2 minute read

Faculdade Católica se destaca em ranking nacional

Mossoró conta atualmente com três cursos de Medicina, sendo dois em instituições públicas, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e um na faculdade privada Faceme.

Há uma necessidade de ampliar o número de vagas para formação de profissionais da medicina, como forma de atenuar o déficit de médicos e médicas na rede de assistência à saúde. Mossoró é um importante polo econômico do Rio Grande do Norte, segundo município mais populoso, com 300 mil habitantes, e atende à população de toda a Mesorregião do Oeste potiguar e parte dos estados do Ceará e Paraíba, com população total estimada em mais de 800 mil habitantes.

Advertisement

Diante da importância re- presentada por Mossoró e região, o Governo do RN se dispõe a lutar no Ministério da Educação para que a Faculdade Católica venha a contar com o curso de Medicina. Como o ministro Camilo Santana, que foi governador do Ceará, conhece bem as necessidades da região, inclusive, na área de formação em Medicina, ele assume o compromisso de viabilizar todo o processo.

Além de Mossoró, há também uma necessidade de implantar curso de Medicina na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, onde existem campus da Uern, Ufersa e faculdades privadas. Inclusive, uma proposta já foi apresentada ao Ministério da Educação para autorizar a abertura de um curso no campus da Ufersa.

Em novo ranking divulgado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte obteve a 2ª posição na lista das melhores instituições de ensino superior do país. Os dados referem-se ao Conceito Preliminar de Curso (CPC) e ao índice Geral de Cursos (IGC), divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao ano de 2021.

A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e a Faculdade Católica do Rio Grande do Norte consagraram-se como destaques pela altíssima pontuação no IGC contínuo. Além disso, a Católica do RN, dirigida pelo padre Charles Lamartine, se mantém como referência para Mossoró e Região pelo brilhante reconhecimento de excelência de todos os seus cursos pelas recentes avaliações do Ministério da Educação.

“A ANEC analisou os resultados e constatou que a Educação Católica segue fir- me em seu compromisso de oferecer aos jovens estudantes do Brasil uma educação superior de qualidade e relevância. A grande quantidade de notas 4 e 5, maiores conceitos da avaliação, comprovam que nas IES confessionais católicas a excelência acadêmica é palavra de ordem”, destaca o comunicado da ANEC.

Com essa conquista, a instituição tem legitimidade para solicitar ao Ministério da Educação a criação do curso de Medicina. Essa autorização permitirá a formação e capacitação de profissionais de saúde no interior do Estado, reduzindo a migração de jovens para outros centros urbanos e atraindo inteligências que contribuirão para o desenvolvimento local.

A Faculdade Católica do RN funciona desde 2009, com autorização da Portaria do MEC nº 839. Oferece os cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia. Também oferece cursos de pós-graduação, MBA e de extensão.

This article is from: