

![]()




Selita é destaque no penúltimo Encontro de Empresários do ano no Jaraguá Tênis Clube

STEAM FAIR Maple Bear Cachoeiro: ciência e criatividade que viram soluções do dia a dia
SAÚDE
Noite em Rosas celebra 10 anos do Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba

diretor executivo Jackson Júnior (jacksonjr@ revistaleia.com) colunistas Flávia Teixeira, Regina Monteiro, Nicolli Viana, Itamar Gurgel e Polyanna Gloria articulistas Marilene Depes, Sergio Damião, Janine Bastos e Wilson Márcio Depes administrativo Ammanda Castro / CRA 21252 (ammandacastro@revistaleia.com) diagramação Paulo Henrique impressão Gracal Gráfica e Editora tiragem 5.180 exemplares periodicidade Semanal
www.revistaleia.com

Conexões que inspiram: evento “Do Papel à Realidade” reúne empresários e profissionais em noite de trocas e aprendizadoCachoeiroem

Confira os destaques sociais da semana! Os momentos mais badalados, eventos marcantes e presenças ilustres estão na nossa seleção especial

contate a leia Tel. 28 3036 2010 atendimento e correspondência Rua João Valdinho, 01, Coronel Borges, 29306-010, Cachoeiro de Itapemirim, ES cartas para redação Vale crítica, elogio, sugestão. Não deixe de enviar também seu nome completo e telefone faleconosco@revistaleia.com para assinar e anunciar ASSINATURAS de 2ª a 6ª feira das 09h às 18h pelo telefone 28 3036 2010 /// Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores e não representam a opinião da revista ou da editora.
@REVISTALEIA
28 99909-1929
Licenciamento de conteúdo Para adquirir os direitos de reprodução de textos e imagens, envie um email para faleconosco@revistaleia.com Para baixar sua revista digital Acesse www.revistaleia.com/ app utilizando o seu smartphone ou tablet!




Você também pode ler a Revista LEIA baixando na App Store ou no Google Play. Foto de Capa: Pedro Pires
Mesmo que já tenha feito uma crônica sobre a vida do Sérgio Bermudes, publicada no jornal O Fato, embora longa, senti que a emoção interceptou as passagens sobretudo mais prosaicas. E Sérgio não perdia uma oportunidade para criar uma situação surpreendente. Conto uma prosaica – é melhor ser alegre do que ser triste. Sérgio fez amizade com o servidor da Igreja Velha – como nós a conhecíamos –, hoje Igreja Nosso Senhor dos Passos. Aliás, amizade curiosa e logo despertou nossa curiosidade de estudante do Liceu. O motivo? Fomos atrás e descobrimos: ele escondia os cigarros que Sérgio fumava, pra não levar pra casa e ser flagrado. Coisa de advogado sagaz.
Aliás, a vida toda, com sua genialidade, a sua supremacia sobre todos nós era flagrante. A rigor, isso encantava não só os advogados, mas todo o país. Foi o autor da petição inicial no famoso caso Vladimir Herzog. Situação retratada no premiado filme: “Ainda estou aqui”. Obra de fino labor técnico. Dentre tantas outras obras, que não consigo aqui resumir neste pequeno espaço.
Suas lições são eternas. Por exemplo: “Quem sabe Te-
ALIÁS, AMIZADE
CURIOSA E LOGO
DESPERTOU NOSSA
CURIOSIDADE DE ESTUDANTE DO LICEU. O MOTIVO? FOMOS ATRÁS E DESCOBRIMOS: ELE ESCONDIA OS CIGARROS QUE SÉRGIO FUMAVA, PRA NÃO LEVAR PRA CASA E SER FLAGRADO.

oria Geral do Direito pode saber tudo, (mas) quem não conhece Teoria jamais saberá nada. Depois que se aprendem os elementos fundamentais, você vai descobrindo a fenomenologia jurídica e verifica que o Direito não é uma ciência exata. Ele é plástico”.
Sempre me perguntam: e o amor dele por Cachoeiro e sua gente? Buscava informações sempre. Na cheia do rio Itapemirim, socorreu a população na remessa de recursos que foram aplicados até mesmo para reabertura de hospital com a compra de remédios destruídos pela violência da água onde ficavam depositados. Uma crônica é insuficiente para contar um pouco dessa figura mais impressionante de advogado, intelectual e professor que convivi – que todos nós apreendemos a admirar - durante todo esse tempo. Um grande espírito universal.
Sérgio honrou nossa cidade em todos os momentos. Por certo, o prefeito Ferraço estará preparando uma grande homenagem que, merecidamente, o imortalizará também na memória dos que vierem. Aliás, quem foi “Sérgio Bermudes, pai? O maior advogado do país”.
WILSON MÁRCIO DEPES É ADVOGADO, JORNALISTA PROFISSIONAL E ESCRITOR, TENDO PUBLICADO DOIS LIVROS

O título é uma metáfora, com ele tento exemplificar como andam meus sentimentos. Numa quarta, com consulta marcada no Rio, recebi vários recados de pessoas preocupadas com minha segurança, numa cidade em guerra. As notícias eram assustadoras, porém a realidade entre a ponte Rio/Niterói até a Barra da Tijuca era outra, presenciei muito policiamento nas ruas. No dia anterior, houve uma ação policial nos Complexos do Alemão e da Penha, com uma média de 60 mortes de bandidos, de quatro policiais, apreensão de centenas de fuzis, prisão de centenas de envolvidos no tráfico e transferência de alguns presidiários de alta periculosidade para presídios fora do Rio.
A TV do consultório médico reportava um número em dobro de mortes, todos emboscados no meio da mata e já apresentava os corpos esticados na rua. A visão era de um campo de guerra e assustadora. Não julgo nada nem ninguém, exponho os meus sentimentos imaginando o desespero dos bandidos tocaiados para morrer. Imagino a dor das mães que não puderam acompanhar o crescimento e aliciamento dos filhos pela bandidagem, tendo que sair de madrugada para trabalhar e dar condições de vida a esses filhos.
A TV DO CONSULTÓRIO MÉDICO
REPORTAVA
UM NÚMERO
EM DOBRO DE MORTES, TODOS
EMBOSCADOS NO
MEIO DA MATA E JÁ APRESENTAVA
OS CORPOS
ESTICADOS NA RUA

Acompanho há anos o crescimento das favelas, por uma população que se desloca de seus Estados de origem, buscando melhores condições de vida. Sempre questionei a ausência efetiva do Poder Público nos referidos locais – que carecem de creches que possibilitem o trabalho dos pais, de escolas integrais e profissionalizantes para os jovens, de saúde pública efetiva que forneça métodos anticoncepcionais, de segurança pública também efetiva e constante, de fiscalização da Prefeitura impedindo construções ilegais, de projetos sociais bancados pelo empresariado, alguns já realizados por artistas e jogadores de futebol, oferecendo possibilidades aos jovens para que possam vivenciar experiências exitosas através do esporte, da música, entre outros. Ainda tenho esperança da situação atual das favelas brasileiras ser revertida, pela vontade política, inteligência e planejamento. Como cristã acredito que todo ser humano nasce à imagem de Deus, e cresce e se perde em consequência do meio. E que todo ser humano merece viver e morrer condignamente.

Uma glândula do sexo masculino. Por muitos anos esquecida, rejeitada e sofrendo todo tipo de preconceito. Sofrendo também agressões: inflamação e infecção, aguda ou crônica. Bem como, a transformação em células malignas. Apesar de mais atentos, o número de exames preventivos realizados pelos homens está longe do ideal. A genitália masculina inclui pênis, bolsa escrotal, testículos, epidídimo, vesícula seminal e próstata. Dessas, a próstata é a que tem função menos definida. Porém, é a que mais complica. Mede 3,5 cm. Pesa, no adulto jovem, 20 gramas. Salienta-se em torno de um cm na luz do reto, o melhor local para seu exame. Tem uma consistência elástica e lisa, uma pequena fenda separa suas partes (lobo direito e esquerdo). Não é dolorosa à palpação. O órgão envolve a primeira parte da uretra na saída da bexiga. Pela palpação é possível avaliar o tamanho e se existem nódulos ou não. Diferente de outros órgãos, com o tempo ela cresce e se hipertrofia, podendo ser em forma de adenoma ou carcinoma, isto é: células benignas ou malignas. Na maioria das vezes um crescimento benigno, apesar do câncer da próstata ser uma das principais causas de morte entre os homens. Vale lembrar que o exame de sangue (PSA – antígeno
ELES SE COMPLEMENTAM. A ASSOCIAÇÃO DESSES DOIS EXAMES, BEM COMO A BIÓPSIA DA GLÂNDULA, AUMENTA AS CHANCES DO DIAGNÓSTICO PRECOCE (FASE INICIAL) E DA CURA

prostático específico) não substitui o toque retal (exame manual, realizado pelo médico). Eles se complementam. A associação desses dois exames, bem como a biópsia da glândula, aumenta as chances do diagnóstico precoce (fase inicial) e da cura. O toque retal é de grande valor em saúde pública. Baixo custo, rápido e dependendo da experiência do médico examinador, história clínica do examinado (paciente), associado à dosagem sanguínea (PSA) dá boa segurança para a orientação médica. Nem sempre o tratamento é cirúrgico, um grande receio dos homens. Receiam a cirurgia e a realização do exame local preventivo. Grande parte das vezes o crescimento da glândula é benigno (hipertrofia) passível de tratamento medicamentoso. Lembrando sempre que o prognóstico (cura) dependerá do estágio da doença. Acima dos quarenta anos as mortes traumáticas diminuem. O câncer e a doença cardiovascular aumentam. Devemos ficar atentos aos fatores de risco: hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, obesidade e sedentarismo. A herança familiar conta, mas grande parte da responsabilidade é individual.
SERGIO DAMIÃO SANT´ANNA MORAES, É MÉDICO E MEMBRO DA ACADEMIA CACHOEIRENSE DE LETRAS


COM A EMENDA PARLAMENTAR DO DEPUTADO FEDERAL EVAIR DE MELO FOI POSSÍVEL AMPLIAR A OFERTA EM MAIS 150 CIRURGIAS ROBÓTICAS ONCOLÓGICAS
O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) é o primeiro hospital fora da capital do Espírito Santo a oferecer cirurgia robótica, utilizando o robô Versius, da CMR Surgical. Ele possui braços articulados que simulam os movimentos do punho humano com grande precisão, permitindo procedimentos com menor trauma, menor sangramento, menos dor no pós-operatório e alta hospitalar mais precoce.
Para o superintendente do HECI, Wagner Medeiros Junior, a oferta de cirurgia robótica é fruto de um trabalho contínuo de investimento em tecnologia e capaci-

tação de equipe. “O Hospital Evangélico tem um compromisso com a inovação. A robótica nos coloca em um patamar de excelência, comparável aos grandes centros do país, oferecendo tratamentos menos invasivos e mais eficientes para a população da nossa região”, destaca.
Com a emenda parlamentar do Deputado Federal Evair de Melo foi possível ampliar a oferta em mais 150 cirurgias robóticas oncológicas para pacientes do SUS. Do total, já foram realizadas 89 cirurgias.
“O diagnóstico de câncer traz consigo uma série de sentimentos difíceis e um

Carlos Alberto da Costa, que teve seu pai Rui Pontes, atendido pelo projeto.

tratamento muitas vezes longo. O câncer amedronta o paciente e fragiliza a família, mas com a oferta de um tratamento diferenciado, fortalece a autoestima. É com esse objetivo que estamos apoiando essa iniciativa,” reforça Evair de Melo.
Na opinião de Carlos Alberto da Costa, que teve seu pai Rui Pontes, atendido pelo projeto, “quando você se submete a uma cirurgia como esta, recebe uma nova oportunidade de viver com qualidade e isso não pode ser desprezado. É fantástico como a cirurgia devolve a autoestima que é perdida com a evolução da doença. Foi isso que aconteceu com o meu pai”.
Se me contar eu falo pro mundo!
O mês de novembro chegou com aquele gostinho delicioso de festas de fim de ano e viagens inesquecíveis. Muitas celebs já estão aproveitando para curtir bons momentos com os amigos. E como a gente ama contar tudo o que acontece de bom na cidade — e na vida das pessoas queridas — vem com a gente ficar por dentro das novidades!
O elegante casal Dr. Wesley Louzada e Dra. Alécia Louzada está em pura alegria: o filho José foi aprovado em dois vestibulares de Medicina! Orgulho define!


Toda elegância e estilo da dermatologista Dra. Brunella Ultramar Carlette ao lado do marido, o empresário Eduardo Carlette. Um casal que encanta por onde passa!
Quem também está em clima de comemoração é o querido casal Magali Dutra Martins e Franklin Martins, que celebram 38 anos de casados. Parabéns, queridos!
A jornalista Denise Vieira celebrou aniversário no último sábado (25), em clima de amor e aconchego, ao lado da família. Desejamos saúde, paz e muitas alegrias!


Hoje, o nosso abraço cheio de carinho vai para o amigo advogado, jornalista, escritor e Cachoeirense Presente de 2022, Wilson Márcio Depes, que celebrou mais um ano de vida. A data foi lembrada com muito afeto por uma legião de amigos. Dr. Wilson construiu um legado marcado por honradez, dignidade e lealdade. Parabéns, amigo querido!
Nesta edição, a grande homenageada foi a Cooperativa de Laticínios Selita, que completou 87 anos — motivo de orgulho para todos os cachoeirenses. Viva!

Encantando com seu estilo e beleza, a maravilhosa Poly Rabbi brilhou com todo seu charme!

Foi pura emoção no último sábado (25)! O queridíssimo casal Raysa Aridi e Renan Bittencourt Guerra oficializou o "sim, sim" em um lindo sítio, cercados por familiares e amigos. Um momento inesquecível e cheio de amor!
E tem mais festa! O casal Dr. Gustavo Moulin e Dra. Miriam Lopes Moulin comemorou, com muita alegria e emoção, os 16 anos da filha Amanda. Felicidades

Direto da Suíça, os irmãos dermatologistas Dr. Rodrigo Bragança e Dra. Renata Bragança esbanjam simpatia e carinho. Queridíssimos amigos!

O bacanérrimo casal Dr. Diego Loureiro e Dra. Roberta Goltara celebrou o Dia do Médico em grande estilo. Um brinde à profissão e ao amor!
Os amigos Dr. Rodrigo Bragança, Dra. Renata Bragança, Lorena Guidi e Tales Simões estão em uma viagem dos sonhos! Depois de curtirem várias cidades da Itália, seguiram para a Suíça, onde aproveitam o friozinho dos Alpes, bons vinhos e paisagens deslumbrantes.
Mais uma edição emocionante do Encontro dos Empresários aconteceu na última quinta-feira (30), no Jaraguá Tênis Clube. Os anfitriões, Marcos Jacob e Juarez Marqueti, merecem todos os aplausos pela organização impecável. Destaque também para o Pablo’s Buffet, que deu um verdadeiro show de competência e criatividade.
A Academia Cachoeirense de Letras realizou, no sábado (25), a cerimônia de posse de suas novas acadêmicas: Virgínia Pastores, Dandara Dias de Oliveira e Roberta Gomes. A solenidade, no Salão da Igreja Nosso Senhor dos Passos, também marcou a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Redação. Um evento inspirador!

A bela médica Isabella Reim Vianna vive a plenitude da maternidade ao lado do fofíssimo Benício. Amor que transborda!
A linda defensora pública Priscila Ofrante e o marido, Celso Ofrante, estão curtindo a nova residência nas serras capixabas. Em clima de romance e tranquilidade, o casal aproveita cada fim de semana com o coração em paz.

O lindo casal Dr. Igor Fonseca e Letícia Schwan, com os filhos Otto e Ravi, vive dias incríveis na Disney! Um verdadeiro sonho em família!



A STEAM FAIR da Maple Bear Cachoeiro reuniu projetos de Ciências, Tecnologia, Arte e Matemática feitos pelos alunos ao longo do ano. Foi um circuito simples de visitar, com as famílias circulando pelas salas e ouvindo os estudantes explicarem, em português e inglês, o que pesquisaram e o

que conseguiram construir.
Os trabalhos nasceram de perguntas bem próximas da nossa rotina: como economizar água em casa, como aproveitar o vento para gerar energia, como um foguete consegue subir, como a cidade pode ser mais organizada e segura. Teve maquete, protótipo com materiais

acessíveis, experiências controladas e registros de resultados. O foco esteve no caminho do aprendizado: pensar o problema, testar ideias, ajustar e contar para o público o que deu certo e o que ainda precisa melhorar.
Para a escola, a feira é parte do jeito de ensinar: mão na massa, colaboração e co-


municação clara. A Maple Bear Cachoeiro se identifica como tecnologia, inovação e o futuro no presente dos estudantes. Isso aparece no uso de recursos maker, na programação em atividades simples e no incentivo para que cada turma apresente suas descobertas de forma objetiva e respeitosa com quem visita.
No fim, a STEAM FAIR aproxima a comunidade da vida escolar e mostra que aprender pode ser concreto, útil e inspirador. Cada projeto, pequeno ou grande, coloca o estudante como autor do próprio conhecimento e fortalece a parceria entre escola e famílias.





O FOCO ESTEVE NO CAMINHO DO APRENDIZADO: PENSAR O PROBLEMA, TESTAR IDEIAS, AJUSTAR E CONTAR PARA O PÚBLICO
O QUE DEU CERTO E O QUE AINDA PRECISA MELHORAR.


COM MUITA ALEGRIA, O PEQUENO ARTHUR, FILHO DE ISABELA E RAFAEL CESCHIM, COMEMOROU SEUS 3 ANINHOS EM UMA LINDA FESTA CERCADA DE AMOR, DIVERSÃO, AMIGOS E FAMILIARES
O terceiro aniversário de Arthur Ceschim foi marcado por momentos de pura felicidade e emoção. Ao lado dos pais, Isabela e Rafael, o pequeno Arthur recebeu familiares e amigos em uma comemoração que transbordou diversão, brincadeiras, música e muita alegria.











REALIZADO NO ÚLTIMO DIA 8 DE OUTUBRO, NA CASA BOA VISTA, O ENCONTRO PROMOVEU NETWORKING E CONTEÚDO DE ALTO IMPACTO COM AS PALESTRANTES RAQUELINI FONTOURA E LUIZA LOPES.
Com o propósito de gerar conexões, autoridade e resultados, o evento “Do Papel à Realidade” movimentou o cenário empresarial de Cachoeiro de Itapemirim no último dia 8 de outubro, reunindo cerca de 80 empresários e profissionais de referência da região.
O encontro, realizado na Casa Boa Vista, teve formato intimista, com duração aproximada de quatro horas, proporcionando um ambiente ideal para trocas genuínas, inspiração e fortalecimento de redes de relacionamento entre líderes e empreendedores.
As palestras foram conduzidas por Raquelini Fontoura, advogada, mentora e palestrante, e Luiza Lopes, pedagoga, treinadora comportamental e escritora. Ambas compartilharam experiências e estratégias


sobre como transformar ideias e projetos em resultados concretos, alinhando propósito, comportamento e gestão.
O público participou ativamente, destacando o diferencial do evento por unir conteúdo relevante e networking
de qualidade. A iniciativa reforçou o potencial de eventos voltados à formação de líderes e fortalecimento do empreendedorismo regional, posicionando Cachoeiro como um polo crescente de desenvolvimento e inovação.









O projeto “Sorrisos em Tela – Humanização do Ambiente Pediátrico SUS” teve início nesta segunda-feira, 4 de novembro, com a instalação de televisões na enfermaria pediátrica do SUS do Hifa Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim.
A iniciativa tem como objetivo levar mais conforto, alegria e acolhimento às
crianças durante o período de internação, tornando o ambiente hospitalar mais leve e agradável. As televisões foram adquiridas com recursos doados pelo Sicredi, parceiro do projeto, que acreditou na importância de ações voltadas para o bem-estar dos pequenos pacientes.
O projeto “Sorrisos em Tela”, nasce

com a proposta de reduzir a ansiedade e o estresse durante a internação, estimulando emoções positivas e favorecendo uma recuperação mais tranquila.
Segundo o diretor administrativo-financeiro do Hifa, Christian Lessa, o projeto representa um avanço importante na experiência hospitalar infantil.

“Esse projeto vai proporcionar muito mais qualidade e bem-estar aos nossos pacientes durante o período de internação. É um passo importante na humanização do cuidado pediátrico, pois transforma o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e alegre”, destacou.
Com a instalação dos aparelhos, as crianças internadas passam a ter acesso a conteúdos educativos e recreativos, como filmes e desenhos animados, cuidadosamente selecionados pela equipe multiprofissional do hospital, composta por médicos, psicólogos e profissionais de enfermagem.
“ESSA INICIATIVA VAI TRAZER MAIS ALEGRIA E LEVEZA À ESTADIA DAS CRIANÇAS EM NOSSA ENFERMARIA. O SICREDI É UMA COOPERATIVA QUE TEM UM OLHAR SENSÍVEL PARA O SOCIAL, E PARA NÓS É UMA GRANDE SATISFAÇÃO


Com a instalação dos aparelhos, as crianças internadas passam a ter acesso a conteúdos educativos e recreativos
CONTAR COM ESSE APOIO EM UM PROJETO TÃO SIGNIFICATIVO”
O presidente do Hifa, Winston Roberto, ressaltou a importância da parceria e o impacto positivo da ação.
“Essa iniciativa vai trazer mais alegria e leveza à estadia das crianças em nossa enfermaria. O Sicredi é uma cooperativa que tem um olhar sensível para o social, e para nós é uma grande satisfação contar com esse apoio em um projeto tão significativo”, afirmou.
O gerente da agência do Sicredi, Luiz Felipe Machado, também celebrou a entrega e reforçou o compromisso da instituição com ações de impacto social.
“Mais um objetivo alcançado e mais uma entrega do nosso Fundo Social em parceria com o Hifa. O Fundo tem a missão de contribuir para uma sociedade mais próspera e acessível a todos. O projeto ‘Sorrisos em Tela’ é um sucesso e reforça nosso compromisso em apoiar iniciativas que fazem diferença. Agradecemos ao Hifa por nos permitir estar presentes no dia a dia desse hospital tão especial”, destacou.


COM 87 ANOS DE TRAJETÓRIA, COOPERATIVA FOI HOMENAGEADA EM EVENTO QUE REUNIU GRANDES NOMES DO EMPRESARIADO REGIONAL EM UM AMBIENTE DE CONFRATERNIZAÇÃO
Foi realizado no dia 30 de outubro, o penúltimo Encontro de Empresários de 2025, realizado no Jaraguá Tênis Clube, onde empresários e convidados colocaram a conversa em dia, tudo de uma maneira informal e descontraída. A empresa homenageada foi a Selita pelos seus 87 anos, que hoje e uma referência em laticínios no Espirito Santo. O evento é organizado por Marcos Jacob e Juarez Marquetti e conta com os patrocínios da Claro, Sicoob Sul, Unimed Sul Capixaba, Bapsun Energia Solar, Cofril, Prime Hyundai, Antena 1, ACISCI e TV Sim SBT, Events Macchina, Del Puppo Caffé, HG2 Studio, Claudinei Trentini, Pablo Buffet, 40 Sabores e Jaraguá Tênis Clube.
















Maxwell e Natalia comemorando 4 anos do filho Emanuel. Parabéns!











O cenário da edição que celebrará os 30 anos da CASACOR Espírito Santo já tem endereço confirmado: o icônico Hotel Canto do Sol, na Praia de Camburi. Exemplar da arquitetura moderna assinada por Paulo Casé e Luiz Acioli, o edifício abrigará a mostra em 2026 e, após esse ciclo, dará lugar a um novo empreendimento residencial — tornando a edição um marco simbólico de despedida e renovação.




































O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, tem intensificado esforços para alavancar o turismo na cidade, e uma das principais iniciativas em estudo é a criação de um parque temático, que promete se tornar uma nova atração para moradores e visitantes. Segundo o prefeito, um comitê foi formado para avaliar a proposta, definir o melhor local para a implantação e traçar um cronograma detalhado, incluindo estimativa de custos e elaboração de edital para atrair empresas interessadas no projeto.


Lara comemorando 3 anos com as princesas da produção Mara Lovatti.
Isa, Diego e Rosa ansiosos com a chegada do Joaquim. Lindos!
Na última quinta-feira (30/10), em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Unimed Sul Capixaba realizou uma ação educativa no Hospital Unimed, com a presença do neurologista Waldemar Algemiro. A iniciativa reforçou a importância de reconhecer os sinais do AVC e buscar atendimento imediato, já que o tempo é um fator determinante para reduzir sequelas e salvar vidas.



























Franciane Chaves linda para Maria Maria








Maíra e Kalebe super felizes comemorando 4 anos da filha Aurora. Parabéns!
FÁCIL DE FAZER É UM ACOMPANHAMENTO
PERFEITO PARA TODOS OS TIPOS DE CARNE.
Se você é fã de receitas criativas e cheias de sabor, vai se apaixonar por esta Cestinha de cebola recheada e gratinada. Simples, diferente e irresistível, esse prato transforma a cebola em protagonista.
ingredientes
6 cebolas médias (ou grandes) descascadas; sal a gosto; pimenta-do-reino moída a gosto; azeite a gosto; 1 fio de azeite; 2 colheres de sopa de alho picado; 500 gramas de carne moída; 200 gramas de queijo cheddar fatiado; 100 gramas de queijo muçarela fatiada; cebolinha a gosto; 6 fatias de queijo muçarela de 5 gramas cada; 200 tortilhas ou nachos; molho picante (opcional).

modo de preparo
Corte as pontas das cebolas, coloque-as em uma travessa, tempere com sal, pimenta e azeite. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200 °C por 50 minutos. Retire, descarte o papel e remova algumas pétalas do centro para formar as cestinhas. Tampe o fundo com uma pétala e reserve. Pique as pétalas retiradas e refogue em azeite com 2 colheres (sopa) de alho picado. Acrescente 500 g de carne moída
e refogue por cerca de 20 minutos. Junte 200 g de cheddar, 100 g de muçarela e cebolinha picada, misturando bem. Recheie as cestinhas, cubra com muçarela e leve ao forno por 6 minutos, até gratinar. Finalize com cebolinha e sirva com nachos e molho picante. Dica: mantenha 2 a 3 camadas de cebola para firmar a cestinha. Observação: sobra cerca de 700 g de recheio, ótimo para servir com nachos.


Av. Aristides Campos, 527 - Gilberto Machado - CEP: 29302-801
Cachoeiro de Itapemirim - Espírito Santo
gracalgraf icaeeditora
Entre em contato pelo QR code
