

A EXPERIÊNCIA DE GESTÃO QUE FAZ O TURISMO CAPIXABA AVANÇAR
VICTOR COELHO, DE PREFEITO A SECRETÁRIO DE ESTADO


19. SOCIAL
Cris Chaves celebra 50 anos em noite marcada por emoção no Cerimonial Sonho Meu

Grupo de capoeira cachoeirense comemora quase meio século de existência
Projeto de Vargem Alta representa o ES no maior evento de Gastronomia Social
COLUNA REGINA MONTEIRO

diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal
www.revistaleia.com


Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial

contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.
/REVISTALEIA /REVISTALEIA
@REVISTALEIA /REVISTALEIA
28 99909-1929
Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!




Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Divulgação
DIVULGAÇÃO
SIMPLESMENTE, O MAIOR ADVOGADO DO PAÍS...
Mesmo que já tenha feito uma crônica sobre a vida do Sérgio Bermudes, publicada no jornal O Fato, embora longa, senti que a emoção interceptou as passagens sobretudo mais prosaicas. E Sérgio não perdia uma oportunidade para criar uma situação surpreendente. Conto uma prosaica – é melhor ser alegre do que ser triste. Sérgio fez amizade com o servidor da Igreja Velha – como nós a conhecíamos –, hoje Igreja Nosso Senhor dos Passos. Aliás, amizade curiosa e logo despertou nossa curiosidade de estudante do Liceu. O motivo? Fomos atrás e descobrimos: ele escondia os cigarros que Sérgio fumava, pra não levar pra casa e ser flagrado. Coisa de advogado sagaz.
Aliás, a vida toda, com sua genialidade, a sua supremacia sobre todos nós era flagrante. A rigor, isso encantava não só os advogados, mas todo o país. Foi o autor da petição inicial no famoso caso Vladimir Herzog. Situação retratada no premiado filme: “Ainda estou aqui”. Obra de fino labor técnico. Dentre tantas outras obras, que não consigo aqui resumir neste pequeno espaço.
Suas lições são eternas. Por exemplo: “Quem sabe Teoria Geral do Direito pode saber tudo, (mas) quem
A RIGOR, ISSO ENCANTAVA NÃO SÓ OS ADVOGADOS, MAS TODO O PAÍS. FOI O AUTOR DA PETIÇÃO INICIAL NO FAMOSO CASO VLADIMIR HERZOG. SITUAÇÃO RETRATADA NO PREMIADO FILME: “AINDA ESTOU AQUI”.

não conhece Teoria jamais saberá nada. Depois que se aprendem os elementos fundamentais, você vai descobrindo a fenomenologia jurídica e verifica que o Direito não é uma ciência exata. Ele é plástico”.
Sempre me perguntam: e o amor dele por Cachoeiro e sua gente? Buscava informações sempre. Na cheia do rio Itapemirim, socorreu a população na remessa de recursos que foram aplicados até mesmo para reabertura de hospital com a compra de remédios destruídos pela violência da água onde ficavam depositados. Uma crônica é insuficiente para contar um pouco dessa figura mais impressionante de advogado, intelectual e professor que convivi – que todos nós apreendemos a admirar - durante todo esse tempo. Um grande espírito universal.
Sérgio honrou nossa cidade em todos os momentos. Por certo, o prefeito Ferraço estará preparando uma grande homenagem que, merecidamente, o imortalizará também na memória dos que vierem. Aliás, quem foi “Sérgio Bermudes, pai? O maior advogado do país”.
WILSON MÁRCIO DEPES É ADVOGADO, JORNALISTA PROFISSIONAL, ESCRITOR E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS

ESCRITORA SEM DNA
Em um evento comunico que estou chegando a mil crônicas, escritas e publicadas. E recebo uma informação intrigante - que os meus escritos não possuem DNA. Fui pesquisar o que seria esse DNA e encontrei o seguinte: “Estilo ou identidade pessoal inconfundível, ou no sentido metafórico, se refere à essência, característica central ou conjunto de valores de alguém”.
Me reporto aos meus colegas escritores, com o objetivo de encontrar o DNA de cada um e não tive dificuldade: Wilson Depes escreve sobre política e temas referentes a advocacia; Sérgio Damião sobre medicina, família e amor à natureza; Regina Monteiro fala de pessoas e fatos sociais; Higner Mansur sobre a história dos personagens cachoeirenses e reporta textos da sua vasta literatura; Paulinha Garruth defende as mulheres e não teme se expor; Felipe Bezerra se declara um malandro carioca transportado ao interior; Solimar Soares escreve sobre justiça; Luciene Carla divulga seu compromisso com a causa antirracista; Padre José Carlos escreve sobre temas de fundo psicológico; Wagner Medeiros é um grande pesquisador da nossa história; Basílio Machado e Ilauro Oliveira são jornalistas políticos. Cachoeiro possui hoje
“ESTILO OU IDENTIDADE PESSOAL INCONFUNDÍVEL, OU NO SENTIDO METAFÓRICO, SE REFERE À ESSÊNCIA, CARACTERÍSTICA CENTRAL OU CONJUNTO DE VALORES DE ALGUÉM”.

uma gama enorme de escritores, publicando livros, e se inserindo na Academia Cachoeirense de Letras. Sou capaz de reconhecê-los ao ler seus escritos, pelo menos os acima citados e que encontro frequentemente na mídia. E qual é o meu DNA? Considerando que esclarecimentos não são justificativas, não sou uma escritura de cultura erudita, e sim uma relatora do cotidiano. Só que meu cotidiano é muito vasto – me reporto a minha infância no interior; ao trabalho em várias áreas: na educação, assistência social e como empresária e gerontóloga; na Igreja; na Comunidade; nos Conselhos de Direitos Humanos, da Cultura, dos Direitos da Mulher e dos Direitos da Pessoa Idosa; na Academia Cachoeirense de Letras; na Diretoria do Caçadores Carnavalesco Clube; na defesa à natureza; no amor por Cachoeiro e Marataízes e na paixão pela família e por Ronaldo. E mais 80 anos de estrada.
Sou uma mulher fascinada pela vida, cristã, feminista, defensora dos direitos humanos e da natureza, tudo implícito nos meus escritos, que possuem sim o meu DNA.

MARILENE DE BATISTA DEPES É ESCRITORA, MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS
MADAGASCAR
Da sacada do apartamento observava a Beira Rio, a avenida cachoeirense mais charmosa. Ao longe, cruzavam o rio Itapemirim três cavaleiros, montavam cavalos de belo porte. Porem em local inadequado. Cruzavam a ponte e invadiam a avenida, um risco para cavaleiros e transeuntes, algo frequente em fim de semana da nossa cidade. Desviei o olhar para o centro do rio e me contentei com o voo das garças. Uma dúvida se apossou de mim: a cena dos cavaleiros, que acabara de assistir, era uma cena bucólica ou um atraso social? Dias antes, em São Paulo, meu neto Bernardo dizia: Vô! Vô Sergio! Quando crescer quero conhecer dois lugares: a cidade da grande Torre e Madagascar. Deixei o pensamento dele viajar: desejava a beleza da arquitetura de Paris e as terras virgens da África. Madagascar, Ilha situada na costa sudeste da África, onde se destacam milhares de espécies animais, florestas tropicais e lindas praias... Bem próxima a Moçambique, onde encontra-se Mia Couto, destacado escritor lusófono e boa parte dos nossos antepassados. Aproveitei e contei para Bernardo: Fui ao Rio de Janeiro, visitei o centro histórico, a Lapa e os seus arcos. Falei dos devaneios de um dos nossos maiores poeta: Manuel Bandeira. Em poesia, desejou: Vou-me embora pra Pasárgada! Bem próximo a Ma-
HOJE, A MELANCOLIA
E O DESEJO DE AUSENTAR-SE
DA VIDA DIÁRIA
FICAM POR CONTA
DA VIOLÊNCIA E
MAZELAS SOCIAIS

dagascar. Lá, seria amigo do rei. E, mais: “Tomar banhos de mar! E chamar a mãe-d´água para contar as histórias que no tempo de menino Rosa vinha me contar.” Contei para Bernardo a parte boa da poesia e deixei as reflexões guardadas em memória. Nos tempos do poeta Bandeira e, bem mais antigos, como Castro Alves e Álvares de Azevedo, a melancolia ou mesmo o romantismo se devia a uma doença por vir, ou em atividade, quase sempre, a tuberculose. Hoje, a melancolia e o desejo de ausentar-se da vida diária ficam por conta da violência e mazelas sociais. Em Cachoeiro, sua praça central e seu jeito de interior, me traz a sensação do campo e do bem-estar. Dia desses estava no apartamento e ao longe ouvi o canto do Bem-te-vi, olhei pela janela e vi um dia escuro e chuvoso, pensei: difícil acreditar que a chuva passará. Pouco depois o tempo se abriu e o sol apareceu. À noite, em Vila Velha, uma lua alta e bonita refletia sobre o mar de Itapoã e deixava à vista uma pequena ilha de preservação ambiental, bem junto aos barcos dos pescadores, o que me levou a pensar em voltar pra Pasárgada tão logo amanhecesse.
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS


GRUPO DE CAPOEIRA CACHOEIRENSE COMEMORA QUASE MEIO SÉCULO DE EXISTÊNCIA
O MÊS DE NOVEMBRO É ESPECIAL PARA A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA FILHOS DA PRINCESA DO SUL. É QUANDO O GRUPO CELEBRA SEUS 46 ANOS DE EXISTÊNCIA NO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
Para marcar essa data tão emblemática, foi realizado o 46º Aniversário do Grupo Filhos da Princesa do Sul, evento que contou com uma extensa programação cultural.
Dos dias 17 a 22, os componentes do grupo participaram de aulões e rodas de capoeira, rodas de conversa e discussão sobre o Dia da Consciência Negra, atividades específicas de letramento racial e de musicalidade, além de apresentações públicas e rodas de maculelê (folguedo de origem afro-indígena, também praticado pelo grupo, em que os participantes dançam

batendo bastões ou facões ritmicamente, acompanhados por cantos e tambores).
O evento contou com a presença do Presidente da Federação de Capoeira do Espírito Santo Cleber Alvarenga Brasil, bem como de capoeiristas de diversos municípios do estado, como Anchieta, Vila Velha, Marataízes e Vargem Alta. As atividades envolveram, ainda, as crianças e os adolescentes que também compõem o grupo e participam das oficinas ministradas periodicamente pelos mestres.
Paulo Henrique Silva Monteiro, o mes-

tre Paulinho, que também é Presidente do Filhos da Princesa do Sul, afirma que “esse é um legado que os fundadores do grupo deixaram para nós continuarmos como forma de resistência, através da inclusão social e do resgate da cultura afro-brasileira. Até hoje temos cumprido esse papel de transmissores desses saberes, já que somos patrimônio vivo”. Paulinho se refere ao fato de que ele, assim como diversos outros mestres cachoeirenses, é reconhecido como Patrimônio Vivo de Cachoeiro, desde 2011.
A realização do 46º Aniversário do Grupo Filhos da Princesa do Sul é fruto da parceria do grupo com o Pontão da Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense (entidade da qual o grupo também é membro), um projeto contemplado pelo Edital 006/2024 – Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secult – Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Lei Cultura Viva, que também conta com o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo.
REGINA MONTEIRO
Se me contar eu falo pro mundo!
Um feriadinho no meio da semana é tudo de bom! Aqui, você vai descobrir como as celebs aproveitaram os dias de folga, para onde foram, o que aprontaram e o que está acontecendo pela cidade. Então, vem ficar por dentro de tudo. Vem!
Soube pelo querido amigo Dr. Wilson Marcio Depes que a OAB Nacional prestou uma linda homenagem póstuma ao saudoso advogado cachoeirense Sérgio Bermudes, um dos mais respeitados do País, falecido recentemente. Ele recebeu a Medalha Sobral Pinto, a mais importante honraria da advocacia brasileira. Que orgulho!


A festa de aniversário do cabeleireiro e empresário Anderson Del’Puppo foi prestigiada por centenas de amigos, que celebraram um dia pra lá de especial no litoral. Entre os presentes estavam a diretoria do Caçadores Carnavalescos Clube: Elian Blunk, Franklin Martins, Magali Dutra Martins, Marilene Depes e Ronaldo Depes. Parabéns, amigo querido!
O elegante casal Mila Albano e Dr. Jeferson Ribeiro passou o fim de semana em São Paulo. Em Sampa, aproveitaram para visitar o Mercado Municipal e assistir ao espetáculo de Andrea Bocelli. Luxo!
A festa anual de confraternização da Academia Cachoeirense de Letras foi um sucesso! O evento, realizado na residência da presidente Marilene Depes, reuniu muitos acadêmicos que se divertiram noite adentro.


As bonitas e competentes fisioterapeutas, Dra. Andréia Balazs e Dra. Mariane Braga, acabam de inaugurar a Clínica Joelho Ativo. Desejamos muito sucesso!
Entre os presentes, estavam Wagner Medeiros, David Lóss, Adilson Dilem, Wilson Marcio Depes, Roberto Carlos Oliveira, Lucimar Costa, Paulinha Garruth, Hermínia Lessa, Maria Elvira Costa, Felipe Bezerra e muitos mais.
A bela empresária Sabrina Cypriano aproveitou o fim de semana prolongado para fazer um dos passeios que mais ama: curtir o balneário de Iriri ao lado do marido, o fisioterapeuta Eloy Torres, e da filha Luísa. Ela se jogou!
A bela e maravilhosa defensora pública Dra. Priscila Ofrante está curtindo férias em Fortaleza, Ceará, onde reside sua família. Ela merece!

O médico oftalmologista Dr. Paulo Vianna Filho está em Miami curtindo uma viagem romântica ao lado de Tatiana Lesqueves.
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

A linda Lucineia Peterle, a Kika, comemorou seu aniversário cercada de amor e carinho do marido, Dr. Alexandre de Carvalho, e das filhas Isabelle, Kamille e Rafa. Muita felicidade!
Aproveitando o feriado, os queridos Dra. Renata Bragança & Robson Campos e Dr. Rodrigo Bragança & Eiras Júnior também curtiram dias de descanso no balneário de Iriri.

A queridíssima empresária Danielle Vianna, da Ótica Cachoeiro, lançou a coleção de óculos da grife Myrian Rios. A atriz e apresentadora esteve pessoalmente na ótica para prestigiar o lançamento.
DIVULGAÇÃO

A comemoração do aniversário do brilhante cabeleireiro e empresário Anderson Del’Puppo foi mais que especial: ele ofereceu aos amigos um dia inesquecível. Parabéns, amigo querido!
E nesses dias de folga, não podemos deixar de registrar que as queridíssimas Maria Amélia Grafanassi e Regina Grafanassi passaram o feriado em Marataízes.
Quem cinquentou em alto estilo foi Marcela Baptista, que promoveu uma festa pra lá de animada no Jaraguá Tênis Clube. Parabéns!
Que lindo! O casamento da bela chef Mayra Secchim com o engenheiro Ricardo Brunelli foi emocionante. O enlace, realizado no Santuário de Anchieta, reuniu muitos amigos e familiares. Marcaram presença Dr. Carlos Eduardo Dilen & Mariana Turetta, Michelle Dillem, Michelle Mucelini, Gustavo Bachetti & Maria, Rodolfo Miranda, Raquel Grillo e muitos outros bacanérrimos!
Os empresários Eder Oza e Alexandre Zancanella, do Espaço Noivos, lançam a Coleção Grécia, inspirada no verão de 2026. A moda masculina vem moderna, leve e elegante — perfeita para quem quer estar impecável mesmo nos dias mais quentes. Aprovadíssimo!
Já os empresários e sucessores do Comitê Acaps Jovem realizaram visitas técnicas ao frigorífico Cofril e ao Supermercados Perim — duas referências da economia capixaba. O comitê, que comemora dois anos, é uma iniciativa da Associação Capixaba de Supermercados.
E para fechar com chave de ouro, a queridíssima empresária Danielle Vianna, das Óticas Cachoeiro, promoveu um coquetel de lançamento da nova grife de óculos Myrian Rios, com a presença da atriz e apresentadora. As armações estão belíssimas — vale muito conferir! O evento foi prestigiado pela sociedade cachoeirense.
A bela e maravilhosa defensora pública Dra. Priscila Ofrante está curtindo férias em Fortaleza, Ceará, onde reside sua família. Ela merece!
Sabe quem anda arrasando em criatividade nas vitrines de Natal? O talentoso cerimonialista Marcio Ceccon. Um espetáculo!



A bela Camila Barata com os filhos Henrique e Joaquim. Lindezas!
WALLACE HULL
JONATHAN LESSA



DE PREFEITO A SECRETÁRIO DE ESTADO: VICTOR COELHO LEVA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO AO TURISMO CAPIXABA
COM TRAJETÓRIA MARCADA POR RESULTADOS E DIÁLOGO, EX-PREFEITO DE CACHOEIRO IMPULSIONA POLÍTICAS PÚBLICAS QUE COLOCAM O ESPÍRITO SANTO ENTRE OS DESTINOS QUE MAIS CRESCERAM NO PAÍS
Foram oito anos como prefeito de Cachoeiro de Itapemirim. Se fosse possível listar tudo o que foi feito por Victor Coelho nesse período, uma edição da revista não
BALANÇO SOBRE 2025
seria suficiente. Cerca de 200 ruas que receberam algum tipo de melhoria, como pavimentação, drenagem ou contenção; a maior obra de drenagem da história do município,
O ano está chegando ao fim. E, com ele, chegam também as reflexões e balanços do que foi feito até aqui. O ex-prefeito e atual secretário de Estado, Victor Coelho avalia que o saldo de 2025 tem sido positivo. “É lógico que tem sido desafiador, afinal, ser secretário de Estado é diferente de ser prefeito. Mas acumulamos a experiência de oito anos à frente da prefeitura de Cachoeiro e, sob a liderança do nosso governador Renato Casagrande, temos conseguido colocar em prática muitos projetos que estavam em curso e também deixar a nossa digital no turismo capixaba. Os números vêm comprovando essa melhora. O turismo está bombando, crescendo e consolidando o Espírito Santo como um destino preferido para viajar, curtir e investir”, comentou Victor Coelho.
que resolveu problema de alagamento para mais de 10 bairros, especialmente, os bairros Nova Brasília e Zumbi; entre tantas outras ações. É uma lista enorme.
Em 2025, o setor turístico capixaba registrou crescimento de 9,2%, o quarto maior índice do país, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pará.
Um dos destaques de Victor Coelho à frente do turismo não é apenas a sua aptidão como gestor público, mas a capacidade de diálogo com todos os agentes do setor, aproximando o governo das pessoas que atuam nesse segmento, levando para mais perto de empresários, trabalhadores e prefeituras as ferramentas disponíveis pelo Secretaria de Turismo.
DIVULGAÇÃO
PREFEITO X SECRETÁRIO
Como o próprio Victor Coelho disse, ser secretário de Estado é diferente de ser prefeito, mas em ambas funções a missão é entregar resultados que melhorem a vida das pessoas. “Os oito anos como prefeito foram de uma experiência única. Conseguimos fazer obras importantes, mas também realizamos um trabalho silencioso que muitas vezes não aparece: organizar a casa e deixar a prefeitura, por exemplo, como a 8ª melhor gestão da máquina pública em 2023, pelo CLP que realiza o Ranking de Competitividade dos Municípios”, comentou Victor. “Recuperamos a capacidade de investimento da prefeitura; ficamos em 5º lugar no Brasil em Urbanismo e 6º lugar em Saúde no Ranking de Cidades Inteligentes; ”, acrescentou Victor.
EM 2025, O SETOR TURÍSTICO
CAPIXABA REGISTROU
CRESCIMENTO DE 9,2%, O
QUARTO MAIOR ÍNDICE DO PAÍS, FICANDO ATRÁS APENAS DO RIO DE JANEIRO, SANTA CATARINA E PARÁ
FUTURO
Sobre seu futuro, Victor diz que, no momento, está focado apenas na tarefa confiada a ele pelo governador Casagrande. “O verão está chegando e teremos muito trabalho pela frente. Queremos mostrar o Espírito Santo para todo mundo, porque sabemos do nosso potencial. O turismo é uma ferramenta incrível de geração de emprego e renda. A gente tem municípios privilegiados com belezas naturais e temos visto também as pessoas investindo pesado para receber os turistas cada vez melhor. Nosso papel é ser suporte para quem visita o Estado, mas também para quem vive e trabalha aqui”, enfatizou.



PRINCIPAIS OBRAS REALIZADAS NA GESTÃO VICTOR COELHO



- REFORMA DAS UPAS PAULO PEREIRA, MARBRASA E POLICLÍNICA BOLÍVAR DE ABREU; - IMPLANTAÇÃO DA CASA ROSA E CENTRO ESPECIALIZADO DE ODONTOLOGIA; - CONSTRUÇÃO DE 6 NOVAS UNIDADES DE SAÚDE E OUTRAS 4 EM CONSTRUÇÃO; - CONSTRUÇÃO DA ESCOLA OLGA DIAS, A MAIOR ESCOLA DO MUNICÍPIO, E TRÊS ESCOLAS EM AMPLIAÇÃO E REFORMA; - REFORMA DA SUPERCRECHE DO VILLAGE - AR-CONDICIONADO NAS SALAS DE AULA E ENTREGA INÉDITA DO KIT ESCOLAR; - IMPLANTAÇÃO DO VIDEOMONITORAMENTO; - MELHOR BANCO DE ALIMENTOS DO ESTADO - AMPLIAÇÃO DE 3 PARA 40 ACADEMIAS AO AR LIVRE E CONSTRUÇÃO DE QUADRAS POLIESPORTIVA COBERTAS; - PAVIMENTAÇÃO COM DRENAGEM DE BAIRROS COMO VILLAGE DA LUZ, RUBEM BRAGA, FÉ E RAÇA, BOM PASTOR, CAMPO LEOPOLDINA, AEROPORTO, SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DISTRITO DE COUTINHO, SOTURNO, CÓRREGO DOS MONOS, SÃO VICENTE (PEDRA DA PENHA); - CONVÊNIO COM O ESTADO PARA AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO MUNICIPAL - RESTAURO E REFORMA DO PALÁCIO BERNARDINO, MUSEU FERROVIÁRIO E TEATRO RUBEM BRAGA
MAPLE BEAR CACHOEIRO REFORÇA IMPORTÂNCIA DO ALMOÇO ESCOLAR PARA CRIANÇAS E
AMPLIA OFERTA NUTRICIONAL
COM APOIO DA NUTRICIONISTA LORENA VOLPATO, ESCOLA DESTACA BENEFÍCIOS DA REFEIÇÃO EQUILIBRADA E DO SONO ADEQUADO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O almoço desempenha um papel fundamental no dia a dia das crianças, sobretudo na fase de crescimento. De acordo com a nutricionista infantil Lorena Volpato, é nesse momento que o organismo recebe a energia necessária para manter o corpo e o cérebro ativos durante a tarde. Para quem pratica esportes, a refeição precisa ser ainda mais estratégica: um equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais garante melhor desempenho físico e mental, previne fadiga e contribui para o bom funcionamento muscular e cognitivo.
Além da alimentação adequada, o sono reparador é essencial para o desenvolvimento infantil. Muitas crianças chegam


em casa cansadas, adormecem no trajeto e acabam pulando o almoço — um hábito que pode comprometer o rendimento escolar e a saúde. Para evitar esses impactos, a Maple Bear Cachoeiro passou a oferecer aos pais a opção de seus filhos almoçarem na escola, garantindo que recebam a nutrição necessária antes de descansar.
“Sabemos que criança com sono não se alimenta bem. Elas ficam irritadas e pouco receptivas aos alimentos, o que é normal”, explica Lorena.
A iniciativa também favorece alunos que participam das oficinas esportivas da escola, permitindo que permaneçam no

A iniciativa também favorece alunos que participam das oficinas esportivas da escola
ambiente escolar até o término das atividades. Segundo a nutricionista, muitos pais relatam que os filhos comem melhor na escola, experimentam novos alimentos e expandem o paladar — especialmente no consumo de legumes.
“Oferecemos diariamente legumes variados, com rotatividade ao longo da semana. Isso garante diversidade de nutrientes e evita a monotonia alimentar durante essa refeição”, destaca Lorena.
Com a ação, a Maple Bear reforça seu compromisso com o bem-estar e a formação integral dos estudantes, unindo saúde, rotina organizada e apoio às famílias.


FLAVIA TEIXEIRA


50 ANOS
Carolina Mathias Dezan reuniu as amigas para comemorar seus 50 anos. Parabéns!











POLO DE TURISMO
Nos dias 06 e 07 de dezembro, a comunidade rural de Belo Horizonte, no município de Anchieta, sediará o 1° Monte Urubu Adventure, reunindo pilotos, atletas, turistas e amantes dos esportes de aventura para um final de semana repleto de celebração, desafios esportivos e atrações especiais. O evento celebra a abertura oficial da nova rampa de voo livre instalada no topo do Monte Urubu, montanha imponente com vista panorâmica de 360°, onde é possível ver o sol nascer no mar e se pôr nas montanhas.




































Toda família reunida à espera do Murilo. Família querida!
Bianca e Diego ansiosos com a chegada do pequeno Heitor. Lindos!
TURISMO RELIGIOSO
O Conselho Municipal de Turismo de Cachoeiro (Comtur) passa por uma transformação histórica com a sanção da Lei Nº 8.252, de 05 de novembro de 2025. A nova legislação reformulou a estrutura do colegiado e inseriu oficialmente a cadeira de “Turismo Religioso”. Esta conquista representa o reconhecimento do segmento como vetor fundamental para o desenvolvimento econômico e cultural do município, equiparando sua importância aos demais setores do trade turístico local.


Camila e Flávio Misse em noite de lançamento da ceia de natal do Belas Artes. Vem cardápio delicioso aí!
BAÍA DE VITÓRIA
A exposição "Baía de Vitória: Outras Margens Possíveis" está com agendamento aberto para visitas guiadas direcionadas a escolas, instituições, coletivos e iniciativas culturais. A mostra, que acontece no Armazém 5, no Porto de Vitória, no centro da cidade, reúne 15 artistas e oferece um panorama plural de vozes e perspectivas, propondo novas formas de imaginar a Baía de Vitória a partir da arte, da história e da convivência entre pessoas e natureza.



































Walfran Liparizi e Jocelane Dezan, tem motivos de sobra para comemorar. Parabéns para o casal!
Yara Garcia sempre elegante para Maria Maria
João Felipe e Maria Julia curtindo a filha Catarina. Lindos !

SIMPÓSIO
A Unimed Sul Capixaba sediou, no fim de semana, um simpósio dedicado ao setor de Diagnóstico por Imagem, reunindo profissionais da cooperativa e representantes de instituições parceiras, como Hospital Evangélico, Hifa, Santa Casa e Clínica Med. O encontro teve como foco a troca de conhecimento e o aprimoramento contínuo das práticas, especialmente nos exames de tomografia e ressonância, áreas que concentram parte significativa da demanda e exigem precisão no cuidado ao cliente. A programação contou com a presença da especialista paulista Joyce Brandão, referência nacional no segmento. Procurada pelos participantes desde visitas anteriores, ela retornou para aprofundar orientações sobre parâmetros técnicos, padronização de protocolos e estratégias de correção de erros. Durante as atividades práticas, realizadas no domingo, ela conduziu ajustes finos nos equipamentos e exemplificou como pequenas alterações de posicionamento e configuração podem elevar a qualidade das imagens e fortalecer a segurança assistencial.

Lançado neste ano, o Curso de Assistente de RH encerrou sua última turma de 2025 com todas as vagas preenchidas. A formação, conduzida pela Psicóloga Empresarial Jânia Correia, destacouse pelo conteúdo prático e atualizado, alinhado às principais tendências de RH Estratégico. À frente da marca Start People, Jânia consolida sua atuação como referência na qualificação profissional e anuncia grandes novidades para 2026, fortalecendo ainda mais o desenvolvimento de talentos na área de Recursos Humanos.
THEATRO CARLOS GOMES
Após dois anos de obras de restauro e readequação, o Theatro Carlos Gomes, reabriu suas portas nesse sábado (22). Inaugurado em janeiro de 1927, o monumento projetado pelo arquiteto italiano autodidata André Carloni, inspirado no Teatro Alla Scala de Milão, passou por inúmeras melhorias, resgatando valores estéticos e históricos que contribuirão para perpetuar suas tradições e saberes. O evento de reabertura contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES) convidando o cantor capixaba Silva, destaque nacional da nova música popular brasileira.

CRIS CHAVES CELEBRA
50 ANOS EM NOITE MARCADA POR EMOÇÃO NO CERIMONIAL SONHO MEU
EVENTO REUNIU FAMILIARES E AMIGOS EM UMA COMEMORAÇÃO, COM CLIMA DE CONFRATERNIZAÇÃO E HOMENAGENS
A empresária Cris Chaves celebrou seus 50 anos no último dia 8 de novembro, em uma noite de brilho e elegância realizada no Cerimonial Sonho Meu, em Cachoeiro de Itapemirim.
A comemoração reuniu familiares e amigos próximos, que prestigiaram a aniversariante em um ambiente decorado com requinte e marcado pela atmosfera afetiva. Em clima de alegria e gratidão, Cris recebeu os convidados para uma noite especial, marcada por emoção, agradecimentos e celebração da vida.







DESIGN E DECOR
MÓVEIS PARA ÁREA EXTERNA
TONS TERROSOS, VERDES PROFUNDOS E PALETAS INSPIRADAS NA NATUREZA CONTRIBUEM PARA UMA COMPOSIÇÃO MAIS ACOLHEDORA E INTEGRADA AO ENTORNO.
Móveis de área externa deixaram de ser coadjuvantes para assumir um papel central no modo como vivemos nossos espaços ao ar livre. Hoje, varandas, terraços e jardins funcionam como verdadeiras extensões da casa, pedindo peças que combinem estética, resistência e conforto. A escolha dos materiais é determinante: alumínio, madeira tratada, fibras sintéti-

por Nicolle Viana


cas e cordas náuticas aparecem entre os favoritos por suportarem bem sol, chuva e variações de temperatura — tudo isso sem abrir mão de um desenho sofisticado.
O design contemporâneo também tem ampliado o repertório dessas peças. Sofás modulares que se adaptam ao layout, poltronas com ergonomia reforçada, mesas que unem leveza visual e estabilidade, além de bancos e redes que trazem descontração ao

conjunto, ajudam a criar ambientes que convidam à permanência. Cores e texturas, antes tímidas, passaram a ganhar força: tons terrosos, verdes profundos e paletas inspiradas na natureza contribuem para uma composição mais acolhedora e integrada ao entorno. Para completar, pensar na harmonia entre mobiliário, iluminação e vegetação é essencial para uma experiência completa. Lanternas solares, luminárias de piso resistentes
ao clima e pontos de luz indireta valorizam volumes e criam atmosfera. Vasos grandes, plantas esculturais e jardins verticais reforçam a sensação de equilíbrio e frescor, transformando a área externa num verdadeiro refúgio urbano. Quando bem planejado, o conjunto de móveis e elementos complementares faz da vida ao ar livre uma extensão natural do conforto interno — com beleza, funcionalidade e personalidade.
DIVULGAÇÃO

SUNOMONO
O PASSO A PASSO É BEM SIMPLES E FÁCIL
O sunomono é uma daquelas receitas japonesas que conquistam pela simplicidade, frescor e sabor marcante. Feito à base de pepino japonês finamente fatiado, ele combina textura crocante com um molho agridoce equilibrado, resultando em uma salada leve, aromática e perfeita para acompanhar pratos orientais — ou até para servir sozinho, como uma entradinha refrescante. Versátil e muito fácil de preparar, o sunomono combina com dias quentes, refeições leves, churrascos, peixes grelhados e, claro, qualquer menu com pegada japonesa.

modo de preparo
3 pepinos-japoneses em rodelas
1 colher de chá de sal
150 mililitros de vinagre branco
5 colheres de sopa de açúcar gergelim torrado a gosto ingredientes
Em uma tigela, misture as rodelas de pepino com o sal. Deixe es correr em uma peneira por 30 minutos. Leve o vinagre com o açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre, até dissolver. Deixe esfriar. Misture todos os ingredientes em uma tigela e le ve para gelar por 2 horas. Na hora de servir, salpique gergelim a gosto.

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo
gracalgraf icaeeditora
Entre em contato pelo QR code
