Page 1


2

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


Delícia de Páscoa

gastronomia

Super Bertoletti

Ovo de Colher

Neste ano, o grande destaque da Páscoa é o ovo de colher. Siga o passo a passo e aprenda a fazer esta excelente opção para presentear amigos e familiares.

Você vai precisar de 1 kg de chocolate; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; 4 colheres (sopa) de chocolate em pó; 1 colher (sopa) de manteiga; Utensílios: travessa de vidro, faca, espátula do tipo “pão duro”, forma especial para ovos de Páscoa (250 g).

Siga o passo a passo Com uma faca, pique o chocolate ao leite e divida em três partes iguais; Derreta duas partes de chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo; Junte a terceira parte e mexa até derreter completamente e ficar homogêneo; Pincele o chocolate na forma e leve à geladeira. Repita o

processo até a casca ficar grossa; Depois de pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga; Leve ao fogo baixo e mexa até o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela; Espere o brigadeiro esfriar completamente e encha as metades do ovo com o ele; Coloque o ovo de colher numa embalagem e finalize com confeitos coloridos.

No Supermercado Bertoletti, você encontra todos os ingredientes para esta receita, além de uma linha completa de produtos sem lactose, sem glúten e açúcar.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

3


editorial

Páscoa,

momento de reflexão e aperfeiçoamento Qual o significado da páscoa para você? Para alguns, a troca de presentes é um ritual inabalável. Para outros, os ovos de chocolate não podem faltar. Para quem é mais ligado à religiosidade, é um momento para celebrar o ressurreição de Cristo. Interessante é o fato de que mulçumanos, judeus, hindus, espíritas... cada pessoa faz deste um momento de reflexão profunda, mesmo que não é ligado a nenhuma religião. Apesar de atrelada à tradição católica no Brasil, país maioritariamente cristão, a Páscoa é um período que nos chama, mesmo os não cristãos, à reflexão para que tenhamos uma vida renovada por bons propósitos, boas intenções, boas ações. As sementes plantadas nestes 40 dias de preparação, podem dar frutos durante o ano todo. A Páscoa nos mostra que é possível verdadeiramente perdoar quem nos tem ofendido e aperfeiçoar a nossa passagem por este mundo. Vamos refletir, construir relações sem falsas promessas, sem violência física ou psicológica e sem falsos moralismo. Vamos superar a apelação comercial da data e focar na celebração do sagrado, a prática do bem e a busca por solidariedade e paz. Esta é a nossa edição de número 28, feita com muito carinho para você!

Acesse e fique por dentro! www.fredmagazine.com.br

Fred Magazine LTDA – Ano V, Edição 28 – abril de 2017 Endereço: Rua do Comércio, n° 303, Sala 302 – Centro Frederico Westphalen Telefone: (55) 3744-1680 E-mail: contatofredmagazine@gmail.com Diretora: Luara Krasnievicz Dominski Edição e Produção: Mário Lima Planejamento Gráfico: Renata dos Santos Benites Jornalista Assistente: Thaís Soares Fotos: Conceito A Studio Departamento Comercial: Marilisa Baggio

Periodicidade:

Mário Lima Editor

A cada 50 dias Jornalista Responsável: Mário Lima – jornalista – DRT 0001483/MA Circulação: Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Planalto, Rodeio Bonito, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Frederico Westphalen, Iraí, Pinhal, Tenente Portela.

4

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


Impressões de um carnaval entre Canarinhos! A coluna de hoje é um convite. Gostaria que os leitores estendessem seus olhos até o site da revista, onde espicharemos essas palavras. É um convite também para conhecer uma sonoridade que se configura nova, embora não

seja uma experiência recente: a música de rezo. Aliar espiritualidade e alegria sob a roupagem de letras e melodias não é uma novidade. Congregar diferentes egrégoras e colocar na mesma proposta poética matrizes espirituais que são diferentes em doutrina e prática, em tempos onde o fundamentalismo segrega quem deveria andar irmanado, isso sim é uma novidade a ser saudada. Falo do movimento Canarinho Branco, organizado pelo músico Ale de Maria, que tem como padrinho Leal Carvalho, que conhecemos no Sítio Terra Zen, em Viamão. “A música de rezo reúne em seu ventre todas as expressões musicais das várias tradições devocionais estabelecendo a Dança de Todos os Santos, Devas, Tótens e Orixás aliançando esta grande diversidade arquetípica do sagrado em um mesmo lugar poético”, ensina Ale. Ao repassar as representações presentes, encontramos referências ao cristianismo,

Por Marcos Corbari, jornalista

como base na conexão com mamãe Maria; os sincretismos característicos da tradição da Umbanda; o diálogo inter-religioso do espiritismo; a presença mística da ayahuasca pelo Santo Daime, Linha da Floresta e Vegetal; o oriente destacado com o hinduísmo e o budismo; além da Chama Violeta com seus decretos, das benzedeiras e caboclos, bem como a egrégora do Caminho do Coração do Prem Baba. Tanta diversidade em um ambiente de convívio em união, dividindo desde o palco até a mesa, desde a sombra de uma árvore até a pauta de debate, desde o abraço entre velhos amigos que se reencontram até a partilha do grande presente que é a constituição de novos laços de irmandade... A gentileza é a regra, o carinho é a lei, o convívio é o exercício, o rezo é a partilha. Aceita o convite, vá até o site (www.fredmagazine.com.br) e leia mais sobre nossas impressões de um carnaval entre Canarinhos.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

5


destaque

Forte, empreendedora e independente A contadora Fernanda Karpinski, proprietária do Ferkont Escritório Contábil conta sua história de esforço, trabalho árduo e amor à Contabilidade.

Foi na adolescência que ocorreu o primeiro contato com o mercado de trabalho. Atuando como garçonete em uma pizzaria, auxiliar em um salão de beleza e como manicure de casa em casa, ela buscou na educação a possibilidade de transformar sua realidade. Formada nos cursos de Administração com Habilitação em Comércio Exterior, em 2005, e Ciências Contábeis, em 2013, ambas pela URI/FW. Ainda em 2012, ela sentiu a necessidade de buscar a pós-graduação em Planejamento Tributário, para se aperfeiçoar profissionalmente e dar seu melhor à área que tanto ama, a Contabilidade. Natural de Seberi, a jovem de 30 anos hoje é dona do próprio negócio, o Ferkont Escritório Contábil, após trabalhar em outros escritórios do ramo. A área contábil é uma das grandes paixões de Fernanda, que sentiu a urgente necessidade de empreender durante o último contrato de trabalho. - O amor pela contabilidade foi desde o primeiro momento que comecei a trabalhar com ela, diria que foi amor à primeira vista, porém como funcionária eu não tinha perspectiva de crescimento, só aquilo não me bastava, eu sentia e sabia que poderia ir mais além, e neste caso era ter o meu próprio negócio -, relembra a trajetória que já dura 12 anos.

6

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


destaque também realiza Assessoria Contábil, Planejamento tributário e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física proveniente de renda assalariada e rural. O escritório fica localizado à Avenida Fortaleza, n° 344, no Centro de Seberi, telefone (55) 3746 1287, em um espaço moderno, climatizado e aconchegante, sempre pronto para atender e auxiliar a todos os clientes com qualidade e eficiência.

Reconhecimento

O sonho feito realidade Abrir o próprio negócio à primeira vista assusta muito, principalmente em uma profissão majoritariamente formada por homens e que exige troca de informações tão sigilosas entre cliente e profissional, requerendo também muito trabalho e dedicação para acompanhar as diversas mudanças que ocorrem neste ramo. - Ouvi muito do tipo “você vai trocar o certo pelo duvidoso?!” Mas ergui a cabeça e fui atrás do meu sonho sem me importar com o que os outros falavam -, relembra. Aos 25 anos, com a alma cheia de grandes aspirações e contrato com apenas uma empresa, o Ferkont abriu as portas no dia 9 de abril de 2012. Pouco a pouco outros contratos foram chegando, guiados pelo bom trabalho exercido. A hesitação e incertezas quanto a ter o próprio negócio deram lugar a uma imensa satisfação e orgulho. - Hoje me considero uma mulher independente, determinada e realizada, tenho orgulho da mulher que me tornei e da profissão que escolhi, me sinto plenamente feliz -, comenta Fernanda.

Atuação profissional abrangente A profissional atua na abertura e fechamento de empresas, na área fiscal executando atividades como o lançamento de notas fiscais de entrada e saída mensalmente, bem como a apuração dos impostos impressos e comprovados com relatórios; Controles de notas lançadas e não lançadas; Impressão dos livros fiscais mensais e elaboração de imposto de renda da pessoa jurídica; bem como transmissão de todos os arquivos exigíveis pela legislação para cada modalidade de tributação. A Área Contábil com lançamentos, classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis e apuração dos balancetes mensais e balanço anual; assim como a Área Trabalhista e Previdenciária, realizando a manutenção dos registros de empregados, elaboração da folha de pagamento bem como elaboração das guias de recolhimento dos encargos sociais, são outras especialidades da profissional, que

Após cinco anos de trabalho árduo, o aumento do número de clientes conquistados pelo Ferkont Escritório Contábil sugere a satisfação e o reconhecimento que Fernanda vem recebendo da comunidade seberiense. - Eu trabalhei duro para chegar onde cheguei. Sempre tive força de vontade, determinação, foco, coragem e persistência. Obstáculos, teve, e muitos, mas sempre serviram para me tornar ainda mais forte e nunca para me fazerem desistir. Com humildade, fui aumentando meus clientes. Comecei com uma empresa, hoje tenho várias, cada empresa nova que vem para o meu escritório eu considero como uma conquista, como uma meta alcançada -, comemora.

Família e sonhos A família tem papel fundamental nas conquistas da jovem, uma fonte de inspiração que deram a ela a força, humildade e determinação, principalmente o pai, o empresário Vitório Karpinski, grande entusiasta para que a filha exercesse a profissão. A família é formada também pela mãe Sandra Elisa Follmann Karpinski e pelos irmãos, Elizandra Karpinski Argenta e Leandro Matheus Karpinski. Da família ela guarda as melhores recordações. - Minha infância e adolescência foi muito feliz, fui criada numa família onde tive sempre muito apoio, amor e carinho -, comenta, elencando também planos para o futuro: “profissionalmente, gostaria de continuar crescendo, ter meu trabalho reconhecido e a cada ano conquistar mais clientes. Pessoalmente, é constituir uma família e ter filhos”, finaliza. FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

7


RM Arquitetura

Espaço tranquilo e acolhedor Projeto desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura Rosana Monteiro para o Consultório Odontológico Bruna Karla Mazzonetto, de Frederico Westphalen.

Odontóloga Bruna Karla Mazzonetto e a arquiteta Rosana Monteiro.

Na recepção, elementos em cores mesclam-se ao branco para tornar o ambiente mais aconchegante.

A clínica reflete a personalidade da cliente, respeitando os aspectos funcionais necessários ao exercício da profissão.

Rua Tenente Lira, 780 – Centro – Frederico Westphalen (55) 3744-3922 | rosanamonteiro.arquiteta@gmail.com FREDMAGAZINE | Abril, 2017 8 Rosanawww.fredmagazine.com.br Monteiro Arquitetura e Urbanismo


arquitetando

Beleza econômica Integração entre energia solar e projetos arquitetura

É possível superar as limitações estéticas dos elementos captadores por meio de diversas alternativas que tornam possíveis a integração entre energia solar e projetos de arquitetura.

Captação de energia solar por meio do Painel Solar OPV

Quando a energia solar nasceu em meados dos anos 90, se tornou uma alternativa excepcional para a economia e sustentabilidade. Entretanto, quanto às formas de se aliar esta nova tecnologia aos projetos, muitos arquitetos viram grandes dificuldades. Mas, o fato é que o que parecia um obstáculo, foi transformado em uma oportunidade de levantar soluções criativas. No início, as placas eram instaladas de forma que não era possível conciliar a arquitetura da construção com a economia de energia elétrica, mas graças ao sistema Building-integrated Photovoltaics (BIPV) Sistemas Fotovoltaicos Integrados, em português, é possível ter tudo em um projeto abrangente, moderno, sustentável e econômico. - Uma vez que o elemento fotovol-

É possível economizar até 90% na conta de energia a partir do primeiro mês.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

9


arquitetando taico converte a energia solar em energia elétrica, com o seu emprego é possível reduzir os custos da energia elétrica fornecida pela concessionária local e até, em casos de produção maior do que o consumo da residência, vendê-la para tal concessionária -, esclarece a arquiteta Rosana Monteiro, do RM Arquitetura. Em síntese, a aplicação do BIPV facilita a utilização da captação de energia solar e não compromete o projeto arquitetônico.

Investimento sustentável

A utilização destes recursos captores de energia elétrica limpa torna-se cada vez mais acessível. Silva, proprietário da JS Soluções Elétricas. Integrar o elemento fotovoltaico à edificação é um benefício não só para o morador, como também para o meio ambiente e uma tendência mundial cada vez pais presente em nossas cidades.

Painel fotovoltaico fazendo o sombreamento, executando o papel dos brises na edificação.

A conta que você precisa fazer antes de instalar o sistema solar compensa financeiramente. Após o investimento inicial, que pode variar dependendo do projeto, você terá retorno de 100% em alguns anos, sem contar que residências que possuem sistemas de energia solar são valorizadas em cerca de 8%, de acordo com números da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Em casos de construções já existentes, o profissional buscará alternativas mais positivas para o caso específico. Se a construção ainda estiver em fase de projeto, a utilização do captor solar será pensada pelo arquiteto de forma a obter o maior equilíbrio possível entre as placas de captação e os elementos construtivos. - É possível economizar até 90% na conta de energia a partir do primeiro mês, pagando apenas a taxa mínima à concessionaria. O ideal é que quem se interesse em instalar o sistema, procure um profissional, munido de uma conta de energia para que um projeto seja elaborado de acordo com as necessidades de cada um -, orienta o técnico Jair da

10

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

Financiamento para viabilizar projetos A instalação de painéis fotovoltaicos tem ficado cada vez mais acessível. Por meio da resolução nº482/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), muitos bancos começaram a oferecer linhas de crédito específicas para aquisição de equipamentos para produzir energia suficiente para alimentar uma casa, um edifício, ou até mesmo um galpão de uma indústria. De acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial, a Caixa Econômica Federal financia os equipamentos por meio de seu cartão Construcard com taxa de juros que varia de 1,96% a 2,35% ao mês. Já o Banco do Brasil, possui a linha de financiamento BB Crédito Material Construção para pessoa física com taxas de 1,53% a 2,02% ao mês. O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) também oferece duas linhas de crédito para projetos de energia solar: Linha de Energias Alternativas e o Programa Fundo Clima. - A utilização destes recursos captores de energia elétrica limpa torna-se cada vez mais acessível devido à necessidade de adequar as edificações ao conforto térmico com o mínimo gasto possível -, complementa a arquiteta.


casa criativa

As nuances entre decoração e sustentabilidade O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. As mudanças do clima e a escassez dos recursos, além da economia, ocasiona a preocupação individual e coletiva para com o planeta.

Transformar pequenos hábitos em casa pode ser um dos fatores determinantes quando se pensa na melhoria da qualidade de vida coletiva das cidades. Os primeiros passos podem começar com atitudes simples, por meio de consumos mais controlados de água, luz e lixo, mas também podemos explorar a sustentabilidade quando o assunto é decoração. Boas ideias surgem diariamente, como por exemplo, preservar peças antigas de família, como quadros, eletrodomésticos, luminárias e, principalmente, móveis. Por meio de um novo olhar sobre os objetos, é possível descobrir outros. Basta uma pintura ou um tecido novo para as peças ganharem destaque no ambiente. É o que ressaltam as arquitetas Jamile De Bastiani e Vanessa Scopel, do Idea Estúdio de Arquitetura. - Na falta de móveis herdados de família, recorra a lojas

de usados ou entidades beneficentes que recebem doações. Lá dá para comprar peças de época, com design clássico e moderno, a bons preços. -, relatam as arquitetas. Entretanto, devemos ter em mente que cada projeto pode ser sustentável desde sua concepção. Não somente está na moda, como é uma necessidade cada vez mais urgente do planeta. - Um bom projeto de arquitetura, quando pensado de forma conjunta por arquitetos e engenheiros significa o maior aproveitamento do terreno, vegetação, ventilação natural e incidência solar. Projetos complementares também são muito importantes, como coleta de água da chuva, aquecimento solar e o não desperdício de materiais durante a obra -, alertam.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

11


casa criativa

Criatividade que transforma

Caixas de frutas e legumes podem virar estantes, pallets são aproveitados na produção de mobiliário e pisos, garrafas viram lustres e latas coloridas, que presas com pregos em uma base de madeira se transformam em um porta-utensílios com estilo muito próprio.

12

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


casa criativa

A regra é reaproveitar A madeira pode originar painéis, ser usada em forros, pisos e até mesmo para a criação de pergolados e novos móveis. Já os eletrodomésticos mais antigos e que não são mais usados para seu fim, podem ser utilizados de outras maneiras, como armários, por exemplo, dando um ar vintage e retro ao ambiente.

A nova coisa velha

HOLY

Não se preocupe tanto em consertar, também é interessante usar móveis detonados, com a marca do passado e de sua história.

Engenharia de qualidade para garantir a sua diversão com segurança. |

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

13


O encontro de gerações Como o Coaching de Negócios transforma a realidade das empresas em sucessão familiar Tratando-se de empresas familiares, a complexidade da relação famíliapatrimônio-empresa tende a ser mais acentuada e, no decorrer do tempo, apresenta reflexos na gestão do empreendimento, podendo ocorrer conflitos durante o processo de sucessão familiar.

As empresas familiares ocupam grande parte da economia brasileira. Estimativas apontam que, no Brasil, 90% delas são formadas por membros de uma mesma família. No entanto, de cada 100 organizações desse modelo, apenas 30 chegam à segunda geração e menos de 10% delas sobreviverão até a quarta, conforme dados da Revista Exame. Desta forma, torna-se cada vez mais importante que o empresário pense e planeje como fazer este processo de sucessão da forma menos conflitante e desgastante. O coaching no contexto da família empreendedora propicia um espaço de autoconhecimento em que o membro, seja ele gestor, funcionário, herdeiro ou sucessor, reconhece seus potenciais e encontre seu papel na organização, traçando, alinhando e alcançando objetivos profissionais, pessoais e os da empresa. Este tipo de consultoria foi desenvolvida pela psicóloga, coach executi14

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

vo e de negócios Andressa Perotti, da Resulta Mais Consultoria Empresarial, para a empresa Bebidas Garbin, de Frederico Westphalen, construindo um planejamento eficaz em um momento de mudanças sensíveis. Levando os proprietários a superar os problemas comuns da transição, embates e dificuldades de um novo estágio do ciclo organizacional.

Um caso de sucesso O jovem Felipe Garbin, de 29 anos, é um exemplo de como a sucessão familiar nas empresas geralmente é um momento delicado e complexo, mas também de como o trabalho de coaching executivo pode auxiliar nesse processo, preparando o sucessor de forma eficaz. - O que o treinamento representou para mim foi uma nova vida. Quando eu cheguei no processo de coach, eu só pensava em fazer outra faculdade, não queria estar mais na empresa. Dentro do treinamento eu comecei a ver que ali era o meu lugar, eu não precisava sair. Consegui descobrir muitos talentos que estavam ocultos em mim -, relembra. Durante os encontros, Andressa atuou procurando inspirar para que


fossem trazidos à luz pontos cegos, temas conflitantes, inseguranças, crenças limitantes, entre outros aspectos que foram úteis ao processo e focando na continuidade sustentável da empresa. - Não estamos falando só da empresa, e sim, de relações em que se misturam laços profissionais e pessoais. Então, no coach, nós deixamos claro que o que o sucessor tem de mostrar não é o lado filho, mas o profissional que ele é -, revela a psicóloga.

Uma via de mão dupla entre sucessor e sucedido Dentre os muitos aspectos que tornam o processo de sucessão difícil em alguns empreendimentos, um dos principais é a falta de comunicação entre sucessor e sucedido. Algo possível de ser superado durante o treinamento. - O coach melhora muito a comunicação, e quando pai e filho começam a se enxergar como profissionais, é algo que não tem explicação -, comemora Felipe. O conflito de gerações acontece, explica Andressa, pois o pai tem uma forma de gerir o negócio e o filho muitas vezes tenta trazer inovação. É algo inevitável, mas o novo posicionamento estimulado no treinamento ajuda a superar uma série de desafios singulares e paradoxais. - O que nós fazemos é uma avaliação de perfil e mostramos para o pai o que o filho tem de potencialidade, habilidade e talento. E ajudamos o filho a descobrir o profissional que ele é. Este processo começa a ampliar o nível de consciência do filho sobre a empresa, sobre o pai e sobre ele mesmo -, revela a psicóloga. .

Resulta Mais – Consultoria de Negócios Travessa Roberto Schimidt, n° 46 – Centro Clínico São Lucas, Seberi/RS (55) 99614-4259 andressaresultamais@hotmail.com

Felipe Garbin, gerente administrativo, relembra a importância do treinamento para sua vida pessoal e profissional.

Coaching para sucessão

Etapa 1: Identificar o perfil com seus talentos e habilidades

Etapa 2: Aumentar o nível de comunicação entre pai e filho

Etapa 4: Definir o papel que o sucessor terá e a trajetória a ser percorrida

Etapa 5: Potencializar competências do sucessor

Etapa 3: Alinhar expectativas quanto a presente e futuro

Etapa 6: Gerar resultados para que aumente a auto confiança do filho e também para que o pai passe a enxergar o mesmo como um profissional dentro da empresa

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

15


ENTREVISTA

Uma história inspiradora de

superação

A trajetória de Tiago Matheus Linck, de 9 anos, é, desde muito cedo, uma história de superação. Nascido com a síndrome Tetra-amelia, uma rara condição humana, caracterizada por uma falha na formação embrionária, ele transformou os limites que a vida lhe impôs em uma oportunidade de inspirar pessoas e espalhar bons exemplos. Confira a entrevista com a família Linck e conheça um pouco mais desta linda história.

Fred Magazine: Vocês ficaram sabendo da condição do Tiago ainda durante a gestação ou após o nascimento? Qual o impacto da notícia na vida de vocês? Família Linck: Ficamos sabendo da condição do Tiago durante o sexto mês de gravidez, em Ijui, onde o médico diretamente nos disse que um dos nossos filhos nasceria sem os braços e as pernas. Foi um tremendo choque, já que nunca havíamos ouvido falar em nenhuma condição do tipo, nem sequer parecida. O mundo parecia desabar, mas mesmo assim, ainda esperávamos e acreditávamos em um milagre. FM: Quais foram as maiores barreiras que tiveram de superar para se adaptar à nova vida depois da chegada do Tiago e da Daiana? FL: De maneira geral, tudo passou a ser uma barreira para a nossa família, já que tudo mudou. No começo, era muito difícil dizer o que era fácil, já que nunca havíamos ouvido falar de uma criança assim, não sabíamos como lidar. Nossa rotina passou a ser outra, tivemos que nos adaptar ao Tiago, já que ele não tinha como se adaptar a nós. Cada detalhe, por mais insignificante que pareça, era importantíssimo para sua saúde e qualidade de vida. FM: Apesar das condições físicas, o Tiago é um menino ativo e alegre, como qualquer criança. Como é vê-lo crescer e se tornar uma inspiração para outras pessoas?

16

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


ENTREVISTA FL: Sem dúvida alguma é muito gratificante vê-lo tão bem e ajudando pessoas, já que sabemos que de certa forma, tivemos participação efetiva para esse crescimento e desenvolvimento. FM: Acredito que uma das principais barreira foi (ou ainda seja) a questão financeira, como a família lida com isso? FL: Tudo mudou em nossa família e com a questão financeira não foi diferente, tivemos que nos reorganizar com o passar do tempo, utilizando o pouco que tínhamos/temos com as maiores necessidade da família.

FM: Quando o Tiago começou a dar palestras? Foi ideia dele ou houve incentivo de mais alguém? FL: O Tiago começou a dar palestra no início deste ano de 2017, sendo que tal ideia partiu principalmente dele, que sempre se espelhou em seu ídolo, também palestrante, Nick Vujicic. E é claro que nós como família, também tivemos participação, já que sempre o apoiamos e incentivamos em todos os momentos, fazendo-o e persistir no sonho que tanto queria que se tornasse realidade. Tiago Linck ao lado de seu ídolo, o palestrante Nick Vujicic (Foto: reprodução)

Sem limites para

sonhar e ser feliz Fred Magazine: Você recentemente conheceu o Nick Vujicic, que tem a mesma síndrome que você, como foi esse encontro, o que mais te marcou, o que você mais gostou deste momento?

TL: Meu dia a dia é normal, faço tudo que uma criança faz. Estudo, assisto TV, brinco, jogo play, jogo bola, nado, passeio, ando de skate... Tudo que se pode imaginar.

Tiago Linck: O que mais gostei foi ver alguém igual a mim frente a frente. Parece ser algo normal para quem não tem uma limitação como eu, mas para mim, isso foi muito importante, já que meu sonho sempre foi ver alguém como eu, com as mesmas limitações, foi incrível!

FM: Qual o teu maior sonho?

FM: Nas tuas palestras, você incentiva as pessoas a terem força para superar seus limites. Onde você encontra esta força para superar os seus obstáculos? TL: Minha família sempre me ajuda e me incentiva, dando força para seguir em frente. Ainda me inspiro no Nick (Vujicic) e acredito que se ele pode, eu também posso. Palestrante mirim supera seus limites e transforma adversidades e inspiração (Foto: tiagolinck.com.br)

FM: Fala pra gente como é o teu dia-adia, o que mais você gosta de fazer?

TL: Meu maior sonho é ser palestrante e, assim, ajudar as pessoas, que muitas vezes mesmo tendo tudo que precisam e querem, reclamam da vida. Quero mostrar que o importante é ser feliz, assim como eu sou, independente do que a vida lhe dá. FM: O que você quer para a humanidade? TL: Meu maior desejo é a igualdade, a felicidade e a paz de todo mundo. Acompanhe mais do cotidiano de Tiago Linck e sua família por meio de seus canais de comunicação Site: www.tiagolinck.com.br Facebook: www.facebook.com/lincktiago Instagram: www.instagram.com/lincktiago Contato para palestras: (55) 99614-2474 ou (55) 9997106-2353

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

17


TRAJETÓRIA

Gilson Conzatti: uma vida dedicada à política do bem Gilson Conzatti, vereador da cidade de Iraí e presidente da União de Vereadores do Brasil. (Foto: Reprodução)

Conheça a história do empresário e vereador que atualmente preside a União de Vereadores do Brasil – UVB. Sua história carrega consigo um pequeno pedaço da história da política nacional.

Daqui alguns anos eu descanso, mas antes, quero contribuir e ajudar a mudar este país.

18

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

O caçula dos três filhos de Rene Teresinha Conzatti e Adroaldo Conzatti credita ao pai o seu envolvimento tão intenso com política. Gilson Conzatti foi cativado por este mundo ainda na infância, quando, aos oito anos, participou da primeira campanha eleitoral. Foi inspirado no pai, que atualmente exerce o terceiro mandato de prefeito em Encantado/RS, que suas convicções se tornaram tão firmes em busca de uma política do bem. Como diria o ditado, filho de peixe... Natural de Encantado, Gilson Conzatti é formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo/RS, atuou desde muito cedo nas empresas da família, uma delas possui hoje mais de 20 escritórios localizados no Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre outras, até ocupar o primeiro cargo eletivo, vereador entre 1992 e 1996 em sua cidade natal, momento de muita dedicação que recorda com orgulho. - Quando entrei na faculdade de Direito, eu fiz todo o curso em 4 anos e

meio, chegava fazer oito cadeiras por semestre, para lá no final sobrar tempo para fazer campanha para vereador. Eu me formei para ser vereador e deu certo, fui eleito. O meu maior sonho era esse. Depois, claro, vieram ouros como conhecer a Europa, Disney, enfim... -, relembra.

Trajetória Em 1999, Gilson assumiu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a chefia de gabinete do deputado Elmar Schneider, onde atuou por quatro anos. Posteriormente, decidiu retornar aos negócios da família e começou a trabalhar no ramo da hotelaria, mais um braço empresarial dos Conzatti. Casado há 19 anos com a contadora Andreia Pretto e pai de Luiza Pretto Conzatti, de 18 anos, hoje ele vive em Iraí, onde é proprietário, com o pai, do Hotel Iraí, um dos principais da cidade. É também no município que ele atua


TRAJETÓRIA como vereador, em seu terceiro mandato consecutivo, tendo sido o mais votado, obtendo cerca de 9% dos votos válidos, no ano de 2016. A cidade que o acolheu também recebe dele propostas que buscam seu crescimento e desenvolvimento por meio da atividade turística, grande atrativo do município de pouco mais de 8 mil habitantes. - Investimos na cidade, acreditando no seu potencial, que é grande. Precisamos urgentemente mudar o conceito e abrir para quem quiser investir e ganhar economicamente com a fonte de riqueza adormecida chamada Iraí -, pondera a respeito da necessidade de participação do setor privado no Balneário Oswaldo Cruz.

Gilson Conzatti recebendo das mãos de seu pai, Adroaldo Conzatti, uma homenagem na Câmara Municipal de Vereadores de Encantado/RS, sua terra natal. (Foto: Reprodução)

Reconhecimento O líder exemplar nacional A primeira vez em que esteve à frente da UVB, instituição com 52 anos de existência, foi em 2012, tendo sido reeleito em 2014 para um mandato de oito anos. Até lá, Gilson será o líder nacional dos legisladores municipais de todas as regiões do Brasil. Quase 59 mil vereadores e vereadoras. - A presidência da UVB, me oportuniza uma série de pontos positivos. Hoje sou reconhecido pelo trabalho e defesa do fortalecimento do poder legislativo municipal e defensor das causas municipalistas -, afirma Conzatti. A chegada a um posto de tamanha representatividade também foi permeada de grandes responsabilidades e dificuldades, superadas com muita força de vontade, foco e trabalho. - Quando assumi a UVB, a entidade estava com a sede em Brasília fechada há dez anos. Tive que reabrir e assumir uma dívida de mais de 300 mil reais somente com o condomínio, sem contar mais um passivo que ultrapassava 200 mil, mas vencemos com muito trabalho, hoje temos nossa sede organizada em Brasília, um escritório regional em Porto Alegre e um outro ponto de apoio em Maceió -, recorda.

Dentre as pautas da UVB, estão a defesa do Pacto Federativo, como forma justa de garantir aos município mais recursos, além da clara e aberta discussão da reforma da previdência, posicionando-se contra as mudanças apresentadas pelo governo. Além de encabeçarem um trabalho forte no Congresso Nacional de apoio aos estados exportadores, que é a luta dos governos estaduais pelas compensações da Lei Kandir, que trata do imposto dos estados e do Distrito Federal nas operações relativas ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A reconquista da credibilidade da entidade em Brasília pode ser percebida tanto na reestruturação e fortalecimento da entidade, quanto nos diversos convites por parte do Congresso e em diferentes órgãos do Governo Federal para discutir os temas que estejam relacionados aos municípios. - Minha atuação na UVB é de quem se dedica muito para valorizar os agentes políticos mais próximos do cidadão, chamados de vereadores. Faço um trabalho de conscientização, primeiro ao vereador(a) que se elege, na maioria das vezes, sem saber a sua verdadeira função, por isso, trabalho na formação legislativa e na capacitação através do conhecimento aos homens e mulheres que fazem parte do poder legislativo municipal -, pondera.

Eu me formei para ser vereador e deu certo, fui eleito. O meu maior sonho era esse.

O cidadão sonhador Conzatti herdou da família não só gosto pela política do pai, mas também a humildade de gente acolhedora e que acredita que um mundo melhor é possível de construir. Ele faz da sua atuação na legislatura, e fora dela, uma militância em busca melhoria da qualidade de vida da população. - Tenho muitos sonhos a serem realizados, mas no momento, o meu é estar em paz e continuar a minha missão, pois este é um momento que tem prazo de validade. Daqui alguns anos eu descanso, mas antes, quero contribuir e ajudar a mudar este país -, responde orgulhoso.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

19


Excelência em medicina e segurança do trabalho para Frederico Westphalen e região Há mais de uma década no mercado, a Mastermed, clínica especializada em Medicina e Segurança do Trabalho, celebra seu primeiro ano em Frederico Westphalen.

Fundada por Benvenuto Pelegrini, em janeiro de 2005, na cidade de Palmitinho/RS, a Mastermed, empresa especializada em Medicina e Segurança do Trabalho, celebrou no mês de março o primeiro ano de funcionamento da unidade de Frederico Westphalen. Atualmente, a empresa atende o Norte do Rio Grande do Sul e Oeste Catarinense, mas não limita-se a esta divisão geográfica. Os trabalhos em Frederico Westphalen foram iniciados realizando os atendimentos nas sedes de seus clientes, por meio de sua unidade móvel. Logo surgiram novos clientes e uma grande demanda por um espaço físico fixo, tanto por conta da localização privilegiada do município, como pela grande concentração de empreendimentos comerciais e industriais. - Somos uma empresa completa no ramo de Medicina e Segurança do Trabalho e primamos pela qualidade e agilidade no atendimento. Esta diferenciação proporciona ao empresário otimização de tempo com questões burocráticas e redução do absenteísmo -, comenta Pelegrini. A equipe de profissionais é composta pelos sócios, o médico Clayton Cesar Pelegrini e a gerente do setor administrativo e financeiro Denise Pinheiro, além de médicos especialistas, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e enfermeira que 20

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

completam o quadro. A Mastermed atendende às exigências definidas pelas normas

regulamentadoras do Ministério do Trabalho, trazendo qualidade e confiança na prestação dos serviços.

Mastermed em números Mais de 4 mil atendimentos anuais

3.370 exames complementares realizados

Mais de 1.240 vidas ativas

Cerca de 280 exames mensais


Serviços Atualmente a empresa realiza exames ocupacionais, como o admissional, demissional, periódico, retorno ao trabalho, troca de função e homologação de atestados médicos; e exames complementares, tais como, eletrocardiograma, eletroencefalograma, espirometria, audiometria, acuidade visual, avaliações psicossocial, exames laboratoriais e radiológicos. A Mastermed oferece também os serviços de elaboração de laudos e programas, como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos no Ambiente (PPRA), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), Laudos Ergonômicos, treinamentos referentes às Normas Regulamentadoras, Palestras, Visita técnica mensal, Avaliações Psicossociais, Avaliações de riscos ambientais: ruído e iluminância, Perícias Médicas Trabalhistas. - A aceitação do nosso trabalho pela população de Frederico tem sido ótima. Toda empresa busca minimizar custos e aumentar a produtividade, otimizando tempo, e a medicina e segurança do trabalho é uma área extremamente importante e fundamental neste processo -, relata a sócia Denise Pinheiro.

Toda empresa busca minimizar custos e aumentar a produtividade, otimizando tempo, e a medicina e segurança do trabalho é uma área extremamente importante e fundamental neste processo.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08hs às 12hs e das 13h30min às 18hs ou de acordo com a necessidade de cada cliente, com prazo máximo de 24 horas para agendamentos de exames e consultas. Unidade Frederico Westphalen: Rua Tenente Portela, n° 435, Sala 04 – Centro | (55) 3744-6495 | Unidade Palmitinho: Rua Duque de Caxias, n° 505, Sala 02, Centro | (55) 3791-1784 Mastermed Medicina E Segurança Do Trabalho

www.mastermedrs.com.br (em construção)

atendimento@mastermedrs.com.br FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

21


22

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


O CORPO EM MOVIMENTO Conheça a trajetória da fisioterapeuta Maria Angélica Guerra Balestrin Há seis anos em atividade, o Studio de Pilates Maria Angélica oferece treinamentos que vão desde o Pilates tradicional, passando pelo Neopilates e treino funcional, dentre outros serviços.

Formada em fisioterapia pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e com especialização no Método Pilates pelo Instituto de Medicina do Esporte TAO Pilates, em Florianópolis-SC; formação em Neopilates pelo Instituto de Pósgraduação Amanda Braz; e formação pelo curso de Pilates Avançado para Gestantes e Pós-parto de Manuele Pimentel Gomes, Maria Angélica Guerra Balestrin desenvolve em seu estúdio a sua maior aptidão, a busca pelo perfeito equilíbrio da mente e corpo. A trajetória profissional da jovem começou quando, após o término da faculdade, em 2009, ela passou por diversos estágios na área e se apaixonou pelo Pilates, uma modalidade de exercícios que busca, dentre outros aspectos, a consciência corporal, a melhora da postura e conquista de músculos mais saudáveis. Depois disso, nasceu a ideia de montar o próprio estúdio, o que não podia ser alcançado sem o apoio dos pais Maria Helena Guerra Balestrin e Genésio Luiz Balestrin, a base de Maria Angélica. - Meus pais sempre me apoiaram em todas as etapas, nas horas difíceis e nas horas de êxito, então, eu devo muito a eles. O que eu conquistei até aqui foi com o apoio e incentivo deles -, relembra, destacando que os pais sempre a ensinaram a ter foco e lutar por seus sonhos.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

23


O sonho do estúdio

próprio

Maria Angélica trouxe para Frederico Westphalen todas as técnicas adquiridas em anos de estudo e prática, quando montou seu próprio espaço de saúde e bem-estar, o Studio de Pilates Maria Angélica, onde depositou todos os sonhos de levar mais qualidade de vida às pessoas. Hoje, com seis anos de atuação no mercado, a frederiquense de 31 anos, colhe os frutos da dedicação e trabalho duro em prol

Pilates para

todos

24

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

da saúde e bem-estar. Ao longo do espaço, quem contém todos os equipamentos necessários à atividade física, sem recair no estereótipo de muitas academias de musculação, os alunos de Maria Angélica têm acesso a treinos focados nas necessidades de cada um, em um ambientes aconchegante, bem iluminado, decorado e aromatizado. A sala onde realiza-se as aulas possui espaço amplo, com espelhos e com som ambiente. - O Estúdio nasceu de uma vontade de proporcionar um espaço de puro bem-estar, em que as sensações de paz, boa energia e harmonia são experimentadas. Sempre tive vontade de empreender na área e, pela experiência adquirida, consegui transformar meu sonho em algo que transforma tantas outras vidas -, comenta Maria angélica em seu estúdio, localizado no Centro de FW.

O Neopilates, uma vertente da atividade física, na qual o condicionamento cardiovascular é alcançado por meio de desafios que despendem o mínimo de energia e proporcionam o máximo de resultados, é um dos exercícios praticados por seus alunos. - Ele possui atividades funcionais e movimentos de arte circense, como acrobacias. Com objetivo de equilíbrio, fortalecimento muscular e o grande diferencial está nos movimentos lúdicos e em aparelhos suspensos e específicos no método –, explica. Já o Pilates tradicional, um conjunto de exercícios que são realizados no solo e em equipamentos exclusivos para


O studio nasceu de uma vontade de proporcionar um espaço de puro bem-estar, em que as sensações de paz, boa energia e harmonia são experimentadas.

aperfeiçoar a musculatura corporal, também é trabalhado de forma intensa entre os praticantes, que são de ambos os sexos e de todas as idades. Além dessas duas modalidades, o espaço oferece fisioterapia, procedimentos estéticos e treinamento funcional, que se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar, com auxílio de pesos e acessórios durante os exercícios para a queima calórica e o condicionamento cardiovascular.

Pilates para a Vida Aumento da resistência física e mental Aumento da flexibilidade Corrige problemas posturais Aumento da concentração Tonifica a musculatura Melhora a coordenação motora Promove menor atrito nas articulações Alivia dores musculares Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade Auxilia a prevenção contra a osteoporose Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática Melhora a postura e a resistência muscular Expande a consciência corporal Ajuda no controle de peso

(55) 3744- 3694 Studio de Pilates Maria Angélica Rua Aparício Borges, n° 687 – Edifício Montana – Sala 103, Centro Frederico Westphalen/RS

Fortalece os músculos abdominais Equilíbrio de todas as funções do corpo

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

25


gestão, negócio e cia

Por Marcelo Blume* marcelo.blume@referenda.com.br

A era do compartilhamento Vivemos dias ricos em mudanças que vão desde as coisas que nos rodeiam até o modo de pensar e ver as relações com as pessoas e com o ambiente. Ao longo da história podemos ver claramente a evolução da sociedade agrícola com o poder oriundo da posse de terras e produção primária, para a sociedade industrial com mais acesso a produtos transformados e domínio do capital, seguida pela sociedade da informação com domínio do conhecimento, onde estamos hoje. Os estudos e até as especulações sobre como será a próxima era marcante da sociedade gera diferentes perspectivas e uma delas é a constatação de que entramos na era do compartilhamento. Se ela vai se consolidar como uma das grandes eras da sociedade só o tempo dirá, mas é fato que há um volume crescente de iniciativas geradoras de trabalho e renda com colaboração e compartilhamento, atingindo cifras astronômicas. O compartilhamento de caronas de carro, que ficou mais conhecido e ganhou muito mais adeptos, depois das polêmicas geradas com as organizações de taxistas é um dos movimentos mais fortes desta era, mas não foi o primeiro e de longe será o último negócio que envolve compartilhamento de bens, com grande envolvimento de parceiros e usuários em todo o mundo. O compartilhamento de vagas de garagem/estacionamento, de roupas de festa, de quartos, de livros, máquinas, carros, aeronaves, são os mais frequentes de uma lista enorme de serviços que está se espalhando pelo planeta. Esse cenário criou uma nova realidade que amplia em muito o conceito de que ser, é mais importante do que ter. É certo que uma motivação importante é o fato de que os proprietários possam ter uma importante fonte de receita com a ociosidade dos seus bens, mas a economia do comparti-

26

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Dirigente e professor na FAHOR e docente convidado em diversas IES. Sócio e consultor da Referenda Consultoria. Palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e livros publicados na área de gestão e educação.

lhamento gera uma cadeia de oportunidades e transforma o relacionamento e o conceito de clientes e fornecedores, redesenhando os modelos corporativos. A era do compartilhamento estimula o acesso, em detrimento da posse, permitindo que o usuário tenha segurança, praticidade, conforto, confiança, sem custos fixos e o proprietário tenha mais renda com a melhor utilização do que possui. As empresas neste caso, são responsáveis por apenas criar e manter plataformas virtuais que conectam todos os envolvidos no processo, como os usuários e os parceiros que se dispõe a compartilhar seus recursos. A era do compartilhamento poderá reduzir sensivelmente a exploração de recursos naturais e o consequente impacto ambiental, pela redução da necessidade de produção de bens duráveis, considerando que o tempo ocioso de imóveis, veículos e máquinas será utilizado por quem talvez fosse comprar bens como estes. Os detentores dos recursos poderão investir em imóveis, veículos e máquinas mais novos, mais econômicos, com mais qualidade, com a renda que tiverem, assim como os usuários que não necessitarão investir para acessar determinados bens, terão uma melhor qualidade de vida, com acesso a mais coisas e recursos para investir em outras necessidades. O compartilhamento e o foco na comunidade, onde mais pessoas possam ser atendidas em suas necessidades, com menor impacto ambiental, promove o acesso e o “ser”, propondo uma alternativa ao “ter”, permitindo mais experiências, satisfação de necessidades, através de uma economia colaborativa, onde muitos saem ganhando. Ainda veremos muito compartilhamento e alguns deles podem ter a minha e a sua participação. Um abraço e até a próxima!


COACHING

A melhor versão de mim mesmo Num clima de alta volatilidade, não existe melhor métrica de sucesso do que a certeza de que cada dia acordamos para continuar na lapidação da nossa melhor versão, pois, “a vida profissional é como uma corda bamba. Enquanto uma das pontas amarrase no dinheiro, a outra se prende à realização. A maioria das pessoas que conhecemos - incluindo nós mesmos - está balançando em algum ponto dessa corda” (Eduardo Zugaib). De fato, os tempos são desafiadores e só esperar condições externas mais favoráveis é engessar a realidade que trouxe, nos últimos anos, uma forte instabilidade. Tudo indica que a saída da crise pode ser árdua e longa. Baseado em estudos e estatísticas, os experts em Economia afirmam com todas as letras que esta onda de desesperança não foi vista por mais de quase um século e que vai demorar para vermos luzes no fim do túnel. Cotidianamente, o filme que vem de Brasília apresenta muitas trapalhadas em que toda energia das equipes de trabalho(?) tem objetivos escusos que seguem a mesma vertente: querer se manter no poder e, realmente, deve dar muito trabalho “administrar” e acomodar as megalomaníacas vontades de mais de trinta partidos. Enquanto isso, longe de Brasília, os empreendedores, que têm no sangue a capacidade de encontrar soluções rápidas e com menos custos, estão remando em águas turvas mas com objetivos claros. Pode-se afirmar que eles estão aproveitando este mau tempo para se reinventar, fazendo correções que não podem mais ser adiadas,

principalmente, nos custos e isso vai impactar num crescente desemprego. Surge como alternativa de proteção um comportamento que está resultando em uma nova cultura empresarial. Os líderes que aproveitaram para expandir na crise e fazer os temas de casa, agora, numa segunda fase, estão perdendo o gosto por empreender, cansados de pagar a conta por ingerência de (des)governos, estão seguindo o exemplo do setor bancário que cada vez emprega menos. Nesse forçado recolhimento, além da experiência, tornou-se um bom negócio receber juros mensalmente. Além disso, buscaram conhecimento e orientação para operar na Bolsa de Valores escolhendo empresas bem geridas e tornaram-se sócios sem ter que cumprir as obrigações ordinárias. Do ponto de vista produtivo, fica intrigante o reflexo que se desenha em desmotivação do empreender e gerar novos postos de trabalho. Diante do exposto, sem querer fazer autoajuda, diria que a melhor chance de prosperar é querer e de-

Joice M. Alessi

Business & Executive Coach

senvolver a melhor versão de nós mesmos, individual e coletivamente. A humildade é um dos vetores da busca constante de atualização e conhecimento porque parar é cada dia ser ultrapassado e substituído por aqueles que seguem a jornada. A melhor versão de si mesmo é o melhor de você com pilhas novas e volume mais alto! É perceber-se alinhado com o propósito escolhido, isto é, buscar mais e se você deseja um bom resultado nesse cenário, urge apresentar no ambiente de trabalho e nas relações a melhor versão porque ser um pouco melhor não vai ser o suficiente!

A melhor chance de prosperar é querer e desenvolver a melhor versão de nós mesmos, individual e coletivamente.

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

27


educação

A hora de dizer “não” Para muitos pais, dizer “eneaotil” é uma tarefa impossível, mas ter alguns caprichos negados será extremamente positivo formação da criança.

Tudo começa com um chorinho inocente quando a criança, ainda pequena, não consegue alcançar seus desejos. Gradualmente, os caprichos e exigências aumentam, e mesmo que pareçam absurdos e inconvenientes, para muitos pais é uma experiência de tortura balbuciar a palavra “não”. De acordo com Vanessa Balen Felin, psicóloga e psicoterapeuta especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental, o primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar. A maior dificuldade de dizer o não aos filhos pode estar relacionada, na maioria das vezes, à falta de segurança e medo de cometer erros. - Não podemos ter medo de assumir uma posição em relação à educação, seja qual for. Se acreditar que aquela forma de comportamento ou atitude é a melhor, seja firme e mantenha sua posição. O que não pode, é no meio do caminho aquele “não” virar um “sim” -, afirma Vanessa. Muitos pais justificam a falta de limites dos filhos por trabalharem demais, não estarem presentes e, no momento que podem estar com eles, acabam não querendo se indispor com a criança, sendo permissivos ao extremo. O ponto-chave é que se pode ter uma carreira profissional ou se dedicar a outras atividades, mas não deve-se ausentar da educação dos filhos. - Esse é o papel dos pais. Se não for eles, quem o fará? O importante não é a quantidade de tempo que se passa com os filhos, mas a qualidade desse tempo. Pode ser apenas uma hora, mas que esse momento seja de entrega total. Priorize seu tempo quando estiver com eles, seja o tempo que for. Lembrando que a ausência de uma rotina bem estabelecida principalmente na infância pode gerar instabilidade, insegurança, desorganização e ansiedade na criança -, orienta a psicóloga.

28

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

O diálogo é fundamental em qualquer relação, principalmente quando se fala de pais e filhos.


educação

Estratégias para vencer o espetáculo de birra Os conhecidos “showzinhos” são uma forma muito comum de a criança conseguir tudo o que quer, mesmo que já tenha recebido uma resposta negativa. Normalmente, os pais sentem-se coagidos a ceder nesses casos, tentando evitar mais um show de birra. É indicado aos pais conversar antes desses conflitos previsíveis e elaborar algumas estratégias combinadas com a criança. Antes de sair de casa, relembre com ela o que foi combinado anteriormente, e se a criança se comportar, parabenize-a, reforce seu comportamento positivo. Se o “espetáculo” for na rua, na casa de amigos, familiares ou mesmo no meio de uma loja cheia de gente, é preciso que os pais mantenham a calma e atentem para o que foi combinado, afinal, tudo que é combinado é mais fácil de ser entendido pela criança. No caso de estar em um ambiente externo, leve a criança

para casa sem piorar o escândalo. E mais uma vez tente retomar os combinados. - O diálogo é fundamental em qualquer relação, principalmente quando se fala de pais e filhos, mas destacaria os combinados como algo muito eficaz e justo para ambas as partes, uma vez que podem ser construídas em conjunto. A criança precisa reforçar, ouvir várias vezes, o que é correto para sentir-se segura. Não se pode vacilar nesse momento. As regras básicas são validas em qualquer idade, sempre há espaço para negociação, mas a última palavra sempre deve ser dos pais -, assegura Vanessa. Vanessa Balen Felin é psicóloga e psicoterapeuta especialista em Psicoterapia Cognitiva Comportamental com ênfase em Crianças e Adolescentes. Atuando em psicopatologias da infância e adolescência e com Orientação a Parental (pais), atuando na RV Psicologia Multiespaço.

O “não” estimula a criatividade As crianças precisam aprender que todas suas atitudes têm consequências e que não podem fazer tudo que desejam. Dizer não é educar. Essa é a função dos pais, embora para muitos essa tarefa seja árdua e penosa. O frustrar-se ensina a buscar de forma criativa outras formas de se satisfazer.

O “não” ajuda a crescer O não sempre será frustrante, mas essas frustações são necessárias para a formação de caráter da criança. É através da frustação que ensinamos a criança que é possível suportar a não realização de um desejo. Decepcionarmos faz parte de nossa vida, nos torna adultos com mais maturidade e menos medos.


moda | estilo | comportamento Duannee Cerutti por

facebook.comduanneec/ @dcerutti

Com que roupa eu vou? Quantas vezes vocês já se fez essa pergunta? E quantas ficou sem saber a resposta? Na maioria das vezes, entre o pouco tempo e as dúvidas, corremos para a internet em busca de referências que facilitem a obtenção de respostas. Agora, vamos um pouco mais longe…

Que tal ser a sua própria referência? Qual é o seu estilo? Sim, você tem. Todos temos. Cada pessoa é um universo. Riquíssimo! Somos todos um, porém, diferentes em características e personalidade. Chegou a hora de aprender a valorizar e evidenciar isso. Seja sincero consigo mesmo. Que graça tem ser igual a todo mundo? Não gosta do que vê na foto ou no espelho? Quantas vezes você já tentou SE melhorar, ao invés de tentar ser parecido com alguém que admira? Que tal se descobrir, assumir sua personalidade e celebrar a melhor versão de si mesmo?! Primeiramente, cuide-se. Atenção para a saúde, física e mental, são fundamentais neste processo. Nem a pessoa mais perfeita esteticamente irá sentir-se assim caso as ideias na cabeça não estejam em ordem. Em tempos de uma busca louca por aceitação, não é difícil imaginar que muitos literalmente pirem e não consigam enxergar as coisas como realmente são. E isso inclui, obviamente, o próprio corpo. O que VOCÊ quer? Pra vida. Mais uma vez, seja sincero. Você gosta de conforto? De coisas simples? Gosta de luxo? Curte o universo místico? Se amarra em esportes? Tem uma vida dinâmica, entre trabalho, saúde e diversão? A identificação e adaptação ao seu estilo de vida é o primeiro passo para a definição do seu estilo pessoal. De nada adianta querer andar de salto só pra tentar ser chic, se isso vai te trazer muitas dores nos pés, pois costuma caminhar longas distâncias até o trabalho. Chic é ser gentil, educado, conseguir sorrir com naturalidade e estar bem, seja lá como for. É possível ser ultra chic calçando um tênis e pode apostar… Estar de bem com a vida é muito mais fácil quando estamos confortáveis. 30

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

behance.net/dcerutti

duannee@lvboratorio.com

A cada edição, teremos a complementação do mesmo pensamento, em diferentes áreas. Para a próxima, já posso adiantar que temos uma supresa bacanérrima envolvendo maquiagem :) agora, aproveito para sugerir looks pensando nos vários estilos existentes - usando cores e formas que brilharam nas passarelas internacionais e que já são tendência para outono e inverno 2017/18.

Pescoço em evidência A trend começou em 2016 e pelo que vimos, segue firme e forte esse ano, nas passarelas e no street style. É perfeita para complementar produções de quem é naturalmente mais romântic@ e busca um charme a mais nas produções. Aposte em lenços, gargantilhas, chokers, cachecóis, skinny scarf… É preciso ter cuidado caso seu pescoço não seja tão alongado ou não queira chamar atenção para esta região do corpo.

OMBROS DE FORA Em 2017, os ombros também estarão à mostra, mas com decotes assimétricos, deixando apenas um dos lados em evidência. Perfeita para quem tem os quadris mais largos do que a parte de cima do corpo, a modelagem ombro a ombro equilibra proporções, auxiliando na harmonia das formas. O rosa claro é uma aposta muito forte para a temporada e cria contrastes super interessantes em produções mais sóbrias, onde estejam presentes cores como cinza, preto, azul marinho, nude e branco. É sempre bom lembrar que as cores claras aumentam, e as escuras diminuem. Se quer diminuir os quadris, deixe a cor clara para a blusa.


grunge Curte uma pegada moderninha, mas mais rocker?! O estilo grunge é um clássico e continua bombando no inverno do Hemisfério Norte. Camisa xadrez é o carro chefe sempre e pode ser usada por cima de vestidos, regatas ou até mesmo embaixo de outros casacos. Deixar a manga, gola ou comprimento diferente aparecendo confere sempre um charme extra pra qualquer produção :)

STREETWEAR LUXO Essa é uma trend sempre presente entre pessoas mais urbanas, que vivem uma vida dinâmica entre trabalho - estudos – vida social agitada. Dessa vez vem com efeitos luxuosos e muito upcycling: customizações com bordados, brilhos e frases de efeito (principalmente em t-shirts) vão ganhar as roupas nos próximos meses. As modelagens oversized refletem nossa busca por conforto e carregam consigo o status da versatilidade. Calçados baixos e flatforms são o complemento perfeito - mas caso resolva complementar com salto, com certeza o resultado será uma produção jovem e despojada - para quem curte um pouco de ousadia em todas as idades.

JAQUETA DE NYLON A FAMOSA PUFF DADDY Quem pratica esportes sabe que na correria, acabamos sempre ficando com algo da roupa da academia. Que tal transformar esse estilo em algo mais fashion, valorizando elementos e incorporando algo do nosso gosto pessoal? A jaqueta de nylon é uma trend quentíssima, que além de prática pode ser super descolada. Dá um plus aí na criatividade e simbooooora meu povo! Atenção para as cores, são todas apostas quentérrimas pra estação mais fria do ano!

terninhos Clássico, mas super em evidência agora. Sorte nossa, porque essa dupla é chic, atemporal e muito prática. Use todo o conjunto, peças separadas, pro escritório, no almoço com as amig@s… pra balada também dá! Gurias, se quiserem dar um toque de stylist: use o blazer fechado, com decote profundo, sem nada por baixo. Uma chocker no pescoço deixa a produção poderosa! Estampas gráficas são uma forte aposta e conferem um ar moderno em modelagens clássicas. Em Frederico, a Roberto Ferreira produz peças de camisaria com grafismos muito legais! Um conjunto todo na mesma cor empresta alguns centímetros de altura a mais, na certa. Isso vale para todas as produções. Combinações com tênis são sempre muito interessantes!

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

31


Coffee Break

A misteriosa civilização de Teotihuacán

Teotihuacán foi uma das mais complexas e elaboradas civilizações da Mesoamérica Pré-Colombiana. Atualmente, ruínas colossais e pirâmides imponentes erguem-se em um sítio arqueológico vasto, panorâmico e multifacetado, que é visitado por milhares de turistas na municipalidade homônima de Teotihuacán, no México central. Mas quem habitava este misterioso, porém formidável complexo urbano do mundo antigo? Não existem repostas para esta pergunta. Apenas teorias e especulações. Na época da civilização asteca, Teotihuacán encontrava-se abandonada há séculos, encontrando-se desabitada desde tempos imemoriais. Não existia absolutamente nada que indicasse algo exato sobre sua história, e os próprios astecas eram imbuídos de imensurável curiosidade com relação ao local, e a civilização que teria habitado a misteriosa cidade esplendorosa. Diversas lendas que consagraram elementos da mitologia asteca acabaram incorporadas ao fascínio por Teotihuacán, e tentavam, ao menos 32

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

de forma fictícia, explicar a origem e a história da cidade. Não obstante, com o desenvolvimento da arqueologia enquanto ciência, muitas pesquisas, escavações e investigações passaram a ser realizadas in loco. Infelizmente, pouquíssimas conclusões factuais resultaram das averiguações arqueológicas, e até hoje, com relação à Teotihuacán, existem muito mais perguntas do que respostas. Diversos cientistas e historiadores afirmam ser plausível pensar que a cidade não abrigava uma única civilização, mas que era de fato um enorme complexo multiétnico, para o qual convergiam diversas nacionalidades, tribos e civilizações da Mesoamérica. Outros pesquisadores afirmam que Teotihuacán não era apenas e tão somente uma cidade, mas a capital e o centro de um vasto império. Mas pesquisas a respeito do assunto revelam apenas isto: teorias, teorias, e mais teorias. Absolutamente nada de concreto. Apenas especulações e hipóteses divergentes. Quanto mais investigamos Teotihuacán, mais ques-

Por Wagner Hertzog Escritor, redator, tradutor e colunista de periódicos de Caxias do Sul.

tionamentos sem respostas aparecem. Apesar de suas origens e de sua história incrivelmente obscuras, a influência de Teotihuacán sobre as civilizações mesoamericanas précolombianas que se desenvolveram posteriormente é incontestável. Na geometria, na escultura e acima de tudo, na arquitetura, Teotihuacán exportou os componentes conceituais que moldariam os principais elementos da cultura dos povos da América Central e da América do Sul que viriam a existir muito tempo depois de seu colapso. Deixando como herança um legado cultural de incomensurável valor, Teotihuacán propiciou ao mundo moderno um patrimônio visível tão deslumbrante, quanto fascinante é o seu mistério. Atraindo turistas, estudiosos e curiosos de todos os lugares, Teotihuacán continuará a emancipar indefinidamente os seus mistérios, que jamais serão desvendados plenamente. Teotihuacán foi designada como Patrimônio Mundial da humanidade pela UNESCO em 1987.


DICA DE LIVRO

1.280 Almas A mente de um assassino vista de dentro Um homem acima de qualquer suspeita. Seja pelo cargo que ocupa ou pela sua fama de incapaz, preguiçoso e covarde, é assim que Nick Corey, xerife do condado de Pottsville, segue sua vida, cheia de segredos e crimes no livro 1.280 Almas (Pop 1.280 em inglês), de Jim Thompson, escrito em 1964. Infelizmente, Jim Thompson foi pouco conhecido em vida, mesmo tendo publicado mais de trinta novelas e escrito romances consagrados como “O assassino em mim”. Entretanto, apesar de sua pouca visibilidade, o autor era estimado por grandes nomes, como Stanley Kubrick, para quem escreveu os roteiros de Glória Feita de Sangue e The Killing. De volta ao universo faroeste de 1.280 Almas, mesmo sendo desrespeitado por quase toda a comunidade do condado fictício, Nick alcança o posto de xerife por meio de sua astuta capacidade de ludibriar e bajular as pessoas, mas ao longo das páginas ele revela sua personalidade violenta e sombria, por meio de uma narrativa engenhosa em primeira pessoa. O romance policial com pegada faroeste, uma das especialidades do autor, nos leva em um mergulho pela mente de um psicopata um tanto caipira, de vocabulário simples e incrivelmente religioso. É uma análise do mal visto pela sua perspectiva mais densa: de dentro, conforme destaca Marçal de Aquino. O livro foi adaptado para o cinema pelo diretor francês Bertrand Tavernier, em 1981, com o título Coup de Torchon, com o enredo situado na África Ocidental Francesa, em 1938, e é consi-

Mário Lima, jornalista

derado uma obra de grande impacto na cultura popular, tendo inclusive duas bandas com nomes que o reverenciam. A colombiana 1.280 Almas e a banda de cyberpunk, Pop 1.280 formada no Brooklyn, em New York. 1.280 Almas é um daqueles livros que fazem a gente pensar que psicopatas podem estar bem próximos de nós, escondidas sob mantos da mais alta respeitabilidade social e, quem sabe, sejam até membros prestigiados de nossas comunidades. Ninguém está a salvo. Boa leitura!!

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

33


34

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br


gente

1. Pré-wedding Lidiane e Dione

O lindo ensaio de pré-wedding de Lidiane Lisik e Dione Castione foi realizado nos cenários deslumbrantes da capital catarinense pela Conceito A Studio, no dia 23 de fevereiro. Já o enlace matrimonial, aconteceu no dia 18 de março, na Igreja Matriz Santa Terezinha, em Palmitinho. Muitas felicidades ao casal.

2. Novos jornalistas

Conceito A Studio

1

No dia 04 de fevereiro, foi realizado o baile de formatura dos 28 novos jornalistas do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo da UFSM/FW. A festa aconteceu no Salão Nobre do Clube Harmonia.

3. Formatura Letras URI/FW

O dia 03 de março foi marcante para os 9 formandos da turma de Letras Parfor URI/FW. A Colação aconteceu no Salão de Atos da Universidade e reuniu familiares e amigos dos estudantes, e contou com cobertura fotográfica a cargo da Conceito A Studio.

Conceito A Studio

2

4. Formatura Engenharia Elétrica e Civil

A colação de grau das turmas de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil da URI/FW aconteceu no dia 11 de março, com 13 e 18 formandos, respectivamente. A cerimônia aconteceu no Salão de Atos da URI e o baile foi realizado na Liv Space ao som da Banda Eletrobaile.

3

Conceito A Studio

4

Conceito A Studio

5. Mulheres advogadas em ação

A Comissão da Mulher Advogada, pertencente à Subseção da OAB em Frederico Westphalen, realizou no dia 09 de março palestra com acadêmicas, bacharéis e advogadas, na sede da OAB/FW, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com a life coach Debora Dalegrave.

5 FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

35


gente

6. Manuela D’Ávila em FW A jornalista e política Manuela D’Ávila esteve em Frederico Westphalen acompanhada da pequena Laura na noite de 17 de março, no Instituto Federal Farroupilha, onde participou de bate-papo com estudantes, professores e comunidade em geral sobre temas como feminismo, diversidade sexual e direitos humanos.

7. Flor de Café Fashion Day

6

Na noite de 20 de março, a empresária Gabriella Meyer, proprietária da loja Flor de Café, recebeu convidados para a realização do Flor de Café Fashion Day, onde ocorreu o lançamento da nova coleção Melissa Flygrl e da nova coleção da Farm. O evento aconteceu no Maria Lúcia Deck.

8. Aprendendo com grandes nomes O professor de Muay Thai Rafael Luis Guglielmin, proprietário da academia Raja Fight Club, participou, no dia 18 de março, do Seminário Yoksutai, na cidade de Portão/RS. O evento reuniu treinadores e atletas que foram em busca de aprender com três grandes nomes do Muay Thai mundial.

7

9. Mastermed 1 ano No mês de março, a Mastermed comemorou seu primeiro ano de funcionamento em Frederico Westphalen. A empresa pertencente aos sócios, o médico Clayton Cesar Pelegrini e a gerente do setor administrativo e financeito Denise Pinheiro, oferece serviços especializados em Medicina e Segurança do Trabalho.

36

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

8

Divulgação

9

Conceito A Studio


gente

10. Bate-papo com Emicida No dia 21 de março, um dos maiores rappers brasileiros esteve em Frederico Westphalen participando do segundo dia do Festival da Juventude, promovido pela Cufa/FW, no auditório da Escola Cardeal Roncalli. O evento reuniu dezenas de alunos para ouvir um pouco da história de vida do artista Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida.

11. Disseminando conhecimento

10

O Spa Urbano Maria Bonita realizou na noite de 21 de março a palestra 7 passos para o emagrecimento definitivo, com a nutricoach Jéssica Sirtuli. O evento, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, teve como principal meta orientar as participantes sobre os sabotadores que impedem de alcançar o peso e corpo tão desejado.

12. 90 anos de muita simpatia No dia 18 de março, a família Cerutti se reuniu para comemorar o 90° aniversário de Esther Nardini Cerutti, a matriarca da família. A comemoração aconteceu no Restaurante Bistrô e reuniu as várias gerações para celebrar a longevidade e simpatia de Dona Elza.

11

13. Nova coleção Básico Brasil A Básico Brasil de FW lançou, no dia 10 de março, sua coleção outono/ inverno 2017. A estilista Neiva Pivetta recebeu clientes e amigas no coquetel de apresentação das novas peças, que são inspiradas na Serra Gaúcha e com foco na modelagem diferenciada.

12

Reprodução/Facebook

13

Divulgação

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

37


CLASSIFRED


FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

39


40

FREDMAGAZINE | Abril, 2017 www.fredmagazine.com.br

Abril interativo  
Abril interativo  
Advertisement