
3 minute read
Os esforços de guerra da FAB contra a COVID-19
COMANDANTE PIONEIROOS ESFORÇOS DE GUERRA DA FAB E DE SEUS MILITARES CONTRA A COVID-19
As Forças Armadas estiveram, desde o início da Operação COVID-19, dedicando seus esforços no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O Comando da Aeronáutica, por sua vez, manteve o emprego do seu efetivo e suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira.
Advertisement
APOIO À OPERAÇÃO COVID-19 EM SANTA MARIA (RS) Uma aeronave C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) - Esquadrão Condor - pousou em Santa Maria (RS), no dia 02 de fevereiro, para uma missão de apoio à Operação COVID-19. O intuito da missão foi realizar o transporte de quinze pacientes clínicos com diagnóstico positivo para a Covid19 e seis profissionais de equipe médica, vindos de Manaus (AM). A transferência dos pacientes da capital amazonense para Santa Maria (RS) visou minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. No total, sete militares e três ambulâncias do Esquadrão de Saúde de Santa Maria (ES-SM) estiveram envolvidos diretamente no cumprimento da missão que leva esperança àqueles que viajaram para receber tratamento no coração do Rio Grande do Sul. Após o desembarque, os pacientes foram transferidos, em um comboio de ambulâncias civis e militares, para o Hospital Regional. AERONAVE DA FAB TRANSPORTOU RESPIRADORES PARA SANTA MARIAMISSÃO

Em 2021 uma aeronave C-95 Bandeirante, pertencente ao 5º ETA (Esquadrão Pégaso), decolou da Ala 3, em Canoas (RS), transportando uma carga de 20 respiradores com destino aos hospitais de Santa Maria, Santiago e Uruguaiana. Os respiradores foram doados pelo Instituto Cultural Floresta (ICF) que é uma instituição sem fins lucrativos que visou arrecadar doações entre a iniciativa privada e a sociedade civil, com o objetivo de contribuir com o poder público para tornar o Estado do Rio Grande do Sul um Estado melhor para se viver. No total, dez respiradores foram viabilizados para Santa Maria e utilizados na ampliação dos leitos para tratamento dos pacientes graves diagnosticados com COVID-19.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE
Com objetivo de auxiliar no abastecimento do hemocentro e na reposição dos estoques nas redes hospitalares, durante a pandemia, os recrutas da 1ª Turma de 2021 realizaram doação de sangue no Hemocentro de Santa Maria. Ao todo, 107 recrutas foram voluntários e participaram da ação, que objetivou repor os estoques, além contribuir com a campanha "Bora doar sangue" do Programa Pátria Voluntária e do Ministério da Saúde.
CAMPANHA DO AGASALHO
Atividade tradicional da BASM, em 2021, doações oriundas da Campanha do Agasalho “Asas que Aquecem”, promovida pelas unidades da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM) arrecadaram 114 sacos de roupas, 4 caixas de cobertores, 9 caixas de sapatos além de meias e toucas. O material foi distribuído para duas instituições de Santa Maria (RS) - a Instituição Beneficente Lar Miriam e Mãe Celita e o Lar de Idosos Vila Itagiba. EFETIVO VACINADO


Em junho de 2021 os militares pertencentes ao efetivo da GUARNAE-SM receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e, em setembro de 2021, a segunda dose. A ação de vacinação estava prevista no Calendário de Vacinação municipal, que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI) em que os militares se enquadram no Grupo Prioritário número 22 - Forças Armadas. Na BASM, a ação de imunização do efetivo fora coordenada pelo Esquadrão de Saúde (ES) com a participação da Prefeitura de Santa Maria.
