Issuu on Google+

Ano II - Edição 24 - Abril/2013

VIDA

Cuidados com a pele no inverno sob a ótica da renomada dermatologista, Adriana Vilarinho CASA

O que os designers esperam do Isaloni O criativo Guilherme Torres fala sobre sua arquitetura minimalista ESTILO

Editorial de moda apresenta as tendências maculinas mais badaladas para esbanjar elegância no inverno 2013


Fotos Débora Zandonai

Editorial Two years later... Este número merece um editorial comemorativo por dois motivos: completamos dois anos de publicação e alcançamos, em 2013, a meta de colocar nas mãos do público leitor um design inovador, organizado pela nossa qualificada equipe, além de manter nossa missão - disseminar ideias e conceitos com qualidade de imagem e informação. Sempre com foco na inovação, preparamos uma produção inédita de capa masculina, acompanhada por um editorial de moda, pensado e desenvolvido pelo stylist Rodrigo Britzke que, na oportunidade, destacou as tendências mais badaladas do inverno 2013. A busca pela perfeição nos leva a criar uma nova simbologia, a fim de diferenciar os segmentos, bem como nossos queridos colaboradores. Um projeto gráfico reformulado onde a ousadia e o design renovam o layout, sem perder a identidade. Bem, nós realmente esperamos que a leitura seja agradável e produtiva para o público em geral e para todos que, de modo particular, compartilham a torcida pela apreciação positiva tão almejada em termos de reconhecimento do nosso trabalho. Silvana Aibel Silvia Perusso

Capa Começa a temporada mais elegante do ano, aquela que promete atrair olhares e arrancar suspiros. Estrelando o lançamento da coleção outono/inverno da loja Blue Flag Fashion For Men, os modelos Juliano De Rossi e Ronan Pasini abusaram das lentes da fotógrafa Debora Zandonai, enquanto desfilavam seus looks. Com make de Marília Borges, produção do stylist Rodrigo Britzke e coordenação da Vértice Comunicação, o resultado não poderia ser diferente: simplesmente deslumbrante.

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Dirce Heuser | Camila Cervieri | Rosângela Masutti Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Caxias do Sul | Carlos Barbosa | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 2621 3134 contato@jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

vida


Como ter uma pele de Barbie

Com exclusividade para o Jornal Design, a dermatologista membro das academias Brasileira e Americana de Dermatologia, e a preferida das celebridades Gisele Bunchen, Isabeli Fontana e Adriane Galisteu, a profissional Adriana Vilarinho nos orienta sobre os tratamentos atuais para deixar sua pele perfeita como a de uma Barbie!

Imagens Divulgação

Jornal Design | Quais os principais cuidados para manter a pele hidratada no inverno? Adriana Vilarinho | Beber muita água, usar cremes mais hidratantes e adequados para a sua pele. JD | Existe alguma receita caseira que você considera eficaz para cuidar da pele? AV | Existe sim, é uma máscara de hidratação que você faz com: duas colheres de aveia em flocos; uma clara de ovo batida; algumas gotas de lavanda e folhas de hortelã. O modo de preparo é simples: bata os condimentos até formar uma pasta; aplique na pele limpa e deixar agir por 20 minutos; lave com água bem gelada.  

top models, afinal amo que faço e hoje em dia devemos deixar a aparência sempre   em ordem, tanto em homens como em mulheres. JD | Para o tratamento de estrias. Qual o tratamento mais eficaz na sua opinião e qual a melhor estação para se tratar? AV | Active deep ou active scars - melhora em até 70%, apresentando excelentes resultados, e também recomendo o Co2 fraccionado.

resultados. JD | Qual é a principal “reclamação” das pessoas que vão ao seu consultório? AV | A maioria busca uma aparência saudável, sem rugas. JD | Já existe uma cura para a tão temida celulite? AV | Cura não, mas hoje temos máquinas excelentes que melhoram muito.

JD | A boa alimentação é um grande facilitador para seu trabalho? AV | Sempre, em todas as áreas.

JD | Quais as principais tendências em tratamentos para a pele? AV | Lasers, ultrassom e cremes com substâncias tensoras.

JD | Para quem tem pele oleosa, quais as soluções? AV | Existem várias, as principais são cremes adequados para controle de oleosidade e lasers para reduzir os poros.

JD | Você é dermatologista de tops como Isalini Fontana e Caroline Trentini. Como é ter essa responsabilidade? AV | Trato todos meus pacientes   como

JD | E para manchas na pele? AV | Cremes clareadores associados à laser, na minha opinião associação fraxel dual(1927) com spectra, excelentes

Receita caseira de máscara de hidratação Ingredientes: duas colheres de aveia em flocos; uma clara de ovo batida, algumas gotas de lavanda e folhas de hortelã. Modo de preparo: bater os condimentos até formar uma pasta; aplicar na pele limpa e deixar agir por 20 minutos; lavar com água bem gelada.  

vida

Jornal Design | Serra 3


Cuidados com a pele

4 Jornal Design | Serra

conta com um conhecimento impreciso, com definições não-científicas que não promovem um quadro verdadeiro e completo. Conhecer o seu tipo de pele é um passo fundamental para encontrar o caminho para você se beneficiar de produtos e tratamentos – ter uma pele bonita. Por isso, é necessário fazer uma avaliação com um profissional e ter um acompanhamento com o mesmo. Existem vários tratamentos: peelings, luz pulsada, esfoliação, carboxiterapia, accent, limpeza de pele, hidratação, laser, entre outras. Para obter o tratamento correto, é necessário que você procure uma clínica de confiança, que possua profissionais qualificados, com formação acadêmica em medicina e fisioterapia(com especialização em dermato- funcional), acompanhado por um médico. Sob a coordenação da Dra. Andressa F. Pauletto, médica, membro da Sociedade Brasileira de Medicia Estética, e o auxílio da Fisioterapeuta Lilian R. da Silva, a Clínica Visualittè reuniu o que existe de mais moderno em medicina e estética especialmente para você.

Foto Divulgação

Quantas vezes você já foi a uma loja de cosméticos e gastou uma fortuna em produtos que nunca usou? Alguma vendedora ou especialista em cosméticos já vendeu para você uma linha de produtos que “faz milagre na pele”, mas que não funciona em você? Já teve alguma alergia ou irritação com algum produto sem entender o motivo? Sua melhor amiga jura usar um produto que deixa a pele dela maravilhosa, mas que deixa a sua pele terrível? Você deveria ou não usar sabonete? Você detesta a sensação de um protetor solar, apesar de saber que você deve usá-lo? Os peelings químicos faciais, são indicados para a sua pele? Você deveria utilizar um ácido retinóico? Se você tem a pele seca e sensível, por que insistir em aplicar hidratantes, desengordurantes e produtos cosméticos que são mais adequados para pessoas com a pele oleosa e resistente? O motivo? Você não sabe qual é o seu tipo de pele, então não sabe como cuidar dela. Enquanto muitas pessoas tem um conhecimento geral sobre a sua pele, a maioria

vida


por Fernanda Zatt | RPG e Pilates

O método Pilates traz inúmeras vantagens, principalmente para aquelas pessoas que estão cansadas das tradicionais ginásticas, onde os exercícios realizados são diferentes porque não utiliza pesos adicionais, sendo empregada somente a própria força do corpo. Vantagens do método: estimula a circulação, melhora o condicionamento físico, a flexibilidade, o alongamento e o alinhamento postural. Pode melhorar os níveis de consciência corporal e a coordenação motora. Tais benefícios ajudam a prevenir lesões e proporcionam um alívio de dores crônicas. Busca-se promover o alongamento ou relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento ou aumento do tônus daqueles que estão estirados ou enfraquecidos. O Pilates e a Gestação O método Pilates é exercício ideal para trazer mais conforto à gravidez e ao parto, com foco na estabilidade da musculatura postural, do assoalho pélvico, no fortalecimento e alongamento suaves dos músculos. Melhora a concentração e permite desenvolvimento do relacionamento com seu corpo ao exercitar-se, o que é de suma importância durante a gestação. O Pilates não apenas ajuda a melhorar a força postural, mas também seu equilíbrio, coordenação e a qualidade de seus movimentos, sem, sobrecarregar as articulações. Com ênfase no desenvolvimento de uma boa postura, que pode ser facilmente prejudicada durante a gravidez, o método auxiliará a prevenir dores lombares, ombros caídos e tensão no

vida

pescoço. Benefícios do Pilates durante a Gestação: - É um programa de exercícios extremamente seguro e eficaz, que pode ser utilizado durante a gravidez. Ao concentrar-se nos músculos essenciais para a postura, melhora a estabilidade da musculatura postural e a resistência dos músculos do assoalho pélvico, o que ajudará permanecer sem deformidades posturais e evitar dores lombares. - A prática do Pilates durante a gravidez proporciona excelente força dos músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e estabilidade da coluna. - Melhora a circulação, todos os movimentos são iniciados a partir dos músculos abdominais, melhorando a circulação no abdômen, o que é benéfico para o bebê. - O aumento no relaxamento e os efeitos calmantes oferecidos pela técnica de exercícios podem transmitir alguns benefícios a saúde do bebê em desenvolvimento. - A prática regular dos exercícios do método Pilates durante e após a gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto propriamente dito, dando-lhe a base para readquirir suas formas anteriores. O mais indicado para gestantes que antes de engravidar não praticavam Pilates, é iniciar após o quarto mês de gestação, sempre com acompanhamento do seu médico. “Não interessa o que você faz e sim, como você faz”. Joseph Pilates

O trabalho fonoaudiológico e psicopedagógico nas dificuldades de aprendizagem por Letícia Casonatto e Érica Cimadon Psicopedagoga e Fonoaudióloga Foto Divulgação

Método pilates e a gestação

Aprender é um processo natural, mas que envolve uma complexa atividade mental em que estão envolvidos outros processos como atenção, percepção, memória, motricidade, emoção, conhecimento prévios, entre outros fatores. A dificuldade de aprendizagem pode ser qualquer entrave em um desses processos ou etapas que retarde ou torne mais difícil a aprendizagem. Diante destas dificuldades é preciso intervir o mais precocemente possível, evitando que afete outras áreas do conhecimento, bem como a autoestima do aluno. O encaminhamento para profissionais da área saúde e da educação é o primeiro passo para investigar as causas do déficit. A psicopedagogia e a fonoaudiologia são duas áreas distintas, porém complementares e muito importante no diagnóstico. A fonoaudiologia tem o objetivo de avaliar as funções da audição e linguagem, tanto oral como escrita. Isto quer dizer que todo o processamento da

linguagem deve ser avaliado com seus devidos componentes, como por exemplo o acesso ao léxico mental, memória fonológica de trabalho e consciência fonológica. Já a avaliação psicopedagógica tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aprendizagem e sua relação com a escola, metodologia de ensino, e outros fatores fundamentais ao ensino, observando o paciente num todo. O trabalho destas duas áreas promovem olhares e atuações a partir de óticas diferentes e complementares, mais integradas ou mais contextualizadas, possibilitando uma maior vinculação, uma maior clareza das necessidades do aluno e suas singularidades. A união do trabalho psicopedagógico com o fonoaudiológico certamente possibilita um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, uma intervenção mais abrangente e adequada. As profissionais da Clínica Jeito de Ser oferecem este diferencial para seus pacientes, contate-nos.

Jornal Design | Serra 5


O brincar compartilhado Foto Divulgação

por Equipe Equilibrium

Inverno light por Letícia Bettinelli | Nutricionista O inverno está chegando e, para muitos, é um período difícil de manter o peso conquistado para o verão. A dificuldade geralmente citada é um aumento do apetite por carboidratos(massas, pães e outros do gênero). A sensação de mais fome é fisiológica, já que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal nos dias frios. Além disso, muitas pessoas não gostam do inverno fazendo o hormônio do bem estar(serotonina) baixar seus níveis, ocasionando uma fuga para a sensação de fome, causando uma ideia de prazer. Mas não podemos nos enganar comendo além do necessário, pois este comportamento acarretará em um aumento de células de gordura localizadas, principalmente no abdômen. Já que tantas sensações nos acometem no inverno, devemos nos cercar de ideias para manter o corpo aquecido com poucas calorias. Uma ideia é utilizar os vegetais de uma forma diferente da tradicional – vamos aquecê-los!

6 Jornal Design | Serra

Fazer um refogado de legumes é uma excelente ideia, já que é muito rico em vitaminas, minerais, fibras e pouquíssima gordura – inclua brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu, abobrinha e cebola – use sua criatividade. Após refogado, já no prato, pode-se agregar um fio de azeite de oliva, deixando o prato mais anti-inflamatório. Também pode ser feita uma sopa ou creme de legumes com os mesmos ingredientes e acrescentando abóbora, o que deixa este prato rico em betacaroteno, com a função de fortificar o sistema imunológico. Com certeza virão os dias em que o consumo de produtos mais gordurosos e adoçados acontecerá – um final de semana com chocolate quente e fondue, porém não torne isto rotina. Lembre-se: o inverno é longo e comer em excesso pode causar muitos prejuízos para o seu corpo. Faça diferente, aproveite o período para mudar seus hábitos e se preparar para o verão.

Brincar é uma atividade natural na infância, que gera muitas oportunidades para a criança aprender e se desenvolver física, mental e socialmente, oferecendo conhecimento acerca de seu mundo e sobre como lidar com ambientes, objetos, tempo, espaço, estrutura e pessoas. Brincar é o “trabalho” das crianças e os brinquedos são suas ferramentas. Assim, brinquedos apro­ priados podem ajudar as crianças em seu “trabalho”. O brincar compartilhado pode ser uma ótima forma de estimular a brincadeira pois proporciona a criança uma maior variedade de brinquedos. Brincar compartilhado significa empréstimo, troca ou aluguel de brinquedos pois muitas vezes as crianças exploram seus brinquedos e acabam deixando de lado. Com o passar do tempo a casa fica cheia de brinquedos que não são mais utilizados e estes podem ser doados, trocados e partilhados. Em países como França, Estados Unidos, Índia, África do Sul, Nova Zelândia, Cingapura e recentemente no Brasil, consumidores encontram no aluguel de brinquedos uma alternativa para estimular a brincadeira sem acumular brinquedos nas prateleiras. Nesta modalidade de consumo compartilhado, além da economia proporcionada à família, outros conceitos também são trabalhados tais como a valorização de reaproveitamento de um bem e a necessidade

de conservá-lo. Para brincar não precisa ser dono de nada, o importante é a brincadeira. Quando a brincadeira acaba, o brinquedo volta para a locadora para divertir outra criança, sendo também uma forma de exercer a solidariedade. Pensando nestes conceitos o Espaço Equiliibrium resolveu implantar a brincadeira compartilhada. Para você participar, algumas regrinhas são fundamentais: REGRAS PARA O ALUGUEL DE BRINQUEDOS 1) Preencher uma ficha com os dados dos pais e da criança bem como termo de responsabilidade sobre o brinquedo. 2) Quem realizar a doação terá direito a locações sem custo conforme a quantidade de brinquedos. 3) Quando sua locação completar 30 dias você tem o direito de trocar os brinquedos por outros diferentes. 4) O valor do aluguel varia conforme o brinquedo a ser locado. 5) A Espaço Equiliibrium tem o intuito de, com os valores arrecadados, comprar mais brinquedos para proporcionar uma oferta maior de aquisições. 6) O Aluguel pode ser efetuado na secretaria da clínica e sua devolução também. O brinquedos serão postados no Facebook da clínica para apreciação.

vida


Foto Divulgação

Foto Divulgação

Quiropraxia e o método de flexion distraction: Uma maneira diferente e inovadora de cuidar da saúde da sua coluna

Cuidar do corpo também é saúde interna! Está comprovado que cuidados com o corpo e a beleza trazem benefícios à saúde e à auto estima por Clínica Light Shape

por Carla Parisotto | Quiropraxista

A quiropraxia é uma profissão amplamente reconhecida nos países desenvolvidos como um método altamente eficiente e natural de cuidar da coluna e saúde do corpo em geral. Através do “ajuste vertebral” o quiropraxista proporciona um melhor alinhamento da coluna, o que beneficia na questão de dores em geral da coluna, problemas como hérnia de disco, desgastes causados por movimentos repetidos ou má postura, tensão causada por estresse, entre outros. Atualmente participei de uma especialização na técnica Flexio Distraction com o Dc. Leander, essa técnica é reconhecida mundialmente e utilizada principalmente nos EUA para tratamento de dores. No Brasil, encontra-se em crescimento e é altamente indicada e eficaz para o tratamento de patologias da coluna vertebral. A técnica Flexion Distraction tem a capacidade de realinhar a coluna ver-

vida

tebral através da sua movimentação normal, neutralizando os efeitos da gravidade, que é capaz de separar suavemente as articulações da coluna e movê-las sem agravar o seu estado. Esta técnica tem como objetivo melhorar a circulação e diminuir a pressão sobre os discos vertebrais, que tem a função de amortecer o impacto causado pela movimentação normal do nosso corpo e alongar musculatura. Toda a técnica é realizada através da movimentação automatizada da maca, que faz a movimentação de flexão e distração da coluna, isso tudo juntamente com o realinhamento da coluna é possível ter uma sensação agradável e surpreendente de relaxamento e diminuição de dores já na primeira sessão. Conheça esse novo método de tratamento e surpreenda-se com os efeitos proporcionados através do relaxamento da coluna e do corpo no geral.

Após as férias, o excesso de sol e piscina, a insatisfação com a pele e com o corpo começa a reaparecer, a corrida para a academia e o retorno à dieta são inevitáveis. O que muitos já perceberam é que nem sempre a combinação entre academia e dieta equilibrada são suficientes para eliminar a celulite ou mesmo aquele “pneuzinho” persistente. Apesar desta dupla ser a aliada perfeita para deixar o corpo em forma e usar aquele look tão desejado, a espera pelo corpo perfeito pode ser um pouco longa. Graças ao avanço da medicina estética, é possível conquistar aquela barriguinha sarada e uma pele lisinha e tonificada. O que está em evidência são as tecnologias não invasivas, ou seja, tecnologias que não interferem nas atividades diárias, sem cortes, sem pós operatório, sem dor e sem danos à pele. É o caso da radiofrequência e do ultrassom H.I.F.U., capaz de destruir os adipócitos(células de gordura) reduzindo medidas em diversas áreas do corpo. Tecnologia diferente dos demais ultrassons existentes. Trata-se de um procedimento biotecnológico, não-doloroso. Em cada sessão do procedimento

perde-se em torno de 3000 calorias, equivalente a 300mg de gordura pura. Mas não confunda com o mesmo resultado de uma lipoaspiração cirúrgica onde o resultado é imediato. Isso não acontece com esse método. A eliminação dos adipócitos é progressiva. Além da redução de medidas, ajuda no aspecto da celulite na área tratada, pois geralmente a celulite está associada à gordura depositada no local. Quanto aos resultados, há organismos que respondem mais rapidamente, com resultados mais visíveis, e há organismos mais lentos, que precisam de um número maior de sessões ou associações de outros métodos. Para isso, é necessária uma avaliação mais precisa na clínica. Além desses tratamentos corporais, existem tratamentos faciais para recuperar a pele dos efeitos do calor como uma limpeza de pele profunda, hidratação tropical, peeling, lifting e fotorrejuvenecimento ideal para esta época do ano, além da fotodepilação, indolor e unissex. A clínica Lightshape é especializada em estética e oferece estas tecnologias, aliadas à uma equipe de profissionais qualificados.

Jornal Design | Serra 7


Fotos Denílson Machado

formas limpas e minimalistas Branco total. Branco é a cor do novo, associado ao futurismo. Este é um projeto totalmente autoral, uma viagem às referências da juventude do arquiteto, dos soldados imperiais impecavelmente brancos de Star Wars e da Fortaleza da Solidão do Super Homem – um castelo todo de cristais no meio do pólo norte – ao seu ícone máximo: 2001 Uma Odisséia no Espaço. Estas referências foram misturadas para o conceito dessa loja de sapatos em Londrina, Paraná, Brasil.

8 Jornal Design | Serra

A experimentação de cores, materiais e texturas é a marca registrada dos projetos criados pelo profissional. Com estilo contemporâneo que foge dos padrões básicos da arquitetura e decoração, o arquiteto Guilherme Torres se destaca entre os principais nomes do mercado. Em Londrina onde, na adolescência, iniciou sua trajetória como desenhista de um escritório de engenharia, o arquiteto ganhou o mundo e, em aproximadamente seis anos, sua carreira tomou rumos irreversíveis. Formado em Arquitetura e Urbanismo, pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina – UNIFIL e pós-graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV, Guilherme possui um considerável número de premiações e tem visto suas criações conquistarem espaços em publicações especializadas em todo o globo. Imagens de seus projetos já foram vistos em revistas e sites de decoração na Sérvia, Ucrânia, China, EUA, Grécia, Turquia, Espanha, Suíça, Itália, Alemanha, Hungria e Londres, entre outros. Volumes suspensos e linhas delgadas, com marcantes linhas são a marca registrada do arquiteto, que procura investigar os limites dos materiais com que trabalha. O equilíbrio é o ponto focal de suas experi-

casa


Fotos Denílson Machado

“Minhas inspirações vem sempre do imaginário que coletei durante minha infância e adolescente. Uso a memória afetiva que guardo de filmes, principalmente. Projetos comerciais permitem que eu use um lado mais ficcional. Gosto de cenários mais fantásticos.”

O Boteco Kery é uma filial de uma conhecida rede de restaurantes da cidade, que pretendia estabelecer ali uma proposta diferente de cardápio. Toda a cozinha foi forrada externamente em madeira de demolição, com retalhos e réguas irregulares, gerando um rico contraste com o inox, que forra todo o interior da cozinha. O piso externo é em ladrilho hidráulico, proveniente de estoque não aproveitado de fornecedores, criando um mosaico bastante inusitado no piso. O projeto foi pensado para priorizar a reciclagem de materiais e evitar o desperdício.

mentações proje-tuais, com a presença de elementos rústicos em residências, branco absoluto em algumas obras comerciais. Outro lado de seu trabalho é o design de uma linha própria de mobiliários. Entre suas criações estão sofás e mesas, como o modelo Fifties, vendida em uma das principais lojas de design em São Paulo. Suas peças também já conquistaram modernos até do outro lado do hemisfério, como a M.I.A., cantora pop. A artista adquiriu a icônica mesa Jet, com puro DNA Guilherme Torres, quando a viu durante uma pesquisa na internet. Colorida, suas peças são a certeza de sua versatilidade, à prova de monotonia ou lugar comum. Ainda para este ano, o arquiteto prepara uma nova linha de objetos a ser lançada nos EUA e Europa. Com exclusividade para o Jornal Design, Guilherme fala sobre seu estilo, seu processo criativo e sobre projetos comerciais.

Jornal Design | Quem foram e/ou são suas inspirações e referências para a construção desse seu estilo inovador? Guilherme Torres | Minhas inspirações vem sempre do imaginário que coletei durante minha infância e adolescência. Uso a memória afetiva que guardo de filmes, principalmente. Projetos comerciais permitem que eu use um lado mais ficcional. Gosto de cenários mais fantásticos.

JD | Qual o principal desafio que você considera na hora de projetar algo comercial? GT | Escolher a linha criativa, porque o design de uma loja é intrinsecamente ligado ao DNA da marca. JD | Estar sempre inovando, para você é um dever? GT | É algo normal, preciso ser constantemente desafiado. JD | Como se dá seu processo criativo? GT | 5% de inspiração e 95% de transpiração. JD | Quais arquitetos brasileiros você considera promissores em projetos comerciais? GT | A arquitetura comercial nossa é muito tímida. Se fizermos um paralelo, veremos que é raríssimo um bom projeto, mas admiro vários trabalhos, como a Livraria da Villa, do Isay Weinfeld e o Espaço de Cinema Itau de Cinema, da Metro Arquitetos. JD | Todos os seus projetos são cheios de inovação, como você se “abastece” do novo? GT | Da vida. Acredito que as experiências do dia a dia são as que nos nutrem. Tenho várias referências das paisagens que me cercam, das coisas que eu vejo no cotidiano. Passar sempre por obras, por exemplo, me serviu de inspiração no projeto do meu novo escritório. Fiz tudo aparente, usei materiais normalmente usados em tapumes. Gosto de estabelecer linguagens não convencionais mas de fácil identificação.

www.masutticopat.com.br

casa

Jornal Design | Serra 9


Tudo tem que ser funcional, antes mesmo de agregar certas características. Se não é funcional, é um erro de projeto e o design não é uma ferramenta embelezadora. Atributos estéticos são muito subjetivos e sujeitos a várias interpretações. Quando se fala de design, deve-se pensar em produto, em escala, em série. O design é uma linguagem, e você pode gostar dela ou não.

JD | Qual a tendência que você percebe nos projetos comerciais? GT | Em sua maioria, são todos um pouco tediosos. Tem coisas que não aguento mais ver. JD | Existe algum projeto que faz você pensar: “como eu queria ter feito esse projeto”? GT | Zilhões. Que tal todos os projetos do OMA para a Prada? Nao sei dizer qual é melhor.

Fotos Denílson Machado

JD | O projeto do Queens Shoes é muito conceitual. Qual foi o briefing passado para você? GT | Uma loja de sapatos diferente. JD | Qualquer projeto comercial, independente do setor, sempre pode ser inovador? GT | Atitudes inovadoras nos tiram do tédio e do marasmo.

O projeto de uma grife de moda jovem tem ares futuristas, onde vários cubos surgem ora suspensos, ora nascendo dos pisos, formando bancadas, nichos e expositores. Todas as estruturas da loja foram executas em estrutura metálica e forradas em gesso acartonado e pintadas em epoxi.

10 Jornal Design | Serra

JD | Na sua opinião, como deve ser a relação funcionalidade x design em um projeto comercial? GT | A discussão sobre funcionalidade já deveria ter se encerrado há um século. Tudo tem que ser funcional, antes mesmo de agregar certas características. Se não é funcional, é um erro de projeto e o design não é uma ferramenta embelezadora. Atributos estéticos são muito subjetivos e sujeitos a várias interpretações. Quando se fala de design, deve-se pensar em produto, em escala, em série. O design é uma linguagem, e você pode gostar dela ou não. Há várias!

casa


Tendências Exporevestir 2013 Fotos Divulgação

por Fabiana Ruaro e Juliana Pereira | Arquitetura

A Exporevestir é considerada a “Fashion Week” da arquitetura e construção, onde se faz o comparativo que o corpo veste a roupa, a casa veste o revestimento. Na sua 11ª edição, a feira traz o que existe de mais atual em soluções e acabamentos para a construção civil. Na exposição são apresentados inovação, conceito e a tecnologia para os produtos, como: laminados, cimentícios, madeiras, mosaicos e também louças e metais sanitários, além de outros complementos. Muitas novidades e tendências foram apresentadas pelos expositores tanto nacionais como internacionais. Entre os lançamentos, os pontos altos foram muitos materiais com texturas naturais; pedras naturais, cimentícios, e também azulejos e ladrilhos hidráulicos e cerâmicos. Materiais que se encaixam muito dentro da tendência de mercado do “rústico chic”; onde os materiais misturam o rústico com a facilidade e a praticidade de limpeza, manutenção e aplicação, aliados à texturas modernas e sofisticadas. Muitos materiais imitam a textura da madeira e concreto, e fidelizam muito a realidade do toque e das cores. A grande tendência relacionada aos porcelanatos tem sido o tamanho da apresentação das peças, que

casa

vêm cada vez maiores, como por exemplo, 1,50x1,50m ou 1,50x3,00m, podendo inclusive utilizar juntas secas. Há também muita variedade de peças slim, com espessura muito fina, que podem ser utilizadas em reformas assentadas sobre outras peças, ou mesmo para revestir móveis e paredes. O grande encantamento da feira foram as variedades de pastilhas, onde encontramos muitas marcas utilizando metalizados e coloridos, e ainda formatos diferenciados, algumas vezes irregulares. Estes materiais podem ser compostos harmonicamente como detalhes junto aos materiais de texturas naturais. Muitas louças e metais com design diferenciado e tecnologia avançada também estarão presentes no mercado. Misturadores e Monocomandos que controlam a temperatura da água através do toque ou até mesmo mais de um ponto no mesmo comando. A Exporevestir é um importante meio de informação para que possamos nos manter atualizados e dentro das tendências mundiais no que se refere aos acabamentos e soluções para a construção. A experiência foi maravilhosa e estamos cheias de ideias para tornar e realizar projetos ainda mais criativos.

Jornal Design | Serra 11


Sindmóveis leva criações brasileiras 7

12 Jornal Design | Serra

4

1

8

2

3

5

Fotos Divulgação

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves(Sindmóveis) percebe o design como uma importante ferramenta de competitividade e diferenciação no mercado global de móveis. Por isso, a criatividade brasileira é valorizada em todas as suas ações. Através do projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, o Sindmóveis e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex-Brasil) estão viabilizando a participação de 15 estúdios de design no lounge Brazil S/A, evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão, de 9 a 14 de abril. Os produtos que estarão expostos no Palazzo Giuresconsulti, região central de Milão, foram selecionados pela curadoria da Casa Brasil 2013. Seguindo o tema “Reflexos”, que norteia a segunda edição da mostra de design, os móveis propõem uma experiência multissensorial que envolva tanto o público quanto os expositores em um contexto narrativo de referência cultural e emocional brasileira. A presidente do Sindmóveis, Cátia Scarton, destaca o sucesso do projeto Orchestra Brasil na promoção do design brasileiro no exterior. A inclusão desse segmento a partir de 2012 é inédita, pois até então o projeto não promovia ações para a área de serviços. Atualmente, a iniciativa conta com 95 empresas de insumos, componentes, tecnologias e design para o setor moveleiro. “O Sindmóveis, com apoio da Apex-Brasil, vem investindo maciçamente em iniciativas de fortalecimento da imagem do design brasileiro. Acreditamos no potencial criativo de nossos profissionais e no grau de inovação do mobiliário por eles concebido”, destaca.

6

casa


à capital mundial do design 13 11

Fotos Divulgação

14

15 12

9 10

1. Bancada Newvintage | Studio B 2. Mesa Lateral Aparas | Alessandra Delgado 3. Mesas Natur | Regis Padilha 4. Mesinha Lateral Bolota | EM2 Design 5. Cabideiro Totem Tribal | Quadrante Design 6. Mesa MM | Projeto 3 7. Cabideiro Clau | Llussá Marcenaria 8. Mesa Lateral Einstein | Bernardo Senna 9. Vaso Juntinhos | Luiz Pedrazzi 10. Cadeira Tolix | Zanini de Zanine 11. Banqueta Tarjada | Luiz Pedrazzi 12. Mesa Chipre | Estudiobola 13. Mesa Espelho | Camila Fix e Flávia Pagotti Silva 14. Poltrona MIRAH | Jader Almeida 15. Banco Circle - banquinho e/ou mesinha | Gallina & Visentini 16. Conexo | UNT Design.

casa

16

13 Jornal Design | Serra


Fotos Divulgação

Em busca de tramas e estampas em Milão por Marta Manente | Designer

14 Jornal Design | Serra

O design de superfície nunca esteve tão em voga, afinal a era dos tablets faz uma relação perfeita com o mobiliário atual, onde precisamos passar os dedos para sentir o valor do design contemporâneo. Na vanguarda, há 10 anos, o mês de abril inspira nossos trabalhos. Cosmopolita, Milão mostra para o mundo em todos os setores industriais o que será consumido, seja no mobiliário, moda ou automóveis. Este ano, estaremos com uma missão especial, em busca de tramas e estampas. Estamos preparando as malas para desenvolver, em terras italianas, uma coleção de tecidos para a Branyl, de São Paulo. Compilando tendências da feira da Alemanha IMM e do Isaloni em Milão, traduzindo em cores, texturas e estampas para o setor moveleiro e de decoração.

O design de superfície nunca esteve tão em voga, afinal a era dos tablets faz uma relação perfeita com o mobiliário atual, onde precisamos passar os dedos para sentir o valor do design contemporâneo. Desta forma, o design sensorial persevera. Prova disto é a volta dos veludos e suedes confortáveis ou algodão e linho rústicos que estão no mercado com toda a força. Floral, geométrico, étnico? Qual será o resultado deste trabalho? Em breve, com certeza estará estampando vitrines das lojas de móveis e decoração pelo Brasil afora.

casa


Milão 2013 Decorativo ou funcional? Banco ou mesinha? Utilizando conceitos de  flexibilidade  de uso com o toque estético ousado que vem marcando o nosso trabalho, criamos o Circle. Com dimensões de 89cm x 72cm x 42cm, estrutura de laminado flexível e acabamento em pinus, a peça ainda vem com assento estofado com couríssimo. A história do Circle teve início há 10 anos. Nascido de um modelo semelhante feito por mim para um concurso acadêmico, foi “descoberto” por Visentini anos depois. “Um dia o Visentini viu o modelo em escala em um canto do escritório e perguntou o que era “aquilo”.  Desde então, retomamos a concepção do produto. E não é para menos, Milão novamente nos abraça. O Circle estará exposto no Brazil S/A que é um lounge montado para que os visitantes possam conferir criações de grandes nomes do design nacional, durante o Salão Internacional do Móvel. O espaço, neste ano, se traduz em termos de arquitetura e cenografia em forma de uma experiência multi-sensorial que envolve tanto o público quanto os expositores em um contexto narrativo de referência cultu-

ral e emocional brasileira. O “reflexo” se instrumentaliza na cenografia como estratégia de projeto em transformar a arquitetura existente num novo ambiente perceptivo e narrativo para elevar os produtos dos expositores e criar uma interação sensorial do público com os mesmos. Esta ação faz parte do projeto Orchestra Brasil voltada à promoção do serviço de design brasileiro no exterior. Parceria entre o Sindmóveis e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex-Brasil). Esta capacidade de transformar e inovar, de ver o mundo contemporâneo através de diferentes pontos de vista, de criar experiências coletivas e sensoriais, de refletir o natural no cultural, o artesanal no industrial e vice versa, são umas das prerrogativas fundamentais do design atual brasileiro. E, por isso, o Circle foi uma das peças escolhidas para externar o reflexo destas experiências multi-sensoriais, uma vez que ele pode assumir duas funções diferentes ao mesmo tempo: Banco e/ ou Mesa. Além disso, as peças que o compõem são o reflexo uma da outra, o que vai de encontro ao tema da exposição.

Foto Divulgação

Foto Everton Visentini

por Cristiano Gallina | Designer

Design da luz por Giovani Carlet | Luminotécnico Abril será o mês do grande encontro de fabricantes de luminárias em Milão, quando acontece uma das maiores feiras do setor de iluminação, a Euroluce, que serve de vitrine para as grandes marcas e designer mostrarem as tendências mundiais. Entre estas tendências, está a simplicidade e movimento dos formatos destas peças aliado à tecnologia aplicada. As luminárias decorativas estão cada vez mais inusitadas, modelos, tamanhos, cores e materiais diversos que ajudam na hora de diferenciar um ambiente além de criar um clima aconchegante.

Estas luminárias com “lâmpadas” que parecem líquidas é uma criação do artista e designer holandês Pieke Bergmans que criou uma coleção de maior sucesso na Europa. Diversidade de formas simplistas e inovadoras As luminárias que parecem ser liquidas, são fabricadas em cristal e que remetem a linha “retrô”, utilizam a última tecnologia em iluminação, que são as lâmpadas LEDs. Design + Inovação é a tendência mundial em iluminação. Um abraço iluminado!

ARA ALÉM DO FRIO P A P L U C S E D A M IS U SE INVERNO. VOCÊ VAI TER MA S E N A IR E R A L A D FICAR AO LADO Compre uma lareira de alto rendimento na Servlar e

ganhe R$300 de bônus

*

para usar como quiser na servlaronline.com.br.

Com essa oferta, não vai ter ninguém passando

frio nesse inverno.

R. Barão do Rio Branco, 381 | Centro | Bento Gonçalves | RS | 54 2621.6060

www.servlarbg.com.br

*Promoção válida para compras efetuadas a partir do dia 01/04/2013 até 30/11/2013. Válido somente para compra de lareiras de alto rendimento da marca Cheminées Philippe. Promoção não cumulativa.

casa

Jornal Design | Serra 15


Beleza exclusiva

Foto Divulgação

por Luísa Damasio | Empresária

Em tempos que integrar os ambientes tem sido uma constante nas construções, otimizar os espaços é a ideia que permeia os projetos.

16 Jornal Design | Serra

A nova Cortina Parametre é um convite irresistível à ousadia e às formas. Exclusividade da Luxaflex® e única no Brasil, ela apresenta um olhar diferente sobre as maneiras de criar um novo ambiente. Permite a passagem da luz e garante uma separação elegante entre dois ambientes distintos de uma residência ou de um ambiente corporativo. A Parametre traz múltiplos conceitos em sua essência: a versatilidade de uma cortina como elemento decorativo para dividir espaços, a personalidade da criação de ambientes arrojados e o estilo de desenhos variados e cores atrativas. Esta diversidade inspira a criação de projetos altamente customizados. Seu design permite a entrada da luminosidade e lembra os painéis em treliças de madeira criados pelos árabes, os muxarabis. Mas, como seu tecido é 100% poliéster com uma trama diferenciada, o tecido tem um toque sintético que lembra o de papel, o que re-

mete aos origamis. Em tempos que integrar os ambientes tem sido uma constante nas construções, otimizar os espaços é a ideia que permeia os projetos. A Parametre é uma solução que garante tornar seu ambiente diferenciado: delimita os espaços criados, oferecendo privacidade, e permite a passagem da luz entre eles. Torne sua decoração ainda mais interessante: explore as formas harmoniosas da Parametre em seu projeto, gerando efeitos de luz e sombras ou utilize placas coloridas aplicadas à peça em cor neutra. Altamente sofisticada, a cortina Luxaflex® está disponível em três linhas(Hexa, Mega e Quad) e oito cores atrativas para ambientes residenciais ou comerciais. Um toque cheio de design e pronto: seu ambiente estará lindo, esperando por elogios. Um novo olhar com novas perspectivas - Studio Marta Manente & Artelana. Aguarde!

casa


Fotos Wagner Meneguzzi

Contemporaneidade e cultura chinesa por Studio Alenicolini Arquitetura Focado para o lazer de uma família que vive parte do ano na China e parte do ano no Brasil, este ambiente buscou mesclar a cultura do contemporâneo brasileiro com o desejo dos proprietários em acrescentar peças da cultura chinesa. O projeto priorizou instalações e acomodações para que os proprietários desfrutassem com conforto à sessões de cinema. Na Benvenutti Móveis e Decorações encontrei os produtos que precisava para que esta união pudesse acontecer. Peças importadas e peças de indústrias nacionais, com design mais robuscado se aliaram ao móvel, que abriga o sistema de home theater e que possui linhas contemporâneas. Nele temos acabamentos em lâminas naturais fendi e preto, além do vidro preto, mesclando brilhante e fosco.

casa

As instalações e os equipamentos para o home ficam ocultas nos móveis sob medida e no forro. O piso em porcelanato e o forro claro formam a base neutra para que os demais elementos fiquem valorizados. É o caso do papel de parede, em tons de dourados e desenhos brocados, que fica ainda mais destacado com a luz que surge do painel do móvel no home theater. A iluminação fica completa com a valorização do centro do living, levando o olhar em direção à tela. As poltronas, as peças chinesas com marchetaria e detalhes dourados e o puff central quebram a rigidez das formas contemporâneas e trazem um ar clássico ao ambiente. Os estofados em tecidos de toque acetinado recebem confortavelmente seus usuários. No conjunto temos um living de cores brandas, formas agradáveis e aconchego para que o destaque seja o cinema.

Espaços ambientados com produtos Benvenutti Móveis e Decorações e projetados pelo Studio Ale Nicolini Arquitetura

Jornal Design | Serra 17


Foto Anderson Pagani

Feminilidade e romantismo na decoração Praddo Collection: Graciosa, elegante e aconchegante A Praddo Collection foi concebida com o objetivo de atender ao público feminino em um espaço exclusivo, assim como todas as peças comercializadas. A loja surge com um atendimento diferenciado prestando uma espécie de consultoria de estilo, atendendo aos mais variados gostos com moda casual, festa ou executiva. Com as melhores tendências da moda, leva a você a delicadeza da marca Angel, com looks despojados e modernos sempre acompanhando as passarelas com seu estilo e personalidade. Toda a versatilidade e ousadia da Kodifik presente nas novelas e no dia a dia das atrizes mais exigentes. A elegância e imponência da linha social feminina da Docthos, leva aos seus clientes um corte italiano com padrão inigualável. Ainda, a exuberância incontestável da marca Afghan, presente nos tapetes vermelhos dos melhores desfiles de moda do país e do mundo. Além de outras marcas de acessórios para complementar sua beleza e elegância. Conheça a Praddo Collection e surpreenda-se! Rua 13 de maio,977, Sala 01, São Bento, Fone (54) 3701-4700. Designer Convidada a projetar e executar a montagem de uma loja de roupas femininas em Bento Gonçalves, minha primeira atitude foi buscar classificar o estilo da

proprietária, o que demandou várias reuniões e também encontros informais para entendê-la e aliar seu gosto pessoal às aplicações de técnicas que exteriorizassem o caráter pretendido para o empreendimento: feminino romântico. O pé direito de sete metros, que parecia um grande desafio a ser superado, com rebaixamento em gesso e utilização de luminárias, foi explorado de forma a determinar o caráter romântico da loja, com utilização de cortinas de cores claras que permitem o aproveitamento da luz natural, tendo sua continuidade quebrada com a utilização de revestimento das vigas em madeira que lembra o rústico e acolhe suavemente a utilização de uma antiga porta de armário, que foi garimpada em um depósito de antiguidades e estrategicamente colocada na vitrine ao lado de arabescos em ferro, cujas linhas curvas e ângulos arredondados são elementos bastante característicos do estilo proposto. A mesa com tampo em madeira de demolição tem os pés clássicos torneados e pintados em Laca branca para emprestar maior requinte ao centro da loja. Para alcançar o objetivo buscado, a parceria com profissionais comprometidos com a qualidade e pontualidade, pois o prazo era reduzidíssimo, foi fundamental. Devo ressaltar o comprometimento da marcenaria escolhida, que, como de costume, seguiu à risca os projetos que apresentei.

por Nilceia Hinckel | Designer de inteiores

18 Jornal Design | Serra

casa


Imagen Eliane Bigolin e Alessandra Mosna

Promob Arch facilita o trabalho de arquitetos A transição do uso de ferramentas tradicionais, como o lápis e o papel, para softwares de alta performance revelou uma verdadeira revolução para o segmento de arquitetura de interiores. No Brasil, essa história tem menos de duas décadas e a protagonista da mudança foi uma empresa da Serra Gaúcha. A Promob Software Solutions iniciou suas atividades em 1994 e rapidamente tornou-se líder brasileira no desenvolvimento de softwares para ambientação virtual. A receptividade do mercado para a aplicação de ferramentas virtuais foi tão positiva que a empresa passou a desenvolver uma ampla diversidade de softwares, que hoje contemplam as diversas etapas do móvel, desde o projeto, fabricação até a gestão das vendas, oferecendo um conjunto de soluções verticais que atendem necessidades de arquitetos, decoradores, indústrias, marcenarias e lojistas. A marca passou a estar presente nas principais grifes brasileiras de móveis planejados e é utilizada por mais de 12 mil profissionais do ramo de arquitetura e marcenaria, com cerca de 63 mil licenças distribuídas em mais de 30 países. O Promob Arch é especialmente dedicado à arquitetos e designers de interiores. Fácil de usar e muito flexível, confere agilidade e qualidade às diferentes etapas de elaboração de um projeto. Permite também fazer a documentação técnica, renderizar e gerar animações que simulam uma caminhada pelo ambiente projetado. Para a arquiteta Eliane Bigolin, que passou a utilizar o Promob há menos de um ano, os ganhos transcendem a qualidade dos projetos. “Antes de utilizar este 

casa

programa, eu precisava de dois softwares para fazer um projeto. Agora, eu consigo fazer tudo no Promob. O programa  ainda me  proporciona muita flexibilidade na escolha de materiais, além da  possibilidade de personalizar os ambientes projetados, com luz, sombras e demais efeitos. Tudo isto contribui   para os clientes terem uma noção mais apurada do espaço e se imaginarem dentro dele”, observa a arquiteta. O software também se destaca no mercado por incorporar as ferramentas especiais, como Cotagem do Ambiente em 3D, capaz de fornecer as dimensões dos móveis em eixos como altura, largura e profundidade, além de calcular a distância entre os móveis no espaço. A Importação de itens em 3D possibilita a manipulação de objetos em três dimensões, criados em programas específicos de modelagem. Também permite exportar todo o projeto ou somente itens selecionados para um software CAD. A Biblioteca Decore, presente no software, permite ao profissional alternativas de itens de eletrodomésticos, de decoração, de luminárias e de revestimentos, entre eles, texturas de madeiras, pisos e acabamentos das principais marcas do mercado. A empresa A Promob Software Solutions tem sede em Caxias do Sul - RS e filiais em importantes cidades brasileiras, como Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e Salvador, além de revendas autorizadas em todo o país. No mercado externo, conta com unidades no México, Argentina, Estados Unidos, Colômbia e revendas autorizadas na Espanha e Portugal.

Ambientes projetados com o software Promob Arch pelas arquitetas Eliane Bigolin e Alessandra Mosna, do escritório Alessandra Mosna Arquitetura.

Jornal Design | Serra 19


Paixão Coletiva

Fotos Divulgação

Arte da Compreensão

Paleta 2013: Conexões por Mauri Demarchi | Empresário

Conforto Visual

Desconectando Feito em Casa

20 Jornal Design | Serra

Na edição anterior vimos que a cor eleita para 2013 é o “Violeta Inspirado”. A cor apontada, não é uma simples questão de opinião ou achismo”. Para chegar  a  esse resultado, o Centro de Estética Global da empresa, na Holanda, faz um estudo de nove meses, todos os anos. A equipe de consultores especialistas se reúne para discutir as tendências gerais de comportamento no mundo e “traduzi-las” em cores. Enquanto 2012 teve como tema “Possibilidades”, para 2013 a Coral enxerga a comunidade, os indivíduos e a vida moderna centrada em “Conexões”. Na visão dos consultores, a palavra “conexões” define o anseio deste ano. Para os pesquisadores, as pessoas estão se unindo mais em mídias sociais para defender seus interesses; ao mesmo tempo buscam espaços para se desconectar do mundo e se recompor. Além da cor do ano são cinco conceitos que inspiram a paleta de cor para serem trabalhadas em 2013: ”Paixão Coletiva”, ”Desconectando”, ”Arte da Compreensão”, ”Feito em Casa” e ”Conforto Visual”. Todas as pesquisas, inspirações, denominações e resultados você encontra no Colour FuturesTM, que já está na sua 10ª edição. Este volume está disponível para

pesquisa em nossa loja, na Pró-Cor Tintas. Os temas de 2013 Paixão Coletiva Camadas sutis de tons pastel intimamente conectados ou nuances mais intensas criam uma aparência delicada de estilo livre. Aqui a paleta de cores precipita-se de uma nuvem de cor para a outra, com distintos grupos de cores, fluindo em conjunto. O grupo formado por cores fluorescentes e cores pastel expressa energia, criatividade, alegria e propósito. Desconectado A alegria de fazer nada. Tons delicados e esfumaçados se transformam em contrastes sofisticados com o jogo de interação entre opacidade e brilho. Tons harmônicos cor de vinho e pretos com um toque de azul criam um espaço repousante e tranquilo para que possamos desacelerar. Arte da Compreensão A mensagem desta tendência possui uma forte ligação com nossa atual obsessão pelos anos cinquenta, uma década que, em retrospectiva, parece tão ordenada e perfeita. Destaque áreas chave e as funções de um espaço com

tons de sorvete para simplificar o que é complexo e alcançar a satisfação a partir da ordem. Combine essas cores de tons de bala – próprias de um passado elegante – com neutros descontraídos e marrom para um resultado cheio de estilo. Feito em Casa Crie você mesmo. Autonomia e utilização do artesanato, de repente voltaram a ser consideradas bacanas. Essa fascinação atual com produção caseira é uma tendência que define este tema. Com isso, as cores dessa paleta são inspiradas nos pigmentos da natureza. São cores saturadas, porém simples e, no entanto, ricas e autênticas. Há vermelhos provenientes da beterraba e das frutas do bosque. Conforto Visual Neste tema, a busca das pessoas pelo conforto visual na arte e na natureza é o principal retrato. Os tons frágeis das pinturas impressionistas ganham novo frescor quando combinados com branco puro, com detalhes na cor de violeta intenso. Entram nessa família também os tons de malva e de rosas florais, com matizes dourados e bronzes, bem como tons naturais de linho e juta. A impressão geral é calmante, suave e feminina.

casa


casa

Jornal Design | Serra 21


Fotos Fabiano mazzoti

Naturalmente perfeito para você

A Emporio Arredo surgiu no ano de 2009 com o grande objetivo de tornar-se destaque na fabricação de móveis em madeira maciça no Brasil. Consciente, desde o princípio, da questão ecológica em que se encontra nosso planeta e da importância de adotar medidas sustentáveis em seus processos, a empresa produz peças diferenciadas e com detalhes singulares. Mais do que isso, transforma história em móvel de forma natural. As matérias-primas utilizadas, além de ecologicamente corretas por serem provenientes do manejo sustentável e reuso, possuem um ingrediente especial em sua composição. Possuem história. História que agora, está eternizada e transformada em móvel. Boa parte da madeira utilizada é proveniente de antigas vinícolas localizadas na Serra Gaúcha – região onde se encontra a empresa – e, principalmente, de pipas onde era armazenado o vinho produzido pelas famílias do interior. Araucárias de grande qualidade e resistência guardam, com sabedoria, as marcas do tempo. Uma memória particular – quase um tesouro – que a empresa preserva no momento em que proporciona um destino tão nobre a madeiras centenárias. A Emporio utiliza material maciço para produzir seus móveis e oferece um toque especial em cada um deles. Afinal, as

peças são únicas e personalizadas de acordo com o desejo de cliente. O que diferencia a Emporio Arredo é o cuidado e o capricho para atender consumidores extremamente exigentes. Além do mais, a empresa mistura os elementos clássicos da madeira com a contemporaneidade de materiais como o inox, o vidro, o alumínio e a pintura em laca. Justamente por isso, sua produção é completamente artesanal. A serra corta um pedaço de madeira por vez. As mãos lixam e a poeira vai embora com um assopro para deixar à mostra a beleza do móvel. Para tanto, a empresa trabalha com mão de obra qualificada e técnicas exclusivas, respeitando o valor e capacidade de seus funcionários. É importante reconhecer que o produto da Emporio é fruto da sensibilidade e habilidade de pessoas que trabalham para o bem estar dos clientes. A Emporio Arredo é uma empresa que não produz apenas móveis. Gera satisfação. Entrega a seus clientes um produto exclusivo, contemporâneo, versátil e sustentável. O ano de 2013 já iniciou em novas e modernas instalações e a empresa quer contribuir ainda mais para a felicidade na vida das pessoas dentro de suas casas, estando preparada, sempre, com soluções personalizadas para suprir o desejo de seus clientes. Muitas novidades estão chegando para este ano.

Emporio Arredo, compartilhando conquistas!

22 Jornal Design | Serra

casa


Quem trabalha pela preservação do meio ambiente sabe que um dos maiores desafios a serem vencidos é promover a mudança de hábitos em favor da sustentabilidade. Separar o lixo, economizar energia, evitar o desperdício de água, consumir de forma responsável e outras atitudes sustentáveis que precisam ser incorporadas ao cotidiano de todos os cidadãos muitas vezes implicam novas rotinas e novos comportamentos. Entretanto, o ser humano tende a oferecer uma natural resistência às mudanças, mesmo aquelas benéficas, já que mudar exige esforço, disciplina e permanente vigilância para que velhas práticas sejam definitivamente substituídas por novas atitudes. Nesse sentido, a educação ambiental, principalmente no âmbito da escola, é fundamental. Se adultos costumam ser mais resistentes às mudanças, crianças e adolescentes, ainda em processo de formação de caráter, tendem a ser mais receptivos a novas formas de pensar e agir. Desse modo, o papel dos educadores na formação de uma consciência ambiental e no incentivo a comportamentos sustentáveis entre os jovens é decisivo. E, para que os professores possam desempenhar esse papel de forma produtiva, é necessário que o poder público, a direção das escolas, as famílias de estudantes e as comunidades como um todo priorizem a educação ambiental. Em 2010, tivemos a oportunidade de apoiar e participar de um projeto exemplar, batizado de “Vida Verde”,

casa

junto à Escola Municipal Alfredo Aveline, em Bento Gonçalves. O projeto consistiu na reestruturação e conservação do bosque da escola, que abriga flora nativa da mata Atlântica, uma nascente e grande variedade de aves e outras espécies da fauna local. Com o envolvimento dos alunos e professores, que trabalharam numa abordagem interdisciplinar, as plantas e a fauna do bosque foram identificadas, tornando o local um centro de aprendizagem sobre ecologia para estudantes de toda rede municipal. Além de realizarem estudos no bosque, através de visitas guiadas e da observação das plantas e dos animais, os alunos da escola também se envolvem em processos de reciclagem de papel, elaboração de produtos alternativos para limpeza de ambientes, reaproveitamento da água, criação de horta sustentável e outras ações ambientalmente responsáveis. Projetos como este, que resultou de uma parceria entre escola, empresas e comunidade, devem ser multiplicados por todo país, pois fomentam o aprendizado e, ao mesmo tempo, contribuem para transformar aspectos culturais em benefício das novas gerações. Jovens que têm a chance de saber mais sobre o meio ambiente passam a compreender a importância de suas atitudes na preservação do planeta e, consequentemente, tornam-se agentes de mudanças, influenciando até mesmo o comportamento de seus familiares adultos. É por isso que, na defesa de um ensino qualificado, a educação ambiental deve ser tratada como prioridade.

Fotos Divulgação

por Marinete de Carli | Eng. Química

Imagem Divulgação

Educação ambiental: uma prioridade

Reciclar e Criar por Kelly Stefenon | Acad. Designer de Interiores

Continuando com a idéia de novos projetos de decoração com material reciclado, na edição de abril você confere ideias bem bacanas de decoração para aproveitar caixotes de madeira na sua casa. Decorar com caixotes já não é nenhuma novidade, não é mesmo? Mesmo assim as idéias de decoração com esse material são sempre muito atraentes e diferenciadas pois cada um pode criar e utilizar da maneira que quiser. A partir de velhas caixas de madeira se pode montar muita coisa bacana. Sem contar que através dessas iniciativas estamos ajudando o meio ambiente. Reciclar é preciso e faz bem para a alma. Caixas de frutas se transformam em móveis decorativos de todos os tipos. Espero que, com este post, eu consiga

tirar a ideia de que as caixas de madeira servem apenas para carregar frutas. Reciclando, usando sua criatividade, dedicação e com muito bom gosto você pode sim, fazer peças incriveis, muito baratas e originais. O processo de confecção é bastante simples, assim como conseguir esses caixotes, os próprios feirantes ou ate mesmo nos mercados, na maioria das vezes , simplesmente dão se você pedir, pois geralmente eles vão para o lixo. Caixotes dão graça e estilo ao ambiente, mas não duram por muito tempo. Prefira utilizá-los para coisas mais leves como por exemplo uma mesinha de centro. Pintar, colar e inventar, use sua imaginação e mãos a obra. Nas fotos, uma variedade de idéias pra você abusar da criatividade!

Jornal Design | Serra 23


Fotos Dirce Heuser

TOP Decor promoveu brunch de luxo para associados e convidados no Jockey Clube

Fotos Luiz Chaves e Andreia Capini

A Associação de Arquitetura e Decoração Top Decor, promoveu no dia 23 de março, no Jockey Clube de Caxias do Sul, brunch para entrega da premiação Top Vintage, Programa de Relacionamento 2012/2013, Lançamento da 5ª Edição Top Lifestyle e a troca de diretoria. Os anfitriões e convidados foram a agraciados com um lindo dia e contaram com a excelente culinária Olivie Catering e a Culinária oriental Umai-yoo, além de drinks especiais embalados pelo Dj Jamur Betoni. A Top Decor é a unificação de quinze lojas do setor de decoração e arquitetura, que agregam valor, compromisso e excelência. São elas: Arte Quadros, Art Rarus, Ateliê do Mármore, Casa Serra, Decor Window, Eco Design, Florense, Forma & Estilo, Home & Tech, Lisot Jour, Marli Trentin, Rubinettos, Saccaro, Todeschini e VillaFranca. Cada qual em seu segmento, sendo as mesmas selecionadas por sua destacada atuação no mercado e por seu conceito perante os profissionais – arquitetos, decoradores e designers de interiores da Serra Gaúcha. Com mais de 500 profissionais cadastrados, a Top Decor realiza promoções mensais e prêmios no final de cada campanha para incentivar e premiar quem mais se destaca no mercado. Este ano, com recorde de 35 premiamos com viagens, macbooks, televisores e ipods, todos os premiados receberam um troféu especial, desenvolvido pelo renomado escultor Bez Batti.

24 Jornal Design | Serra

casa


Foto Serra Nossa

Foto Serra Nossa

Prateleira Porta Bolsas por Juliana Desconsi | Designer

Foto Moresco

Cada vez mais temos muitos e muitos pares de sapatos que combinam com outro número de bolsas, surgindo assim a dificuldade em organizar esses objetos no armário. Sob esse requisito projetual é que a Intervento Design projetou para a Masutti Copat a Prateleira Porta Bolsas, vencedora do Prêmio Inovação, da Fimma 2013, na categoria profissional. O Prêmio Inovação chega a sua quinta edição revelando a vanguarda do segmento. Os maiores expoentes em inovação para a cadeia produtiva de madeira e móveis concentram-se naquela que é uma das mais aguardadas promoções do setor moveleiro nacional: o Prêmio Inovação. O Prêmio é realizado durante a FIMMA Brasil, reconhecida como a quinta maior feira do setor em âmbito global. Empresários da cadeia produtiva de madeira e móveis comparecem à FIMMA Brasil em busca do que há de mais moderno e inovador em soluções para a indústria – entre elas, as novidades do Prêmio Inovação. Partindo desse contexto a Intervento Design lançou-se a campo em busca de informações para trazer ao mercado moveleiro ideias criativas, inusitadas e inovadoras. Pesquisando junto às indústrias moveleiras, lojas de móveis modulados e planejados e consumidores finais, observando as pessoas nas dificuldades corriqueiras da casa, concluindo, de forma clara, que a abordagem é a necessidade de organização nos armários.

casa

Dentre os tantos objetos a serem organizados, as bolsas merecem destaque, pela dificuldade em tipologias, materiais, estruturas, etc. Partindo desses pressupostos apresenta-se a Prateleira Porta Bolsas que dispõe de ganchos na parte inferior para que as bolsas sejam penduradas pela alça e para as bolsas menores, delicadas, estilo bolsa de festa, que não possuem alça, podem ser acomodadas sobre a prateleira, a qual também pode comportar outros itens que se deseja organizar. A Prateleira Porta Bolsas é extraível, o que garante a visualização dos artefatos organizados sem precisar acessar o interior do dormitório. O tecido na parte superior, assim como o acabamento do produto, em cor Cappuccino garante uma analogia cromática aos padrões amadeirados dos móveis. O tecido presente no tapete superior e nos ganchos garante uma superfície de contato mais delicada para receber as peles e metais presentes nas bolsas, ele também é extraível e lavável. O mercado hoje não oferta essa tipologia de produto. O que assegura a este projeto, endossado pelas inserções de cores e materiais, uma inovação, assegurada pelo resultado do Prêmio Inovação Fimma 2013. Para saber mais acesse: www.interventodesign.com.br ou www.masutticopat.com.br

Jornal Design | Serra 25


Giro do Design na Fimma Brasil 2013 Piva

Fotos Divulgação

Entre os lançamentos da empresa, o destaque fica por conta da Linha Flat, composta por aramados e acessórios para móveis. A linha possui uma gama completa de peças que contemplam todo tipo de ambiente, desde a cozinha, passando pela área de serviço e sala, até chegar ao dormitório. A linha possui chapas de aço inox ou alumínio, conforme o interesse do cliente, que dão um toque requintado às peças, e um acabamento que lembra a estética da madeira. Isso porque as peças recebem a inovadora pintura antimicrobiana, tecnologia que inibe a proliferação de bactérias e fungos na superfície pintada e garante um alto nível de higiene, evitando a presença de microorganismos nocivos à saúde.  

Promob Além de ser uma das patrocinadoras do evento, a Promob marcou presença em dois espaços próprios, ambos equipados com a tecnologia Kinect, um sensor que capta o movimento do corpo e o reproduz no ambiente que está na tela, propondo uma nova experiência com as máquinas e no caso da Promob, com os projetos. A empresa aproveitou a oportunidade e realizou uma pesquisa qualitativa entre visitantes que interagiram com o dispositivo. O objetivo foi identificar como as pessoas se relacionaram com a novidade para uma possível implementação do Kinect em softwares Promob.

FGVTN Sempre inovando, a empresa lançou o sistema eletromagnético E-drive, que é utilizado em conjunto com o Sistema de Gavetas Metálicas TEN e proporciona abertura automática das gavetas pelo toque. O diferencial está na abertura muito confortável combinada ao fechamento com amortecedor Slowmotion. O produto pode ser adaptado para pessoas com mobilidade reduzida e também proporciona segurança para crianças, pois cada motor da gaveta pode ser ativado ou desativado individualmente. O produto é um sistema eletrônico, que funciona através de fonte de energia com bateria e suporte. Segue todas as características de segurança e conforto necessárias para utilização duradoura, sem intervenção.

Masutti Copat A Prateleira Porta Bolsas, criada pela Intervento Design para Masutti Copat, recebeu o prêmio Inovação FIMMA Brasil 2013. O produto dispõe de ganchos na parte inferior para que as bolsas sejam penduradas pela alça e para as bolsas menores, delicadas, estilo bolsa de festa, que não possuem alça, podem ser acomodadas sobre a prateleira, a qual também pode comportar outros itens que se deseja organizar. A prateleira Porta Bolsas é extraível, o que garante a visualização dos artefatos organizados sem precisar acessar o interior do dormitório. O tecido na parte superior, assim como o acabamento do produto, em cor Cappuccino garante uma analogia cromática aos padrões amadeirados dos móveis.

Tecnovidro O cooktop não é mais o mesmo. O que antes se resumia ao pretinho básico, presente apenas nos lares mais sofisticados, se transformou em peça de decoração, colorida, com grafismos, com dezenas de possibilidades de composição e o melhor de tudo: com preço acessível para todos os públicos. Em apenas dois anos os cooktops “coloridinhos” da Casavitra, de Farroupilha (RS), caíram no gosto do consumidor e começam a descontrair e transformar a cozinha.

26 Jornal Design | Serra

casa


casa

Jornal Design | Serra 27


nossa obra

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

Palestra internacional reúne mais de cem profissionais de arquitetura e design durante a FIMMA Brasil

Foto Silvana Aibel

A cadeia produtiva de madeira e móveis que participa da FIMMA Brasil 2013 teve a oportunidade de ampliar sua visão atual sobre o desenvolvimento de produtos e sua inserção no mercado global. Na tarde da quarta-feira, 20, um encontro com o designer Christian Ullmann e o arquiteto Juan Francisco Monroy permitiu que mais de cem profissionais pudessem expandir seus horizontes a partir do relato das experiências internacionais dos palestrantes. Desenvolvida com o apoio da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos(Aearv), a ação permitiu aproximar o público especificador dos lançamentos e tendências apresentados na FIMMA Brasil. Na pauta dos painéis, debate sobre alternativas criativas para provocar a competitividade sustentável nos negócios.

Sustentabilidade O designer Christian Ullmann, que é especialista em design para a sustentabilidade e consultor de desenvolvimento de produtos com responsabilidade sócio-ambiental nos concedeu, em entrevista exclusiva, algumas de suas particularidades.

28 Jornal Design | Serra

Jornal Design |  Como você acredita que o design melhora as interfaces sentre cultura, criatividade e economia?  Christian Ullmann | Essa é uma questão relativamente nova, o design não fazia isso, apenas cuidava do desenvolvimento de produtos para resolver problemas. Nos últimos 15, 20 anos isso ficou pequeno e simples para nossa vida complexa. Hoje é necessário que o design se envolva em muito mais questões. Aqueles que acreditavam que com a globalização todos eram iguais, viram que não era o caminho certo, somos muito parecidos, mas não iguais. Essa questão das interfaces está muito relacionada com a cultura, com a tecnologia, com a forma de viver de cada região do mundo, de cada cidade, até de cada bairro que tem uma característica particular ou alguma distinção que se pode tirar proveito disso. E é aí que o designer deve estar atento para perceber essas peculiaridades locais que podem ser o diferencial para o seu produto. O design não tinha essa preocupação. Aos poucos a minha geração e os mais novos perceberam que ficar só na prancheta era perder oportunidades. Hoje o meu diferencial está na mão de obra e matéria prima que eu utilizo. É preciso conhecer o que eu tenho para colocar no mercado, quais são as possibilidades, quais são as limitações, quais as características que esses materiais tem. São essas as interfaces que nós temos que conhecer mais para dar novas respostas. JD | Como é o processo na hora da criação de novos projetos? Christian Ullmann | Como o meu foco é sempre produtos inovadores, é preciso também buscar caminhos

diferentes, perceber as necessidades do mercado, estar atento às peculiaridades locais que podem ser o diferencial para o meu produto. JD | Quais as tendências que você percebe no design sustentável? Christian Ullmann | A tendência que se percebe é que o design deixou de ficar apenas sentado na prancheta e ter como função apenas desenvolver produtos. Hoje em dia existe a preocupação durante todo ciclo da criação deste produto, desde a escolha de seu material, como será extraído este material, quem fará a mão-de-obra e quais serão as consequências quando este produto for “jogado fora”.  JD | Qual o maior desafio na hora de desenvolver projetos sustentáveis? Christian Ullmann | O maior desafio é perceber as necessidades do mercado. Quantos carros já foram feitos? Mas quantos vem com uma bicleta elétrica dobrável e um lugar específico para ela no porta mala? Este projeto da BMW percebeu uma mudança de comportamento. Quantas vezes estacionamos nosso carro muito distante de nosso destino? Então porque não criar uma bicicleta elétrica para completarmos o resto de nosso destino? O   que para algumas marcas e designers pode ser uma crise, para outros pode ser uma oportunidade. Sempre precisamos ficar atentos para identificar tendências. JD | Você acha que a sociedade brasileira já está com hábitos mais sustentáveis?  Christian Ullmann | A sociedade brasileira foi muito

nossa obra


nossa obra

Transparência, movimento e leveza

O arquiteto italiano Juan Francisco Monroy, que atua no escritório Iosa Ghini Associati, em Bologna, na Itália, compartilhou com o público alguns projetos já desenvolvidos. Transparência, leveza e movimento são os elementos que caracterizam o trabalho da empresa, que possui clientes renomados em todo mundo, como, por exemplo, a Ferrari. Na oportunidade, abordamos algumas questões com o arquiteto, a fim de entendermos o segredo do sucesso de Monroy. Jornal Design | Seu design é bastante curvilíneo e futurista, como foi construído esse seu estilo? Francisco Monroy | Como inspiração tenho Massimo Iosa Ghini, arquiteto famoso da Itália, que vem da vanguarda chamada Bolidismo, que tem a ver com o movimento dos carros, dos bólidos, com velocidade e curvas. Por essa razão seu desenho é muito fluído e tem muitas curvas e também leve, sem se apoiar no chão, tudo geralmente no ar.

nossa obra

JD | Que arquitetos tem chamado sua atenção por seus trabalhos? FM | Admiro muito o trabalho de Ettore Sottsass, famoso na Itália pelo movimento Memphis e outros que se ligam à vanguarda. JD | Quais as tendências que você vê na arquitetura mundial? FM | A principal tendência agora é a sustentabilidade, mesmo que seja tão falado não se entende logo o que seria, ainda é um tema em discussão. A sustentabilidade pode ser um produto que vai durar muito tempo, por exemplo, e não só o fato de usar material reciclável ou natural. JD | Qual a sua opinião sobre a arquitetura brasileira? FM | Não conheço muito bem a arquitetura brasileira, mas sei que é uma arquitetura muito bem feita, e provavelmente muito ligada ao movimento nacionalista. JD | Aonde você busca referências na hora de criar um novo projeto? FM | Como minha arquitetura é focada no movimento, os objetos vão se transformando enquanto desenhados. A função de cada objeto deve ser respeitada, mas sua forma pode variar mais, por isso muito de nossos produtos são fluídos.

Fotos Divulgação

Foto Silvana Aibel

bombardeada com essa palavra através dos meios de comunicação em que algumas marcas pregaram esta palavra. Porém muito se fala, mas muita gente não entende claramente o que significa. Por exemplo, bancos que se dizem sustentáveis desperdiçam diariamente papeis com extratos e outros serviços. O próprio ser humano não é sustentável.

valorizando o conhecimento, unindo profissionais

AEARV | Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos e ASCON Vinhedos | Associação das empresas de Construção Civil, promoveram um encontro de profissionais com o Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves. A palestra ministrada pelo capitão Sandro Carlos Gonçalves da Silva teve como tema esclarecimentos sobre a lei e projetos de PPCI, normas e procedimentos na vistoria de obras. Importantes informações foram passadas pensando sempre no bem estar da comunidade e sua segurança.

JD | No Brasil, o design comercial ousado e inesperado ainda está engatinhado, quais as dicas que você daria para os arquitetos inovarem na hora de criar projetos comerciais? FM | Não ser conformista. Não seguir uma linha já existente, além disso, fazer muita investigação mesmo quando se tem que produzir um objeto muito comum. E não pensar somente na função, mas ir além.

Jornal Design | Serra 29


Blogs de Moda por Ricardo Rambo | Consultor de Moda

Fotos Divulgação

Garance Doré

Scott – The Sartorialist

Mariano Di Vaio

Lala Rudge

30 Jornal Design | Serra

N

esta edição não falarei das últimas tendências da moda, mas sim, de algo que muito tem influenciado no dia a dia dos seguidores de moda, - os blogs. Com o surgimento das redes sociais, a união de pessoas com gostos em comum começaram a ganhar relevância dentro no mundo. Nesse contexto, os blogs se tornaram um bom meio de comunicação, onde pessoas “comuns” apresentam suas idéias e conceitos. Os blogs de moda em especial, ganharam muita visibilidade nos últimos anos. O assunto tem sido um dos fenômenos mais influentes na civilização, pois está relacionada com a linguagem, corpo, arte e consumo. O surgimento desses blogs, criou uma verdadeira “conversa” mundo afora em que as tendências, os estilistas, as formas de consumo, enfim, tudo o que está relacionado à área, são os assuntos em pauta. O que antes era limitado à um grupo seleto de pessoas e marcas, dotados de poder econômico e social, passou a ser acessível aos olhos de todos, através destes destaques. Com o aumento da cobertura de moda na imprensa e da quantidade de informações disponíveis, o assunto ganhou um cunho mais acessível e democratizou a passarela. Hoje é possível acompanhar, por exemplo, um desfile de alta costura de uma grande marca internacional, em tempo real. Os blogs de moda são sim, fonte de informação e inspiração, para quem gosta. Muitas destas blogueiras e bloguei-

ros se tornaram personalidades no mundo fashion, e tem milhões de seguidores em suas páginas sociais. Elas estão sentadas na fila A dos grandes shows de moda e vestem as melhores marcas, viajam o mundo divulgando seu estilo. E vivem disso, são patrocinadas por grandes grifes. Mas uma coisa é certo, duvido que alguma blogueira vista uma roupa de que não goste só porque estão pagando. Elas escolhem marcas de que gostam e as marcas as escolhem. Isso mostra o “poder” dessas pessoas. Como vivemos em um mundo onde a moda está presente em tudo: no que vestimos, no mobiliário, nos lugares, enfim, cercados pela moda por todos os lados, cabe ao meu papel, salientar que esses blogs, devem servir de inspiração, mas jamais devemos copiar, pois eles advêm de consequências como o consumismo, a massificação das culturas e a perseguição da beleza. Lembre-se: seguimos a moda por uma escolha nossa, a de aceitar, às vezes inconscientemente, essa influência por medo de sermos excluídos ou não aceitos na sociedade e para expressar a nossa individualidade. Não estamos presos à moda e sim sofrendo as conseqüências da nossa escolha. Nas imagens, alguns blogueiros dos quais acompanho. Garance Doré / Scott – The Sartorialist / Mariano Di Vaio / Lala Rudge / Chiara Ferragni / Thassia Naves / Eleonora Sebastiani / Jennifer Grace / Helena Bordon.

Chiara Ferragni

Thassia Naves

Eleonora Sebastiani

Jennifer Grace

Helena Bordon

estilo


Foto Débora Zandonai

O luxo O

está em alta

século XVII trouxe para a humanidade a Revolução Científica, e a tentativa de conhecer os segredos da natureza fez do ser humano um grande observador. Este é chamado Período Barroco, e é baseado neste século que a Mel de Assis Acessórios buscou inspiração para sua nova coleção outono/ inverno. O entendimento, a elevação e a reverência do patrimônio artístico deixado pelo periodo é o que está por trás da coleção Barroca 2013. Muito drama, exageros e adornos foram traduzidos para a nova coleção, mas ao mesmo tempo a delicadeza e o romantismo estão presentes, com um trabalho artesanal e único, regado de toques atuais. A nova linha traz as cores austeras da época, como o preto e o dourado, encontrado em muitas igrejas barrocas; vermelho e o azul, cores utilizadas na indumentária espanhola e inglesa; as pérolas, que eram extremamente utilizadas como acessório e, por fim, a cor do ano: esmeralda. As peças foram elaboradas para todos os estilos de mulher: da clássica à extravagante, mulheres que buscam estar na moda e ao mesmo tempo conhecendo a história da moda. As peças já estão disponíveis para que você receba a estação mais charmosa do ano com muito charme e elegância. Venha se encantar com muito brilho e deliciar-se de muito luxo.

Foto Débora Zandonai

Brincos Mel de Assis

estilo

Jornal Design | Serra 31


Inverno 40° por Rodrigo Britzke | Personal Stylist

fit, como nos clássicos ternos de dois botões, também mais ajustados. Sempre em duas versões: escuro para eventos noturnos e xadrez com nuances de cinza claro para ser usado durante o dia. Três peças “preciso ter” - blazer de veludo, jaqueta jeans e jaqueta de couro - é o que apresenta a linha masculina da Carlos Miele, novidade da Blue Flag nesta coleção de inverno, além das calças de veludo e camisas de colarinho curto. Cardigãs, suéteres e blusões voltaram de décadas passadas para estampar o “new vintage” com padronagens diferenciadas, como o buclê, canelado e o ponto grosso. Peças da Iódice, Carlos

Miele e Spirito Santo. As calças jeans da Iódice que já são conhecidas pela qualidade e conforto, têm modelagens que vestem muito bem, sejam elas com pernas retas ou skinny com elastano, já fundamental para o jeans masculino. A calça jeans resinada continua entre as mais descoladas. Na camisaria estamos no momento da versatilidade, onde você pode usar a mesma camisa do terno com um jeans combinado com blazer ou jaqueta, desde que sejam monocromáticas de colarinho curto. As camisas casuais aparecem com micro estampas, em tecidos como o jeans, flanela e as clássicas ca-

misas xadrez. Vivemos em um tempo onde somos diariamente bombardeados de informações sobre moda e comportamento. Alguns homens transitam pelas lojas descoladas enquanto outros não conhecem a fundo os códigos do bem-vestir. Seja você um iniciante ou conhecedor no assunto, deve ter notado que o estilo masculino está em constante evolução, então fica a dica, visite a fan page da loja Blue Flag e confira uma serie dicas super úteis para você se vestir bem. Ah, mais um toque, não deixe para a última hora, aproveite os lançamentos e garanta as peças referências do outono inverno 2013!

Fotos Débora Zandonai

“O inverno esse ano vai ser quente!” Foi o que pensei quando fui convidado para produzir a capa e o editorial desta edição para a loja masculina Blue Flag, aliás, parabéns Jornal Design Serra pelos dois anos! Para os looks desta produção, resolvi selecionar peças essenciais em todo guarda-roupa masculino. Peças versáteis, fáceis de combinar e que permitem transitar sem erro em qualquer compromisso. Na capa, o destaque vai para a alfaiataria da Spirito Santo, que vem com modelagens repaginadas, tanto nos ternos de abotoamento duplo (transpassado), que agora estão totalmente modernizados com o corte slim

CARLOS MIELE VILA ROMANA 32 Jornal Design | Serra

estilo


Fotos DĂŠbora Zandonai

moda para

homens social / casual WEAR estilo

Rua Xingu, 865 . Bento Gonçalves (54) 3454.5359 . LojaBlueFlag

Jornal Design | Serra 33


Fotos Divulgação

Túnel do tempo: uma viagem pela história da moda por Gabriela Francio | Assessora de moda

A

principal característica da moda atual é a sazonalidade, ou seja, a rapidez com que tudo acontece: a cada estação, uma nova tendência; a cada nova tendência um novo produto; e a cada novo produto, mais e mais consumidores querendo novidades. Para entender a moda contemporânea, sua sazonalidade e características, é necessário compreender um pouco sobre a história dessa arte, que se inspira tanto no passado para poder criar o novo. Por isso, segue abaixo um pequeno guia de estudo da moda, década por década, com suas devidas tendências e criadores, tudo isso para conhecer e entender ainda mais o mundo fashion. ANOS 20: - Tendências: melindrosa, cabelo Chanel, tornozelos a mostra, cintura baixa. - Nomes e criações: Coco Chanel e o pretinho básico; Jean Lanvin e os bordados; Jean Patou e a linha esportiva feminina; Paul Poiret e o movimento contra espartilho. ANOS 30: - Tendências: feminilidade e glamour, vestido frente única, meia-calça de nylon.

34 Jornal Design | Serra

- Nomes e criações: Madeleine Vionnet e o corpete; Elsa Schiaparelli e o rosa shocking; Madame Grès e o drapeado. ANOS 40: - Tendências: vestido para o dia, blusas com detalhes de laço, looks militares. - Nomes e criações: Christian Dior e o “new look” cintura fina e saias volumosas); Bonnie Cashin e a bota ANOS 50: - Tendências: salto alto, saia reta, forma e volume. - Nomes e criações: Cristóbal Balenciaga e o vestido balão; Givenchy e a parceria com a atriz Audrey Hepburn, que tornou famoso o pretinho básico; Chanel e o retorno da marca com tailleur e bolsa acolchoada com corrente dourada. ANOS 60: - Tendências: diversão, saia curta, estampa psicodélica, cores fortes, vinil, metal, vestido baby-doll. - Nomes e criações: Pierre Cardin e o prêt-à-porter; Mary Quant e a minissai; Emilio Pucci e as estampas psicodélicas. ANOS 70: - Tendências: era disco, étnica, boca de sino, minissaia, plataforma.

- Nomes e criações: Vivianne Westwood e o punk; Norma Kamali e o biquíni de lacinho; Elio Fiorucci e as botas coloridas de borracha. ANOS 80: - Tendências: cor, tailleaurs, invasão japonesa. - Nomes e criações: Tommy Hilfiger e o visual almofadinha; Christian Lacroix e a saia balonê; Manolo Blahnik e a consolidação do sapato; Jean Paul Gautier e a lingerie a mostra. ANOS 90: - Tendências: minimalismo, simplicidade, grunge. - Nomes e criações: Dolce & Gabbana e a sensualidade feminina; Roberto Cavalli e a animal print; Marc Jacobs e o grunge na passarela. ANOS 2000: - Tendências: nascem as supermarcas, bolsa é imprescindível. - Nomes e criações: Chloé e o visual menina; John Galiano e a ousadia; Oscar de la Renta e a alta costura; Christian Louboutin e o sapato com solado vermelho.

estilo


Cursos para crianças e adolescentes por Carolina Carraro | Empresária Aprendendo e brincando “Tudo o que a criança vê ou sente, disse Whitman, se torna parte dela: lilazes da primavera, plantas aquáticas, a linha do horizonte...Tudo o que ela toca ou com que brinca ou explora se torna parte de quem ela vai ser”. Kay Redfield Jamison É consenso que os pequenos têm maior facilidade para aprender algo novo, inclusive uma nova língua. Porém, para que essa aprendizagem seja efetiva, é essencial que ela ocorra de forma natural, por meio de atividades lúdicas, prazerosas e interativas.

Benefícios de começar cedo - No período de 0 a 8 anos, o cérebro desenvolve de maneira rapidíssima uma série de capacidades, propiciando também a aprendizagem da pronúncia como a de um falante nativo; - Ao promover ocasiões de aprendizagens acompanhadas pela diversão, pelo interesse e por um ambiente idôneo, pode-se obter um aumento da concentração, do esforço e da motivação, características que contri-

buem para o crescimento intelectual, físico e emocional; - Crianças não têm medo de errar; - Elas reconhecem e reproduzem mais facilmente as particularidades de cada idioma; - Quanto mais cedo a pessoa começa a aprender um novo idioma, mais fácil é o processo de aquisição, e mais cedo os benefícios começarão a aparecer. Leituras, filmes, pesquisas, tudo se torna mais acessível e mais agradável;

Razões para seu filho estudar idiomas na Actúa! - Ensinamos de maneira natural, como os nativos adquirem a sua língua mãe(escuta contínua, absorção, imitação, pronúncia e compreensão).

guia é originário da Inglaterra, com personagens que as crianças adoram, além dos materiais e atividades complementares por nós preparados. - Para crianças e adolescentes, utilizamos os materiais Hippo and Friends, Kid’s Box e English in Mind, da nossa parceira Cambridge University Press. - Os professores constantemente participam de treinamentos específicos para trabalhar com crianças e adolescentes fornecido pelo departamento pedagógico da Cambridge University Press, que prima pela QUALIDADE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Forneça ao seu filho a oportunidade de estudar outros idiomas o mais cedo possível para se beneficiar na vida pessoal e profissional desde jovem! Cada nova geração deve ser estimulada e guiada na direção das novas oportunidades que existem. Leve-o para um futuro que o veja protagonista, preparado e confiante nele mesmo!

- Colocamos a criança e as suas necessidades no centro de cada aula, através de uma atmosfera de confiança(que desenvolve a autoestima), de socialização(pequenos grupos) e de diversão. - Os alunos não veem a hora de voltar para a aula. Especialmente no ensino da língua inglesa, o material

Oferecemos também reforço escolar, contate-nos para maiores esclarecimentos.

Ainda dá tempo de se matricular nos cursos de nível básico que iniciam em abril! Aproveite a promoção de inauguração da nova sede! Inglês: segundas das 20:00 às 22:00 ou sábados das 10:00 às 12:00 Espanhol: quartas das 20:00 às 22:00 Italiano: terças das 20:00 às 22:00 Alemão: sábados das 10:00 às 12:00 Francês: terças das 20:00 às 22:00 Chinês-mandarim básico: sextas das 18:30 às 19:30

Imagem Rafael Frozi

Para mais informações sobre a promoção, sobre os cursos e outros horários, entre em contato! Será um prazer tê-lo como nosso aluno! Venha para a actúa idiomas. Agora localizada em um ponto estratégico da cidade, de fácil acesso, com tudo o que você e sua família precisam: ensino de qualidade, conforto, segurança, estacionamento e muito mais! No L’américa Shopping, 5º andar - salas 317, 318 e 319(próximo à praça de alimentação).

estilo

Jornal Design | Serra 35


Meu roteiro de viagem Istambul por Bárbara Chies

Fotos Arquivo Pessoal

Cisterna Yerebatan ou Cisterna da Basílica. Trata-se de uma cisterna construída em 532 que armazenava água para a cidade em caso de guerra e para abastecer a família do imperador.

Decidi ir para a Turquia depois que fiz amizade com uma menina turca que conheci durante a universidade na Espanha. Mantivemos o contato e então morei em Istambul por dois meses, de outubro à dezembro de 2012. Estudei o básico da língua turca por conta própria, porque geralmente as pessoas só falam inglês em lugares turísticos. Quando pegava ônibus, por exemplo, era bem complicada a comunicação por ser uma língua difícil de aprender. A cidade é sensacional, Antiga Constantinopla, a cidade é histórica mas super moderna ao mesmo tempo. Apesar de não estar no top cinco dos turistas, como o bairro de Sultanahmet em geral, a Mesquita Azul, o Topkapi Palace, a mesquita Santa Sofia, o Mercado das Espécies, entre outros, o ponto turístico que mais gostei foi a Cisterna Yerebatan ou Cisterna da Basílica. Trata-se de uma cisterna construída em 532 que armazenava água para a cidade em caso de guerra e para abastecer a família do imperador. São passarelas entre colunas iluminadas e duas delas tem como base a cabeça da medusa da mitologia grega. Dizem que elas foram colocadas de cabeça para baixo e de lado para não petrificar os turistas, conforme conta a mitologia.

36 Jornal Design | Serra

É um lugar lindo e a entrada é consideravelmente mais barata que as outras, algo em torno de 10TL. Eu costumava caminhar no Estreito de Bósforo, que é o estreito que divide o lado europeu do asiático e junta o Mar Negro ao Mar Mármara. Neste local sempre ficam pescadores e pessoas locais passeando. Tem alguns restaurantes e cafés na parte européia beirando o estreito, e uma boa opção é fazer um passeio de barco, que partem do porto da Ponte de Gálata. A Ponte de Gálata é parada obrigatória, pois atravessa o Corno de Ouro, onde ficava o principal porto da Constantinopla, e une as duas partes europeias de Istambul. A ponte tem dois níveis: o de baixo tem uma sequência de restaurantes que oferecem como prato típico peixe no pão. Na parte de cima está sempre cheia de pescadores, dia ou noite, mesmo com chuva. Continuando o passeio pelo bairro, vale dar uma caminhada e subir na Torre de Gálata. Em alta temporada geralmente tem uma fila enorme para entrar. Como às vezes não temos tempo de conhecer tudo, sugiro um restaurante/ café pertinho da torre, chamado Konak Coffee. De lá se tem uma vista incrível da parte européia e asiática de Istambul, inclusive de várias mesquitas iluminadas à noite e navios no Corno de Ouro. Do Corno de Ouro pode-se tomar um funicular chamado Tünel(segundo Subway mais antigo do mundo, atrás do de Londres) para o bairro Taksim, um dos principais centros de compras moderno de Istambul. Ele conta com uma das principais ruas de da cidade, a Istiklal, repleta de lojas, pubs e restaurantes, também com a estação central de metrô. Nas redondezas recomendo o pub Kafepi Asmalimescit, que tem uma sacada pra rua, é super aconchegante e famoso por seus coquetéis. Já no principal centro de compras tradicional, o Grand Bazaar, encontramos jóias, sedas, tapetes, porcelanas, cerâmicas e tudo que pode enlouquecer uma mulher. Não é por nada que é considerado o “shopping” mais antigo do mundo. Lá qualquer compra tem de ser

bem negociada, pois os preços são caros mas eles podem chegar até a metade do valor inicial do produto. A parte asiática também é linda, porém não tem tantos pontos turísticos quanto a européia. Sugiro cruzar a ponte e conhecer uma pequena torre ilhada chamada Kiz Kulesi(Torre da Donzela). Hoje a torre é usada como farol e é a residência dos oficiais navais aposentados. Pode-se visitar, menos em dias de chuva pois os barcos pra lá são cancelados devido à maré. Para quem não quer fazer o passeio, bem em frente há um café para tomar um chá turco e apreciar a vista. Pode-se sentar em mesas ou se esparramar na arquibancada de concreto forrada de almofadas.

#curiosidades • A sexta-feira é o dia sagrado para os muçulmanos. Neste dia é comum ver na rua grupos de homens descalços rezando quando anunciam a reza, cinco vezes ao dia. • Se tiver a oportunidade, programe sua viagem para outubro. A temperatura ainda é amena e no dia 29 há a comemoração do dia da república turca, uma festa linda que o país todo participa, principalmente a cidade de Istambul. Esse ano será comemorado 90 anos de república, então é esperado uma festa ainda maior. • A gastronomia é louca, mas ótima. Geralmente os pratos são à base de carne, vegetais ou arroz. Para fugir do clichê kebab, sugiro provar um prato típico chamado iskender.

estilo


por Heloísa Bernardes

A temporada de ski, snow no Colorado, Estados Unidos se dá entre início de dezembro e final de março. A temperatura é muito baixa, chegando a -20ºC. As cidade de Aspen possuem diversas formas de entretenimento, além das montanhas, como hotéis-spa, galerias de arte, lojas, restaurantes e baladas. Aspen, Snowmass são cidades vizinhas, que contam com diversas montanhas para a prática do esporte, as pistas são divididas em quatro: verdes para iniciantes, azuis, pretas e “double black” para os mais experientes. Aspen Mountain e Aspen Highlands dispõem de pistas somente para veteranos nos esportes. Buttermilk somente para iniciantes, com pistas verdes e Snowmass conta com todos os tipos de pista. Todas as montanhas dispõem de instrutores, o interessante é contratar um para conhecer as pistas ou contratar um professor para fazer aulas. Nas montanhas, é difícil encontrar bons restaurantes, porém encontramos restaurantes com comida típica americana. Você pode escolher entre hotéis nas montanhas ou no “centro da cidade”.  Hotéis: St. Regis: hotel no centro, conta com um  spa maravilhoso(Reméde SPA), os quartos tem vista para a Aspen Mountain, na frente do hotel fica a loja Aspen Sports, para alugar ou comprar suas roupas de ski e contam com transporte próprio para as montanhas. Aspen Meawdows: fica distante do centro, perto das montanhas e os apartamentos são estilo Villas. Muitas pessoas alugam apartamentos na cidade, por serem mais confortáveis e ter mais privacidade. Restaurantes: A maioria dos bons restaurantes estão localizados no centro da cidade de Aspen, e requerem reserva durante a alta temporada. Cache cache: restaurante típico francês, minha escolha foram escargots de entrada e cordeiro de prato principal, sempre acompanhado de um bom vinho,

estilo

Fotos Arquivo Pessoal

ASPEN

perfeito para o frio da época. Campo di Fiori: restaurante badalado de comida italiana, experimentei várias entradas e todas são deliciosas, de prato principal a escolha foi risoto de cogumelos com trufa, depois de uma hora começam a aumentar o som e o restaurante vira balada. Para encerrar, eles servem um limoncello feito por lá mesmo, licor de limão siciliano. Kenechi: um dos poucos restaurantes japoneses na cidade. Matsushisa: restaurante japonês do mesmo dono do Nobu, é preciso reservar algumas semanas antes, nossa escolha foi o menu degustação, e eles tem um garçom responsável pelo sake, ele indica e explica tudo sobre a bebida. Já a foto do prato, se chama Tratar de Salmão, do restaurante Matsushisa. Dining at St. Regis: restaurante dentro do hotel, restaurante francês, minha escolha foi lagosta e dos meus amigos, um risoto de foie gras com ovo frito, jantar acompanhado de um bom vinho tinto, pois o dia estava muito frio. Sneaky’s: foi o restaurante escolhido para os almoços na montanha, Snowmass, serve comida americana e tem um fondue de queijo muito bom, além de vários pratos para beliscar e dividir. Lojas Aspen Sports: loja onde você encontra roupas de neve e para prática dos esportes, além de oferecer o aluguel dos equipamentos. Moncler: loja onde são vendidas as roupas mais bonitas de frio, neve, e uma das mais caras também, vale a pena somente uma visita. The North Face: roupas de neve e para a prática dos esportes, os preços são mais acessíveis. Conta também com galerias de arte e lojas de marcas famosas.

Restaurante Dining’

Tratar de salmão

Jornal Design | Serra 37


Z

Z

Mãe, doce Mãe...

Foto Retratu’s Ateliê Fotográfico

Foto Zéto Teloken

Transformando ambientes e criando formas inovadoras de alto impacto visual

.

.

.

.

O Tempo passa depressa demais.... Os bons momentos, também! Neste dia das Mães, celebre-os intensamente! O Retratu’s Ateliê Fotográfico ajuda você a torná-los eternos!

38 Jornal Design | Serra

festas temáticas

.

Foto Zéto Teloken

festas eventos feiras formaturas 15 anos

infláveis

.

lycras

contatomagik@hotmail.com | 54 9153.5388 | 54 8143.8060 Bento Gonçalves | RS

estilo


Fotos Débora Zandonai

Ocupação do Viverone Bento cresce 43% após mudança de administração No fim de dezembro de 2012, o Grupo Laghetto Hotéis comemorou crescimento de 43% na ocupação do Hotel Laghetto Viverone Bento, de Bento Gonçalves. Para 2013, a previsão é crescer mais de 20%. O grupo Laghetto Hotéis assumiu em dezembro de 2011 a administração do Laghetto Viverone Hotel Bento. Em operação desde dezembro de 2010, o hotel conta com 121 apartamentos, além de um centro de eventos com capacidade para 200 pessoas. O gerente comercial do Grupo Laghetto Hotéis, Carlos Blödorn, comemora os eventos corporativos que o Hotel Laghetto Viverone Bento tem sediado. Ainda de acordo com Blödorn, o turismo de negócios também tem gerado resultados excelentes com clientes como SCA, Todeschini, Tramontina e ACBF.

estilo

Constituído pelo Hotel Laghetto, Hotel Laghetto Toscana, Hotel Laghetto Siena, Hotel Laghetto Premium(todos em Gramado) e pelo Hotel Laghetto Viverone Bento, o grupo Laghetto Hotéis comanda atualmente cinco operações, totalizando 581 unidades(apartamentos). Mas o número deve aumentar já a partir de 2013, quando o Grupo Laghetto Hotéis assumirá a administração de outras quatro operações. Destaque fica por conta do Laghetto Viverone Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que deve abrir em junho de 2013, e do hotel Laghetto Viale, em Gramado, que deve começar a operar em 2014. A maior rede de hotéis da Serra Gaúcha, o Grupo Laghetto Hotéis está em operação desde 1988. Em 2007 ingressou no segmento de administração de hotéis.

A dona da festa… Festas de 15 anos sempre foram associadas aos contos de fadas, onde a debutante deixa para trás os sonhos de menina e entra na fase em que as descobertas de mulher acontecem. Por isso, as festividades, assim como as aniversariantes, eram em clima lúdico, misturando infância com adolescência. Hoje, esse tempo parece estar terminando. Cada vez mais determinadas a serem, aos 15 anos, mulheres seguras no decorrer da vida, as debutantes querem que o rito de passagem seja também lembrado pela beleza e principalmente pela riqueza de detalhes. Profissionais da fotografia são peças-chave nos registros desses momentos e não são só as festas que devem ser fotografadas. Como em uma vida glamourosa, a debutante quer ter seus passos registrados por lentes. Para isso, lançam mão de diversos cenários, como ruas de cidades grandes, praias, paisagens, enfim, algo que faça referência ao estilo de vida de cada uma: suas rotinas e seus gostos. Cumprir essa tarefa com maestria é especialidade da fotógrafa Debora Zandonai. Com seis anos de experiên-

cia na área, Debora é responsável pelos registros de inúmeras festas de 15 em sua carreira, sempre contando com a experiência de quem capta com talento e profissionalismo os momentos de emoção daquelas que são o centro das atenções em suas comemorações de 15 anos. Trabalhando principalmente com o objetivo de acompanhar aquele que será o grande dia de suas debutantes, Debora Zandonai registra toda a rotina da dona da festa, incluindo aqueles retoques finais na produção, bem como os momentos de emoção de pais, familiares e amigos que acompanham a despedida da infância para a adolescência de suas princesas. O resultado é um trabalho de extrema qualidade, com registros carregados de lembranças que acompanharão as meninas pelo resto de suas vidas. Debora Zandonai Fotografia Rua Elisa Tramontina, 11, Sala 106, Centro | Carlos Barbosa Contato: 54 | 3461.4343 deborazandonai@gmail.com www.deborazandonai.com.br

Jornal Design | Serra 39


Fotos Wagner Meneguzzi

Equipe Pomzan

Uma noite especial, o chocolate como tema, ideal para comemorar a Páscoa e confraternizar com amigos, clientes e fornecedores. Foi nesse clima que Laércio e Valéria Pompermayer receberam à todos na nova loja de fábrica da Móveis Pomzan. Ao som da harpa de Roberto Naviliat, delícias de chocolate da Sapore e Piacere, espumante para brindar, a noite foi muito agradável, em total harmonia!

Sua casa. O melhor lugar do mundo.

40 Jornal Design | Serra

Rua Luiz Milan, 80 | Bairro Vila Nova www.pomzan.com.br

estilo


Salmão com pimenta rosa

 INGREDIENTES 4 postas de salmão com 150g cada; Sal e pimenta do reino moída a gosto; Suco de 1 limão;   MOLHO 2 tomates sem pele e sem sementes; 1 cebola pequena; 200g creme de leite ; 1 colher(sopa) de pimenta rosa; Sal a gosto;  MODO DE PREPARO Tempere cada posta de salmão com sal, limão e pimenta-do-reino e reserve; Em uma chapa grelhe as postas de salmão por cerca de 3 minutos de cada lado; Mantenha as postas em local aquecido;  MOLHO Numa frigideira coloque os tomates e a cebola e leve ao fogo médio; Misture bem até a começar a desmanchar; Em seguida, peneire o molho, volte à frigideira, adicione o creme de leite, a pimenta rosa e sal a gosto e leve ao fogo por 3 minutos; Coloque em cada prato, uma posta de peixe e regue com molho de pimenta rosa; Rende: 2 porções

Foto Arquivo Pessoal

estilo

Jornal Design | Serra 41


Social

Eneida Tremea, Carmem Guindani, Iara Panizzi e Emira Tremea Dendena comemorando seu dia, no Café Viverone

As elegantes Simone Faggion e Jerusa Vanni, anfitriãs do jantar em homenagens às mulheres

Foto Leila Pompermayer

Foto Leila Pompermayer

Especificadores Luxaflex premiados com livros de arquitetura e decoração

Happy Hour com Carlos Ferreirinha, na Artelana, reuniu profissionais do mercado de luxo

Verônica Provensi e Kelly Araldi provando as delícias do Café Viverone

Fotos Divulgação

Foto Leila Pompermayer

Márcia Di Bernardo esbajando simpatia durante o jantar para as mulheres, no Café Viverone

Juliana Fitarelli e Marlon Gasperin, prestigiando o evento da Carmen Steffens

42 Jornal Design | Serra

Bia e Rose Valduga brindando ao Dia da Mulher, na Carmen Steffens

Simone e Cris no dia da mulher, no Café Viverone

estilo


Rodrigo Copat e José Inglesias, gerente de vendas da Grass Áustria, comemorando a parceria Masutti Copat e Grass Áustria na Fimma Brasil 2013

Diretoria da Piva Utilidades, satisfeitos com a apresentação de mais de 70 lançamentos durante a feira

Marco De Bastiani e Carlos Pegorini, apreciando o belo estande da Tecnovidro, na Fimma Brasil 2013

Valéria e Laércio Pompermayer, anfitriões da loja Móveis Pomzan

Foto Wagner Meneguzzi

Foto Wagner Meneguzzi

Foto Lucinara Masiero

Foto Wagner Meneguzzi

O presidente da Fimma, Cacildo Tarso e o presidente da Aearv, Ricardo Cobalchini recepcionando os palestrantes

Foto Wagner Meneguzzi

Diretoria FIMMA e autoridades na solenidade de abertura da décima primeira edição da feira

Laércio e Valéria recepcionando Raquel Fracalossi e o casal, Susana e Clacir

Laércio e Valério com Cloé e Sérgio Scopel

Vanius Pompermayer com Laércio e Valéria em noite de festa

Tiago e Gabriela Becker, da Sole Aquecimento, prestigiando a nova loja Pomzan

Silvia Spiller, Eliana Volpato, Larissa Zanete Casagranda curtindo as gostosuras na Móveis Pomzan

Foto Wagner Meneguzzi

Mirna Romagna e Valéria Pompermayer

estilo

Jornal Design | Serra 43


estilo


Edição 24