Foto: Carolina Simões em uma de suas ecaladas/ Fonte: Acervo pessoal
FCN NEWS Boletim Informativo
Natureza e Quarentena: Como essa dupla se uniu no período de isolamento Hortas, flores, mudas, plantinhas, um banho de sol por 20 minutos na varanda. São exemplos de hábitos que se tornaram comuns na vida de muitas pessoas, principalmente pelo fato de fazer bem para a saúde humana, tanto física, quanto mental. Na realidade de isolamento social no qual o mundo se encontra, essas ações tornaram-se ainda mais comuns nas casas de pessoas, que nesse momento, lutando contra vários fatores negativos, como estresse, depressão e ansiedade, buscam pelo bem-estar. Indo além de plantas e hortas caseiras, as pessoas também começaram a se reencontrar com a natureza como forma de buscar refúgio do estresse da cidade. Essa busca tem se tornado algo comum na rotina de muitos brasileiros que, através de atividades ao ar livre, têm redescoberto a importância do contato com a natureza para a saúde. Paisagens arborizadas acalmam, visto que, cores como o azul e o verde tendem a tranquilizar. A luz do sol em pequenas porções também auxilia na liberação de substâncias que relaxam, estimula a vitamina D no nosso corpo, que mantém funções como, na saúde dos ossos, na produção de neurotransmissores que ajudam no sono e sistema imunológico.
De fevereiro para cá, os números só aumentaram e cada vez mais, o isolamento social se tornou uma arma contra o vírus, o que fez com que os brasileiros precisassem estar mais tempo dentro de casa, sem poder continuar suas rotinas de forma normal. Com isso, muitas pessoas, buscando uma saída para fugir dessa prisão domiciliar que o vírus obrigou a população a se submeter, e até mesmo procurando uma maneira de zelar pela sua saúde, começaram a buscar outras formas de isolamento: o ar livre. Diante da versatilidade que a natureza oferece, as pessoas têm usado disso ao seu favor, na prática de esportes como, montanhismo, trilhas e ciclismoou até mesmo em visitas a cachoeiras. “O montanhismo e a escalada são atividades que envolvem um risco de vida real pra você e seus parceiros, todo mundo tem que estar conectado, preparado e muito presente. O que você está fazendo sempre exige muito foco e atenção, e gosto de pensar sempre no próximo passo (literalmente), viver com esse tipo de pensamento me trouxe mais calma, foco e prazer nas pequenas e grandes coisas do dia a dia.” Conta Carolina Simões, atriz e administradora.
“No aspecto emocional, a natureza nos proporciona uma sensação de paz muito grande, e tudo que nos proporciona paz e segurança, o nosso cérebro capta muito bem, e automaticamente é acionado o sistema de recompensa, que é um sistema que regula funções essenciais para a manutenção e equilíbrio do nosso corpo” Pontua Thatiana Girolamy, especialista em sistema nervoso e cognitivo. Foto: Carolina Simões escalando Fonte: Acervo pessoal
1