Liderança no Feminino - Dezembro 2019

Page 1

Publicação de responsabilidade editorial e comercial de Sandra Arouca.

DEZEMBRO DE 2019

COM A MULHER EMPRESÁRIA. ESTAMOS JUNTAS NA LIDERANÇA!

1


2


ÍNDICE 4 | Editorial 6 | O contributo do boom turístico para a redução da taxa de desemprego Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social 12 | Bytour, mais inovação nas agências de viagens Raquel Campo Grande, Diretora Geral da Bytour 18 | Impulsionar as empresas para além do próprio produto Luísa Costa, Diretora Executiva da ValeNegócios 24 | Serviço personalizado com conceito 360º Filomena Esteves, Diretora das agências Decisões e Soluções da Lourinhã e Caldas da Rainha 30 | O serviço Premium na distribuição postal de correspondência Ana Serrabulho, Diretora Geral da Premium Green Mail 34 | A mobilidade sénior com o apoio da SeniorDrive Gabriela Santos, Mentora e Diretora da SeniorDrive 38 | Sair da zona de conforto para novos desafios Liliana Rodrigues, Administradora Hospitalar do Grupo Trofa Saúde FICHA TÉCNICA Direção e Edição: Sandra Arouca Colaboração: Joana Carvalho, Ana Catarina Gomes e Marta Gregório Contactos: geral@liderancanofeminino.org redacao@liderancanofeminino.org

42 | Trilhar o caminho da vida, com a ajuda do Tarot Carla Duarte, Taróloga 48 | Um oásis em qualquer lugar Bluegrowth, OffGridBox 50 | Para onde viajar em Janeiro? Sugerimos 5 viagens TOP em janeiro

Registada na ERC com o n.º 126978 Propriedade de Sandra Arouca Sede e Redação - R. Nova da Junqueira, 145 4405-768 V.N.Gaia Periodicidade mensal Liderança no Feminino tem o compromisso de assegurar os princípios deontológicos e ética profissional dos jornalistas, assim como pela boa fé dos leitores. O conteúdo editorial da Revista Liderança no Feminino é totalmente escrito segundo o novo Acordo Ortográfico. Todos os artigos são da responsabilidade dos seus autores e não expressam necessariamente a opinião da editora. Reservados todos os direitos, proibida a reprodução total ou parcial de todos os artigos, sem prévia autorização da editora. Quaisquer erros ou omissões nos artigos, não são da responsabilidade da editora.

3


LIDERANÇA NO FEMININO | Novembro de 2019

| DEZEMBRO 2019

EDITORIAL Na última edição do ano, especial, pela época que atravessamos, destacamos um "Best of" de mulheres que desafiaram e conquistaram grandes projetos. Do Turismo ao imobiliário, passando pela saúde e pelo cuidado dos nossos seniores. São exemplos de mulheres que estão na liderança e falam dos seus projetos e conquistas. Destacamos, Ana Mendes Godinho, pelo seu exímio desempenho enquanto Secretária de Estado do Turismo e os recentes prémios atribuídos a Portugal no setor do turismo. Durante o ano de 2019 reforçamos a partilha das histórias das empreendedoras portuguesas e daquelas que, apesar de não terem nascido em Portugal, escolheram o nosso país para trilhar inovação, conquistar prémios e abraçar projetos, fora da zona de conforto. Este ano iniciamos a formação para empresárias, na Sociedade Portuguesa de Inovação. Uma aprendizagem profunda de como liderar, utilizando a inteligência emocional. Marcamos também presença na FIN 2019, um evento de excelência à escala global, onde foi demonstrado a força da lusofonia no mundo dos negócios. Networking foi a palavra de ordem.

4

Pode alguém com rigor prever o que irá acontecer em 2020? Portugal será o melhor destino turístico do mundo? Lisboa o melhor destino city breack do mundo? Porto o melhor destino da Europa para visitar? O melhor destino é também o melhor ponto de partida e vamos continuar a assistir a uma nova geração de mulheres que percorre o mundo e marcam a diferença! Portugal continua a ser o melhor destino e acreditamos que, neste cantinho da Europa tão único e que tem tanto para descobrir, estão as melhores. As melhores gestoras, diretoras, empreendedoras, mães… Orgulhamo-nos da forma como abraçam os desafios e lideram afincadamente as suas equipas. As nossas mulheres de negócios são determinadas e ambicionam o reconhecimento dos clientes. Trabalham para eles e é com eles que se sentem desafiadas, nas mais diversas áreas de mercado. Estamos Juntas na Liderança! Bom ano!

Sandra Arouca


EM PRE EN DEDO RISMO 5


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

O CONTRIBUTO DO BOOM TURÍSTICO PARA A REDUÇÃO DA TAXA DE DESEMPREGO

6

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

A Revista Liderança no Feminino esteve à conversa com Ana Mendes Godinho, atual Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Nestes últimos quatro anos é percetível o crescimento da economia portuguesa, associado às medidas implementadas pelo Governo. Já no próximo ano, a tutela vai disponibilizar, pela primeira vez, um barómetro das diferenças remuneratórias entre homens e mulheres por empresa, profissão e níveis de qualificação.

ENQUANTO SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO, PORTUGAL CONQUISTOU VÁRIOS PRÉMIOS DE TURISMO INTERNACIONAIS. TER RECEBIDO O CONVITE PARA MINISTRA DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL REPRESENTA UMA RESPONSABILIDADE ACRESCIDA (PELO TRABALHO QUE DESENVOLVEU NOS ÚLTIMOS ANOS)? Foram quatro anos absolutamente extraordinários. Foi com um grande espírito de missão que desempenhei o cargo de Secretária de Estado do Turismo, nesta última legislatura. Conseguimos abrir o mapa turístico de Portugal, promover o alargamento da atividade turística ao longo do ano, diversificar os mercados de origem, inovar na oferta, qualificar pessoas, com o envolvimento de todos. O turismo foi um dos grandes responsáveis pela criação de emprego nos últimos 4 anos, e foi sempre esse um dos nossos grandes objetivos em tudo o que fizemos. Também por isto, é com especial entusiasmo que abraço esta missão no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O QUE JUSTIFICA ESTA EVOLUÇÃO? Houve uma grande capacidade de recuperação da economia nos últimos 4 anos, em resultado de um clima de confiança e de criação de condições para dinamismo no investimento. Portugal tem crescimento acima da média europeia, e é hoje um “case study” em termos de viragem após anos difíceis de crise, mostrando existir um caminho alternativo ao da austeridade. Paralelamente, Portugal conseguiu demonstrar que o aumento do salário mínimo desde 2015 não teve um efeito negativo na criação de emprego. Pelo contrário. O salário mínimo cresceu cerca de 20% nos últimos 4 anos e foi sempre acompanhado de aumento do emprego. O aumento do salário mínimo tem particular importância no combate à pobreza, razão pela qual pretendemos continuar esta trajetória de valorização dos salários.

QUAIS SÃO OS MAIORES DESAFIOS PARA OS PRÓXIMOS ANOS? PORTUGAL TEM ESTADO A RENOVAR MÍNIMOS DE MAIS DE UMA DÉCADA NO DESEMPREGO. QUE EVOLUÇÃO TEM SIDO ESTA? Portugal tem criado emprego de forma consistente nos últimos anos, o que tem levado a uma grande descida da taxa de desemprego. Nos últimos 4 anos, foram criados 386 mil novos postos de trabalho. Passámos de uma taxa de desemprego de 13,9% em 2014 para 6,1% no terceiro trimestre de 2019, a taxa mais baixa desde final de 2002. Temos praticamente cinco milhões de pessoas a trabalhar em Portugal, neste momento.

Destaco dois grandes desafios que enfrentamos: demografia e desigualdades. Demografia, porque sabemos a evolução demográfica que temos tido nos últimos anos, e é fundamental criar condições para, por um lado, promover a natalidade, atrair, captar e reter jovens e talento, e, por outro lado, promover a formação ao longo da vida e o envelhecimento ativo e saudável da população. Por isso estamos a fazer uma forte aposta em medidas direcionadas ao apoio às famílias, à parentalidade, aos jovens, ao reforço dos equipamentos sociais e à qualificação – de que a proposta do Orçamento do Estado para 2020 já é reflexo.

7


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Desigualdades, porque o combate à pobreza e às desigualdades é condição para a paz social. Por isso, elegemos como prioridade a promoção do diálogo social e a implementação de uma estratégia concertada e articulada e combate à pobreza.

É POSSÍVEL COMBATER A DESERTIFICAÇÃO DO INTERIOR? Acredito que é possível combater a desertificação do interior, através de medidas ativas de discriminação positiva para atração de pessoas e de investimento para os territórios. Nos últimos 4 anos, o turismo foi exemplo desta capacidade de alargamento da atividade ao longo do

8

território, com programas específicos criados para abrir o mapa turístico de Portugal. Neste Governo, optámos por ter a Secretária de Estado da Ação Social no interior do país precisamente como uma forma de garantir o contacto permanente e a capacidade de identificar as medidas que temos de implementar para responder aos desafios específicos desta área vital para os territórios de baixa densidade. O peso da economia social é determinante nos territórios do interior, nomeadamente na Guarda, que apresenta grandes desafios relativamente às questões demográficas e às desigualdades sociais e onde é essencial o papel das políticas públicas de promoção da natalidade, envelhecimento ativo e captação e fixação de novas populações. Também como reflexo desta aposta em medidas de

Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

discriminação para o interior, destaco o programa que vamos lançar em 2020, “Trabalhar no Interior”, com incentivos e medidas especiais.

O QUE É MAIS DESAFIANTE, ENQUANTO MINISTRA DO XXII GOVERNO CONSTITUCIONAL? O mais desafiante é criar uma relação de confiança entre o Estado e os cidadãos e as empresas para que se canalizem todos os meios para responder aos desafios e situações concretas das pessoas. Estar sempre em espírito de missão e de serviço público. Ter a capacidade de fazer acontecer e ver os resultados na vida das pessoas, das empresas, dos territórios. Com a permanente consciência de que podemos fazer sempre melhor.

COMO ANALISA A DISPARIDADE SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES? É um problema que tem vindo a diminuir, mas que é ainda bastante real. Em 2019, em Portugal, uma mulher precisa de trabalhar mais 54 dias que um homem para ganhar o mesmo salário. É inaceitável nos dias de hoje e temos de acelerar o combate a estas desigualdades. Em 2020, vai passar a ser disponibilizado, pela primeira vez, um barómetro das diferenças remuneratórias entre mulheres e homens por empresa, profissão e níveis de qualificação para conseguirmos ter informação concreta para poder agir. Este instrumento permitirá às empresas terem informação sobre a sua situação de disparidade salarial de género, e vai permitir à Autoridade para as Condições do Trabalho atuar. Nos últimos anos demos vários passos de gigante: Lei da Paridade para as eleições para órgãos de poder político, Lei da Paridade para os órgãos de administração das empresas públicas e cotadas em bolsa, licença parental obrigatória de 20 dias úteis para o pai, entre outras. Temos de continuar.

SER MINISTRA DO TRABALHO, SOLIDARIEDADE E SEGURANÇA SOCIAL SIGNIFICA... Total entrega e espírito de serviço público para a missão de todos os dias: criar condições para Portugal ser um país para Todos, mais coeso, solidário, inclusivo e com iguais oportunidades de acesso. Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

9


TURISMO

10


11


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

BYTOUR, MAIS INOVAÇÃO NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS O grupo espanhol Bytour entrou, recentemente, no mercado português e oferece mais inovação tecnológica às agências de viagens. Raquel Campo Grande é a Diretora Geral da Bytour em Portugal, que conhece bem de perto a realidade deste mercado tão competitivo. Integrar a Bytour é proporcionar ao cliente a melhor viagem ao melhor preço.

O GRUPO ESPANHOL BYTOUR INICIOU, ESTE ANO, A SUA INTERNACIONALIZAÇÃO AO ESCOLHER PORTUGAL PARA A ABERTURA DO PRIMEIRO ESPAÇO. COMO TEM SIDO ESTAR À FRENTE DESTE GRANDE DESAFIO? Após a expansão e êxito do grupo em Espanha, fazia todo o sentido a sua entrada no mercado português. Embora sejam dois mercados semelhantes em muito aspetos, tem sido necessário fazer a adaptação ao perfil das agências portuguesas e esse é um dos grandes desafios. Posso ainda frisar que reúne todas as condições para ser um sucesso no nosso país.

DE QUE FORMA A BYTOUR JÁ ESTÁ PRESENTE NO NOSSO PAÍS? Ao longo destes meses temos vindo a apresentar o nosso projeto às agências de viagens e a aceitação tem sido bastante positiva. Neste momento, já temos várias aderentes ao grupo.

QUAIS AS MAIS-VALIAS DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS INTEGRAREM O VOSSO GRUPO? As agências do grupo, para além das condições negociadas com os mais diversos fornecedores, dispõem de várias ferramentas tecnológicas. Posso destacar a nossa plataforma de produto próprio, All Viagens, que permite às agências independentes ser competitivas face aos grandes grupos de redes verticais. Faz igualmente parte do grupo um consolidador de cruzeiros, All Cruises que, no próximo ano

12

Raquel Campo Grande, Diretora Geral da Bytour


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

13


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

2020 já estará completamente integrado no nosso mercado. O Byreceptive é também uma plataforma com a qual as agências estão bastante satisfeitas, permitindo-lhes fazer viagens à medida para os seus clientes de uma forma bastante ágil. Temos uma grande proximidade com as agências, sendo uma das nossas máximas o atendimento.

completamente diferente às habituais páginas web das agências para o cliente final, muito difíceis de posicionar no mundo online, devido aos elevados custos. Esta marca comum criada pelo Grupo Bytour, exclusiva para as suas agências de viagens, vai-lhes permitir ganhar alguma quota de mercado online.

QUAIS OS OBJETIVOS PARA 2020? COMO É QUE A BYTOUR ANALISA AS NECESSIDADES DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS/CLIENTES? A experiência do grupo em Espanha permite a chegada a Portugal com algum conhecimento sobre as necessidades das agências, de forma a desenvolver produtos e serviços direcionados ao seu perfil. Por outro lado, tenho experiência no nosso mercado nas várias vertentes: agência, operador, plataforma tecnológica, o que me permite conhecer bem de perto a nossa realidade.

O próximo ano 2020 servirá para consolidar todo o trabalho efetuado este ano 2019. Queremos fazer crescer a nossa presença em Portugal, tendo já reforçado o departamento comercial, com a contratação de uma profissional conhecida há vários anos no nosso mercado. Com os projetos tecnológicos na reta final, o caminho será crescer neste sentido, para que as agências do grupo disponham de todas as ferramentas para estar na linha da frente neste setor.

PARA SI, O QUE SIGNIFICA ESTAR NA LIDERANÇA DE UM GRUPO DE GESTÃO? EM 2020 VÃO DISPONIBILIZAR A PLATAFORMA TRAVELLY. COMO VAI FUNCIONAR ESTE SERVIÇO? O projeto Travelly é algo inovador no panorama das agências de viagens. É a primeira B2C para as agências de viagens independentes. É um conceito

14

Liderar este projeto significa ser um valor adicionado para as agências, compreender ao máximo as suas necessidades, estando a par de todas as inovações que possam contribuir para o crescimento do grupo e, consequentemente, de cada agência a nível individual.


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

"Liderar este projeto significa ser um valor adicionado para as agências, compreender ao máximo as suas necessidades, estando a par de todas as inovações que possam contribuir para o crescimento do grupo e, consequentemente, de cada agência a nível individual."

RAQUEL CAMPO GRANDE Diretora Geral Tlm: +351 937 968 061 E-mail: raquel.campogrande@bytour.pt

15


IMOBILIÁRIO

16


17


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

IMPULSIONAR AS EMPRESAS PARA ALÉM DO PRÓPRIO PRODUTO A ValeNegócios entra no mercado para apoiar a gestão financeira da empresa, dar formação nas mais variadas vertentes e auxiliar o empresário na sua visão de negócio, com uma forte sensibilização para o facto de que, uma organização/empresa vai além do seu próprio produto. Esta empresa tem também outros serviços e outras apostas, como é o exemplo, da construção do empreendimento da Porta do Vale, em Paços de Ferreira. Este empreendimento é a entrada para uma simbiose perfeita entre o conforto do lar e a tranquilidade que a natureza oferece.

COMO DIRETORA EXECUTIVA DA VALENEGÓCIOS, QUAIS AS EXPECTATIVAS PARA ESTE DESAFIO PROFISSIONAL? A ValeNegócios surge na sequência de uma necessidade de dar um novo rumo ao meu percurso profissional. Após 19 anos de experiência no setor bancário, trabalhando com Micro e PME’s, fui percebendo que os empresários, na sua maioria, são capazes de produzir bem o seu produto, no entanto sentem muita dificuldade na gestão da sua organização. Existe uma lacuna na formação dos quadros de gestão, tanto a nível financeiro como no marketing e essencialmente na gestão de talentos e pessoas. Descura-se de fatores extremamente importantes para a sua identidade e progressão. Nestes casos, mesmo com produtos de excelente qualidade, a empresa poderá ser inconscientemente limitada pelos seus líderes dada a dificuldade de apostarem na sua própria formação. Neste contexto senti que, dada a experiência adquirida na banca assim como os conhecimentos adquiridos, de alguma forma, podíamos ajudar estes empresários no seu desenvolvimento. Inscrevi-me num MBA de gestão de empresas e criei a minha própria empresa. A ValeNegócios surge, assim, com a finalidade de, através da consultoria na gestão de empresas e de investimentos, representarmos uma mais valia, impulsionando o seu crescimento. É essa a nossa missão, foco nas necessidades do cliente e rodearmo-nos de ferramentas que possam ser úteis na gestão de uma organização que pode trazer mais à sociedade, assim como para o seu próprio desenvolvimento interno. O desafio de trocar o certo pelo incerto não deixa de ser assustador, no entanto, a tranquilidade está em focar nas necessidades do cliente e nos mantermos fiéis à nossa missão e valores.

18

QUE SERVIÇOS OFERECE A VOSSA EMPRESA? A ValeNegócios oferece um maior conforto e segurança às organizações e seus gestores. Apoia na gestão financeira, formação nas mais variadas necessidades de cada empresa, auxilia na gestão de talentos orientando a visão do empresário e fazendo-o perceber que uma organização é muito mais do que fornecer o seu produto. Na sequência da necessidade de nos dotarmos de ferramentas e parcerias que nos permitissem prestar um melhor serviço às empresas acabamos por ser desafiados pelo Dr. Pedro Santos da Onebiz, a complementar a nossa oferta com a contabilidade, organização e gestão. E assim encontramos os melhores parceiros e uma marca internacional de referência. Abrimos um escritório da Acountia, em Paços de Ferreira, que nos dotou de uma estrutura de elevada qualidade na área da contabilidade. Desafiamos uma profissional com provas dadas nesta mesma área, em quem deposito toda a minha confiança, Isabel Martins, que ficou com a responsabilidade de gerir a nossa atividade no acompanhamento da contabilidade das empresas, nossas clientes. Ficou desta forma complementado o nosso serviço de consultoria. Em todo este processo não podia ficar de fora o apoio às decisões de investimento assim como os planos de negócios, procurando também chegar aos meios de financiamento adequados, aos melhores preços, para as nossas empresas.

OS CLIENTES QUE PROCURAM A VALENEGÓCIOS PRETENDEM VIVER COM QUALIDADE. O EMPREENDIMENTO DA PORTA DO VALE, EM PAÇOS DE FERREIRA, É UM DESSES EXEMPLOS? O empreendimento Porta do Vale, apesar de ser um


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Luísa Costa, Diretora Executiva da ValeNegócios

19


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

projeto distinto da atividade principal da ValeNegócios acaba por ser o desafio da nossa vida. Foi idealizado em parceria com o meu marido, Sérgio Costa, que apesar de atualmente desempenhar funções de diretor financeiro numa empresa de referência de Paços de Ferreira, tem sonhado este conceito comigo. Há vários anos que defendemos a ideia de que, para além do conforto, as famílias precisam de viver num ambiente de paz, em contacto com a natureza que é crucial para o desenvolvimento das crianças. O impacto da liberdade, a autonomia assim como a experiência que retiram de uma vida ao ar livre. Cada vez mais, dados os horários absurdos que a nossa vida profissional nos exige, os nossos filhos ficam mais tempo fechados em escolas e salas de estudo, sem oportunidade de desfrutar de tudo o que a nossa geração teve a sorte de viver. Trata-se de uma consequência da evolução da nossa sociedade, que temos o dever de contrariar. O Porta do Vale vem trazer a oportunidade às famílias de viverem num ambiente de elevado conforto, inserido num espaço de 5 hectares de terreno junto ao rio Ferreira, dos quais 3 hectares são de zona verde. Este empreendimento situa-se à entrada da cidade de Paços de Ferreira, a menos de 5 minutos de 2 colégios privados, assim como de escolas públicas de excelente qualidade, com todos os serviços disponíveis e sem trânsito. Para quem trabalha fora da cidade, dada proximidade também do acesso à A42, rapidamente se desloca até ao seu trabalho. A título de exemplo, em cerca de 20 minutos consegue entrar no centro do Porto.

20

Com este projeto estamos a proporcionar um modo de vida.

QUAIS OS OBJETIVOS DA EMPRESA PARA 2020? Para além da normal atividade da ValeNegócios no apoio ao desenvolvimento e crescimento das empresas, temos o projeto do Porta do Vale para concluir. Há um longo trabalho ainda para desenvolver, em parceria com o nosso arquiteto Miguel Zarcos Palma, um profissional de excelência, que conseguiu captar a essência do projeto e se apaixonou pelo conceito tanto quanto nós. O ano de 2020 será dedicado à construção das moradias, com o rigor e a qualidade que o nosso cliente merece e espera de nós. O Porta do Vale é muito mais do que a construção de moradias, trata-se de um projeto que vai ser desenvolvido em 2 fases. A segunda fase consiste em complementar o conceito de forma de vida. E aqui se encontra a explicação para o nome atribuído, quem escolher as nossas moradias vai entrar na porta para O Vale. Um vale junto ao rio, onde se pretende desenvolver um projeto de Coworking para profissionais na área do turismo e educação. Aqui serão reabilitadas umas moradias do ano 1729 respeitando a sua traça original, valorizando assim o património local e criando as infraestruturas para que várias empresas possam desenvolver a sua atividade, partilhando o mesmo espaço assim como o mesmo conceito.


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Nesta fase, a nossa prioridade é fazer com que tudo seja possível e para tal precisamos que a mensagem passe claramente e transmitamos confiança ao nosso cliente. Conto para isso com uma equipa de profissionais da Kimage, na área de marketing, que está a preparar a estratégia de comunicação. Confirmaremos essa credibilidade assim que as 20 moradias sejam vendidas. E aí podemos trabalhar com mais tranquilidade e segurança.

sua organização interna, como no contexto de investimento imobiliário. Para nós é crucial que, quem trabalhe connosco, entenda e respeite a nossa visão em que valorizamos a natureza e as pessoas, obviamente procurando a sustentabilidade da empresa com a rentabilidade inerente. A nossa estratégia passa por desenvolver uma rede de contactos, com empresas que partilhem dos nossos valores de forma a termos respostas prontas às necessidades específicas dos nossos clientes sem que, para isso, tenhamos custos fixos desnecessários.

COMO DEFINE A VALENEGÓCIOS? A Vale é uma organização multifacetada ligada ao negócio, em todas as formas que este possa assumir. Foca-se no crescimento das empresas e na satisfação do cliente. Temos por missão trazer ao mercado o nosso conhecimento e o nosso conceito de “forma de vida” tanto aplicado em contexto de empresa na

COMO ANALISA O INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO, EM PORTUGAL? Temos no nosso país mais valias culturais e naturais e

21


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

que permitem atrair a entrada de capitais nacionais e estrangeiros de uma forma sustentada. No entanto, orientamo-nos muito por modas e cometemos o erro de não pensar por nós próprios. Segue-se a tendência, tanto na vertente da oferta como da procura. Gastam-se valores absurdos em imóveis de pouca qualidade e que não trazem mais valia ao comprador, a não ser o facto de estarem perto do centro. O que na realidade traduz-se em viver em ambientes de maior poluição acabando por demorar mais tempo a chegar aos seus locais de trabalho. Valorizo os investimentos que estão a ser feitos nos grandes centros urbanos e em zonas históricas. A aposta na reabilitação é uma mais valia importante para as nossas cidades. E ainda há muito para se fazer, no entanto, a concentração do investimento

leva a preços muito elevados e a uma grande especulação sacrificando-se muitas vezes a qualidade. A tendência na construção é ainda a de fazer mais do mesmo. São poucas as soluções que primam pela diferença. Compreendo que o primeiro objetivo do investidor seja a rentabilidade e a tendência para conseguir o máximo de construção. No entanto há mercado para tudo. É necessário apostar em soluções de qualidade mais retiradas dos grandes centros, dado que temos excelentes acessos e comunicações. Cada vez mais, as pessoas precisam e procuram mais qualidade de vida para as suas famílias. Acima de tudo é preciso ler as necessidades das pessoas e quem não as souber interpretar poderá ficar pelo caminho. Há que ter coragem para inovar e marcar a diferença.

"O empreendimento Porta do Vale, apesar de ser um projeto distinto da atividade principal da ValeNegócios acaba por ser o desafio da nossa vida."

22

Luísa Costa, Diretora Executiva da ValeNegócios


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

CONSIDERA QUE, COMO DIRETORA EXECUTIVA DE UMA EMPRESA, É TAMBÉM UM EXEMPLO PARA OUTRAS MULHERES QUE AMBICIONAM UM CARGO DE TOPO? É uma verdade que, em determinados setores, os cargos de topo estão naturalmente tomados pelos homens. O setor imobiliário é um exemplo disso. Provavelmente por isso se vê mais do mesmo. A visão de uma mulher pode trazer a diferença. Se analisarmos bem, quem na realidade toma a decisão quanto à escolha da casa para a sua família é, na maioria das vezes, a mulher. É natural que nós consigamos compreender o que o mercado procura neste setor. Mas este é só um exemplo. Não há cargos nem setores proibidos ou impossíveis para ninguém. O que é necessário é que as mulheres não se limitem. Tudo é possível com boas equipas e o segredo está sempre em rodear-se das pessoas certas que se sintam parte da empresa. A nossa equipa é constituída, em maior número por homens, que me respeitam independentemente de eu ser mulher ou não, sendo que não sinto necessidade nunca de impor autoridade. Tudo é feito em parceria com o meu marido e as decisões são tomadas em conjunto. Nenhum se destaca na liderança, tudo acontece naturalmente. O facto de ser mulher não é limitação seja para o que for, o que nos limita são as nossas capacidades e os nossos medos. Não sou exemplo para ninguém, só sugiro que não tenham medo, rodeiem-se das pessoas certas e acreditem.

23


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

SERVIÇO PERSONALIZADO COM CONCEITO 360º Nas agências da Decisões e Soluções da Lourinhã e Caldas da Rainha encontramos uma equipa especializada no apoio à compra ou arrendamento de um imóvel, intermediação de seguros ou crédito. Filomena Esteves é a diretora das agências que, juntamente com o seu sócio Carlos Guerra, têm o objetivo de aumentar as equipas, de forma a corresponder às necessidades dos clientes. É DIRETORA DA DECISÕES E SOLUÇÕES DAS AGÊNCIAS DA LOURINHÃ E CALDAS DA RAINHA, A MAIOR REDE DE CONSULTORIA IMOBILIÁRIA E DE INTERMEDIAÇÃO DE CRÉDITO. QUE BALANÇO FAZ, ENQUANTO GESTORA DAS EQUIPAS DESTAS AGÊNCIAS? O balanço é bastante positivo. Iniciei como consultora em 2013 numa agência em Lisboa, mas por motivos de negócio, e o querer alcançar outro nicho de mercado, deslocalizaram para a zona do Oeste, e nessa altura assumi a direção, junto com o meu sócio Carlos Guerra. Desde 2015 que estamos no Oeste, Lourinhã, e há cerca de um e meio começamos a construir uma equipa na cidade das Caldas da Rainha, que hoje já está de portas abertas para apoiar todos os clientes que nos procuram. Temos equipas coesas, experientes nas áreas que operam e sempre prontas para apoiar.

COMO CARACTERIZA A DECISÕES E SOLUÇÕES? A Decisões e Soluções é, sem dúvida, uma rede que conjuga as 5 áreas de negócios, onde todas elas se conjugam. Ou seja, para comprar um imóvel, ou necessita de recorrer a crédito. O próprio crédito em si, comporta seguros obrigatórios onde também procuramos as melhores condições de preço versus coberturas. E caso, a casa necessite de obras, temos os parceiros ideias para apresentar orçamentos. O melhor de todo este serviço, à exceção da Mediação Imobiliária onde existe uma comissão acordada, é o facto de ser um serviço gratuito para o cliente.

DE QUE FORMA A EMPRESA DÁ RESPOSTA ÁS NECESSIDADES DOS CLIENTES? A Decisões e Soluções Lourinhã e a Decisões e Soluções Caldas da Rainha, celebrou protocolos para as áreas de negócio que trabalha, no sentido de sermos assertivos e apoiarmos o cliente num curto espaço de tempo. No que respeita aos seguros trabalhamos com várias companhias de seguros com prémios que conseguem ser substancialmente melhores

24

Filomena Esteves, Diretora das agências Decisões e Soluções da Lourinhã e Caldas da Rainha


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

que as congéneres. Na Intermediação de Crédito, o protocolo existente com a Banca permite-nos ter respostas de pré-aprovação no imediato. Na procura e na venda dos imóveis, partilhamos com todas as redes, num sistema de comissões que só a Decisões e Soluções tem. Nas restantes áreas, obras e construção, as parcerias com construtores locais, permite também apresentar orçamentos mais baixos.

O ACONSELHAMENTO PERSONALIZADO É A MARCA IDENTITÁRIA DA DECISÕES E SOLUÇÕES? A Decisões e Soluções no seu conceito de 360º, assenta mesmo no aconselhamento personalizado. Para isso temos formação facultada pelo Master

em todas as áreas de negócio, para que as equipas estejam sempre ocorrentes das alterações que possam existir e informadas de tudo o que haja novo.

QUAL O PERFIL DOS VOSSOS CLIENTES? Os clientes que nos procuram são maioritariamente portugueses. Alguns que estão a sair da grande cidade, outros porque são já naturais dos concelhos onde estamos e querem uma casa para habitação permanente ou segunda habitação. O que se verificou este ano de 2019, foi realmente um aparecer de clientes vindos de outros países, que numa primeira abordagem vem visitar, arrendam e depois numa outra visita já é para comprar, servindo estas casas para férias, e posteriormente para habitação permanente.

25


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

NA HORA DE COMPRAR UM IMÓVEL, O QUE É MAIS VALORIZADO? Aquando da compra de um imóvel têm-se notado que os clientes valorizam muito o espaço exterior. Se for um apartamento procuram saber se tem bom espaço de varanda, ou terraço. A localização é outro fator de análise, cada vez é mais procurado imóveis perto de escolas, serviços, transportes públicos. É claro que não se pode esquecer da garagem ou do lugar de estacionamento. Atualmente as pessoas primam por chegar a casa e terem um local para estacionar, um espaço ao ar livre para estar, e estarem perto de tudo que é importante para elas.

PARA 2020, QUAIS OS OBJETIVOS DAS AGÊNCIAS QUE REPRESENTA? Em 2020 tenho como objetivo, junto com os diretores que me acompanham, fazer crescer a nossa equipa de consultores e aumentar a nossa faturação de forma substancial. Já tenho consultores a trabalhar comigo há mais de 4 anos, e eles são o apoio para a formação dos novos consultores. Continuamos a consolidar as duas agências no mercado onde estamos implantados, recorrendo aos meios de comunicação e digital para o efeito.

FILOMENA ESTEVES Diretora de Agência DS Lourinhã e DS Caldas da Rainha Tlm: +351 912 563 403

26


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

27


EMPREENDEDORISMO

28


29


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

O SERVIÇO PREMIUM NA DISTRIBUIÇÃO POSTAL DE CORRESPONDÊNCIA Apesar de vivermos num mundo cada vez mais digital, a Premium Green Mail arrisca e surge no mercado como operador alternativo à distribuição postal. Diariamente, os colaboradores da empresa garantem a entrega e a supervisão na rede de distribuição de norte a sul do país, e também na ilha da Madeira. Esta empresa entrega cerca de 3 milhões de cartas/mês, e tem no seu portefólio vários clientes nacionais e internacionais.

COMO SURGE A PREMIUM GREEN MAIL? A Premium Green Mail (PGM) surgiu pela necessidade do mercado, em particular de alguns dos nossos atuais Clientes, em dispor de uma solução alternativa para a distribuição postal de correspondência. Uma solução alternativa que aportasse, em primeira instância, vantagens do ponto de vista de preço, da sua competitividade, sem prescindir, naturalmente, da qualidade de serviço.

QUAIS FORAM OS MAIORES DESAFIOS NO ARRANQUE DA EMPRESA? Desafios não faltaram, não faltam e não faltarão seguramente. Criar de raiz todo um projeto, toda uma rede de suporte, humano, técnico, financeiro, comercial, processual, tecnológico, que tem que existir, permanente e independentemente dos volumes de expedição de cada Cliente...é um desafio considerável. A digitalização da sociedade e a desmaterialização que são “tão somente a realidade”... é um desafio incontornável. Posicionarmo-nos como o Operador Alternativo para distribuição massificada de correio, num mercado que

30

até há bem poucos anos se desenvolvia num contexto de monopólio e que, não obstante a liberalização, continuou durante alguns anos limitado do ponto de vista concorrencial, é um desafio Herculiano…

QUE BALANÇO FAZ DO TRABALHO DESENVOLVIDO ATÉ AO MOMENTO? Percorremos o caminho das pedras, literalmente. Percorremo-lo com muita persistência e com muita resiliência. Percorremo-lo com compromisso, com dedicação, com rigor desmedidos. Percorremo-lo nós e todos os nossos os Parceiros e Clientes, que não hesitaram em fazê-lo, que acreditaram juntamente connosco, e que nos acompanham até aos dias de hoje. Pouco mais de dois anos passados, olhamos para trás, recordamo-nos de cada adversidade, mas recordamo-nos sobretudo, e com fervor acrescido, de cada conquista. Em 2019, fechamos o ano com 30 milhões de cartas distribuídas, mais de 30% acima do que em 2018, aumentamos a nossa quota de mercado, e alcançamos o break-even do negócio. Balanço? Sem dúvida positivo.


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

DE QUE FORMA A PREMIUM GREEN MAIL ESTÁ PRESENTE NO TERRITÓRIO NACIONAL? A PGM dispõe de estrutura própria em 165 códigos postais, entre os quais constam as zonas de Grande Lisboa, Grande Porto, Santarém, Torres Novas, Leiria, Coimbra, Caldas da Rainha, Figueira da Foz, Espinho, Aveiro, Algarve, Madeira. Contamos com cerca de 400 colaboradores, que diariamente garantem a entrega e a supervisão de toda a rede de distribuição de Norte a Sul do País, bem como na Madeira. Temos o privilégio de trabalhar com Clientes de relevo nacional e internacional, dos setores da Banca, Seguros, Telecomunicações, Águas, Eletricidade, para os quais asseguramos a distribuição de cerca de 3 milhões de cartas/mês.

QUAIS AS VANTAGENS EM RECORRER AOS VOSSOS SERVIÇOS? O preço, constitui ainda um fator determinante para todas as organizações, e é sem dúvida a primeira grande vantagem do serviço prestado pela PGM. Naturalmente que o facto de os serviços por nós presta-

"Pouco mais de dois anos passados, olhamos para trás, recordamo-nos de cada adversidade, mas recordamo-nos sobretudo, e com fervor acrescido, de cada conquista." Ana Serrabulho, Diretora Geral Premium Green Mail

31


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Equipa Premium Green Mail

dos não se encontrarem isentos de IVA é limitador do ponto de vista de competitividade, sobretudo para Clientes de alguns setores. No entanto, a vantagem é efetiva e esperamos que o contexto do IVA seja possível de reformular a breve trecho. Mas claro está que, a vantagem de preço, não pode, nem está dissociada da qualidade. De nada serve apresentar um preço competitivo se não garantirmos a entrega da correspondência de forma atempada e na caixa de correio correta. E isto é algo que aparenta ser linear mas, de facto, não o é. Não só porque a dicotomia preço/qualidade é complexa, complexidade esta acrescida num serviço que exige uma estrutura de recursos fixa considerável e que precisa de volume em larga escala para ser rentabilizada. Mas também porque a atividade não se resume a transportar papel e entregar papel. A resumir, resume-se a transportar e entregar valor junto de cada destinatário, valor este que independentemente da forma em que se consubstancia, é vital para quem expede e contrata um serviço de entrega, e de responsabilidade extrema para quem tem a missão de o fazer chegar ao destino. Processos robustos, com elevados níveis de otimização, rastreabilidade e controlo 360º, on-time e on-line, são drivers fundamentais dos serviços que desenvolvemos, customizamos e partilhamos, diariamente, com os nossos Clientes.

QUAIS OS OBJETIVOS PARA 2020? O ano de 2020 dará, naturalmente, continuidade a

32


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Núria Coelho, Diretora Cliente e Elsa Bizarro, Diretora de Recursos Humanos.

Team Building

objetivos já alcançados em 2019, e que a PGM pretende consolidar, nomeadamente, ao nível de aumento da quota de mercado e da rentabilidade; e, expansão para novas zonas de atuação – não só no Algarve e nas Ilhas, onde iniciou operação no último trimestre de 2019, mas também nas zonas Centro e Norte. A diversificação do portfólio de serviços, bem como novas áreas de negócio a montante e a jusante da cadeia de valor, constituem também objetivos da PGM para o próximo ano.

O QUE REPRESENTA ESTAR NA PREMIUM GREEN MAIL? Estar na Premium Green Mail é acima de tudo um privilégio. Um privilégio por desenvolver um projeto desta envergadura, desta responsabilidade, desta ousadia, desde a sua génese. Um privilégio por fazer parte de uma equipa de trabalho extraordinária, única, inigualável que supera os seus limites a cada dia. Um privilégio por contar diariamente com um conjunto Parceiros e Clientes, que confiam e apostam no nosso serviço, que são parte integrante do projeto, que constituem a nossa razão de ser.

33


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

A MOBILIDADE SÉNIOR COM O APOIO DA SeniorDrive Gabriela Santos é a mentora da SeniorDrive, uma empresa que zela pelo bem-estar da comunidade sénior. Com o apoio da SeniorDrive é possível fazer deslocações a consultas médicas, exames clínicos, sessões de fisioterapias, bem como, lembranças de medicação, avio de medicamentos em farmácias, e ainda tours turísticos. A felicidade e o amor para com os seniores são os grandes pilares desta empresa.

DE QUE FORMA SURGE A SeniorDrive? Em 1993, iniciei o meu percurso profissional numa empresa multinacional – a Ford Eletrónica Portuguesa, em Palmela. Posteriormente, a empresa passou a denominar-se “Visteon Portuguesa”, tendo sido depois desmembrada em duas outras empresas, também em Palmela, uma relativa a produção de componentes eletrónicos para carros e outra a peças de compressores. Estive nesta multinacional durante 25 anos, tempo durante o qual realizei diversos projetos de vida. Muitos foram os protagonistas da minha História, como o meu pai e outros que muito contribuíram para a minha formação enquanto Pessoa, Cidadã, Mulher e Mãe, tendo o melhor momento desses 25 anos ocorrido em 1998, com o nascimento do meu único filho. Durante esses 25 anos, também fiz formação no sentido de obter o certificado de condução para motorista de táxi, dado ter um gosto enorme pela condução. Além disso, em 2011, estudei Geriatria, através de um curso disponibilizado pela MasterD, curso este que me permitiu ter contacto com uma faixa etária que, desde nova, muito estimo – a geração sénior. Com o passar do tempo, adquiri doenças de índole profissional, o que me levou a cessar o contrato com a multinacional de Palmela, ao fim de 25 anos, não obstante já não me sentia realizada no exercício das minhas funções. Juntando o gosto pela condução ao amor pela geração sénior, surge então a SeniorDrive, que tem por objetivo maior proporcionar uma vida mais feliz à geração sénior.

Os serviços incluem deslocações dos seniores a consultas médicas, exames clínicos, sessões de fisioterapia, bem como lembranças de medicação, avio de medicamentos em farmácias, tours turísticos em grupos até quatro pessoas. Os serviços são realizados em viatura própria, da empresa, estando a mesma devidamente legalizada e contando com todos os seguros próprios e inerentes ao risco da atividade, de forma a zelar pelo bem-estar dos seniores.

QUE TIPO DE SERVIÇOS OFERECE AOS SENIORES? A SeniorDrive, criada em julho deste ano de 2019, oferece aos seus utentes diversos serviços no que respeita à mobilidade da população sénior, tendo em conta a natureza da empresa.

34

Gabriela Santos e Rúben Filipe Santos Peres


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Gabriela Santos, Mentora e Diretora da SeniorDrive

35


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Claudia Jacques e Gabriela Santos

QUAIS OS OBJETIVOS DA SENIORDRIVE? A SeniorDrive tem por principal missão tornar a vida dos seniores mais feliz, através de apoio nas suas mais diversas atividades do quotidiano, em estreita relação com a sua mobilidade. Em articulação com as nossas seguradoras parceiras – Future Healthcare e Multicare, estamos a desenvolver um modelo, que tem por finalidades chegar mais próximo dos seniores, de modo a dar resposta às suas necessidades. O nosso lema é “Por si, para si”, zelando a SeniorDrive pela felicidade dos seniores, numa etapa da vida em que são mais sensíveis e o amor deve ser uma constante no seu tempo.

36

QUAIS AS SUAS MAIORES PREOCUPAÇÕES PARA COM A COMUNIDADE SÉNIOR? A SeniorDrive preocupa-se primeiramente com a necessidade de garantir o bem-estar dos seniores, a sua segurança no quotidiano, de modo a que possam melhor aproveitar o seu tempo, com qualidade, e junto de quem mais amam. Por outro lado, a saúde é outra das preocupações da SeniorDrive para com a comunidade sénior, uma vez que a vigilância ativa e permanente da saúde dos seniores é essencial para que possam manter uma vida que se paute por ser mais tranquila, com menos preocupações, permitindo-lhes ter uma melhor qualidade de vida nesta etapa das suas vidas.


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

CONSIDERA QUE A SENIORDRIVE VEM DAR RESPOSTA A UMA GRANDE LACUNA NO MERCADO? Sim, a SeniorDrive vem dar resposta a uma grande lacuna no mercado, uma vez que ao apostar em serviços que apoiam a mobilidade da geração sénior se consegue aproximar cada vez mais os seniores da sociedade, dos serviços, de modo a dar resposta às suas necessidades e assegurando a sua integração numa fase da vida em que, por vezes, a incompreensão das necessidades, projetos e preocupações dos seniores é notória.

CUIDAR DOS NOSSOS SENIORES É PRESERVAR A PRÓPRIA HISTÓRIA? Sem dúvida. Os seniores representam um Legado, os valores de toda uma geração, sendo a inspira-

ção dos jovens de hoje, na medida em que serão estes últimos a perpetuar os ensinamentos, os ideais da geração que hoje é sénior e, anteriormente, foi jovem e teve um Mundo por descobrir. Os jovens devem, portanto, compreender a importância do valor da senioridade, pois é aí que residem os valores que devem conduzir a uma vida correta e íntegra.

COMO EMPREENDEDORA, O QUE A MOTIVA? Como empreendedora, a procura por ideias novas e diferentes, ideias “fora da caixa” é o desafio que imprimo à minha vida. A par disso, o amor e a paixão pela geração sénior motivam-me a estar cada vez mais ativa e interventiva na sociedade, de modo a responder aos problemas que a mesma encerra e relativos às necessidades, projetos e preocupações dos seniores.

, . , .

37


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

SAIR DA ZONA DE CONFORTO PARA NOVOS DESAFIOS Ao longo do seu percurso profissional, Liliana Rodrigues afirma que tem sido desafiada a sair da sua zona de conforto para abraçar projetos especiais e exigentes. Como administradora hospitalar no Grupo Trofa Saúde tem a responsabilizar de operacionalizar projectos de saúde transversais, garantindo a melhor experiência em saúde aos clientes.

COMO SURGE A OPORTUNIDADE EM TRABALHAR COM O GRUPO TROFA SAÚDE? Sair da zona de conforto. A oportunidade de expandir o meu conhecimento e colocar à prova 15 anos de gestão em saúde, naquele que é hoje o maior grupo de saúde privado em Portugal. A decisão de saída não foi fácil. Foram 9 anos de várias experiências dentro do José Mello Saúde, onde criamos uma mutação genética de gestão e cultural cheia de emoções inexplicáveis. Um grupo de saúde de referência e que contribuiu para o meu desenvolvimento profissional e pessoal. Mas, estou muito satisfeita com a minha decisão.

38

Liliana Rodrigues, Administradora Hospitalar do Grupo Trofa Saúde

"Um reconhecimento de 15 anos em gestão hospitalar e uma recompensa de Deus por chegar até aqui pelo meu trabalho e dedicação. "


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

39


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

ESTÁ HÁ UM ANO COMO ADMINISTRADORA DO HOSPITAL TROFA SAÚDE, EM BRAGA SUL. QUAL O BALANÇO? Muito positivo. Estamos num mercado onde um dos melhores Hospitais Públicos do País fica a 3km, o que não deixa de ser, em paralelo, um grande desafio para quem tem a missão de garantir uma oferta de cuidados de saúde privados de excelência e qualidade. Braga é uma cidade com muito dinamismo e os Bracarenses estão também de parabéns por confiarem em nós.

SER ADMINISTRADORA DO PRIMEIRO HOSPITAL PRIVADO DO DISTRITO DE BRAGA SIGNIFICA... Um reconhecimento de 15 anos em gestão hospitalar e uma recompensa de Deus por chegar até aqui pelo meu trabalho e dedicação. Curiosamente, foi neste hospital que soube que seria mãe de uma linda menina, a Sofia. Coisas que não se explicam…

QUAIS OS MAIORES DESAFIOS EM GERIR UMA VASTA EQUIPA? Garantir que estamos todos focados nos principais objetivos, resiliência nos momentos mais difíceis e assertividade na gestão dos temas. Estamos num setor de negócio com múltiplos grupos de profissionais e, não sendo interesses conflituantes, muitas vezes devem ser alinhados para garantir a melhor experiência a quem nos procura. E, nós administradores, temos essa responsabilidade de garantir que temos as equipas motivadas.

40


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

"Ser mãe, mulher, líder, trabalhadora, irmã e amiga tem sido o meu maior desafio gerir todas estas dimensões, até porque gosto e preciso de todas."

Liliana Rodrigues, Administradora Hospitalar do Grupo Trofa Saúde

Tenho um trabalho muito operacional, o que me permite estar próxima das equipas e sermos parte das equipas. O que torna as minhas funções mais desafiantes e exigentes no dia-a-dia. Mas, com pessoas envolvidas e dedicadas, tudo se faz e tudo se supera. As equipas com quem trabalho são magníficas. Sempre tive presente que lidar pelo exemplo é a melhor forma de ganhar o devido respeito e reconhecimento das equipas. Entretanto, deixei o Hospital Braga Sul para abraçar novos projetos clínicos diferenciadores e transversais no Grupo Trofa Saúde porque também estamos e vamos continuar apostar em novas áreas de saúde. O setor da saúde está a evoluir muito rápido. Seguramente que será um desafio a simbiose da inovação com a parte humana nos cuidados de saúde, essen-

cial num setor que vende experiências e resultados de saúde. A forma como os nossos filhos e netos vão consumir saúde será completamente diferente. Ser mãe, mulher, líder, trabalhadora, irmã e amiga tem sido o meu maior desafio gerir todas estas dimensões, até porque gosto e preciso de todas. Às vezes falho, e nem sempre consigo fazer o equilíbrio das várias dimensões. No entanto, há momentos que não prescindo, como levar a minha filha de manhã ao colégio e fazer ioga do riso. A Sofia diz aos amigos "A minha mãe é uma palhaça" e isso, para já, deixa-me tranquila. Toda a minha vida trabalhei muito e agora vejo as minhas férias como um cartão gold! Nesta altura, todos os anos revejo o meu mapa de Sonhos. Tenho fé que um dia vou ter o meu trator lamborghini azul.

41


LIDERANร A NO FEMININO | Dezembro de 2019

42

Carla Duarte, Tarรณloga


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

TRILHAR O CAMINHO DA VIDA, COM A AJUDA DO TAROT Desde o primeiro contacto com as cartas do Tarot que, Carla Duarte, percebeu que a psicologia tinha um papel muito forte no mundo esotérico. Em cada consulta, a taróloga ajuda a entender o que nos rodeia e porquê, fazendo tomar consciência das opções existentes numa determinada circunstância. Contribuir para a felicidade e leveza da vida das pessoas faz parte do trabalho diário de Carla. Fique a conhecer um pouco do seu trabalho e os desejos para 2020.

QUANDO É QUE SURGE O PRIMEIRO CONTACTO COM AS CARTAS DE TAROT? O primeiro contacto com as cartas do Tarot surge em 1994, com 21 anos. Curiosamente com uma atitude cética. Não acreditava que as cartas nos pudessem dar informações sobre vidas. Sempre fui uma pessoa prática, mental e pouco “esotérica”. Até que um baralho me veio “por acaso”, parar às mãos e os meus primeiros lançamentos foram mesmo, com o intuito de desmistificar o Tarot. Depressa percebi que algo realmente acontecia, quando colocava uma pergunta, para a qual eu sabia a resposta e as cartas respondiam acertadamente. Algo que ultrapassava tudo aquilo que eu sabia ou em que acreditava. A fé e a confiança em “algo” maior do que eu foi uma experiência nova, mas gratificante para mim. E ao mesmo tempo muito estranha. Os primeiros contactos foram mais de surpresa e algum receio, perante uma arte que desconhecia e que se revelava diferente de tudo o que eu poderia ter imaginado. Um estudo constante que nunca mais abandonei.

nos maiores são arquétipos da psicologia, que sempre me fascinou. O fascínio manteve-se ao perceber que esta é, ou deve ser, uma área onde o estudo é constante e de temas tão vastos e interligados como a energia, a autoestima, o autoconhecimento, a meditação, a segurança e confiança em si e nos outros, a capacidade de simplificar a vida e entendê-la melhor. Cedo percebi que era uma área complicada de se trabalhar, nesta sociedade em que vivemos. Há 20 anos, o Tarot era visto de uma forma diferente do que é agora, quem lançava cartas era chamada de Bruxa ou pior, e eu sempre o vi mais como uma ferramenta da psicologia, que pode ajudar pessoas. Penso que esse sempre foi o meu maior fascínio. O de tentar, com o meu trabalho, mudar a consciência que se tem desta arte. O que me continua a fascinar, é poder ajudar a fa-

O QUE A FASCINOU E CONTINUA A FASCINAR NO ESTUDO DO TAROT? Inicialmente, o que me fascinou foi todo o mistério que envolve o tema Tarot. Ninguém sabe de onde veio, e no fundo ninguém sabe muito bem como funciona, apenas sabemos que, quando bem trabalhado, não falha. Logo percebi que ali, também estava contida uma outra minha grande paixão. A psicologia. Os 22 arca-

43


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

zer pessoas mais felizes, vivendo a sua vida de forma mais leve, pelo menos, as que se cruzam comigo. O que me fascina é perceber que quando se trabalha com profissionalismo e rigor, seja em que profissão for, mas nesta principalmente, o descrédito inicial é substituído por gratidão. O que me fascina é sentir essa gratidão das pessoas que me procuram e sentir gratidão para com elas.

DE QUE FORMA O TAROT NOS AJUDA A PERCORRER/ENCONTRAR O MELHOR CAMINHO? Ora, existem várias formas de trabalhar o Tarot. A minha forma é exatamente a de o utilizar como um orientador. Na nossa vida, todos os dias, somos deparados com escolhas, umas vezes de caminho, outras vezes de atitude. Numa consulta, ao analisarmos um tema, por exemplo, profissional podemos colocar questões específicas sobre dois caminhos diferentes a seguir. “O que é mais provável de acontecer se for pelo caminho A” e “O que é mais provável de acontecer se for pelo caminho B”. As cartas vão dar-nos as probabilidades dos dois e dessa forma, com mais informação, podemos decidir com segurança aquilo que será mais favorável para nós. Também entendendo melhor o que realmente se passa à nossa volta e porquê, temos mais ferramentas para poder decidir que escolhas queremos fazer na nossa vida. O Tarot não deve dizer-lhe o que “tem” de fazer, mas sim dar-lhe consciência das opções que tem, numa situação ou problema, para que possa fazer a sua escolha com mais segurança e tranquilidade.

EM QUE CONSISTE A CONSULTA DO ANO? A consulta da Roda do Ano difere muito da consulta de Orientação.

44

Carla Duarte, Taróloga


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Numa consulta de Orientação são colocadas muitas perguntas específicas, sobre um ou mais temas, e são feitos muitos lançamentos para responder a cada uma das questões colocadas. Na Roda do Ano, que normalmente é feita em dezembro são lançadas 12 cartas, que correspondem aos 12 meses seguintes, sem colocarmos nenhuma pergunta. As cartas vão dar-nos a informação mais importante de cada mês, para podermos preparar-nos em conformidade para o que o ano nos reserva. Se por exemplo souber, que em junho está mais sujeita a conflitos emocionais, devido a cansaço e sistema nervoso alterado, pode, nos meses anteriores descansar mais, aprender a relaxar e assim evitar o cansaço demasiado que teria em junho. E pode também evitar esses conflitos ou minimizá-los se conseguir identificar mal-entendidos, a que não estaria atenta se não tivesse a informação que a Roda lhe pode dar. Este lançamento também a avisa dos melhores meses para avançar, por exemplo, num novo projeto, e as alturas em que deve esperar. Indica claramente em que meses lhe vão surgir boas oportunidades e nesses meses deve estar atenta a novidades. Normalmente quem faz a consulta da Roda do Ano, repete, pois é uma excelente ferramenta que pode ir consultando para que o ano lhe corra melhor. O que está marcado para si, acontecerá à mesma, pode é lidar com isso de forma mais positiva e proativa, no sentido de melhorar a sua vida.

MAS ASSIM O TAROT CRIA DEPENDÊNCIA NAS PESSOAS? Não. A forma como eu trabalho é exatamente para que a pessoa tenha realmente mais consciência do seu poder, da sua vida e responsabilidade nela. Para que possa aprender a tomar as suas decisões, cada vez mais, de forma independente e segura. Numa consulta, a orientação que faço não é só dizer o que Carla Duarte, Taróloga

45


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Tarot "Ninguém sabe de onde veio, e no fundo ninguém sabe muito bem como funciona, apenas sabemos que, quando bem trabalhado, não falha."

46

Carla Duarte, Taróloga


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

se passa ou dar probabilidades, mas também e muitas vezes, de aconselhar de forma prática, exercícios específicos para determinada pessoa, dependendo do problema. Esta é uma profissão que me obrigou e obriga a aprender sobre muitas outras áreas, para poder realmente ajudar. Não aconselho a consultarem cada vez que tiverem um problema ou uma dúvida, deixo sempre ao critério de cada um. Mas tento, acima de tudo, orientar de forma a que aquela determinada pessoa, possa aprender a usar a sua capacidade, muitas vezes minimizada ou traumatizada pela vida, para que consiga ir ultrapassando as suas dificuldades internas e cada vez mais se tornar forte, feliz e livre.

QUAL O GÉNERO DE PESSOAS QUE A CONSULTA? Todo o tipo de pessoas, de todas as classes sociais, graus académicos, homens e mulheres. Os homens normalmente são mais práticos em relação às suas questões, que se prendem muito com dúvidas profissionais ou amorosas. Mas são concretos nas perguntas e claros nas suas dúvidas. As mulheres são em maioria, e, as suas questões são mais a nível emocional, não só com o companheiro, mas também com os filhos, pais e amizades. Também com dúvidas e inseguranças de si mesmas, muitas depressões, traumas mal resolvidos do pas-

sado, saúde. O trabalho é uma área muito abordada, embora cada vez mais os problemas financeiros e de investimento estejam muito presentes nos dias de hoje. Quem me consulta, normalmente vem à procura da última resposta. Quando nada mais ajudou, quando a fé acabou, em última instância vêm à procura da magia das cartas e o que eu gosto, é quando lhes mostro que afinal, a magia está dentro de nós, é só saber procurar. QUAIS OS DESEJOS PARA 2020? Essa é uma pergunta que me faz pensar um pouco antes de responder...Tenho os desejos para a Humanidade, para o meu país, para as pessoas que me rodeiam. O que desejo para os meus amigos, para a minha família, em especial para os meus filhos, e os desejos para mim própria. Talvez me foque mais nos desejos para os meus filhos, os meus irmãos e para a minha família. Espero que continuem o seu percurso da forma como o têm feito até agora. Que pensem pela sua cabeça e que persigam os seus sonhos, sem desistir. Que cresçam, cada vez mais belos, mais fortes, mais felizes e mais livres. São estas as bases do Amor. Para mim, desejo o Justo. Aprendi há muito tempo, que tudo o que recebemos da vida, é o resultado das nossas ações, de uma forma ou de outra, das nossas escolhas, mesmo que inconscientes. Tento viver com essa consciência, que me traz paz e tranquilidade nas minhas opções e desejo continuar a viver dessa forma.

47


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

UM OÁSIS EM QUALQUER LUGAR

Bluegrowth com agenda de inovação para o combate à pobreza, à fome, à sede, à doença e às desigualdades no Mundo. Os sistemas OffGridBox, de dessalinização e purificação de água, estão a revolucionar a vida das comunidades rurais em África e no Médio Oriente. Irrigar os campos para combater a fome, purificar a água para combater as doenças, gerar rendimento para combater a pobreza, empregar mulheres para combater a desigualdade. Estes são os mantras que orientam a ação da Bluegrowth nos lugares mais remotos do Planeta,nos quais o acesso a água potável é uma miragem. Segundo a Unicef, 1,2 bilhões de pessoas (35% da população mundial) não têm acesso a água tratada, 10,2 bilhões de pessoas (43% da população mundial) sem acesso a saneamento básico, resultando, anualmente, em dez milhões de vítimas mortais de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, da febre

48

amarela, da diarreia infeciosa, do tifo, entre outras. Cerca de 97,5% da água existente no Planeta é salgada e apenas 2,5% corresponde à reserva de água doce que se encontra congelada nas calotas polares e nos cumes das altas montanhas. São somente 0,3% da água dos rios e dos lagos de que a população mundial depende para sobreviver. A resposta a este desafio que se projeta surge com o inovador sistema de dessalinização e purificação de água, capaz de produzir água de qualidade para satisfazer as necessidades de uma comunidade de 1500 pessoas. As OffGrifBox são instaladas em apenas 3 horas, são operadas e monitorizadas remotamente e podem funcionar ininterruptamente até 10 anos, sem necessidade de qualquer substituição de equipamentos. Os seus painéis solares garantem uma operação de bombagem e de tratamento de água, neutral em emissões de carbono.


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

DAS COMUNIDADES RURAIS PARA AS CIDADES INTELIGENTES No Continente Africano, a média de consumo de água por pessoa é dez a quinze litros/dia per capita. Já em Nova York, o consumo de água potável atinge os dois mil litros/dia per capita. A rega dos espaços verdes compreende uma fatia significativa da fatura de água das cidades e da pegada ecológica que as comunidades urbanas colocam sobre o planeta. Em 2020, a Bluegrowth projeta ir para além das comunidades rurais e lança o desafio às cidades portuguesas, apresentando um sistema preparado para apoiar os municípios a dessalinizar, purificar e reciclar a água para a rega dos espaços verdes, utilizando unicamente o sol como fonte energética.

49


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

PARA ONDE VIAJAR EM JANEIRO?

SUGERIMOS 5 VIAGENS TOP EM JANEIRO Estamos cansados deste frio e ainda temos o mês mais longo do ano, janeiro. Com o Inverno instalado na Europa a maioria das pessoas procura viajar para destinos quentes mas há também excelentes locais para aproveitar na neve e locais incríveis para desfrutar da estação. Assim, reunimos neste artigo 5 locais fantásticos para aproveitar no mês de Janeiro. 50


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

51


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

NORUEGA

SENEGAL

Nada melhor do que aproveitar o Inverno no hemisfério norte para ver as Auroras Boreais, um dos fenómenos mais extraordinários do mundo. Há muitos locais onde as pode ver, mas Tromso, na Noruega, é seguramente um dos melhores. Considerada a capital das Auroras Boreais é visitada nos meses de Janeiro e Fevereiro por milhares de turistas que ali rumam para verem as luzes do norte. É por tudo isto que a Noruega é um dos melhores destinos para viajar em Janeiro.

O Verão ainda vem longe e o organismo já se está a ressentir. O Senegal pode ser um excelente destino de Inverno, para usufruir de calor e de um ambiente muito agradável. O país tem belas praias mas o Senegal é muito mais do que isso. É um destino para viajar em Janeiro mas para usufruir da cultura, dos lugares, da história e da natureza. Um destinos de viagem para quem gosta de fazer circuitos e aprecia a descoberta cultural.

ALPES SUÍÇOS O Inverno está no seu melhor e como tal há que aproveitar a neve. E os Alpes suíços são um dos lugares mais bonitos para fazer férias na neve. Zermatt é provavelmente o lugar mais fantástico para explorar as montanhas geladas na Suiça, com passeios magníficos de comboio panorâmico, picos gelados e várias actividades de Inverno.

52

Senegal

Noruega


LIDERANร A NO FEMININO | Dezembro de 2019

Alpes Suiรงos

53


LIDERANÇA NO FEMININO | Dezembro de 2019

Vietname

VIETNAME Todo o sudeste asiático é fantástico nesta altura do ano por isso não perca a oportunidade de viajar para lá no nosso Inverno. O Vietname é um país maravilhoso para quem gosta de cultura, gastronomia, aventura ou natureza. Um país com muita história, recente e ancestral, e cheio de motivos para a deixar apaixonada.

TAILÂNDIA Outro dos países que pode aproveitar para viajar em Janeiro é a Tailândia. Ideal para “viajantes de primeira jornada”, menos experientes. É um país económico, seguro, cheio de gente maravilhosa e simpática, onde é fácil viajar e as estruturas estão montadas de forma a ser fácil viajar. Um país ideal para mulheres sozinhas, casais, homens e grupos de amigos. Um país belíssimo para quem gosta de praia e cultura. É uma aposta sempre ganha.

54

Tailândia


55


56


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.