Jornal Design | Esição 111

Page 68

Cuidados com os cães e gatos no verão Você sente muito calor no verão? Os cães e gatos também! Você também já deve ter percebido que eles não transpiram como nós. Ao contrário dos seres humanos, eles possuem pouquíssimas glândulas sudoríparas, localizadas nos coxins, as almofadinhas das patas. Essa região, além de pequena, não é suficiente para controlar a temperatura deles no verão. É muito importante ficar atento aos riscos e cuidados necessários com os pets nessa época do ano. Cuidados em 365 dias Além do amor e carinho que os bichinhos merecem, os cuidados devem ser diários e estar atento aos sinais que eles transmitem sobre sua saúde faz parte disso. Elisa explica que cortar as unhas do jeito correto pode parecer bobagem, mas não é. “De tempos em tempos precisa cortar a unha dos animais, de forma correta, pois se ela cresce muito acaba entrando na pele e encravando, criando assim um desconforto e uma inflamação”, conta Elisa.

Fotos Divulgação

Banho nos pets

Temporal

Agora que você já sabe sobre a sensibilidade dos cães e gatos ao calor, existem também outros cuidados que são importantes para qualidade de vida dos pets. “Além de não passear em horários de sol forte, se possível depois do passeio é legal usar um óleo de Argan, especial pra hidratar cães e gatos, isso ajuda a manter as patinhas saudáveis. Outro ponto importante é verificar se o animal está com pulgas ou carrapatos, pois o verão é a época em que mais se proliferam esses bichos e o incomodo pro animal é enorme”, relata Elisa Maria Coser, proprietária do Petiscão e Petisgato. As alergias também são assunto que precisa ser alertado, pois as dermatites aumentam nessa época, explica Elisa. “Justamente por conta da proliferação das pulgas, os bichos são alérgicos a saliva que a pulga libera, gerando coceira, principalmente na região lombar e no pescoço, que é onde mais acumula o inseto, e por vezes eles se coçam tanto que chega lesionar a pele. Por isso pedimos atenção ao sintomas e comportamentos dos animais”, explica.

68 Jornal Design

Neste caso depende de diversos fatores, a raça, o tamanho, a quantidade de pelos. Elisa explica que é um critério do dono, há quem indique uma vez por semana ou a cada 15 dias. “Eu indico uma vez por semana e a higiene a cada quinze dias, mas dependente muito do tutor do animal. Se tiver pelos longos ou nós muito grandes, até pode escovar em casa com o uso da rasqueadeira, nada de querer usar a escova de cabelo pessoal. Mas cuidado, as pontas das Mas como é a forma correta de cortar as unhas dos pets? A unha dos cães e gatos terminam onde começam os vasos sanguíneos, se ela for branca é possível perceber uma parte mais vermelha, que corresponde aos vasos, então deve ser preservada. Mas, se a unha for preta, o corte fica mais difícil então o ideal é levar ao petshop. Se o bichinho já tiver com a unha encravada, é possível cortar e após retirar a parte que penetrou no tecido da pele. A pele sob ela vai estar com pus e danificada, mas também é possível fazer um tratamento adequado. Isso também inclui cortar os pelos que cobrem as patas do seu bichinho. Normalmente quando se leva os animais para tomar banho em lugares especializados, como a Petiscão e Petisgato, o corte das unhas já são realizados junto com o banho e a tosa.

rasqueadeiras são em metal, se acalcar na pele pode arranhar e deixar marcas no pet, por isso sem acalcar em cima da pele, se tiver nós grandes usa-se um óleo desembaçador e com muita calma e cuidado abre ele, e ai sim, vai com a rasqueadeira somente em cima do nó”, conta. Alopecia dos pelos Esse é mais delicado, pois precisa de tratamento. Pode ser ocasionada pelo calor, pelo estresse do cão, tristeza e até a tosa não realizada corretamente, e o resultado pode ser bem ruim, como os pelos nunca mais crescerem. “Quando o tutor pede ao groomer (tosador) pra que tose com a máquina um animal como, Spitz, Akita, Huski, Chow Chow e outras raças que são compostos de sub pelos, nesse caso eles devem ser tosadas com tesoura, até mesmo a tosa higiênica”, relata Elisa. E para quem costuma dar banho em casa nos seus bichinhos, muito cuidado, pois eles precisam secar bem o pelo para evitar as micoses. E lembre-se sempre de manter um pote com água limpa e fresca pra eles possam se hidratar.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.