Page 1

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

1


2

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

3


editorial

A capacidade de manter o coraçao quente

Todos fomos surpreendidos (alguns nem tanto) pelas baixas temperaturas que chegaram ao nosso Estado nas últimas semanas. Seja no Rio Grande do Sul, onde a neve fez morada em algumas cidades, ou em qualquer Unidade da Federação, uma lição se faz necessária e urgente. Em tempos de insegurança política e econômica, em que direitos são retirados e cada vez mais nos sentimos ameaçados por uma política que põe em cheque o bem-estar da população menos favorecida, devemos manter bem acesa a capacidade de ter o coração aquecido pela esperança em um futuro melhor. À medida em que as notícias que chegam do Planalto Central são cada vez mais escabrosas, devemos fazer de nosso pequeno mundo um lugar melhor e manter pessoas ao nosso redor acolhidas pela empatia, uma

palavra muito falada nos dias de hoje. Mas, mais do que falar, necessitamos colocar em prática a capacidade de compreender sentimentos e emoções de quem está ao nosso lado.

Acesse e fique por dentro! www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA – Ano V, Edição

É a empatia que nos leva a ajudar uns aos outros, a ser altruístas e a compreender que o mundo está muito além do nosso umbigo. Se você pratica a empatia, você consegue ouvir o outro com carinho, ponderar sobre sua situação (qualquer que seja), se conectar imediatamente com ela e compreender a partir daí a tomada de decisões.

30 – julho de 2017

Queremos construir um mundo melhor? Queremos ser felizes apesar das circunstâncias? Queremos apoiar positivamente as pessoas que nos cercam? Devemos ser adeptos da comunicação efetiva e não deixemos nossos corações endurecerem.

Diretora:

Uma boa leitura e um excelente fim de inverno!!

Fotos:

Mário Lima Editor

Endereço: Rua do Comércio, n° 303, Sala 302 – Centro Frederico Westphalen Telefone: (55) 3744-1680 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Luara Krasnievicz Dominski Edição e Produção: Mário Lima Planejamento Gráfico: Renata dos Santos Benites Conceito A Studio Departamento Comercial: Marilisa Baggio

Periodicidade: A cada 50 dias Jornalista Responsável: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal, Tenente Portela.

4

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Móveis com estilO e sofisticação O projeto realizado em uma residência no Bairro Itapagé, em Frederico Westphalen, resulta em ambientes confortáveis e cheios de inspiração e personalidade

A seriedade da empresa, o tempo em que atua na cidade e as opções de condições de pagamento são o diferencial na hora de escolher a Todeschini. Os profissionais são atenciosos e realizam um rápido atendimento, o que garante um material com acabamento e design ótimos.

(55) 3744-4301 /todeschini.fredericowestphalen Rua Maurício Cardoso, n° 421 - Centro, FW - RS FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

5


Dica de Livro

Uma poderosa lição sobre amor, amizade e gentileza

“Vamos criar uma nova regra de vida... Sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário? Como seres humanos, não carregamos apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza, e esta está presente em uma palavra de incentivo quando precisamos, um gesto de amizade, um sorriso breve... Então, se cada pessoa, onde quer que esteja, sempre que puder, for um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor!”

6

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

Esse é um trecho do discurso do Sr. Buzanfa, diretor da escola Beecher Prep, durante a formatura de August Pullman. Com 10 anos de idade, Auggie, como é carinhosamente chamado, passou a frequentar a escola pela primeira vez somente a partir da quinta série. O jovem nasceu com uma síndrome genética extremamente rara, teve que passar por 27 cirurgias e, como sequela, acabou ficando com o rosto deformado e cheio de cicatrizes.

Por Vanessa Harlos, jornalista

Já dá para imaginar o misto de sentimentos que Auggie carregava consigo nesse novo desafio de ir para a escola: medo, angústia, vergonha, tristeza, afinal, ele é diferente dos demais. Quando uso o termo “diferente”, não me refiro apenas à sua face não ser igual a das outras crianças, mas em sua alma também, e isso fica claro conforme a narrativa criada pela autora do livro, R.J Palacio, vai se desenrolando. De menino amedrontado, que é vítima de bullying por parte de muitos de seus colegas, como Julian, Auggie, aos poucos, vai criando laços de amizade com Jack Will e Summer, para de se importar com a repulsa alheia e, no fim do ano letivo, já cativou todos à sua volta com seu jeito doce, mas ao mesmo tempo forte, de ver e encarar as situações. Foi por isso que iniciei essa resenha usando a passagem sobre a gentileza, porque essa é uma das principais lições que Palacio nos ensina com o livro Extraordinário. Outra, bastante valiosa, é que nunca se deve julgar um menino pela cara, afinal, não escolhemos em que tipo de corpo iremos nascer, mas sim, que tipo de pessoa iremos nos tornar. Não espere mais. Corra e tenha uma boa leitura!


RM Arquitetura

Um espaço para expressar a fé e religiosidade Escritório de Arquitetura Rosana Monteiro realizou o projeto de reforma da Igreja Nossa Senhora Medianeira no Bairro Primavera, em Frederico Westphalen.

O espaço recebeu detalhes de iluminação e revestimento que valorizam as imagens sagradas e chamam atenção ao altar, mantendo a singeleza e a singularidade da Igreja.

Rua Tenente Lira, 780 – Centro – Frederico Westphalen (55) 3744-3922 | rosanamonteiro.arquiteta@gmail.com Rosana Monteiro Arquitetura e Urbanismo

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

7


SOCIAL 1. Reconhecimento nacional A Stemetal, indústria metalúrgica de Frederico Westphalen, foi reconhecida na noite de 8 de julho, em São Paulo/SP, com o troféu The Winner Awards, conferido pela Magazine Top International Business, que atua no mercado publicitário há 15 anos e tem circulação em mais de 40 países. O troféu é direcionado a pequenas, médias e grandes empresas que são destaque em suas áreas de atuação.

2. Espelho Espelho Meu

1

As coach’s Debora Dalegrave e Angela Cristina Pessotto lançaram um projeto inovador, o “Espelho Espelho Meu”. Com o objetivo de entrelaçar as áreas do life coach e da imagem pessoal e profissional, por meio de dinâmicas e grupos que visam ressaltar a essência de cada um.

Conceito A Studio

2

8

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

Divulgação

Divulgação Letícia Wladow


SOCIAL 3. Centro Cultural em FW

Será construído, a partir do mês de outubro, no Bairro Jardim Primavera o Centro Cultural Leonir Ângelo Balestreri. O espaço, orçando em R$ 500 mil em sua fase inicial, será palco para grupos culturais e contará com quadras esportivas, salas, área para exibições de cinema, anfiteatro com cerca de 400 lugares. A cerimônia de lançamento do projeto, que ocorreu no dia 18 de julho, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de FW contou com representantes do Governo, diretoria da Cufa de FW, que lembraram a importância de iniciativas como esta para o enriquecimento cultural da população.

3 Vignatti Fotografias

Conceito A Studio

4. Leonardo e Angélica

No dia 21 de outubro, o casal Leonardo Nuernberg, filho de Dimas e Rosane Nuernberg, e Angélica Reinheimer, filha de Lauro e Rosali Reinheimer, realiza seu enlace matrimonial. O ensaio e a cerimônia acontecem na capital catarinense com registro da Vignatti Fotografias. 4

Divulgação/Cufa de FW

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

9


SOCIAL 5. festa de 100 dias Realizada no dia 05 de maio, a festa dos 100 dias da turma de Direito da URI aconteceu no Maria Lúcia, reunindo os formandos com muita animação para celebrar com antecendência a formatura, que acontece no dia 12 de agosto.

6. Sob a beleza dos Plátanos

5

Conceito A Studio

6

Conceito A Studio

7

Conceito A Studio

Os formandos do Curso de Tecnologia em Agropecuária da Uri realizaram no dia 01 de julho as fotos externas para a formatura que acontece no dia 29 do mesmo mês, abrindo a temporada de formaturas da Conceito A Studio. O ensaio foi feito nos Plátanos, caminho para Palmeira das Missões.

7. Novos enfermeiros a caminho Os alunos do Curso de Enfermagem da URI também realizaram ensaio fotográfico externo antecedendo a formatura que acontece em janeiro de 2018. O registro foi feito no Santuário Cristo Rei e rendeu imagens incríveis.

8. Ensaio de Educação Física Em preparação à formatura que acontece no dia 05 de janeiro de 2018, os formandos de Educação Física realizaram no dia 26 de junho um ensaio no Clube Aquática sob os cuidados da equipe da Conceito A Studio.

Conceito A Studio

8 10

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Arquivo Pessoal

9

10

Conceito A Studio

9. 1 aninho do pequeno príncipe Arthur Averbeck, filho do médico Márcio Averbeck e da jornalista e apresentadora do SBT Edieni Ferigollo comemorou seu primeiro aninho no dia 3 de junho, com uma festinha temática de Pequeno Príncipe. Arthur é neto de Breno Francisco Ferigollo e Edi Maria Mazzotti Ferigollo, e Clemente Averbeck e Gessy Spier Averbeck (in memoriam).

10.Felicidades ao casal! Mateus Froner, filho de Wnaderley e Beatriz Froner, e Samanta Saraiva Zanella, filha de Egidio Zanella e Rosangela Saraiva, casaram no dia 13 de maio na Catedral de Frederico Westphalen. A recepção que reuniu amigos e familiares aconteceu no Clube Ipiranga. FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

11


SOCIAL 11. Nasceu!!

Gidione Miguel, filho do médico Gidione Bombassaro II e da odontóloga Grasiela Ferrari, proprietária da Clínica Estética do Sorriso nasceu no início do mês de julho, em Pelotas, para iluminar ainda mais a vida dos pais. O nome é uma homenagem ao pai e uma referência ao Arcanjo Miguel. Muita saúde!!

12. Jarbas e Jéssica

11

Arquivo Pessoal

12

Vignatti Fotografias

13

Arquivo Pessoal

14

Marcos Antonio Corbari

O Studio Viugnatti Fotografias realizou mais um registro de casamento. A cerimônia de Jarbas Cassiano Neuls e Jessica Neuls, que aconteceu no dia 27 de maio, em Abelardo Luz/SC e reuniu familiares e amigos neste momento único.

13. De passagem pelo Atacama

O casal Jovane Johannn e Ivani Rejane Bertoletti Johann, acompanhados da filha Rafaela estiveram de passagem pelo Deserto de Atacama, no Chile, durante alguns dias no mês de julho. Na foto, Jovane e Rafaela posam frente à paisagem que recebeu o toque da neve e ficou ainda mais deslumbrante.

14. Alexandre Beck conhece famílias do MPA na região

O escritor e ilustrador Alexandre Beck, conhecido como o “pai” do Armandinho, visitou, durante sua passagem pela cidade de Seberi para a FLIS – Festa Literária de Seberi, a cooperativa e famílias da base do Movimento dos Pequenos Agricultores em Seberi, Cristal do Sul e Vicente Dutra que dão atenção especial às atividades voltadas a agroecologia.

12

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


turismo

O inverno brasileiro é belo com (e sem) frio Dicas imprescindíveis para quem deseja curtir as férias de inverno no aconchego do Sul do Brasil, onde as temperaturas devem cair consideravelmente ou aproveitar o calor e os cenários deslumbrantes do litoral nordestino

Muitas pessoas, principalmente aquelas que têm filho em idade escolar, optam por tirar férias no mês de julho, quando geralmente acontecem os recessos, e aproveitam para viajar em família. Mas, o que está mais em conta hoje em dia? Curtir o frio do Sul ou uma viagem para as paisagens paradisíacas das praias nordestinas? A resposta é “depende”. Depende muito de onde se está e para onde se vai. Algo a se levar em conta este ano são os bons preços dos voos no Brasil, que ocupa o primeiro lugar em um ranking global das passagens aéreas domésticas mais baratas. De acordo com a pesquisa “Flight Price Index 2017”, um levantamento feito pela agência de viagens

Kiwi.com, o valor médio pago pelos passageiros em voos domésticos no Brasil é de US$ 3,98 a cada 100 km. Sabendo que viajar para destinos nacionais está mais em conta, é preciso decidir o destino. Que tal passar uns dias com os pés para o alto frente à lareira com muito chocolate quente e chimarrão? Ou quem sabe você prefira fugir das baixas temperaturas, afinal, praia é tudo de bom e os destinos no Nordeste ficam até 21,9% mais baratos durante o inverno, de acordo com o site da Trivago. Seja como for, moramos em um país de proporções continentais, com belezas naturais, arquitetônicas, gastronômicas e religiosas que agradam a todos. Escolha seu destino e boa viagem!

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

13


turismo

Destinos FRIOS

Serra Gaúcha O mês de julho é ideal para curtir o friozinho do inverno nas charmosas cidades da Serra Gaúcha. Destinos como Gramado, Canela e Caxias do Sul. Recebem inúmeros visitantes e contam com pacotes que agradam todos os bolsos.

pinterest.com

Urubici

(Santa Catarina)

Entre os municípios de São Joaquim, Urupema e Urubici, as temperaturas abaixo de 0 surgem no mês de julho, fazendo a alegria dos turistas. Urubici destaca-se pelas boas opções gastronômicas, hotéis e pousadas de qualidade e pelas suas belezas naturais deslumbrantes. www.temporadalivre.com

Monte Verde (Minas Gerais)

É o destino perfeito para uma viagem a dois, quem sabe durante a Lua de Mel, principalmente se os pombinhos quiserem um programa calmo, recheado de uma arquitetura inspirada nas cidades europeias e provar o melhor da culinária mineira (preciso dizer mais alguma coisa?) www.pousadinhas.com.br

14

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


turismo

Destinos QUENTES

Porto de Galinhas (Pernambuco)

Porto de Galinhas é um daqueles lugares que você não esquece. Com água verde e piscinas naturais, o destino é a escolha de muitos turistas que vão para outras cidades da região, como Recife, da qual fica distante apenas 60km. www.portodegalinhas.org.br

Litoral Piauiense

Com praias dentre as menos conhecidas do país, o litoral piauiense perde em extensão, mas ganha em beleza com praias desertas, limpas e calmas. O Estado é o único do Nordeste cuja capital, Teresina, não fica no litoral e é um ótimo destino para se explorar nas férias de julho. www.brasilvip.net

Lençóis Maranhenses

Falo por experiência própria que não há um lugar mais exuberante e fascinante que o Parque Nacional dos Lençóis, no município de Barreirinhas no Maranhão. Além de curtir aas piscinas naturais que se formam e as dunas esculpidas pelo vento, é possível provar muitos pratos típicos da culinária maranhense, que é um show à parte. www.maracaturismo.com.br

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

15


educação

EEEF Afonso Pena recebe troféu em reconhecimento à sua excelência na Educação

Escola começou a funcionar em 1961, mas foi oficialmente criada em 1962 e completou 55 anos de Educação

Comunidade escolar celebra o recebimento do Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, dado ás escolas com melhores notas de acordo com levantamento do Ministério da Educação A Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena celebra neste mês de agosto mais uma conquista, o Troféu Educacional Governador Leonel de Moura Brizola, que visa homenagear as escolas que cumprem com zelo e responsabilidade o seu papel na sociedade, e que possuem as melhores notas, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A Escola EEEF Afonso Pena que recentemente ficou entre as 50 melhores do Rio Grande do Sul na avaliação do SAERS, está entre as três do Estado a receberem o troféu, e participa da cerimônia que vai reunir deputados, representantes das escolas e deve contar também com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, professores, coordenadores regionais de educação e alunos, no Memoria Legislativo, no Centro Histórico da capital gaúcha no dia 7 de agosto, a partir das 19h. - Para nós, que estamos representando a EEEF Afonso Pena, é uma honra imensa receber este reconhecimento a todo o esforço coletivo, que envolve equipe diretiva, professores, funcionários, alunos e pais. Este prêmio atesta nosso desejo de continuar buscando uma educação de qualidade e para todos -, comenta o diretor, Claudecir Luís Frizon, que há 25 anos atua na instituição. O Troféu Educacional Governador Leonel Brizola está voltado para um dos mais importantes setores da sociedade, que é a educação. Dedica-se o nome desta premiação ao Governador Leonel Brizola pela sua trajetória de luta pela

16

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

Este prêmio atesta nosso desejo de continuar buscando uma educação de qualidade e para todos. educação de qualidade. Durante os seus governos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro realizou a construção de modelos de escolas públicas, a fim de proporcionar acesso universal ao ensino, como fator estruturante para a justiça e o desenvolvimento social.

55 anos de história Recentemente, a escola que dá nome ao ex -presidente da República, Afonso Augusto Moreira Pena, completou 55 anos de ensino e celebrou a data com jogos de integração, gincanas, passeio ciclístico, apresentação da banda marcial e outras atividades lúdicas que envolveram os quase 500 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, os 33 professores e 8 funcionárias.


CASA CRIATIVA

Home office

Trabalhar em casa pode ser aconchegante e super produtivo O fato de trabalhar no conforto de casa tem prós e contras. Então, para otimizar os prós, vale seguir algumas dicas e manter a produtividade em alta

Home Office é uma expressão inglesa que significa “escritório em casa”, em tradução literal, e que pode aparecer também sob a siga SOHO (Small Office and Home Office). Este método de trabalho é adotado principalmente por profissionais liberais ou freelancers e até mesmo por empresas que não possuem um escritório ou proporcionam aos funcionários cumprir horas de trabalho no conforto de casa. Ainda que este sistema de trabalho enfrente bastante preconceito por parte de profissionais e empresas “mais tradicionais”, um home office pode ser bastante produtivo e “parte disso é conquistada com um ambiente bem organizado, livre de materiais desnecessários, onde o trabalho possa fluir”, ressalta a arquiteta Juliana Panosso.

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

17


CASA CRIATIVA

Montando um

home office

Entretanto, para conseguir alto nível de produtividade é preciso seguir algumas dicas que fazem da montagem do home office um processo minucioso que vai culminar com um ambiente salutar. De acordo com Juliana, a ergonomia no mobiliário é o item mais importante para relevar na hora de montar o seu home office, mantendo o foco na simplicidade. “Não ouse demais. Móveis cheios de curvas, como vistos em revistas e redes sociais, podem não ser funcionais: uma cadeira “descolada”, por exemplo, pode causar problemas na coluna”, orienta. Outro ponto que merece atenção é a iluminação, que tem um papel bem importante no ambiente. Dependendo da luz, podemos sentir sono, preguiça ou dificuldades de concentração. O sol faz bem e ajuda a manter acordado, além de ajudar a readquirir a concentração do começo do expediente. Por isso, se tiver oportunidade, monte seu home office próximo de uma janela. Quanto à luz ambiente, uma opção versátil é utilizar luminárias de mesa em vez de luzes de parede ou forro. “Essas luzes proporcionam iluminação suficiente e ainda deixam o ambiente mais aconchegante, sendo possível utiliza-las somente quando necessário, ainda mais quando se trata de um office integrado, no quarto ou na sala”, recomenda.

Bom senso na

personalizacao

Decorar é uma parte bem divertida, mesmo para quem não tem nenhuma formação neste sentido. É possível dar asas à imaginação e deixar o local com a sua cara, pois é onde o espaço ganha personalidade e se conecta com você, entretanto devemos ter em mente que o home office é um ambiente de concentração e de trabalho, não de diversão. “A dica para evitar este problema é utilizar uma decoração que seja prática e funcional, utilizando elementos que aumentem a produtividade como forma de ilustrar seu espaço. O estilo do escritório deve estar alinhado com o tipo do negócio, a decoração de escritório de advocacia, por exemplo, pode se focar em transmitir segurança e tradição, procure usar tons escuros e amadeirados para esses ambientes, enquanto a decoração de offices para escritores, fotógrafos, designers, pode ser mais moderna e menos formal, utilizando de cores mais vivas, que estimulem a criatividade, energia, como amarelo, laranja e bordô, mas sempre em equilíbrio e harmonia com o restante das decorações”, ressalta a arquiteta.

18

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

A mesa de trabalho precisa ter espaço para a “bagunça” durante o processo, mas é importante que se guarde os papéis, mantenha-a sempre organizada, pois em casos de office integrados com a sala ou quarto, a mesa pode servir para outra utilidade em outros momentos, como bancada de maquiagem ou aparador. “O armazenamento de documentos é o principal problema de quem trabalha em casa. Armários fechados são a melhor opção, opte por gavetas integradas à sua mesa, caixas e até mesmo um móvel com rodinhas que você acomode em outro ambiente se precisar”, comenta a arquiteta. A posição da mesa também é de extrema importância. Quando viradas para a parede, bloqueiam as ideias. Procure posiciona-las de forma que você fique com uma visão ampla para o restante do ambiente e aliado a isso, mantenha tudo o que você precisa perto de você – Lembre-se das distrações que a sua casa pode proporcionar. A TV; comida; seu animal de estimação. “Tudo isso é ótimo, mas deixe-os para a hora do descanso. Se toda vez que você precisar de caneta, tesoura, grampeador, papel ou uma bebida, você precisar atravessar todas essas “tentações”, é provável que você perca muito tempo. Mantenha o que você precisa ao alcance da sua mão”, explica a profissional.


CASA CRIATIVA

Um guia completo para montar seu home office Tradicional É ideal para profissionais como advogados, contadores, pois dá a ideia de confiança e solidez

DESPOJADO Pessoas que precisam de estímulo na criatividade, como escritores, jornalistas, cartunistas e outros.

Indiferenciado Indicado para outros profissionais ou mesmo como um espaço para estudos, o podendo ser utilizado até mesmo por várias pessoas em períodos diferentes

INTEGRADO

Para quem mora em locais com pouco espaço disponível para montagem, um home office integrado ao quarto ou sala é uma boa ideia

Juliana Panosso é arquiteta e urbanista e atualmente é pós-graduanda do curso de Design & Interiores.

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

19


Gestão, Negócios e CIA

Golpe Por Marcelo Blume* marcelo.blume@referenda.com.br Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Dirigente e professor na FAHOR e docente convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados na área de gestão e educação.

Semanas atrás, levei um golpe quando enviei para os 12 jornais do RS e SC onde tenho colunas semanais, um texto sobre os indicadores positivos da economia e sugerindo que os leitores se preparassem para um novo ciclo de crescimento. Mesmo que ao final do texto eu tenha escrito “...se a política não atrapalhar muito...”, não esperava que depois de tantas denúncias, processos e prisões, as falcatruas continuariam no mesmo nível. Quando saíram as novas denúncias, o texto, que já havia sido publicado em alguns jornais e enviado para outros, ao invés “preparados” para crescer, bem que poderia ser uma reflexão como estarmos “preparados” para um novo golpe nas esperanças. Escolhida com maestria pelos marqueteiros de um grupo, a palavra “golpe” passou a ser repetida em escala, sendo que de modo rápido e eficiente conseguiu polarizar boa parte das discussões, manifestações e comentários. No meu entender, a expressão símbolo de quem não queria o impeachment do ano passado seria muito mais apropriada se fosse utilizada pelos brasileiros que tentam sobreviver obrigados a ser plateia deste palco de horrores, onde os bandidos prediletos de um e de outro lado se digladiam em delações, sempre envolvendo dinheiro e alcançando cifras de patamares absurdos e inimagináveis. Investidores tanto externos quanto internos, tanto pequenos quanto grandes, que retomaram a crença no Brasil levaram um golpe logo no início de um

20

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

novo ciclo. Os pequenos e médios empresários brasileiros, já levaram tantos golpes dos governos e da política que deveriam ser modelos mundiais de resistência. Quem atua em setores altamente regulados como educação, saúde, alimentos, finanças, cooperativas, dentre outros, leva um golpe a cada semana com as seguidas alterações de legislação, normas e entendimentos jurídicos. Quem escreve, leciona ou tenta orientar sobre como lidar com investimentos leva um golpe a cada novo acordo político e escuso que tem reações dos mercados. Enquanto transações ilegais coletivas ou individuais de 5 a 500 milhões de reais circulam de um bolso ao outro sem que os auditores e o sistema da Receita Federal percebam ao longo de tantos e tantos anos, a população brasileira, que paga imposto de renda na fonte ou na declaração, leva um golpe a cada mês! “É golpe!” também deveria gritar aquela legião de pequenos empresários que seguem sem acesso aos recursos do BNDES porque o sistema e o gerente do banco dizem que, apesar do projeto ser bom, não pode conceder o crédito porque não tem garantias suficientes, enquanto o noticiário da TV da agência mostra que os irmãos empresários, amigos e afilhados do ex-presidente, tiveram aprovados em apenas 22 dias recursos do mesmo BNDES para comprar a maior rede de frigoríficos dos Estados Unidos, levar a sede da empresa daqui pra lá e atuar em 150 países, com muito menos análise técnica

do que nosso pequeno empresário. Ao pagar o combustível dos veículos de trabalho e passeio deveríamos gritar “é golpe!”, ao ver o quanto os bandidos eleitos por nós embolsaram o dinheiro de duas gigantescas refinarias que poderiam produzir combustível mais barato. Ao transportar a produção agrícola ou industrial, sem pontes e estradas em condições, também deveríamos gritar “É golpe!” ao saber que as empreiteiras que decidem quem seria candidato e quem ganharia as eleições receberam recursos do BNDES para obras faraônicas em países cujas lideranças alinhavam suas ações e discursos ao que ocorre no Brasil. É golpe lá e golpe cá! “É golpe!” deveriam gritar também o pai, a mãe, os filhos, os companheiros de enfermos em fila de espera de atendimentos, tratamentos, transplantes, ao saber por exemplo, que os irmãos que entregaram muitas falcatruas de quase 2.000 políticos entre eles os últimos 3 presidentes da república, fizeram acordo com a justiça lhes dando as condições para entre outras, comprar mais de 1 bilhão de dólares (quase R$ 4bi), com lucro de R$ 200mi um dia antes de serem publicadas as denúncias, além de poderem sair do país com garantias de não serem incomodados e viverem num dos endereços mais caros do mundo. São muito mais golpes do que estas linhas mencionam e, por isso mesmo, somos muito fortes por seguir suportando-os! Um abraço, força, fé e até a próxima!


COACHING

A Revolução das Competências A revista Você S/A, edição de junho, traz uma mega reportagem na qual aborda um tema nada novo, mas que continua sendo a espinha dorsal da humanidade e sua evolução

A reportagem dedica grande parte de suas páginas para explanar com base científica e matemática e nos convencer de que o assunto nunca foi tão emergente. A urgência transformou o tempo refém de todos e nós todos reféns do tempo. O fato é que o fator tempo está a cada dia menos elástico e se tornou o personagem principal para nós atores e amadores da vida pessoal e profissional. Para citar mais um evento, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, foi divulgado um daqueles estudos que nos deixam um tanto apreensivos. Batizado de “A Revolução das Competências”, o relatório mostra os desafios que as empresas precisam enfrentar no curto prazo por causa das transformações tecnológicas e comportamentais. Dentre diversas descobertas, uma chamou atenção: a previsão de que, em 2020, mais de um terço das habilidades, hoje consideradas essenciais, serão inúteis. Isso quer dizer que em três anos, os profissionais terão de se reinventar mais uma vez. E como anda nossa flexibilidade? Por outro lado, temos a boa nova: é possível encarar mais esse desafio – desde que se mantenha o foco no

desenvolvimento de uma nobre e única competência: a capacidade de aprender a aprender. Falando nisso, lembro que o sociólogo francês Edgar Moran, hoje com 95 anos, esteve em Poa, no Fronteiras do Pensamento e ele continua defendendo que nós temos que desenvolver a capacidade de aprender a aprender, o que ele profetizou em sua juventude. Naquele evento Fronteiras do Pensamento, o pensador reflete sobre as duas lições que considera mais importantes para reformar a vida: aprender a ser mais autônomo e, ao mesmo tempo, a conviver em comunidade; e aprender a lidar com as obrigações das quais não gostamos e ainda, simultaneamente, precisamos desenvolver nosso lado lúdico e poético. Morin propôs e defende desde o século passado, o conceito que o tornou um dos maiores intelectuais do nosso tempo: o da complexidade dos saberes e não a simplificação e fragmentação da aprendizagem e da educação formal. Os dois eventos, na essência, se fundem convergindo para um sentido único; o aprender precisa ser de forma mais rápida para atender às mudanças tecnológicas e nos cabe dar significado

Joice M. Alessi

Business & Executive Coach

No mundo incerto e ambíguo de hoje, não é bem assim. O que vale é conseguir tirar e pôr coisas na mochila conforme a necessidade do desafio e do momento. ao exercício diário que nos acompanha. O resultado é que para lidar com um cenário tão complexo, algo será essencial: a capacidade de aprender. Essa prevalece como a certeza num mundo de incertezas. A habilidade é o que vai ajudar os profissionais a assimilar, continuamente, as novas necessidades que estão surgindo numa velocidade exponencial. Por isso, ela é considerada uma metacompetência, por ser uma aptidão que ajuda em todas as áreas que se queira aprofundar e/ou desenvolver. Por fim, para manter a empregabilidade e a capacidade de não ser descartado do mercado, o profissional precisará ter um olhar holístico. Isso significa compreender que a flexibilidade precisa ser exercitada e que há alguns anos tudo que um profissional carregava em sua mochila era seu talento. No mundo incerto e ambíguo de hoje, não é bem assim. O que vale é conseguir tirar e pôr coisas na mochila conforme a necessidade do desafio e do momento.

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

21


horA DO CHÁ

O mundo segundo Armandinho Um menino de cabelos azuis, em início de idade escolar, travesso e questionador, ingênuo e persuasivo, tem chamado a atenção em micro-narrativas que espelham o mundo pelo prisma de uma identidade e olhar infantil. O Armandinho, criado pelo escritor e ilustrador Alexandre Beck nos chama a refletir em suas tirinhas a respeito de assuntos que vão desde as passagens cotidianas do dia a dia de uma família e suas cenas divertidas, emocionantes ou desconcertantes, até temas mais espinhosos como homofobia, preconceito e política. Para muito além de um quadrinho que se proponha a narrar costumes cotidianos, Armandinho é um cronista de nosso tempo, a exemplo do que foi Mafalda (a quem o menino é constantemente comparado), do argentino Quino, nos anos 1970 e 1980. Armandinho surgiu no suple-

mento em quadrinhos de um jornal catarinense, mas ganhou repercussão nacional mesmo a partir da veiculação de suas tirinhas no Facebook. Hoje está presente em dezenas de jornais pelo país afora, segue sendo publicado na rede social (agora em uma fanpage dedicada, com quase um milhão de curtidores) e já ganhou até uma série de dez livros reunindo suas aventuras e desventuras. Em meu caminho acadêmico, trouxe a personagem para o ambiente do Mestrado em Letras/Literatura Comparada, na URI, analisado lado a lado com sua antecessora mais famosa, a Mafalda. O objetivo ali é refletir a historicização da ficção e a ficcionalização da história. Em artigo recente, defendo a ideia da utilidade das leituras em voga no sentido de identificar a posição criativa de Alexandre Beck como um intérprete dos fatos de seu

Por Marcos Corbari, jornalista

tempo, construindo alegorias que concretizam nas micro-narrativas a leitura das pautas factuais e a forja de um elemento de representação simbólica muito rico enquanto construção discursiva dissonante da oficialidade. Para além da expressividade opinativa e da criticidade característica ao cronismo, temos a constatação de um espaço de envolvimento que necessita da presença de três figuras de ângulo pessoal (autor, personagem e leitor), em cuja relação se dá a construção do enunciado comunicativo e a dinâmica de afirmação de identidade discursiva. Deixo como ilustração desta coluna uma das tirinhas mais reproduzidas de Armandinho e firmo o convite para que o/a leitor/a estenda seus olhos para mais publicações deste menino que tem se dedicado a narrar o nosso tempo através de seu olhar singular.

Tiras publicadas na fanpage www.facebook.com/tirasarmandinho , livros disponíveis na Ícaro Espaço Cultural em F. Westphalen.

22

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Sua vida pode ser

mais que um sonho)

No mês de agosto, tem início a terceira edição do Projeto Arqui Vitrine, criado pelas lojas Imperatriz Móveis e Decoração, Imperatriz Projetos e Freeway Elétrico e Hidráulico para divulgar suas marcas parceiras, profissionais da arquitetura e decoração, e projetos inovadores para a população de Frederico Westphalen e região. Inspirar sonhos, incitar a criatividade e despertar o desejo por ambientes funcionais, aconchegantes e inovadores é a missão deste trabalho que envolve dezenas de profissionais FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

23


Arqui Vitrine inicia nova temporada de projetos inéditos de decoração de ambientes Projeto criado pelas lojas Imperatriz Móveis e Decoração, Imperatriz Projetos e Freeway Elétrico e Hidráulico chega à terceira edição reunindo ideias criativas de arquitetos e designers de interiores da cidade e região

Projetos elegantes, sustentáveis, confortáveis ou despojados. Ambientes elaborados por arquitetos e designers de interiores de perfis variados. Assim pode ser definido o projeto Arqui Vitrine, criado pelas lojas Imperatriz Móveis e Decoração, Imperatriz Projetos e Freeway Elétrico e Hidráulico. Salas, cozinhas, dormitórios, home offices e outros ambientes ganham pinceladas de criatividade e inspiram ideias que podem ser aplicadas no lar doce lar de cada um. A iniciativa pioneira na região apresenta ao público móveis, acessórios, iluminação e objetos de decoração disponíveis nas lojas em um ambiente personalizado, que faz do Arqui Vitrine um projeto tão bem-sucedido é justamente a proposta de espalhar novidades, tendências, valorizar espaços e, acima de tudo, a personalidade de cada profissional. - O projeto quer proporcionar aos clientes uma forma de interação entre os arquitetos e a própria loja, pois a decisão de transformar um ambiente da casa é algo muito particular, que varia de acordo com o estilo e a finalidade. O melhor da vida está em casa, e as pessoas querem, cada vez mais, usufruir de bons momentos com a família, os amigos, e etc -, revela Jane Haubert Saraiva, diretora da Imperatriz Móveis e uma das idealizadoras do projeto.

Imperatriz Móveis e Decoração 55 55 3744-4890 | jane@imperatrizdosmoveis.com.br Rua José Canellas, n°111, Centro - Frederico Westphalen – RS

24

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Uma vitrine para a divulgação profissional Ao todo, cerca de 50 dos mais renomados profissionais da arquitetura e decoração do município e região já expuseram suas ideias no Arqui Vitrini nas duas edições anteriores, e para a terceira, mais 20 profissionais devem fazer jus ao tema “a sua vida pode ser mais que um sonho”. - Cada arquiteto ou designer de interiores tem liberdade para utilizar os móveis e acessórios presentes nas lojas, assim como o espaço físico para trabalhar na vitrine durante o tempo de dois dias. A partir do terceiro dia a vitrine será considerada finalizada e pronta para exposição -, orienta, Jane A divulgação dos ambientes acontece por meio da vitrine física presenta na Imperatriz, mas também chega à população por meio da fanpage, site, rádios, jornais, marketing digital e da Revista Arqui Vitrine, que deve ser lançada na final temporada 2017/2018.

Cinco décadas de mercado

O melhor da vida está em casa, e as pessoas querem, cada vez mais, usufruir de bons momentos com a família, os amigos, e etc.

As lojas Imperatriz Móveis e Decoração, Imperatriz Projetos e Freeway Elétrico e Hidráulico fazem parte do Grupo Haubert, que se configura como um grupo familiar com tradição na cidade de Frederico Westphalen, região do Médio e Alto Uruguai e também do Oeste de Santa Catarina. Em sua atuação de mais de cindo décadas, propicia para seus clientes opções de móveis refinados e de alta tecnologia para transformar cada ambiente em um lugar aconchegante e moderno. FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

25


26

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Coaching de Vendas para alcançar o máximo desempenho A competitividade do mercado depende fundamentalmente da capacidade das equipes de vendas em difundir os produtos e serviços que as empresas oferecem. Diante disso, o coaching em vendas é uma ferramenta que visa garantir mais lucratividades às organizações O coach de vendas é um especialista que promove o crescimento das empresas e corporações e, por meio de suas técnicas, propicia a construção de uma equipe de vendedores preparada para trabalhar com o máximo de entusiasmo e levar a organização a alcançar o maior sucesso. Fundamental para o crescimento da empresa, o método desenvolvido pela psicóloga e executive coach Andressa Perotti, da Resulta Mais – Consultoria de Negócios, conduz o profissional a buscar respostas e construir uma solução para as demandas que a empresa tem, seja ela aumentar os lucros, alcançar novos clientes ou expandir sua área de atuação, conforme ressalta Perotti. - O que nós propomos é uma reflexão sobre os objetivos/ metas e conhecimento dos seus pontos fortes que colaborarão na conquista destes objetivos e metas. Durante o treinamento, possibilitamos individualmente ao profissional entender onde cada ele está, onde ele quer chegar, quais competências precisa desenvolver e quais resultados pretende conquistar -, explica.

Andressa Perotti, psicóloga e executive coach

Pontos trabalhados durante o treinamento Perfil Analisa o perfil pessoal e comportamental para descobrir as principais dificuldades encontradas durante a venda

Levantamento de Necessidades Com a abordagem correta para cada tipo de cliente, é possível ganhar sua confiança e finalizar a compra

Planejamento e Prospecção Ajuda a traçar objetivos, planejar as principais etapas do processo de venda, estratégias de como acompanhar a meta estabelecida e maneiras de alcança-la

Negociação e Fechamento Nesta etapa, o vendedor aprende a negociar e reduzir a pressão do fator preço

Abordagem Apresenta formas eficazes de abordagem durante a venda para cada tipo de cliente

Resulta Mais Consultoria de Negócios

Pós-venda O coaching de vendas orienta como medir o índice de satisfação dos clientes, garantir indicações e ser lembrando pelo cliente posteriormente

Travessa Roberto Schimidt, n° 46 – Centro Clínico São Lucas, Seberi/RS | (55) 99614-4259 andressaresultamais@hotmail.com FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

27


Dança

(Arte que alimenta a vida) O bailarino frederiquense que quebrou tabus e se tornou referência em dança contemporânea no Sul do país Com a colaboração de Iana Reis

Com apenas 23 anos, o bailarino Paulo Roberto Zanchin carrega uma curta, porém sólida atuação no mundo da arte com diversas premiações e muita história de superação para contar Foi na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edgar Marques de Mattos que tudo começou, por meio de um projeto social chamado Escola Aberta, a convite da professora e coreógrafa Ana Jacqueline Nunes, que ao perceber o talento do então aluno, o acolheu em seu grupo, o Pettit Ballet Companhia de Dança, onde ele permaneceu até o final de 2015. Natural de Frederico Westphalen, onde viveu boa parte da sua vida, hoje o bailarino reside em Joinville-SC, conhecida como cidade da dança e atualmente se dedica a companhia Fernando Lima como bailarino profissional. Paulo também é professor e coreógrafo de dança contemporânea no Studio de Dança Camila Lorenzetti, em Barra Velha-SC e contribui como jurado em festivais da categoria, além de montar coreografias para grupos dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mesmo diante do sucesso como profissional, o bailarino reconhece uma lacuna existente na sociedade de um modo geral, que não enxerga a arte como um alicerce fundamental para uma verdadeira transformação do ser humano, tendo como consequência a desvalorização da cultura.

28

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


Dança

“Tudo começa nas escolas, nossa base e de lá já vem um trabalho onde a cultura não é muito valorizada, sendo que a arte é a expressão de um povo”, comenta o bailarino. Dentre as maiores dificuldades enfrentadas em sua trajetória, está o preconceito com que a sociedade vê homens na dança, principalmente na região sul. Entretanto, desse caminho cheio de obstáculos, Paulo recolheu forças para acreditar no futuro. “Acredito na arte e na relação humana, onde a dança é um dos maiores meios de expressão”, revela. Como bailarino, Paulo é destaque no estilo de dança contemporânea, com inúmeras premiações em diversos festivais da região Sul do Brasil, destacando-se como bailarino revelação e melhor bailarino de festivais como o Santa Maria em Dança (2012-2013), Panambi em Dança (2014-2015), Conferencia Frederico em Dança (2011), Chapecó em Dança Festival Sul-brasileiro de Dança (2014), Santa Rosa em Dança (2015), Cruz Alta em Dança (2015), e Timbó em Dança (2016). Ele também recebeu pré-indicações para Escola do Teatro Bolshoi no Brasil de Joinville (2011-2012) e foi selecionado em 2017 para Festival Internacional de Dança de Joinville considerado o maior festival de dança pelo Guinness Book desde 2005, nas modalidades Solo Contemporâneo Masculino Sênior e Duo Contemporâneo Sênior.

PERFIL) Paulo Roberto é formado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Regional Integrada Campus Frederico Westphalen-RS e Pós-graduado em Dança pela Horus Faculdade de Pinhalzinho- SC, está cursando o Curso Técnico em Dança no Grupo A.Z Arte em Joinville- SC e também está cursando Pós-graduação em Dança Educacional pela Faculdade São Fidélis do Rio de Janeiro com coordenação pelo CENSUPEG de Joinville- SC. Atualmente vem sendo jurado em diversos festivais de dança da região Sul do Brasil e ministrando oficinas, workshops e coreografando para diversos grupos.

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

29


30

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


DICA DE SÉRIE

The

Keepers

Assassinato, crimes sexuais e um mistério não resolvido

Mário Lima, jornalista

A nova série documental da Netflix, lançada no mês de maio tem como tema central a história da irmã Cathy Cesnik, uma freira professora de um colégio católico da cidade de Baltimore que desapareceu sem deixar rastros, no dia 7 de novembro de 1969, e cujo corpo foi encontrado quase dois meses depois às margens de um rio com sinais de violência física. O caso permaneceu uma incógnita no imaginário da população local até o ano de 2015, quando duas ex-alunas da irmã Cathy resolveram criar uma página no Facebook onde pessoas começaram a compartilhar pistas que trouxeram à tona uma obscura história envolvendo o nome do padre Joseph Maskell, que trabalhava com Cathy, acusado de pedofilia e abuso sexual por diversas ex-alunas e sua (possível) ligação com o assassinato da freira. Esta ousada série original, aos moldes da Making a Murderer, de 2016, retoma fatos reais contando com o apoio de entrevistas de familiares e amigos de Cathy, jornalistas, ex-alun@s vítimas de abusos sexuais, oficiais do Governo e cidadãos, combinadas com imagens de escolas e igrejas vazias, além de fotografias antigas e uma estética sombria que cativa o telespectador durante os sete episódios. Segredos encobertos pela igreja, omissão policial, memórias reprimidas vindo à tona e dezenas de vítimas esmiuçando lembranças horrorosas da infância/adolescência fazem parte dessa narrativa tão perturbadora, que coloca o assassinato de Cathy como uma peça de um grande quebra-cabeças que permanece até os dias de hoje sem uma resolução oficial. FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

31


Coffee Break

Por Wagner Hertzog Escritor, redator, tradutor e colunista de periódicos de Caxias do Sul.

Netuno – Uma beleza astronômica nos confins do Sistema Solar Descoberto em 23 de setembro de 1846 pelos astrônomos Urbain Le Verrier e Johann Galle, Netuno, o oitavo planeta em distância com relação ao Sol, e o quarto maior do Sistema Solar – muito similar em tamanho e composição a Urano, planetas frequentemente descritos como gêmeos – foi descoberto, não por observação telescópica, mas por cálculos matemáticos, justamente por anomalias na órbita de Urano sugerirem que algum outro volumoso corpo celestial interferia em sua trajetória ao redor do Sol, o que tornou sua descoberta única, na história universal da astronomia. Com uma atmosfera constituída primariamente por gases como hélio e hidrogênio – e especula-se também que certa quantidade de nitrogênio – além de metano, o provável responsável por sua coloração azulada, a astronomia moderna afirma que materiais congelados e rochas podem ser encontrados em seu interior, embora o seu manto – que poderia ser considerado sua “superfície”, embora Netuno não tenha uma superfície propriamente dita –, seja frequentemente descrito como um vasto e colossal oceano de amônia, apesar de ter por composição exata amônia, água e metano, substância mista de elevada condutividade elétrica. Tendo, assim como os demais gigantes gasosos, uma atmosfera caótica, com ventos de aproximadamente 2.100 km/h, que se perpetuam indefinidamente – por séculos, na verdade – estas ventanias estão entre as maiores já classificadas no Sistema Solar, e se propagam de forma incessante justamente pela ausência de barreiras sólidas em seus vórtices, o que contribui para que fiquem progressivamente mais fortes, e jamais terminem, o que faz, inclusive, com que tais 32

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

turbulências atmosféricas tornem-se visíveis do espaço, o que já não ocorre com seu planeta-irmão Urano, que possui uma atmosfera muito mais homogênea. Sua distância com relação ao Sol também contribui para que pouco – ou nenhum – calor alcance este enorme gigante de gelo, que conta com uma temperatura topográfica aproximada de -218°. Embora muitos ignorem este fato, Netuno também possui anéis, mas, ao contrário dos anéis de Saturno, são consideravelmente diminutos e opacos, o que os torna quase invisíveis. Tendo quatorze satélites conhecidos, Tritão – descoberto por William Lassell em 10 de outubro de 1846, pouco mais de duas semanas após a descoberta de Netuno – sempre foi, dentre os objetos netunianos, o que mais chamou a atenção, por dos astrônomos suas intrigantes peculiaridades: Tritão orbita Netuno em sentido contrário à rotação do planeta, é o único de seus satélites com formato esférico – todos os outros tem formas irregulares – e, com uma temperatura de –235°, é um dos lugares mais frios, e portanto mais inóspitos, do Sistema Solar. A astronomia sem dúvida alguma desperta nossa curiosidade sobre o que há no espaço, para além das fronteiras do diminuto planeta Terra, este pequeno grão de areia que habitamos, e que, apesar de ter o seu lugar na imensidão do Cosmos, nos obriga a especular o que mais não haverá, nas galáxias e além. No que diz respeito à Netuno, a Nasa tem inúmeros projetos sendo viabilizados – alguns, como Argo, com expectativas para 2019 –, e outros, para um futuro mais distante. É aguardar para ver que resultados, e que fascinantes novidades, nos serão reveladas, mais adiante. FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

32


VOCÊ MANTÉM O SEU NÚMERO E FALA COM MAIS QUALIDADE!

#PORTABILIDADE

TELEFONIA FIXA

WWW.TCHETURBO.COM.BR / 55 3199 9150 · 55 3742 4805 *OS PLANOS E SERVIÇOS VARIAM DE ACORDO COM O SEU ENDEREÇO. VERIFIQUE DISPONIBILIDADE.

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

33


34

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br


CLASSIFRED

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

35


36

FREDMAGAZINE | Julho, 2017 www.fredmagazine.com.br

Revista Fred Magazine - julho de 2017  
Advertisement