DE Fato

Page 1


Jornal de Fato

>> Ex-presidente Bolsonaro começa a pagar pena de mais de 27 anos por tentativa de golpe de Estado

PRESO E SEM DIREITOS POLÍTICOS

>> Bolsonaro fica preso numa sala de 12 metros quadrados, com cama de solteiro e ar-condicionado

>> Ministro Alexandre de Mores também determina a perda dos direitos políticos do ex-presidente do Brasil

Páginas 3, 4 e 5

Escolas de Mossoró têm que cumprir normas técnicas Cidade

Ministério Público recomenda que as escolas privadas de Educação Infantil de Mossoró regularizem sua situação institucional e documental

Mossoró registrou um aumento de 5,46% no número de negativados em setembro de 2025. Procon realiza mutirão para limpar conta Reforço do Potiguar é cria do Vasco e busca

Alvirrubros esperam que o atacante Renan, revelado pelo clube do Rio, encontre o caminho ideal para se firmar e dar novos passos na carreira

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

UMA VELA PARA DALTON

CLAUDER ARCANJO

escritor e editor, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. clauderarcanjo@gmail.com

Caminhava lento. Os passos pequenos não representavam a grandeza de suas asas. “Vampiro de Curitiba”, assacavamlhe.

De repente, já próximo do centenário de nascimento, o corpo fraquejou. Encostou-se na escrivaninha, sobre ela o rascunho de um novo conto: “Machos nunca ganharão mais flores”.

Quis, ao som de seu silêncio, anunciar a sua partida. Afrou-

xou a gola da camisa, na tentativa de deixar o peito mais solto. Como, se nunca fora de tantas liberdades?

Um anjo passou junto ao seu escritório. Ou será que descera para visitá-lo? Pouco importa.

O anjo sorriu e confidencioulhe: “Todo vampiro é imortal, quando a imortalidade já se revela no seu sangue!”. Quis argumentar: “Só a obra interessa”, mas o tempo presente não mais lhe permitiria. Al-

guém parou diante do portão e chamou por ele: “Dalton? Você mora aqui?”.

Ele não sabia mais nada, tudo lhe era indiferente. Quis revisitar “Chuva”, porém não lhe sobrara nenhum instante em compassos infantis. Ou o mundo se tornara rabugento demais?

Uma “Sonata ao Luar” seria mais propícia a esse momento final em terras curitibanas. No entanto havia um brilho forte na janela, revelando uma lucidez diferente nesta segunda-feira de dezembro. Ele teria pela frente, no purgatório, “Sete anos de pastor”?

Alguém para na calçada e repara nas cortinas cerradas. “Polaquinha?” Resolve pichar o mu-

ro daquele casarão soturno entre duas avenidas sufocadas pelo trânsito apressado.

“Registrou-se correria de mais de duzentos curiosos que, a essa hora, ocupavam toda a rua e as calçadas: era a polícia. O carro negro investiu contra a multidão. Várias pessoas tropeçaram...”

Seria o corpo de Dalton, ou tropeçaram na memória tão presente que se tornara sólida?

Seria relido dezessete vezes naquele dia, um conto atrás do outro.

O leitor na casa ao lado se aproxima da estante, resgata da prateleira a “Antologia pessoal”.

As lágrimas não deixam identificar o nome do autor.

Restava, na fria manhã brasileira, a presença marcante de Dalton em “Novelas nada exemplares”.

Uma voz rascante grita, repetidamente: “Ele morreu, ele morreu.”

“Um menino de cor e descalço veio com uma vela”. Ficou ao pé da sarjeta enquanto lia, quase a murmurar, uma oração incomum; sem rasgos de religiosidade, apenas com a sintaxe e o acento exatos.

Ninguém veria o seu corpo ser cremado, as cinzas circunvolveriam pelas ruas, à tarde e à noite. “Pico na veia”.

Na madrugada, os cães uivaram, e a vela se apagou. Uma vela para Dalton.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Para Dalton Trevisan (in memoriam)

Bolsonaro começa a pagar pena na Polícia Federal em Brasília

TRÂNSITO EM JULGADO / Ex-presidente do Brasil foi condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado

Jair Messias Bolsonaro, ex-presidente da República, preso e sem direitos políticos

tico de Direito.

da redação

Oex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), começa a cumprir pena de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Foi condenado por tentativa de golpe de Estado e, nesta terça-feira, 25, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou o fim do processo (trânsito em julgado).

A decisão de Moraes também começou a ser aplicada aos outros seis condenados no processo da trama golpista (veja nessa página).

O ex-presidente permanecerá preso na Polícia Federal em Brasília, onde já está, levado preventivamente no último sábado, 22, após tentar violar a tornozeleira eletrônica.

“Determino o início do cumprimento da pena de

Jair Messias Bolsonaro, em regime inicial fechado, da pena privativa de liberdade de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão (em regime fechado) e dois anos e seis meses de detenção”, diz a decisão de Alexandre de Moraes. Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do STF a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado, por liderar uma organização criminosa que tentou impedir a posse do presidente Lula e subverter o Estado democrá -

Na decisão desta terçafeira, Moraes afirmou que a defesa do ex-presidente não apresentou novos embargos de declaração dentro do prazo estipulado, até essa segunda-feira, 24, e que não existe “previsão legal” para a apresentação de outro recurso, inclusive embargos infringentes.

O prazo para apresentar o segundo formato de recurso (embargos infringentes) terminaria apenas na próxima quarta-feira, 3 de dezembro. No entanto, se-

Prisões decretadas Por alexandre de Moraes

- Ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, cumprirá sua sentença de 24 anos de prisão na penitenciária federal da Papuda.

- a lmirante e ex-comandante da m arinha a lmir Garnier, também condenado a 24 anos de prisão, cumprirá sua sentença na Estação rádio da m arinha, em b rasília.

- os generais e ex-ministros augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, e Paulo Sérgio nogueira, ex-ministro da defesa, deverão

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

Maduro cai ou não cai?

Com forças dos Estados Unidos no Caribe e a CIA em Caracas, o futuro do presidente venezuelano Nicolás Maduro gera especulações. O presidente da Colômbia Gustavo Petro declarou que uma eventual invasão dos Estados Unidos à Venezuela arrastaria o seu país para dentro do conflito e a região se transformaria numa nova Síria. A proposta que apresenta para Maduro é uma saída negociada do poder.

Na última segunda feira, os Estados Unidos designaram formalmente o presidente Nicolás Maduro e seus aliados no governo como membros de uma organização terrorista estrangeira chamada Cartel de los Soles. E agora, Trump partirá para ações militares de invasão da Venezuela?

Tudo pode acontecer nessa política externa de Trump, com momentos de vacilações com idas e vindas, aparente sucesso contra o programa nuclear do Irã e fantasias passageiras como a ideia de tomar a Groenlândia e anexar o Canadá.

Talvez, o objetivo mais próximo seja interromper o tráfico de drogas. No entanto, isso é algo extremamente complicado. O tráfico de drogas é incrivelmente lucrativo. Nenhuma ação militar pode realmente detê-lo. Por outro lado, a Venezuela não é o centro do narcotráfico. Essa rota começa na Colômbia e termina na fronteira dos EUA com o México.

A Venezuela atua como “apoio”. Permite que seu território seja usado para aviões que transportam cocaína colombiana para o norte, além de abrigar depósitos e laboratórios de processamento que operam em um clima de maior impunidade do que na Colômbia. Cada avião faz a viagem apenas uma vez é abandonado na mata. O lucro obtido com a carga chega a dezenas de milhões de dólares, enquanto o avião vale apenas cerca de US$ 150 mil.

Dessa forma a aeronave é descartada, em vez de reutilizada, reduzindo o risco de captura. Quando interceptados no mar, esses aviões simplesmente jogam a carga fora e pagam a pescadores locais US$ 150 mil para devolverem a cocaína. opção americana

Analistas consideram a declaração de Trump, acusando Maduro de chefiar organização terrorista, um “recado” de que ele agora pode sofrer o mesmo destino de Osama bin Laden. Ao mesmo tempo, uma ameaça e justificativa para possível ocupação militar do país. A impressão que resta é que Maduro cairá. Ninguém sabe quando, nem como.

Curtinhas

gundo o entendimento da Corte, ele só caberia se os réus tivessem recebido pelo menos dois votos pela absolvição. O que não aconteceu — apenas o ministro Luiz Fux votou para absolver o ex-presidente. Moraes reafirmou este ponto ao destacar “não existir previsão legal de qualquer outro recurso, inclusive de Embargos Infringentes, em virtude de sua manifesta inadmissibilidade, pois ausente o número necessário de votos absolutórios próprios.”

cumprir suas penas no Comando militar do Planalto. ambos foram levados ao local no começo da tarde desta terça-feira.

- General Walter braga netto, ex-ministro da Casa Civil, cumprirá a sentença de 26 anos na 1ª divisão do Exército – na vila militar – no rio de Janeiro. Ele está preso desde dezembro de 2024.

(*) O tenente-coronel Mauro Cid, também réu na trama golpista, firmou um acordo de delação premiada. Ele vai cumprir dois anos de prisão em regime aberto.

Filme

“Manga” – NETFLIX - Uma ambiciosa hoteleira se vê no meio de uma grande oportunidade em sua carreira quando sua chefe a manda para uma viagem de negócios importantes. Ela viaja até Málaga, na Espanha, para desenvolver um novo e grandioso hotel no meio de uma plantação de mangas. As terras pertencem a um advogado que abandonou a profissão e se recusa a se desfazer das plantações. Sentimentos inesperados começam a surgir entre os dois, o que os obrigará a tomar decisões que irão impactar suas carreiras e relações familiares.

Frase

“Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.

rogério entre cristais

O senador Rogério Marinho anda entre cristais, para evitar atritos com os familiares de Bolsonaro, dificílimos de convivência política. Estratégia para quem aspira ser indicado vice-presidente, na chapa de 2026.

estilo lula

O presidente Lula tem escolhido nomes de confiança para as cadeiras do STF. Entre os nomes indicados, Jorge Messias, que foi advogado da União; Cristiano Zanin e Flávio Dino, que também são aliados e ex-ministros da Justiça. No estilo Lula, só tem vez quem tiver laços pessoais próximos.

uma em cada cinco crianças no mundo continua PoBre

Em um relatório anual, o UNICEF alerta que mais crianças correm o risco de cair na pobreza devido aos cortes globais na ajuda humanitária, ao aumento dos conflitos e às mudanças climáticas.

leia o “blog do ney lopes” – informação e opinião

Eraldo Pares/AP

Moraes determina a suspensão dos direitos políticos de Bolsonaro

FORA DA POLÍTICA / Os direitos políticos estarão suspensos enquanto durarem os efeitos da condenação criminal transitada em julgado

Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão dos direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), após o trânsito em julgado da condenação por tentativa de golpe de Estado.

A Secretaria Judiciária do STF certificou nesta terça-feira, 25, o fim da possibilidade de recursos, fazendo com que passem a valer automaticamente os efeitos constitucionais da sentença. Em sua decisão, Moraes registrou que:

“Os direitos políticos dos réus (…) estarão suspensos enquanto durarem os efeitos da condenação criminal transitada em julgado, nos termos do art. 15, III da Constituição Federal”, diz o ministro na decisão.

Com isso, o ex-presidente perde direitos como votar, ser votado, filiar-se a partido político e ocupar funções que exijam capacidade eleitoral ativa.

A determinação do STF agrava o cenário jurídicoeleitoral de Bolsonaro, que já havia sido declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2023. Naquele julgamento, por 5 votos a 2, o TSE concluiu

que o então presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao atacar o sistema eletrônico de votação em reunião com embaixadores. A Corte o retirou da disputa eleitoral

Bolsonaro fica preso numa sala de 12 metros quadrados

Uma sala de 12 metros quadrados, cama de solteiro, ar-condicionado e frigobar. Esse o espaço que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PT) ocupará na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. O local foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O espaço, usualmente destinado a custodiados

sob responsabilidade direta da Polícia Federal, foi preparado para receber o ex-mandatário da República.

Jair Bolsonaro já estava detido no local desde sábado, 22, quando foi preso preventivamente por ordem de Alexandre de Moraes, após a tentativa de violação da tornozeleira eletrônica.

O espaço na PF passou por uma reforma recente, diante da possibilidade de Bolsonaro ser preso em função dos processos a que responde.

A sala passou a contar com banheiro privado, cama, cadeira, armário, escrivaninha, televisão, frigobar e ar-condicionado. Tem características parecidas com a sala onde ficou

até 2030 ao entender que ele disseminou desinformação sobre as urnas e violou deveres constitucionais do cargo.

Agora, além daquela inelegibilidade estabelecida pelo TSE, passa a valer a suspensão integral de direitos políticos prevista na Constituição para condenações criminais transitadas em julgado. Segundo o STF, esse efeito permanecerá enquanto durar a execução da pena.

detido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência da PF em Curitiba. Na época, o petista cumpria pena de 12 anos por condenação no caso do tríplex do Guarujá (SP), que depois foi anulada pelo Supremo.

A legislação brasileira prevê que autoridades com prerrogativa de função, como ex-presidentes, tenham direito a espaço compatível com a chamada “sala de Estado-Maior”. Essa medida busca assegurar condições dignas e evitar riscos à integridade física do preso.

O ex-presidente foi condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe após as eleições de 2022 e cumpria prisão domiciliar preventiva desde agosto.

Outro ex-presidente que passou quatro dias numa cela na PF foi Michel Temer, na Superintendência do Rio de Janeiro. Na época, ele foi preso após a Operação Descontaminação, um desdobramento da Lava-Jato no Rio.

O QUE É TRÂNSITO EM JULGADO

É o momento em que uma decisão judicial se torna definitiva e não pode mais ser questionada por recursos. Isso ocorre quando todas as instâncias possíveis de recurso já foram esgotadas ou quando o prazo para recorrer expira. A partir desse momento, a decisão é imutável, garantindo segurança jurídica e a pacificação social ao encerrar o litígio.

Flávio vê “forçatarefa para matar Bolsonaro”

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou ser “absurda” a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o cumprimento de pena do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Foi um absurdo. Ele tinha que ser colocado dentro da prisão domiciliar, no mínimo. Que é onde ele tem os cuidados permanentes, de verdade, de familiares. Onde, pelo menos ali, a gente fica menos preocupado com relação à saúde dele, com relação ao refluxo dele, com relação à possível broncoaspirar”, disse a jornalistas no Senado.

A defesa deve insistir em transferi-lo para prisão domiciliar, alegando idade avançada e condições precárias de saúde.

“O tempo inteiro parece ser uma força-tarefa para matar psicologicamente e fisicamente o presidente Bolsonaro. Isso é muito desumano. Nunca vi nem um traficante de drogas ser tratado desse jeito”, declarou Flávio.

Agência Senado
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou o fim do processo da trama golpista
Sala que Bolsonaro ocupa na Superintendência da Polícia Federal em Brasília
Senador Flávio Bolsonaro: “Nunca vi nem um traficante de drogas ser tratado desse jeito”

Alexandre de Moraes determina perda de mandato de Ramagem

CASSAÇÃO / A decisão sentencia definitivamente o deputado federal a cumprir as penas por tentativa de golpe de Estado

Oministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira, 25, que a Câmara dos Deputados casse o mandato de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão sentencia definitivamente Ramagem a cumprir as penas por tentativa de golpe de Estado. Além da perda do mandato e dos direitos políticos, ele também foi condenado a 16 anos de prisão.

Alexandre Ramagem deixou o país, segundo interlocutores da Polícia Federal, antes da conclusão do julgamento da trama golpista no Supremo. Exdiretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ele desembarcou nos Estados Unidos na segunda semana de setembro, período em que a Corte o condenou.

A ordem de Alexandre de Moraes para cassar Ramagem e tornar a condenação definitiva será submetida a referendo dos ministros da Primeira Turma do STF. O rito para a cassação do parlamentar ainda não foi definido.

Pela decisão de Moraes, a perda do mandato deve ser decretada de ofício pela Mesa Diretora da Câmara. O entendimento do ministro é que o cumprimento da pena em regime fechado impede a presença de Ramagem na Casa, o que levaria o parlamentar a registrar faltas acima do limite permitido pela Constituição.

Decisão semelhante foi emitida pelo STF contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP), que também fugiu do Brasil e pode ser extraditada da Itália a pedido do governo brasileiro. Na ocasião, no entanto, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu ignorar a ordem de Moraes contra Zambelli e adotar um outro rito para a declaração da perda do mandato da parlamentar.

Quando um parlamentar sofre uma condenação criminal definitiva — o chamado “trânsito em julgado”, como é o caso de Zambelli e de Ramagem —, a análise da perda de mandato começa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e é avaliada pelo plenário da Câmara, que pode concordar ou não com a ordem judicial. Os dois ritos, segundo técnicos da Casa, são possíveis. A decisão sobre qual deverá ser seguido dependerá de Hugo Motta, a quem caberá despachar e definir o destino da comunicação do Supremo.

FugA DO B RAS i L

Antes de ser condenado pelo STF, Alexandre Ramagem deixou o Brasil em direção aos Estados Unidos.

Para a Polícia Federal, a saída foi clandestina e teve como objetivo burlar eventual condenação da Corte. Segundo investigadores da PF, Ramagem teria viajado para Boa Vista (RR) e embarcado rumo aos EUA por algum país da América Latina. A movimentação ocorreu na segunda semana de setembro, período em que o STF concluiu o julgamento da trama golpista. Desde a saída do país, Alexandre Ramagem apresentou atestados à Câmara dos Deputados para continuar a exercer o mandato de forma remota. Utilizando-se de brechas na Casa e sem comunicar que havia deixado o território nacional, Ramagem continuou a votar.

PEDIDO DE LICENÇA SIMPLIFICADA

AGROVALE AGROPECUARIA LTDA, CNPJ Nº 06.030.065/000166, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema a LICENÇA SIMPLIFICADA para a BOVINOCULTURA SEMI-EXTENSIVA DE CORTE, localizada no Projeto Baixo Açu, Lote empresarial nº 09, 1ª etapa, zona rural, Alto do Rodrigues/RN.

CLAUDIO AUGUSTO DA ESCOSSIA SÓCIO ADMINISTRADOR

O Município de Major Sales/RN, por meio da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 099, de 12 de maio de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que estará realizando a Chamada Pública nº 2025.11.21.020. O chamamento público tem por finalidade o credenciamento de de Pessoas Físicas ou Jurídicas para a execução sob demanda dos serviços de preparação do solo para o plantio de lavouras inerentes a safra de 2026 de pequenos agricultores rurais do município de Major Sales, praticantes da agricultura familiar de subsistência, com trator agrícola sobre rodas, equipado, com tratorista, combustível, manutenção e demais encargos por conta da contratada, destinado ao atendimento de demanda da secretaria municipal de agricultura de Major Sales/RN, com recursos próprios e de convênios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A sessão da Chamada Pública será realizada na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Major Sales/RN. O credenciamento será realizado no período de 27 de novembro a 27 de dezembro de 2025, consonate as disposições do art. 35, § 5º, do Decreto Municipal nº 302/2022. As propostas e os documentos para habilitação dos interessados deverão ser encaminhados até às 14h00min do dia 27 de dezembro de 2025, via e-mail através do endereço eletrônico cpl.msales@gmail.com ou entregues diretamente na sede da Comissão de Contratação da Prefeitura de Major Sales/RN. Na fase externa, o edital do Chamamento Público estará disponível gratuitamente nos endereços eletrônicos www.majorsales.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.msales@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contrataçao da Prefeitura Municipal de Major Sales/RN, localizada a Rua Nilza Fernandes, nº 640, CEP nº 59.945-000, Centro, Major Sales/RN, a partir do dia 26 de novembro de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min. Major Sales/RN, 24 de novembro de 2025

Maria Aparecida Ferreira da Silva Presidente da Comissão de Contratação Portaria nº 099/2025

César Santos

cesar@defato.com

EFEITOS DE BOLSONARO NA PRISÃO

Oex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a pagar a pena de mais de 27 anos de prisão numa sala de 12 metros quadrados da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Como era esperado, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, declarou o trânsito em julgado do processo de tentativa de golpe e mandou os condenados a cumprir as penas antes do mês das celebrações natalinas, portanto, antes de entrar o ano eleitoral. Havia uma preocupação que se o processo se arrastasse até 2026, teria uma influência direta na eleição presidencial e o Supremo Tribunal Federal temia pela segurança da disputa eleitoral. Ok. Porém, a prisão definitiva de Bolsonaro impactará a eleição, não da forma de causar insegurança ao pleito, mas de influenciar o cenário, inclusive, nos estados. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a ausência de Bolsonaro afetará a candidatura do senador Rogério Marinho (PL) ao governo estadual. Foi o impulso dos verdes-oliva que ajudou a Rogério se eleger senador em 2022. A dúvida agora é se os bolsonaristas vão se manter fiéis ao ex-presidente preso e, por gravidade, sustentarem o palanque de Rogério. É impossível, nesse momento, cravar o que vai acontecer no processo eleitoral, mas, certamente, o líder do bolsonarismo potiguar vai reavaliar a rota 22 antes de levar o seu nome para ser homologado candidato a governador na convenção do PL. Temos sete meses pela frente. O tempo pode ser generoso.

EM BOA HORA

Determino o início do cumprimento da pena de Jair Messias Bolsonaro a pena privativa de liberdade de 27 anos e três meses”

ALEXANDRE DE MORAES

Ministro do STF em 25 de novembro de 2025

NADA MUDOU

BRISA FORTE

O STF homologou o acordo entre o Governo do RN e a União para o estado ter acesso ao Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF). Com isso, o governo Fátima Bezerra (PT) viabiliza a contratação R$ 855 milhões, que serão importantes para fortalecer a estabilidade financeira do Estado.

É notícia...

1 2 3 4

O vice-governador Walter Alves (MDB) mantém a decisão de assumir o Governo do RN em abril de 2026, quando Fátima Bezerra deixará o cargo para ser candidato ao Senado. No entanto, não significa dizer que é definitivo. O vice-governador sabe dos desafios e do que ele precisa para enfrentá-los.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) se livrou da cassação de mandato e saiu politicamente forte para disputar as eleições 2026. É nome certo à Assembleia Legislativa na chapa da federação PT/ PCdoB/PV. Brisa, para manter o mandato, contou com a incompetência da Mesa Diretora da Câmara de Natal.

ENGANAÇÃO

O ex-deputado Henrique Alves passou mensagem, via redes sociais, comunicando que a sua saúde está em boa recuperação. No último sábado,22, ele sofreu um pequeno AVC, que o levou à UTI de um hospital em Natal.

Nesta data, em 1976, acontecia o primeiro clássico Potiba no Estádio Nogueirão, com vitória do Baraúnas sobre o Potiguar por 4 a 0, e oito jogadores expulsos. A rivalidade ganha força a partir daquele ano.

A Associação Atlética dos Empregados da Petrobras, o Clube Aspetro, celebra 32 anos nesta quarta-feira, 26. Um espaço social e esportivo bem estruturado na chamada Avenida do Contorno (BR-304).

Nesta data, em 2006, era inaugurado o Mercado da Carne e Ave “João Félix da Silva”, anexo à antiga Cobal. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.

Black Friday virou caso de polícia quando lojistas aumentaram preço às vésperas da campanha para simular grandes descontos. O consumidor atento não foi às compras. A atitude para enganar a boa-fé pode virar crime. Na Câmara dos Deputados, um projeto prevê pena de até um ano de prisão e multa para a prática abusiva.

CASTANHA

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial reconheceu oficialmente a castanha de caju da Serra do Mel com a Indicação Geográfica. O selo consolida o produto com identidade cultural e econômica, com reconhecimento no país e no mundo.

ANCESTRALIZAR

O BNB Cultural Mossoró promove hoje a apresentação do espetáculo “Ancestralizar - Caminhando com a Educação”, idealizado pela atriz e umbandista Tony Silva. O evento será realizado na Escola Estadual Francisco Antônio de Medeiros, bairro Belo Horizonte, às 9h.

Deputado federal Alexandre Ramagem está fora do Brasil

PF cumpre mandados no RN e mais dois estados contra fraude em concursos públicos

“OperaçãO Chiad O ” / Ação deflagrada ontem cumpriu dez mandados de busca e apreensão em território potiguar e nos estados de Pernambuco e Alagoas

Operação resultou na apreensão de material que teria sido usado em fraudes

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (25) a “Operação Chiado”, com o objetivo de investigar um esquema de fraudes a concursos públicos. A ação cumpriu mandados no Rio Grande do Norte e em mais dois estados da região Nordeste do país.

A PF informou que foram cumpridos ontem dez mandados de busca e apreensão no território potiguar e nos estados de Pernambuco e Alagoas. Os procedimentos judiciais foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de

Pernambuco.

Segundo a PF, a medida tem como objetivo coletar elementos de prova relacionados à investigação em curso. A operação resultou na apreensão de material suspeito que teria sido usado nas fraudes, como dispositivos eletrônicos.

Uma informação extraoficial deu conta de que diligências teriam sido realizadas no município de Apodi contra um casal, que teria sido beneficiado em uma fase de um concurso da PF. A PF não comentou o caso. A corporação disse que os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa e fraudes em certames de interesse público.

Informação extraoficial é de que diligências teriam sido realizadas no município de Apodi contra casal que teria sido beneficiado em uma fase de concurso da PF

Militares do Rio Grande do Norte rejeitam proposta de reajuste de diária operacional

Em Assembleia realizada nesta segunda-feira (24), os militares estaduais do Rio Grande do Norte decidiram rejeitar a proposta apresentada pelo Governo do Estado para o reajuste da diária operacional. A principal crítica da categoria é que o cálculo das perdas levado em consideração pelo Executivo contempla apenas os anos de 2023 em diante, ignorando o período acumulado desde 2018. Segundo representantes das associações militares, a última majoração da diária ocorreu em 2017, quando o

valor passou de R$ 50 para R$ 107,40. A partir daí, houve perdas significativas não recompostas nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Para a tropa, qualquer proposta que desconsidere esse intervalo não reflete a realidade da defasagem.

A proposta rejeitada previa valor de R$ 123,36 para a diária com turno de 6 horas, o que não contempla sequer a hora de trabalho da mais baixa patente (Soldado). Outro ponto de crítica é a ocorrência de sucessivos atrasos no pagamento das diárias,

resumão

Violência contra mulheres

em sessão da Assembleia Legislativa do rn ontem, a deputada estadual Cristiane dantas chamou a atenção para o dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta terça-feira (25), lamentando os feminicídios recentes registrados em Parnamirim e Ceará-Mirim, na Grande Natal. A parlamentar ressaltou na ocasião que já são 17 mulheres assassinadas este ano no estado e reforçou a importância da rede de proteção.

situação que, segundo a categoria, compromete a credibilidade do instrumento.

“Do jeito que está, a diária deixa de ser atrativa e passa a sobrecarregar o policial, que trabalha em sua folga. Com a decisão pela não aceitação, as associações representativas dos militares irão oficializar a resposta ao Governo e definir os próximos passos da mobilização junto à categoria com vistas a reverter o problema”, explicou trecho de material divulgado ontem pelas entidades representativas da categoria.

Preso na Grande Natal homem com pistola e 16 munições

Na manhã desta terçafeira (25), na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um homem de 33 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele carregava uma pistola Forjas Taurus calibre 380 e 16 munições.

O flagrante foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou que o suspeito foi abordado pela equipe no km 167 da rodovia, en -

quanto pilotava uma motocicleta vermelha.

O homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante para os procedimentos cabíveis. A motocicleta foi liberada após os procedimentos.

CNH falsa

Um motorista foi detido no estado da Paraíba pela Polícia Rodoviária

Federal (PRF) com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. O flagrante se deu no começo desta semana durante abordagem a um Volvo / VM 330, conduzido por um homem de 37 anos. Após suspeitas da PRF, o motorista confessou que nunca foi habilitado e que havia adquirido o documento falso no Rio Grande do Norte, pagando a quantia de R$ 3.700. Ele e o documento apreendido foram encaminhados à Polícia Federal na PB para as providências legais cabíveis.

Preso por estelionato

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu nesta terça-feira (25) um mandado de prisão preventiva contra um homem de 41 anos, suspeito pelo crime de estelionato qualificado. A ação ocorreu em Mossoró. A informação é de que ele se apresentava falsamente como fisioterapeuta, oferecendo colchões de massagem e outros produtos terapêuticos, e realizava cobranças de valores superiores aos combinados e também não entregava os itens em determinadas situações.

Furto de cabos

Na madrugada desta terça-feira (25), uma ação de criminosos na Estação de Bombeamento (EB1), localizado no município de Itajá, no Vale do Açu, prejudicou o abastecimento de oito cidades e três áreas rurais do interior do Rio Grande do Norte. durante a tentativa de furto dos cabos, os criminosos invadiram o local, cortaram os fios e fugiram após a polícia ser acionada. Não conseguiram levar o material. Equipe da Caern trabalha no local para substituir a fiação e religar o sistema.

Jornal de Fato

QFC renova com técnico e o artilheiro do campeonato

FUTEBOL / João Paulo e Paulinho vão seguir no clube para as disputas do Campeonato Estadual

Otécnico João Paulo segue no comando do QFC para a temporada de 2026, ano em que a equipe irá disputar o Campeonato Potiguar pela primeira vez em sua história. O treinador, de 45 anos, chegou em 2025 e levou o Quinho ao acesso inédito à primeira divisão e ao título da Segundona – o primeiro da história do clube.

Sob o comando de João Paulo, a SAF de Parnamirim encerrou a competição com uma campanha histórica: nove vitórias em nove jogos, liderança absoluta e a marca de melhor ataque (21 gols) e defesa (2 gols sofridos) do torneio.

O acesso pelo QFC foi o quarto da carreira do treinador, sendo o terceiro no futebol do Rio Grande do Norte. Ele também subiu o Força e Luz (2019) e o Palmeira de Goianinha (2020), sendo campeão nas duas ocasiões. Fora do RN, levou o Guarani de Divinópolis ao Módulo II do Campeonato Mineiro, ao conquistar a 2ª divisão em 2024.

Na carreira, João Paulo também tem trabalhos por Santa Cruz de Natal, onde conquistou o vice-campeonato Estadual em 2024, Alecrim e Potiguar de Mossoró. Já no futebol de base, passou pelas equipes sub20 de Alecrim e América, conquistando o título do Campeonato Potiguar da categoria pelos dois clubes – em 2022 e 2023.

50% DO ELENCO RENOVADO

Além da permanência do treinador João Paulo, o QFC acertou a renovação contratual com cerca de 50% do elenco campeão da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar. Conforme apurado pela reportagem da Tribuna do Norte, seguem no clube para 2026: o goleiro Everton, os zagueiros Pedro Jorge e Witauã, o lateral-esquerdo Carlos Júnior, o volante Ra-

phael Freitas e os atacantes Paulinho, Diego Costa e João Victor.

Paulinho, inclusive, foi artilheiro do campeonato de acesso com seis gols, em oito jogos.

O time de Parnamirim também acertou as contratações do goleiro Thiago Torralba, ex-Alecrim, o zagueiro Victor Souza, que estava no Mossoró, os laterais Einstein e Alessandro Maranhão, o meia Hitalo e o atacante Igor, todos com passagem pelo Santa Cruz de Natal. A diretoria também busca a renovação do meia Cauã, que está emprestado junto ao Athletic, de Minas Gerais.

Até o momento, cinco nomes não permanecem na equipe para a próxima temporada, são eles: o zagueiro Flávio Nunes, que defenderá o ASA, o lateral-direito Augusto Potiguar e o volante Patrick, ambos anunciados pelo Campinense, e os volantes Pedro Teixeira e Peu, que foram oficializados como reforços do Sampaio Corrêa.

Santos está mais ameaçado do que nunca

O empate entre Internacional e Santos por 1 a 1 no Beira-Rio pela 35ª rodada do Brasileirão foi ruim para os dois times, já que ambos viram as chances de ficar na Série A diminuir. Mas foi pior para a equipe paulista, já que agora entrou na zona de rebaixamento e chegou ao menor número no ano: 51,96%. O Inter teve uma redução de 4,82 pontos percentuais na chance de permanecer e agora tem 90,27%.

A queda de quase seis pontos percentuais em relação à rodada anterior também está relacionada ao Vitória, que saiu do Z-4 ao vencer o já rebaixado Sport por 3 a 1 fora de casa. Foi do Rubro-Negro baiano que veio o maior crescimento da rodada: 25,85 pontos percentuais, que agora fazem com que o time tenha 51,83% de chance de seguir na Série A em 2026.

Quem mais diminuiu o potencial de continuar na elite do futebol brasileiro no ano que vem foi o Juventude. A seis pontos do primeiro time fora da zona de rebaixamento e sendo derrotado por 2 a 1 para o São Paulo na Vila Belmiro, o clube gaúcho perdeu 6,74 pontos percentuais e agora conta

com apenas 2,05% de chance de ficar na Primeira Divisão. O time corre o risco de ser o segundo rebaixado desta edição do Brasileirão já na 36ª rodada.

Para fechar os times que padecem na zona de rebaixamento está o Fortaleza. Mesmo com um jogo a menos (adiado porque enfrentaria o Atlético-MG, que disputou a final da Sul-Americana no sábado), o Laion teve uma redução de 3,77 pontos percentuais na possibilidade de seguir na Série A. Essa diminuição foi causada pelo aumento da distância para o primeiro clube fora do Z-4. Agora, o time da capital cearense tem 10,38% de chance de seguir na elite. A matemática indica que quatro times brigam para evitar a queda reservadas para três equipes. Isso não significa que os outros não corram o risco. Mas o fato de Internacional, Ceará, Vasco, Grêmio, Atlético-MG, Corinthians e Bragantino terem mais de 90% de seguir na Primeira Divisão traz certa tranquilidade para as equipesapesar de ainda não haver garantia matemática da permanência.

Seleção feminina é bem vista por 73% da população, aponta CBF

Uma nova pesquisa da Nexus, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), indica que 73% da população brasileira avalia positivamente o desempenho da seleção brasileira de futebol feminino.

Uma nova pesquisa da Nexus, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), indica que 73% da população brasileira avalia positivamente o desempenho da seleção brasileira de futebol feminino.

O olhar positivo sobre o time se deve, em grande parte, à conquista da medalha de prata na Olimpíada de Paris, em 2024. Segundo o estudo, 54% dos brasileiros sentem

orgulho da equipe e 21% dos cidadãos afirma acompanhar um jogo da modalidade a cada 15 dias.

“O futebol feminino é uma modalidade que cresceu bastante nos últimos anos, tem despertado cada vez mais interesse das pessoas, especialmente depois da medalha de prata na Olimpíada do ano passado, mas que também tem sido perene, permanente. Nossa missão é seguir engajando e mantendo a modalidade em alta, para que mais mulheres pratiquem e a qualidade seja elevada e novas conquistas venham”, declarou o presidente da CBF, Samir Xaud, em nota.

João Paulo levou o time ao título da segundona
Reprodução
Paulinho terminou como principal artilheiro
Reprodução

Reforço do Potiguar é cria do Vasco e busca afirmação na carreira

FUTEBOL / Alvirrubros esperam que Renan encontre o caminho ideal para se firmar e dar novos passos na carreira

MARCOS SANTOS

Da Redação

Revelado pelo Vasco da Gama, o atacante Renan Santos desembarca em Mossoró na próxima semana para defender o Potiguar no Campeonato Estadual, que começa em janeiro. Esta será praticamente a primeira experiência profissional do jogador na carreira.

Renan chega ao clube por indicação de empresários e com o aval do técnico Emanoel Sacramento. O atacante tem 20 anos e 1,73 m de altura.

Em maio de 2022, o site oficial do Vasco publicou matéria sobre a assinatura do primeiro contrato profissional do atleta, que iniciou

sua trajetória no clube carioca em 2019, ainda no sub14. Integrante da conhecida “Geração 2005” vascaína, Renan evoluiu nas categorias de base e “conquistou títulos importantes ao lado de nomes como o goleiro Lecce, os laterais Paulinho e Leandrinho, os zagueiros Lyncon e Luiz Felipe e o atacante GB. Juntos, levantaram troféus importantes como a Copa Brasileirinho Sub-14 (2019), o Campeonato Carioca Sub-17 e a Recopa Carioca Sub-17, na temporada passada”, diz o texto publicado oficialmente pelo clube na época. Seu desempenho constante o levou, em 2022, à assinatura do contrato profissional com o Vasco, válido até abril de 2025. No entanto, ele não foi aproveitado e

De Letra

Site oficial do Vasco

acabou sendo emprestado ao Nova Iguaçu/RJ, onde defendeu o time sub-20 no primeiro semestre deste ano. Como o vínculo não foi renovado com o Vasco, Renan chega ao Potiguar com passe livre.

msantos@defato.com

Segundo informações do clube mossoroense, velocidade e habilidade no “um contra um” são os principais trunfos do atacante. A comissão técnica do Potiguar acredita que Renan pode agregar criatividade e

Aula de futebol à vista pela Champions

Oconfronto desta quarta-feira, 26, entre Arsenal e Bayern de Munique colocará frente a frente os dois melhores times da temporada europeia até aqui. Com estilos distintos, ambos lideram seus campeonatos nacionais e mantêm 100% de aproveitamento na Champions League.

O Arsenal venceu os quatro jogos disputados até agora na competição sem sofrer um gol sequer. Superou o Athletic Bilbao, derrotou o Olympiacos, goleou o Atlético de Madrid e venceu com autoridade o Slavia Praga. O Bayern de Munique não ficou atrás: bateu Chelsea, Pafos e Brugge — ambos estes últimos por goleada — e superou o Paris Saint-Germain na rodada passada.

A bola rola às 17h, em Londres. A promessa é de uma verdadeira aula de futebol, tanto do ponto de vista tático quanto técnico, com intensidade alta do início ao fim. Para quem aprecia o esporte, um presente.

Lerma

O Potiguar anunciou retorno do atacante colombiano, Andrés Lerma. No início desta temporada, ele esteve non elenco, mas não jogou por questão burocrática.

Laguna

O Laguna anunciou a contratação do meia Éverton Luiz, 37 anos. O atleta já se apresentou ao time. Éverton tem experiência de 14 temporadas seguidas fora do país, as três últimas na Bélgica e antes, na MLS, Itália, Sérvia e Suíça. Além do futebol brasileiro, também atuou no México.

Aposentadoria

Vanderlei Luxemburgo afirmou que encerrou de vez a carreira à beira do campo, marcando o fim de uma trajetória histórica no futebol brasileiro. O ex-treinador revelou que as mudanças no papel do técnico moderno foram decisivas: segundo ele, o comandante perdeu autonomia

e passou a ser subordinado ao diretor executivo, algo que pesou na decisão.

Desabafo

Vanderlei Luxemburgo também desabafou sobre o ambiente atual do futebol, afirmando que não quer mais ser alvo de críticas “de quem não entende de futebol” e que isso tem afetado sua imagem.

Em outra função

Apesar da aposentadoria como técnico, Luxemburgo não descarta seguir no futebol em outra função. Desde sua última passagem pelo Corinthians, em 2023, Luxemburgo tem avaliado o futuro e recentemente assinou contrato para atuar como comentarista no programa Galvão e Amigos, da Band. Um dos maiores nomes da área técnica no Brasil encerra sua jornada no campo, mas segue aberto para novos desafios no futebol.

profundidade ao setor ofensivo do time.

Motivado, Renan quer aproveitar a oportunidade: além de ser sua primeira experiência profissional longe de casa, ele enxerga no Potiguar a chance de ganhar espaço e abrir portas para o futuro. Ele falou das expectativas e confiança no trabalho que será feito no seu novo clube.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Tenho plena confiança de

que o nosso grupo vai trabalhar com muita intensidade para alcançar esse objetivo. A pré-temporada será fundamental nesse processo, pois é o momento em que ajustamos a parte física, fortalecemos a parte tática e consolidamos a união do elenco”, disse ele.

A diretoria alvirrubra espera que o jogador encontre em Mossoró o caminho ideal para se firmar e dar novos passos na carreira.

Fifa define potes e regras para sorteio da Copa

A Fifa anunciou nesta terça-feira, 25, como ficaram os potes e as regras do sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo do ano que vem.

O Brasil será cabeça de chave. A seleção brasileira ocupará o mesmo pote que os anfitriões México, EUA e Canadá, além de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. O ranking da Fifa foi o critério usado para a definição dos potes.

As seleções anfitriãs já sabem em quais grupos vão ficar. O México fará parte da chave A, o Canadá, da B, e os Estados Unidos, da D. A Fifa também já definiu como ficará a posição de cada representante dos potes sorteados em cada chave.

As seleções vindas das repescagens entrarão no pote 4. São quatro vagas na repescagem da Europa

e duas na repescagem mundial entre países de outros continentes.

Seleções da mesma confederação não poderão se enfrentar na fase de grupos. A exceção é a Europa, que tem número maior de seleções classificadas do que grupos disponíveis [16 a 12], mas há um limite máximo de duas por chave.

As duas melhores seleções no ranking da Fifa [Espanha e Argentina] ficarão em lados opostos caso vençam seus grupos. A ideia da Fifa é evitar que as duas mais bem ranqueadas se enfrentam antes de uma eventual final. O mesmo vale para França e Inglaterra, terceira e quarta colocadas do ranking. O sorteio será realizado no dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos. O calendário detalhado será oficializado no dia seguinte.

MARCOS SANTOS
Divulgação/Vasco
publicou matéria sobre a assinatura do primeiro contrato profissional de Renan em 2022

Mossoró

Jornal de Fato • quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Físicos defendem que Pedro Álvares Cabral aportou no RN, não na Bahia

pESQUiSa / Segundo os autores do estudo, os portugueses teriam desembarcado primeiro na costa potiguar em 1500

DA R EDAçãO

Ganhou destaque no jornal Folha de S. Paulo, nesta semana, uma pesquisa de físicos que aponta que Pedro Álvares Cabral aportou no Rio Grande do Norte, não na Bahia, como conta a história. Pesquisadores descreveram sua hipótese para a chegada em 1500 no periódico Journal of Navigation. Leia a reportagem: Uma nova pesquisa contesta a versão de que a chegada ao Brasil descrita por Pero Vaz de Caminha, em 1500, aconteceu na região onde hoje fica Porto Seguro, na Bahia. Segundo os autores, os portugueses teriam desembarcado primeiro na costa do Rio Grande

do Norte. O artigo saiu em setembro no periódico Journal of Navigation, da Universidade de Cambridge. Feita por dois físicos, os docentes Carlos Chesman, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Carlos Furtado, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a pesquisa fez a análise dos dados contidos na carta de Caminha e os comparou com os de correntes marítimas e ventos no período em que a viagem foi feita.

“Consideramos datas, localidades, distâncias, profundidades e relacionamos isso com os dados que temos à disposição hoje sobre ventos e correntes”, afirmou Chesman.

Primeiro registro escrito sobre o Brasil, em 1500, a carta de Caminha descreve a d. Manuel 1º a descoberta

Físicos catalogaram os dados numéricos da carta de Caminha

Para chegarem ao resultado, os físicos catalogaram os dados numéricos da carta de Caminha e analisaram aqueles relacionados à trajetória realizada pela frota de Cabral, entre a partida das ilhas de Cabo Verde, em 23 de março de 1500, e os primeiros sinais de terra do

Brasil, em 21 de abril. O encontro com a “serra mui alta e redonda, e outras mais baixas ao sul” descrito por Caminha aconteceu no dia seguinte, 22, a uma distância de cerca de 30 a 40 quilômetros da costa. Nas expedições realizadas no litoral potiguar, a partir da rota traçada na

de uma “terra nova” pela expedição de Pedro Álvares Cabral. O escrivão relata que a frota avistou um “grande monte, mui alto e redondo”, que ganhou o nome de Monte Pascoal, e depois lançou âncora “à boca de um rio”.

A partir de cálculos com o auxílio de softwares e expedições de campo, a conclusão dos físicos é que Caminha estaria descrevendo o monte Serra Verde, na cidade de João Câmara, e o rio Punaú, que desemboca no mar na praia de Zumbi, em Rio do Fogo, a 72 quilômetros de Natal.

“Pelas descrições da carta, eles percorreram cerca de 4.000 quilômetros saindo de Cabo Verde. Essa distância corresponde à rota que traçamos, que considera as correntes e os ventos. Também corresponde à dis-

pesquisa, os cientistas atestam que é possível enxergar a olho nu, como os portugueses (a invenção da luneta ocorreu no século 17), um monte semelhante ao descrito na carta e os outros ao sul.

“Na terceira expedição, três montanhas foram avistadas a aproximadamente 30 quilômetros da costa, próximas à praia de Maxaranguape. Viagens adicionais foram necessárias para

tância até Porto Seguro, mas se a rota for uma linha reta, o que é improvável”, disse Chesman.

Os pesquisadores afirmam ainda que o desembarque descrito por Caminha no dia seguinte à chegada, após a frota descansar com os navios ancorados, teria ocorrido na região onde hoje é a praia do Marco, entre os municípios de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande.

O local recebeu esse nome por causa de um marco português datado de 1501, e desde o século passado intelectuais do Rio Grande do Norte, como Luís da Câmara Cascudo, difundem a hipótese de que os portugueses teriam chegado primeiro por lá. Segundo Chesman, essa hipótese motivou a pesquisa, feita durante a pandemia de Covid.

melhor fotografar as montanhas e realizar medições batimétricas na região da plataforma continental”, afirma a pesquisa.

“Com base nesse registro fotográfico, foi conduzido um estudo topográfico para identificar geograficamente essas três elevações. Utilizando imagens de satélite em 3D, determinou-se que a montanha mais ao norte, maior e mais larga, é provavelmente o verdadeiro

Pesquisa propõe reabrir o debate sobre versão da história oficial

A pesquisa, que não teve participação de historiadores, propõe reabrir o debate em torno da versão ensinada pela história oficial. Um colóquio científico para debater o estudo está sendo organizado por Chesman para o ano que vem, no Rio Grande do Norte. “Nossa intenção é que a discussão seja reaberta. Nós fizemos uma pesquisa a partir da física e estamos apresentando ela a historiadores, para que eles tomem conhecimento.”

Apesar da carta de Caminha ser base para a tese da chegada a Porto Seguro, há outros estudos que reforçam que o primeiro desembarque ocorreu na Bahia. Um destes é o do almirante da Marinha Max Justo Guedes, que em 1975 refez a rota da frota de Cabral e publicou “O Descobrimento do Brasil”. Guedes também considerou informações sobre correntes e ventos, além da característica das embarcações portuguesas. Na avaliação da historiadora Ana Hutz, docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), precisa ser considerado o fato de a pesquisa ter sido feita a partir da carta, sem levar em conta estudos ante -

Monte Pascoal, atualmente conhecido como monte Serra Verde”, dizem os pesquisadores no estudo.

De acordo com a carta de Caminha, os portugueses ancoraram e um dos comandantes, Nicolau Coelho, foi enviado à costa em um batel para ter o primeiro contato com indígenas. Isso, segundo os pesquisadores, teria ocorrido na praia de Zumbi, na cidade de Rio do Fogo. No dia seguinte, 23 de

riores. “A ideia da chegada a Porto Seguro tem base em cartografias e outros estudos, que também refizeram essa rota. Esses estudos não são citados pelos autores.” Ao ser perguntada se a pesquisa poderia causar mudanças no ensino de história do Brasil, a historiadora Juliana Gesueli, da PUC Campinas, respondeu que o debate precisa antes ser ampliado. “É preciso que haja mais pesquisas e evidências robustas para iniciar discussões que às vezes duram décadas para mudar os livros de história”, disse ela. “E precisa haver uma grande justificativa para mobilizar uma grande comunidade a fazer essa discussão.”

Gesueli acrescentou que, independentemente do local de chegada, o ensino em história tem como foco maior a estrutura colonial, que começou em Salvador e em Olinda décadas depois do primeiro contato. “A carta de Caminha é importante para datar o momento histórico, mas a ocupação portuguesa no Brasil só começou de fato a partir da década de 1530. Não acredito que possa causar uma grande mudança dos livros de história.”

abril, os navios foram forçados a navegar por causa de ventanias e chuvas em direção ao norte “para ver se achávamos alguma abrigada e bom pouso, onde nos demorássemos”. Cerca de dez léguas depois (48 km), diz o escrivão, outro desembarque teria ocorrido. Para os físicos, este outro local seria a região de mar da praia do Marco, no limite de São Miguel do Gostoso com Pedra Grande.

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Mar na praia de Zumbi, em Rio do Fogo, a 72 quilômetros de Natal
Carlos Chesman

Gente De fato

JOÃO GOMES, O HOMEM DO ANO NA MÚSICA

O astro do piseiro, João Gomes, confirma em 2025 aquilo que o Brasil inteiro já sabia: seu talento é imenso e sua humildade, ainda maior. O pernambucano brilhou ao conquistar o Grammy 2025, um marco histórico para sua carreira meteórica, e seguiu encantando o país ao gravar com alguns dos artistas mais renomados da música brasileira. Entre palcos, prêmios e milhões de ouvintes, João transita por todas as mídias com a mesma doçura de sempre, levando a essência do Nordeste para o mundo. Uma estrela que ilumina, representa e emociona — merecidamente, o homem do ano na música.

LUCAS AND NAVILA

A coluna registra, com alegria, o gentil convite para celebrar o aniversário da empresária das Óticas Salinas, Navila Vasconcelos, e do seu filho, o médico oftalmologista Lucas Tiano. A festa será no dia 12 de dezembro, no charmoso Condomínio Quintas do Lago, ao som animado da Robinz Band, com churrasco de primeira e chope gelado reunindo amigos e boas vibrações. Gratidão pelo convite — vamos, sim!

Parabéns ao senador potiguar Rogério Marinho, que hoje celebra mais um ano de vida. Que a nova idade lhe traga saúde generosa, alegrias abundantes e a serenidade de quem segue construindo caminhos com firmeza e propósito. Felicidades!

Benevides, Estelita Benevides casou com João Victor Varjal e ganhou jantar assinado pela mamis. Parabéns!

Borges e Luiz Soares e os irmãos Antônio José, Ana Karina e Ana Luiza. Álbum de família!

ORFEU

E os que leem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só as que eles não têm.”

CHAMPANHE NO GELO

Festejam idade nova: Leonardo Lopes, Lua Soshiu, Miguel Pinto Barra, Emerson Azevedo Júnior, Sandra Gurgel Melo, Rogério Marinho, Denilson Júnior, Igor Pedrosa, Kécia Kaliane, Maria do Socorro Batista. Parabéns, meus amores!!

SWEET CHILD O’ MINE

Os fãs já podem preparar o coração (e a voz!): a lendária Guns N’ Roses confirma retorno ao Brasil, com show marcadíssimo no Arena Castelão, em Fortaleza, no dia 18 de abril de 2026. A cidade promete tremer com os clássicos que embalam gerações. Vamos, sim… é abril de rock, bebê!

POR QUE TUDO DE PET É TÃO CARO?

Cada vez mais tutores se perguntam: por que tudo no universo pet custa tão caro? Os valores dos fármacos veterinários impressionam, e os exames, então… um simples hemograma para pets chega a custar o dobro do valor de um exame humano. Soma-se a isso ultrassonografias com preços elevados, castrações com valores inacessíveis para muitos e cirurgias oncológicas que, embora fundamentais, tornam-se verdadeiros desafios financeiros. A pergunta permanece no ar: onde está a isonomia? O cuidado com os animais não deveria ser um luxo, mas um gesto de responsabilidade e amor acessível. É urgente discutir políticas, regulamentações e incentivos que tornem a saúde pet mais justa para todos — afinal, eles fazem parte da família, e cuidar não pode ser um privilégio.

Fotos: Cedidas
As gêmeas de Dona Odete Rosado, Ceição e Fafá brilhando num modelo assinado por Fátima Carlos para o casamento de Luiz Alberto e Priscila Cavalcanti.
A toda linda caçulinha da chef Jane
Os noivos Luiz Alberto e Priscylla Cavalcanti com os pais Aninha
FERNANDO PESSOA

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

Se você sente dor, você está vivo. Se você sente a dor das outras pessoas, você é um ser humano.”

II ENCONTRO DOS DIREITOS...

O II Encontro Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Pau dos Ferros, junto a diversas instituições parceiras. Com a temática central “Inclusão, Direitos Humanos e Combate ao Capacitismo”, o evento acontecerá presencialmente no auditório do Campus IFRN nos dias 3 e 4 de dezembro/2025. As inscrições são gratuitas e se encerram hoje. Participe!

Casal querido vereador José Bento/Nelinha; ela aniversariou dia 24. lB renova parabéns.

Colunista decano de destaque na PB, companheiro oliveira Filho, realiza amanhã em Campina Grande o tradicional Jantar Vip. Daqui o meu abraço desejando sucesso.

VIII SALÃO

DORIAN GRAY

Vai ocorrer no Campus UFERSA – Pau dos Ferros a exposição do VIII Salão Dorian Gray, com mais de cem artistas locais, e sob o tema “Cascudo e Academia de Letras’. Será neste 27 de novembro, 18h, com palestra de abertura sobre arte regional, pelo Dr. Manoel Onofre Neto, no Centro de Convivência, seguindo da Vernissage do Salão na Biblioteca da Ufersa. Você é convidado/a, participe!

No bolo celebrativo, o estimado casal Dr. Carlos Toscano/ isadora Nogueira Toscano; ela aniversariante do dia 24, e o Colunista brinda com parabéns!

SERENATA AO LUAR

A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza amanhã a 1ª Serenata ao Luar da Princesinha, a partir das 19h iniciando no patamar da Capela São Benedito com encerramento no Pavilhão. Já confirmados os seresteiros Jeronimo Pinheiro, Assuero Costa, Lourdes Almeida, Itacírio Barbalho, Luizinho Show e Zilma Araújo. Vamos todos participar. OBRIGADO à Secretária Marta Pontes pelo especial e criativo convite.

INAUGURAÇÃO

Megainauguração da NJ Eletro Fios, dias 27, 28 e 29 de novembro, três dias de muita energia, emoção e oportunidades, na Rua Mano Marcelino, nº 107, em Pau dos Ferros. Dia 27, intensa programação aos clientes e convidados, dia 28, aos profissionais engenheiros e arquitetos, dia 29, aos eletricistas. Confirmo presença e desejo sucesso ao empreendimento.

MP recomenda que escolas privadas de educação infantil operem dentro das normas técnicas e legais

Educação / O órgão aponta a necessidade de adequação das escolas privadas de Mossoró para garantir segurança, qualidade e validade dos atos escolares

OMinistério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que as escolas privadas de Educação Infantil de Mossoró regularizem sua situação institucional e documental. A orientação partiu da 4ª Promotoria de Justiça do município e tem como objetivo garantir que as instituições funcionem dentro das normas legais e assegurem às crianças uma educação segura e válida do ponto de vista jurídico.

De acordo com o MP, a ação se baseia na atribuição constitucional do Ministério Público de zelar pela ordem jurídica e pelos direitos fundamentais, como o direito à educação de qualidade. O

com as normas legais

texto da recomendação leva em consideração que as creches e pré-escolas privadas de Mossoró fazem parte do Sistema Municipal de Ensi-

no e, portanto, precisam cumprir integralmente as normas de credenciamento e autorização de funcionamento. Informa ainda que o

descumprimento dessas regras pode invalidar atos escolares, gerar prejuízos pedagógicos e comprometer a continuidade dos estudos

o prazer do reencontro, o Colunista ladeado pelo casal Dr. licurgo iV/ Madalena Meirelles Nunes, na Moagem " Dr. Pedro Diógenes", sexta-feira última. Meu abraço daqui para Natal.

das crianças.

“O direito à Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e é fundamental, assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Por integrarem o Sistema Municipal de Ensino, as instituições privadas têm a obrigação de seguir rigorosamente as regras educacionais para seu funcionamento, credenciamento e autorização. O cumprimento dessas normas é indispensável para a validade jurídica dos atos escolares praticados”, aponta um trecho da recomendação.

Esse entendimento do Ministério Pública leva em consideração a Resolução

CME n º 02/2024, editada pelo Conselho Municipal de Educação. O documento estabelece os parâmetros que cada escola deve seguir, incluindo a atualização do Projeto Político-Pedagógico e do Regimento Escolar, a comprovação de habilitação do corpo docente e auxiliar, além de requisitos estruturais, como acessibi-

lidade, segurança, prevenção contra incêndio e regularidade sanitária.

A recomendação também determina que qualquer mudança relevante, como alteração de endereço ou ampliação de estrutura física, precisa ser comunicada e aprovada pelos órgãos responsáveis. Caso contrário, a escola passa a operar de forma irregular, o que pode resultar na nulidade dos documentos escolares emitidos.

A recomendação também exige que as escolas mantenham de forma permanente as instalações físicas em conformidade com os parâmetros de segurança, salubridade e acessibilidade, e que assegurem a guarda organizada e a integridade de todo o acervo escolar e documental dos alunos. “O MPRN orienta ainda que, em caso de encerramento de atividades, sejam adotados procedimentos planejados e transparentes para garantir a preservação da trajetória escolar das crianças”, orienta o MP.

TolsToi
Reprodução
secretária de Cultura e Turismo, Marta Pontes, sempre inovando, amanhã realiza a i serenata ao luar da Princesinha. Parabéns pela iniciativa. sucesso!
Cedida
Cedida
O direito à Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e precisa estar de acordo

Demais

georgianoazevedo@gmail.com

GOS tOSO É n A P r AIA!

a praia de São Miguel do Gostoso foi palco para mais uma edição do evento “Gostoso é na Praia”, com três dias (20, 21 e 22/11) de muita música, vibração e experiência única com grandes atrações divididas em temas diferentes: Pool Party Nauan, Gostoso Collors, Sunset idílico, Gostoso Memories, e Gostoso White.

SHOW DE BELEZA

A turminha da Tráfego m odels esteve presente no evento Gostoso é na Praia, sob o comando do modelo João m arcos, que organizou tudo na maior harmonia.

Geor G iano a zevedo

NO rde S te SS e df

a jornalista daniela falcão comanda mais uma edição do festival Nordestesse, na quadra , em Brasília (df), especial fim de ano reunindo moda, design e artesanato num só lugar, já antecipando as propostas para arrasar no verão 2026.

d e hoje até sábado, 29, com a participação das marcas: Almacor (B a ), Bossa de Maria (B a ), Carnavália (PB), Catarina Mina (C e ), Cearensy (C e ), Luci Bortowski (B a ), MOa (P e ), Sau Swin (C e ), B. d esign ( a L), Palma (B a ), Lu Madre (P e ) l, Matulão (C e ) l, Kassuá (PB) e George a zevedo a rte ( r N).

BRUNCH

n a programação do Festival n ordestes

se, hoje, na quadra , em Brasília ( df ), vai acontecer pré-lançamento m arbre e & Lucas Caramés, com talk show “ d esign e r egionalidades” sob o comando de d ani f alcão, Lucas Caramés e e lma Souza, a partir das 11h, seguido de brunch assinado pela chef Patrícia Leal.

AREIA COLORIDA

Para o festival Nordestesse, em Brasília (df), George azevedo vai apresentar a coleção areia Colorida. e a grande novidade é a collab George azevedo arte & Matersol com moda praia.

CELEBRANDO!!!

As empresárias m aria e duarda Pinto, Keyla m uniz e m aria Leopolda Queiroz vão reunir clientes das lojas m adu, Keyla m uniz Acessórios e m L Parfum para coquetel de celebração do ano de 2025, hoje, a partir das 10h, na loja Madu.

O CAJU PRAIA

o empresário André m esquita, sucesso com o restaurante O Caju Gastronomia, em Mossoró, vem aí com O Caju Praia, muito bem instalado onde funcionou o Tchê b each, em Tibau, com inauguração agendada para 27 de dezembro. u ma inovação no verão dos m ossoroenses!

DJ Pettros e sua musa Dra. Samara Veras. Só alegria!
Gaettano Santino, Mister Rio Grande do Norte Pacific Universe 2025, e a namorada Letícia.
A modelo Mikaeli Estevam vendo o sol nascer na Gostoso White. Linda!
Os modelos Diogo, Flávio, Victor e Carlos fazendo a festa! Ellen Caroline, Vinicius, Thomáz e Ayra. Lindos!
João Marcos, RP de sucesso!
Riwanny, Tainá Félix, Emilly e Suênia. Lindas!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.