
5 minute read
Interação com a comunidade
GRUPO DE ESCOTEIROS DO AR AUGUSTO SEVERO “GEARAS”
O Grupo Escoteiro do Ar Augusto Severo é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1989. O nome é uma homenagem ao primeiro mártir da aviação brasileira, o potiguar Augusto Severo. O idealizador do GEARAS foi o então Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Coronel Aviador Sérgio Pedro Bambini. A sede do GEARAS está localizada na área verde ao lado da Vila A, em frente ao Aeroporto de Santa Maria e sua missão é continuar o trabalho de Lord Baden Powell, fundador do Escotismo Mundial, incentivando a ajuda ao próximo e a formação de jovens para um mundo melhor. DIA DO ACOLHIMENTO
Advertisement



Evento destinado a recepcionar, principalmente, os jovens universitários que acabaram de ingressar nos cursos de graduação oferecidos pelos diferentes estabelecimentos de ensino superior da cidade. O Dia do Acolhimento foi instituído pela Lei Municipal nº 8190/2015.
CONCURSO DE DESENHO
O C o n c u r s o d e Desenho da nasceu em 2005, com intuito de divulgar as atividades da BASM e sua importância para o desenvolvimento da região Central do Estado, além de estimular a produção artística nos alunos das escolas da região central do Estado. A intenção é proporcionar maior envolvimento da Força Aérea com as crianças, os jovens e a comunidade da cidade e da região. A atividade é anual e conta com participação de escolas públicas - federais, estaduais, municipais - e particulares dos 23 municípios da região central do Rio Grande do Sul sob a atuação da 8ª CRE.
O prêmio é o troféu
“Sargento Monteiro ” , além de certificado para o primeiro colocado de cada categoria e certificados para os segundos e terceiros colocados.

SEMINÁRIO DE JUSTIÇA MILITAR O então “Seminário de Justiça Militar” foi idealizado na Base Aérea de Santa Maria e sua primeira edição data de 1995. O evento tinha com o objetivo disponibilizar o conhecimento sobre o Direito Militar Castrense para militares, acadêmicos e profissional do meio jurídico. época Ministro do SMT, que viria a ser Comandante da Força Aérea que proferiu a palestra de abertura do evento. A atividade vem se consagrando na busca de atualização do público militar e da comunidade acadêmica santamariense pela exploração de temas ligados à Justiça Militar da União em toda sua abrangência. Esse conhecimento possibilita que excessos sejam contidos, devidamente apurados e julgados, bem como enseja às forças militares novas formas de abordagem de problemas que, até bem pouco tempo, eram tratados como essencialmente bélicos.

Na primeira edição, com uma logística bem modesta, o evento conseguiu uma frequência bem significativa de público, em especial o meio acadêmico das universidades sediadas na cidade de Santa Maria, haja vista que as universidades em geral não abordavam assuntos ligados à Justiça Militar. Posteriormente, em 1998, o evento passou a contar com patrocinadores (POUPEX / FHAM, entre outros) e com o apoio institucional da 3ª Auditoria da 3ª CJM, do Ministério Público Militar de Santa Maria, da AGU, da Prefeitura de Santa Maria e da UFSM – na ocasião o seminário contou com palestrantes de peso, como o então Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, na



PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP), vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, nasceu em 2003 e é um programa social desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério da Cidadania, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Ministério da Educação. As atividades são conduzidas por Organizações Militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, com parcerias federais, estaduais e municipais, na esfera pública e privada.
Sua finalidade é promover a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contra turno escolar. Na BASM o PROFESP iniciou as atividades em 2014 com um núcleo de 50 crianças cujas atividades ocorreriam no Complexo Desportivo I (antigo CASUSA) no contra turno das atividades escolares. A partir de 2015 o programa passou a atender 100 crianças e jovens e as atividades começaram a ser realizadas nas dependências da BASM envolvendo duas escolas da rede de ensino municipal de Santa Maria - Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon e Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio do Canto. Na época, as atividades eram coordenadas pela Seção de Educação Física da BASM com o apoio de militares voluntários, as crianças recebiam duas refeições diárias e o seu traslado era feito com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, mediante acordo de cooperação assinado no mesmo ano. Em 2019, o PROFESP BASM, através de seu Comandante, Cel Av Elison Montagner, recebeu o Prêmio Mérito Desportivo Militar por ter prestado relevantes serviços ao desporto militar do País e apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais, dentre elas ações relacionadas ao PROFESP. Hoje, o PROFESP da BASM atende seis escolas municipais totalizando o envolvimento de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social. As atividades ocorrem duas vezes na semana no contra turno escolar nas dependências da BASM, são oferecidas duas refeições, ofertamos as práticas esportivas como Voleibol, Futebol, Futsal, Handebol, Jogos populares, Orientação, Atletismo, Jiu-jitsu, além de palestras e oficinas de conscientização.





