Rocklivre

Page 16

O jornalismo cultural, como toda invenção discursiva (e, em cultura, talvez, de modo mais freqüente), oscila entre a reprodução do já existente e disponível para o consumo e a criação parcialmente permitida e existente nos cadernos. Uma criação que se dá por meio de critérios de noticiabilidade, que orientam a escolha de pautas, matérias, ensaios, críticas, notas breves e imagens que reforçam ou imprimem visibilidade a certas situações nem sempre conhecidas do público. (GADINI, 2004, p. 96)

Os critérios de noticiabilidade, citados por Gadini, são definidos de acordo com a realidade de cada veículo, baseado nas teorias do jornalismo, como indica Manuel Chaparro (1994, p. 119-120) ao afirmar que “só é notícia o relato que projeta interesses, desperta interesses ou responde a interesses”. Ao classificar a notícia a partir do interesse, Chaparro faz uma definição primária, que necessita ser lapidada de acordo com a produção jornalística, visto que muitos relatos deixam de ser notícias e muitas notícias deixam de despertar, projetar ou responder ao interesse de algum leitor. Chaparro (1994, p. 119) ainda explica que “esse atributo de definição pode alcançar maior ou menor intensidade, dependendo da existência, em maior ou menor grau, de atributos de relevância no conteúdo.” Estes atributos de noticiabilidade são enumerados por autores como Lorenzo Gomis, Mário Erbolato, Carlos Franciscato, Aline Garrido (que trata dos critérios de noticiabilidade no Jornalismo Cultural) e Manuel Chaparro, a depender de “circunstâncias temporais, culturais e regionais, não previsíveis” (CHAPARRO, 1994, p. 119), novos critérios podem aumentar a intensidade do interesse na informação. São essas circunstâncias, por exemplo, que definem a diferenciação de alguns destes critérios de noticiabilidade no jornalismo cultural, como abordaremos mais adiante. Com base nos estudos de Carl Warren, Manuel Chaparro define os principais atributos de relevância da notícia: Atualidade, proximidade, notoriedade, conflito, conhecimento, conseqüências, curiosidade, dramaticidade e surpresa. Estes serão considerados em nosso trabalho, como os principais critérios de noticiabilidade no jornalismo, pois reúnem os atributos mais importantes. No entanto, no jornalismo cultural é preciso re-organizar e redefinir alguns destes critérios. Aline Garrido (2002, p. 32) afirma que o jornalismo cultural “tem sua prática diferenciada de uma série de preceitos e regras estabelecidos na atividade periodística em geral”. Essas diferenças são definidas, em primeiro lugar, através da análise de “até que ponto o jornalismo cultural é guiado pelo jornalismo e até que ponto ele é guiado pela cultura”


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.