5 minute read

A comunidade que educa e aprende

12. A comunidade educativa inspirada na espiritualidade de La Salle: se concebe como lugar de diálogo, re exão partilhada e estímulo mútuo, a partir das quais a realidade é observada e estudada criticamente. Esta concepção implica um convite às crianças e aos jovens para uma formação atrativa e desa adora, o que exige que deem o melhor de si mesmos para alcançarem o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores que facilitem sua incorporação crítica num mundo em permanente mudança; contribui para formar pessoas que se unam à missão humanizadora e evangelizadora do povo de Deus, como cristãos e como homens e mulheres de boa vontade comprometidos com a transformação da sociedade, e; procura levar todos a se comprometerem, de acordo com a capacidade de seu estágio de desenvolvimento, a trabalharem pela superação das necessidades reais da América Latina e do Caribe: seu desenvolvimento, respeito à natureza e ao meio ambiente, superação da pobreza, sua inserção na comunidade internacional, a incorporação dos povos indígenas, a promoção da justiça e da paz, entre outros. Para isso, gera as condições que a transformam num espaço privilegiado de aprendizagem que promove a participação, o compromisso social e a convivência

Advertisement

Processo educativo

13.Para sermos eis ao estilo educativo do Fundador, à herança do Instituto e à realidade pedagógica atual: a. procuramos gerar e utilizar metodologias para facilitar que a aprendizagens sejam signi cativas; b. visualizamos o processo de ensino e aprendizagem como um espaço para a construção ativa do conhecimento, através do qual todas as crianças e jovens são chamados a aprender; c. estimulamos a inovação educativa, a m de promover o desenvolvimento espiritual, cognitivo, afetivo, axiológico e social das crianças e jovens com quem compartilhamos a missão; d. promovemos uma re exão permanente e crítica das práticas educativas, a m de manter a qualidade da resposta institucional aos novos desa os educacionais.

Atores do processo formativo

14.

Entendemos a educação como um processo intencional, sistemático e permanente, que requer a participação dum conjunto de atores para atingir seus objetivos. E por esta razão: a. crianças e jovens, de acordo com seu nível de maturidade, são protagonistas e sujeitos capazes de descobrir o mundo, resolver problemas e tomar decisões, num processo constante de inter-relação com seu ambiente; b. os docentes são facilitadores cuidadosos e guias do processo de aprendizagem. Eles estabelecem interações educativas que favorecem alcançar o desenvolvimento potencial das crianças e jovens através de experiências educativas que facilitam o encontro com Deus, consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente. c. a família como patrimônio da humanidade e primeira educadora, procura acompanhar o crescimento da fé e convida a viver valores e atitudes com fundamento no Evangelho (Aparecida, 2007).

15.

16.

15.

Centralidade de Jesus Cristo

Centralidad de Igreja povo de Deus – comunhão

A pessoa e a mensagem de Jesus Cristo são o centro e o ponto de partida de nossa missão. Somos chamados por Ele a participar da comunidade eclesial e enviados como seus ministros e embaixadores (MTR 195, 2) para anunciar a boa nova a todas as crianças e jovens com os quais compartilhamos a missão. A Igreja continua a realizar esta tarefa com uma imensa variedade de experiências de proclamação, sempre dócil ao Espírito Santo.

Nós nos reconhecemos como parte ativa da Igreja, entendida como povo de Deus que continua realizando uma imensa variedade de experiências de proclamação, sempre dócil ao Espírito Santo (Diretório Catequético, 2020). Associados à ação salví ca do Deus uno e trino, somos convidados, junto com outras pessoas, a estabelecer o projeto das bem-aventuranças para renovar a história (LG, 1964). Inspirados por São João Batista de La Salle e pelos primeiros Irmãos, em comunhão com a Igreja, aproximamos os meios de salvação das crianças, jovens e adultos, particularmente dos mais pobres e excluídos, criando comunidades educativas de variados tipos e níveis, que promovem a construção dum mundo mais justo, fraterno e solidário.

17.

Valores lassalistas: fé, fraternidade e zelo

Movidos pelo espírito de fé, fraternidade e zelo, compartilhamos o carisma lassalista entre Irmãos e outros Lassalistas, para viver hoje o ministério apostólico da educação cristã, em resposta aos sinais dos tempos.

Em consequência, encarnamos nosso próprio estilo educativo baseado na pedagogia da fraternidade (Declaração, 2020), caracterizada por ser afetuosa, cortês, ambiciosa e solidária. A dimensão comunitária é constitutiva do ser humano porque Deus é comunidade. Portanto, como lhos de Deus, somos todos irmãos e irmãs chamados a construir relações fraternas que reconhecem o valor e a dignidade de cada pessoa. Neste sentido, a fraternidade é um dos elementos característicos do estilo educativo lassalista.

Pela fé, nós nos reconhecemos como lhos de Deus. Em Jesus Cristo, o enviado pelo Pai, somos chamados a participar da construção de seu Reino. Assumir a fé como um itinerário de vida e de esperança signi ca abertura de espírito para reconhecer nos acontecimentos o Deus que caminha conosco.

A fé em Deus nas comunidades educativas é expressa especialmente no serviço. Em termos evangélicos e lassalistas, o serviço implica em promover e construir a paz, a justiça, a fraternidade, a tolerância e a solidariedade. Desta forma, o projeto do Reino vai sendo construído.

A compreensão e a prática desses valores são enriquecidas por outras visões culturais e religiosas. Portanto, abraçar a pluralidade étnica, cultural e religiosa, através dum verdadeiro diálogo inter-religioso e ecumênico, nos permite integrar e expressar melhor estes valores em nossa realidade cultural.

Participação transformadora da Declaração sobre a Missão Educativa Lassalista

23.

1.3 Nosso compromisso

Este horizonte convoca os Lassalistas da América Latina e do Caribe a participar, a partir de nossa vocação particular e em associação, na transformação da sociedade, através do serviço educativo, inspirado nos valores do Evangelho e dirigido especialmente àqueles cujos direitos são limitados pelos mecanismos sociais de exclusão e são privados de oportunidades para alcançar sua plena realização humana e cristã (AIMEL, 2006).

24.

É por isso que, unidos a todos os Lassalistas do mundo e de acordo com a Declaração sobre a Missão Educativa Lassalista (2020), a rmamos que:

• Acreditamos rmemente que as crianças e os jovens são um chamado à esperança e ao compromisso.

• Acreditamos que, diante dos empobrecidos e vulneráveis, nos encontramos com o poder salví co de Deus.

• Acreditamos no poder inspirador e mediador do educador.

• Acreditamos que a comunidade educativa é um componente central na construção da pessoa e na transmissão de valores.

• Acreditamos que nossa associação lassalista é um presente de Deus para o mundo e um meio extraordinário para continuar o legado recebido de nossa herança de vida tricentenária.

• Acreditamos que a educação torna possível a busca e a transmissão da verdade.

25.

• Acreditamos que a educação é um recurso fundamental, poderoso e e ciente para o cuidado da Terra e para a defesa do habitat onde a vida pode orescer e ser sustentada.

• Acreditamos na capacidade transformadora da educação.

• Acreditamos que a educação lassalista é uma expressão transparente do humanismo cristão.

• Acreditamos no poder evangelizador da escola.

• Acreditamos que as realidades atuais exigem que assumamos riscos e sejamos criativos.

• Acreditamos que um outro mundo é possível e que a educação é uma força fundamental para construí-lo.

Com nossos olhos xos em Deus, como Lassalistas somos convidados a continuar o nosso caminho, semeando esperança e aprofundando nosso compromisso de que outro mundo é possível,