Jornal Regional de Contagem - Edição 239

Page 1

Ano XVI - Nº 239 - 13 a 20 de Dezembro de 2013 - Contagem e Região Metropolitana - Tel.: (31) 3042-0034 / 3041-5473 - jornalregionaldecontagem.com.br - email: gruporegionalcontagem@gmail.com / comercial@jornalregionalcontagem.com.br EXEMPLAR CORTESIA - VENDA PROIBIDA

DEFESA CIVIL ALERTA PARA CHUVAS FORTES População deve evitar áreas de inundação e margens de córregos e rios

A

Defesa Civil, alerta para a possibilidade de chuva persistente (volume: 30 mm a 40 mm, em média), acompanhadas de raios e rajadas de vento (40 km/h), em toda a cidade, para os próximos dias. A Defesa Civil recomenda à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos. O órgão também reitera atenção especial e redobrada nas áreas de encostas, morros e margens de rios. Durante fortes chuvas, o nível dos córregos e rios altera rapidamente, com riscos de transbordamentos. Recomenda-se, ainda, que as pessoas não estacionem carros nem se abriguem debaixo de árvores. A Defesa Civil de Contagem fez, ao longo do ano, um plano contingencial para o período chuvoso. Estas ações promoveram uma mudança de hábitos e fortaleceram uma cultura de autoproteção junto às comunidades em situação de risco. Foram repassadas informações sobre como agir, o que fazer e a quem recorrer quando houver desastres naturais. Além disso, foram instalados diversos pluviômetros em áreas de risco na cidade.

Confira recomendações em caso de chuva forte: - Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação; - Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento; - Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações; - Se você morar ou possuir comércio em áreas sujeitas à inundação coloque seus móveis e estoques em lugares altos; - Colabore com a abertura de deságues para evitar o estancamento de água, pois pode causar muitos prejuízos, principalmente para a saúde; - Não utilizar alimentos atingidos pela água de enchente ou inundação; - Nunca beba água de enchente ou inundação; - Não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água; - Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos; - Não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose; - Não tocar nem usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito; - Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199); - Não coloque lixo nas ruas que seja de fácil propagação com o vento; - Revise o madeiramento de

FOTO: JORNAL REGIONAL CONTAGEM

Contagem foi atingida por chuvas torrenciais, no último dia 11/12, que alcançaram o volume de 108,6 milímetros/ hora. A Avenida Francisco Firmo de Mattos, no Riacho, foi uma das mais atingidas pelo temporal.

sua casa; - Reforce a amarração de seu telhado; - Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás; - Abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte (exceto em área inundável); - Se você observar aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas dágua avise imediatamente a Defesa Civil; Em caso de raios, se estiver na rua: - Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; - Não fique no alto de morros ou no topo de prédios; - Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; - Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas; - Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (Pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas); - Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica; - Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica. Se estiver dentro de casa: - Não use telefone com fio; - Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; - Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

SHOPPING CONTAGEM PROMOVE AÇÃO PARA ALERTAR SOBRE A NECESSIDADE DE PREVENÇÃO DA MENINGITE

Garoto Pedro Arthur, símbolo da luta contra a doença, vai percorrer o centro de compras de bicicleta

O Shopping Contagem promove nesta terça-feira, dia 17, às 10h30, em parceria com o Instituto Pedro Arthur, uma ação para mobilizar e conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e diagnosticar a meningite. Para isso, o garoto Pedro Arthur, símbolo da luta contra a doença, vai percorrer os corredores do centro de compras em uma bicicleta especial, mostrando a superação da doença junto ao público. A bicicleta, um antigo desejo do garoto, foi doada pelo shopping. A ação contará com a presença do secretário municipal de Saúde de Contagem, Ricardo Faria. Segundo ele, a iniciativa do Shopping para conscientizar a população é muito bem vinda. “Acredito que a humanização da saúde e o trabalho de prevenção são o caminho para termos pessoas saudáveis e as vacinas são, sem dúvida, o meio mais eficaz que temos hoje em dia para prevenir doenças”, concluiu. Em 2004, Pedro Arthur foi diagnosticado com meningite, que lhe deixou algumas sequelas. Pedro ficou tetraplégico e respira através de aparelhos, já que a doença afetou a medula e o diafragma. O cognitivo foi preservado.

Em 2006 seu pai, Rodrigo Diniz, criou o Instituto Pedro Arthur, que assumiu o compromisso de realizar um abaixo-assinado, de abrangência nacional, para a criação de uma Lei de Iniciativa Popular que inclua a vacina contra a meningite bacteriana, a que acometeu Pedrinho, no calendário básico da criança. Atualmente, apenas a imunização contra a meningite Haemophilus é feita em postos de saúde. Segundo o superintendente do centro de compras, Eduardo Zucareli, o novo shopping, inaugurado em novembro, apoia o Instituto Pedro Arthur porque acredita que a informação é uma das principais maneiras de se prevenir doenças graves e esse é o objetivo maior da entidade criada pelo pai de Pedro. “O Shopping Contagem acabou de abrir suas portas, mas ele já nasce abraçando uma causa importante, de um pequeno morador da cidade de Contagem, mas que já mostrou ser um grande herói. Ao conhecer a luta do pai do Pedro, pudemos ver que essa é uma batalha para salvar não somente a vida do seu filho, mas de todas as crianças do Brasil e por isso não poderíamos ficar de fora dessa corrente”, acrescentou.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.