HISTÓRIA(S) DO/DE PARAIBANO - VOLUME I

Page 197

197

ESPORTE E LAZER

Parquinho de Paraibano, anos 70; Ao lado ficava a casa do ex-prefeito Justino Vieira, do Sr. Niomedes e Sr. Divaldo, do outro lado a casa do Natalício, o cinema do Maneta e os casarões dos Mozart. Hoje é o local onde está a pracinha em frente a casa da ex-prefeita e o Bar da Maricota.

Nos primeiros tempos, a principal atividade de lazer eram os piqueniques efetivados naqueles sítios, onde os jovens se reuniam para passar o dia debaixo daqueles pomares e dançar, liderados por Lidia Pedrosa, Maria Pedrosa, Do Carmo Brito. Abrão Lopes, Aldenor Pereira Coelho. “Formalizavam” o piquenique, combinando o local: “hoje, vai ser no sitio de...”; lá, escolhiam uma arvore frondosa e ali faziam a festa; além das comidas, “tinha o sanfoneiro e ai começavam a dançar o dia inteiro, era o lazer da juventude daquela época”. Outra forma de lazer, ligado aos passeios, por volta de 1936 quando João Paraibano trouxe seu primeiro caminhão. As pessoas não tinham o costume de utilizar-se deste tipo de transporte – era novidade! - e o sonho de muita gente era viajar num caminhão. João Paraibano viu nesse desejo uma forma de ganhar dinheiro; improvisou algumas taboas atravessadas na carroceria, colocou um sanfoneiro e cobrava “dez tões” para se dar uma volta até o Zé


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.