História da Arquitetura para Leigos.

Page 20

17

8. DICÍONARIO Planta: desenho que representa a projeção horizontal de um objeto qualquer. Fachada: qualquer dos lados exterior de um edifício. Tramo: Espaço de parede ou subdivisão de uma nave entre dois suportes. Reentrância: movimento, curva ou ângulo para dentro. Arcaz: volumosa arca com gavetões; móvel característico de sacristias usado para guardar os paramentos e as alfaias das igrejas. Topografia: descrição ou delineação exata e pormenorizada de um terreno, de uma região, com todos os seus acidentes geográficos; topologia. Platô: Terreno elevado e plano com pequenas elevações; planalto.

Cisterna: depósito, abaixo do nível da terra, para receber e conservar as águas pluviais. Torreão: torre larga e ameada que constitui o reduto de um castelo; bastilhão. Sítio histórico: Patrimônio histórico ou património histórico é um título conferido a um bem móvel, imóvel ou natural, que seja considerado valioso para um povo, uma sociedade, uma região, um povoado, ou uma comunidade. Muxarabi: De origem árabe-islâmica, estrutura vazada que permite ventilação e iluminação, ao mesmo tempo em que bloqueia o calor e isola os ambientes internos. Pavimento: revestimento do solo sobre o qual se pisa; piso, assoalho Qualquer andar de uma edificação.

Adro: pátio externo descoberto e por vezes murado, localizado em frente ou em torno a uma igreja; períbolo, átrio.

Caibro: elemento estrutural de um telhado, ger. peças de madeira que se dispõem da cumeeira ao frechal, a intervalos regulares e paralelas umas às outras, em que se cruzam e assentam as ripas, sobre as quais se apoiam e se encaixam as telhas.

Aterro: lugar que se elevou ou nivelou com terra ou entulho; aterrado.

Alizares: Revestimento de madeira, que cobre as ombreiras de portas e janelas.

Relevo: espécie de escultura praticada sobre uma superfície, plana ou não, que lhe faz plano de fundo.

Cabeça de negro: Eram as pedras, de forma oval, que eram trazidas nos lastros dos navios no Brasil colonial. Essas, serviam para equilibrar dando maior estabilidade aos navios. Quando de sua chegada nos portos mais importantes (a exemplo de Recife e Salvador) era transportado, para servir de calçamento, na cabeça dos escravos. Daí "cabeça de negro".

Erigir: Erguer, levantar; colocar algo em posição vertical: erigir um monumento, um edifício. Claustro: num convento, galeria coberta e geralmente arqueada, que forma os quatro lados de um pátio interior.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
História da Arquitetura para Leigos. by laurab.cruvinel - Issuu