__MAIN_TEXT__

Page 1

Ano XI - Edição 110 - Novembro 2020


Editorial Tudo depende do seu estado de espírito! Não entendeu nada? Eu explico: acredito verdadeiramente que é possível inovar em qualquer momento de nossas vidas, o único momento complicado é quando a vida não faz mais sentido, por isso falo do estado de espírito. A casa, relacionamentos, família, resultados financeiros, momentos de lazer, tudo depende de onde sentimos necessidade de mexer, um pouco aqui outro pouco ali. A vida é feita pra gente se movimentar, colocar a criatividade em dia e transformar as coisas que podemos enquanto é tempo. E o tempo é infinito. Isso está muito ligado a saúde e a enxergar além da nossa bolha. Vamos combinar que o verão dá um up nessa vontade, né? Quem aí não fica louco pra mudar o cabelo, dar uma incrementada no visual, ir pra academia e cuidar um pouco mais do corpo? Temos dicas quentes pra você que já está pensando nisso!

Podemos mudar a casa, o escritório e até o estilo de roupa que estamos acostumados a usar. Nada é permanente, ao longo da nossa história iremos mudar muitas vezes hábitos, pensamentos e o modo de ver a vida! O final so ano, nos motiva a colocar brilho no lar, na roupa e nos olhos também, isso é tão bom! No que você quer inovar hoje?

Silvia Aibel Perusso @silviaaibel Diretora Jornal Design

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso Administrativo: Rosângela Masutti Diagramação: Camila Cervieri Jornalista Responsável: Bruna Maria de Moura Migon REG. Mtb 19507/RS Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Negócios | Estilo

Capa Marcos Marin e Graciela Backes Make e cabelo: Elaine Espaço de Beleza Projeto: Bárbara Dahmer Ambientação: Orno Home Decor Fotos: Débora Zandonai -B2B Looks: LeQuarttiê Magasin de Mode

Siga a gente! @jornaldesignserra

Contato: 54 | 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

Foto Débora Zandonai - B2B


Óculos: de item essencial para artigo fashion Você se lembra de quando sua mãe usava calças cintura alta e você dizia que nunca iria usar? Ou então quando sua avó usava conjuntos e você achava aquilo totalmente fora de moda? Aposto que você se rendeu a essas ou qualquer outra tendência passada. E sabe por quê? Por que tudo no mundo da moda volta, mas volta com um toque repaginado e atual. E isso acontece não só para as roupas, mas também para os calçados, bolsas e até óculos! Há tempos os óculos de sol e grau deixaram de ser apenas um “artigo necessário”. Hoje, eles fazem parte do nosso look do dia, se tornando, muitas vezes, os protagonistas das composições. Por conta disso, as marcas eyewear apostam em vastas pesquisas de tendências e comportamentos para saber ditar o que será tendência nas estações que estão por vir. E de uma coisa eu te garanto: você vai se arrepender de não ter guardado os óculos retro que sua mãe e avó usavam. Fique de olho nessas dicas:

Escrito por: Maria Luiza Grazziottin Brites, jornalista.

2. Modelo aviador

4. Armações transparentes

Esse modelo foi originalmente desenvolvido em 1936 para que os pilotos protegessem seus olhos enquanto voavam. Hoje, os óculos estilo aviador fazem parte dos looks das fashionistas. E o melhor é que ele cai bem para quase todos os tipos de rostos, nas mais diversas ocasiões. Deixe o seu óculos ser a “peça-chave” do seu look.

1. De volta ao passado Sabe aqueles modelos grandes, quadrados e com as lentes claras? Você vai ver muito disso no street style. Esse modelo de óculos imprime estilo e personalidade ao look.

Crie uma composição neutra e faça com que ele seja o responsável pelos elogios da sua produção.

3. Os gatinhos

Experimente incrementar a sua produção utilizando lenços ou bandanas.

Elegantes e de fáceis combinações. Os modelos com armações transparentes são os preferidos daquelas pessoas que usam óculos de grau todos os dias. Isso porque o fato de não haver uma cor predominante no modelo, faz com que as pessoas se sintam mais à vontade na hora de compor os seus looks.

Estão com tudo: um grande sucesso dos anos 1950 que promete marcar presença na próxima temporada. O modelo “gatinho” é elegante e sensual na medida certa.

Perfeito para sofisticadas!

criar

Seja qual for o seu estilo, certamente há um óculos lindo para lhe acompanhar. Óculos viraram itens indispensáveis no dia a dia de todos nós. Então, nada melhor que um acessório que reflita nossa personalidade e estilo. E, certamente, o seu modelo está te esperando na Vízia Óptica mais perto de você!

composições vizia_optica

/viziaoptica

/viziaoptica.com.br

Jornal Design 3


A harmonização facial, muito falada atualmente é realizada na clínica há sete anos, sendo um conjunto de procedimentos que visa melhorar a harmonia do rosto. Todos os ângulos da face do paciente são avaliados, além da qualidade e textura da pele. A partir desta avaliação, os procedimentos serão indicados, dentre eles podemos citar: toxina botulínica, bioestimuladores, preenchimentos, peelings, laser, fios e a novidade na clínica: técnicas minimamente invasivas na região do nariz para uma harmonia completa.

Vem, verão!

Fotos Divulgação

Todos esses procedimentos, podem ser realizados em áreas do corpo como o abdômen, flancos, cintura, costas, parte interior da coxa, culote, braço e joelho, além da gordura localizada entre a mama e o braço, que incomodam algumas mulheres, sem contar aquela conhecida como papada, que fica próxima ao queixo e joelho. Não se preocupe, você ainda tem tempo para se cuidar e arrasar na estação mais quente do ano. Com a chegada do verão e o corpo mais a mostra, a procura por tratamentos estéticos corporais, não invasivos, aumentam e muito. A ciência e tecnologia auxiliam muito nessa corrida pelo corpo desejado as vésperas da estação do biquíni. Na Clínica Puricelli, os tratamentos como redução de medidas, gordura localizada, celulite e flacidez são os mais procurados, além claro, dos queridinhos do ano todo: toxina botulínica e a harmonização facial. “Para redução de medidas, nós podemos contar com várias opções com excelentes resultados. Cada técnica atua de maneira diferente para atingir a célula de gordura e causar sua quebra ou destruição”, conta

4 Jornal Design

a biomédica Bárbara Puricelli. Alguns tratamentos como a lipo enzimática estão em alta. Nesse procedimento ocorre a aplicação de compostos, diretamente na região que se deseja tratar. Estes compostos possuem ação lipolítica (quebra de gordura), além de acelerar metabolismo, aumentar a saciedade e controle da compulsão alimentar. Já na eletrolipólise, são aplicadas pequenas agulhas na pele para eliminar a gordura localizada e a celulite. O procedimento quebra a célula de gordura através da ativação de receptores específicos que possuem a ação de lipólise. A criolipólise, é feita através de uma máquina própria para o procedimento, promovendo o congelamento da célula de gordura na área do corpo escolhida. Basta uma sessão, que dura cerca de 1h30min, para eliminá-las de vez da área tratada. Sem dúvida, entre os tratamentos mais procurados nesta época, estão os bioestimuladores. “Após declaração em que Sabrina Sato afirmou que re-

E neste caso é possível tratar: - Melhoria do contorno ou afinamento da ponta do nariz. - Redução da giba nasal (osso no dorso do nariz). - Empinar a ponta do nariz. - E fechamento da asa nasal e diminuição da largura do nariz. São técnicas minimamente invasivas que utilizam na maioria dos casos fios de sutura, fios de sustentação e ainda, são feitas com anestesia local. Esses procedimentos são de rápida recuperação e baixo índice de complicações. Outra grande novidade, é a micropigmentação estética nos lábios, sobrancelhas e contorno de olhos. Além de camuflagem de olheiras, estrias e as paramédica: cicatrizes pós-cirúrgicas. corre ao procedimento para tratar celulite, flacidez e ainda devolver o volume perdido, o Sculptra tornou-se o queridinho de todas as mulheres que temem a celulite e o bumbum pequeno”, conta Bárbara. Este procedimento pode ser realizado em todo corpo (menos na região dos seios) para devolver a firmeza, tração e viço à pele. Quando aplicado no rosto, além de promover um efeito lifting pode ser utilizado como estimulador do volume, devolvendo o desenho e contorno ao rosto. “Outro procedimento que é atemporal, é a aplicação de toxina botulínica, o rosto sendo o nosso cartão de visita, acaba tendo atenção o ano todo”, relata. E, pensando sempre nos tratamentos de excelência, a Clínica Puricelli traz à Bento Gonçalves, procedimentos específicos para o nariz. Isso mesmo, para quem quer um nariz retinho, empinadinho, mais fininho e tem medo da rinoplastia, alguns casos podem ser realizados em consultório, com anestesia local e resultado definitivo.


Para sempre corpo e alma de verão Quando soube do tema que estaria escrevendo para a coluna desse mês e que a protagonista seria eu, fiquei muito feliz, pois amo o sol e sofria quando ele não aparecia. Hoje aprendi a viver de verão mesmo sem sol, tanto de corpo como de alma. Nos últimos anos surgiu uma grande necessidade pessoal e profissional em dar uma mudada, aprendi a adicionar no meu dia a dia frases como “viver com leveza, viver com aceitação, está tudo bem! Compartilho com vocês o que venho trabalhando em minha vida nos últimos 4 anos para viver de corpo e alma de verão. Para Aristóteles, a alma e o corpo coincidem de tal modo que um não sobrevive sem o outro. Assim, formam uma unidade substancial na qual a alma é ato perfeito do corpo. Descartes demonstram a superioridade da alma em relação ao corpo, devido ao uso da razão, mas isto não significa que o corpo deva ser desprezado, pois, sem ele, a alma não teria motivo de existir, ela apenas tem sentido unida ao corpo. Concordo plenamente com Descartes e digo mais, pensar o corpo como máquina pode trazer um sentimento negativo, pois se tem a ideia de que pode ser descartado quando tiver algum defeito e trocado por outro novo, como as máquinas que são utilizadas nas fábricas.

Fotos Arquivo Pessoal

Adote uma mentalidade de dentro para fora! Uma tendência comum entre nós seres humanos consiste em procurarmos fora de nós mesmos as origens de acontecimentos e problemas do dia a dia. Quem nunca se perguntou “mas porque isso aconteceu comigo?”. No entanto, acontece que a nossa percepção do mundo que nos rodeia não é mais que uma projeção daquilo que trazemos de dentro de nós. Por isso, adotei e recomendo você a adotar uma mentalidade de busca interior na hora de encontrar aquilo que deseja conseguir para o verão da sua vida, quer se trate de perder uns quilos em excesso ou a ter uma atitude mais positiva.

Um corpo em movimento é saúde! Tanto o corpo como a alma requerem exercício diário, em partes iguais. A falta de exercício físico gera em nós respostas como a preguiça ou a ansiedade. Pelo contrário, manter o corpo em movimento, com moderação, ajuda-nos a descansar melhor ou simplesmente, a sentirmo-nos mais felizes, entre outros benefícios. Exercício em excesso, visando apenas estética não é duradouro e não respeita os seus limites e da vida como ser mãe, amiga, esposa, profissional - você não é uma atleta profissional pra tanto desgaste. Escolha algo prazeroso que te instigue a frequentar tal local, ver as pessoas, tenha em mente que essa prática deve ser para sempre, ou seja, deve ser no mínimo agradável. Pratique uma alimentação saudável! O sábio H. D. Thoreau dizia: “Há uma grande diferença entre comer e beber para nos fortalecermos e fazê-lo por mera gula”. Com esta frase, entende-se facilmente em que sentido devemos orientar a nossa alimentação. Dar prioridade aos alimentos frescos, da época, em detrimento dos mais processados. A água como bebida nº1. Conselhos como estes são bem conhecidos, e são os que funcionam de verdade, porém as pessoas não fazem porque depende só delas. Mas eu acredito que cada um tem o seu momento de mudança. Então fica nas suas mãos pô-los em prática.

Defina objetivos, visualize e cumpra! Não há nada melhor que definir objetivos para trazer um extra de seriedade à preparação para o verão da sua vida. Uma lista de tarefas ou um cronograma poderão, desde já, ajudá-lo a definir objetivos, visualizar e a cumprir. Para melhores resultados, é preferível que estes sejam realistas e abordáveis a longo prazo, metas de aparência humilde trarão consigo resultados duradouros e quando você desapega os resultados se potencializam. Aceitar o seu corpo e até onde você pode melhorar é essencial para corpo e mente. Acredite, por muitos anos pratiquei exercício físico que não gostava para tentar ter um corpo que jamais conseguiria ter. A frustração maior não era não ver o resultado físico e sim os problemas que estavam sendo causados em minha mente!

Desfrute da dádiva que é a vida! Aprecie sempre o valor desta dádiva que é a vida e verá que a espera pelo verão será muito mais prazerosa. Quando uma pessoa aprecia o que tem, as suas cargas emocionais e físicas diminuem. Algo tão simples como meditar diariamente, durante uns minutos, irá permitir estar mais presente, tanto nas suas tarefas como junto daqueles que ama. Desta forma, quando o verão da sua vida chegar, conseguirá desfrutar das suas férias, que lhe surgirão cheias de coisas maravilhosas, como “que lugar extraordinário!”, “que bem me sinto!” ou “este pôr do sol é incrível!” Não há nada melhor que expressar-se pela energia positiva. Faça o bem pelos os outros: Não se esqueça, o karma está sempre em alerta. Procure fazer o bem e irá sentir-se melhor consigo mesmo. Sabe aquele bom dia que você acha que não é importante? Acredite ele pode mudar a sua vida!

Fernanda Godoy Farto Desejo que você viva de verão de corpo e alma para sempre!

fernanda_godoy@terra.com.br @nutrifernandagodoyfarto Nutricionista

Jornal Design 5


Ilounge 865, o espaço completo para cuidar de você Ozonioterapia é a sensação do momento

O Z O N I O T E R A P I A 6 Jornal Design

Fotos Divulgação

Você piscou e já estamos no verão de novo! Sol, praia, piscina, biquíni, tanto faz, o importante é não descuidar de si mesma. E pra isso, nada melhor que um espaço completo para te indicar os melhores procedimentos para o seu corpo, pele e cabelo, não é mesmo? Este lugar é o Ilounge 865, localizado na rua Xingu, no São Bento.

A novidade que tem feito sucesso com as mulheres é o método de ozonioterapia, um procedimento minimamente invasivo, que promove a aplicação de uma mistura de oxigênio e ozônio por diversas vias com o objetivo de combater mais de 200 doenças, contribuindo para o bem-estar e promovendo qualidade de vida ao paciente. A Enfermeira Esteta e Terapeuta Integrativa em Ozonioterapia, Vania Sanches, explica que a aplicação do ozônio tem ação localizada e é realizada com o uso de agulhas muito curtas, injetando o gás em diferentes profundidades da pele, dependendo das necessidades do paciente e do efeito desejado. “O tratamento traz resultados eficientes quando em contato com o organismo, pois o gás

é capaz de estimular o sistema imunológico e ativar a circulação, entre diversos outros efeitos localizados”, relata. Algumas propriedades do ozônio medicinal o tornam excelente para tratamentos estéticos: - Estimula e libera fatores de crescimento e regeneração; tem propriedades antioxidantes, com efeito microbicida contra fungos, bactérias e vírus; - Estimula a vasodilatação por meio da liberação de óxido nítrico; seu efeito lipolítico é responsável

Vania Sanches

pela quebra de gorduras; regulação das funções dos rins, fígado e tireóide; - Rejuvenesce a pele e trata de hipercromias; combate acnes e queda capilar; trata a flacidez; protege a face; elimina celulite, estrias e gordura localizada.

Insatisfeita com a flacidez da pele? Trata a flacidez e gordura localizada

Diminuição de estrias e celulites

Rejuvenescimento e combate a rugas

Combate a acnes e a queda capilar

Trata micoses e feridas crônicas

Imunoativação geral

Dores articulares decorrentes de inflamações crônicas

Hérnias de disco, protrusão discal e dores lombares

Diversos problemas no sistema circulatório

Doenças e condições de pacientes idosos

O que é a Ozonioterapia?

Entre procedimentos estéticos, os bioestimuladores de colágeno são os mais procurados, por tratarem a flacidez da pele, explica a biomédica do espaço, Márcia Castagna. Atualmente os principais produtos no mercado são o Ácido Polilatico (Sculptra) e a Hidroxiapatita de Cálcio (Radiesse), com aplicação de uma vez ao mês, num total de sessões que podem variar de três a seis e são uma boa indicação para tratar a falta de elasticidade da pele. “Os procedimentos são minimamente invasivos, trazendo um resultado rápido e duradouro, deixam a pele mais densa e firme, criando um “banco de colá-

geno”. Essas substâncias quando aplicadas na pele promovem recrutamento Márcia Castagna de células especializadas na produção de colágeno, auxiliando na prevenção e tratamento de flacidez. Podem ser utilizados em várias regiões tanto faciais como corporais”, relata. A perda de colágeno ocorre a partir dos 30 anos, no mesmo período, aumentando a degradação das fibras colágenas, resultando nessa flacidez e perda de tônus. “Esse tratamento irá remodelar a derme, parte da pele que serve de estrutura”, afirma a biomédica. Eles podem ser aplicados no rosto, pescoço, colo, mãos, abdômen, coxas, glúteos, braços e joelhos. E os benefícios são inúmeros como: - Resultado natural; - Efeito lifting; - Repõe volume; - Reestrutura a pele; - Melhora da flacidez; - Suaviza sinais; - Permite associação com outros procedimentos; - Durabilidade do resultado de 2 anos;


Ultrassom Focalizado e a Radiofrequência

Foto Carlos Ferrari

Kely Carlet

Foto LightBox Estúdio

Quem acha que cuidar da estética é somente para mulheres, está enganado. Com a chegada do verão homens também buscam procedimentos para se preparar para estação. A esteticista que também atua no Ilounge, Kely Carlet, explica que a celulite, por exemplo, ainda assusta no caso das mulheres e por isso a busca por diminuí-las é grande. “A procura pela melhora na aparência da pele aumenta, hoje existem vários protocolos para esse tratamento, porém cada caso é avaliado individualmente. Sempre respeitando a particularidade, analisando a causa e buscando junto com a paciente o melhor resultado”, explica. O contorno corporal é um atrati-

vo no ramo da beleza, como gordura localizada, flacidez de pele, celulite e estrias. Os procedimentos mais procurados para tratamento são o Ultrassom focalizado e a radiofrequência: - O Ultrassom Focalizado é utilizado na medicina estética com a finalidade de promover a redução da gordura localizada, apenas com a utilização do aparelho. É um procedimento confortável e não invasivo que oferece resultados satisfatórios para o acúmulo de gordura, que tanto incomoda. Quando é utilizado no modo contínuo, gera calor e aumenta a circulação local. - Já a Radiofrequência é muito procurada e indicada para flacidez tissular de pele. O aumento do calor proporciona a contração das fibras colágenas e elásticas da pele, ocorrendo então a formação de um novo colágeno adicional, melhorando a tonicidade e sustentabilidade da derme.

Rua Xingú, 865 | Bento Gonçalves 54 3075.1931 | @ilounge865

Jornal Design 7


Vigiai e Orai

Fotos Divulgação

lapidados, seja na submissão, ou na rebeldia, mas sem perceber que no fim das contas estamos sendo manipulados de toda forma. Pensar em escrever e o que escrever na coluna do mês de novembro do Jornal Designer da Serra, que traz como pauta Cuidados com corpo e alma para o verão, me fez perceber a necessidade de apresentar o laço que a palavra “cuidado” representa quando o assunto é corpo, alma, e quando esse cuidar deve acontecer. – Aliás, quanto à quando cuidar eu nem irei me estender. Cuide-se agora! Sua vida se detém enquanto você está lendo esse texto. Abra os olhos para você. Mas vamos a uma explicação básica e que eu ADORO! Nosso CORPO FÍSICO se apresenta através de membros, músculos, órgãos, vísceras, etc. É o “ser” matéria orgânica, ou o também chamado por espiritualistas de plantão de “máquina”, ou “veículo orgânico”. Enquanto isso, nosso CORPO MENTAL é responsável pelo raciocínio e ideologia particular de cada indivíduo que gera movimento comportamental, sensorial e que está por trás dos gatilhos emocionais do “ser” que está pertencente à matéria orgânica do corpo. Ou da “máquina”. Ou do “veículo”. Como escolher chamar. “Vigiai e orai”. Uma afirmação bíblica que eu juro ter ouvido da forma correta pela primeira vez a alguns anos atrás no meu curso de psicoterapia, e que agora segue ao meu lado como um lema de vida diante de tudo que se apresenta como algo que me fere e me atrasa. Vigiai e orai, todo tempo. Quando falamos de corpo, mente e alma, me parece que a interligação (que é óbvia e necessária) entre esses três corpos presentes em um ser humano passa um tanto quanto desentendido da básica realidade envolvida. O fato é que, apesar das guerras mentais revolucionárias que venho assistindo nos últimos tempos, nós, lindões e destrutivos seres humanos, estamos ligados a um grande sistema terreno (e que se talvez você já tenha lido as demais colunas que escrevi para o jornal, já tenha reparado no quanto eu bato nessa teclinha) que se apresenta diante de nós com os benditos “certo e errado” “bonito e feio” “bom e mau”, e tantos quadros duais que nos fazem querer ser algo, porque outro algo simplesmente não parece legal. A partir desses conceitos somos moldados e

Por isso, caro ser humano... caro ser... cara alma... Vigiai e Orai, pois o ato de cuidar de tudo o que você é, em todas as suas expressões, não é nada mais que o princípio de toda a existência, seja ela com base religiosa, espiritualista, filosófica ou biológica. Você alimenta o seu corpo com nutrientes saudáveis e faz exercícios físicos por amor e respeito ao que te mantem respirando todos os dias nessa existência. Você cuida do seu mental e do seu emocional procurando se entender, se compreender, para que respirar a cada segundo nessa existência faça sentido. Você procura viver a felicidade de dentro para fora com o que no fora te traz felicidade para o que está dentro, na sua alma, que é você por completo, em todas as suas particularidades excêntricas e belas, e que é também TODA A SUA EXISTÊNCIA. Porém, vigiai e orai, mais uma vez! Promova aos seus corpos o equilíbrio da sua essência, que por ser sua, é única. Tenha equilíbrio entre corpo, mente e espírito, e nunca se esqueça que o resultado que a alma procura, o que você procura, resulta na plenitude de ser e estar feliz. Vigiai e orai, e olhos para você. Espero que seu verão seja lindo de corpo, alma e espírito. Namastê.

E então chegamos a ALMA - apesar de eu ter pulado alguns corpos - e é aqui que encontramos você. A energia por trás do corpo e da mente. A alma que carrega toda a essência, toda a verdade, toda a particularidade e respeito por tudo e todos. É a alma, que também é o combustível do personagem que você se encontra agora, que guarda em si a iluminação do ser, dentro do corpo mental,

O TACCHIMED ESTÁ DE ANIVERSÁRIO E QUEM GANHA É VOCÊ! Sem carência para consultas e exames simples Sem taxa de inscrição

que gera o emocional e o comportamental, e que está dentro do veículo orgânico = CORPO FÍSICO. Consegue perceber os laços completamente atados que no fim se tornam e se apresentam com o seu nome e o seu endereço?

Raiane Paula Fraga raiane.paulafraga@gmail.com @terapeuta.raianepaulafraga Terapeuta

Saldanha Marinho, 435, sala 15 Saldanha Marinho, 518 13 de Maio, 116, sala 2

Válido para planos novos até 30/11/2020.

nas duas primeiras mensalidades 8 Jornal Design


A importância de uma atividade física bem orientada

Foto Divulgação

por Rosalene O. Geremia | Mestre em Educação Física

Manter o corpo em movimento é um dos principais pilares de uma vida saudável. Quando se fala em uma vida fisicamente ativa logo vêm a mente, atividade física e exercício físico. Embora ambos façam muito bem ao corpo, existe uma diferença conceitual entre os dois e o conhecimento sobre isso faz toda diferença. Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético. Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética. Quem frequenta ou frequentou alguma academia sabe que muitas vezes o atendimento prestado em algumas empresas nada mais é que uma atividade física.

Muitos estabelecimentos atendem com programas livres, em que o atendimento não é o mesmo prestado num serviço personalizado. Por mais que os professores se esforcem, a ausência de correções técnicas dos movimentos, troca de programa de treino e evolução nas cargas são alguns dos fatores que faz com que a atividade não se torne um exercício físico, e o resultado desejado demore um pouco mais a ser percebido pelo praticante. Mas para quem busca um resultado focado, existe a opção de treinador individual, como o personal trainer, ou atividade com número limitado de alunos por horário, o semi-personal. Em estudo publicado recentemente, foram comparados dois grupos de atletas treinando na sala de musculação. Um grupo de atletas se exercitava sob controle de um professor, enquanto outro grupo não tinha supervisão. O treino prescrito era idêntico para ambos os grupos e teve duração de 12 semanas. Além do maior aumento de força no grupo que teve a supervisão de um treinador, os atletas tiveram uma frequência maior nos treinos. De acordo com os autores do estudo, os resultados foram mais expressivos devido ao atendimento nas sessões de treino e pelo aumento da intensidade, atingido por estímulos motivacionais decorrentes da supervisão de um profissional especializado. Esse é apenas um dos muitos estudos que comprovam que atividades orientadas tem um melhor resultado. Os alunos que já experimentaram se exercitar com treinadores individuais ou em grupos pequenos raramente voltam a treinar em academias

tradicionais. Esse atendimento diferenciado

acarreta em resultados melhores, pois o treinador ajuda no controle de diversas variáveis que norteiam o treinamento, como os intervalos entre as séries, as cargas utilizadas e a perfeita execução dos movimentos, além do estímulo motivacional durante o treino, item de grande importância.

Visando esse público a Bonna Vitta academia lança essa modalidade onde um professor atende um número limitado de alunos e com acompanhamento individualizado. Esse serviço será direcionado a: - Casais - Pais e filhos - Amigos - Colegas de trabalho e outros.

A Bonna Vitta academia fica localizada na rua Olavo Bilac e também tira dúvidas pelo 54 99657.3887

Jornal Design 9


Já imaginou você e seu filho super tranquilos em uma consulta no dentista? Criança pode escovar os dentes sozinha?

Fotos Catiane Grassi

A criança deve ter o momento de pegar a escova e começar a praticar a escovação. Porém, não podemos deixar na mão dela a responsabilidade de fazer isso de forma eficiente. Por isso, até uma certa idade, o acompanhamento e supervisão dos pais é essencial, para que garantam uma limpeza efetiva. É importante os pais saberem que, após a escovação, uma película se forma ao redor da superfície dos dentes, servindo de base para adesão das bactérias. Quando a escovação não é eficiente e essa camada não é removida, milhões de bactérias se acumulam diariamente, podendo provocar o surgimento da cárie. Por esses e outros motivos é importante o acompanhamento regular com Odontopediatra, para que os pais recebam todas orientações dos cuidados com a saúde oral das crianças.

Antes de tudo, vou me apresentar e contar minha história pra vocês, sou Thami Regina Zardo, tenho 28 anos, me formei em Odontologia pela PUCRS. Desde então, venho trabalhando e me aperfeiçoando a cada dia. Desde a faculdade tenho um carinho especial pelo atendimento de crianças. Quando me formei, logo iniciei minha pós-graduação em Odontopediatria. Hoje, sou especialista na área pela PUCRS, e pós-graduanda em Ortodontia. Os anos de experiência que tenho no atendimento de crianças e adultos me levaram a buscar uma alternativa contra uma das maiores barreiras de relacionamento entre paciente e dentista: o medo. Foi então que investi na Sedação Consciente com Óxido Nitroso, e vou contar como funciona para vocês.

Sedação Consciente com Óxido Nitroso O Óxido Nitroso é um gás que usamos associado ao Oxigênio. Na Odontologia, é utilizado para realizar os procedimentos promovendo a diminuição da ansiedade e dor, aumentando a analgesia, o relaxamento e a cooperação dos pacientes, principalmente os pediátricos. Um ótimo benefício dele é a rápida absorção e eliminação. Ou seja, tem efeito rápido de relaxamento, e após o término da inalação, seu efeito acaba. E como diz o nome, é consciente, então o

Thami ReginaZardo Odontopediatra

Cirurgiã-Dentista Clinica Geral Sedação Consciente com Óxido Nitroso CRO 23639 Rua Dr. José Mário Mônaco 227, Centro Profissional Serrano, sala 603, 95700-066. (54) 9 9923-6063 10 Jornal Design

paciente permanece responsivo e acordado durante todo o tempo de uso. O que determina o sucesso da sedação é a correta inalação. Essa técnica auxilia muito os pacientes que tem medo de ir ao dentista, pois promove um tratamento humanizado, deixando de lado o desconforto que ele possa sentir. Você tem algum dúvida sobre tratamentos? Entre em contato, com a gente ou agende uma avaliação.


Fotos Jornal Design

Clínica Magrass transformando sonhos em realidade Muito mais que melhorar a autoestima, o emagrecimento saudável é sinônimo de saúde. Uma vez que você começa a sentir as consequências de todos os resultados positivos que um plano alimentar elaborado por um profissional qualificado proporciona, você vai querer manter um estilo de vida saudável a longo prazo e isso passa a ser uma escolha diária para se sentir bem. Nos últimos quatro anos, a Clínica Magrass de Bento Gonçalves vem transformando vidas em poucas semanas, com tratamentos eficientes e resultados perceptíveis. O emagrecimento não precisa envolver culpa ou ser um processo exaustivo, escolhas bem feitas de alimentos saudáveis, acompanhado de conscientização sobre o que se está comendo, pode trazer uma sensação de muita leveza e conforto. Esse é o caso de Suelen Rigotti, de 31 anos, Auxiliar Financeiro, que perdeu 14 kg, após conhecer o programa de 20 semanas da Clínica Magrass. “Já nos primeiros quinze dias seguindo a dieta estabelecida pela nutricionista, fazendo as escolhas corretas que o plano propõe, me sentia mais leve e disposta. Com o passar dos dias, tudo foi ficando cada vez melhor e mais fácil, pois não se trata de uma dieta restritiva, trata-se de fazer escolhas bem feitas. Com o passar das semanas e vendo os resultados obtidos, sem aquela pressão ou aquele sentimento de obrigação de estar fazendo uma dieta fui melhorando meu bem-estar e disposição no dia a dia”, conta.

Com a autoestima elevada, o prazer de se olhar no espelho e uma disposição jamais vista, a cliente conta que antes da Magrass, emocionalmente falando, era um mix de sentimentos. “Desde a adolescência sofria com o sobrepeso e com dietas mal sucedidas e me sentia muito bem quando conseguia emagrecer, mas quando o peso retornava, junto dele vinha desanimo e decepção. O sentimento de que mais uma vez era derrotada pela compulsão alimentar”, explica Suelen. O conhecido efeito sanfona faz muito mal ao organismo, pois exige muito do corpo, podendo acarretar em problemas sérios de saúde, como desenvolver obesidade abdominal, diabetes, hipertensão, redução do colesterol bom e aumento de triglicerídeos. “Meu preparo físico quase não existia, me cansava facilmente e o excesso de peso me prejudicava em várias atividades do dia a dia. Sem falar nas roupas que não me serviam mais e a vontade de socializar que era mínima”, relata a cliente. A Magrass muda a forma de ver a vida Quando o assunto é perder peso, a Magrass elabora tratamentos que foquem na qualidade de vida do paciente. O Programa é científico e propõe transformação nutricional consciente, com sessões exclusivas de consultoria de saúde e nutrição, bem como estética de resultado e acompanhamento contínuo. A clínica não utiliza medicamentos no processo, por acreditar que o importante é a reeducação alimentar saudável e de progresso. A Magrass também dispõe de uma série de alimentos saudáveis que ajudam nos procedimentos, auxiliando na vontade do cliente em comer comi-

“Equilíbrio é a porta de uma vida saudável, tanto física quanto emocionalmente. Tudo que é em excesso faz mal, e a chave é saber como balancear e fazer sempre as escolhas corretas para ser feliz!”, Suelen Rigotti

das diferentes. Os alimentos são elaborados com a orientação das nutricionistas da clínica. Com sentimento de gratidão, Suelen conta que a Magrass é muito mais que uma clínica de procedimentos estéticos e emagrecimento saudável, é como se sentir acolhido na sua própria casa. “É maravilhoso! Me sinto tranquila e acolhida. Sempre que surgem dificuldades ou dúvidas ao longo do caminho, sou muito bem instruída por toda a equipe. Você não se sente sozinha nesta jornada. O acompanhamento realmente é de pertinho. Agradeço muito a todas as meninas e a minha nutri Sinara Troian que sempre onde detectávamos algum momento de desânimo, me instruía de volta no caminho certo e me colocava pra cima!”, emociona-se. A jornada de emagrecimento não deve ser um processo de sofrimento, afinal o alimento não é um vilão ou inimigo do corpo. Ele é a fonte de energia necessária para viver. “Depois de conhecer a Magrass não tenho mais receio de sofrer com o efeito sanfona, pois o que aprendi levarei para toda uma vida e isso já não me preocupa mais. Fui guiada pelos profissionais certos, com certeza”, relata.

A MAIOR

FRANQUIA DE

EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL DA AMÉRICA

LATINA

Dê boas-vindas à

MUDANÇA NA MAGRASS VOCÊ ENCONTRA: O MUNDO NÃO VAI MAIS SER IGUAL, POR QUE VOCÊ SERIA?

Programas de emagrecimento

Descubra sua melhor versão para quando a nova estação chegar.

Tratamentos faciais

Baixe o APP Magrass Club

Tratamentos para gordura localizada, celulite e flacidez Linha exclusiva de alimentos e cosméticos

Entre em contato e agende sua consultoria em estilo de vida saudável (sem custo).

Magrass Bento Gonçalves (54) 99651-3748 Rua Treze de Maio, 675 | São Bento - Bento Gonçalves

magrass.bentogoncalves

magrass.com.br Jornal Design 11


Terapia Capilar promove saúde e melhora autoestima É comum acordar e encontrar alguns cabelos no travesseiro, ter quedas durante o banho ou até mesmo ao escová-los. Até aí tudo bem, o problema é quando ultrapassa o limite e se torna uma displasia, pois pode estar relacionada a diversos fatores como doenças, distúrbios hormonais e emocionais, excesso de química e genética. E é aí que entra a Terapia Capilar, um estudo da saúde dos cabelos e do couro cabeludo que você encontra no salão Vivi Conceito em Beleza. A avaliação envolve a Terapia Capilar e Aroma Terapia Capilar, onde o diagnóstico é feito com um aparelho chamado tricoscópio, que avalia o couro cabeludo e as hastes do fio, pra definir o tipo de displasia que

a pessoa possui, como oleosidade, seborreia, alopecias, queda e fragilidade, ressecamento ou friz. E além dessa avaliação é feita uma ficha de anamnésia, em que é identificado a idade, sexo, cor e profissão, bem como uma análise pessoal do estilo de vida e hábitos comuns capilares, para avaliar o quanto o lado físico e emocional afetam para determinadas displasias. Depois de ter feito os dois diagnósticos, a terapeuta avalia o tratamento indicado com sessões, podendo ser duas a quatro por mês e também quais os aparelhos mais adequados para cada doença como laser, LED, alto frequência, vapor de ozônio e micro corrente polarizadora. Os principais benefícios do tratamento, explica a terapeuta capilar,

especialista no assunto Vivian Bottega, estão a saúde dos fios e a melhora da autoestima. “A pessoa passa a se sentir bem consigo mesma, além de prevenir e tratar a queda capilar, recuperando a saúde do couro cabeludo e dos fios. O tratamento estimula o crescimento do cabelo, hidratando e repondo os ácidos graxos das fibras capilares, diminuindo assim, a porosidade dos fios, que também melhora na absorção de nutrientes do tecido capilar” explica. Já a Aroma Terapia Capilar envolve diferentes óleos essenciais e vegetais, aplicados no cabelo e couro cabeludo. “Ela estimula partes do cérebro que aliviam os sintomas de doenças, como ansiedade, estresse, depressão, asma ou resfriado, fortalecendo as defesas do corpo”, orienta Vivian. Mas além de todos esses atrativos, a Terapia Capilar é humanizada, pois ela auxilia no relaxamento e na forma como a cliente passa a se sentir após o tratamento, trazendo a sensação de bem-estar e elevação C:77 M:59 Y:49 K:25 da autoestima.

Fotos Emerson Ribeiro

“A pessoa passa a se sentir bem consigo mesma, além de prevenir e tratar a queda capilar, recuperando a saúde do couro cabeludo e dos fios.”

O time Vivi Conceito em Beleza conta com o profissionalismo de Júlia Monteiro, Carina Rieta, Camila Pierozan, Vivian Bottega, Daniele Toniazzo e Jessica Cogo.

A análise de displasias envolvem também um diagnóstico sobre alimentação e perfil emocional, pois são fatores importantes e por isso C:0 M:20 muito Y:60 K:20

o salão conta com a parceria da nutricionista Bruna Pedrotti e para avaliar estresse, cansaço físico e emocional, a psicóloga Carmeli Salete Cechin.

Vivian Bottega, proprietária do salão Vivi Conceito em Beleza, comemora dois anos de empreendimento com uma novidade, a Terapia Capilar completa.

Rua São Paulo, 467 | Sala 463 | Bento Gonçalves | 54 99155.9543 | @viviconceitoembeleza 12 Jornal Design


Visão a todas as distâncias Foto Jornal Design

Implante de lente intraocular

Cirurgia a laser

Essa é a cirurgia refrativa tipicamente indicada para pacientes com mais de 50 anos que são dependentes de óculos multifocais (para longe/ perto/ intermediário) e que apresentem sinais de catarata ao exame oftalmológico. Atualmente é considerada a melhor forma de correção simultânea da visão para todas as distâncias, pela qualidade de visão e por ser uma correção definitiva e duradoura. Na cirurgia de catarata é removida a lente natural do olho, que fica atrás da íris, pelo lado de dentro. Ela fica turva e é substituída por uma nova, já com a correção do grau. É como trocar uma peça do olho. Nessa cirurgia os olhos não podem ser operados juntos, devendo respeitar um intervalo mínimo de 24h.

A correção da visão a laser é realizada desde os anos 90 e é considerado um dos procedimentos mais seguros da oftalmologia, tanto que é realizado em ambos os olhos ao mesmo tempo. O laser é aplicado na superfície do olho, fazendo como se fosse um “polimento”, corrigindo o grau. Esse é o procedimento de escolha em pacientes mais jovens que tenham miopia, hipermetropia e /ou astigmatismo. Também é indicado em pacientes que começaram a perder a visão para perto por causa da idade (tipicamente após os 40 anos).

Quem pode operar?

Pacientes que apresentem sinais de catarata no exame oftalmológico. Exames oftalmológicos são realizados para determinar qual a melhor lente a ser implantada. Não é necessário aguardar estabilização do grau. Fotos Divulgação

Um dos legados da pandemia certamente será a descoberta de muitas pessoas sobre o valor do investimento pessoal e da importância de não adiar por muito tempo seus planos. Devemos refletir sobre o momento e considerar o que nos traz qualidade de vida, autocuidado e autoestima. O reflexo disso chegou na oftalmologia, onde cada vez mais pessoas estão buscando a cirurgia refrativa para ter liberdade do uso do óculos. Seja para realizar atividades do dia a dia, trabalho, esportes, lazer ou simplesmente por estética, a cirurgia refrativa tornou-se um dos principais aliados na busca do bem-estar.

Os pacientes devem ter mais de 21 anos e apresentarem estabilidade do grau, por, no mínimo um ano. Exames são realizados para determinar se o olho pode ou não ser submetido ao laser: “como a superfície vai receber um polimento, deve ter espessura e curvatura adequados para não comprometer o resultado da cirurgia”.

Quem pode operar?

A médica oftalmologista Dra. Camila Severa explica, que dependendo do caso de cada paciente, existem hoje dois tipos de cirurgia refrativa mais utilizados: - Cirurgia refrativa a laser - Cirurgia refrativa por implante de lente intraocular.

Tempo de recuperação visual: Em média 15 dias. Cuidados após a cirurgia: Deve evitar exposição ao sol e atividades aquáticas por 30 dias.

Tempo de recuperação visual: Em média 7 dias. Cuidados após a cirurgia: Restrição de esforços físicos, atividades aquáticas por 30 dias.

Jornal Design 13


Projeto no estilo minimalista sem perder o aconchego Fotos Débora Zandonai - B2B

Empregar tons suaves trouxe conforto ao lar, além dessa mistura de materiais e texturas como a madeira louro freijó, mármore, vidro, linho e pedra natural garantem o toque acolhedor. Na decoração, elementos como quadros e vasos com vegetação trazem pontos de cor e destaque para o mobiliário, fazendo o complemento final desse espaço tão sonhado e idealizado pelos clientes.

Os detalhes da iluminação ficaram por conta da Cristo Rei Iluminação

O conceito minimalista ainda está bem em alta, para além da decoração. O layout do projeto assinado pela arquiteta Bárbara Dahmer tomou como norte, detalhes significativos, a pedido dos clientes, um casal com um filho pequeno, que era uma ampla casa, confortável, aconchegante e com pé direito duplo. Linhas contemporâneas e a pegada minimalista estão expostos em todos os cômodos da casa, mas sem perder o charme e delicadeza. O layout foi distribuído em dois pavimentos, conectados por uma escada escultórica que valoriza o pé direito duplo. No térreo fica a área social composta por um living, sala de jantar e cozinha integrados, perfeito para receber amigos e familiares. Com um charme incomum, o espaço térreo se abre para uma área externa de jardim, piscina e uma cozinha gourmet, um verdadeiro convite a aproveitar os momentos em família ou com amigos. Nas grandes janelas de vidro que envolvem a área social, a solução para trazer privacidade pro interior da casa sem perder a permeabilidade visual e iluminação natural foi o uso de persianas delicadas mas eficientes, com sistema de controle automático, assinadas pela Marin Decoração de Interiores. As lâminas de tecido suspensas por um véu transparente se fecham e se abrem, o que permite visualizar o exterior, ao mesmo tempo que mantém a privacidade e o controle da entrada de luz solar.

14 Jornal Design

No segundo pavimento, mais privativo, fica a área íntima dos quartos. Um corredor aberto com vista para o andar de baixo faz a distribuição dos espaços, mantendo a permeabilidade visual e a abundante iluminação natural proveniente dos grandes panos de vidro da fachada.

O projeto conta com a tecnologia da Moderna Automação

O toque especial por Orno Home Decor


Mais personalidade ao ambiente

54 3449.5373

Cristo Rei Iluminação e Materiais Elétricos

O encanto dos clientes pela Persiana Vision Sheer motorizada ocorre desde o primeiro contato, graças a leveza, elegância e conexão com o espaço externo, sem abrir mão da privacidade e proteção solar. Não restaram dúvidas de que o modelo ideal para compor o ambiente que eles imaginaram seria este, uma vez que encaixa perfeitamente com o projeto desenvolvido pela arquiteta Bárbara Dahmer.

As persianas motorizadas permitem controle total por um único toque, ou ainda é possível direcionar cada uma individualmente, conforme necessidade dos clientes. A partir da escolha do modelo, que inclusive aconteceu muito antes da obra ser concluída, foram feitas várias visitas até à residência, pois a altura do pé direito foi um tanto desafiadora. “Foi necessário muito estudo, planejamento e testes para que tudo ficasse como os clientes desejavam. As persianas foram projetadas e desenvolvidas especialmente para este projeto, levando em conta todos as características da casa”, relata Marcos Marin.

Fotos Débora Zandonai - B2B

Marcos Marin e Graciela Backes conferindo a funcionalidade das persianas

O entrosamento, envolvimento e a confiança criada entre a loja, família e arquiteta não poderia ter resultado em algo diferente a um projeto incrível e ousado, no qual as persianas assinadas pela Marin deram o toque especial. “Na verdade, nosso trabalho vai muito além de uma venda, é poder entender as necessidades dos clientes com muita seriedade, desde o primeiro contato até a finalização do trabalho. Ver que tudo ficou da forma que imaginavam é realmente muito gratificante”, enfatiza Graciela Backes.

MARIN Decoração de Interiores

@marindecoracoes Jornal Design 15


New in, cadeira Dot

Fotos Zéto Teloken

Com foco no design de vanguarda, criamos tudo pensando nas pessoas e lares que nos recebem. Acreditamos que o design tem poder transformador, pois é através dele que traduzimos experiências de felicidade e acolhimento. Por isso, nossa missão tem como proposta ressignificar o lar com sentimento afetivo. Em comemoração aos 16 anos do Studio Marta Manente Design, fizemos uma produção com vídeos e fotos ilustrando lançamentos e best sellers na nossa marca que estão sendo apresentados nas redes sociais do @ studiomartamanente e do @jornaldesignserra.

Locação: Bentec Fotos e vídeos: Zeto Teloken Make: Diule Miranda Cabelo: Paula Lombarde

16 Jornal Design

New in por aqui, cadeira Dot. A mais nova peça que integra ao nosso catálogo de design autoral. Design atemporal, elegante e versátil. Atende diversas formas de uso, na cozinha, no home office, na sala de estar ou até mesmo no quarto. Além de harmonizar facilmente com outras peças da nossa coleção. O detalhe poético do braço da cadeira no design, ressalta como ponto de luz.

Marta Manente marta@martamanente.com.br @studiomartamanente Designer


Foto: Camila Santos

Loja Bentec traz novidades e atua sob nova direção

Projeto: Arquiteta Paola Bassani | Mobiliário: Bentec Vitória

Foto: Marcelo Calil

Projeto: Arquiteta Mariângela Lemos Mobiliário: Bentec Joinville

Localizada no bairro Cidade Alta, a loja tem à disposição dos clientes a linha completa de lançamentos da indústria. Os projetos elaborados são no estilo design conceitual, com matéria-prima de elevada qualidade e tecnologia de ponta. Compreender a demanda individual de cada cliente e prestar um atendimento personalizado fazem parte do propósito da Bentec. Oferecer a melhor solução no segmento faz com que a Bentec continue atendendo na cidade onde possui seu parque fabril, há 45 anos. Com projeção favorável, a rede está preparada para realizar projetos diferenciados, possibilitando que todo e qualquer tipo de solicitação seja atendida. Muitas novidades estão à disposição do mercado no showroom da fábrica e da loja. A nova gestão da loja de Bento Gonçalves resulta em benefícios a todos os consumidores, pois agora atua no modelo direto de fábrica. Isso faz com que os projetos passem por um processo mais ágil, econômico e com total atenção da própria empresa, fazendo com que o cliente receba muito mais, pagando muito menos.

Foto: Jeferson Bonatto

Foto: Enio Soares

Um ambiente planejado é a melhor forma de personificar espaços residenciais ou corporativos. Além disso, este tipo de mobiliário permite mais possibilidades de decoração, resultando em espaços que combinam com a identidade de cada um. Em Bento Gonçalves, a loja de móveis planejados Bentec está totalmente repaginada, e conta com nova gestão, conduzida pela própria fábrica, que possui amplo conhecimento no ramo.

Projeto: Arquiteto Claudio Lima Execução: Bentec Niterói

A loja fica localizada na rua Olavo Bilac, 261, no bairro Cidade Alta. O telefone para contato é o (54) 2102-9070 e o e-mail é o lojabento@bentec.com. br. Além disso, as novidades podem ser acompanhadas pelo Instagram @bentecbentogoncalves | @bentecoficial

Jornal Design 17


Ycastellie veste sonhos em novo espaço festas sociais. Na Ycastellie, você encontra uma variedade de modelos para alugar. Outro diferencial do espaço é a possibilidade de locar trajes masculinos, tanto para noivos, como para outras ocasiões de alta costura e importados. O profissionalismo e a dedicação com que a equipe Ycastellie atende seus clientes está estampado no atendimento da marca, e as mudanças vieram para somar, cada vez mais, de forma eficiente e personalizada.

Fotos Emerson Ribeiro

A Ycastellie noivas é especializada em vestir o seu sonho. Com 17 anos de atuação, proporcionando requinte e elegância em vestidos personalizados para a sua festa, agora está em novo endereço, um ambiente moderno, sofisticado e aconchegante para receber você, na Avenida Planalto. Não importa a ocasião, todas as festas merecem a perfeição em cada detalhe, sejam noivas, debutantes, daminhas, primeira eucaristia ou

Desde 2019, a loja é conduzida por Fernanda Sganderla e Ivone da Rosa, que estão sempre atentas às novas tendências da moda. O espaço está de portas abertas para receber a todos.

Decoração Aurum Home Decor

Metalon Sob Medida

54 3453.8061

@Ycastellie.noivas 18 Jornal Design

54 3453.2795

BGM Moveis Sob Medida

54 99616.9539 Soldax


Construindo memórias afetivas Fotos Emerson Ribeiro

O projeto da nova loja Ycastellie foi pensado como um ambiente atrativo, que atende o novo consumidor contemporâneo, que está cada vez mais exigente. A arquiteta Daiana Cettolin Rosin, conta que suas clientes entenderam a importância de oferecer mais do que um estabelecimento arrumado para o público. “Não bastava apenas pensar no espaço físico que a nova sala de esquina propiciava, precisava avaliar como os produtos seriam apresentados, assim como sua organização no ambiente, já que a maioria do mobiliário já era pré-existente”, conta.

Vivenciar uma experiência que construa memórias afetivas é primordial, a maioria das pessoas não está mais interessada apenas em comprar ou alugar vestidos ou ternos para ocasiões especiais, elas buscam esse toque a mais. “Eu mesma lembro de quando fui escolher na Ycastellie o vestido da primeira eucaristia da minha filha, foi um momento único e inesquecível. E a arquitetura comercial pode ajudar bastante nisso, não só decorando e organizando, como também criando um ambiente propício a esta experiência de compras mais complexa”, afirma a profissional.

As flores ficaram por conta da Imperium Flores

“A arquitetura comercial pode ajudar bastante nisso, não só decorando e organizando, como também criando um ambiente propício a esta experiência de compras mais complexa”, Daiana Cettolin Rosin.

por Daiana Cettolin Rosin @arqdaiana

Jornal Design 19


Foto: Fernanda Fronchetti

Aqueça e alegre seus ambientes

Um ambiente, uma casa, um escritório ou uma empresa, para se tornarem realidade dependem de vários elementos estruturais. O espaço é construído a partir de uma fundação, das paredes, do teto e da cobertura. Estes podem ser chamados de esqueleto da composição do espaço protegido e fechado. É claro, quando há problemas nesta materialização do espaço surgem consequências internas que podem vir desde o desconforto térmico e físico, assim como infiltrações e patologias diversas construtivas.

Partindo de que é possível ter um ambiente com boa estrutura, parte-se para o mobiliário deste ambiente. Este mobiliário precisa estar de acordo com o uso do local. Este uso demanda tipologias diversas de concepção. Por exemplo, um estar precisa de um sofá confortável, na maioria das casas um ótima TV (junto a ela um aparador para os equipamentos complementares), mesas de apoio, etc. Outro exemplo: em um dormitório faz-se imprescindível uma cama confortável, apoios de mesas de cabeceira e armário (ou

vestir) para as roupas. No entanto, o mobiliário básico pode tornar o ambiente funcional, mas não necessariamente aconchegante. Para tornar os ambientes aconchegantes e exclusivos (com as características pessoais do usuário) podemos nos apropriar de vários elementos decorativos. A seguir listo os mais interessantes e que ao mesmo tempo tem utilidade funcional:

Papéis de parede: permitem que as paredes sejam revestidas com texturas, estampas e diversas cores. O segredo para ter êxito no uso deste material é trabalhar com mão de obra qualificada, o que evitará a marcação de emendas proporcionando um visual contínuo por vários anos. Além disso, o papel é muito fácil de ser retirado da parede e substituído por um novo.

Móveis complementares: são poltronas, aparadores, cristaleiras que preferencialmente devem ser assinados por designers de produto, ou ícones consagrados, peças de família ou até mesmo antiguidades. Estes fazem a diferença e divertem o espaço, podendo, conforme o ambiente, trazer uma cor ou textura viva ao local;

Almofadas: trazem vida ao ambiente e podem ser de diversas cores e formas. Como a maioria tem custo acessível é possível trocá-las conforme a estação do ano, possibilitando um novo visual. Podemos lembrar também dos quadros, adornos e, em especial, das flores e folhagens que geram um equilíbrio no bem-estar e morar. Ficam as dicas para aquecer e alegrar seus ambientes!

Cortinas: podem ser de tecidos tradicionais ou persianas. E também é muito utilizada a composição de persiana e apanhado de tecido. O tecido além de proporcionar aconchego, minimiza os ecos que por ventura houverem no local. A leveza das persianas (grandes vãos acabam ficando carregados com cortinas fartas de tecidos) associada à apanhados de tecido permite a elegância minimalista associada ao tradicional.

Margit Arnold Fensterseifer margitarnoldf@gmail.com Arquiteta e Urbanista

Comfort Line é a linha de produtos da Chrèon que surpreende desde o primeiro momento!

Harmonias naturais: COR: é estética e funcionalidade. MATÉRIA: tinta é tecnologia. AR LIVRE: a sensação é a de estar ao ar livre mesmo dentro de sua residência. Av. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco 450. 54.999810923 | 54.999721309 | 54.3702.7818 Bento Gonçalves | RS 20 Jornal Design

tonecoracabamentos tonecor.tintas


Jornal Design 21


Fotos Acontemporânea Ambientes

Sonho de criança por Acontemporânea Ambientes

Nada define tão bem um sonho infantil quanto um dormitório com cama suspensa que serve de refúgio. A ideia de criarmos essa cama partiu da nossa pequena cliente, que sonhava em ter em seu quarto um local de abrigo.

Nossa paleta de cores foi pensada para o desenvolvimento da criança que viverá este ambiente. Os tons cinza e azul trazem tranquilidade ao dormitório, enquanto os detalhes em tons terrosos, que remetem ao laranja, incentivam a comunicação. Na cama suspensa criamos um ripado que serve de proteção e um nicho embutido para que o espaço ficasse ainda mais confortável e que descer da cama não fosse necessário frequentemente. Utilizamos também uma cabeceira estofada em gomos, para compor e dar ainda mais a sensação de aconchego.

Outro ponto de destaque, foi a escolha de um padrão que lembrasse o granilite e trouxesse um ar mais despojado e moderno ao ambiente. Utilizamos o padrão Fulgê da Guararapes e que resultou nesse encantador dormitório.

Idealizamos também um espaço para receber as amigas, com almofadões, que são grandes puffs e que foram pensados e fabricados especialmente para esse projeto. A grande rouparia e bancada de estudos irão atender muitos anos da vida da nossa cliente, pois foram pensados para acompanhá-la em seu crescimento.

- porque marcenaria é personalização -

54 3451.5359 @acontemporanea.ambientes trav. três de outubro, 22 cidade alta / bento gonçalves

Projeto Acontemporânea Ambientes ambientado por

22 Jornal Design


A experiência de ter uma cama de hotel em casa Crie um ambiente que propicie um sono restaurador e reenergizante, fazendo boas escolhas.

As roupas de cama de qualidade interferem na indução do sono. Os tecidos com fibras naturais 100% algodão ou linho oferecem mais conforto, são mais duráveis e respiráveis, ou seja, vão interferir na temperatura ideal para o descanso.

Travesseiros: Escolha de acordo com o seu gosto, mas priorize os com látex ou partículas de gel. Eles aliviam a pressão da cabeça e pescoço, mantendo a temperatura fresca durante todo o sono. Ideais também para quem tem problemas respiratórios, pois são naturalmente antiácaros e antifungos.

Roupas de cama: A sensação de descanso pleno pode ser ainda maior ao se deitar sobre lençóis macios e perfumados (utilize águas perfumadas para lençóis ao arrumar a cama).

Relaxar corpo e a mente, afastar-se das preocupações sobre o dia vivido e se acomodar no conforto do seu quarto para um repouso merecido. Boas noites de sono é o que precisamos para recarregar as energias e dar ao nosso corpo o tempo de recuperação que ele precisa. Uma excelente opção de solução é um colchão com camadas generosas de látex ou viscoelástico – materiais diminuem a pressão que a gravidade exerce sobre o quadril, costas, ombros e pernas sobre o colchão.

Fotos Acontemporânea Ambientes

Pillow Top O segredo das camas de hotel 5 estrelas. Essa camada extra de conforto que é colocada sobre o colchão traz a sensação de abraço e acolhimento. Além de deixar a cama imponente e convidativa ao descanso.

Assim, com menos pressão, ocorre uma melhoria na circulação sanguínea e diminuição de dores musculares. São ideais para a saúde e auxiliam nos problemas de dores crônicas, fibromialgia, hérnia de disco, varizes, recuperação cirúrgica, pessoas acamadas e recuperação muscular de atletas. A qualidade do nosso sono vai determinar como será o nosso dia, nossa saúde física e mental. Uma noite bem dormida tem reflexo na nossa produtividade e até mesmo nas nossas relações interpessoais. Muitas pessoas gostariam de conhecer o truque por trás das camas dos melhores hotéis e resorts, que realmente parecem ter a chave para um fabuloso descanso. A boa notícia é que esse segredo é mais acessível do que se possa imaginar. Escolhendo o colchão, pillow top, travesseiros e roupas de cama de boa qualidade é perfeitamente possível ter um sono 5 estrelas todos os dias em casa!

Novo endereço! Travessa Manaus, 165, bairro Cidade Alta Estacionamento próprio Os produtos também estão expostos nas redes sociais da marca: @sonobrasilcolchoes LojaSonoBrasil Jornal Design 23


Combate às fake news nas eleições Conferiu a data da publicação?

Qual a fonte da fonte?

Fotos Divulgação

A URL é confiável?

5 perguntas que você deve fazer para não cair nas “fake news”

O conceito de fake news - notícias falsas foi amplamente divulgado nas últimas eleições com a escalada da utilização de meios digitais pela população. Obviamente, com a evolução na troca de informações pela internet, decorrem os problemas práticos da vida real. O combate às fake news nas eleições deste ano será uma das principais tarefas nas disputas eleitorais. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a necessidade de medidas de distanciamento social, o digital será um meio bastante utilizado nas campanhas. Neste ponto, é onde entra a necessidade de conhecer bem as regras eleitorais e medidas de como combater as notícias falsas. Em dezembro de 2019, nosso Superior Tribunal Eleitoral decidiu por modificar alguns critérios de campanhas eleitorais digitais, punindo

24 Jornal Design

com multa e até prisão para aos infratores, sejam eles candidatos ou eleitores, que propagarem fake news deliberadamente, inclusive aumentando as penas para quem agir de forma anônima na internet. Nesse sentido as três grandes plataformas sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram, aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 do TSE, capacitando seus funcionários para lidarem com essa delicada questão. A ideia geral é que notícias falsas que gerem algum risco à saúde ou à vida das pessoas sejam sumariamente removidas da plataforma digital, assim como notícias falsas que violem algum dos padrões da Lei Eleitoral. Leia a notícia, cheque as fontes e não repasse sem ter certeza de sua veracidade, lembre-se que a punição pode chegar aos eleitores! Não seja um propagador de fake news!

O autor é confiável?

Já ouviu falar do site onde leu a notícia?

Não siga recomendações recebidas por aplicativos de mensagens ou redes sociais, sem conferir se as informações são verdadeiras

Rua Félix da Cunha, nº 47 Sala 06 - Térreo | Centro | Bento Gonçalves


Jornal Design 25


Fotos Jornal Design

Benvenutti Móveis e Decorações recebe arquitetos No mês de outubro, a Benvenutti recebeu arquitetos em um agradável café da manhã e da tarde, com o cuidado e carinho de sempre, somado a segurança que o momento exige.

Rodrigo e Caroline Benvenutti com Fabricio Zanotto, da Hunter Douglas

Lúcia Finger, Fabricio Zanotto, Caroline Benvenutti, Ingridy Lovo e Roberta Tosi

Participou do evento Fabrício Zanotto, da Hunter Douglas, falando sobre as vantagens de uma cortina Hunter, informações técnicas e o tratamento da iluminação natural. O tema do bate-papo foi: como valorizar a Iluminação natural nos projetos e acertar na escolha das cortinas. “É um prazer voltar a receber os profissionais, trazendo conhecimento dos produtos da Hunter, esta parceria que cresce e completa ainda mais a nossa loja”, enfatizam os anfitriões Caroline e Rodrigo Benvenutti. A Hunter Douglas está sempre atenta a novos materiais e tecnologias para desenvolver produtos cada vez mais sofisticados e que melhorem a vida dos usuários. “A valorização do produto não só como função decorativa, mas funcional, usa as possibilidades de nos favorecer com a luz”, destaca Fabrício.

Elisabete Valduga, Lisana Maggioni e Roberta De Lazzeri

Lisana Maggioni e Elisabete Valduga

Cortina Pirouette

Encante-se com as cortinas, persianas e toldos da marca líder global em revestimento de janelas. Atendimento técnico especializado na manutenção e garantia dos produtos Hunter Douglas.

54 99666.1669 Vendas e Assistência Técnica

MÓVEIS | OBJETOS | TECIDOS | TAPETES CORTINAS | PERSIANAS | TOLDOS

Benvenutti - entre Bento Gonçalves e Garibaldi BR470 Km 221,6 Castello Benvenutti (54)3463.8506 - www.benvenuttionline.com.br

26 Jornal Design


Jornal Design 27


Retrofit para LimpBento Segundo SEBRAE, a experiência de compra é um conjunto de percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com um estabelecimento durante fases de pesquisa, compra e até pós-venda. Essas percepções compõem a impressão ou a imagem que o cliente tem da loja.

Fotos Carlos Ferrari

A proposta de retrofit da LimpBento proporcionou, além da organização dos produtos, uma mudança de layout considerável que mudou o acesso da loja criando uma nova setorização dos produtos e uma amplitude de espaço. Este trabalho foi realizado em parceria entre a Pulse Arquitetura, especializada em projetos na área de varejo e corporativo, com a empresa Con Affetto Organiza, especializada em organização de lojas. O retrofit da loja foi planejado em duas etapas. A Pulse reorganizou o layout, com o aproveitamento de 90% dos expositores, criando uma nova posição para a maioria dos mostruários, facilitando a circulação dos clientes. O fator impor-

@LimpBento

28 Jornal Design

tante do layout foi a mudança do acesso a loja, proporcionando maior acessibilidade e amplitude ao ambiente. Com a nova setorização, pontos importantes foram destacados, como o espaço da Aromaterapia. A Con Affetto Organiza trabalhou na organização do estabelecimento, se utilizando de técnicas para exposição dos produtos. O novo layout auxiliou na setorização, categorização e classificação dos itens, levando em conta a lógica do produto exposto e comportamento do consumidor. Em consequência a loja se tornou mais funcional, facilitando ao consumidor o acesso aos produtos sem auxílio de atendentes.


Ivânia Dalmollin, proprietária da LimpBento, destaca: “a loja ficou fluída, harmônica, com a sensação de termos ganhado mais espaço. Conseguimos setorizar e organizar a gama de produtos que temos. Nosso objetivo sempre foi proporcionar ao cliente uma experiência completa e com a reforma conseguimos destacar nossos principais produtos”. O resultado da reestruturação e organização da Limpbento irá valorizar o ponto de venda da loja, e principalmente, disponibilizará ao colaborador uma área de trabalho mais prática, agilizando o processo de venda. A setorização planejada e organização dos itens facilitará ao consumidor o acesso aos produtos, deixando-o mais confortável, tornando sua experiência de compra positiva, fidelizando o cliente. A parceria entre Pulse Arquitetura e Con Affetto Organiza irá auxiliar os lojistas a atender com excelência seus clientes e obtendo grandes resultados, pois o aumento do ticket médio de venda será consequência de um ambiente mais funcional, produtivo e harmônico.

Daiane Vieira Titton da Con Affetto Organiza, Ivania Dalmolin da LimpBento, Juliana Pereira e Fabiana Ruaro e Pulse Arquitetura.

Equipe LimpBento, Mauro Nicolini, Elisangela Dalapossa, Ivania Dalmolin, Liliana Scottá e Darlan Gomes.

@conaffettoorganizabg

@pulsearquitetura Jornal Design 29


Projeto de uma adega sóbria e afetiva

Fotos Emerson Ribeiro

é assinado pela loja Solange Demartini Chic. Nesta mesma composição foi disponibilizado pelo Sr. Loss, uma Pipa, que pertenceu ao pai da Dona Dora, sua esposa. Ela foi cortada e serviu para fazer dois nichos que colocam a marca da adega em destaque: “Famiglia Loss”.

- Obra do artista Ivo Endrizzi (in memoriam).

A espaçosa casa de campo, a primeira opção da família de Sr. Carlos Loss para reunir a família e os amigos com frequência, merecia uma adega que fosse compatível com a beleza encantadora do lugar. Essa foi a missão do Produtor de Design Anderson Francisco Klipel. Apreciador nato de bons vinhos, Loss tinha um sonho de poder abrigar as suas relíquias em uma quantidade considerável e espaço adequado para isso, afinal são 2000 garrafas. O ponto central do projeto foi a funcionalidade, com

design

design

interiores

interiores

www.moneredesign.com.br/ andersonfklipel@gmail.com +1 (786) 681 9361 30 Jornal Design

um ar sóbrio e com infraestrutura para uma cuba esculpida em pedra e uma mesa que abrigasse muitos lugares. Para acessar o espaço, através da sala de jantar, uma robusta porta no estilo colonial é o cartão de visitas para momentos especiais. Uma obra de arte, elaborada pelo amigo da família, *Ivo Endrissi, desperta memórias afetivas. A peça consiste em um cacho de uvas, elaborado em metal, sobre um revestimento de pedra, harmonizando com as paredes em basalto da casa. Esse revestimento

“Esse projeto possibilitou conhecer a pessoa extraordinária que é o Sr Carlos Loss, bem como a família e sua admirável trajetória. São muitos detalhes importantes em um único trabalho que proporcionaram o resultado incrível”, Anderson Francisco Klipel.

@solangedemartinichic 54 3461.5488

Obra de arte “Cacho de uva” de Ivo Endrissi (1961 a 2009)


p r é - l a n ç a m e n t o

C Ø P E N H A G U E

²

MI NI M AL . NA TU R AL . E LE G AN T. C O N FO R T

- Sacada aberta no living e na suíte - Churrasqueira ampla - Espera para lareira - Excelente posição solar e vista - Living amplo permite flexibilidade de layout - Garagens: opções de boxes simples, duplos e depósitos

Jornal Design 31


Uniti: tecnologia e inovação no envase Com o avanço da tecnologia, a qualidade do processo de envase mudou pra melhor e a Uniti está inserida nas inovações deste mercado, com visibilidade em toda a América do Sul e Ásia. Os equipamentos são desenvolvidos com a mais alta tecnologia existente na manufatura industrial, contando com o apoio dos principais players do cenário mundial no que diz respeito a automação, elétrica e pneumática. A empresa conta com profissionais técnicos que detém conhecimento na área de despaletização, movimentação, enxague, envase, fechamento, recravação e rotulagem. Além disso, possuem duas patentes homologadas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente aos dois principais produtos de venda da empresa sendo eles: enchedora semiautomática para latas e enchedora automática para latas.

Enchedora Semi Automática para Latas LR-200

Fotos Arquivo Pessoal

O comercial da Uniti é composto por vendedores técnicos que auxiliam e dão suporte ao cliente na montagem do layout da fábrica até o dimensionamento do equipamento ideal para a sua produção. Após a concretização da venda, o pedido passa por uma análise minuciosa no setor de engenharia, para que os engenheiros e projetistas possam desenvolver os equipamentos com atenção e dedicação para cada cliente, tornando cada projeto uma obra exclusiva.

Despaletizadora para latas

Enchedora Automática Linear para Latas 4/4/1.

Rotuladora de frascos cilíndricos

“Hoje somos fornecedores homologados dentro de grandes companhias mundiais, como Ambev e Ball Corporation, porém o foco de nossa empresa está nos pequenos e médios clientes. Sabemos que o Brasil tem mais de 70% do mercado composto por pequenas e médias empresas que são a principal força matriz da economia brasileira”, diretor e responsável técnico da empresa, Charles Giovanella.

Estes equipamentos possuem sistema de envase isobárico - para produtos carbonatados - o que permite ter um menor residual de oxigênio e também mantém as características originais do produto final como carbonatação, sabor e aroma. Além disso, a Uniti executa projetos e vendas de equipamentos para produtos não carbonatados como sucos, chás, destilados, água e vinho, estes por sua vez utilizam válvulas de gravidade que possuem outra tecnologia de envase. A padronização e garantia do processo de envase é de extrema importância, pois evita contaminações e oxidações do produto final, com isso o cliente aumenta o shelf life (prazo de validade) do produto, tendo assim mais tempo para realizar a venda. Além de oferecer um sistema de envase seguro e com qualidade, a Uniti está preocupada com todo o processo dos clientes, em termos de soluções na parte de despaletização, movimentação e rotulagem.

Soluções para Envase

32 Jornal Design

Rua Carlos Dreher Neto, 2041 | Distrito Industrial | Bento Gonçalves | 54 2621.5165 | 54 2621.5167 www.uniti.ind.br | @unitienvase


COMPRA - VENDA - LOCAÇÃO RESIDENCIAL, COMERCIAL E INDUSTRIAL

Portaria 24 h

Mirante com vista espetacular

Monitoramento por câmeras

Playground / Academia ao ar livre

Controle de acesso de veículos

Baixo custo condominial

Salão de festas com lareira

Pórtico de entrada na RS 444

Quadras poliesportivas

Região super valorizada

Praças e decks

10 min do Centro de Bento

CONDOMÍNIO FECHADO VENDAS EXCLUSIVAS

ASSISTA O VÍDEO DO CONDOMÍNIO EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE!

| Rua Dom José Baréa, 41 | Cidade Alta | Bento Gonçalves RS | www.imoveispontual.com.br | 54 3055-2200 / 98114-2200

| Horário de atendimento Segunda a Sexta | Manhã: 08h00 - 11h45 | Tarde: 13h15 - 18h00

| PLANTÃO EXCLUSIVO CONDOMÍNIO : 54 98117-1818

Jornal Design 33


City Living Lab

Carta À Sociedade

Foto Divulgação

Cidades inteligentes são mais atraentes para novos negócios, para o turismo, para a inovação e para os novos tempos. Por isso, a UCS está oferecendo duas maneiras de estudá-las: um MBA e o City Living Lab.

Uma cidade é um laboratório vivo para a inovação. O Living Lab é um ambiente de muitas abordagens diferentes. É um ambiente aberto de circunstâncias da “vida real”, no qual a inovação visando os usuários é parte do processo de co-criação para novos serviços, produtos e infraestrutura social. Living Labs englobam, simultaneamente, dimensões sociais e tecnológicas, em uma parceria entre empresas, cidadãos, governos e universidades. Trata-se de um ecossistema onde diferentes parceiros trabalham lado a lado, interagindo com uma ampla variedade de conhecimentos e tecnologias, induzindo assim um terreno fértil para inovação, pesquisa e comunicação interdisciplinar.

O conhecimento dos habitantes sobre suas cidades revela dimensões que por vezes não são capturados pelos indicadores oficiais. A pesquisa CITYLIFESAT contribui para o panorama atual de instrumentos que qualificam as cidades e apresenta uma abordagem de metas e indicadores sustentáveis. A pesquisa é baseada em métricas consolidadas, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a ISO 37120/2017, em associação com o Barômetro Europeu e o Barômetro Americano. CITYLIFESAT (City Life Satisfaction) foi testada e validada no Sul do Brasil através de análises estatísticas. A satisfação dos cidadãos está principalmente ligada à saúde e segurança, bem-estar, recreação, transporte público, facilidade de locomoção, inclusão e participação social, serviços primários, apego à cidade e meio ambiente. A pesquisa e mais informações estão disponíveis no site do CITYLIVINGLAB.

A melhoria das sociedades humanas é impulsionada pelo desenvolvimento de estratégias eficientes e eficazes de uso do conhecimento como fator de criação de valor em escala local, regional e global. Assim, o conhecimento é uma construção social e um fator essencial de desenvolvimento com uma estrutura de valores única que caracteriza ambientes sociais complexos. Por outro lado, os conceitos e ferramentas por si só usados para explicar, quantificar e administrar os processos materiais básicos que sustentam uma economia industrial não são suficientes para gerenciar esses processos a partir das bases simbólicas que fundamentam a sociedade do conhecimento. Estar ciente disso implica que novos paradigmas são necessários para construir as bases para o desenvolvimento baseado no conhecimento para mapear, contar e organizar não só o impacto econômico desses fatores de conhecimento, mas também o universo de valor social em um sistema completo e consistente. A sistematização das dimensões dos valores tangíveis e intangíveis em todas as atividades econômicas de uma comunidade como uma cidade ou uma organização permite distinguir se uma sociedade gera dinâmicas sociais que podem ser traduzidas em valores sustentáveis. Essa articulação do capital do conhecimento com sua capacidade de apreensão de ativos e passivos sociais contribui para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de todos os sistemas de atividade humana. Mas isto não é o suficiente. Conhecer a percepção dos cidadãos sobre os seus valores é fundamental. A forma como as diferentes culturas definem o que é belo ou o que tem valor fundamenta a teoria do valor que se relaciona com a riqueza e o poder. Portanto, a identificação de uma perspectiva valorativa integrada da vida social do ponto de vista dos cidadãos é fundamental para todo o desenvolvimento baseado no conhecimento. Por isso, é fundamental conhecer a perspectiva dos cidadãos sobre a vida social e suas relações com contextos culturais específicos. É nesta dimensão que podemos compreender melhor questões como a coesão social, o sentimento de pertença, a participação cidadã que mobilizam a sociedade e provocam mudanças profundas e muitas vezes inesperadas. Dra. Ana Cristina Fachinelli Coordenadora do CityLivingLab

34 Jornal Design

nossa obra


Carros & Bebidas trazer algumas personalidades e seu envolvimento com carros e bebidas. Vamos nessa?!?!? Fotos Divulgação

Olá caro leitor, é com muita alegria que me junto aos demais profissionais do Jornal Design Serra para trazer a vocês um pouco de informação, conhecimento e principalmente alguns minutos do bom e velho hábito da leitura. Sim, os hábitos mudaram, a informação está cada vez mais rápida, acessível e na palma de nossas mãos, através de tablets e smartphones, mas quem não gosta do “retrô”, do “vintage” ou podemos dizer do “clássico”. Para mim, uma boa leitura, seja de um livro, uma revista ou um jornal impresso nunca sairá de moda. Poderá perder um pouco de espaço, mas sair de moda, jamais! Meu nome é Charles Giovanella, sou engenheiro mecânico por formação, empresário e atuo há mais de 15 anos no mercado de máquinas para movimentação e envase de bebidas carbonatadas e não carbonatadas. Sou casado, pai da Milena e do Pedro, adoro momentos em família, jantar com os amigos, viajar pelo mundo e tenho paixão por carros e bebidas. E é isto que você irá encontrar nesta coluna, muita informação, conhecimento, curiosidades e os principais eventos que irão rolar em nossa cidade e região. Também iremos

Motor a combustão inventado por Otto no ano de 1876

A história do automóvel tem início por volta de 1769 com a criação do motor a vapor, porém foi em 1807 que apareceram os primeiros carros movidos a motor de combustão interna e décadas depois o moderno motor a gasolina ou com combustão a gasolina.

O automóvel possuía três rodas com um motor traseiro e continha muitas invenções para época. Foi construído com tubos de aço e painéis de madeira. As rodas de aço raiadas e pneus de borracha sólida foram projetos de Benz, a direção era por cremalheira que girava a roda da frente sem mecanismo de suspensão. O primeiro Motorwagen usou um motor de quatro tempos com um cilindro de 954cc. Este motor fornecia 2/3 de hp a 250 rpm, foi um motor extremamente leve para a época com aproximadamente 100 kg. Benz construiu mais tarde outros modelos do Motorwagen, o modelo número dois com 1,5 hp e o modelo 3 com 2 hp, possibilitando ao veículo atingir uma velocidade máxima de 16 km/h.

Réplica do veículo criando por Carl Benz no museu da Mercedes Benz em Stuttgart, Alemanha.

E aí curtiu? Então acompanhe nossa coluna no próximo mês e fique por dentro de tudo o que rola no mercado dos CARROS & BEBIDAS!

O Benz Patent-Motorwagen construído em 1886 é reconhecido como o primeiro automóvel, o veículo recebeu a patente alemã número 37435, requerida por Carl Benz em janeiro de 1886.

Charles Giovanella

charlesgiovanella@gmail.com @charles_giovanella Engenheiro Mecânico | CREA-RS 197014

Foto de época do Benz Patente-Motorwagen

SEGREDOS Canta Maria

Wilfred Solomon“ Pesquisador Gastronômico

DESAPAREC IDO

Galeto al Primo Canto

agosto de

1928

Take Away Canta Maria Expresso - Osvaldo Aranha - 801 - (54) 3055-2323 Canta Maria Gastronomia - Rua Parnaíba - 777 - (54) 3702-3099 Jornal Design 35


Explore novas ideias e crie oportunidades para seus negócios

Fotos Divulgação

“Saber mais e ter a inovação presente na sua empresa pode ser uma grande OPORTUNIDADE. Mas não conhecer ela e não aplicar, pode ser um grande RISCO para o seu negócio se extinguir ou perder valor no mercado.”, Eliane Zanluchi.

Sua empresa não é a única tentando inovar! Nas últimas décadas, o mundo digital tomou conta dos negócios em uma crescente sem precedentes. Startups, aplicativos e iniciativas inovadoras chegaram no mercado, substituindo vários negócios com gestões convencionais que até então funcionavam muito bem. Capazes de mudar totalmente o rumo do empreendedorismo no Brasil, empresas de pequeno porte apresentam modelos criativos de negócios com custo baixo e demanda significativa. Engana-se quem pensa que o cacife da criação inovadora seja apenas para negócios consolidados e direcionado a grandes empresas. Isso é um mito. A Consultora de Inovação e Negócios, Eliane Zanluchi, diz que a inovação nasce de uma forma diferente de pensar e solucionar, não de quanto capital uma empresa possui. “As startups estão aí para provar que inovar não é somente para empresas bem capitalizadas. Muitas empresas multi-milionárias já se extinguiram ou quase por não inovar, a exemplo disso temos Kodak, Blackberry, Yahoo”, comenta. Ao pensar em mudanças ou incrementações, três pontos importantes precisam ser avaliados:

36 Jornal Design

as pessoas que a empresa atende, - suas novas formas de pensar e seus sutis desejos e necessidades; As novas tecnologias digitais, - facilitam o acesso às pessoas, agilizam processos, não há como não ficar atento às transformações que vêm do digital - e o propósito - uma empresa que ainda não entendeu que veio ao mundo para servir e não sabe ao certo se posicionar frente a isso tem poucas chances de servir bem. Consequentemente, de ser desejado ou comprado. As maiores dúvidas dos pequenos empreendedores estão em investimento e público. Eliane explica que o mais importante é abrir a mente, e isso não significa necessariamente investir muito dinheiro e sair do tradicional mercado. “Mais importante é compreender o que manterá o negócio vivo e crescendo. Muitas vezes, inovar é a saída com o menor risco financeiro. O que é tradicional hoje? Mães, avós, todos estão cada vez mais digitais e buscando soluções que facilitem mais suas vidas. Às vezes, o empreendedor quer se manter tradicional para seguir atendendo o cliente e acaba o perdendo para quem ousou inovar”, explica.

Antigamente, quando a crise batia na porta, o Marketing Estratégico é quem ganhava vantagem e crescia. As empresas diminuíam suas vendas e sabiam que uma estratégia bem feita, com adequação de produtos, preços, logística e comunicação, poderia ser o “start” da retomada. “Hoje, ao meu ver, por si só, o Marketing não possui força suficiente para trazer as empresas “de volta” à retomada. Ele precisa de um apoio. São necessária ferramentas mais robustas. E aí entra a Inovação, para responder a um cenário mais complexo em termos de novos comportamentos e tecnologias que crescem de forma exponencial. Resumindo: 2020 impulsionou a inovação como nunca!”, entusiasma-se.

Para mais dicas, siga: @elianezanluchi


WAKE BE MAKE desperta, torna e faz Em contraponto a quem ainda resiste ao mundo digital, há quase três anos Eliane trabalha de forma virtual nos seus atendimentos. Ela que já residiu em países como Irlanda, Itália e agora França, aplica consultorias a empresas brasileiras há mais de 10 anos. Com parcerias, ela desenvolveu um método muito prático de implementação da inovação nas organizações, o WAKE BE MAKE.

Inovação disruptiva x inovação incremental A inovação disruptiva é quando o novo é tão melhor do que o atual, que este último se perde no passado. Foi o caso dos celulares antes dos smartphones touch screen, das locadoras antes do Netflix, por exemplo. Mas esta não é uma inovação possível a todos “de cara”. Ainda mais quando a empresa está iniciando nesta jornada e não tem cultura de inovar. Neste caso, pode começar com a inovação incremental, que traz melhorias aos processos e resultados. E pode ser muito eficiente também. As duas principais razões pelas quais os empresários acham díficil mudar são o fato de não conhecer a inovação, suas ferramentas, seus processos ou métodos. Que são simples e muito efetivos! Porém, absolutamente desconhecidos pelas empresas no Brasil. E o medo antecipado da mudança que a inovação vai trazer. Mudar assusta!

Dividido em três fases, o método contempla: WAKE: a fase de despertar para o novo, para as informações pertinentes sobre nós mesmos como empreendedores e do nosso negócio, considerando mercado e tendências. BE: a fase do tornar-se. Definir quem a empresa assume ser em seu propósito, relações, parcerias, público que atende e, a partir daí, objetivos macro. MAKE: etapa das estratégias e do fazer. Somente após as definições anteriores é recomendado estabelecer a inovação na empresa, como cultura. Ela demanda processos e ferramentas simples, e uma mente muito aberta.

O mais interessante deste método: ele considera as emoções dos empreendedores durante seu processo. Pois, segundo a Eliane: “O que impede as pessoas de inovar, não são apenas recursos. Muitas empresas, mesmo as grandes, correm sério risco ao não vencer a cultura tradicional e o medo de mudar, pois estão ancoradas em emoções de maior conforto.”

E há diversas formas de levar o WAKE BE MAKE para a empresa: WORKSHOPS virtuais ou presenciais, o segundo através dos meus parceiros ou nas minhas vindas ao Brasil; MENTORIA EM GRUPO que disponibilizo através de um programa 100% online. Nele, o empreendedor se torna seu próprio consultor de inovação e é acompanhado por mim, para reinventar a empresa ou realizar novos projetos em 10 semanas. Depois desse prazo é acompanhado

ao longo de um ano, através da nossa comunidade virtual de empreendedores/inovadores; CONSULTORIA INDIVIDUAL realizada através dos meus consultores parceiros de forma presencial, e mentorias virtuais comigo. Para saber mais, dicas diárias são compartilhadas nas redes sociais: Instagram @elianezanluchi e Youtube: www.youtube.com/c/elianezanluchi

Apoio:

l a u t r i v

Produção do desfile:

Casting:

Realização:

TRANSMISSÃO

ONLINE E

GRATUITA

13 de NOVEMBRO

19h

youtube.com/ExpoBentobg

fb.com/ExpoBentoOficial Jornal Design 37


Capitalismo Consciente .... Seja bem-vindo!! A primeira vez que ouvi falar sobre Capitalismo Consciente foi através da Cooperativa de Crédito que me atende, e a forma de trabalho deles, norteada por esta filosofia de negócio, me encantou e me fez querer saber mais. O Capitalismo Consciente é uma filosofia de negócio desenvolvida por John Mackey e Raj Ssisodia, juntos eles fundaram um Instituto e escreveram um livro dedicado ao tema, “Capitalismo Consciente: como liberar o Espírito Heroico dos Negócios”, recomendo a pesquisa e a leitura!

As empresas que aderiram a ele tiveram uma longa jornada de estudo e adaptação, acima de tudo na mudança de cultura do negócio, mas a grande sacada desta nova forma de fazer negócio é o envolvimento de todos, desde a direção, passando por funcionários, clientes e fornecedores. É o ato de todo o dono de empresa, parar e olhar a sociedade, que sempre o beneficiou, entender no que minha empresa pode contribuir para fazer um mundo melhor, incluindo a isto o meio ambiente.

Um dos alicerces do Capitalismo Consciente é: “trazer resultados positivos para a empresa e para a sociedade como um todo”.

O Capitalismo Consciente é a desconstrução do Capitalismo egoísta visando reconstruí-lo de uma maneira mais humana. Para que isto tudo aconteça existem quatro pilares:

Propósito Maior Cultura Consciente

Empresa Consciente

Orientação para Stakeholder

Propósito Maior: o lucro é essencial e vital, isto não pode mudar pois trata-se da sobrevivência do negócio, mas o propósito da empresa existir deve ser maior que só o lucro. Para isso acontecer é preciso abranger toda cadeia de pessoas envolvidas ao negócio e juntos buscarão uma forma de tornar o mundo um lugar melhor.

Liderança Consciente

Integração de Stakeholders: os líderes criarão propósito e valores afim de promover a prosperidade, e ampliar estes valores a todos os envolvidos, clientes, fornecedores, diretores, funcionários, comunidade e meio ambiente. Liderança Consciente: NÓS em vez do “EU” Cultura Consciente: entender a mudança de cultura que isto exige e contribuir para uma cultura de confiança, cuidado e cooperação.

Os Benefícios: Ambiente mais harmônico de trabalho Lealdade e engajamento de quem está no processo Envolvimento da comunidade com o seu negócio Todo meu carinho,

Valorização das ações na Bolsa de Valores, das empresas. Valorização das ações na Bolsa de Valores, das empresas.

Iara Cristina Bussolotto iara@viziaoptica.com.br Consultora de Varejo

38 Jornal Design

Sim! É possível e já existem empresas utilizando o Capitalismo desta forma, capaz de criar um mundo melhor para todos!


Qual é o seu maior diferencial? Ouvimos, com uma certa frequência, histórias de pessoas que se dedicam a determinado negócio, superam expectativas e alcançam o sucesso. Esse movimento de compartilhar experiências é importante, pois serve de inspiração para outras pessoas. O que preocupa é a forma equivocada que, às vezes, o empreendedorismo e a gestão de negócios são idealizados. Sim, existem casos em que as primeiras iniciativas são bem-sucedidas. Mas isso é exceção! Na maioria das vezes, antes de conquistar um bom resultado, é preciso muito trabalho, uma incansável dedicação capaz de aceitar os erros e rapidamente, esforçar-se para corrigi-los. Não basta somente gostar do que se faz, o que é imprescindível para o sucesso, há situações que exigem que se faça também o que não é tão agradável, além, é claro, de estudar e entender as diversas áreas que compõem a empresa, o comportamento do mercado e toda a dinâmica que integra um ao outro. Diante disso, aprimorar habilidades de autoconhecimento torna-se essencial para ampliar a sua capacidade de superação, seja para enfrentar as dificuldades diárias ou para lidar com situações totalmente inesperadas. Ter o apoio de um sócio, da família ou uma rede de suporte contribui, mas se o desejo é construir um negócio de sucesso, antes de tudo, você precisa ser capaz de desenvolver a sua autoestima e motivar-se sempre que algo não sair como o esperado. Sem dúvidas, você é o seu maior diferencial.

Há diversas formas de estimular a inteligência emocional e fortalecer sua autoestima. É seu o compromisso de conhecê-las e aplicá-las. Para contribuir, compartilho algumas dicas que podem ser úteis nesta jornada: 1) Identifique os aprendizados que acompanham os erros: Olhar para os erros e procurar aprender com eles, ao invés de ficar se lamentando, dá a você uma capacidade maior de superá-los. 2) Peça ajuda sempre que sentir necessidade: É mais difícil resolver um problema quando você faz parte dele. Por mais complexa que pareça a situação, há ótimos profissionais dispostos a auxiliá-lo, tanto para impulsionar o seu negócio, como para orientá-lo no seu processo de autoconhecimento.

3) Não seja tão perfeccionista Por inúmeros motivos, mas principalmente porque quem é muito perfeccionista perde mais tempo do que precisa em cada atividade. Enquanto você fica esperando o “momento perfeito”, o seu concorrente já está na sua frente. 4) Não se compare, você é único! Não caia na armadilha de comparar a sua realidade ou o seu negócio com outro que você só conhece através das redes sociais. Concentre-se em você, afinal, se não estiver bem, como fará a sua empresa prosperar?

5) Agradeça e celebre as suas conquistas Se observar, vai perceber como viver e ter a oportunidade de construir um negócio é um privilégio. Celebre cada pequena vitória, cada meta alcançada. E ao final de cada dia, lembre-se de agradecer por tudo o que vivenciou.

Não existem atalhos para construir uma trajetória de sucesso. Desconfie se alguém tentar lhe convencer do contrário. Você pode inspirar-se nas experiências de outras pessoas, avaliando o que é ou não aplicável a sua realidade. Mas lembre-se: o seu maior diferencial é justamente o fato de você ser único.

Aline Agatti aline@organizativa.com.br @aline.agatti Consultora Empresarial

mais de

300 prêmios

Achou

Ganhou *CONSULTE O REGULAMENTO NA LOJA

Jornal Design 39


Looks e tendências para arrasar do happy hour ás festas de final de ano O fim de ano está aí e muitos eventos e confraternizações, mesmo em casa, com família e amigos, serão marcados – e, então, surge a dúvida sobre o que vestir nestas ocasiões.

Se você faz parte do time que fica na dúvida do que usar nestes encontros, a equipe da Lequarttiê Magazin de Mode preparou umas dicas para você.

Modelos: Diego Gehlen | Gabriela Paludo Ballestro | Izabel Prior

Aposte nas peças únicas para as festas de fim de ano, além de práticos, vestidos e macacões podem ser usados com salto ou sapatos baixos. O conjunto de alfaiataria além de versátil, é clássico e elegante! Ele tem o poder de transformar o look, podendo ser usado em passeios ou momentos que exigem algo mais arrumado.

A mensagem que entregamos ao mundo, diz muito sobre nossa personalidade. Polos brancas são charmosas e transmitem seriedade quando usadas com jeans e sapatos.

40 Jornal Design


O fato é: através da forma como nos vestimos, expressamos nossas emoções e sentimentos. Nada como peças leves que esbanjam autenticidade.

A harmonia que o verde transmite combinado a qualquer outra peça, rende boas combinações.

Mas muito além de mostrar nosso estilo para o mundo, a escolha de cores, formas e texturas, como o animal print, refletem a personalidade de cada ser.

Para os homens, nada melhor que um conjunto atemporal e versátil, podendo ser usado em momentos sociais ou casuais.

A saia lápis nunca sai de moda e as mangas bufantes são uma grande tendência para as próximas temporadas. Sem contar, que quando juntas, se complementam e são muito sofisticadas.

@decadecontofotografia

@duomobilebg

@lequarttie.mm Jornal Design 41


42 Jornal Design


Jornal Design 43


Becco 54, o lugar ideal do almoço ao jantar Fotos Emerson Ribeiro

Um jardim belíssimo e acolhedor à sombra de uma árvore centenária, é uma ótima opção para um happy hour, não é mesmo? Mas não apenas para o fim de tarde, o espaço amplo, misto e bacana, com uma decoração criativa e pratos diferenciados para todos os gostos serve também almoço e jantar.

O fim do ano está chegando, as metas começam a ser traçadas e para muitas pessoas, melhorar a alimentação é uma delas. O estabelecimento se tornou um ponto para receber tanto o público que gosta de uma comida balanceada como as opções executivas e de quebra ainda curtir uma boa música no jardim e aproveitar para socializar com os amigos e a família. Cervejas artesanais e drinks exclusivos da casa compõem o cardápio diferenciado do espaço. Nas opções de refeições nutritivas e equilibradas é possível montar seu Bowl, escolhendo os itens que combinam com a sua dieta. Ter um lugar seguro e saboroso para fazer suas refeições com certeza é uma motivação e tanto. O Becco 54 abre de terça-feira a sábado ao meio-dia e à noite para o happy hour.

Rua Xingu 865 | Bento Gonçalves @becco_54 54 99105.5422

44 Jornal Design

Já no cardápio com opções executivas, o Becco 54 oferece as opções de iguarias.

Foto Divulgação Becco 54

Essa é a essência que você encontra no Becco 54, um ambiente completo, localizado na Via Gastronômica de Bento Gonçalves. Durante a pandemia, o espaço na pegada bar e cozinha aproveitou para implantar inovações em seu atendimento.


Rosê Boutique comemora um ano com nova coleção

Foto Ezequiele Panizzi

Foto Ezequiele Panizzi

Foto Ezequiele Panizzi

Fotos Emerson Ribeiro

Com olhar atento as tendências do mundo fashion, a Rosê Boutique comemora um ano em novembro com lançamento da coleção primavera-verão. A loja atende com peças selecionadas e atuais, no modelo Comfy Style e casual, trazendo aos clientes a modernidade do mundo da moda, vestindo com charme e elegância todos os estilos. Conduzida pelas empresárias Kamila Ferro e Magdiele Costa, a boutique foi planejada e pensada para o conforto e comodidade de quem busca se vestir com autenticidade e claro, arrasar nos looks. Os propósitos da marca são claros: cada cliente é única e ela precisa se sentir inspirada e empoderada com as peças, aliado a uma experiência incrível de atendimento. A loja que entrega conteúdo sobre tendências e versatilidade em suas plataformas digitais, também possui e-commerce próprio.

Magdiele Costa e Kamila Ferro

Bairro São Bento, na rua Senador Joaquim Pedro Salgado Filho, 203 | 54 99105.8464 www.roseboutique.com.br | @oficialboutiquerose Jornal Design 45


Padel: estrelas de Bento Gonçalves se preparam para o Pan Americano Foto Padel RG

É uma grande responsabilidade, conta Isadora Siga, sobre estar pelo segundo ano representando o esporte brasileiro na sub-14. “É muito

Foto Arquivo Pessoal

Giulia Perusso Bettim

“O Padel é minha vida, é o que me deixa feliz e o que me diverte, além de tudo, é o que me permite representar algo muito maior que eu, que é nossa cidade e o Brasil em um Pan Americado”, Giulia Perusso Bettim Mais uma vez, as padelistas Giulia Perusso Bettim, Isadora Siga e Isadora Dal Sasso Oliveira estão prestes a arrumar as malas, desta vez rumo ao México, em fevereiro de 2021 para o Pan-Americano de Menores. Giulia e Isadora Siga conquistaram a vaga na categoria Sub-14, que foi realizada em outubro pela Confederação Brasileira de Padel – COBRAPA, na cidade de Camaquã. O campeonato reuniu 90 atletas, que disputaram 12 vagas diretas para o Pan, concedidas aos vencedores de cada categoria. Isadora Dal Sasso ficou como vice-campeã na seletiva, pela categoria Sub-16, mas também foi convocada por critério técnico. A bento-gonçalvense, Giulia Perusso Bettim, terá como parceira, Isadora Siga, de Santa Vitória do Palmar. Elas foram as campeãs na categoria Sub-14 e comemoram a conquista. “É muito gratificante poder mais uma vez representar esse esporte que eu tanto amo. Treinamos bastante para chegar na seleção e levar o nome de Bento para outros países”, acrescenta Giulia. Os treinos serão mais intensos na preparação para o Pan. “Durante estes dois meses iremos treinar na quadra todos os dias intensamente, ao menos duas horas, somado a academia duas a três vezes por semana, acompanhamento fisioterapêutico na clínica Látero e psicólogo para nos auxiliar nesse processo. É uma grande honra fazer parte desse esporte e poder representar o Brasil em outros países”, declara.

46 Jornal Design

Foto Marina Dornelles

emocionante saber que estaremos representando o nosso país, além de ser uma grande responsabilidade vou me dedicar ao máximo nos treinos para ter o melhor resultado possível”, disse.

Isadora Siga

Isadora Dal Sasso Oliveira

Isadora Dal Sasso conta sobre sua expectativa ao ser selecionada. “É uma sensação incrível

de dever cumprido, depois de muitos treinos e dedicação. É um sentimento muito bom saber que todo o esforço valeu a pena, ainda mais depois de subir de categoria e agora competir em uma mais forte. Vou focar e me esforçar ainda mais nos treinos e na preparação física, para chegar lá e conseguir deixar o nosso melhor em quadra”, afirma a atleta.

muito bem nos jogos. A Giulia foi diferenciada, porque numa final ela ganhou a partida de 6x0, 6x1. A Isa foi muito bem também, jogando contra uma dupla muito forte, sendo que ela fez uma baita campanha”, relata. A expectativa de Bergamini para a seletiva seria apenas em 2021, devido a pandemia, mas quando anunciado para outubro, como de costume, os treinos dos atletas, que iriam para disputa, se intensificaram. “O treinamento foi com mais

ênfase, elas chegaram muito bem preparadas, isso é fato. Elas que estão vestindo a camisa da seleção e vão representar muito bem a Capital do Vinho internacionalmente. Teremos muitos talentos ainda no esporte que estão chegando”, completa.

Orgulho do treinador Com 24 anos de quadra, o treinador responsável do clube Padel Pro de Bento Gonçalves, Juliano Bergamini, fala com alegria das padelistas que irão para o mundial de menores. Em geral os atletas da nossa cidade estão se destacando muito em competições da modalidade e segundo o profissional, uma nova geração está chegando aí e promete fazer uma crescente do esporte, ainda maior. “O nível é bem alto e os adolescentes que venceram as categorias 18 e 16 anos já possuem potencial pra jogar na primeira categoria masculina. No caso das atletas selecionadas, elas foram

Apesar do Padel ser o esporte que mais cresce no Brasil, tudo ainda é muito novo e não conta com grandes marcas como patrocinadoras. Os atletas são responsáveis por praticamente todas as despesas de viagem, alimentação e uniformes. As estrelas do esporte estão em busca de patrocínio para embarcar e representar com muita garra Bento Gonçalves e o Brasil. Para ajudar você pode entrar em contato (54) 99672.1218 e saber mais.


As surpresas de um “menu não-menu”

Fotos Marcos Moreira

em almoço em estilo degustação. Especializado em carnes e charcutaria, Giordano Tarso traz para o seu menu os preceitos do movimento Slow Food, do qual é ativista. Os ingredientes são, em sua maioria, orgânicos e de produção hiperlocal. Ou seja, cultivados pela própria equipe ou comprados de produtores vizinhos. Com isso, ele entrega uma experiência incomparável à mesa, porque reflete não apenas o seu repertório técnico, mas também a cultura e os costumes que compõem a identidade local. O cozinheiro também é entusiasta de técnicas rústicas para o preparo e prefere cozinhar na brasa de sua parrilla, diante do público. A cada estação, o menu muda totalmente, e agora está trazendo à tona o frescor dos ingredientes de primavera. Conhecida pela produção de alguns dos melhores espumantes brasileiros, a pequena cidade de Pinto Bandeira também esconde tesouros gastronômicos como o Restaurante Colheita. Nos últimos dois anos, o chef Giordano Tarso aprimorou seu repertório gastronômico até alcançar o que possivelmente seja o sonho de todo cozinheiro: a total

liberdade de surpreender o cliente servindo um menu surpresa. Na região, isso é algo que somente o Valle Rustico e o Locanda di Lucca também praticam. Com uma gastronomia sazonal, campestre e gaúcha, o chef – que prefere ser chamado de cozinheiro – provoca a confiança do seu público oferecendo um “menu não-menu”

Com mesas ao ar livre, aceita pets e garante o distanciamento social exigido nesses tempos de pandemia. Enfim, um atrativo que vale a pena conhecer!

Ana Carolina Azevedo anacarolina@culinarismo.com.br @blogculinarismo Jornalista

Jornal Design 47


Profile for Jornal Design

Jornal Design | Edição 110  

Jornal Design | Edição 110  

Advertisement