__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Vida | Casa | Negócios | Estilo

Ano XI - Edição 116 - Junho 2021

vida


capa

Lucilene e Maurício Benites Cenário: Chang Thai Looks: LEQUARTTIÊ Magasin De Mode Fotos: Zéto Telöken Fotografia

editorial O amor firma solo em corações dispostos. É ele que tudo constrói, perdoa, compartilha e doa. Mas uma das coisas mais importantes do amor é que ele é livre para se transformar nas suas infinitas formas. Em nossas páginas, contamos o tempo todo histórias com pitadas de amor, apesar de junho ser o mês oficial dos corações pulsantes, a gente quer emanar ao universo esse sentimento genuíno, sempre que possível. Não importa como e nem quando, o que realmente importa é onde ele se encontra, nas famílias, nos negócios, nos bichinhos de estimação, nas viagens, nas lembranças ou no romance. Tudo pode ficar mais colorido com amor.

E pra você o que significa amar? Compartilhe com a gente seus momentos felizes marcando o @jornaldesignserra Agora, não vou contar mais sobre o amor, vou te convidar a senti-lo aqui, junto com a gente.

Expediente S&S Editora Ltda por @silhperusso Equipe: @camilacervieri | @rosangelamasutti @brunamariademoura | REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo

Silvia Aibel Perusso @silhperusso Diretora Jornal Design

O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Siga a gente! @jornaldesignserra Contato: 54 2621 3134 | contato@jornaldesign.com.br | www.jornaldesign.com.br


Ray-ban: para ele ou para ela! O presente ideal para surpreender no

Dia dos Namorados Considerada a primeira marca de eyewear do mundo, a Ray-Ban produz óculos em modelagem icônica desde a década de 30. Transitando ano após ano, pelas tendências e mudanças da moda, os clássicos da Ray-Ban conseguiram sempre manter-se estilosos e atemporais em todos os contextos. Seja qual for o modelo escolhido, o acessório fará com que as combinações do dia a dia sejam marcantes e assertivas.

YFARER WA

AVIADOR

O caimento dessa peça funciona para todos os tipos de rosto, mas fica especialmente harmônico em redondos e ovais, por conta do contraste com as formas retas da armação. Para combiná-lo com o look do dia: aposte em peças básicas e composições rockers.

Ícone de estilo e personalidade, são óculos ideais para rostos ovais e quadrados, principalmente em termos de conforto e desempenho. Para combiná-lo com o look do dia: monte produções com visual urbano e fashionista.

UBMASTER L C

ROUND

Entre os modelos mais famosos da marca, esses óculos aparecem em duas versões principais: em tamanho menor, remetendo ao visual setentista, ou oversized entregando um toque de modernidade e elegância. Para combiná-lo com o look do dia: monte produções alinhadas, neutras, que contrastem com o visual desse modelo.

Comp

Inspirados na moda dos anos 50, esse modelo tem um design elegante e vintage. Pertencem à categoria browline glasses, o que significa que a parte superior da armação segue o formato das sobrancelhas. Para combiná-lo com o look do dia: suas linhas delicadas de metal colaboram com um visual moderno, possibilitando uma proposta entre o tradicional e o urbano.

online re

CONHEÇA A LOJA FRANQUEADA MAIS PRÓXIMA Caxias do Sul | Bento Gonçalves | Farroupilha | Garibaldi | Carlos Barbosa /viziaoptica.com.br

vida

/viziaoptica

vizia_optica

SAC: (54) 3452.5933

Jornal Design 3


vida

Crescimento dos cosméticos naturais é uma Quanto vale o meio ambiente? Consumidores do segmento de cosméticos estão abertos a levantar a bandeira dos produtos orgânicos, dando oportunidade para grandes e pequenas marcas que apostam nesses diferenciais. Causar menos impacto no meio ambiente e recorrer ao natural, para além da beleza, é um reflexo da mudança de comportamento do consumidor. As informações estão disponíveis para todos os meios, e com isso o cliente passa a cobrar das marcas que consomem atitudes que sejam compatíveis com o meio ambiente e promovam saúde. A sustentabilidade precisa estar presente na

confecção da embalagem, mas principalmente no processo de produção. Em Bento Gonçalves o interesse por cosméticos naturais é crescente, as pessoas estão buscando, cada vez mais produtos sustentáveis e inócuos, algumas marcas já aderiram a causa e estão produzindo opções de produtos orgânicos e demonstrando preocupação tanto com a segurança destes ingredientes, quanto com a forma de obtenção dos produtos e seus registros – como possuir uma cadeia produtiva sustentável e não realizar testes em animais, além de embalagens que não poluam o ambiente. Pequenos hábitos, grandes mudanças

A Aromas e Poções é um exemplo real da busca por cosméticos naturais, a marca tem o propósito de fornecer produtos seguros e sustentáveis as pessoas e ao planeta. “Há muitos anos já eliminamos totalmente os parabenos (conservantes com possível ação de disrupção endócrina) nos nossos produtos tópicos. Nos últimos três anos optamos por retirar completamente corantes e fragrâncias sintéticas das nossas formulações. Inclusive as cápsulas utilizadas na produção de medicamentos e suplementos são incolores ou a base de corantes naturais, como clorofila e espirulina, sendo 100% livres dos sintéticos. Utilizamos preferencialmente óleos essenciais para compor o perfume das formulações”, explica Ana Koff, sócia e diretora farmacêutica do espaço. Um produto que tem ganhado destaque na busca por uma vida mais natural, são os desodorantes. “Os desodorantes e antitranspirantes tradicionais contam com substâncias químicas como por exemplo, o triclosan para disfarçar o odor, que inibe temporariamente o crescimento de bactérias na pele. E complexos de alumínio na sua composição, que agem inibindo a transpiração”, conta. O triclosan não é um ativo seguro para uso prolongado, por demonstrar indícios de disrupção endócrina e contaminação ambiental. O alumínio é comprovadamente tóxico ao organismo, podendo causar diversas doenças, explica a farmacêutica. “Estudos recentes têm debatido a absorção deste elemento pela pele, uma vez que têm sido demonstrado seu acúmulo na área de mamas, próximo ao local de sua aplicação. Os desodorantes

4 Jornal Design

naturais não utilizam estas substâncias. Ao invés disto, utilizam ingredientes naturais com ação antisséptica, como sais inorgânicos e óleos essenciais”, esclarece. As formulações magistrais da Aromas e Poções apresentam a vantagem de customização dos produtos conforme a necessidade de cada paciente, podendo atender a demanda por componentes mais naturais. Importante ressaltar que todo produto manipulado deve ser prescrito por profissional habilitado. Em 2019 a Aromas e Poções lançou uma linha vegana e cruelty free, chamada “Aromas Green”, com produtos cosméticos para hidratação e banho. Recentemente esta linha ganhou um desodorante livre de alumínio e triclosan. Além disso, a marca também criou uma campanha para estimular o retorno das embalagens plásticas dispensadas, devolvendo 1 real para cada embalagem adquirida pelo cliente.

Hábitos simples do nosso dia a dia fazem toda diferença no nosso autocuidado e para nossa saúde, o despertar de um mundo mais natural e humanizado está chegando para conquistar e encantar os seres humanos, de uma forma muito ampla e prática. Para a massoterapeuta, Valéria de Melo, o compreendimento sobre os breves costumes e práticas de nossos ancestrais através das plantas, toda alquimia e sinergia que podemos adquirir sendo fornecida através da nossa terra está sendo mais entendido pelas pessoas. “Estamos nos desconectando de um mundo de cosméticos sintéticos, químicos, tóxicos e poluentes, que não são compatíveis com nossos organismos e extremamente prejudiciais a nosso ecossistema, e nos conectando fortemente em um mundo natural, orgânico, saudável e respeitando todos os seres”, relata. No espaço Valéria De Melo Estética e Bem Estar através do Instituto Suellen Campanhola, houve um despertar profundo sobre autoamor, terapias humanizadas e sobre sustentabilidade. “Todos os pacientes já fazem uso de aromaterapia que é a arte da ciência em promover saúde e bem-estar do corpo, mente e emoções, através do uso terapêutico de aroma natural das plantas por meio dos óleos essenciais, também agregamos cuidados faciais com produtos 100% naturais, orgânicos, não testado em animais, ampliando o conhecimento em alquimias naturais e consultoria skincare de alta performace. Em breve estaremos com atendimento Botaniskin todos os cursos sendo realizados no Instituto Suellen Campanhola que é onde prezamos os cuidados naturais”, conta a profissional.

vida


tendência irreversível A cura do olhar pra dentro, com Florais de Bach Aromaterapia: o bem-estar no dia a dia Os óleos essenciais doTerra apresentam benefícios que vão além do seu aroma agradável. São substâncias concentradas extraídas de diversas partes das plantas (sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes), ricas em compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural que melhoram o bem-estar. Mas não é só isso, eles apresentam efeitos que amenizam sintomas de doenças, desconfortos do corpo e ajudam no equilíbrio emocional. A Hot Yoga Sri Yantra aderiu os óleos em suas aulas e relatam que os efeitos são incríveis, tanto físico como emocional, apoiando o funcionamento do organismo e mantendo-o forte. “Estamos vivendo o momento do bem-estar. As pessoas estão buscando por um estilo de vida melhor, com diminuição de tóxicos, alimentação saudável e autoconhecimento”, explica a instrutora Lu Benites.

PR

TO VEGA DU

O N

O

floral é conforme o comportamento em consulta com o terapeuta, sempre com orientação profissional. Eles trabalham em camadas, c o m o se fosse uma cebola mesmo, e raramente o primeiro floral irá acompanhar o paciente ao longo do tratamento, por que a pessoa vai mudando as camadas comportamentais. “Vejo eles como um carro-chefe da psicoterapia reencarnacionista. Eles são indicados para todas as idades, ele é capaz de curar processos dessa encarnação e encarnações passadas, por isso conseguimos tratar carmas ancestrais que a pessoa carrega. E podemos ver as mudanças, em que ele ajuda o ser a se olhar, a se perceber e mudar condutas, buscando se conhecer ao olhar pra dentro”, conta Raiane.

Fotos Divulgação

As terapias com florais foram criadas na década de 1920 pelo médico inglês Edward Bach. Esses métodos de terapias naturais surgiram como uma alternativa para pessoas que desejam buscar o bem-estar e olhar pra dentro de si, através das energias da natureza. Com isso os Florais de Bach equilibram as emoções com a essência das flores. A psicoterapeuta Raiane Fraga faz usos dos Florais de Bach no seu consultório, com o princípio de promover o fortalecimento do ser humano através do contato mais próximo com interior de cada ser. “Os florais de Bach são comportamentais, diferentes de outros que trabalham ansiedade, tristeza e emoções em âmbitos gerais, Bach estudou as plantas em comportamentos. Com o floral trabalhando encima do comportamento humano é que teremos uma cura emocional daquela pessoa”, explica. A escolha dos componentes do

SEM ALUMÍNIO

99979.0017

www.aromasepocoes.com.br

vida

Jornal Design 5


Foto Divulgação

Vida - Vida e alimentação equilibradas

Óleo de coco e suas 1001 utilidades O óleo de coco é uma gordura obtida a partir do coco seco ou do coco fresco, sendo denominado óleo de coco refinado ou extravirgem, respectivamente. O óleo de coco extravirgem é o que mais traz benefícios para a saúde, já que não passa por processos de refinamento e não perde nutrientes nem é submetido a altas temperaturas. O óleo de coco natural é muito saudável e com certeza você já ouviu falar de algum dos seus benefícios como: fortalecimento do sistema imunológico, aumento da saciedade, controle de diabetes, melhora do intestino, reduz colesterol, auxilia no emagrecimento e por aí vai... Mas ele é mais versátil do que você possa imaginar, além da alimentação, também pode ser usado na estética como hidratante e efeito antienvelhecimento da pele e dos cabelos.

Para hidratar o cabelo Agora vocês irão saber o meu segredo de hidratação e brilho dos meus cabelos hehe. Simmmm é o único tratamento que faço nos cabelos e em casa mesmo. Basta aplicar o óleo direto no cabelo menos na raiz, enrolar com uma toalha aquecida ou touca térmica e deixar agir por algumas horas ou uma noite. Após isso, basta lavar normalmente. Se quiser adicionar uma essência para dar um cheirinho pode também! Agora se você quer elaborar uma máscara caseira com mais ingredientes além do óleo, também super funciona. Eu sugiro a combinação de banana, abacate e óleo de coco, irá hidratar e nutrir os cabelos secos, sem vida e quebradiços. Essa máscara deve ser aplicada sobre o cabelo acabado de lavar e seco com uma toalha, deixando atuar entre 20 e 25 minutos, sendo depois recomendado lavar novamente o cabelo com shampoo para remover bem todos os resíduos. Além disso, para potenciar o efeito da máscara pode-se optar por usar uma touca térmica ou uma toalha molhada aquecida, pois ajuda a aumentar o seu efeito hidratante.

Para hidratar a pele

Fernanda Godoy Farto

Devido as propriedades nutritivas e antioxidantes do óleo de coco, ele é um ótimo aliado da pele e, por isso, ele pode ser aplicado no rosto sem medo (é natural pode se jogar!), com o auxílio de um algodão, passando uma maior quantidade na região dos olhos e deixando atuar durante toda a noite. Também uso como protetor labial, agora no inverno o estado físico do óleo se altera se apresentando no estado sólido, então basta colocar em um potinho bonitinho. (também uso à noite)

fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

6 Jornal Design

Sabia que você pode preparar o seu óleo em casa? Vou te dar a minha receita, testa e depois me conta, ok? Ingredientes 3 copos de água de coco; 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedacinhos. Modo de preparo O primeiro passo para fazer o óleo de coco, é bater todos os ingredientes no liquidificador ou no mixer e em seguida coar com auxílio de um pano limpo e colocar o líquido em uma garrafa pet, que deve permanecer em um ambiente escuro por 48 horas. Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz, por mais 6 horas. Após as 6 horas, é preciso colocar a garrafa em pé na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa. O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

dica de mãe E como tenho uma pré-adolescente em casa, usamos como medida de prevenção do aparecimento das estrias, já que contribui para que a pele se mantenha mais elástica nessa fase que crescem 1 metro por mês hehe. Além disso, esse óleo também pode ser usado como removedor de maquiagem, removendo inclusive a máscara à prova de água.


Apesar das dificuldades casais se reinventam por Rosalene O. Geremia | Mestre em Educação Física

Magda Peron é nossa cliente de longos anos, já praticou várias modalidades e hoje faz corridas na esteira e pilates, que são as modalidades que mais lhe agradam. Durante a pandemia conseguiu trazer o esposo Silvano pra praticar pilates. Hoje mais do que nunca, Magda diz ter escolhido o lugar e a modalidade certa pra ela e para o marido. “Eu e Silvano nos sentimos muito bem na academia. Profissionais qualificados, amigos e preocupados com nossa saúde física e mental.

Mas este é o meu sentimento. Por isso sou fiel academia por tantos anos e feliz que consegui levar meu marido praticar Pilates.”

“Nossa rotina não modificou com a pandemia, o que modificou foi a experiência de termos passado pelo Covid e a forma que isso contribuiu para nos unirmos ainda mais, fez com que começássemos a dar mais importância aos pequenos gestos, um abraço, um beijo, estar sempre junto. Já fazíamos academia juntos, mas para superarmos as sequelas do vírus começamos a ter aula de personal juntos, onde a motivação, a parceria e a cumplicidade está ainda mais presente, até mesmo na hora do exercício físico. Unimos o útil ao agradável e deu muito certo, somos um casal unido na dor, no amor e também na academia. Que nunca nos falte amor, tolerância, paciência, compreensão. Que o dia dos namorados seja todos os dias ao acordarmos com saúde e alguém para dividir nossas alegrias e angústias. Que façamos a cada dia um novo dia.”

Outro casal cliente de muitos anos é Jonas Martins e Rosali Tartaro. Um casal que até pouco tempo trabalhavam e malhavam juntos. Hoje tiveram mudanças de planos, mas não abrem mão de irem juntos para a academia. “Manter uma alimentação equilibrada aliada a prática de exercícios físicos é fundamental para melhorar nossa imunidade. Agora mais do que nunca e seguindo com todos os cuidados exigidos, saia da zona de conforto e junte-se a nós.”

vida

A Bonna Vitta academia fica localizada na rua Olavo Bilac e também tira dúvidas pelo 54 99657.3887

Jornal Design 7

Fotos Arquivo Pessoal

Estamos passando por uma época onde a todo momento estamos sendo testados. A cada dia estamos mais sensíveis e os nervos à flor da pele. Fomos aprisionados da nossa maior riqueza, nossa liberdade. De um dia para o outro passamos a ter que cuidar de nossos filhos, pois as escolas foram fechadas, as empresas passaram a ter seus colaboradores em home office, e a vida da família tomou rumos que até então estavam sob controle, em algo que por mais que tentássemos imaginar nunca teria passado na cabeça do povo. E os casais, ah e os casais... Tivemos rompimentos, nascimentos, reencontros e desencontros, superações, mas os que se mantem tentam de várias formas se superar a cada dia. E a pergunta que não quer calar: se já estava difícil manter bons relacionamentos numa vida corrida e considerada “normal”, como os casais se mantém unidos e enfrentam tudo isso no seu dia a dia? Convidamos casais, que são clientes da Bonna Vitta, para contar um pouco sobre suas rotinas e como tiram tempo para praticar atividade física, juntos.

Antonio e Vanda Dal’oglio casal que busca motivação um no outro para se exercitar.


Vida - Despertar da Consciência

Vamos fazer vapor?

Raiane Paula Fraga

8 Jornal Design

vida desejando desbravar o mundo, horas somos amor e amamos e desejamos sermos amadas, hora somos o desespero e o Inferno de Dante é uma simples sauna perto do que emanamos, hora somos a morte e definhamos a procura incessante do renascer... e hora somos vida outra vez. Uma gangorra de emoções que quando não compreendidas são julgadas, maltratas e rejeitadas por nós mesmas. E é aqui que ele entra, nosso centro de poder interno, nosso gerador da manifestação divina, nosso útero sagrado, que nasceu antes de nós nascermos. Ancestral, sábio, curador, inteligente e vivo. É ele quem segura as pontas, é dele que verte cura e veneno, é ele que ressoa, que balbucia e que urra atenção. Ele é nossa sacerdotisa mestra, aquela que tudo sabe e que em tudo está. É nossa estrela guia, nosso portal à forja, um fio que nos liga a quem somos de verdade. A hora do artista também está para nós como a hora da morte. O momento do desague, do permitir ir embora para poder limpar. O sangue corre, o grande útero se contorce, o momento é dele – nosso - e se você chora é porque ele chora. Se você ri, é porque ele ri. Ele canta, como as cantadoras de histórias, uma história de emoções sobre nós mesmas. Você é o seu estado de poder interno. Você é o seu próprio útero. O modo com que você escolhe se tratar é o modo com que esse centro de poder, ligado a grande mãe do universo, escolhe tratar você. Por isso aqui a importância de fazer vapor: comece escolhendo as ervas; Artemísia em honra a Artemis, cura os traumas emocionais e físicos. Lavanda vem lavando, escorrendo das tuas rochas o que impregna e pesa. Folhas de Framboesa quando o que você sente não tem medida e Alecrim para expulsar o que não quer sair. Camomila para te acalmar em dias de exaustão e Manjericão para a ressuscitação. Em seguida, coloque a chaleira cheia de água sobre o fogo e escute ela chiar. A meditação começou ainda com a escolha das ervas. Faça tudo

com amor e esteja presente nesse ato. Sussurre as tuas ancestrais enquanto acocada sobre o vapor, sussurre a elas que você as honra. Recorde rezas antigas e leve o vapor através de você, indicando o caminho da cura através da tua vulva, da tua vagina, em direção ao grande centro de poder, até que você veja, com os olhos da tua alma, e sinta enquanto teu útero é acolhido por braços que seriam os teus naquele momento se possível, ninado em uma corrente de calor que lembra a ele mesmo, que lembra a você mesma, que você escolhe a cura, você escolhe se curar, e você se escolhe. A vaporização uterina é antes de qualquer coisa um ato de fé no feminino. Um ato de fé em que, enquanto mulher, existe algo por mim. É um ato de escolha, de auto escolha, retraduzindo toda uma ancestralidade emudecida por um mundo que já muito nos temeu. É um grito do interno para externo, uma proclamação de mim para mim mesma de que EU SOU PODER, EU SOU PODER, EU SOU PODER... E EU SOU O QUE EU SOU! Gerada por mim mesma, um portal ao cosmos, com responsabilidades em honraria ao feminino que eu sou e tudo é em mim. E pronto. Está aí... a forja começou a recriar e renascer dentro de si mesma outra vez. Vale lembrar que esse portal de energia que se retraduz em um órgão em um campo físico nem sempre terá um órgão, o que significa que mulheres sem úteros físicos continuam sendo habitadas por um centro de poder tão poderoso quanto, o que significa que esse útero precisa, talvez até mais que os de mais, ser acolhido com amor. Mulheres, escolham-se e gerem todo o potencial de ser quem são. Vocês ainda não fazem ideia da proporção do tamanho do que vieram alcançar e do que lhes foi entregue como responsabilidade aqui na Terra. Honrem! Com amor a todo centro de poder feminino do universo. Namastê.

vida

Imagem Divulgação

Receita de vovó, cura matriarcal, ritual ancestral, reconexão e adoração ao estado de ser feminino. Alô cavalaria das curandeiras, a vaporização uterina voltou! Gosto de imaginar que nós mulheres nascemos, antes de qualquer coisa, do nosso próprio útero. Forjadas pelo útero da grande mãe, ascendemos apenas no momento em que, ainda presentes no portal do universo, parimos a nós mesmas. É só então, com nosso centro de poder ressoando sua atividade em tudo que somos antes de ser, é que nos tornamos um compilado de vida feminina. Nós nascemos de nós mesmas. Nosso útero, hoje em vida como um órgão físico, tão portal de criação como o próprio portal da mãe do universo, é e sempre será, antes de qualquer ideologia científica, nosso próprio gerador de manifestação divina. Através dele somos o que somos, e é através dele que voltamos a ser o que por vezes esquecemos o que não deveríamos esquecer: que somos a manifestação das emoções do mundo espiritual em plena vida terrena. E em resumo a tudo isso, nossa reconexão com nosso estado ser feminino não é nada mais que nossa própria e valente responsabilidade. Você aceitou, quando aceitou o feminino em expressão, ainda na forja da mãe, a batalha que seria não permitir o definhar dessa energia. Okay, mas o que isso tem a ver com a vaporização uterina que você citou no início desse texto, Raiane? Eu digo, repito, proclamo e canto se necessário: TUDO! Cíclicas que somos e condicionadas ao lado emocional desta maçã, nós sentimos... e nós sentimos TANTAS coisas, em ápices tão dramáticos e artísticos quanto o próprio momento em que o universo resolveu virar artista e raiane.paulafraga@gmail.com gerar o Big Bang. @raianep_fraga Horas somos Terapeuta


Clínica Magrass: tratamento e rotina saudável para casais

O casal, Camile Taffarel, de 38 anos, e Márcio André Cella, de 52, são o exemplo disso, marcam suas consultas no mesmo horário e cumprem as orientações do tratamento da Magrass com a parceria um do outro. “Nos aliamos para fazer o tratamento e obtermos melhores resultados, além de irmos juntos a clínica. Assim, um motiva o outro a cuidar da saúde”, relata Cella. Eles, que conheceram a clínica através das redes sociais, aproveitaram as vantagens do Prime Gourmet e deram o start nos procedimentos Anidro, Endermologia e Termolipo, que auxiliam na diminuição de peso e tratam flacidez e celulite. Eles contam que estão satisfeitos com os resultados. “É motivador, pois cuidamos da alimentação e dos exercícios juntos, assim não tem como ter recaídas ou desistir, pois um sempre puxa o outro”, explica Camile. Ao começar a atingir as metas, de peso e medidas, o casal conta que isso refletiu também na saúde e na autoestima, sendo muito mais benéfico para eles.

Foto Jornal Design

O amor é parceria, cuidado e dedicação na jornada da vida. Na hora de cuidar da saúde não é diferente, casais que organizam a alimentação saudável com tratamentos que promovam bem-estar e saúde, tendem a ter mais facilidade ao cumprir as metas. Na Clínica Magrass, eles podem alinhar os tratamentos para serem vivenciados juntos, pensando na rotina diária de cada família.

Transforme sua vida! A Magrass atua com diversos tratamentos em estilo de vida saudável. Os protocolos contam com emagrecimento, gordura localizada, flacidez tanto da pele como muscular, focados em dermocosméticos especiais e nutrição. Além dos protocolos em tratamentos longos, a clínica também oferece serviços avulsos, bem como diversos alimentos com marca própria para facilitar a rotina dos clientes. Conheça mais sobre a clínica no aplicativo Magrass Club, baixando gratuitamente no celular e tendo acesso a e-books de Nutrição e Estética e dicas de vida saudável. É muito mais fácil manter o estilo de vida saudável quando as atitudes são de ambas as partes, em um relacionamento, explica a nutricionista Sinara Troian. “É muito bom compartilhar as atividades cotidianas com quem a gente gosta. A Camile e o Márcio são clientes especiais pra nós, além de serem nossos amigos. Estamos muito realizados com as conquistas que já alcançaram”, conta a profissional.

“Todo relacionamento precisa de amor recíproco, nada melhor que cuidar um do outro, incentivando a zelar pela saúde e autoestima.” Márcio André Cella

Escolha um dia de cuidados especiais para o seu amor relaxar e se renovar.

Massagem relaxante Rejuvenescimento facial Redução de inchaço e medidas Cesta de produtos saudáveis Ou todos estes juntos.

Cupido Magrass

Vem para a Magrass que te ajudamos a encontrar o presente ideal para o mozão.

54 9 9922-6512 vida

magrass.bentogoncalves

Rua Treze de Maio, 675, Sala 101 - Bento Gonçalves/RS Jornal Design 9


Psicoterapia Reencarnacionista, um novo olhar ao SER processos kármicos também ficam evidentes com essa ferramenta, inclinando o indivíduo a perceber os caminhos que deverão ser evitados e os que o levarão a clara evolução. É uma ferramenta linda e abençoada. Quando a pessoa se percebe e opta por fazer movimentos diferentes, em pouco tempo é possível ver com clareza a dimensão de beleza desse trabalho. O ser se transforma de formas incríveis. Amo assistir o desabrochar de cada um para uma nova vida”, emociona-se a terapeuta. Neste tratamento é necessário a expansão do inconsciente para poder acessar vidas passadas. “Na regressão entendermos e liberamos sentimentos e sensações impregnadas ao momento atual e desta forma é possível iniciar uma caminhada diferente em direção ao ser. Deixando para trás o papel de vítimas e entendendo que somos totalmente responsáveis por todas as escolhas e ações das nossas vidas”, conta Raiane. As origens do próprio espelho A Psicoterapia Reencarnaciosnita é uma moderna escola fundada pelo médico Dr. Mauro Kwitko, que agrega a psicoterapia a um novo/antigo olhar espiritual e reencarnatório, visando ajudar a todos os seres humanos a mudar a visão que nossa persona (ego) tem da infância e da vida. Uma visão baseada no SER e no propósito por trás de todas as armadilhas e gatilhos que se apresentam de formas particulares, emergindo através de emoções e comportamentos até então inconscientes e incompreendidas por aqueles que não se percebem. “Espelho pra dentro! - Repito muito isso em consulta. Espelho pra dentro, e PARA QUÊ isso está acontecendo comigo, e não o POR QUÊ cansado que sempre utilizamos. Devemos trocar nosso olhar de vítima para um olhar de compreensão e crescimento”, afirma Raiane. É importante frisar que a ferramenta de Regressão de Vidas Passadas utilizada pela ABPR, pela qual Raiane é formada, tem fundamentos completamente espirituais. O terapeuta é treinado a conectar os véus do tempo em apoio com a equipe espiritual, mas é o espírito da própria pessoa que reviverá a existência questionada. “Por não se tratar de hipnose, a pessoa regredida lembrará de tudo após o termino da investigação, por isso é tão

Foto Divulgação

Como curar algo que você não sente? É assim que pode-se tentar desvendar a psicoterapia reencarnacionista, conhecida como a terapia da reforma íntima. O tratamento inicia pelo básico e se a pessoa tem vontade, persistência e um verdadeiro desejo de evoluir, gradativamente, passa para níveis mais avançados. A Psicoterapia Reencarnacionista auxilia no processo evolutivo do ser, por garantir um olhar atento para todos os ângulos que o paciente apresenta no campo sistêmico e comportamental. A primeira fase consiste em compreender que todo ser humano é feito de muitas camadas e que diante das armadilhas e gatilhos da vida existe a chance, quase que diariamente, de perceber as camadas e lapidá-las, explica a Psicoterapeuta Reencarnacionista Raiane Paula Fraga, que atua desde 2018 com consultório no centro de Bento Gonçalves. O terapeuta identifica os padrões e ajuda o paciente a percebê-los, para que possa modifica-los ao longo do processo de cura. A investigação da personalidade congênita é o ponto de partida no tratamento, esses padrões são movimentos, tanto emocionais quanto comportamentais, que a pessoa sempre apresenta diante dos acontecimentos da vida, e que quando levadas a ferramenta de Investigação de Vidas Passadas – regressões - se torna possível perceber as mesmas personalidades presentes em outras existências, acompanhando o ser através dos véus do tempo. A investigação dessas vidas é extremamente relevante na liberação dos traumas, sentimentos impregnados como raiva, mágoa, tristeza, ansiedade e fobias, entre outros. Nessa linha de entendimento, a autorresponsabilidade e direcionar o espelho da vida para o seu próprio interior é um dos caminhos de desenvolvimento mais bonitos que o ser humano possa conquistar. “Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o modo com que enxergamos o mundo. É necessário parar de culpar a tudo e a todos pelo que sentimos e vivemos e encontrar nossa responsabilidade diante disso. É uma aventura de corajosos o caminhar para dentro, mas não deixa de ser uma aventura de lindas paisagens. Viver com o que você reconhece em você é a coisa mais linda desse mundo”, completa Raiane. A verdadeira virada de chave da Psicoterapia Reencarnacionista é a própria terapia em si, que envolve toda a escala de auto-observação e autoconhecimento, ajudando as pessoas através de seus manifestos pessoais. “A compressão dos

“Se até Cristo precisou ir para o deserto para se redescobrir e reencontrar sua missão, quem somos nós para acreditar que o mundo é culpado por sermos como somos? Mais do que nossa responsabilidade nos curar de nós mesmos, está a beleza que encontramos em nosso interno. Somos uma história a ser contada, mas primeiro é preciso saber qual a história que estamos contando. Você sabe a sua verdadeira história?” – Raiane Paula Fraga importante a terapia antes e depois da regressão”, explica. Outro ponto importante é o momento certo para o paciente estar pronto para entrar ao mundo das Investigações do Inconsciente, somente o terapeuta poderá definir isso, devido a importância da ferramenta e do quanto ela pode ajudar, ou mesmo prejudicar o paciente que não estiver pronto para rever o passado. “Amor, compaixão e misericórdia! É isso o que grandes mestres nos ensinam de tempo em tempo com suas passagens pela Terra. Levar uma alma a reviver o passado é de extrema responsabilidade ao terapeuta que deve ter certeza do momento certo. Olhar para o passado nada tem a ver com justificar os sentimentos e comportamentos errôneos, e sim encontrar uma forma de muda-los!”, salienta Raiane. A ferramenta de Investigação do Inconsciente pode ser aplicada em toda a pessoa que estiver em tratamento, mas visando que, pacientes em escalas extremamente depressivas, pessoas com problemas cardíacos ou mesmo deficiências, crianças, adolescentes e gestantes, passarão pela técnica aplicada em uma ponte, que nada mais é que um terapeuta formado na área atuante recebendo através dele a vivencia questionada pelo paciente.” Sobre Raiane “Psicoterapeuta de profissão, espiritualista de coração e revolucionária de nascença! Sou formada pela Associação Brasileira de Psicoterapia Reencarnacionista (ABPR). Ser terapeuta espiritualista é apenas um braço de todos os braços que tenho diante desse mundo. É levar luz e consciência as pessoas sobre elas mesmas e faze-las se reconhecerem na luz e nas trevas que negamos. Sinto essa necessidade gigante de acordar as pessoas que vivem nesse movimento automático, e mecânico, e apático do dia a dia, passando pela vida sem percebê-la.

O melhor para você! NOVO TOMÓGRAFO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL • mais conforto e facilidade de posicionamento • redução da dose de radiação • visão mais detalhista da anatomia humana HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Seg a Sex – 7h às 22h Sáb – 7h às 11h e 14h às 18h 10 Jornal Design

RESPONSÁVEL TÉCNICO: Dr. Adriano Boz | CRM 29409

vida


Divina Terra: promova saúde com uma alimentação imunonutritiva Com a chegada das estações mais frias, é importante reforçar o sistema imunológico e a imunidade. E potencializar as defesas naturais do corpo com alimentação saudável é um fator determinante. A Divina Terra convidou a nutricionista Kelly Todescatto para indicar produtos oferecidos na loja, que auxiliam no fortalecimento do organismo. A deficiência de nutrientes pode impactar negativamente no sistema imunológico, principalmente na

falta de vitaminas como A, D, E e zinco prejudicando a resposta imune do corpo. “Diversos outros minerais, vitaminas, fibras e compostos bioativos são muito importantes para o funcionamento do organismo. Entretanto, não adianta ingerir o nutriente se o organismo não está assimilando apropriadamente, por isso levar em consideração como anda a sua digestão e absorção de nutrientes é importantíssimo”, explica Kelly.

Para manter uma rotina com alimentação imunonutritiva, a nutricionista aponta alguns alimentos que podem ajudar na hora de fazer as compras: Ingerir fontes de fibras probióticas como cerais integrais, um exemplo a aveia, fonte de beta glucanas, fibras importantíssimas na redução do risco de doenças e com papel imunomodulador.

Fontes de ômega 3 como óleo de peixe ou precursores como chia e linhaça. O ômega 3 é importante para inibir muitos aspectos relacionados a inflamação que, quando crônica, podem prejudicar a saúde.

O intestino e a microbiota desempenham um papel de grande importância na manutenção da imunidade local e sistêmica. A saúde intestinal está completamente dependente dos microorganismos intestinais. A utilização de fontes de probióticos como a kombucha, o kefir, o chucrute, abragem a manutenção da saúde, passando pela prevenção de doenças, fortalencendo a imunidade e trazendo desfechos mais favoráveis para doenças crônicas.

Minerais como o zinco presente em ostras, carnes vermelhas, ovos e sementes. Ele é um mineral importantes para o sistema imunológico devido ao seu potencial antioxidante e imunomodulador.

Nutricionista Kelly Todescatto

imunidade. Ela está presente principalmente em frutas cítricas frescas. As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos, e estão envolvidas em processos metabólicos, sendo a b6, b9 e b12 importantes para a modulação do sistema imunológico. Quando falamos em nutrir corpo e mente, não podemos deixar de pensar em como a cada dia estamos mais afastados dos ritmos da natureza. Cultivar hábitos que diminuem o sistema imune como trabalhar até exaustão, comer alimentos industrializados e pouco nutritivos, se expor a excesso de estímulos, medo, raiva, preocupação, impaciência. Levam a perca de saúde. A verdadeira prevenção está em uma nutrição completa do corpo e mente, ter uma alimentação nutritiva, cultivar virtudes na mente com músicas, séries, filmes, livros inspiradores, ajudar o próximo, meditar, descansar, cultivar uma boa rotina de sono, praticar atividade física que te de prazer e lembrar que o principal objetivo da sua vida e o de todos é ser feliz.

Vitaminas lipossolúveis como A, D e E, podem ter efeitos imunoestimuladores também importantes para a proteção da saúde. Encontramos vitamina A em alimentos como fígado, leite, ovo e goiaba. Vitamina E em óleo de gergelim, girassol, cártamo, azeite e abacate. E fontes de vit D alimentares são o óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão e em pequenas quantidades em leite e ovos. Fotos Divulgação

Vitaminas hidrossolúveis como vit C e complexo B. A vitamina C tem importante papel na mucosa intestinal e também melhora do estresse oxidativo, sendo importante para o reparo e manutenção da

vida

Rua Barão do Rio Branco, 440 | Centro | BG 54 99104.8355 | 3075.1532 @divinaterra_bento

Jornal Design 11


Cada criança tem seu tempo! Mito ou verdade? A criança está demorando para falar? Demorando para caminhar? Demorando para se alfabetizar. Geralmente ouvimos: ah, cada criança tem seu tempo! Quem nunca ouviu essa frase? Essa ideia errônea, além de ser um grande mito, poderá prejudicar o desenvolvimento da criança.

Foto Divulgação

O que norteia o desenvolvimento infantil são os marcos nas áreas psicomotora, linguagem, afetiva e aprendizagem. Um marco é um referencial neurobiológico que tem influência do ambiente e das experiências vivenciadas pela criança. Existe uma idade esperada para o aparecimento das diferentes habilidades, porém os marcos não são rígidos e possuem uma certa flexibilidade o que chamamos de “janela de desenvolvimento”. Um exemplo de marco do desenvolvimento é o início do caminhar que ocorre em torno dos doze meses, porém há uma tolerância até um ano e meio. Quando ocorre um descompasso entre o que seria esperado e o que a criança efetivamente consegue realizar é chamado atraso do desenvolvimento e pode estar associado a diversos fatores como questões ambientais (falta ou pobreza de estímulos), mas também pode sinalizar alguma intercorrência ou transtorno do desenvolvimento.

Fotos Emerson Ribeiro

A identificação precoce das dificuldades e o início de uma intervenção em tempo é a chave para que essa “falha” ou “dificuldade” possa ser superada ou minimizada, pois no bebê ou criança pequena nem tudo está decidido. É importante destacar que o cérebro apresenta uma capacidade denominada plasticidade neural, ou seja, ele se modifica (molda) a partir das experiências vividas onde as relações afetivas e o brincar ocupam papel primordial.

Foto Arquivo Pessoal

Por isso, quando os pais têm alguma dúvida em relação ao desenvolvimento do seu filho é importante procurar o pediatra e outros profissionais especializados para avaliação e possível intervenção.

12 Jornal Design

Terapeuta Ocupacional Yasmine Sfredo Rizzardo Fisioterapeuta Juliana Saccol Martins Fonoaudióloga Érica Cimadon

vida


casa

Jornal Design 13


casa

Cabana Verdi: casal materializa espaço de conexão com a natureza Um espaço em meio à natureza, um refúgio perfeito para descansar

Foto André Cau

Sobre eles

Imagine relaxar no deck com uma taça de vinho ao som da viola? Ficar ao lado da fogueira em um dia de frio intenso, típico da Serra Gaúcha, enquanto aprecia a vista deslumbrante do lago ou ainda poder trabalhar em plena pandemia em meio a um cenário bucólico. Privacidade e conforto em um encontro íntimo com a vegetação é o que o lugar, localizado no interior de Flores da Cunha, oferece. Estamos falando da materialização da Cabana Verdi, idealizada pelo casal André Lima e Larissa Verdi. O projeto recebeu este nome em homenagem à família dela, que há gerações vive na localidade. “O projeto foi todo pensado pelo André, desde o desenho inicial até a escolha do estilo e móveis. Muitos detalhes foram coletados de referências que acompanhamos e já vínhamos pesquisando”, relata Larissa. A ideia inicial era justamente um lugar de paz, no meio do mato. A Cabana, de 36 metros quadrados, em estilo escandinavo, com poucas cores e informações para ampliar ainda mais a sensação de descanso, é dividida entre sala e cozinha integrados, banheiro e dois quartos. O espaço interno pequeno é compensado por um deck que tem a mesma metragem do interior, onde o casal gosta de ler, conversar e dividir jantares com amigos e familiares. “A Cabana surgiu do desejo de termos um espaço na natureza, vontade essa

14 Jornal Design

que foi muito impulsionada pela pandemia”, conta André. Com gosto refinado por arquitetura e decoração, aliados à criatividade de um publicitário, Larissa conta que o noivo é um apaixonado por projetos, reformas e construções e que pensou em cada detalhe. “O André realizou um sonho antigo de projetar um espaço literalmente do zero, e poder estar na cabana é uma satisfação imensa. Nos desconecta um pouco do mundo agitado do dia a dia e nos faz ter uma outra dinâmica, é como se saíssemos de férias aos finais de semana”, explica. Com decoração minimalista, a Cabana Verdi possui uma paleta em branco e cinza, para garantir leveza na parte interna. A sala conta com uma obra do artista caxiense, e amigo do casal, Marvin Campos, feita especialmente para o local. Elementos naturais como madeira fazem a combinação perfeita com a conexão que o lugar proporciona.

O acaso uniu a gaúcha e assessora de comunicação gastronômica com o paulista publicitário. Hoje, o casal vive junto em Bento Gonçalves mas encontrou na cabana a reconexão com a natureza e com eles mesmos - o que tem funcionado muito bem! “Apesar de termos histórias de vida diferentes, curiosamente ambos tivemos uma infância no interior em contato com a natureza e com muita tranquilidade. O nosso trabalho acaba nos trazendo rotinas agitadas, com presença constante de telas e conexões, e estar na cabana tem sido um resgate da nossa essência. Costumamos dizer que ela é um pedaço de tudo, em meio ao nada”, relata o casal.

Para saber mais: Inspirados pelas referências que os motivaram a realizar o projeto, o casal criou uma conta no Instagram onde compartilham fotos e a rotina do espaço. Confira acessando em @cabanaverdi.

Gran finale: o desafio da construção e transporte A construção foi realizada por Júnior Poletti, da Poletti Serviços em parceria com o SJ Ferro e Aço. Os móveis foram desenhados pelo próprio André e produzidos pela Bravo Ambientes, de Caxias do Sul, em um conceito escandinavo, All White. As aberturas grandes promovem o contato com a natureza na parte interna da cabana, já na parte externa, o material escolhido foi a madeira com o uso da técnica shou sugi ban, que usa um maçarico para dar o acabamento e cor desejados. O grande desafio foi o transporte da cabana, que teve o início de sua construção em Bento e foi transportada de caminhão até Flores da Cunha. “Esse dia foi de fortes emoções, pois nesse momento tudo

poderia dar errado. A chuva do dia anterior, a estrada estreita e o difícil acesso ao local foram grandes desafios. Além disso, foi necessária muita precisão para posicionar a cabana com um guindaste no espaço definido. Mas deu certo, e a obra seguiu de lá, com os acabamentos finais por mais algumas semanas”, conta André. A cabana foi pensada para ser uma estrutura móvel, e por ser uma construção modular é uma obra limpa, sem gerar resíduos. Com base em steel frame, ela tem temperatura que se ajusta bastante ao clima externo, mas devido as paredes em gesso e com revestimento adequado para o calor/frio, ela não cria umidade. casa


Casa - Vida & Ambientes Organizados

Imagens: Projeto Studio 218 - Estúdio de Arquitetura | Fotos Ezequiele Panizzi

Quando encontramos nosso parceiro ou parceira de vida, a primeira etapa sempre é o conhecimento e a paixão que marcam o tempo de encanto do namoro. Aliado a certeza de estar junto e prolongar este relacionamento, começam os sonhos e planos. Este planejamento tem várias facetas em relação ao trabalho, a família, filhos, lazer, estudos e tantos

outros, e o processo demanda tempo e diálogo. Um destes em particular requer uma energia maior: projetar seu lar. Neste momento é importante que os dois entrem em consenso nas escolhas que farão: seja o bairro onde querem morar, a tipologia construtiva ou a metragem a ser ocupada, por exemplo. É nesse ponto que o respeito pela opinião do outro deve

ser primordial para se chegar a um consenso. Atualmente, a facilidade de encontrar modelos online ou fotografar ideias e locais interessantes quando se viaja, colabora para ilustrar de forma adequada o que se idealiza para o futuro lar. No entanto, a palavra-chave é equilíbrio. Para casar as preferências de forma harmônica, o ideal é contratar um profissional arquiteto que auxilie na seleção de

cores, estilos, texturas e objetos e torne a experiência da elaboração de um lar tranquila e prazerosa, entregando, inclusive, a partir do projeto, uma prévia de como os ambientes ficarão possibilitando a discussão dos mesmos. Dentro disso, um espaço bastante significativo para os casais é o dormitório, que precisa ser projetado com funcionalidade e conforto, não esquecendo de um bom clima de paixão, como o render que ilustra essa coluna, que mescla materiais “quentes” como o amadeirado, tecido na cabeceira trazendo aconchego e jogos de iluminação para criar cenários diversos. Curtir este tempo a dois, em qualquer idade e fase de vida, deve trazer muito prazer e pouco stress. A vida pode ser mais fácil quando há diálogo, harmonia, equilíbrio e muito amor envolvido!

margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO No Bairro São Francisco

Rua Marques de Souza, 506 | Sala 02 Ao lado do Mercado Carbonera Fone 54 3055-2200

casa

Margit Arnold Fensterseifer

Projeto e Imagem desenvolvidos pelo Studio 218 - Estúdio de Arquitetura

Um projeto a dois

Jornal Design 15


Um lar que é só amor E hoje, apresentamos mais um projeto do escritório de arquitetura Patrícia Perin, um retrofit de um apartamento que é puro amor. Ainda no briefing, o casal sinalizou a importância de cores claras, detalhes madeirados, setorização de espaços e muito aconchego nas áreas de convivência.

Ao entrarmos no apartamento já nos deparamos com um hall acolhedor, com elementos sofisticados e leves.

Fotos Andressa Lotes

Para uma das paredes, o papel de parede em pedra mica dourada foi o eleito. No aparador, uma estrutura de metal no preto fosco buscando contemporaneidade, em seu tampo, pedra branca Paraná trazendo o glamour que o espaço pedia. Já a decor, chegou leve e descontraída, com a cara dessa família.

16 Jornal Design

casa


Fotos Andressa Lotes

Delimitando os espaços, o jantar foi projetado com uma mesa quadrada, comportando confortavelmente 08 pessoas, numa das paredes, um louceiro lindamente iluminado, na sua lateral, espelhos, trazendo ainda mais amplitude ao espaço.

Louceiro iluminado, na parte superior, vidro incolor com perfil em alumínio dourado, para o tampo e o espelho, novamente a pedra Paraná, da Cammino Pedras, parte inferior, gavetões com puxador cava da ESJ Móveis Sob Medida.

casa

Jornal Design 17


Fotos Andressa Lotes

Toda mobília foi trabalhada num estilo bem neutro e tons bem claros, como offs e madeirados naturais. Já para a decor, foram selecionadas peças nas tonalidades: douradas, verdes, rosas, brancos, offs e transparências, trazendo um ar romântico e bem contemporâneo para esse lindo lar. Mobília e solta e ornamentação: ORNO Home Decor

Sentada confortavelmente no seu estofado, Dona Olívia, aprovando atentamente cada detalhe.

Foto Andressa Lotes

18 Jornal Design

casa


O amor amor está no ar O mês de junho traz previsão de tempo bom para os apaixonados. A ciência comprova que estar ao lado da pessoa amada garante inúmeros benefícios, tanto para o corpo quanto para a mente. A serra gaúcha é um cenário ideal para quem quer aproveitar o dia dos namorados. O clima, as cores da estação e a gastronomia são apenas alguns dos fatores que possibilitam uma experiência prazerosa e de cumplicidade para os casais, sempre respeitando as sutilezas e preferências de cada um. Pensando na diversidade entre os pares, suas variadas formas de composição e combinações, empresas apostam cada vez mais em produtos personalizados, que atendam às exigências de ambos, principalmente quando o assunto é conforto, saúde e bem-estar. A Cia Do Sono produz colchões que podem ser configurados com lados diferentes, sob medida, feitos de acordo com o biotipo e características específicas. Perfeitos, por exemplo, para casais com estrutura corporal distinta, diferença de peso ou altura. A marca lançou recentemente dois novos modelos.

O colchão Xsleep possui espumação pura de alta durabilidade que mantém a coluna em condição ergonômica ideal. Perfilado piramidal, Infravermelho Longo, Energia Bioquântica e Magnetoterapia são tecnologias agregadas que promovem o alívio de dores e um sono reparador. O colchão Xtouch, além das tecnologias agregadas e do sistema de Ortopedia Inteligente, presentes em todos os colchões da Cia do Sono, possui um sistema exclusivo de massagem via controle por aplicativo. Ambos 100% em espumação com propriedades antialérgicas e conforto personalizável de acordo com os gostos e hábitos de sono individuais. Produtos embalados a vácuo. No mês dos namorados, dormir bem, despertar sem dores e com disposição, ao lado de quem se ama, mais que um privilégio, trata-se de uma questão de escolha e respeito pelo outro. Afinal, é na cama que repomos as nossas energias, aliviamos as tensões do dia a dia e construímos os nossos sonhos. Feliz dia dos apaixonados pela vida!

Av. Planalto 651.

São Bento, Bento Gonçalves.

(54) 3702-6018 (54) 99167-8902

casa

Jornal Design 19


AEARV

AEARV presente na Decorare Bento Além de apoiadora da Mostra, a AEARV destaca os profissionais associados que estão envolvidos neste grande evento.

Para conferir os projetos dos associados, será necessário aguardar a abertura da Decorare, mas confira um pouco do que vai acontecer por lá:

Ambientes: Lounge MPA e Home Office Sense por Arq. Ângela Petroli e Arq. Bernardo H. Gehlen Escritório: Âmbar Arquitetura

Ambiente: Escada dos A(FÉ)TOS por Arq. Cassiane Lotes

A toca do neném nada mais é que um refúgio colorido para mamãe e bebê dentro de um mundo tão cinzento. Vivemos em tempos em que sair de casa é sempre uma surpresa, estamos com medo e receosos. Na toca, a experiência é contrária. A mistura de elementos, cores e texturas abraçam. Um momento tão especial e cheio de vida quanto a maternidade merece um canto de paz e aconchego. No ambiente, mamãe e bebê são acolhidos em meio aos vales da cidade, representados pelos rodapés altos e curvos. As cores foram escolhidas a fim de desmistificar o que é certo ou errado para o quarto de um bebê. Uma experiência doce, tranquila e cheia de amor.

Fotos Divulgação

O Lounge MPA incentiva a interação entre as pessoas, desde os profissionais do setor da construção civil até o usuário final das edificações e da cidade. Os

materiais regionais explorados no ambiente, de forma contemporânea, resgatam a memória afetiva com a cultura local, proporcionando uma experiência singular. A tecnologia e o mobiliário permitem diversas formas de utilização e interação com o espaço. A transformação do viver rompeu a fronteira do escritório com o lar. Nesse cenário, o Home Office Sense se tornou um espaço permanente da casa, necessitando maior funcionalidade. A presença da vegetação e da luz natural estimulam um trabalho mais prazeroso, em um ambiente que conta com uma releitura das antigas escrivaninhas e com materiais familiares evocando as nossas origens.

Ambiente: Toca do Neném por Arq. Carolina Brandalise Escritório: Studio Carolina Brandalise

Foto: Andressa Lotes

Ambientes: Jardim de Contemplação e Fachada Decorare por Eng. Cassio Brufatto

A Escada dos A(FÉ)TOS é um ambiente que representa nosso passado e nosso presente! Ao chegarem aqui, os imigrantes italianos encontraram locais totalmente desabitados e sem estrutura alguma. Naquele momento, abandonados no meio da floresta, o fator que lhes permitiu a reconstrução do seu mundo cultural foi a religião. A FÉ, um assunto atemporal (que nunca sai de moda), está muito presente em nossos dias. O ambiente tem um estilo mais eclético, com acabamentos que remetem ao passado. O reaproveitamento de alguns materiais da casa são mantidos e ganham destaque no ambiente.

O espaço do Jardim de Contemplação é voltado à contemplação e ao convívio com a fauna e a flora nativa, buscando a sensação de bem-estar. Sob as pitangueiras há um banco para que as pessoas possam desfrutar do clima ameno proporcionado pela sombra, bem como ouvir o canto dos pássaros que ali chegam para se alimentar. Na fachada do prédio foi construída uma parede verde com irrigação automatizada. Esta alternativa confere um design biofílico aos locais, tornando-os mais agradáveis e sustentáveis. Funciona como isolamento acústico e térmico, além de reter

Pela primeira vez em Bento Gonçalves, a Mostra Decorare teve sua primeira edição em 1999, em Chapecó/SC. Ao longo dos anos, se consolidou como um dos maiores eventos do setor no sul do país. Decorare: Mostra de arquitetura, decoração e paisagismo. Local: Rua Sen. Joaquim Pedro Salgado Filho, 639 – Bento Gonçalves/RS Data: em breve 20 Jornal Design

Conta com decoração local, em sua forma mais natural, fazendo referência às nossas origens e valorizando a herança deixada por nossos antepassados.

e reduzir a poluição do ar, melhorando a sua qualidade e umidade.

Ambientes: Lavabo Bianco e Lavabo Nero Arq. Daiana Cettolin Rosin Escritório: Daiana Cettolin Rosin - Arquitetura e Interiores Participar da Mostra Decorare Bento é cumprir com meu papel de arquiteta, que valoriza a cultura e a memória da imigração italiana. Nosso escritório assina o projeto dos dois lavabos funcionais: o lavabo bianco e o lavabo nero. Cada um conta uma história através das sensações que eles proporcionam.

O lavabo bianco resgata fotos dos meus bisavôs, como forma de homenageá-los, assim como o desenho da bancada, que faz uma releitura da proa do navio que os trouxeram. No lavabo nero, a religiosidade se faz presente através de uma tela de Santo Antônio, padroeiro da cidade, resgatando memórias afetivas e representando a fé de um povo que prosperou. nossa obra


Fotos Divulgação

Pórtico: 22 anos promovendo qualidade de vida em ambientes corporativos

Equipe: Daiane, Luiz, Vera, Vanderlei, Ordan e Jaimir A Pórtico Ambientes Corporativos completa 22 anos de uma história baseada em zelar pela saúde nos ambientes empresariais. Acreditamos que, a maior parte da vida das pessoas são trabalhando, por tanto esse espaço precisa de conforto e cuidado, promovendo a o bem-estar de todos. A marca lança a campanha de aniversário com o objetivo de reforçar esse propósito e estar cada vez mais presente na vida da comunidade, clientes, colaboradores e fornecedores. Em mais um ano de muitos desafios, o mercado moveleiro se fortalece com parceiros como a Pórtico, que materializa qualidade e transparência em seus produtos.

“Nós só temos uma palavra para descrever esse momento: gratidão! Somos incrivelmente agradecidos a todos que estiveram ao nosso lado durante toda a nossa desafiadora caminhada. Graças a união de todos e à nossa perseverança, hoje podemos dizer que estamos entre os melhores. Pórtico 22 anos!”

Lançamento Cavaletti Yon

Av. Planalto, 1235 | Fone (54) 3454.3043 | Bento Gonçalves www.porticomoveis.com.br | @porticomoveisbg casa

Jornal Design 21


Artelana: 27 anos construindo relacionamentos que se transformam em projetos Foto Eduardo Fin

O mundo está mudando e a rapidez dessa transformação colocou as relações de consumo em xeque. Este é um momento em que a narrativa de uma empresa fala tão alto quanto seus produtos ou serviços – e a Artelana já estava preparada para uma realidade de negócios que tem o relacionamento como ponto alto. Unindo sua experi-

ência de mercado, o cuidado com a evolução constante de seus produtos e o foco no atendimento, a empresa chega a seus 27 anos com a reputação de especialista em cortinas, persianas, papéis de parede e decoração.

Fotos Darlene Bertolini

Luisa, Rejane e Rodrigo: a equipe comercial da Artelana, sempre atenta às novidades do mercado para oferecer as melhores soluções

Showroom da Artelana oferece exclusividade na Serra Gaúcha de venda das marcas Uniflex e Stobag

Entre seus clientes e parceiros, a Artelana constrói relações duradouras, pois é fiel a seu princípio de idoneidade nos negócios. Isso passa por atuar sempre com produtos de qualidade, estar atento à individualidade das pessoas e imprimir dedicação a qualquer complexidade de projeto – seja a venda de um simples item de decoração ou a execução completa de uma

residência. Além disso, a empresa procura compreender a aplicação de cada produto vendido e garantir uma orientação técnica precisa que leve ao uso adequado e maior durabilidade das peças. “É importante para nós que o cliente sinta estar investindo bem”, salienta a fundadora Rejane Cobalchini. A equipe da Artelana está em constante qualificação para atender

com precisão técnica, carinho e dedicação. Sem dúvidas, a confiança é um preceito fundamental para a Artelana, mas também a afetuosidade. Rejane faz questão de sempre pontuar o cafezinho como um dos pontos altos da loja. “Hoje, as pessoas estão voltadas ao amor – ou, pelo menos, deveriam estar. Produtos similares existem diversos, mas nossas portas estão sempre abertas com o coração e estou certa de que a forma como atendemos as pessoas é o que nos torna únicos”, comemora. A Artelana atua no mercado de persianas, cortinas em tecido, papéis de parede, almofadas, tapetes, tecidos, redes de proteção, telas para insetos, toldos e ombrelones. Reformulado no ano passado, seu showroom oferece exclusividade de venda das marcas Uniflex® e Stobag®. A primeira é referência em tecnologia para persianas e cortinas em tecido. Já a Stobag tem linha completa de toldos e coberturas. Destaque também para o portfólio de móveis para a área externa em fibra, tela, corda, vidro, tecido e outros materiais, além de peças artesanais e com design assinado.

Cada projeto é único para a Artelana e o afeto está presente em todos os detalhes. Siga @artelana.loja e se encante também!

5499976.7761

&

cortinas.persianas.toldos.papéisdeparede.tapetes.tecidos.redesdeproteção.carpetes.rodapés telasparainsetos.ombrelones.móveisparaáreaexterna.gramasintética.boiseries 

22 Jornal Design

casa


Meber Metais

Fotos Meber Metais

Acabamento Preto Matte: elegância e estilo para renovar ambientes

De básico ele não tem nada – o acabamento Preto Matte, novidade que a Meber agregou a sua linha de metais, vem conquistando cada vez mais espaço em projetos que prezam por um toque de ousadia e contemporaneidade em sua composição, sem abrir mão da elegância na escolha dos detalhes que fazem a diferença na proposta do ambiente. Agora, esse acabamento acaba de ganhar, também, aplicação em quatro duchas assinadas pela marca: Ducha Higiênica Atria, Ducha Higiênica Minimal Classic, Ducha Meber Max e Ducha Tradicional. Outra novidade são o acabamento de registro Athena Slim e o acabamento de monocomando de chuveiro Axiom Slim. Com esses lançamentos, a Meber amplia o mix de soluções disponíveis na opção Preto Matte, rica em

casa

personalidade e que tem conquistado excelente – e crescente – aceitação do mercado. O acabamento Preto Matte é a grande aposta para atender a tendência de consumo dos clientes, cada vez mais interessados em adquirir produtos que, além de utilitários, cumpram função estética e decorativa nos ambientes. Hoje, o portfólio da Meber oferece soluções para compor, integralmente, projetos com esse acabamento. Conheça opções de produtos para banheiros e lavabos no Preto Matte.

Torneiras, monocomandos e misturadores Marcada pelo desenho sofisticado e minimalista, a linha Axiom Slim possui, para bancada de lavatório,

misturador e monocomandos em Preto Matte, exaltando de maneira bastante expressiva as suas formas simples e elegantes. Na linha Minimal Advance, quem recebe todo requinte do Preto Matte é o monocomando para bancada de lavatório. A Minimal Classic exprime o perfeito equilíbrio entre funcionalidade e beleza por meio de quatro novas opções de metais para lavatórios e cozinhas. Já a linha Athena Slim – que prima pelo corte geométrico – tem as torneiras para lavatório, nos modelos de parede e de bancada, no Preto Matte.

Cabides, toalheiros, saboneteiras e demais acessórios Na lista de acessórios que exibem o Preto Matte, a linha Origami, inspirada na tradição secular japonesa de transformar materiais simples em obras admiráveis, surpreende com cabide, porta-papel, porta-shampoo, saboneteira e toalheiros diferenciados para agregar muito estilo aos lavabos. Também é possível compor os cenários com os acessórios das linhas Quadra, Block e Atria.

Jornal Design 23


negócios

Prêmio Salão Design abre inscrições neste mês de junho Jurados técnico-funcionais O Prêmio Salão Design tradicionalmente tem duas etapas de julgamento e, desde a última edição, comissões julgadoras diferentes para cada uma delas. Para a primeira fase de avaliações, a organização convida jurados técnico-funcionais para analisar cada um dos projetos inscritos no site, avaliando os desenhos técnicos, imagens e memoriais descritivos. Nessa etapa, são considerados critérios como forma/função; ergonomia e segurança; comparativo com similares do mercado; materiais utilizados; tecnologia de produção e viabilidade produtiva; sustentabilidade. Confira ao lado, os profissionais convidados para a comissão julgadora técnico-funcional do Prêmio Salão Design 2022.

Cronograma do Prêmio Salão Design 2022 • Inscrições: de 14 de junho a 31 de agosto de 2021 • Julgamento da Primeira Etapa: De 09 a 30 de setembro de 2021 • Divulgação dos resultados da Primeira Etapa: 11 de outubro de 2021 • Prazo único para entrega dos produtos selecionados: Dias 10, 11 e 12 de janeiro de 2022 • Julgamento da Segunda Etapa: 24 e 25 de janeiro de 2022 • Divulgação dos vencedores: 01 de fevereiro de 2022 • Mostra dos produtos premiados na Movelsul Brasil 2022: 14 a 17 de março de 2022 • Cerimônia de premiação: 16 de março de 2022 • Mostra dos vencedores na DW! Semana de Design de São Paulo: agosto de 2022 (data a definir)

Foto Carlos Ben

A partir do dia 14 de junho, estudantes e profissionais de design já podem garantir a participação de seus projetos de mobiliário o Prêmio Salão Design, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). O cronograma dessa 24ª edição do Prêmio tem início agora e vai se estender por mais de um ano, já que os vencedores participam de duas mostras de produtos – em março, na Movesul Brasil, e em agosto, na Semana de Design de São Paulo. Desde sua criação, em 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos e 406 premiados. Atualmente, podem ser inscritos somente projetos de mobiliário, não havendo categorias para acessórios domésticos ou iluminação, por exemplo. “A legitimação do design no contexto do setor moveleiro é o que motivou o Sindmóveis Bento Gonçalves a criar o prêmio, em 1988. Entendemos que a iniciativa revalida sua importância a cada ano, atuando como um canal de integração entre designers e indústrias, premiando o talento e apresentando ao mercado peças com diferencial competitivo”, pontua o diretor do prêmio, José Ferro.

Poltrona e pufe Arcos, design de Leandro Garcia para Schuster Móveis & Design, peça premiada em 2020

NOVI DADE! TEMOS

24 Jornal Design

O regulamento do prêmio está disponível no site salaodesign.com.br. Sobre as dúvidas comuns dos concorrentes e o cronograma da premiação, o podcast Somos Móveis, do Sindmóveis, tem um episódio especial com dicas do diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro. Acesse apontando o celular para o QR Code acima!

Agora você pode fazer seu pedido direto pelo web menu do Canta Maria! @cantamariaexpresso (544 99131.5326

Mais rapidez, mesma qualidade!

negócios


Ana Brum, Centro Brasil Design (CBD) Designer, doutoranda em Design, mestre em Desenvolvimento e Organizações, Especialista em Engenharia de Produto e Design e em Ensino Superior. Diretora Técnica no Centro Brasil Design e professora universitária e de pós-graduação.

Diego Farto, Artetílica Uruguaio residente no Brasil, é diretor Comercial e de Produto na Artetílica, empresa especializada em luminárias para móveis e arquitetura. Apaixonado pelo design, tem vasta experiência em feiras internacionais de design e trabalha com desenvolvimento de novos produtos.

Giulio Palmitessa (Unisinos) Designer, professor e sócio-fundador da Ector, estúdio internacional com sede no Brasil. Trabalhou em centros de design de empresas moveleiras na China, Espanha e Brasil. Há 12 anos, é professor dos programas de bacharelado e pós-graduação da Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

Ricardo Dal Piva (Senai) Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos do Instituto Senai de Tecnologia de Madeira e Mobiliário, tem experiência de 17 anos atuando na área moveleira com melhorias de processos, ferramentas de manufatura enxuta e sistemas de gestão da qualidade para certificação de produtos.

Silvana Carminati Heckman, Associação Brasileira de Design de Interiores (ABD)

Fotos Divulgação

Bacharel em Design de Interiores pela Belas Artes de SP, especialista em Gestão Empresarial e Liderança de Pessoas, presidente da ABD e do CIDI para a América Latina. Tem 20 anos de experiência como executiva na Gestão Comercial em importantes empresas do seguimento de design brasileiro.

negócios

Jornal Design 25


Negócios - Orientar pessoas para transformar negócios

Quando o amor é a energia que fortalece

Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

Quanto aos principais desafios relacionados à convivência, eles afirmam: “A maior dificuldade é separar problemas pessoais e profissionais. Mas não existe segredo, procuramos evoluir juntos. Combinamos que, se alguém percebeu o erro do outro, antes de apontar, deve trazer uma solução. Algumas situações exigem diálogo, outras o silêncio. Saber escutar e respeitar o tempo do outro”.

Foto Arquivo Pessoal

O clima de inverno, aliado aos aromas e sabores característicos da Serra, são ótimos elementos para o romance, ainda mais quando estamos iniciando o mês dos namorados. A coluna de junho traz, novamente, uma história de parceria, companheirismo e amor, capaz de superar os desafios da vida de um casal, na relação pessoal e nos negócios.

Para quem acredita que amor de carnaval não dura, o Fábio e a Janice podem provar o contrário. Eles se conheceram durante os dias de folia, no ano de 2000, num clube de festas em Garibaldi e seguem juntos até hoje. Da união, nasceram dois filhos lindos: a Nicole, com 15 anos e o Davi, com 04 anos. A sociedade nos negócios aconteceu anos mais tarde. Fábio era sócio da Fatsul Energia e precisava de alguém para auxiliar na organização administrativa da empresa. “Por incrível que pareça, estávamos num momento de crise no casamento. Eu tinha outro sócio, mas não estávamos mais concordando em alguns pontos. Então decidi convidar a Janice para trabalhar comigo, começamos a trocar ideias sobre melhorias e fui percebendo que estávamos muito conectados ao propósito do negócio. Logo decidimos comprar a parte do sócio e administrar a Fatsul juntos. Isso foi em outubro de 2012”. Fábio do Santos e Janice Woiciechoski se complementam nas diferenças. Ele é extrovertido, bem humorado e gosta de uma boa aventura. Já ela é mais reservada, cuida com carinho de todos e está sempre disposta a ajudar. Ele é mais emoção, ela, mais razão. É a soma dessas diferenças que traz equilíbrio e faz com que novos projetos sejam implementados, como a mudança para uma nova sede, com mais de 300m², que está programada para julho.

Fábio, Janice, Nicole e Davi Ao longo dos anos, a empresa passou por momentos críticos, mas a união e a determinação do casal foram responsáveis por fortalecer o negócio e fazê-lo crescer. “Em 2015, com a crise da construção civil, fomos muito afetados, tivemos que demitir funcionários e foi um momento bem difícil. Depois, em 2018, uma situação causou um grave problema financeiro. Mas nós sabíamos que não podíamos desistir. Unimos nossas forças, buscamos auxílio através de consultorias e conseguimos reorganizar a empre-

Aumigos do Cidade alta, chegamos! Tosa e Banho

26 Jornal Design

MC. Snore Celebridade do me Bicho de Luxo

Acessórios

/BichoLuxoEsteecaAnimal

sa. Quando estávamos recuperados, surgiu a pandemia. No início é assustador, a gente fica sem saber o que fazer. Mas estamos comprometidos um com o outro e isso nos fortalece”, afirma Janice. Atualmente a Fatsul é referência regional em sistemas elétricos e energia solar, atendendo seus clientes com projeto, material e mão-de-obra, possui frota própria e uma equipe de sete colaboradores. E a parceria deu tão certo que o casal também é sócio em outros negócios.

Rações

Brinquedos

@bichodeluxo10

(54) 99113.8585 negócios


Negócios - As finanças na sua vida

Negócios - Falando de Mulher

Salão Design 2021: um despertar à inovação Se a pandemia ainda não fez sua empresa se renovar, fazer mudanças estratégicas de sobrevivência ou entregar novos serviços, então o protagonista do seu negócio é o COVID e não você ... neste caso você talvez esteja sendo um empresário e não um empreendedor.

Empreendedores entendem que realidades diferentes exigem ações diferentes.

Luminária de mesa Batucada, design de Brunno Jahara, premiada no ano de 2011

O Salão Design mostra a nós empreendedores que precisamos mudar, tomar a rédea da situação, ter autonomia e virar a chave do negócio e isso exige curadoria. A sua própria curadoria, de quem tem experiência, e conhece seu negócio melhor do que qualquer pessoa. Se não pode criar novos produtos, crie novas formas de vendê-lo, ou novos serviços para atender a necessidade de seu cliente. O Salão Design convida os empresários a saírem de sua “cadeira do mofo”, aquela que você sentou no início de seu negócio, lá atrás, e segue sentado até hoje, afinal, “está dando certo”, porém agora somos exigidos a perseguir novas ideias, novas maneiras, através de novas leituras, documentários e as milhares de lives, na busca de ampliar a mente para antever o que o cliente precisará; saber onde o cliente está se na rua ou na internet. Você já criou seu e-commerce? Vem aí o Salão Design 2021 com produtos ousados, projetos diferenciados para nos mostrar que o tempo não espera para ver a pandemia passar, a fila anda.

iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo negócios

O tempo é infinito, seja curador do seu tempo !!

Com muita alegria, fui convidada para assinar essa coluna. E pensei em escrever sobre fortalecimento feminino, a evolução cultural, e, aproveitar esse espaço, em cada edição, para apresentar uma Mulher, o que ela pensa, faz, como se destaca pessoalmente, na comunidade e profissionalmente.

A primeira convidada é Jussara Canabarro, que recebeu em 2019, o Troféu Personalidade Mulher como Associada Destaque da BPW Bento Gonçalves – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, é administradora da TRACE Inteligência em Gestão. Nas linhas a seguir, demonstra que culturalmente, a liderança, os homens e mulheres eram separados por cores. Hoje, temos a liberdade de escolher, inclusive que cor usar. Com vocês, Jussara Canabarro: “Um toque feminino... O mundo corporativo, tem espaço importante a ser ocupado pelas mulheres e não falo em termos de imposição de cotas, mas sim de oportunizar que o rosa dê o tom nas esferas da gestão. Seja pelas competências ou pelo cuidado que profissionais mulheres, se propõe entregar. Sem dúvida a evolução nas empresas que já trilham esse caminho, é algo a ser observado. A escolha profissional que fiz há muitos anos, na área de tecnologia da informação, levou-me a um mundo ocupado em grande parte por homens, na época, porém isso serviu de estímulo a minha postura de sempre buscar evolução das competências e conhecimentos, conquistando espaços e os ocupando dentro dessa escolha de carreira. Como mulher, em determinado momento precisei fazer a opção entre, seguir evoluindo na carreira e atividade que desempenhava, que exigia viagens constantes e ser mãe. A opção foi pela maternidade e isso me tornou ainda mais forte para o mercado de trabalho, pois a experiência é engrandecedora, sendo necessário pulso, comando, disciplina e outras habilidades exigidas também nos ambientes corporativos. Falando em mulheres na gestão de empresas, historicamente o comando sempre teve o tom azul e as

oportunidades de crescimento neste cenário, seguiam o mesmo tom. Há alguns anos isso já vem mudando e as mulheres estão conquistando seus espaços, mostrando o valor de suas habilidades e desenvoltura no desempenho. Importante que as mulheres em posições de comando, tenham a liberdade para exercer a criatividade, então sim surpreenderão. Caso contrário, possivelmente tomarão outros rumos. A opção que fiz, após longos anos de experiência na área de tecnologia da informação, sistemas de negócios e gestão, foi a de atuar na consultoria através da empresa que constituí, cujo propósito é de contribuir com a evolução dos resultados de organizações, que buscam uma trajetória de crescimento de forma estruturada. Certamente cada mulher terá a sua história em termos de trajetória, com maior ou menor nível de dificuldades e acredito que a postura de cada uma, frente as dificuldades enfrentadas, conduzirá ao retorno e reconhecimento efetivos. Desejo que cada escolha de comando, tenha uma pitada de feminino, cuidado e delicadeza.”

Beatriz Peruffo

Cristina Bussolotto IaraIara Cristina Bussolotto

Foto Carlos Ben

E SE .... E SE não foi, não é e não será.

Fotos Ana Omizzolo

Quando ouço falar em Salão Design uma palavra logo me vem à cabeça, em termos de negócios, INOVAÇÃO! E quando falo em inovação entendo profissionais deixando a criatividade os guiar além das fronteiras do que já existe, do que já se conhece, extrapolando, “saindo da caixa”, permitindo-se ousar! E é neste ponto que quero chegar quando nos deparamos com mais de um ano de pandemia, percebemos empresas fazendo a mesma coisa que faziam, e neste ponto entendemos o por quê do desespero e de portas fechando.

Jussara Canabarro

beatrizperuffo@gmail.com Palestrante Jornal Design 27


Sicoob Vale do Vinho: o cooperativismo como ferramenta de valorização Bento Gonçalves - Botafogo Rua Fortaleza, 510 (54)3453-4799

Fotos Divulgação

botafogo@sicoobvaledovinho.coop.br Atendimento público: 11:00 às 16:00 Autoatendimento: 06:30 às 20:30 horas

Bento Gonçalves - Centro Rua Mal. Floriano 161, Lojas 03 e 04 (54)3452-6170 bentogoncalvescentro@sicoobvaledovinho.coop.br Atendimento público: 11:00 às 16:00 Autoatendimento: 06:30 às 20:30 horas

28 Jornal Design

O maior Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - Sicoob, possui 5,1 milhões de cooperados no país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. As cooperativas integrantes do Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É notável a expansão das cooperativas de crédito no Brasil, e o Sicoob Vale do Vinho vem acompanhando esse crescimento e expandindo sua área de atuação, presente hoje em 17 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A cooperativa conta atualmente com mais de 250 funcionários e 24 agências, sendo duas delas em Bento Gonçalves. O Sicoob tem tecnologia financeira para que o cooperado possa movimentar a sua conta de qualquer lugar do planeta, ao alcance das mãos. Tem sido pioneiro em várias áreas, por exemplo, é a primeira instituição financeira a realizar a integração ao gov.br. A medida facilita o acesso dos cooperados pessoas físicas a serviço do governo federal, além das unidades federativas e municípios também já integrados à plataforma. O Sicoob está na lista das maiores instituições do país e faz parte de um dos movimentos que mais crescem no planeta: é a economia colaborativa, onde você participa dos resultados e compartilha sonhos, prosperidade e esperança. O Sicoob busca novas relações conectando pessoas

para o mundo, onde você é essencial. Somos o Sicoob Vale do Vinho, uma instituição que acredita no cooperativismo como ferramenta de valorização, propondo soluções para incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento das comunidades onde atua, investindo no talento das pessoas para transformar as ideias em projetos e os sonhos em grandes conquistas.

negócios


RUA ALAGOAS, 326, BENTO GONÇALVES, RS

Bento Gonçalves nos inspira!

C Ø P E N H A G U E L A N Ç A M E N T O COPENHAGUE.MRPCONSTRUCOES.COM.BR

LA PA EMPREENDIMENTOS

negócios

@MRPCONSTRUCOES

54 3451.5554 MRPCONSTRUCOES.COM.BR Jornal Design 29


Inovação: ponto de partida e não destino final

Foto Emerson Ribeiro

Abertura para pequenas e oportunas transformações organizacionais levou a Sandrin Móveis a se destacar como empresa mais inovadora do projeto Fimma Inova

AN_Revista_Gambatto-Leven-24,5x16cm.pdf

1

A velocidade das mudanças está atropelando empresas e profissionais no modo tradicional de empreender. Ao mesmo tempo em que inovar é preciso, há receio de que isso implique em rasgar todas as cartilhas e recomeçar do zero. Não é o caso. Antes de levar a efeito grandes revoluções, inovar pressupõe olhar para a realidade do empreendimento e identificar se existem oportunidades de melhoria (e sempre existem). Ainda que possa ser um processo desconfortável, pode ser uma construção coletiva, capaz de ser estruturada e apreendida por organizações de qualquer porte. Foi isso que propôs durante nove meses o projeto Fimma Inova – programa de mentoria organizacional voltado a executivos e empresários da cadeia produtiva de madeira e móveis que teve duração de 140 horas em formato gamificado. Com encontros virtuais, 115 profissionais participaram de imersões sobre desenvolvimento de líderes, transformação digital, pesquisa, estratégias de inovação e experimentação colaborativa. Esse experimento foi vivenciado por organizações de diferentes portes e maturidades, desde startups criadas a partir de um pensamento de design thinking até indústrias tradicionais, familiares e que já detêm sua fatia de mercado. Um exemplo dessa segunda realidade é a Móveis Sandrin, que está prestes a completar 50 anos e foi premiada como a empresa mais inovadora 28/05/21 10:53 entre as 14 organizações que foram case dos grupos de alunos do Fimma Inova.

vem simplificar seus caminhos

A diretora Renata Sandrin participou como aluna dessa primeira edição do projeto e conta que se aproximou da iniciativa para entender um pouco mais sobre as possibilidades de melhoria nos processos da empresa, além de conhecer cases inspiradores. Até pouco tempo atrás, inovação parecia um termo distante para ela, com a impressão de que apenas grandes corporações com estruturas voltadas a isso eram capazes de aplicar. Ao longo da mentoria, entretanto, Renata percebeu que a cultura de inovação está a serviço de empresas de todo porte e complexidade – foi então que colocou sua própria realidade como

com a Leven

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Escolha o seu carro 0 km por assinatura sem burocracia, sem preocupação e com tudo incluso!

Renegade Longitude AT 1.8 16V Flex

Uno Attractive 1.0 FLEX 4P

2.206 1.273 Mensalidades a partir de

R$

Mensalidades a partir de

R$

IPVA • Emplacamento • Assistência 24 horas Seguro (Inclusive para terceiros) • Todas as Manutenções Tudo por nossa conta!

Estamos te esperando:

54 99655 1406 No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. Veículos na modalidade de locação para Pessoa Física, sujeito à análise de crédito. É necessário ter mais de 21 anos e uma carteira de motorista válida. Plano de 24 meses com franquia de 1000 km/mês, condições e data da entrega conforme assinatura do contrato. Pagamento em cartão de crédito ou débito. Imagens meramente ilustrativas.

30 Jornal Design

negócios


case de estudos para seu grupo no Fimma Inova. “No dia a dia da empresa, pude notar situações desconfortáveis e oportunidades de melhoria”, salienta. É disso que se trata a inovação. Não necessariamente uma transformação voluptuosa ou uma reviravolta no core business da empresa, mas a estruturação de um desejo de mudança. Unindo o método de liderança em game da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental (SBDC) e o método de inovação Wake Be Make, nasceu o Innovation Business Game, conduzindo os alunos nessa jornada de que resultou em projetos de inovação na prática. Eliane Zanluchi, criadora do Wake Be Make, elenca que a inovação proposta no contexto desse projeto envolvia desde uma mudança profunda de mindset entre os participantes até a preparação deles para acompanharem tendências relevantes no ambiente tecnológico e comportamental. A série de conteúdos ofertados também pôde treinar os alunos a olharem atentamente para oportunidades competitivas a curto, médio e longo prazo – além de implementarem a inovação real com a formação de times e adoção de metodologias ágeis na empresa. “Os ganhos são amplos e profundos: desde preparar as lideranças para gerir a transformação necessária da cadeia, até eles levarem para suas empresas o desenvolvimento da cultura de inovação”, salienta.

*CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA negócios

No caso da Sandrin, Renata detalha uma mudança importante no setor de desenvolvimento de produtos. Ela tinha uma equipe com características primordialmente técnicas e que se abastecia de informações da área comercial. No decorrer do processo de inovação, a empresa entendeu por bem reformular esse grupo e lhe atribuir um olhar mais mercadológico, com o desenvolvimento de pesquisa e aprimoramento dos serviços. Nesse contexto, o comercial passou a ser mais uma fonte de informação e não mais a única. “Parece uma questão sutil, mas vai trazer resultados diferentes no futuro”, pontua. Ela garante que todos os planos de ação dentro da indústria agora terão continuidade com esse olhar da inovação aplicada, para a qual foi criado um grupo específico de trabalho com profissionais de diferentes áreas e níveis hierárquicos, ampliando a troca de ideias. Cada integrante do grupo assumiu um projeto e vai tocá-lo em frente. “Para mim, inovação é ter a mente aberta para resolver situações por vezes corriqueiras de forma diferente”, avalia Renata. Recentemente, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma) decidiu se reinventar, criando uma série de plataformas e iniciativas voltadas à inovação e soluções que tornam sua presença permanente entre seus públicos. O Fimma Inova foi um dos projetos criados nesse sentido. Na contagem regressiva para a próxima edição da feira, que será de 14 a 17 de março de 2022, também estão sendo realizadas outras iniciativas – como rodadas de negócios internacionais.

Foto Roberto Rossatto

Novo olhar para o mercado

Benefícios da inovação junto à cultura das empresas: Aumento da agilidade no dia a dia frente às mudanças, tendências comportamentais e tecnológicas; Novos e mais eficazes caminhos para a busca de soluções; Construção de diferenciação e ampliação de valor dos produtos, serviços e marca da empresa; Ampliação da colaboração e motivação para as equipes internas buscarem novos desafios; Melhorias nos processos, utilização de recursos e resultados da empresa; Aproximação da empresa a novas oportunidades e ecossistemas, para ampliação da inovação aberta. *Fonte: Eliane Zanluchi

E O T R E N LE TE DOB O M R N B E L DO

Jornal Design 31


estilo

Chang Thai: as melhores experiências do mundo em um só lugar Fazer diferente. A atmosfera asiática que circula pelo Chang Thai, proporcionou ao restaurante se tornar o único verdadeiramente temático na Serra Gaúcha. Com decoração pontual e adereços trazidos diretamente da Ásia, o que afina ainda mais a experiência única que acontece no lugar. Quando o assunto é comida asiática, existe uma variedade de pratos conceituados da região oriente que vai muito além do que se pode imaginar. Uma gastronomia rica em sabores, temperos, especiarias e molhos que levam qualquer paladar a uma viagem para os países de origem.

A decoração é totalmente inspirada no oriente e para trazer mais veracidade ao Chang Thai, o proprietário trouxe tábuas de madeira para servir os pratos, jogos americanos e talheres confeccionados na Ásia.

Para transmitir a essência e verdade do oriente, Scotta criou no espaço templos de referência para os Budas em forma de respeito as simbologias. “O diferencial do Chang é a energia que acontece no lugar, a experiência como um todo. Criamos com muito carinho, tudo feito a mão para receber as pessoas, queremos que elas viagem para a Ásia quando estiverem no restaurante”, conta.

Fotos Zéto Telöken

O espaço vip Chiang Mai, reservado para casais, é uma homenagem a capital cultural da Tailândia, localizada ao norte e considerada um dos melhores lugares para comer e visitar no país.

No Chang Thai você encontra uma verdadeira harmonia de culturas, com os sabores da Indonésia, Tailândia, Peru e Japão em tábuas. As escolhas garantem a suavidade e tempero dos pratos de cada lugar.

32 Jornal Design

estilo


O Chef Leandro Scotta

Nas quartas-feiras o show “Elvis In Love” com versões em piano e voz, com os músicos bento-gonçalvenses Jonas Lunes e Leandro Scotta

As melhores experiências do mundo em um único espaço, foi o propósito do chef Leandro Scotta na materialização do sonho Chang Thai, localizado na via gastronômica de Bento Gonçalves. Formado em hotelaria e gastronomia, o chef conta com experiências gastronômicas em Londres, Peru, Austrália, Indonésia e Tailândia. Os grandes truques da cozinha do Chang Thai vieram dessas vivências. “Eu fiz o Chang pra mim,

A apresentação estética impecável dos pratos é sinônimo de respeito ao alimento e a cultura do país. Um dos grandes diferenciais do Chang Thai, além do sabor, são as preparações, todas assinadas pelo proprietário que também é chef do restaurante, Leandro Scotta. “O Chang é a realização de um sonho, viajei para muitos lugares e trouxe um pouco de cada um pra cá, mas o país que ganhou meu coração foi a Indonésia”, relata.

por que a maior parte do tempo da minha vida eu ficarei ali, trabalhar nele é uma troca, a gente oferece o que temos de melhor das nossas vivências e os clientes sentem isso e saem com alegria dali. Muitas histórias tiveram momentos importantes dentro do Chang como pedidos de noivados, aniversários, conquistas e isso me deixa muito feliz”, relata. O Chang Thai respeita as normas de segurança e distanciamento social do Turismo Responsável.

Chiang Mai é conhecida pelos templos mais bonitos e tem como principal atrativo os elefantes, também presentes na decoração do restaurante.

O Chang Thai conta com três ambientes, o salão, o espaço vip Chiang Mai e a área externa, no estilo bar, com vista para Capital do Vinho. O restaurante funciona de quarta a sábado a partir da 19h. Nas sextas-feiras e sábados após as 22h30min até a 00h30min vira Thai Bar, com atrações musicais. estilo

@ chang_thai_e_nikkei Rua Herny Hugo Dreher, 204 54 99666.3801 Bento Gonçalves Jornal Design 33


Histórias de amor merecem ser contadas De amor, engraçadas, emocionantes, de infância e algumas até desastradas, mas todas as histórias merecem ser contadas em nossas páginas. Para o dia dos namorados trouxemos algumas encantadoras. Por trás de uma marca de sucesso existe um amor de infância medicina”, conta Fabieli. Os caminhos levaram Guilherme a estudar Ciências Contábeis e ela a se mudar para Goiás com os pais no ano seguinte a formatura. “Quando morava lá, seguia conversando na época pelo Orkut com os amigos, e ele era um deles. Depois de um ano e meio em Goiás, voltei para o sul com a família e cursei o primeiro semestre de faculdade na Unisinos, em São Leopoldo. No ano seguinte me mudei para Curitiba para morar junto com meu irmão e fiz o segundo semestre de Comércio Exterior na cidade. Como não me adaptei, acabei voltando. E nessa época a gente seguia conversando, embora ainda fossemos só amigos. Mas depois começamos a sair juntos e o relacionamento foi surgindo”, explica a noiva.

Fotos Jornal Design

Em 2016 o casal iniciou o desafio de empreender

De amigos de infância a noivos e sócios. O relógio não parou para Fabieli Joner e Guilherme Drews. Apesar dos anos passarem, a dupla inseparável nos trabalhos da escola, atualmente é um casal de noivos e conduzem cinco franquias da Clínica Magrass no Rio Grande do Sul. A vida deu algumas voltas até que pudessem se reencontrar, mas foi o suficiente para que os caminhos permanecessem alinhados. Eles se conheceram quando eram crianças, na segunda série, com apenas 8 anos. “Sempre fomos muito amigos, de fazer trabalho escolar juntos. Nem passava pela minha cabeça que a gente iria namorar e depois, futuramente casar. Na dele, até sim por que se encarregava de mandar bilhetinhos. Estudamos juntos até os 17 anos quando nós nos formamos e na época queríamos estudar

34 Jornal Design

O casal atualmente conduz cinco franquias da Clínica Magrass, marca reconhecida mundialmente. A vontade latente por empreender começou em 2016, quando Fabieli trabalhava no Sebrae, na época com 23 anos de idade. “Me sentia insegura, mas queria muito ter meu próprio negócio. Morávamos em Santa Rosa, adoramos a cidade, mas nosso futuro não seria ali, queríamos uma cidade maior e com mais oportunidades. Começamos a pesquisar por oportunidades de franquias, para que tivéssemos acompanhamento da franchising e ajuda diante do que fosse necessário”, conta. Guilherme trabalhava no Sicredi na época, sua única experiência com carteira assinada. “Ele já tinha crescido internamente e possivelmente teria uma oportunidade de assumir mais desafios futuramente, mas ao mesmo tempo isso iria nos limitar e teríamos que nos adaptar. Nesse mesmo ano uma colega dele de trabalho saiu do banco para empreender com uma franquia da Magrass, na nossa cidade mesmo, e nas férias de verão eu me lembro como se fosse hoje que comentei “e se fosse a Magrass?”. Na época, a gente achava meio estranho por que ele é de contábeis e eu

“A gente se completa, eu sei que posso contar com ele e que ele sempre pode contar comigo. Vira e mexe já dá vontade de abrir mais um CNPJ (risos). E hoje sabemos que todo o esforço que fizemos e seguimos fazendo, vale a pena, de uma clínica nos tornamos cinco.” – Fabieli Joner

formada em administração, mas procuramos a franquia, gostamos do negócio e nos encantamos pela marca”, relata Fabieli. O grande passo foi na Festa da Uva em 2016, quando assinaram o contrato para uma unidade em Bento Gonçalves. Mas o casal não parou por aí, em 2021 eles já contabilizam mais quatro franquias distribuídas em Carlos Barbosa, Farroupilha, Nova Prata e Santa Cruz. “Quando inauguramos a Magrass, era o meu último ano de faculdade. Então, tomamos a decisão mais desafiadora de nossas vidas até então, quando o Guilherme largou a “estabilidade” do Sicredi e ficou os primeiros seis meses da clínica empreendendo sozinho em Bento”, conta. Mas os desafios também chegaram, uma inauguração em ano de crise, era o bastante para serem chamados de loucos, porém a persistência os manteve firmes e fez total diferença para o casal. “Foi um período bem desafiador, pois, além das dúvidas de empreender e todos nos chamarem de loucos por que era um ano de “crise”, estávamos sozinhos na cidade, sem nenhum amigo ou familiar que pudesse fazer companhia ou conversar nestes dias. Neste período, eu vinha todos os finais de semana de ônibus de Santa Rosa para Bento, pois assim viajava durante a noite para aproveitar o dia junto da clínica e do Guilherme”, explica Fabieli.

estilo


Bons vinhos brindam boas histórias de amor

estilo

de e inteligência da minha esposa. Sua dedicação como mãe e comprometimento com nossa família me encantam”, conta Scottá. Mas não é só a paixão por Foto Silvia Tonon degustar bons vinhos e a filha que une o casal, eles dividem muitos momentos felizes juntos, como viajar, descobrir novos lugares e ir a shows das suas bandas preferidas. “Um fato inusitado sobre nós, foi o show do Rolling Stones em 2016. Eu estava grávida de seis meses e o interessante é que a Lívia adora os Stones, por saber que também foi para o show deles com a gente”, explica Lisiane, entusiasmada. Assim como eles, muitas histórias na Serra Gaúcha são regadas por vinhos, amor e momentos inesquecíveis.

“A Lívia é a descoberta do maior amor que pode existir entre eu e o Dirceu.” – Lisiane Poletto

Romances feitos para dar certo Existem histórias que foram destinadas pra dar certo. Com a Lucilene e o Maurício Benites foi assim. Filha de militar e uma rotina pautada por mudanças de cidade a cada dois anos, o casal se conheceu em Uruguaiana, mas foi na Argentina que o primeiro beijo aconteceu. Atualmente eles firmaram território em Bento Gonçalves, cidade pela qual são apaixonados. “Nosso primeiro encontro foi incrível, cruzamos a ponte para tomar um gelato e na época eu estudava quiromancia e pedi pra ler a mão dele. Quando isso aconteceu foi eletricidade pura, senti algo diferente e nesse momento eu pensei – quero casar com esse gaúcho”, conta Lu. O relacionamento evoluiu muito rápido desde o primeiro beijo. “Me apaixonei por ele, tínhamos apenas duas semanas de relacionamento quando começamos a namorar e logo fomos morar juntos. Como tudo foi

Foto Zéto Telöken

Histórias de amor combinam com vinho? Sim, e muito! Tudo começou na sala de aula, no curso técnico de enologia, que tornou Lisiane Poletto e Dirceu Scottá os protagonistas dessa página. Com os anos, o casal seguiu caminhos opostos, mas em uma curva desenhada pelo destino, eles se reencontraram, casaram e tiveram a pequena Lívia Poletto Scottá, de 5 anos. A arquiteta e também enóloga Lisiane, remete a sua paixão pelos vinhos, devido a admiração que tem pelo marido. “Ele é determinado no que faz, um apreciador e enólogo exemplar. Nos conhecemos no segundo grau técnico em Enologia. Fomos colegas e na época até tivemos um namorico, mas acabamos seguindo outros caminhos. Eu fui estudar Artes e depois Arquitetura em Santa Maria e o Dirceu ficou em Bento trabalhando na área, onde também fez o curso superior em enologia”, relata. Foram oito anos seguindo a vida separados, mas em 2002, Lisiane voltou para Capital do Vinho, se reencontraram e iniciaram o namoro. De lá pra cá, já são 19 anos de história. “Eu admiro a personalida-

muito rápido chegamos a nos separar, mas não durou muito tempo e voltamos”, explica. O pedido de casamento veio na Polônia, quando moraram com o pai da Lu por um tempo. “Quando voltamos para o Brasil descobrimos que eu estava grávida, e casamos após o nascimento do Maurício, em 2015 e hoje já temos nosso segundo filho, o Lucas”, relata Lu. Em Bento Gonçalves eles são proprietários do Estúdio de Hot Yoga Sri Yantra, que inaugurou menos de um ano.

Jornal Design 35


P resenteie com Cacau Show Caixa Artesanal Delícias de Amor | 145g

Caixa Hashtag Rainbow | 250g

Bombons de chocolate ao leite recheados nos sabores 55% cacau e merengue de morango e tablete de chocolate ao leite decorado com chocolate branco.

Mini tabletes 5g nos sabores: laCreme branco, laCreme ao leite, 34%, 55%, 65%, 70% e 85% de cacau.

Coração Namorados | 52g Bombons de chocolate ao leite com recheio sabor merengue de morango e decorados com morango desidratado Fotos Divulgação

Botão de Rosa | 13,5g Botão de rosa com bombom de chocolate ao leite recheado com cereja ao licor

36 Jornal Design

Lata Coração Gourmet | 165g Bombons de chocolate ao leite com recheio sabor cereja silvestre

estilo


estilo

Jornal Design 37


38 Jornal Design

estilo


estilo

Jornal Design 39


Carros & Bebidas | Oliveira A bola da vez é Vida: natureza aliada a beleza, bem-estar e saúde. E para falar disso escolhi a Oliveira, uma planta rústica que requer poucos cuidados para seu cultivo, prefere locais de clima ameno com bastante exposição ao sol e vem ganhando cada vez mais espaço em nossa cozinha.

Cultivada há milênios para extração de azeite com seu fruto, hoje é uma planta muito utilizada na cozinha brasileira, seu fruto (azeitona) é apreciado na alimentação, em diversos pratos dando sabor, aroma e cor. Além dos benefícios dele, suas folhas também podem ser usadas para chás, que têm sido usados desde os tempos antigos com propósitos medicinais, e novas pesquisas mostram que tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, combate o colesterol, controla hipertensão e combate radicais livres (antienvelhecimento).

40 Jornal Design

Charles Giovanella

A partir da flor, forma-se depois da polinização o fruto: a azeitona. É um fruto com caroço revestido de polpa mole. A cor da azeitona antes de estar madura é o verde, e depois de estar madura torna-se preta ou violeta-acastanhada. A composição média de uma azeitona é água (50%), azeite (22%), carboidratos (19%), celulose (fibras) (5,8%) e proteínas (1,6%). A oliveira prospera no clima mediterrânico, com temperaturas médias anuais entre os 15 °C e os 20 °C entre 500 e 700 mm de precipitação anual, sendo necessários, no mínimo, 200 mm. O Brasil não produz nem 1% do total necessário para atender as cerca de 80 mil toneladas de azei-

te e 100 mil toneladas de azeitonas de mesa consumidas no país anualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA). Para atender à demanda, estima-se que seria necessária a plantação de pouco mais de 100 mil hectares de pomares. O consumo per capita de azeite no país é de 0,4 litros de azeite de oliva por ano o que não reflete a realidade. Para se ter um dado mais confiável e mais correto teríamos que considerar um quarto da população do Brasil, ou seja, 50 milhões de pessoas que são mais ou menos as que podem ou tem potencial de consumir azeite de oliva, segundo seu poder aquisitivo ou que podem comer em restaurantes onde estão à disposição azeites. Levando-se em consideração esse número populacional, o consumo no Brasil estaria na casa de 1,6 litros por pessoa ano e não 0,4 litros. Os brasileiros consomem 15 vezes menos azeite se comparado com países da Europa como Espanha, Itália, Grécia e Portugal. A significância disso tudo é dizer que tem muito espaço para crescer o consumo de azeites em nosso país. Apenas triplicando nosso consumo atual o Setor olivícola mundial teria que trabalhar muito para suprir o mercado brasileiro sem deixar de atender o fluxo normal de importações aos demais países não produtores, pois necessitaríamos de quase 200 mil toneladas de azeite/ano para resolver o problema do mercado consumidor do Brasil. Isso dá uma boa ideia da grandiosidade do mercado brasileiro de azeites e seu potencial de crescimento a curto e a médio prazo.

charlesgiovanella@gmail.com @charles_giovanella Engenheiro Mecânico CREA-RS 197014 estilo


Pesca sem Limites é para todos

O tiro esportivo é uma modalidade em que o atirador deve acertar o alvo o maior número de vezes, porém eles podem variar de tamanho, distância e formatos. O crescimento do esporte vem desde 1920, quando estreou nos Jogos Olímpicos, com Guilherme Paraense trazendo a primeira medalha de ouro para o país. Anos depois, foram conquis-

de dos nossos associados é de alto nível e esse espaço é utilizado para treinamentos, individuais e em turmas”, explica Giacomelli. Os sócios são enfáticos quando dizem que o Pesca sem Limites é para homens e mulheres maiores de 18 anos, bem como os cursos, etapas e competições. O curso básico realizado no espaço é totalmen-

Fotos Eduardo Fin

O esporte que trouxe a primeira medalha de ouro para o Brasil

tadas medalhas em prata e bronze. E sabe o que é melhor? Em Bento Gonçalves tem um Clube de Tiro, que fornece cursos básicos e avançados no esporte. O time da Pesca sem Limites, buscou expandir os horizontes quando criou o Clube de Tiro desportivo, com venda de armas, munições, documentação e treinamento diferenciado para os praticantes. Os dois estandes de prática contam com 15 e 25 metros, sendo no total 10 box disponíveis para treinamento no subsolo da loja. “O espaço foi criado e pensado para fornecer segurança, qualidade e sofisticação. Além dos “boxes” possuírem um ótimo espaço, foi investido pesado na parte da saúde, com sistema de exaustão e ventilação de troca de ar em menos de quatro minutos. A segurança na linha de tiro e na saú-

Sua aventura pode começar agora! Camping, pescaria, tiro esportivo, vestuário e pesca, tudo que amantes de esporte de aventura precisam em um único espaço, a Pesca Sem Limites. Em junho a loja que foi pensada e fortificada em fornecer qualidade e segurança nos esportes dessas categorias completa seis anos. Quando se fala em aventura, o primeiro pensamento é as dificuldades que os esportes dessas categorias podem apresentar. E foi partindo dessa premissa, que nasceu a proposta de uma loja que contemplasse equipamentos de qualidade para essas ocasiões. Os sócios Antonio Carlos Triches, Maurilio Giacomelli e Breno Berto, afirmam que existem possibilidades de anexar conforto e qualidade aos esportes de aventura. “Buscamos oferecer os melhores equipamentos para realização de qualquer atividade dentro dos segmentos que atuamos. Possuímos produtos de entrada, tanto quais para competições e etapas extremas. Além disso, faz parte do nosso atendimento, explicar ao cliente qual o real uso do equipamento adquirido, podendo assim, ele escolher qual investimento vai efetuar”, explica Triches.

te voltado para iniciantes ao mundo das armas. Nele é possível aprender o passo a passo, desde o primeiro contato com uma arma, ao conceito, nomeclatura e funcionamento, assim como obter um tiro seguro, com eficácia e foco voltado para regras de segurança. Já o curso avançado visa a próxima etapa do atirador, anexando módulos com panes para sanar o armamento, montagem e desmontagem, exercícios diferenciados e muito treinamento em seco, sendo este específico para criar memória muscular com o armamento. “É muito importante esclarecermos e incentivarmos a todos a conhecerem e perderem o receio com armas de fogo. Afinal, elas foram criadas para nos proteger, não para atacar. Devemos usar com conscientização, que é exatamente o que demonstramos aos nossos clientes. O esporte de tiro desportivo possibilita uma infinidade de exercícios e práticas que levam o aluno ao conhecimento pessoal, a fim de desenvolver habilidades de autocontrole para agir em momentos de pressão e que exigem muita agilidade. Além disso, auxiliamos e atuamos no controle da fauna exótica invasora, os javali, que é o único abate autorizado no brasil”, explica Berto.

A Pesca sem Limites conta também com e-commerce, pescasemlimites.com.br

PESCASEMLIMITES.COM.BR @PESCASSEMLIMITES @CLUBEDETIROPESCASEMLIMITES Horário de funcionamento: Seg a sex: 08:30 às 12:00 | 13:30 às 18:30 Sábado: 08:30 às 12:00 (54) 3701-3833 54 99157-6799 Av. Planalto, 1227 - São Bento, Bento Gonçalves

estilo

Jornal Design 41


A tranquilidade de viver com segurança

Fotos Divulgação

Segurança 24h garante proteção

A tranquilidade de aproveitar o tempo livre com a família ou os amigos, chegar em casa depois do trabalho, sentar no sofá e não se preocupar com mais nada, apenas relaxar, é a verdadeira definição de bem-estar. Para que esses momentos se tornem realidade em termos de conforto, é importante entender que a segurança patrimonial está diretamente ligada a segurança pessoal. Para o Delegado de Polícia de Bento Gonçalves, Álvaro Luiz Pacheco Becker, é importante saber a diferença entre crimes contra a pessoa e crimes contra o patrimônio em primeiro momento, para assim assimilar a importância da segurança patrimonial. “Desde criança protegemos nossos brinquedos procurando mantê-los sob nossa guarda, evitando que sejam danificados ou até roubados. Nosso patrimônio por menor que seja tem a tutela do Estado para que possamos usufruir dele sem a interferência de outra pessoa, seja na posse ou na propriedade. Quando ocorre interferência contra nossa vontade temos as figuras dos Crimes Contra o Patrimônio, previstas no Código Penal Brasileiro, como furto, roubo, entre eles o crime mais grave que é a Extorsão Mediante Sequestro, como resultado morte; temos ainda, a Usurpação, o Dano a Apropriação Indébita, Estelionato e a Receptação, crimes que o Estado pune para salvaguardar seu direito ao que é seu”, explica. A partir disso, é possível entender que a segurança patrimonial merece proteção, mas nada é mais importante que a segurança pessoal. “Ambas devem andar lado a lado, pois protegendo a vida, protegeremos o bem. O nosso patrimônio, salvo raríssima exceção, é fruto do trabalho de uma vida e portanto, também é importante, mas não tão importante quanto a vida do ser humano e sua integridade física”, ressalta o delegado.

42 Jornal Design

E nada melhor que contar com sistema de segurança em sua casa e empresa, para justamente garantir a proteção de todos. A Monitora Bento oferece serviço inteligente em monitoramento patrimonial e empresarial. A empresa possui solução completa residencial, de condomínios e corporativo, com monitoramento por imagem 24h, sistema de alarme, controle de acesso e o plano chegue seguro, que monitora entrada e saídas de casa ou do trabalho para família. “A segurança vai além dos bens patrimoniais, estamos protegendo a vida das pessoas. Quando falamos em bens, é um conforto chegar em casa ou na empresa e encontrar as suas coisas como você deixou no dia anterior. E quando falamos em vidas, estamos falando de tranquilidade e proteção contra assaltos, roubos, sinistros – precisamos assegurar a longo prazo”, explica Solange Cima, sócia da marca. A Monitora conta com seis unidades de apoio estrategicamente distribuídas pelos bairros da cidade, além de um sistema de monitoramento próprio, central de controle equipada com geradores sem risco de apagão, equipamentos de última geração e operadores treinados para as necessidades de cada cliente. Projetos exclusivos de segurança A Monitora Bento tem uma novidade em seu atendimento, a elaboração do projeto exclusivo, com planejamento e instalação do sistema de segurança específico para os clientes. Essa oportunidade é desenvolvida tanto para empreendimentos que serão construídos como para aqueles que já existem no mercado. Uma equipe especializada, faz um estudo de topologia do local, entendendo todas as necessidades que aquele espaço precisa, em termos de tecnologia de informação, agilidade de respostas, rede de cobertura, software, avaliação de eventuais riscos e sistema de segurança com câmeras e alarmes. Nesse atendimento um dos diferenciais é o aplicativo que dá acesso ao cliente, para que ele possa acompanhar todo o andamento do sistema de segurança, assim como a capacitação dos colaboradores que vão estar envolvidos no funcionamento diário. A Monitora Bento segue as diretrizes estabelecidas pela Lei de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709/2018.

Dicas de segurança para sua rotina: O cercamento do seu imóvel é importante para limitar o que é seu e evitar a invasão ou a usurpação; Ter sempre em mente que seu bem móvel pode ser cobiçado por terceiros, então, proteja-o com alarmes, com vigilância e guardando-o em lugar fechado e seguro; Quando sair de casa, verificar se está tudo trancado, alarme ligado, vizinhos avisados; Criar o hábito de verificar se há algum veículo estranho por perto ou que esteja sendo visto seguidamente pela rua; anotar a placa e a marca do veículo é importante; Câmeras de alta resolução e com visão noturna facilitam a identificação de estranhos; Quando sair para ir jantar ou a uma festa, chamar um táxi ou outro carro de aplicativo é mais tranquilo e seguro; evite andar na rua falando ao celular, com o aparelho no bolso de trás ou até mesmo sua carteira; Se for sair de casa, à noite, observe as redondezas e verifique se não há movimentação estranha. Faça o mesmo quando estiver chegando em casa à noite; nunca abra o portão com pessoas caminhando nas proximidades; Nunca reaja a um assalto, mesmo que você seja preparado, pois sua vida vale mais que o seu patrimônio; o meliante não tem nada a perder; Se estiver dirigindo e alguém bater no seu carro ou o perseguir, não pare para tirar satisfações, siga até um posto e então avise a polícia (190).

estilo


Foto Arquivo Pessoal

Foto Exata Comunicação

Foto Rita Michelin

Social

2021 é o ano do aniversário de duas décadas do Hotel Villa Michelon. O primeiro hotel do Vale dos Vinhedos abriu um caminho de oportunidades para a transformação do distrito em um dos principais roteiros enoturísticos do Brasil. “De uma maneira natural, meu pai me preparou para dar continuidade ao que ele construiu. Falando em especial de nossa trajetória no Villa Michelon, as reuniões diárias com ele me fizeram conhecer a fundo os projetos e a forma de trabalhar com hotelaria que meu pai desenvolveu de maneira única. Ele carregava consigo o entusiasmo pelo desenvolvimento do Vale dos Vinhedos, e não é exagero dividir a história do roteiro enoturístico entre antes e depois do Villa Michelon”, avalia a diretora geral do Complexo Turístico, Elaine Michelon.

Paulo Caleffi, Aldo Cini e Rogério Capoani, no CIC-BG

estilo

As elegantes e competentes Sabrina Portaluppi e Elisiane Schenato, comemoraram aniversário, receberam o carinho especial dos familiares e amigo

Jornal Design 43


Todeschini Bento Gonçalves | 54 3452 7373 Todeschini Caxias do Sul | 54 3215 3959 TODESCHINIOFICIAL estilo

Profile for Jornal Design

Design Serra | Edição 116  

Design Serra | Edição 116  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded