
1 minute read
Distintivo e Estandarte
HERÁLDICA DO DISTINTIVO
Escudo Português, com o chefe em campo. Campo em blau (azul-cerúleo) carregado da figura estilizada de um Quero-Quero bicada em sable (preto) com asas, cauda e ornato da cabeça também, em sable (preto), pescoço e abdômen em prata (branco), estendido de asas abertas e o perfil à destra tendo dois esporões em goles (vermelho) localizados no encontro das asas. A ave sustenta em seu peito um escudete terçado em pala, em sinopla (verde-escuro), goles (vermelho) e jalne (amarelo), esmaltes que lembram os constantes na bandeira do Rio Grande do Sul – Estado onde se situa a Organização.
Advertisement
Brocante sobre o escudete encontra-se o Gládio Alado no seu metal (ouro), símbolo do Ministério da Aeronáutica. Em contrachefe aparece a inscrição da Base Aérea de Santa Maria e a data de sua inauguração, tendo em sable (preto). Contorna o escudo em flete (amarelo).
Portaria COMGAR Nº 136/A-6, de 28 de setembro de 1989. HERÁLDICA DO ESTANDARTE
Estandarte terçado em faixas, com o primeiro terço superior em blau (azul cerúleo), simbolizando o céu e, ainda, a justiça, a lealdade e retidão no dever e carregando próximo a haste ou mastro o Emblema da Organização nas suas cores. O segundo terço apresenta-se em prata (branco). O terceiro terço aparece em goles (vermelho), cujo simbolismo é a coragem, ousadia, firmeza, segurança e ânimo, caracterizando, assim, os integrantes da Organização. Contornam o Estandarte nos seus três bordos livres franjas em jalne (amarelo).
Portaria Nº 689/GM3, de 19 de outubro de 1989.