__MAIN_TEXT__

Page 1

Vida | Casa | Negócios | Estilo

Ano XI - Edição 112 - Fevereiro 2021

vida


capa Gabriele Zorzi Dorneles e Carolina Brandalise Cenário: o novo Yoko Oriental, assinado pela arquiteta Carolina Brandalise Fotos: Débora Zandonai - DZ2B Looks: Quorum

moodboard

editorial

Você investe em si mesmo? Autoconhecimento é a forma mais bonita de amor próprio, já parou pra pensar sobre isso? Se você consegue se perceber, você entende suas reações diante das coisas e isso reflete em todos os âmbitos da vida. Por isso, buscamos trazer conteúdos que incentivem você, leitor, a percepção, ao cuidado e a lidar com os tropeços do dia a dia. Acredite, todos nós tropeçamos. E não, isso não se trata de autoajuda, se trata de espalhar pelo mundo aquilo que acreditamos e que queremos que dissemine por aí. Não importa quais sejam as suas crenças, mas sim como reagimos às adversidades e às conectividades em nossos relacionamentos, tal qual como lidamos com nós mesmos,

todos os dias da semana, nos 365 dias do ano. Pega uma taça de vinho, o café ou o chimarrão, a escolha é sua, e mergulhe neste conteúdo ímpar que dividiremos com você neste mês sobre prosperidade nos negócios e na vida pessoal, numerologia, visões diversas do olhar único de cada ser, sobre feminilidade e sobre a vida em si.

Expediente S&S Editora Ltda por @silhperusso Equipe: @camilacervieri | @rosangelamasutti @brunamariademoura | REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo

Silvia Aibel Perusso @silhperusso Diretora Jornal Design

O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra Contato: 54 2621 3134 | contato@jornaldesign.com.br | www.jornaldesign.com.br


5 grifes de óculos de sol para arrasar no

Chloé – Essa marca possui muitos dos modelos mais poderosos e charmosos a nível mundial. Os óculos são leves, normalmente possuem lentes em degradê suave. Quando feitos com frontal aramada, estas se entrelaçam dando um toque todo especial às peças. Da mesma forma, esse conceito se expressa nos modelos com lentes flutuantes que são recortadas e facetadas.

Ray-Ban – Quando se trata de clássicos marcantes, a marca Ray-Ban é a mais lembrada. Suas peças atingem todos os públicos e faixa etárias, conseguindo se encaixar perfeitamente entre uma composição mais básica até uma produção estilosa. Modelos como o Aviador e Wayfarer são a escolha assertiva para combinar com qualquer ocasião.

Miu-Miu – As coleções expressam luxo, jovialidade e uma pegada moderna. O design das peças agregam descontração ao estilo do usuário. Em sua maioria são peças super femininas com detalhes marcantes que traduzem o conceito da marca.

Dolce&Gabbana - A grife é referência no mundo da moda e um ícone atemporal das passarelas que traduzem classe e sofisticação com pitadas de ousadia e muito glamour. É a escolha ideal para quem busca compor um look forte e marcante.

Carmim – Acima de tudo inventiva – assim é a marca Carmim. Com peças modernas que garantem um estilo sofisticado, os óculos propõem tornar seu look jovem e irreverente. Quem se identifica com a marca curte o sabor da descoberta, de estar atualizado e de bem com a vida.

/viziaoptica.com.br

vida

/viziaoptica

vizia_optica

SAC: (54) 3452.5933

Jornal Design 3


vida

O despertar do Sagrado Feminino

Imagens FreePik

Ter equilíbrio sobre o que sentimos está em ter equilíbrio em como recebemos. O despertar do Sagrado Feminino, exalta a essência e a conexão da mulher consigo mesma e com práticas ancestrais ligadas à natureza. Esse movimento oferece ensinamentos sobre o corpo, o emocional e os ciclos femininos, além de orientar como podemos harmonizá-los e entrar em sintonia com a natureza.

Quando mulheres focam em descobrir mais sobre si mesmas, com autopercepção do seu interior, instintos, suas vontades e ciclos femininos, como menstruação e gestação, o mundo a sua volta parece mudar. É como se uma nova consciência surgisse e as acolhesse. “Mulheres deixaram sua energia feminina de lado quando a mesma foi vista como fraqueza ou até submissão aos olhos do sistema que acha que acordou, mas continua preso a alienação. Nesse momento atual, o que ocorre nitidamente é a falta de observação e autoconhecimento. As mulheres nem se quer percebem, ou mesmo entendem para perceber, os comportamentos corrompidos e esmagados em seu ser, e o que acaba gerando esse desequilíbrio que vai do físico ao espiritual”, conta Raiane. O despertar da consciência sobre o seu íntimo, pode ser considerado como uma saída da supremacia patriarcal, que em muitos casos é repressora e com muitas regras. Entrando assim em um mundo totalmente abraçado pelo feminino, maternal, afetivo e sensível. Um reencontro dos saberes antigos

A psicoterapeuta Raiane Paula Fraga, divide conhecimento que transborda em seu ser sobre o movimento, ressaltando que a percepção diante do todo com os olhos da Deusa por trás, projetará uma vida nova a cada mulher, e indiretamente a cada ser aqui na terra. “Em minha sala atendo mulheres diariamente, e é inacreditável o quanto por trás de cada situação que se apresenta, se mostra nítido o desprazer e o esquecimento da energia feminina. Acho que nem mesmo eu, antes de ser terapeuta, percebia o quanto isso estava presente na sociedade”, explica.

A imersão Tenda Vermelha será um mergulho ao passado. Antigamente, mulheres em seus três primeiros dias de lua (menstruação) se retiravam em tendas vermelhas. Lá, entre irmãs de lua, compartilhavam saberes antigos. Entre lendas e histórias, passavam a cultura do sagrado feminino através de suas gerações. Cozinhavam, maceravam, curavam. A energia da Deusa Sagrada era conectada, e cada uma delas era a própria Deusa. Assim será a imersão, que acontece nos dias 15 e 16 de maio, um reencontro dos saberes antigos. O evento é destinado somente para mulheres. “Sempre tive o desejo de unir o masculino e o feminino, mas o masculino ainda tem dificuldade na entrega. Mais uma prova do poder feminino. A ida-

maturità

de das mulheres para estarem no evento, não nos importa, mas em respeito à tenda vermelha apenas mulheres que já tiveram sua primeira lua de sangue entenderão o processo. Menores de idade, obviamente seguindo o hoje, apenas com autorização de seus responsáveis”, explica a profissional que conduzirá todo o evento. Quando em equilíbrio, prosperamos, produzimos e a perfeição acontece. Apesar de saber da dificuldade de tocar esse equilíbrio todo, que chamamos na espiritualidade de “iluminação”, o fato de ajudar as outras mulheres a entrarem no caminho desse equilíbrio, gerará uma força sobre o todo. “Todos nós aqui na terra temos um propósito por trás de nossas vidas “normais”. Ter nascido mulher também está ligado a esse propósito, então, quando falo em levar esse feminino de volta ao seu lugar, falo de propósitos acontecendo”, conta. Não é por nada que vamos ao passado para compreender o presente. Infelizmente, o povo que hoje esbanja inteligência devido a sua tecnologia, não percebe o papel sábio do passado sobre o que somos. “Deixamos muitos velhos costumes para trás, e digo “ainda bem” para muitos deles, mas nesse abandono do passado, também abandonamos coisas extremamente essenciais para nos mantermos em pé. A própria fé se perdeu com o tempo a um nível tão absurdo que as pessoas no hoje veem a fé apenas como um ato religioso, tamanho a proporção da falta da informação que temos. A vibração do todo, seja espiritual, científico ou biológico, fala de dois lados: Negativo e positivo, feminino e masculino, que quando em união fazem a criação.

Não será apenas sobre responder questões, será sobre decisões, reequilíbrio, entrega e recebimento”.

As inscrições para imersão podem ser feitas pelo (54) 99195.7971ou entrar em contato pelo Instagram @terapeuta.raianepaulafraga

É a nossa vez de cuidar de você! Para você que tem

59 anos ou mais.

ANS-nº 34255-6

Plano Tacchimed

Gerenciamento completo da sua saúde Foco maior em você Menos preocupações para você Melhor custo-benefício

Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Plano Maturità. 4 Jornal Design

vida


Vida - Vida e alimentação equilibradas

Alimentação

natural de maneira simples, prática e saudável. O primeiro passo é criar o hábito de fazer o máximo de suas refeições por dia em casa, preparando e selecionando os próprios alimentos, criando uma relação mais íntima com sua própria alimentação. Outro passo é contar com a ajuda de snacks simples, saudáveis e que ajudam a controlar o apetite, aumentar a ingestão de nutrientes e, principalmente, garantir o prazer na hora de se alimentar como as oleaginosas e muitas alternativas saudáveis e nutricionalmente completas para você.

A prática da alimentação natural é uma maneira de se reconectar com a maneira como nosso corpo sempre se relacionou com o consumo dos produtos disponíveis na natureza. Regressar a esses hábitos milenares, e extremamente saudáveis, não é também uma tarefa difícil, muito menos impossível, basta saber se organizar e tirar um tempinho para valorizar também essa parte importante da sua vida. Você tem uma alimentação natural? Que tal mergulhar nessa experiência?

Fernanda Godoy Farto

A qualidade da nossa alimentação é um dos temas mais atuais e relevantes quando falamos de saúde, pois hoje sabemos com clareza que o que comemos tem muita relação com a nossa qualidade de vida. É pensando nisso que cada vez mais pessoas valorizam a prática de uma alimentação natural e equilibrada, que pode ter resultados diretos e imediatos na maneira como nosso corpo se comporta diariamente. Alimentação natural, para quem não conhece sua definição, é a prática de ingerir alimentos, refeições e produtos elaborados somente com componentes 100% naturais, ou seja, sem a adição de químicos e outros compostos industrializados. Por isso, uma alimentação natural não pode conter, em suas receitas e pratos, ingredientes que não são colhidos diretamente da natureza, como por exemplo, os alimentos industrializados. Comer produtos naturais permite que várias vantagens sejam observadas na saúde dos praticantes desse hábito saudável. Alguns desses benefícios da ingestão de alimentos naturais são maior em consumo de fibras alimentares, ingestão de minerais, ingestão de vitaminas hidro e lipossolúveis, menor em consumo de gordura hidrogenada e açúcar e a possibilidade de manter uma alimentação livre de compostos químicos, alergênicos, inflamatórios e tóxicos. Alimentos classificados como naturais são aqueles que passam por praticamente nenhum tipo de processamento desde sua colheita até chegar à mesa do consumidor. Assim, podemos classificar como naturais os vegetais, legumes e frutas que compramos nas nossas feirinhas ou que coletamos na nossa horta, as carnes compradas em açougues, as oleaginosas e frutas secas e quaisquer outros produtos que sejam desenvolvidos com o mínimo da influência da indústria alimentícia. Pode parecer um desafio tornar a alimentação natural uma parte da sua rotina saudável, mas não é bem assim. É possível adotar uma alimentação

Foto Divulgação

natural

fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista


Ciclismo

um esporte para todos

Fotos Arquivo Pessoal

por Rosalene O. Geremia Mestre em Educação Física O ciclismo é uma atividade física rítmica (repete o mesmo movimento diversas vezes), um esporte que ajuda a desenvolver o sistema cardiovascular, na perda de gordura e, também a força e resistência nos músculos das pernas. O ciclismo começou como esporte na Inglaterra durante o século XIX. Desde a época, as bicicletas foram aperfeiçoadas para alcançar grande velocidade. A primeira grande prova de ciclismo foi realizada em 1869, e tinha uma distância de 123 km entre Paris-Rouen.

Saiba os equipamentos necessários para a prática da modalidade: - Luvas - Óculos de proteção - Capacete - Retrovisores - Uniforme propício (camisa, shorts ou calças de ciclista), de preferência de cor clara, para que seja visível e evite acidentes.

6 Jornal Design

Benefícios de andar de bicicleta

Hoje o ciclismo é um esporte olímpico, com várias modalidades e muitas competições mundiais, seja ele indoor ou em vias públicas, pistas de ciclismo ou até mesmo em trilhas. Nos últimos anos o crescimento do número de praticantes de ciclismo no Brasil e no mundo foi muito grande e com a disseminação da pandemia e as constantes limitações em utilizar espaços fechados, um número ainda maior de pessoas passou a sair com suas magrelas e curtir a natureza. Segundo especialistas da área, as vendas de bicicletas no Brasil cresceram em torno de 118% em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com informações de lojistas, o aumento se deu especialmente porque a população procura por soluções para evitar as aglomerações do transporte público, seguindo, inclusive, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). A bicicleta tem um valor mais acessível do que motocicletas e ainda contribui para a saúde e para o meio ambiente, já que não poluem. Além do mais, as pessoas também estão procurando se exercitar de uma forma segura, com distanciamento.

Agora que você viu que a prática de ciclismos é saudável e proporciona bem-estar, não perca tempo e saia pelo nosso interior, curta a natureza, diminua o estresse e de quebra aproveite para saborear nossas belezas naturais e seus frutos.

- O ciclismo é um exercício aeróbico, auxiliando na perda de calorias e acelerando o metabolismo; - Para quem tem problemas com articulações, a bicicleta é um excelente exercício, porque evita lesões, uma vez que quem recebe o impacto é a bicicleta; - Fortalece a musculatura dos membros inferiores; - Melhora as funções cardiovasculares; - Serve como meio de transporte. - Diminui o estresse - Como atividade física, o ciclismo também pode ajudar o corpo a liberar endorfinas, hormônios que promovem o bem-estar e ajudam a aliviar os sintomas do estresse; - Melhora da circulação sanguínea dos membros inferiores; - Ajuda no emagrecimento; - Por conta da produção do hormônio endorfina, o ciclismo também promove a sensação de bem-estar, melhorando o humor de quem pratica o esporte; - Reduz o colesterol ruim, e acima de tudo gera prazer, principalmente aos adeptos de passeios por caminhos no interior das cidades.

A Bonna Vitta academia fica localizada na rua Olavo Bilac e também tira dúvidas pelo 54 99657.3887

vida


Armazém Fit Store: seu estilo saudável de viver! Fotos Jornal Design Serra

Para comemorar o ano desafiador, a loja promoveu um coquetel especial aos seus clientes, respeitando todos os protocolos de segurança, em janeiro. Além de proporcionar descontos incríveis para agregar a celebração e todos levarem um pouquinho de alegria para casa. Gabriele Soares , Adriano Pacheco, Luciana Mayer e Thaís Piecha

Uma das maiores redes de produtos naturais do Brasil completa seu primeiro ano promovendo saúde em Bento Gonçalves. Com uma grande variedade de produtos que trazem soluções para os diversos tipos de público, o espaço é acolhedor sendo impossível não se sentir em casa.

vida

O Armazém Fit Store é muito mais que uma loja de alimentos saudáveis, eles nasceram do propósito de ajudar as pessoas a seguirem um estilo de vida mais leve e sem dificuldades na hora de definir os produtos de consumo. A qualidade e variedade nas compras é uma das características marcantes da marca.

Além de toda linha de alimentos cosméticos, produtos sem lactose, glúten e orgânicos, a marca conta com produtos sem adição de açúcar, veganos, vegetarianos, Low Carb, suplementação esportiva e outras. Outra forma de atendimento que deu muito certo no Armazém são os itens a granel, em que torna possível a pessoa escolher a quantidade e quais opções quer levar.

Jornal Design 7


Vida - Despertar da Consciência

Eu sou porque tu és..

Raiane Paula Fraga

Sempre tive grandes e profundas analogias mentais sobre como chegamos aqui, neste planeta, ou mesmo como toda a criação “aconteceu”. Devo dizer que nunca duvidei da ciência, mas também nunca duvidei que a ciência não tenha partido do Divino. Sendo assim, e sendo nós derivados da própria ciência, seriamos também o próprio divino? “O DEUS QUE SOU EU, SAÚDA O DEUS É VOCÊ” O Budismo acredita que para nossa passagem ser justa aqui Terra, já fomos ou seremos parte de todo o reino vivo, compreendendo a presença da Unicidade - Deus, Pai, Mãe, Cosmos, Ciência... Eu chamo de Fonte Criadora, mas você pode chamar como desejar - em tudo que existe no universo. De mineral a vegetal, de animal a ser humano, evoluído, crescendo e aprendendo a respeitar toda criatura que vive. Levei um tempo para entender esse ponto de vista, apesar de não saber exatamente se a analogia que hoje faço seja a mesma analogia do Budismo. No fim das contas, o resultado cabe no mesmo espaço. Somos nós partículas da criação. Somos nós a Fonte Criadora em estado de vida. Veja bem, se parte do cosmos está em mim como está em você, logo, eu sou você, e você sou eu. Eu e você, que somos o mesmo ser, também somos as pessoas que não são tão legais nesse mundo, por exemplo, e também não sendo tão legais com pessoas legais que no fim das contas também somos eu e você. Analogia difícil? Para mentes humanas, até pode ser. Eu e você, assim sendo o mesmo ser, também somos os animais, os vegetais e os minerais, e tudo o que praticarmos sobre qualquer criatura raiane.paulafraga@gmail.com @terapeuta.raianepaulafraga Terapeuta

8 Jornal Design

Foto Divulgação

e juntos nós somos. viva que vive em nosso reino, praticaremos a nós mesmos e ao Cosmos. Acho essa uma das leis mais justas possíveis do universo, ainda que assim se prove evoluída para muitos. Não é sobre acreditar em um DEUS ou em regras vendidas de certo ou errado que dizem partir de um “todo poderoso”, mas de ultrapassar as barreiras do ego e ofertar respeito, empatia, amor e misericórdia, porque isso é o que você escolhe ser. Entende porquê de se provar evoluído de mais? Olhe através de sua janela. O mundo que você vê, como ele é? A pauta desse mês pedia natureza, e quando eu penso em natureza duas coisas se formam em minha mente. Uma delas é o estado sublime de quietude e milagrosa magia que encontramos em contato com esse reino. A outra... bem, ela certamente é mais desastrosa; voltando a analogia de eu ser você, e nós sermos o todo, também somos o resultado final que encontramos em nossa atual natureza terrena. Aquecimento global, poluição, consumo irregular e desnecessários dos meios, fauna e flora em extinção... se eu sou você, e você sou eu, e juntos somos um povo que levou a natureza a desordem, quem somos nós? Em um trecho do livro de “As Brumas de Avalon”, Morgana questiona os homens ao ver igrejas sendo construídas, sem entender o porquê tantas pessoas se reuniam em templos de concreto para reverenciar um Deus, quando que na natureza o divino sagrado é encontrado. Um tanto quanto conveniente vindo de um povo que matou sua fé no dia a dia tanto quanto matou, e mata, as florestas, os rios e os oceanos. Morgana estava certa em questionar os templos de concreto. Fomos nos separando da natureza a cada árvore derrubada para um novo tijolo

ser levantado. Nos desconectamos da divina magia no conceito de evoluir a tecnologia. Aplaudimos os avanços da medicina que curam doenças que coincidentemente avançaram com o tempo. Enviamos seres humanos para conhecer o universo mais de perto e entender os seus mistérios tão rapidamente quanto nossos olhos deixaram de vasculhar os céus noturnos que já foram seguras bussolas de magos e peregrinos em seus caminhos. Talvez, quando ainda conectados a natureza e vivenciando o respeito por essa vida, já fomos conectados uns aos outros em profundo e sublime respeito por quem somos. E talvez, exatamente ali, pudemos compreender a unicidade em si, vivendo entre nós, no todo espaço do SER. Salve ao pobre povo que diz viver a era da evolução. Eles não sabem o que fazem. Nosso mundo, que indiscutivelmente passa por abarrotadas mudanças, novamente procura por seu estado de unicidade, sacudindo nossas xícaras cheias e derramando descontroladamente o que carregamos juntos de nós em nossa jornada. Esse chacoalhar, que tem causado tanto desconforto, principalmente no último ano, se apresenta ainda mais cruel na resistência daquilo que não controlamos, gerando o sofrimento ao qual nos apegamos quando longes da Fonte.

A ciência nos diz que somos feitos de poeira de estrelas, o que ao me ver faz profundo sentido. A terra que promete tremer novamente, também tem nos prometido um grande show de iluminação, aonde espero que eu e você possamos fazer parte. Porque se eu sou você, e você sou eu, e nós somos o todo... olhe para o mundo agora. Será que não merecemos essa transformação? Viva ao novo mundo que se aproxima. Namastê! (O Deus que continua sendo eu, saúde o Deus que você continua a ser!)

vida


vida

Jornal Design 9


versus

Clareamento dentário de consultório clareamento dentário caseiro Bom, começando do princípio, é bom que você saiba como o clareamento funciona antes de qualquer coisa. A ação dos agentes clareadores a base de peróxido de hidrogênio sobre a superfície do dente provoca a oxidação dos pigmentos

orgânicos, deixando o dente mais claro. Sendo assim, a ação desses agentes clareadores age somente sobre superfície dentária, ou seja, restaurações de resina e coroas de cerâmicas não sofrem ação clareadora.

Qual deles é melhor

É realizado pelo próprio paciente em casa, com o uso das placas de silicone confeccionadas pelo dentista e uso do gel em bisnaga de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, só que em concentrações menores. O tratamento dura aproximadamente 30 dias se usado diariamente. O que vai diferir neste caso é o tempo de uso. O gel peróxido de hidrogênio é usado por 40 minutos e 1 hora; e o peróxido de carbamida por aproximadamente 3 a 4 horas. Este método pode gerar sensibilidade enquanto o tratamento estiver sendo realizado.

Fotos Arquivo Pessoal

Foto Divulgação

Claremanto caseiro

Os dois agem da mesma forma, portanto causam o mesmo efeito. a única diferença é que o de consultório tem um resultado mais rápido que o caseiro.

O que posso fazer para amenizar a sensibilidade? Nem todos podem sentir sensibilidade durante o clareamento, varia de paciente para paciente. Mas, já existem alguns cremes dentais que aliviam os sintomas durante o tratamento, que são àqueles específicos para sensibilidade, e que tem uma eficácia maior quando aplicados sobre os dentes com fricção com o dedo, mas também com a própria escovação.

?

Clareamento de consultório É realizado pelo profissional, onde é feito o uso de peróxido de hidrogênio em concentração maior. Nesta consulta, é realizada sempre uma profilaxia prévia, e o isolamento da gengiva para que o gel não entre em contato com a mesma. O tempo de consulta é de aproximadamente uma hora e meia entre todos os procedimentos que devem ser realizados. Vale lembrar que este clareamento gera mais sensibilidade, porém em curta duração, sendo de aproximadamente 2 dias. Este clareamento geralmente é indicado para pacientes que querem ter um resultado mais rápido. O número de seções varia de acordo com a necessidade de cada um.

dica Em alguns casos, os dois tipos de clareamento podem ser combinados e complementar um ao outro. Todo tipo de clareamento deve ser realizado sobre supervisão e acompanhamento de um dentista.

Thami ReginaZardo Odontopediatra

Cirurgiã-Dentista Clinica Geral Sedação Consciente com Óxido Nitroso CRO 23639 Rua Dr. José Mário Mônaco 227, Centro Profissional Serrano, sala 603, 95700-066. (54) 9 9923-6063 10 Jornal Design

vida


CIRURGIA REFRATIVA A LASER

Chegou a hora de mergulhar em novos desafios. Diga adeus aos óculos e lentes de contato Uma boa alternativa para quem quer se livrar dos óculos é a cirurgia refrativa, um procedimento rápido, com alta taxa de sucesso e que dispensa internação. Além de isso trazer muito conforto, é uma forma de melhorar a qualidade de vida. Enxergando melhor, as atividades rotineiras, como dirigir ou praticar esportes, também se tornam mais seguras.

vida

Jornal Design 11


casa

Yoko Oriental apresenta

a arquitetura do sentir convidados, além da atmosfera que circula pelo lugar. Inovar significa não ter medo de arriscar! Ao descobrir seu lado empreendedor há seis anos, Gabriele Zorzi Dorneles apostou firme no diferencial de atendimento e relacionamento. “O Yoko é uma empresa completa. No novo espaço focamos muito no lado humano, desde o projeto arquitetônico, aos detalhes como as cordas, jogos americanos, louças produzidas por artesãos da cidade e do estado, até onde o cliente vai jantar, além da estrutura para o funcionário poder dar o melhor de si na cozinha, pois é dali que sai o melhor prato para mesa do cliente”, conta.

Fotos Débora Zandonai - DZ2B

O segredo está nos detalhes! Um verdadeiro encontro da arte milenar da gastronomia japonesa com um ambiente que transmite conceito intimista e moderno, com elementos arquitetônicos orientais distribuídos por todos os espaços. O Yoko Oriental expandiu seus horizontes e apresenta sua nova casa, mais ampla e aconchegante, em uma das ruas mais badaladas da cidade, a via gastronômica de Bento Gonçalves. Os donos da cena são os budas, que chamam a atenção logo na entrada do restaurante acompanhados de uma decoração delicada, artesanal e afetiva. É impossível passar despercebido, contam com elementos que despertam a imaginação dos

Logo que o cliente chega, no hall de entrada, já se depara com um mix de sensações. As paredes revestidas com cordas feitas uma a uma por uma artesã e o forro em tecido de juta já introduzem à experiência do cliente.

O espaço de espera é mesclado com poltronas, sofás e pufes, do Spazio Divano, sobrepostos a tapetes de palha. Nesse momento, o som ambiente se mistura com o ruído agradável da fonte de água que se insere no jardim abaixo da escada.

O portal de cordas faz a transição do hall de entrada para o salão do restaurante. Que também segue na mesma ideia. Agora, a iluminação fica mais pontual e consequentemente, o ambiente mais íntimo.

12 Jornal Design

casa


Japão com tempero brasileiro O Yoko dá novas cores, tons e sabores à gastronomia ocidental, com uma diversidade de opções em sushis e pratos quentes, todos a base de peixe, bem como vinhos e drinques.

Em pedra preta São Gabriel Escovado, a bancada do sushi criada pela Marmoraria Universitária, faz o perfeito contraste com o grafite produzido na parede, como decoração.

Fotos Débora Zandonai - DZ2B

O restaurante já tem novidade planejada para o segundo semestre de 2021. Aos sábados, de meio-dia, serão servidos pescados frescos na brasa, feito ao vivo pelo sushiman, mediante reserva. O salão principal é amplo e confortável, com mesas maiores, bem como o estacionamento no subsolo e uma área de lazer, especialmente para os funcionários. O novo espaço também conta com um deck mais reservado para o cliente que quer descontrair, sem formalidade e ao ar livre.

casa

Jornal Design 13


Do detalhe ao delicado,

tudo feito á mão Ao receber clientes para jantar, é primordial o conforto das cadeiras e tampo das mesas do Studio Living, que foram insubstituíveis no contexto geral do projeto.

Fotos Débora Zandonai - DZ2B

Arquitetura é sobre sentir. Sobre como uma pessoa se sente dentro de determinado lugar... O que mais escutamos agora, depois que o yoko inaugurou, é que o espaço acolhe. E esse era o principal objetivo, a experiência dentro do restaurante tinha que ser aconchegante e diferente do tradicional. O princípio de todo projeto era que o mesmo fosse o mais humano possível. Nada robótico, nada comum, nada que pudesse ser visto em todo lugar. Elementos naturais estão por toda parte; a madeira, cordas, bambus, tecidos... a materialidade e a forma em que foi aplicada no espaço, o torna único.

O natural, a água, a vegetação, as pessoas: tudo conversa!

14 Jornal Design

casa


Fotos Débora Zandonai - DZ2B

A luz do restaurante é delicada e sensual. Os lustres minimalistas posicionados sobre as mesas buscam destacar o prato do cliente. A Bertamoni foi a responsável pelo toque final do projeto, a iluminação.

casa

O forro em vigas metálicas suporta um jogo de esteiras em bambu. Delas, pendentes com uma iluminação suave descem sobre as mesas e destacam seu tom madeirado. Suplás em crochê fazem a composição para o ajuste final. Tudo pensando em valorizar o jantar do cliente e que ele sinta como tudo foi pensado com carinho. Para quem está disposto a uma experiência ainda mais intimista no restaurante, cria-se um espaço de tendas divididas por leves tecidos e com uma parede inteira de vegetação ao fundo. “São materiais naturais,

tudo que pudesse ser feito à mão, foi feito. O ser humano tem em suas mãos o dom de fazer coisas incríveis... e nesse projeto abusamos disso!”, explica Carolina. Outro ponto alto são os rostos femininos que foram grafitados ao fundo do sushi. Atrás de uma bancada de pedra em granito preto, os sushimans fazem acontecer. Enquanto o público aguarda o jantar, pode observá-los. No fundo deles, a nossa arte. Três rostos estampam a parede. Rostos femininos, humanos, desenhados a mão livre, por outro humano.

encante-se!

Jornal Design 15


Magnetoterapia: tecnologia para seu bem-estar

Fotos Cia do Sono

“Confesso que ganhamos muito na compra de um colchão Cia Do Sono. Ganhamos saúde, noites bem dormidas, qualidade de vida… coisas que dinheiro algum pode comprar. Hoje somos clientes fiéis e sempre indicamos às pessoas que querem melhorar sua vida, porque este é um produto de qualidade ímpar!” - Israel Vanini e Linessa.

Chamamos de Magnetismo os estudos dos fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia. As pesquisas na área iniciaram no século VI a.c. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas “pedrinhas”, hoje chamadas de magnetita, atraírem umas às outras e também ao ferro. Em ação sobre o corpo humano, o campo magnético gerado por um ímã atua principalmente nos sistemas ósseo, articular, muscular e vascular.

A magnetoterapia é uma técnica muito antiga, que explora os benefícios dos campos magnéticos com fins curativos e de reabilitação. Promove o relaxamento muscular, ativa a circulação e recupera o organismo de dores. Em comparação com as terapias tradicionais, o tratamento apresenta indiscutíveis vantagens: Não é invasiva - Não introduz qualquer elemento (químico ou outro) no organismo - Não tem quaisquer efeitos secundários - Não causa dor ou desconforto. Os colchões ortopédicos Cia Do Sono possuem esta mesma tecnologia associada à espuma com densidades progressivas que proporcionam saúde para a coluna. Conheça também nossa linha de acessórios.

Cia Do Sono Bento Gonçalves | Av. Planalto, 651 | 54 3702.6018 |

16 Jornal Design

Mas como utilizo o emplasto magnético? Aplique os adesivos com magnetos nos pontos doloridos e/ou enrijecidos. Geralmente são: ombros, nuca, quadris, etc. Remova a cada dois ou três dias, limpe o local com álcool antes da nova aplicação. Proporcionando alívio rápido de dores e ativando a circulação sanguínea da região. Venha conhecer todas nossas tecnologias para o seu bem-estar e conforto.

99167.8902 | 991961441 |

ciadosono

casa


casa

Jornal Design 17


Aconchego rústico por Valquíria Sfredo | Arquiteta

Metalon é um conjunto de utilidades

Fotos Artur Pretto Junqueira

Esse material apresenta facilidade no armazenamento, estética e pra complementar ainda mais, a pintura cria uma proteção pela umidade que o ambiente apresenta, já que se trata de uma adega. “Procuramos pela cor sólida, escura e que ao mesmo tempo não poderia competir com o produto para qual estava destinado, os vinhos. O Metalon é muito indicado como sustentação em função da carga elevada das garrafas”, declara a arquiteta.

Projetado para um condomínio com 26 apartamentos, a adega com área gourmet é utilizada por todos, porém cada um possui seu espaço de armazenamento. Com materiais remetendo ao estilo rústico, o local é composto por um corredor no formato de L, um com 25m de comprimento e outro 17m. Localizado no subsolo no recuo da edificação em relação a rocha natural existente Em função da pouca quantidade de elementos e com cores sóbrias, a iluminação foi determinante para a diferenciação, tornando o ambiente de uma beleza inigualável e agradável, com destaque para a composição da madeira com o metal e a rocha. A área gourmet contém champanheira embutida na bancada destinada ao preparo de pequenas refeições e um estar, além de uma cristaleira totalmente de vidro com objetivo de usufruir da iluminação cênica existente.

18 Jornal Design

“Procurei trabalhar com elementos naturais já que a pedra em questão é primordial, o tijolo de demolição e madeira maciça mesclando com o metal e o vidro. É um projeto bem difícil, principalmente

por ter espaço reduzido, entre a rocha e a edificação com largura variando entre 1,5m e 2,5m”, conta Valquíria. Outro ponto importante foi a individualidade de cada morador na composição desse layout. Esses ambientes não poderiam ser repetitivos, mas precisavam manter o padrão tanto no tamanho do vão quanto na capacidade de garrafas. “Para quebrar essa monotonia, agreguei nichos de madeira com iluminação aleatoriamente ao metal. Da mesma forma e em alguns pontos foram setorizados com pilares revestidos de tijolos contribuindo na quebra da linearidade que o local apresenta”, explica.

Iluminação traz vida A iluminação é tudo, cria cenários, valoriza cada parte do projeto, e principalmente torna o espaço dinâmico. Anuário de arquitetura: “Já participei de várias edições com diferentes ambientes, tanto comercial quanto residencial, porém esse projeto foi o mais bonito. Só recebi elogios tanto dos moradores do prédio quanto pelos que visualizaram no Anuário e o projeto nas redes sociais”.

casa


casa

Jornal Design 19


Una Imobiliária: dois anos concretizando sonhos Foto Ana Cris Paulus

biliária com a ideia de ser diferente, nossos clientes acabam virando nossos amigos e isso é muito bacana, são relacionamentos sólidos, a base de confiança”, ressalta Pellicioli. A Una Imobiliária cuida do suporte do processo de compra do início ao fim, desde a visitação, até o financiamento, formando um elo de confiança com o cliente. Seu sonho está aqui!

Exclusividade Una Imobiliária Samantha Franceschini, Pablo Tessaro, Leonardo Pellicioli, Mateus Zanatta e Marta Gallon

O compromisso em concretizar sonhos, fez com que a Una Imobiliária mudasse o conceito de vendas de imóveis em Bento Gonçalves. Atendimento diferenciado, dotado de profissionalismo e credibilidade no trabalho desenvolvido, foram fatores determinantes para que hoje a empresa complete 2 anos, com um time composto por quatro corretores e um estagiário. A gestão administrativa e comercial é produzida e desenvolvida por

20 Jornal Design

profissionais credenciados pelo Creci-RS. Na linha de frente da Una, está o proprietário Leonardo Pellicioli, um apaixonado pelo ramo imobiliário. “Apesar da empresa ser jovem, temos muita bagagem e história, eu trabalho no ramo de corretor há 12 anos e conto com uma equipe muito qualificada, o que faz total diferença nos nossos atendimentos”, conta. A imobiliária iniciou em 2019 e o crescimento foi exponencial em vendas de imóveis. “Abrimos a imo-

Leonardo Pellicioli

O Residencial Giardino é uma excelente opção para você que busca um ambiente personalizado e único. O empreendimento é composto por sobrados Triplex, com arquitetura contemporânea localizado em área nobre, no bairro Jardim Glória, apenas 900 metros da Igreja Cristo Rei. Os sobrados possuem uma estrutura em dormitórios com suíte, banheiro social, sala de estar e jantar integradas com espaço para lareira, lavabo, cozinha, churrasqueira, área de serviço, varanda com sacada aberta, garagem com espaço para depósito e box de garagem para 2 carros.

casa


Apartamento em Gramado

no estilo contemporâneo Fotos Roberta Gewehr

Aconchego e acolhimento são as sensações transmitidas no projeto realizado pelo arquiteto Lucas Matte, que tem escritório em Porto Alegre. O apartamento fica localizado em uma das áreas mais lindas de Gramado, na Serra Gaúcha e para dar um toque especial e trazer a leveza que complementa toda a contemporaneidade do layout, as cortinas e persianas assinadas pela Artelana.

O espaço gourmet normalmente é o um ponto de encontro e confraternização, trazendo a necessidade de amplitude e uma grande bancada funcional. O lugar conta com churrasqueira, forno de pizza e cervejeira, ótimo para confraternização. A sala de jantar é equipada com uma mesa grande e lareira ecológica, além de contar com um outro ambiente menor, com duas cadeiras de frente para vista magnífica de Araucárias, exclusiva do condomínio.

Os clientes são apreciadores de vinho e design nacional, todos os espaços foram pensados com o diferencial de receber amigos e familiares em finais de semana, relaxar e curtir momentos importantes. O estilo contemporâneo presente em todo projeto conta com mobiliário e decor que esbanjam sensibilidade. A tonalidade em preto e cinza somados a linguagem que prima pelo real e natural, trazem suavidade e uma sensação de abraço. A necessidade de um apartamento que proporcionasse a vivência de experiências, trouxe para o projeto a ideia de dividir em áreas, como sala social, sala de jantar, sala gourmet, lounge com poltronas e varanda, além dos quartos e cozinha. Cada espaço foi pensado para uma atividade e todas para serem feitas ao mesmo tempo. O espaço social conta com uma lareira para aquecer no frio da Serra Gaúcha, com o foco em relaxar e socializar com os amigos, promovendo

bem-estar. A persiana de madeira da marca Uniflex, da Artelana, proporciona um toque refinado para ambiente, ela foi aplicada como plano de fundo da televisão na sala de jantar. Esse é um dos pontos mais elegantes do layout, pois além do toque diferenciado, ela também faz a integração do espaço interno com o externo. Quando fechadas, trazem privacidade, criando um painel de madeira. A cortina de linho, sem forro, promove a permeabilidade entre os espaços, além de trazer a sensação que os clientes buscam, de lugar aconchegante somado a outros elementos que também proporcionam conforto como sofá, tapetes e pufes. Uma das exigências dos clientes era um espaço exclusivo para degustação, nascendo assim o lounge do vinho, com quatro poltronas e adega climatizada. Uma excelente opção para momentos especiais.

5499976.7761

&

cortinas.persianas.toldos.papéisdeparede.tapetes.tecidos.redesdeproteção.carpetes.rodapés telasparainsetos.ombrelones.móveisparaáreaexterna.gramasintética.boiseries 

casa

Jornal Design 21


Fotos Acontemporânea Ambientes

Mudar para impactar Uma loja com nova personalidade.

Foto Débora Zandonai

A proposta foi criar uma entrada, uma vitrine que causasse um impacto nas pessoas que passam numa rua de extremo movimento.

Monique Pedruzzi Arquiteta

Uma vitrine que foi pensada para que tivesse mudanças sempre, movimento nas suas escolhas, na chegada de novidades do mundo da moda. Blocos foram criados para destacar estas novidades, molduras clássicas nas paredes, boiseries, que fazem parte de uma decoração clássica foram pensados para emoldurar as roupas, e a permeabilidade com um painel vazado feito de estrutura metálica compuseram todo o ambiente. E não podemos deixar de lado o lustre de cristal que deixou a loja mais sofisticada.

Os boiseries emolduram as roupas de maneira sofisticada.

Execução Acontemporânea Ambientes

A madeira também tem um papel importante, transmitindo aconchego e acolhimento aos clientes que entram. A cor rose dos tecidos das poltronas, tapetes e provadores ressaltam a feminilidade que a loja proporciona às suas clientes.

54 3451.5359 | @acontemporanaea.ambientes | trav. três de outubro, 22 | cidade alta / bento gonçalves

22 Jornal Design

casa


Roberson Da Fré é o novo Presidente da AEARV Arquiteto estará à frente da entidade no próximo biênio

nossa obra

de amparo, fonte de conhecimento e troca entre seus associados, reforçando nossos ideais”, conta o presidente. As mudanças em breve serão divulgadas, mas a diretoria já afirma que pretende manter algumas ações que são marca registrada da entidade: como o Congresso AEARV e o Book Arquitetos. Além disso, uma das grandes diretrizes deste mandato é a palavra “relacionamento”, que será expressa em várias esferas e promovido em diferentes formatos. “Também buscaremos fomentar ainda mais nossa representatividade junto à administração municipal seus conselhos e secretarias, construindo de forma colaborativa soluções e ações que atendam às demandas do associado e sociedade”, destaca Da Fré.

Foto Arquivo Pessoal

Com mais de 40 anos de atuação, a AEARV – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região dos Vinhedos – empossou sua diretoria no último dia 01 de janeiro. Formada por engenheiros e arquitetos, o time já está planejando as ações e estabelecendo parcerias estratégicas para os anos de 2021 e 2022. Entregando o cargo ao colega de profissão, o Presidente 2019/2020, Bernardo Gehlen, entende que o maior desafio da sua gestão foi a dificuldade em colocar em prática as ações planejadas no último ano, em função da pandemia. “Tínhamos muitas atividades que não puderam ser executadas devido ao cenário instalado. Dessa forma, voltamos os olhares para dentro da entidade, buscando uma reestruturação, tanto na área administrativa como no planejamento para os próximos anos”, diz. “Entendemos que foi um ano de muito aprendizado e mudanças, por isso ajustamos as prioridades para executar ações mais assertivas”, complementa. Segundo o novo Presidente, o arquiteto Roberson Da Fré, a entidade tem forte representatividade na região, é reconhecida em todo o estado e considerada modelo. “Buscamos manter o propósito de inovação que está no DNA da AEARV e promover a evolução e a integração do profissional para que o setor cresça como um todo e o fortaleça perante a sociedade”, afirma. Acredita que, no cenário atual, “uma mudança de foco e na forma de relação com o associado é a melhor maneira de garantir que a AEARV continue forte e sirva

DIRETORIA AEARV 2021/2022 Presidente: Arq. e Urb. Roberson Da Fré Vice-presidente: Eng. Civil Vinicius Possamai 1º tesoureiro: Eng. Fernanda Feil 2º tesoureiro: Eng. Giorgia Renata Panizzi 1ª secretário: Arq. e Urb. Patricia Cassol Pereira 2ª secretária: Arq. e Urb. Eliane Bigolin 1º Suplente: Arq. e Urb. Jovanni Bortoncello 2º Suplente: Arq. E Urb. Veronica Falcade 3º Suplente: Eng. Matheus De Paris 4º Suplente: Arq. E Urb. Bernardo Henrique Gehlen Comissão de eventos: Arq. e Urb. Josy Nascimento Comissão de eventos: Arq. Urb. Kelly Perufo

Jornal Design 23


Casa - Vida & Ambientes Organizados

Qualidade total: organizando o trabalho e a vida

É um sistema que vale a pena aprender, pois pode ser utilizado em todos os ambientes de trabalho, seja em casa, nos escritórios e comércios. Para quem já conhece, é interessante relembrar. Os 5 “S” vêm de cinco palavras japonesas que significam o que está listado a seguir: 1. Seiri (senso de uso)

Margit Arnold Fensterseifer

Eliminar objetos que não necessitamos mais. A ideia é pensar na utilidade. Se há dúvida – “talvez eu vá usar” –, guardar em local apropriado e, após um tempo, realizar o descar-

margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

24 Jornal Design

5. Shitsuke (senso de disciplina): Todo trabalho é muito bem visto quando segue as regras do processo e quando atende aos prazos que foram pré-estabelecidos de forma contratual. A disciplina é característica nata para alguns indivíduos, no entanto há muitos que precisam exercitar esta aptidão. Os clientes (e professores) admiram muito esta disciplina de entregas. Com o passar do tempo, este programa foi aprimorado, sendo acrescentados mais três “S”:

Foto Arquivo Pessoal

Há mais de 80 anos foi criado pelo professor japonês Kaoro Ishikawa um programa chamado de 5S, desenhado para combater o desperdício. Este método, além de otimizar a utilização dos recursos naturais, auxilia na organização de todas as atividades humanas. No Brasil, a metodologia foi muito difundida entre empresas, sendo aplicada nos processos de implementação de qualidade total e auxiliando as pessoas a trabalharem de forma mais eficiente a partir da redução de estoques e, em especial, de resíduos gerados pela produção industrial.

te. Nas empresas ou mesmo em casa a ideia é eliminar grandes estoques (na indústria, matéria prima em excesso, e em casa, por exemplo, os alimentos, pois têm prazo de validade). No espaço de trabalho, seja um escritório ou na bancada da cozinha, deixe apenas os materiais que serão utilizados na atividade a ser desempenhada. 2. Seiton (organização) Ao realizar uma atividade, deixe próximo ao local o material de uso direto, sempre ao alcance de suas mãos. O material de uso eventual, procure deixá-lo em 2º plano; e se não houver previsão para utilização, guarde em local apropriado. É importante também identificar os materiais quando são guardados em caixas, por exemplo, assim torna-se fácil encontrá-los. 3. Seiso (senso de limpeza) A limpeza é fundamental na qualidade da atividade exercida, pois evita problemas com o excesso de lixo. A ideia é “proibir de sujar”, mantendo sempre uma rotina de trabalho com asseio. Quando finda

a atividade é muito importante recolher os materiais e realizar a limpeza total do local. Quanto ao lixo, ainda seria interessante acrescentar a urgência atual na separação de lixos. Também não é aconselhável se alimentar junto às mesas de trabalho, evitando resíduos em especial nos teclados. 4. Seiketsu (senso de asseio/saúde) Aliado à limpeza, este quesito tem relação com nossa imagem corporal. Por isso é importante o cuidado com nossas roupas, nossa higiene pessoal, nossa saúde e, ainda, nossa postura (cabeça erguida, sorriso no rosto e seriedade no tempo adequado). Bom humor e disponibilidade de trabalho mesmo quando não é tão prazeroso. Também é interessante atentar para roupas adequadas aos ambientes de trabalho; por exemplo, os profissionais que trabalham em empresas ou obras precisam utilizar sapatos fechados, evitando saltos, saias e bermudas. Nas empresas que utilizam uniformes, é importante que este esteja sempre limpo e bem cuidado.

Shikari Yaro (determinação e União): senso que valoriza o trabalho em equipes e diferentes especializações para realizar uma atividade. Para isto, é importante também ter disciplina no posto de trabalho: se utilizou, devolva ao local correto; se pegou emprestado, devolva; se estragou, leve para conserto; se abriu (uma porta ou gaveta), feche. Shido (treinamento): qualificação constante, sempre atualizando a atividade exercida. Setsuyaku (Economia): senso de combate constante aos desperdícios. O sistema 8S é adotado para buscar a qualidade total, manter a empresa organizada e prepará-la para a implantação das normas ISO 9000, OHSAS 18000 e outras. É uma metodologia que pode ser utilizada para mudar hábitos e comportamentos, com base nos conceitos de motivação, liderança, comunicação e qualidade de vida no local de trabalho. O aprendizado e o exercício deste sistema proporcionam uma qualidade de vida e de geração de produtos e serviços excelentes, além de ser uma técnica facilmente aplicável dentro de casa e na vida pessoal. A ideia é pôr em prática a cada novo dia!

casa


As novas páginas de Bento escritas por Diogo e Amarildo

Foto Diego Frigo

Planejamento estratégico de ações e diálogo com a população são os diferenciais adotados pelo atual prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira e o vice-prefeito Amarildo Lucatelli. Norteados por dois pontos fortes da personalidade de ambos, buscam adotar uma linha inovadora de gestão, com processo eletrônico 100% online, onde as secretarias se comuniquem com dinamismo e praticidade.

Com um perfil pragmático, Siqueira enfatiza que é necessário aprender com o que já vem dando certo e ter coragem para adotar medidas diferentes naquelas áreas que precisam melhorar. Essa é a visão da nova prefeitura. “Primeira situação é reorganizar a prefeitura internamente, para avançar mais. Temos que ser exemplo, com um sistema único, por exemplo. Precisamos de um processo eletrônico online eficiente, que envolva todas as áreas. Nesse processo, as secretarias precisam se comunicar para otimizar os atendimentos e as soluções das demandas, assim como um portal que seja intuitivo, para que o cidadão também consiga acompanhar o trabalho que estamos fazendo”, afirma Siqueira. A ideia é uma implementação no primeiro ano de governo, para que consiga avançar com mais agilidade. Viver a cidade Será lançado um calendário de grandes obras, em breve, e para isso, os representantes estão circulando

casa

pelos bairros da cidade ouvindo a população sobre necessidades e promovendo o diálogo sobre novos projetos da prefeitura. “Para que a gente consiga ser mais assertivo nas obras que queremos executar, precisamos ouvir aqueles que vivem o dia a dia dos bairros, saber das necessidades diárias deles, só assim conheceremos pontos importantes que podemos estudar para que nossas obras sejam realmente úteis para os moradores”, comenta Lucatelli. Cada realidade é única, as prioridades mudam e a administração precisa ter sensibilidade para entender as carências apresentadas, visando o que é bom para a cidade a longo prazo. “Nosso planejamento estratégico é para mapear a ordem das demandas, sem pensar no resultado imediato. Penso que é necessário esforços iniciais, mas que no final resultarão em melhorias significativas para Bento”, relata Siqueira. Legados de governo Austeridade, responsabilidade fiscal e comprometimento com a

prefeitura. Essas foram as principais linhas adotadas pelo governo anterior, liderado por Guilherme Pasin e Aido Bertuol, que serão levadas como legado no atual governo, afirma o vice-prefeito eleito. “Iremos cobrar muita seriedade, honestidade e responsabilidade com todas as pastas em nosso mandato, temos esse compromisso não só com os nossos eleitores, mas conosco também”, afirma Lucatelli. É uma continuidade, mas com um novo governo, relata o atual prefeito. “O perfil do Pasin era de muita energia e muitas obras, mas não conseguíamos informar toda a população sobre elas. A gente segue fazendo um número grande de obras, mas focaremos nas maiores, por exemplo, as estradas do interior, pra melhorar a agricultura na época da safra da Uva e os mutirões nos bairros também. A população precisa entender que existem algumas prioridades, toda semana temos o levantamento e o engajamento com os secretários para que a comunicação seja linear”, explica o prefeito. Um passo adiante com a vacinação A luta contra o Coronavírus será encarada com seriedade, prevenção e finalmente vacinação no governo atual. “Recebemos algumas levas de vacina e possivelmente receberemos mais, conforme o protocolo prédefinido pelo Governo Federal. A vacinação começou pelos profissionais da saúde, os idosos e indígenas, não temos como definir prazo para vacinar toda a população, porque depende da distribuição dessas doses. O Brasil adotou uma estratégia de comprar de vários laboratórios, e isso acaba sendo bom pra gente, porque receberemos mais doses”, conta Siqueira. Ele também afirma que as normas de prevenção devem continuar, pois mesmo com a vacina, a pandemia é uma incerteza em di-

versos aspectos de transmissão. BR-470 como perimetral de Bento Em questão de logística, o prefeito relata que a BR-470 se torna uma perimetral de Bento e precisa ser aproveitada melhor. “A duplicação vem a calhar nesse sentido, beneficiando toda a região da Serra Gaúcha. O vice-prefeito Amarildo já está à frente disso com o Secretário de Governo, Henrique Nuncio, e em contado com as esferas estudais e federais. É uma prioridade para o crescimento da região”, destaca Siqueira. Novas formas de aprender A evolução e aprendizados deste ano foram muitos. Na educação não foi diferente, foi preciso reinventar. “Descobrimos novas formas de educar, evoluímos rápido, em pouco tempo. Esse ano será um ano híbrido e precisamos aproveitar o que tivemos em avanços, como o uso da tecnologia. Talvez teríamos demorado 10 anos para evoluir o que evoluímos em três meses em termos de barreiras como pais, alunos, professores e aulas online. Não podemos abandonar o físico, mas podemos potencializar com a tecnologia”, conta o prefeito. Destino turístico regional O turismo interno cresceu muito com a pandemia, empresários apostaram em atrativos novos para se adequar ao momento e muitas coisas foram despertadas nesse sentido. “Acredito que nos últimos 12 anos o turismo teve uma linha ascendente, pela soma de Poder Público e empreendedores”, explica. O prefeito também ressalta que o setor não pode ser visto como um destino turístico único, é preciso ter um olhar atento para o turismo regional.

Jornal Design 25


negócios

Mapa numerológico como autoconhecimento

O símbolo do infinito

Na Numerologia temos um número completo que é o símbolo do infinito virado: o

26 Jornal Design

8

ano todas as vitórias são conquistadas e no outro vem as perdas. A numerologia explica: cada letra representa um número e cada número possui um significado. As combinações desses números simbolizam as diferentes características da pessoa, que reflete também comportamentos e situações a serem vivenciados. O Mapa Numerológico não muda com o tempo. É um conhecimento para todas as fases da vida, o que pode mudar é a sua forma de enxergá-lo e interpretá-lo. Por isso, sempre que puder, releia seu mapa e tente aprender algo novo com ele. Com 29 anos lendo a numerologia de diferentes pessoas e negócios, Mariza explica que o índice de comprovação é superior aos 70%. “Já fiz o mapa para postos de gasolina, lojas, fábricas, imobiliárias, entre outros. Tive clientes no México, EUA, Portugal, Alemanha, Austrália, Escócia, Nova Zelândia e na maior parte do Brasil. Comecei a trabalhar com e-mail sem conhecer ninguém e meu nome se espalhou pelos clientes com indicações”, relata. Na contratação do trabalho, a pessoa já recebe a primeira parte por e-mail, sendo 4 partes de pessoa física e 5 jurídica. Mas ela alerta também para saber em que Ano Pessoal você está, pois é muito importante. “Há anos nada convenientes para se iniciar um relacionamento, abrir uma empresa ou começar uma sociedade. E seu Ano Pessoal sempre começa no dia de seu aniversário. E há outros Anos Pessoais extrema-

mente favoráveis aos negócios, viagens ao exterior, cirurgias estéticas ou como já mencionado acima, começar um relacionamento. A cada mês também sempre trocamos de vibração. Nas Previsões Anuais, vem salientado todos os meses favoráveis e os perigosos em relação à saúde”, conta. Um exemplo: se você faz aniversário dia 24 de novembro, você mudará de ano somente neste dia e mês. E a cada mês, a troca sempre ocorre dia 24.

O mapa serve para: - Pessoas que desejam se autoconhecer e evoluir pessoalmente; - Pessoas jurídicas, que desejam montar um estabelecimento com um nome poderoso que lhes dê estabilidade e prosperidade profissional; - Pessoas que esperam um bebê e desejam um nome sem carmas para o filho, que tenha um bom relacionamento com o pai e a mãe, otimistas e longe de vícios. tenha um bom relacionamento com o pai e a mãe, otimistas e longe de vícios.

Para contratar a numerologia, você pode entrar em contato pelo fone: (21) 99630.7493

negócios

Foto Divulgação

Nunca antes a busca por autoconhecimento fez tanto sentido como atualmente. A numerologia traz profundo conhecimento da alma humana e dos caminhos que você deve trilhar para a realização da sua missão de vida. Conheça os seus ciclos, dons, talentos e missão: os números conversam com você! Quem acredita na atmosfera que se forma em torno da numerologia, entende que ler o Mapa Numerológico define através de características pessoais como o nome e a data completa de nascimento da pessoa, o desvendar de pontos importantes que podem definir seus caminhos. A profissional Mariza Gonçalves López, fundadora da página Aryza Numerologia, explica sobre como funciona toda essa descoberta. “A maior procura por desvendar seu mapa numerológico é por pessoas que desejam mudar, crescer e evoluir no pessoal e profissional”, explica. Nem todos anos nos são favoráveis, isso é normal. Analise como os números reagem ou afetam um time de futebol por exemplo: num


Negócios - Orientar pessoas para transformar negócios

AL CI

M

S ENTO

ES

REAL IZ P R O AÇ ÃO E PÓSIT O M

IR SER V

ÍBRIO LID DO N ADE EGÓC IO

O

L

CON

O IC

O UIÇÃ TRIB L IA SOC

OS

M

S

RS

Prazo:

AÇÕE

CU

Ação:

EC

TA

RE

Prazo:

O

O/ UT O OD VIÇ PR ER S

EN

AL

Ação:

SUM

BI

TU

TO

CON

AM

RI

EQUIL

Insights para você impulsionar o seu negócio

E S foto e compartilhe nas redes sociais Aplique na sua empresa, faça uma PI L REAL marcando o @jornaldesignserra – nós I D R I Tvamos adorar! IZ P R O AÇ ÃO E AD UA S P O ÓSIT T MEN O Mês 2 E

aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

CI

M

EN

TI

VI

SM

O

SO

CI

AL

Uma adaptação da Roda da Vida, a Roda da Consciência foi criada pela Ortha Branding para avaliar o nível de consciência da empresa quanto aos quatro pilares: Social, Ambiental, Econômico e Espiritual. A roda deve ser preenchida de acordo com o grau em que a empresa se encontra. Quanto menor a quantidade de linhas, mais baixo o valor do item indicado. A partir do grau identificado, são criadas as ações para melhorar o desempenho em cada ponto avaliado. Quanto mais baixo, mais ações devem ser desenvolvidas.

EN

TI

VI

SM

O

CI

PI

Aline Agatti

Da teoria à prática

forma integrada, permitindo o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, respeitando e valorizando a cultura organizacional e assim, gerando resultados mais coerentes com os objetivos estratégicos do negócio. Um dos principais benefícios desta metodologia é evidenciar a importância de cada colaborador ao desenvolver suas atividades com responsabilidade e consciente de sua participação no resultado global. Outro aspecto positivo está relacionado ao alinhamento entre a cultura da empresa e o seu propósito, o que gera congruência nas ações desenvolvidas, desde uma prática diária até uma negociação mais estratégica. ce esse programa que, antes mesmo de ocupar Para que isso aconteça, cada membro da equipe seu lugar, impacta diretamente a forma com que precisa entender como a operação funciona e enxergamos branding, um jeito de, quem sabe, como suas ações influenciam no processo e no inspirar uma Bento Gonçalves mais consciente? trabalho dos colegas. Isso permite identificar e Pensar no todo, trazendo consciência econômicorrigir as falhas rapidamente, melhorando o ca, social, ambiental e espiritual é um impulso seu desempenho. de percepção que podemos proporcionar às O selo “Somos Conscientes”, é um programa marcas com que trabalhamos”. criado pela Ortha Branding, que através da gesNão há dúvidas que desenvolver a visão hotão da marca, estimula seus clientes a desenvollística requer uma mudança de postura e muita verem este olhar mais abrangente. Elas explicam: observação, mas a contrapartida recompensa: “pulsamos por um mercado mais verdadeiro, copara a empresa, além do que já foi citado, gera nectado com o que realmente importa, afinal se reconhecimento e ganho de competitividade e humanos estamos, devemos ter marcas que se para as pessoas, um ambiente mais colaboraRoda da Consciência importam, que são protagonistas e se constrotivo, com mais motivação e estímulo ao cresciem melhor para o mundo. Neste contexto nasmento profissional.

SO

“Acreditamos que é preciso partir de um valor muito importante para que a visão holística aconteça: a integridade. Tal valor proporciona que as pessoas de uma organização olhem com intuito de integrar as partes, percebendo ainda a consciência coletiva. Não existe um manual que indique o melhor roteiro para se desenvolver uma visão holística empresarial, mas alguns passos nos aproximam do ideal, como planejar não apenas incluindo todas as áreas possíveis, mas sim incluindo todas as pessoas possíveis. Ampliar o olhar para o todo é sobre ir junto e isso precisa ser construído com ética, respeito e coração todos os dias”. É dessa forma que as sócias Daniela Bernardi, Daiane Baldo e Laís Vignatti, da Ortha Branding, muito bem contextualizam a proposta da visão holística no ambiente empresarial. Um termo derivado da filosofia, o holismo refere-se à totalidade e no mundo corporativo, deriva do estudo e observação da empresa de

TO

Ação: ÍBRIO

SER V

IR

EQUIL

SUM

LID DO N ADE EGÓC IO

CON O S

CON

O IC

O UIÇÃ TRIB L IA SOC

OS

M

AÇÕE

L

RS

Prazo:

NO

TA

CU

Ação:

O

EN

RE

Prazo:

AL

EC

BI

O/ UT O OD VIÇ PR ER S

AM

IR

TI

VI

SM

O

SO

CI

MEN

TOS

ES P LI IRI DA TU DE A

REAL IZ P R O AÇ ÃO E PÓSIT O CI

M

EN

Mês 3 Ação:

TO

EQUIL

negócios

ÍBRIO

SER V

Fotos Arquivo Ortha Branding

Um olhar que valoriza o todo

Jornal Design 27


Negócios - As finanças na sua vida

Como está seu “todo” para 2021? Alguns questionarão: “Mas esta coluna não é sobre finanças?” E eu responderei: “Sim! Finanças pessoais e familiares. Falar sobre este olhar holístico de você mesmo, é situar o leitor em que momento está na vida, entendendo se é para economia ou para realizar o sonho de sua vida ... as finanças estão em tudo na nossa vida, seja na antiga forma de trocas ou através do Pix!” Nesta coluna quero situá-lo no seu momento em relação à:

Iara Cristina Bussolotto

“Quando vivemos plenamente os momentos de prazer e descanso, certamente economizaremos com terapeutas e ansiolíticos. “

Todo meu carinho, iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

28 Jornal Design

Saúde

Como está sua saúde e de sua família? Você segue respeitando os protocolos mínimos de precaução do COVID até que a vacina seja uma realidade? O vírus existe, se mais ou menos agressivo do que pensávamos ou se tem fatores políticos nisto tudo, a verdade é que ele existe e se a saúde falhar, o $ pouco vai adiantar. Profissional Se você está empregado, está mantendo sua reserva de emergência? Está buscando novos conhecimentos e cursos para incrementar seu currículo? A pandemia veio nos mostrar que não sabemos o dia de amanhã. Se $ não é um problema para você, creio que já está planejando sua próxima viagem de maneira a aproveitar o máximo com custos mínimos? E sobre investimento, sério que seu $ está na poupança? Pesquise, leia sobre o assunto e faça seu $ render, invista! Mas se por um infortúnio você perdeu o emprego, você já sentou e colocou sua vida financeira no papel? Separou o necessário do supérfluo? Seu currículo está pronto, entregou no mercado? Está com a cabeça erguida olhando para as oportunidades ou está sentado no sofá lamentando sua infelicidade? Bora reagir!

Lazer “É para viver ou para durar” , diria meu filho! Esta é uma ótima reflexão sobre o que estamos fazendo com nosso tempo livre, aproveitamos cada momento de lazer estando 100% presentes ou mantemos 30% da nossa cabeça nos problemas sem relaxar jamais? Ou quando assistimos um filme ou lemos um livro nos sentimos culpados, pois neste mundo da perfeição deveríamos estar sendo úteis e pró ativos? Aproveite seu tempo livre para fazer o que você mais ama, você pode cozinhar para a família, receber seus amigos em casa, jogar carta com sua mãe, caminhar ou correr ouvindo sua música predileta no último volume, ou simplesmente ficar quieto não fazendo nada mesmo. Falar em curtir o lazer é falar de finanças, pois quando vivemos plenamente os momentos de prazer e descanso, certamente economizaremos com terapeutas e ansiolíticos.

Ter uma visão holística da sua vida, do seu eu no mundo, é abrir-se para a sua realidade, para o que realmente faz sentido para você, é viver e sentir pulsar isto em cada dia da sua maravilhosa vida!!

negócios

Imagem FreePik

Feliz 2021 queridos leitores! Excelente momento para uma análise Holística de nós mesmos, entendendo onde estamos após 2020, o ano da pandemia e onde poderemos estar ao longo de 2021.


estilo

Estilo- Fashion Trends

Fran Valentini franvalentini@gmail.com @franvalentini Personal Stylist estilo

Jornal Design 29


Cultura, arte e gastronomia

Fotos Marcos Moreira

mento de Arte Tubuna, que permanecerá exposta por alguns meses e todas as obras estão à venda com o valor indicado por cada artista. “Queremos propor um ambiente múltiplo com espaço para a cultura gastronômica mas também a arte, que nos alimenta de outra forma”, frisa Bellora. Com a curadoria da historiadora Cristine Tedesco, a mostra contempla obras em técnicas diversas, assinadas pelos artistas convidados: Christian de Lima, Danielle Rebelatto, Ezequiele Panizzi, Geison Ranzi, Jovani Borthoncello, Marivane Cenci, Mauri Menegotto, Priscila Trevisan e Vinícius Guerra. Localizada no bairro Santo Antão a Tubuna - Cultura Gastronômica, empreendimento do chef Rodrigo Bellora contempla a produção de panificação de longa fermentação. Em um misto de padaria, pizzaria e mercearia antiga, o espaço é assinado pelos arquitetos do escritório Sônia Maria Arquitetura e Arquiteto Jovani Bortoncello. “Buscamos criar uma atmosfera junto ao Rodrigo Bellora e sua equipe, que pudesse abraçar a cultura local com uma pincelada industrial representando em tons de cores, texturas rústicas e peças atemporais

variadas e vintages garimpadas. A intenção é transmitir no ambiente a inspiração para acessar as nossas profundas lembranças e nos permitir viver novos encontros, dialogando com todos os nossos sentidos”, destacam os arquitetos. O espaço de mais de 300 metros quadrados, recebe público com horário amplo de atendimento, de segunda a segunda, com horários de café da manhã, lanches, bebidas quentes e frias, happy hour e pizzas para o jantar. Além da gastronomia, o espaço também traz o que chama de Movi-

Mais sobre Tubuna: Tubuna é o nome de uma abelha nativa sem ferrão. Objeto de estudo e paixão do chef Bellora, as abelhas aparecem em seus trabalhos de pesquisa e já nominam seus empreendimentos, como é o caso do Guaraipo Bar e Cozinha, localizado em Farroupilha, seguido agora pela Tubuna. O chef também traz ingredientes do universo das abelhas para seus menus no Valle Rustico (Garibaldi), nos drinks do Guaraipo e também nos menus que assina para o Casa Hotéis, no restaurante Alma (Parador Cambará do Sul) e no restaurante do Hotel Wood (Gramado). Rua Nelson Carraro, 750 Bairro Santo Antão | BG 54 98161-1164 | @tubuna750

VALIDO PARA COMPRAS A PARTIR DE R$ 500,00

CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA

Promoção lente em dobro! 30 Jornal Design

estilo


Fotos Daniela Radavelli

Social Presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló fez a entrega de um vinho e um espumante comemorativo aos 90 anos ao prefeito de Garibaldi, Alex Carniel.

Silvia Perusso, recebeu o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira e o vice-prefeito Amarildo Lucatelli na sede do Jornal Design Serra como boas vindas ao novos representantes do Poder Público.

Brindando os 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Matheus Marodin, Ricardo Morari, Oscar Ló, Maiquel Vignatti e Alexandre Angonezi. Vice-prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini, presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló e o prefeito de Garibaldi Alex Carniel.

estilo

Jornal Design 31


C Ø P E N H A G U E SENDO 1 SUÍTE

SENDO 1 SUÍTE

²

ACADEMIA

ESPAÇO PET

SALÃO DE FESTAS

Imagens meramente ilustrativas

COWORKING

²

Sacada - Apto final 001

Rua Alagoas, 326, Bento Gonçalves, RS

*TODOS OS APARTAMENTOS SERÃO ENTREGUES COM PISO PORCELANATO NO LIVING/BANHEIRO/ SACADAS E PISO LAMINADO NOS DORMITÓRIOS * AS ÁREAS DE USO COMUM ENTREGUES MOBILIADAS (SALÃO DE FESTAS/ ESPAÇO KIDS/ COWORKING/ ACADEMIA/ ESPAÇO PET)

CARACTERÍSTICAS: - 26 APARTAMENTOS - COWORKING - SALÃO DE FESTAS COM ESPAÇO KIDS - ACADEMIA - ESPAÇO PET - SACADA ABERTA NO LIVING E NA SUÍTE - CHURRASQUEIRA AMPLA - ESPERA PARA LAREIRA - LIVING AMPLO PERMITE FLEXIBILIDADE DE LAYOUT - GARAGENS: OPÇÕES DE BOXES SIMPLES, DUPLOS E DEPÓSITOS

MINIMAL . NATURAL . ELEGANT. CONFORT

Leia o código QR CODE e conheça mais do empreendimento.

LA PA EMPREENDIMENTOS

estilo

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 112  

Jornal Design | Edição 112  

Advertisement