Page 1

Ano X - Edição 100- Dezembro/2019


Editorial Além das metas que traçamos e dos bons desejos que fazemos para o ano novo, tem uma outra parte que é muito esperada por todos, as comemorações. O Natal e a chegada do próximo ano é isso, essa atmosfera que contagia e nos faz querer desacelerar um pouco e reaproximar aqueles que amamos e nos fazem bem. Abordamos no Casa, o sentido do natal e as diferentes formas de decorar o lar e cativar a família. O Natal é tempo de magia e emoção! Em Negócios, inspiramos nossos leitores contando histórias incríveis de mulheres corajosas que despertaram para o seu propósito de vida e fizeram disso a sua fonte de renda.

Capa Daniela Giacomelli de Mendonça, Marcos Vinícius Leites de Mendonça Luísa Giacomelli de Mendonça, Maria Salete Colleoni e Angelo Colleoni Cenário: Orno Home Decor Cabelos e make: Jane Beauty Centro Estético (Ana Diule Goulart, Ana Cláudia Sanchez e Paula Lombarde) Produção de capa: Leila Pompermayer Ceia: Sapore & Piacere Doces decorados: Kissa Braga Fotos: Ezequiele Panizzi Vídeo: DP Produções by Lucas Dal Pizzol

Chegamos na edição 100 e com ela trouxemos um exemplar especial para vocês! Nela abordamos a história incrível de uma enfermeira obstétrica que relata os laços criados com os bebês na maternidade.

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design


VIDA Uma enfermeira conta sobre como há 35 anos usa da sua empatia como ponte entre as dores do parto e o milagre da vida.

NEGÓCIOS Quando o propósito de vida aflora e se conecta com o momento em que se está, tudo parece se encaixar. Conheça histórias de empreendedoras que transformaram seus hobbies no próprio negócio.

CASA Decorações de Natal dão um charme fora de sério para qualquer ambiente, sem contar nas emoções que despertam nas pessoas. Na edição de dezembro apresentamos o poder da criatividade da Orno Home Decor nas comemorações.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra


Fotos Divulgação

Enfermagem: o milagre da vida, todos os dias

Poucas coisas na vida se equiparam a beleza do nascimento de um ser humano. O ambiente é tomado por um clima de apreensão, mas que logo se transforma em euforia e felicidade com a chegada do recém-nascido. São momentos únicos e marcantes para os pais, médicos, mas também para profissionais da enfermagem, que com zelo e responsabilidade, auxiliam na condução dos preparativos antes, durante e depois do parto. E dentro deste seleto grupo de pessoas está Salete Schizzi, técnica de enfermagem do Centro Obstétrico do Hospital Tacchini que há 35 anos usa da sua empatia como ponte entre as dores do parto e o milagre da vida. Cada parte do processo é uma dedicação dife-

rente. Auxiliar e orientar as mães quando chegam para o parto, na hora do nascimento e no pós-parto, além de atender os recém-nascidos desde a chegada ao mundo até o momento de ir para casa. Salete reage com amor em todos esses momentos. “Já auxiliei muitos partos e, em cada um deles, para cada mãe, cada recém-nascido é um sentimento sem tamanho. É sempre uma alegria poder atender, oferecer segurança e dar as informações precisas para as mães e seus familiares que chegam até nós”, conta. “Plante uma semente para gerar uma árvore para o conhecimento da vida”. Para a profissional, essa é a definição perfeita de tudo em que ela acredita como missão de vida. A responsabilidade e o comprometimento são coisas que fazem parte do seu crescimento. “Espero que eu possa continuar ajudando, orientando e vivendo com as mães, seus bebês e familiares esses bons momentos de muita alegria”, acrescenta. O despertar para a enfermagem veio pelo afeto de trabalhar com crianças. “Já encontrei vários bebês ainda pequenos e outros que já estão crescidos. Sinto um sentimento muito forte e alegria quando estou na rua e alguma mãe me chama para que eu veja a criança que eu ajudei a nascer, sendo a primeira pessoa a pegá-la no colo. Não importa quantos filhos uma mãe tem; cada nascimento é um momento único, uma emoção

Faça portabilidade do seu plano de saúde para o

Agora ficou mais fácil escolher sem carências *conforme regras de portabilidade da ANS

3455.4333

99144.4221

atendimento@tacchini.com.br

diferente”, destaca Salete. Em média a ala de obstetrícia do Hospital Tacchini registra 156 nascimentos por mês, sem contar o parto humanizado. Nesse ano aumentaram de 56% para 71% os partos normais em mães e bebês que apresentem boas condições de saúde. “Recebemos as clientes sempre com empatia, respeitando sua privacidade, orientando a mãe e o acompanhante e esclarecendo o que vai ser feito. Seja para consulta exames ou mesmo na internação das rotinas procuramos proporcionar um ambiente agradável, com música, cromoterapia, exercícios de relaxamento, banho e massagem. É muito gratificante estar ao lado da mãe, ajudando-a e apoiando-a num momento lindo, único em sua vida. Proporcionar o contato do bebê, colocando-o pele a pele com a mãe, permitindo o primeiro contato, a primeira mamada, a chamada primeira hora de ouro. Ver o vínculo mãe e bebê ou bebê e pai é muito gratificante”, acrescenta. Enf. Salete Schizzi e enf. Angela Calegari Boeira

Não espere mais para ser Tacchimed.

de DESCONTO Nas 3 primeiras mensalidades Promoção válida para todos os tipos de planos, até 30/01/2020.

Saldanha Marinho, 518, Centro | 13 de Maio, 116, sala 2, Centro | Saldanha Marinho, 435, sala 15, Centro 4 Jornal Design


Desejos de 2020 Todos os anos nessa mesma época eu paro pra escrever os meus desejos a cada um de vocês que acompanham o meu trabalho ao longo desses anos. A minha ideia principal nessas mensagens e a cada consulta é sempre a mesma, a de plantar uma sementinha de conhecimento e torcer para que um dia ela germine, cresça, floresça e se espalhe por aí! Mas eu sei que para muitas pessoas tudo isso não passa da leitura, e hoje essas palavras são mais do que nunca para você, que ainda a sementinha não germinou, que quando lê mensagens Ângela Rech Cagol, Médica pediatra: Determinação? Desejo? Acho que o que moveu toda essa mudança no meu estilo de vida foi a junção de desejo e determinação. Em fevereiro resolvi consultar com a Fernanda, movida por um desejo de emagrecer, de recuperar minha autoestima! E foi aí que a Fernanda me apresentou a dieta cetogênica e a dieta lowcarb! Era um desafio, mas o desejo de alcançar resultados falou mais alto. E eis-me aqui, nove meses depois, com 11kg a menos e uma super autoestima! No auge dos meus 45 anos, sinto-me bem e feliz com os resultados. Então o que eu desejo para 2020? Desejo DETERMINAÇÃO para que você alcance o que deseja e possa ser mais feliz!

assim imagina ser muito surreal essas mudanças de hábitos alimentares, não se imagina vivendo assim, encontra muitas desculpas e empecilhos, e assim sabota a ideia de mudança. Tem gente que muitas vezes acha que não merece viver melhor, é triste, mas eu já ouvi isso. Mal imagina essa pessoa que tudo que somos e não só o corpo, falo de comportamento em relação à vida no geral está ligada com nossos hábitos alimentares. A ideia da mensagem desse ano é que você possa receber esses desejos de pessoas reais, igualzinho a você e não da “nutri” que, na sua viMirian Tecchio, Terapeuta ocupacional: O descontentamento com o corpo vinha de tempos. Gestação de gêmeos, o não cuidado com a alimentação. A decisão de mudar veio em dezembro de 2018. Em janeiro comecei com a academia e em maio descobri os prazeres da Lowcarb. A mudança que esse estilo de vida causa no nosso corpo e na nossa mente é muito fácil de ser vista a olho nu. A mudança ocorre no nosso sorriso de satisfação em ver o corpo transformando-se e faz com que consigamos contagiar quem está ao nosso lado. A minha mudança de alimentação já contagia quem está ao meu lado e mostra que sim, é possível mudar! O meu desejo é para que você conquiste o seu primeiro passo para a mudança.

Gilberto Deitos, Comerciante: Fazer dieta sempre foi muito difícil para mim. Sempre achei muito complicado. Quando vi os resultados da minha filha e da minha esposa, me interessei. Era o incentivo que eu precisava! Estou satisfeito com o resultado, em 8 meses perdi peso com uma alimentação simples, mas adequada, e acima de tudo me sinto muito feliz! Obrigada Dra. Fernanda pelo incentivo e apoio.

fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

Laura Tumelero Souza, Advogada: Eu encontrei a Fer na busca para auxílio na solução de um problema que tenho (tinha!!!): SOP! A Fer introduziu a cetogênica na minha vida e eu tinha muito medo de não conseguir. Pois não é que eu consegui? Já faz seis meses dessa transformação. Então, eu desejo que você acredite na cura através de uma alimentação saudável porque ela é realmente possível! Feliz 2020!

Rodrigo Silva, Coordenador de Marketing: Eu preciso agradecer por 2019, para mim foi um ano com aprendizados que me fizeram refletir sobre muita coisa, e me colocaram em situações que não imaginei que enfrentaria tão cedo. Aprendi que o que define uma pessoa com determinação é a força de vontade de continuar lutando. Sou adepto ao estilo de vida Lowcarb há pouco mais de 2 anos, e percebo claramente a mudança física do meu corpo e a evolução da minha saúde. Estou no caminho dos meus objetivos de forma saudável e aproveitando cada fase. Para 2020 eu desejo ainda mais desafios e desejo também uma mudança de pensamento coletivo nas pessoas, que elas busquem mais informações sobre o que estão ingerindo, e sejam mais criteriosas nas suas escolhas. Desejo que as pessoas aprendam algo que eu entendi nesse ano: DESCASQUE MAIS e DESEMBALE MENOS. E que a Lowcarb é muito mais que uma simples dieta.

Jornal Design 5

Foto Divulgação

Fernanda Godoy Farto

Gilson Rigo, Empresário: Penso que termos equilíbrio em nossas vidas é o mais importante. Podemos levar a vida com mais naturalidade e sem deixar ninguém para trás. Saber o momento de acelerar no trabalh, e também o momento de tirar o pé; de agilizar em casa, de dar um “plus” nos estudos, mas sempre contrabalanceando com a vida espiritual e um estilo de vida saudável. Ter uma rotina de exercícios e atividades físicas nos deixa mais ativos e dispostos para encarar uma rotina cada vez mais apertada e cheia de demandas.Na questão da alimentação, o que eu desejo a todos é que nunca mais façamos dieta na vida. Explico: uma alimentação saudável deve se tornar estilo de vida, e não um esforço de 3, 4 meses, para atingir uma meta de peso. Particularmente, eu encontrei isso na lowcarb e jejuns intermitentes, que já faço há quase 2 anos. O nosso corpo está sempre “zerado”! Vale a pena!

são, tudo parece ser mais fácil para ela. As mensagens de hoje são de pessoas que você convive que pararam suas tarefas pra desejar a você tudo o que eles possuem hoje, após terem mudado totalmente o estilo alimentar deles. Então, meus queridos, é com muita honra e orgulho que eu convido vocês a se inspirarem nas palavras desses que se disponibilizaram e se abriram para representar o meu time! E pra finalizar agradeço pelo carinho desse ano e desejo muita, mas muita saúde em 2020 para vocês!


Veja seu sorriso de uma perspectiva totalmente nova! A dentista Érica Berselli tem tecnologia de ponta em seu consultório Odontológico: o Scanner Itero O Scanner Itero é uma das tecnologias mais avançadas em consultórios odontológicos. Ele possibilita uma perspectiva totalmente nova do sorriso, com uma experiência digital para o mundo moderno. Sou a dentista Érica Berselli, tenho 17 anos de formação odontológica, sou Mestre em Ortodontia desde 2006 e Invisalign Doctor desde 2009.

Escrevo esta matéria para transmitir a alegria que sinto em poder trabalhar com a melhor tecnologia do mercado odontológico: o Scanner intra-oral Itero, para proporcionar aos meus pacientes a possibilidade de tratamentos mais rápidos e eficazes, sem perder a qualidade de sempre.

Invisalign simulador de resultado Conheça seu novo sorriso antes de começar.

Foto Jornal Design

Esta tecnologia de ponta resulta em aparelhos de ponta: os alinhadores Invisalign. Indicado para todas as idades, são placas de um plástico bem resistente, de alta qualidade, precisão e que podem ser removidas para comer e escovar os dentes. Funciona como o aparelho fixo na correção. Trocadas a cada 7-15 dias, estas placas vão movimentando os dentes mal posicionados e os colocando em uma posição ideal.

O que é um Scanner? É um equipamento que copia a imagem de todos os dentes e a projeta para uma tela de computador em uma visualização 3D. 1. Não precisar mais fazer moldagens dos dentes - aquela “massinha” chata e que dá ânsias; 2. Solicitar a impressão dos dentes em modelos de gesso para estudo e para confecção de aparelhos para crianças e adolescentes;

2. Solicitar a confecção de aparelhos da empresa Invisalign e de outras marcas brasileiras; 3. Gravar um arquivo digital dos dentes corrigidos após finalização de um tratamento ortodôntico; 4. Acompanhar o andamento do tratamento; 5. Visualizar o sorriso em 3D, isto é, mostrar os dentes na situação atual e como ficarão, após a correção dentária.

Se pensarmos no tempo que ganhamos, no nosso bem estar e conforto, vale o investimento. O valor do tratamento com o aparelho Invisalign, por exemplo, depende do grau de dificuldade: quanto menos dentes precisam ser corrigidos, mais econômico ele fica. Por isso que recomendo uma primeira consulta de avaliação completa para identificar os principais problemas.

Sem massa, sem ânsias

Rua Sen. Salgado Filho, 203 | Sala 403 | Edifício Millenium Office Executivo | www.ericaberselli.com Contatos: 54 99178.2620 | ortodontistaerica@gmail.com | @dentistaericaberselli 6 Jornal Design

Foto Arquivo Pessoal

Quanto custa um tratamento com toda esta tecnologia?


Adquira semanas de tratamento e ganhe meses de benefĂ­cios.

Rua Treze de Maio, 675

(54) 3452-6512

magrassbentogoncalves

magrass.com.br Jornal Design 7


Osteopatia associada ao pilates: mais eficácia em performance de atletas O método Pilates tem ajudado a melhorar a performance dos atletas. E quando aliado a osteopatia, as técnicas trazem mais eficácia no tratamento, acelerando a melhora do paciente. Os benefícios vão desde a prevenção de lesões, reabilitação, fortalecimento muscular, coordenação, força ao alongamento e controle.

‘Antes do pilates eu praticava só musculação e corrida, mas sentia muitas dores na lombar. Quando comecei a frequentar o pilates, há 15 anos atrás, isso melhorou muito, aprendi a ter mais consciência corporal, melhorei minha postura e alongamento em virtude das aulas. Consequentemente minha corrida melhorou e passei a praticar melhor os exercícios de musculação”, relata Eliane Cobalchini.

Fotos Jornal Design

Porém, muitos atletas profissionais descobrem o método somente após uma lesão e com foco em aliviar a dor. A fisioterapeuta Dalila Ticiani que atua na área há 14 anos, realiza um trabalho diferenciado e personalizado, associando as duas técnicas. Os métodos, quando praticados juntos, superam expectativas. “Com esse trabalho preventivo já obtivemos excelentes resultados,

8 Jornal Design

como melhora da performance e diminuição considerável nas lesões”, explica. Aproveitar o final de ano para refletir sobre a performance é uma excelente possibilidade.

‘Após eu ter aderido o pilates em reforço muscular como prevenção, o resultado tem sido sensacional! Eu não tive mais problema de lesão de grau médio pra cima, até as leves reduziram muito. Na corrida a técnica proporciona alongamento, reforço do corpo e flexibilidade. O conjunto de exercícios para corrida, é muito bom, para que os músculos se adaptem ao esforço e tudo que ele sofre’, conta Diego Panazzolo Ultramaratonista


Escola Felicità: educação que valoriza o desenvolvimento integral

Thais Braido De Toni Diretora e especialista em educação

dentro de um ambiente coletivo. Cada momento na Felicità é pensado como algo especial, prazeroso e divertido para que a criança possa aprender “conceitos” brincando, além disso, as turmas são pequenas, tendo uma professora e uma monitora por sala, podendo explorar melhor as dificuldades e facilidades de cada criança, sempre pensando que cada um é importante e diferente de seus colegas. Com um ambiente colorido, arejado e preparado para cada faixa etária atendida, a escola funciona no turno da tarde com uma equipe qualificada, disponibilizando um planejamento atualizado e com aulas especializadas que complementam a parte pedagógica da escola. Temos nutricionista, cozinheira e enfermeira durante as tardes, e prezando sempre pelo que é melhor para as crianças, a alimentação é preparada na escola buscando incentivar lanches saudáveis e sendo apropriados para cada idade.

A Felicità nasceu do sonho de sua diretora Thais Braido De Toni, a qual nunca deixou de se inquietar na luta pelo que é melhor para as crianças, fazendo a diferença na vida delas, para que isso reflita em uma sociedade melhor, através de uma educação baseada no afeto, no respeito, na família e na estimulação integral de cada criança. “Quando coloquei minha filha Clara na Felicità achei que era o melhor lugar para ela se divertir com crianças da idade dela e ser cuidada enquanto eu e meu marido trabalhávamos. Porém, descobri muito mais que isso. Fui vendo no seu desenvolvimento uma escola que nos trouxe segurança e aconchego, e que demonstrou muito carinho pela Clara. Lugar e profissionais acolhedores, sempre atenciosos e gentis. Padrão em cuidado, limpeza e organização. As refeições servidas são de excelente qualidade e totalmente adequadas para a idade e necessidade de cada criança.

Foto Arquivo Pessoal

A Escola de Educação Infantil Felicità tem em sua identidade a busca constante por uma educação de qualidade que contemple como prioridade a criança em seu desenvolvimento integral. Cada espaço e atividade são pensados para estimular os pequenos a interagirem e pensarem, desenvolvendo sua individualidade e autonomia

Essa fase dela não voltará nunca mais, por isso fico muito feliz por ela ter começado sua jornada escolar em um lugar tão especial e poder ter ficado o máximo possível. Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento de nossa filha. E Agradecemos a atenção, o carinho, dedicação e pelos ensinamentos de todos. Agora a Clara, com 6 anos, deixará a Felicità para seguir novos passos, e apesar de meu coração estar apertadinho, estou muito feliz de ainda estar participando da família Felicità durante mais alguns anos com meu filho mais novo Lorenzo!” Michele Cusin, mãe da Clara (N5) e do Lorenzo (N2A)

Jornal Design 9


Deixe a magia do Natal invadir a sua casa!

Foto Ezequiele Panizzi

“O Natal é sinônimo de doçura regado de confraternização, paz e amor. Gosto de traduzir a magia do Natal nos meus produtos, pra transmitir o carinho que eu sinto, aos meus clientes”, Kissa Braga, da Kissa Braga - Arte em Açúcar

Faltam pouquíssimos dias para a data mais mágica do ano! Casas enfeitadas, músicas alegres, família reunida, ceia farta e uma atmosfera incrível de amor que enchem nossos corações. É no Natal que nos reunimos com aqueles que mais amamos e jantamos esperando a chegada da meia-noite. Como tradição, trocamos presentes entre familiares, amigos e zelamos pelos sentimentos de afeto que nos rodeiam. Essa época do ano é um verdadeiro reino encantado, com direito a casas decoradas, árvores com luzinhas, presentes, renas e trenós, além de ser difícil não esbarrar com um Papai Noel por aí, não é mesmo? É no mínimo encantador e surpreendente! São várias versões: uns tocam saxofone, outros ficam sentados numa cadeira de balanço, com sineta na mão. Tem Papai Noel acompanhado da Mamãe Noel, outros sobem a escada para o segundo andar da casa e alguns decoram portas e a árvore da família. Sem contar o presépio, que nos lembra do nascimento de jesus e do por que

10 Jornal Design

nos envolvemos tanto com essa data. É dia de celebrar as bênçãos recebidas em mais um ano de vida. O espírito de beleza, graça e pureza do Natal se espalha por todos os cantos. O período é muito mais longo do que os dois dias em que se concentram todas as reuniões e refeições familiares. Já parou para observar que nos envolvemos muito antes em preparativos e tradições natalinas? É uma sensação única. Têm abraços mais sinceros, carinho sem medida, afeto redobrado, ‘eu te amo’ destemido. Pequenos gestos que recarregam as baterias e nos lembram de como é bom comemorar e recomeçar mais um ano, com novos sonhos e novas conquistas. Diante de tantas decorações e comemorações que encantam, brilham os olhos e arrancam sorrisos, o coração é aquele que fala mais alto. Confira agora o que desperta emoções nas pessoas escolhidas para participarem da nossa capa de natal:


Vamos recomeçar a história. Troque o “era uma vez ...” pelo “é dessa vez!!!”. 2020,

estamos prontos!

“O Natal desperta em nossos corações os melhores sentimentos: bondade, generosidade, alegria, amor... É época de renovar nossa fé e celebrar a vida, agradecer, perdoar e fortalecer laços familiares”, Daniela Giacomelli de Mendonça

“Natal é tempo de família, muitos risos e alegrias. É época de fraternidade, união e tentar que assim seja o ano todo. Feliz Natal!”, Márcia Dalla Chiesa, da Sapore e Piacere “Uma época que me encanta, encontros, família, amigos... uma pausa para renovar o desejo de que bons sentimentos tomem conta de todo o ano e que a gentileza e o respeito estejam sempre presentes!”, Leila Pompermayer

“Para mim, o Natal representa algo mágico, cheio de luz, nostalgia, lembranças boas de natais da minha infância. Um momento de paz, de estarmos juntos às pessoas que mais amamos, agradecer e refletir como posso e devo ser melhor, comigo e com o mundo!”, Karla Raffainer, Orno Home Decor

Jornal Design 11


É hora de vestir a casa de gratidão A passagem de um novo ciclo, é momento de vestir-se de boas energias! E o nosso cantinho preferido também pode receber uma repaginada no visual para renovar os fluidos do cotidiano do novo ano.

Aposte em peças multifuncionais que proporcionam praticidade para a vida moderna.

Tonalidades claras e design limpo ampliam os ambientes. Existem muitas opções: pinturas, marmorizado, tecidos...

Design atemporal e contemporâneo, ah, estes marcam um belo tempo na vida da gente. Elementos feitos à mão e tonalidades terrosas sempre dão um toque de conforto, calor e carinho.

Imagem Studio Marta Manente

Escolha cada item com muito afeto, pois a casa é o espelho da alma. E viva o ano novo!

Marta Manente marta@martamanente.com.br @studiomartamanente Designer

12 Jornal Design


Foto Arquivo Pessoal

Dicas para celebrar em casa

Fotos Divulgação

Nessas épocas de festas: Natal, Réveillon e muitas formaturas, perguntamos o que é interessante para ter uma festa agradável em casa. Arranjos com flores naturais são bem vindos nestas ocasiões. Não precisam ser flores raras mas aqui a criatividade funciona muito bem quando se utilizam folhagens e flores do próprio jardim. Interessante também é ter recipientes de vidro diferenciados, que podendo ser até garrafinhas e vidros simples em composição harmônica.

As velas são um recurso interessante que torna o ambiente mais aconchegante e produz uma luz original não uniforme que por vezes trepida naturalmente e com o vento. A maioria das velas precisam de recipientes (castiçais, lanternas, vidros) para evitar acidentes, pois o fogo é belo porém perigoso. Para que uma festa seja agradável e que tenha uma longa duração são necessários vários lugares para sentar. Há empresas que alugam cadeiras, mas na ideia do “faça você

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

mesmo” é bem aceita a utilização de pallets para improvisar espaços de sofás com almofadas e futons que podem ser confeccionadas com tecido bem colorido e de preço muito acessível (Tecido Chita).

Se a festa for mais jovem e descontraída pode se fazer uso de balões e fitas coloridas, utilizando também cordões de led para a iluminação informal do local. Dispor de um espaço aberto para dançar que pode ter 2,50m X 2,50m é interessante. No entanto, é preciso ter também uma boa seleção musical (equipamento de som) ou contratar um DJ ou até um músico. Em último lugar e não menos importante é que o(s) Anfitrião (ões) possa aproveitar o momento, o melhor seria contratar um garçom mas se não for possível é interessante que os pratos estejam acessíveis aos convidados e as bebidas também para que eles mesmos possam se servir. Quando a quantidade de convidados não permite sentarem à mesa, é interessante que utilizem cumbucas e alimentos que não precisem de facas. O interessante também é improvisar vários apoios para os copos (e marcar as taças com fitas para que não sejam misturadas). Enfim, boas festas e aproveitem, pois são momentos maravilhosos e marcantes de nossas vidas! Jornal Design 13


“Ser Arquiteto é pensar nos espaços, desde uma escala mínima até o planejamento de cidades. Com a arquitetura é possível idealizar ambientes e as suas interações, podendo ser residenciais, comerciais, urbanas, de paisagem e de mobiliário. Com conhecimento e técnica, o arquiteto pode colaborar para melhorar a funcionalidade e o aproveitamento dos espaços.”

quarentaanos Fotos Bruno Zulian

Durante o mês de novembro, junto a comemoração dos 40 anos da AEARV, ocorreu o lançamento da quinta edição do Book Arquitetos. No dia 20, arquitetos e demais profissionais da área, foram calorosamente recepcionados na Maxi Esquadrias, com uma proposta diferenciada e ousada, impulsionada pelos patrocinadores que juntos transformaram a estrutura fabril num ambiente acolhedor, a fim de apresentar a nova edição.

Esse projeto só é possível pelas empresas que acreditam na valorização do profissional de arquitetura: Maxi Esquadrias, Orno Home Decor, Casa de Pedra Estofados, Cammino Pedras, Friza, Casa do Pintor, Artelana, Construtora Peruffo, Dinox, Efeito Eneri, Meber, Floricultura Flor da Serra, Cromo, Dema, Dellano, Somensi Complementos, Giardini Floricultura, Nolan Home Collection, Ponto Nero. Coordenação de projeto do Book, por Leila Pompermayer.

Foto Ezequiele Panizzi

O book reúne o trabalho selecionado de mais de 30 profissionais e é possível conhecer mais sobre os projetos em diversos estabelecimentos da Serra Gaúcha.

Foto Ezequiele Panizzi

14 Jornal Design


Fotos Divulgação

No dia 07 de novembro, a AEARV promoveu na Universidade de Caxias do Sul uma palestra com dois renomados profissionais sobre coordenação de projetos e onde estes mostraram um pouco de seus trabalhos. Primeiramente, com o engenheiro civil José Luiz Canal, foi possível acompanhar detalhadamente a execução de obras de grande porte, a nível nacional, assim como todas as especificidades da construção da Fundação Iberê Camargo, reconhecida internacionalmente e projetada pelo Arquiteto português Álvaro Siza. No segundo momento, o Arquiteto Fernando Pasquali, bento-gonçalvense, que já participou de obras de grande porte, inclusive fora do Brasil, mostrou seu envolvimento em parceria com escritórios de diversos países, como a construção do Parque da Ferrari, em Abu Dhabi. AEARV 40 anos Para completar as comemorações de aniversário da entidade, dezembro iniciou com a tradicional confraternização de final do ano. Em um ambiente descontraído, os associados AEARV reuniram-se na Cervejaria Blauth para celebrar o encerramento de um ano de sucesso e dar início a um 2020 esperançoso, repleto de encontros e projetos.

Fotos Ezequiele Panizzi

Jornal Design 15


Projeto personalizado nos estilos moderno e contemporâneo “O esquema monocromático com toques de cores vibrantes, uso de peças em cristal e vidro, espelho e pratas conferiram leveza aos ambientes”.

Viajar é uma das melhores maneiras de adquirir bagagem cultural, uma oportunidade de agregar conhecimento, refinar o senso de estética e se aproximar de pessoas. Foi para um apartamento de uma família assim, extremamente unida, viajada e sofisticada, que eu, arquiteta Vanessa Valduga, desenvolvi esse elegante projeto, um trabalho personalizado que mescla os estilos moderno e contemporâneo. A fim de atender as expectativas de um jovem casal, com uma filha adolescente e um belo projeto de vida, elaboramos uma proposta que atingisse o nível máximo de satisfação dos integrantes dessa família. A personalidade de cada morador é impressa em seu respectivo espaço.

Fotos Emerson Ribeiro

Tapetes e persianas D’Art

Ana Laura Marozzin Santin, Francine Marozzin Santin e André Rodrigo Santin

A proposta para o projeto de interiores deste apartamento com 220 m² de área foi traduzir para a ambientação a originalidade vibrante e sofisticada dos clientes, criando espaços elegantes e confortáveis, integrados visualmente e fisicamente. O estilo contemporâneo se reflete no mobiliário de linhas retas e dimensões generosas, com móveis em cores neutras que evidenciam o contraste com tons mais intensos.

16 Jornal Design


Fotos Emerson Ribeiro

O resultado deste trabalho foi um lar clean e acolhedor. Os móveis com design consagrado nas cores em preto e branco em laca alto brilho, resultou em um apartamento moderno. Executados pela empresa NOBRATTO Movelaria, responsável pelos detalhes e acabamentos da marcenaria de alto padrão com a essência do feito a mão juntamente com tecnologia de ponta, valorizando detalhes e individualidade de cada ambiente. A iluminação intimista foi projetada de forma pontual, valorizando objetos, móveis e obras de arte. Nada mais apropriado para quem quer viver em alto estilo. A área social foi dividida em um grande estar com home theater e uma sala de jantar. O espaço destinado ao home conta com equipamentos altamente tecnológicos e iluminação especial. Os confortáveis estofados em cores neutras e lareira revestida com mármores. As cortinas e persianas contemplam diferentes modelos, cada um de acordo com a necessidade do ambiente. Estas foram providenciadas pela Loja D’art, que atendeu o projeto de maneira espetacular, oferecendo opções exclusivas e atualizadas em uma ampla gama de produtos, entre eles, cortinas, persianas, tapeçaria, papéis de parede e almofadas.

As suítes foram planejadas de acordo com estilo e necessidades intimistas, com tecidos, tapetes e espelhos, além dos papéis de parede que trouxeram o charme

Jornal Design 17


#DEMArevestindoseuprojeto por Vanessa Valduga Arquiteta e Urbanista “A decoração elegante e detalhista explorou os ângulos retos, as cores, vidro e espelhos, uma mistura fina que caracterizou uma espécie de minimalismo aconchegante”.

A cozinha é ampla, bem equipada e ainda integrada às áreas de estar e jantar, com revestimentos em mármores e granitos, agregando suavidade. A churrasqueira tem participação direta nas demais áreas de estar. Para controle de claridade externa e privacidade familiar, as escolhas foram persianas Double Vision.

Fotos Emerson Ribeiro

Todos os metais e cubas são da DEMA Revestimentos dando um design mais inovador, trazendo leveza e luxo.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511 18 Jornal Design

Dema Revestimentos @demarevestimentos


#DEMArevestindoseuprojeto por Viviana Medeiros Arquiteta e Urbanista

Economia, versatilidade e resistência são características garantidas em bancadas de porcelanato!

Fotos Renan Constantin

Além de seu custo benefício e resistência, as bancadas de porcelanato valorizam os espaços, promovendo estilo e funcionalidade.

Fabricado com matérias-primas nobres, o porcelanato técnico, é submetido a temperaturas mais altas que as de outros modelos, tornando-o mais compacto e menos poroso, logo, têm absorção de água próximo de zero, garantindo sua resistência a manchas. Se aquele vinho do jantar cair sobre a bancada, por exemplo, não há motivo para preocupação: basta limpar com um pano úmido que a bancada não sofrerá nenhum sinal de manchas. Da mesma forma, se você derrubar qualquer objeto pontiagudo ou apoiar panelas quentes, o revestimento não será danificado e não sofrerá desgastes, pois são fabricados para pisos, e áreas de altíssimo tráfego, logo, sua resistência a atritos, é garantida! Para banheiro ou lavabo, a bancada é capaz de valorizar

o ambiente e até mesmo ampliá-lo. Em espaços pequenos, como lavabos, uma dica é fazer a cuba esculpida no próprio porcelanato.

Caxias do Sul | Rua Guerino Sanvitto, 939 | Bairro Villagio Iguatemi | 54 3538.7771 Bento Gonçalves | Av. Osvaldo Aranha, 1422 | Cidade Alta | 54 3452.5511

Dema Revestimentos @demarevestimentos Jornal Design 19


Foto Augusto Cesar Dupont Tomasi

Versado Cubas Farm em Corian

Cuba Farm em Corian da Versado personalizada especialmente para essa cozinha

Fotos Anderson Pagani

Conheça abaixo as Cubas de Fazenda da VERSADO:

Farm Sinks ou, numa tradução livre a expressão seria “Cubas de Fazenda”, também chamadas de Cuba Avental, que combinam com qualquer estilo de decoração: escandinavo, clássico, moderno, vintage, retrô, rústico, eclético ou democrático. A Versado lança as “queridinhas Farm Sinks” desde a sua forma mais clássica, limpa de detalhes até os modelos mais requintados, com frisos metálicos incrustrados no corian, dando um toque de sofisticação, modernidade e elegância às mesmas. Produzidas em Corian, um material com alta tecnologia, a cuba Farm proporciona beleza, requinte, resistência e assepsia total. Por ser um material sólido, sem porosidade e é higiênico, não mancha e é fácil de limpar. São dois modelos de Cubas (Classic e Tradition) de 700 x 480mm (lxp) apresentadas em 4 versões e em 03 cores diferentes: Corian Glacier White (branco), Corian Vanilla (bege) e Corian Deep Nocturne (preto). Você escolhe a cor da cuba e a cor do metal dentro da seguinte paleta de cores: Chumbo, Prata, Ouro Rosado, Ouro e Ouro Acinzentado. Pensada para ambientes que necessitam de uma cuba menor, a cuba Farm Modelo Prática se encaixa perfeitamente. Você encontra na medida de 530x400mm (lxp) e nas seguintes cores: Glacier White (branco), Vanilla (bege) e Deep Nocturne (preto). Ambos os modelos são extremamente versáteis, podendo colocar sobre o tampo ou embaixo do tampo. Você pode também personalizar a sua cuba: podendo ser simples ou dupla, de cor e/ou tamanho diferente.

Versado Farm Sink em Corian – Classic Modelo sem detalhes, combinando com qualquer estilo de decoração.

Versado Farm Sink – Classic I Possui 1 friso metálico de 36mm alinhado com a base da cuba.

Versado Farm Sink – Classic II Possui 1 friso metálico de 12mm à 36mm da borda superior da Cuba.

Versado Farm Sink – Classic III Possui 2 frisos metálicos de 12mm (48mm da base, 12mm de espaçamento entre os mesmos).

Versado Farm Sink – Tradition Modelo Tradicional, sem frisos, que combina com qualquer estilo de decoração.

Versado Farm Sink – Tradition I Possui 1 friso metálico de 36mm alinhado com a base da cuba.

Versado Farm Sink – Tradition II Possui 1 friso metálico de 12mm à 36mm da borda superior da Cuba.

Versado Farm Sink – Tradition III Possui 2 frisos metálicos de 12mm (48mm da base, 12mm de espaçamento entre os mesmos).

No site www.versado.me você encontra todos esses modelos. A VERSADO SURFACES é PROCESSADORA PREMIUM da Dupont, categoria laureada somente para processadores que apresentam serviços de excelência e inovação. Versado Farm Sink – Prática Modelo Tradicional menor, sem frisos, que combina com qualquer estilo de decoração.

20 Jornal Design

54 2102.1414 contato@versado.me

www.versado.me @versadostore


Jornal Design 21


Atena Mármores e Granitos conta com espaço moderno e conceitual

Fotos Jornal Design

Morar bem começa com um sonho, que exige qualidade e profissionalismo do início ao fim. Pedras nobres e exclusivas em um espaço moderno e conceitual são alguns dos diferenciais que a Atena Mármores e Granitos apresenta aos seus clientes. Com atendimento de qualidade e produtos de alto padrão, a fábrica que possui 15 anos de atuação na Serra Gaúcha, agora oferece requinte e beleza em sua loja, localizada no centro de Bento Gonçalves. A trajetória de sucesso da empresa familiar, fundada pelo patriarca Hilário Paludo, atualmente é conduzida pelos filhos André e Tiago. A ideia dos irmãos em inaugurar o novo espaço é proporcionar aos clientes e profissionais do ramo de engenharia e arquitetura, um ambiente de aproximação.

Fotos Gustavo Schattschneider

A Atena é composta por uma equipe de profissionais qualificados, garantindo a instalação perfeita e um acabamento rico em detalhes.

A empresa que já foi reconhecida com o Prêmio Melhores do Sul, em qualidade e atendimento, em seu portfólio conta com mármores e granitos nacionais e importados, Silestone, Ekostone, Vulcana e nanoglass e o Corian®, além de tam-

@marmoaria.atena 54 3454.1320 ou 54 99167.0234 comercial@atenamarmores.com vendas@atenamarmores.com Bento Gonçalves 22 Jornal Design

Projeto Arquitetônico do Estudio Las Arquitetura executados com pedras da Atena Mármores e Granitos

pos para transformar cozinhas e banheiros em ambientes incríveis, revestimentos para deixar lareiras, churrasqueiras, hidromassagens e escadas com estilo único.


Jornal Design 23


Um espaço, duas personalidades por Catarina de David | Arquiteta

Fotos Eduardo Benini

A esquadria exclusiva para esse projeto, em ângulo diagonal, foi executada pela Valen Esquadrias

Quando a demanda chegou ao escritório, tínhamos em mãos uma sala comercial recém adquirida pelos proprietários somente com laje, contrapiso e massa fina. Ainda nas primeiras conversas nos deparamos com o primeiro e mais importante desafio: um espaço, duas personalidades.

24 Jornal Design

Precisávamos adequar o espaço para receber um casal com profissões bastante distintas. Para ele, um escritório de representações, para ela, um consultório médico psiquiátrico. O espaço dele Para a proposta do escritório, tínhamos a possibilidade de usar materiais “crus” como o concreto aparente e desfrutar de recursos encontrados na própria sala, como a laje nervurada. Uma das grandes sacadas e também o maior dos diferenciais desse projeto foi a utilização de traçados ortogonais. No macro, a partir da especificação de uma esquadria em ângulo, que além de imprimir uma característica exclusiva ao projeto também garan-


tiu permeabilidade luminotécnica a uma sala com poucas aberturas, na micro escala, através do design exclusivo de elementos metálicos como a base geométrica das mesas. E por falar em luminotécnica utilizamos eletrocalhas pintadas e requadros metálicos que funcionaram como “lustres”, distribuindo pontos focais por toda sala, também um gradil metálico com lâmpadas tubulares intercaladas que desem-

penhou o papel de forro/luminária, marcando a entrada da sala. Outro recurso que somou muito a função desenvolvida no espaço foi o uso de elementos pontuais coloridos, pois cores vibrantes como o laranja, se bem arranjadas, despertam a energia e proporcionam alto rendimento e produtividade no espaço, além de trazer essa quebra na paleta de sóbrios como o cinza.

Jornal Design 25


Fotos Eduardo Benini

O espaço dela Para o consultório médico, precisávamos seguir uma linha um pouco mais sóbria, porém diferenciada em se tratando de um consultório de atendimento psiquiátrico. Tivemos a nosso favor uma grande esquadria em vidro que emoldura a paisagem urbana como uma grande tela em movimento. O público alvo do consultório psiquiátrico varia entre faixas de idade bastante distintas - crianças, adolescentes e adultos. Devíamos então criar um ambiente cujo fluxo e posicionamento da marcenaria encaminhasse instintivamente o paciente. Um belo sofá, envolto em verdes, um espaço confortável e acolhedor para adultos e adolescentes e uma área à ser descoberta pelas crianças, cuja entrada em formato de “casinha” somada a elementos como o balanço, o céu estrelado com pontos Led e o “cubo” azul -como chamamos- são alguns

26 Jornal Design

dos elementos lúdicos a serem explorados. Casinha essa que, na verdade tem em suas faces portas de toque que ocultam um grande espaço de armazenamento voltado para a bancada do computador da médica.

Os padrões de madeira e a cor em elementos pontuais também foram fundamentais nesse espaço, pois tanto a madeira clara como o azul trazem a sensação de calma e tranquilidade.


Jornal Design 27


SEGURANÇA - Guarita 24h - Murado e cercado com serpentina - Controle de acesso de veículos

- Cancelas automatizadas - Registro de movimentação em sistema informativo - Sensores e Câmeras

Contemplar

Viver com seguranç

1º Condomínio Fechado do Vale dos Vinhedos

QUALIDADE DE VIDA - Mata nativa preservada - Praças e Deck - Playground - Salão de festas com lareira

- Mirante com vista encantadora - Cancha - Vias largas e arborizadas - Tranquilidade

Rua Dom José Baréa, 41 | Cidade Alta | Bento Gonçalves RS | Plantão de vendas do condomínio 54 98117 1818 | www.imoveispontual.com.br/parquedosvinhedos

28 Jornal Design

Des


sfrutar

ça

Abrir a porta de casa e sentir a brisa perfumada do Vale.. Momentos de liberdade e prazer com os amigos e família, Um complexo de lazer e bem estar, Você em total sintonia com a natureza, Cenário convidativo à contemplação, inspirador!

RS 444 | 4070 | Vale dos Vinhedos | Bento Gonçalves | RS |

Jornal Design 29


A força do propósito move os negócios e a vida Inovar no segmento dos negócios é um dos maiores desafios para quem deseja empreender. Imagine transformar sonhos e propósito de vida em fonte de renda? É um desafio e tanto! Empreendedoras bento-gonçalvenses contam como foi o processo de tirar o projeto do papel e conquistar o próprio sustento, fazendo o que se ama. A busca por autoconhecimento e espiritualidade resultou no Céu Azul, um movimento que tem como propósito despertar a consciência e a responsabilidade das marcas que pessoas ou empresas deixam no mundo. Idealizado pelas sócias Daiane Baldo, Daniela Bernardi e Laís Vignatti, o projeto completou dois anos em outubro. Publicitárias, mas com o desejo de tocar o outro além do texto e do design, a ideia virou um propósito de vida e um canal de consciência, como descreve Daniela. Sem imaginar a proporção que o Céu Azul iria tomar, as amigas criaram um perfil no Instagram e com frequência postavam conteúdos sobre as “dores do despertar”, envolvendo amor, espiritualidade e paz. Mas o

desejo de transmitir essas descobertas estava enraizado nelas, e a partir disso começaram a surgir as ideias que complementaram o projeto, como a ação “Onde está você agora?”, que estimula as pessoas a pararem um minuto e se concentrarem em sua respiração. Hoje, o grupo ministra mensalmente Workshops e Grupo de Meditação na Casa Céu Azul.

a gente faz sozinha, se não fosse pelas pessoas que acreditam tanto quanto a gente, o Céu teria sido uma paixão que virou hobbie”, explica.

“Eu acredito que tudo na vida é processo. Ainda estamos em transição, administrar o tempo, ser redatora, instrutora de consciência e empreendedora, sem deixar os outros papéis de lado, seguindo estudando, é um desafio. Mas vale muito a pena, não tem preço que pague me encontrar no que faço, ver sentido e, principalmente, estar alinhada aos meus valores. É mais que realização de desejo, é de alma, sabe? Porque cada vez tem menos ego e mais essência nesse Céu. Nada

A vontade de tocar o coração das pessoas alimenta tanto o grupo que do Céu Azul, nasceu a Ortha Branding Consciente. Em meio a transição do projeto, também foi possível entender melhor a função do Céu Azul na Terra. As sócias contam que tinham uma proposta de trabalho tanto para pessoas quanto para empresas, no sentido de gestão de marcas conscientes. Porém, há alguns meses elas separaram o processo, deixando o Céu com a parte de desenvolvimento humano, que é o propósito, e lançam em primeira mão a Ortha Branding Consciente, uma empresa pulsante e que vem para contribuir para o crescimento saudável das organizações e a manutenção da sua existência.

pre foi conectar pessoas, marcas e causas. Isso é outro assunto que está muito ligado a toda essa ideia de consumo consciente, sustentabilidade de colaboratividade, e principalmente ao meu propósito”, disse. Por seis anos, Naiara conduziu a loja Guri e Guria, nos últimos anos, instalada no casarão criativo, em preto e amarelo, no coração do São Francisco. O espaço carinhosamente foi batizado de Casa Infinita, há quase dois anos. Porém, diante de tantas mudanças, a Casa Infinita se transformou em espaço colaborativo, abrigando além das marcas âncoras Brechó Cabide Infinito e Marcenaria Criativa Infinita, parceiros, como A Ammo Aromas, Crockit Crochet e a Vrinda Macramê. Mas em meio a essas mudanças, Naiara contou com a ajuda de Morgana Peruffo Forti, que passa uma temporada de troca de experiências junto ao Cabide Infinito. Após a venda do antigo empreendimento em que era sócia, o Amora, ela abraçou a ideia da amiga e se envolveu na construção e implementação do brechó. “Está sendo uma experiência incrível, cada dia me conheço ainda mais. Me faz bem ser útil, servir a um propósito, servir ao mundo em que habito. Propósito de ser ainda mais consciente no consumo, propósito de levar essa mensagem às pessoas. A vida mais leve é bem melhor”, disse Morgana. Ela se identifica num perfil minimalista, pouco consumista. Em seu guarda-roupa, metade das peças eram da sua mãe, peças de mais de 30 anos. Morgana reaproveita praticamente tudo. “O brechó tem como causa principal trabalhar a moda de forma mais sustentável e atemporal, valorizando peças versáteis que se aplicam a diversas ocasiões. Este é nosso objetivo a médio prazo. Hoje ainda estamos mesclando bastante

as peças novas que eram da Guri Guria e que tiveram seus preços remarcados. Estamos criando editoriais e ensaios fotográficos que misturam peças novas e seminovas”, conta. Além do consumo e da consciência, a sustentabilidade é um dos pilares do novo negócio. “São poucas as pessoas que despertaram para essa consciência, e há um longo caminho de mudança de cultura. Mas isso não significa que a moda não tem mais valor. Tem sim, e merece ser valorizada. Entendemos que precisamos nos vestir, assim como precisamos nos alimentar. Além disso, há milhares de pessoas que dependem da indústria têxtil para sobreviver, este mundo não pode parar, a não ser que seja para pra refletir. Queremos valorizar a moda, mas incentivar o consumo consciente, pois outro grande problema do mundo é a questão ambiental. Não há descarte correto para os tecidos, e a maioria são sintéticos, demoram milhares de anos para se decompor”, explica Morgana. Tudo isso, Naiara divide com seus seguidores do Instagram no Mamãe com Propósito. Despretensiosa, ela começou compartilhando experiências sobre o dia a dia de mãe e a rede de conexões aumentou consideravelmente. Hoje, ela se divide em assuntos maternais, profissionais e pessoais, inspirando pessoas a recalcularem a rota da vida quando necessário, sem medo. “Confesso que dividir os meus dias era a maneira de desabafar, sobre como eu me sentia com o turbilhão de emoções que foi meu puerpério, a vida de empreendedora, esposa e a mãe que eu sempre sonhei em ser, que por vezes achei que não fazia nada direito até que eu entendi que o grande propósito da minha vida era esse: ser mãe e dentro do maternidade encaixar todos os outros papeis da minha vida”, relata.

Fotos Arquivo Pessoal

Ser infinito em diferentes formatos Em certos momentos da vida os questionamentos tomam conta e é necessário recomeçar. Um despertar consciente e um novo propósito de vida afloraram junto a maternidade para a empresária Naiara Pérego. Um final de semana qualquer, em meio a caixas de roupas acumuladas no quarto de visitas do novo apartamento, ela decidiu mudar os rumos do negócio que tinha com seu marido e sócio, dando vida ao Brechó Cabide Infinito, mais um empreendimento junto a Casa Infinita. “Ao me mudar para um apartamento maior por estar aumentando a família, eu me vi em um espaço amplo, mas lotado de roupas que eu não usava mais. Era tanta coisa nas caixas das quais não precisamos usar por um mês inteiro. Quando vi o acúmulo de roupas do meu primeiro filho em apenas um ano de vida, comecei a questionar sobre que tipo de mundo estou deixando para os meus filhos e que tipo de filhos vou deixar para o mundo. Eu precisava me livrar daqueles excessos que não cabiam mais não apenas na minha casa, mas na minha vida”, relata Naiara. O Cabide Infinito surgiu pelo papel que a moda representa na vida da empresária. Para ela, vai muito além da tendência, é algo que se transformou em fundamento. “A minha essência sem-

No Brasil, um estudo do programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou um aumento do empreendedorismo por oportunidade no país. Entre os novos empreendedores, 61,8% abriram o próprio negócio por ter identificado uma oportunidade de mercado. Outros transformaram sonhos em negócios, propósito de vida em uma filosofia. 30 Jornal Design


As oportunidades do 13º salário! Momento especial quando chega novembro e recebemos o abono anual do salário na forma do 13º e a pergunta é: o que fazer com este $$ extra? Qual é o seu momento financeiro? Vamos ver algumas dicas para cada situação: Os endividados Quite suas dívidas, se for mais que uma, quite as mais atrasadas e renegocie as mais novas oferecendo valores parciais para amortização e suspendendo assim os juros por vir. Se você tem $$ na mão, aproveite para negociar os juros de suas dívidas no varejo. Como nos bancos é mais difícil negociar juros, especialmente de cartão de credito, quitar esta dívida pode ser uma prioridade. Invista no seu negócio Diversifique seu negócio, seja criativo !!

Tudo em ordem com as contas, mas o gasto no cartão de crédito é alto e você não consegue baixar esta conta Fotos Divulgação

Compre somente lembrancinhas neste natal com $$, cubra seu cartão de crédito com o restante e guarde o cartão em casa, só use mesmo para alguma emergência . Tô tranquilo com as contas pagas e sem dívida Guarde uma parcela para quitar o IPVA; o IPTU; Se você tem filhos reserve para o uniforme e material escolar Os mais organizados, que já guardaram durante todo ano uma parte de seu salário, podem usar a sobra para fazer uma boa viagem, investir num curso novo ou quem sabe investir em novos negócios. Com as taxas de juros baixas no Brasil, não recomendo aplicar, o melhor é investir !!

O 13º salário NÃO é uma solução para os seus problemas financeiros e sim uma oportunidade de se organizar para o ano que virá, tome cuidado para não se empolgar com este valor e acabar gastando mais do que o que você recebeu.

Termine 2019 diferente, presenteie você mesmo com a quitação de dívidas, o fim das contas altas do cartão, novos investimentos e Feliz 2020!

Iara Cristina Bussolotto

Todo meu carinho

iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

SEGURO DE VIDA. O FUTURO é MELHOR COM

tranquilidade. a melhor forma de construir o futuro É CUIDANDO Das pessoas que você mais ama. Com O NOSSO SEGURO DE VIDA, você protege a si mesmo e à sua família de quaisquer imprevistos e tem a tranquilidade para aproveitar a vida de UM JEITO ainda mais especial.

CONVERSE COM O SEU GERENTE E SAIBA MAIS. BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700, salas 05 e 06, Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 www.unicredintegracao.com.br

Jornal Design 31


Foto Jornal Design

Da paixão pelo empreendedorismo nasce Chies e Poncio Consultoria

Os negócios têm exigido cada vez mais novas transformações para se tornarem mais ágeis e inovadores. Nesse contexto, com o objetivo de unir diferentes áreas de conhecimento surge a empresa Chies e Poncio Consultoria, formada por César Augusto Chies e Núbia Poncio. César já atua no mercado gastronômico há doze anos, é especialista em gastronomia de formação e há cinco anos empreende com a Esta-

32 Jornal Design

ção Café Blauth. Além disso, já foi professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS - ICIF) e na escola Sal a Gosto. Também atuou como consultor no ramo alimentício, a exemplo, o Restaurante Magnólia localizado em Canela e muito renomado na região das hortênsias. Hoje César continua à frente da Estação Café Blauth e em breve também dará vida a mais um empreendimento, irá inaugurar em Bento Gonçalves o Becco54 Bar e Cozinha.

Para César, inovar no ramo gastronômico vai muito além da elaboração do cardápio, “com um público cada vez mais exigente e seletivo, o desafio do empreendedor é proporcionar ao seu cliente experiências que impactem positivamente e proporcionem momentos agradáveis e especiais”, afirmou ele. Núbia, por sua vez, é especialista em negócios e mais recentemente fez parte de um projeto focado em inovação nas pequenas empresas. Foram quase 3 anos de atuação junto ao Sebrae, que se encerraram em setembro deste ano com a conclusão do programa. Além disso, desde 2018 atua voluntariamente na organização do Startup Weekend Bento e em 2019, também veio a integrar a Câmara de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do Bento+20. Atualmente, já atende clientes como Crismiolo Empório, Impretec Informática, Metalúrgica Cobermaq e também é parceira da Creazione Marcas e Patentes, atuando como a Head de Inovação do Cellula Coworking de Bento Gonçalves. A parceria “Tenho paixão pelo empreendedorismo e acredito fortemente no

potencial da nossa região, foi o que sempre me motivou a estar envolvida com diferentes iniciativas. O desejo de empreender também já estava presente há algum tempo e o fato de conhecer o César há alguns anos, contribuiu positivamente para iniciarmos essa parceria e tornar essa vontade uma realidade. Nós estamos muito otimistas, pois é como já comento com meus clientes, o momento é de “chacoalhar o tapete” para identificar o que permanece e o que precisa de mudança, pois precisamos renovar o nosso mindset para aproveitar novas oportunidades que o mercado vem sinalizando”, relata Núbia. A empresa Chies e Poncio Consultoria já atua em diferentes ramos de negócios, aplicando as expertises de ambos os sócios e também de parceiros, sempre com o objetivo de aprimorar a performance de negócio de cada cliente e prepará-los para as mudanças recorrentes do mercado.

Contatos: 54 99908. 0239 | Núbia 54 99125.8617 | César Localização: Cellula Coworking de Bento Gonçalves Rua Dr. Antônio Casagrande, 438


Jornal Design 33


Você é menos produtivo no verão? Foto Divulgação

4. Seu sono, ou a falta dele pode ser um fator: Quando está frio e escuro, há poucas chances de você concordar com uma rodada de bebidas com seus amigos de última hora depois do trabalho. Mas quando eles sugerem um happy hour no final do dia, especialmente no verão que o sol não se põe antes das 20h, naturalmente você quer aproveitar cada momento depois de escapar do escritório. Durante os meses de verão, é provável que você beba mais e fique acordado até mais tarde, o que significa que você se sente sonolento para acordar de manhã.

Se o sol está brilhando, seu cérebro está fora do escritório, certo? Gestores acreditam que a distração aumenta à medida que a temperatura aumenta. Mas somos realmente menos produtivos no verão? Especialistas em carreiras concordam que é verdade - mas não é apenas porque você está antecipando a fuga da praia que planejou. Aqui estão os verdadeiros motivos pelos quais você pode encontrar sua energia caindo ou porque você não consegue manter a concentração quando está ensolarado lá fora: 1. Nosso ambiente afeta nossa produtividade: O calor faz com que muitas pessoas se sintam letárgicas, tornando muito mais difícil se concentrar naquela reunião numa sala mal climatizada.

2. Sua “atitude de verão” desempenha um papel: O ambiente descontraído do verão pode contribuir para diminuir a produtividade. As atitudes das pessoas mudam devido ao calor que tendem a se concentrar no auto aperfeiçoamento e no autocuidado. A luz do sol aumenta a serotonina e a felicidade no cérebro das pessoas e diminui as capacidades analíticas, diminuindo assim o desejo de trabalho.

Esses apontamentos podem indicar alterações na produtividade, mas não são somente eles trabalhando de forma isolada. O importante é observar como anda a sua qualidade de vida e qualidade produtiva. Permita-se momentos de relax e equilíbrio da vida pessoal e profissional. Observe-se e aproveite o verão com sabedoria!

3. Ansiedade = menos produtividade: à medida que envelhecemos, esperamos o verão porque desfrutamos das temperaturas mais quente. Se estamos sendo honestos, acho que tudo se resume ao fato de que todo mundo tem uma criança interior que está procurando uma desculpa para sair de férias de seu trabalho.

Juliana Desconsi juliana@interventodesign.com.br @julidesconsi Designer

A Ascon Vinhedos deseja um

Feliz Natal. Que 2020 seja repleto de projetos

incríveis e construções memoráveis!

Faça parte das ações da entidade

www.asconvinhedos.com.br | 54 3454 5734 | 34 Jornal Design

/asconvinhedos


Fotos Emerson Ribeiro

GEE Tecnologia: sempre à frente! inteligente, conectado e centrado em dados, é preciso se reinventar na mesma velocidade que surgem novas tecnologias. Com os investimentos adotados e com tecnologia avançada aderida pela GEE é possível atender empresas remotamente de todo o país, proporcionando equipamentos de ponta e de última geração. O atendimento técnico é um dos fortes diferenciais da empresa, na busca constante de capacitação e treinamento de sua equipe que permite ter e buscar o melhor para clientes em termos de qualidade e serviço. Ao longo desses 14 anos a história da empresa é marcada por parHá 14 anos no mercado, a GEE Tecnologia com sede em Monte Belo, surgiu para atender a demanda de serviços técnicos na área de TI e Telecom. Uma empresa que vem trabalhando e ouvindo o feedback ativamente de seus clientes, o que foi indispensável, estratégico e fundamental para chegarem onde estão hoje, priorizando o respeito e se moldando conforme a demanda solicitada. A política da empresa é estar

sempre a frente, por isso inovação, seriedade e ética estão entre os pilares do empreendimento. Uma das cores de negócios da GEE é a área de telecom, isso ajuda ativamente no crescimento e desenvolvimento tecnológico da região. A empresa leva ao cliente final conexões de fibra óptica com ultra velocidade, proporcionando uma nova experiência até então impossível de ser aplicada igual a dos grandes centros. Em um mundo cada vez mais

cerias sólidas e tem excelência na prestação de serviços ao mercado de Tecnologia e Telecom. O constante processo de aperfeiçoamento e busca incessante de resultados cada vez melhores, refletem no sucesso da empresa.

Áreas de atuação da GEE Tecnologia Gestão de TI Consultoria de TI Segurança da informação Virtualização de servidores, Assistência técnica corporativa Web e-mail corporativo Provedor de internet Além de produtos e equipamentos de informática, que são comercializados com toda linha de laptops, servidores, licenciamento de software e wireless corporativo, contando com as maiores distribuidoras do mercado nacional para oferecer as mais conceituadas marcas do mercado, conquistando o certificado de Partner Gold Intel.

Jornal Design 35


Duo Mobile inaugura novo showroom

O estilo industrial já estava impresso em algumas pré-existências, sendo usado como diretriz em outros momentos como na textura de concreto, na iluminação com fios aparentes e em alguns elementos decorativos com detalhes metálicos. Já o clássico que também compôs o ambiente, foi utilizado nas portas almofadadas de alguns móveis e nos boiseries que implantados desde o primeiro pavimento até o fim do mezanino proporcionam uma continuidade entre os ambientes. O estilo contemporâneo junta-se aos demais através de móveis com detalhes metálicos, linhas curvas e obras de arte que juntos propiciam a nova loja um caráter de modernidade. Para complementar, vale destacar a busca por elementos naturais e reutilização de materiais, que estão presentes na vegetação, livros de sebo e vasos de vidro com serragem, representado a matéria prima da empresa. Mesclando os estilos e elementos, focando em cores e texturas, foi possível criar ambientes que remetem ao lar contemporâneo e transmitem aos visitantes conforto, proporcionando a sensação de estar em casa.

Fotos Felipe Cortes

Um espaço bem planejado para receber os clientes, é o cartão de visitas para qualquer empreendimento. Recentemente a Duo Mobile que completou 10 anos de história inaugurou um showroom repaginado, com um layout totalmente moderno pensando em bem-estar, conforto e requinte. O espaço traduz o momento da empresa e a identidade da marca. Para proporcionar uma experiência completa aos clientes, é necessário que as pessoas consigam visualizar os produtos e que eles atendam às suas necessidades. É importante que o showroom seja um espaço empolgante. No projeto da Duo Mobile os produtos foram apresentados de forma sofisticada, trazendo atualidade. Para isso, se utilizou de uma conexão harmônica entre vários estilos de decoração, contando com elementos de estilo clássico, contemporâneo e industrial. A composição transmitiu uma identidade única a loja.

Rua Olavo Bilac, 284 | Sala 1 54 3452.8008 36 Jornal Design


Artelana celebra 25 anos Dedicação e paixão pelo que se faz!

Fotos Ezequiele Panizzi

Esse poderia ser o lema da Artelana, empresa familiar que em 25 anos de trajetória sempre teve como prioridade apresentar novidades e produtos de qualidade aos clientes. A loja conceito é comandada pela fundadora Rejane Cobalchini e uma das filhas, a Luísa Cobalchini Damasio. Para celebrar essa data especial, a loja reuniu alguns arquitetos, amigos, clientes e familiares que fazem parte da construção desta linda história de dedicação. A recepção carinhosa e o cuidado nos mínimos detalhes, que é cotidiano desta equipe, deram o tom à comemoração. A Artelana escolheu o artista gaúcho Pirecco

para criar um selo exclusivo de 25 anos de marca, que remete a ideia de participar do sonho dos clientes. Na noite da comemoração, cada convidado recebeu uma peça de quebra-cabeça que, ao final da noite, montou a ilustração do selo. Além disso, os convidados deixaram uma mensagem em um tijolo de parede dedicado ao aniversário da loja. “A ideia foi homenagear as pessoas que fazem parte da construção desses 25 anos e que elas pudessem de alguma forma interagir com essa história, deixando sua marca especial”, completa Luísa. A noite seguiu animada, com excelente gastronomia e ao som de “The Beatles no Acordeon”.

Tv. Maranhão, 55 . Humaitá | 54 3055.2417 fb.com./artelana.loja | @artelana.loja Jornal Design 37


38 Jornal Design


Jornal Design 39


Artigos em couro no estilo clássico e atemporal

40 Jornal Design

Fotos Divulgação

A Fasolo, localizada em Bento Gonçalves é a maior fabricante de artefatos em couro da América Latina. As peças em couro, marcantes, como cintos, carteiras, artigos de viagem e pastas compõem o portfólio da marca em estilo clássico e atemporal. No coração da Serra Gaúcha a fábrica da Fasolo, produz também marcas conceituadas como Leonora Fasolo e Fasa, podendo serem conferidas pelo site em vendas online www.fasolo.com.br.


Natal Cacau Show

Caixa Mágica do Natal Bombons de chocolate ao leite em formato de Árvore de Natal, recheados nos sabores panettone gotas de chocolate cobertos com chocolate branco e trufa ao leite e tablete de chocolate ao leite decorado com Papai Noel.

Trufa Artesanal Panettone Trufa artesanal de chocolate ao leite com recheio sabor panettone com frutas cristalizadas. Panetone Brownie Panettone com gotas de chocolate ao leite com brownie e recheio de trufa de chocolate.

Fotos Divulgação

Bombons Gourmet Sticks de chocolate ao leite com recheio de nozes e cobertos com chocolate branco e bombons de chocolate ao leite com recheio sabor especiarias.

Panetone Premium Bendito Cacao Panettone com gotas de chocolate, recheado com trufa intensa e coberto com chocolate 70% cacau.

Panetone Premium Belga Panettone tradicional com gotas de chocolate, recheado com trufa tradicional e coberto com chocolate belga.

Árvore Gourmet Parfait Bombons de chocolate ao leite sortidos recheados nos sabores brigadeiro, alfajor, creme de cereja e mil-folhas de chocolate ao leite.

Jornal Design 41


AGAS premia a Vinícola Aurora, pela 15ª vez, como Melhor Fornecedora de Vinhos do varejo gaúcho

42 Jornal Design

Foto AGAS/Divulgação

A Vinícola Aurora foi eleita como Melhor Fornecedora de Vinhos pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) pelo 15º ano, sendo o 10° prêmio consecutivo. O prêmio Carrinho Agas foi entregue ao diretor superintendente Hermínio Ficagna, na noite do dia 25 de novembro, em Porto Alegre. A cerimônia realizada no Grêmio Náutico União reuniu os maiores representantes do setor de autosserviço do Rio Grande do Sul. Com mais este reconhecimento do varejo gaúcho, a maior e mais premiada vinícola do Brasil mantém-se no TOP 10 do troféu da entidade, totalizando 21 troféus da Agas conquistados até hoje. A eleição dos premiados teve a supervisão do Instituto Segmento Pesquisas e contempla a escolha de mais de 250 maiores supermercadistas do estado do Rio Grande do Sul. Nessa 35ª edição do Carrinho Agas foram eleitas 37 empresas gaúchas nos diferentes segmentos, escolhas que seguiram critérios como share de mercado, qualidade dos produtos ou serviços, relacionamento com o varejo, índices de ruptura, capacidade de inovação e cumprimento de prazos de entrega.


Natal é na De Bianchi!

Fotos Divulgação

O Natal é uma época mágica repleta de amor e ternura, mas uma dúvida muito recorrente é o que dar de presente para as pessoas importantes de nossas vidas, então nós da Debianchi Ótica vamos dar algumas dicas para não errar no presente de quem você ama!

Hexagonal Ray-Ban O Ray-Ban hexagonal em metal consegue juntar em um só modelo o moderno com o clássico. Com certeza um ótimo modelo para pessoas que tem muito estilo e gostam de estar sempre na moda.

Lince Moderno e elegante esse relógio sem dúvida alguma foi feito para mulheres poderosas e ousadas, o presente perfeito para mulheres fortes!

Technos Um smartwatch com a qualidade Technos, é o presente perfeito para quem equilibra uma rotina de trabalho com exercícios físicos pois une todas as funcionalidades de um smartwatch a um visual elegante.

Mormaii Um óculos solar cheio de estilo para pessoas ousadas que não tem medo de ser feliz, levar uma vida tranquila em contato com a natureza.

IMAGEM ILUSTRATIVA

Jornal Design 43


Ilounge865 promove conceito

Foto Carlos Ferrari

O Ilounge865 chega em Bento Gonçalves com um conceito voltado para o tratamento e serviços duradouros, além de proporcionar bem-estar, saúde e beleza aos clientes. O espaço conta com botox, preenchimento facial, estética personalizada, Microblading, Microshading e revitalização labial, alongamento de cabelo, entre outros. Conduzido pelas sócias Tatiane Cristina Wosniak, especialista em Mega Hair há 15 anos e drª Márcia Castagna, biomédica especializada em estética facial. O Ilounge865 ainda tem parcerias na micropigmentação com a profissional Daniela Ferrara Bertolini e no tratamento corporal com Kely Carlet, além de oferecer também complementos como maquiagem, unhas, massagem convencional e depilação. Em dezembro o salão promoveu um coquetel de inauguração para parceiros, clientes e amigos, apresentando o espaço.

44 Jornal Design


inovador em saúde e beleza

Fotos Jornal Design

Tatiane Cristina Wosniak Esp. em Mega Hair Kely Carlet Esteticista

Márcia Castagna Biomédica

Daniela Ferrara Bertolini Phibrows e Beauty Angels Artist Jornal Design 45


46 Jornal Design


Jornal Design 47


Foto Jornal Design

Adega Refinaria completa oito anos com lançamento do espumante Otto

O vinho e sua magia, continuam conquistando apreciadores geração após geração, assim como a Adega Refinaria. Completando oito anos de trajetória o empreendimento é um local charmoso e com uma atmosfera contagiante, sendo quase impossível não mergulhar nas histórias de cada vinho. E para comemorar estas oito safras junto com seus clientes e enófilos, neste mês os proprietários André, Gisele e Fabiano Valduga, apresentam o Otto Nature Sur Lie Blanc de Blanc 100% Chardonnay, um espumante inusitado e com muita história. O nome foi escolhido com a ajuda de clientes apreciadores da bebida, que em uma degustação promovida pelo espaço, participaram desta construção para dar vida a este produto que tem um lote limitado de 1.200 garrafas, além de poder ser adquirido na Adega.

Rótulos diferenciados e a possibilidade de apreciar novidades, seja sozinho ou acompanhado de amigos e familiares, são o DNA do espaço. A Adega Refinaria trabalha com uma vitrine de 2300 rótulos de 122 regiões que compõem 28 países e contam também com a sommelière Tatiane Cousandier com um atendimento guiado e muita informação. É quase impossível sair da Adega Refinaria com o mesmo conhecimento sobre o mundo do vinho que você entrou.

Assinamos um espumante autêntico desenvolvido através do método Sur Lie - do francês que significa “sobre as borras” - após a fermentação mantêm-se as leveduras dentro da garrafa para a decomposição, isso faz parte do amadurecimento, o que traz complexidade, cremosidade e estrutura. Um espumante de caráter marcante com muita elegância. O espaço promove frequentemente degustações exclusivas e cursos com temas variados para enaltecer ainda mais a cultura do vinho.

Rua José Martelli | Bento Gonçalves | 54 3454.3116 @adegarefinaria 48 Jornal Design


É hora de presentear!

Vízia Óptica Vízia Óptica @ vizia_optica

Fotos Divulgação

Dicas para presentear as pessoas mais incríveis da sua lista, incluindo você!

Arezzo Bento Gonçalves Arezzo Bento Gonçalves @arezzobento

Arezzo Bento Gonçalves Rua Treze de Maio, 459, Centro Com estacionamento próprio pela rua Saldanha Marinho

Jornal Design 49


Schutz Day Couros do Valleh Um dia para celebrar o verĂŁo e a diversidade feminina!

Fotos Natana Fontes

Sinta a energia deste momento!

50 Jornal Design


MINIMALISTA

CONTEMPORÂNEA CASUAL A Vízia Óptica apresenta: Skagem, a nova marca que possui uma essência minimalista com design clean, peças casuais e refinadas e que se diferenciam pelo alto padrão de qualidade.

Os produtos são inspirados no estilo de vida dinamarquês e misturam moda com as diferentes formas de arte. A Skagen oferece relógios feitos com materiais de qualidade, que representam a beleza e a sofisticação do design clean, tornando as peças casuais e refinadas ao mesmo tempo.

Conheça nossa franqueada mais próxima /viziaoptica.com.br

/viziaoptica

vizia_optica Jornal Design 51


Alerta de fofura: Barbearia Velho Capitão conta com novo layout temático para crianças

52 Jornal Design

quanto esperam os pais, no andar superior fazerem seus tratamentos estéticos. “Sentíamos falta de um ambiente que acolhesse a criança, porque nem todas gostam de cortar o cabelo, precisa interagir com ela para que ela se sinta em casa. A proposta da nossa barbearia é exatamente essa de poder atender pai e filho no mesmo espaço e proporcionar interatividade”, detalha Siqueira. No espaço superior o ambiente foi todo projetado para os adultos, com em corte barba, cabelo, sobrancelha, entre outros. Além disso, os profissionais usam uma linha de produtos específica para isso, como pomada, óleo, balm e shampoo. Um pub para recepcionar bem os clientes também foi elaborado, enquanto o trabalho é realizado, pode-se apreciar uma boa cerveja. Fantástico né? Com três anos de atuação, o espaço conta com profissionais altamente qualificados e especializados em atendimento para criança, Alexandro Freitas Siqueira, Cristian Moro e Volnei Christofoli.

Fotos Jornal Design

Basta dar uma olhada ao redor do primeiro andar da Barbearia Velho Capitão para perceber uma tendência: corte de cabelo infantil bem estiloso e altas doses de fofura, existem aqui! A Barbearia é dividida em dois ambientes, um voltado para a estética masculina e o outro adaptado com temática infantil. Um dos principais desafios de cortar o cabelo das crianças é mantê-las paradas. Para isso, Alexandro Freitas Siqueira, proprietário do espaço, aposta em algumas artimanhas. Enquanto os cabeleireiros estão cortando o cabelo dos pequenos, há uma televisão rodando o desenho favorito do mini cliente. Mas os atrativos não param por aí, brinquedos didáticos em madeira e videogame também fazem a alegria da criança en-


Jornal Design 53


Café com Arte, bistrô mais charmoso da cidade está com novo menu

@cafecomartebistro

Fotos Eduardo Benini

Cheiro de cardápio novo? Após muitas pesquisas e testes, nasce o novo menu do Café com Arte, um bistrô super aconchegante no estilo retrô. Casarão antigo, sabor romântico e gastronomia autêntica, transformam a experiência e a arte nos pratos e bebidas oferecidos em meio a uma atmosfera incrível. Cada sensação pode ser emoldurada nas paredes como verdadeiras obras primas, que relatam histórias, viagens, presentes e antiguidade. Como o slogan já diz: Arte em tudo! Neste charmoso cenário, são servidos pratos elaborados com ingredientes selecionados e temperos totalmente naturais, produzidos na cidade ou região, refletindo todo o amor e respeito pela comida. Os detalhes fazem do lugar referência no Polo Gastronômico da Serra Gaúcha. Todas as ‘peças’ são assinadas por um chefe de cozinha. O bistrô está sob o comando dos sócios Simara Rosalem e Eduardo Benini. Se você busca uma experiência gastronômica inesquecível, esse é o lugar! Massas artesanais produzidas na cozinha do próprio bistrô, carnes macias e suculentas, cervejas artesanais e uma bela carta de vinhos e espumantes brasileiros selecionados pelo Sommelier residente, fazem jus ao charme da Serra Gaúcha. Aperfeiçoar o menu é proporcionar novos sabores aos clientes, porém, os premiados e queridinhos da casa seguem, como o Risoto di Parma e outros. A nova entrada ao cardápio é feita com a Salada do Chef, elaborada com folhosas orgânicas, lascas de copa, gorgonzola e maça verde.

A tardinha, o amplo jardim, com área verde, flores e pássaros se torna um ótimo lugar para happy hour com música, podendo também ser um espaço para festa em qualquer estação. Integrar a natureza e a rotina corrida do dia a dia é o que faz o Café com Arte ter o jeitinho de segunda casa. Uma sala com um sebo, uma biblioteca com livros de arte e gastronomia, e uma parede com arte em giz feita por artistas locais amplificam essa sensação. O Bistrô abre ao meio dia servindo almoço executivo. Na noite, o menu ala carte toma conta do espaço, com pratos únicos. Vale lembrar que Café com Arte é Pet Friendly.

Os pratos são disponíveis para todos os gostos, como: Filé Saint Peter – Filé de peixe Saint Peter Grelhado, acompanhado de purê rústico de batata e espinafre. Para acompanhar a opção de um delicioso molho de laranja e pimenta. Surpresa de mignon – Medalhões de filé mignon grelhado, envolto em ninho de espaguete artesanal com molho de gorgonzola. Mignon ao Molho de Cogumelos – Filé mignon grelhado, coberto com molho escuro de funghi secchi. De acompanhamento um cremoso purê de cenoura e brócolis cozido. Estrada do Sabor – Arroz arbóreo italiano, cogumelos Shimeji produzidos no Vale dos Vinhedos, funghi secchi, parmesão fresco e cheiro verde. Burger Vegano – Pão artesanal, hambúrguer de lentilha com cenoura, queijo de amêndoas produzidos no próprio bistrô, mix de cogumelos, tomate seco e rúcula. Para incrementar, uma porção de batatas rústicas sequinhas e crocantes. Macarrão com Cheddar e Bacon – Macarrão artesanal gratinado com muito queijo cheddar e crispys de bacon. Parmegiana do Bistrô – Escalope de filé à parmegiana, arroz branco soltinho, batatas rústicas e salada de folhas orgânicas com tomatinhos cerejas. Di parma - Ícone da Serra Gaúcha, arroz arbóreo italiano, parmesão fresco, copa, figos em calda e cheiro verde. E para finalizar, não poderia faltar a nova sobremesa de dar água na boca - Coulis de Frutas Vermelhas acompanhado de um sorvete de manjericão e crumbles de nozes.

54 Jornal Design


La Padoca Dell’Ora, feito a mão e com o coração

Fotos Alinne Gregio

Desde o último dia 28 de novembro, Bento Gonçalves conta com uma referência em produtos gourmet exclusivos, a La Padoca Dell’Ora. Sua essência e conceito nasceram do desejo dos sócios, Marcos Vinícius Cousseau, Sidinei Comin e Volnei Comin, em oferecer os sabores mais incríveis do mundo, através de produtos sempre fresquinhos e feitos na hora, utilizando ingredientes de qualidade e selecionados com muito carinho e

cuidado. Primando pela comodidade dos seus clientes, o espaço conta com o diferencial do servizio espresso, onde todos os produtos podem ser saboreados no local ou levados para serem consumidos no conforto de casa. O mix de produtos é bem variado, contemplando doces elaborados, delicados salgados, pães diferenciados e, claro, os tradicionais cafés. Entre os destaques do cardá-

Foto Nati Machado

pio é impossível deixar de provar o Bolinho de Bacalhau, o Pretzel, a Medialuna, o Pastel de Natas e o Churros Espanhol. E já pensou que delícia seria poder personalizar a pizza, a salada, o sanduíche ou a torta com os sabores que você mais gosta? Na La Padoca isso também é possível! Ingredientes sempre fresquinhos para você selecionar os seus preferidos e saborear uma experiência gastronômica única e exclusiva. Com localização privilegiada e estacionamento próprio, a La Padoca é ponto de parada obrigatória para aquele lanche gostoso, com as delícias fresquinhas que saem toda hora do forno e que podem ser apreciadas no espaço interno aconchegante, no encantador Garden externo ou no conforto do seu lar.

Espaço Pães do Mundo: encontre opções tradicionais e internacionais de pães, trazidas de países como Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Austrália, e, claro, os clássicos brasileiros.

Jornal Design 55


Sabores à moda italiana no coração do Vale dos Vinhedos

Além de todas essas delicadezas oferecidas pela casa, os clientes, amigos e parceiros foram recebidos na comemoração de aniversário com um almoço típico e uma linda apresentação do Coral Vicentino que relembrou canções folclóricas, danças e costumes. No período da tarde o evento contou com Pocket show com Johnny Grace Elvis Cover e a banda Os Fora da Lei e, claro, muito afeto.

Fotos Jornal Design

Filó lembra encontros e festa! Com uma atmosfera contagiante que relembra as tradições italianas, recheada de pão na palha, chimia de figo, polenta mole e muito grostoli, o Filó Café, localizado no coração do Vale dos vinhedos, completa 2 anos de história.

Abrigado no porão de um chalé a moda antiga, com uma decoração que resgata a essência da colonização italiana em cestos de palha, louças e quadros de família, o lugar é conhecido pelo aconchego, o belo jardim com gramado e a gastronomia. Um café todo charmoso com gostinho de casa de vó.

filocafevale@gmail.com Rua das Videiras, 3365 Vale dos Vinhedos

56 Jornal Design


Foto Anderson Pagani

**Visite nossas fanpages e fique por dentro da programação de Oficina de Férias Lote75 que acontecerá em janeiro/2020;

Foto Luiz Meurer

Foto Jeferson Solsi

Foto Lucas Lermenn

Há mais de dois anos recebendo clientes para casamentos, aniversários, formaturas, dias ensolarados nos nossos jardins e todos os tipos de eventos, os espaços Santorini Garden e Lote 75 ainda encantam a todos que frequentam! Um lugar de paz, rodeado de muita natureza, boas energias e mais de 20.000m² de jardins onde todas as celebrações ficam perfeitas! Convidados e clientes sempre saem satisfeitos porque o nosso maior objetivo é atendê-los de forma repleta de carinho. Um pequeno paraíso localizado no coração do Vale dos Vinhedos.

Foto Renan Radici

Santorini Garden e Lote75: espaços que surpreendem os clientes!

Santorini Garden

Lote75

RAY-BAN

10X 65,90

IMAGEM ILUSTRATIVA

R$

Mormaii SWAROVSKI

10X69,90

Champion

R$

10X49,90

R$

10X 104,90

R$

Jornal Design 57


Deisi da Costa traz para Bento Gonçalves troféu de melhor Sommelier de 2019 colha popular; os cinco mais lembrados em cada uma das oito categorias passaram pelo crivo de um júri de especialistas — formado por diretores e associados da ABS-RS, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião. Foram eles que elegeram os ganhadores do Prêmio ABS-RS.

Foto Wine south América

Confira a lista dos agraciados:

58 Jornal Design

tenho a disciplina em casa e isso me leva a intensificar meu trabalho e aprendizado”, reitera. A Sommelier conta que em sua experiência, ela descobriu que o mundo do vinho é muito extenso, intenso e delicioso. “Não nos preocupamos em aprender tudo em alguns meses ou em um ano, vamos aos poucos conhecendo e degustando, nos permitindo saborear cada gota deste líquido precioso. E aos que ainda não encontraram o vinho que gostam, calma, sempre há uma nova garrafa, um outro estilo”, conta Deisi. Quando uma mulher assume um espaço de destaque, ela incentiva e motiva outras a se especializarem e buscarem liderança em diversos assuntos. Para Deisi, isso é sinal de respeito e aceitação. No mundo do vinho, ela pontua que as mulheres são competitivas e se destacam por isso. “Nós não jogamos para perder, vamos com tudo mesmo. Viajamos, estudamos, buscamos informações onde quer que seja. Então nada mais justo que a conquista de espaço e uma taça para comemorar”, relata com orgulho. Prêmio ABS-RS 2019 A ABS-RS homenageou estabelecimentos e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado no setor vitivinícola em 2019. A escolha dos vencedores envolveu duas fases: a primeira recebeu um total de 1.316 votos através de es-

Foto ABS-RS

O empoderamento e a força feminina, tão discutidos nos últimos tempos, têm impulsionado mulheres a realizar grandes conquistas, inclusive a liderança. Hoje, felizmente, é cada vez mais comum encontrar uma mulher no comando de grandes corporações. A cada dia elas ganham mais espaço no mercado de trabalho e disputam com o público masculino importantes posições na visão empresarial e de instituições. Neste contexto, a Serra Gaúcha ganhou, no último mês, mais uma referência de garra, dedicação e quebra de preceitos. Deisi da Costa, formada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) foi a escolhida como melhor Sommelier do RS 2019, prêmio com importância extra, uma vez que o universo dos vinhos, principalmente na região, ainda é majoritariamente masculino. Se por um lado a descoberta do amor pela bebida veio ao acaso, ao saborear uma taça de vinho, por outro, o caminho que levou ao destaque foi trilhado com base em muito trabalho e busca por conhecimento em outros continentes. “Estudei muito, saí do país para conhecer vinhos e buscar fluência no inglês na Europa. Depois, aqui no Brasil, trabalhei em duas grandes ‘escolas’, o Hotel Dall’Onder e a Vinícola Aurora. Fui morar novamente na Nova Zelândia também em busca de estudo e trabalho na área. Após um período, volto ao Brasil e em seguida venho para a Refinaria, montar uma adega com 2.300 rótulos de 28 países. Man-

Melhor Sommelier: Deisi da Costa, de Bento Gonçalves Melhor Carta de Vinhos: Dionísia VinhoBar, de Porto Alegre Melhor Carta de Vinhos Brasileiros: Spa do Vinho, de Bento Gonçalves Melhor Vinícola: Pizzato, de Bento Gonçalves Melhor Loja de Vinho: Vinhos do Mundo, de Porto Alegre Melhor Experiência de Enoturismo: Enoturismo Miolo, de Bento Gonçalves Destaque do ano de 2019: Dionisia VinhoBar, de Porto Alegre Personalidade do ano de 2019: Felipe Bebber, de Flores da Cunha Prêmios entregues pela diretoria da ABS-RS: Embaixador(a) do Ano: Gabriele Negri, de Farroupilha Menção Honrosa: João Valduga, da Vinícola Casa Valduga, de Bento Gonçalves


Fotos Jornal Design

Adega Refinaria promove harmonização de vinhos portugueses com pratos diversificados

Muito mais que unir e propor relacionamento, o vinho resgata a tradição e conta a história de uma geração passada que perpetua na atualidade. Essa é a definição de Nuno Moura Paes Cabral sobre os vinhos elaborado pela Esporão, marca de origem portuguesa considerada uma grife no ramo. Ele, que é um dos diretores do grupo, esteve a convite da Adega Refinaria em um dia de conhecimento e troca de experiências sobre a cultura do vinho e a harmonização com pratos diversificados, tudo isso no aconchego do Vale dos Vinhedos, no coração da Serra Gaúcha. O sotaque forte foi apenas mais um dos atrativos na qualidade ímpar do especialista ao falar dos vinhos do Esporão, que detém outras mar-

cas como Quinta dos Murças e Quinta do Ameal. Com uma variedade de castas, entre suaves e marcantes, Nuno apresentou cinco rótulos em um jantar no Portu’s do Vale Delícias Portuguesas, para cerca de 20 apreciadores. A gastronomia do restaurante merece destaque! A noite foi marcada por receitas portuguesas, como o famoso bacalhau, considerado uma das sete maravilhas da gastronomia típica do país. A casa também é especializada em doces, como os mundialmente conhecidos Pastéis de Nata. Os pratos puderam ser apreciados com acompanhamento de um belo vinho, que contrastou perfeitamente com cada variedade. Tudo preparado de forma peculiar pelo chef português José Manuel, proprietário do estabelecimento. Ao meio dia, um almoço de negócios na Casa Di Paolo foi realizado. Em um momento de descontração, também foi possível a troca de informações e prospecção de futuros negócios. A marca, com 46 anos na Europa, passa pela terceira geração. Os detalhes do processo de cultivo da uva, desde a colheita do cacho manualmente, a pisa do fruto, realizado na madrugada e a elaboração de cada garrada do vinho, são tratados com muito respeito. “Temos muito amor pela terra e cultura local, que aliado ao uso da tecnologia nos permite fazer os melhores produtos que a natureza pode proporcionar”, explica.

Cenário brasileiro para os vinhos portugueses Para Nuno, o cenário do vinho entre Portugal e Brasil é divergente. “Um dos pontos de maior diferença está relacionado com a cultura do vinho, profundamente enraizada em Portugal, o que leva ao consumo per capita mais elevado do mundo”, explica. Atualmente o Esporão exporta para mais de 55 países. No Brasil, a responsável por fidelizar a marca ao pais é a Qualimpor, empresa que faz parte do grupo. “A marca está muito bem posicionada no Brasil e tem conquistado cada vez mais os consumidores. A nossa expectativa em relação ao potencial consumidor brasileiro sempre foi muito positiva. Essa é uma das razões pela qual investimos e ajudamos a construir a Qualimpor desde 1995, que com a liderança do João Roquette e sua equipe, tem afirmado como uma das principais empresas na distribuição de vinhos e azeites no Brasil”, conta. A marca líder do mercado português também defende a sustentabilidade, se preocupando com a redução no impacto ambiental através de uma gestão de recursos racional e responsável. A empresa engloba políticas de gestão ambiental, eficiência energética, iniciativas para reduzir o consumo de água associado as atividades e a utilização de garrafas mais leves em 70% da produção, minimizando ecologicamente, devido ao peso extra que o vidro acarreta.

Jornal Design 59


Foto Arquivo Pessoal

CNA: inglês para crianças de forma didática e atrativa

Ao chegar no final de mais um ano, depressa começamos a planejar objetivos e atividades para o próximo ciclo, e essa reorganização é especialmente mais importante para quem tem filhos pequenos. As crianças na faixa etária de 5 a 6 anos terminam o período das escolinhas e começam a frequentar a escola regular, sendo esse um momento de transição importante para toda a família. Uma das questões que aparecem nesse planejamento é quanto a frequentar ou não uma escola de idiomas. Enquanto nas escolinhas, as crianças em geral têm um ou mais períodos de inglês para complementar as atividades diárias, na hora de partir para a escola regular surgem dúvidas: é relevante que meu filho frequente um curso de idiomas se ele terá inglês na grade curricular da escola? E mais, meu filho ficará sobrecarregado com tantas atividades extras? Respondemos ao primeiro questionamento de maneira mais pedagógica. O inglês aprendido na escolinha é um preparatório para o aprendizado que virá a seguir. De forma ilustrativa, dizemos que nesse período as crianças são pequenas “es-

60 Jornal Design

ponjas”, sugando todo o conhecimento apresentado, mas com alguma dificuldade para externalizar conteúdos mais complexos, o que está dentro da normalidade. Com o desenvolvimento escolar e a alfabetização, as crianças começam a expor mais o que aprendem, mas continuam absorvendo o idioma de maneira extraordinária. Somado a isso, aparece a questão do tamanho das turmas na escola: em função de os professores lidarem com muitos alunos ao mesmo tempo, é difícil que haja foco em conversação e acompanhamento individual de desempenho. Já no CNA, desde cedo

incentivamos pequenos diálogos, reproduções de músicas, e conseguimos acompanhar atentamente o desenvolvimento de cada um dos alunos. Dessa forma, é possível monitorar o progresso e as dificuldades de cada uma das crianças e reportar esse desempenho de forma contínua aos pais e responsáveis a fim de sempre aprimorar o aprendizado. Percebe-se, portanto, que quan-

nhas na escola com os colegas e o professor. Por meio de vídeos divertidos, do material didático que trabalha com personagens e histórias da Disney e de professores empenhados em planejar os conteúdos de forma criativa, a aula se torna um dos momentos mais aguardados da semana pelas nossas kids.

Sendo assim, é importante aproveitar o interesse e o conhecimento já absorvido pelas crianças e incentivá-las a continuar aprendendo. Esse é o momento da vida em que é mais fácil aprender um novo idioma, pois isso acontece de maneira mais natural. Por isso, não hesite em entrar em contato conosco para conhecer nossa escola e nossa maneira de ensinar. Traga seu filho para uma aula experimental e aproveite para tirar outras dúvidas com nossa equipe!

do ensinamos inglês a alunos que absorvem os conhecimentos com facilidade dentro de um ambiente lúdico e controlado, temos uma fórmula de sucesso no aprendizado do idioma. A segunda questão é ainda mais fácil de responder. Nossos alunos não percebem o in-

glês como uma atividade extra, mas sim como um momento de diversão. No CNA, nossos pequenos aprendem inglês brincando! E todos eles amam passar essas hori-

Rua Olavo Bilac 691 54 3452.1123 | Bento Gonçalves Avenida São Roque 1332 54 3701.0096 | Bento Gonçalves


#dropsdeviagem

Fotos Arquivo Pessoal

I left my heart in San Francisco... San Francisco está entre as cidades mais lindas do mundo, banhada pelo oceano pacífico e pela Baía de San Francisco, essa cidade oferece diversas atrações turísticas para todos os públicos. É o berço dos principais movimentos sociais e culturais dos Estados Unidos, além de ser uma cidade inspiradora, cosmopolita, que respira música, arte e tecnologia. Diferente de muitas cidades americanas, o transporte público é excelente, pois você consegue passear por toda a cidade e arredores de ônibus, trem e metrô, porém cada esquina de San Francisco é uma atração, então as caminhadas são bem válidas. Você também pode alugar uma bicicleta, e pedalar pelos piers (cais) de San Francisco, atravessando a Golden Gate Bridge e descer até Sausalito, onde você pegará a balsa de volta para a cidade que é um tour sensacional.

Cada bairro de San Francisco é único, e é essencial conhecer cada um deles, entre os quais se destacam North Beach (o bairro dos italianos), Mission Dolores (o bairro dos Mexicanos e mais antigo da cidade), Richmond District (vários restaurantes asiáticos), ChinaTown, The Fillmore District, The Castro (primeiro bairro gay dos Estados Unidos), Haight-Ashbury (o bairro hippie e Berço do movimento de contracultura americana dos anos 60) passando pelas casas do Jimi Hendrix e Janis Joplin. Sem contar a Alamo Square com suas famosas casas vitorianas as “painted ladies”.

Painted Ladies Todas as principais lojas/marcas estão localizadas no centro da cidade, assim você não precisa se deslocar tanto para compras. Em downtown você pode visitar a Union Square e experimentar as delícias da Cheesecake Factory. Na Powel street você pode pegar o Cable Car até Fisherman’s Wharf, principal área turística da cidade, onde ficam vários restaurantes, cafés e lojinhas de souvenirs. Entre as principais atrações estão o Hard Rock Café, o Bubba Gump Shrimp, a Boudin Bakery (the best), e a fábrica de chocalate Ghirardelli. Pertinho dali fica a Lombard Street a famosa ladeira em zigue-zague, e logo depois a Marina, bairro super charmoso e perfeito para quem gosta de sair à noite.

Marin Headlands A vista mais linda da cidade, da Golden Gate Bridge, e do esplêndido pôr do sol no oceano pacífico é na Marin Headlands, do outro lado da Golden Gate. Aos domingos, um dos lugares mais frequentados pelos moradores da cidade é o Golden Gate Park, onde você pode fazer um piquenique e curtir as atrações e eventos que acontecem por lá, visitar os museus localizados no parque, o California Academy of Sciences (um dos meus preferidos), e o de Young Museum, além do Jardim Botânico, e do Conservatório de Flores. Depois atravessar o parque, de preferência pedalando, pois ele é gigante, até a Ocean Beach para curtir o pôr do sol na praia, ou aproveitar para visitar o Legion of Honor Museum, um dos principais museus da cidade.

by Daniela C. Fabris

Fonte do Yoda Um dos meus lugares preferidos é o Parque Presídio, antiga base militar, que faz parte do Golden Gate National Recreation Area. O parque teve toda a sua arquitetura preservada, e os prédios e casas são alugados para empresas, escolas, e famílias que queiram morar lá. É no Parque Presídio que fica a LucasFilm e a Fonte do Yoda, assim como o Walt Disney Family Museum, e o Palace of fine arts.

Vale do Silício Alugar um carro e visitar: o Vale do Silício, principal polo tecnológico americano, onde estão localizadas a Apple, o Google, o Facebook, entre diversas outras empresas, Sonoma e Napa Valley principal região vinícola dos USA, Yosemite National Park e/ou Muir Woods a terra das Sequoias gigantes, Berkeley onde fica a famosa Berkeley University, e é claro, contornar a costa californiana pela Highway 01 até Monterey e Carmel-by-the-Sea, passando por Half Moon Bay. Você encontrará restaurantes do mundo inteiro, mas não pode deixar de experimentar o famoso clam chowder in a bread bowl da Boudin Bakery, as ostras e o famoso dungeness crab - caranguejo gigante. O mercado público de San Francisco é fantástico. A BEX Intercâmbios oferece cursos de idiomas em diversas cidades, inclusive em San Francisco, que é um dos principais destinos de intercâmbio. Todos os pacotes são montados de acordo com a necessidade do aluno, que é quem escolhe o curso, o tipo de acomodação e a duração do programa.

Não podemos esquecer do Alcatraz, antiga prisão de segurança máxima localizada na Ilha de Alcatraz no meio da Baía, famosa por sua história e por ter abrigado criminosos famosos, como por exemplo, Al Capone.

Quer fazer uma viagem incrível de uma forma diferente? Conheça os pacotes “English on the Road” da BEX, jeito diferente de fazer turismo e praticar o idioma.

Agência Bento Gonçalves Rua Visconde de São Gabriel, 396, Sala 56 Bairro Cidade Alta | Contato: 54 2621.5036 Celulares (whatsapp) 54 99696.5720 E-mail: janete@bex.tur.br Jornal Design 61


Foto César Silvestro

Foto Exata Comunicação

Sociais

Ascon dá posse para nova diretoria em evento de final de ano

ORNO Home Decor num bate-papo sobre: meditação no caminho da criatividade, em parceria com a Hridaya

Foto Exata Comunicação

Foto Viviane Somacal/Exata Comunicação

Jana Brun Nalin, Gabrielle Signor Rodrigues, Rodrigo Parisotto, Sandi Marina Corso, Bárbara Bortolini, Ana Paula Pastorello, Gilberto Durante e Bruna Cristófoli brindando a Expobento e Fenavinho no Festuris

Foto Natana Fontes

Rosane Possamai Freitas, Gustavo Fiorese, Daniel Scola e Vlademir Correia, em visita técnica à unidade da Proamb em Nova Santa Rita

Foto Natana Fontes

Foto Barbara Salvatti/Exata Comunicação

Presidente do CIC-BG, Elton Paulo Gialdi, e Professora doutora da UCS, Cíntia Paese Giacomello, na apresentação da 48ª edição da Revista Panorama Socioeconômico do CIC-BG

Elton Paulo Gialdi e Rogério Capoani, eleito para presidência do CIC-BG na gestão 2020-2021 Foto Luana Bruing

Elaine Casagrande, Patrícia Fontanive Mondadori, Daniela Casagrande e Juciane Casagrande no Schutz Day

Diego Farto e Fernanda Godoy com os filhos Luca e Isabelli

62 Jornal Design

Fabio Gregio, Gioconda Pozza e Simone Cora, da Nolan Home Design, no lançamento do Book do Arquiteto

Patrícia Fontanive Mondadori recebendo Caroline Carraro Michelon


Marcos Vinicius Cousseau, Volnei Comin, Sidinei Comin e Marcos Carbone Marcos Vinicius Cousseau, Andressa Vacaro, a pequena Pérola, Volnei Comin, Juliana Duarte Comin, Julia Duarte Comin, Mariana Duarte Comin, Sidinei Comin e Daniele Ferreira Frizzo e Matheus Comin, celebrando a inauguração da La Padoca Foto Viviane Somacal/Exata Comunicação

Humberto Carbone e Marcos Carbone no Carrinho Agas 2019, que premia os melhores fornecedores do varejo gaúcho

Karla Raffainer com Ezequiele Panizzi

Edina Bertuzzi Jornada, Ivan Fernando Bohm Tasca e a filha Maria Antônia Jornada Tasca no Encerramento na Escola Felicità do nível 5

Atuaserra empossa Diretoria Gestão 2020-2022

A P R E S E N TA

Participe da Abertura! Acendimento de luzes e grande espetáculo musical 14/nov às 20h Via del Vino

Programação completa

bento.tur.br

PATROCINADORES

ORGANIZAÇÃO

Jornal Design 63


Foto Ezequiele Panizzi

Luisa Cobalchini, Adriana Peccin, Rejane Cobalcni e Mônica Ferrari

Paola Chaves Caillava , Rodrigo Chaves Caillava, Sandra Fronza Caillava e Davi Cailava, empreendedores do Devereda Restaurante

Felipe Trucolo e Diego Trevisan na confraternização da AEARV

Daniel Amadio, Eliane Lorenzini, Márcia Ferronato, Adriana Ariotti e Rodrigo Parisotto, provando as delícias do Devereda

As arquitetas Sandra Vivan e Monique Pedruzzi, conferindo o Devereda Restaurante finalizado Fotos Jornal Design

Rejane Cobalchini na comemoração dos 25 anos da Artelana

64 Jornal Design

Paulo Cobalchini, Simone Poletto, Luisa D. Cobalchini e Soeli Poletto

Gabriela Paludo Balestro, Marli e Maiara Poletto, na inauguração do showroom Duo Móbile


Torneio por equipes Padel Pro 2019 Fotos Padel Pro

No dia 17 de novembro, equipes se enfrentaram num clima de competição e confraternização no famoso Torneio Por Equipes do Clube Padel Pro. Na categoria A, a equipe GRINGOS PADEL TEAM venceu a equipe MEIA BOCA na final. Na categoria B, a equipe UM venceu a equipe CINCO e levou pra casa o troféu de campeã. As equipes vencedoras ganharam um rodízio de pizzas da Sapore Sublime. Confira todas as equipes participantes: O próximo torneio será nos dias 14 e 15 de dezembro, onde acontecerá a quarta e última etapa do circuito LOUCOS POR PADEL 2019.

Equipe Cinco Vice-Campeã Categoria B

Meia Boca Vice-Campeã Categoria A

Equipe Um - Campeã Categoria B

Gringos Padel Team – Campeã Categoria A

Quadrinha

King

Loucos Por Padel

A.r Padel Guaporé

Tie-Break 1

Tie-Break 2

Equipe Dois

Equipe Três

Equipe Quatro

Convidados

Chimichurri

Padel Team

Pro Ace Padel Exclusivo NOX

ProAce_Padel ProAcePadel 54 99154.9484

OA P Rp a d e lC E

/NatalFitnessBG 54 3451.7173 Jornal Design 65


66 Jornal Design


Jornal Design 67


Uma nova década para repensar nossas escolhas no prato! Foto Samuel Boff

vimento, em um movimento internacional, tendo o pequeno caracol como seu símbolo” Tornando-nos parceiros desse movimento, podemos ajudar a construir uma nova narrativa do alimento e sua produção. A nutrição é um ato vital e sagrado, não apenas um momento de consumo. Tenhamos respeito pela nossa saúde, pelo meio ambiente, pelos direitos de quem produz o nosso alimento e pelo prazer fisiológico ligado ao ato de se alimentar. Agora é tempo de mudar! Em 2020, estamos começando uma década em que todos os seres humanos estão sendo chamados para a grande mudança no modelo de consumo e produção de alimentos. Convido você a pensar um minuto sobre qual sistema alimentar está apoiando com as suas escolhas diárias.

Ano novo, prato novo! Dessa vez não quero compartilhar uma experiência gastronômica, mas uma reflexão vital sobre a indústria da comida. Precisamos pensar além do nosso bem prazer, porque nossas escolhas diárias em se tratando de alimentação não dizem respeito apenas à nossa própria saúde, bem-estar e aparência física. Elas têm impactos sociais, ambientais, econômicos e políticos que vêm moldando o mundo. O movimento Slow Food, que acaba de completar 30 anos de atividades no mundo todo, fala muito sobre isso. A forma como nos alimentamos tem profunda influência no que nos rodeia - na paisagem, na biodiversidade da terra e nas suas tradições. Em suma, é impossível ignorar as fortes

relações entre prato e planeta. O Slow Food é uma rede mundial de comunidades locais que trabalha para salvaguardar as tradições alimentares locais e contrabalançar a cultura do fast food. O que foi escrito 30 anos atrás no Manifesto Slow Food serve perfeitamente para os dias de hoje: “A verdadeira cultura está em desenvolver o gosto em vez de atrofiá-lo. Que forma melhor para fazê-lo do que através de um intercâmbio internacional de experiências, conhecimentos e projetos? Slow Food garante um futuro melhor. Slow Food é uma ideia que precisa de inúmeros parceiros qualificados que possam contribuir para tornar esse (lento) mo-

Eu escolho apoiar a agricultura familiar da nossa região; o empreendedorismo das pequenas agroindústrias e os bravos chefs de cozinha locais com sua alquimia culinária!

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista

VENHA CONHECER!

Fábrica de Presentes do Papai Noel Modelo: Laís Berté

PROGRAMAÇÃO 16/11 - INÍCIO DAS ATIVIDADES 23/11 - CHEGADA DO PAPAI NOEL ABERTO TODOS SÁBADOS DE NOV E DEZ

ATIVIDADES OFICINA DE BRINQUEDOS - RECREAÇÃO BRINCADEIRAS COM PAPAI NOEL

LOCAL E HORÁRIO

nossos serviços _ Comunicação Digital; _ Agenciamento Publicitário; _ Design Gráfico; _ Motion Graphics; _ Produção Audiovisual; _ Fotografia Publicitária; _ Fotografia de Eventos Corporativos.

www.mrton.com.br

SÁBADOS DAS 9H ÀS 16H - RUA TIETÊ 568 BAIRRO IMIGRANTE - (54) 2105-1400 @mr.ton.produtora 68 Jornal Design

Av. Presidente Kennedy, 211 sala 208. Ed. Vittória Carlos Barbosa


Foto Dandy Marchetti

O potencial turístico e o crescimento dos negócios

Sabemos que o turismo tem papel importante no desenvolvimento econômico do nosso país, responsável pela criação de inúmeras oportunidades de negócios, o que aumenta a oferta de bens e serviços e traz benefícios para os visitantes e também para as comunidades que os recebem. Segundo dados do Sebrae e do Ministério do Turismo, como base no ano de 2018, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países com os maiores mercados de turismo mundial, sendo a atividade turística MS20_ANUNCIO_JORNALDESIGNSERRA.pdf responsável por 7,9% do1 05/12/2019 PIB nacional. 08:46:55

Outra informação interessante é que as pequenas empresas representam 90% do setor. Para aproveitar o potencial e estimular o crescimento dos negócios, o empresário precisa dedicar-se a conhecer este mercado, estudar as oportunidades e desafios existentes. Uma ação importante é visitar outras regiões turísticas, no Brasil ou fora dele, buscando ideias criativas e até inovadoras que podem servir de inspiração para oferecer produtos e serviços cada vez melhores. Buscar informações e auxílio junto às entidades e grupos setoriais, aproximando-se de outros empresários da área também é um diferencial, já que assim é possível acessar oportunidades que talvez não teria trabalhado de forma individual.

Além de conhecer pontos turísticos e novos destinos, o turista procura por uma vivência diferente e exclusiva, que pode resgatar memórias ou criar novas, gerando uma experiência positiva relacionada ao

roteiro escolhido. Ao entregar um programa que atenda a esta demanda, alinhado a um bom atendimento, atenção aos detalhes e qualidade nos serviços oferecidos, o empresário estará construindo um negócio de sucesso.

Mesmo estando em uma região com atrações turísticas variadas, com iniciativas público-privadas responsáveis por fortalecer e desenvolver o setor ao longo dos últimos anos, empreender na Serra Gaúcha requer empenho e dedicação. Não há dúvidas que o destino é bem qualificado e consegue atender aos múltiplos interesses, como o enoturismo, o turismo de aventura, gastronômico, histórico e de experiência. Porém, para que o empresário possa atender bem o turista, precisa atuar em parceria com outros prestadores de serviço, para que juntos possam entender as necessidades e até mesmo superá-las, encantando o cliente e transformando-o em um meio eficiente de divulgação, que além de indicar para amigos e conhecidos, vai retornar sempre que puder.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Jornal Design 69


Os prazeres da Vindima no Hotel Villa Michelon

Fotos Rita Michelin

De janeiro a março, complexo turístico oferece pacotes para desfrutar dos sabores da colheita da uva

A diretora geral do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon com a corte do Vale dos Vinhedos, Rainha Alessandra Vinhatti e Princesas Nadine da Veiga e Tamiris Cassinelli.

As paisagens mudam, a alegria toma conta do ar. Para os vitivinicultores e enólogos, a vindima é a hora de conferir o esforço de um ano de trabalho no cultivo da uva. Para turistas, é tempo de sentir os aromas, cores e sabores dos abundantes parreirais do Vale dos Vinhedos. No Villa Michelon, a experiência é ainda mais ampla. De 10 de janeiro a 8 de março de 2020, o Complexo Turístico convida hóspedes a desfrutarem da deliciosa temporada vivenciando experiências incríveis na La Bella Vendemmia. A partir do dia 10 de janeiro, durante todas as sextas-feiras, às 17h, o Villa Michelon se transforma em um palco onde a Colheita da Uva

70 Jornal Design

é a protagonista. O turista poderá conhecer um pouco da história da região que se tornou o principal roteiro enoturístico do Brasil, através de uma programação pensada para transmitir a cultura e o legado da imigração italiana. Ao chegar, cada visitante recebe como brindes boné – que ajudará na ‘árdua’ colheita –, um avental e uma taça personalizada para degustar os vinhos brancos e tintos e o suco de uva, servidos à vontade durante o Filó Italiano que encerra a festa. A programação segue com uma conversa de fim de tarde com a proprietária e diretora geral do Villa Michelon, Elaine Michelon, anfitriã da festa mais uma vez em 2020. “É um momento de interação com o hóspede que valorizamos muito! As pessoas chegam no Vale dos Vinhedos e várias delas não conhecem a nossa história. Um bate-papo delicioso resolve isso com muito prazer e imerge o visitante em nossa cultura”. Logo após a conversa, é a vez do primeiro momento mais esperado: a visita guiada ao Parreiral Modelo, onde serão contadas curiosidades sobre o cultivo da uva. Logo, chega a vez da esperada colheita. Sob orientação, os hóspedes estão livres para encher seus cestos de uvas comuns e de mesa, que serão destinadas à pisa, fazendo uma referência ao método de obtenção do sumo da fruta nos primeiros tempos.

Tanto a visita ao Parreiral Modelo quanto a colheita e a pisa são embaladas pela alegria do Coral Vicentino, que com músicas italianas resgatam a herança cultural do Vale dos Vinhedos e animam os visitantes. Para recuperar as energias, o farto Filó Italiano oferece um cardápio com - Serviço de Vinho Encanado M. Luiz Michelon (Chardonnay, Merlot); Suco de uva e água da fonte; Tábuas de queijo colonial, salame e copas fatiados; Pão Colonial e Recheado; Cucas diversas; Conservas (pepino, azeitonas e ovos de codorna); Risoto Italiano; Macarrão a bolognesa; Polenta na chapa com e sem queijo; Linguiça suína na chapa (servida no pão); Uvas geladas; Sagu e creme de confeiteiro. A cultura gaúcha é lembrada com a música Jeverson.

O pacote para La Bella Vendemmia 2020 é composto por duas diárias - de sexta-feira a domingo – com café da manhã, meia pensão jantar (sendo sexta-feira o Filó Italiano), uvas na recepção durante todo o período, programação de lazer para as crianças e o roteiro de visita, colheita e pisa das uvas.

As reservas podem ser realizadas pelos contatos: www.villamichelon.com.br 0800.703.3800 WhatsApp: (54) 98112.5443


17/01/2020 a 31/03/2020*

Aproveite a tarifa especial para moradores da Região Uva e Vinho**.

MARIA FUMAÇA

+

EPOPEIA ITALIANA a partir de

4x

R$ 17,75 por pessoa

* Exceto feriados e datas próximas. ** Consulte no site a lista de municípios abrangidos pela promoção.

Necessário apresentar comprovante de residência.

Parte do valor arrecadado no período da promoção será doado ao Instituto do Câncer Infantil.

FAÇA SUA RESERVA:

54 3455-2788 • www.giordaniturismo.com.br Estação Férrea de Bento Gonçalves • Rua Duque de Caxias – Cidade Alta S/N

Jornal Design 71


Foto Acervo Pessoal

Originalidade e charme para o turismo brasileiro na Serra Gaúcha

com um novo conceito de atendimento exclusivo e personalizado, acomodações de alta qualidade, decoração única, ambiente confortável e sofisticado: essa é a descrição perfeita do empreendimento. E o melhor, no lugar é possível conhecer as origens da região, oriunda dos imigrantes italianos. Toda a estrutura conta com a preservação e respeito pelo patrimônio cultural. A visão de Rodrigo Benini, sócio do Lote20 é de que o conceito chegou para ficar no mercado. “Proporcionamos a opção hoteleira no estilo “extensão de casa”. O empreendimento está localizado no Caminho de Pedras, onde também é possível encontrar experiências que movimentam o turismo de negócios. No próprio conceito bouti-

SEGURO DE VIDA. O FUTURO é MELHOR COM

tranquilidade. a melhor forma de construir o futuro É CUIDANDO Das pessoas que você mais ama. Com O NOSSO SEGURO DE VIDA, você protege a si mesmo e à sua família de quaisquer imprevistos e tem a tranquilidade para aproveitar a vida de UM JEITO ainda mais especial. 72 Jornal Design

Foto Andressa Lotes

O turismo se alimenta de experiências. As pessoas desejam sair pelo mundo para vivenciar e apreciar novidades e serviços diferenciados. A Serra Gaúcha se consolidou como um dos principais destinos turísticos no Brasil, milhões de visitantes buscam seus atrativos: frio, vinho de alta qualidade, comida típica italiana e uma cultura extremamente rica. Mas não poderíamos deixar de falar em hospitalidade. O impacto que o turismo de experiência tem proporcionado pode ser identificado em todo setor, e na hotelaria não é diferente. Visando atender as necessidades dos turistas estabelecimentos inovadores surgem com muita personalidade, como é o caso do Lote20 Hotel Boutique. Agora, Bento Gonçalves conta

que fizemos parcerias com empresas da região, um polo produtor muito importante para contar com ambientes exclusivos no nosso espaço, onde possam ter extensões de seus showrooms, possibilitando também aos nossos hóspedes a intenção de compra. Desta forma fomentando o comércio das indústrias locais também”, relata Rodrigo. Além dos espaços refinados, proporcionar uma incrível vivência ao visitante, zelando pelos cuidados com diferenciais do despertar do dia ao anoitecer, são exigências da casa. O espaço conta com nove suítes equipadas com frigobar free e possibilidade de café da manhã de forma intimista - em que o visitante pode escolher o ambiente que deseja desfrutar - bem como lounges, que é algo muito moderno. “Todas as suítes possuem um conceito diferente em sua ambientação, proporcionando assim ao hóspede formas distintas de curtir o hotel”, acrescenta. O Lote20 oferece atrativos para movimentação do turismo local, como a hotelaria, o garden, que em breve será lançado e o espaço para eventos. “Não estamos nos Caminhos de Pedra por nada, optamos justamente pelo potencial que víamos na região e pela chance de crescimento, bem como a oportunidade de explorar a rede hoteleira e de prestação de serviços”, afirma Rodrigo. Além de um espaço super moderno, autêntico e atrativo, o sócio afirma que todo ambiente do Lote20 Boutique é “instagramável”, para que os visitantes possam estender ao máximo sua vivencia e compartilhar de lindas fotos com seus amigos.

CONVERSE COM O SEU GERENTE E SAIBA MAIS. BENTO GONÇALVES: Rua Saldanha Marinho, 700, salas 05 e 06, Centro | (54) 3451.5255 FARROUPILHA: Rua Rui Barbosa, 247, sala 12, Centro Comercial Palmira Corá | (54) 3268.6076 GARIBALDI: Av. Júlio de Castilhos, 205, sala 301, Centro Comercial Santa Fé | (54) 3462.3881 www.unicredintegracao.com.br


Experiências Gastronômicas

opções de vinhos e espumantes que servimos em taça diariamente, para que ele descubra seu paladar sem a necessidade de abrir várias garrafas”, explica. O turista que visitar o espaço certamente voltará para casa com uma bagagem cheia de novas experiências. A seleção especial de vinhos da casa que compõem o cardápio são da região dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Isso permite ao turista degustar produtos de diversas vinícolas e levar para casa aqueles que mais tenha gostado. “Acredito muito que o turismo em Bento está destinado a crescer de forma exponencial nos próximos anos. Quase todos turistas com que converso enaltecem o carinho que recebem aqui e a vontade que têm de voltar logo e repetir tudo. Penso que todos que empreenderem levando consigo essa característica tão nobre da nossa gente, de saber receber e tratar bem as pessoas, estarão no caminho certo”, pontua Cobalchini. de um espaço em que as pessoas pudessem se sentir à vontade para apreciar vinhos diferentes e desfrutar de momentos de prazer ao lado de amigos. “A Vinheria funciona exatamente dessa forma. Tratamos apenas de deixar as pessoas completamente confortáveis para apreciar o vinho no modo correto: como elas quiserem”, destaca Augusto Cobalchini. O empresário ainda explica que a proposta da Cinco Cepas é democratizar e desmistificar o vinho. “Buscamos transformar a experiência das pessoas de apreciar um bom momento acompanhando de um grande vinho em algo mais simples e descomplicado. Na Vinheria, por exemplo, ajudamos nosso cliente a elaborar seu próprio blend (mistura de cepas diferentes) ou lhe incentivamos a experimentar e comparar as diversas

Foto Acervo Pessoal

Fotos Jornal Design

Entre tantas experiências que o turismo proporciona, a gastronomia que revela novos sabores e pratos típicos é uma das principais atrações. Em Bento Gonçalves, por exemplo, tudo gira em torno do vinho e foi ao redor dessa paixão que nasceu a Cinco Cepas. Os sócios Augusto Cobalchini, Ricardo Cobalchini, Daniel Geisse, Rodrigo Geisse e Piero Basile trabalharam no conceito

Jornal Design 73


74 Jornal Design


Jornal Design 75


Retrofit de um consultório médico Fotos Ezequiele Panizzi

Para essa repaginação o moodboard definido foi: madeira, para trazer o acolhimento; metal, para modernizar; e as cores preto, cinza e azul, para estilizar os espaços. Foi dado um destaque bem especial à recepção, que ganhou vários espaços aconchegantes. Agora, o paciente pode definir onde vai querer aguardar - num confortável estofado, numa poltrona ergonômica ou num puff despojado. Ainda, foram estrategicamente distribuídos revisteiros, criando um acolhedor espaço para aquele cafezinho e, por fim, concebido um projeto de iluminação que traz conforto visual e regulação da luz ao longo do dia, trazendo bem-estar físico e mental.

Assinado pelo escritório da Karina Guidolin Arquitetura, os ambientes a serem revitalizados já haviam sido assinados pelo próprio escritório anos antes; porém, esse espaço atendia profissionais com perfis e necessidades diferentes do atual, ou seja, uma tarefa desafiadora. O briefing do cliente era aproveitar ao máximo o mobiliário existente, pois ainda possuía muita qualidade, bem como reconstruir sua identidade, imprimindo um estilo próprio, toques de modernidade e traços mais sóbrios, além de atender as questões legais, funcionais e ergonômicas que esse novo espaço exigia.

Ambientação: ORNO Home Decor

76 Jornal Design

“Foi um desafio ‘costurar’ todas essas condicionantes e propor o que vocês veem hoje. Tenho certeza que reformar é mais complexo do que desenhar o novo, e cada vez mais nós, profissionais, vamos nos deparar com esse tipo de trabalho.” Karina Guidolin


Jornal Design 77


DEVEREDA: sabor caseiro aliado ao estilo rústico por Monique Pedruzzi | Arquiteta

Fotos Débora Zandonai

O tijolo e a pedra são elementos que traduzem a rusticidade e o regionalismo ao ambiente, adicionados à madeira das mesas que foram talhadas e nos remetem à casa da Nona, e ao couro, resultando numa perfeita composição.

Um restaurante com personalidade, aconchegante e familiar, que busca o regionalismo, a tradição, a família e a mesa farta como essência. E foi em busca dessa essência que conceituamos o projeto. A ideia partiu das tramas e desenhos das palhas das cadeiras, e com isso criamos uma composição de painéis de ferro com tela expandida, painéis decorativos que trouxe o ferro, um elemento rústico com ar mais moderno para o projeto.

A iluminação também foi planejada para ser mais branda, deixando o local aconchegante para que os clientes usufruam de uma refeição tranquila.

Destake 54 3451.6739 | 99960.6432 | 54 99936.7404 Av. Alvi Azul, 427 | Apto 01 São Vendelino | Bento Gonçalves Destake Artesanatos 80 Jornal Design

54 3055.2417 Travessa Maranhão, 55 | Bairro Humaitá | Bento Gonçalves Artelana @artelana.loja

54 99117.6491 Rua Assis Brasil, 035. Sala 107 www.moniquepedruzzi.com.br Monique Pedruzzi Arquitetura + Interiores @moniquepedruzzi_arquitetura


As plantas numa decoração rústica é quase que obrigatória, elas são bonitas e criam ambientes convidativos, além de uma série de benefícios. Assim como o conceito da marca, onde o círculo representa a família, a roda de amigos, criamos um ambiente reservado para pequenas reuniões. E se tratando de um restaurante familiar, nada melhor que uma brinquedoteca para entreter o seu filho. Todos os detalhes e escolhas foram para encantar o cliente, trazer neles lembranças afetivas e que eles se encantem verdadeiramente enquanto estiverem fazendo suas refeições.

Jornal Design 81


Contagem regressiva: o que esperar da Movelsul Brasil 2020 Indústria moveleira vai apresentar seus lançamentos ao varejo nacional e importadores de 16 a 19 de março

Foto Augusto Tomasi

inspiração dentro da feira. “Será, sem dúvida, o grande evento da temporada, representando os investimentos da indústria em inovação e a abertura pra novos mercados”, pontua. Com patrocínio de Sayerlack, a Movelsul Brasil 2020 traz uma campanha de comunicação que valoriza os atributos turísticos locais que tornam a feira única em seu segmento. O “terroir moveleiro” que a campanha exalta é traduzido pelo mote “Design é da Nossa Natureza”, que permeia a identidade visual da feira e peças publicitárias.

A indústria moveleira nacional estará reunida em Bento Gonçalves para a Movelsul Brasil 2020, maior feira de móveis da América Latina para o lojista e importador, que será de 16 a 19 de março de 2020, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. São esperados 250 expositores de alta escala, decoração, planejados, mobiliário corporativo e serviços para o setor. Grandes empresas já confirmaram presença na feira, promovida tradicionalmente pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), e uma agenda intensa de projetos especiais amplia os atrativos para o público nacional e estrangeiro. Serão cinco pavilhões para a exposição de móveis e complementos, tendo marcas como Bertolini, Carraro, Castor Colchões, Caemmun, Henn, Herval, Kappesberg, Moval,

Santos Andirá e Tramontina. Essa será a 22ª edição da feira e são esperados cerca de 30 mil visitantes profissionais. Entre eles, a Movelsul Brasil receberá um grupo de 300 lojistas nacionais e 100 internacionais que virão com despesas pagas pelo evento e selecionados em mercados de maior interesse para as indústrias expositoras. O presidente do Sindmóveis Bento Gonçalves e da Movelsul Brasil, Vinicius Benini, pontua que o foco nesse momento de retomada para o setor é a atração de visitantes qualificados e a promoção de ações especiais para potencializar a geração de negócios. Exemplo disso é o trabalho na atração de lojistas dos segmentos de e-commerce e mobiliário corporativo; a diversificação no mix de expositores e a criação de espaços de

Serviço | Movelsul Brasil 2020 Feira de Móveis e complementos para o lojista e importador Quando: 16 a 19 de março de 2020, das 12 às 19h Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481) Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional. Para mais informações: www.movelsul.com.br www.facebook.com/movelsul.brasil www.salaodesign.com.br www.facebook.com/premiosalaodesign www.instagram.com/premiosalaodesign

Novidades na feira Além dos projetos tradicionais, como a mostra de finalistas e vencedores do Prêmio Salão Design, a Movelsul Brasil 2020 inova com espaços interativos e novas configurações de exposição. Confira: Pavilhão C: empresas inovadoras Empresas estreantes e aquelas que retornam à Movelsul Brasil vão apresentar todo o seu potencial de inovação expondo no pavilhão C da feira, que vai reunir indústrias com design agregado, produtos de linha média alta e outras empresas de pequeno porte. Algumas marcas já confirmadas nesse pavilhão são Hara, Selff Design, Estofados Ilha Bela, Essere, Bell Design. Também estará presente nesse pavilhão a Versado, nova marca da SCA para marcenaria, móveis soltos, Corian e Slimstone. Pavilhão F: Corporativo e Tecnovarejo A grande novidade dessa edição é um pavilhão inteiro reconfigurado para ótimos negócios: é o Espaço Corporativo & Tecnovarejo, localizado no Pavilhão F, que vai reunir expositores do segmento corporativo, de planejados, decoração e tecnologias, oferecendo soluções de vários níveis para o público visitante da feira. 82 Jornal Design

Com a iniciativa, o pavilhão F passa a abrigar especificamente três segmentos: móveis planejados, decoração e soluções para o varejo. Além da exposição, a feira vai articular rodadas de negócios específicas entre os expositores e compradores de mobiliário corporativo, investidores e especificadores desse segmento. O espaço de soluções para o varejo, por sua vez, vai incluir empresas que desenvolvem produtos e serviços nas áreas de tecnologia, logística, gestão e crédito, entre outros. Loja do futuro Uma grande atração da Movelsul Brasil 2020 será a Loja do Futuro, no pavilhão F – um exercício de aplicação das tendências de tecnologia e comportamento do consumidor. Os visitantes poderão conhecer, num espaço interativo, a jornada de compra do cliente. Nesse projeto da Movelsul Brasil, assim como na experiência de consumo dos próximos anos, a jornada de compra se alterna entre o on e o

off-line. A inteligência artificial também vai ser aplicada, mostrando como o varejo pode entender a fundo quem é o cliente e o que funciona ou não dentro do espaço de venda. Será um estande de inspiração para a indústria se preparar para o futuro que já bate à porta. Movelsul instagramável A Movelsul Brasil 2020 vai contar com dois lounges cenográficos mobiliados com uma seleção de produtos dos expositores e assinados por importantes influenciadores do segmento de arquitetura e design. A ideia desse projeto é apresentar uma nova abordagem aos lançamentos dos expositores, considerando as características de uso híbrido do mobiliário e a demanda por espaços visualmente publicáveis. Serão dois espaços de 20 metros quadrados dispostos no pavilhão B e F da feira, onde os visitantes poderão publicar e sugerir suas hashtags de arquitetura.


Fotos Emerson Ribeiro

Savagra Turismo apresenta ambiente moderno e convidativo

O conceito da Savagra Viagens e Turismo guiou o projeto arquitetônico, assinado pelo escritório de Mônica Ferrari de modo a evidenciar a identidade da empresa em todos os ambientes. O principal desafio foi transmitir no layout a mesma credibilidade que acompanha a agência há 29 anos. O atendimento ao público é um dos pontos de partida de um estabelecimento comercial e nesse caso a reforma da residência antiga proporcionou a criação de ambientes confortáveis e ao mesmo tempo sofisticados, uma vez que os cômodos são bastante amplos. Foram inseridos diversos itens que remetem a viagens, como por exemplo o ma-

pa-múndi exposto na parede, assim como diversos destinos e, sobretudo, um projeto de comunicação visual extremamente detalhista. A visibilidade foi levada em consideração na parte externa da residência que também merecia destaque, por se tratar de um estabelecimento comercial e por estar localizado em uma movimentada esquina do centro da cidade. A acessi-

Rua Barão do Rio Branco 54 3451.3452

Rua Ramiro Barcelos 616 54 2102.6922 9 9166 8344 e 9166 8392 contato@savagra.com.br

bilidade, com um amplo estacionamento para os clientes é outro diferencial. A sala de reuniões ficou estrategicamente em espaço cercado de vidros e em conexão com a natureza do jardim, para ser um ambiente descontraído e que trouxesse a sensação de bem-estar ao cliente. O objetivo é manter a tradição de vivenciar uma experiência convidativa.

Dante Larentis, 312 | Cidade Alta 54 99972.6529 Jornal Design 83


Lentes de contato, sorriso perfeito e autoestima garantida

Fotos Power Produtora

sa avaliação do profissional. “Para pequenos reparos ou manchas de dentes que já foram tratados canal, reparos que devolvam a estética do paciente, dentes desgastados ou com pequenas fraturas, dentes ligeiramente desalinhados ou com forma irregular e dentes pequenos com muito espaço entre eles”, avalia. Segundo ela, isso auxilia na melhora da qualidade de vida, especialmente no que se refere a autoestima. Ela pontua que para o procedimento, não existe nenhum tipo de malefício para a saúde do paciente. “Em casos isolados, o desgaste do preparo é o mínimo possível, visando apenas à correção de pequenas falhas”, frisa. O sorriso é o nosso principal cartão de visitas. Ele tem o poder de encantar as outras pessoas logo nos primeiros minutos de uma conversa. Por isso, a busca pela perfeição dele é um dos principais objetivos de muitas pessoas. Para auxiliar a conquistar esse sonho, um dos procedimentos estéticos existentes na odontologia atual são as lentes de contato dental, forte aliada na conquista do sorriso perfeito. Além de ser especializada em

84 Jornal Design

implantes, a Oral Unic Bento Gonçalves trabalha com o que há de mais moderno no ramo odontológico, como, por exemplo, as lentes de contato. Elas são fragmentos de porcelana extrafinos, podendo ter apenas 0,2mm de espessura exigindo o mínimo desgaste dentário para o tratamento. De acordo com a sócia diretora da Oral Unic Bento, a dentista Bruna Portela, as lentes são indicadas em diversas situações, após a minucio-

Mitos e tratamento Muitos mitos sobre a colocação das lentes são discutidas, como a cor e o formato, ou dentes muito brancos e artificiais. Porém, tudo isso pode ser resolvido através de planejamento e conversa com o paciente. “Mudanças radicais na face podem ser traumáticas, portanto, deve ter o planejamento e estudo de cada caso em específico e tudo

deve ser feito com muita naturalidade”, esclarece. Muitas são as etapas que devem ser seguidas para o bom andamento do tratamento. Entretanto, uma das mais importantes é a colocação do mockup na boca do paciente, uma espécie de ‘test drive’ das futuras lentes. “É nesse momento que o paciente vai optar pela mudança de formato e tamanho, levando em consideração tudo que foi planejado pelo dentista e pelo laboratório”, salienta. Bruna frisa que o paciente deve estar ciente de que o passo a passo deve ser seguido rigorosamente, sem pular etapas. “É um trabalho a ser desenvolvido com muita cautela que devolve a autoestima e o principal: a vontade de sorrir novamente”, finaliza.


Jornal Design Serra lança novo produto, o JDmais

Nascemos assim, com esta inquietude latente que não nos deixa acomodar e nos impulsiona a estar em movimento, desvendando novos atrativos para nossos clientes. A inovação faz parte do DNA do Jornal Design Serra, que agora lança uma nova ferramenta para alavancar a visibilidade da sua marca, entregando mais ao leitor, ao parceiro e ao

anunciante, o JDmais. A nossa história começou muito antes das plataformas digitais tomarem conta do mercado, mas não poderíamos deixar a comemoração dos nossos 10 anos de atuação na Serra Gaúcha passar sem o lançamento desse produto, que contempla o JDshoot, JDpages, JDvídeos e JDrms.

Imagens Divulgação

O JDshoot é para você que gosta de receber informações qualificadas por meio de e-mail. Através dessa proposta você pode enviar conteúdos personalizados para o público de forma customizada.

O JDpages é uma proposta criada e elaborada para realizar conversões. Ao aplicá-la de maneira correta, é possível que o usuário realize uma ação no seu site, ou blog, levando-o para suas redes sociais e direcionando para sua campanha.

O JDvídeos é a tendência de 2020. Ela contempla um programa de bate-papo com uma entrevista sobre o seu negócio, a divulgação em post e o timelapse.

O JDrms é a opção perfeita de estar em todas as mídias sociais do Jornal Design Serra, divulgando sua marca.

Juliano Muller Bettim juliano@dg5.com.br @juliano.mb10 Diretor DG5 Comunicação

Toda a matéria ou anúncio que conter o selo JD+ nas páginas do nosso impresso estará disponibilizando mais conteúdo e interatividade ao nosso público sobre aquele tema, seja ele direcionando às nossas plataformas digitais, como blog, site e redes sociais ou pela ferramenta JDshoot através do e-mail personalizado.

Jornal Design 85


O que há de errado com a felicidade? por Sinara Gnoatto | Profissional de Educação Física - CREF 003574-G/RS

felicidade. Segundo suas pesquisas, as pessoas mais felizes são as crianças e os idosos (com boa saúde e estabilidade financeira), e as pessoas menos felizes estão na faixa intermediária, entre os 40 e 50 anos de idade.

Foto Divulgação

Conforme Mirian, uma das causas da infelicidade no universo feminino está associada com a imagem corporal. Sua pesquisa apontou que as mulheres

Tudo leva a crer que a felicidade foi, é, e sempre será a maior e mais profunda aspiração do homem. Baumann começa seu livro A Arte da Vida perguntando: O que há de errado com a felicidade? Ele ousa propor uma pausa na busca pela felicidade para que seja possível refletir sobre o que é essa felicidade. Essa é uma questão que ocupa os melhores e mais capacitados cérebros da humanidade, em todos os tempos. Mirian Goldemberg, antropóloga e pesquisadora, muito tem estudado acerca da

86 Jornal Design

desejam ser jovens, bonitas, magras, sensuais para serem felizes! Ou seja, todos itens relacionados ao modelo corporal. Com base nessa informação não é de se espantar que as brasileiras, alvo das pesquisas, são as que mais investem em cirurgia plásticas e tratamentos estéticos, e mais fazem uso de remédios para dormir, emagrecer, moderadores de apetite e ansiolíticos... e de tintura para cabelos também! Na verdade, toda essa associação do corpo com a felicidade é fruto de uma cultura que está vinculada à ideia de consumo. O corpo passou a fazer parte de uma cadeia de interesses que vende saúde através de aparelhos de ginástica, programas de condicionamento físico, suplementos e anabolizantes. Não raro ele é objeto de valorização de um produto. No imaginário humano, “corpos perfeitos” (neste caso o corpo perfeito é aquele da (o) modelo de revista) vendem produtos perfeitos. E quando a realidade não se configura vem a frustração com a imagem refletida no espelho, e, consequentemente, com a vida.

Não é raro ouvir dos frequentadores de academias de ginástica e musculação a afirmação de que praticam exercícios físicos para ter saúde, e pertencer ao grupo dos que buscam um estilo de vida saudável. Porém, por vezes, a definição de estilo de vida saudável está relacionada com a qualidade de vida e à doença, sendo que a qualidade de vida está associada com o modelo corporal magro e livre de gorduras, e a doença à obesidade que foge dos padrões estéticos corporais aceitáveis. Da mesma forma como desejamos uma roupa de vitrine, o corpo se tornou um modelo objetivado de consumo. Há uma urgência em ter um modelo corporal magro e sem resquício de gordura, com “formas e volumes” de acordo com o padrão estético do momento, nem que para isso seja necessário recorrer aos treinamentos de musculação exagerados (e nada saudáveis) ou as intervenções cirúrgicas meramente estéticas. Nesses casos as necessidades de ordem social ofuscam as necessidades individuais, onde é estabelecida uma prioridade ao modelo corporal em detrimento as necessidades individuais que muitas vezes comprometem a saúde no seu amplo aspecto. A valorização do externo e das formas corporais, acaba por negligenciar a pessoa em seu íntimo e no que ela tem de mais precioso: sua subjetividade. Sem um equilíbrio, ambos não proporcionam um estado de sentir-se bem e, consequentemente, não promovem a tão desejada FELICIDADE!


Felicidade, um estado da mente por Luiz Gustavo Dall’Agnol | Instrutor e sócio proprietário do Hridaya, Centro de Yoga

o que “precisa melhorar”. E, por mais que já tenhamos conquistado muito, nossa atenção pode continuar a se restringir apenas ao sentimento do que falta. Esta atitude pode vir a se tornar um hábito, ao ponto de justificar porque ainda não nos permitimos comer uma refeição sem pressa, ou até mesmo dirigir com mais calma.

Foto Divulgação

Por isso, acredito que, assim como somos muito bem treinados para criticar e buscar melhorias em tudo, podemos igualmente guardar um pequeno espaço do nosso dia para treinar o contentamento, apreciar e valorizar a si mesmo (a), as pessoas, os momentos, a vida, em cada detalhe! Dessa forma, quem sabe, será possível criar uma síntese entre essas duas forças aparentemente opostas. Atividade física adequada, boa alimentação e descanso. Meditação, trabalhar com sentido, prazer e propósito. Comunicar, compreender e ser compreendido. Expressar emoções, cultivar bons pensamentos, praticar o altruísmo, ser honesto, verdadeiro consigo mesmo e com os outros. Entrar em contato com a natureza, tocar os pés na terra, sentir o cheiro de mato. Abraçar alguém, apreciar momentos em família. Ter um hobby, momentos de lazer, e claro, desfrutar de uma condição financeira adequada. Estas atitudes e condições citadas acima são apenas uma parcela do que a ciência tem recomendado para aquilo que cada vez mais tem se tornado objeto de estudo: a felicidade. Então, como desfrutar de uma vida plena e feliz? Essa talvez tem sido uma das perguntas mais frequentes na atualidade. Porém, muito antes da ciência desenvolver estudos para justificar o que favorece ou não a felicidade, surgia a ideia de que as condições internas do ser humano são igualmente, se não até mesmo mais, relevantes para este fim.

Ou seja, a felicidade é, essencialmente, um estado da mente. Portanto, ela pode ser “aprendida” e “exercitada” exatamente da mesma forma que o descontentamento pode ser aprendido e perpetuado. Em outras palavras, o que quero dizer é que, você pode estar entre as pessoas privilegiadas, que usufruem das condições citadas anteriormente, e ainda assim, apresentar um elevado nível de estresse e insatisfação. As causas disso podem ser inúmeras, mas, uma delas nos afeta de forma mais corriqueira: o “querer mais”. Pensamento que você mesmo (a) precisa aprender a administrar com cautela. Não me leve a mal! Sei que faz parte da própria natureza humana querer mais, já que estamos em constante transformação e evolução. E, é ótimo se esforçar para melhorar, sempre. Todavia, parece que à medida em que conquistamos o que queremos, nos tornamos cada vez mais especializados em perceber o que está “faltando” ou

Sim, você não precisa resolver todos os seus problemas e cumprir todas as tarefas para só depois ser feliz. Cultive os meios e condições que estiverem ao seu alcance para exercitar a felicidade, incluindo suas formas de ver o mundo. A felicidade não é apenas algo que vem de fora, mas também de dentro. Deve ser exercitada e aprendida todos os dias. Tenho certeza de que você deseja ser feliz. Mas, como você está cultivando a sua felicidade?

Corpo saudável, mente serena, espírito presente. Acreditamos no conhecimento aliado à prática para uma vida plena! Agende a sua aula experimental gratuita contato@hridaya.com.br ou 54 99710.1016

Jornal Design 87


Medical Center: conceito pioneiro estabelece novo marco na medicina do RS Fotos Divulgação

Complexo, localizado em Bento Gonçalves, proporcionará paridade ao que há de mais avançado quanto a atendimento clínico no país Bento Gonçalves prepara-se para dar um dos passos mais importantes da história contemporânea no setor de saúde privada. Resultado da união de um conceito pioneiro no Estado à alta tecnologia, tratamento diferenciado e expertise administrativa, o Medical Center, empreendimento voltado à área de clínicas e consultórios, instituirá, a partir de 2022, um novo marco para soluções em diagnósticos e tratamentos na Serra Gaúcha. O complexo, que ficará localizado ao lado do Hospital Tacchini, representará, além de inúmeras vantagens competitivas aos profissionais, como processos integrados, ganho de escala de atendimentos e rapidez na tramitação de exames, a certeza de um atendimento célere e humanizado, com o paciente no centro das ações. Além disso, a parceria entre a Forma Espaços Imobiliários Ltda., o Hospital Tacchini e o Plano de Saúde Tacchimed, também vai possibilitar o início das atividades do primeiro Hospital Dia da região. Construção de alta tecnologia De acordo com um dos sócios-diretores da Forma Espaços Imobiliários Ltda, Paulo Pompermayer, além da alta tecnologia e pioneirismo promovidos na área médica, a estrutura do prédio também contemplará avanços importantes quanto a proteção e comodidade. “É uma grande edificação para os padrões do RS. O complexo irá receber conforto térmico e acústico, que superam os padrões do mercado, promovendo conforto aos pacientes, além de ser uma estrutura com total segurança”, destaca. O prédio também contará com automação do estacionamento no complexo, que terá robôs de elevação e racks com movimentação cartesiana. No mesmo viés, Francisco Alexandre Faggion Filho, sócio-diretor da Forma Espaços Imobiliários Ltda, defende que a ousadia e antecipação no projeto auxiliará no combate à evasão de pacientes para outras regiões. “O Medical Center oferece todas as soluções. O prédio foi planejado arquitetonicamente para absorver as novidades que estão hoje à disposição do setor da Saúde e o compromisso do Medical Center é de administrar tecnologias de ponta que trarão para a população o melhor benefício, de forma a não depender de outros hospitais”, afirma. O Medical Center Bento Gonçalves ainda tem espaços disponíveis para instalação de clínicas e consultórios, com amplas metragens e posição privilegiada para instalação de profissionais. “Ainda há opções e oportunidade não só para o investidor, mas também para o médico que quer estar junto deste centro de atendimento de mais de 2 mil pessoas por dia em um único local”, frisa Faggion Filho. 88 Jornal Design

Trata-se de um centro de curta permanência com alta tecnologia, que incluirá um Centro de Diagnóstico por Imagem, Posto de Coleta de Exames e Centro Cirúrgico de média complexidade, beneficiando diversas especialidades. Conforme Hilton Mancio, superintendente executivo do Hospital Tacchini, o pioneirismo do modelo deverá promover paridade ao que há de mais avançado no mundo quanto a atendimento clínico. A celeridade, peça central no planejamento da operação do Medical Center, deverá ser um dos grandes diferenciais do complexo. “Nós queremos que o paciente que precisa de um exame de imagem no consultório desça ao centro de diagnóstico no Medical, faça o exame e, em 30 minutos, vamos disponibilizar o laudo e as imagens ao consultório médico, para o profissional concluir o atendimento. Então, algo que hoje leva 15 a 20 dias pra concluir, faremos em 1h ou 2h”, explica o superintendente. Medical Center, referendo a marcas de sucesso A medicina evolui a passo acelerado nos dias de hoje. Por consequência, o modo de atendimento e a estrutura para melhor atender pacientes também precisa acompanhar este caminho. Aliado a esse conceito, dr. Alvaro Nicolao, um dos sócios da Clibecor, pioneira em métodos de cardiologia na cidade, acredita que ter o nome de sua clínica relacionado ao Medical Center referendará sua marca. “Queremos oferecer uma melhor qualidade de atendimento aos nossos pacientes, mas principalmente nos unirmos a proposta tecnológica e de desenvolvimento do Hospital Tacchini, com uma medicina de futuro. O Medical trará o benefício de um atendimento vertical, onde o paciente entra em um sistema modernizado de saúde, e ele consegue no mesmo núcleo realizar todo seu atendimento com tecnologia de ponta”, explica.

Concepção baseada no que deu certo Um projeto da magnitude do complexo Medical Center precisa ter, acima de tudo, uma base sólida administrativa, voltada para as necessidades de médicos e pacientes. Pensando nisso, o projeto é embasado em sistemas parecidos que já comprovaram efetividade. “Realizamos um estudo e identificamos que um paciente, desde o momento em que percebe a necessidade de assistência médica, até quando está sentado na frente do médico, tem que vencer 16 barreiras. No Medical Center, vamos corrigir algumas anomalias, como por exemplo o paciente ficar mais tempo na sala de espera do consultório do que sentado na frente do médico”, revela o diretor do plano de saúde Tacchimed, dr. Luis César de Moura.

Praticidade, segurança e conforto para médicos e usuários Muito além dos benefícios para a área de Saúde, o Medical Center também apresentará o que há de mais moderno quanto a praticidade e conforto aos usuários. O complexo, com 16 andares, contará com acessibilidade universal, estacionamento robotizado para 433 vagas e ampla recepção com cadastramento biométrico. “A população de Bento Gonçalves não sabe o que é chegar no consultório, estacionar o carro e já pegar o elevador ao subir. Uma coisa é toda a parte assistencial, mas tem também esse plus do chegar, da agilidade”, garante Mancio. Complexo abre possibilidade ao Turismo de Saúde Recebendo anualmente aproximadamente 1,5 milhão de turistas, Bento Gonçalves já ratificou seu nome entre os principais destinos no Brasil. Entretanto, conforme adianta o diretor do Tacchimed, a cidade poderá passar a constar dentro de um novo rol de opções para quem deseja aliar qualidade de vida ao que há de melhor em termos de tratamento de saúde. “Estudamos o tema de Turismo Médico desde 2006, e compreendemos que sendo Bento um polo turístico cada vez mais consolidado, precisamos de alguma maneira evoluir para sermos um elemento de sinergia para esse elo turístico. Hoje a gente conhece e enxerga o trânsito de pessoas no mundo para fazer tratamento de saúde, ter algo como o Medical Center vai trazer sinergia”, conclui Moura. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones: (54) 3055-3141 ou (54) 99908-3718.


A felicidade possível! Conheça duas práticas capazes de criar uma onda de bem-estar e significado que vão impactar positivamente na sua vida de 2020 para frente!

Foto Divulgação

por Ana Carolina Azevedo

Há algo de maravilhoso em todos nós, que pode estar adormecido ou ter sido submerso pelas águas turbulentas de 2019, numa inversão de prioridades e propósito a que comumente chamamos de rotina. Mas está lá, pronto para emergir novamente em 2020. Quando identificamos e abraçamos esse maravilhoso com todas as forças, não existe mais fator externo capaz de importunar nosso estado de felicidade. Ainda que haja muitas tragédias e injustiças, saberemos lidar com elas como parte de uma jornada que, em suma, será feliz. Quando se trata de felicidade, é oportuno pontuar que ela não se encontra num estado de perfeito contentamento, mas no sentimento genuíno de completude. A fenomenal Monja Coen costuma provocar o público de suas palestras com o conceito de “prazer na existência”, em que a pessoa torna-se capaz de agradecer até mesmo as coisas impróprias que lhe acontecem – as perdas, as doenças, os abandonos e decepções –, passando a experimentar uma real apreciação pela vida e pela alternância. Essa tal felicidade que é um desejo compartilhado por todos é temática desdea antiguidade e, nos tempos modernos, inspira livros, filmes e até de um congresso internacional, realizado há quatro anos, em Curitiba. Esse encontro costura conceitos do budismo, filosofia, da sabedoria tupi-guarani, da neurociência, psicologia, psiquiatria, gestão empresarial, da nutrição e educação física. Na edição mais recente, realizada em novembro, mais de três mil pessoas participaram de dois dias com palestras, painéis e práticas meditativas. Agrada saber que existe uma pluralidade de preceitos

e caminhos, todos apontando para o mesmo objetivo. Desde Hipócrates até os dias de hoje, a questão tem abordagens científicas, holísticas e espirituais. O pai da medicina já sabia – e os estudiosos da atualidade concordam – que perdemos nossa saúde conforme nos afastamos da natureza. No Congresso Internacional de felicidade, apesar das visões complementares e, por vezes até divergentes, duas questões centrais têm a concordância das diferentes áreas de estudo como bons caminhos para a felicidade. Caminhos possíveis A primeira delas é a prática de meditação, amparada não apenas pelo budismo, mas pela neurociência. O mapeamento do cérebro vem ajudando a entender quais as áreas responsáveis pelo bem-estar e como mantê-las ativadas por mais tempo. A regulação do córtex pré-frontal, segundo a psicóloga e antropóloga formada pela Universidade de Harvard, Susan Andrews, é um dos aspectos essenciais para que se atinja o bem-estar e reduza a hiperativação do sistema primitivo de defesa (lutar ou fugir) e consequente liberação excessiva de cortisol – o hormônio do estresse. Susan explica que a grande parte da depressão e ansiedade dos dias atuais é causada por exaustão cerebral, porque nosso sistema de medo e sobrevivência primitivo está sempre ativado. A meditação oferece um poderoso contraponto ao excesso de estímulos estressantes do cotidiano, com quatro componentes essenciais para o bem-estar: a atenção plena e redução da divagação;

o desenvolvimento de uma perspectiva mais positiva dos outros e da vida, aumentando o sentimento de compaixão; a resiliência e generosidade. A generosidade, inclusive, é a segunda questão poderosa ligada diretamente à felicidade. Os especialistas concordam que não existe felicidade individual, pois, ainda que todos os aspectos físicos, mentais e espirituais do individuo estejam alinhados, o propósito central da vida está sempre nas relações. Por isso, a especialista Susan Andrews sugere que as pessoas dediquem tempo e atenção a algo além de si próprio. “Felicidade é um estado do ser, mas também uma habilidade que pode ser praticada, como tocar violino”, afirma a psicóloga.

Existem outros tantos cuidados capazes de se aliar e levar a um estado mais genuíno de bem-estar – incluindo um olhar mais atento e amoroso para a saúde física, com uma alimentação adequada e a movimentação do corpo com exercícios de boa qualidade. Como ponto de partida, no entanto, a dupla de coringas é excelente: olhar para dentro com a meditação e olhar para fora com atos de generosidade. De 2020 em diante, a felicidade pode independer de planos, conquistas e grandes feitos. Nas palavras do antropólogo Roberto Crema, um maiores nomes da terapia holística no país, “A transformação, a liberdade e a felicidade estão no encontro e é possível aprender a amar, um passo de cada vez”.

A inteligência do coração como caminho para a felicidade O coração possui uma inteligência capaz de guiar para a saúde e felicidade. A lógica mental foi o caminho que a humanidade escolheu para guiar suas vidas, mas, de acordo com o pesquisador Howard Martin do Heart Math Institute, o coração é a sede de uma forma de inteligência que controla o cérebro e tem um efeito benéfico em todo o organismo. Ele é capaz de influenciar e dirigir nossas emoções, moralidade e capacidade de decisão, sendo a sede da consciência individual, o centro da vida, ou seja, é o nosso guru interior. A inteligência do coração pode mudar positivamente a vida das pessoas. Conforme Martin, ao aumentar a energia do coração e gerar sentimentos elevados como gratidão, compaixão, carinho e cuidado, as pessoas podem ampliar sua inteligência intuitiva. A organização da qual Howar Martin é cofundador e vice-presidente estuda um campo eletromagnético que envolve o coração e reverbera para até um metro além do nosso corpo. Esse campo afeta as pessoas próximas e é afetado por elas. Nesse processo de consciência baseada no coração, ele indica que é preciso desenvol-

ver boas decisões, elencar prioridades e alcançar a coerência. “Coerência é um estado ideal em que o coração, a mente e emoções estão alinhados e sincronizados”, pontua o estudioso. Como chegar à coerência? Faça essas perguntas a si mesmo e descubra seu nível de coerência nas respostas, lembrando que o processo de consciência do coração é permanente, conforme Howard Martin: // Você sabe quem realmente é? // Você busca desenvolver o discernimento sua capacidade intuitiva? // Você é capaz de ter uma conexão profunda consigo mesmo e com os outros ou suas relações têm certo nível de superficialidade? // Você exercita o amor, a gratidão, a gentileza, a compaixão e a paciência? // Como anda sua capacidade criativa de cocriação – ou seja: você consegue contribuir positivamente com a coletividade? Jornal Design 89


Editorial Verão é férias e muitos encontros. Família reunida e amigos na roda da mesa. Vamos curtir essa estação linda e o bronzeado da pele! Vamos fazer desta estação o trampolim para um ano repleto de luz, com vida e vibração! Feliz 2020 leitores, que seja próspero! Na edição de janeiro apresentamos coisas super incríveis para encantar vocês, seja nas férias ou no trabalho. No Vida, a nossa busca pela felicidade nos coloca pra pensar, identificar e abraçar nossos sentimentos com esmero. Anote na agenda! No Casa, apresentamos a Movelsul Brasil 2020, a maior feira de móveis da América Latina destinada à lojistas e importadores. De 16 a 19 de março, 250 expositores de alta escala, estarão apresentando seus produtos. Não dá pra perder, né? O turismo se alimenta de experiências! Na editoria de Negócios contamos sobre empreendimentos recém nascidos em Bento Gonçalves, que chegam com

Capa Ana Paula Pastorello, Laura Bellini e Eduarda Canossa Cenário: Clube de Caça e Pesca Santo Huberto - Bento Gonçalves Cabelos e make: Eliane Spa da Beleza (Brenda Batisti, Eliane Fabbris, Rosilene Segatto, Fernanda Gava) Looks: Quorum Solares: Vízia Óptica Fotos: Mr. Ton Produtora de Conteúdo Vídeo: DP Produções by Lucas Dal Pizzol

diferenciais super bacanas para turistas e nativos. E no estilo, não poderíamos deixar de mostrar os tons do verão! É praia, piscina, mar azul, gente bonita, sorrisos e muita energia! Abordamos na editoria estampas, cores quentes e uma coleção de texturas. Confira nos destaques de moda.

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design


VIDA A felicidade sob aspectos filosóficos, científicos, espirituais e artísticos. Confere o que temos a falar sobre o tema pelo olhar da jornalista Carolina Azevedo, na editoria Vida.

ESTILO Estampas, cores vibrantes, texturas e muito mais podem ser conferidos nesta edição.

CASA A 22ª edição da Movelsul Brasil 2020, maior feira de móveis da América Latina chega a Bento Gonçalves em março. Veja os detalhes que mostramos pra vocês.

NEGÓCIOS Quem viaja está em busca de diferenciais, certo? O turismo de experiências cresce consideravelmente em Bento Gonçalves.


Ano X - Edição 101- Janeiro/2020

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 100  

Jornal Design | Edição 100  

Advertisement