

![]()




>> Vereador Cabo Deyvison armou uma rede na recepção da Secretaria de Infraestrutura de Mossoró. Ele espera deitado o titular da pasta para apresentar demandas da população

Vereador Cabo Deyvison, cansado de esperar pela gestão do prefeito Allyson Bezerra, decidiu pressionar deitado numa rede na Infraestrutura
Principal 5
Bolsonaro só poderá voltar às urnas aos 105 anos, em 2060







Presidente do Baraúnas afirma que não pretende renovar mandato

Organização:
ÂNGELA RODRIGUES GURGEL
Autora de Ensaio Poético e Confissões Crônicas, idealizadora da confraria Café & Poesia. angelargurgel@gmail.com
Há quem diga que “os mercados são a alma ruidosa das cidades”. Concordo e acrescento: nas cidades do interior, eles são coração e pulmão. Muito mais do que obras de engenharia, os Mercados Públicos são, por excelência, espaços de convivência comercial, afetiva e da vital alegria que compõe a identidade de um povo. É ali que a cidade pulsa sem filtros, onde testemunhamos os miúdos e os grandes acontecimentos. Onde nascem os acordos políticos e as alianças afetivas. Os mercados são guardiães de sons e silêncios, palco onde a vida acontece, sem ensaios, entre o colorido das bancas, o aroma das especiarias e o burburinho das conversas sérias e vadias.
Foi nesse chão simbólico que, na manhã de 22 de novembro, o tempo pareceu dobrar-se sobre si mesmo. Os descendentes de Cícero Felipe e Dona Chagas — especialmente os núcleos das famílias de Tio Antônio, hoje com 96 anos e residindo em Marabá (PA), e Tio Nô (in memoriam) — silenciaram em reverência para receber uma homenagem que tocou fundo a nossa alma. Mesmo à distância, através das imagens enviadas pelos amigos, era possível sentir a atmosfera daquele momento. Exalava-se o doce perfume do reconhecimento e o eco das vozes de nossos antepassados a nos dizer que o progresso não precisa ser desmemoriado; uma mistura inebriante do frescor da novidade com a persistência da saudade.
Ao ver o sobrenome de nossa família gravado na estrutura física desse monumento, foi impossível não voltar no tempo. Com olhos embaçados de

emoção, lembrei-me de Tio Antônio, com suas ferramentas criando móveis; e de Tio Nô, com sua máquina fotográfica a tiracolo, registrando os eventos das famílias e da cidade. Eles, que sempre estiveram presentes nas mesas, armários, porta-retratos e nas lembranças familiares, hoje figuram como história gravada em concreto.
A gratidão, misturada às lembranças, transborda pelos olhos. Aquelas placas não são apenas metal ou tinta; são a materialização de um legado fundido ao cimento, ferro, areia e a cal que sustentam o edifício. Parafraseando o discurso proferido pela prefeita, no ato de inauguração, “o Mercado não foi reformado apenas com tijolos, mas erguido com memórias”. Ter o nosso nome ali é como ouvir um sussurro de aprovação vindo de tempos idos, confirmando que a honradez, o suor e o trabalho dos nossos antepassados ganharam a solidez da pedra e a perenidade do afeto público.
Numa era onde tudo é tão efêmero, ver minha família servir de alicerce — simbólico e afetivo — dessa nova fase do Mercado de Almino Afonso é um orgulho que carregaremos com a humildade de quem sabe que ninguém constrói nada sozinho. O prédio está lindo, moderno e renovado. Mas o que o torna verdadeiramente majestoso aos nossos olhos não é a arquitetura restaurada, e sim a certeza de que, em cada fresta, em cada dia de feira, haverá um pouco da essência de todos nós.
Em Almino Afonso, o Mercado sempre transcendeu o comércio. É solo de celebração. É o porto seguro para onde os filhos da terra que residem



noutras cidades retornam, celebrando a amizade nos carnavais que marcaram gerações e, mais recentemente, na Festa do Reencontro, organizada pela prima Simone, filha de Tio Nô. Suas velhas paredes guardavam o eco das gargalhadas e o silêncio dos beijos; as novas paredes agora guardam o nome

de nossa família e de seu legado. Nosso agradecimento ao poder público por essa homenagem não é meramente um ato protocolar. É uma saudação emocionada aos que reconhecem que a história de uma cidade está intrinsecamente ligada às narrativas de seus antepassados. É o
reconhecimento da trajetória daqueles que ajudaram a construir — com seu trabalho, relações sociais, culturais e religiosas — a geografia urbana e imaterial do município. A municipalidade nos presenteou com a eternidade da lembrança, e a gratidão que manifestamos aqui nasce da convicção de que a memória é o único antídoto contra a passagem do tempo. Que nosso mercado seja, para sempre, um ponto de encontro entre a tradição que nos forjou e as inovações que nos aguardam. Que as portas que se abriram para o progresso jamais se fechem para a história que nos trouxe até aqui. Almino Afonso ganhou um mercado novo; nós, através de suas novas galerias, ganhamos a imortalidade do afeto.
Muito obrigado!
COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 -
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos


FORA DO JOGO / A legislação brasileira proíbe candidaturas de pessoas que estejam cumprindo pena em processo transitado em julgado


nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

USA: lucro do “encanador hidráulico” na Black Friday
ABlack Friday é um evento recente no Brasil. Começou em 2010 como um evento totalmente online. O termo surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 1869, quando numa sexta-feira dois financistas de Wall Street, Jay Gould e James Fisk, tentaram manipular o mercado de ouro. O objetivo era inflacionar os preços do ouro comprando grandes quantidades. Os preços dispararam e os investidores correram para o mercado na esperança de lucrar.
Mas o plano desmoronou. O governo dos EUA interveio, liberando grandes reservas de ouro. Fez com que os preços do ouro despencassem, dizimando fortunas e desencadeando um colapso na bolsa de valores. Os jornais chamaram de “Sexta-Feira Negra” devido à devastação que causou. Ironicamente, esse nome ressurgiria décadas depois, para descrever uma avalanche de compras no varejo.
Curiosidades
Vejamos algumas curiosidades.
Os encanadores americanos chamam de “Sexta-feira Marrom”. Enquanto os consumidores correm para as lojas em busca das ofertas da Black Friday, os encanadores nos EUA vivenciam um tipo de lucro completamente diferente, que eles chamam, em tom de brincadeira, de “Sexta-feira Marrom”. Há um aumento de mais de 50% nas chamadas de serviço. Os jantares festivos exercem uma pressão enorme sobre os canos e trituradores de lixo das casas. Gordura, restos de peru, cascas de batata e outros resíduos de comida acabam no ralo e causam entupimentos e refluxos. Verdadeiro caos hidráulico. O curioso é que enquanto um setor da economia é impulsionado por compras desenfreadas, outro prospera consertando a bagunça deixada pelas ceias do Dia de Ação de Graças.
Cumprindo pena de 27 anos e 3 meses por liderar a tentativa de golpe de Estado, o expresidente Jair Messias Bolsonaro (PL) está inelegível até 2060, quando terá 105 anos. Até lá, serão realizadas nove eleições presidenciais das quais ele não poderá participar.
Na prática, a decisão do Supremo Tribunal Federal impede Bolsonaro, hoje com 70 anos, de concorrer
a qualquer cargo eletivo pelo resto da vida. Esta é a terceira inelegibilidade imposta pela Justiça ao exchefe do Executivo, e a mais extensa delas.
A legislação brasileira proíbe candidaturas de pessoas que estejam cumprindo pena em processo transitado em julgado, como ocorre agora com Bolsonaro. Pela Lei da Ficha Limpa, os oito anos de inelegibilidade decorrentes de condenação por órgão colegiado começam a ser contados apenas após o término da pena. No caso do ex-presidente, a conta é direta: a inele-
gibilidade se estende por oito anos após o cumprimento da pena de quase três décadas. Na prática, são 35 anos de proibição de disputar qualquer eleição.
Antes da condenação criminal pelo STF, Bolsonaro já havia sido declarado inelegível duas vezes pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A primeira decisão, de junho de 2023, reconheceu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na reunião com embaixadores no Palácio do Alvorada, em julho de 2022, quando ele lançou
Em outubro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduzem os prazos de inelegibilidade em alguns casos. Nenhuma dessas alterações, porém, beneficia Bolsonaro. Isso porque a nova lei preserva as regras tradicionais para
crimes graves, entre eles aqueles cometidos no âmbito de organização criminosa, um dos delitos pelos quais Bolsonaro foi condenado. Assim, a contagem de oito anos após o cumprimento da pena permanece inalterada.
“Como foi condenado por participação em orga-
nização criminosa, ele se enquadra na regra que mantém intacta a contagem dos oito anos de inelegibilidade após o cumprimento da pena”, explica o ex-juiz eleitoral Marlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa.
A determinação de execução imediata da senten-
suspeitas infundadas sobre as urnas eletrônicas. Quatro meses depois, em outubro de 2023, o TSE o condenou novamente, desta vez por abuso de poder político e econômico nas celebrações do 7 de setembro de 2022, ao utilizar a estrutura de um ato oficial para fins eleitorais, já durante a campanha.
Essas condenações o tornavam inelegível até 2030, mas o novo veredito criminal do STF absorve e ultrapassa esse prazo, estabelecendo uma inelegibilidade muito mais longa e definitiva.
ça, tomada na terça-feira, 25, pelo ministro Alexandre de Moraes, surpreendeu a defesa. Os advogados acreditavam que o ministro aguardaria a análise dos embargos infringentes, recurso que pretendem apresentar até esta sexta-feira, 28. Com a pena criminal somada aos efeitos da Lei da Ficha Limpa, Bolsonaro se torna o político de maior expressão nacional a permanecer inelegível por período tão prolongado.
A Black Friday, de acordo com dados de seguradoras, aumenta os acidentes de carro em cerca de 30 a 35% em comparação com um dia típico de novembro. Até mesmo os pedestres enfrentam riscos maiores, carregando sacolas ou atravessando estacionamentos sem prestar atenção. surge a “cyBer monday”
Durante o fim de semana do Dia de Ação de Graças, grandes varejistas americanos como Walmart, Target e Best Buy atraem multidões tão grandes que algumas lojas recebem mais de 22 milhões de visitantes em um único dia. Para efeito de comparação, isso é mais do que a frequência anual da Disney World, que recebe cerca de 18 a 20 milhões de visitantes por ano.
Por trás da empolgação gerada pela Black Friday, existe uma crescente conscientização: os compradores de hoje não estão apenas em busca de ofertas, mas sim de valor, transparência e significado. Tradicionalmente, a Black Friday foca em ofertas em lojas físicas, enquanto a Cyber Monday (a segunda-feira após o Dia de Ação de Graças) concentra-se em descontos on-line. A Cyber Monday nasceu em 2005, estendendo a frenética atividade de compras para o mundo digital, abrangendo continentes e mercados on-line.
Curtinhas
Filme
“Toscana” – NEFLIX - Segue a história de um chef dinamarquês que viaja para a Toscana para vender o negócio de seu pai. Lá, ele acaba conhecendo uma mulher local que o inspira a repensar sua abordagem da vida e do amor.
Frase
“Você não sabe quão forte é até que ser forte seja a sua única escolha”
nelly carlos (i)
O restaurante Pajé na orla de Maracajaú é sem dúvida uma das grandes atrações da gastronomia litorânea do estado. Além do mais, tem a presença da jornalista Nelly Carlos, líder da classe dos jornalistas durante vários anos, e que hoje prefere viver à beira-mar.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
ESTUDO / Estudo realizado pelo Sebrae revela impacto do onshore no desenvolvimento econômico do Estado
Sandra Monteiro Especial
Responsável por cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Rio Grande do Norte, o setor de óleo e gás (O&G) onshore (em terra) participa em 23% na arrecadação de ICMS no Estado. A cadeia de O&G é o motor da Indústria na região de Mossoró: os municípios da região que ampliaram o protagonismo da indústria extrativa entre 2011 e 2021 apresentaram um crescimento acumulado mediano do valor adicionado da indústria de 437,6%.
É o que revela levantamento apresentado pelo Sebrae RN no Mossoró Oil & Gas Energy 2025, na Arena Partage Shopping, em Mossoró.
O estudo “Impacto do Onshore no Desenvolvimento Econômico”, conduzido pela Neoway em parceria com o Sebrae RN e Nilo Engenharia, mostra que, entre 2010 e 2021, o crescimento econômico foi expressivo nos municípios potiguares onde a indústria extrativa se expandiu. Se por um lado o crescimento acumulado mediano foi de 437,6% onde a cadeia aumentou protagonismo, por outro foi de apenas 37,6% nas cidades onde se mante-
ve estável e até queda de 14% nas que registraram retração no setor.
Outro detalhe é que, nos municípios do Rio Grande do Norte onde ao longo de 10 anos a indústria extrativa aumentou o protagonismo, o crescimento acumulado mediano do PIB per capita foi de 116%, ao passo que em municípios onde esse protagonismo ficou estável ou decresceu o crescimento acumulado foi menor, de aproximadamente 111% e 80,8%.
O estudo, contudo, vai além de reafirmar o protagonismo da indústria extrativa (óleo e gás), ao destacar que figura entre as três atividades mais relevantes da
O levantamento apresentado pelo Sebrae revela impacto sobre emprego e renda, com amostra de 1.111 municípios produtores ou recebedores de royalties entre 2014 e 2024, ao considerar variáveis como novos poços, empregos em pequenas e médias empresas (PMEs), salários médios, arrecadação de ICMS/ISS e PIB per capita, revela impacto sobre emprego e renda.
O dobro de intervenções em poços (intervenções de completação) aumentaria em 14,3% os empregos e em 18% os salários. E os empregos aumentariam 32,4% e os sa-
lários (33%), se for dobrada a duração de abandono em municípios vizinhos.
Em relação à questão tributária, a arrecadação de ICMS no Estado aumentaria em 14,8% e a de ISS nos municípios cresceria 28%, se forem dobradas as intervenções de abandono nos poços. Quanto ao impacto sobre o PIB per capita, dobrar o número de empresas da cadeia energética aumentaria 13,6%.
Em síntese, o estudo confirma que a cadeia onshore de óleo e gás tem impacto positivo, mensurável e significativo sobre emprego, renda, arrecadação tributária e PIB per

PREGÃO ELETRÔNICO N° 91014/2025
O Município de João Dias/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91014/2025, tipo menor preço, que tem como objeto: Contratação de empresa para fornecimento de uma Ambulância (Proposta nº 12097695000124004, emenda nº 3990019/2024, General Girão), a fim de atender as necessidades da Unidade Mista de Saúde Maria Celestina da Conceição de do Município de João Dias/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 28/11/2025; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 10/12/2025, às 09:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 10/12/2025, às 09:30. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e subsidiariamente a Decreto Municipal n° 001/2024, de 04 de janeiro de 2024, e do disposto no presente edital e seus anexos. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.joaodias.rn.gov.br/ e www.novobbmnet.com.br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Francisco Veríssimo Filho, nº 40, Centro, João Dias/RN. João Dias – RN, 27 de novembro de 2025. Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação Pregoeiro

região de Mossoró ao longo da década. O levantamento também projeta o futuro. A
partir de modelo econométrico robusto para medir o impacto real da cadeia
onshore, parte
e se a
capita nos municípios produtores. Revela ainda que o licenciamento ambiental é fator crítico: onde há licença, os ganhos são substancialmente maiores.
Também mostra que intervenções técnicas em poços (abandono, completação, perfuração, workover) funcionam como motores de geração de empregos e arrecadação; royalties e preços de energia influenciam diretamente a expansão da base produtiva. Assim, quanto maior o protagonismo da atividade extrativa, maior o crescimento esperado da indústria, do emprego e da riqueza regional.

Conforme o diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, o estudo deverá servir de base para a construção de novo modelo de arranjo produtivo para a indústria do petróleo e gás no estado. Ele fez um chamado aos representantes de entidades e instituições públicas e privadas a abraçarem a proposta, baseada na participação, inovação e na coletividade.
“A gente tem que construir, juntos, um arranjo produtivo que beneficie todo mundo, que seja mais inclusivo, unindo as empresas, a federação das indústrias, as universidades e demais entidades para incorporar ino-

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 032/2025
O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 08:00, do dia 11 de dezembro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com. br/, PREGÃO nº 032/2025. Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios com a finalidade de atender às necessidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras.m2atecnologia.com.br/- https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista.php; https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista.php, cpljpenha@hotmail. com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 - Centro - José da Penha-RN.
José da Penha-RN, 27 de novembro de 2025
Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO
vação tecnológica e qualificação de recursos humanos nesse processo. Esse estudo apresentado aqui hoje é um roteiro para iniciarmos essa caminhada, que vai nos ajudar a enfrentar problemas sérios do setor, como o licenciamento ambiental”, conclamou.
Ao declarar apoio à proposta apresentada pelo Sebrae RN, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou a relevância dos dados apresentados para um melhor aproveitamento do potencial do setor de petróleo e gás no RN.
“Desafio aceito. A pauta

para o setor foi apresentada nesse estudo, e precisamos agora saber aproveitar tais informações para um melhor direcionamento das ações e, de forma estratégica, calibrar esse ambiente de negócios e desenvolver ainda mais o potencial gigante que o setor possui”, atestou.
O presidente da Redepetro RN, José Nilo de Souza Júnior, ressaltou a força do segmento, informando que as 50 empresas associadas à entidade geram 12 mil empregos. “Mossoró é celeiro de oportunidades. Aproveitem a feira para fazer bons contatos, bons negócios”, saudou, ao dar boas-vindas aos presentes.
Rua Antônio Fortunato dos Santos, S/N centro CEP: 59.955-000 Tenente Ananias/RN CNPJ(MF) Nº 08.357.667/0001-58
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 9/2025-0003
Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal de Tenente Ananias, torna público estar realizando licitação sob a modalidade de Pregão Eletrônico, que tem como objeto Registro de preços para a Contratação de instituição financeira ou de pagamento, que atenda as regras de funcionamento estabelecidas pelo Banco Central do Brasil, para operar os serviços de processamento e gerenciamento de créditos da folha de pagamento dos servidores, bem como crédito consignado e fornecedores, junto à Secretaria de Finanças do Município de Tenente Ananias/RN. Conforme termo de referência que é parte integrante do Edital. De acordo com o que determina a legislação vigente, INICIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 01/12/2025; DATA DA ABERTURA DAS PROPOSTAS: 11/12/2025 às 09:30:00; INICIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 11/12/2025 às 09:35:00. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição no TENENTE ANANIAS - RN, 28 de novembro de 2025
ARISTOTELES BARRETO DE ARAUJO SARMENTO Pregoeiro
INUSITADO / Cabo Deyvison espera deitado pelo secretário de Infraestrutura, Rodrigo Lima, com demandas da população

dido pelo titular da pasta.
Uma cena inusitada, mas que reflete a realidade na gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) em Mossoró. O vereador Cabo Deyvison (MDB) armou uma rede na Secretaria Municipal de Infraestrutura para esperar ser recebido pelo titular da pasta, Rodrigo Lima, com objetivo de apresentar demandas reclamadas pela população. A atitude do vereador de oposição é consequência da falta de acesso da população à gestão municipal. Cabo Deyvison foi procurado por um cidadão que pediu para reivindicar a pavimentação de sua rua, já que não tinha acesso à Secretaria de Infraestrutura. O vereador tentou contato com o secretário Rodrigo Lima, mas este não atendeu as ligações. No plenário da Câmara, o vereador avisou que iria acampar na Secretaria de Infraestrutura até ser aten-
Os vereadores da bancada governista, que são chamados por Deyvison de “elementos”, duvidaram da palavra do oposicionista.
Nesta quinta-feira, 27, cumprindo a palavra, Cabo Deyvison armou uma rede na recepção da Secretaria de Infraestrutura para esperar por Rodrigo Lima. Ele disse que só deixará o local quando for recebido para apresentar as reivindicações da população.
“Um cidadão queria reivindicar a pavimentação de sua rua e não foi recebido. Ele nos procurou e pediu ajuda. Como representante do povo, tenho o papel de trabalhar pela cidade, então, vou armar uma rede na Secretaria até ser recebido”, avisou, antes de cumprir a palavra.
Deyvison chegou à Secretaria de Infraestrutura levando uma pasta com várias demandas de moradores de bairros periféricos, principalmente pedidos de melhorias em ruas e vias
cesar@defato.com

OMinistério Público precisa colocar uma lupa nas contas públicas da Prefeitura de Grossos. Tem obrigação, para ser mais contundente. Não é possível que o município de pouco mais de 10 mil habitantes viva o caos em áreas vitais, enquanto o cofre público seja oxigenado com milhões de reais carimbados por royalties de petróleo e gás. Este ano, a ANP repassou 63,3 milhões para Grossos, uma média de R$ 5,8 milhões por mês só com essa fonte de receita. O município, porém, vive cenário de pobreza. Na Educação, por (mau) exemplo, Grossos é apenas o 115º colocado entre os 167 municípios do RN na taxa de escolaridade, e o 3.775º posicionado entre os 5.570 municípios brasileiros. Os dados são do IBGE. Outro absurdo que contrasta com a receita milionária de royalties é que apenas 1,28% de domicílios é atendido com esgotamento sanitário adequado. Nesse quesito, Grossos aparece na 147ª posição no RN. Tem mais: apenas 11,2% de domicílios contam com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio). A degradação das áreas vitais é um choque diante do volume de receitas da Prefeitura. Em 2024, o percentual de receitas colocou Grossos na posição 10 de 167 entre os municípios potiguares. Mas para onde está indo o dinheiro público? É exatamente essa resposta que o Ministério Público e outros órgãos de controle devem procurar. O que não pode é permitir que Grossos continue rico em receitas, mas com estrutura de município pobre, em detrimento de seus habitantes. Alô, MP!

que, segundo ele, foram ignorados pelo auxiliar do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). A iniciativa do vereador chamou atenção de servidores e visitantes, mas, até o fechamento desta edição, o secretário Rodrigo Lima não havia aparecido no local.
Cabo Deyvison, que exerce o primeiro mandato, tem desafiado a bancada governista e se mostrado destemido. Ele colocou selos como “babão” e “elemento” em vereadores que defendem a gestão Allyson Bezerra. Para Deyvison, esse enfrentamento é necessário para que a gestão municipal seja pressionada para atender as demandas da população.
A pressão exercida pelo vereador de oposição, porém, não tem mudado o comportamento da bancada governista. Contando com 16 dos 21 vereadores, a bancada segue a orientação do prefeito Allyson, sem abrir espaço para as demandas coletivas.
Que pena minha cidade tão próspera tratar um artista da terra assim”
TÚLIO RATTO
Artista plástico e caricaturista, que vendeu duas telas ao prefeito Allyson Bezerra e não recebeu o pagamento
Se não tem recursos para saúde, educação e infraestrutura, sobrou para gastos com festas em Grossos. Só com o Carnaval 2025, a gestão da prefeitaCinthiaSonalegastoumais de R$ 2,5 milhões, pagando cachês acima de R$ 250 mil. É o pão e circo desmantelando o pequeno município potiguar.
É notícia...
1 2 3 4
Adecoração natalina de Mossoró, que será apresentada hoje, é praticamente a mesma dos últimos cinco anos. Com uma ou outra diferença. Mas o dinheiro que saiu da “viúva” segue bombando. Este ano, a gestão Allyson Bezerra (União Brasil) vai pagar um aditivo de mais de R$ 2 milhões.
O Ferroviário Esporte Clube de Mossoró completa hoje 78 anos de fundação. Inicialmente formado por trabalhadores da Rede Ferroviária Federal, o time fez história no futebol da cidade, principalmente no período comandado por Seu Carneiro, ainda vivo, com 100 anos.
O Festuern, Festival de Teatro da Uern, completa 22 anos hoje. Idealizado pelo professor Felipe Caetano (falecido em 19 de dezembro de 2020), o festival segue a sua missão sob a coordenação de Jocelito Barbosa.
A adutora Apodi Mossoró ficará pronta em janeiro próximo, segundo previsão da Caern. Vai bombar a oferta de água na cidade. O governo Fátima Bezerra está investindo na obras mais de R$ 80 milhões.
A Câmara de Mossoró realiza hoje a 5ª edição do Seminário Vidas Negras, às 9h. Iniciativa da vereadora Marleide Cunha (PT).
O prefeito Allyson Bezerra não pagou as duas telas adquiridas do artista plástico Túlio Ratto. O calote foi denunciado pelo artista mossoroense nas suas redes sociais. “...fui a Mossoró tomar as artes de volta. E que pena minha cidade tão próspera tratar um artista da terra assim”, desabafou.
O empresário Tião Couto recepcionará o senador Rogério Marinho (PL) em sua fazenda neste sábado, 29. Ele convidou o pré-candidato a governador para assistirem juntos à final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras. Terá política na preliminar.
A Festa de Santa Luzia 2025 não terá a área de shows populares na Av. Dix-sept Rosado. A opção após a novena será o espetáculo Oratório de Santa Luzia e, em seguida, o projeto Estação Luz, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A festa será aberta oficialmente neste sábado, 29, e seguirá até o dia da padroeira, 13.
A Construtora CLC espera a homologação do resultado da licitação, vencida por ela, para instalar o canteiro de obra de duplicação da BR-304, o que ocorrerá no início de dezembro. O trecho entre Mossoró e Assú terá investimento de R$ 367 milhões.
“OperaçãO eixOs” / Ação deflagrada cumpriu 19 mandados de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão
APolícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (27), a operação “Eixos”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no estado. De acordo com as investigações, os
suspeitos integram um grupo criminoso responsável pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A PCRN informou que, ao todo, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Unidade Judiciária de Delitos de Or -
ganização Criminosa (UJUDOCrim). Ação resultou na prisão de 11 pessoas em Mossoró e uma em Angicos, além de duas prisões em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo.
As ações também ocorreram em Campo Grande, Parnamirim, Natal, e em

João Pessoa, no estado da Paraíba, mobilizando cerca de 100 policiais civis. Os suspeitos presos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A ação foi realizada no contexto da operação na -
cional “Narke 5”, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP e toda a operação foi coordenada pela Delegacia de Narcóticos (DENARC) de Mossoró e do 2º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), com apoio de diversas unidades policiais.

O Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública da Comarca de Nísia Floresta, na Grande Natal, condenou um homem pelo crime de lesão corporal leve e ameaça praticados contra o próprio irmão durante uma feira livre que aconteceu no mês de dezembro de 2023. A sentença do caso foi divulgada ontem pelo TJRN. Com isso, ficou determinado que o réu deverá cumprir pena de 5 meses e 8 dias de detenção. De acordo com o que foi narrado na sentença, a agressão aconteceu na manhã do dia 26 de dezembro de 2023, na Praça Getúlio Vargas, que fica no Centro de Arez. De acordo com a
Condenado por homicídio
O pedreiro Francisco José da Silva Castro, conhecido como “José Jogador”, de 43 anos, morador do bairro Rincão, foi julgado nesta quinta-feira (27) pelo Tribunal do Júri Popular, acusado de matar o vizinho Josenildo Machado Barros, o “Didiu Mecânico”, e de tentar assassinar o também vizinho José Targino de Azevedo Neto. Os crimes ocorreram na noite de 1º de dezembro de 2024. O réu foi sentenciado a 18 anos, 6 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. O crime teria sido motivado por uma briga envolvendo altura de som musical.
denúncia, o réu, que estava sob efeito de álcool, aproximou-se do irmão enquanto ele trabalhava como feirante e passou a ofender os produtos vendidos e proferir xingamentos contra a vítima.
Em seguida, empurrou o irmão e desferiu socos que o derrubaram ao chão, continuando a agressão com golpes e ameaças. Por sua vez, a vítima relatou que, durante o ataque, o agressor afirmou que só
Acidente em Mossoró
Por volta das 7h15 da manhã desta quinta-feira (27), o Corpo de Bombeiros Militar em Mossoró atendeu uma ocorrência de colisão entre carro e moto na avenida Felipe Camarão. A corporação informou que o condutor da moto sofreu fratura de fêmur e escoriações pelo corpo, e disse que após ser prontamente atendido pela Unidade de Resgate, ele foi encaminhado ao Hospital Regional Tarcísio Maia para os devidos atendimentos.
PF incinera 500 kg de drogas apreendidas no estado
A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quintafeira (27), a incineração de aproximadamente 500 kg de drogas, entre cocaína e derivados, maconha e comprimidos de ecstasy apreendidos ao longo deste ano no Rio Grande do Norte.
O procedimento foi acompanhado por representantes do Ministério Público Estadual e da Vigilância Sanitária, que estiveram presentes para garantir o cumprimento de todas as normas legais e ambientais, assegurando a conformidade e a segurança da operação.
A PF destacou que a ação integra o trabalho contínuo da Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado no estado, em cooperação com diversos órgãos de segurança e fiscalização.

Material foi queimado em indústria, com acompanhamento de autoridades
não o esfaquearia por não estar com a faca no momento da agressão. Após ser imobilizado por populares, o acusado teria retornado ao local para confrontar novamente o irmão, que chegou a pegar pedras para se defender, mas não as lançou em direção ao réu para evitar atingir terceiros que estavam na feira.
“Nestes termos, o réu confirmou em juízo que agrediu a vítima, causando as lesões descritas na de -
núncia, apesar de sustentar que tais agressões teriam sido em razão da injusta provocação da vítima. Vale ressaltar que a vítima reiterou que o réu ainda teria lhe ameaçado, dizendo que lhe pegaria com uma faca, tendo dito que populares teriam lhe aconselhado a tomar cuidado, já que o réu já responde a um processo por tentativa de homicídio, por ter desferido uma facada em uma outra pessoa”, escreveu o juiz na sentença.
Mossoró voltou a registrar mais um homicídio. O crime de número 79 neste ano na cidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), na rua Orlando Dantas, nas proximidades da UPA do bairro Santo Antônio. Um homem de 73 anos, que seria preso de justiça e monitorado por tornozeleira eletrônica, foi morto a tiros quando caminhava pela via pública. A informação é de que ele respondia por homicídio e havia deixado a unidade prisional há cerca de um mês.
futebol / Técnico português confirmou que renovará com o clube, ainda que não tenha assinado
Otécnico Abel Ferreira irá permanecer no Palmeiras. Nesta quinta-feira, 27, o comandante português confirmou que renovará com o clube, ainda que não tenha assinado, de fato, o documento. A informação foi confirmada pelo UOL.
“A presidente (Leila Pereira) queria que eu ficasse, não tenho problema de dizer que vou continuar no Palmeiras, ponto. Não preciso de papel assinado. Ela sabe quem eu sou, eu sei quem ela é. Pelos cinco anos de relações que temos, não preciso de contrato para dizer que continuo ou não continuo no Palmeiras”, disse ele.
O novo vínculo já estava nas mãos de Abel Ferreira há algumas semanas. Restava apenas a indicação do treinador para encaminhar de vez o acordo.
Não consta multa rescisória no contrato, válido até dezembro de 2027. Presidente do Palmeiras, Leila Pereira já havia confirmado que havia um acordo verbal com Abel Ferreira para a renovação.

“Verbalmente, está tudo certo. Como falei, independentemente do resultado do jogo [final da Libertadores], o meu planejamento é continuar com a nossa comissão técnica e diretor de futebol [Anderson Barros]. É quando ter -
O volante Danilo será desfalque do Botafogo contra o Corinthians no jogo do próximo domingo, em São Paulo, em duelo pela 36ª rodada
mina o meu mandato, até quando eu posso garantir”, disse Leila durante o Summit CBF, na última quartafeira, 26.
Apesar da confirmação de Abel Ferreira, o Palmeiras ainda não dá o acordo como certo. Vai aguardar o
do Brasileirão. O jogador passou por exames de imagem nessa quarta-feira e teve diagnosticada uma lesão na região. O tempo de parada, porém, não foi revelado.
O meio-campista foi titular no jogo contra o Grêmio, no último sábado, mas
momento que o documento for assinado.
Se Abel permanecer, de fato, o Verdão também não espera nenhuma outra saída por parte da comissão técnica. O UOL apurou que João Martins e companhia também de -
teve que deixar a partida aos 24 minutos do primeiro tempo. Ele apresentou dores na coxa esquerda e iniciou o tratamento já no banco de reservas.
Ainda durante o jogo, nas movimentações para o intervalo, o jogador de 24 anos apareceu mancando
vem permanecer. O próprio auxiliar já afirmou que todos caminham juntos.
Neste sábado, 29, Abel Pereira terá mais uma oportunidade de colocar uma
em direção ao vestiário do Nilton Santos. Após o duelo, porém, ele já estava melhor, sem indícios de dor enquanto esteve na sala do doping.
Com a ausência de Danilo, a tendência é que o técnico Davide Ancelotti utilize Newton, assim como fez na
taça no seu corriculo vencedor no Palmeiras, quando os seus comandados farão a grande final da Taça Libertadores contra o Flamengo.
A final começará às 18h, no Estádio Monumental, em Lima, no Peru.
vitória sobre o time gaúcho por 3 a 2.
O Botafogo é o quinto colocado na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro com 58 pontos. Já classificado para a Libertadores, a equipe persegue, agora, a vaga direta na fase de grupos.

O Município de Luís Gomes/RN, por meio da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 342, de 15 de setembro de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que estará realizando a Chamada Pública nº 2025.11.21.024. O chamamento público tem por finalidade o credenciamento de Pessoas Físicas ou Jurídicas para a execução sob demanda dos serviços de preparação do solo para o plantio de lavouras inerentes a safra de 2026 de pequenos agricultores rurais do município de Luís Gomes, praticantes da agricultura familiar de subsistência, com trator agrícola sobre rodas, equipado, com tratorista, combustível, manutenção e demais encargos por conta da contratada, destinado ao atendimento de demanda da secretaria municipal de agricultura de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A sessão da Chamada Pública será realizada na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN. O procedimento administrativo obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.878, de 09 de janeiro de 2024, Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, Decreto Municipal nº 508, de 26 de dezembro de 2023, nas Instruções Normativas PMLG 003/2023, 004/2023, 005/2023. 006/2023 e 010/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Resolução nº 028/2020 – TCE/ RN, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos.
O credenciamento será realizado no período de 28 de novembro a 29 de dezembro de 2025, consonate as disposições do art. 35, § 5º, do Decreto Municipal nº 429/2022. As propostas e os documentos para habilitação dos interessados deverão ser encaminhados até às 08h00min do dia 29 de dezembro de 2025, via e-mail através do endereço eletrônico cpl.lgomes@ gmail.com ou entregues diretamente na sede da Comissão de Contratação da Prefeitura de Luís Gomes/RN. Na fase externa, o edital do Chamamento Público estará disponível gratuitamente nos endereços eletrônicos www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contrataçao da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 28 de novembro de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min. Luís Gomes/RN, 26 de novembro de 2025
Pedro Henrique Ferreira dos Santos e Silva Agente de Contratação Portaria nº 342/2025
O Município de Luís Gomes/RN, por intermédio da Comissão de Contratação, designada pela Portaria nº 342 de 15 de setembro de 2025, torna público para conhecimento dos interessados, que às 14h00min do dia 12 de dezembro de 2025 (Horário de Brasília/DF), fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.11.21.023, tipo “menor preço por item”. A presente licitação tem por finalidade a escolha de empresa especializada para fornecimento fracionado de equipamentos e material permanente, a fim de atender demanda da Secretaria Municípal de Educação de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios que serão consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Pedro Henrique Ferreira dos Santos Silva, por meio do endereço eletrônico www.novobbmnet.com.br, plataforma do sistema BBMNET. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos. Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br e no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com, o qual encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/ RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 01 e dezembro de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min.
Luís Gomes/RN, 27 de novembro de 2025
Pedro Henrique Ferreira dos Santos e Silva Agente de Contratação Portaria nº 342/2025
O Município de Portalegre, por intermédio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 11 de dezembro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 036/2025, tipo Menor Preço Global, para Registo de Preço para a aquisição de 02 (dois) caminhões basculantes novos, ano mínimo 2025/2025, zero quilômetro, destinados ao reforço da frota municipal de veículos pesados, atendendo às necessidades operacionais e de infraestrutura rural da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, do Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023 e do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 11 de dezembro de 2025, às 08h00min.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso.
Portalegre/RN, 27 de novembro de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Municipal Portaria nº 004/2024 – GP/PMP
BARAÚNAS / Dirigente disse que o time “caiu por detalhe” e também comentou sobre Nogueirão e a falta de bom senso da Prefeitura
MARCOS SANTOS
Da Redação
Omandato de Lima Neto na presidência do Baraúnas vai até janeiro de 2026. O dirigente, porém, afirmou que não pretende renovar o vínculo, preferindo passar o bastão para outro nome interessado em conduzir o clube. Lima concedeu entrevista à reportagem do Jornal de Fato após a eliminação do tricolor no campeonato de acesso, ocorrida no domingo, 23, depois de perder para o QFC por 2x1. Segundo ele, a queda do tricolor não foi determinada pelo último confronto em Parnamirim, mas pelo jogo anterior do Quadrangular, quando a equipe perdeu para o Potyguar em Currais Novos.
“Caímos por um detalhe”, disse ele.
O dirigente também voltou a criticar o fechamento do Nogueirão que segue prejudicando diretamente o futebol mossoroense. Lima acredita que, se o Baraúnas tivesse atuado em Mossoró – jogou em Serra do Mel –, o desfecho da campanha poderia ter sido diferente.
Além disso, ele apontou a falta de apoio ao esporte por parte do prefeito Allyson Bezerra, diferente de outras cidades vizinhas, e afirmou não acreditar no “bom senso da Prefeitura” em resolver a questão do Nogueirão. A seguir, a entrevista completa:
A DIRETORIA INVESTIU para a formação de elenco forte, deu condições de trabalho, prometeu bicho pelo acesso, mas o time falhou nos jogos finais. O tropeço se explica?
Acho que houve investimento, nós pensávamos o campeonato como repescagem, mas sabíamos que seria difícil, encontramos um campeonato com o nível muito mais alto do que o ano em que nós subimos. O time cresceu de produção, tinha tudo para subir, mas acabou tropeçando em Currais Novos, e isso custou o acesso. Futebol é assim, decidido em detalhe. Caímos por um detalhe.
O BARAÚNAS CONTOU com o apoio de Serra do Mel mandando os jogos no Fião. Mas o fato de ter novamente deixado Mossoró por causa do Nogueirão fechado impactou no projeto de retorno à elite? Sempre foi muito difícil ganhar dos times de Mossoró aqui no Nogueirão, acredito que essa celeuma da falta de estádio aqui seja re-

solvida nos próximos anos. Não acredito em bom senso


ASérie A do Brasileirão foi a quinta liga de futebol que mais movimentou receitas com transferências de jogadores em 2024, segundo a agência Sports Value. Os clubes brasileiros somaram R$ 3,2 bilhões nessas operações. O país ficou atrás da Premier League inglesa (R$ 7, bilhões), da Ligue 1 francesa (R$ 4,8 bilhões), da Liga Portugal (R$ 3,7 bilhões) e da La Liga espanhola (R$ 3,7 bilhões). Os times que mais contribuíram à conta foram Palmeiras (R$ 410 milhões), Corinthians (R$ 318 milhões), Athletico-PR (R$ 264 milhões), Santos (R$ 194 milhões), Flamengo (R$ 102 milhões) e São Paulo (R$ 86 milhões). O estudo também compara as receitas das principais ligas do mundo em diferentes frentes: direitos de transmissão, marketing e matchday, categoria que engloba bilheteria, camarotes, alimentação e lojas nos estádios.
CARRASCO DO BRASIL
ERGUE A TAÇA
A seleção de Portugal conquistou nesta quinta-feira, 27, seu primeiro título da Copa do Mundo sub-17, com uma vitória por 1 a 0 sobre a Áustria, em partida disputada no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar. O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Anísio Cabral, do Benfica, vice-artilheiro da competição, com sete gols. A seleção portuguesa foi a responsável por eliminar o Brasil nas semifinais, na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
DE VOLTA
O atacante Ricardo Lopes está de volta ao futebol potiguar. Ele deve assinar
com o América após longo período atuando no futebol asiático. Ricardo brilhou no Globo FC há 11 anos, fez gols, foi campeão, o que rendeu a transferência internacional. Na época, ganhou destaque e ficou conhecido pelo apelido de “Ricardo Urubu”.
LUIZ HENRIQUE
Luiz Henrique comentou sobre a sua saída do Botafogo e disse que não gostaria de ter saído. Porém, o atacante disse que guarda muito carinho pelo clube e pelos amigos que fez na sua passagem.
PEDRO
Em recuperação de lesão na coxa e tratando uma fratura no antebraço, o
atacante do Flamengo não tem sequer passado perto do gramado nos últimos dias. A etapa atual do tratamento é totalmente focada na fisioterapia — e nem mesmo movimentos mais intensos são permitidos. Mesmo em caso de título da Libertadores e classificação para o Intercontinental, Pedro seguirá fora. A tendência é de retorno apenas em 2026.
ABEL SEGUE
Abel Ferreira anunciou nesta quintafeira que permanecerá no Palmeiras. Seu contrato vence no fim do ano e ele ainda não assinou a renovação até o fim de 2027, mas declarou que irá continuar no clube em entrevista antes da final da Conmebol Libertadores.
da Prefeitura em tentar uma reforma e também não acredito na viabilidade da PPP proposta, mas será sanado. Em breve, teremos uma nova arena em Mossoró (Há projeto do Governo do Estado para contemplar Mossoró com um novo estádio). Temos que parabenizar as prefeituras circunvizinhas que estão investindo no esporte, reconhecendo a importância da base e do esporte de alto rendimento para enriquecimento sociocultural. Acredito que esse investimento não será em vão, com o custo de uma nova arena, jogos menores continuarão com viabilidade nas cidades circunvizinhas, Serra do Mel vem acertando nisso, logo atrás vem Baraúna e Felipe Guerra, também executando reformas e adequações nos campos. Então, tem que parabenizar esse pessoal que ensina a nossa Prefeitura (de Mossoró) através do exemplo.
SEU MANDATO vai até janeiro/2026. Pretende renovar ou passará o bastão?
Creio muito na alternância, acho salutar alternância de poder, precisamos de alguém que continue fazendo o bem pelo clube. Temos uma reunião nas próximas semanas para definir isso; concorrentes que pensem
diferente sempre serão bemvindos.
NESSES DOIS ANOS vivendo futebol e respirando o Baraúnas, qual o aprendizado você leva como gestor?
Diria que estamos começando a entender a dinâmica de uma equipe de futebol; pena não ter pego o clube em uma situação melhor, mas com certeza vamos deixar em uma situação bem melhor que a encontramos, apesar das dificuldades de apoio com o poder público municipal, que enxerga os clubes como críticos à gestão e não reconhecem o mal que estão fazendo às entidades que, no final acaba estourando a corda no torcedor, que é sempre o elo mais fraco.
E COMO ESTÁ a situação entre Baraúnas e Afasam sobre o uso do campo de treinamento, a antiga Toca do Leão? Há perspectiva de entendimento?
A Afasam, que na verdade continua sendo Associação Atlética do Sítio Florânia, acho que deve engolir o ego, englobou no seu capital um terreno que sabidamente era do clube. Acho que ela deve uma prestação de contas com a torcida e com a sociedade; tem muita coisa a explicar que deverá vir à tona em breve.



Novo sistema / Testes em tubulação seguem às margens da BR-405 e equipe já acompanha chegada de água na zona urbana de Mossoró
ACompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) comunicou que os testes operacionais da adutora Apodi-Mossoró devem ser concluídos em dezembro. De acordo com a companhia responsável pelo abastecimento de água no território potiguar, os técnicos estarão fazendo ajustes ao longo do mês de dezembro para iniciar a operação em janeiro de 2026.
Segundo a Caern, a água captada em poços no Sítio Carrasco, zona rural de Apodi, já começa a chegar ao bairro Bela Vista de forma experimental. A integração da adutora ao abastecimento de Mossoró ocorrerá em janeiro de 2026, reforçando o atendimento aos bairros Bela Vista, Cidade Nova e Pousada das Thermas com 250 mil litros de água por hora.
Ainda de acordo com a Companhia, a capacidade plena do sistema, estimada em 1,1 milhão de litros por hora, será alcançada até julho de 2026, quando o sistema estará funcionando em sua capacidade total.
Com a operação em sua totalidade, o sistema fornecerá água para reservató -
rios como os dos bairros Abolições I, Santo Antônio, Nova Betânia e os reservatórios do Centro, localizados em frente ao Hospital Wilson Rosado.
O Governo do Estado, por meio da Caern, investe R$ 90 milhões nesta fase do novo sistema adutor, que amplia a segurança hídrica de Mossoró e já abastece regularmente os moradores da cidade de Governador Dix-sept Rosado.
MONITORAMENTO
Durante os testes, às margens da BR-405, entre Mossoró e Apodi, podem aparecer pontos de água no trecho. Isso ocorre porque os ensaios simulam o funcionamento real do sistema, permitindo identificar ajustes necessários.
Eventuais vazamentos são corrigidos imediatamente pelas equipes de campo que fazem o monitoramento do sistema.
Nesta etapa, estão sendo transportados apenas 25% da vazão projetada da adutora, volume suficiente para testar os 63 quilômetros de tubulação. As equipes percorrem todo o trajeto para verificar a integridade da estrutura e preparar o sistema para operar com sua capacidade máxima.
Números da adutora Apodi-Mossoró
90 milhões é o valor do investimento
1,1 milhão de litros de água por hora
7 poços no Sítio Carrasco
63 quilômetros de tubulação entre o Sítio Carrasco e Mossoró
5 milhões de litros de água serão acumulados no reservatório do Bela Vista



Fotos: Cedidas

Com alegria no coração, agradeço o convite para a posse de Stella Maris e Damásio Medeiros na CDL Mossoró. Hoje, às 19h, no Requinte Buffet, celebraremos novos rumos, novos sonhos e a força do nosso comércio. Estarei lá, testemunhando este capítulo que se abre com brilho e esperança. Presença confirmada.

O querido dr. Rafael Maia celebrou sua formatura em Medicina recebendo o abraço caloroso dos amigos potiguares Silvio Roberto e Cleide. Uma noite de conquistas, afeto e reconhecimento por sua trajetória dedicada — parabéns, doutor, que esta nova fase seja repleta de luz e realizações.


o amigo Rafael Maia, em sua formatura no curso de Medicina. Congratulações!

A empresária Adna Canário abriu as portas com charme natalino para receber Betinha Rosado, Lígia Lécia e Gracinha Rosado no lançamento da cápsula especial The Gift of Christmas, da Lualuá. A noite ganhou brilho extra com a delicadeza da decoração e o sabor impecável do buffet assinado pela IT Gastronomia, por Talita Gabriela — um encontro em que elegância e espírito festivo caminharam de mãos dadas.
ORFEU
“Eu próprio sou aquilo que perdi” Fernando Pessoa
Apagam velinhas hoje: Wellington Fernandes, Aldiva Freire Pinheiro, Lindemberg Rocha, Amanda Emilly, Victor Lopes, Iraídes Delfino, Thácima Dantas, Rodrigo Ribeiro, Lee Dantas, Lucas Hilario, Maria Graça Martins, Jedson Leandro, Tobias Holanda, José Cardoso Segundo e Rafaella Fernandes. Parabéns!!!

A quinta temporada de Stranger Things estreou e, mais uma vez, parou o universo de jovens e fãs ao redor do mundo. A série que transformou nostalgia em fenômeno cultural retorna carregada de mistério, emoção e aquele clima irresistível de aventura que conquista gerações. Em Hawkins — e fora dela — ninguém fala de outra coisa. A temporada promete grandes revelações e já movimenta redes sociais, rodas de conversa e os corações dos apaixonados pela trama sobrenatural que se tornou um marco da cultura pop.
O colunista e estilista George Azevedo está em Brasília irradiando talento na Nordestesse, apresentando sua nova coleção inspirada nas areias coloridas do nosso litoral da Costa Branca. Um desfile que exalta identidade, regionalidade e poesia em forma de moda. As modelos da Tráfego, sob a cuidadosa assessoria de Georgiano Azevedo, encantam as passarelas com a força e a elegância da George Azevedo Arte, levando um pedaço do nosso chão potiguar para o cenário nacional.


Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar.”
Clarice Lispector
ILMA PARTIU!
a geografia humana de Pau dos ferros e Encanto fica com uma lacuna em aberta com a triste partida de sua ilustre e querida filha, a cidadã maria ilma marcelino torres. não pensava fazer essa despedida agora. Ela partiu na manhã do último dia 26, após complicações de uma cirurgia cardíaca no Hospital Wilson rosado em mossoró. o velório ocorreu primeiro aqui no memorial São Sebastião, seguindo à noite em cortejo para sua terra natal, residência da família, sendo o velório até às 9h de ontem, quando na igreja de São Sebastião o Pe. rafael andrade fez as exéquias do corpo, e a seguir as homenagens dos amigos, amigas e família, e logo após o sepultamento no cemitério da cidade.
Só quem a conheceu de perto sabe o valor da verdadeira amizade; construímos lembranças para sempre, viveu intensamente, com leveza, alegria e desprendimento, mostrou caminhos férteis, solidários e fraternos, alma pura, humana, nunca deixou de sonhar, cheia de planos, de vontade de viver. ilma somava, iluminava, inspirava. fica a lembrança, o vazio em nossas vidas. Um dia nosso reencontro no reino celestial! a saudade será eterna, mas feliz e agradecido por sua presença em nossas vidas. Só agradecimento a deus pelos seus 68 anos de vida! iLma marCELino – formada em Educação física pela UErn/ mossoró, trabalhou muitos anos na 15ª dirEC, já aposentada. o nomE do dia! Está com dEUS!


no Encanto/RN. (jan/25). Só saudades!


Certame / Período de inscrições segue até 8 de janeiro de 2026, com vagas disponíveis em diversas áreas de formação
Foi iniciado nesta semana o período para as inscrições dos candidatos que desejam fazer a prova do concurso da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que disponibiliza 24 vagas para a carreira de Professor do Magistério Superior. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, conforme orientações dispostas no edital.
O edital do certame foi publicado no dia 14 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU), trazendo oportunidades para formação acadêmica em diversas áreas do conhecimento e com lotações previstas para os campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. Segundo a instituição, esta é a maior oferta de vagas para docentes efetivos desde 2016.

O concurso contempla oportunidades nos campi de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros
No campus de Mossoró, as vagas contemplam diversas áreas de formação. Na área da Medicina, além de possuir graduação na área, os candidatos devem comprovar residência médica reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia, Psiquiatria, Pediatria, Clínica Médica, Urgên-
cia e Emergência ou Medicina Intensiva. Para a área de Medicina Veterinária, é necessário possuir graduação na área e doutorado em Ciências Animais ou áreas afins, com tese defendida especificamente na área do concurso. O edital também traz vagas para a área da Filosofia, com exigência de graduação e doutorado em Filosofia ou em qualquer área científica, desde que relacionada ao
perfil do cargo.
Também estão disponíveis vagas para a área de Ciências Agrárias, com exigência de formação como Engenheiro Agrônomo, além de mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento Vegetal. Por fim, na área de Psicologia, os candidatos devem possuir graduação em Psicologia e doutorado em Psicologia ou Administração.
O processo seletivo será



composto por quatro fases, divididas entre etapas eliminatórias e classificatórias. A primeira delas será a Prova Escrita, aplicada em datas diferentes conforme o grupo de concorrência. Os Grupos I e II realizam a prova no dia 15 de março de 2026, en -
quanto os Grupos III e IV terão a avaliação aplicada em 26 de abril de 2026. O concurso inclui ainda Prova de Aptidão Didática, Prova de Memorial e Plano de Trabalho e Exame de Títulos, seguindo o cronograma completo previsto no edital.
Áreas de formação para quem deseja preencher as vagas disponíveis no campus de Mossoró:
• Graduação em medicina com residência médica em Ginecologia e obstetrícia
• Graduação em medicina veterinária com doutorado em ciências animais ou afins Com tese defendida na área do concurso
• Graduação em medicina com residência médica, reconhecida pelo mEC, em Hematologia;
• Graduação em medicina com residência médica, reconhecida pelo mEC, em infectologia
• Graduação em filosofia e doutorado em filosofia ou em qualquer área científica;
• Engenheiro agrônomo, mestrado em Genética e melhoramento vegetal e doutorado em Genética e melhoramento vegetal
• Graduação em medicina com residência médica em medicina de família e Comunidade
• Graduação em medicina com residência médica em Cardiologia
• Graduação em medicina com residência em Clínica médica ou residência em Urgência e Emergência ou residência em medicina intensiva
• Graduação em medicina com residência médica em Psiquiatria
• Graduação em medicina com residência médica em medicina de família e Comunidade
• Graduação em medicina com residência médica em Clínica médica
• Graduação em medicina com residência médica em Pediatria
• Graduação em Psicologia e doutorado em Psicologia ou administração
georgianoazevedo@gmail.com
As empresárias Maria Eduarda Pinto, Keyla Muniz e Maria Leopolda Queiroz reuniram clientes das lojas Madu, Keyla Muniz Acessórios e ML Parfum na última quarta-feira, 26, para coquetel de celebração do ano de 2025. Na ocasião, foi lançada a Revista Madu com a nutricionista Lissa Melo de recheio de capa.


As fashionistas Maria Leopolda Queiroz, Eduarda Pinto e Keyla Muniz celebrando o sucesso de 2025.
Na programação do Festival Nordestesse, na QUADRA, em Brasília (DF), aconteceu brunch de abertura na tarde de quarta-feira, 26, com pré-lançamento Marbre e & Lucas Caramés, e Talk show “Design e Regionalidades” sob o comando de Dani Falcão, Lucas Caramés e Elma Souza. Todos muitos bem servidos com as delícias da chef Patrícia Leal. O evento segue até amanhã, 29, com participação de várias marcas do Nordeste, inclusive George Azevedo Arte.

Justino Vaz e Daniela Falcão com os participantes do Festival Nordestesse, na QUADRA, em Brasília (DF).

Thiago Malva e Marcela Vaz chegaram usando George Azevedo Arte e arrasaram!


O Thermas Hall será palco para o show de 30 anos da banda Circuito Musical amanhã, 29, com grandes hits do forró na voz de Tetê Pessoa e Marquinhos Carrera, e participação da cantora Helô, da banda Forró dos 3; e Assum Preto, a partir das 22h. Promete!
O ParkShopping Brasília recebeu Patrícia Bonaldi, diretora criativa da PatBO, em uma noite marcada por design autoral, valorização do feito à mão e brasilidade.
O encontro começou com welcome drink na loja, seguido de um bate-papo intimista em que a estilista compartilhou sua trajetória, desde o ateliê em Uberlândia até a consolidação da marca como a única label brasileira no calendário oficial da New York Fashion Week. A noite continuou no restaurante Pobre Juan, celebrando a conexão genuína entre marca e público. “É muito especial aproximar as mulheres de Brasília da nossa essência e do que estamos construindo juntas”, destacou Bonaldi.

O modelo Potiguar Paulo Gabriel, do cast Tráfego Models, em show room para George Azevedo Arte.


A estilista Patrícia Bonaldi ladeada pela gerente de marketing Anna Aimée e a superintendente do ParkShopping, Natália Vaz.

George Azevedo lançando a coleção Areia Colorida, em Brasília (DF). Só sucesso!

