
MOSSORÓ TERÁ FÁBRICA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
Parceria com chinesas viabilizará uma unidade para a mecanização da agricultura familiar
Principal 5


![]()

Parceria com chinesas viabilizará uma unidade para a mecanização da agricultura familiar
Principal 5




>> Transferido para prisão preventiva, após tentar violar tornozeleira eletrônica, Bolsonaro não deverá voltar para casa antes de começar a pagar pena de mais de 27 anos de prisão. Principal 3
ESPORTE POLÍTICA
Crise trava Congresso e pressiona governo na reta final
Com oposição mobilizada e líderes insatisfeitos, Lula tenta recompor alianças para salvar sua agenda nas últimas semanas.
4
Estadual 2026 terá novato QFC e o retorno do Potyguar de Currais Novos
Baraúnas decepciona na reta final da Segundona e Mossoró terá apenas o Potiguar no Estadual do próximo ano.
EDUCAÇÃO
Mossoró 3
8

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS Ex-presidente

>> Por que é urgente comunicar as dinâmicas demográficas?


NEY LOPES DE SOUZA >> Bolsonaro preso. E agora?












JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Escritor e jornalista josedepaivareboucas@gmail.com
Há uma revolução em curso no Brasil, no entanto ela não vem com gritos, barricadas ou slogans nas redes sociais. Ela chega de mansinho, no ritmo lento e insistente do tempo, manifestando-se nos cabelos brancos que tomam os ônibus, no aumento silencioso da idade média da população e no desafio urgente de repensar quem somos e como queremos viver juntos.
Enquanto nos distraímos com os ruídos do presente, uma transformação demográfica profunda e irreversível redesenha o futuro do país. A questão que se impõe é: estamos prestando atenção?
Os números gritam. O Censo de 2022 nos mostrou que os brasileiros com 65 anos ou mais já são 10,9% da população, um salto de 57,4% em pouco mais de uma década. Pela primeira vez, temos mais de 55 idosos para cada 100 crianças, confirmando a materialização de uma transição demográfica notavelmente acelerada. Enquanto a França levou um século para se adaptar a essa nova realidade, estima-se que o Brasil verá sua população idosa duplicar em apenas 25 anos. O ritmo é tão veloz que parece ter deixado para trás a nossa capacidade coletiva de assimilar a mudança.
Durante décadas, a academia debateu os impactos desse fenômeno na saúde, na previdência e, de forma crucial, na organização social do cuidado. Mas esse conhecimento, produzido em teses e artigos científicos, parecia condenado a circular em um circuito fechado, sem conseguir romper a bolha e se transformar em consciência pública. Permanecemos, como sociedade, anco-

rados em discursos ultrapassados, presos num paradoxo histórico. A fecundidade no Brasil cai há décadas, mas narrativas que enxergam essa queda como um problema nacional teimam em persistir, ignorando que, outrora, o próprio Estado militar sustentava uma postura explicitamente pró-natalista.
Foi preciso que um dos maiores eventos educacionais do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), colocasse o dedo nessa ferida para que o assunto ganhasse o holofote que merece. Em 2025, ao eleger como tema de redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, o exame realizou muito mais do que uma mera avaliação. Atuou como um poderoso agente de “agenda-setting”, um catalisador que forçou a mídia e, por consequência, a população, a olhar para o que estava diante de nossos olhos, mas que insistimos em não ver.
A resposta da imprensa foi imediata e ampla. Em 48 horas, centenas de reportagens em veículos de alcance nacional, da Folha de S. Paulo ao Fantástico, ecoaram o tema. A análise desse fenômeno mostrou que a cobertura foi, em sua maioria, de qualidade notável. Em um ensaio acadêmico que publiquei no portal do Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), em que analisei 13 notícias sobre o tema, observei que 11 delas adotaram um enquadramento societal, tratando o envelhecimento não como um drama individual ou familiar, porém como uma questão coletiva que envolve direitos humanos, políticas de saúde pública,

sustentabilidade da previdência e a urgência de se regulamentar a profissão de cuidador.
Veículos como o G1 e a Agência Brasil, por exemplo, foram além do anúncio do tema e mergulharam nos dados, utilizando estatísticas do IBGE e do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), para discutir como o “envelhecimento acelerado muda o mapa das doenças no Brasil”. Uma reportagem do Fantástico sobre cuidado foi emblemática. Ao dar rosto e voz aos cuidadores de idosos, usou a força da emoção e da narrativa visual para traduzir dados abstratos em histórias de vida concretas, discutindo simultaneamente desigualdades socioeconômicas, invisibilidade social e os marcadores de desigualdade que permeiam a velhice. Essa convergência entre a pauta educacional e o noticiário operou uma ponte crucial, ao transportar o conhecimento demográfico do restrito domínio acadêmico para o terreno fértil da apropriação social. Foi um momento raro em que a evidência estatística e a percepção pública pareceram se encontrar,
superando, ainda que temporariamente, a histórica lacuna que as separava.
No entanto, essa radiografia midiática também revelou nossas fragilidades. Enquanto a imprensa fez uso instrumental de dados demográficos, houve uma ausência quase total dos verdadeiros intérpretes desse fenômeno: os demógrafos. Das matérias analisadas, apenas O Globo incluiu a voz de um especialista da área. O debate foi, em grande medida, capturado pelo universo imediato do exame, com professores de redação e cursinhos ocupando o lugar dos especialistas. Esse desequilíbrio expõe o risco de que um tema de complexidade ímpar seja reduzido a uma narrativa simplificada, perdendo em profundidade e em projeção de longo prazo.
O que esse episódio nos ensina? Evidencia o custo social de ignorarmos a construção e o fortalecimento de uma “cultura demográfica” que só é possível quando estimulada a interação entre comunicação, educação e demografia. Sem esta, abrimos espaço para o etarismo, o preconceito baseado na idade, que
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
segrega gerações e alimenta estereótipos negativos, como a suposta inaptidão tecnológica dos mais velhos. Também perpetuamos a invisibilidade social que transforma idosos em “móveis velhos”, sem utilidade percebida, como alertou um dos textos motivadores da redação do ENEM. A revolução demográfica não é uma crise, mas um fato. Ela exige que naturalizemos o envelhecimento como uma etapa universal da vida coletiva, e não como uma ameaça ou um ônus. O ENEM, ao colocar o tema da prova para a praça pública, demonstrou a viabilidade e a urgência de acelerarmos esse processo. A lição que fica é que o futuro do país não será construído apenas com dados técnicos, mas com a capacidade de traduzi-los em narrativas socialmente negociáveis, que nos permitam, finalmente, enxergar a revolução silenciosa que já bate à nossa porta. É nesse desafio de tradução que se ancora uma necessária Teoria da Comunicação em População, uma área que nasce na demografia para especializar a comunicação sobre as dinâmicas demográficas em curso.
Di


PRESO / Em prisão domiciliar desde agosto, o ex-presidente tentou violar a tornozeleira eletrônica e passou para prisão preventiva
DA REDAÇÃO
Épouco provável que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retorne para casa antes de iniciar o cumprimento de pena de mais de 27 anos por tentativa de golpe de Estado. Nesta segunda-feira, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a prisão preventiva do ex-presidente, que havia sido decretada pelo ministro Alexandre de Moraes nas primeiras horas de sábado, 22.
Em prisão domiciliar desde agosto, o ex-presidente tentou violar a tornozeleira eletrônica. Moraes entendeu que havia risco de fuga e ameaça à ordem pública. Na véspera, Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica.
Uma vigília convocada pelo filho dele, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), também foi vista como um meio para facilitar a fuga do ex-presidente.
Com a decisão da Primeira Turma do STF, Bolsonaro seguirá preso na superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal. Em paralelo, o processo da trama golpista está na fase final de recursos, aproximandose do fim. Quando estiver encerrada esta etapa, a condenação se tornará definitiva e começa a execução da pena.
Em Brasília, a previsão é que o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão definitiva de Bolsonaro entre quarta e quinta-feira desta semana. Os advogados de defesa tentam convencer a Suprema Corte de levar o ex-presidente para prisão domiciliar, o que é pouco provável que aconteça. Pela disposição de Moraes, Bolsonaro deve iniciar o cumprimento da pena na Papuda, em Brasília.
E AGORA?
A Primeira Turma do STF identificou possibilidade de fuga do ex-presidente Jair

Bolsonaro, em meio aos momentos finais do processo da trama golpista e à proximidade do momento da execução da pena.
Além disso, a prisão preventiva é prevista na lei penal como a providência necessária para combater o descumprimento de medidas restritivas. Bolsonaro tentou violar a tornozeleira eletrônica, uma obrigação já determi-
A ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros seis réus está na fase de recursos contra a condenação determinada em setembro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. Os primeiros recursos – embargos de declaração, que buscam esclarecer pontos da decisão – já foram rejeitados pelo colegiado.
As defesas podiam apresentar novos embargos de declaração até esta segunda-feira, 24. Nos próximos dias, advogados podem lançar mão também dos embargos infringentes, que tentam alterar a decisão. No entanto, para ser admitido, este tipo de recurso precisa de pelo me-
nos dois votos pela absolvição, o que não ocorreu neste caso.
PRÓXIMOS
A decisão conjunta que rejeitou os primeiros embargos de declaração foi publicada na última terçafeira, 18. Com isso, na quarta-feira, 19, começou a contar o prazo para a apresentação de novos embargos de declaração, também chamados de segundos embargos. As defesas tinham ontem para lançar mão deste tipo de recurso.
Advogados também podem optar pelos embargos infringentes, que buscam alterar a condenação. Mas para que este recurso seja

nada anteriormente pela Justiça.
Embora não tenha um prazo predeterminado para encerrar, pelas regras penais a prisão preventiva é reavaliada a cada 90 dias.
admitido são necessários dois votos pela absolvição, o que não ocorreu neste caso.
Quando não houver mais chances de recurso, o caso vai transitar em julgado, ou seja, a condenação vai se tornar definitiva. Começará, então, a execução das penas. Ainda não há uma data para que isso aconteça. Mas quando ocorrer, o cenário muda: a prisão preventiva será encerrada e Bolsonaro passará para o cumprimento da pena.
Serão tomadas medidas para o início da execução da punição, como a elaboração da guia de recolhimento: um documento que registra o andamento da execução penal. Além disso, o ex-presidente vai para o local em que deverá cumprir a medida, a ser designado pelo ministro Alexandre de Moraes.
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br



Bolsonaro preso. E agora?
Finalmente, consumam-se as previsões: Bolsonaro preso. Motivo alegado: violação na tornozeleira eletrônica. O fato leva a uma análise sobre o futuro da “direita” e “centro direita”, sobretudo, no Brasil. Essa posição ideológica emergiu como uma força significativa, ganhando impulso e apoio nas ruas e instituições em todo o mundo, a partir do final do século XX. Na Áustria, o Partido da Liberdade representou uma das primeiras manifestações de um partido de direita bem-sucedido. Atualmente, são encontradas legendas em diversas regiões e países, incluindo Brasil e Índia. Nos Estados Unidos, Donald Trump representa o populismo e o nacionalismo da direita americana. Na França, Jean-Marie Le Pen foi pioneira para a extrema-direita europeia. Países que pareciam “imunes” à ascensão da extrema-direita, como Suécia, Alemanha e Espanha, agora testemunharam o surgimento de diversos desafiantes de extrema-direita bemsucedidos. Na Europa Central e Oriental, a extrema-direita não apenas ganhou apoio significativo, como também ascendeu ao poder político, notadamente na Polônia e na Hungria.
Diferentemente da Europa, onde partidos com padrões ideológicos rígidos desempenham papel fundamental, na América Latina ocorre a ascensão de fortes líderes de extremadireita, que assumiram o protagonismo político e deixaram uma marca significativa na política. A ascensão da extremadireita latino-americana se desenrola em um contexto de crescente descontentamento com o establishment político e da politização cada vez maior. O debate se concentra em questões morais e de ordem pública. Observa-se relevância da religião, especificamente da Igreja Evangélica, e no papel ampliado das forças de segurança, como a polícia e as forças armadas. A direita latino-americana obteve ganhos políticos significativos nos últimos anos, conquistando o poder executivo em diversos países. Jair Bolsonaro venceu a presidência no Brasil, Nayib Bukele em El Salvador, e Javier Milei na Argentina. Além desses exemplos, o Paraguai, a Bolívia, o Peru e Equador são governados pela direita.
FUTURO DA DIREITA NO BRASIL
Com a saída de Bolsonaro do processo eleitoral sucessório de 2026, abre-se uma perspectiva para a esquerda lulista, que apostará na divisão do bolsonarismo. Se isso não ocorrer e o candidato da oposição reunir o perfil de bom político e bom administrador, a tendência será a coligação de centro-direita voltar ao poder no Brasil, certamente com Tarcísio de Freitas, elegendo-se Presidente da República. Esperar para ver!
FILME
“Borbulhas de amor” – NETFLIX- Filme natalino. Uma executiva norte-americana extremamente ambiciosa que recebe a oportunidade de liderar renomada casa de champagne na França. Ao chegar ela conhece Henri Cassell (Tom Wozniczka) durante uma das festas de fim de ano, e aos poucos, o sentimento entre os dois começa a crescer.
BEIJO
O primeiro beijo na boca não aconteceu entre amantes apaixonados, mas, provavelmente, entre primatas, ancestrais dos atuais grandes símios, há cerca de 20 milhões de anos. A constatação foi feita por pesquisadores da Universidade de Oxford. Humanos, chimpanzés, orangotangos e gorilas, todos eles se beijam na boca – um forte indício de que o hábito teria sido herdado de um ancestral comum.
FIM DA CRACOLÂNDIA
O governador de SP Tarcísio de Freitas anunciou que a Cracolândia acabou - área que fica no centro da cidade de São Paulo usada por usuários e traficantes. Disse o governador: “O que está acontecendo no centro de São Paulo é resultado de políticas públicas integradas, colocadas como prioridade real, não como discurso. Segurança, saúde e acolhimento trabalhando juntos, com coragem e propósito, estão devolvendo o coração da cidade às pessoas”.
LIBERTAR PRISIONEIROS
Libertações em massa de prisioneiros comuns: a estratégia de Daniel Ortega que impacta a segurança da Nicarágua. O regime copresidencial libertou mais de 53.000 prisioneiros sob o pretexto de “reunificação familiar”. Analistas alertam que essa tendência fortalece o controle político do regime.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
BRASÍLIA/ Com oposição mobilizada e líderes insatisfeitos, Lula tenta recompor alianças
Congresso em Fo C o
Areta final de 2025 impõe ao governo Lula um dos períodos mais tensos do mandato. Com o Congresso fragmentado, presidentes das duas Casas insatisfeitos, uma pauta legislativa carregada e o recesso parlamentar batendo à porta em 23 de dezembro, o Planalto tenta evitar derrotas fiscais bilionárias enquanto administra a crise aberta pela prisão preventiva de Jair Bolsonaro.
A decisão do ministro Alexandre de Moraes, no sábado, 22, inflamou a oposição e provocou reações de aliados, tornando mais incerto o ambiente político em Brasília. Agora, qualquer erro de cálculo pode comprometer projetos estruturantes do governo e abrir espaço para que a crise avance para 2026.
A oposição ainda se articula para explorar o episódio eleitoralmente e vo-
tar a anistia para os condenados por tentativa de golpe de Estado, a exemplo do ex-presidente. A tendência é que a base bolsonarista passe a operar sob lógica de “obstrução total”. Enquanto isso, setores do centro veem oportunidade para renegociar posições com o Planalto.
Nesse cenário, o governo precisará reconstruir pontes com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Hugo se incomodou com a reação do PT e do próprio presidente Lula à aprovação do texto do PL Antifacção, relatado por Guilherme Derrite (PP-SP).
Depois de Lula afirmar que a proposta enfraquece o combate ao crime organizado, o deputado respondeu: “É muito grave que se tente distorcer os efeitos de um marco legal do combate ao crime organizado”. Segundo ele, as críticas feitas pelo governo ao texto não se sustentam.

Nessa segunda-feira (24), o presidente da Câmara anunciou que rompeu com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), pelos ataques dirigidos pelo petista contra ele.
No Senado, Alcolumbre se sentiu desconsiderado na indicação de Jorge Messias ao STF. Defensor do nome do senador Rodrigo Pache-
Com apenas quatro semanas até o recesso, o Congresso analisará uma série de propostas com impacto direto no caixa da União, algumas com potencial de desequilibrar o arcabouço fiscal.
1 - Aposentadoria especial dos agentes de saúde e de combate às endemias
Marcada para esta terça-feira, 25, por Davi Alcolumbre, a votação no Plenário do Senado é vista como a principal pautabomba do período. O texto cria uma aposentadoria especial para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE).
O governo alega que o impacto é bilionário, que não há previsão orçamentária, que a despesa é permanente e que estados e municípios também serão pressionados.
Se a Câmara aprovar o texto sem ajustes, o Planalto terá pouco espaço para contingenciamento. Alcolumbre incluiu a proposta
na pauta horas depois de Lula oficializar a indicação de Jorge Messias, o que foi interpretado como reação ao governo. O senador também decidiu pautar a proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para o Executivo. Embora não afete diretamente o atual presidente da República, a mudança desagrada ao petista.
2 - Vetos ao Licenciamento Ambiental e ao Propag
Na próxima quinta-feira, 27, devem ser votados mais de 50 vetos presidenciais, incluindo: dispositivos da nova Lei de Licenciamento Ambiental; trechos do Propag, Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados que renegocia dívidas estaduais com a União por prazos de até 30 anos.
Setores do agronegócio e frentes produtivas querem derrubar os vetos. O governo teme aumento de gastos, com a ampliação de subsídios, e maior desequi-
líbrio fiscal. A equipe econômica classifica essa votação como “altíssimo risco”.
3 - PL Antifacção - divisor de águas na segurança pública
Transformado por Derrite em um marco legal do combate ao crime organizado, o texto ampliou penas, criou novos tipos penais e redistribuiu recursos apreendidos - ponto sensível para a Polícia Federal. No Senado, o relator Alessandro Vieira (MDBSE) deve apresentar parecer ainda neste mês, sob forte pressão da oposição e preocupação da base. O impacto da prisão de Bolsonaro foi imediato: senadores bolsonaristas defendem manter integralmente o texto da Câmara como forma de “resposta política”.
4 - Projeto de lei complementar 182/25 - corte de 10% nos benefícios fiscais
O projeto prevê redução linear de incentivos fiscais concedidos pela
co (PSD-MG) para o cargo, o presidente do Senado esperava ser comunicado pessoalmente por Lula, mas soube da decisão apenas após a oficialização.
Parlamentares afirmam que o gesto foi interpretado como quebra de confiança, especialmente porque Alcolumbre vinha atuando como amortecedor político para o
União, com impacto estimado de R$ 20 bilhões. O texto enfrenta resistência empresarial e setorial e pode ser desidratado. A proposta é considerada crucial pela Fazenda para fechar a meta de 2026.
5 - Projeto de lei complementar 125/22 - devedores contumazes
O texto endurece regras contra sonegação estruturada, reforça combate ao crime organizado e amplia a recuperação da dívida ativa. O projeto enfrenta resistência na Câmara e, sem articulação política afinada, pode travar.
6 - Tributação de fintechs e casas de apostas
O projeto de lei 5.473/2025 aumenta a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) para fintechs e outras instituições financeiras, dobra a taxação sobre as bets e cria um programa de regularização tributária para pessoas físicas de baixa renda.
A estimativa do governo é de arrecadar até R$ 5 bilhões em 2026 com a apro-
governo no Congresso, segundo pautas aprovadas na Câmara que contrariavam o Palácio do Planalto. O senador avisou a aliados que rompeu relações com o líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA).
O presidente Lula convidou os presidentes da Câmara e do Senado para a sanção da lei que isenta do
vação da proposta. Alcolumbre adiou a votação, inicialmente prevista para esta semana, movimento interpretado como recado político ao Planalto após a indicação de Messias.
7 - LDO e Orçamento: calendário apertado
O Congresso terá de correr para aprovar, entre 2 e 3 de dezembro, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Davi Alcolumbre pretende pautar a proposta orçamentária até o dia 17, para que os parlamentares possam fechar o ano sem pendências orçamentárias para o próximo ano.
Segundo o presidente da Comissão Mista de Orçamento, senador Efraim Filho (União-PB), a aprovação é “indispensável para evitar travamento das contas públicas”.
A prisão de Bolsonaro aumentou a instabilidade, e líderes temem que disputas políticas paralelas contaminem essas votações.
8 - Sabatina de Jorge Messias - teste de força no Senado Atual advogado-geral da
Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. Na cerimônia, marcada para quartafeira (26), o petista pretende compartilhar os louros da medida com Hugo e Alcolumbre, reconhecendo a importância dos dois para o andamento da proposta no Congresso, uma forma também de tentar distensionar o clima.
União, Messias precisa do apoio de ao menos 41 dos 81 senadores para assumir a vaga de ministro do Supremo. Parte da oposição promete transformar a sabatina em palco de protesto contra o ministro Alexandre de Moraes e contra a prisão de Bolsonaro.
Líderes governistas temem que o processo atrase, como ocorreu com André Mendonça em 2021. Na ocasião, também em atrito com o governo Jair Bolsonaro, Alcolumbre demorou quatro meses para marcar a sabatina com o indicado na Comissão de Constituição e Justiça, na época presidida por ele. Nessa segunda-feira, 24, Messias encaminhou uma carta em deferência ao presidente do Senado, que, em nota, respondeu que pautará a sabatina em “momento oportuno”. Segundo ele, cada Poder possui próprias atribuições em preservação ao equilíbrio institucional e respeito aos ritos constitucionais, que será seguido para que “cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto”.
Economia no campo / Parceria com empresas chinesas viabilizará uma unidade voltada para a mecanização da agricultura familiar

Da Re Dação
Uma parceria com empresas chinesas e os estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Maranhão, vai viabilizar a instalação de três fábricas de equipamentos agrícolas de pequeno porte, voltada à mecanização da agricultura familiar no Nordeste. Mossoró receberá uma das unidades, devendo funcionar a partir de 2026.
A produção de tratores e de máquinas agrícolas será voltada à mecanização da agricultura familiar nos três estados contemplados e, posteriormente, o projeto será ampliado para todo o país. Além de Mossoró, cidades da Bahia e do Maranhão receberão uma planta de produção de equipamentos.
Uma reunião em Brasília, na sexta-feira, 21, marcou um avanço decisivo para a instalação da fábrica em Mossoró. Foi assinado o Termo de Cooperação que for-
maliza a instalação de três unidades de produção de tratores e máquinas agrícolas.
A deputada estadual Isolda Dantas (PT), que está envolvida no projeto desde o primeiro momento, participou da reunião com dirigentes de empresas chinesas, além de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ao lado do secretário de Agricultura Familiar do RN, professor Alexandre Lima, e de autoridades dos estados da Bahia e do Maranhão.
Isolda relembrou que a conquista é resultado de uma luta iniciada ainda em 2024, quando apresentou a defesa para que Mossoró recebesse o empreendimento. “Hoje é um dia histórico. Lá atrás começamos essa luta para trazer a fábrica para Mossoró e agora estamos dando os passos finais para a instalação. Estamos falando de mecanização acessível, produção de alimentos saudáveis e geração de oportunida -
cesar@defato.com

BOLSONARO COMO ELE É
Não surpreende a atitude do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de violar a tornozeleira eletrônica. É o estilo dele. Sempre fez besteira. Antes, durante e depois de chefiar a Nação. Inúmeros episódios, graves ou não, estão aí, basta pesquisar o google para ver. Aliás, foram os seus excessos que o derrotaram nas eleições 2022. O falastrão diminuiu a importância de ações positivas do seu governo. Durante a pandemia da Covid-19, a economia se manteve equilibrada, as famílias mais necessitadas foram socorridas com a distribuição de renda e o Brasil se destacou à frente de países que iniciaram a imunização antes, como Alemanha, França e Itália. Ao mesmo tempo, Bolsonaro ficou cuspindo intolerâncias sempre que abria a boca, e chegou a proferir 34 palavrões em menos de duas horas. Acuado por uma condenação irreversível, qualquer coisa pode se esperar dele, inclusive, violar tornozeleira mesmo sabendo da possibilidade zero de fuga diante da muralha de segurança em torno de sua prisão domiciliar transformada em preventiva. Agora, o que se pergunta é: qual efeito que a tornozeleira violada fará no capital político do capitão verdeoliva? No primeiro momento, parece bem razoável afirmar que o clã Bolsonaro desceu degraus importantes no processo da eleição 2026. Vai ter que replanejar as estratégias, com pouca chance de sucesso. Paralelamente, o Centrão ganha força para construir um nome sem o sobrenome Bolsonaro, mas com cuidado para não desperdiçar os votos dos bolsonaristas, consideráveis, que se diga. Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de São Paulo, volta ao tabuleiro da sucessão presidencial.

PAUL
des. É desenvolvimento chegando para o povo”, destacou.
Com o acordo firmado, o próximo passo será a visita técnica da empresa a Mossoró, para análise do terreno e definição das condições para iniciar o processo de instalação. Vale lembrar que o oeste potiguar é referência nacional no estudo de implementação de pequenas máquinas agrícolas na produção da agricultura familiar. Esses estudos acontecem por meio da parceria Brasil-China que é acompanhada de perto pelo governo do estado, pelo mandato da deputada Isolda Dantas e por pesquisadores brasileiros e chineses por meio da UERN.
A expectativa é de que a nova fábrica fortalecerá a economia local e regional, ampliando o acesso dos agricultores e agricultoras familiares a tecnologias de produção, promovendo segurança alimentar e gerando emprego e renda para Mossoró e para o Oeste potiguar.
Prisão de Bolsonaro atenta contra o princípio de dignidade humana”
Ta RCÍSI o D e FR e ITaS Governador de SP, discursando para os eleitores de b olsonaro
PAUL II
o ex-senador Jean Paul Prates publicou uma carta elegante para oficializar a sua saída do P t, após 10 anos no partido. Fez agradecimentos e disse que vai continuar no campo progressista, sem anunciar a sua nova casa partidária. n os bastidores, porém, Paul não economiza as críticas ao PT.
1 2 3 4
d esde que caiu da presidência da Petrobras, Paul Prates afirma que o PT soltou a sua mão e que não tem qualquer motivo para continuar alinhado aos liderados do presidente Lula. o exsenador, no entanto, evita ser ingrato com a governadora Fátima bezerra, que lhe deu o mandato de senador.
Nesta data, em 1927, Celina Guimarães entrava para a história como a primeira mulher da América Latina a receber o título de eleitora. Requereu o direito a voto em Mossoró, despachado pelo juiz eleitoral Israel Ferreira Nunes.
Nesta data, em 1930, partia o velho Jerônimo Rosado, patriarca da tradicional família política de Mossoró. Era paraibano de Pombal, mas construiu família e fez carreira em Mossoró. Seu nome é lembrado em rua, praça, escolas, ponte e loja maçônica.
Dom Magnus Henrique Lopes, bispo Diocesano de Crato (CE), vai celebrar a missa de abertura oficial da Festa de Santa Luzia 2025, no próximo domingo, 30, no adro da Catedral, às 19h.
Jimmy Cliff partiu aos 81 anos, enlutando fãs ao redor do mundo, em especial no Brasil. A lenda do reggae que fez a Jamaica a pátria do gênero musical.
PAUL III n os bastidores das eleições 2026, ganhou força a notícia de que Jeal Paul poderá se filiar ao PP, da federação União Progressista, para ser candidato em chapa majoritária. Podendo ser candidato ao senado ao lado da senadora Zenaide Maia, do PS d, que tenta convencer o União a aceitá-la.
OIL & GAS
o m ossoró o il & Gas e nergy será aber to nesta terça-feira, 25, com a expectativa de superar a edição anterior, quando movimentou r$ 43,3 milhões em negócio e recebeu investidores de mais de uma dezena de países. neste ano, o evento acontece na Arena do Partage Shopping, e tem a missão de reposicionar o setor energético brasileiro.
o m useu do Petróleo, na estação das Artes e lizeu ventania, será devolvido hoje à população após uma década de portas fechadas. A reabertura só foi possível por iniciativa da redepetro, que buscou parceria com a Prefeitura. Solenidade de reabertura às 8h30.
o governo vai instalar três fábricas de equipamentos agrícolas de pequeno porte no n ordeste. m ossoró será contemplada com uma unidade de produção de tratores. As outras duas ficarão na b ahia e no m aranhão.
TrânsiTo / Balanço divulgado ontem pela corporação deu conta também de que neste período não houve mortes nas rodovias federais que cortam o estado
APolícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu três pessoas, recuperou dois veículos e apresentou uma redução significativa nos sinistros durante o feriado prolongado (20 a 24) no Rio Grande do Norte (RN). O total de acidentes caiu 45%, passando de 22 para 12 ocorrências, enquanto o número de feridos reduziu 46%, de 28 para 15, em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste ano, não houve registro de óbitos nas rodovias federais do estado, segundo a PRF. Entre as ocorrências do feriado, destaca-se a recuperação de uma motocicleta roubada em Fortaleza/ CE em agosto de 2025, na BR-405, Pau dos Ferros/RN, na sexta-feira (21). O condutor, de 23 anos, foi preso por receptação.
No sábado (22), em Lajes/RN, a PRF localizou um veículo com registro de rou-

bo ocorrido em Recife/PE em novembro de 2024. O veículo estava estacionado na área urbana da cidade, e o condutor, de 27 anos, foi detido e encaminhado à Delegacia Regional de São Paulo do Potengi. Por fim, no domingo (23), em São Gonçalo do Amarante/RN, na BR-406, um homem de 28 anos foi preso ao ser flagrado
PF apreende no RN mil comprimidos sintéticos em ação conjunta
A Polícia Federal (PF) apreendeu, na manhã da última quarta-feira (19), cerca de 1.000 comprimidos de substância entorpecente sintética no centro de triagem dos Correios, em ação conjunta com a equipe de segurança postal e com o apoio de cães detectores.
A ocorrência foi divulgada somente nesta segunda-feira (24). A substância estava oculta dentro de uma caixa de papelão preenchida com espuma ex -
16 incêndios
pansiva, embalada em camadas de papel carbono, plásticos e fitas adesivas. A encomenda havia sido postada no Rio de Janeiro/RJ e tinha como destino a cidade de Natal/RN.
O material foi identificado durante procedimento de fiscalização e levantou indícios de tráfico de drogas sintéticas. Todo o conteúdo apreendido foi encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos legais e realização de perícia oficial.
conduzindo uma motocicleta adulterada sem placa. Oc O rrências d O pré-feriad O
Antes do feriado, com intensificação na fiscalização na quarta-feira (19), a PRF recuperou um veículo clonado, abordado na BR101, em Parnamirim/RN. O veículo havia sido roubado
em Natal em julho de 2025. Ainda na BR-101, em Natal/ RN, um homem foi preso ao conduzir uma motocicleta após a PRF constatar que havia contra ele um mandado de prisão preventiva por homicídio. Em Caicó/RN, no mesmo dia, na BR-427, um motorista de uma caminhonete foi preso por uso de documento falso.

1.000 comprimidos de substância entorpecente sintética no centro de triagem dos Correios
o Corpo de b ombeiros m ilitar do r io Grande do n orte (C bmrn ) atendeu, entre os dias 22 e 24 deste mês, um total de 16 ocorrências de incêndio em vegetação em n atal e na região m etropolitana. o s casos ocorreram em áreas próximas a residências, terrenos abandonados e margens de rodovias. d urante as intervenções, o C bmrn empregou viaturas de combate a incêndio, equipamentos de abafamento e técnicas específicas. a pesar do elevado número de ocorrências, não houve registro de feridos.
“Mãe Luiza Segura”
a Polícia m ilitar do r io Grande do n orte, por meio da ronda o stensiva com a poio de m otocicletas ( ro Cam ), prendeu em n atal um homem de 18 anos na tarde deste domingo (23), por volta das 16h, durante a operação “ m ãe Luiza Segura”. a P m disse que o suspeito estava de posse de três coletes balísticos roubados, além de munições e outros materiais ilícitos.
Jovem dada como sumida em Mossoró é localizada no interior de SP bem
Uma jovem dada como sumida em Mossoró foi localizada bem no interior do estado de São Paulo. A moça de 19 anos de idade foi encontrada cerca de duas semanas depois de ter sido dada como desaparecida. Ela foi achada em bom estado e teria saído da casa dela na cidade potiguar para a região Sudeste do país por vontade própria.
A Polícia Civil de Mossoró divulgou ontem em entrevista à imprensa local alguns detalhes do caso envolvendo Grazielle Silva de Souza, de 19 anos de idade. A delegada Cristiane Magalhães informou que a jovem após ter sido localizada no estado de São Paulo não quis ter maiores contatos e nem ir até a delegacia local formalizar o ocorrido.
A delegada disse que a
família da jovem em Mossoró já tinha sido comunicada sobre o paradeiro dela e do desfecho do caso. “Sabe que ela está bem. Tivemos contato com os policiais de São Paulo. Com isso, já resolvemos a situação”, detalhou a delegada. “Ela não desapareceu por ter sido sequestrada. Ela saiu de casa espontaneamente. É maior de idade. Só que infelizmente esqueceu de avisar para a família”, explicou.
“A família já está ciente, já está tranquila. E foi apresentada para a família a prova de vida. O policial lá de São Paulo conversou com ela pessoalmente e disse que ela está bem”, acrescentou a delegada, ressaltando que a população pode ficar tranquila que está tudo resolvido sobre esse caso.
Operação conjunta no RN combate fraudes em postos de combustíveis
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), pelo Gaeco, a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), pelas Polícias Militar e Civil, deflagraram nesta segunda-feira (24) a operação Integração.
A ação conjunta visa fiscalizar e prevenir fraudes tributárias contra o consumidor e financeiras. Essa é a primeira ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Gaesf), que foi criado em
12 afogamentos
1º de agosto passado. A ação desta segundafeira contou com promotores de Justiça e servidores do MPRN, auditores fiscais, fiscais da ANP e Policiais Militares e Civis. O Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária e Econômica (Gaesf) é uma unidade especializada que atua no combate a crimes de natureza fiscal e econômica. Este funciona reunindo a expertise de diferentes órgãos e instituições, como o MPRN, representado pelo Gaeco, para prevenir e fiscalizar fraudes fiscais e outros ilícitos contra a ordem tributária.
o Corpo de b ombeiros m ilitar do r io Grande do n orte (C bmrn ) registrou, durante o feriado, 12 atendimentos relacionados a afogamentos nas principais praias do estado. f oram atendidas 4 ocorrências na praia de m iami, 5 em a reia Preta, 1 na Praia dos a rtistas, 1 em Santa r ita e 1 na Praia do m eio. o C bmrn destacou que nenhum óbito foi registrado e frisou que as ocorrências tiveram como principais causas a ingestão de bebida alcoólica e o desrespeito à sinalização no mar.
futebol / A conquista só acontece em caso de vitória rubro-negra e derrota do Palmeiras, que enfrenta o Grêmio
OFlamengo pode dar o primeiro passo de uma semana histórica. Nesta terça-feira, 25, a partir das 21h30, o líder do Campeonato Brasileiro visita o Atlético-MG, na Arena MRV, em Belo Horizonte, com chance de carimbar o título.
A conquista do Brasileirão só acontece em um cenário: vitória rubro-negra na capital mineira somada à derrota do Palmeiras, que enfrenta o Grêmio no mesmo horário. Assim, o time de Filipe Luís, hoje com 74 pontos, abriria sete de vantagem com apenas mais duas rodadas em disputa.
Caso o Flamengo vença e o Palmeiras empate, a diferença ficaria em seis pontos, mas praticamente asseguraria o título pela imensa diferença no saldo de gols, que hoje é de 50 a 29 a favor dos cariocas.
Essa será a penúltima partida do time carioca antes da grande decisão da Conmebol Libertadores, que acontece no próximo sábado, 29, em Lima, no Peru, contra o próprio Alviverde.
O Atlético Mineiro, por sua vez, chega para o confronto em um cenário diferente após um amargo vice da Conmebol Sul-America-

Flamengo ficou na boa depois de vencer o Bragantino e o Palmeiras tropeçar
na. No Brasileirão, tem 44 pontos e assume a 11ª colocação, buscando alcançar o G-8 para conseguir uma vaga na próxima edição da Libertadores.
A lista de desfalques do Galo conta com Cuello, Lyanco, Júnior Santos, Caio Maia, Alan Franco, Arana e Patrick, que estão lesionados, além de Igor Gomes,
que está suspenso.
Um possível time mineiro será Everson; Saravia, Vitor Hugo (Ivan Román) e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Natanael), Fausto Vera, Alexsander e Caio Paulista; Bernard, Dudu e Rony (Hulk).
Pelo lado flamenguista, Pedro e Léo Ortiz ainda se recuperam de lesões, en -
O Norte do Brasil voltará a ter um time na elite do futebol nacional após 21 anos, e será um estreante nos pontos corridos: o Remo nunca esteve na primeira divisão no atual modelo, formato adotado em 2003 pela CBF. A equipe paraense não disputava a Série A do Brasileiro desde 1994, quando foi rebaixada, ou seja, há 32 anos.
Apenas cinco clubes chegaram à Série A na era dos pontos corridos sem nunca ter disputado o torneio antes: o por Mirassol (que estreou em 2025), Cuiabá (2021), Barueri (2009), Ipatinga (2008) e Brasiliense (2005).
Em 2026, o Leão Paraense disputará a elite pela 17ª vez. Desde o Paysandu, em 2005, o Pará não contava com uma equipe entre as 20 melhores do país. Entre o retorno para a primeira divisão até a última participação, o clube passou por todas as outras divisões do futebol nacional: Série B, Série C e Série D do Brasileiro, ou mesmo sem divisão. No ano de 2008, o Remo viveu um dos seus maiores infernos astrais, ao não conseguir ficar entre os 20 clubes melhores colocados da Terceira Divisão, fazendo com que o time precisasse conquistar uma vaga para a pri -
meira edição da Série D, em 2009.
Porém, como terminou o Campeonato Paraense apenas na terceira colocação, o Leão ficou sem nenhuma divisão nacional naquele ano, encerrando suas atividades nos primeiros meses do ano. Sem subir na primeira participação na quarta divisão, em 2010, o time ficou mais duas vezes sem série, em 2011 e 2013. Depois de falhar no acesso em 2012 e 2014, o Remo conseguiu subir de divisão em 2015, ao vencer o Operário-PR, nas quartas de final, em um Estádio Mangueirão completamente lotado.
quanto De La Cruz, que geralmente não atua no sintético, está na lista de relacionados.
O Rubro-Negro deve começar com Rossi; Emerson Royal (Varela), Danilo, Léo Pereira (João Victor) e Ayrton Lucas (Viña); Pulgar, Saúl e Luiz Araújo; Plata, Samuel Lino (Cebolinha) e Juninho (Wallace Yan).
Entre 2016 e 2020, foram quatro anos na Série C, até que os remistas conseguiram voltar para a Série B após 14 anos, em um jogo contra o maior rival, Paysandu. A estadia do time, porém, durou apenas uma temporada. Precisando somar oito pontos em 11 rodadas para se manter, conseguiu apenas seis e terminou na zona de rebaixamento.
O Remo voltaria para a segunda divisão na edição deste ano, após conquistar o acesso na Série C de 2024. Na atual Série B, o Leão teve três técnicos, sendo Daniel Paulista até a 10ª rodada, António Oliveira até a 27ª, e Guto Ferreira, que comandou a equipe desde a 29ª até o jogo do acesso, na vitória diante do Goiás, por 3 a 1, no Estádio Mangueirão.
Terça-feira, 25 Atlético/MG x Flamengo Grêmio x Palmeiras
QuarTa,
Aviso de Desligamento Programado para Ampliações e Melhorias na Rede Elétrica
Para realizar serviços de Manutenção e Melhorias na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia na (s) seguinte (s) área (s):
02/12/2025 (Terça - Feira)
Das 08h30min ás 12h30min Município: Francisco Dantas. Localidade: Sítio Urrada e Adjacências. (23 Clientes)
03/12/2025 (Quarta - Feira)
Das 08h00min ás 12h00min
Município: Pau dos Ferros. Localidade: Sítio Várzea Alegre E Adjacências. (18 Clientes)
04/12/2025 (Quarta - Feira)
Das 08h00min ás 13h00min Município: Venha Ver. Localidade: Sítio Formoso dos Robertos e Adjacências. (199 Clientes) Das 09h00min ás 13h00min Município: Alexandria. Bairro: Centro. Rua Coronel Antonio Caetano e Adjacências. (229 Clientes)
Importante: Sem prévio aviso, essas programações podem sofrer atrasos ou ser canceladas por impedimentos técnicos. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outra comunicação. Aponte a câmera do seu celular para QR Code acompanhe a programação e saiba mais sobre Desligamento Programado. www.neoenergia.com

Estado do rio grandE do nortE Município dE alExandria aviso dE prEgão ElEtrônicosrp nº 00005/2025
O SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Alexandria/RN. Torna público para conhecimento dos interessa que realizará às 08h00min do dia 05/12/2025, pregão eletrônico nº 00005/2025. Objetos. CONTRATAÇÃO DE PESSOA JURÍDICO PARA FORNECIMENTO DE HIDRÔMETROS E RECARGA DE EXTINTORES, conforme especificações constantes no Edital Convocatório. O edital poderá ser adquirido na sede da Prefeitura ou através dos sites: www.portaldecompraspublicas.com.br. Bem como qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser feito junto ao setor de licitações pelo e-mail: cplalexandria@hotmail.com, e pelo fone(84) 3381-2380 – Ramal 215, de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 13h00min. Alexandria/RN, 24/11/2025. Aroldo de Almeida Braga – Presidente do SAAE
FUTEBOL / QFC fez campanha impecável, enquanto o Leão de Currais Novos renasceu no quadrangular, garantindo o acesso
MARCOS SANTOS
Da Redação
OCampeonato Estadual de 2026 terá um estreante na elite, o QFC, e marcará também o retorno do Potyguar Seridoense. A competição começa entre os dias 10 e 11 de janeiro, com a participação de oito clubes.
A definição dos novos integrantes veio com o encerramento do Campeonato de Acesso, no último fim de semana. O QFC ficou com o título, enquanto o Potyguar foi o vice. Eles se juntam a ABC, América, Potiguar de Mossoró, Globo FC, Santa Cruz de Natal e Clube Laguna na disputa da temporada 2026.
A campanha do QFC foi impecável: o time de Parnamirim venceu todos os oito jogos (e mais um por WO com a desistência do Univap) e ainda emplacou o artilheiro da competi-
ção, Paulinho, autor de seis gols. Uma marca inédita na história da Segundona potiguar. Fundado há menos de dois anos e estruturado como SAF, o clube chega à elite em ascensão meteórica.
Já o Potyguar Seridoense ressurgiu com força após um início difícil no quadrangular. Venceu as duas partidas finais e garantiu seu retorno à primeira divisão depois de um ano afastado. A festa tomou conta de Currais Novos: os atletas desfilaram em carro aberto e foram recebidos com festa pela torcida na noite de domingo, 23.
Na abertura do Estadual, o QFC estreia fora de casa contra o Globo FC, enquanto o Potyguar enfrentará o América, também como visitante.
CONTINUAM NA SEGUNDONA
Enquanto isso, Baraúnas e Mossoró EC permanecem
MARCOS SANTOS

na segunda divisão. O Baraúnas investiu alto, prometeu premiação pelo acesso, mas acabou falhando na reta decisiva.
Já o Carcará mossoroen-
msantos@defato.com
se teve uma pré-temporada de três meses e contratou diversos reforços, mas fez um quadrangular abaixo do esperado, perdendo todos os três jogos.


Mossoroenses decepcionam; Leão seridoense tem virada histórica
Após o fim da primeira rodada do quadrangular final, poucos imaginavam — exceto o pessoal do Potyguar/ CN — que o time currais-novense pudesse avançar. A expectativa geral era de que a segunda vaga de acesso ficasse entre os dois mossoroenses: Baraúnas ou Mossoró EC.
A primeira vaga seria do QFC, como de fato aconteceu, e a segunda permanecia em aberto. O Potyguar, após levar uma pancada do próprio QFC, era considerado a zebra.
Mas o futebol sempre surpreende. O time seridoense, depois de mudanças pontuais no elenco, ressurgiu das cinzas, venceu os dois jogos restantes, garantiu o acesso e viu os dois times de Mossoró derreterem, frustrando seus torcedores.
Decepção: essa é a palavra. O Baraúnas decepcionou porque investiu para subir e não subiu. O Mossoró, por sua vez, teve uma pré-temporada de três meses, fez contratações importantes e, mesmo assim, não conseguiu o objetivo.
Superação: essa palavra define o time de Currais Novos, ao mostrar que, no futebol, as coisas se resolvem dentro de campo — lembrando aquela frase batida, mas assertiva de que “o jogo é jogado e o lambari, pescado”.
Por fim, vale destacar: o acesso do Leão seridoense também tem o dedo do técnico Alexandre Dantas, que não concluiu o trabalho, mas contribuiu na montagem do elenco e na definição da proposta de jogo. Deve ter o reconhecimento merecido.
FESTA NO INTERIOR
Após garantir o acesso, os atletas do Potyguar/CN desfilaram em carro aberto e foram recebidos com festa pela torcida na noite de domingo, 23, em Currais Novos. A volta à elite foi rápida, um ano após o rebaixamento. Pela classificação, o time recebeu R$ 20 mil de premiação.
ARTILHEIRO
O centroavante Paulinho, do QFC, terminou o campeonato de acesso do RN como principal artilheiro com seis gols, seguido de João Varolo (Baraúnas) e Diego Costa (QFC) com quatro. O atleta, 33 anos, renovou contrato e vai seguir no clube.
QFC
Campeão com méritos inquestionáveis, o QFC busca agora manter a base campeã e reforçar o elenco para o Estadual, que começará no dia 10 de janeiro. O zagueiro Victor Souza,
que defendeu o Mossoró EC, está na pauta de contratações. Os atletas que disputaram o campeonato de acesso terão pequenas férias, voltando ao batente em 15 dias.
A entrega da taça ao Flamengo parece apenas uma questão de tempo. Para que isso não aconteça, seria necessário que tudo desse errado para os rubro-negros e, ao mesmo tempo, tudo desse certo para o Palmeiras, que precisa tirar uma desvantagem de quatro pontos em apenas três rodadas até o fim do Brasileirão.
BOTAFOGO
Com vaga encaminhada da Libertadores 2026, o Botafogo estabelece prioridades e foca busca por reforços em 3 posições: zagueiro para atuar pela direita; primeiro volante com poder de marcação, mas boa movimentação para ajudar na construção; e ponta com explosão para chegar ao fundo do campo.
O América segue com o trabalho de montagem do elenco em andamento visando à próxima temporada. A diretoria oficializou mais duas contratações para o elenco comandado pelo técnico Ranielle Ribeiro, são eles: os atacantes Luccas Gabriel, ex-ABC e que estava no Alecrim disputando a 2ª divisão do Campeonato Potiguar, e Ítalo Silva, formado pelas bases de Vasco e Palmeiras.
Luccas Gabriel havia rescindido com o ABC e já estava integrado ao elenco do América que iniciou a pré-temporada, restando apenas a assinatura do contrato para oficializar a contratação, que ocorreu na sexta-feira, 21.
Luccas Gabriel estava no ABC desde 2021, quando chegou ao time sub-20, onde recebeu o apelido de “Romário”. Ao todo, foram 14 jogos disputados na equipe principal entre 2023
e 2025. Neste período, ele foi emprestado à Portuguesa Santista, onde conquistou a Copa Paulista, e ao Alecrim para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar desta temporada. Já o atacante Ítalo Silva, de 18 anos, estava na equipe sub-20 do Vasco e chega por empréstimo junto ao clube carioca. Ele também tem passagens pela base do Palmeiras, onde atuou pelo sub-15 e sub-17. O jovem atacante terá sua primeira experiência no futebol profissional pelo América. Com as chegadas de Luccas Gabriel e Ítalo, o elenco do América contabiliza 30 jogadores confirmados para a temporada de 2026, que terá o comando do técnico Ranielle Ribeiro. Recentemente, a diretoria da SAF alvirrubra também acertou as renovações contratuais com o zagueiro Rafael Jansen e o meia Souza.
Jornal de Fato • terça-feira, 25 de novembro de 2025



Campanha / Dia Nacional do Doador de Sangue acontece nesta terça-feira, 25, com a realização de ações de acolhida às pessoas que fizerem a doação de sangue hoje
A C O stA
No Brasil, o Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado neste 25 de novembro, uma data dedicada a reconhecer a importância de quem doa e a reforçar o compromisso com a doação voluntária. O Dia Nacional está incluído nas programações especiais da Semana do Doador de Sangue, que começou nesta segunda-feira, 24, e seguirá até o dia 29 de novembro. Durante o período, será realizada uma série de ações voltadas para homenagear voluntários, atrair novos doadores e reforçar a importância da doação regular para manutenção dos estoques de sangue no Rio Grande do Norte. Para celebrar a data, o Hemocentro de Mossoró vai realizar uma programação especial nesta terça-feira, com ações de acolhida para os doadores.
A assistente social do Hemocentro, Rosenilda Oliveira, conversou com a reportagem do JORNAL DE FATO e falou que as pessoas que forem doar sangue nesta terça-feira terão uma recepção especial. “Será um dia de acolhimento ao doador, com café da manhã e chá da tarde. vamos promover um momento festivo

para os doadores que vierem até o Hemocentro de Mossoró nesta terça-feira, 25”, comenta.
Além das ações promovidas neste Dia Nacional, o Hemocentro também vem realizando campanhas externas junto às empresas e prefeituras das cidades vizinhas, com o objetivo de aumentar o número de doadores. “Nós realizamos durante todo ano as campanhas junto às empresas e prefeituras vizinhas, e nesta semana elas serão potencializadas”, disse.
Questionada sobre os níveis atuais do estoque de sangue, Rosenilda Oliveira informou que, embora o estado não seja crítico, o Hemocentro realiza diariamente o balanço para evitar que falte algum tipo sanguíneo. “O estado não é crítico, mas os tipos sanguíneos negativos estão sempre abaixo do esperado, porque eles sempre têm maior demanda. Mas o Hemocentro está sempre avaliando o estoque e buscando por doadores para evitar que falte algum tipo sanguíneo”, afirma. Rosenilda Oliveira fala ainda que a proximidade com o período de fim de ano sempre acende um alerta em relação aos estoques de sangue. “Estamos chegando ao fim do ano e nós já começamos a perceber que o número de doações já está diminuindo. Nessa época
Rua Antônio Fortunato dos Santos, S/N centro CEP: 59.955-000 Tenente Ananias/RN CNPJ(MF) Nº 08.357.667/0001-58
EXTRATO DE CONTRATO
ORIGEM: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 9/2025-0002
OBJETO: O OBJETO DO PRESENTE INSTRUMENTO É O FONRNECIMENTO DE 01 (UM) VEÍCULO OKM ADAPTADO PARAAMBULÂNCIATIPO A PORTARIA GM/ MS Nº 8.467 DE 20 DE OUTUBRO DE 2025, PROPOSTA Nº 11398767000125002
JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR MEIO DA EMENDA PARLAMENTAR Nº 71210010 PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE TENENTE ANANIAS/RN.
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TENENTE ANANIAS
CONTRATADA: SOCIETE COMERCIO DE VEÍCULOS LTDA
CNPJ(MF) Nº 29.987.662/0001-89
CONTRATO Nº 920250002
VALOR TOTAL: R$ 298.000,00 (DUZENTOS E NOVENTA E OITO MIL REAIS)
PROGRAMA DE TRABALHO:
UNIDADE ORÇAMENTÁRIA: 0700 – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 10.304.0007.2097.0000: MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
4: INVESTIMENTOS
4.4.90.52.00: EQUIPAMENTOS/MATERIAL PERMANENTE
DATA DA ASSINATURA: 24 DE NOVEMBRO DE 2025
ASSINANTES:
DAYANE DA SILVA BATISTA – PREFEITA MUNICIPAL SOCIETE COMERCIO DE VEÍCULOS LTDA
CNPJ(MF): 29.987.662/0001-89

Os doadores que comparecerem hoje ao Hemocentro serão recepcionados com música e momentos de descontração
sempre identificamos essa queda e é nesse período que ampliamos nossas campanhas e convocamos aquelas pessoas que não doam há algum tempo”, relatou.
O Hemocentro de Mossoró funciona ao lado do
Para estar apto a doar, é necessário:


Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e recebe doações de segunda a sextafeira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h às 17h.
O local é responsável por abastecer toda a rede hos-
pitalar pública e privada de 27 municípios da região
Oeste e do Vale do Açu. A alta cobertura tem gerado uma demanda superior ao que está sendo doado. Para que a unidade consiga manter um estoque de sangue suficiente para atender a demanda, precisa receber uma média de 50 a 60 doações diárias. Durante a semana, a média de doações registradas tem sido entre 30 a 35 doações, ou seja, a metade do ideal.
• apresentar documento oficial com foto;
• ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar acompanhados dos pais);
• Pesar mais de 50 kg;
• estar bem alimentado e em boas condições de saúde;
• Não estar gripado ou tomando medicamentos que possam comprometer a doação;
RUA DR JOAQUIM INÁCIO Nº 102, CENTRO, MARTINS/RN – CEP 59.800-000 TEL./FAx: 84 3391-2245/2289CNPJ: 08.153.462/0001-50
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 265/2025, torna público que às 8h30min do dia 09/12/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 043/2025, decorrente do processo administrativo nº 0711002/2025, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento menor preço por item, para Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de alimentação, nas modalidades buffet e coffee break, para atendimento das necessidades da Prefeitura Municipal de Martins/RN, com o intuito de atender às demandas decorrentes da realização de eventos institucionais promovidos ou patrocinados pela Administração municipal, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www. portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www. gov.br/pncp/pt-br, https://martins.rn.gov.br/licitacao, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 24 de novembro de 2025. Felipe Emanuel de Queiroz Lisboa Pregoeiro

• Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
• Não ter feito endoscopia nos últimos seis meses;
• Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
• Não ter passado por cirurgias recentes; Não estar exposto a situações de risco, como sexo desprotegido ou uso de drogas.
ESTADO DO RIO gRANDE DO NORTE MuNICípIO DE
AVISOS DE pREgÃO ELETRôNICO Nº 00027/2025
A CPL do Município de Alexandria/RN. Torna público para conhecimento dos interessados que realizará às 09h00min do dia 05/12/2025, respectivamente. Pregão Eletrônico nº 00027/2025. Objetos. REGISTRO DE PREÇOS PARAFUTURAMATERIAIS DE INFORMÁTICA DESTINADOS A SUPRIR AS NECESSIDADES DAS SECRETARIAS. O(s) edital(is) poderá(ão) ser adquirido(s) através dos sites: www.portaldecompraspublicas.com.br. Bem como qualquer dúvida ou esclarecimento poderá ser feito junto ao setor de licitações pelo e-mail: cplalexandria@ hotmail.com, e pelo fone(84) 3381-2380 – Ramal 215, de segunda a sexta-feira, das 07h00min às 13h00min. Alexandria/RN, 24/11/2025. Ulisses Neto de Mesquita.
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com

AEmbaixatriz de Natal, a querida colunista Hilneth Correia, viveu momentos de puro encantamento em Brasília, onde a neta Júlia ganhou uma linda festa de aniversário. Entre sorrisos, abraços e delicadezas, brilhou o amor de vó — esse laço doce, eterno e cheio de ternura que ilumina qualquer celebração. Parabéns, Julinha!

O muso da loira linda Andrea Azevedo, o todo bacana Ciro Menezes abriu a semana celebrando idade nova. Direto de Pernambuco, com direito às prévias do melhor Carnaval do mundo! Tim-tim!

Sob o sol de Cancún, Jeane Pereira desfruta dias leves com a família, enquanto a talentosa cerimonialista Aninha da Mata já prepara cada detalhe do aguardado Verão em Tibau de Jeane Pereira. E nós seguimos contando os dias para os registros ensolarados desse verão cheio de charme.

As irmãs Ângela Karina, Mari Carlos e Alvanir Carlos na reinauguração do Mercado Público de Almino Afonso, onde o avó e o pai delas, Nezinho e Tico (in memoriam), foram comerciantes durante décadas.


O engenheiro civil Luiz de França celebra idade nova hoje, na mesma semana da esposa arquiteta Liana Suassuna. O melhor presente? A bisneta Melissa. Parabéns, meus amores!

Hoje é dia de bolo confeitado para a musa absoluta de Edmilson da Madeireira Planalto, a toda charmosa Neves Li Cause. Parabéns, saúde e alegrias!
“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que eu diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”
FERNANDO PESSOA
Apagam velinhas hoje: Neves Li Cause, Nicholas Cavalcante Lopes, Alberto Bezerra Lima, Fran Vieira, João Vicente Neto, Mônica Cavalcante de Paiva, Jardiel Medeiros, Denise Pereira Alves, Luís Augusto de França, Kallio Gameleira, Roberta Pimenta, Maria de Fátima Oliveira Reis, José Almeida da Cunha, Cacilda Maria Gadelha Rêgo, Isabelliny Silva e Leandro Aviva.

O Peru d O Zé Le Z in
no dia 11 de dezembro, o tradicional e animadíssimo Peru do Zé Lezin vai tomar conta do restaurante b uscapé, reunindo alegria, boa música e aquela descontração que já virou marca registrada do evento. As reservas já estão abertas — e, como todo ano, prometem voar! Cuide logo em garantir sua mesa e preparar o sorriso para uma noite memorável.

Saudamos com carinho os queridos integrantes do Seminário Rotaryano, realizado no Hotel Thermas de Mossoró — um encontro de união, propósitos e amizade. Presentes Jarbas e Clecivânia, Aldaci e Suayde, Igor e Pâmela, Raimundo Bessa, Clóvis e Saúde, Raimundo Júnior, André Castelo Branco e Cris (governador do Distrito 45000), Urias e Perpétua, Wellington Barreto, Fátima, Geraldo Maia e Nilce, Maria Elisa, Ronis e Raquel. Um time que honra o espírito rotariano com entusiasmo e dedicação.


wr.ramalho@hotmail.com
FaMÍlia raMalHo
Hoje, só gratidão! a d eus, à família r amalho do Brasil, minha família, pela encantadora viagem a João Pessoa/PB, para o 5º e ncontro da família ramalho Nacional, à organização top do evento no Bessa Grill, nos dias 21 e 22. a gradecer a Catarina a morim, da Katy -tur, pela organização impecável durante toda a viagem, proporcionando experiência tranquila, segura e muito agradável que contratou a Van da empresa r ic tur Locadora de Veículos e o motorista Charles Linker dos Santos; ele superprofissional que deixou todos tranquilos e felizes na viagem. Gratidão, gratidão, gratidão!
geNtileZaS
Não há detalhe mais belo que a atenção! essa frase é como um mantra para mim. Com essa frase queremos agradecer a consideração, carinho e respeito por nós como imprensa e como ser humano, aos noivos Juliana Magalhães e ivan Victor Vieira pelo belíssimo convite para o sim sábado, 22, e ao casal Marinaldo duarte e daniela Praxedes para o niver de um ano do filho Mateus, outro convite previamente agendado que não comparecemos! Pelas redes sociais e pelos convidados das festas, tudo foi belo e muito feliz. esperando as fotos que se tornarão memórias desse dia feliz! GratOS!
Agir conforme aquilo que se fala, alinhar discurso e prática, além de ser uma postura ética, é um sinal de autenticidade.”
Sergio Cortella

a nossa comitiva da viagem a João Pessoa para o encontro da Família ramalho. Quem? Catarina amorim, Valcides ramalho e Maria José, Marlene Batista, isak Maia, leandro Silva, anderson de oliveira e Sharon roselly, airton e lizamar Pimenta, ayla Praxedes, taísa Diniz, Kely Franciely, Maria luciana, terezinha Fernandes gurgel, antônio Sobrinho e Marcleide Vieira e o filho Marcos antônio. Viagem inesquecível!

a nossa família que reside aqui em Caraúbas e em Parnamirim presente no 5º encontro da Família ramalho. Meus irmãos Vanci e sua esposa Marilene e os filhos Vanderlan e a nora laodiceia, a filha Viviane o genro Marcos e os netos lucas e Mateus; Viviane e filha Maria luiza; o irmão Valcides e Maria José; Marlene Batista e os parentes Cleber e osmênia. e nós, este colunista e tica Soares. essa foto se torna memória e resgata sentimento familiar.


Inovalab SemIárIdo / Foram inaugurados 15 Clubes de Ciências, cada um composto por 10 alunos bolsistas do CNPq e 5 alunos voluntários, totalizando 150 estudantes
Oprojeto de extensão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) “Inovalab Semiárido: Ciências em Ação nas Escolas” inaugurou quinze laboratórios makers em 15 escolas da rede pública do Rio Grande do Norte durante os meses de outubro e novembro. Mossoró e mais 11 cidades potiguares foram beneficiadas com o projeto que foi contemplado pela Chamada Pública CNPq/ MCTI/FNDCT Conecta e Capacita n° 13/2024 – Programa Mais Ciência na Escola. A iniciativa é coordenada pela professora Midiã Monteiro, do campus de Mossoró, e tem a proposta de fortalecer a cultura de investigação e o pensamento crítico e criativo no ambiente escolar.
“Entramos agora na fase mais esperada, em que os(as) estudantes vivenciarão plenamente esses espaços concebidos para o aprendizado e a experimentação. Esses laboratórios são ambientes para que esses adolescentes desenvolvam suas capacidades de observação, investigação e análise crítica”, afirma a professora Midiã Monteiro, coordenadora estadual do Programa Mais Ciência na Escola RN. Foram inaugurados 15 Clubes de Ciências, cada um composto por 10 alunos bolsistas do CNPq e 5 alunos voluntários, totalizando 150 estudantes da educação básica contemplados com bolsas e mais de 200 alunos envolvidos nas atividades, entre bolsistas e voluntários.
Cada clube conta ainda

com um professor coordenador, também contemplado com bolsa do CNPq, responsável por mediar os encontros, orientar os processos investigativos e acompanhar o desenvolvimento dos desafios científicos propostos para os Clubes desenvolverem nos laboratórios.
As 15 escolas contempladas com o projeto estão lo-
calizadas em diferentes cidades das mesorregiões Oeste e Central do estado do RN, sendo quatro de Mossoró e as demais dos municípios de Upanema, Apodi, Umarizal, Martins, Serrinha dos Pintos, Pau dos Ferros Marcelino Vieira, Afonso Bezerra, Pendências, Angicos e Ipanguaçu.
“É a partir de agora que a
prática e a teoria se unem, permitindo que cada estudante seja agente de seu conhecimento, explore suas aptidões e contribua ativamente com soluções relevantes para sua comunidade. De alguma forma é contribuição da nossa equipe e da Ufersa com a educação científica, tecnológica e digital do RN”, reforça Midiã Monteiro.
georgianoazevedo@gmail.com
Geor G iano a zevedo

O Garbos recepções e eventos foi palco para a primeira edição do projeto “Mulheres em Movimento”, em Mossoró, com a presença da atriz Cristiana Oliveira, que comandou palestra em torno do tema “Mulher em cena: coragem, reinvenção e a arte de recomeçar”; e também dividiu talk show com dra. Brennda Valença.

O evento Mulheres em Movimento, em Mossoró, contou com a participação da dra. Mariana Smith, dra. almerinda, dra. Cecília Braz, Lidiane Queiroz, rafaela rodrigues (Sebrae rN), Hydaradaia farias, Lilian Cynthia, Stella Maris, Wendy Bezerra, dra. anaisa dantas, dra. isabela Correia, Hannah Larissa e Joyce Moura.
O projeto Mulheres em Movimento tem assinatura de d ébora de Castro, que já comandou outras edições em Natal, e ficou feliz com o sucesso da primeira edição na terra de Santa Luzia, que atraiu grande público para o Garbos trade Hotel.
a atriz Cristiana Oliveira chegou um dia antes do evento “Mulheres em Movimento”, foi hóspede do Garbos trade Hotel e foi recebida com jantar na residência da d ra. Brennda Valença. Pura simpatia!


Dra. Brennda Valença e a atriz Cristiana Oliveira comandaram Talk Show no Garbos Recepções. Grupo que arrasou no Mulheres em Movimento, em
a Mossoró Oil & Gas energy 2025, Maior evento do Onshore Brasileiro, mudou de local. agora, na arena Partage, no Partage Shopping Mossoró, de hoje até quinta-feira, 27, e promete ser um evento ainda melhor para os expositores, parceiros, realizadores e visitantes.
a edição 2025 do programa de Olho na folia, a melhor prévia do Carnatal, teve sua estreia no sábado, 22, na telinha da Band com mais de 2 horas de muita animação e alegria sob o comando de Luís eduardo, Vitoria esther, Cecília Batalha, Henrique fraga e este colunista.
Por lá, brincadeiras, games, sorteio de abadás e a boa música do cantor rafinha. e anote aí: dia 29 deste mês, tem mais: às 17h!




