O SÃO PAULO - 3130

Page 18

18 | Regiões Episcopais |

30 de novembro a 7 de dezembro de 2016 | www.arquisp.org.br

Sé Cônego José Paine festejará 70 anos de sacerdócio no dia 8

Maria Angeles Brugarolas Masllorens

A Paróquia Santa Generosa, no Setor Pastoral Paraíso, realizará em 8 de dezembro, às 12h, missa em ação de graças pelos 70 anos de ordenação sacerdotal do Cônego José Mayer Paine, pároco, que atua na Paróquia desde 1955. Filho mais velho entre oito irmãos, o Cônego nasceu no bairro do Belenzinho em 27 de fevereiro de 1921. Quando criança, frequentou o Grupo Escolar em São Caetano do Sul (SP) e foi coroinha na Paróquia de São João Batista, no Belenzinho. Com os bons exemplos dos pais, Benedita e Américo Paine, aprendeu o amor ao dever, à laboriosidade e especialmente a confiança em Deus; tomou gosto pela oração e pela devoção a Nossa Senhora. Aos 12 anos, ingressou no Seminário Menor de Pirapora (SP), onde fez os estudos secundários, e concluiu sua formação no Seminário Central do Ipiranga, sendo ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1946, na festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, pelo Cardeal Motta, à época arcebispo de São Paulo. Desde então, foi vigário cooperador da Paróquia Senhor Bom Jesus do Brás (1947-48), um dos fundadores e professor do Seminário Menor de São Roque (1948-49), vigário cooperador na Paróquia Santa Cecília (1950-51), professor do Seminário Central do Ipiranga e secretário da Obra das Vocações Sacerdotais da Arquidiocese (1951-54). Em dezembro de 1954, foi nomeado vigário ecônomo da Paróquia Santa Generosa e tomou posse da função em 6 de fevereiro de 1955. Sentindo a iminência da demolição da igreja para atender às imposições do progresso urbanístico da

cidade, percebeu a necessidade de manter um elo de comunicação com os paroquianos. Assim, em 14 de abril de 1968, publicou o primeiro exemplar do Boletim Paroquial (o mais antigo da Arquidiocese). Em dezembro de 1968, foi executada a demolição da igreja, no antigo Largo Guanabara. Passados alguns meses, o Sacerdote sofreu um desastre automobilístico, mas mesmo convalescente estudava como conservar a Paróquia. Para tanto, decidiu sacrificar o salão e a casa paroquial existentes, a fim de permitir a construção da igreja atual. Tudo foi executado com muito trabalho e sacrifício financeiro. Durante dois anos, os atos religiosos realizaram-se no Colégio Maria Imaculada, até a inauguração da atual igreja. Em 22 de fevereiro de 1973, o Cardeal Arns, então arcebispo de São Paulo, nomeou o sacerdote como cônego do Colendo Cabido Metropolitano. Em todo este tempo, os fiéis têm testemunhado a determinação com que o Cônego José Paine se dedica à formação espiritual e à vida sacramental dos paroquianos, à celebração de missa, atendimento de confissões, visita a doentes e famílias, promoção de meditações, recolhimentos, palestras formativas, retiro anual, romarias etc. “A minha alma, cheia de alegria, engrandece ao Senhor, porque, não obstante a baixeza de seu servo, fez de mim seu sacerdote e me colocou nesta Paróquia de Santa Generosa, onde me sinto feliz e realizado, entre as gerações de hoje e de ontem, nestes 70 anos de sacerdócio...”, expressou o Sacerdote.

Brasilândia

Colaboração especial para a Região

Arquivo pessoal

Missa pelos 70 anos de sacerdócio do Cônego José Paine será na Paróquia Santa Generosa

Nery da Silva Oliveira e Katia Maderic

Colaboradores de comunicação da Região

Kátia Maderic

No 1º domingo do Advento, no dia 27, foi realizada a festa da padroeira da Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Setor Pastoral Freguesia do Ó, na Vila Carolina, com o tema “Maria, Mãe da Misericórdia”, à luz do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, concluído em 20 de novembro.

Comitê organiza ações para a defesa dos direitos sociais O Comitê em Defesa do SUS da Região Noroeste realizou a sua quinta reunião na quarta-feira, 23, na Paróquia Santos Apóstolos, objetivando o fortalecimento dos movimentos sociais da Região na defesa dos direitos sociais. Inspirados em profetas que denunciavam as injustiças já no Antigo Testamento, como Amós, Miqueias, Isaías, o Comitê alertou para a urgência do povo se unir pela defesa dos direitos, diante

de um mundo em que 120 mil pessoas morrem de fome, e perante a atual crise política e econômica do Brasil. Em 7 de dezembro, às 19h, haverá uma nova reunião na matriz da Paróquia Santos Apóstolos (avenida Itaberaba, 3.907, no Jardim Maracanã), com a participação de Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), que discorrerá sobre a conjuntura atual do país e as possíveis propostas de ação concreta.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
O SÃO PAULO - 3130 by Jornal O São Paulo - Issuu