Revista Tudo - Dezembro de 2022 - Edição 20

Page 1

ENTREVISTA

DE 50 ANOS DE AMOR PELA MEDICINA
MAIS
livros Ano 7 - Número 20 R$ 29,90 - Dezembro/2022
Reitora fala sobre educação e desafios CULTURA Arquiteta e enfermeira dividem experiências sobre hobby Pediatra, o médico Arary Cardozo Bittencourt dedica-se a contar suas histórias em

Amar o que se faz. Transcrever para livros e levar conhecimento. Essa é a nova proposta de vida do médico Arary Cardozo Bittencourt. A Revista Tudo traz nessa edição a história desse ilustre tubaronense que, após a pandemia, se dedica a contar num livro histórias sobre a profissão que exerceu por mais de 50 anos.

Nas páginas a seguir vamos contar também sobre as amigas Bruna e Ana, arquiteta e enfermeira, respectivamente, que levam seu hobby aos internautas através de postagens em redes sociais.

E por falar em paixão pela profissão, esta edição da Tudo destaca também a médica veterinária que encontrou no adestramento de cães uma forma de demonstrar ainda mais amor aos animais, e sobre como este serviço pode trazer benefícios para o convívio diário com o pet.

Para quem está pensando em começar 2023 com um novo visual, a Revista Tudo traz uma reportagem que dá dicas de quais cortes e cores de cabelo serão tendências nos próximos meses.

E há idade para aprender sobre empreendedorismo? Para profissionais da área e estudantes, o quanto antes o conhecimento chegar, melhor. Desta forma, a Revista Tudo mostra como alunos da região Sul são preparados para o mercado de trabalho através da educação.

Ainda nas páginas dessa edição, são destaques projetos de profissionais da área da arquitetura que transformam ambientes comerciais em locais aconchegantes. E quem deseja se aventurar durante as férias pelo Litoral catarinense, a Tudo destaca cidades que receberam incentivos para melhorar o atendimento aos visitantes.

Boa leitura!

Editorial 6
Editora Daiane Fernandes

Equipe de direção: Cristiano Carrador Lúcio Flávio de Oliveira Tomaz Viana de Albuquerque

Edição e textos: Daiane Fernandes

Relacionamento com o cliente: Giovani Dal-Bó Daniel Pereira

Diagramação: UAW! Comunicação & Design www.uaw.com.br

Colaboração: Assessorias de imprensa Impressão: Gráfica Soller

Avenida Marcolino Martins Cabral, 1315, 6º piso Praça Shopping - Centro - Tubarão/SC - 88701-105

comercial@diariodosul.com.br | 48. 3631-5024 revistas@diariodosul.com.br | 48. 3631-5011 redacaotudo@gmail.com | 48.3631-5000 www.diariodosul.com.br

Expediente 8

Santa Rosa de Lima

10
Informações, reservas e roteiros: @visitesantarosadelima turismo@santarosadelima.sc.gov.br (48) 3654-3019 14.
16.
19.
20.
25.
Capital Catarinense da Agroecologia Destino Referência do Ministério do Turismo Agroturismo, cicloturismo, cultura germânica e gastronomia típica em meio a paisagens exuberantes, cachoeiras e aconchegantes pousadas rurais.
Mundo novo
Capa
Educação
Saúde
Cidades
11 Índice 30. Agricultura
32. Economia 34.
37. Entrevista 42. Ambientes
Familiar
Imunização
12 Índice 56. Cultura 58. Beleza 63. Roteiro 66. Mundo Pet 68. Mundo novo

Espécie recebe nome em homenagem a Hermeto Pascoal

Uma nova espécie de árvore gigante, que pode alcançar até 30 metros de altura, foi descoberta na Mata Atlântica e batizada em homenagem ao multi-instrumentista Hermeto Pascoal. O primeiro exemplar da Dipteryx hermetopascoaliana foi encontrado no município de Branquinha, em Alagoas, estado natal de Hermeto. A façanha está descrita na tese de doutorado da pesquisadora Catarina Silva de Carvalho, da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e tem como coautores Haroldo Cavalcante de Lima e Domingos Cardoso, também do JBRJ, Débora Zuanny, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Bernarda Gregório, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

França adota pílula do dia seguinte gratuita

O governo francês aprovou os projetos de lei do orçamento geral do Estado e da Seguridade Social para 2023. A França vai continuar a viver no vermelho, como faz há 40 anos. Mas algumas medidas previstas são favoráveis às mulheres. Apesar de o país gastar mais do que a riqueza que produz em um ano, e por isso acumular dívidas, o governo continuará a investir no sistema público hospitalar e em programas de vacinação e prevenção de doenças. As mulheres receberam uma atenção especial na elaboração de algumas medidas. A pílula do dia seguinte se tornará gratuita e terá venda livre nas farmácias, a partir de 1° de janeiro.

Maior navio de cruzeiros do mundo será lançado

A Royal Caribbean International apresentou as primeiras imagens conceituais do Icon of the Seas. A embarcação será o maior navio de cruzeiros do mundo e deverá entrar em operação no dia 28 de janeiro de 2024. Na primeira temporada, a embarcação vai oferecer viagens de sete dias pelo Caribe. O ponto de partida será a Flórida com uma parada prevista na Perfect Day at Coco Cay, a ilha particular da Royal Caribbean nas Bahamas. Mas a grande atração da área será mesmo a The Hideaway, a piscina com borda infinita construída a 40 metros de altura.

14 Um pouco de TUDO

Cearense é beatificada

Benigna Cardoso da Silva, 13 anos, se tornou símbolo de católicos cearenses após recusar ter relações sexuais com outro jovem em Santana do Cariri, a 523 km de Fortaleza. Ao recusar, a menina foi assassinada brutalmente com golpes de facão em outubro de 1928. A história de Benigna se popularizou, e a adolescente conquistou devotos por todo o estado como uma mártir. Após a morte, a menina passou a ser venerada na região do Cariri como símbolo da resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes. Com isso, o Vaticano oficializou a Menina Benigna como a primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil. A autorização foi dada pelo Papa Francisco em 2019.

Agroglifo surge em plantação de trigo

Uma figura misteriosa apareceu em uma plantação de trigo em Ipuaçu, no Oeste catarinense. O dono da propriedade, Sérgio Girotto, 62 anos, estava tomando café quando recebeu mensagens avisando sobre o desenho visto na plantação. Segundo o proprietário, esta não é a primeira vez que uma imagem enigmática aparece na plantação. O agricultor lembra que o mistério já rondou a propriedade há 7 anos, com uma imagem feita a cerca de 200 metros de onde o desenho atual foi registrado.

Morador de Florianópolis, o artista goiano Paulo Ricardo Campos foi eleito o “Artista do Ano” em premiação internacional realizada em Londres, na Inglaterra. O brasileiro fez a caricatura da Rainha Elizabeth II ao vivo no dia 8 de outubro, no Top Of Mind Awards, enquanto usava a técnica que desenvolveu e batizou de “pixels de ouro”. O prêmio existe há quase uma década na Europa. O artista é conhecido por pintar suas obras na presença do público e finalizou a arte ao vivo em um teatro da capital inglesa.

15
Brasileiro pinta Rainha Elizabeth II com ‘pixels de ouro’

MAIS DE 50 ANOS DE AMOR PELA MEDICINA

Prestes a lançar seu terceiro livro, com cerca de 700 páginas onde narra sobre a história da medicina, inclusive na nossa região, o pediatra tubaronense Arary Cardozo Bittencourt esbanja vitalidade. Com mais de 50 anos de prestação de serviços à comunidade de Tubarão e região, além de manter seu amor pela Ciência, encontrou na escrita uma maneira de seguir levando conhecimento sobre o que mais gosta: ser médico.

Primeiro pediatra a atuar na Cidade Azul, após formar-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), dr. Arary, como é conhecido, é um dos mais renomados médicos de Tubarão. Como um dos sócios-fundadores da Provida, tornou a clínica uma referência na região. O Centro de Pediatria do Provida foi repaginado e, em fevereiro deste ano, foi batizado com o seu nome, em sua homenagem.

Sobre a escolha da pediatria como especialidade, dr. Arary a associa a dois fatos gravados na memória desde muito jovem. Primeiro, na lembrança da fragilidade de saúde do pai, e também na postura de Asdrúbal Costa, renomado médico baiano que atendia em domicílio e no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão.

16 Personalidade
Pediatra, o médico tubaronense Arary Cardozo Bittencourt se dedica a contar suas histórias em livros

“O Menino de Oficinas 1 e 2”

Seus dois primeiros livros falam sobre sua trajetória. Nascido no bairro de Oficinas, em Tubarão, e filho de um operário da Estrada de Ferro, o médico pediatra desde cedo se interessou pelo registro histórico. Colecionava recortes que, em 2008, deram origem ao livro “O Menino de Oficinas”. Nas

páginas, ele relata a história do bairro e do desenvolvimento da Cidade Azul. Havia muitas outras histórias para contar e, em 2013, lançou “O Menino de Oficinas 2”.

O médico, agora aposentado do consultório, conta que a pandemia de covid-19 também mudou sua rotina.

“Não parei de atender, me fizeram parar (brinca). Pela idade, estando no grupo de risco, fiquei um ano trancado em casa. Entramos em uma restrição forçada e saí ileso. E depois disso resolvi ficar com os livros, pois teria que fazer uma reciclagem diante de tudo que se passou”, diz o médico.

Para ele, em mais de 50 anos clinicando, mesmo estando afastado dos consultórios, a medicina estará sempre presente em sua vida. “Uma vez médico, sempre médico. As pessoas ainda me procuram, me encontram na rua e falam comigo. Sempre fui da medicina mais suave, puxando para o lado mais doméstico, favorecendo o lado familiar com os recursos que essas pessoas tinham. Uma boa informação vale mais que uma receita. Acredito que isso deve ser lembrado”, comenta.

17 Personalidade

Planos para o futuro e seu mais novo livro

Longe do consultório desde 2020, devido à pandemia, dr. Arary busca nos livros uma maneira de se manter ativo. “Achei a necessidade de escrever quando perdi aqui na Provida o cargo de chefia. Aí me sobrou tempo. Isso faz mais ou menos sete anos. Fiquei sem saber o que fazer, então, como já escrevia alguns artigos para jornais e revistas, entrei para o mundo da literatura. Pensei em Tubarão e fui escrever sobre a cidade. Fui pesquisar e deu certo. Parece que foi o início de um vício (risos). Ao todo já são três livros, o terceiro saindo do forno”, conta o médico.

Dr. Arary agora está concluindo seu novo projeto: o livro de mais de 700 páginas que deve ser lançado até março de 2023. “Ele é um pouco diferente dos outros. Ainda fala sobre a história de Tubarão e sobre a medicina. Porém, um pouco mais abrangente. Resolvi escrever sobre a história da medicina da minha maneira. Ele é dividido em três partes: o que é a medicina em si; a medicina nacional e a nossa medicina, que conheço bem e faço parte dela. Juntou tudo e conseguimos reunir 700 páginas. Ainda não sei se vai ter um próximo. Mas sou um homem inquieto e tudo pode acontecer”, antecipa.

Homenagem

No dia 7 de fevereiro de 2020, dr. Arary recebeu uma bela homenagem da instituição: o setor de pediatria do Complexo Médico Provida foi totalmente modernizado e batizado com o nome do médico, setor onde atuou por quase 30 anos, além dele ter sido um dos responsáveis pela fundação do Complexo.

“Há três décadas, um grupo de profissionais fez muitos esforços para transformar uma pequena casa, de uns 100 metros qua -

drados, em uma das melhores clínicas, que afirmo ser destaque entre os três estados do Sul do Brasil, que hoje se chama Complexo Médico Provida. Começamos de uma forma muito humilde, mas dedicados e firmes em atender a população. Essa homenagem é um reconhecimento. Agradeço imensamente a todos que fizeram parte desta jornada”, disse o pediatra durante a inauguração do novo setor.

18 Personalidade

ENSINO MÉDIO TRANSFORMA ALUNOS EM PROTAGONISTAS

O Colégio Dehon proporciona aos alunos o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, ampliando os conhecimentos do Ensino Fundamental. Este é um dos diferenciais do novo Ensino Médio que entrou em vigor neste ano.

Visando à formação integral do aluno, o Colégio Dehon destaca valores, atitudes e competências necessários para o ingresso na universidade e no mundo do trabalho. Dentro dessas diretrizes, a instituição de ensino oferece o novo Ensino Médio com Itinerários Formativos integrados: Linguagens e Ciências Humanas - Matemática e Ciências da Natureza. Assim, o aluno escolhe o itinerário de acordo com seu interesse.

Saídas de campo são um exemplo

Um dos exemplos que podem ser observados neste novo formato são os projetos e saídas de campo. “São atividades que cumprem este papel do novo Ensino Médio, que é oferecer uma formação integral aos alunos, em que eles desenvolvem projetos significativos para sua vida escolar”, complementa Geruza.

De acordo com a diretora adjunta Geruza Umbelina Goulart de Souza, dentro da proposta o aluno se torna protagonista. “Ele faz escolhas de acordo com seu interesse. Estuda a grade curricular comum e depois escolhe os itinerários conforme seu projeto de vida”, explica a diretora.

Geruza completa que, com este novo formato, o estudante pode escolher o que ele mais gosta. “Além disso, poderá ampliar os conhecimentos na carreira que deseja seguir. Para isso os componentes curriculares eletivos são fundamentais, pois as aulas são mais práticas e os alunos desenvolvem projetos os quais se encaixam nos objetivos de vida pessoal e profissional”, diz.

Conteúdos e experiências em construção

A 1ª série do Ensino Médio é uma fase de transição, de mudanças em que é preciso intensificar o ritmo de estudos. É um novo desafio, que requer novas atitudes. Por isso, o aluno deve ter uma organização para que desenvolva o hábito do estudo, efetivando a aprendizagem.

Na 2ª série, os alunos aprofundam e concluem os conteúdos em todas as áreas do conhecimento,

oportunizando contextos repletos de aprendizado, cultura e socialização.

Por fim, o Terceirão é o momento das conquistas, de formação e aprovação. O Terceirão revisa todos os conteúdos do Ensino Médio necessários à preparação dos nossos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.

19 Educação
Proposta do Colégio Dehon prepara estudantes a desenvolverem habilidades visando à formação em excelência

CUIDADO INTEGRADO E HUMANIZADO

A ACR Medical Center iniciou seus trabalhos em meados de 2021. Nasceu com o intuito de prestar serviços de saúde de alta qualidade, humanizado, prestativo e eficaz para a comunidade de Tubarão e região.

Para tanto, cada ação foi estrategicamente pensada. A clínica tem fácil acesso, pois está localizada em frente à beira-rio, na Margem Esquerda, em Tubarão.

O prédio conta ainda com uma arquitetura moderna, sofisticada e acolhedora, com estacionamento próprio, consultórios funcionais, arejados e bem decorados, uma recepção ampla com área kids e focada na atenção total ao paciente,

bem como os demais espaços. A estrutura foi ainda toda planejada com critérios de acessibilidade a pessoas com deficiência ou limitação física.

O espaço de saúde possuí profissionais qualificados e de excelência nas mais diversas áreas médicas e de saúde, que foram minuciosamente escolhidos para atender os pacientes.

Além disso, a clínica conta com uma variada gama de exames complementares de imagem, cardiológicos e planos de check-up. Junto ao complexo, encontra-se um laboratório de análises clínicas e uma clínica de medicina do trabalho, que fornecem ao cliente um serviço integrado, satisfazendo várias demandas em um só lugar.

Diferencial para trazer agilidade

A ACR Medical Center, que significa Assistência, Cuidado e Recuperação, representa na prática sua nomenclatura. Mesmo jovem, a clínica já conta com mais de 35 profissionais da saúde, nas mais diversas áreas, como:

20 Saúde
■ Pediatra ■ Ginecologia ■ Neurologia ■ Dermatologia ■ Cirurgia vascular ■ Clínica geral ■ Nutrição ■ Psiquiatria ■ Psicologia ■ Ortopedia ■ Radiologia ■ Medicina do
integrada
Cardiologia
trabalho Clínica
atua para levar bem-estar e saúde para pacientes de forma eficaz

Assistence care and recovery com enfoque na saúde, entre seus diferenciais, estão seus exames complementares a serem realizados na própria clínica, como exames laboratoriais de análises clínicas, radiológicos como ultrassom, cardiológicos como teste ergométrico (teste de esforço), ecocardiograma, eletrocardiograma e holter. Além de pequenos procedimentos cirúrgicos e estéticos. Assim proporcionando maior comodidade aos pacientes.

21 Saúde

Pensamento sempre no bem-estar

De acordo com o diretor técnico da ACR Medical Center, Rodrigo Ramos, o espaço de saúde preza em dar assistência com ética, confiabilidade e atendimento humanizado.

“Focando em um atendimento de excelência, buscando resolutividade, conseguimos proporcionar tranquilidade e qualidade de vida aos nossos pacientes.”

Quanto aos desafios futuros, Rodrigo conta que a clínica tem uma ótima aceitação. O fato de Tubarão ser um polo médico consolidado, referência em saúde no Sul do estado, impulsiona ainda mais o crescimento desta nova clínica. “Porém, ainda possuímos alguns desafios pela frente para o futuro, pretendemos abranger todas as especialidades médicas, expandindo os exames. Atendendo por completo todas as necessidades do paciente.” Desta forma, idealiza construir boas relações com a sociedade.

22 Saúde

RIO FORTUNA, um potencial em constante expansão

Cidade mostra crescimento e acredita na força do trabalho para seguir se fortalecendo

Rio Fortuna, no Sul do Estado, tem vivenciado nos últimos tempos o crescente desenvolvimento urbano e rural. Com uma população estimada em 4.600 habitantes, o município é conhecido nacionalmente pela excelente qualidade de vida, além de alcançar índices altamente positivos nas áreas da saúde, educação, promoção social e desenvolvimento econômico.

Os investimentos feitos pela gestão foram primordiais para a cidade avançar e proporcionar estes reconhecimentos. “Nosso objetivo é nos empenhar permanentemente em transformar a realidade de quem utiliza os serviços públicos,

através de investimentos e melhorias em todos os setores”, avalia o prefeito Neri Vandresen. E no serviço público o vínculo entre o trabalho e o desenvolvimento social é evidente. Para o prefeito, a valorização e reconhecimento dos servidores reflete diretamente na prestação do serviço público. Por isso, a gestão atua na reformulação do Plano de Cargos e Salários, além de honrar o piso do magistério e demais categorias, como a Saúde.

Um benefício recém-implantado é o “Prêmio Indenizatório de Assiduidade”, em vigor desde setembro. Através de lei municipal o prêmio é concedido por meio do Sistema de Cartão Pagamento.

Valorização do cidadão

A valorização dos cidadãos é uma premissa da atual gestão. Investir na cultura, esporte e lazer é investir diretamente nas pessoas. São destaques a manutenção da Banda Municipal Roberto João Tenfen, Grupo de Dança Folclórico de Dança Alemã, além da realização de eventos como Stammtisch e Gemeindefest. O apoio aos projetos sociais, clubes de mães, grupo da terceira idade e campeonatos esportivo são constantes.

Canteiro de obras

Rio Fortuna foi transformada em um canteiro de obras. É só olhar para qualquer direção e constatar as máquinas na pista. Além da reforma e ampliação na Escola Municipal Professor José Boeing/ CEI Cantinho da Criança, melhorias na quadra poliesportiva coberta e construção de um mirante turístico, diversas pavimentações avançam pelo município. A reconstrução da Ponte do Pirão e o asfalto em direção ao interior são destaques do trabalho que tem a responsabilidade das secretarias de Administração e Obras.

23 Desenvolvimento

Existe alternativa.

Ao escolher o Sicredi, você une as suas necessidades financeiras com o desenvolvimento da sociedade. Já somos mais de 6 milhões de associados gerando crescimento para todos, porque reinvestimos recursos na sua região.

Conte com soluções financeiras ideais, taxas justas e atendimento próximo, humano e também digital, em mais de 2 mil agências em todo o Brasil e na palma da sua mão.

Abra sua conta com a gente.

Conta Corrente Cartões Crédito

Investimentos e muito mais.

Aponte a câmera do seu celular e saiba mais.

Escolha o Sicredi, onde o dinheiro rende um mundo melhor.

sicredi.com.br SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouv idor a - 0800 646 2519.
E se o melhor para você também for o melhor para todos?

LAGUNA: balneário se transforma em exemplo de mobilidade urbana

Obras no balneário Mar Grosso trazem comodidade e infraestrutura

A praia do Mar Grosso, em Laguna, se prepara para uma nova era. O balneário passa por uma grande transformação em infraestrutura viária e paisagística. Com foco na melhoria da mobilidade, a praia mais movimentada da cidade terá como prioridade o trânsito com fluidez no tráfego de veículos, compartilhando espaços adequados e seguros para pedestres e ciclistas.

O ano de 2021 marcou o início desta mudança na mobilidade urbana do Mar Grosso, com obras que incluem a implantação do novo sistema binário de trânsito, onde ruas e avenidas receberam recuperação e pavimentação asfáltica, melhorias na drenagem pluvial, sinalização viária e alargamento dos passeios públicos e ciclovias.

As mudanças também resultaram na alteração

para a cidade

do trânsito do bairro, transformando as principais vias com tráfego em sentido único, retirando espaços para estacionamento de veículos em um dos lados da avenida, e ampliando espaços para ciclovias e calçadas. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos e dar mais segurança na circulação de pedestres e ciclistas.

Já na avenida beira-mar, o balneário recebe uma grande obra de pavimentação asfáltica que inclui também novos passeios públicos, ciclofaixas, drenagem pluvial e sinalização viária por um trecho que totaliza 2.383 metros de extensão por toda a orla.

A orla da praia do Mar Grosso, ou seja, a Avenida Maurílio Kfouri, terá toda sua extensão transformada, com melhorias para moradores e turistas, oportunizando espaços de qualidade para andar a pé, de bicicleta ou de carro.

2525
Especial Cidades CRÉDITO: TITO CASTRO

Investimentos são destaque na educação

Desde 2021, a Secretaria de Educação e Esportes de Laguna, por meio do Departamento Municipal de Esportes, inova e amplia o atendimento a cerca de 400 crianças e adolescentes através de projetos esportivos em oito modalidades. Os meninos e meninas atendidos, entre sete e 17 anos, têm a oportunidade de participar de treinos, jogos recreativos, campeonatos e torneios locais e regionais.

O projeto conta com 13 profissionais, dentre esses, nove professores efetivos da rede municipal, com vasta experiência na área de trabalho e com sensibilidade para promover atividades que enfatizem a iniciativa do desenvolvimento do esporte de rendimento de acordo com o trabalho de treinamento, respeitando o tempo de resposta de cada participante e suas especificidades físicas, sociais, emocionais e intelectuais.

Certificação de 5 estrelas do Movimento ODS

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes recebeu o certificado 5 estrelas de pactuação com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, pelo cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para investir na educação de qualidade, combater a pobreza, promover saúde e qualidade de vida e preservar o meio ambiente.

“Esse certificado é fruto de um trabalho com -

prometido desenvolvido junto às 21 unidades municipais de ensino de Laguna. Todas as creches e escolas municipais se engajaram de alguma forma com o “Projeto Escola Sustentável” e agora já colhemos os frutos desse compromisso coletivo”, destaca a secretária de Educação, Juliana Fagundes de Carvalho Luz. Toda a rede municipal de ensino, escolas e centros de educação infantil foram contempladas com mais de seis mil exemplares de livros, adquiridos com recursos municipais.

Parceria com a Google For Education

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Laguna é parceira da “Google For Education” e faz uso dos recursos disponíveis de maneira gratuita com funcionalidades diferenciadas.

O objetivo é disseminar e capacitar os profissionais a realizar o uso seguro de aplicativos disponíveis do Google, como planilhas, apresentações, documentos de texto, agenda, sala de reuniões

virtuais, como também compartilhar e criar documentos de maneira colaborativa.

Além de otimizar o gerenciamento do serviço público, também possibilita o acesso a recursos de tecnologia digital de informação e comunicação aos profissionais da educação e estudantes da rede. Isso é essencial para a busca de uma educação de qualidade e oportunidades.

26

Espaço maker e tecnologia

A partir de 2023, a Secretaria de Educação irá disponibilizar “Espaços Makers” para alunos das séries finais da rede municipal. Inicialmente, três unidades escolares receberão os espaços, que contarão com

cortadora a laser, impressora 3D, suprimentos para os equipamentos, tela interativa, kit robótica, kits de eletrônica e ambiente personalizado com kit de mobiliário.

Acesso à saúde é ampliado

Em quase dois anos de gestão, o governo municipal ampliou as opções de acesso à saúde no município. Foram contratados mais de 10 especialistas médicos nas áreas de cardiologia, neurologia, cirurgia vascular, psiquiatria, dermatologia, reumatologia, ortopedista e outras.

Para as crianças, foram contratados psicólogos infantis, fisioterapia domiciliar, equipes multidiscipli-

nares e serviço de equoterapia (terapia com cavalos) para crianças com paralisia infantil e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), além da implantação do programa Saúde nas Escolas.

Na cobertura de vacinação contra a covid-19, foram realizadas jornadas estendidas semanalmente para atender toda a população, e sábados “Dia D” com horários especiais.

■ Parcerias com Unidades de Saúde e hospitais para realização de cirurgias eletivas ■ Intensificação nas ações de prevençãoSetembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Vermelho ■ Implantação de protocolos de acesso para os serviços de Saúde, ■ Ampliação de frota e atendimentos a pacientes transportados pela Secretaria Municipal de Saúde pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

27
Outros serviços: Especial Cidades
Ampliação de 1 equipe Estratégia Saúde da Família;
Ampliação de 1 equipe em Saúde Bucal; ■ Implantação das PIC´sPráticas Integrativas na Saúde
Ampliação de oferta de exames e consultas ■ Educação PermanenteCapacitação de Profissionais ■ Reforma/revitalização das Unidades de Saúde

Especial Cidades

Especial Cidades

Curiosidades

A cidade começou com o povo pré-histórico, colonização açoriana e resultou num belo conjunto arquitetônico tombado pelo patrimônio nacional. Aliado a isso ainda é possível encontrar em Laguna belas praias, um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América e diversas peculiaridades de um município que se transformou em roteiro histórico cultural.

Gerações de famílias viveram nos sambaquis, que em tupi-guarani quer dizer amontoado de conchas. De acordo com levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), o município conta com 43 sítios arqueológicos, de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis.

Laguna nasceu em terras de disputa colonial. Durante os séculos XVII e XVIII, disputas entre as metrópoles

portuguesa e espanhola resultaram no Tratado de Tordesilhas (1494). Desse conflito entre metrópoles, uma extensa colônia passava a se formar.

Foi no ano de 1676, em 29 de julho, data de fundação de Laguna, que o bandeirante vicentista Domingos de Brito Peixoto chegou na cidade. Por ser devoto a Santo Antônio, o bandeirante batizou o lugar como Santo Antônio dos Anjos de Laguna. Sua primeira providência foi a construção de uma capelinha, construída de pau a pique, mesmo local da atual. Poucos moradores fixaram residências na localidade neste período.

A vila foi elevada à condição de cidade, com denominação de Laguna, pela Lei Provincial n.º 239, de 15 de abril de 1847.

Dados

Área: 336,396 Km2

População: 46.424 pessoas

Eleitores: 34.135 IDH-M: 0,575

PIB per capita: R$ 732.122,57

Foi na virada do século 19 para 20, pelo enriquecimento natural da população, que Laguna testemunhou o, até então, desenvolvimento urbano e intelectual mais significativo desde a sua fundação. Surgiram nesta época o teatro Sete de Setembro (1858), a tipografia do primeiro jornal (1878), o hospital (1879), o primeiro hotel na Rua da Praia, o Cine Central, a iluminação pública a petróleo (1891) e o antigo Mercado Público (1893). Este último, incendiado na primeira metade do século XX.

Em 1985, após estudos baseados em levantamento, o Iphan propôs o tombamento de uma fração da cidade. Este foi considerado, por suas características e atributos, o centro fundamental para a manutenção da identidade e da paisagem urbana tradicional do sítio histórico da cidade.

28
CRÉDITO: RONALDO AMBONI

SUCESSÃO FAMILIAR NO CAMPO

Santa Rosa de Lima, município catarinense da Região das Encostas da Serra Geral, há décadas é reconhecido pela sua inovação na agricultura familiar. No final dos anos 90, foi pioneiro na produção de alimentos orgânicos e deu início ao desenvolvimento do agroturismo, tornando-se destino referência nacional. Agora, se prepara para novos desafios e busca inovações na produção agrícola. E, em meio a esse trabalho constante de aprimoramento, a questão da sucessão da propriedade.

Aos 28 anos, o agricultor César May tem buscado, nos últimos anos, se capacitar cada vez mais na administração da propriedade da sua família, localizada na comunidade de Rio do Meio, originalmente adquirida pelos seus pais, Silvério May, 60 anos, e Salete Vandresen May, 58, quando ele tinha sete anos de idade. Atualmente, os três mais a esposa de César, Joziane Boeing, de 22 anos, tocam o lugar.

Instalada em uma área de 21 hectares, a propriedade possui uma produção diversificada em lavoura de fumo, uma pequena criação de suínos e a produção de leite. Esta última atividade é que tem recebido maior investimento por parte de César. “Tenho feito cursos, especialmente através da Epagri, e algumas vezes até mesmo indo estudar em Tubarão, no Cetuba (Centro de Treinamento de Tubarão da Epagri). Tenho aprendido muita coisa que não imaginava ser tão importante para o bom rendimento da produção”, conta o jovem agricultor.

Ele lembra que, aos 18 anos, chegou a morar em Braço do Norte. Trabalhou como instalador de equipamentos de aviários e como operário na indústria metalúrgica. Depois de quatro anos e meio, veio o desejo de voltar para o campo. Para isso, foi importante o apoio dos pais para aprimorar seu conhecimento.

“O César veio até nós e falou que queria estudar para tocar a propriedade. A gente resolveu, então, ajudar. Se era essa a vontade dele, a gente iria fazer a nossa parte”, relembra o pai. “Antes, nós produzíamos fumo, basicamente, para nos manter. E as vacas de leite eram algumas que a gente tinha soltas no pasto. Agora, temos 40 vacas, 17 delas em lactação (produzindo leite)”, comemora.

Entre as técnicas que contribuíram para impulsionar a produção na propriedade da família se destaca o sistema silvopastoril, que consiste na divisão da área de pastagem em setores menores, chamados de piquetes, e sombreamento, que oferece pontos em que o gado pode se abrigar do sol, sob as sombras de árvores, em dias de calor. “Mas um fator que tem contribuído muito para uma boa produção tem sido a nutrição. Hoje, a alimentação é cada vez mais importante para garantir uma boa produção de leite”, ressalta César, relatando que suas 17 vacas em lactação rendem, atualmente, cerca de 8,5 mil litros de leite ao mês.

Agricultura Familiar 30
Capacitação e aprimoramento buscam garantir permanência de jovens no agroturismo, em Santa Rosa de Lima

Parceria para aprimorar a produção

O sucesso de César e sua família é exemplo de uma série de ações desenvolvidas em Santa Rosa de Lima que buscam aprimorar a produção agrícola e garantir a rentabilidade da propriedade rural. Boa parte destas ações são realizadas na forma de parceria, como a que ocorre entre a prefeitura e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Especialmente no setor de produção de leite, são oferecidos cursos e capacitações como forma de assegurar a sucessão familiar.

“A questão da sucessão na propriedade é algo que tem recebido uma atenção especial através destes cursos que são oferecidos pela Epagri, com apoio da prefeitura”, destaca o agente técnico da Epagri em Santa Rosa de Lima, Lúcio Schmidt. “No setor leiteiro, por exemplo, o município possui cerca de 100 propriedades produtoras e já capacitamos aproximadamente 20 jovens. Outros ainda passarão por novos cursos no ano que vem”, enumera.

Para o prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, parcerias e outras ações que buscam a inovação na agricultura familiar são importantes para garantir o progresso do município. “Mais da metade da nossa população vive no meio rural e tem sua atividade baseada na agricultura familiar, que, por sua vez, tem na produção de leite uma das suas principais fontes de renda. Há muito tempo, Epagri e Santa Rosa de Lima desenvolvem projetos em conjunto, e os resultados nós podemos observar na qualidade e na rentabilidade da nossa produção”, comenta. Salésio destaca também uma nova parceria, entre prefeitura e Senar-SC. Entre os cursos que deverão ser oferecidos, há um na área de administração financeira, que, inclusive, já despertou interesse do jovem agricultor César May. “Aqui (na propriedade) não entra nem sai um prego sem estar registrado. Quero aprender ainda mais sobre essa área, pois somente assim que é possível saber se, de fato, a propriedade está gerando lucro”, conclui.

Agricultura Familiar

EMPREENDEDORISMO é ensinado desde cedo

Ação leva conhecimento para jovens que ainda estão na escola e se preparam para buscar uma graduação

Muitas das grandes e renomadas empresas que lucram grandes cifras e transformam a sociedade na qual estão inseridas surgiram do zero. Alguém identificou uma necessidade, teve uma ideia, investiu e montou o próprio negócio que, entre altos e baixos, tempos depois, passou a se sobressair.

Se muitos destes empresários tivessem toda a noção de empreendedorismo desde cedo, talvez registrassem mais “altos” que “baixos” em suas trajetórias. É este aprendizado que cerca de 30 alunos da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Portinho Bittencourt, de Imaruí, receberam por meio do projeto Vivercom

Edição Proesde Imaruí, que levou a Jornada Empreendedora ao município.

A ação foi desempenhada por bolsistas dos mais variados cursos da Unesc, coordenados pelo professor Diogo Moraes. Ele lembra que o público-alvo no município está na transição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, por isso a importância em despertar a veia empreendedora. “Também temos o programa Mentoring, que é para eles construírem uma empresa, seja com fins lucrativos ou não. Empreender não é só pensar no próprio negócio, mas também tomar a iniciativa como um propósito”, ressalta.

32 Economia

Elaboração do Plano de Negócios como missão

Os jovens elaboram um Plano de Negócios. “Por meio do empreendedorismo eles podem solucionar problemas da comunidade. Sabemos que o brasileiro possui esta veia empreendedora, mas muitas vezes precisa da parte técnica, que é o que levamos à escola de Imaruí”, cita o acadêmico e bolsista Edemilson Mariot.

Em um dos encontros, os estudantes de Imaruí foram instigados a iniciar o planejamento e, para isso, foram separados em grupos para pensar em um empreendimento, como foi o caso do aluno do oitavo ano Vitor da Rosa Fernandes. “Foi diferente. Algo que

não tinha pensado em fazer e uma atividade que nunca foi feita em sala de aula”, diz o estudante de 13 anos que, ao lado de dois colegas, pensou na constituição de uma churrascaria.

Empresário, o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Kelvin Martins, também falou aos alunos sobre empreendedorismo. “Comecei a trabalhar aos 12 anos. Sempre tive envolvimento com a CDL e posso dizer que quando você passa a criar e depender somente de você para escrever o seu futuro, isso é incrível”, enfatiza.

Cidadania financeira também é tema

Quando se faz referência às finanças normalmente vem à cabeça a aplicação de um conjunto de técnicas e ferramentas para as corporações, mas, mais do que isso, é importante entender a amplitude, o dinamismo e o alcance da área financeira, uma vez que afeta a vida das pessoas e das organizações.

Pensando nisso, a Unesc, por meio do projeto de extensão “Educação Financeira nas Escolas”, vem desenvolvendo ao longo dos anos atividades de extensão universitária por meio do estímulo a jovens e adolescentes. Palestras e oficinas para a aplicação prática dos conhecimentos estão programadas ao longo da atividade.

Conforme o coordenador do projeto, professor Abel Corrêa de Souza, o propósito é capacitar jovens e adolescentes no trato dos recursos financeiros. São promovidos debates sobre temáticas das diversas áreas da Ciência da Administração, incluindo temas como Administração Financeira, Análise de Investimentos, Educação Financeira, fontes de recursos, negociação, tomada de decisão e responsabilidade social, que visem estimular a produção científica entre os participantes.

33 Economia

Importância da IMUNIZAÇÃO É META

Em Tubarão, ações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) buscam maior número de vacinados

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A imunização elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem atuado de forma expressiva para que todos os grupos sejam vacinados. Os dados, coletados pelo chamado “vacinômetro”, apontam que, até outubro, 93,72% dos moradores foram imunizados com as duas doses contra a covid-19.

Em se tratando da primeira dose de reforço, 84,34% das pessoas de até 60 anos receberam o imunizante, bem como 64,32% das crianças de até 12 anos de idade. A porcentagem do segundo

reforço é de 49,49%, para pessoas de até 60 anos, e 27% para a população de até 25 anos.

É importante destacar que a vacina é a única forma de prevenção e proteção contra o vírus, e deve ser tomada por todos para que não surjam novas ondas que propaguem maior disseminação do vírus. “É fundamental que as pessoas atualizem os esquemas vacinais com as doses de reforço e também que as crianças se vacinem, para interromper a cadeia de transmissão, reduzir o número de hospitalizações, casos graves e óbitos. A covid é uma doença que tem como se prevenir por meio da vacina e tem impacto tão relevante na mortalidade infantil como outras doenças que são preveníveis por meio da vacinação, como sarampo, caxumba, rubéola, dentre outras”, ressalta a coordenadora de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Shaiane Salvador.

Número de crianças vacinadas ainda é pequeno

Entre os adolescentes de 12 a menores de 18 anos de idade, 82,27% foram vacinados com as doses primárias, mas somente 21,77% dos menores de 17 anos receberam o primeiro reforço. A preocupação maior é em relação ao público infantil, já que somente 5,52% das crianças com cinco anos ou menos receberam a primeira dose da vacina, e 2,26%, a segunda.

34 Saúde Coletiva

Programa Saúde Mais Perto de Você estreita laços

Uma das estratégias da Fundação Municipal de Saúde está sendo aplicada através do Programa Saúde Mais Perto de Você. Num ônibus, profissionais de saúde ficam em locais estratégicos na cidade, onde são aplicadas as vacinas.

Outra ação que tem trazido bons frutos é a visita de equipes de imunização em Centros de Educação Infantil (CEI) e em escolas municipais para colocar em dia as vacinações do público infantil. A ação visa principalmente à vacinação contra a poliomielite e campanhas de multivacinação.

O Pedrinho Campeão esteve presente na ação para diminuir o medo dos pequenos. Foram distribuídos balões, bolinha de sabão, balas e pirulitos,

adesivo de supercorajoso e supercorajosa, e certificado da coragem para a criançada que se vacinou.

Para que as vacinações em ambiente escolar sejam executadas, as equipes de saúde realizaram contato com os diretores, a fim de organizar a ação junto aos pais e responsáveis. “A vacinação é algo que causa ansiedade e medo, principalmente nas crianças. Por medo da tão temida agulha, o Pedrinho Campeão realizou visitas na educação infantil, com conversas e brincadeiras para incentivar e diminuir toda a ansiedade”, explica a coordenadora do setor de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Shaiane Salvador.

Ainda neste ano, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou no primeiro semestre 223.449 exames através do Sisreg, por meio do programa “Detona Fila”, um investimento de R$ 2.286.384,30.

Foram liberados mais de 200 exames laboratoriais, mais de 13 mil preventivos, pouco mais de 4 mil ultrassonografias, 729 de mamografia bilateral,

709 exames cardiológicos, 316 densitometrias, 611 endoscopias, 302 colonoscopias, 251 espirometrias, 213 audiometrias e 157 tomografias em paciente que tiveram covid-19.

O programa ‘Detona Fila’ é uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde para tentar, o mais rápido possível, realizar exames dos tubaronenses via Sisreg.

35
“Detona Fila” dá suporte para exames

“EDUCAÇÃO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE”

Professora doutora, reeleita como reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta acredita que o ensino e a busca por informações são pontos de mudança. Para a reitora, além disso, a união de forças sociais, do setor público, do setor produtivo e de entidades do terceiro setor é fundamental. Sobre esses e outros assuntos, Luciane discorre na entrevista desta edição.

Entrevista
37

TUDO – A sra. vem da área da saúde. Pesquisadora, professora com uma vasta trajetória. Como e por que teve o desejo de se tornar reitora? Conte um pouco sobre esse processo.

LUCIANE - Acredito que a reitoria da Unesc tenha sido o desfecho de uma trajetória na gestão universitária, ocasional, como consequência de um trabalho. Não foi projetada e nem desejada, foi resultado de uma trajetória acadêmica. Iniciei na instituição como professora, fui coordenadora de curso, coordenadora de ensino da área da saúde, diretora de área, pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão e, então, como consequência, reitora. Posteriormente, fui reeleita, com um bonito resultado de votos, o que representou um momento importante e de ainda maior estímulo para seguir a caminhada. Minha formação é na saúde e é também em gestão; então, a gestão de uma universidade que se faz com conhecimentos de administração, mas também conhecimentos acadêmicos (no ensino, na pesquisa e na extensão), acredito que se conectam com minha formação e minha trajetória acadêmica.

TUDO - O fato de ser mulher e ser a primeira reitora da Unesc já devem ter lhe trazido alguns desafios. Qual foi o maior deles e porquê?

LUCIANE - Sim, o fato de ser mulher e a primeira mulher reitora da Unesc me trouxe inúmeros desafios e testes de resiliência, resistência e coragem, os quais entendo que superei com primazia. Não há um desafio maior ou menor, há desafios cotidianos e os maiores foram como gestora em tempos desafiadores como uma pandemia. A sociedade ainda é masculina em muitos setores de gestão, mas observo que a mulher tem obtido foco e determinação, posicionamento e inteligência e tem se colocado muito bem nos diferentes setores que assume. Entendo que trago uma trajetória de realizações obtidas com uma grande equipe composta por homens e mulheres dedicados e valorosos e, portanto, com muitas realizações.

TUDO - Em sua primeira gestão como reitora, a sra. enfrentou, junto com toda a sociedade, a avassaladora pandemia. De que maneira lidou com essa situação na universidade?

LUCIANE - Coragem, equipe, estratégia e grande senso de prioridade. Primeiro, cuidamos das pessoas (estudantes, professores e colaboradores); depois, organizamos rapidamente o sistema acadêmico, capacitando professores e acolhendo estudantes com um sistema tecnológico e acadêmico completamente ressignificado em 15 dias. Em seguida, cuidamos das contribuições à comunidade externa. Foi um período avassalador para nossas vidas, mas de grandes feitos e a universidade se agigantou nesse período. Observamos que era preciso diversificar nosso portfólio e construímos a escola técnica (Unesc Tec), com 18 novos cursos. Ampliamos o número de estudantes da graduação e do Colégio Unesc, bem como reorganizamos a pós-graduação. A Unesc tomou proporções impressionantes na pandemia, saindo dela como um exemplo de superação.

TUDO - A sra. foi conduzida recentemente para sua segunda gestão como reitora. Quais projetos deseja colocar em prática neste novo momento?

LUCIANE - Para este segundo mandato, temos o desafio contínuo da estabilidade institucional, bem como a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que inclui os projetos de expansão tanto territoriais quanto acadêmicos. Nossa meta é a excelência e, portanto, esse é o nosso grande projeto.

TUDO - A educação, sem dúvidas, abre portas para o futuro. Para a sra., qual a importância da união de forças para manutenção das universidades comunitárias?

LUCIANE - Sim, a educação é o principal instrumento de transformação da sociedade. A união de forças sociais, do setor público, do setor produtivo

38
Entrevista

e de entidades do terceiro setor é fundamental. As universidades comunitárias são um patrimônio do estado de Santa Catarina, responsáveis diretas, há mais de 50 anos, pelo desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do nosso estado. A ciência e a tecnologia em nosso estado também foram ampliadas por conta do conhecimento e da inovação que se produz em nossas universidades. A internacionalização das nossas instituições comunitárias também é um elemento de destaque. Somos responsáveis pelo atendimento à população na área da saúde, das ciências jurídicas, do empreendedorismo e da inovação, com inúmeros projetos de pesquisa e de extensão que transformam vidas e cenários. Logo, a união de forças para a defesa e proteção deste patrimônio catarinense, que são as universidades comunitárias, é de suma importância.

TUDO - A Unesc tem atuado em diversos projetos de extensão. O que isso representa para os alunos e a comunidade em sua volta?

LUCIANE - A extensão universitária desenvolve atitudes, competências e habilidades que transformam estudantes, professores e as comunidades atendidas. Logo, são essenciais à formação acadêmica. Permite aos alunos colocar em prática o conhecimento compartilhado em sala de aula durante a graduação. Atualmente, temos quase 200 projetos de extensão nas cidades da Amrec e Amesc.

TUDO - Sua trajetória é marcada por ser conhecida como uma grande pesquisadora. De que forma a universidade tem incentivado o setor de pesquisas?

LUCIANE - A Unesc é uma das universidades com o maior investimento na produção de ciência e pesquisa e tem sido reconhecida internacionalmente. Hoje, são mais de 500 projetos de iniciação científica que contemplam professores e estudantes, além de oito programas de mestrado e cinco programas de doutorado. A universidade apresenta programas próprios de incentivo à formação e

consolidação de pesquisadores e minha trajetória é uma resultante destes investimentos. Recentemente, recebemos os resultados da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação que avalia e certifica a pesquisa no Brasil. Todos os nossos programas foram muito bem avaliados, porém cito o programa de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, que obteve o conceito máximo, nota sete, se consolidando internacionalmente. Somos a única universidade não estatal do Brasil com um programa de Ciências da Saúde com conceito sete. Além disso, o investimento nas colaborações internacionais tem gerado um diferencial qualitativo importante e estimulado alunos e professores à realização de estágios em diferentes países, conectando o conhecimento produzido aqui com o mundo. A Unesc, hoje, se coloca como um grande celeiro de produção da pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação.

TUDO - Com o advento do avanço das tecnologias, as universidades têm acompanhado esse processo. De que maneira a Unesc tem atuado sobre esse tema?

LUCIANE - No processo de todo o ecossistema acadêmico, ressignificado por meio de currículos que incluem as tecnologias como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento de diferentes competências requeridas pelo cenário atual. E também de toda a tecnologia implantada na infraestrutura da Universidade, os processos de formação continuada de professores e de formação de estudantes que envolvem as tecnologias, além de todo o ecossistema de inovação, como o Unesc Connect, o Centro de Realidade Mista, o Programa de Incubação Tecnológica de Ideias e Negócios (Itec.in), que vem contribuindo com diversas startups e, consequentemente, com o ecossistema de inovação do Sul de Santa Catarina, workshops de inovação, Feira de Inovação, as tecnologias assistivas, o Centro de Inovação, o CRIO, localizado no centro da cidade de Criciúma, o Unesc Labs, e todo investimento em ciência, tecnologia e inovação.

39 Entrevista

TUDO - Sua formação conta com duas graduações: Enfermagem e Administração de Empresas. Além disso, a sra. cursa Direito. O que lhe motivou a buscar a terceira graduação e como isso irá agregar na sua vida pessoal e profissional?

LUCIANE - Entendo que a aprendizagem se dá ao longo da vida e que é absolutamente imprescindível, sobretudo, quando ocupamos funções de gestão. O Direito me produz encantamento desde sempre. É uma área de conhecimento que amplia o olhar, melhora a tomada de decisão, produz narrativas sustentadas na justiça e na legalidade e entendi que se fazia necessário. Ao ingressar no curso e participar dos conteúdos, percebi ainda mais a aderência à minha formação e, sobretudo, às funções que exerço. Além disso,

estudar, conhecer e aprender me produzem grande significado. Escolhi, então, continuar estudando, por necessidade e por prazer.

TUDO - Gaúcha, escolheu Santa Catarina para firmar suas raízes e construir sua vida. É também Cidadã Honorária de Criciúma. O que o Estado e a região representam para a sra.?

LUCIANE - Vivi mais tempo em Santa Catarina, em Criciúma, do que no meu estado e cidade de origem. Aqui, construí minha família, minhas amizades, meus projetos profissionais. Minha filha é criciumense. Meus projetos de felicidade estão aqui! Costumo dizer que minha certidão de nascimento se deu ao receber o título de Cidadã Criciumense, do então vereador Itamar da Silva, a quem sempre serei grata.

40 Entrevista

Serviço de radioterapia do HNSC

Uma conquista que transforma a vida dos pacientes oncológicos da nossa região.

Iniciamos no HNSC uma nova fase do serviço oncológico com a inclusão da radioterapia. Um espaço integrado, com infraestrutura adequada, modernos equipamentos e uma equipe multidisciplinar especializada, para proporcionar aos pacientes o máximo de acolhimento e conforto.

RECONEXÃO AMPLIADA

A ligação com a natureza deixou de lado as tendências para se transformar em uma realidade. E para celebrar a inauguração do espaço exclusivo de mobiliário outdoor da Modalle, integrante do portfólio da Masotti Florianópolis, o arquiteto Marco Antonio Medeiros apresenta sua visão desta

Cores neutras

interação do homem e o meio ambiente ao criar o ambiente [Re]conexão. “Com o que vivemos nos últimos anos, aprendemos a valorizar cada vez mais a conexão com a natureza sem deixar de lado o conforto, a ergonomia, a estética e a cor”, explica o arquiteto conceituando sua criação.

Em dois ambientes, o profissional aposta nas cores neutras dominantes em praticamente todo o mobiliário como o cinza, o gelo e o off-white, entre outras. O colorido surge através das gravuras da natureza, com seus verdes e azuis -, e das cortinas feitas a partir de tubos de alumínio, criação da própria Modalle.

43 Ambientes
Arquiteto e urbanista Marco Antonio Medeiros busca inspiração na natureza para criar espaço de mobiliário outdoor

Convite ao descanso

Entre os destaques escolhidos para mostrar a coleção estreante, tanto no primeiro pavimento quanto no térreo do novo espaço, estão as cadeiras Salvatori e a espreguiçadeira Marine, ambas de Ibanez Razzera. Imponente e elegante, o conjunto Oca também leva a assinatura do designer e convida para o descanso.

Conexão

Já a banqueta Amalfi e o balanço Revoar são da designer Marta Manente. O outro balanço, perfeito para os momentos de conexão com o ambiente e as lembranças de infância, chamado de Nidus, traz a identidade do designer Maurício Bonfim.

44 Ambientes

Evolução

Estas assinaturas de algumas das principais grifes do design nacional demonstram também o crescimento da própria Modalle. Para Rogério Lemos, proprietário da Masotti Florianópolis, o momento atual confirma tanto o aumento na demanda quanto a evolução da marca. “Nos 20 anos de Masotti Florianópolis, fizemos várias tentativas de parcerias com diferentes marcas de linha outdoor. Em 2013, a gente começou uma conversa com a Modalle e montamos um pequeno showroom, bem tímido. Mas deste primeiro, fomos ampliando e dedicando mais espaço”, relembra o empresário.

Espaço planejado

E como se estivesse no comando de toda a disposição do mobiliário ao seu redor, o estofado em módulo Bússola percorre o espaço em mais uma criação de Bonfim.

45 Ambientes

Parceria

Rogério vai além e explica o longo caminho da parceria: “Aí a gente foi evoluindo e eles, em contrapartida, também cresceram, principalmente na linha de produção e no design do produto. Como a procura por móveis de área externa aumentou e os clientes e profissionais especificadores queriam ver o mobiliário de perto, decidimos ampliar o nosso espaço de mobiliário outdoor”, finaliza.

O profissional

Marco Antonio Medeiros é arquiteto e urbanista formado pela Unisul. Atua no mercado de interiores há mais de 20 anos, possuindo vasta experiência em consultoria e projetos de arquitetura e interiores de alto padrão.

46
Ambientes
47

CURVAS E CORES QUE FASCINAM

Um dos pontos principais para um projeto comercial é a fachada, onde a intenção é captar a atenção do cliente de forma natural. O ponto-chave para essa vitrine é a ousada iluminação junto com o desenho do mobiliário, evidenciando a visualização das peças dispostas. Esse é o projeto da arquiteta Isadora Cachoeira desenvolvido para uma joalheira e óptica. “Para esse projeto utilizei as formas curvilíneas, trazendo movimentos que envolvessem o olhar do cliente, com o intuito de percorrer por todo o interior da loja”, revela a arquiteta.

48 Ambientes
Projeto comercial desenvolvido pela arquiteta Isadora Cachoeira marca um novo conceito para uma joalheria e óptica, com elementos chaves de uma arquitetura contemporânea

Detalhes

Contando com riqueza nos detalhes, a loja Marilda Joias e Óptica foi transformada para uma nova fase, e a criação para esse novo momento foi feita do zero. “Mudamos por completo, desde a disposição de layout até os desenhos dos móveis e iluminação, e essa era exatamente a intenção, recriarmos um ambiente onde os clientes finais conseguissem sentir a nova essência do local”, completa Isadora.

49 Ambientes

Cores estratégicas

As cores foram utilizadas de forma estratégica; a paleta rosa é o que norteia o projeto, junto com os elementos de arcos, para demarcar a imponência e os pontos principais do ambiente. Sobretudo, contamos com a delicadeza necessária para idealizar a setorização dos espaços. “A ideia era conseguir aproveitar o máximo de espaço para as necessidades da loja. Uma

das solicitações principais era ter uma limitação para que fosse possível existir um atendimento diferenciado para as joias. Então, de forma sutil, criamos uma subdivisão de espaços através de um móvel orgânico no centro da loja, servindo como expositor das peças principais. Assim, a partir de uma necessidade, criamos uma das peças mais marcantes da loja.”

Dourado como aposta principal

Essa área foi pensada exatamente para os produtos mais diferenciados. A paleta principal ser o dourado foi proposital para agregar ainda mais valor ao espaço, contudo, temos a integração com a natureza através do painel verde, com o objetivo de remeter ao relaxamento e aconchego os clientes finais. “Para as joias e ouro quis propor algo diferente. Fugindo do comum, brinquei com caixas de vidro envolvidas em estruturas curvas com iluminação adequada, para que chamasse a atenção e instigasse o desejo de compra”, descreve a arquiteta.

50
Ambientes
51

Movimento e leveza

Além da paleta rosa, a arquiteta trabalhou com tons amadeirados, tornando a loja aconchegante e a criação desses painéis foram feitas em lâminas anguladas, para trazer ainda mais movimento junto com as formas orgânicas dos mobiliários. Ao fim da loja tem-se o lavabo.

“Que naturalmente tentamos esconder. Aqui, trabalhamos o contrário: potencializamos a criação de um portal, fazendo um ponto de chamada intrigante, onde temos o interesse de conhecer o lado após”, completa Isadora.

Sofisticação

“O espaço onde denominamos o caixa é colocado no eixo da loja, com formas curvas e se destaca com os acabamentos ripados, enaltecendo o estilo contemporâneo, junto ao apoio para bolsas em dourado, valorizando toda a sofisticação do local”, afirma a arquiteta.

52

Funcionabilidade

Além da estética, a arquiteta conta que precisou pensar na funcionalidade necessária para o dia a dia. “Por isso, elaboramos um local multifuncional, onde fosse possível utilizar para a manutenção dos produtos e também área de apoio para servir aos clientes”, fala. Contextualizando com toda a loja, as mesas de atendimentos seguem com traços curvilíneos, com detalhes já pensados para atender a necessidade de ter um apoio para colocar equipamentos de atendimento, sem que perdesse a estética.

A profissional

Isadora Cachoeira trabalha há 8 anos no mundo da arquitetura e há dois anos fundou o escritório Isa Arq, onde atua com foco na arquitetura residencial e comercial, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores. “Meu trabalho não é apenas desenhar peças ou projetar casas e edificações. Sou arquiteta para materializar experiências”, reflete.

54
Ambientes

DUAS AMIGAS E UMA PAIXÃO EM COMUM: OS LIVROS

O amor pela leitura fez duas amigas se unirem ainda mais. A arquiteta e urbanista Bruna Comeli e a enfermeira Ana Karina Yoshiga transformaram o que era um hobby em uma diversão através das redes sociais. No Instagram elas criaram o perfil @estantedasbests.

“Estante nos remete aos livros e bests porque é a forma que nós nos tratamos. Nosso estilo literário é focado em romances, fantasias e distopias. Desde criança nós já lemos. Para nós já era um hábito, porém, após iniciarmos nosso perfil, passamos a ler com ainda mais frequência”, comenta Bruna.

Ana conta que ambas sempre tiveram envolvidas com os livros. “Sempre amamos muito a leitura, mas em 2021, em meio à pandemia, sentimos a necessidade de compartilhar com mais pessoas a nossa paixão pelos livros. Para nós,

além de ser uma troca de experiência, foi uma fuga da realidade que estávamos vivendo”, relembra a enfermeira.

Ana Karina tem 34 anos, é enfermeira, tem uma rotina bem intensa e trabalhou na linha de frente contra a covid-19. Encontrou nos livros um alívio para os dias exaustivos. Bruna é arquiteta, e tem 33 anos. “Quando iniciamos o perfil, eu tinha contraído a covid e estava em isolamento. Foi nos livros que tivemos a ideia de termos um perfil, uma forma de amenizar os medos”, destaca Bruna.

Ela completa que as duas sempre tiveram uma ligação especial. “Já trocávamos muitas figurinhas e indicação de livros, e Ana, sentindo o que eu estava passando, propôs que o @estantedasbests se tornasse real”, diz.

56
Cultura
Arquiteta e enfermeira unem amor pela literatura e dividem experiências e hobby com internautas

Grã-senhora A e Lady B

No perfil literário, as amigas têm codinomes. Ana é a Grã-senhora A e Bruna é Lady B. “Nossos codinomes surgiram naturalmente, usamos eles primeiro para nos remetermos aos gêneros literários que gostamos e personagens que marcaram nossa história”, fala Bruna. Ana conta que elas também usam os codinomes porque gostariam de sentir-se parte das histórias. “Como se estivéssemos construindo um personagem. Algo que nos permita transitar por vários caminhos, fazendo parte da fantasia. A partir daí, nós nos empenhamos mesmo. Cada post é pensado com muito carinho. Quando lemos um livro já buscamos pensar em como podemos transmitir o máximo o que sentimos”, comenta.

Posts são elaborados e fotos ganham forma

Após ler os livros, ambas fazem uma resenha, dando sua opinião do que acharam da história lida. “Com a resenha pronta, produzimos as fotos. Todas as nossas fotos são autorais e, por incrível que pareça, isso faz com que nossa imaginação seja estimulada. Criamos cenários, tudo buscando transmitir para nossos seguidores as sensações que temos ao ler o livro”, afirma Bruna.

“É muito gratificante as trocas que temos com nossos seguidores, e ainda mais legal quando os autores e as editoras dão seus feedbacks e comentam nossos posts. Recentemente, visitamos a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Foi uma experiência incrível; após quatro anos longe do público, a Bienal abriu as portas novamente e tivemos o prazer de visitá-la”, complementa Ana.

Neste ano, as amigas foram selecionadas para serem parceiras do grupo editorial Companhia das Letras, fazendo parte do time de leitores de 2022. “Isso tudo nos proporciona novas experiências, novas amizades e nos motiva a continuar nosso projeto. Nossa rotina em relação ao perfil não tem como ser fixa, pois conciliamos com nossas profissões e com o dia a dia. Mas sempre buscamos fazer pelo menos de um a dois posts semanais. A leitura nos mostra como podemos nos transportar para novos lugares e épocas por meio de um livro”, destaca Bruna.

57
Cultura

A ARTE DE ENALTECER A BELEZA

“Cada profissional tem uma importância na sociedade e, para mim, trabalhar com cabelos é uma oportunidade de desenvolver a arte. E é assim que levo a vida há sete anos”.

São com essas palavras que o cabelereiro Fernando Machado, de 33 anos, fala sobre seu amor pela profissão. Tubaronense, atualmente possui um salão, o Fernando Machado Beauty Experience, onde atua em parceria com a irmã, Fernanda Machado Custódio.

Sua trajetória começou ainda muito cedo, aos 15 anos, atendendo familiares. “Eles acreditavam em meu potencial e minhas habilidades naturais, sobretudo, já possuía um dom oculto. Aos 17 anos, com um certo preconceito em ser cabeleireiro, ingressei na universidade e me formei em ciências biológicas, atuando por seis anos na área da educação, e tudo foi maravilhoso”, relembra Fernando.

Mas o profissional tinha um sonho. “E o que iria definir o sucesso do meu sonho seria o tanto que eu profetizaria isso, porque se você idealizar e amar muito o seu sonho, o ambiente social se comportará de maneira favorável para que seu desejo se torne realidade. Assim, fui me disciplinando, criando metas e atributos que profissionais de sucesso têm”, destaca.

De acordo com Fernando, ele trabalhou nos principais salões da cidade em busca de conhecimento, experiência e liderança de equipe, com formação acadêmica pela Keune Academy, Pivot Point, Criadores de Imagem e Vidal Sassoon por Neandro Ferreira.

58 Beleza
Há sete anos, os profissionais irmãos Fernando e Fernanda Machado usam seu talento para deixar as clientes ainda mais bonitas FERNANDO MACHADO E FERNANDA MACHADO CUSTÓDIO Cabeleireiros

Sempre à frente das tendências

“Preciso estar atento às tendências, não só de cabelos, mas também aos desfiles das principais grifes de roupas, às semanas de moda e, principalmente, às revistas e blogs para ganhar meu espaço no mercado de trabalho e me posicionar como profissional cabeleireiro. Busco estar constantemente me atualizando, trazendo técnicas e os melhores produtos que o mercado da beleza pode me oferecer”, fala Fernando.

Atualmente, a equipe dele é composta por 12 profissionais parceiros, preparados e engajados para atender de forma humanizada, indo além da prestação de serviços, numa modalidade de atendimento na qual o cliente se sente verdadeiramente ouvido, sem padrões mecânicos, proporcionando conexão, experiência única e memorável.

De olho em 2023

Segundo Fernando, o que promete para a estação do verão de 2023, com certeza, são os tons de ruivo, com muitas tonalidades e estilos diferentes, entre cores avermelhadas, acobreadas e alaranjadas. Cabelos com coloração entre marrom, caju, marçala, borgonha e vermelhos estarão em alta.

“Os iluminados, com uma pegada de muito contraste entre luz e sombra nos tons de dourado, marrons, acobreados, castanhos e até mesmo o castanho cinza, deixando a cor parecida com um cogumelo escuro, que promete nesta nova estação”, antecipa Fernando.

Os loiros e suas variações entre os quentes, até as tonalidades mais frias como o platinado, vêm para compor muitos looks. “Mais que uma tendência de beleza, uma libertação, os cabelos brancos estão cada vez mais na moda, trazendo personalidade e charme. Por isso, mulheres de cabelos brancos geralmente são associadas a características fortes como coragem, determinação e autoconfiança. Lembrando que para aderir a este estilo o ideal é possuir um corte que case com esta nova imagem e que dê muito estilo e beleza”, descreve.

59

Os cortes que vão vir com tudo

O corte pixie cut está ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres; está entre os cortes de cabelo mais adotados desse ano, e não vai ser diferente para o ano de 2023. O corte raspado na lateral, chamado de sidecut, onde a mulher joga os cabelos todos para a lateral, é uma das tendências tanto no curto quanto no longo, transcendendo muita personalidade.

Os cortes com desconexões, que consiste em cortar os cabelos de diferentes tamanhos, mas que traz harmonia, combina com os mais variados estilos, principalmente em cabelos cacheados e afro, trazendo muita elegância para a mulher que o utiliza.

O corte com franja nunca sai de moda e está sendo muito utilizado no ano de 2022, igualmen -

te para 2023, mas não poderia deixar de destacar a franja baby bang, na qual sua principal característica é ser mais curta que o normal, e também a franja bardot ou cortininha, que fez muito sucesso nos anos 60 e continuará fazendo.

O long bob, na linha do ombro, short bob e chanel, em cima do ombro, são cortes que ganharam o coração das brasileiras há algumas temporadas e nunca mais saíram de moda. Combinando com todas as texturas de cabelo, liso, cacheado ou ondulado.

O corte em camadas, que também está em grande alta, mostra uma parte se sobrepondo a outra, e até mesmo o shaggy hair, que são camadas na parte da frente, trazendo um estilo único e incrível para a pessoa que o utiliza.

Onde encontrar Fernando e sua equipe

60 Beleza
O salão Fernando Machado Beauty Experience está localizado na avenida Pedro Zapelini, em Tubarão, no Edifício Monterey, número 1337, sala comercial 01.

Preservação para fomento do TURISMO NO LITORAL

Com leis voltadas ao setor, instituições ligadas à preservação do meio ambiente, empreendedores e a sociedade são beneficiados

As baleias francas e os botos pescadores são peças fundamentais para o desenvolvimento não só de Laguna, mas de toda a região Sul do litoral catarinense. As leis criadas pela Assembleia Legislativa que atuam pela divulgação e preservação das duas espécies consolidam a força de ambas, que somadas ao patrimônio histórico criado pela vida heroica de Anita Garibaldi, fomentam o crescimento do turismo no Litoral Sul de Santa Catarina.

O somatório de significados da importância do Farol; de Anita Garibaldi, a lagunense que foi parar na Itália lutando pela liberdade de tantas cidades e é exemplo para as mulheres; do boto pescador, que vive e se reproduz nas águas de La -

guna e participa da pesca artesanal, ajudando o pescador; todos são a grande força do município.

Além das belezas naturais, Laguna é a terceira cidade mais antiga do Estado, atrás de São Francisco do Sul e Florianópolis. E falando no passado, fica claro que, mesmo se não existissem baleias, botos, o Farol de Santa Marta e até mesmo Anita Garibaldi, o local estava destinado a ter relevância.

Em 1494, antes mesmo de o Brasil ser descoberto, Laguna entrou para a história da humanidade ao ser incluída como um dos dois pontos do Tratado de Tordesilhas, que dividiu entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela as terras que já tinham sido descobertas e as que estavam por descobrir pelos dois reinos europeus.

FOTO: RODOLFO ESPÍNOLA / AGÊNCIAAL E ELVIS PALMA

Farol de Santa Marta é ponto privilegiado

Não há como pensar no turismo em Santa Catarina sem citar e visitar um gigante. Com 29 metros de altura e 74 metros acima do nível do mar, o Farol de Santa Marta, em Laguna, é um imponente marco arquitetônico inaugurado em 11 de junho de 1891, com a missão de garantir a segurança das embarcações que navegam a até 46 milhas náuticas, ou 85 km. Se não bastassem os naufrágios que preveniu durante estes mais de 130 anos, a estrutura fez uma

Funcionamento e estrutura

A entrada no Farol é limitada e depende do aval do militar que estiver no comando. A operação contínua requer condução precisa e cuidadosa dos equipamentos, e é feita por uma guarnição restrita de apenas três oficiais da Marinha, que ainda realizam a transmissão de dados meteorológicos a cada três horas. Eles também fazem a manutenção permanente do maquinário e a conservação das instalações, algo que impossibilita a atenção constante que o recebimento de turistas exige.

Boto pescador é atração

Laguna possui o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores, devido à população local de aproximadamente 50 botos, também conhecido como Boto da Tainha. Cerca da metade da população local de Botos Pescadores possui um comportamento peculiar por realizar a pesca cooperativa com os pescadores artesanais da região. Os cetáceos circulam no canal da barra em busca de peixes para se alimentar, principalmente a tainha, e costumam cercar os cardumes, conduzindo-os na direção dos pescadores, que após um sinal dado pelo animal jogam suas tarrafas. Os peixes que sobram são presas fáceis para os botos se alimentarem. A pesca com auxílio dos botos recebeu recentemente o certificado de registro de patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. O cetáceo já é patrimônio do município, entretanto, a cultura que o envolve não era.

pequena vila de pescadores transformar-se em uma cidade. O local da construção foi escolhido por ser a melhor posição para fazer o sinal funcionar e proteger as embarcações. Administrado pela Marinha do Brasil, o acesso é permitido somente até sua base, fora dos muros que contornam a estrutura. E dali a vista privilegiada das praias Grande, do Cardoso, da Cigana, Prainha, da Teresa, da Galheta e do Gravatá já valem o passeio.

Fabricado na França e transportado para o Brasil por navio, o farol é dividido em duas câmaras: de luz e de serviço. O farol catarinense foi construído com barro, pedras e areia, além de óleo de baleia, pois à época ainda não existia o cimento. Seu feixe vermelho de luz indica, por exemplo, a Laje da Jagua, onde o navio de Giuseppe Garibaldi afundou durante a Revolução Farroupilha, em 1839. Tem o segundo maior alcance luminoso do mundo, com cerca de 85 km de distância, e jamais deixou de funcionar.

64 64 Roteiro

Baleias francas são o charme de Imbituba

Entre os meses de julho e novembro pessoas de todo o mundo vão até Imbituba em busca das baleias francas que fazem das águas calmas e temperaturas amenas do litoral catarinense um berçário natural. A continuidade e ampliação do fluxo de visitantes precisam ser mantidas. A Lei 18.395/2022, que oficializou um roteiro turístico abrangendo também as cidades de Garopaba e Laguna, foi decisiva para isso.

A diretora de pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch, avalia que a lei criada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina ajuda a despertar a conscientização sobre a conservação das baleias francas, valorizando ainda

mais a presença delas no litoral do Estado, ressaltando a importância dos visitantes ilustres como recurso turístico. A legislação criada pelo Parlamento catarinense tem como meta incentivar “a observação das baleias e seus filhotes por meio de trilhas, costões e até em praias da região, além de estimular o turismo nesses municípios”. A norma estabelece que o roteiro deva ser incluído no mapa das regiões turísticas reconhecidas pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), além de instituir um passaporte turístico com informações sobre a rota, com destaque para os pontos de observação das baleias.

Empreendedorismo no litoral é fortalecido

Sempre cheia nas temporadas de verão, a praia da Gamboa é tradicional ponto turístico da cidade de Garopaba. Na rua de acesso ao local e na areia da praia, empreendedores que tiram o sustento do turismo recebem os visitantes também no inverno.

Cristiane Bossoni, guia de turismo formada pela unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSC) de Garopaba, é uma dessas empreendedoras. Para ela, ações como a Lei 18.395, que instituiu oficialmente o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca, acabam valorizando destinos turísticos. “O ganho é para todo o trade turístico e também para a conservação do patrimônio natural”, avalia.

Dona de uma empresa cujo foco é o ecoturismo,

com trilhas de contemplação do mar, dos costões, educação ambiental e observação de baleias e golfinhos, ela é uma das idealizadoras dos Caminhos da Baleia Franca, rota de cerca de 170 quilômetros de trilhas que fazem parte da Rede Brasileira de Trilhas, que está sendo implementada no território da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca pelo ICMBio.

“Aqui é uma área de pesca artesanal e o avistamento das baleias no inverno é um dos principais atrativos da região, pois mantém o fluxo de turismo fora da alta temporada”, assegura. Mesmo que em número menor durante os meses de frio, a circulação de turistas acontece, de acordo com ela, “o tempo todo por conta das baleias”.

65 Roteiro

ADESTRAMENTO DE CÃES E SUAS POSSIBILIDADES

Trabalho

Recentemente, Tubarão foi destaque através de uma cena inusitada. O cachorro de uma formanda de medicina veterinária roubou a cena ao participar da cerimônia ao lado da tutora. Foi o cãozinho de Isabela Yamamoto, 29 anos, o responsável por pegar o canudo. A formatura ocorreu na UniSul e, por ter sido inspiração para a escolha do curso, Isabela levou o cão para o momento de comemoração consigo.

A cena chamou a atenção pela cordialidade do cão, bem como os ensinamentos da adestradora. “Minha curiosidade no mundo do comportamento canino surgiu de uma necessidade: havia pegado um filhote de Border Collie para apartamento quando ainda morava em Belo Horizonte e ele fez bastante arte na infância (fazia xixi por tudo, roía os móveis, latia bastante). Comecei a estudar sobre o assunto e me interessei bastante”, relembra Isabela.

O adestramento de cães é uma ótima forma de educar seu bichinho de estimação, ensinando a ele o lugar certo para fazer suas necessidades, a respeitar suas ordens e até a fazer alguns truques. É também uma maneira de estabelecer limites para que o cão aprenda a lidar com frustrações e adquirir autocontrole.

Segundo Isabela, o treinamento de cães é para a vida.

“Desde a adaptação do animal no ambiente novo até a vida adulta. O objetivo é melhorar a comunicação entre cão e humano, pois nós temos dificuldades de entender como outras espécies se comportam, e é aí que surgem os problemas domésticos com cães. Quanto mais cedo a família procura orientações, melhor. Geralmente as famílias me procuram assim que adquirem o cão, já para iniciar a educação de necessidades no local correto, lidar com latidos, brincadeiras de mordidas, destruição de objetos em casa e prevenção de acidentes”, destaca a adestradora.

O trabalho de Isabela consiste em consultorias presenciais para família; consultorias online; consultorias para petshops, clínicas, ambientes petfriendly; treinamentos de obediência (misto - internato + aulas de acompanhamento); creche e hospedagem (para cães que já possuem treinamento de obediência); cursos online de comportamento canino e cursos de prevenção em acidentes com cães para empresas. Outras informações podem ser obtidas com Isabela pelo Instagram @yamamoto.adestramento

Mundo Pet
Onde encontrar Isabela desenvolvido por moradora de Tubarão chama a atenção e é destaque nacional
66

Outras funções do adestramento

Conforme Isabela, ela também trabalha com cães adultos para reabilitação e soluções em problemas comportamentais. “Não existe um tempo fixo para aprendizado do cão, porque um indivíduo é bem diferente do outro e existem algumas variáveis como genética, experiências de vida que o animal já teve, idade, manejo dos proprietários responsáveis, tempo disponível que eles têm para dedicar ao cão”, diz.

Como os cães são seres respondentes a estímulos, Isabela explica que é essencial que a família saiba como lidar e direcionar o comportamento do seu animal para o bom convívio de todos. “Cães aprendem diariamente observando nossa rotina, atitudes, postura; por isso é muito comum o animal lidar de formas diferentes com cada membro da casa. O treinamento é essencial para os passeios em rua também, pois o animal precisa estar habituado a frequentar espaços públicos”, revela a adestradora.

Trabalho com filhotes

Isabela complementa que geralmente, nas consultorias para filhote, ela já passa todas as orientações a respeito do trabalho de base: socialização, sensibilização e habituação, essenciais para que o cão adulto seja equilibrado. “Afinal, buscamos um cão para nossa casa para que ele participe da nossa vida, nos passeios, nos almoços de família, na rotina do dia a dia. Sempre digo que o treinamento de cães objetiva o bem-estar. Que o cão consiga lidar com os estímulos em torno dele, e a presença de um profissional nesse momento ajuda a própria família a perceber se o cão está confortável, se o cão está bem, como ‘ler’ a linguagem corporal dele”, complementa. Para Isabela, seu propósito de vida é realmente proporcionar às pessoas experiências tão boas quanto as que ela tem com seus cães, garantindo que os animais possam estar plenos de saúde física e mental.

Mundo Pet
67

Inovações Tecnologia Facilidades

O computador Macintosh SE usado por Steve Jobs, cofundador da Apple, há 34 anos foi a leilão nos Estados Unidos. O equipa mento icônico tem valores estimados entre US$ 200 e 300 mil (cerca de R$ 1.058.991 e R$ 1.586.986). O dispositivo foi usado por Jobs entre os anos de 1988 e 1994, quando ele ain da trabalhava na NeXT, empresa de tecnolo gia fundada nos anos 80.

Com 1,65m de altura e 1,57m de diâmetro, a lente é tão potente que consegue captar o deslocamento de poeira sobre a superfície da lua. O equipamento será utilizado em um observatório no Chile. O dispositivo tem como objetivo registrar e catalogar, em um período de 10 anos, pelo menos 20 bi-

Mundo Novo
>> Câmera digital mais potente do mundo tem 3,2 gigapixels
>> Computador da Apple usado por Steve Jobs é leiloado

A Netflix registrou 2,4 milhões de novos assinantes no terceiro trimestre de 2022. A empresa esperava 1 milhão de clientes novos no período, depois de

>> iPhone de 2007 lacrado é leiloado por R$ 207 mil

Um modelo da primeira versão do iPhone, de 2007, foi leiloado nos Estados Unidos por US$ 39.339,60 — o equivalente a R$ 207.783,90. O celular nunca foi ativado e estava lacrado na caixa desde o ano em que foi lançado por Steve Jobs, então diretor-executivo da Apple. O dispositivo leiloado tem 8 GB de armazenamento, uma câmera traseira de 2 MP e consegue apenas registrar fotos. O que hoje parece um dispositivo fraco causou furor na época do lançamento e ditaria as regras da indústria de smartphones nos anos seguintes.

de assinantes

perder 1,2 milhão de usuários entre janeiro e junho deste ano. Com o resultado do terceiro trimestre, a Netflix conta agora com 223 milhões de assinantes.

>> Perfume ‘Cabelo Queimado’ tem vendas esgotadas

O perfume “Cabelo Queimado” (Burnt Hair, em inglês), lançado por Elon Musk, não está mais disponível para compra. O produto foi anunciado e, segundo o bilionário, as vendas alcançaram um milhão de dólares em poucos dias. Em tom de

brincadeira, Musk pediu para que seus seguidores comprassem a fragrância, pois a nova aposta o ajudaria na aquisição do Twitter. “Por favor, comprem meu perfume para que eu possa comprar o Twitter”, disse.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Easa) publicou as regras para a operação de “carros voadores” (eVTOL) nas cidades do continente. A medida é a primeira ação de regulamentação desse tipo de transporte no mundo. Segundo o órgão, a meta é desenvolver um novo ecossistema de mobilidade aérea urbana para integrar as aeronaves certificadas de forma segura.

69
Mundo Novo
>> Netflix volta a crescer e chega a 223 milhões
>> Europa passa a regulamentar a operação de ‘carros voadores’
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.