
3 minute read
Governo do RN abre Circuito de Exposições Agropecuárias de 2023
MOSSORÓ (RN), DOMINGO, 23 DE ABRIL DE 2023
secretário adjunto da Sape, Marcelo Pessoa.
Advertisement
É por isso que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, faz questão de promover o Circuito de Exposições. “Este ano estamos investindo cerca de R$ 3 milhões para o circuito. E esperamos que ano que vem esse valor seja maior e tenhamos mais que os 34 eventos marcados para este ano”, disse Pessoa.
O Governo do Estado aproveitou a ExpoNovos para promover exposição das ações e serviços de Secretarias Estaduais e órgãos da Administração Indireta. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) apresentou bovinos das raças Sindi, Gir e Guzerá e fez a distribuição de raquetes de Palma Forrageira para produtores rurais da região.
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), em parceria com a Secretaria Municipal de Currais Novos, promoveu o espaço denominado “Fazendinha”, uma unidade demonstrativa que expôs temas inerentes à convivência com o semiárido, como barragens subterrâneas e cisternas, entre outros.
OGoverno do Rio Grande do Norte vai investir cerca de R$
3 milhões com o Circuito Agropecuário deste ano, que contemplará mais de 30 municípios. O investimento é justificado no entendimento da importância e necessidade no desenvolvimento rural que ganha um grande impulso com o conjunto de eventos em todas as regiões do estado.
O calendário foi aberto na cidade de Currais Novos, na região do Seridó, com Exposição Agropecuária (ExpoNovos) no Parque José Bezerra de Araújo. A programação incluiu Torneio Leiteiro Bovino e Caprino, Julgamento de Raças, Leilão, Feira de Negócios, atrações culturais e shows musicais, entre outros.
Na abertura, o governador em exercício Walter Alves frisou que o circuito promove grande volume de negócios e também movimenta a economia em geral, com geração de renda para grandes e pequenas empresas. A ExpoNovos reuniu cerca de 1.500 animais.
“As exposições agropecuá- rias são de extrema importância para as cidades potiguares, uma oportunidade de geração de renda que se estende desde os que vêm para vender seus animais e serviços como para os comerciantes da cidade e também os empreendedores que aproveitam as feiras para vender algum serviço ou produto”, afirmou Walter Alves, que esteve acompanhado do
O Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn) também esteve presente realizando o cadastramento de usuários de água de Currais Novos e região. E a Agência de Fomento do RN (AGN) montou uma equipe de consultores da instituição, atendendo o público em um estande e oferecendo a linha de crédito Pró-Pecuária. O financiamento é voltado, especialmente, para os produtores da pecuária do estado do Rio Grande do Norte.
O Circuito de Exposições conta, ainda, com a parceria de Secretarias estaduais, órgãos da administração indireta, instituições financeiras, Prefeituras e diversas entidades ligadas ao setor como a Associação Norte-Riograndense de Criadores (Anorc) e a Associação Norte-Riograndense de Ovinos e Caprinos (Ancoc).
Confira a programação do Circuito de Exposições Agropecuárias do RN 2023
- Exponovos
Currais Novos - 13 a 16 de abril
- Festa do Cavalo
Parnamirim - 27 a 29 de abril
- Expo Potengi
São Paulo Potengi - 12 a 14 de maio
- Expo Caicó
Caicó - 25 a 28 de maio
- Expo Coronel Ezequiel
Coronel Ezequiel - 9 a 11 de junho
- Parelhas
Parelhas - 16 a 18 de junho
- Acari
Acari - 23 a 25 de junho
- Expoeste
Caraúbas - 30 de junho a 2 de julho
- Nova Cruz
Nova Cruz - 7 a 9 de julho
- Feira de Apodi
Apodi - 14 a 16 de julho
- Feira de Afonso Bezerra

Afonso Bezerra - 21 a 23 de julho
- ExpoAssú
Assú - 28 a 30 de julho
- AgroFest São Gonçalo do Amarante - 28 a 30 de julho
- Festa do Bode
Mossoró - 10 a 13 de agosto
- Feira de Jandaíra
Jandaíra - 18 a 20 de agosto
- Expofruit

Mossoró - 23 a 25 de agosto
- ExpoLajes
Lajes - 25 a 27 de agosto
- Expo Upanema
Upanema - 8 a 10 de setembro
- Festa do Boi
Parnamirim - 7 a 15 de outubro
- Fenacam Natal - 14 a 17 de novembro
- Expo Jaçanã
Jaçanã - 14 a 17 de dezembro
Unidade da rede estadual é referência para tratamento de doenças infectocontagiosas no RN