7 minute read

Ambientes

RECONEXÃO AMPLIADA Arquiteto e urbanista Marco Antonio Medeiros busca inspiração na natureza para criar espaço de mobiliário outdoor

Advertisement

A ligação com a natureza deixou de lado as tendências para se transformar em uma realidade. E para celebrar a inauguração do espaço exclusivo de mobiliário outdoor da Modalle, integrante do portfólio da Masotti Florianópolis, o arquiteto Marco Antonio Medeiros apresenta sua visão desta interação do homem e o meio ambiente ao criar o ambiente [Re]conexão. “Com o que vivemos nos últimos anos, aprendemos a valorizar cada vez mais a conexão com a natureza sem deixar de lado o conforto, a ergonomia, a estética e a cor”, explica o arquiteto conceituando sua criação.

Cores neutras

Em dois ambientes, o profissional aposta nas cores neutras dominantes em praticamente todo o mobiliário como o cinza, o gelo e o off-white, entre outras. O colorido surge através das gravuras da natureza, com seus verdes e azuis -, e das cortinas feitas a partir de tubos de alumínio, criação da própria Modalle.

Convite ao descanso

Entre os destaques escolhidos para mostrar a coleção estreante, tanto no primeiro pavimento quanto no térreo do novo espaço, estão as cadeiras Salvatori e a espreguiçadeira Marine, ambas de Ibanez Razzera. Imponente e elegante, o conjunto Oca também leva a assinatura do designer e convida para o descanso.

Conexão

Já a banqueta Amalfi e o balanço Revoar são da designer Marta Manente. O outro balanço, perfeito para os momentos de conexão com o ambiente e as lembranças de infância, chamado de Nidus, traz a identidade do designer Maurício Bonfim.

Evolução

Estas assinaturas de algumas das principais grifes do design nacional demonstram também o crescimento da própria Modalle. Para Rogério Lemos, proprietário da Masotti Florianópolis, o momento atual confirma tanto o aumento na demanda quanto a evolução da marca. “Nos 20 anos de Masotti Florianópolis, fizemos várias tentativas de parcerias com diferentes marcas de linha outdoor. Em 2013, a gente começou uma conversa com a Modalle e montamos um pequeno showroom, bem tímido. Mas deste primeiro, fomos ampliando e dedicando mais espaço”, relembra o empresário.

Espaço planejado

E como se estivesse no comando de toda a disposição do mobiliário ao seu redor, o estofado em módulo Bússola percorre o espaço em mais uma criação de Bonfim.

Parceria

Rogério vai além e explica o longo caminho da parceria: “Aí a gente foi evoluindo e eles, em contrapartida, também cresceram, principalmente na linha de produção e no design do produto. Como a procura por móveis de área externa aumentou e os clientes e profissionais especificadores queriam ver o mobiliário de perto, decidimos ampliar o nosso espaço de mobiliário outdoor”, finaliza.

O profissional

Marco Antonio Medeiros é arquiteto e urbanista formado pela Unisul. Atua no mercado de interiores há mais de 20 anos, possuindo vasta experiência em consultoria e projetos de arquitetura e interiores de alto padrão.

CURVAS E CORES QUE FASCINAM

Projeto comercial desenvolvido pela arquiteta Isadora Cachoeira marca um novo conceito para uma joalheria e óptica, com elementos chaves de uma arquitetura contemporânea

Um dos pontos principais para um projeto comercial é a fachada, onde a intenção é captar a atenção do cliente de forma natural. O ponto-chave para essa vitrine é a ousada iluminação junto com o desenho do mobiliário, evidenciando a visualização das peças dispostas. Esse é o projeto da arquiteta Isadora Cachoeira desenvolvido para uma joalheira e óptica. “Para esse projeto utilizei as formas curvilíneas, trazendo movimentos que envolvessem o olhar do cliente, com o intuito de percorrer por todo o interior da loja”, revela a arquiteta.

Detalhes

Contando com riqueza nos detalhes, a loja Marilda Joias e Óptica foi transformada para uma nova fase, e a criação para esse novo momento foi feita do zero. “Mudamos por completo, desde a disposição de layout até os desenhos dos móveis e iluminação, e essa era exatamente a intenção, recriarmos um ambiente onde os clientes finais conseguissem sentir a nova essência do local”, completa Isadora.

Cores estratégicas

Dourado como aposta principal

As cores foram utilizadas de forma estratégica; a paleta rosa é o que norteia o projeto, junto com os elementos de arcos, para demarcar a imponência e os pontos principais do ambiente. Sobretudo, contamos com a delicadeza necessária para idealizar a setorização dos espaços. “A ideia era conseguir aproveitar o máximo de espaço para as necessidades da loja. Uma das solicitações principais era ter uma limitação para que fosse possível existir um atendimento diferenciado para as joias. Então, de forma sutil, criamos uma subdivisão de espaços através de um móvel orgânico no centro da loja, servindo como expositor das peças principais. Assim, a partir de uma necessidade, criamos uma das peças mais marcantes da loja.”

Essa área foi pensada exatamente para os produtos mais diferenciados. A paleta principal ser o dourado foi proposital para agregar ainda mais valor ao espaço, contudo, temos a integração com a natureza através do painel verde, com o objetivo de remeter ao relaxamento e aconchego os clientes finais. “Para as joias e ouro quis propor algo diferente. Fugindo do comum, brinquei com caixas de vidro envolvidas em estruturas curvas com iluminação adequada, para que chamasse a atenção e instigasse o desejo de compra”, descreve a arquiteta.

Movimento e leveza

Além da paleta rosa, a arquiteta trabalhou com tons amadeirados, tornando a loja aconchegante e a criação desses painéis foram feitas em lâminas anguladas, para trazer ainda mais movimento junto com as formas orgânicas dos mobiliários. Ao fim da loja tem-se o lavabo. “Que naturalmente tentamos esconder. Aqui, trabalhamos o contrário: potencializamos a criação de um portal, fazendo um ponto de chamada intrigante, onde temos o interesse de conhecer o lado após”, completa Isadora.

Sofisticação

“O espaço onde denominamos o caixa é colocado no eixo da loja, com formas curvas e se destaca com os acabamentos ripados, enaltecendo o estilo contemporâneo, junto ao apoio para bolsas em dourado, valorizando toda a sofisticação do local”, afirma a arquiteta.

Funcionabilidade

Além da estética, a arquiteta conta que precisou pensar na funcionalidade necessária para o dia a dia. “Por isso, elaboramos um local multifuncional, onde fosse possível utilizar para a manutenção dos produtos e também área de apoio para servir aos clientes”, fala. Contextualizando com toda a loja, as mesas de atendimentos seguem com traços curvilíneos, com detalhes já pensados para atender a necessidade de ter um apoio para colocar equipamentos de atendimento, sem que perdesse a estética.

A profissional

Isadora Cachoeira trabalha há 8 anos no mundo da arquitetura e há dois anos fundou o escritório Isa Arq, onde atua com foco na arquitetura residencial e comercial, desenvolvendo projetos arquitetônicos e de interiores. “Meu trabalho não é apenas desenhar peças ou projetar casas e edificações. Sou arquiteta para materializar experiências”, reflete.