

>> Mais de 184 mil eleitores vão escolher neste domingo, 6, os futuros governantes de Mossoró. São cincos opções à Prefeitura e mais de 200 nomes à Câmara Municipal.
Veja cobertura completa das eleições nas páginas 3, 4, 5, 6, 7 e 8
CADERNOS
Esquema para o pleito deste domingo terá mais de 12 mil agentes no RN SEGURANÇA
Mossoró 5
ESPORTE
Rodada do Brasileiro tem disputa por liderança entre Bota, Palmeiras e Fortaleza
Botafogo encara o Athlético-PR para manter a liderança. Qualquer outro resultado abre caminho para Palmeiras e Fortaleza. Já o Flamengo pega o Bahia.
Mossoró 8
Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
EDMÍLSON CAMINHA
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Do sogro, a quem pedira histórias da Amazônia em que vivera, o escritor cearense Moreira Campos ouviu, como começo da resposta: “A floresta é tão grande, tão misteriosa, tão inacreditável que é preciso mentir para chegar perto da verdade...”. Esse, o sentimento que nos dá a abertura de Fitzcarraldo (1982), epopeia cinematográfica com roteiro e direção de Werner Herzog: árvores gigantescas ensombradas por nuvens e névoa, inacessíveis como as profundezas do mar, os cumes gelados da cordilheira dos Andes. Imagens que ganham força com a legenda: “Os indígenas chamam este país de Cayahuari Yacu, ‘a terra onde Deus não terminou a criação’. Eles acreditam que, somente quando o homem for extinto, Deus voltará para terminar seu trabalho”. Ao ver a selva peruana como “paisagem ainda inacabada, criada em ira por Deus”, Herzog talvez não soubesse que nosso Euclides da Cunha, ao empossar-se na Academia Brasileira de Letras em 1906, já sentira que “aquele excesso de céus por cima de um excesso de águas lembrava (ainda incompleta e escrevendose maravilhosamente) uma página inédita e contemporânea do Gênese”. Quarenta anos depois, a impressionante aventura que foi rodar o filme é lembrada nas memórias de Cada um por si e Deus contra todos (São Paulo : Todavia, 2024), literatura tão boa que, não trouxesse o nome de um dos maiores diretores da história do cinema, bastaria para consagrá-lo como grande autor. O título ele já o dera, em 1974, ao filme que depois se chamaria O enigma de Kaspar Hauser . Deveria creditá-lo ao colega brasileiro Joaquim Pedro de Andrade, que, cinco anos antes, pusera a frase na boca do motorista de caminhão em que viajava Macunaíma, “o herói sem nenhum caráter” do filme homônimo.
Preparadas no decorrer de três anos, as filmagens de Fitzcarraldo começam em meio a chuvas torrenciais que não se viam há mais de meio século. Acidentes destruíram dois aviões com suprimentos e com figurantes, um dos quais ficou paraplégico. No elenco, o ator norte-americano Jason Robards e ninguém menos do que Mick Jagger, vocalista dos já famosos Rolling Stones. Com 50% do trabalho feito, Robards adoece gravemente, volta para os Estados Unidos e tudo tem de ser regravado; o cantor brilhava como um inglês que perde a razão e vai dar na Amazônia, mas só estaria disponível nas próximas três
semanas, quando viajaria pelo mundo com a banda. Em homenagem a ele, o roteirista excluiu a personagem da história para não entregá-la a outro, e o alemão Klaus Kinski ficou com o papel principal. Herzog dirigiu-o em cinco longasmetragens, não obstante as brigas com que o compatriota, doido de pedra, apavorava toda a equipe. Ao ponto de um chefe dos nativos ashaninkas, contratados como figurantes pela produção do Fitzcarraldo , dispor-se em segredo a simplesmente matar Kinski, cujo corpo desapareceria, sem deixar vestígios, na imensidão da floresta. Oito anos depois de falecido (não por encomenda criminosa...), mereceu do diretor o documentário Meu melhor inimigo (1999), em que a loucura do homem não faz menor a grandeza do artista:
Klaus me causou problemas quando estávamos fazendo os filmes. Cada fio de cabelo branco da minha cabeça eu chamo de Kinski. Mas quem realmente se preocupa com isso agora? O importante é que os cinco filmes foram feitos e estão lá fora para as pessoas desfrutarem. Ele se deu de maneira verdadeiramente surpreendente. Sem dúvida, foi uma peste. Klaus era um homem intenso, algo que naturalmente assusta a maioria das pessoas. Mas muitas vezes era uma alegria, e, você sabe, foi uma das poucas pessoas com quem nunca aprendi nada.
Carlos Fermín Fitzcarrald foi o homem mais poderoso daquelas vastidões peruanas no fim do século XIX, com mais de três mil amazônidas a trabalhar para enriquecê-lo e dezenas de matadores bem armados que lhe garantiam a segurança (no filme, é o irlandês Brian Sweeney Fitzgerald, sobrenome que aos nativos parece “Fitzcarraldo”). Certa feita, desmontara e remontara um barco a vapor de trinta toneladas, cujos milhares de peças foram levados de um rio para outro por uma ponte terrestre plana. Façanha que pareceu pequena a Herzog, segundo conta:
De repente, veio tudo de uma vez na minha cabeça: delírios febris na selva, um vapor de pelo menos trezentas toneladas por cima de uma montanha, guindado em torniquetes, como
na Idade da Pedra, por indígenas da floresta, voz de Caruso, grande ópera na selva.
Interessada em produzir o filme, a 20th Century Fox propôs rodá-lo no Jardim Botânico de San Diego, na Califórnia, com um navio de plástico em miniatura (hoje, a “inteligência artificial” simularia tudo em uma sala...). Ante a sugestão que recebeu como ofensa, o diretor fez, então, o quase impossível: transportou o navio, inteiro, por um monte que se elevava a cem metros, preso a correntes e a cordas tracionadas unicamente pela força humana! É das maiores proezas em toda a história do cinema. Transposto do rio Marañon para o Cenepa, lança-se o barco nas furiosas corredeiras do Pongo de Mainique, experiência narrada por Herzog com mão de mestre, como se fora Herman Melville em Moby Dick:
Com o ar frio chegou até nós um estrondear distante no desfiladeiro, e ninguém sabia ao certo por que estávamos seguindo adiante, mas seguíamos porque seguíamos. De repente, havia à nossa frente uma parede de água que se ergueu rapidamente e contra a qual nos chocamos feito um projétil. Sofremos um golpe tão violento que o barco rodopiou no ar, a hélice uivou no vazio, batemos de lado na água e por um momento ficamos assim, inclinados, e então eu vi, como uma aparição, empinada à nossa frente, uma segunda parede de água, que nos desferiu um golpe ainda mais potente, que fez o barco girar no ar novamente, dessa vez no sentido oposto. (...) Depois me lembro de que estávamos atravessando, avançando de ré pela correnteza. Nos íngremes barrancos da floresta, de ambos os lados, macacos guinchavam. Em 1990, dirige documentário sobre o truculento ditador que encharcou de sangue a República Centro-Africana:
Eu estava filmando Ecos de um império sombrio, na câmara frigorífica dentro da qual era possível andar e em que unidades de paraquedistas franceses, quando expulsaram Bokassa, encontraram metade do ministro do Interior congelada (também podia ser outro político do alto escalão). Ele ainda estava lá pendurado pelo calcanhar, como se pendura uma metade de porco. Bokassa mandara fuzilá-lo por alta traição e a seguir ofereceu um banquete no qual seus convidados comeram o ministro do Interior. Como havia cerca de uma dúzia de convidados, o cozinheiro decidiu preparar apenas meio ministro, a outra metade ele congelou e guardou.
Alguns projetos insólitos nunca se realizaram: um filme sobre os primeiros reis francos, com acredite-se! o boxeador Mike Tyson; outro com as gêmeas univitelinas Freda e Greta Chaplin, que diziam exatamente as mesmas coisas, ao mesmo tempo; e a adaptação de uma tragédia shaskespeariana:
Sempre quis encenar Hamlet , mas escalando para todos os papéis ex-campeões mundiais de leilões de gado; eu queria reduzir Hamlet a menos de catorze minutos de duração. O texto de Shakespeare já é de qualquer forma amplamente conhecido, e, para a apresentação, o público só precisaria antes voltar a se familiarizar com a peça.
Além de cineasta importante, Herzog, sem que saiba ler partituras, já dirigiu 22 óperas, entre as quais uma de Carlos Gomes:
Em Washington, encenei O Guarani em 1996, com Plácido Domingo no papel principal. Ele me chamara para dirigir uma
ópera quase desconhecida de um compositor brasileiro do fim do século XIX. Os ensaios correram bem, todos cantavam no tom certo, mas não era música de verdade. Decidi espalhar um boato falso, num dia em que Plácido Domingo estava de folga. Deixei escapar, na presença de um funcionário da administração, um comentário em que eu perguntava se os cantores já haviam sido avisados de que Domingo não cantaria no dia da estreia, porque tinha um compromisso para aquela noite no Metropolitan Museum, em Nova York. Levou apenas alguns minutos para que o teatro entrasse em polvorosa; os cantores cochichavam, e, de repente, havia música novamente. Sem esses dramas artificiais, a estreia e as apresentações que se seguem não correm bem.
Significativamente, Fitzcarraldo começa com o protagonista e a bela Molly, dona de bordel interpretada por Claudia Cardinale, a implorar ao porteiro do Teatro Amazonas, feito pelo cantor e compositor Milton Nascimento, que os deixe entrar para ver e ouvir Caruso na ópera Ernani, de Giuseppe Verdi lenda em que ainda hoje muitos acreditam, por não saber que o tenor italiano jamais pôs os pés em Manaus. Mais dois brasileiros engrandecem o filme: José Lewgoy, como o ricaço Dom Aquilino, que atira dólares em um tanque de peixes para que os abocanhem como iscas, e Grande Otelo, como o gerente da estação de uma ferrovia que Fitzcarraldo sonhou construir em plena selva. As últimas imagens são grandiosas e comoventes: Fitzcarraldo manda trazer de Manaus um fraque, o melhor charuto do mundo, uma cadeira estofada de veludo vermelho... e toda uma orquestra, que tocará sobre as águas do rio. Na cobertura do barco que certamente navega pela última vez, o visionário assiste à ópera Os puritanos, de Bellini, com cantores e músicos em cena como se no Scala de Milão. Chega-se ao fim com o sentimento de que é tênue a fronteira entre realidade e sonho, lucidez e delírio, paixão e loucura. Tinha razão o sogro de Moreira Campos: sobre a Amazônia, é preciso mentir para chegar perto da verdade. Werner Herzog, com o seu portentoso Fitzcarraldo, que o diga...
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
de Assinaturas: Alvanir Carlos
HORA DO VOTO / Pesquisas apontam que o prefeito de Mossoró deverá renovar o mandato nas eleições deste domingo
CÉSAR SANTOS
Da redação
Allyson Bezerra (União Brasil) chega ao dia do voto com o favoritismo para renovar o mandato de prefeito de Mossoró por mais quatro anos. Todas as pesquisas de intenção de votos apontam nesse sentido. As mesmas pesquisas vão além e indicam que o prefeito poderá quebrar recorde de votos e de maioria sobre o segundo colocado.
Os 184.656 eleitores e eleitoras aptos (as) ao voto têm cinco opções à Prefeitura da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Além do atual prefeito, concorrem ao cargo máximo do poder municipal Lawrence Amorim (PSDB), atual presidente da Câmara Municipal; ex-vereador Genivan Vale (PL); estudante Victor Hugo (UP); e a Irmã Ceição (PRTB).
Os mossoroenses que vão às urnas neste domingo, 6, não tiveram oportunidade de conhecer melhor as intenções dos postulantes, uma vez que o novo modelo de campanha eleitoral deixou de lado o debate sobre proposta e abriu espaço para o “circo”. Coube ao atual prefeito liderar esse movimento nas ruas, com danças, pulos,
Palácio da Resistência, sede da segunda maior prefeitura do Rio Grande do Norte
socos ao ar e discursos desprovidos de conteúdo.
A disputa deste ano trouxe outro ingrediente novo. Pela primeira vez, em mais de sete décadas, a tradicional família Rosado não lançou um nome próprio, ou agregado, à Prefeitura de Mossoró. Os Rosado, nesse longo período, venceram campanhas principalmente com Jerônimo Dix-huit Rosado (1972, 1982 e 1992) e Rosalba Ciarlini, casada com o ex-deputado Carlos Augusto Rosado (em 1988, 1996, 2000 e 2016), além de Fafá Rosado (2004 e 2008).
Em várias eleições, os Rosado praticamente disputaram entre eles, sem chance para outras alternativas. Em 1988, a disputa foi entre Ro-
salba X Laíre Rosado; em 1996, Rosalba X Sandra Rosado, que é esposa de Laíre, filha do ex-deputado Vingt Rosado (falecido) e sobrinha de Dix-huit Rosado (falecido); em 2000, Rosalba X Fafá Rosado, que é prima de Carlos Augusto, de Sandra e Laíre e sobrinha de Dix-huit; em 2004, Fafá, com apoio de Rosalba, venceu a prima Larissa, filha de Sandra e Laíre e neta de Vingt Rosado; em 2008, a disputa entre Fafá e Larissa se repetiu; em 2012, Larissa foi candidata mais uma vez, sendo derrotada por Cláudia Regina, apoiada por Rosalba e Fafá Rosado; em 2016, Rosalba voltou a vencer, sendo esta a última vitória dos Rosado à Prefeitura de Mossoró.
A sequência histórica foi interrompida em 2020, quando o jovem deputado estadual Allyson Bezerra desbancou o favoritismo da prefeita Rosalba Ciarlini, que era candidata à reeleição, e ganhou a mais importante Prefeitura do interior do estado.
Os Rosado não ficaram fora da campanha eleitoral, no entanto, atuaram como coadjuvantes. Rosalba reforçou o palanque do candidato a prefeito Genivan Vale, enquanto Sandra e Larissa subiram no palanque de Lawrence Amorim.
De acordo com as pesquisas, a atuação dos Rosado não teve força para alterar o processo sucessório e o favoritismo do prefeito Allyson Bezerra será confirmado nas urnas.
1 - ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA (UNIÃO BRASIL)
Idade: 32 anos
Natural: Mossoró
Estado civil: Casado
Grau de instrução: Curso Superior Cargo atual: prefeito
Vice: Marcos Medeiros Bezerra (PSD)
2 – LAWRENCE CARLOS AMORIM DE ARAÚJO (PSDB)
Idade: 40 anos
Natural: Mossoró
Estado civil: Casado
Grau de instrução: Curso Superior Cargo atual: Vereador
Vice: Carmem Júlia (MDB)
3 – GENIVAN DE FREITAS VALE (PL)
Idade: 56 anos
Natural: Mossoró
Estado civil: Casado
nl@neylopes.com.br
www.blogdoneylopes.com.br
Neste domingo, 6, mais de 155 milhões de eleitores brasileiros deverão ir às urnas para decidir quem serão os prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades do país e escolher entre 463.374 candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O Brasil foi o país americano e das Américas a fazer as primeiras eleições populares, instalando a primeira Câmara de Vereadores da Vila de São Vicente, SP (1532). O sistema eleitoral durou praticamente 300 anos. A eleição era através de “pelouros”, pequenas bolas, feitas com cera de abelha, e lacradas, guardadas em um saco de pano. Depois, usaram-se urnas de madeira, de ferro, de lona, até o funcionamento, em 1989, do sistema de informatização dos resultados no TSE.
A informatização despertou a atenção dos EEUU, Japão, Venezuela, Argentina e Colômbia, que vieram conhecer, de imediato, o “know-how” mais avançado do planeta. Anteriormente, o Brasil já fora um dos primeiros países latino-americanos a criar a justiça eleitoral, em 1932. O Código Eleitoral - da mesma época -, concedia direito de voto à mulher, previa a máquina de votar e regulamentava a organização dos partidos políticos, assegurando as candidaturas avulsas. A ditadura de Vargas (1937) extinguiu a justiça eleitoral. O mesmo Vargas restabeleceu-a, após a redemocratização (1945).
MUDANÇAS FUTURAS
O brasileiro tem o hábito de votar. Desde a chegada do colonizador português, o voto começou a ser usado nas eleições dos administradores de povoados, vilas e cidades. Nossas tradições identificam-se com compromisso da pluralidade de opiniões, a valorização do debate construtivo e o respeito às divergências. Infelizmente, a legislação imperfeita dificulta atingir todos esses objetivos. Entretanto, há um processo contínuo de mudanças, no sentido de maior participação da sociedade civil, no processo político-eleitoral. A esperança é que o Congresso Nacional, no futuro, cumpra o seu dever, aprovando uma moderna legislação política, partidária e eleitoral.
NOVO AVIÃO PARA VIAGENS OFICIAIS: SIM OU NÃO Um assunto polêmico, que não me omitirei. Trata-se da indagação sobre se o governo deverá comprar um novo avião para viagens oficiais, que garanta eficiência, segurança de voo e acomodações internas especiais?
SIM! POR QUÊ?
Grau de instrução: Curso Superior Função atual: Bioquímico Vice: Nayara Gadêlha (PL)
4 – MARIA DA CONCEIÇÃO CESÁRIO – IRMÃ CEIÇÃO (PRTB)
Idade: 50 anos
Natural: Mossoró
Estado civil: Casada
Grau de instrução: Curso Superior Função atual: Auxiliar de escritório
Vice: Edson Lobão (PRTB)
5 – VICTOR HUGO SOUZA (UP)
Idade: 26 anos
Natural: Mossoró
Estado civil: Solteiro
Grau de instrução: Curso Superior incompleto
Função atual: Estudante bolsista Vice: Renan Marrocos (UP)
Falsa e hipócrita essa igualdade propagada por alguns, de que uma “autoridade” é igual a qualquer cidadão, em termos de direitos ligados à função que exerce. Quem pensa assim admite o absurdo de um presidente da República fazer longas viagens em avião de carreira. Ou, que seja normal um avião ficar quatro horas no ar, em estado de emergência, com uma comitiva presidencial a bordo. As autoridades têm “status” temporário do exercício do cargo. Quando viajam cumprem agendas pesadas, que exigem esforço e preparo físico prévio. Logo é legítimo que desfrutem do conforto necessário para o bom desempenho da missão. O atual “Aerolula” tem 18 anos de uso e já se aproxima da metade de seu “ciclo de vida”. Um novo equipamento precisa ser autorizado pelo Congresso Nacional. Afinal, o Brasil não é um “paisinho” sem expressão. Um avião oficial do governo, de bom nível, não seria, portanto, privilégio de Lula, nem de nenhum presidente. O veterano “Aerolula” foi adquirido em 2003, quatro anos depois de um incidente em viagem do então vice-presidente da República, Marco Maciel, à China. No caso brasileiro, o presidente está quase em fim de mandato e pouco se beneficiaria. É importante deixar claro que a fiscalização no uso do avião terá que ser ampla e transparente, com severa punição de excessos. Além disso, que a compra seja conforme as possibilidades financeiras do país e não sacrifique serviços essenciais do governo.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
LEGISLATIVO / Seis dos atuais 23 vereadores não disputam pleito e nominatas valorizaram candidaturas de novatos
Da Re Dação
Oalto índice de desaprovação da atual legislatura sugere que a Câmara Municipal de Mossoró passará por ampla reformulação de nomes a partir das eleições deste domingo, 6. Há uma insatisfação do cidadão quanto a pouca produtividade da Casa do Povo; além disso, outros ingredientes convergem para a mudança.
Uma delas é o considerável número de vereadores que não buscam a reeleição. São eles: Tony Fernandes (Avante), Pablo Aires (PV), Isaac da Casca (MDB, hoje deputado estadual), Carmem Júlia e o presidente da Câmara, Lawrence Amorim (PSDB). No caso de Lawrence e Carmem, eles saíram da disputa proporcional para a majoritária, formando chapa como candidatos a prefeito e a vice-prefeita.
Outro ponto importante é que dos atuais 23 vereado-
Arquivo
res, 14 se filiaram ao União Brasil, partido do prefeito Allyson Bezerra. Com isso, eles terão dificuldades para renovação de mandatos. A previsão é que o União eleja
seis ou sete vereadores, já que a estrutura do prefeito foi direcionada para candidatos filiados ao PSD e Solidariedade. Dessa forma, o União deve perder em torno
de 50% de sua bancada na Câmara Municipal. Já vereadores como Paulo Igo (MDB), Marleide Cunha (PT) e Omar Nogueira (PV), que atuam na linha
de oposição, apresentam-se com boas chances de renovação de mandato, embora eles dependam do desempenho eleitoral de seus respectivos partidos.
Con C o RR ên C ia
Ao todo, 223 candidatos e candidatas solicitaram registro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que 216 permanecem na disputa. Um candidato, Alcivan Moura, do REDE, morreu de uma parada cardíaca durante a campanha eleitoral.
A redução do número de postulantes à Câmara Municipal em relação às últimas eleições municipais, em 2020, chega a 52%. Naquele ano, mais de 450 candidatos e candidatas disputaram as 23 vagas no legislativo mossoroense.
Levando em conta o número de eleitores e eleitoras, que é de 184.656 aptos, e a possibilidade de votos nulos, brancos e abstenção, a perspectiva é de que o quociente eleitoral fique entre 6,3 mil a 7 mil votos em Mossoró. É a partir do quociente que os partidos e federações começam a eleger vereadores.
Em segundo vem o palanque do candidato a prefeito Lawrence Amorim (PSDB), com 60 postulantes nas nominatas da federação PS-
Os partidos que apoiam o projeto de reeleição do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) lançaram o maior número de candidatos e candidatas à Câmara Municipal de Mossoró. São 106 postulantes distribuídos nas nominatas do União Brasil, PSD, Solidariedade, Republicanos e a federação Rede/Psol.
Candidaturas por partidos e federações:
união brasil – 22 candidatos
Psd – 22 candidatos
republicanos – 21 candidatos
solidariedade – 22 candidatos avante – 20 candidatos
Mdb – 21 candidatos
PL – 22 candidatos
PP – 15 candidatos
Federação brasil da esperança (Pt/PC do b/PV) – 17 candidatos
DB/Cidadania, federação PT/PCdoB/PV e MDB.
Na sequência, vem o lado do candidato a prefeito Genivan Vale (PL) com 57 candidatas e candidatos, distribuídos nas nominatas do PL, Avante e Progressistas.
Federação Psdb CIdadaNIa (Psdb/CIdadaNIa) – 22 candidatos;
Federação PsoL rede (PsoL/rede) – 19 candidatos
Nas últimas eleições municipais, em 2020, a grande surpresa foi a derrota da en-
tão prefeita Rosalba Ciarlini. Ela iniciou a campanha como favorita, mas acabou su-
- allyson Bezerra (sdd): 65.297 votos (47,53%)
- rosalba Ciarlini (PP): 59.034 (42,96%)
- isolda dantas (pt): 8.051 (5,86%)
- Cláudia regina (deM): 4.046 (2,94%)
- professor ronaldo (psol): 611 (0,44%)
- Irmã Ceição (Prtb): 378 (0,28%)
perada nas urnas pelo então deputado estadual Allyson Bezerra. Veja o resultado:
- total de votos: 145.751
- Votos válidos: 137.417 (94,28)
- Brancos: 2.282 (1,57%)
- Nulos: 6.052 (4,15%)
- abstenção: 30.181 (17,15%)
El E itos à Câmara m uni C ipal d E m ossoró E m 2020
1 – isaac da Casa (d C): 3.113 votos
2 – Carmem Júlia (Mdb): 3.112
3 – Zé peixeiro (pp): 3.034
4 – tony Fernandes (sdd): 2.530
5 – Larissa rosado (psdB): 2.516
6 – ricardo de dodoca (PP): 2.324
7 – francisco Carlos (pp): 2.297
8 – Naldo Feitosa (Ps C): 2.132
9 – pablo aires (psB): 1.857
10 – Lucas das Malhas (Mdb): 1.849
11 – Wigis do Gás (podemos): 1.740
12 – Lawrence amorim (sdd): 1.739
13 – Marckuty da Maísa (sdd): 1.729
14 – Marleide Cunha (Pt): 1.528
15 – didi de arnor (republicanos): 1.528
16 – Genilson alves (Pros): 1.502
17 – Lamarque (ps C): 1.501
18 – raério Cabeção (Psd): 1.301
19 – Costinha (MdB): 1.221
20 – Gideon Ismaias (Cidadania): 1.088
21 – omar nogueira (patriota): 864
22 – Paulo Igo (sdd): 929
23 – edson Carlos (Cidadania): 924
eleições / No Rio Grande do Norte são 2.649.624 eleitores e eleitoras em 167 municípios
DA
Neste domingo, 6, os brasileiros e brasileiras vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o País. As eleições municipais de 2024 ocorrerão em todo o país, exceto no Distrito Federal e no arquipélago de Fernando de Noronha (que pertence a Pernambuco). O 2º turno será no dia 27 de outubro, caso necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.
No Brasil, 155.912.680 eleitores e eleitoras estão aptos a votar. No Rio Grande do Norte, são 2.649.624 eleitores e eleitoras.
Confira informações importantes:
- A votação transcorrerá das 8h às 17 horas, no horário de Brasília-DF.
- O voto é obrigatório para pessoas brasileiras alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos.
- O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.
- A pessoa com 15 anos de idade pode solicitar o seu alistamento (1º título), mas somente poderá votar ao completar 16 anos.
- Pessoas com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa não poderão votar, porque nesses casos o nome do eleitor cujo título está cancelado ou suspenso não constará na urna eletrônica.
- Na eleição, o eleitor pode utilizar os seguintes documentos com foto: e-Título; carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e CNH.
- Os documentos poderão ser aceitos mesmo com data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.
P ER m ISS ãO
No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.
P ROI b I çãO
A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifes-
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
tação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas e derrame de santinhos.
Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90089/2024 - UASG 153033
Nº Processo: 23091.011925/2024-49. Objeto: contratação de serviços de seguro veicular para os veículos institucionais da Ufersa. Total de itens: 2 (grupo único). Entrega das Propostas: a partir de 04/10/2024 às 08:00hs no site www.gov.br/compras. Abertura das Propostas: 22/10/2024 às 09:00hs (horário de Brasília). Edital disponível no site http://licitacao.ufersa.edu.br/noticias/ e ainda no site www.gov.br/ compras. Para informações: (84) 3317 8292 ou 8293. Mossoró-RN, 1º de outubro de 2024. Lissandro Ariele Vale Batista Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços
CONCESSÃO DE LICENÇA SIMPLIFICADA (LS)
A INFRAERO - Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, CNPJ: 00352.294/0206-50, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do com prazo de validade até 30/09/2030, em favor do empreendimento Casa de força com transformador aéreo, com tensão nominal de 13,8 kV/380 V e potência de 300 kVA, localizada nas coordenadas de referência em UTM (Zona 24M) Datum SIRGAS 2000: 681.419,18 mE; 942.566,60 mN, localizada na Rua Felipe Camarão – Aeroporto, Mossoró – RN, CEP: 59607-340.
ROGER LARA TEIXEIRA GERENTE
COMUNICADO IMPORTANTE AO COMÉRCIO E À POPULAÇÃO
A SOCEL Sociedade Oeste Ltda., empresa atuante no ramo de produção e venda de sal marinho, inscrita no CNPJ n. 08.249.708/0001-92, vem, por meio deste comunicado, alertar à população em geral, comerciantes e prestadores de serviços sobre um grave incidente ocorrido entre os dias 29 e 30 de setembro na cidade de Mossoró/RN. Foram furtados aproximadamente 168 cheques emitidos pela empresa, principalmente para pagamento de fretes, que ainda estavam pendentes de compensação e estavam sob a posse do Posto Olinda, situado na Rua José Damião, n. 235, Santo Antônio, Mossoró/RN. Os cheques furtados podem ser utilizados de forma fraudulenta por terceiros, representando risco para a comunidade e o comércio local. Sendo assim, solicitamos que comerciantes e demais interessados fiquem atentos e não aceitem cheques emitidos pela SOCEL Sociedade Oeste Ltda. sem verificar a autenticidade e procedência diretamente com a empresa. A empresa já adotou todas as providências legais cabíveis e está colaborando com as autoridades policiais para a recuperação dos cheques e a responsabilização dos envolvidos. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso está sendo investigado. Contamos com a compreensão e colaboração de todos para evitar qualquer prejuízo indevido. SOCEL Sociedade Oeste Ltda.
cesar@defato.com
Mais de 184 mil eleitores e eleitoras de Mossoró vão às urnas neste domingo, 6, para eleger homens e mulheres que vão dirigir os destinos da cidade pelos próximos quatro anos. Prefeito, viceprefeito e 21 vereadores sairão vitoriosos pelo voto direto de homens e mulheres desta cidade. Pelas pesquisas registradas e publicadas ao longo de 45 dias de campanha, o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) é favoritíssimo a renovar o mandado, levando junto o seu amigo Marcos Bezerra, para o cargo de vice-prefeito. O que se comenta, e gera expectativa, é sobre o tamanho da maioria sobre o segundo colocado. Isso, por si só, reflete a fragilidade do processo eleitoral deste ano, em que prevaleceu um modelo de político da era tik-tok, a despeito da importância do debate sobre desenvolvimento, infraestrutura, meio ambiente, saúde, educação e outros temas de relevância, que acabaram passando ao largo, dada a completa falta de um debate sério sobre Mossoró. Mas nas democracias, a vontade do povo é soberana. Que ela seja respeitada sempre. Vamos às urnas exercer a nossa soberania. Bom domingo de eleição a todos.
Bairros Bom Jardim, Santo Antônio e Barrocas, na zona norte de Mossoró, e Belo Horizonte, zona sul, foram “fechados” desde quinta-feira, 3. Só passam carros ou motos adesivados sob autorização dos “fiscais”. Essas áreas foram fatiadas por candidatos que lutam por vaga à Câmara.
- Se o nome do eleitor não estiver no Caderno de Votação, ainda assim ele poderá votar se os seus dados constarem do cadastro da urna eletrônica. 1 2 3 4
Nós estamos passando um pente fino na vida pregressa de todos os candidatos”
RICARDO LEWANDOWSKI Ministro da Justiça sobre a suspeita de envolvimento do crime organizado nas eleições do RN
A tradicional família Dodoca chega ao dia do voto dividida entre o atual vereador e candidato à reeleição Ricardo (União Brasil) e o irmão, ex-vereador Nogueira (PP, que deseja voltar à Câmara de Mossoró. Quem conhece bem o cenário, afirma que só tem vaga para um. Quem o eleitor escolherá?
Um furto no Posto Olinda levou 168 folhas de cheques emitidos pela Socel. O caso ocorreu entre os dias 29 e 30 de setembro e está sob investigação da polícia.
A empresa Cidade do Sol colocará dez linhas do transporte público coletivo em operação neste domingo de eleições em Mossoró. Transporte gratuito, conforme determinação do STF e da Justiça Eleitoral.
Há 20 anos era realizada a primeira edição da Feira do Livro de Mossoró, ocupando a Estação das Arte Elizeu Ventania. Iniciativa ainda viva, mas esperando incentivo merecido dos governos e instituições culturais.
Em 2011, nesta data, a então prefeita Fafá Rosado sancionava lei instituindo o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. Iniciativa importante, mas ignorada por governos seguintes.
Palpiteiros de plantão apostam que a base do prefeito Allyson Bezerra elegerá 13 vereadores, sendo 7 do União Brasil, 2 do PSD, 2 do Solidariedade, 1 do Republicanos e 1 do partido Rede. Já a oposição faria 8, sendo 3 do PL, 3 da federação PT/PCdoB/PV, 1 do MDB e 1 da federação PSDB/ Cidadania.
Dez em cada dez palpiteiros afirmam que o candidato Vavá (REDE) será o campeão de votos à Câmara de Mossoró. Ele quer bater o recorde, que é sustentado até hoje por Silveira Júnior. Na campanha de 2000, Silveira foi eleito com 4.308 votos.
Há 12 anos, completados na segunda-feira, 7, 68.604 eleitores escolhiam Cláudia Regina (DEM) para governar Mossoró. Ela derrotou nas urnas a sua principal concorrente, Larissa Rosado (PSB), que recebeu 63.309 votos. A diferença foi de apenas 5.295 ou 3,93% dos votos válidos. Cláudia teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral 11 meses após assumir o cargo.
NATAL
Quem vai para o segundo turno com Carlos Eduardo (PSD)? Paulinho Freire (União Brasil) ou Natália Bonavides (PT)? Nenhum natalense de juízo é capaz de apostar. É aguardar as urnas.
El E içõ E s 2024 / O bairro situado na Zona Norte da cidade registra o total de 22.583 eleitores aptos ao voto
edinaldo moreno
OTribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRERN) disponibiliza, em sua página oficial na internet, compilado de dados sobre as eleições municipais que ocorrem neste domingo (6) em todo o país. Em Mossoró, mais de 184 mil eleitores estão aptos a exercerem seu direito ao voto neste ano nos mais de 80 locais de votação na segunda maior cidade do estado. O bairro Santo Antônio contabiliza o maior número de votantes, enquanto que o Diocesano é o local de votação com o maior número de eleitores no pleito deste domingo.
Conforme o levantamento do TRE-RN, o Santo Antônio registra 22.583 eleitores aptos a votarem neste domingo, sendo o bairro com o maior número de votantes na zona urbana do município. Na sequência aparece a Zona Rural com um total de 13.815 pessoas com direito a voto nas eleições municipais deste ano. Vale salientar que a zona rural de Mossoró tem mais de 130 comunidades, segundo levantamento da Prefeitura de Mossoró. Outros dois bairros da cidade registram mais de 11 mil eleitores. Em terceiro lugar no ranking de localidades com o maior número de votantes, o Belo Horizonte tem 11.671 eleitores, enquanto o Nova Betânia soma 11.325 votantes. Quatro bairros registram mais de 10 mil
eleitores.
O bairro Costa e Silva, para este pleito de 2024, registra 10.640 eleitores. Já o bairro Aeroporto soma 10.626, o Alto de São Manoel, com 10.501 e o Centro, com 10.232 eleitores aptos a votarem neste domingo. Os demais bairros registram número de aptos a votarem abaixo de 9 mil. O bairro com o menor número de eleitores é o DixSept Rosado, com apenas 262, segundos dados do tribunal.
Ainda de acordo com o TRE-RN, Mossoró terá 81 locais de votação neste dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições. O local de votação com o maior número de eleitores é o Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). A escola
localizada na Rua João Marcelino, no bairro Santo Antônio, conta com 7.564 aptos ao voto. A unidade tem 20 seções.
O segundo local com o maior número de votantes é o Colégio Estadual Professor Abel Freire Coelho. A unidade da rede de ensino estadual soma 6.318 eleitores e tem 17 seções eleitorais. O Colégio Sagrado Coração de Maria, localizado no centro da cidade, registra o total de 5.079 eleitores distribuídos em 16 seções.
NÚMERO DE VOTANTES POR LOCAIS DE VOTAÇÃO (Aptos)
Colégio Diocesano Santa Luzia – 7.564 (20 seções)
Colégio estadual Professor Abel Freire Coelho – 6.318 (17 seções)
Colégio Sagrado Coração de Maria – 5.079 (16 seções)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) – 5.053 (14 seções)
escola estadual Professor eliseu Viana – 5.007 (14 seções)
escola estadual Professor José Nogueira – 4.834 (13 seções)
escola estadual Jerônimo Rosado – 4.466 (18 seções)
escola estadual Monsenhor Raimundo Gurgel – 4.332 (11 seções)
Instituto Pequeno Príncipe (Anexo 1) – 4.033 (12 seções)
escola estadual Jerônimo Vingt Rosado Maia – 3.919 (10 seções)
escola Municipal Professor Manoel Assis – 3.873 (11 seções)
escola estadual Aída Ramalho Cortez Pereira – 3.835 (10 seções)
escola estadual Francisco Antônio de Medeiros – 3.799 (11 seções)
escola Municipal de 1º Grau Professor Antônio Fagundes – 3.710 (11 seções)
escola estadual Governador Dix-Sept Rosado – 3.622 (12 seções)
escola estadual Padre Sátiro Cavalcante Dantas – 3.587 (10 seções)
escola estadual Justiniano de Melo – 3.540 (9 seções)
escola Municipal Joaquim Felício de Moura – 3.523 (9 seções)
escola Municipal Professora Celina Guimarães Viana – 3.520 (9 seções)
escola estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa – 3.485 (9 seções)
Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UeRN) – 3.437 (13 seções)
escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças – 3.424 (9 seções)
escola estadual Tertuliano Aires Dias – 3.181 (9 seções)
escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto – 3.165 (9 seções)
escola estadual José Martins de Vasconcelos – 3.147 (8 seções)
escola estadual ewerton Cortez – 3.146 (8 seções)
Colégio Pequeno Príncipe – 3.131 (8 seções)
escola estadual Maria estela Pinheiro – 3.109 (9 seções)
escola estadual de educação Profissional Prof. Francisco de Assis Pedrosa – 3.069 (11 seções)
escola Municipal José Benjamin – 2.992 (8 seções)
escola estadual Gilberto Rola – 2.873 (8 seções)
escola Municipal Marineide Pereira da Cunha – 2.742 (7 seções)
escola Municipal Alcides Manoel de Medeiros – 2.736 (7 seções)
escola estadual Antônio de Souza Machado – 2.698 (7 seções)
escola de Artes de Mossoró – 2.643 (10 seções)
Instituto Alvorecer – 2.497 (7 seções)
escola estadual Moreira Dias – 2.362 (8 seções)
escola Municipal Professora Niná Rebouças – 2.348 (6 seções)
escola estadual Santa Delmira – 2.270 (6 seções)
escola estadual José de Freitas Nobre – 2.150 (6 seções)
escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura – 2.114 (7 seções)
escola estadual Padre Alfredo – 2.002 (6 seções)
Completam os cinco maiores locais de votação a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Escola Estadual Professor Eliseu Viana. A Ufersa conta com 5.053 eleitorais e a unidade estadual com 5.007 votantes. Ambas registram 14 seções eleitorais. NÚMERO DE VOTANTES POR
Santo Antônio – 22.583
Zona Rural – 13.815
Belo Horizonte – 11.671
Nova Betânia – 11.325
Costa e Silva – 10.640
Aeroporto – 10.626
Alto de São Manoel – 10.501
Centro – 10.232 Bom Jardim – 8.973
Walfredo Gurgel – 3.835
escola Municipal de 1º Grau Ricardo Viera do Couto – 1 949 (7 seções)
escola Municipal Professor Antônio da Graça Machado – 1.932 (5 seções)
escola Municipal Raimundo Fernandes – 1.923 (8 seções)
escola Municipal Francisco de Assis Batista – 1.919 (9 seções)
Serviço Social da Indústria (SeSI) – 1.898 (5 seções)
escola estadual Ambulatório Cardeal Câmara – 1.836 (6 seções)
escola estadual Cunha da Mota – 1.798 (7 seções)
escola Municipal elias Salém – 1.683 (5 seções)
escola Municipal Professor Francisco Morais Filho – 1.648 (5 seções)
Faculdade de enfermagem – 1.617 (7 seções)
escola Sindicalista Antônio Inácio – 1.600 (5 seções)
escola Municipal Heloisa Leão de Moura – 1.425 (4 seções)
CAPS II – Mariana Neuma Vidal – 1.285 (4 seções)
escola Municipal Senador Dinarte Mariz – 1.259 (4 seções)
escola Municipal Dolores Freire de Andrade – 1.171 (3 seções)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico – 1.135 (6 seções)
escola estadual Abolição IV – 1.035 (3 seções)
escola Municipal Izabel Fernandes – 995 (3 seções)
escola estadual Professor Solon de Moura – 893 (5 seções)
escola Municipal Cornelio Barbalho de Carvalho – 824 (3 seções)
escola estadual Cônego estevão Dantas – 731 (3 seções)
escola Municipal Vereador José Bernardo de Souza – 652 (2 seções)
Professor Alfredo Simonetti (Supletivo) – 631 (3 seções)
escola Municipal evilázio Leão de Moura – 602 (2 seções)
escola estadual Professora Iracema Fernandes – 459 (2 seções)
escola Municipal Professor Maurício de Oliveira – 459 (2 seções)
escola Municipal Dr. José Gonçalves – 444 (2 seções)
Núcleo Municipal de educação Rural Jerônimo Rosado – 362 (1 seção)
escola Municipal Neci Campos Matoso – 351 (1 seção)
escola Municipal Francisco Diassis Nogueira – 286 (1 seção)
escola Municipal Deusdete Cecílio Araújo – 265 (1 seção)
escola Municipal Francisco Ferreira Souto – 265 (1 seção)
escola Municipal Professor Alexandre Linhares – 262 (3 seções)
escola Municipal Raimundo Galdino da Silva – 254 (1 seção)
escola Municipal Adolfo Sabino da Silva – 216 (1 seção)
escola Municipal João Niceras de Morais – 182 (1 seção)
escola Municipal São Romão – 89 (1 seção)
Fonte: Tribunal Regional eleitoral
Candidatos ligados ao crime organizado, que tenham passado pelo crivo da Justiça Eleitoral e que sejam eleitos no pleito deste domingo, 6, dificilmente serão diplomados e/ou empossados. O alerta foi feito pelo ministro da Justiça e da Segurança, Ricardo Lewandowski, ao falar sobre a suspeita de infiltração do crime organizado nas eleições municipais deste ano.
Há uma desconfiança, a partir de dados secretos, que organizações criminosas estão envolvidas nas eleições do Rio Grande do Norte. O ministro afirmou que autoridades locais alertaram sobre a aproximação do crime com as eleições desde a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, inédita no sistema de segurança máxima, em 14 de fevereiro deste ano.
“Quando nós estivemos no Rio Grande do Norte, em Mossoró, quando houve aquela fuga de dois presidiários daquela prisão de segurança máxima, as autoridades locais já estavam demonstrando e nos repassaram uma preocupação, no sentido da infiltração do crime organizado nas eleições locais, nas eleições municipais”, disse Lewandowski, ao ressaltar que organização criminosa pode ter lançado candidatos a vereadores, a prefeitos em cidades onde jamais isso ocorreu. “Evidentemente isso é algo orquestrado de fora, de outros estados, de outros locais do país”, afirmou o ministro.
Lewandowski disse que a Justiça Eleitoral e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, especialmente por meio da Polícia Federal, estão atentos a esse problema. Ele apontou que episódios de violência em época de eleições remontam ao período do Império, mas que o envolvimento do crime organizado nas eleições é um fenômeno novo.
“Nós estamos passando um pente fino na vida pre -
SUSPEITA / Ministro da Justiça afirma que recebeu o alerta desde a fuga de dois criminosos do presídio federal de Mossoró
gressa de todos os candidatos e vamos identificar aque-
les que, eventualmente, não podem se candidatar. Muitos
já foram barrados e outros serão. E, se forem descober-
Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, de 2006 a 2023, Lewandowski explicou que uma série de medidas está sendo tomada para evitar qualquer tipo de crime no pleito, incluindo a proibição do porte de armas no dia e local da votação. Segundo o ministro, a decisão, da qual foi relator quando ainda ocupava uma cadeira no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de extrema importância, pois impede qualquer pessoa de portar arma nas proximidades dos locais de votação 48 horas antes e 24 horas depois do dia das eleições.
Lewandowski acrescentou que, além da proteção garantida pela polícia militar dos estados, foi assinado recentemente um Termo de Colaboração entre Ministério da Justiça e Segurança Pública e TSE para que a Polícia Rodoviária Federal facilite o trânsito e o movimento dos eleitores em vias federais. “Ela fica proibida de qualquer bloqueio, mesmo que seja em função de catástrofe natural ou de conserto de via. Se isso acontecer, excepcionalmente, os tribunais regionais devem ser comunicados e a Polícia Rodoviária Federal deve -
rá indicar rotas alternativas”, esclareceu. O ministro ainda reforçou que o crime eleitoral é federal e, portanto, que a Polícia Federal estará empenhada em evitar fraudes, incluindo compra de votos ou abuso do poder político ou econômico. “Quando existem eleições, sejam gerais ou locais, há o interesse nacional, porque a democracia está em jogo. Então, qualquer atentado contra as eleições será reprimido pela Polícia Federal mediante inquérito policial no qual o eventual implicado ou indiciado terá ampla defesa para se defender”.
depois de eleitos, certamente não tomarão posse ou
Confira as mudanças de locais de votação em Mossoró
Os eleitores mossoroenses precisam ficar atentos para mudanças em vários locais de votação, definidas pela Justiça Eleitoral. Veja as mudanças e como ficaram distribuídas:
Na 33ª Zona:
As seções do Eliseu Viana foram distribuídas para outras duas escolas:
* Abel Coelho: Seções 159, 265, 304 e 321.
* Escola Lavoisier Maia: Seções – 2, 3, 4, 5, 36, 37, 38, 39, 40 e 41. Já as seções da Escola Estadual Hermógenes Nogueira estarão distribuídas nas seguintes escolas:
* Colégio José Moreira da Costa: Seções – 199, 210, 213, 218, 221, 224;
* Instituto Aprender e Crescer: – seções 225, 228, 238.
Na 34ª zona: Quem vota na Escola José Martins de Vasconcelos, no Liberdade I, as urnas serão transferidas para a Escola Universo.
Os que votam na Escola Cunha da Mota, no bairro Paredões, também em virtude de reforma, serão realocadas para a Escola Estadual Antônio Gomes, no mesmo bairro.
No Sindicato da Lavoura, bairro Alto da Conceição, saíra para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, na Rua José de Alencar, as seções: 67, 68, 69, 70 e 323.
ElEiçõEs 2024 / De acordo com o TRE-RN, 20.573 eleitores aptos a votarem neste domingo estão nesta faixa etária
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRERN), Mossoró tem aptos a votar neste domingo 184.656 eleitores. A faixa etária de 35 a 39 anos registra o maior número de eleitores de Mossoró.
De acordo com o levantamento realizado pelo tribunal, esta faixa etária registra 20.573 inscritos. O menor grupo é o de pessoas com 100
anos ou mais, com 95 cadastradas. Já entre 17 e 18 anos o número chega a 3.598, sendo que 2.337 têm 18 anos e 1.261 completaram 17 anos neste ano. O número de eleitores aptos a votar neste domingo com idade de 16 anos é de 867.
Pela Constituição Federal, o alistamento eleitoral é facultativo aos jovens de 16 e 17 anos. Contudo, desde o ano de 2022, norma do Tribunal Superior Eleitoral passou a permitir que jovens de 15 anos obtenham o título de eleitor, embora só possam efetivamente votar ao completar 16 anos de idade.
O eleitorado de Mossoró por gênero registra 98.658 eleitores do sexo feminino, o que equivale a 53% do total de votantes, e 85.995 do sexo masculino (47%), de acordo com dados atualizados em setembro de 2024.
São solteiros os eleitores em maior número em Mossoró: 103.938, seguidos de 65.356 casados. O menor número é o de separados judicialmente: 1.911. Do mesmo modo, a identidade de gênero é outro tópico em grande percentual não informado (92,19%). Decla -
ram-se cisgêneros 12.534 eleitores e 66 transgêneros.
Do ponto de vista do grau de instrução, temos em Mossoró o maior número de eleitores com ensino médio (55.283). São ainda 20.707 com ensino superior completo e 6.552 analfabetos declarados.
A esmagadora maioria dos eleitores (92,19%) não informou para o cadastro eleitoral a sua cor ou raça. Dentre os que informaram, 7.993 se declararam pardos, seguidos de 5.072 brancos. Declararam-se pretos 1.268; 84 amarelos e 6 indígenas.
Mossoró tem mais de 184 mil eleitores aptos a votarem neste domingo
O Governo do Rio Grande do Norte estabeleceu gratuidade no transporte intermunicipal para as eleições municipais, que serão realizadas neste domingo (6) em todo o Brasil. A medida visa garantir o deslocamento dos mais de 2,6 milhões de eleitores aptos a votar no Rio Grande do Norte, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A gratuidade será válida para viagens neste sábado (5), com retorno até as 7h
da segunda-feira (7). O benefício contempla tanto o transporte convencional quanto os serviços opcionais no sistema rodoviário intermunicipal. Serão investidos R$ 600 mil para assegurar que os potiguares tenham gratuidade no deslocamento até o domicílio eleitoral.
A governadora Fátima Bezerra destacou que o benefício seguirá os mesmos moldes de 2022, quando o governo estadual também garantiu a gratuidade nas
passagens intermunicipais. Desde a última quartafeira (2) que os eleitores estão retirando os bilhetes de viagem nos guichês das empresas de transporte, mediante a apresentação de um documento que comprove sua identidade e local de votação, como o título de eleitor, o e-Título ou outros meios válidos.
MOSSORÓ
Os eleitores e eleitoras poderão usar ônibus urbano em Mossoró, sem paga-
mento de passagem. Vão funcionar, no dia da votação, as linhas Sumaré, Nova Vida, Vingt Rosado e Odete Rosado, via IFRN, Ufersa e Uern, nos dois sentidos (ida e volta).
O embarque será feito somente pela porta dianteira, passando pela catraca, como forma de medir o quantitativo de pessoas transportadas, para planejamento de futuras operações gratuitas do transporte coletivo em Mossoró.
eleitores aptos a votar: 184.656
eleitores com biometria: 172.259
eleitores sem biometria: 12.397
eleitores idosos aptos: 37.836
eleitores com nome social: 62
eleitorado feminino: 98.658 (53%)
eleitorado masculino: 85.995 (47%)
Zonas eleitorais: 2
Locais de votação: 81
Seções eleitorais: 556 (13 agregadas)
Seções com acessibilidade: 2
eleitores com deficiência: 4.183
Locomoção: 983
Visual: 660
Auditiva: 480
Dificuldades para votar: 679
Outras: 1.725
Mesários: 2.147 (78% voluntários)
• Com 100 anos ou mais: 95
• De 95 a 99 anos: 296
• De 90 a 94 anos: 738
• De 80 a 84 anos: 2.901
• De 70 a 74 anos: 6.288
• De 60 a 64 anos: 12.556
• De 50 a 54 anos: 15.144
• De 40 a 44 anos: 19.539
• De 18 anos: 2.337
• De 17 anos: 1.261 • De 16 anos: 867
prediais, instalados nos campi da UFERSA. Entrega das Propostas: a partir de 04/10/2024 às 8h no site www.gov.br/compras. Abertura das Propostas: 21/10/2024 às 9h (horário de Brasília). Edital disponível no site http://licitacao.ufersa.edu.br/noticias/. Dúvidas: (84) 3317 8292 ou 8293. Mossoró-RN, 02 de outubro de 2024 Lissandro Ariele Vale Batista - Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO UFERSA - PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90037/2024 - UASG 153033 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
e
de
Jornal de Fato • SÁBADO, 5
eleições / Segundo as pesquisas, Carlos Eduardo, Paulinho Freire e Natália Bonavides disputam vaga no 2º turno
Vai ter segundo turno nas eleições de Natal? Sim, segundo todas as pesquisas de intenção de votos registradas e publicadas no decorrer da campanha eleitoral. E quais são os dois candidatos que passarão para o turno final? Não há uma definição confiável.
Os natalenses chegam ao dia do voto divididos, em sua maioria, em três candidaturas, conforme mostraram as pesquisas: ex-prefeito Carlos Eduardo (PSD), da coligação “Natal Nosso Amor”; deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), coligação “Bora Natal”; e a candidata deputada federal Natália Bonavides (PT), da coligação “Natal Merece Mais”.
A disputa pela maior prefeitura do Rio Grande do Norte tem os candidatos Rafael Motta (Avante), Heronildes Bezerra (PRTB) e Nando Poeta (PSTU). Apenas Motta apresentou alguma desenvoltura ao longo da campanha eleitoral, mas as pesquisas de intenção de votos não apresentaram boas perspectivas para ele, nem para outros candidatos.
O ex-prefeito Carlos Eduardo liderou todas as pesquisas desde o início da campanha eleitoral. No primeiro momento, chegou a marcar mais de 45% das intenções de votos, dando sinais de que poderia vencer ainda no primeiro turno. Mas no decorrer da campanha, viu os adversários se aproximarem, principalmente Paulinho Freire, que tem o apoio do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), e Natália Bonavides, apoiada pela governadora Fátima Bezerra (PT).
1 – Carlos Eduardo
Nu NE s a lv E s (P sd )
Idade: 65 anos
Natural: rio de Janeiro
estado civil: Casado
Grau de instrução: Curso Superior Cargo atual: Político Vice: Jacó Jácome (PSD)
2 – Paulo Eduardo da Costa Fr E ir E (uN ião Brasil)
Idade: 60 anos
Natural: Natal estado civil: Casado
Grau de instrução: Curso Superior incompleto
Cargo atual: Deputado federal Vice: Joana de Oliveira Guerra (republicanos)
3 – Natália Bastos
Bo N avid E s (P t )
Idade: 36 anos
Natural: Natal
estado civil: Divorciada
Grau de instrução: Curso Superior Função atual: Deputada federal Vice: Milklei Leite de Farias (Pt)
4 – r a Fa E l Hu E t E da Motta ( ava N t E )
Idade: 38 anos
Natural: Natal
estado civil: Solteiro
Grau de instrução: Curso Superior Função atual: engenheiro e político Vice: José Odon Abdon (Avante)
5 – F E r N a N do aN tô N io s oar E s dos sa N tos, Na N do Po E ta (P stu )
Idade: 58 anos
Natural: Natal
estado civil: Casado
Grau de instrução: Curso Superior Função atual: Sociólogo Vice: tiago Silva (PStu)
6 – H E ro N ild E s B E z E rra da s ilva – H E ró (P rt B)
Idade: 48 anos
Natural: Mossoró
estado civil: Solteiro
Grau de instrução: ensino Médio incompleto Função atual: Sacerdote de seita religiosa Vice: Antônio Bento da Silva (PrtB)
MARILENE PAIVA
Todos os vivas à aniversariante muito amada de hoje, Tia Maria Luiza Pinheiro Néo, mãezona de Alexandre, Augusto, Alberto, André, Leodécio Jr e Arthur. Saúde, paz e muitas felicidades!!!
Ele é um mago na transformação. Ele é Marinaldo Rocha. Deixa mais bela quem já nasceu linda. A Mestra em Educação e minha sócia no livro Para Todo Mal, a Cura, Rafaella Costa. Loiríssima by Vintage Hair.
Eu acredito na força das mulheres potiguares. Eu confio em Olga Fernandes, Suely e Mazé Gurgel. A serra de Martins muito bem representada na Graça de Deus!
Que seja um dia de paz. De exercer a cidadania. de votar consciente no bem coletivo.
Como é importante quem tem berço! assim deve ser. Ter berço é sobre ter educação. s er família. s er grato pelo carinho e atenção das pessoas. Ter berço não passa por conta bancária nem sobrenome famoso. Ter berço é ser gente de fato.
Vintage Hair com agenda sempre concorrida. A atmosfera do salão é tão acolhedora e elegante, e cada detalhe mostra o quanto Marinaldo Rocha e sua equipe se dedicam a proporcionar a melhor experiência para seus clientes.
Fim de ano chegando e sempre vem aquele desejo de dar uma mudada. esteticamente falando, a e magrecentro está cheia de programas que ajudam a dar aquela guinada na autoestima e diminuir aqueles centímetros que estão incomodando. d esde o atendimento acolhedor até os tratamentos de alta qualidade, tudo é feito com tanto cuidado e profissionalismo, que nós nos tornamos fãs com facilidade. É evidente que Rafaelly Holanda se dedica a proporcionar a melhor experiência possível para sua clientela.
Todos os espaços da academia atividade Fitness cheíssimos. Musculação, Pilates, Natação... seja por saúde, seja em busca do shape dos sonhos, a turma aposta em se matricular e virar o ano garantindo uns quilinhos a menos.
Advogado, ótimo filho, ótimo neto, ótimo amigo, meu sobrinho Lázaro Paiva Neto é um nome que representa a juventude do bem. No clique, recebendo o abraço do prefeito Allyson Bezerra. Avante!
Hoje, 5 de outubro, é o dia de s anta Faustina. e nós rezaremos com muita fé, na hora da misericórdia, 15h. Porque Jesus lhe deu a promessa de todas as graças e bênçãos temporais nesse horário. d isse Jesus à Faustina: “Nada negarei à alma que Me pedir pela Minha Paixão.” d eus s anto. d eus Forte. d eus Imortal.
Atuando em causa muito nobre, no 22ª Chá Solidário da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró e Região, a Presidente Margarida Costa com o médico oncologista Cure Medeiros.
Grande encontro na passeata pela paz em Areia Branca. Prefeita Iraneide Rebouças com o projeto político de apoio ao seu grupo com os candidatos Bruno e Kinho na disputa pelo Executivo nas eleições 2024!
Festa de Nossa Senhora Aparecida em Areia Branca. Padre Gilvan Tavares convida para a festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida. Vamos todos!
Parabéns ao bancário e advogado Thalysson Henrique. O amigo aniversariante é filho dos amigos Gilson e Leila. Vivas!
Gratidão ao amigo marítimo Robson Azevedo. Competente piloto náutico da Marinha.
Ação social de distribuição de bíblias. O casal evangélico do Atacadão das Baterias, Ailson Oliveira e Claudilene, distribui bíblias com irmãos carentes. Iniciativa louvável!
Atendimento de excelência do Cirurgião dentista José Bento. Expert da Clínica Saúde e Bemestar, em Areia Branca, o amigo José Bento é profissional gabaritado no que faz. Marque uma consulta e comprove!
Homenagem ao saudoso Sr. Juarez. Candidato Bruno e a esposa Verônica ao lado dos amigos Rafael e Kliverson homenagearam o saudoso amigo.
Autorizada reforma no plenário da Câmara de Areia
O vereador presidente Renan Lima autorizou reforma ainda este ano, afirma arquiteto Gilberto.
eleições / Medida permite que o eleitor, além de não se esquecer dos números, não erre no momento de digitá-los
da redação
Está chegando o dia do voto. Neste domingo, eleitores de todo o Brasil vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Mas você já sabe todos os números das suas candidatas e dos seus candidatos?
É bom não perder tempo e anotar. A medida permite que a eleitora e o eleitor, além de não se esquecerem dos números, não errem no momento de digitá-los na urna eletrônica.
É por essas razões que a Justiça Eleitoral incentiva que a eleitora e o eleitor levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar. Assim, o uso da chamada “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pela Justiça Eleitoral.
A “colinha” auxilia a eleitora ou o eleitor a não esquecer o número da candidata ou do candidato; proporciona rapidez na votação; contribui para o fluxo das filas nas seções eleitorais.
Eleitor pode levar a “colinha” na hora de votar
Não pode
Mas atenção! É proibido, na cabine de votação, segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a Resolução TSE nº 23.736/2024, à eleitora ou ao eleitor portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida
podem contar com um apoio especial para acessar a cabine de votação: a ajuda de uma pessoa de confiança. A regra geral é votar desacompanhado, mas existem exceções para casos específicos. Para garantir esse direito, a Justiça Eleitoral oferece diversos mecanismos de acesso facilitado à seção de votação, como atendimento prioritário e transferência para seções acessíveis, adaptadas com rampas ou elevadores, por exemplo.
Esse auxílio precisa ser autorizado pelo presidente da mesa receptora de votos. De acordo com o Manual do Mesário, eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser acompanhados por alguém de sua confiança, desde que essa pessoa se identifique e não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos, de federações ou de coligações.
Além disso, a urna eletrônica oferece vários recursos de acessibilida-
de, como teclado em Braille, fones de ouvido e intérprete de Libras.
Cria N ças de C olo
Eleitoras e eleitores com crianças de colo têm preferência para votar, mas as crianças não podem digitar os números dos candidatos na urna eletrônica. Qualquer situação que não envolva o acompanhamento de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida pode comprometer o sigilo do voto.
AFeira do Livro de Mossoró, que este ano celebra sua retomada no calendário cultural da cidade, abre suas portas no dia 9 de outubro com um tributo especial ao poeta Antônio Francisco. Aos 75 anos, o icônico poeta será o grande homenageado da cerimônia de abertura, que ocorrerá no “Palco das Letras” a partir das 19h30. Desta vez, o evento será na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).
A homenagem será conduzida pelo poeta Jadson Lima, um jovem escritor do bairro Bom Jesus, conhecido por sua conexão com a cultura popular e o lirismo que marca a poesia de Antônio Francisco. O evento, organizado pelo jornalista Rilder Medeiros, tem como destaque a parceria com a Uern, que, segundo o organizador, tem sido fundamental para a realização da Feira.
“A parceria com a Uern
Cultura / Evento, organizado pelo jornalista Rilder Medeiros, destaca homenagem a Antônio Francisco e presença de autores independentes
é o que tem viabilizado a realização do evento, ainda mais por ser dentro do espaço universitário num ambiente de leitura”, afirmou Medeiros, reforçando o pa-
A Feira do Livro de Mossoró deste ano se destaca também por sua programação diversificada, com oficinas, lançamentos de livros e rodas de conversa que prometem atrair não apenas a comunidade acadêmica, mas também escolas municipais e estaduais.
Segundo o professor
Esdras Marchezan, titular da Pró-Reitoria de Extensão da Uern (Proex), “para a Uern, é uma satisfação receber mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró, um evento já tradicional no calendário da cidade”.
Marchezan destacou ainda a importância da universidade na continuidade do projeto, que em anos anteriores sofreu com interrupções. “Por
meio dessa parceria, a Universidade contribuiu para que a feira não acabasse, e a cada ano buscamos contribuir da melhor forma”, ressaltou.
A diretora da Faculdade de Educação (FE) da Uern, professora Meyre Ester, enfatizou a relevância da Feira como um espaço de intercâmbio de saberes. “A universidade, como espaço de produção do conhecimento, tem como função primordial a difusão e a socialização. Ao apoiar a realização da Feira do Livro, ela se abre para a comunidade, promovendo a troca e a valorização de diferentes saberes”, declarou.
Segundo Meyre, a programação da Faculdade de Educação será voltada especialmente ao público
com a Universidade, que, segundo o organizador, tem sido fundamental para a
pel da universidade na manutenção da feira.
Além da homenagem ao poeta mossoroense, a grande novidade deste ano é a participação expressiva de
autores independentes, que contarão com um espaço exclusivo para lançamentos e encontros com o público.
Mais de 30 escritores
independentes estão confirmados, nomes que podem ser acompanhados no Instagram oficial do evento. Essa iniciativa reflete o compromisso da Feira
com a promoção da produção literária local e a democratização do acesso à literatura, oferecendo visibilidade a escritores emergentes.
Lançamentos de livros e rodas de conversa prometem atrair não apenas a comunidade acadêmica, mas também escolas municipais e estaduais
infantojuvenil, com atividades formativas que ultrapassam o ambiente de sala de aula.
Com uma programação
oficial que vai até o dia 11 de outubro, a Feira do Livro de Mossoró promete envolver a cidade em uma celebração literária, promo -
vendo o diálogo entre leitores, escritores e a comunidade. A abertura oficial, que contará com autoridades e escritores convidados,
será marcada pela emoção e reconhecimento da importância da literatura para a cultura mossoroense e potiguar.
Plano de segurança / Esquema de segurança para o pleito deste domingo no Rio Grande do Norte terá mais de 12 mil agentes da segurança pública estadual
Fábio Val E Repórter
OGoverno do Rio Grande do Norte detalhou nesta sexta-feira (4), em coletiva de imprensa, em Natal, o esquema de segurança pública que será aplicado na “Operação Eleições 2024”. O esquema reforça a segurança em todos os 167 municípios do estado. O primeiro turno das eleições
municipais ocorre neste domingo (6). O Governo do RN garante que as forças de segurança estarão presentes em todas as cidades potiguares com um investimento de quase R$ 10 milhões.
Para este pleito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) informou que utilizará a mesma estratégia de eleições anteriores. A Sesed disse que todo o efetivo que atua no estado, mais de 12 mil homens e mulheres, se-
rá empregado. A pasta explicou que, assim, com exceção dos servidores de férias ou em cumprimento de licença médica, todos os ativos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foram convocados para trabalhar amanhã, dia da eleição.
De acordo com a Sesed, em razão do emprego de todo o efetivo das forças estaduais no pleito, o Governo do Rio
Grande do Norte vai investir quase R$ 10 milhões em diárias operacionais. Além disso, a secretaria acrescentou que a Operação Eleições 2024 também contará com participação da Polícia Penal, com servidores da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária; e de guardas municipais, além da participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Neoenergia Cosern.
“Planejamento pronto. Todos os 167 municípios, 60 zonas eleitoras e mais de 1.500 locais de votação, terão servidores do sistema de segurança pública, que irão trabalhar de forma integrada para garantir o pleito eleitoral”, detalhou ontem em coletiva o coronel Francisco Araújo, titular da SESED.
Em t E mpo r E al A Operação Eleições 2024 em todos os 167 mu -
nicípios do estado será acompanhada em tempo real pela SESED. Será ativado no domingo, (6) o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que contará com servidores dos órgãos do sistema de segurança pública para gerenciar as ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral.
Violência e insegurança nas eleições preocupam autoridades e candidatos
Ao menos três cidades do Rio Grande do Norte contarão com a presença de Força Federal para a garantia da segurança nas eleições municipais deste domingo (4). O reforço do efetivo da União será direcionado para as cidades potiguares de São Gonçalo do Amarante, Jardim de Piranhas e João Dias.
Os mais recentes reforços foram aprovados nesta quinta-feira (3), por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que autorizou o envio de apoio de Força Federal para a garantia da segurança em mais 11 municípios brasileiros; incluindo dois no Rio
Grande do Norte. A medida beneficia as cidades de Chã Preta, Campo Alegre, Estrela de Alagoas, Marechal Deodoro, Maribondo, Roteiro e Teotônio Vilela, todos em Alagoas; os municípios de São Gonçalo do Amarante e Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte; e Pombal e São Bento, na Paraíba. No último dia 24 de setembro, o TSE já havia aprovado 53 processos sobre requisições de Força Federal para municípios de 12 estados: Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande
do Norte. Na ocasião, foi beneficiado com a medida a cidade potiguar de João Dias.
Nesta quinta, o TSE informou que até então já eram 13 estados em que algumas localidades terão o apoio de Força Federal nas eleições de amanhã. No último dia 1º, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) tinha aprovado o envio do pedido de tropas federais para os municípios de Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia informação sobre decisão envolvendo Serra Negra do Norte.
A violência e a insegurança nas eleições têm preocupado autoridades e candidatos no Rio Grande do Norte. O estado tem registrado ao longo da campanha do pleito deste ano até mesmo casos de ataques a tiros contra postulantes a cargos eletivos municipais. O cenário tem sido utilizado como argumento para pedidos de força federal na segurança das eleições em determinados municípios potiguares.
Em recentes reportagens especiais, o Jornal DE FATO mostrou na edição do último dia 28 que o Rio Grande do Norte registrou 11 ocorrências de violência contra candidatos, entre os dias 1º de julho e 16 de setembro
deste ano, com base em um mapeamento de uma entidade nacional. Na ocasião, a matéria trouxe que a candidata à prefeitura de João
Dias - que teve o marido e então prefeito e o pai dele mortos a tiros mês passado - denunciou insegurança e cobrou proteção do Estado; e também que a prefeita de Alexandria alegou estar sofrendo ameaças de morte, em que após a denúncia, a Secretaria de Segurança Estadual se pronunciou e afirmou estar adotando medidas necessárias.
Além dos próprios candidatos ou apoiadores, o quadro de violência e insegurança também tem preocupado autoridades, como mostra um trecho do parecer da Pro-
curadoria Regional Eleitoral, divulgado no começo desta semana, quando o TRE-RN enviou ao TSE pedido de forças federais para municípios do Seridó. Segundo parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, “no caso da 26ª zona eleitoral, o juízo juntou relatórios que denotam a possível participação de facções criminosas no patrocínio de grupos políticos locais, de modo a influenciar o ambiente das eleições das referidas municipalidades. Desse modo, manifestam-se presentes os motivos fáticos que justificam a presença de tropas federais nos referidos municípios”, disse a procuradora Clarisier Morais, na ocasião, em seu parecer oral.
Asegunda maior cidade do Rio Grande do Norte já registrou
70 homicídios no ano. A marca foi alcançada no começo da manhã desta sexta-feira (4). O crime ocorreu por volta das 6h55 de ontem, na entrada do conjunto Cidade Alta, no bairro Alto Sumaré. Um homem de 46 anos de idade foi morto a tiros.
A vítima identificada como Alcelio Alberto da Silva foi encontrado morto com marcas de disparos de arma de fogo, em um local onde tem um comércio de frutas. A informação é de que o homem estava de farda e mochila nas costas. O local foi isolado e as forças de segurança acionadas, como ITEP e Polícia Civil. O caso fez Mossoró contabilizar 70 crimes de homicídios em 2024. Em todo o Rio Grande do Norte, foram registradas mais de 600 mortes violentas letais intencionais nestes nove meses de 2024. Segundo dados do próprio Governo do Estado, foram 623 crimes entre janeiro e setembro deste ano em todo o território potiguar; contra 790 casos no mesmo período do ano passado. No começo deste mês, o Governo do RN destacou
Violência / Crime ocorreu no começo da manhã de ontem, no bairro Alto Sumaré, em que um homem de 46 anos de idade foi encontrado morto com marca de tiros
que o estado fechou o mês de setembro com uma marca histórica: 31 mortes violentas. “Em comparação com o ano passado, quan -
do se registrou 82 assassinatos no período, a redução foi de 62%. Este foi o melhor mês de toda a série histórica, ou seja, o setem -
somar 70 crimes no ano
bro menos violento dos últimos 14 anos. O pior setembro foi em 2017, quando 225 vidas foram perdidas. Neste caso, quando
comparado com o mês de setembro recente, a queda na violência foi ainda maior: 86% a menos”, detalhou na ocasião.
PRF reforça fiscalização nas eleições no RN para garantir fluidez do trânsito e direito de ir e vir dos eleitores
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia a zero hora do sábado (5) a “Operação Eleições 2024”, que se estenderá até às 23h59 de domingo (6). A ação que ocorre em todas as rodovias federais terá, desta vez, novo formato de fiscalização: não haverá blitz nem apreensões administrativas de veículos no fim de semana de eleições. A determinação do diretorgeral da PRF, Fernando Oliveira, atende a portaria conjunta publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A PRF informou que vai priorizar a fluidez do trânsito, a livre movimentação dos eleitores e intervir somente em casos de infrações graves ou de risco iminente à segurança dos cidadãos. “O voto é um direito fundamental, e a PRF está
“Beira-Mar potiguar”
um homem preso em flagrante por furto ameaçou um juiz durante a audiência de custódia realizada no rio Grande do Norte e disse que era mais perigoso que o conhecido traficante “Fernandi nho beira-mar. o detido ainda declarou que explodiria a casa do magistrado e o chamou de “cachorro”. O caso ocorreu no último dia 26 de setembro, em uma audiência realizada por videoconferência, e as imagens passaram a circular recentemente nas redes sociais. o preso recebeu, na ocasião, determinação de prisão preventiva e também poderá responder por desacato.
comprometida em garantir que todos possam exercer esse direito sem impedimentos. A atuação será focada em manter as estradas livres”, explicou o diretor-geral da PRF. No mês de setembro, o superintendente regional da PRF no Rio Grande do Norte, Péricles Venâncio, realizou reuniões junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para alinhar estratégias de policiamento e evitar a propagação de desinformação, especialmente em relação às ações da PRF nas rodovias.
“A atuação da PRF está focada na promoção da democracia, respeitando as diretrizes da portaria conjunta. Todos estão prepara-
Policial em surto?
dos para atuar de forma coordenada, garantindo que os eleitores cheguem às urnas com segurança e exerçam seu direito ao voto”, reforçou o diretor-geral da PRF. Equipes da PRF farão rondas nos principais corredores rodoviários do país. O trabalho será dinâmico e não representará obstáculo à livre circulação dos eleitores. No Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), o Ministério da Justiça e Segurança Pública comandará a atuação de todas as forças de segurança, com foco no monitoramento de possíveis crimes eleitorais, ameaças, atentados e demais ocorrências.
uma das áreas de check-in do aeroporto Internacional de Fortaleza foi isolada após um policial civil armado ameaçar as pessoas no local na manhã desta quinta-feira (3). segundo a Fraport, administradora do aeroporto, o homem sofreu um “aparente surto psicótico”. segundo a secretaria da segurança Pública do Ceará, o suspeito tem 32 anos, é cearense e atua como policial no rio Grande do Norte. uma testemunha relatou que ele chegou em um carro freando bruscamente, entrou no aeroporto de arma em punho, foi à área do check-in doméstico e disse que queria um voo. o homem foi contido e o caso deve ser apurado.
No último dia 19, uma portaria conjunta, assinada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Tribunal Superior Eleitoral, esclareceu como deve ocorrer o policiamento das rodovias federais durante o período de eleições. Além de destacar a necessidade de promover a fluidez do tráfego, o texto explica que a abordagem da PRF será legítima em casos de crimes em flagrante e infrações que ameacem a segurança da sociedade. Elaborada com a participação da própria PRF, a portaria oferece segurança jurídica aos policiais, delimitando suas ações durante o fim de semana eleitoral.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte concluiu a reforma de todas as celas coletivas do Pavilhão A, piso superior, da Cadeia Pública de Natal (CPN). A carceragem recebeu nova pintura, reparos hidráulicos nos chuveiros e vasos, serviços de alvenaria, reforço nas grades e iluminação nos corredores. As informações foram anunciadas nesta sextafeira (4) pela própria Seap, que disse que o piso inferior foi concluído em julho e que as obras do Pavilhão B já serão iniciadas essa semana. A secretaria garantiu estar fazendo melhorias em vários ambientes do estabelecimento penal, como a recepção, banheiros e alojamentos, em um trabalho supervisionado pelo Departamento de Engenharia, Obras e Serviços (DEOS), com apoio da Unidade Instrumental de Administração Geral (UIAG). Além dessas medidas, a pasta divulgou também que nesta semana internos da Penitenciária Agrícola Mário Negócio Masculino foram beneficiados com ações de educação em saúde da Residência Multiprofissional da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró. Na ocasião,afisioterapeutaensinou exercícios no solo para fortalecimento muscular, redução de dores lombares, alongamentoefortalecimentoda coluna. Além disso, a dentista ministrou palestra de educação sobre higiene bucal, bemcomoabordoudeforma preventiva a evolução das doenças como cárie, gengivite e periodontite. Toda ação foi supervisionada pela equipe de plantão de policiais penais da unidade.
durante o mês de setembro, a Polícia Civil do rio Grande do Norte, por meio da delegacia especializada em Furtos e Roubos de Caicó (deFUR/CAICÓ), recuperou 14 aparelhos celulares provenientes de furtos e roubos, avaliados em pouco mais de r$ 39 mil. o saldo da ação foi divulgado nesta sexta-feira (4) pela própria defur/Caicó, que informou que a operação foi resultado de uma investigação conduzida por equipes da unidade, que levou à recuperação dos aparelhos nas cidades de Caicó, extremoz, Jardim de Piranhas e Serra Negra do Norte. a polícia disse que entre os celulares recuperados, três foram avaliados em cerca de r$ 8 mil cada e já foram restituídos às respectivas vítimas.
fabiowillard@hotmail.com
fabiowillard@hotmail.com
QDepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
Imagem que marca
uatro, dos cinco técnicos dos primeiros colocados do Brasileiro, são estrangeiros. São dois portugueses e dois argentinos: Arthur Jorge (Português, 1º - Botafogo), Abel Ferreira (Português, 2º Palmeiras), Juan Pablo Vojvoda (Argentino, 3º - Fortaleza) e Zubeldia (Argentino, 5º - São Paulo). Já pegaram a manha. Nesse meio, apenas um brasileiro, o ex-jogador Filipe Luis (4º - Flamengo). Sobre ele, é cedo para se comentar, vez que está em início de carreira e já pegou o bonde andando. No entanto, já venceu na estreia e recolocou o clube carioca no G-4. Volto a bater na tecla para reafirmar que não é nada por acaso. Certo que esses clubes concentram os maiores investimentos dentre os participantes da competição, mas Ferrari em mãos de motorista ruim bate ou não consegue desenvolver todo seu potencial. É o conhecimento e mentalidade que o estrangeiro carrega que falta aos nossos patrícios, incluindo o (empa)Tite, recém-demitido pelo Flamengo. Os treinadores brasileiros só se destacavam enquanto não éramos tão abertos ao mercado estrangeiro. Depois que isso aconteceu, a terra de cego passou a ser povoada por quem enxergava melhor e quem só tinha um olho deixou de ser rei. Só não vê quem não quer.
Lotado
representava a
em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).
Friburguense, no campo da reFFsa , na década de 1990: Panchico, Almeida Café, Isaac, Neguinho, Diassis, Ivanílson, toinho, Jocelito, Bento e Betinho (in memoriam); Novo, Civan, roosevelt, Vivi, tutula, everaldo, Fabio Oliveira, raério Cabeção e Paulo Brequim.
Se estivesse vivo, o meia Di D i, também chamado de “Folha Seca”, estaria completando nesta terça-feira (8), 96 anos de idade. Foi bicampeão do mundo, com o Brasil, nas copas de 1958 e 1962.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
tiago
Bairro Santo Antônio
Torcedor do Flamengo
Torcedor do Flamengo
Que é isso?
São seus olhos”
J OãO zinh O Pr O b LEM a, nos tempos do Baraúnas, agradecendo elogios feitos a sua voz, durante uma palhinha de cantor nos treinos na toca do Leão
J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
Contra rebaixamento
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”
Que bom ver o ginásio Pedro Ciarlini com sua programação cheia. Vários projetos sociais são executados diariamente (segunda a segunda). Assim, o equipamento serve prioritariamente à sua atividade-fim.
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Complicou
Uso para o esporte
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
A ociosidade do Ginário Pedro Ciarlini, de tempos atrás, abria espaço para uso diverso. t inha de tudo, menos esporte. A situação hoje é uma realidade totalmente oposta. Parabéns a todos os responsáveis!
Complicou de novo
Mão branda
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
Paredão
O aumento da violência nos estádios é inversamente proporcional à ação das autoridades que deveriam coibi-la. r elativizar essa violência é ser conivente com sua crescente escalada e incentivar sua perpetuação.
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
i ncentivo
Cena que se repete
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
Emocionados
tratar violência no futebol, dentro ou fora dos estádios, como algo banal, do esporte, é erro crasso. A ausência de justiça colabora a proliferação dos infratores. e les se sentem seguros com tanto afago.
MEC
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
Combustível
e nquanto se fala no mando de campo de Baraúnas e Potiguar no estádio da Serra do Mel para 2025, o mais provável a acontecer, o Mossoró trabalha a estrutura para voltar na próxima temporada com estádio próprio.
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
Reconhecimento
Objetivo
e stádio próprio significa explorar comercialmente todas as possibilidades, como publicidade, bares, aluguel e tudo o mais que for possível, sem dividir lucros.
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
BRASILEIRÃO / Alvinegro não vence na capital paranaense há 16 anos e busca se manter na liderança
Líder do Brasileirão, o Botafogo visita o Athetico Paranaense neste sábado, 5, em Curitiba. O time carioca volta a ter a força máxima depois de poupar alguns atletas na rodada anterior, enquanto o Furação tenta voltar a vencer em casa, o que não acontece há 8 rodadas. O jogo começa às 16h30, na Ligga Arena.
Com 57 pontos e em busca do tricampeonato nacional, o Botafogo testa sua força como visitante. Depois de passar setembro invict o e com vaga na semifinal da Libertadores, o Glorioso chega a Curitiba com a crista elevada. Porém, vai encontrar um am-
biente inóspito e de más lembranças. O alvinegro não vence o Athletico, na capital paranaense, desde 2008. Na ocasião, aliás, o time era treinado por Cuca e fez 3 a 0.
Com, enfim, uma semana livre para recuperar a parte física do elenco, o Botafogo vai, assim, com força máxima em relação à espinha dorsal dos últimos encontros. Atletas como Alex Telles, Gregore, Marlon Freitas, Savarino e Igor Jesus, que iniciaram no banco no jogo contra o Grêmio, voltam à formação titular.
Com isso, o time será John, Vitinho, Bastos, Barboza e Telles; Gregore,
Freitas e Almada; Luiz Henrique, Savarino e Jesus.
Fora das copas, o Athletico só tem o Brasileirão para disputar em ano de centenário. Para piorar, no Nacional, não vence há oito jogos e, depois de flertar com a zona de rebaixamento, já marcou um “date” contra o Z4. Afinal, apenas três pontos separam o Paranaense do purgatório. Para evitar este insólito e desprimoroso “rendezvous”, os jogadores do Rubro-Negro precisam dar uma resposta em campo. O Athletico é somente o 15º lugar, com 31 pontos.
Sem ainda vencer, o técnico Lucho González tem desfalques entre os volan-
msantos@defato.com
tes. Christian cumpre suspensão. Já Fernandinho, futebolista em quem a torcida deposita a esperança, tem um problema físico. O
Na véspera da eleição , Nogueirão completa 8 meses fechado
Eo Nogueirão? Tudo como antes no Quartel de Abrantes. Nada feito e sem nenhuma perspectiva de reabertura.
No entanto, muita promessa, muito ‘171’ da gestão – a Prefeitura –, principalmente agora na véspera de eleição.
Era para resolver ontem e também ter reparado o prejuízo dos clubes, que foi enorme nesta temporada por terem de gastar para jogarem fora de casa. Isso sem se falar no incômodo causado ao torcedor e à imprensa específica.
Uma tremenda falta de respeito.
Neste sábado, 5, completa 8 meses que o estádio está fechado depois da interdição judicial em 7 de fevereiro, devido à prefeitura ter descumprido o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), por não realizar obras de acessibilidade. De lá para cá, só sambarilove como dizia Seu Armando Volta. Frise-se, uma marca bem negativa, pois nunca na história o Nogueirão passou tanto tempo fechado.
E com a temporada 2025 batendo à porta dos clubes, difícil contar, a preço de hoje, com o Nogueirão funcionando, pelo menos o básico.
Sérios prejuízos em vista. Infelizmente!
Pogba
O francês Pogba está suspenso por doping e sem jogar desde setembro de 2023, mas pode voltar aos treinos em janeiro e a entrar em campo a partir de março. O meia francês teve a pena reduzida de 4 anos para 18 meses. O atleta tem contrato com a Juventus, da Itália.
Futsal e futebol de areia
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) vai solicitar ao Comitê Olímpico Internacional (COI) a inclusão do futsal e do futebol de areia no programa esportivo das Olimpíada s
Um documento foi elaborado destacando suas intenções para as duas modalidades. “Considerando os níveis de participação em todo o mundo, a Fifa vai propor que tanto o futsal quanto o futebol de praia sejam considerados como disciplinas distintas de futebol nos Jogos Olímpicos daqui para frente”, diz o texto.
Decisão
Por falar em futsal, a Copa do Mundo da categoria se encerra neste domingo, 6, com a final entre Brasil e Argentina, a partir das 12h, em Uzbequistão. A seleção brasileira é a mais
vitoriosa da história, com 6 títulos, mas o último não vem desde 2012.
Série C
A Série C tem rodada importante neste sábado, 5, pois irá decidir as duas últimas vagas restantes de acesso à Série B 2025. Já estão garantidos Volta redonda e Remo e brigam pelas vagas restantes: Athletic, Londrina, Ferroviária e Ypiranga. Os jogos de hoje são Botafogo/PB x Remo, São Bernardo x Volta Redonda, Athletic x Londrina e Ferroviária x Ypiranga. Eliminados, Botafogo e São Bernardo apenas cumprem tabela.
ex-jogador da Seleção Brasileira é, portanto, dúvida para o embate contra os cariocas.
O provável time será
Mycael; Rocha, Heleno e Gamarra; Cuello, Gabriel (Fernandinho), Erick e Esquivel; Zapelli, Canobbio e Pablo.
O Flamengo vai para o seu segundo teste com Filipe Luís como treinador. O time rubronegro desafia o Bahia neste sábado, 5, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, em um duelo direto por vaga na próxima edição da Copa Libertadores.
Priorizando a Copa do Brasil, onde iniciou a semifinal com vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, o Flamengo tenta voltar à briga pelo título do Brasileirão, com Botafogo, Palmeiras e Fortaleza. Hoje, aparece na quarta posição, com 48 pontos.
SÁBADO, 5
Já o Bahia quer se firmar dentro do G-6. O time baiano é o sexto colocado, com 45 pontos e tenta se vingar da eliminação da Copa do Brasil para o próprio Flamengo. Rogério Ceni encontrará Filipe Luís, seu ex-comandado, pela primeira vez com o ex-lateral na função de treinador. O Bahia amarga um longo jejum contra o Flamengo. A última vitória foi em 2019, quando venceu por 3 a 0, no Brasileirão, vencido pelo próprio clube rubro-negro. De lá para cá, foram dez jogos, com a equipe carioca vencendo todos.
16h30 – Athletico/PR x Botafogo 16h30 – Atlético/MG x Vitória
16h30 – Bragantino x Palmeiras
19h – Bahia x Flamengo 19h – Corinthians x Inter
19h30 – Cuiabá x São Paulo
21h – Vasco x Juventude
SÉRIE B
17h – Ituano x Guarani
17h – Ponte Preta x Botafogo/SP 18h – Mirassol x Vila Nova
SÉRIE C
Série C – Playoff final
17h30 – Athletic x Londrina
17h30 – Botafogo/PB x Remo 17h30 – Ferroviária x Ypiranga 17h30 – São Bernardo x V. Redonda
MÚSICA / Espetáculo produzido em Mossoró leva clássicos da música brega ao público do CCBNB de Sousa-PB, no dia 26 de outubro
Serviço
O quê? espetáculo musical ‘”elas Cantam brega”, com
symmara Fèrnandes, Nida Lira, Kelly Lira e alzinete di oliveira
Quando? 26/10/2024
Horas? 20h
Onde? Calçadão Mundinho Teodoro, sousa-Pb
SYMMARA FÈRNANDES Especial
Acidade de Sousa, na Paraíba, recebe pela primeira vez o espetáculo musical “Elas Cantam Brega”. Produzido em Mossoró, esse espetáculo, que já é sucesso aqui no Rio Grande do Norte, leva clássicos da música brega ao público do CCBNB - Centro Cultural Banco do Nordeste a partir das 20h, no dia 26 de outubro.
Ora entende-se por brega um estilo musical, ora um estilo de vida. Em linhas gerais, o brega está relacionado à manifestação do sentimento humano. Pensar em brega é pensar na dor dos amores não correspondidos, na tristeza do abandono pela pessoa amada e toda sorte de sofrimento e angústia; é ainda declarar-se apaixonado, por meio da mais piegas das formas, e por que não,
também, na superação emocional por um amor que não deu certo? O coração que lute! Agora já imaginou tudo isso cantado de maneira romântica e, ao mesmo tempo, irreverente?
Foi pensando nisso que as cantoras Symmara Fèrnandes, Nida Lira, Kelly Lira e Alzinete di Oliveira, conhecidas do público mossoroense, levam ao público sousense o espetáculo musical com clássicos do brega. O projeto teve início em Mossoró, em 2013, e conta com essa formação desde 2017. As cantoras possuem trabalhos independentes na música, nos mais variados estilos, mas se unem no palco para cantar clássicos da música romântica nacional.
O SHOW
Pensando no brega como estilo musical é que as quatro cantoras se aventuram na viagem musical “Elas cantam Brega”, e juntas fazem um resgate de canções imortalizadas nas vozes de
Produção executiva: acunha Produções
Realização: Centro Cultural banco do Nordeste - sousa/Pb Apoio: Pau brasil distribuidora ambev
Diana, Nelson Gonçalves, Reginaldo Rossi, Márcio Greik, Sidney Magall, Waldick Soriano, do sousense Bartô Galeno, entre outros, e ainda potiguares conhecidos nacionalmente, como Núbia Lafayette e Carlos André, numa mistura de ritmos, que vai de boleros, pop, ritmos latinos, forró, arroxa e breganejo. Os figurinos, set list e produção artística são assinados pelas próprias cantoras, com produção executiva da Acunha Produções. As canções do “Elas Cantam Brega” trazem roupagens inovadas e dançantes, num misto de nostalgia aliada a uma boa dose de irreverência. São cantoras/mulheres com marcas pessoais de interpretação, trazendo cada uma suas histórias e sentimentos, e juntas entregam tudo isso em cada canção, interagindo com o público, e juntos, sorrindo, chorando, apaixonando-se. São onze anos de história, passando por vários lugares, arrastando multidões, arrasando corações.
SÉrGio CHaveS
As coisas mudam no devagar depressa dos tempos.”
GUIMARÃES ROSA
a associação da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mossoró promoveu a 22ª edição do Chá da solidariedade. Foi na quarta (25), no Requinte buffet. Noite linda com delícias de socorro Paiva, produção da Master eventos e a animação de Giannini alencar e Tânia Turene e banda. Tudo perfeito! Parabéns, garotas!
Feminina, Margarida Costa. Francisquinha Furtado e Zilene Medeiros. Fafá e Ceição Rosado com Ana Luzia Gurgel.
amanhã (6), dia de eleições, não teremos o programa as Feras. eu e saudade azevedo voltaremos no próximo domingo (13), com um programa ao vivo, cheio de conteúdo, brindes e aquela seleção musical que todos vocês adoram. até lá!
Hoje é dia de festa para antônio Maltez Gurgel almeida benjamim, Maria Luíza Pinheiro Néo, dra. Carminha Rego, Francisco andrade Filho, Kléber sampaio barros sobrinho, ana Luíza Maia soares, Thereza Rachel araújo Holanda Montenegro, a jornalista Thaísa Galvão, Goretti duarte e bruno Leite. amanhã (6), é dia de vivas para Raquel duarte azevedo, Fernanda Kaline Lopes Pinheiro, Carlos eduardo Nobre Filho, o colunista Clístenes Carlos, Tetê santiago e Fábio Cruz. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
amanhã (6), teremos a responsabilidade de eleger os nossos representantes para os próximos quatro anos. Prefeito e 21 vereadores serão escolhidos pela população em todos os recantos do país. Precisamos pensar na coletividade, no todo e só assim poderemos garantir um futuro melhor. as pesquisas tornaram-se armas de convencimento; só nessa eleição mais de 450 foram divulgadas aqui no RN. amanhã saberemos quem estava com a razão. Vote consciente! Vote certo!
Weber Chaves, Vera escóssia e os filhos Pedro e João augusto receberam corretores, familiares e amigos na quinta (26), para comemorar os 45 anos da WsC empreendimentos, oportunidade em que lançaram dois novos empreendimentos: o W360 smart Residence (onde aconteceu o evento), numa parceria com a Housi, que traz para a cidade o pioneirismo do conceito de moradia inteligente, e o Residencial barcelona. sucesso total!
a Liga de Mossoró abriu oficialmente o outubro Rosa na quarta (2), e apresentou uma extensa programação para todo o mês. destaque para os mutirões de consultas que acontecem nos dias 9 (dr. Iuri estrela), 11 (dr. dennys Fowler), 25 (dra. Gabriela Jácome) e 30 (dr. alysson Lustosa). além disso, serão disponibilizadas 680 mamografias para mulheres acima dos 40 anos. Informe-se pelo 84/3323-7700.
neY roBSon vieira aLenCar
conexaosaude.defato@outlook.com
ESTÉTICA / Sabia que o formato dos dentes depende do formato rosto?
Diariamente, vemos em propagandas, novelas e filmes, sorrisos considerados lindos, todos perfeitamente alinhados e branquíssimos. Mas realmente existe um padrão de sorriso perfeito? E quais seriam os critérios para isso?
Antes de tudo, é preciso frisar que a beleza é algo subjetivo e que todo sorriso é bonito, desde que seja saudável. O padrão de beleza é variável e depende de muitos fatores sociais, culturais e pessoais.
Uma das principais preocupações com respeito ao sorriso está ligada à estética. Problemas como dente quebrado, manchado ou ausente impactam diretamente na aparência do rosto como um todo, de forma que uma das principais consequências quando esses problemas ocorrem é que a
pessoa é percebida como tendo mais idade do que realmente tem e assim fica mais fácil entender como eles remetem à ideia de envelhecimento.
A perda de dentes, por sua vez, leva a mudanças nas posições dos outros dentes das arcadas, com alterações na mordida e na estrutura de ossos e músculos da face, promovendo um aspecto mais envelhecido - não seria exagero dizer que a falta de dente deforma o rosto. Quando são perdidos dentes da frente, existe uma redução gradual do volume dos lábios, provocando um aspecto de “boca murcha”. Já a falta dos dentes do fundo faz com que a altura do rosto seja reduzida, com projeção do queixo para frente e para cima, com mais sobra de pele no queixo e na lateral da face.
Para recuperar o sorriso, o padrão facial define o formato dos dentes
Não há um padrão para o sorriso perfeito, pois ele deve se encaixar perfeitamente no rosto e nos traços físicos de cada pessoa. Quando sorri, os dentes devem acompanhar o lábio inferior e a gengiva fica paralela ao lábio superior. O que existe são sorrisos ideais
Existe padrão
para pessoas específicas, que trazem um resultado extremamente satisfatório e equilibrado para a estrutura facial e para as particularidades daquele indivíduo, melhorando a sua autoestima e a funcionalidade das estruturas bucais em determinados casos.
O formato dos dentes varia de acordo com o formato do rosto de cada pessoa. As características faciais é que determinam os dentes.
Assim, uma pessoa que tem o formato do rosto quadrado, com traços mais retos, os dentes serão mais alinhados, com formas também mais retas. Por outro lado, quem apresenta o rosto com formas mais curvilí-
neas terá dentes mais arredondados e assim sucessivamente.
Existem diversos procedimentos odontológicos que podem ser adotados para melhorar a saúde dos seus dentes, tornando-os assim cada vez mais bonitos, tais como aparelhos ortodônticos, clareamento dental, implantes dentários, próteses e lentes de contato.
As lentes de contato são parte dos procedimentos estéticos. São capazes de mudar rapidamente e de forma expressiva o formato, a cor, o tamanho e o
padrão facial de cada pessoa. São confeccionadas em resinas (menos duradouras) e em porcelana (mais duradouras).
“Não existe um padrão de
sorriso perfeito, e, sim, o melhor sorriso para cada pessoa de forma personalizada”, afirma Dr Ney Robson, diretor da Oral Clínica.
No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus (PE). para segunda-feira, 1º
ACasa de Vidro, um dos lugares mais charmosos da Terra de Santa Luzia, com seu Rooftop que proporciona uma vista linda da cidade, foi cenário para os desfiles das lojas Jefferson Empório e DORNY SUNGLASS para Centro Ótico Prima com cast Tráfego Models. O evento aconteceu no dia 27 de setembro, dentro da programação do Miss Mossoró Teen.
Comercial e de Novos Mossoró para Desenvolvimento do Varejo Requinte Buffet.
Para o verão 2025, a Dorny Sunglass aposta em armações de sol e armações de grau com designer moderno, bicolor, cores fortes e animal print, para homens e mulheres de estilo.
Benjamim e a filha
Lisboa Filho com a esposa Ivana e as filhas Marina e Marília no espetáculo Paixão de Cristo.
Loja masculina badalada da cidade, Jefferson Empório apresentou sua coleção street apostando no “hit” Over Size, calças e bermudas cargo, tricô, jaquetas e óculos vilão e juliete.
FICHA - TÉCNICA:
Morais e Irlanda Carlos prestigiando Érica Lopes.
Cacio Santos aproveitou o feriadão e foi conferir o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.
de Moda : Georgiano Azevedo | Styling : Maverick Rebouças |
Para todo o mal, um sorriso no rosto! o ator e palhaço cearense Neto Holanda repassa seus conhecimentos para o bem-estar físico e emocional em curso em Mossoró.
“Há quanto tempo você não dá uma grande gargalhada? Daquelas de abrir a boca toda e sentir o seu corpo chacoalhar, sem controle, das lágrimas escorrerem pelo seu rosto e lavar a alma de um sentimento inexplicável, de alívio, de leveza?”
Você, leitor, já parou para pensar nisso?
Pois bem, essa indagação do parágrafo acima é a abertura da reportagem especial produzida pela jornalista Izaíra Thalita que, vez ou outra, brinda os leitores de DOMINGO com seus excelentes textos, cheios de afeto e informação, que adoramos tê-los por aqui.
“O palhaço, esse personagem tão antigo quanto o próprio humano nas artes, é verdadeira ponte de conexão com o nosso sorriso e com algo que guardamos nas memórias de infância, daquela criança de sorriso solto”, descreve Izaíra para em seguida divulgar que o ator Neto Holanda estará aqui em Mossoró com o curso ‘Viver de Rir’, no próximo dia 26 de outubro.
O curso ‘Viver de Rir’ será ministrado pelo ator numa turma única de até 20 pessoas, em um dia de imersão, no Centro Clínico Integrado, com inscrições abertas até o dia 25, voltado para um público a partir de 15 anos e valores diferenciados para estudantes e profissionais, com direito a um certificado de seis horas. As informações sobre como participar podem ser obtidas acessando o site: tinyurl.com/ viverderir.
Boa leitura! Ângela Karina
BaLaDa Do IMpostor
VIVer De rIr
Ator Neto Holanda estará em Mossoró com o curso ‘Viver de Rir’, dia 26.
edilson araújo
Relações com diversas tradições e personalidades no âmbito das artes visuais
artigo de opinião: Autoaprimoramento receita
• edição – C&S Assessoria de Comunicação
• diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• editora e revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: pautadefato@gmail.com
domInGo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
Jornal de Fato
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
HPéssimo Eleitor é uma figura folclórica. Um personagem tragicômico da vida nacional, alguém que não sabe se está no circo ou numa ópera-bufa. Ele não lê proposta, não entende de orçamento público, não quer saber de debates — isso é coisa de chato! Para ele, basta aquela velha promessa de “vou fazer mais e melhor”, uma propaganda tosca cheia de sorrisos plásticos e trilha sonora emotiva. Tudo passa feito brisa na cabeça desse cidadão, que escolhe seu candidato como quem escolhe um time de futebol: é fé cega e paixão tosca.
Nosso Péssimo Eleitor é daquele tipo que bate palma para qualquer discurso.
Acha genial quando o candidato solta frases feitas, dessas que caberiam num cartaz de boteco. “Tem que melhorar a saúde, a segurança, a educação!”, diz o político, com um brilho no olho que só ele acredita. E lá vai o infeliz, apertando o botão da urna com a mesma atenção que dedica a trocar o canal da TV. A mesma TV que ele jura ser manipulada, mas é onde busca todas as suas verdades.
Pior que o ignorante convicto, só o que pensa ser apolítico. Esse é um iludido profissional. “Eu não gosto de política”, declara, cheio de moral. “Não me misturo com essa gente.” Mas o que ele não percebe é que, ao virar as costas para a política, abre as portas para a pior espécie de candidato: aquele que cresce na sombra, com sorrisos falsos e promessas vazias. A extrema-direita,
com suas teorias de conspiração e suas Fake News, agradece. Porque enquanto o “neutro” se afasta, o espertalhão toma conta do pedaço, vendendo soluções fáceis para problemas complexos.
E do outro lado? Ah, o esquerdista de nariz empinado! Esse aí vive num mundo particular, onde a direita é o inimigo absoluto. O cara não consegue discutir uma ideia sem gritar “fascista!” para o outro. Se o adversário sugere aumentar a produção de feijão, ele já acusa de golpe neoliberal. Tudo é golpe, tudo é conspiração, mas a única coisa que ele consegue é espantar quem ainda tinha paciência para ouvir. No fim das contas, o discurso radical do “esquerdista cego” só reforça os extremos, alimenta o ciclo tóxico da política, e quem sofre com isso somos todos nós.
A verdade é que o voto, essa palavrinha tão desgastada no vocabulário
nacional, precisa ser levado a sério. Não dá pra escolher nossos representantes como quem escolhe a sobremesa do self-service. Voto é coisa séria, não pode ser vendido, trocado por uma promessa vazia ou jogado no lixo por quem se diz apolítico. O Brasil não aguenta mais esse tipo de irresponsabilidade. O voto é o único meio legítimo que o cidadão tem para cobrar o governo, usando todos os aparatos legais, apertando o cerco com a justiça.
No final, a política está em tudo. Ela decide desde o preço do pão até a condição dos hospitais. Fugir desse debate é garantir que os piores se aproveitem. O Péssimo Eleitor, no entanto, não pensa assim. E, enquanto isso, a banda passa, o país dança, e o buraco só aumenta. Que venham as eleições. Mas que venham com consciência, porque o Brasil não pode mais se dar ao luxo de ser um país de analfabetos políticos.
Ator e palhaço cearense Neto Holanda estará em Mossoró dia 26 para ministrar curso que une palhaçaria e autoconhecimento
Jornal de Fato
Izaíra ThalITa lIma Especial para DOMINGO
Há quanto tempo você não dá uma grande gargalhada? Daquelas de abrir a boca toda e sentir o seu corpo chacoalhar, sem controle, das lágrimas escorrerem pelo seu rosto e lavar a alma de um sentimento inexplicável, de alívio, de leveza?
A ciência e a medicina sabem que sorrir é uma das reações humanas mais poderosas para a regulação das nossas emoções, para a liberação de hormônios como a endorfina, serotonina e dopamina, responsáveis pelo prazer, euforia e pela felicidade. Não é à toa que se diz que quem sorri com frequência tem, em si, a cura de muitos males emocionais e até
físicos. Em muitos casos, sorrir também é remédio, afinal, muito já se sabe, comprovadamente, que aquelas pessoas que estão em alas hospitalares em virtude de alguma doença, quando são visitadas por artistas como os famosos doutores da alegria, conseguem uma forte motivação e momentos que contribuem para o bem-estar tão necessário para o sucesso de tratamentos.
Quando se é criança, o sorriso sai fácil, tudo é colorido, as situações e os aprendizados trazem o sorriso com as situações mais bobas do cotidiano. Basta olhar para o mundo imaginativo das crianças para logo se perceber e abrir um sorriso nostálgico. Isso porque o que se percebe é que na vida adulta, todo mundo fica mais sério. São tantas notícias difíceis, todos os dias, preocupações individuais,
sociais e até globais que, aos poucos, o hábito de sorrir se torna cada vez menos frequente. E como consequência de um estresse, uma vida tensa, aos poucos o corpo vai somatizando as dores, as tristezas e aquele sorriso, fica restrito a poucos momentos.
Até que... num dia comum, seja possível encontrar com um palhaço na rua. Suas roupas coloridas, as expressões exageradas e um nariz vermelho são capazes de quebrar por instantes uma rotina e nos transportar novamente para aquela criança que todo mundo tem dentro de si.
O palhaço, esse personagem tão antigo quanto o próprio humano nas artes, é verdadeira ponte de conexão com o nosso sorriso e com algo que guardamos nas memórias de infância, daquela criança de sorriso solto.
O ator Neto Holanda é natural de Maracanaú (CE), arte-educador e encontrou sua missão de vida sendo um palhaço.
Membro do Coletivo Paralelo em sua cidade, que atua nos eixos de teatro, circo e formação, tornou-se um pesquisador de temas como corporeidade, ludicidade e espiritualidade aplicada a várias áreas profissionais, desde as artes, a cultura, a ciência, a educação e o mundo empresarial. Ele teve a ideia de criar a residência artística Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria (Fortaleza/CE), a primeira escola extensiva de palhaçaria do NorteNordeste. Também é gestor do Apê Cultural, espaço cultural independente no município de Maracanaú/CE, e membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Maracanaú/CE.
Além de professor que ensina artistas a se tornarem bons palhaços, Neto Holanda é palestrante, pois teve a sensibilidade de perceber que, aonde a arte da palhaçaria chega, as pessoas passam por transformações, não apenas de humor:
“Ao longo de 15 anos de experiência como formador em palhaçaria, tenho muita satisfação de acompanhar os processos e evoluções de centenas de pessoas que passam por uma verdadeira revolução no seu modo de ver e viver o mundo. Isso porque palhaçaria, dentro das nuances do processo formativo, não é somente uma arte cênica e teatral, mas também um possível caminho para o autoconhecimento”, explica Neto. O seu curso que une palhaçaria e autoconhecimento já contou
sábado, 5 de outubro de 2024
Jornal
com mais de 200 pessoas, na modalidade virtual e presencial. Curiosamente, as pessoas deixam relatos nas redes sociais do artista, em especial no Instagram (@ neto.holanda.ce), atestando o quanto a experiência foi diferente, unindo as ferramentas repassadas por ele, mostrando que é possível fazer do sorriso uma força que, quando acessada, traz mais leveza à vida:
“Em nossa abordagem, conce -
bemos a arte do palhaço e da palhaça como uma poderosa ferramenta de transformação pessoal, considerando temáticas como a exposição de si, a autenticidade, a conexão afetiva e até a habilidade de transmutar e ressignificar situações desafiadoras em oportunidades de riso e crescimento. A palhaçaria, de fato, tem esse poder de nos colocar na horizontalidade de ser quem nós somos”, explica o artista.
O curso ‘Viver de Rir’ ministrado pelo ator Neto Holanda chegará a Mossoró, no próximo dia 26 de outubro numa turma única de até 20 pessoas, em um dia de imersão (sábado – das 8h
às 12h e das 14h às 17h), no Centro Clínico Integrado, com inscrições on-line abertas até o dia 25, voltado para um público amplo com idade a partir de 15 anos e valores diferenciados para es -
tudantes e profissionais, com direito a um certificado de seis horas. As informações sobre como participar podem ser obtidas acessando o site: tinyurl.com/ viverderir
Serviço
O quê? Curso presencial Viver de r ir
Quando? d ia 26 de o utubro/2024 ( s ábado – das 8h às 12h e das 14h às 17h)
Onde? Centro Clínico Integrado – a v. a ntônio Vieira de s á, 182, Nova b etânia, Mossoró.
Telefone para informações : (84) 99955-6646
Inscrições? o n-line: www.tinyurl.com/viverderir
Certificado de 6 horas
QUAIS SERÃO OS CONTEÚDOS DO
- Palhaçaria: arquétipo, funções e compreensões
- Funções do riso e por que ele pode ser revolucionário
- A linguagem do corpo e a comunicação não verbal
- o fracasso como trampolim para a liberdade
- Palhaçaria, autenticidade e propósito de vida
- Fundamentos da iniciação: os tripés da presença, da cena e da ação
l Diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse
l estimula a onda cerebral gamma, que está relacionada à memória, à função cognitiva e ao processamento de informações
l Aumenta o fluxo sanguíneo, os batimentos cardíacos e a respiração, promovendo relaxamento
l Libera óxido nítrico, um gás que relaxa o endotélio e reduz a inflamação vascular
l Intensifica a atividade de anticorpos e das células assassinas (NK), favorecendo o sistema imunológico
l Alivia a tensão e o estresse
l Mantém os músculos relaxados por até 45 minutos
l Diminui o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão, ansiedade e estresse
l Faz bem para o coração
l reduz a ansiedade e o medo
l Compartilhar um sorriso gera relações de confiança
l Ajuda a resolver conflitos
Verde que te quero verde. Verde Viento. Verdes ramas. el barco sobre la mar y el caballo em la montãna.
Federico Garcia Lorca
márcIo de lIma danTas
Apintura de Edilson Araújo (Ouro Branco RN, 1950) estabelece relações com diversas tradições e personalidades no âmbito das artes visuais. Mas primeiro vou me debruçar sobre aspectos dessa pintura, eivada de uma opulenta singularidade quando posta, para efeito de compara -
ção, ao lado de outras produzidas no Rio Grande do Norte. Falo desse conjunto de artistas filiados à chamada representação naif. Com efeito, hoje, o estado do Rio Grande do Norte nada deve a ninguém, não apenas por deter autodidatas de extrema beleza e domínio técnicos, capazes de compreender exatamente o que estão fazendo, bem como ter esses artistas integrando acervos públicos ou galerias de arte.
E se a maioria, só para ficar em
um exemplo, não manuseia a perspectiva, buscando a profundidade, nem por isso invalidada a qualidade técnica e o reconhecimento não só do meio artístico, que quase sempre integra o acervo de exposições coletivas e individuais, mas de fazerem parte do mercado da arte. Consabido é de o quão laborioso se faz colocar obras de determinados pintores em um mercado muito concorrido, no sentido de que nem sempre há pessoas interessadas em adquirir obras de arte.
Sendo assim, tarefa árdua a de deter um público de gente com interesse de não apenas chancelar a qualidade de um pintor e sua obra, mas ir para além dos elogios, adquirindo telas para se firmar como alguém que sabe da estética como integrante do modus vivendi de uma determinada coletividade.
Sim, antes de adentrarmos pelos principais aspectos da obra de Edilson Araújo, gostaria de evocar o fato de termos na historiografia das artes visuais uma das mais importantes, ou melhor, talvez a mais importante do Rio Grande do Norte. A saber, foi aqui que nasceu e dedicou sua vida ao trabalho: Maria do Santíssimo (São Vicente RN, 1890- idem 1974). Uma vida plena de curiosidades, repleta de enigmas, ao retratar por meio de pincéis feitos de palitos de coqueiro, e como tinta, a anilina, e que as categorias da Arte não alcançam, sentem dificuldades em dar conta, dada a fartura de pequenos paradigmas, lançando seus vetores simbólicos para certas auras que só a noção de arquétipos podem abraçar esponsais possibilitadores de tornar inteligível essa curioso trabalho estético, que é muito mais uma seara de formas habitantes de regiões soturnas do humano.
Mas voltemos ao pintor de Ouro Branco. É por demais interessante observar o quanto de tradições ou de pintores evocam ou remete, talvez um dos naifs com mais referências implícitas que o nosso estado acolhe no seu atual panorama de artes visuais, em se tratando dos chamados ingênuos ou primitivos. Dito isso, vamos por partes.
Jornal de Fato
Lembra, e muito, a maneira como o também naif Heitor dos Prazeres elabora a fisionomia do humano em suas telas: sempre estão de perfil, sendo que, diferente de Edilson Araújo, as personagens retratadas perfilam-se em movimento, como se acompanhassem uma qualquer dança, imprimindo uma graça e uma alegria por se encontrarem face às vicissitudes, mas com nesgas de soluções abertas por cada um. E por ter e deter a sapiência como uma sua caudatária, espécie
de carta na manga, conseguida na trajetória de dias, eis o que se comemora do triunfo diante do imponderável das forças da vida, soprando sua borrasca interminável. Sem, contudo, se deixar alquebrar, compreendendo que um fazer parte da vida também é a necessidade de uma legítima resignação. Penso que nessa forma de ser e de se comportar há uma resposta que muito mais do que um simples aceitar, é um salto qualitativo que nos veste com o manto da sabedoria.
Não posso deixar de lembrar aqui a Arte Egípcia e a obrigatoriedade de uma representação tendo como pano de fundo a Lei da Frontalidade (pernas e rosto, de lado; olhos e tronco, de frente). Essa maneira de conjugar as figuras não tem uma regularidade em todas as telas de Edilson Araújo, algumas fogem a essa lei outrora encontrada nos afrescos de paredes em túmulos no antigo Egito.
Evidencia-se, por meio de um conjunto de paradigmas pictóricos,
oriundos da tradição da arte de representar ingênua ou primitiva, uma sempre presente atenção a tudo o que nos cerca, quer seja da natureza ou da cultura, isso significa deitar um olhar amoroso tanto sobre os pássaros, árvores, flores, quanto sobre o homem envolvido no seu trabalho, nas festas ou nas lavouras.
Contudo, essa maneira de observar presta-se à chance de extrair o sumo que venha a preencher o vaso insigne da sabedoria e de uma possível arte do bem viver, compreendendo que o alento primacial encontra-se no valorizar as coisas simples, outorgando ao que é bom e bonito o status de uma placidez ansiosamente buscada pelo espírito humano, submetido às tempestades
emocionais, às atribulações que chegam de surpresa, à impermanência e sua lei que diz: tudo é impermanente, só o que é permanente é a impermanência. Quem haverá duvidar de?
Sendo necessário uma atitude que nos demanda a coragem de reter por nossa conta e risco à rodagem que nos leva aos aceiros paralelos à estrada principal, o que nominam como Normalidade. Assim sendo, de certo ponto de vista, viver é escolher o que nos concerne, os sítios nos quais vicejam identidade e números capazes de definir nossa satisfação, sossego, tranquilidade, enfim, os campos vibracionais que circunscrevem uma identidade capaz de nos aquietar e encontrar razões no viver.
Outra coisa, há excesso de elementos justapostos, dizemos isso no melhor sentido, na medida em o que o conjunto perfaz uma grande harmonia. Não queremos dizer que essa espécie de excesso quedase pura e simplesmente para achegar figuras em diversas cores, numa profusão que funciona como “enfeite”. Longe de mim afirmar isso. Ora, acontece que esse fato expede um diálogo com a nossa tradição Barroca. Como sabemos, o Brasil foi um dos países no qual o Barroco mais prosperou, sendo uma grande parte tardio, porém não capaz de invalidar, a quantidade e a qualidade obras primas (haja vista o patrimônio histórico de Minas Gerais e em todo o Nordeste.
Esse ethos ornamental, longe de mim dizer que este suplanta o valor estético, uma vez que logrou êxito por meio de uma sempre presente harmonia dos elementos que compõem a cena, justapostos quase sempre de maneira arbitrária. Quero dizer, não segue princípios lógicos, permitindo ao artista conjugar cenas ou figuras sem o uso do que chamam de leis.
Mais que coisa bonita! Eis o voo de pássaros, árvores com frutos, homens e mulheres na labuta do dia a dia, dias de comemoração e festas, só uma écloga poderia organizar esse louvor do mais puro deleite, conduzindo os sentidos a crer, e saber, que a vida não se limita a inglória luta imposta pelas circunstâncias, tendo aqui os embates do presente e os anseios e medos com relação ao futuro.
Por fim, não nos custa discorrer um tanto acerca da cor predominante nas telas de Edilson Araújo. Causa uma espécie de empatia logo que nos achegamos diante de uma das suas inúmeras representações, valendo lembrar que todo o espaço em branco é preenchido por matizes da cor verde, quintessência da natureza. Ora, desde sempre a simbólica dessa cor esteve associada à natureza e, por extensão, incluir o perímetro de uma semântica relacionada ao equilíbrio e à harmonia: saúde, frescor, vitalidade. Verde é vida, evocando a renovação periódica das nossas duas estações: a seca e a das chuvas. Esta é sempre bem-vinda e esperada, por meio de calendários que o senso comum manuseia elementos, superstições, demonstrando sua presença no imaginário de Nordeste. Embora não sendo possível abandonar os serviços de meteorologia da região.
A R t UR L EI t E
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo.”
(Sócrates, filósofo grego 479-399 a.C.)
O Ser Humano é bastante eficiente em fornecer receita, ao próximo, como deve se comportar, como proceder nas diversas áreas do desenvolvimento... mas em se tratando do próprio desenvolvimento ainda existem muitas dificuldades em dar o primeiro passo em direção ao reto caminhar em prol de se desenvolver nas diversas áreas do existir.
Ainda existem os adeptos à síndrome de Gabriela: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim.”
Ao se recusar a mudar, crendo que nasceu daquela maneira e assim permanecerá até o fim da vida, o indivíduo dificulta seu crescimento profissional e pessoal. Isso porque as mudanças fazem parte da evolução do ser humano e, para isso, é preciso se abrir para o novo e se permitir rever os próprios conceitos e crenças de vez em quando.
Não somos estáticos, estamos em processo de desenvolvimento perene. E, também somos responsáveis pelo desenvolvimento do orbe em que estamos, provisoriamente, instalados.
Qual é a finalidade da encarnação dos Espíritos?
— Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição. Para uns é uma expiação; para outros, uma missão. Mas para chegar a essa perfeição, eles devem sofrer todas as vicissitudes da existência corpórea: nisto é que está a expiação. A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da criação. É para executá-la que ele toma um aparelho em cada mundo, em harmonia com a sua matéria essencial, a fim de nele cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. E dessa maneira, concorrendo para a obra geral, também progride.
A ação dos seres corpóreos é necessária à marcha do Universo. Mas Deus, na sua sabedoria, quis que eles tivessem, nessa mesma ação, um meio de progredir e de se aproximarem d’Ele. É assim que, por uma lei admirável da sua providência, tudo se encadeia, tudo é solidário na Natureza.
— Todos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e tribulações da vida corporal. Deus, que é justo, não podia fazer felizes a alguns, sem penas e sem trabalhos e, por conseguinte, sem mérito. (Itens 132, 133 do Livro dos Espíritos).
A perfeição é a meta de toda criatura, por ser esse o clima da verdadeira felicidade. Todavia, para alcançar a perfeição, é preciso passar por inúmeras sendas.
Como seres inacabados ainda imersos em hábitos inferiores e vícios, que são entraves de certa forma, ao progresso, o Ser não está preparado, ainda, para alçar o voo sereno e confiante a sua paz interior, o verdadeiro tesouro.
Quem já se olha no espelho da consciência, sente e observa a necessidade de melhorar, quem já começa a ver em si mesmo um campo imensurável de trabalho a realizar, iniciou o autoaprimoramento, e certamente está no caminho certo, pois trabalha em um garimpo divino, batendo a ganga da vida, e encontrará as pedras preciosas desta mesma vida. O trabalhador sincero não deve ficar ansioso por mudanças externas, pois, o que nele opera externamente é reflexo daquilo que ele vive intimamente. O Ser que, mais ou menos conscientes de suas faltas e da sua persistência nos vícios, continua a alimentálos, está plantando e receberá, de acordo com o que semeou para o futuro. Isso é doloroso, mas a lei nunca é enganada. O Ser inteligente sempre procura viver uma vida simples, que não sobrecarregue o seu fardo com compromissos que lhe tire a Paz, nem comprometa a sua liberdade. Autoaprimoramento é princípio de elevação espiritual, é iniciar a harmonia interior. Autoaprimoramento é o fim da ignorância e o princípio da iluminação da criatura; é a finalidade de todas as escolas religiosas e de todas as filosofias espiritualistas da Terra. Até mesmo a ciência avança aprimorando métodos e solidificando conceitos, para que seja cada vez mais eficaz
Jornal de Fato
para a saúde dos povos e a sabedoria da humanidade. Quem se ilumina por dentro, nunca teme a escuridão exterior.
Um bom exercício para iniciar o processo de autoconhecer é no silêncio interior observar tudo o que fala aos outros. Passar em revista, no silêncio do travesseiro, daquilo que pensa durante o dia, daquilo que deseja aos outros. Se alguém fizesse contigo, aquilo que fazes ao próximo, como reagirias? Começa a aparar as arestas, todos os dias, em cada hora, minuto e segundo, porque o trabalho não pode ser outro, para que a luz clareie todos os sentimentos. O homem mais educado não deixa transparecer suas sombras interiores, para que os outros não o julguem, porém, quando longe dos que o conhecem ou no silêncio da mente, volta ao atavismo dos sentimentos e corrompe todo o seu organismo espiritual, e mesmo o físico, com o que verdadeiramente é. Para Deus não há nada escondido, assim como, também, para as companhias espirituais, que são as testemunhas ocultas. A vida nos pede sempre um pouco mais de esforço, no sentido de elevação espiritual. Quando injuriado, o Ser consciente não revida, seguindo o preceito do Divino Mestre: “Oferece a outra face.” Se a torrente dos infortúnios inundou a existência, afogando em sofrimentos os maiores ideais, tem paciência e confia em Deus. Se nada fez de mal nesta existência e o mal não deixa sossegar, tolera e espera, esforçando para libertar disso que, certamente, é reflexo do passado. Nunca procura defeitos no Criador, nem na criação; o que existe de errado, se existir, é somente dentro do Ser. É por isso que estudando variados meios e processos inúmeros de aprimoramento espiritual, para que no amanhã esteja perfeitamente harmonizado com a força divina, na divina extensão do infinito.
O autoconhecimento pode trazer benefícios como maior segurança, domínio, estabilidade emocional, autoestima e amor próprio.
*“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo” é atribuída ao filósofo grego Sócrates (479-399 a.C.). No entanto, a frase original, “conhecete a ti mesmo”, estava inscrita na entrada do Oráculo de Delfos.
Jornal de Fato
O que não faltam são receitas com massas e uma das mais famosas é justamente o ravioli, o que faz com que esse seja sempre uma ótima escolha. Se você é um fã de receitas clássicas, acabou de chegar ao local certo! Confira como fazer e corra para reproduzir em casa!
Ingre DI entes
l 2 colheres (sopa) de azeite
l bacon picado a gosto
l 18 unidades de massa de ravioli
l ½ xícara de água
l ¼ colher (chá) de sal
l espinafre a gosto
l Pimenta preta a gosto
l ½ xícara de creme de leite fresco
l ½ xícara de queijo parmesão ralado
Mo D o D e preparo
1 ] Coloque o azeite em uma panela em fogo médio.
2 ] Frite o bacon.
3 ] Acrescente a massa de ravioli, o sal e a água.
4 ] tampe e espere cozinhar por cerca de quatro minutos.
5 ] Adicione o espinafre e a pimenta.
6 ] tampe durante dois minutos, para que o espinafre fique murcho.
7 ] Adicione o creme de leite e mexa por cerca de dois minutos.
8 ] retire a panela do fogo e misture-o com metade do queijo.
9 ] Sirva o ravioli e por cima polvilhe o restante do queijo, com um pouco de pimenta moída.
Jornal de Fato • sábado, 5 de outubro de 2024
>> Adriana
Esteves mergulha nas sutilezas da vilã Mércia, de “Mania de Você”
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
> Baseada nos famosos quadrinhos de Alice Oseman, a terceira temporada de "Heartstopper", da Netflix, segue com o famoso grupo de amigos agora formado por Nick, Charlie, Tara, Darcy, Tao, Isaac e Elle, tendo que lidar com o fim do verão e a aproximação do fim do ano letivo, e com ele, o frio na barriga para a tão sonhada vida universitária. Entre alegrias e desafios, todos devem aprender a apoiar-se naqueles que amam quando a vida não corre como planejado. Enquanto isso, Charlie planeja dar um grande passo em sua relação com Nick, que também tem algo importante a dizer a Charlie. No elenco, Kit Connor, Joe Locke, Corinna Brown e Kizzy Edgell, entre outros.
Mágoas antigas (Prime, seg, dia 7) dirigido pelo premiado cineasta Luca Guadagnino, "rivais" acompanha tashi (Zendaya), uma tenista prodígio que se tornou treinadora, uma força da natureza que nunca pede desculpa pelo seu jogo dentro e fora do campo. Casada com art (Mike Faist), ela conseguiu transformar a carreira do marido, saindo de um jogador medíocre para um campeão mundialmente famoso. Quando art está tentando ultrapassar um momento difícil, onde apenas acumula derrotas, a estratégia de tashi toma um rumo inesperado: ela convence o marido a jogar em um torneio "Challenger" - o nível mais baixo do circuito profissionalonde terá de enfrentar Patrick (Josh o'Connor), o seu antigo melhor amigo e ex-namorado de tashi. Patrick, que também já foi um talento promissor, agora se encontra esgotado e lentamente caminha para o fim de sua carreira.
Casa do mal (Max, ter, dia 8) remake da obra de stephen King, "a Hora do Vampiro" segue o escritor de sucesso benjamin "ben" Mears (Lewis Pullman) que retorna à sua cidade natal, salem's Lot, Maine, esperando escrever um novo romance sobre a Casa Marsten. ben acredita que a casa atrai espíritos maus e homens peculiares, já que a casa tem muitas histórias macabras e acredita que há alguma criatura na casa - que ele viu quando tinha apenas dez anos de idade. Mas a casa foi recentemente comprada por richard K. straker (Pilou asbæk) e seu parceiro, assim estranhos acontecimentos atingem a cidade, como pessoas aparecendo mortas de anemia. ben acredita que a compra da casa e seus novos proprietários estão ligados com uma lenda vampiresca.
Troca fatal (Netflix, qua, dia 9)
Já disponível na Netflix, em "Identidades em Jogo", um grupo de amigos da faculdade se reúne para celebrar o noivado de um deles na véspera da cerimônia. uma despedida de solteiro divertida na mansão reclusa de sua mãe era o que reuben (devon terrell) desejava. Mas os planos de uma noite animada mudam quando, de surpresa, um colega distante da turma chamado
Forbes (david thompson) surge com uma maleta misteriosa contendo um aparelho capaz de realizar troca de corpos. ao embarcarem na brincadeira, Cyrus (James Morosini), shelby (brittany o’Grady), dennis (Gavin Leatherwood),
Nikki (alycia debnam-Carey), brooke (reina Hardesty), Maya (Nina bloomgarden), Forbes e rueben são confrontados com descobertas intrigantes. segredos são revelados, desejos reprimidos são confessados e ressentimentos vêm à tona nesse jogo perverso. em seu filme de estreia, Greg Jardin brinda com humor, estilo e reviravoltas uma trama repleta de intrigas e meias verdades.
Me chama que eu vou (Globoplay, qui, dia 10)
Primeira novela das oito escrita por sílvio de abreu, "rainha da sucata" chega ao Globoplay. exibida originalmente em 1990, a trama retrata o universo dos novos-ricos e da decadente elite de são Paulo contrapondo duas personagens femininas, a emergente Maria do Carmo (regina duarte) e a socialite falida Laurinha Figueroa (Glória Menezes). Maria do Carmo enriquece com os negócios do pai, o vendedor de ferro-velho onofre, e se torna uma bem-sucedida empresária, mas mantém os hábitos de seu passado humilde. apaixonada por edu Figueroa, um boa-vida que a desprezara e humilhara na juventude, ela decide casar-se com ele para ajudar sua família. a novela ainda contou com personagens cativantes como dona armênia (aracy balabanian) e adriana (Claudia raia).
Na escuta (Prime, sex, dia 11) o longa "sala de espionagem" chega ao catálogo do Prime Video. No enredo, enquanto está de plantão na sala de escutas, um agente federal ouve o alvo ser atacado em sua casa por um esquadrão de assassinos. sem comprometer a escuta, ele deve proteger a investigação e a vida do alvo, tudo isso a partir de uma sala a cinquenta milhas de distância. dirigido por Matt eskandari, o longa conta com Kevin dillon, bruce Willis e oliver trevena no elenco.
principal / Adriana Esteves
mergulha nas sutilezas da vilã Mércia, de “Mania de Você”
Adriana Esteves, que pode ser vista em “Mania de Você”, gostaria de ter apenas duas preocupações em relação à sua personagem daqui até o último capítulo da trama de João Emanuel Carneiro: estudar e gravar os rumos da misteriosa e solitária Mércia. A personagem do mesmo criador da vilã Carminha, de “Avenida Brasil” – um marco na telenovela brasileira –, ainda é uma grande incógnita para intérprete, que busca palavras para resumir o papel. “Eu gostaria de só dar entrevista sobre a novela no dia 15 de março, quando termina. Vai ser quando vou entender a Mércia criada pelo João. Por enquanto, estou só me jogando nas propostas dele. É muito difícil falar ou explicar algo porque nunca sabemos o rumo que o enredo irá tomar”, aponta.
Fria, misteriosa e solitária, Mércia esconde a carência com um escudo de brutalidade e fortaleza. Foi por anos amante do patrão Molina, papel de Rodrigo Lombardi, com quem teve um filho, Mavi, de Chay Suede. Criou como filha dele, Luma, vivida
por Agatha Moreira, e é a grande opositora de Viola, interpretada por Gabz. “Ela é muito misteriosa. Entender essa mulher para construir e ter criatividade em cima do que o João quer. Está me dando um trabalho. Só vou conseguir explicar no final”, analisa.
P – A trama de “Mania de Você” é sua terceira parceria com João Emanuel Carneiro. Inclusive, nas produções anteriores, você também viveu vilãs. Como é reeditar essa colaboração no vídeo mais uma vez?
R – É uma honra estar pela terceira vez em um trabalho com o João. Todos os projetos foram personagens fortes e diferentes. Entendo que, após “Avenida Brasil”, as pessoas sempre esperam um sucesso semelhante. E isso acontece com a Carminha também. Sempre esperam uma Carminha. Mas fico tranquila porque, depois da Carminha, teve a Laureta, que já foi bem diferente. Ser diferentes não quer dizer que é mais ou menos. Apenas estamos contando histórias de mulheres fortes. A Mércia
tem se mostrando um mistério enorme para mim.
P – Como assim?
R – Olha, eu só queria dar entrevista sobre a Mércia após o dia 15 de março de 2025, quando acaba a novela (risos). É aí que vou entender a Mércia. Por enquanto, estou apenas me jogando nas propostas do João. A gente não sabe bem os rumos dessa personagem, mas confio muito no que ele escreve. Então, isso não me importa como intérprete. A gente se joga no que ele apresenta.
P – Todo esse mistério que envolve os rumos da personagem dificulta seu trabalho de composição de alguma forma?
R – Na verdade, sinto que tenho uma liberdade e afinidade com personagens que me obrigam a um aprofundamento. Gosto de dar aquele
mergulho interno e catar infinitas possibilidades dentro de mim. A Mércia pode ser muita coisa. Quando eu falo que a Mércia é misteriosa, eu estou simplificando muito na palavra mistério.
P – Por quê?
R – É muito difícil explicar os lugares que a personagem me causa, tornando mais complexo fazer uma cena e passar uma estrutura da personagem. Mas é o tipo de trabalho que eu gosto e tenho mais facilidade para lidar. Personagens ambíguos são meu tesão. Gosto muito de psicanálise. Então, posso encaixar coisas que eu gosto e isso me dá mais vontade de estudar. Às vezes, fico assustada com volume de texto para decorar porque o que eu gosto mesmo é pegar meu lápis e estudar. Entender as referências e para onde essa personagem vai.
close / Na pele da vaidosa Glaucia,
Lorena Comparato celebra retorno à cantoria na 2ª temporada de “Rensga Hits!”
Com o lado atriz bem desenvolvido ao longo dos anos, Lorena Comparato foi deixando sua vertente cantora cada vez mais reservada a momentos íntimos e privados. Até que o convite para viver a ambiciosa Glaucia de “Rensga Hits!” proporcionou à intérprete a chance de atuar e cantar na mesma produção de forma equilibrada. Embora já tenha soltado a voz por conta de outras personagens, a boa repercussão da série do Globoplay – que também fez sucesso na tevê aberta e acaba de estrear sua segunda temporada no streaming – levou Lorena a realmente se destacar musicalmente.
Tudo por conta da trilha sonora original gravada especialmente para a obra, que revelou hits como “Desatola Bandida” e “Nota 100”. “Sempre entro em um projeto esperando o êxito, mas essa série ultrapassou qualquer expectativa. Teve muito pedido para que se tornasse uma novela, foi assunto em diversos programas e as músicas tomaram uma proporção absurda. Gravamos nos palcos de importantes eventos sertanejos e foi quando vi que a série realmente conseguiu unir minha
paixão pela atuação e pela música de forma muito especial”, detalha.
Inspirada na indústria da música sertaneja, mais especificamente no mercado que envolve as cantoras e compositoras que formam o movimento Feminejo, a primeira temporada foi marcada pela disputa entre Glaucia, aspirante a principal estrela do momento, e Raíssa, papel de Alice Wegmann, que acaba roubando a cena por conta do talento e carisma. No episódio que fecha o primeiro ano da série, é revelado que as rivais, na verdade, são irmãs por parte de pai, o que se tornou o principal mote para o retorno da produção. “Depois de tudo o que a Glaucia aprontou, ela leva um choque de realidade e precisa repensar a relação com a irmã. É uma família complicada, que vai se formando de forma torta. Foi uma surpresa boa para acabar com o clima de rivalidade”, acredita a atriz. Agora, morando juntas para cuidar do pai, Zé Roberto, de Ernane Moraes, as irmãs passam a conviver mais enquanto cada uma tenta levar adiante a própria carreira. “O público começa a enxergar as duas como dupla, mas elas demoram a entender que
poderiam fazer muito mais sucesso se unissem seus talentos. Apesar de vaidosa, a Glaucia começa a se abrir mais para o mundo nessa nova temporada”, ressalta.
Com tintas mais dramáticas, Lorena também celebra a recém-lançada temporada da premiada “Impuros”, produção da antiga Fox que ago-
ra chega ao público pela plataforma Disney+. Na trama, a atriz vive a destemida Geise, mulher do poderoso Evandro do Dendê, protagonista de Raphael Logam. No projeto desde 2018, Lorena adora o fato de encarar o crescimento e as mudanças vividas por sua personagem ao longo de tantos anos de trabalho.
ponto de vista / “Programa do João” agoniza na própria irrelevância e na ausência de carisma de João Silva
Com disposição para driblar a aposentadoria forçada imposta pela Globo, em 2022, Fausto Silva foi para a Band com a ideia de continuar sua carreira de comunicador levando consigo uma enxurrada de anunciantes fiéis por conta de todo seu prestígio na antiga emissora. Além de permanecer no ar, Fausto queria também uma chance de apresentar ao grande público o filho João, à época com 18 anos. Acostumada a um orça-
mento mais modesto, a Band se viu trabalhando com cotas de patrocínio robustas e teve de aceitar o jovem rapaz como coapresentador da produção, mesmo com sua nítida falta de carisma à frente das câmeras. Com a saúde debilitada, Fausto encarou bem os primeiros meses de um programa noturno diário. Entretanto, cerca de 1 ano e meio depois, teve de se afastar do projeto para se cuidar e deixou João a condução das derradeiras edições do programa. Um tanto mais es-
colado por conta dos meses de trabalho com o pai, João acabou por garantir um espaço na grade da emissora, inicialmente aos sábados, e agora aos domingos com o “Programa do João”.
Anunciada como estratégica e afetiva, a mudança para a programação dominical, dia dominado por Fausto Silva ao longo de três décadas de Globo, era vista como um sonho para João. A verdade, entretanto, é que mesmo com alto investimento de produção, o programa ainda tinha dificuldades de conseguir audiência aos sábados. A missão fica um pouco mais complicada nas noites de domingo, onde ele enfrenta a concorrência de
programas já bem estabelecidos como “Fantástico” e “Programa Silvio Santos”. Na tentativa de garantir alguma relevância, o apresentador atira para todos os lados, cercandose de influenciadores insossos como Léo Picon, passando trotes para famosos ao lado do divertido Gui Santana e apelando para quadros assistencialistas, receita básica de qualquer dominical feito para o grande público. Mesmo seguindo uma cartilha que deu certo tantas vezes e com diversos profissionais, falta a João segurança para dominar um programa e criar algum tipo de assinatura.
João se encaixa bem na definição de Nepo Baby: alguém que possui vantagens profissionais por ter pais famosos ou com boas condições financeiras. E ele assume essa condição sem problemas com as facilidades proporcionadas pela vida e utiliza a influência de Fausto para conseguir entrevistas com figuras que dificilmente lhe dariam atenção caso não fosse filho de quem é. Caso de Boni, diretor histórico que ajudou a criar a potência que a Globo foi dos anos 1960 até os anos 2000. Com muito conteúdo e curiosidades a dividir, Boni dominou o papo e transformou João em fã e coadjuvante no momento em que ele poderia mostrar que também tem o dom da comunicação. Esforçado e com bom orçamento em mãos, João pode até ter um programa para chamar de seu, mas seja em qualquer dia da semana, está longe de ter potencial e vigor para ser comunicador de massas.
s egunda - a rtur e Quinota se emocionam ao ouvir o coração de seu bebê. Juquinha aceita ajudar Marcelo Gouveia e b landina em troca da aposentadoria de Inês de Castro. a riosto e d eodora armam para gravar as digitais de s eu t ico Leonel na arma de a riosto. Zefa Leonel fica intrigada com o bilhete de Fubá Mimoso. b envinda e e lias Crisóstomo simpatizam uma com o outro. t ia s alete negocia sua hospedagem no Grande Hotel com tobias a ldonço, e Quintilha repreende o funcionário. Margaridinha exige que Vespertino acerte suas contas com t ia s alete.
segunda - osmar recebe o prêmio de Lindomar. Cida percebe o interesse de Madalena em Jão. baixinho marca um encontro com osmar. roxele avisa que apresentará Chico para a família como seu namorado. Jão lamenta não ter visto Madalena na roda de samba. edson readmite Jão na Viação Formosa. tati questiona Madalena sobre seus sentimentos por Chico. Madalena provoca Jão enquanto beija Chico. rosana briga com edson por causa de Jão. Neuza não gosta de saber que o filho voltou a trabalhar na Viação Formosa. d oralice se preocupa com o irmão. Violeta implora pela vida de osmar. Cacá e Jô ameaçam osmar.
inventar que a chef estava mancomunada com Mavi. b runa revela a d iana que está sentindo tomás distante, e recebe o apoio da mãe para fazer suas escolhas. robson flagra Cristiano e Michele juntos. Viola dispensa Luma, deixando claro que escolheu ficar ao lado de Mavi. Viola não acredita quando Luma lhe conta que Mércia está morando na comunidade. Mavi combina com Iberê uma forma de seguir Luma para chegar até r udá. Luma consegue entrar na sala de administração do resort e observa Mavi pelos monitores. Viola constata que Luma falou a verdade sobre Mércia.
terça - b landina tenta despistar a rtur, que desconfia da história contada pela moça. Caridade afirma a Quinota que a rtur a ama. d eodora pensa em usar Margaridinha contra Zefa Leonel, e Vespertino a proíbe. Zefa Leonel questiona d eodora sobre Fubá Mimoso. Quintilha devolve a aliança de noivado para Primo Cícero. a riosto ameaça a rtur. Juquinha se aflige com o sumiço de Inês de Castro. a riosto pressiona Marcelo Gouveia a escolher entre ele e a rtur. t ia s alete incentiva Zé b eltino e d racena a se casar. e sperança, Fé e Caridade apoiam Primo Cícero.
terça - osmar consegue se esconder de Cacá e Jô. d oralice tem um mau pressentimento com o irmão. sidney questiona Jão sobre Cacá. Jô e Cacá capturam osmar e o levam ao encontro de baixinho. sidney estranha quando Jão diz que não quer ir à casa de Madalena. roxele implica com Cida. Cida sugere que Jão mande flores para Madalena. s idney convida Lucas e Cida para ir ao cinema. d oralice fica intrigada com a mensagem que tati recebe de osmar. baixinho obriga Violeta a se casar com armando para libertar o smar. Madalena recebe flores de Jão, e Chico fica enciumado.
terça - Mércia acusa Viola de ter arruinado sua vida. Luma percebe uma escultura que era de sua família na sala onde Mavi estava. Mavi diz a Viola que quis protegê-la de Mércia, ao esconder que a mãe mora na comunidade. tomás diz a evelyn que não consegue parar de pensar na jovem. Ísis diz a Michele que só dará dinheiro para o tratamento de saúde de Geraldo se o pai lhe pedir desculpas. Luma aciona o alarme de incêndio do hotel e consegue entrar na cobertura de Mavi, descobrindo dezenas de monitores que transmitem imagens do restaurante, da casa de Viola e de outros ambientes do resort.
Quarta - d eodora e a riosto propõem aliança com Quintilha para tirar a Gruta a zul dos Leonel. e lias Crisóstomo afirma a Juquinha que não rou bou Inês de Castro, e pede ajuda a b envinda. e sperança e Fé descobrem que o celular miste rioso esquecido na casa de Primo Cícero é de t ico Leonel, e intrigam o pai contra o parente. Quinota e a rtur confrontam b landina. Primo cero afirma a s eu t ico Leonel que se vingará sua armadilha, quando fingiu ser Militana. Quin tilha leva Primo Cícero ao encontro de a riosto d eodora. a rtur e Quinota se beijam.
Quarta - Chico discute com Madalena. Violeta impõe uma condição para se casar com armando. Jão marca de sair com Cacá. rosana invade uma reunião na diretoria, e edson se surpreende. Cida fica encantada com o entrosamento de s idney Lucas. osmar se desespera ao perceber o sacrifício feito por Violeta para ajudá-lo. Chico chega com Madalena em um bar, em frente ao restaurante que marcou com roxele. Madalena se encontra com Jão e fica chateada ao saber que ele sairá com Cacá. osmar tenta impedir baixinho de cair no ço do elevador.
Quarta - Mavi descobre que Luma já sabe ele é o dono do resort. rudá pede a Luma que con sidere a possibilidade de Viola não ser cúmplice Mavi. Luma não cede à chantagem de Mavi. bruna atualiza d iana sobre o namoro com tomás. Para contratar Mércia como sua governanta, Mavi exige que a mãe convença Luma a aceitar sua proposta e que peça perdão a Viola. Mércia pede desculpas a Viola. Luma chega à casa de Viola e se depara com Mavi e Mércia.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.
aliança Leonel. rouenvinda. mistes eu parente. Primo Cívingará de Quinriosto e
Violeta rmando. uma Cida idney e sacrifício com restaurante em encontra com po-
Quinta - a rtur e Quinota namoram. d ona Castorina rompe com b landina e deixa o hotel. Quintilha, a riosto e d eodora convencem Primo Cícero a retomar a briga contra os Leonel. e lias Crisóstomo explica a Zefa Leonel que um homem lhe vendeu Inês de Castro. torquato tasso encontra d ona Castorina no banco da praça e a leva para a casa de Quinota. Nastácio percebe que b envinda se apaixonou por e lias. b landina se desespera com o sumiço de d ona Castorina, que está com o anel de turmalina paraíba. e sperança se une a b landina.
Quinta - osmar não consegue segurar baixinho. Chico tira satisfações com Jão. Violeta queima seu contrato de casamento. Chico deixa Madalena no bar e vai ao encontro de roxele. Jô decide falar de osmar para a polícia. Madalena vai com Jão visitar Neuza. Madalena estranha o comportamento de osmar. Violeta descobre que Jô e Cacá mentiram sobre a morte de baixinho. Cida implica com Madalena. Cacá se desculpa com Jão. roxele pressiona Chico a terminar seu noivado com Madalena. Jô faz um retrato falado de osmar na delegacia.
s exta - d ona Castorina confirma a Quinota e torquato tasso que ganhou o anel de turmalina de b landina. b landin a desrespeita Deodora e ariosto, e Marcelo Gouveia tenta reparar a situação. Zefa Leonel consegue tirar o anel do dedo de d ona Castorina, que deixa a casa de Quinota. d eodora rouba o anel de d ona Castorina, que acaba caindo no chão, e Marcelo Gouveia a socorre. Zefa Leonel desabafa com Quinota sobre a dor de ter perdido tia s alete e Margaridinha. ariosto, d eodora e Primo Cícero chegam para falar com os Leonel. Quinota e artur procuram b landina.
sexta - osmar avisa a doralice que sairá de casa. armando se muda para a casa de Violeta. Violeta se preocupa ao ver os capangas de armando com sua mudança. tati entrega para Madelena o dinheiro que ganhou do tio. Jô e Cacá têm uma ideia para expulsar a rmando da casa de Violeta. Jão questiona Neuza sobre sua implicância com a Viação Formosa. Jô inventa uma história para armando sobre a morte de baixinho. sebastian se encontra com Jô. Violeta vai atrás de osmar na casa de d oralice. roxele conta para Cida que s idney se insinuou para rosana. Madalena descobre que Chico mentiu para ela. Violeta encontra osmar.
s ábado - a rtur e Quinota confrontam b landina sobre o anel de turmalina paraíba. a riosto afirma que o documento oficial das terras da Gruta a zul pertence a Primo Cícero, e acusa os Leonel de invasores. s eu t ico Leonel comenta com Zefa Leonel que lembra de ter assinado um contrato com Primo Cícero sobre a venda das terras. d eodora despista Quintilha, e a riosto convence Primo Cícero a assinar uma procuração em seu nome. Marcelo Gouveia vê b landina e e sperança juntas. a riosto avisa a a rtur que a Gruta a zul será reativada.
s ábado - Chico mente para Madalena. o smar termina com Violeta. o investigador avisa ao delegado que descobriu o paradeiro de osmar. Cida dá um fora em s idney. d oralice é chamada para trabalhar no barracão de bate-bolas como costureira. roxele pede para Chico abrigar sua família. osmar é levado à delegacia. doralice passa mal ao ver o irmão na tV acusado de assassinato. edson reconhece Neuza. Moreira flagra Chico e roxele juntos. Madalena vai à delegacia falar com osmar.
que concúmplice de runa
Para exige proposta desculpas depara
Quinta - Luma não conta a verdade sobre Mavi para Viola. Mércia tenta convencer Luma a não aceitar a proposta de Mavi. Viola estranha a mudança de opinião de Mavi sobre Luma. Luma aceita o dinheiro de Mavi, deixando claro que ainda deseja se vingar do rapaz. r udá critica Luma por ter feito um pacto com Mavi e reage quando ela afirma que Viola é a cúmplice do empresário. Moema não acredita que Luma tenha feito o pacto com Mavi em favor de r udá, e incentiva o neto a procurar por Viola. r udá confronta Viola e afirma saber que ela e Mavi são sócios no resort.
s exta - Viola não acredita nas acusações de rudá contra Mavi. Viola fica sabendo por robson que o dono do resort mora na cobertura do hotel. rudá conta a Luma que entregou Mavi para Viola. Leidi incentiva sirlei a seduzir berta, pensando no dinheiro da sogra de Ísis. rudá sente por estar mentindo para Filipa. Viola esconde o celular de Mavi, e observa a cobertura do hotel acender depois que o namorado sai em busca do aparelho. Mavi fica desesperado ao saber por Luma que rudá contou a Viola que ele é o dono do albacoa. Viola aborda Mavi no hotel e diz que deseja conhecer a cobertura do namorado.
sábado - Viola fica abalada ao entrar na cobertura de Mavi e rejeita sua desculpa de que recebeu uma herança de Molina. Mavi oferece mais dinheiro a Luma, a fim de confirmar a história da herança para Viola. Luma pede a Mavi que, além do dinheiro, lhe dê o restaurante de Viola. b runa e tomás ficam juntos. Fátima enfrenta robson. Geraldo não pede as desculpas exigidas por Ísis, e acaba sem a ajuda da filha. Luma confirma a versão de Mavi para Viola e admite que mentiu. Viola resolve dar um último voto de confiança para Luma. Viola reata seu namoro com Mavi. Luma compra um barco.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
cinco
perGuntas
/ Com “Volta por Cima”, Claudia Souto volta ao horário das sete e quer se reconectar ao grande público
Sempre que Claudia Souto precisa escrever uma nova novela, faz um esforço para sair do lugar-comum e apresentar temas inéditos ou pouco utilizados na teledramaturgia. Com resultados oscilantes, a novelista ambientou toda a trama do sucesso “Pega-Pega” em um hotel de luxo que foi alvo de um grande assalto. Quatro anos depois, apostou no aventureiro cotidiano dos dublês de ação para centralizar a trama da controversa “Cara e Coragem”. Agora, no mesmíssimo horário das sete com “Volta por Cima”, Souto resolveu ousar ainda mais ao investir em uma empresa de ônibus como um dos cenários principais do enredo. “O ônibus é um elemento muito presente na vida dos brasileiros e um universo muito rico de histórias, tanto dos trabalhadores como dos passageiros. Então, minha ideia é mostrar o lado divertido e curioso do transporte público, mas também os perrengues e dificuldades”, entrega. Natural do Rio de Janeiro, a carreira de Souto na televisão se desenvolveu através do humor. Ao longo dos anos 1990 e 2000, fez parte da equipe de roteiristas de humorísticos co-
mo “Os Trapalhões”, “Casseta & Planeta – Urgente!”, “Sai de Baixo” e “Zorra Total”, até que, em 2008, Walcyr Carrasco a convidou para o time de colaboradores de “Sete Pecados”. “Fiquei muito encantada pelo universo das novelas. Mas demorou um pouco até me sentir segura e ter a oportunidade de virar autora principal”, ressalta. Em “Pega-Pega”, Claudia conquistou a audiência a partir de sua principal escola: o humor. O riso segue tendo um lugar de destaque em “Volta Por Cima”, porém, a autora se abre também para tintas mais dramáticas em sua terceira trama como titular.
P – Você colaborou com diversos programas de humor ao longo da carreira. Você acha que foi essa experiência
os funcionários da empresa, quanto os passageiros. A gente tem muitas cenas de passageiros, de disputas por lugares, de situações inusitadas dentro do ônibus.
P – De onde surgiu a inspiração para este novo trabalho?
R – Essa novela fala de pessoas que escolhem caminhos diferentes para alcançarem aquilo que desejam, levando ou não em consideração a ética e a moral. Na família principal da trama, por exemplo, nós temos personagens, como a Madá (Jéssica Ellen), que busca crescer na vida de maneira honesta, e do Osmar (Milhem Cortaz), que faz isso por caminhos tortos.
P – É seu texto mais confessional?
na comédia que a levou para o horário das sete?
R – Com certeza. Antes de estrear como titular, fui da equipe de colaboradores de tramas das 19h escritas pelo Walcyr (Carrasco) e pelo Daniel (Ortiz). Então, além do meu início em produções cômicas, é uma faixa que eu acabei ganhando familiaridade.
P – O que você apresenta de mais experimental em “Volta por Cima”?
R – Trago alguns elementos que não foram ou não são tão utilizados na teledramaturgia. Por exemplo, utilizar um ônibus como cenário. É um elemento muito presente na trama e na vida dos brasileiros. Em cena, é nesse ambiente que personagens são retratadas cotidianamente, tanto
R – É o mais próximo das minhas vivências. Nasci e fui criada em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Fiz uma mistura de subúrbios cariocas, com a missão de dialogar com os subúrbios do Brasil inteiro através de suas características em comum.
P – Como eles serão retratados?
R – Com muita alegria. São grupos muito tradicionais, um fenômeno do subúrbio que só tem no Rio de Janeiro. Quando eu vi que a novela iria atravessar o Carnaval, pensei: “o que de Carnaval carioca ainda não foi mostrado nas novelas?”. E aí surgiu a ideia dos bate-bolas. Reconhecer a importância dessa manifestação cultural e poder mostrá-la para todo o Brasil me deixa muito contente.
r aio-x / No ar em “No Rancho Fundo”, Rafael Saraiva explora diferentes formas de fazer comédia
Ator e comediante, Rafael Saraiva sabe que está dando um passo importantíssimo em sua carreira na pele do poeta sonhador Guilherme Tell de “No Rancho Fundo”. Conhecido do público principalmente por conta das atuações no canal de internet Porta dos Fundos, o ator estreia em novelas no atual folhetim das 18h da Globo. “É uma experiência incrível, algo com o qual eu sonhava há anos. Fui uma criança noveleira e esse é o tipo de produto que a gente consome em família. Eu queria poder ser telespectador de uma novela que eu fizesse, assistir ao lado da minha mãe, das pessoas mais próximas”, conta, valorizando o alcance que o gênero ainda tem no Brasil. “Estar todo dia na casa de milhões de pessoas é uma sensação indescritível. O poder de comunicação é um canhão muito forte. E junto com isso traz uma responsabilidade de querer fazer bem, de querer contar uma história divertida”, acrescenta.
A veia cômica de Rafael, no entanto, vem de berço. Filho de Leila Meirelles, atriz, autora e assessora de imprensa, e enteado de Bernardo Jablonski, roteirista e come-
diante com passagens por programas como o “Zorra Total”, na própria Globo, Rafael cresceu assistindo a cenas de improviso e absorvendo a arte de fazer rir. “Fui muito formado como artista nas plateias das comédias. Passei a minha infância assistindo ‘ZE – Zenas Emprovisadas’, ‘Comédia em Pé’, ‘Lente de Aumento’ e outros espetáculos que marcaram uma épocaaquinoBrasil.Sempreme apaixonei por ver uma plateia perdendo o ar de tanto rir com um ator em cena”, lembra.
A transição para a novela, porém, trouxe um desafio diferente, principalmente no que diz respeito ao tom de humor. “O humor do ‘Porta dos Fundos’ é realista, de cotidiano, de esquete. Já no Guilherme Tell, de modo geral, há um humor de personagem. A graça pode estar na situação, mas o que cativa o público é ele, é a composição, o carisma que você imprime”, pontua Rafael, que consegue conciliar a rotina de gravações com tranquilidade. “As duas produções foram muito companheiras nesse sentido”, reconhece, reforçando que, mesmo envolvido em múltiplos projetos, ainda encontra tempo para se dedicar ao teatro.
Nome: Rafael Meirelles Freire de Mello Saraiva.
Nascimento: 28 de outubro de 2000, no RJ.
Atuação inesquecível: “A esquete ‘Mais um Podcast’, do ‘Porta dos Fundos’”.
Interpretação memorável: Marco Nanini no filme “Lisbela e o Prisioneiro”, como Frederico Evandro.
Momento marcante na carreira: “Quando recebi o email chamando para o ‘Porta dos Fundos’”.
O que falta na tevê: “Na rede aberta, bons programas de humor. Tivemos uma boa safra recentemente, mas atualmente não temos”.
O que sobra na tevê: “Notícias ruins”.
Com quem gostaria de contracenar: Marco Nanini.
Se não fosse ator, seria: Jornalista.
Ator: Pedro Cardoso.
Atriz: Fernanda Torres.
Novela: “A Favorita”, escrita por João Emanuel Carneiro
e exibida originalmente pela Globo entre 2008 e 2009.
Vilão: Olavo, papel de Wagner Moura em “Paraíso Tropical”, escrita por Gilberto Braga e exibida originalmente pela Globo em 2006.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Geração Brasil”, escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira e exibida originalmente pela Globo em 2014.
Que papel gostaria de interpretar: “Um desses vilões que falam absurdos, como o Caco Antibes, papel de Miguel Falabella em ‘Sai de Baixo’”.
Filme: “A Vida É Bela”, de Roberto Benigni, de 1997.
Autor: Machado de Assis.
Diretor: Jorge Furtado.
Vexame: “Fui fazer um teste para um personagem cujo ator já tinha sido escolhido. Aí, quando cheguei, me passaram um teste de outro papel que teria 50 anos de idade. Fiz para não perder a viagem”.
Mania: “De roer unha”.
inside / Samuel Melo volta na 12ª temporada de “Reis” na pele do Rei Menelik
Aos 34 anos, com 27 deles dedicados à carreira de ator, Samuel Melo vive um momento um tanto inusitado na tevê: está de volta à série “Reis” na 12ª temporada da produção. “Depois de gravar a décima temporada, fui convidado novamente e para viver outro personagem completamente diferente”, comemora Samuel, que deu vida ao Príncipe de Sabá, Alari, nos episódios exibidos entre abril e maio deste ano na tevê. Agora, ele encarna o primeiro imperador da Etiópia, Menelik, na trama bíblica que já está disponível na plataforma de streaming Univer Vídeo, mas só deve surgir na grade da Record em 2025.
Menelik é filho do Rei Salomão e da Rainha Makeda, figuras de grande relevância na história do Reino de Sabá, na África, e interpretados por Guilherme Dellorto e Sharam Diniz na décima fase da série, “A Decadência”. “Estou tendo a oportunidade de viver personagens que são referências para nossa geração no sentido da potência que fo-
ram e de contar histórias que muitos não conhecem”, destaca Samuel. O ator explica que seu atual papel foi um líder de um reino próspero e autossuficiente, localizado nas terras da atual Etiópia. “Na história, foi ele que voltou para Jerusalém e trouxe consigo a Arca da Aliança, que estaria até hoje guardada dentro de um complexo de prédios e templos sagrados”, pontua.
Para compor o imperador, Samuel buscou inspiração em produções que retratam a força e a representatividade preta no cinema, como “Pantera Negra” e “A Mulher Rei”. Mas sem abrir mão de se inspirar também em elementos da própria série “Reis”. “Segui a mãe, Makeda, com seus trejeitos e tal, até porque há esses exemplos no texto. Mas as referências do cinema também me ajudaram a buscar esse personagem. Por isso a importância de termos representatividade, de se enxergar em outro igual a você”, defende. Samuel destaca ainda que vestir as roupas e acessórios ajuda a dar ainda mais peso e profundidade à construção. “Quando eu coloco o figuri-
no, sinto o peso e a responsabilidade que carrego comandando essa história”, relata.
Hoje, ao olhar para trás, Samuel comemora o progresso na indústria audiovisual para os atores negros. Um processo que vem testemunhando de perto, ao longo de sua própria trajetória como ator.
“Na década de 1990, tínhamos produções com grande elenco e poucos atores negros, sem papéis de destaque. Recentemente, tive a oportunidade de trabalhar em produções com 70, 80% da equipe negra. Isso é um salto! Acho que estamos no caminho”, avalia o ator, esperançoso com as mudanças.
Além do trabalho em “Reis”, Samuel também dá expediente no Globoplay, on-
de integra o elenco de “O Jogo que Mudou a História”, série produzida pelo AfroReggae, na pele de Gegê, um jovem periférico que sonha em ser jogador de futebol. “Fui convidado pelo AfroReggae para fazer o teste e, ao ler sobre o personagem, fiquei muito animado pela semelhança com minha história de vida. Já tentei ser jogador de futebol, sonhei e me dediquei inteiramente para isso. Então eu entendo perfeitamente esse personagem. E não só isso, também sou cria de favela”, afirma Samuel, que começou a atuar no grupo Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro, e estreou na televisão em 1999, na novela “Força de um Desejo”, da Globo.
Bastidores / Globo reúne artistas do momento para embalar campanha do “Criança Esperança 2024”
Com 38 anos ininterruptos, “Criança Esperança” virou sinônimo de campanha de arrecadação bemsucedida para muitas gerações. A 39ª edição do show beneficente, que contará com apresentação de Marco Mion, vai ao ar no próximo dia 9 de outubro e virou referência na infância de muitos artistas e celebridades. Antes telespectadores, cantores e cantoras de diversas partes do país sobem ao palco deste ano. Em quase quatro décadas, o evento segue a fórmula de misturar hits atuais com uma campanha de arrecadações. “A gente faz o máximo para estar aqui, é sempre uma honra poder ajudar. Desde criança eu ficava falando para o meu pai doar, nós temos 36 anos, então, crescemos vendo o ‘Criança Esperança’ e toda vez que eu assistia e via todos aqueles artistas no palco eu também tinha a esperança, como artista, de um dia poder realizar os meus sonhos”, afirma Maiara, que estará na apresentação de abertura ao lado da irmã Maraisa e da cantora Iza.
Marcos Mion comandará a produção beneficente sozinho. Na emissora desde 2021, Mion estreou na Globo no palco do “Criança Esperança”. “Tenho um carinho grande pelo especial e memórias afetivas de quando jovem assistia em casa com a família. Vamos receber nomes importantes para nossa música, cultura, história nesta festa, que eu considero a noite mais importante do ano, pois efetivamente, muda a vida de jovens e de crianças. Então é muito bom a gente poder dar as mãos e fortalecer esse propósito”, valoriza.
Além dos mesões com atendimentos telefônicos, o programa contará com participações musicais, representantes e beneficiados das instituições apoiadas pela campanha, que tem o mote “Dê Esperança a Uma Criança” e beneficiará 100 instituições. O palco do “Criança Esperança” também será cenário do encontro de Daniel Garcia, a Glória Groove, e sua mãe Gina Garcia. Os dois cantam “Brincar de Viver” e “Meu Anjo”. “A música fez a diferença de me dar um nor-
te para mim, e representa a minha conexão com minha mãe. É uma emoção. Cresci assistindo, vendo minhas referências chamando o público a participar. Em um ano pude atender ligação foi lindo. E hoje, estar aqui com minha mãe é ainda mais especial”, celebra Daniel. Elba Ramalho, Lucy Alves, Carlinhos Brown, Salgadinho e Xande de Pilares também se
reunirão no palco do programa, misturando os mais diversos ritmos musicais. “É uma iniciativa que toda vez que eu for convidado, eu venho muito feliz, porque eu sei o que é ser uma criança que precisa de ajuda. As crianças precisam da nossa assistência. O que desejo para minha filha é o que eu desejo para todas as crianças”, vibra Xande.
> Antonio Haddad viveu à flor da pele os dramas intensos de Marcinho na segunda temporada de “Os Outros”. A série, que já está completa na plataforma de “streaming”, apresentou inúmeros momentos de altos e baixos para o filho de Cibele, papel de Adriana Esteves. “O envolvimento que desenvolvemos durante o trabalho é muito verdadeiro e potente, à flor da pele, e continua independente de tudo. Me causa muita emoção mais uma temporada entregue para o mundo”, celebra. As sequências do último episódio, que aconteceram em um hospital, ficaram marcadas na memória do ator. “Foi um desafio singular. A diversidade de sensações, o contexto das cenas - a situação do Marcinho, a relação com Lorraine, com Raquel, e principalmente Cibele. Tudo acontece ali. Foi realmente uma diária bastante desafiadora, mas sempre contando com o auxílio da nossa direção, preparação, equipe e elenco, não há desafio intransponível”, relembra.
Sem parar
recém-saída do comando do “estrela da Casa”, ana Clara voltará ao GNt a partir de 21 de outubro, ela estreia à frente do “Panela Quente”. Na produção, a apresentadora recebe convidados para conversas descontraídas sobre o cotidiano, família e memórias, enquanto preparam uma receita.
Antiga parceria
evandro Mesquita fará uma participação especial no humorístico “tô Nessa”, da Globo. Na produção, o ator viverá Jorge Washington, ex-marido de Mirinda, vivida por regina Casé. o “sitcom” estreia no próximo dia 13.
Doce voz
Mel Lisboa participará da animação “astronauta”, primeira série brasileira animada da Hbo coproduzida pela Mauricio de sousa Produções. Na produção infantil, ela dublará a personagem ritinha. o projeto estreia no dia 18 de outubro no canal Hbo e na plataforma Max.
Bons números
a repercussão do “estrela da Casa” foi bastante sutil. Porém, os sucessos do programa alcançaram bons índices. ao todo, foram 95 lançamentos musicais nas plataformas; e mais de 14 milhões de “plays” nas músicas disponibilizadas.
Melhor idade
dona déa Lúcia irá comandar o especial “Falas da Vida”, que vai ao ar no próximo dia 8. a produção propõe, por meio de experimentos sociais, um encontro reflexivo entre quem já está no grupo de idosos e os que ainda não chegaram lá.
Leveza em cena
Heloísa Honein encontrou diversos pontos em comum com sua personagem Margaridinha, de “No rancho Fundo”, da Globo. “eu sou bem romântica, né? e a Margarida tem esse romantismo, uma sensibilidade. sou meio sapequinha também”, afirma. No ar na novela das seis, Heloísa ainda tem projetos para estrear no ano que vem. No Globoplay, ela poderá ser vista em duas produções: a série “dias Perfeitos” e a novela “Guerreiros do sol”. “são projeto que chegam no próximo ano. estou muito feliz com todas as oportunidades que estão surgindo”, celebra.