Jornal da CIC #33

Page 6

06

Jornal da CIC julho de 2020

AÇÃO ARTICULADA DO ESTADO GARANTE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES Via AEN DA COVID- 19 Foto: Gilson Abreu

O

Governo do Estado recebeu anestésicos e relaxantes musculares do Hospital Unimed, do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (27). Os medicamentos vão auxiliar nos procedimentos de intubação e manutenção de pacientes nos hospitais que fazem parte do plano estadual de enfrentamento à Covid-19. O Governo do Estado enviou uma aeronave para buscar a carga. A ação foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde, a partir de uma mobilização feita já na semana passada. A Secretaria já alertava para a escassez dos insumos para atendimento de pacientes internados. “Não temos medido esforços para viabilizar medicamentos para toda a rede. Hoje estamos buscando estes insumos em outro estado, como um primeiro resultado da reunião da semana passada com o Ministério da Saúde, para conseguirmos atender uma parte de toda a demanda”, disse o secretário Beto Preto. O Paraná também já está habilitado no processo de compra de medicamentos pelo Ministério da Saúde para todos os estados. A Secretaria da Saúde também fez uma aquisição recente para abastecer as unidades hospitalares. “O Governo já fez uma aquisição de medicamentos, que já chegaram ao nosso depósito na semana passada, e devemos receber o restante nos próximos dias”, explicou o assessor especial de gabinete da Secretaria, César Neves. O Paraná deve receber, ainda esta semana, mais uma remessa de medicamentos do Ministério da Saúde. “O Governo Federal enviará mais um quantitativo de insumos para o Paraná, em caráter emergencial. Além disso, o Paraná aderiu a ata de registro de preços do Ministério da Saúde, que está fazendo uma grande compra para abastecimento de todos os estados”, completou Neves. APOIO A ação a obtenção de medicamentos do Rio de Janeiro teve o apoio da Casa Militar e da Secretaria de Segurança Pública, que articulou a logística da busca da carga com a Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

JOVEM BRASILEIRO É FINALISTA DE PRÊMIO DA ONU COM PROJETO DE ENERGIA SOLAR O ‘Revolusolar’ criou um modelo energético acessível e sustentável para comunidades carentes Por: Isabela Alves Observatório do Terceiro Setor

O

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou os cinco finalistas do prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e Caribe. Entre eles está o brasileiro Eduardo Avila, de 25 anos. A premiação identifica e apoia jovens empreendedores de 18 a 20 anos que tenham ideias para enfrentar crises ambientais. Foram 845 inscrições no total. O jovem brasileiro idealizou o projeto ‘Revolusolar’, que cria um modelo energético acessível e sustentável para comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto está implementando sua primeira cooperativa solar. O modelo de financiamento inclui patrocinadores institucionais e um componente de aluguel: os beneficiários de energia solar pagam uma taxa mensal (parte da

economia com a conta de luz). Os outros finalistas da região da América Latina e Caribe foram a mexicana Alejandra Contreras Casso López, o biotecnólogo Jeronimo Batista Bucher, o peruano Max Hidalgo Quinto e Alejandra Isabel Rivera Santos, de El Salvador. Para saber mais sobre os projetos finalistas da região e conhecer os finalistas do resto do mundo, acesse o site do prêmio Jovens Campeões da Terra.

INTERLEGIS LANÇA SÉRIE COM INFORMAÇÕES SOBRE O PODER LEGISLATIVO Via Agência Senado

O

Interlegis lançou a série Momento Legislativo. O objetivo é apresentar informações sobre o Legislativo brasileiro a parlamentares, seus assessores e potenciais candidatos a vereador, entre outros.

de forma mais geral a importância do Poder Legislativo, pretendemos abordar temas como as políticas públicas municipais em saúde, educação, segurança e transporte público; o empoderamento da mulher vereadora; e a participação popular no processo legislativo municipal — afirma Coimbra.

Entre os temas a serem abordados estão as funções das câmaras municipais e seus regimentos internos, as leis orgânicas, o princípio da legalidade, o sistema bicameral e as características da federação brasileira. A série é publicada no site do Interlegis e em suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. A previsão é que haja 14 capítulos. Segundo o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, novos conteúdos deverão ser incluídos futuramente. — Após essa primeira fase, que explica

HACKATHON ONLINE BUSCA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ESCOLAS AGRÍCOLAS Via AEN

Previsto no plano de governo de

Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto da Escola Agrícola 4.0 começa a sair do papel. Na próxima terça-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Agricultor, o Governo do Estado, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), promove o Pense Agro, um hackathon online que busca fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para os colégios agrícolas paranaenses.

HACKATHON A maratona de inovação acontece entre 21 e 23 de agosto, mas as inscrições começam na terça-feira, após o lançamento oficial. Serão selecionados mil participantes, prioritariamente estudantes do Ensino Técnico Agrícola e de universidades. Mas professores e outros profissionais também podem se inscrever.

O hackathon busca soluções que possam ser aplicadas não apenas no dia a dia do CEEP, como também nas atividades da agricultura familiar. As ideias desenvolvidas na maratona de Serão três temas principais: uso e reúso da água inovação vão contribuir com o projeto-pi- no processo produtivo; eficiência energética; e loto da Escola Agrícola 4.0. A proposta do horticultura em condições climáticas adversas. Governo do Estado é transformar a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos gov- A maratona estava prevista para acontecer de ernadores paranaenses, em um espaço de forma presencial em março deste ano. Porém, suporte ao Colégio Estadual de Educação com a pandemia do novo coronavírus, toda a proProfissional (CEEP) Newton Freire Maia, que gramação foi revista para ser realizada virtualfica próximo ao imóvel, localizado em Pin- mente, mas mantendo a participação do público. hais, na Região Metropolitana de Curitiba. No Pense Agro, serão desenvolvidas alternativas para serem aplicadas nas pequenas propriedades rurais da região e nas atividades do CEEP, que passará a contar com disciplinas voltadas para a inovação e vai funcionar como um laboratório do que pode ser aplicado em todo o Ensino Técnico Agrícola do Estado. “A criação da Escola Agrícola 4.0 dá sequência ao que nos comprometemos desde a campanha, de acabar com as regalias e dar um uso social aos imóveis que eram aproveitados apenas pelas autoridades”, afirma Ratinho Junior. “Assim como os investimentos públicos em infraestrutura, a produção agropecuária vai ajudar o Paraná a superar a crise após a pandemia. O Estado tem que ajudar a fomentar o setor com iniciativas como esta”, salienta. A proposta, de acordo com o governador, é também modernizar cada vez mais a agricultura do Paraná, que é referência no agronegócio nacional. “Os agricultores já estão há tempos trocando a enxada pelos smartphones e por tecnologias cada vez mais avançadas. Os colégios agrícolas também devem estar integrados com a inovação, para que os estudantes formados nessas escolas possam levar novas soluções para o campo”, destaca. Para participar do evento de lançamento, que é virtual e conta com a participação do governador Ratinho Junior, basta se inscrever no link https://bit.ly/3fYd0lE. A transmissão inicia às 10h de terça-feira.

Uma série de eventos online acontecem a partir da primeira semana de agosto (confira o cronograma abaixo), com workshops e palestras relacionadas ao setor. Os bate-papos virtuais incluem temas como Cooperativismo e Agricultura Familiar; Agro 4.0, Inovações e Tecnologia do Setor; e sobre cada um dos temas do hackathon. O Pense Agro é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado. A metodologia do hackathon é da Startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon online do Governo do Estado, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.