__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Vida | Casa | Negócios | Estilo

Ano XI - Edição 113 - Março 2021

vida


capa

editorial A vida pede um pouco mais de c-alma. Tarefas acumuladas no trabalho, estresse no trânsito, má alimentação, pouco tempo com a família. Você se identificou? Acho que o Slow Living veio nos salvar do soterramento de atividades e tantas mudanças. E como acasos também têm consequências, de repente o que já estava diferente, mudou novamente. Nos perguntamos qual o ensinamento que devemos adquirir dessa vez? O que vem de encontro, com o curso que nos pede para colocar o pé no freio e rever nossas prioridades e propósitos.

Os primos Izadora Manente Tecchio, Rafael e Vicente Tecchio Piccoli Cenário: Ateliê do Colégio Aparecida Fotos: Emerson Ribeiro

Queremos e esperamos que você queira também uma vida com mais consciência, realização e autoconhecimento. No fim das contas, estamos sempre aprendendo, não é mesmo?

Silvia Aibel Perusso @silhperusso Diretora Jornal Design

Expediente S&S Editora Ltda por @silhperusso Equipe: @camilacervieri | @rosangelamasutti @brunamariademoura | REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra Contato: 54 2621 3134 | contato@jornaldesign.com.br | www.jornaldesign.com.br


5 Dicas de relógios para compor o seu estilo Tratando-se de moda, a Vízia Óptica selecionou dicas de modelos de relógios que combinam com seu dia-a-dia:

1. Brilho Para compor um look sofisticado para um evento importante ou, até mesmo, para uma produção diária mais glamourosa, a aposta deve ser em modelos mais trabalhados com brilho e pedrarias. Essas peças tornam-se verdadeiras joias quando associadas a um visual refinado.

2. Arredondados Arredondados e clássicos – nunca saem da moda, seja em banho rosé, dourado ou prateado. Eles podem ser usados desde uma reunião de trabalho até um evento mais despojado.

3. Couro Pulseira de couro – relógios com pulseira de couro transmitem personalidade e classe. Uma boa dica são os modelos em tons terrosos – demonstram elegância e leveza ao look.

4. Casual Para a prática de esportes ou looks casuais, os relógios com pulseira de borracha são ideais: além de resistentes e maleáveis, são versáteis. Não tenha medo de escolher um modelo colorido para embelezar seu mood do dia!

5. Vintage Vintage – para quem gosta de causar diferenciação no seu dia a dia, uma excelente dica é ousar com os relógios em estilo vintage. Além de super estilosos, eles intensificam o visual com uma “pegada” retrô.

Você sabia? /viziaoptica.com.br /viziaoptica vizia_optica

vida

O relógio de pulso é uma invenção de pouco mais de dois séculos, quando Santos Dumont pediu para o relojoeiro, Louis Cartier, que criasse um relógio para poder acompanhar as horas enquanto estivesse com suas mãos ocupadas – até então, a peça era considerada adereço tipicamente feminino. Cartier adaptou um relógio feminino em uma pulseira de couro. O modelo ganhou o mundo e o mercado de consumo. Mesmo tantos anos depois, o relógio ainda é tido como acessório de moda, elegância e praticidade, pois basta levantar o pulso para acompanhar o tempo.

Jornal Design 3


vida

Fotos Divulgação

Vamos viver o momento presente?

O movimento Slow Living promove a consciência temporal, uma ideia de que cada pessoa deve escolher como usar o seu tempo, a partir de um processo de tomada de consciência e autonomia em relação a isso. E esse movimento pode transformar profundamente a relação entre pessoas e o mundo. Uma prática que proporciona estar no momento presente, é a Hot Yoga, por todas as técnicas aplicadas nas aulas.

Tudo começa de dentro pra fora, primeiro, com a percepção de si mesmo, depois, percebendo o mundo a sua volta e consequentemente, se tiver sorte, contagia outras pessoas a aderirem o movimento.

O Yoga redireciona o olhar das pessoas sobre calma, produtividade e rotina. Mas vamos aos detalhes, antes de mais nada, desacelerar não corresponde necessariamente em se tornar devagar. Corresponde a parar e respirar, a sentir o momento do agora. Pensar quando a velocidade e a correria fazem sentido e quando não fazem. “Para praticar Hot Yoga não precisa alterar nada em concreto na sua vida, ela simplesmente ensina como manter-se atento ao exercício de controlar os pensamentos. E é esse entendimento que traz uma plenitude e auxilia na produtividade do dia a dia, com calma.”, explica a instrutora de Hot Yoga, Lucilene Benites. Naturalmente os corpos estão sempre em mo-

4 Jornal Design

vimento, as moléculas estão em movimento e o sistema está em movimento. Devido a isso a instrutora explica que uma forma de ter calma não é ficando quieto ou parado, esse não precisa ser o conceito de relaxar para todas as pessoas, é preciso respeitar a essência de cada ser. “O que eu quero explicar é que o Yoga possui diversas técnicas e que cada uma corresponde a personalidade particular de cada um. Para quem é calmo, algumas técnicas correspondem e segue a linha, mas para quem é muito agitado, acontece o oposto, você precisa de um movimento pra chegar a essa plenitude, e Hot Yoga por seus diferenciais também conecta”, relata Lucilene. Agora, você deve se perguntar: como assim “o movimento”- agitar-se, traz o resultado da calma? Quando você está em movimento arbitrário, consciente do momento presente, isso traz uma plenitude, que consequentemente proporciona calma mental. “Quando você está pleno em seu movimento, praticando um exercício consciente, a regra é respirar: inspirar, sentir o seu corpo, mexer-se e soltar o ar. Consequentemente, a consciência do momento presente nos protege dos pensamentos excessivos no passado (traços de depressão) ou no futuro (traços de ansiedade)”, explica a profissional. O foco é cada vez mais trazer a sua presença mental pro agora! “Essa é a melhor forma que se tem pra conseguir trazer essa calma que busca-

mos, o nosso autoconhecimento e realmente ficar em paz consigo mesmo, através desse movimento. A atividade física traz a meditação ativa que pode ser encontrada no Yoga, que ocorre durante as posturas, por que a pessoa vai de uma postura a outra e quando vê passou uma hora e ela estava totalmente no momento presente da prática, não conseguiu pensar em coisas extras. É tanta novidade, o calor, olhar no espelho, pensar e ouvir a instrutura exigindo uma concentração ao agora que ocorre naturalmente”, conta. O Hot Yoga tem outro ponto positivo que proporciona autonomia e segurança, que é o espelho como um grande professor, ele faz a pessoa perceber o carinho ou a impaciência, a respiração, a admiração que tem pelo seu eu. “E isso cria um olhar mais atencioso pra si mesmo. Yoga é para a vida toda! Uma vez que você entre nessa prática, mesmo que tenham alguns intervalos, seu corpo pede pra voltar”, relata Lucilene. Estamos vivendo como máquinas, e essa pressão psicológica, essa velocidade é que precisamos pausar em determinados momentos. “Temos que

perceber que não somos máquinas, precisamos parar para comer, ir ao banheiro, dormir. E a partir do momento que você traz o seu momento presente para a evolução interna, você acaba diminuindo essa sensação de exigência produtividade e cobrança que são colocadas sobre nós”, afirma.

O Yoga compreende o Slow Living como um direcionamento para a percepção de que a vida é um passo de cada vez, um milímetro por dia. “Todos chegaremos lá, a diferença é chegar no objetivo com saúde ou sem? O Yoga é muito além de uma posição de lótus, é promover o seu momento de agora, te conectar com uma prática e te trazer a plenitude, abrindo para outras experiências e técnicas de yoga, quando você percebe está expandindo a mente e o corpo”, complementa.

vida


Já pensou em

Vida - Vida e alimentação equilibradas

de sa ce le rar?

Foto Divulgação

“Slow Living não é uma luta para sermos devagar ou preguiçosos e sim para sermos mais humanos, acionarmos nossos sentidos, sairmos do automático.”

Hoje vou falar exatamente sobre isso, porém com o conceito que você já deve ter ouvido falar por aí, SLOW LIVING! Que louco pensar que fomos criados por um mundo que nos orientava e cobrava para fazermos tudo que pudéssemos o mais rápido possível e tudo isso ao mesmo tempo. No meu ponto de vista isso não está dando muito certo. Esse conceito de viver slow nasceu na Itália, com o Slow Food, que é precursor de todo o movimento. As premissas do Slow Food relacionadas à alimentação (o BOM, o LIMPO e o JUSTO) inspiraram outros campos da vida para nascerem outras

maturità

você. No slow existem muitas vertentes, então minhas dicas serão sobre o estilo de vida voltado a saúde física e mental. - Primeiro, uma pessoa só muda quando ela quer! Mudar não pode ser um peso ou um sofrimento ou uma meta, não faria sentido algum! - Respire, questione suas atitudes, cuide de você, preste atenção no que te importa. - Cuide das pessoas importantes para você através da alimentação, demonstre isso preparando uma refeição saudável. - Saiba distribuir seu tempo com obrigações e o cuidado da sua saúde, como ir praticar exercício físico. - Dê atenção plena as suas refeições. Please, saia do celular! - Planeje suas refeições e suas compras. Já aproveita e valoriza o comércio local, vai na mercearia ali na esquina da sua casa! - Faça pausas entre as atividades e tome água, aprecie o silêncio.

Gostou desse movimento? Quer saber mais? Sugiro o livro de Carl Honoré - Devagar: Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade

Fernanda Godoy Farto

Já compartilhei aqui com vocês que há pelo menos 4 anos atrás eu comecei uma mudança na minha vida pessoal e profissional, optei em desacelerar, guardei em uma caixinha o hábito de viver no automático. Não foi fácil, mas foi libertador!

formas do movimento, cada vertente trazendo os preceitos do slow para a sua realidade como um todo. Então, Slow Living ao contrário do que muita gente pensa (até com certo preconceito), não é uma luta para sermos devagar ou preguiçosos e sim para sermos mais humanos, acionarmos nossos sentidos, sairmos do automático. Então, não se trata de uma batalha contra a velocidade, mas sim contra a ideia de que ser rápido é o normal ou o natural. Desacelerar é se questionar quando a velocidade faz sentido e quando ela não faz e estamos correndo apenas porque é o que o mundo espera de nós. Eu não vejo outra saída para humanidade que não desacelerar. Construímos nossas vidas sustentadas em uma noção de progresso e, avanço sem fim e predatórias com nós mesmos, mutilando nossas emoções e corpos. Você reparou o que aconteceu com esta pandemia? Paramos! Mas não desaceleramos! Transferimos as nossas vidas para o mundo digital, a nossa sociabilidade para as telas e seguimos produzindo como nunca. Ou até nos cobrando ainda mais produtividade do que antes. Para mim, provou que desacelerar é mais do que parar, é olhar para a necessidade de sermos humanos e, sobretudo, um olhar para a nossa relação com as pessoas. Você cozinhou para a sua família durante o isolamento social ou você só pediu comida pronta? Entende a diferença entre parar e desacelerar com o olhar sobre as pessoas? Tem gente que desenvolve essa mudança por trauma ou por necessidade ou por sei lá, talvez seja um ser muito desenvolvido, ponto pra ele hehe. No meu caso foi a gravidez do meu segundo filho, o Luca. Foi com a soma da existência dele ao todo da minha vida que me fez viver com mais atenção plena nas minhas escolhas! E como desacelerar? Não existe fórmula, mas existem dicas que eu posso compartilhar com

fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

É a nossa vez de cuidar de você! Para você que tem

59 anos ou mais.

ANS-nº 34255-6

Plano Tacchimed

Gerenciamento completo da sua saúde Foco maior em você Menos preocupações para você Melhor custo-benefício

Entre em contato conosco e conheça mais sobre o Plano Maturità. vida

Jornal Design 5


Vida - Despertar da Consciência

Honrada

Maria de Magdala

Raiane Paula Fraga

raiane.paulafraga@gmail.com @terapeuta.raianepaulafraga Terapeuta

6 Jornal Design

Que arda em tua alma novamente o fogo da forja do qual foi concebida, seja no sangue que provém de tua mãe, seja da irmandade que precede nossos espíritos. Um corpo feminino a ti foi entregue e o motivo disso é maior que “X” ou “Y”.

Na primeira fase da primavera, o Deus que nasce na Terra, parido pela própria Deusa, mais tarde torna-se seu amante. No verão, o Deus em todo seu poder, brilha feito o sol, dispondo seu reconhecimento entre seus filhos enquanto a Deusa se faz companheira. No outono, em resiliência, a Deusa protege e cuida do Deus, assistindo-o definhar diante da morte que se aproxima. E quando o inverno chega, juntamente da morte do Deus, a Deusa tristemente se reclusa em uma caverna, gestando em seu ventre o novo Deus que renascerá com a chegada da próxima primavera. É esperança o que ela carrega além do próprio Deus. Esperança em meio a dor e ao sofrimento, pois ela é a Deusa, e a Deusa, como toda a mulher na história, é a resistência. Maria Magdalena, que de puta tinha apenas sua audácia e atrevimento diante de uma era que aprendeu a temer e depois a odiar as mulheres, sacrificou seu nome na história, mas manteve-se viva, na resistência diante de suas escolhas. Uma alma que em um corpo físico feminino reconheceu força e poder sem igual, e que esperançosamente se manteve, esperando pelo dia que sua verdadeira história fosse contada, e que seu sacrifício atemporal, assim como o de Cristo, em algum momento seria verdadeiramente reconhecido. Compreender, aceitar e adorar o estado feminino em que nós, mulheres, hoje nos encontramos, é a mais perfeita forma de honrar o sacrifício de Magdalena e toda a ancestralidade que antecede a ela e vem através dela. Somos nós descendentes de uma forja que provém a imortalidade do ser.

Somo os portões e as passagens dos reinos. Fomos concebidas pela proporia criação para criar, pois aquela que tudo sabe nos escolheu para assim ser. Faz sentido já termos sido tão temidas ao ponto de nossa força central ter sido destruída. Maria de Magdala assumiu muitas posições ao aceitar o título de “puta” pela história, sendo uma delas, em uma era que já a muito se apresentava a submissão feminina, o grito de guerra de uma mulher. Que arda em tua alma novamente o fogo da forja do qual foi concebida, seja no sangue que provém de tua mãe, seja da irmandade que precede nossos espíritos. Um corpo feminino a ti foi entregue e o motivo disso é maior que “X” ou “Y”. A criação gerou suas criaturas de formas tão diferentes entregando a elas um propósito escondido. O propósito de honrar o estado do feminino e todo o desconhecido que ele carrega encontra-se em suas mãos. Não nascemos para ser iguais a homens, mesmo esses descendentes do sacrifício de Cristo. Nascemos para sermos MULHERES, tão “putas” quanto Magdalena foi a própria causa, afinal de contas, sempre fomos a resistência diante da força que recai sobre nós. “No fim, até os homens diante da morte, chamam pela MÃE”. Namastê! (O Deus que continua sendo eu, saúde o Deus que você continua a ser!)

vida

Foto Divulgação

Era uma vez, há muito tempo no passado, em uma cidade Helenista chamada “Magdala”, onde uma alma foi parida ao mundo, entregue a um corpo biológico feminino, renascida do ventre sagrado. Esta alma, que recebeu o nome de Maria, trazia consigo uma missão que perduraria para todo o sempre, vibrando através do tempo eterno da humanidade a profecia emblemática do sacrifício do Nazareno, sendo ela mesma o sacrifício inicial da causa. Maria de Magdala, a também conhecida puta das histórias cristãs, tornou-se a mim uma referência do poder de expressão do feminino, apresentando consigo a força, a resistência e a entrega diante de uma causa que ia além dela mesma. Iniciada ao sacerdote ainda na infância, a prostituta bíblica era nada menos que uma sacerdotisa do templo de Ísis, treinada desde cedo para ser a portadora de toda a informação que mais tarde seria repassada pelo próprio Cristo na Terra. Maria Magdalena, que sacrificou seu nome pela causa, tanto quanto Jesus sacrificou seu corpo, ganhou em si um peso nada heroico com o passar dos séculos. E foi caminhando ao lado de Cristo, nem a frente, nem atrás, mas ao lado, que Maria também sacrificou junto ao seu nome toda a herança do feminino que viria depois dela, filhas de suas filhas, porque ela própria reconhecia e compreendia o que significava ser uma mulher. Nas religiões antigas, ao culto de Deuses que hoje não mais chamamos, o centro de toda esfera sagrada baseava-se em um “Pai” e em uma “Mãe”. Um Deus e uma Deusa que estabeleciam sobre a Terra as bençoes de cada fase anual.


Oi oi mulher! Meu nome é Daniela Heberle, sou nutricionista e atuo com foco na Saúde da Mulher. Eu ajudo mulheres que desejam emagrecer, controlar a Síndrome dos Ovários Policísticos e tratar a Endometriose. Tudo isso com uma nutrição sem modismos, ou seja, sem dietas restritivas e da moda, como o jejum intermitente e a low carb, sem rotina rígida e incluindo os alimentos que você mais gosta. Eu sei, a cabeça dá um nó quando uma nutricionista fala que é possível emagrecer sem dieta, - Folhas verdes, nozes, legumes e feijões são alimentos fonte de magnésio, um nutriente que ajuda a amenizar as cólicas menstruais; - Uma alimentação composta por frutas, legumes, hortaliças, cereais e feijões e com pouco ou nenhum, consumo de carnes vermelhas, alimentos de pacote (prontos para consumir) e refrigerantes pode auxiliar na prevenção do câncer de mama;

- Alimentos como o alho, a banana, o amendoim e a castanha-de-caju são fontes de vitamina B6, um nutriente que ajuda a amenizar os sintomas da TPM;

vida

Foto Divulgação

Saúde da mulher e alimentação

sem ter que fazer receitas mirabolantes e sem ter que excluir os seus alimentos preferidos, como pão, chocolate e massas, mas é isso mesmo. Acredito que de nada adianta você deixar de comer os alimentos que mais gosta, fazer dietas malucas e ter rotina rígida, porque isso resulta em efeito sanfona e frustrações. Olha mulher, a melhor dieta é aquela que você consegue seguir para a vida toda e veja só, como a alimentação pode fazer a diferença na sua saúde: - A aveia, a água e o kiwi são alimentos que podem melhorar a saúde do intestino; - Engravidar: o ciclo menstrual tem três fases e cada fase requer um tipo de alimentação diferente para otimizar a fertilidade e a ovulação. Na fase ovulatória a alimentação deve ser composta por poucos alimentos antioxidantes (açaí, uva, cacau, alho) e por mais alimentos indutores da ovulação, como o inhame.

Jornal Design 7


Spinning ou Ciclismo Indoor: a bicicleta que saiu da rua para a academia por Rosalene O. Geremia | Mestre em Educação Física

Foto Divulgação

O que é isso e como funciona?

Na última edição falamos sobre ciclismo. Vimos que a cada dia aumenta o número de adeptos a esse esporte tão envolvente, cheio de aventuras e possibilidades de curtir muitas belezas. Mas para quem gosta de bicicleta e por algum motivo não consegue sair para praticar? Para quem tem pouco tempo e não

8 Jornal Design

consegue sair pelo nosso interior? Para aquele que por problemas particulares não pode pegar sua magrela e sair pedalando? Tudo isso pode ser solucionado praticando Spinning ou Ciclismo Indoor. Tudo isso pode ser solucionado praticando Spinning ou ciclismo indoor.

Spinning é uma modalidade de ginástica praticada em grupo, e simula o ciclismo com o uso de bicicletas estáticas, música e frequência cardíaca como ferramentas. É uma atividade onde o professor estimula através de alterações de ritmo e posições na bicicleta uma variação de frequência cardíaca e força muscular durante a prática. Spinning é conhecido como o “detonador de calorias”, sendo uma das aulas mais disputadas das academias. E não é por menos. Ele queima gorduras, fortalece os músculos e, de quebra, aumenta a resistência cardiovascular e respiratória, com aulas focadas em resistência, força, intervalos, alta intensidade e recuperação, administrada em um ambiente de sala de aula. Os exercícios em bicicletas trabalham coxa, glúteos e lombar, que juntos formam um grande grupo muscular. Assim contribui muito com o fortalecimento de músculos muito usados no dia a dia e contribui também com elevado gasto calórico.

Normalmente uma aula de spinning tem uma duração de 45 min, com um gasto calórico que fica entre 300 a 600 calorias, dependendo da intensidade. Enfim, se não houver nenhum tipo de restrição, o spinning é recomendado para homens e mulheres, independente da idade, que queiram manter o corpo em movimento e usufruir dos seus benefícios para a saúde. Lembrando sempre que toda a atividade física deve ser administrada por profissionais qualificados e passar por uma avaliação física para verificar se o praticante não possui nenhuma restrição para tal. Atividade física é saúde. Pratique saúde!!!

A Bonna Vitta academia fica localizada na rua Olavo Bilac e também tira dúvidas pelo 54 99657.3887

vida


Inspire-se e permita-se

“Estou há 9 meses frequentando a clínica, já alcancei meu objetivo, e um pouco mais, lá se foram 21 kg, sem sofrimento. Meu conselho é tome sua decisão e seja feliz!”,

Fotos Jornal Design

Vanderléia Valduga Rinaldi

Mudar os hábitos alimentares está longe de ser uma tarefa fácil! No entanto, quem decide tomar essa iniciativa não se arrepende ao perceber tudo o que vem aliado em melhoras na autoestima, saúde por absorver os nutrientes necessários e disposição com o aumento de energia, sem contar na transformação do humor. No mês da mulher, a clínica Magrass convida para conhecer seus procedimentos e mudar a sua qualidade de vida. Pensando nisso, para saber como a alimentação saudável pode transformar sua rotina, conversamos com Vanderléia Valduga Rinaldi que

faz o programa de emagrecimento na clínica. “A busca pelo tratamento foi um divisor de momentos muito importante. Com a eliminação de 21kg, veio a saúde física e emocional, me proporcionando mais qualidade de vida”, conta. O método que as profissionais da clínica aplicam é facilitado, prático. “Fazer minhas refeições, sem passar fome, é muito prazeroso. O atendimento é de primeira, a clínica e as profissionais são ótimas, me deixam muito a vontade, confesso que eu estava um pouco apreensiva quando busquei ajuda na Magrass, superou minhas expectativas, me conquistaram. Estou feliz com os resultados”, relata Vanderléia. Cuidando da saúde de forma correta, reflete na disposição e no humor, melhorando tudo que está ao redor. “Eu melhorei como es-

posa e mãe, estou amando me olhar no espelho, minha vida ficou mais fácil, mais alegre. Hoje, já consigo fazer grandes caminhadas sem muito esforço”, disse. Transforme sua vida com os tratamentos da Magrass A Magrass atua com uma consultoria em estilo de vida saudável, que define o melhor tratamento para cada cliente, afinal todos são únicos e merecem um atendimento personalizado. Os protocolos contam com emagrecimento, gordura localizada, flacidez tanto da pele como muscular, focados em dermocosméticos especiais e nutrição, além de ofertar diversos alimentos com marca própria para facilitar a rotina dos clientes. Além dos protocolos em tratamentos longos, a clínica também oferece serviços avulsos de procedimentos, bem como diversos alimentos com marca própria para facilitar a rotina dos clientes. Conheça mais sobre a clínica no aplicativo Magrass Club, baixando gratuitamente no celular e tendo acesso a e-books, receitas, dicas de vida saudável, alimentação e consulta de alimentos.

A MAIOR

FRANQUIA DE

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DA AMÉRICA

LATINA

Baixe o APP Magrass Club

BENTO GONÇALVES (54) 99922-6512 vida

magrass.bentogoncalves

magrassbentogoncalves

Rua Treze de Maio, 675 Jornal Design 9


Tênis Fit Cia Do Sono: moda, sustentabilidade e saúde

Não contém “Ftalatos”, componente cancerígeno existente no plástico. A única sola no Brasil feita livre destes elementos. Solado Tecnológico: feito em um poliuretano nobre, o PU. Tênis com memória: volta sempre ao formato original depois de tirar do pé. A rotina agitada e, muitas vezes, a falta de planejamento, desviam o foco do que realmente precisa ser prioridade: o equilíbrio entre saúde e bem-estar. Produtos que pensam estes aspectos estão na vanguarda no que diz respeito às demandas da sociedade moderna.

Fotos Divulgação Cia do Sono

Tecnologia agregada: Infravermelho Longo (IVL) - Desacelera os processos de envelhecimento, alivia dores e melhora a circulação. Todos os produtos da Cia Do Sono que contém infravermelho longo (colchões, travesseiros, tênis fit, pillow cervical e pulseira) oferecem relaxamento profundo, aumentam a resistência e proporcionam uma sensação geral de bem-estar. Os raios de infravermelho longo estimulam a produção de vitamina D, que: - Desacelera os processos de envelhecimento; - Ativa a produção de tecido celular saudável; - Promove processos de recuperação mais rápidos e mais completos; - Melhora a associação do cálcio, prevenindo contra osteoporose.

O ritmo cada vez mais acelerado em nosso cotidiano, exige uma atenção especial para as novas tecnologias que venham garantir comodidade e agilizar nosso tempo. Quantas vezes você já sentiu dores nas pernas e cansaço durante a rotina do dia a dia? Muitas horas em pé ou na mesma posição e os nossos pés são os primeiros a sentirem consequências: inchaços, problemas de circulação e nas articulações são os mais comuns. Uma postura ruim, a falta de exercícios e o uso de calçados inadequados podem desencadear desde dores de cabeça até desvios mais sérios na coluna. Com tecnologias que auxiliam na prevenção da saúde, no bem-estar e na qualidade de vida. Confortável, moderno e fácil de vestir.

O Tênis Fit Cia do Sono é fabricado com a NOVA TECELAGEM 3D, que garante um alto grau de conforto e maior praticidade no vestir. Livre dos cadarços. No melhor estilo “Vestiu, partiu!”, a ideia é que o tempo, hoje tão escasso, seja aproveitado com o que realmente importa. Estar em boas companhias, fazer exercícios regulares como caminhadas regenerativas, ou simplesmente relaxar lendo um livro, aliados a uma alimentação saudável, são aspectos que impactam diretamente a nossa qualidade de vida e estão relacionados com a longevidade. Com o aumento constate da expectativa de vida, é fundamental pensarmos que qualidade de mundo queremos e desejamos deixar de herança para as próximas gerações. Em sintonia com o movimento eco-friendly cada Tênis Fit Cia Do Sono produzido, retira e recicla cinco garrafas PET do meio ambiente.

“O Tênis é genial, assim, eu me apaixonei, em home office, eu passava muito tempo sentada, agora na pandemia, e também indo da cozinha pro banheiro, do banheiro pra sala, doía bastante a minha perna. E utilizando o tênis a perna parou de doer, e isso foi fantástico, realmente o que eu vi: a tecnologia que está descrita no papel eu botei no pé e funciona, mesmo”, Rayane Sonda Cassel.

Cia Do Sono Bento Gonçalves | Av. Planalto, 651 | 54 3702.6018 | 10 Jornal Design

Conheça também outros produtos com as tecnologias da Cia Do Sono. 99167.8902 | 991961441 |

ciadosono vida


vida

Jornal Design 11


casa

Consultório ganha layout que proporciona

Fotos Pizzi Fotografia de ARQ

Metais dourados, as boiseries e o revestimento marmorizado acompanham o consultório como um todo, com direito a espelhos e uma Iluminação maravilhosa para dar aquela conferida nos procedimentos e aquele retoque na make antes de sair do espaço.

O ambiente com tonalidades neutras em madeira e detalhes como as boiseries são os principais protagonistas do projeto do consultório da biomédica Dra. Erica Ballestreri. O layout de uma sala comercial de 35 m² escolhida para acolher o novo espaço da profissional em Bento Gonçalves foi todo criado pela arquiteta Ramoni Balestro. O projeto foi pensado de maneira que pudesse transmitir a essência do consultório e ainda ser um ambiente onde a biomédica e seus pacientes pudessem viver experiências prazerosas e de bem-estar, desde a espera até a sala de procedimentos. O espaço imprimi toda a personalidade da Erica, que atua com um atendimento norteado pela aproximação e relacionamento com os pacientes. “Foi

12 Jornal Design

imprescindível entender o dia a dia da profissional para tornar o espaço funcional”, explica a arquiteta. As portas e frentes de gavetas recebem um toque dourado de metal usinado, detalhes que são delicados e proporcionam a tranquilidade desejada. Até mesmo o ambiente de apoio projetado para ser prático, já que ali ficam os produtos e itens necessários para atendimento, possui detalhes que deixam o ambiente super especial. A estante iluminada além de se destacar na decoração faz toda diferença, pois serve como um ponto de luz no consultório, complementando de forma indireta o projeto de iluminação. A luz é um ponto muito importante na arquitetura médica.

casa


bem-estar e funcionalidade “Essa mescla de funcionalidade e estética é algo que sempre busco promover nos projetos, por entender a rotina dos clientes e o que cada profissão exige como necessidade”, conta Ramoni.

Seguindo a linha minimalista, funcional e atemporal, os ambientes do consultório foram criados para cada função dentro de uma planta integrada: recepção, sala de procedimentos e banheiro. A linguagem moderna e delicada é reforçada pelas linhas retas e pela funcionalidade priorizada.

眀眀眀⸀ 搀甀漀洀漀戀椀氀攀 ⸀挀漀洀⸀戀爀

搀甀漀洀漀戀椀氀攀戀最 刀甀愀 伀氀愀瘀漀 䈀椀氀愀挀 ㈀㠀㐀 匀愀氀愀 ㄀ 䤀 䌀椀搀愀搀攀 䄀氀琀愀 ⠀㔀㐀⤀ ㌀㐀㔀㈀ 㠀  㠀 䤀 㤀 㤀㤀 ㌀ ㌀㘀㐀㈀

casa

Jornal Design 13


“Uma Mulher Puxa a Outra”:

Prêmio Salão Design cria série em março valorizando o trabalho feminino no design

@republicadasideias

Os vídeos serão publicados ao longo do mês de março nas mídias do Prêmio Salão Design. Acesse o insta:

Designer é um substantivo de dois gêneros, que, em geral, soa masculino em nosso senso comum. Entretanto, a história do mobiliário no Brasil foi tecida pela criatividade de incontáveis mulheres e, para celebrar o mês que é delas, o Prêmio Salão Design quer mostrar a força feminina no design. Assim como uma ideia puxa outra, o prêmio lança para suas mídias sociais a série “Uma Mulher Puxa a Outra”, criando uma teia de valorização do trabalho de designers brasileiras da atualidade. Ao longo do mês de março, o Prêmio Salão Design vai publicar vídeos em que cada mulher indicada aponta e qualifica o trabalho de outra designer, mostrando uma fagulha do que é a incalculável contribuição feminina para o setor. A série começa com a narrativa das gêmeas Tina e Lui, arquitetas e designers gaúchas que escreveram seu nome na história do Prêmio Salão Design como as primeiras mulheres premiadas, em 1990, pelo conjunto de mesa e cadeiras Senta-Bags. Elas dão início à série não falando de si próprias, mas narrando a importância do trabalho de outra designer, que, por sua vez, é convidada a indicar uma terceira mulher e assim sucessivamente. Ao todo, 12 profissionais vão partilhar suas indicações, surgindo nomes como Inês Schertel, Cláudia Moreira Salles, Jac14 Jornal Design

queline Terpins e Roberta Banqueri. “Soltamos a primeira ponta de uma linha e as próprias mulheres conduziram o fio condutor dessa homenagem que acabou atravessando gerações e estados brasileiros”, conta o diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro. Mais sobre o prêmio O Salão Design é o prêmio brasileiro de design de mobiliário, promovido desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – (Sindmóveis). A iniciativa nasce na Serra Gaúcha, no maior polo moveleiro do país, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Nessas 22 edições promovidas até hoje, são mais de 15 mil histórias contadas por meio dos projetos inscritos por estudantes, profissionais e indústrias. Para além de uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio Salão Design tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Em 2022, o prêmio chega a sua 24ª edição. As inscrições para estudantes e profissionais estarão abertas de 14 de junho a 31 de agosto de 2021. Para mais informações, acesse https://www.salaodesign.com.br/ ou @premiosalaodesign nas mídias sociais. casa


C Ø P E N H A G U E SENDO 1 SUÍTE

²

SALÃO DE FESTAS

COWORKING

ACADEMIA

²

ESPAÇO PET

CARACTERÍSTICAS: - 26 APARTAMENTOS SENDO 1 SUÍTE - COWORKING - SALÃO DE FESTAS COM ESPAÇO KIDS - ACADEMIA - ESPAÇO PET - SACADA ABERTA NO LIVING E NA SUÍTE - CHURRASQUEIRA AMPLA - ESPERA PARA LAREIRA - LIVING AMPLO PERMITE FLEXIBILIDADE DE LAYOUT - GARAGENS: OPÇÕES DE BOXES SIMPLES, DUPLOS E DEPÓSITOS

Leia o código QR CODE e participe do sorteio especial

DIA DA MULHER.

Leia o código QR CODE e conheça mais do empreendimento.

Rua Alagoas, 326, Bento Gonçalves, RS

LA PA EMPREENDIMENTOS

casa

Jornal Design 15


apto 1401 E hoje, a arquiteta Patrícia Perin vai contar pra gente um pouquinho da concepção de um apartamento que ficou incrível nos seus 360°, e a ORNO ficou com a difícil tarefa de selecionar apenas alguns cliques para estar trazendo a vocês. O briefing do projeto: predominância da cor branca, linhas simples, área social integrada, piso madeirado para trazer aconchego e aquecimento aos espaços, o desejo do casal era que todos os ambientes trouxessem uma linguagem contemporânea. Ao entrarmos no apartamento, o hall já nos chama a atenção na sua composição clean, composto por seis placas de espelhos bisotados, trazendo ainda mais amplitude ao corredor que divide a área social da área íntima. A predominância de tons suaves, um painel divisório leve para setorizar e um banco para calçar e descalçar, e esse é só o hall,

sejam bem-vindos! Destaque especial na sala de estar para o estofado elétrico Lugano, revestido em couro natural, que além de lindo, traz um conforto inegável – Casa de Pedra Estofados.

No projeto original as salas e cozinha eram divididas entre uma parede, para que houvesse integração nesses espaços a mesma foi retirada. No lugar, a arquiteta criou uma ilha com bancada de apoio, anexa a ela, uma mesa auxiliar, criando assim, um espaço para as refeições diárias.

Projeto: Patrícia Perin Arquitetura Fotos: Débora Zandonai @dz2bphoto 16 Jornal Design

Uma das solicitações do casal era uma grande mesa de jantar, onde pudessem reunir toda a família, que fosse próxima as janelas, tirando proveito da luz natural e também da bela vista. Indiscutível, o resultado final ficou incrível. casa


Chegando a suíte do casal, manteve-se a cor branca como pano de fundo, inclusive nas boiseries que revestem parte das paredes. Mesinhas laterais de diferentes modelos para dar um ar mais descontraído, alguns pontos de cor e cabeceira estofada para trazer aconchego.

Ambiente perfeito para trazer relaxamento e descanso após um dia cheio.

O lavabo vem seguindo a mesma linguagem da área social, aqui, o mármore branco pigues foi o eleito para a cuba esculpida. Destaque ímpar para os metais no red gold, elegância pura.

casa

Jornal Design 17


Design da Serra Gaúcha para a casa mais vigiada da TV brasileira

Foto: Divulgação GShow/ BigBrotherBrasil

O estofado mais visto na TV Brasileira foi idealizado por mim, Marta Manente. O sofá Maré, que já foi lançado aqui nesta coluna do Jornal Design no ano passado, recebeu uma repaginação especial para a o reality show Big Brother Brasil, em tons de cinza, e incrementado com almofadas coloridas no tema da casa projetada pelo arquiteto cenógrafo Rod Lima. Icônica, a peça foi criada com alta tecnologia produtiva, que possui tecido e espuma Dry Foam repelente à água e sol. O diferencial de design também está no encosto em chapa de alumínio perfurado – tudo porque pode ser utilizado em áreas externas também.

Marta Manente

Fotos: Everton VIdal

marta@martamanente.com.br @studiomartamanente Designer 18 Jornal Design

No cenário da sala de estar tem também a mesinha lateral com alça, à direita do sofá que também assinei o design. Assim como, a mesa Andros, toda em alumínio, madeira de teca (usada em pisos de embarcações) e concreto unicelular. Uma boa notícia para assistir o programa e enxergar a casa com o olhar afinado para o design e a decoração.

casa


parcelamento direto

Rodeado por restaurantes e vinícolas

Pórtico de entrada na RS 444

Salão de festas com lareira

Condomínio Fechado

Região turística

Quadras poliesportivas

Portaria 24 h

10 min do Centro de Bento

Controle de acesso de veículos

Em meio as belas paisagens do Vale

Praças e decks Mirante com vista espetacular

Murado e cercado com serpentina

Baixo custo condominial

Playground

ASSISTA O VÍDEO DO CONDOMÍNIO EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

| Rua Dom José Baréa, 41 | Cidade Alta | Bento Gonçalves RS | www.imoveispontual.com.br | 54 3055-2200 / 98114-2200

casa

| Horário de atendimento Segunda a Sexta | Manhã: 08h00 - 11h45 | Tarde: 13h15 - 18h00

Jornal Design 19


Do It Yourself

Fotos Divulgação

Hoje vamos falar um pouquinho sobre a cultura maker, baseada na ideia de que somos capazes de reparar, construir, criar, modificar, com nossas próprias mãos, sem terceirização de tarefas. Então, é uma cultura individual? Não, muito pelo contrário! Nela, acredita-se que podemos fazer toda e qualquer ativi-

(faça você mesmo!)

dade em grupo, num ambiente colaborativo, onde todos coloquem a “mão na massa”. O movimento DIY surgiu em função do alto custo da mão de obra e a escassez de matérias na década de 50, no período pós-guerra, de lá pra cá, não parou de ganhar espaço.

Aqui na ORNO, essa cultura faz parte da nossa essência, o objetivo desde nosso surgimento foi criar um time maker com atitudes bem simples:

Compartilhamos responsabilidades, todos somos importantes e toda tarefa pode e deve ser executada por qualquer colaborador, respeitando a essência e a individualidade de cada um. Construímos coletivamente, nossas decisões e ações de forma geral são tomadas em grupo, sempre buscamos o melhor para cada questão, com soluções que beneficiem o coletivo e não o individual.

Acreditamos na objetividade, procuramos ouvir atentamente as demandas e atender aos pedidos de forma rápida, clara e eficaz, estamos aqui para entregar soluções. Menos é mais, queremos que a simplicidade seja o artigo mais luxuoso no nosso espaço, aproximar, trazer conforto, fazer com que cada cliente, amigo, parceiro ou fornecedor, sintam-se em casa!

E você, também é fã desse movimento? Se for e ainda não sabe bem como começar a planejar essa cultura no seu dia a dia, aqui vão algumas dicas:

- Cuide do seu jardim ou horta; - Conserte algo que está danificado; - Deixe os pequenos detalhes da sua casa aos seus cuidados; - Monte seu arranjo de flores; - Faça pacotes de presentes personalizados; - Crie presentes/lembranças para as pessoas queridas; - Escolha materiais e produtos que agreguem ao planeta; - Incentive os pequenos a fazerem tarefas e brincadeiras manuais;

Viu só, existe uma infinidade de tarefas lindas que podemos fazer para abraçar esse movimento. Então, bora lá? 20 Jornal Design

casa


casa

Jornal Design 21


Sapore Sublime: ambiente repaginado no estilo

Fotos Emerson Ribeiro

A importância do planejamento dos espaços, especialmente dos ambientes corporativos está vinculado diretamente ao sucesso do negócio, onde é fundamental um planejamento estratégico para construir a identidade da marca, valorizar o espaço e o produto, sobretudo, proporcionar uma boa experiência aos colaboradores e ao consumidor. A Pulse Arquitetura esteve presente no espaço da Pizzaria Sapore Sublime desde a sua inauguração há 07 anos, e tem muito orgulho de participar dessa nova fase. A marca tem se reinventado de modo a proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente, com uma estrutura contemporânea a fim de melhorar a funcionalidade interna e atendimento ao cliente. Por isso foi fundamental um novo projeto, criando uma nova recepção, um espaço kids e copa de bebidas. Um grande diferencial na nova proposta é a adega, onde o intuito é proporcionar a experiência de jantar degustando um bom vinho. O revestimento na parede de tijolinhos da adeja foi executada com perfeição pelo Gesso Fabiano Garbin.

A utilização de estantes e telas metálicas pretas trazem contemporaneidade ao ambiente, ressaltando o reposicionamento da marca.

@soldaxoficial 22 Jornal Design

casa


contemporâneo e funcional A atmosfera moderna foi aplicada na materialidade mantendo as características principais do estabelecimento: o aconchego e o acolhimento, evidenciados pela utilização de tons terrosos, amadeirados e acinzentados. O piso antigo foi substituído pelo vinílico, que traz maior durabilidade e conforto. A iluminação foi repensada nos usos de serviço, garantindo maior praticidade. A utilização de estantes e telas metálicas pretas trazem contemporaneidade ao ambiente, ressaltando o reposicionamento da marca.

O revestimento de tijolos foi aplicado nas paredes pois é um marco da Sapore Sublime. O desafio do projeto foi a execução, onde exigiu um planejamento para que o atendimento ao público permanecesse normalmente. E para isso a Pulse Arquitetura contou com fornecedores engajados em trabalhar em horários específicos, onde a organização dos trabalhos resultou em excelência na finalização da obra e satisfação do cliente.

casa

Jornal Design 23


Fotos Juliane Tonin

O chef

Com o tempero tradicional da Itália, a Sapore Sublime traz em sua essência as experiências gastronômicas do segundo mais jovem Maestro do mundo, o Sócio - proprietário da Pizzaria Sapore Sublime, Ronei Fernando da Silva, formado com Master Instruttore, pela Scuola Italiana Pizzaiolli em Caorle – ITA. Ele conduz o restaurante em Bento Gonçalves, ao lado da sócia Jô Almeida da Rosa. Ele ficou conhecido por assinar um projeto fora do convencional, “Uma Pizzaria em seu Evento”. A ideia foi lançada com estrutura completa para elaboração das pizzas no ambiente que o cliente desejar, desde a abertura da massa, a montagem da pizza, cocção, corte e o gran finale, a entrega aos convidados. A ideia é proporcionar o conforto e dar um toque personalizado ao evento.

O empresário conta com alta tecnologia e insumos importados para criar os produtos, os quais proporcionam resultados jamais vistos na região e até no Estado. Outro produto oferecido pelo maestro é o espaço para as crianças. No projeto existe a opção de oficina para os pequenos, onde eles soltam a imaginação, vestem a camiseta de mini chefs e colocam a mão na massa, literalmente. “Eles desenvolvem suas pizzas, utilizando a estrutura e ingredientes do evento. Eu e meu auxiliar ensinamos a elaboração do produto, com muita diversão e descontração”, conta.

@saporesublime Rua Herny Hugo Dreher, 540 54 3451.3160 | 99142.7811

Foto Emerson Ribeiro

Ronei com sua filha Isadora

A elegância mobiliário planejado ficou por conta da Villa Giardino Italínea

24 Jornal Design

A Pulse é um escritório de arquitetura, das arquitetas Fabiana Ruaro e Juliana Pereira, que trabalha com projetos corporativos, serviços e varejo. Especializada em projetos originais que conectam pessoas com espaços físicos, dando vida a projetos completos.

casa


COMO ENXERGAM

Como nós fazemos ela ser vista. ANÚNCIOS NO GOOGLE

SEU SITE NOVO

REDES SOCIAIS

C A M PA N H A S DE VENDA

VÍDEOS

HUB COM U N I C AÇ ÃO PA R A V E N D ER M A IS D G 5 . C O M . B R | @ DG 5 . H U B

casa

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

FA LE CO N O SCO (54) 9 9154.9484 (54) 2621.3134

Jornal Design 25


Casa - Vida & Ambientes Organizados

Escolha o arquiteto pelo seu estilo favorito Quando é hora de escolher um arquiteto e urbanista para o projeto de sua reforma, nova construção ou até mesmo mudar seus ambientes internos, é importante conhecer as características profissionais do escritório, seja no contato com fornecedores, mão de obra e com os próprios clientes. O contato direto para conversa ou a indicação/avaliação positiva de amigos e conhecidos também auxiliam na escolha. No entanto, outro ponto importante é conhecer o estilo desse profissional, para garantir que

Margit Arnold Fensterseifer

Projeto residencial de espaço gourmet da Studio 218 | Foto: Ezequiele Panizzi

margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

26 Jornal Design

haja sintonia e o projeto saia do jeito sonhado e idealizado pelo cliente. A seguir, são listados os principais estilos utilizados nos dias atuais:

cipais a simetria, com o equilíbrio perfeito entre as formas construtivas e proporções rigorosas, ligado a arquitetura clássica dos gregos.

Minimalista É um estilo mais limpo, evita a utilização de contrastes e trabalha com poucos elementos na composição. O lema é: “Menos e mais!” – Mies Van Der Rohe. O Clássico é um estilo que possui como um dos elementos prin-

Estilo Industrial Aposta na integração dos ambientes. Este estilo surgiu nos lofts de Nova York, na década de 50, quando galpões começaram a ser usados como residências ou áreas comerciais, por isso outra característica em

evidência são os pés-direitos altos (pé-direito é a altura dos ambientes, sendo o padrão em torno de 2,60m de altura. Quando passa de 4,00m, é considerado duplo). Foca, também no reaproveitamento de elementos existentes, utilização de ferros, materiais “crus” como madeiras naturais e de demolição, lajes e vigas de concreto, tijolos naturais e tubulações aparentes utilizando eletrodutos e spots de iluminação. Muito utilizado na atualidade, faz parte também o Estilo Contemporâneo, que trabalha com equilíbrio na estética e funcionalidade, moderado uso de automação, valorizando um design arrojado e funcional. Ainda poderia falar do estilo High tech, que evidencia as tecnologias, robótica e automação com aproveitamento energético total. Também o estilo Retrô que realiza uma releitura dos anos da Pop Art. Certamente cada pessoa irá se identificar com algumas das características que foram descritas, ou, porque não, uma mescla delas? Por isso, que o importante é entender seu estilo e conhecer a linha de trabalho de cada profissional especialista, garantindo satisfação no seu espaço!

casa


Viviana Medeiros Arquiteta

Fotos Emerson Ribeiro

Atmosfera jovial Feito para um jovem casal que adquiriu seu primeiro apartamento de 63m², e amam desfrutar o lar a dois, o objetivo deste projeto na área social foi aproveitar cada metro quadrado, otimizando e integrando os ambientes sem que os mesmos perdessem a fluidez, funcionalidade e aconchego. A paleta de cores sóbrias contextualizam com a pegada industrial presente na serralheria, parede de cimento queimado, revestimentos cerâmicos e no projeto luminotécnico. Já os pontos de cores, como a bancada azul da cozinha e os elementos decorativos, quebram a sobriedade trazendo jovialidade e personalidade.

Execução Acontemporânea Ambientes

O ponto chave deste projeto é o móvel ripado no centro que divide cozinha e sala, o qual comporta de um lado (cozinha), a torre de fornos, refrigerador, e espaço para materiais de limpeza, e do outro na parede ripada da sala, foi possível criar um nicho oculto com prateleiras para armazenamento de objetos do home office, bem como da sala.

Isto evidencia que um projeto estratégico aliado à execução de uma marcenaria sob medida são capazes de transformar e otimizar pequenos espaços, proporcionando soluções efetivas e harmônicas.

54 3451.5359 | @acontemporanaea.ambientes | trav. três de outubro, 22 | cidade alta / bento gonçalves casa

Jornal Design 27


negócios

Cultura maker

Fotos Emerson Ribeiro

preparando os filhos para novos desafios

Fazer da escola um espaço para experimentação e prática do conhecimento se tornou um atrativo, já que na velocidade do mundo, o método tradicional de ensino já não engaja mais os estudantes como antes. O Colégio Marista Aparecida atua com a concepção de infância capaz e potente, que questiona e pode ser instigada a investigar e descobrir por si própria as respostas de suas perguntas, tendo criado um Ateliê próprio e específico para proporcionar uma experiência diferente aos seus estudantes. Por acreditarem na capacidade das crianças em expressar de diversas formas seus conhecimentos, afetos, necessidades, desejos e interpretações em torno das relações que estabelecem com o mundo natural e social, o planejamento das professoras traz o desafio de trabalhar com materiais diferenciados, não estruturados, oferecendo muito além de papel e caneta. A coordenadora pedagógica do Colégio Adriane Bussolotto explica que o planejamento das professoras parte dos questionamentos das

28 Jornal Design

próprias crianças. “A partir das inquietações e curiosidades que as professoras ouvem durante as conversas com os estudantes, montam-se os projetos e as atividades, possibilitando que as crianças façam suas próprias descobertas. Essas atividades podem ser desenvolvidas em diversos ambientes e com materiais diferenciados”, relata. Em 2019, o Marista Aparecida inaugurou o Ateliê, espaço em que as crianças têm acesso as mais diversas vivências e materiais. As experiências vividas neste espaço permitem ampliar o repertório e despertar a curiosidade e criatividade dos estudantes. “Olhar para os materiais oferecidos e pensar em outras possibilidades de uso é uma das atividades desenvolvidas no Ateliê. Dessa forma, o rolinho de papel vira um carimbo, as sementes podem virar tinta, e a argila toma as formas que o estudante criar. E assim, construímos em cada aula, novos conhecimentos, incitando as crianças a criarem hipóteses e se permitirem conhecer e experimentar novas ferramentas e novas atividades”, conta Adriane. Novas potencialidades tornam adultos capazes de solucionar problemas e olhar para situações e objetos com mais possibilidades. “Quanto mais oportunizamos aos estudantes conhecerem seu potencial, mais contribuímos para que se tornem adultos capazes de resolver situações-problema encontradas no cotidiano, que tem a capacidade de transformar o mundo em que vivemos. Crianças que se sentem capazes, que sentem que os adultos confiam nelas, podem fazer muito mais e, dessa forma, contribuímos para que sua visão de si mesmo seja positiva”, afirma. Mais e mais pessoas estão encontrando for-

mas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção. Por isso estar atento desde a primeira infância a criar um ambiente de curiosidades, instigando a criatividade dos estudantes se torna algo essencial dentro das escolas.

“Quanto mais oportunizamos aos estudantes conhecerem seu potencial, mais contribuímos para que se tornem adultos capazes de resolver situações-problema encontradas no cotidiano, que tem a capacidade de transformar o mundo em que vivemos. Crianças que se sentem capazes, que sentem que os adultos confiam nelas, podem fazer muito mais e, dessa forma, contribuímos para que sua visão de si mesmo seja positiva”. Adriane Bussolotto

negócios


Deixar fluir a criatividade e ao mesmo tempo preparar para os desafios futuros

negócios

O trabalho desenvolvido e a didática aplicada na Happy utiliza um método de ensino desenvolvido pela própria escola, o LET - Lean Education Technology. E a metodologia do espaço engloba três conceitos centrais: 1. Descoberta: fase de aprendizado; 2. Missão: receber o problema a ser resolvido; 3. Construção e prototipagem: criação e apresentação do projeto, com protótipos que respondem ao problema.

Fotos Divulgação Happy Code

A inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem no momento em que vivemos. Não importa a idade, a curiosidade está associada ao potencial de fazer, sobretudo, com os recursos digitais ao alcance das nossas mãos. Agora, imagine o potencial que a escola tem para despertar o gênio inventor que pode existir em alguns alunos? A verdade é que a cultura maker pode revolucionar a educação em Bento Gonçalves e no mundo todo. Difundir o conhecimento e ascender a lanterninha dos gênios da nova geração objetivaram profissionais atentos ao mundo tecnológico a abrirem escolas especializadas em colocar a mão na massa e fazer você mesmo – significado que deu nome a Cultura Maker. A exemplo disso, a Happy Code, escola no coração da Serra Gaúcha, modelo em tecnologia, maker e programação a nível global desde 2015, estando presente no Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Em Bento Gonçalves, a unidade é conduzida pelo empresário Marcos Carbone. “O sonho da Happy Code é que nossos alunos sejam capazes de criar soluções de impacto para melhorar a vida

de milhões de pessoas pelo mundo. Quando me apresentaram esse projeto, enxerguei nele uma possibilidade de participar da construção de um futuro mais legal para as crianças e os adolescentes”, explica. Para o empresario, a escola tem relação direta com dois segmentos que fazem parte da sua vida há muito tempo: educação e tecnologia. São dois pontos que ele acredita serem potenciais transformadores, pois considera a educação digital indispensável na construção de uma geração preparada para o mundo que já é digital e tecnológico. “Sabemos que quando estiverem no mercado de trabalho, 65% das crianças que hoje estão no ensino fundamental vão trabalhar em profissões que ainda não foram inventadas (esses dados estão no Fórum Econômico Mundial). A Happy Code tem um método aprovado para desenvolver desde agora as habilidades que elas vão precisar pra suprir as demandas futuras”, explica Carbone.

O empresario ainda alerta que não é possível saber quais serão as novas profissões a serem inventadas, mas é possível estar atento a programação, pois ela será necessária para se destacar futuramente. “Acreditamos que ‘a programação é o novo inglês’, ou seja, indispensável hoje na vida das crianças para que se desenvolvam no mundo digital em que vivemos. Na Happy Code, introduzimos a programação nas crianças a partir dos seis anos, de forma lúdica. Também tratamos de segurança digital, assunto que preocupa muito os pais. Muitos deles, inclusive, não conseguem acompanhar a evolução da tecnologia e, consequentemente, responder a dúvidas que os filhos têm. Na escola, estamos em sintonia com o que eles gostam e temos uma metodologia adequada para lidar com isso”, enfatiza Carbone. Em 2019, a Happy Code foi reconhecida como uma das edtechs que estão revolucionando a educação no Brasil. Investir nisso é sinônimo de acreditar no futuro para Carbone.

Jornal Design 29


Negócios - Orientar pessoas para transformar negócios

O potencial da cultura maker como estratégia de negócio

Um ponto de crochê e outro de carinho @feitaparaoamor

30 Jornal Design

Estar aberto a novas possibilidades é uma premissa da cultura maker. “Meus amigos ajudaram a construir a Luzze e a trajetória até agora. Foram minhas amigas que compraram meus primeiros brincos, que sugeriram cores e deram feedbacks. Minhas primeiras revendedoras também foram minhas amigas, que continuam sendo muito importantes”, relata a idealizadora da Luzze Acessórios, Luciane Manica. Ela conta que sempre gostou de pesquisar sobre roupas e acessórios. Durante dois anos e meio, conciliou uma outra atividade profissional com a criação dos acessórios, que acontecia à noite, em seu quarto. Desde 2019 tem sua loja física na cidade de Garibaldi, oferecendo como diferencial um espaço onde as clientes podem escolher as próprias pedras, que serão utilizadas na confecção de acessórios personalizados. A habilidade de transformar o papel em arte @dindecora “Meu objetivo com o trabalho artesanal é fazer com que as pessoas se sintam especiais através do amor e cuidado que coloco em cada peça, em cada detalhe. É deixar tudo mais colorido, levar cor, levar vida!”. É assim que Taís da Silva apresenta a Dindecora – Decoração Afetiva, empresa que criou para explorar sua criatividade e estima pelo trabalho manual, desenvolvendo trabalhos na área de papelaria decorativa além de presentes afetivos, personalizados e/ou sazonais. Taís conta que planejou e se preparou financeiramente para dar vida à Dindecora, no final de 2019. E complementa: “Neste período conheci pessoas incríveis, que trabalham com amor, com algo que vai além do comercial. É uma visão totalmente diferente do que já tinha vivido profissionalmente até então. Trabalhar com arte é um caminho de autodescoberta: de sentimentos, de

sensibilidade, de limites e também de dificuldades. Isso está me fazendo crescer muito como pessoa e como profissional.” Um casulo de criatividade @casuloestrategico O Casulo Estratégico é uma empresa de intervenção artística com foco em muralismo. O negócio nasceu em 2014, a partir do anseio de seu criador, Renam Canzi, em expressar seus pontos de vista através da arte em território urbano. Já são mais de 120 projetos comerciais e residenciais, executados nas principais cidades do Brasil. Além disso, em 2019 o Casulo participou de um salão internacional de arte no Museu do Louvre, em Paris, executando outros trabalhos em Portugal e na Espanha. Os projetos são desenvolvidos de forma individual ou coletiva e a equipe de trabalho é formada de acordo com a demanda, de forma colaborativa. “Entendemos a arte como instrumento de representação da diversidade e transformação de perspectivas. O Casulo tem como objetivo parear a sua arte com a história/realidade do espaço que ela vai ocupar, se propondo a entregar soluções artísticas adaptadas à realidade de cada espaço/cliente”, explica Renam. As diversas formas de comunicação e interação entre as pessoas vem sendo transformadas. Hoje é possível compartilhar quase tudo, desde produtos, serviços, meios de transporte, espaços de trabalho e até mesmo dinheiro. É uma nova realidade que não pode ser ignorada pelas empresas. Os processos precisam adaptar-se para entender essas novas demandas e assim, aproximar-se cada vez mais dos aline@organizativa.com.br seus usuários, conquistando @aline.agatti seu respeito e admiração. Consultora Empresarial

negócios

Aline Agatti

Camile Locatelli é farmacêutica, mas suas habilidades vão além. “Sempre gostei de trabalhos manuais que exigem criatividade, aprendi ainda pequena alguns pontos de tricô, crochê, mas fiquei um período sem fazer. Em 2018 resolvi tentar fazer uma gola em tricô e acabei me encantando. Mostrei o trabalho para algumas amigas que gostaram e quiseram umas peças.” E assim nasceu a Feita para o amor, empresa que comercializa bolsas e mateiras em crochê, golas, toucas e mantas em tricô, além de outros itens personalizados. A preocupação com a sustentabilidade também ganha destaque: o crochê tem fio de malha, que é um material reciclado. E o carinho é percebido na forma como Camile descreve o trabalho: “busco entregar uma peça que as pessoas gostem, cada pontinho é feito com muito amor e dedicação, a minha realização na finalização de cada peça é ver que as pessoas realmente gostaram.”

Luzze para brilhar @luzzeoficial

Fotos Divulgação

Derivado da filosofia “DIY - Do it Yourself”, o movimento do “faça você mesmo”, a cultura maker tem suas primeiras referências a partir de 1960, baseando-se em algumas características da cultura punk, como a ausência de regras e a liberdade de expressão. Seu principal argumento é que qualquer pessoa pode criar seus próprios objetos. E o resultado pode ser potencializado quando associado a outras pessoas e ideias. A inovação e o compartilhamento de recursos estão cada vez mais presentes no meio empresarial. O desafio é criar um ambiente de colaboração e transmissão de informações, para que as pessoas possam desenvolver produtos ou serviços cada vez mais personalizados, que agregam experiência e valor, sem preocupar-se com a escala ou a padronização. Conheça alguns exemplos próximos a nós:


Negócios - As finanças na sua vida

Cultura Maker

Movimentos que vêm transformando o empreendedorismo!

Iara Cristina Bussolotto

Mas o que vem a ser a Cultura Maker? Ela se apoia no conceito do Construtivismo, um método inspirado nas ideias do psicólogo, filósofo, biólogo e escritor Jean Piaget (1896-1980), “que procura instigar a curiosidade, fazendo com que o educando encontre as respostas a partir de seus próprios coTodo meu carinho, iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

*CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA negócios

nhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas”. Tivemos em Bento Gonçalves um prefeito cuja campanha se baseava na frase ... Aqui se faz, fazendo! Sem dúvida, ele foi um precursor do conceito “maker” em nossa comunidade. Para entender um pouco mais sobre a Cultura Maker, seguem algumas característica: Como eles aprendem e se desenvolvem: pessoas diferentes aprendem de formas diferentes. Algumas pessoas aprendem melhor ouvindo, outras aprendem melhor por meio de estímulos visuais. E existem as pessoas que aprendem melhor fazendo. Esses são os makers, os fazedores, os criadores. Palavras-chave da Cultura Maker - Colaborar – Compartilhar – Recriar – Remodelar Nesta cultura fazer junto, trocar, encontrar soluções e reciclar não é apenas uma boa ideia, mas, sim, algo essencial para o progresso. Tipos diferentes de cultura que seguem o mesmo princípio: Gambiologia; Cultura Hacker, Economia Criativa, DIY Ethic (Do it Yourself – faça você mesmo). Um exemplo de Cultura Maker No Brasil, é a Campus Party, tida como a maior experiência tecnológica do mundo. Ela reúne

milhares de jovens em torno de “um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital”, como descreve o site da organização, dá uma espiada lá, você vai se encantar.

Por meio da Cultura Maker, pessoas de todas as idades estão aprendendo a moldar a tecnologia, em vez de serem dominadas por ela, e comunidades estão sendo criadas com base na cultura do trabalho compartilhado.

Fotos Divulgação

Querido leitor, trago este assunto com muito orgulho das instituições de ensino que vêm incluindo essa ideia da Cultura Maker no seu currículo, nas escolas, por meio das aulas intituladas “Achievement” (conquista), nas quais os alunos criam um produto e uma empresa do início ao fim. Também nas universidades com os cursos de empreendedorismo, que ajudam os seus alunos a criar Startups e os incentivam unindo criadores a investidores anjos!

Quer saber por onde começar um projeto? Comece fazendo o que você gosta. A criatividade também é algo que faz parte do processo de qualquer projeto do Movimento “Maker” e, sem dúvidas, nós ficamos muito mais inspirados quando estamos trabalhando em algo que amamos de verdade. Vamos apoiar e seguir essa tendência pelo bem da nossa comunidade, criando um mundo mais alegre e criativo para nossos filhos e netos!

E O T R E N LE TE DOB O M R N B E L DO

Jornal Design 31


Por que exercitar seu cérebro vai ser decisivo em 2021? “A ginástica para o cérebro colabora para manter o foco naquilo que é importante. Para os adultos, o treino melhora o desempenho seja ele profissional ou em outras áreas de atuação, desenvolvendo atenção, raciocínio lógico e capacidade em resolver problemas de forma criativa e inovadora. Melhora também a produtividade e reduz o estresse”.

Especialistas em recrutamento e tendências já elencam como uma das características mais valorizadas daqui para frente, a criatividade e capacidade de resolver problemas. Quem não gostaria de ter uma mente mais criativa para lidar com da vida? Uma mente mais atenta e ágil apresenta melhor capacidade de processar informações. Em março é comemorado o mês mundial de cuidados com o cérebro e por isso trouxemos informações importantes sobre o tema.

Fotos Divulgação

Para Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do SUPERA, o mundo está mais competitivo e exercitar o cérebro é fundamental. “A estimulação cognitiva correta melhora o desempenho, desenvolvendo concentração, raciocínio lógico, criatividade e perseverança. Há também grandes benefícios comportamentais como o desenvolvimento da segurança e autoestima”, explicou.

32 Jornal Design

Patrícia Lessa

Assim como a criatividade, outro fator importante é a concentração, nunca o cérebro esteve exposto a tantos estímulos simultâneos, uma decorrência do avanço tecnológico que terá consequências diretas na forma como vivemos. A boa notícia é que a concentração é passível de ser modificada com os estímulos certos, como tarefas simples de prestar atenção em uma aula, assimilar completamente um conteúdo, ler um livro, são práticas consideradas melhoradas com a prática de ginástica cerebral.

Para conferir a resposta e ver outros desafios SUPERA, acesse: b i t . l y /d e s a f i o -descubra-qual-e-a-expressao

Como a reserva cognitiva ajuda o cérebro a responder à COVID-19

Na corrida para entender o novo coronavírus e suas consequências para os seres humanos, cientistas de todo o mundo caminham cada vez mais para uma comprovação: o vírus pode afetar regiões importantes do cérebro e a reserva cognitiva dos pacientes acometidos pela doença pode ser decisiva nesta resposta. Criar reserva cognitiva é fazer com que as conexões entre os neurônios sejam cada vez maiores, aproveitando assim o potencial de funcionamento do sistema nervoso, para gerar ao longo da vida uma reserva cognitiva. Isso vale não

apenas para o novo coronavírus, mas também para casos demenciais. Exercitar o cérebro sistematicamente é tão importante quanto o exercício aeróbico para o nosso corpo. Por meio de exercícios que envolvem novidade, variedade e desafio crescente, o SUPERA estimula o cérebro e auxilia na criação de reserva cognitiva em todas as faixas etárias. Uma boa qualidade de vida somada aos exercícios intelectuais (conhecidos como ginástica para o cérebro), são de fundamental importância para auxiliar na capacidade de ter uma boa reserva.

negócios


estilo

Ultrapassando fronteiras

e levando a gastronomia como norte “Trouxe comigo essa leveza da vida na praia! Vamos trazer muitas novidades neste ano para Serra Gaúcha.” Idana Maria Spassini

Cozinhar é uma arte para Idana M. Machado Spassini, que há 23 anos desbrava os encantos da cozinha e ultrapassa fronteiras, levando o seu tempero e sabor. Apaixonada pelo universo da gastronomia, esse foi o motivo que a fez expandir os horizontes e atender com consultoria na área para estabelecimentos comerciais. Para 2021, a chef também promete muitas novidades em seu atelier que fica no coração da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves.

As novidades que estão esbanjando sabor na cozinha da chef estão entre produção de brownies, cookies e produtos saudáveis. “Quero ampliar a linha tradicional e também a low carb, pois acho que as pessoas estão em busca de uma alimentação mais saudável. Já temos o brownie low carb que é um sucesso! Recentemente fiz um curso de confeitaria inclusiva e tenho muitas ideias para colocar em prática”, conta Idana. Fotos Adriel Douglas

A experiência mais recente da profissional, foi na cozinha do restaurante Casa del Mar, em Balneário Camboriú. O novo menu lançado em 14 de fevereiro, conta com o frescor dos ingredientes da região que encantam, como peixes e frutos do mar, pratos típicos de praia, e o cardápio foi estruturado com a gastronomia mediterrânea, com composições coloridas, leves, saudáveis e jovens como pede a casa. O restaurante também privilegia produtores locais, e seus insumos, o que se torna um diferencial.

consultorias vão desde a elaboração do cardápio, conforme o cliente precisa, testes de pratos, fichas técnicas de custos e treinamento de equipe, até o acompanhamento após a implementação do menu. E o tempo de duração depende muito da necessidade do cliente e a finalidade da consultoria que ele contratou, por que cada estabelecimento tem o seu modo operante e precisamos estar alinhados a isso”, explica Idana. Cozinhar é o conjunto de cores, sabores e texturas Também formada em moda, Idana conta que o curso valeu para agregar as cores, texturas e detalhes em seus pratos, afinal a gastronomia e a moda, são formas de expressão, são arte! “Vendo minhas avós cozinharem, meu pai também sempre cozinhou muito bem e isso me inspirou e me incentivou a seguir está profissão. Hoje preparo com muito carinho e ingredientes de qualidade as linhas de doces e salgados no meu atelier”, relata.

Com a sensação do litoral, o pé na areia e o mar paradisíaco do Estaleirinho, são o cenário perfeito pra descanso e pratos deliciosos. Um perfil que tem tudo a ver com a consultora escolhida pela casa para dar uma cara nova ao restaurante. O espaço conta com almoço, brunchs e sunset, o beach club diariamente. “O cardápio do Casa del Mar já tinha um perfil interessante, e aperfeiçoamos alguns pratos além de incluir novas opções, sempre focando em aliar um visual irresistível com sabores típicos da região, como os frutos do mar”, finaliza. Inspirada pela cozinha francesa, Idana promete novidades para este ano, além das consultorias que realiza há mais de 10 anos. “As minhas estilo

Para os eventos mais intimistas, em que cada convidado pega seu cone, a opção do atelier é Charcuterie Cone.

O lançamento de uma linha de congelados Low carb, em parceria com uma nutricionista renomada, acontecerá até abril, adianta a chef de cozinha. Será uma das surpresas do ano! “Atualmente, seguimos a linha de eventos menores, tanto corporativos quanto particulares, com todo cuidado que o momento merece, com adaptações”, disse. Jornal Design 33


Carros & Bebidas

Os proprietários Alexandre Mondadori e Patrícia Fontanive Mondadori com o jogador Doga 10

Fotos: Helio Werneck - @guia.bento

Lançamento da MalthBeer em parceria com o jogador Douglas

Patrícia Fontanive Mondadori juntamente com o sócio e cervejeiro Fábio Faria

Beer Garden anexo a cervejaria com espaço para shows e eventos

forte, com tantas variedades de estilos, aromas e sabores. Atualmente, podemos encontrar aqui no Brasil cerveja de todos os estilos conhecidos no mundo, desde Pilsen e Lagers onde são mais leves e claras passando pelas IPas, cervejas mais aromáticas e amargas, e também as Porters e Stouts, feitas com malte torrado e cremosas. Poderia citar muitos outros estilos, mas este universo é muito grande para ser escritos em poucas palavras e é isso que me encanta neste mundo, a diversidade e a experiência que nos trazem. O estado do RS é visto como um dos celeiros da cerveja artesanal no Brasil e Porto Alegre é a capital com o maior número de cervejarias. Já nossa querida Bento Gonçalves conta com mais de 6 cervejarias instaladas e produzindo os mais variados estilos e para quem não conhece estas cervejarias, sugiro esta experiência, pois além de cerveja boa o cliente poderá desfrutar de bons restaurantes, Tap Room e algumas delas até Beer Garden onde podemos apreciar bons mo-

mentos com a família e amigos! Uma cervejaria que vem se destacando muito neste cenário é a MalthBeer, fundada em 2016, localizada no Distrito de Tuity. Atualmente conta com 12 estilos em seu portifólio onde o cliente pode escolher o que mais lhe agradar, Pilsen, Weiss, Lager, Hop Lager, Vienna Lager, Session IPA, APA, Black APA, IPA, Red Ale, Porter e Stout. Todos estes estilos são elaborados com os melhores maltes e lúpulos onde o cuidado com a qualidade do produto é levado muito a sério, conseguindo trazer ao cliente uma experiência rica em aromas e sabores. O fato de estar localizada em uma das principais rotas turísticas da região já seria um belo motivo para visitação, mas o pessoal da MalthBeer foi além, chegando na cervejaria o cliente pode conhecer todos estes estilos diretamente do tanque com uma visita guiada ou se preferir curtir tudo isso no Beer Garden criado para festas e eventos. Não bastasse toda esta estrutura você ainda pode escolher de que forma

quer levar sua cerveja para casa, a MalthBeer está disponível em barril, garrafa de vidro, PET ou lata. A cervejaria conta com uma cozinha com capacidade de produção de 1.000 litros por brasagem sendo possível produzir até 3 brasagens em um dia. A adega tem capacidade para produzir até 60.000 litros por mês distribuída em tanques de 1000, 2000, 4000 e 8000 litros. Para poder fracionar e distribuir tudo isso a cervejaria conta com duas linhas de envase podendo fabricar de 200 até 1800 frascos por hora. Toda está tecnologia e diversidade serve para MalthBeer produzir suas cervejas e também fabricar rótulos e produtos para outras cervejarias (ciganas), outro diferencial da marca. Atualmente, eles produzem os rótulos do Doga 10 jogador do Grêmio (jogador no futebol 7 do time da capital), Marreta Beer de Lajeado e Velasco Craft Bar de Santa Cruz do Sul. Já imaginou sua marca sendo produzida ao lado de casa em uma das regiões com maior crescimento do país? Então n ã o perca tempo, chega lá na MalthBeer e curte tudo isso!

Charles Giovanella

Olá pessoal, na coluna desta edição vamos falar da bebida alcóolica mais popular e consumida no mundo, a nossa querida cerveja. Historicamente a primeira cerveja foi produzida há 6 mil anos e remetem aos sumérios, povo mesopotâmico. Documentos mostram que em 2.100 a.c, os sumérios alegravam-se com uma bebida fermentada, obtida através de cereais. No Brasil sua história começa no ano de 1954. Ao longo destes anos vimos a cerveja mudar e evoluir muito, no Brasil sempre tivemos alguns destaques mais populares e tradicionais como Skol, Brahma, Antárctica, Kaiser, Bohemia todas cervejas “Mainstream” que hoje fazem parte do portifólio da maior companhia cervejeira do mundo a AB InBev, uma companhia com atuação mundial, porém iniciada aqui no Brasil em 1989 por Jorge Paulo Lemann. No entanto, nos últimos anos vimos um novo movimento muito forte surgindo no mundo e também aqui no Brasil, das cervejas artesanais ou “craft beer” e é aqui o foco da nossa coluna. O movimento das artesanias no Brasil já possui mais de 15 anos, mas podemos destacar o ano de 2018 como um dos melhores para o seguimento onde foram registradas pelo MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) 210 novas cervejarias, hoje já são mais de 1000 em todo o país. Nem o mais otimista dos apreciadores imaginaria um movimento tão

charlesgiovanella@gmail.com @charles_giovanella Engenheiro Mecânico | CREA-RS 197014

São Valentim | Bento Gonçalves | 54 99680.7572 | @malthbeer | www.cervejariamalthbeer.com.br/ 34 Jornal Design

estilo


Campanha “Eu Sou Daqui” promove desconto no passeio de Maria Fumaça

ESTREIA EM MARÇO

Foto: Zéto Teloken

De 20 de janeiro a 31 de março, moradores de Bento Gonçalves e região poderão aproveitar a tarifa promocional de uma das principais campanhas da Giordani Turismo e Eventos, a “Eu Sou Daqui” que garante o valor promocional de R$ 98,00 por pessoa para os passeios de Maria Fumaça – Trem do Vinho e visitação ao Parque Cultural Epopeia Italiana.

do Câncer Infantil, Valéria Foletto, para a gerente de marketing, Jana Brun Nalin e Cátia de Melo gerente comercial interna, que realizaram o repasse. A lista dos municípios participantes da promoção “Eu Sou Daqui”, você encontra no site: www. giordaniturismo.com.br Foto: Acervo Giordani Turismo

Além de confirmar a realização da ação, a empresa renovou a parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI). “Mesmo com o ano atípico ficamos gratificados em conseguir seguir com o apoio da Giordani, pelo terceiro ano consecutivo. Parte do valor arrecadado nos bilhetes da campanha é revertido à ONG, reconhecida nacionalmente pelo trabalho de apoio e assistência a crianças em tratamento de câncer”, comenta a diretora executiva da Giordani, Andreia Zuchi. A renovação da parceria aconteceu no dia 11 de janeiro deste ano, na sede do ICI em Porto Alegre, quando foi feita a entrega de R$ 31.590.00, valor referente a campanha realizada no início de 2020. “Estamos muito felizes com o recurso, que será investido diretamente para a assistência de muitos pacientes que enfrentam o câncer infanto-juvenil”, comunicou a gerente institucional do Instituto

Temas que impactam o setor moveleiro em episódios semanais.

Acesse a busca do Spotify, selecione o ícone da câmera e escaneie o código. O passeio foi adaptado para a segurança de todos

Como garantir o desconto Para adquirir o bilhete com a tarifa promocional (R$ 98,00 por passageiro) é necessário apresentar comprovante de residência recente, no momento da compra. Crianças com até 5 anos estão isentas. estilo

A compra pode ser efetuada presencialmente na bilheteria da estação ou no Parque Cultural Epopeia Italiana, na Central de Atendimento no (54) 3455.2788 ou pelo WhatsApp (54) 9 99707940.

E Q @SINDMOVEIS_BG

Jornal Design 35


Todeschini Bento Gonçalves | 54 3452 7373 Todeschini Caxias do Sul | 54 3215 3959 TODESCHINIOFICIAL

estilo

Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 113  

Jornal Design | Edição 113  

Advertisement