Mas hoje, principalmente em lugares fora de Caxias, quando eu vou para outros lugares eu percebo que as pessoas me tratam de uma forma superespecial, me sinto super bem-recebido, as pessoas vêm me parar e tirar foto. Eu tenho que ser o mais pé no chão o possível, porque ainda não estou acostumado com essa vida, mas é uma coisa muito legal. FM – Você começou nos vídeos e agora se arrisca também nos palcos em apresentações de Stand-up. O que a experiência da apresentação ao vivo te faz sentir? Elzinga - Gosto do palco, mas eu prefiro mais o teatro, o teatro de grupo, fazer peças com histórias do que o próprio stand-up e o improviso, mas o stand-up tem sido uma coisa muito diferente pra mim, uma coisa interessante por que era um meio que eu ainda não tinha explorado. FM – Fala um pouco sobre a parceria com o Caciano Kuffel, qual o conteúdo abordado no show? Elzinga - O Cassiano é meu primo e a gente começou todo esse lance de vídeos para a internet e também a parte de shows. Nosso show basicamente retrata as coisas que a gente fala nos vídeos, a gente gosta de brincar bastante com a cultura, os costumes de cidades de pequenas, os alemães, os italianos, os gaúchos e, enfim, algumas histórias pessoais nossas. FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

31


32

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


DICA DE LIVRO

s e r o d a s v o o h l n I a t e Os r e d a h c l l a o t c i g a i s d A imen revolução a d a m a ch Celulares e computadores estão tomando a maior parte do nosso dia. Trabalhamos, nos comunicamos, interagimos e nos divertimos por meio das evoluções tecnológicas que nos permitem estar conectados quase que integralmente, mas o percurso da evolução é, para a grande maioria, desconhecido. Você já se perguntou quem inventou a internet? Quem criou o computador? Que profissionais estiveram envolvidos nesses processos? Em “Os Inovadores”, Walter Isaacson, autor das brilhan-

Mário Lima, jornalista

tes biografias de Steve Jobs e Albert Einstein, traça uma biografia diferente, a da revolução digital, desde os seus primórdios, nos lembrando que, apesar do surgimento recente de aparelhos e artefatos, o conceito de inovações como tablets, notebooks e smartphones não é tão atual assim. Surpreendentemente, história da revolução digital começa na década de 1830, quando Ada Lovelace, filha do poeta inglês Lord Byron, escreve, juntamente com Charles Babbage, grande matemático de seu tempo, um ensaio que aborda o funcionamento de uma máquina de processar e resolver problemas – que jamais foi construída. Seus fundamentos deixaram para as gerações seguintes conceitos que foram expandidos, ampliados e melhorados por homens e mulheres de várias partes do mundo e em diferentes épocas. Portanto, a história da inovação digital está mais para uma enorme colcha de retalhos construída por centenas de mãos e em diferentes épocas. Claude Shannon, o criador do conceito de bit; Alan Turing, que ajudou a Inglaterra e aliados a vencer a Segunda Guerra Mundial; Grace Hopper, a primeira programadora do mundo; e até mesmo os populares Bill Gates e Steve Jobs, o que eles têm em comum? Todos fazem parte dessa revolução. A narrativa traçada pelo autor desmistifica a figura do cientista como um sujeito solitário, trabalhando em porões escuros madrugadas a fio, testando suas ideias e inventos para, por fim, grita “eureca!!”. A obra de Isaacson, lançada no Brasil pela Companhia das Letras, traz à tona a figura de um cientista que, antes de tudo, contou com o trabalho colaborativo para a concretização de experimentos. O que seria dos idealizadores sem os magnatas que financiavam os projetos? O que seria dessas duas figuras se não fosse as equipes de cientistas e técnicos envolvidos na produção e testes? E o que seria de cada um de nós sem as comodidades que os avanços tecnológicos proporcionam? Boa leitura e até a próxima!!

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

33


gente

1. 1 década de saúde e bem-estar Na noite de 3 de maio, o SPA Urbano Maria Bonita comemorou seu aniversário de 10 anos de existência com uma programação especial para seus clientes, proporcionando um momento único com o objetivo de ressaltar a importância da busca pelo autoconhecimento e das boas vibrações. As sócias proprietárias, Vanessa Calegari e Taciana Tagliapietra, ambas fisioterapeutas dermato funcional, escolheram o tema “Viva o encanto de ser você” para inspirar e reafirmar as muitas formas de beleza entre suas clientes e amigas.

1

2. Inauguração Clínica Oftalmocor Na tarde de 15 de maio, os médicos Tiago Ribeiro Schmalfuss e Alice Zanella Schmalfuss receberam convidados para a inauguração do novo empreendimento de saúde da cidade de Frederico Westphalen. A Clínica Oftalmocor, localizada à Rua Tenente Portela, n° 565, no Centro, é especializada em oftalmologia e cardiologia.

2

3. A doce espera A odontóloga especialista em dentística estética Grasiela Ferrari e o médico Gidione Bombassaro II, que atua na cidade de Três de Maio, esperam para o mês de julho o nascimento de seu primeiro filho, que vai receber o nome de Gidione Miguel. Felicidades ao casal e que venha com muita saúde!

3

4. Tendência No dia 02 de maio, as nutricionistas Vanisse Steffen e Taíse Ritter, proprietárias do Restaurante Tendência, reuniram o público para a reinauguração do empreendimento. A proposta do restaurante de investir em comidas saudáveis e nutritivas é um sucesso!

4 34

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

Simone Di Domenico


gente

5

6

7

5.Cheias de Charme

No dia 12 de maio, as sócias Larissa Santi, esteticista facial, corporal e cabeleireira, e a nutricionista Marcela Taíse Vendovatto, mestranda em biotecnologia alimentar receberam amigas e clientes que prestigiaram a inauguração da Le Charm’s, o mais novo espaço voltado à beleza, saúde e bem-estar, oferendo serviços de salão de beleza, como cabelo, maquiagem e unhas, além de orientação nutricional e tratamentos estéticos.

6.Em homenagem às mães

Na noite do 13 de maio, o Restaurante Bistrô realizou mais uma edição do jantar especial em comemoração ao Dia das Mães. O evento, que contou com cardápio variado, música ao vivo e sorteio de prêmios, recebeu grande público.

7.Equipe nota 10!!

Foi realizado em 13 de maio, no Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves o Campeonato Gaúcho de Muay Thai, considerado o maior e mais difícil evento do gênero no Rio Grande do Sul. Com 200 atletas inscritos, a disputa rendeu à equipe frederiquense Raja Gight Club finalizar o campeonato com seis atletas entre os melhores da competição. FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

35


gente

8. De casa nova

No dia 29 de abil, a estilista Iva Regina recepcionou suas amigas e clientes em seu novo atelier, realizando o sonho antigo de ter o local de trabalho em sua casa. O dia foi de recepção e muita conversa boa para inaugurar o novo espaço. Aproveitando a ocasião, foram apresentadas novas peças da Coleção “Luz”, que foi lançada no Natal de 2016 e que se segue durante o mês de abril e maio deste ano. “A casa remete a algo mais acolhedor, onde eu posso atender melhor as minhas clientes com hora marcada”, comenta Iva.

8

9. Todeschini em Chapecó

No dia 04 de maio, a Todeschini inaugurou sua nova unidade em Chapecó. Os sócios Carlos Alberto Candaten, Irineu José Sartori (sócios também na unidade de Frederico Westphalen) e Luiza Cupsinski reuniram arquitetos, profissionais da decoração, clientes e amigos para prestigiar o espaço que vai oferecer para a região a qualidade da marca de móveis mais lembrada do país.

Conceito A Studio

9

36

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

Divulgação


gente

10

Conceito A Studio

11

Arquivo Pessoal

12

10. 2 aninhos da Lívia

No dia 22 de abril os pais Francislaine Trevisan Balestrin e Adilson Balestrin comemoraram com amigos e familiares os 2 aninhos da pequena Lívia Trevisan Balestrin. A festa aconteceu na Associação Aquática e Cultural Seberiense, no município de Seberi.

11. De férias no RJ

A linda Bárbara Scherer, da Conceito A Studio, passou por paisagens exuberantes no Estado do Rio de Janeiro no mês de maio. A loira, que estava de férias, viajou para Arraial do Cabo e aproveitou para recarregar as baterias.

12. Tendências 2017

No dia 28 de abril a Imperatriz Projetos mostrou ao público as tendências em móveis planejados e ambientes projetados para o ano de 2017. A proposta é inovar no conforto e na praticidade do dia a dia dos clientes, com a aposta em decorações minimalistas que garantem ambientes mais leves, modernos e confortáveis. FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

37


38

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br


CLASSIFRED

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

39


40

FREDMAGAZINE | Maio, 2017 www.fredmagazine.com.br

Revista Fred Magazine - maio de 2017  
Revista Fred Magazine - maio de 2017  
Advertisement