3 minute read

Imunização

Importância da

IMUNIZAÇÃO É META

Advertisement

Em Tubarão, ações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) buscam maior número de vacinados

A vacinação é a forma mais eficaz e segura de se adquirir proteção contra uma doença infecciosa. A imunização elimina ou reduz drasticamente o risco de adoecimento ou de manifestações graves, que podem levar à internação e até mesmo ao óbito. Por ano, a vacinação evita de dois a três milhões de mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem atuado de forma expressiva para que todos os grupos sejam vacinados. Os dados, coletados pelo chamado “vacinômetro”, apontam que, até outubro, 93,72% dos moradores foram imunizados com as duas doses contra a covid-19.

Em se tratando da primeira dose de reforço, 84,34% das pessoas de até 60 anos receberam o imunizante, bem como 64,32% das crianças de até 12 anos de idade. A porcentagem do segundo reforço é de 49,49%, para pessoas de até 60 anos, e 27% para a população de até 25 anos.

É importante destacar que a vacina é a única forma de prevenção e proteção contra o vírus, e deve ser tomada por todos para que não surjam novas ondas que propaguem maior disseminação do vírus. “É fundamental que as pessoas atualizem os esquemas vacinais com as doses de reforço e também que as crianças se vacinem, para interromper a cadeia de transmissão, reduzir o número de hospitalizações, casos graves e óbitos. A covid é uma doença que tem como se prevenir por meio da vacina e tem impacto tão relevante na mortalidade infantil como outras doenças que são preveníveis por meio da vacinação, como sarampo, caxumba, rubéola, dentre outras”, ressalta a coordenadora de Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Shaiane Salvador.

Entre os adolescentes de 12 a menores de 18 anos de idade, 82,27% foram vacinados com as doses primárias, mas somente 21,77% dos menores de 17 anos receberam o primeiro reforço. A preocupação maior é em relação ao público infantil, já que somente 5,52% das crianças com cinco anos ou menos receberam a primeira dose da vacina, e 2,26%, a segunda.

Número de crianças vacinadas ainda é pequeno

Programa Saúde Mais Perto de Você estreita laços

Uma das estratégias da Fundação Municipal de Saúde está sendo aplicada através do Programa Saúde Mais Perto de Você. Num ônibus, profissionais de saúde ficam em locais estratégicos na cidade, onde são aplicadas as vacinas.

Outra ação que tem trazido bons frutos é a visita de equipes de imunização em Centros de Educação Infantil (CEI) e em escolas municipais para colocar em dia as vacinações do público infantil. A ação visa principalmente à vacinação contra a poliomielite e campanhas de multivacinação.

O Pedrinho Campeão esteve presente na ação para diminuir o medo dos pequenos. Foram distribuídos balões, bolinha de sabão, balas e pirulitos, adesivo de supercorajoso e supercorajosa, e certificado da coragem para a criançada que se vacinou.

Para que as vacinações em ambiente escolar sejam executadas, as equipes de saúde realizaram contato com os diretores, a fim de organizar a ação junto aos pais e responsáveis. “A vacinação é algo que causa ansiedade e medo, principalmente nas crianças. Por medo da tão temida agulha, o Pedrinho Campeão realizou visitas na educação infantil, com conversas e brincadeiras para incentivar e diminuir toda a ansiedade”, explica a coordenadora do setor de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Shaiane Salvador.

“Detona Fila” dá suporte para exames

Ainda neste ano, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizou no primeiro semestre 223.449 exames através do Sisreg, por meio do programa “Detona Fila”, um investimento de R$ 2.286.384,30.

Foram liberados mais de 200 exames laboratoriais, mais de 13 mil preventivos, pouco mais de 4 mil ultrassonografias, 729 de mamografia bilateral, 709 exames cardiológicos, 316 densitometrias, 611 endoscopias, 302 colonoscopias, 251 espirometrias, 213 audiometrias e 157 tomografias em paciente que tiveram covid-19.

O programa ‘Detona Fila’ é uma iniciativa da Fundação Municipal de Saúde para tentar, o mais rápido possível, realizar exames dos tubaronenses via Sisreg.