
6 minute read
50 Anos depois, a Base Aérea hoje
UMA ESTRUTURA MODERNA
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO (DA) Responsável por coordenar as atividades de finanças, fardamentos e materiais de intendência, licitações e contratos, contabilidade, registro, protocolo e arquivo, provimento de alimentação a aproximadamente 1400 militares da BASM e OM apoiadas, além dos hotéis de trânsito dos graduados e dos Oficiais. DIVISÃO DE RECURSOS HUMANOS (DRH) Gerencia aproximadamente 2630 militares, civis e pensionistas da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria. Responsável por administrar o pagamento e os processos do pessoal militar, civil, veteranos e pensionistas pertencentes ao efetivo ou vinculados à Base e OM apoiadas. Também gerencia os processos relativos à prorrogação de tempo de serviço, licenciamentos, expediente, dispensas e contratações por tarefa por tempo certo.
Advertisement


DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA (DIE) Coordena e executa as atividades de infraestrutura afetas à Base e às OM apoiadas em uma área total de aproximadamente 690 Ha, no limite de sua capacidade técnica; conserva e mantém os bens patrimoniais imóveis e áreas verdes, bem como acompanha o andamento das obras e serviços contratados, com o decorrente controle patrimonial sob responsabilidade da Base, além das 77 viaturas que prestam apoio a toda Guarnição.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ao longo de 2019, o Programa de Eficiência Energética realizado em parceria com a Rio Grande Energia (RGE) proporcionou a instalação de uma usina solar de geração fotovoltaica on-grid na Base Aérea de Santa Maria com capacidade de 125 Kw e substituiu 6.000 lâmpadas menos eficientes por unidades de LED.
A iniciativa é resultado do comprometimento do Comando da Aeronáutica no desenvolvimento de parcerias estratégicas, alinhadas com a Diretriz sobre a gestão de energia no Comando da Aeronáutica (DCA 14-13) e a política de sustentabilidade, por intermédio do uso racional de energia que proporcionará benefícios para toda a sociedade. Com o objetivo, também, de tornar a unidade de Santa Maria um modelo, em termos de gestão e eficiência energética.
“As ações de eficiência energética contribuirão com uma economia de cerca de R$ 160 mil ao ano nas contas da instituição, que vem buscando permanentemente aprimorar a sua eficiência operacional através da otimização da aplicação dos seus recursos em todas as áreas”, destacou o Diretor da RGE, Marco Antonio Villela de Abreu.



PRONTA PARA OS DESAFIOS FUTUROS
Unidade que mais se destacou na gestão dos Ranchos da FAB

GESTÃO DE RANCHOS
A Base Aérea de Santa Maria foi premiada no XI Encontro de Gestores de Subsistência do Comando da Aeronáutica realizado na Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) pelo grande empenho e excelente trabalho desenvolvido, obtendo a maior média no período de agosto de 2012 a julho de 2013 no Ranking dos Indicadores de Gestão e no Ranking Único dos Indicadores de Gestão de Subsistência, que engloba tanto o Monitoramento Microbiológico quanto os Indicadores de Gestão. EXCELÊNCIA EM GESTÃO


O Grupamento de Apoio de Santa Maria (GAP-SM) foi condecorado, em dezembro de 2020, com o “Prêmio SEFA de Excelência em Gestão 2020” por ter sido a Unidade que prestou o melhor apoio no ano de 2020, de acordo com a avaliação das Organizações Militares (OM) apoiadas, tendo como objetivo de incentivar as Unidades apoiadoras a buscarem o melhor desempenho nas atividades de sua competência. Para o Tenente-Coronel Intendente Wellington Marcelo Fernandes, o ano foi de muitos desafios e obstáculos, que foram superados com o comprometimento e a dedicação de todos que se esforçaram para o cumprimento da missão, prestando o apoio incondicional às OM apoiadas na Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria (GUARNAE-SM). “O recebimento desse prêmio, ao final do exercício de 2020, encerra um ano de superações e, acima de tudo, demonstra que a visão estabelecida na Diretriz de Comando o biênio 2020/2021 foi alcançada pela equipe ao ser reconhecida como uma Unidade de excelência no que se refere à gestão e ao atendimento às organizações apoiadas e desdobradas”, disse.
BANDA DE MÚSICA
A Banda de Música da BASM, criada pela portaria ministerial 017/GM3 de 30 jun. 1978, visa, além do cumprimento do cerimonial militar e da participação no treinamento da tropa, representar nossa instituição junto à sociedade, com um importante papel cultural tanto em eventos de natureza cívica quanto militar, aproximando a população brasileira do comando da aeronáutica. Sua primeira apresentação ocorreu em 9 de julho de 1979, sob a regência do Suboficial Lothar Brenner, por ocasião de uma solenidade militar na Base Aérea de Santa Maria. Desta feita, o dia 9 de julho foi escolhido para comemorar o aniversário da banda de música, por ter sido, nesse dia, realizada sua primeira participação em uma formatura militar. A primeira apresentação para a população santamariense ocorreu em 21 de outubro de 1979 e, no decorrer de sua existência, apresentou-se em diversos eventos na região e em outras localidades do estado do Rio Grande do Sul e em eventos nacionais e internacionais. Hoje, com 42 anos de atividade, essa renomada corporação musical é composta por músicos de elevado nível técnico, dentre estes, muitos com nível superior em música. Atualmente seu Regente é o 1ºTen MUS SILAS José Cândido.



ASSISTÊNCIA RELIGIOSA
O Serviço de Assistência Religiosa na Base Aérea de Santa Maria está diretamente ligado ao SARA (Serviço de Assistência Religiosa da Aeronáutica), que por sua vez é ligado ao COMGEP. Esse trabalho é bastante antigo dentro das forças armadas. Na FAB ele está presente há quarenta anos, portanto, metade da caminhada histórica de nossa instituição. A função específica dos capelães é a de prestar assistência religiosa aos nossos militares e também as suas famílias. Cabe igualmente aos capelães a missão de desenvolver no efetivo um elevado estado de cultivo da ética e da moral, além de colaborar com a formação e o apoio espiritual de novos militares. Na Base Aérea de Santa Maria, a Assessoria Religiosa existe oficialmente desde 1986. São trinta e cinco anos de missão que contaram com o trabalho e dicação de quatro capelães militares: Padre Tajima, Padre Dirceu, Padre Itamar e Padre Charlon. Hoje o serviço segue com a chefia do Tenente Capelão Marcelo Rosa Ramos, que assumiu o serviço em junho de 2019. Do ponto de vista eclesiástico, a capelania católica é ligada à Arquidiocese Militar, com sede em Brasília. Por força de um acordo diplomático entre o Brasil e a Santa Sé, a Igreja Católica assumiu o compromisso de manter o trabalho de assistência religiosa dentro da caserna. Para isso, há uma Arquidiocese Militar que é governada por um arcebispo nomeado pelo Papa e aprovado pelo Presidente da República. Todas as capelanias católicas estão vinculadas hieraquicamente à sede militar arquidiocesana. Além do trabalho dos capelães católicos, desde os anos 2000 a Força Aérea passou a acolher pastores para desempenhar, em comunhão com os padres, esse trabalho de assistência religiosa. Semelhantes aos padres, os pastores também estão ligados ao SARA. Eclesiologicamente os capelães evangélicos estão vinculados à Aliança Evangélica Pró-Capelania Militar e de Segurança Pública do Brasil. A Base Aérea de Santa Maria passou a contar com a presença de um capelão evangélico desde agosto de 2020. O Tenente Capelão Wellington Casagrande, da Igreja Batista, é o primeiro capelão envangélico da GUARNAE-SM.

O trabalho da assessoria religiosa em Santa Maria tem sido o de manter cada vez mais uma proximidade com a tropa. Através de palestras, celebrações ou mesmo visitas aos esquadrões e sessões os capelães procuram estar junto ao efetivo no seu dia a dia. “Nossa paróquia/comunidade é a Base Aérea, nossos paroquianos/fiéis são nossos militares, nossa missão é estar junto a eles.”

