
3 minute read
Esquadrão Mangrulho - 4º/1º GCC
ESQUADRÃO MANGRULHO
4º/1° gcc
Advertisement
Criado em 17 de janeiro de 1985 como Primeiro Esquadrão de Comunicação e Alarme (1º ECA), por meio da Portaria Nº R-062/GM3. Em 11 de setembro do mesmo ano, por meio da Portaria Nº R-422/GM3, passou a denominar-se Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC - o Esquadrão Mangrulho). Tem como sede a Base Aérea de Santa Maria, onde nasceu e herdou as tradições gaúchas, retratando a figura histórica do vigilante montado a cavalo, que, atento, guardava as fronteiras do sul das invasões dos espanhóis e cuja imagem apresenta-se estilizada, compondo o emblema do Esquadrão. Subordinado operacionalmente ao Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), o Esquadrão Mangrulho participou e contribuiu com o sucesso de grandes eventos realizados no Brasil, tais como: a Copa do Mundo da Fifa, em 2014, os Jogos Olímpicos Rio 2016, CRUZEX 2018 e a Operação OSTIUM I. Em 2014, o Esquadrão Mangrulho recebeu o sistema radar tridimensional americano TPS-B34, substituindo o sistema radar MRCS-403, desativado em 2011.



MOBILIZAÇÃO PARA A CRUZEX FLIGHT 2018
No dia 20 de outubro de 2018, o Esquadrão Mangrulho (4°/1° GCC), juntamente com militares do Esquadrão Aranha (2°/1° GCC), iniciou a mobilização para participar do Exercício Operacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2018, onde foi instalado um sítio radar com o sistema radar TPS-B34, na cidade de Caicó (RN). Durante o exercício, o sistema teve como principal função proporcionar uma maior cobertura radar na região, amplificando a visualização dos tráfegos durante o controle no Centro de Operações Militares (COpM 3) do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). Destaca-se, também nesta ocasião, o apoio nas telecomunicações, com a colocação de diversos canais disponibilizados para o Exercício. Para o transporte do radar e outros equipamentos de Santa Maria (RS) até o nordeste do país foi utilizada a aeronave C-130 do Esquadrão Gordo (1°/1°GT), que percorreu uma distância de mais de 4000 km entre as localidades a cada deslocamento.



ESQUADRÃO MANGRULHO
PRIMEIRA MISSÃO DE MOBILIDADE DO 4º/1º GCC COM O KC-390 MILLENNIUM

Entre os dias 9 e 11 de junho de 2020, o Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC) realizou o deslocamento do sistema radar TPS-B34, em missão de apoio ao provimento de visualização radar de área de interesse da Defesa Aeroespacial e do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiros. Para a realização do transporte do radar transportável TPSB34 do Esquadrão Mangrulho, foi empregada a aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus. Essa aeronave de transporte aéreo logístico possui uma rampa especial, a qual facilita o processo de locomoção e carregamento dos equipamentos, além de maior agilidade na mobilidade de todo o sistema. O 4°/1° GCC, esquadrão subordinado ao 1° GCC e responsável pela missão, realizou também o transporte terrestre de outros equipamentos, cumprindo a sua função primordial de instalar e operar um Centro Diretor Aerotático (CDAT) deslocado. Além dessa capacidade, foi a primeira vez em que um esquadrão do 1° GCC utilizou a nova torre do sistema TPS-B34 em terreno não preparado, proporcionando ainda maior capacidade de emprego de seus meios. O sistema radar TPS-B34 do 4º/1º GCC possui capacidades de Guerra Eletrônica e altimetria 3D, pronto para o emprego em qualquer região do Brasil. Nesse contexto, o TPS-B34 e o KC-390 Millennium promoveram nesse deslocamento a demonstração da capacidade para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira de Controlar, Defender e Integrar.
