Revista Leia

Page 1


07. ESPORTE

Maple Bear Cachoeiro reforça compromisso com o esporte e celebra conquistas no JOICI

14. CIDADES

Unimed Sul Capixaba inaugura Espaço Família no Shopping Sul em Cachoeiro

CIDADES

Expo Afonso Cláudio começa nesta quarta com shows nacionais e rodeio internacional

COLUNA REGINA MONTEIRO

diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal

www.revistaleia.com

contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.

/REVISTALEIA /REVISTALEIA

@REVISTALEIA /REVISTALEIA

28 99909-1929

Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial

Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!

Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Divulgação

DIVULGAÇÃO

UMA BELA PONTE ENTRE OS TEMPOS

Achei muito interessante o que se resolveu denominar “ponte entre os tempos”. Você leitor, sabe o que é? Vou tentar resumir. Em face das mudanças das relações entre as pessoas, feitas quase todas elas através de forma digital e fragmentada, foram tomadas iniciativas para reunir pessoas de variadas idades a fim de propiciar a convivência entre gerações. Indagada sobre a importância desse projeto, a professora da USP, Deusivania Falcão, especialista em psicogerentologia, sintetizou que é um terreno fértil para vínculos afetivos, aprendizado mútuo e, sobretudo, pertencimento. Achei interessante trazer o tema para esta crônica.

Em síntese, o que se verificou – e reputo muito interessante – é que o contato frequente e significativo entre idades diferentes amplia repertórios de afetos, valores e habilidades. Segundo a professora, essas trocas fortalecem o que ela denomina capital social, reduzem estereótipos e melhoram indicadores de saúde. Isso me fez lembrar o meu avô paterno, lá em Leopoldina (MG), terra de mi-

SEGUNDO A PROFESSORA, ESSAS TROCAS FORTALECEM O QUE ELA DENOMINA CAPITAL SOCIAL, REDUZEM ESTEREÓTIPOS E MELHORAM INDICADORES DE SAÚDE.

nha mãe. Seis horas da manhã me acordava com o seguinte bordão carinhoso: “Levanta, vamos caminhar, deixa pra dormir depois que morrer”.

Depois da caminhada, tomava banho frio – coisa que faço até hoje – e lia vários trechos das obras completas de Machado de Assis. E eu prestava muita atenção. Claro que tal projeto tem tudo para dar certo. Sobretudo porque é uma convivência que favorece empatia, reduz preconceito como idadismo e favorece o senso de pertencimento comunitário. O interessante é que tal benefício é recíproco. Os idosos, aliás, assumem papéis, principalmente como contadores de histórias, enfim, se percebem como parte ativa da comunidade. Os jovens também se transformam, desenvolvem empatia, tolerância à frustração e habilidades sócio emocionais, como escuta e cooperação.

Por fim, como gostaria de assistir a um projeto desse nível ser desenvolvido na minha cidade!

WILSON MÁRCIO DEPES É ADVOGADO, JORNALISTA

PROFISSIONAL E ESCRITOR, TENDO PUBLICADO DOIS LIVROS

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Tomo conhecimento das notícias sobre a COP 30, o tema tanto me mobiliza que me reporto, em pensamento, aos espaços de discussão. Considero-me testemunha viva das mudanças climáticas, e contrária a sustentação daqueles que a negam – em geral terraplanistas ou contra a eficácia das vacinas. Há mais de quarenta anos resido no centro de Marataízes, e da varanda de minha casa acompanhei a evolução do mar, que apreciávamos à distância e que, com o passar dos anos foi invadindo as praias, destruindo os quebra-mares, e atingindo ruas e casas, forçando os governantes improvisarem barricadas de pedras e construírem decks, para proteger as cidades na orla. E não cito só Marataízes, em todas as praias brasileiras a situação é recorrente, o mar avança à medida que a Terra perde trilhões de toneladas de gelo. E no verão, em minha adolescência, já à tardinha usávamos pulôveres e gorros de lã, e atualmente os banhistas se mantém na praia até à noite. Citei miudezas, diante dos fatos incontestáveis que são as tragédias climáticas que atingem todo mundo.

Uma Conferência das Partes para discutir as mudanças climáticas, possui todo um contexto exatamente no coração da Amazônia, sendo ela a 30º, na

E NÃO CITO SÓ MARATAÍZES, EM TODAS AS PRAIAS BRASILEIRAS A SITUAÇÃO É RECORRENTE, O MAR AVANÇA À MEDIDA QUE A TERRA PERDE TRILHÕES DE TONELADAS DE GELO

qual participam 194 países e a União Europeia, com líderes políticos, cientistas e representantes da sociedade, a fim de debaterem e criarem soluções para a grave questão climática.

Os temas são: redução de emissão de gazes de efeito estufa, adaptação das mudanças climáticas, tecnologia de energia renovável, soluções de baixo carbono, preservação das florestas e biodiversidade, incluindo a execução de políticas sustentáveis. Afinal, o objetivo principal é a preservação ambiental, sendo para tanto primordial que ocorra o engajamento da sociedade civil e dos setores produtivos.

O Brasil possui potencial para se tornar uma liderança mundial no que se refere as questões climática, foi ele que deu o pontapé inicial quando sediou o Rio-92, há 30 anos. O mundo inteiro observa o evento como um divisor de águas, para o futuro das negociações climáticas. A meta principal é que o mundo avance, a fim de atingir economia sustentável e que todos os países estabeleçam acordos climáticos. E aos negacionistas a natureza está respondendo à altura.

MARILENE DE BATISTA DEPES É ESCRITORA, MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS

NATUREZA HUMANA

Encontrava-se sozinho. Não se sentia solitário. Gostava da solidão. Momentos que organizava pensamentos. Coisas vividas e as que estavam por viver. Momentos passados e presentes. Momentos do seu futuro. De repente esqueceu-se dos pensamentos, passou a observar a cidade à sua frente. O sol projetava-se sobre a varanda do apartamento. Admirava a ausência de nuvens no céu. Os raios solares cobriam seu corpo, o suor escorria pelo tronco. Sentia-se bem, a luminosidade daquela manhã o surpreendia. Na véspera, no fim de tarde do sábado, enquanto caminhava à beira do rio, no escurecimento repentino, com o término do dia precoce e instantâneo, também o surpreendera. Na verdade não era a natureza diferente, era ele. Nos últimos meses, desde o sumiço da Márcia, observava melhor os detalhes do dia, da noite... Procurava explicações para as coisas da vida amorosa. Uma busca inútil, concluía. Os fatos e coisas da paixão, apenas acontecem. Permanecia na sacada do apartamento. Não se importava com a intensidade do sol. Desejava o calor que ele oferecia. Sentia-se agraciado. Pensou em Márcia. Não aguardou o fim dos seus pensamentos e as conclusões do raciocínio. Sofreria uma dor desnecessária. Melhor não pensar. Seriam lembranças doloridas. Esquecer era a

NO VAZIO DOS INSTANTES, BUSCAVA JUSTIFICATIVAS PARA O DESAPARECIMENTO

DELA. QUANTAS PAIXÕES AMOROSAS

PODEMOS VIVER NA VIDA ADULTA?

melhor forma para sobreviver ao fim da paixão amorosa. O pensamento insistia em retornar. No vazio dos instantes, buscava justificativas para o desaparecimento dela. Quantas paixões amorosas podemos viver na vida adulta? Respondia para si e de pronto: uma. Todas as outras sensações amorosas careciam da paixão, acreditava. Sentia pena daquele que nunca se aventurou nos riscos de uma paixão. Aquele que nunca sentiu a dor que ele sentia. Quem nunca sentiu esse desejo, nunca viveu a verdadeira experiência humana, concluiu. Ele se surpreendia com os pensamentos. Com o turbilhão de ideias e desatinos que se apoderava de sua mente. Porém, não eram suficientes para esquecer Márcia. Pelo contrário, mesmo não querendo, crescia a vontade de revê-la. Mesmo sabendo que assim como aparece, a paixão desaparece, sem deixar vestígios. Os impulsos gradativamente cedem à razão. Uma dupla via: desejo e razão. Lembrou a primeira vez que a encontrou. Desde o primeiro instante, no primeiro olhar, buscou a chama da paixão. A natureza humana se assemelha às forças da Terra. Naquele instante, desejou retornar ao pó da Terra. Ao inicio e fim de tudo.

SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS

MAPLE BEAR CACHOEIRO

ESCOLA INVESTE EM INFRAESTRUTURA ESPORTIVA E AMPLIA A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM COMPETIÇÕES LOCAIS E NACIONAIS

A Maple Bear Cachoeiro tem se destacado não apenas pela excelência acadêmica, mas também pelo incentivo constante à prática esportiva. Durante o mês de outubro,, a escola participou dos Jogos Interescolares de Cachoeiro de Itapemirim (JOICI), que reuniu instituições municipais, estaduais e particulares. Na categoria infantil (12 a 14 anos), a equipe de vôlei feminino conquistou o primeiro lugar na modalidade vôlei de praia e chegou à semifinal na quadra. Com um trabalho pedagógico que valoriza o esporte como parte essencial do desenvolvimento integral do aluno, a escola mantém projetos que estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e o respeito. O engajamento dos estudantes nas atividades

esportivas tem sido um reflexo direto dessa filosofia, que vai além das salas de aula.

"Além dos resultados expressivos nas competições locais, a Maple Bear Cachoeiro investe na ampliação de sua infraestrutura, com obras em andamento para a construção de um ginásio e uma

O ENGAJAMENTO DOS

ESTUDANTES

NAS ATIVIDADES

ESPORTIVAS TEM SIDO UM REFLEXO

DIRETO DESSA FILOSOFIA, QUE VAI ALÉM DAS SALAS DE AULA.

quadra poliesportiva. A escola também promove e participa de torneios dentro e fora do Espírito Santo, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre unidades da rede Maple Bear em todo o país." Conclui a Supervisora Comercial e Coordenadora Esportiva, Monaliza Turini Teixeira.

REGINA MONTEIRO

Se me contar eu falo pro mundo!

Novembro chegou trazendo novos ares a Cachoeiro. A cidade já começa a ganhar clima natalino, com luzes, cores e aquele encanto que a gente ama. E, junto com isso, a agenda social esquentou de vez, recheada de celebrações. Então vem! Porque a gente adora compartilhar tudo que acontece por aí.

Abrimos a coluna abraçando com carinho o querido amigo Wilson Márcio Depes — advogado, jornalista, escritor, Cachoeirense Presente de 2022 e TUDODE-BOM! Ele celebrou idade nova no dia 1º, recebendo o carinho de inúmeros amigos. Parabéns, amigo querido!

O elegante casal Flavio Misse e Camila Misse, titulares do Buffet Belas Artes, prestigiou a querida Tânia Baptista. Luxo!

Celebramos também os queridíssimos Alexandre Grafanassi e Sabrina Grafanassi, que completam 31 anos de união. Desejamos muitas felicidades ao casal!

O verão está chegando com tudo — e é hora de preparar a pele! No Espaço Gabriela Abu Dioan, você encontra os tratamentos estéticos mais modernos e eficazes.

Casal inspiração! Os queridos empresários Camila Misse e Flavio Misse comemoraram 27 anos de união! Um casal admirável, que construiu um lar harmonioso e uma linda família. Parabéns, amigos! Felicidades sempre!

A empresária, escritora e presidente da Academia Cachoeirense de Letras, Marilene Depes, está a mil com o lançamento de mais um livro. E a gente ama!

No dia 31 de julho, o Jaraguá Tênis Clube será palco de mais um Encontro dos Empresários. Claro que estaremos lá para contar tudo para você!

A bonitona e bacanérrima empresária Mila Albano esteve com o marido, Dr. Jeferson Ribeiro, passeando pelas Cordilheiras dos Andes, na Argentina. Chique demais!

O filho João Pedro é a alegria na vida do casal de empresários Márcio Machado Santana e Patrícia Calegari

Os noivos Alice e Luiz estão em contagem regressiva para o Sim-Sim oficial. Felicidade pura!

A terapeuta integrativa Sabrina Santana estará atendendo em Cachoeiro, no Espaço Ser (Edifício Pasteur), entre os dias 17 e 21 de novembro, com terapias holísticas maravilhosas. Imperdível mesmo!

A linda médica psiquiatra, Dra. Marise Stanzani, participou do XLIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado no Rio de Janeiro. Sempre dedicada, ela está constantemente estudando e se atualizando.

Que bela família! A Dra. Nelisa Galante, ao lado do marido Marcos Filho e dos filhotes Inácio e Antônio, participou recentemente de um grande evento social em Vitória. Lindos, lindos, lindos!

Temos que contar pro mundo: a última Sessão Solene da Academia Cachoeirense de Letras de 2025 foi simplesmente espetacular. Uma noite de fortes emoções, com apresentação do Coral Vozes de Cachoeiro, premiação dos vencedores do concurso de redação da ACL e a cerimônia de posse dos novos acadêmicos. Um evento memorável!

A elegantíssima Karla Sardenberg, sempre uma anfitriã impecável, abriu sua casa para uma noite especial de confraternização entre amigas. Entre as presentes: Norma Ayub, Maria José Novaes Pinheiro, Beth Menezes, Ana Sardenberg, Dra. Leila Brunoro, Denise Vieira, Regina Carlette, Nely Ultramar, Zuleide Mucelini, Neusa Bertholdi e outras convidadas vips. Um encontro pra lá de bacana!

As belas Patricia Schwan Moreira e sua filha Ana Paula curtiram dias incríveis em Gramado, no Rio Grande do Sul. Uma viagem linda!

No último fim de semana, a linda e talentosa médica dermatologista Dra. Brunella Ultramar Carlette apresentou um emocionante recital de piano. Ela é simplesmente maravilhosa!

Quem vai celebrar aniversário em grande estilo no próximo dia 23 é o penteadista e empresário Anderson Del’Puppo. A festa será no Mirante do Beto, em Barra de Itapemirim. Viva!

A linda empresária Débora Casagrande transborda amor pelos filhos Júlio César e Giovanni

LIVIA BATISTINE

DE EMPREENDEDOR A SÍMBOLO DE ALEGRIA: O LEGADO DE RONALDO ZARDO JUNIOR

EMPRESÁRIO CARISMÁTICO E DONO DO BOTECO DO CARANGUEJO DEIXA UM LEGADO DE ALEGRIA, AMIZADE E INSPIRAÇÃO PARA TODA A CIDADE

Mais do que um empresário, Ronaldo Zardo Júnior, o inesquecível “Juninho do Caranguejo”, deixou um legado de alegria, amizade e inspiração em Cachoeiro de Itapemirim.

Filho dos proprietários do tradicional restaurante Zardos, Ronaldo Zardo

Destefani e Alcidineia Manzoli Marinho, Ronaldo cresceu em meio à gastronomia e, em 2016, decidiu empreender com autenticidade. Assim nasceu o Boteco do Caranguejo, localizado próximo ao Campo do Estrela — um ponto que logo se tornou referência entre os jo-

vens por seu clima acolhedor e descontraído, refletindo a personalidade leve e criativa de Juninho.

Com seu jeito carismático e espírito empreendedor, transformou o Boteco do Caranguejo em um dos espaços mais queridos da cidade, símbolo de

capa

“MEU IRMÃO TINHA UMA

ENERGIA VIBRANTE E SORRISO

CONSTANTE, TENHO CERTEZA

QUE ESSAS CARACTERÍSTICAS

FIZERAM DELE UMA FIGURA

ADMIRADA E LEMBRADA COM CARINHO”, AFIRMA A IRMÃ DE RONALDO, RENATA ZARDO

“LEMBRAMOS DO NOSSO FILHO TODOS OS DIAS E EM TODOS OS MOMENTOS.

SABEMOS QUE ELE ESCREVEU UMA HISTÓRIA LINDA E DE SUCESSO NÃO APENAS

NOS ESPAÇOS QUE AJUDOU A CONSTRUIR, MAS NA MEMÓRIA AFETIVA DE UMA CIDADE QUE APRENDEU COM ELE O VALOR DE VIVER COM LEVEZA E ENTUSIASMO”, FINALIZA OS PAIS RONALDO E ALCIDINEIA.

descontração, boa comida e encontros entre amigos. “Meu irmão tinha uma energia vibrante e sorriso constante, tenho certeza que essas características fizeram dele uma figura admirada e lembrada com carinho”, afirma a irmã de Ronaldo, Renata Zardo.

Em novembro de 2024, aos 31 anos,

Juninho se despediu e sua partida comoveu toda a cidade. “Um amigo que viveu intensamente, sempre com sorriso no rosto. Grande pessoa, empresário de sucesso”, diz o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho.

A saudade é grande, mas seu legado permanece vivo. “Lembramos do nosso

filho todos os dias e em todos os momentos. Sabemos que ele escreveu uma história linda e de sucesso não apenas nos espaços que ajudou a construir, mas na memória afetiva de uma cidade que aprendeu com ele o valor de viver com leveza e entusiasmo”, finaliza os pais Ronaldo e Alcidineia.

UNIMED SUL CAPIXABA INAUGURA ESPAÇO FAMÍLIA NO SHOPPING SUL

EM CACHOEIRO

NOVO AMBIENTE OFERECE ESTRUTURA ACOLHEDORA PARA AMAMENTAÇÃO, TROCA DE FRALDAS E CUIDADOS BÁSICOS, GARANTINDO MAIS CONFORTO ÀS FAMÍLIAS QUE FREQUENTAM O CENTRO COMERCIAL

A Unimed Sul Capixaba inaugurou no último dia 13, o Espaço Família Unimed no Shopping Sul, em Cachoeiro de Itapemirim. O ambiente chega para ampliar o cuidado voltado às famílias que circulam pelo centro comercial, oferecendo um local exclusivo para amamentação, troca de fraldas e uso de banheiro adaptado para pais e filhos. A iniciativa representa uma evolução do antigo banheiro familiar, agora repaginado e estruturado para atender com mais comodidade. O novo espaço foi planejado para proporcionar privacidade, higiene e conforto das pessoas que precisam realizar cuidados essenciais com seus filhos pequenos

durante a visita ao shopping. Além da poltrona de amamentação, o local conta com trocador, pia adequada para higiene infantil e ambiente climatizado, criando um cenário acolhedor para quem necessita de uma pausa no passeio.

Luiz Sérgio Ervatti, diretor de Mercado da Unimed Sul Capixaba, ressaltou que o espaço reforça o compromisso da Uni-

med Sul Capixaba com a experiência das famílias da região. Ela explica que a ideia nasceu da percepção de que muitos pais encontravam dificuldades para realizar atividades básicas com seus filhos em ambientes públicos. "Buscamos oferecer um local confortável e seguro, que facilite a rotina de quem passa pelo shopping com crianças pequenas", disse.

FLAVIA TEIXEIRA

PARABÉNS

Suélen e Allan Suélen e Allan comemorando 1 aninho da filha

Ayla. Festa linda. Parabéns boneca!

THIAGUINHO E SORRISO MAROTO

"Eu Sou a História". Esse é o nome do novo festival da Aquarius Produções, que já chega fazendo barulho. O evento vai reunir o cantor Thiaguinho e o grupo Sorriso Maroto em um mesmo palco, no dia 2 de maio, no Parque da Prainha, em Vila Velha. Dois nomes que arrastam multidões, e que recentemente lotaram o Estádio Kleber Andrade com seus shows, agora vão protagonizar um encontro histórico em um dos cartões-postais do Espírito Santo.

FERNANDA TASSINARI
Deise, Leonardo e Alice no batizado do pequeno Joaquim. Família querida!
Théo fez 8! Seus pais, Gustavo e Sandra super felizes comemorando a data. Parabéns!

OS MENOTTI

O Espaço Patrick Ribeiro será palco de um encontro inesquecível com a música sertaneja. A dupla César Menotti & Fabiano desembarca na capital capixaba na quarta-feira (19), às 22 horas, para apresentar a aclamada "Intensidade Tour - 20 Anos". Os fãs terão a oportunidade de cantar grandes sucessos que marcaram gerações, como "Leilão", "Ciumenta" e "Como Um Anjo", que fazem parte do primeiro álbum do projeto XX Anos Intensidade, o qual já alcançou a marca impressionante de cerca de 10 milhões de plays no YouTube em regravações.

Cris Chaves, comemorou seus 50 anos em grande estilo! Parabéns lindona!

PRÊMIO DE JORNALISMO

Mayara e Clayton festejando 2 aninhos do pequeno Murilo. Parabéns!

A Unimed Sul Capixaba registrou presença marcante na 18ª edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista, com duas matérias que destacaram suas ações socioambientais. A estudante de Comunicação Social Lízzie Barros Rocha, com a reportagem "Cooperativismo em foco: Projeto ViVer atua na educação para promoção de qualidade de vida de crianças capixabas", veiculada pelo Bandejão FM, conquistou o 2º lugar na categoria Estudante. A outra finalista, Júlia Galter Martins, com o trabalho "Cooperar para respirar: a floresta que renasce com o trabalho coletivo", publicado no veículo Laços Faesa, recebeu o 2º lugar no prêmio de Voto Popular.

linda e elegante

Antonio comemorou 3 aninhos. No registro com seus pais, Roberta, Ricardo e seus irmãos João e Clara. Parabéns

Jacira Sobreira
para Maria Maria

O RETORNO DAS VARANDAS

O DESIGN DESSAS ÁREAS TEM SEGUIDO A TENDÊNCIA DE INTEGRAÇÃO TOTAL COM OS AMBIENTES INTERNOS.

As varandas voltaram a ocupar o centro dos projetos residenciais. Antes vistas apenas como um espaço de passagem ou para ventilação, hoje elas assumem múltiplas funções: área de estar, jardim particular, extensão da sala ou até mesmo um pequeno refúgio de trabalho ao ar livre. Com o aumento do tempo que passamos em casa, a varanda passou a representar um respiro urbano — um convite para desacelerar, tomar um café com vista ou simplesmente aproveitar a luz natural. O design dessas áreas tem seguido a tendência de integração total com os ambientes internos. Pisos nivelados,

esquadrias amplas e revestimentos contínuos criam a sensação de amplitude e fluidez visual. Elementos como cortinas leves, móveis de fibras naturais e iluminação pontual ajudam a reforçar o conforto e a elegância do espaço, sem perder a praticidade do uso cotidiano.

Mais do que estética, o novo olhar sobre as varandas reflete um desejo coletivo por bem-estar. Ao planejar esse ambiente com o apoio de um arquiteto, é possível equilibrar funcionalidade, conforto térmico e estilo — transformando a varanda em um verdadeiro cenário de convivência e contemplação.

DIVULGAÇÃO

TOMATE RECHEADO COM QUINOA, NOZES E QUEIJO DE CABRA

A RECEITA PODE SER SERVIDA COMO ENTRADA E DEIXA A MESA LINDA.

O tomate recheado com quinoa, nozes e queijo de cabra é feito para impressionar durante um encontro romântico ou jantar especial. A receita pode ser servida como entrada e deixa a mesa linda.

modo de preparo

Ligue o forno a 200 graus Célsius. Corte uma tampa dos tomates e retire o miolo com cuidado (guarde para outra receita, como molho). Salpique sal por dentro vire sobre uma grade e deixe drenar por 5 minutos. Coloque as nozes no forno por 3 minutos. En-

4 tomates grandes e firmes; sal para desidratar. 1 pitada generosa por tomate; sal a gosto; azeite extravirgem; 1 xícara de quinoa tricolor cozida; Um terço de nozes tostadas e picadas grosseiramente; 1 queijo de cabra esmigalhado; 2 colheres de sopa de hortelã fresca; 2 colheres de sopa de salsinha picada raspas de limão a gosto; 1 colher de sopa de azeite extravirgem; suco de limão a gosto; sal a gosto; pimenta-do-reino a gosto; folha baby para servir uma saladinha; uva-passa branca a gosto; 1 cebola-roxa

quanto os tomates estão dessorando, pique a cebola-roxa e as ervas. Coloque o tomate no forno, do mesmo jeito, e marque 7 minutos. Enquanto isso, faça a mistura do recheio. Misture a quinoa, o queijo de cabra, as ervas, raspas de limão, as nozes e as uvas-passas,

tempere com suco e raspas de limão, sal, pimenta-do-reino e páprica, se quiser. Retire os tomates do forno e recheie com a pasta, cuidado para não apertar demais e estourar os tomates. Sirva com uma saladinha de folhas verdes temperadas.

DIVULGAÇÃO

FAÇA SEU ORÇAMENTO

Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801

Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo

gracalgraf icaeeditora

Entre em contato pelo QR code

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.