Jornal da CIC #33

Page 1

Acompanhe os casos de covid-19 no Brasil, Paraná e Curitiba

2

Curitiba plantou mais de 85 mil árvores desde a última primavera

3

Nova Rua da Cidadania terá Centro Cultural Multiuso

Curitiba, julho de 2020

#33 CONTEÚDO / INOVAÇÃO / CIDADANIA WWW.JORNALDACIC.COM.BR ESTA EDIÇÃO DO JORNAL DA CIC FICOU RESERVADA POR 24 HORAS ANTES DE SER DISTRIBUÍDA, PARA MINIMIZAR AS CHANCES DE CONTAMINAÇÃO. LAVE AS MÃOS ANTES E DEPOIS DE LER.

Página

2

PARANÁ ESTUDA PARCERIA COM A RÚSSIA PARA PRODUZIR VACINA CONTRA A COVID-19 Mano Cappu faz coro à luta antirracista com novo single G.R.I.T.O

4

Brasileiro é finalista em prêmio da ONU com projeto de energia solar

6

FCC lança segundo edital para apoiar artistas

7


02

BOAS NOVAS

Jornal da CIC julho de 2020

EDITORIAL

V

A PANDEMIA NÃO ACABOU

ocê piscou e cinco meses passaram desde a notícia do primeiro caso de covid-19 no Brasil. Nesse tempo, recebemos as orientações para conter o avanço da doença. Eram ideias simples como lavar sempre as mãos, usar máscara ao sair de casa para o mercado ou farmácia e praticar o distanciamento social. Hoje basta olhar por qualquer tela para que os exemplos preencham o cenário de pesadelo ao vivo. Colegas em festinhas em casa ou em grupo nas ruas, reuniões que poderiam ter sido um e-mail, empresas que poderiam ter tido apoio para não quebrar, o aplicativo que poderia funcionar para receber o auxílio emergencial, carteiradas, protestos a favor da reabertura de comércio, propagandas de medicamentos sem eficácia comprovada. Acordamos todos os dias em calamidade pública e isso nos leva a um nível de exaustão sem precedentes. O momento é histórico e tudo parece fora do lugar, mas o esforço ainda é preciso para “colar os cacos do real”. É preciso acordar todos os dias, lembrar de respirar direito, reforçar os cuidados com

a sua saúde e de toda a comunidade. Do contrário estaremos nessa rinha de doido até dormir para sempre, sabe-se lá em que tipo de cama. As equipes técnicas escolhidas pelo governo federal comprovaram a capacidade para o horror e o fiasco ao colocar o Brasil no segundo lugar de um tenebroso ranking mundial de mortes. O desprezo à vida é explícito nas aberrações ditas por Jair Bolsonaro (sem partido) e na inatividade do militar que ocupa interinamente a cadeira no Ministério da Saúde. Sabemos da velocidade de propagação do novo vírus e como o Brasil conta mais de mil óbitos por dia. As únicas verdadeiras equipes técnicas que operam na linha de frente ainda precisam enfrentar a imbecilidade humana, o escárnio, o abismo que é o desrespeito. Com trincheiras e covas abertas televisionadas, passamos da primeira centena de dias e não há estratégia e nem ministro para conter essa guerra. Nos cabe o papel de cobrar e apostar que ao menos as autoridades estaduais e municipais tomem boas decisões.

MAPAS MOSTRAM OS CASOS DE COVID-19 NO MUNDO, BRASIL E PARANÁ

CASOS CONFIRMADOS EM 29/07/2020 MUNDO: 16.760.915 BRASIL: 2.483.19 PARANÁ: 67.276 CURITIBA: 17.720 CIC: 1.588

juntoscontraocovid.org

SANCIONADA A LEI QUE SUSPENDE PRAZO DE RECEITA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA A lei torna válida receitas de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção da pandemia de covid-19. A norma serve para receitas médicas e odontológicas.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO DOA TRÊS MIL MÁSCARAS-ESCUDO As máscaras-escudo doadas pelo Simpep foram especialmente desenvolvidas para facilitar a higienização e oferecer conforto aos profissionais de saúde que precisam usar por horas o EPI.

PARANÁ ESTUDA PARCERIA COM A RÚSSIA PARA PRODUZIR VACINA CONTRA A COVID-19 O governador Carlos Massa e o embaixador da Rússia no Brasil, Segey Akopov, devem se reunir na primeira semana de agosto para selar a parceria. O governo pretende destinar R$ 100 milhões extras para a Secretaria de Estado da Saúde, a fim de aumentar a capacidade financeira da pasta para a produção e distribuição da vacina, que deve ser realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

CURITIBA PLANTOU MAIS DE 85 MIL ÁRVORES DESDE A ÚLTIMA PRIMAVERA Faltam menos de 15 mil plantios para que Curitiba complete o desafio 100 Mil Árvores, iniciado em setembro do ano passado e que termina na próxima primavera, em setembro deste ano. A cidade já soma mais de 85 mil mudas plantadas em parques, praças, vias públicas e áreas recuperadas. Como participar: Quem quiser contribuir para a meta de atingir 100 mil árvores plantadas até a próxima primavera pode solicitar a sua muda e agendar a retirada no Horto Municipal da Barreirinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3585-3171.

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PODEM FAZER DENÚNCIA EM FARMÁCIAS Para isso, basta a vítima mostrar um X vermelho na palma da mão, e o funcionário do estabelecimento deve fazer a denúncia e a encaminhar para um acolhimento.

EXPEDIENTE DIREÇÃO: Larissa Santin- 0011466/PR Razão Social: Larissa Bonilauri Santin CNPJ:28.650.673/0001-06 *distribuição gratuita


Via SMCS Fotos: Pedro Ribas/SMCS

NOVA RUA DA CIDADANIA TERÁ CENTRO CULTURAL MULTIUSO

03

O

prefeito Rafael Greca anunciou a construção da Rua da Cidadania da CIC, durante visita às obras do Centro Cultural Multiuso, na Vila Nossa Senhora da Luz, nesta sexta-feira (17/7). A obra do Centro Cultural, coordenada pela Companhia Habitação Popular de Curitiba (Cohab) fará parte da estrutura do que será a décima Rua da Cidadania da capital. “O auditório do teatro já está como uma carcaça abandonada moradores de Curitiba. Juntamente da Igreja Matriz formarão a Rua

quase pronto. Encontramos esta obra e agora está prestes a servir aos com o Farol do Saber e com a praça da Cidadania da CIC ”, destacou Greca.

Com 1.200 m², o Centro Cultural vai contar com Cine Teatro e salas para cursos e oficinas culturais. A construção foi abandonada pela gestão anterior em 2014. Instalações ficaram sujeitas a roubos e depredações e acabaram deterioradas. Em outubro de 2019, a Cohab retomou a construção que se encontra com as obras 44% já executadas. Foi necessário refazer o projeto para recuperar as instalações que estavam danificadas e para adequações na acessibilidade e prevenção de incêndio. O investimento no projeto, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), é de R$ 2,7 milhões – recursos do governo federal. A execução e gestão da obra foi designada à Cohab como parte do contrato de urbanização da Bacia do Rio Formosa, firmado entre o município de Curitiba e o então Ministério das Cidades. Participaram da visita o presidente da Cohab, José Lupion Neto, a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro, o secretário municipal de.Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, e o administrador regional da CIC, Raphael Keiji. FCC A gestão do equipamento será de responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O complexo vai contar com três blocos de dois pavimentos. O primeiro bloco vai abrigar o Cine Teatro, no segundo ficarão áreas de serviços e o terceiro vai oferecer salas para exposições artísticas, aulas de música, dança e teatro, além da administração. A edificação será equipada com caixas d’água que acondicionam as

PREFEITURA E SEBRAE PREPARAM AÇÕES PARA VALORIZAR ECONOMIA NOS BAIRROS

Via SMCS

A

Prefeitura de Curitiba e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (SebraePR) vão desenvolver até o fim do ano várias ações em conjunto de fortalecimento da economia nos bairros durante e pós-pandemia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24/7) pelo prefeito Rafael Greca e o vice-governador Darci Piana. “Neste momento de pandemia, temos que ajudar os pequenos empreendedores a passar pela crise com soluções articuladas e integradas, voltadas ao apoio, orientação, capacitação, planejamento e desenvolvimento dos negócios”, afirmou Greca. O prefeito reforçou que a ação também vai incentivar os curitibanos a priorizar o pequeno comércio local na hora das compras. “Isso ajuda a manter a população perto de casa e as micro e pequenas empresas a ficarem mais fortes”, justificou Greca. Para o vice-governador, a parceria da Prefeitura e Sebrae-PR deve contribuir para que a retomada da economia aconteça de forma mais segura. “Independente do tipo de atividade, o momento, mais do que nunca, exige informação e capacitação para que a retomada seja segura e consistente”, avaliou Piana, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-PR. Força-tarefa A ação conjunta irá ocorrer nas dez administrações regionais de Curitiba, com forças-tarefas integradas por consultores do Sebrae-PR e servidores do município oferecendo orientações e capacitações nas Ruas da Cidadania. Também devem ser lançadas campanhas de valorização do comércio local. Segundo Vitor Roberto Tioqueta, diretor-superintendente do SebraePR, a ação conjunta deve ajudar a melhorar o ambiente da cidade pelas regionais de Curitiba, com o envolvimento público-privado e o suporte às ações estratégicas da Prefeitura para os empreendedores de toda a capital. “Vamos empoderar o segmento produtivo local”, observou. Também participaram da reunião o vice-prefeito Eduardo Pimentel; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; o secretário municipal de segurança alimentar e nutricional (SMSAN), Luiz Gusi; o secretário municipal de finanças, Vitor Puppi; e o secretário municipal de governo, Luiz Fernando de Souza Jamur.

águas pluviais. O reaproveitamento de águas das chuvas atende às posturas municipais de contenção de cheias e de sustentabilidade dos edifícios. O complexo também cumpre as normas de acessibilidade e mobilidade para pessoas com necessidades especiais (PNE), com sanitários adaptados e rampas adequadas. Urbanização Bacia Formosa A obra do Centro Cultural Multiuso faz parte do projeto coordenado pela Cohab para urbanização de vilas localizadas na abrangência do Rio Formosa. O projeto já beneficiou com novas moradias mais de 600 famílias e outras 1,1 mil foram atendidas com obras de infraestrutura e urbanização. Atualmente estão em obras 88 novas unidades habitacionais do conjunto Moradias Castanheira, nas proximidades da Administração Regional da CIC. O novo empreendimento vai abrigar famílias que vivem em situação de risco nas margens de rios da Bacia do Formosa.

ESCOLA MUNICIPAL DARIO VELLOZO GANHA NOVO TELHADO

Via SMCS Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Quando

as aulas presenciais forem retomadas, em data a ser definida conforme o quadro do novo coronavírus na cidade, os estudantes da Escola Municipal Professor Dario Persiano de Castro Vellozo, na Cidade Industrial de Curitiba, encontrarão uma unidade renovada. A escola recebeu R$ 219,9 mil em investimentos. As obras foram iniciadas em 2019 e concluídas neste ano. A coordenadora de Obras da Educação, Flávia Gomes, explica que o telhado e o forro foram trocados. Também foi colocada manta térmica e a unidade ganhou novas luminárias. “Foi realizada troca geral da cobertura dos blocos I e II, com os serviços de troca de telhas, troca de estrutura de madeira da cobertura, aplicação de anticupim, troca de caixas de água, troca de calhas e rufos, instalação de subcobertura manta térmica, troca de forros, troca de luminárias”, detalha a arquiteta. Já os reparos na cobertura do prédio do complexo II incluíram a troca de calhas, impermeabilização das lajes, reparos nos rufos e nos condutores. A área total de cobertura trocada nessa escola foi de 2.009 m². A Prefeitura de Curitiba tem realizado reformas e reparos nas unidades por meio do programa Escola Bem-Cuidada. “O programa Escola Bem-Cuidada já contemplou a maior parte das nossas unidades com obras de infraestrutura e melhorias”, ressalta a coordenadora de Obras. No início deste ano, 35 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da rede municipal de ensino recebem obras de manutenção e adequação antes da volta às aulas, que foi no dia 12 de fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus. As melhorias incluíram serviços em banheiros, calçadas, muros, telhados, redes elétricas e de gás. Ao todo, pelo programa Escola Bem-Cuidada, a Prefeitura de Curitiba já investiu mais de R$ 48 milhões desde 2017 na educação. O montante envolve manutenção predial, novas obras e equipamentos. O Centro de Desenvolvimento Profissional (CDP) Parque dos Tropeiros é um dos destaques. Com investimentos próximos a um milhão de reais por parte da Secretaria Municipal da Educação, o antigo salão de eventos será transformado em um centro de formação para os profissionais da área.


04

Jornal da CIC julho de 2020

G.R.I.T.O – RAPPER DA CIC FAZ CORO À LUTA ANTIRRACISTA “Ceis tão com síndrome de Morgan e o choro é free, man”, canta o artista em novo single em parceria com Lua D’Avila Por Saulo Schmaedecke

C

om inspirações no afro rap, ‘G.R.I.T.O’ é uma denúncia a escravização ocorrida no Brasil e como ela se beneficia até hoje de corpos racializados. O feat. é cantado a partir de vivências de um homem negro e uma mulher negra em uma sociedade marcada pela violência racial. Para os artistas, o lançamento também surge como uma provocação a branquitude a olhar para seu próprio racismo.

JC: Sobre a identidade visual do single… Quando ele [Hugo Bastos] ouviu a parte que eu canto “com as minhas asas pretas vou voar o mundo inteiro”… ele ouviu essa rima e veio com os rostos de duas crianças que também é tão simbólico para nosso presente momento no Brasil. É até triste falar de como a gente ainda tem que narrar nas nossas músicas as histórias tristes.

Entre áudios e figurinhas, conversamos um pouco com o Mano Cappu, artista da CIC que reúne há mais de 15 anos uma ótima produção de rimas e músicas sobre a realidade local. Ouvimos sobre novidades e antiguidades, a música lançada na última sexta-feira (19) e outras ideias que logo mais saem do papel. JC: Como você está hoje, Cappu? Como tem passado essa fase da quarentena? Preocupado com tudo o que está acontecendo no mundo e de como será o futuro. E também desenvolvendo meus trabalhos com música e cinema… entendendo os processos de como se cria um filme. Vou dirigir meu primeiro filme que vai se chamar “Bença”, um curta-metragem sobre meu processo prisional injusto. Vou usar o cinema pra contar nossas histórias. Nós somos sempre cinematografados por olhos brancos e chegou a nossa vez de cinematografar. Cinematografar a CIC, as histórias pretas… e assim nós vai da CIC pro mundo. Tô passando pela pré-criação do meu álbum, fazendo essas coisas na quarentena. Tô com os meus pais, os meus filhos, com a minha companheira e estudando essas coisas, pra poder passar algo bonito pro mundo quando for o momento certo. Firmeza? JC: Qual a sensação de ver o “G.R.I.T.O” no ar? Foi muito massa o dia de lançamento dela. Como a música chega numa cena curitibana que nós entendemos como um pouco menor do que uma grande metrópole que é São Paulo. Eu gostei de como ela chegou, sabe? A sensação do “G.R.I.T.O” no ar está maa-ravilhosa. Ouça “G.R.I.T.O” :

“Pensamos ser necessário trazer novas perspectivas para falar sobre o tema, para que as pessoas possam imaginar pretos e pretas livres. Já carregamos um estigma muito grande e as pessoas precisam pensar um pouco além para observar outras realidades”, comenta Daniele Oliveira (@daniolr), diretora criativa, responsável pela criação e beleza do ensaio." Foto: Isabella Lanave (@isalanave)

“A proposta foi retratar dois anjos negros em escala monumental sobre a Terra, como símbolos de luta e de resistência, conectados à vontade do ser humano de criar música, de se expressar e de passar adiante seu conhecimento e sua história.” A produção musical do single foi realizada por André Garcia, e a gravação, mix e master no Studio Kontratak (@studiokontratak)


JC: De que forma os protestos contra o racismo aqui e no mundo influenciaram a música? Como você vê essas manifestações? Como já falei, a música antecede esse tempo dos protestos, mas acredito que a vida imita a arte que também é uma forma de mostrar como a gente fala disso há tanto tempo. A gente sempre tá falando disso. Às vezes as pessoas acham que é uma onda, que a gente tá fazendo uma onda, “ai, agora é moda, vamos falar sobre isso”, saca? O movimento negro, o rap, a gente sempre falou sobre essas questões. Se essas pessoas hoje estão fazendo esse protesto é porque de alguma forma algum rapper, algum pensador negro, qualquer ação antirracista conseguiu ser uma semente dentro dessas pessoas e fizeram com que elas eclodissem nesse momento dos protestos das Vidas Negras Importam.

Com o single, Lua estreia a sua carreira também como compositora. A artista participa do cenário musical da cidade, no R&B, samba e rap. “G.R.I.T.O” é sua primeira composição autoral. (@luad_avila) foto: Isabella Lanave (@isalanave) Single em parceria com Lua D’Avila faz coro ao momento global de JC: Quando surgiu a ideia para o feat. com a Lua D’Avila? Como foi enfrentamento ao racismo. reunir as letras com ela? foto: Isabella Lanave (@isalanave) Tem um tempo que a gente escreveu essa música, falar que tem de um ano pra mais… A parte da Lua é incrível, uma cantora maravilhosa e a JC: Quem você está ouvindo-lendo-assistindo agora? gente tá fortalecendo o corre dela, sempre acreditando em pessoas que fazem um belo trabalho e que precisam ser ouvidas e vistas, né? Uma carretada de livros: “Um defeito de Cor”, da Ana Maria Gonçalves, “Escravidão”, do Laurentino Gomes, “Eu sei porque o pássaro canta na gaiola”, da Maya Angelou, “Lugar de Fala” e “Quem tem medo do feminismo negro?”, da Djamila Ribeiro, lendo também Chimamanda Ngozi Adichie… Um filme que sou apaixonado é Atlantique (da diretora senegalesa Mati Diop), o doc do Malcolm X que é maravilhoso pra assistir, Bacurau, curta-metragens… ouvindo bastante música, tô ouvindo MHC, Dow Raiz, Janine Mathias, Siamese, Yaz, artistas de Curitiba, bastante gente fazendo um som bom!

O figurino é assinado por Vanessa Cordeiro (@atiavane), stylist e empresária do Brechó das Debochadas. A direção de arte dos materiais produzidos é de Vinícius Mafra (@v.mafra). JC: Ouvi dizer que tem álbum a caminho, ou estou sonhando?

“A história dos povos africanos escravizados no Brasil são resumidas a relatos sobre navio negreiro, casa grande e senzala. Até hoje, nós buscamos nos escombros nossas memórias e nossos ancestrais”, comenta o rapper.

foto: Isabella Lanave (@isalanave)

Vai vir um álbum, meu primeiro álbum. O álbum “UFA”. Já tem algumas partes em processo de criação e tá pra sair em 2021. Vai ter algumas participações da cena local, tô olhando muito pra Curitiba no momento e nos reconhecendo como curitibanos. Estamos no sul, tem outras coisas que o norte não trata, o sudoeste não trata, então aqui no sul do Brasil, a gente tem que ter outras lutas e outras estratégias pra combater algumas questões. Combater, falar… e também cantar sobre as festas daqui. Nem tudo é treta, nós também temos festa, também nos apaixonamos.


06

Jornal da CIC julho de 2020

AÇÃO ARTICULADA DO ESTADO GARANTE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES Via AEN DA COVID- 19 Foto: Gilson Abreu

O

Governo do Estado recebeu anestésicos e relaxantes musculares do Hospital Unimed, do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (27). Os medicamentos vão auxiliar nos procedimentos de intubação e manutenção de pacientes nos hospitais que fazem parte do plano estadual de enfrentamento à Covid-19. O Governo do Estado enviou uma aeronave para buscar a carga. A ação foi articulada pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde, a partir de uma mobilização feita já na semana passada. A Secretaria já alertava para a escassez dos insumos para atendimento de pacientes internados. “Não temos medido esforços para viabilizar medicamentos para toda a rede. Hoje estamos buscando estes insumos em outro estado, como um primeiro resultado da reunião da semana passada com o Ministério da Saúde, para conseguirmos atender uma parte de toda a demanda”, disse o secretário Beto Preto. O Paraná também já está habilitado no processo de compra de medicamentos pelo Ministério da Saúde para todos os estados. A Secretaria da Saúde também fez uma aquisição recente para abastecer as unidades hospitalares. “O Governo já fez uma aquisição de medicamentos, que já chegaram ao nosso depósito na semana passada, e devemos receber o restante nos próximos dias”, explicou o assessor especial de gabinete da Secretaria, César Neves. O Paraná deve receber, ainda esta semana, mais uma remessa de medicamentos do Ministério da Saúde. “O Governo Federal enviará mais um quantitativo de insumos para o Paraná, em caráter emergencial. Além disso, o Paraná aderiu a ata de registro de preços do Ministério da Saúde, que está fazendo uma grande compra para abastecimento de todos os estados”, completou Neves. APOIO A ação a obtenção de medicamentos do Rio de Janeiro teve o apoio da Casa Militar e da Secretaria de Segurança Pública, que articulou a logística da busca da carga com a Secretaria da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

JOVEM BRASILEIRO É FINALISTA DE PRÊMIO DA ONU COM PROJETO DE ENERGIA SOLAR O ‘Revolusolar’ criou um modelo energético acessível e sustentável para comunidades carentes Por: Isabela Alves Observatório do Terceiro Setor

O

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) anunciou os cinco finalistas do prêmio Jovens Campeões da Terra na América Latina e Caribe. Entre eles está o brasileiro Eduardo Avila, de 25 anos. A premiação identifica e apoia jovens empreendedores de 18 a 20 anos que tenham ideias para enfrentar crises ambientais. Foram 845 inscrições no total. O jovem brasileiro idealizou o projeto ‘Revolusolar’, que cria um modelo energético acessível e sustentável para comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto está implementando sua primeira cooperativa solar. O modelo de financiamento inclui patrocinadores institucionais e um componente de aluguel: os beneficiários de energia solar pagam uma taxa mensal (parte da

economia com a conta de luz). Os outros finalistas da região da América Latina e Caribe foram a mexicana Alejandra Contreras Casso López, o biotecnólogo Jeronimo Batista Bucher, o peruano Max Hidalgo Quinto e Alejandra Isabel Rivera Santos, de El Salvador. Para saber mais sobre os projetos finalistas da região e conhecer os finalistas do resto do mundo, acesse o site do prêmio Jovens Campeões da Terra.

INTERLEGIS LANÇA SÉRIE COM INFORMAÇÕES SOBRE O PODER LEGISLATIVO Via Agência Senado

O

Interlegis lançou a série Momento Legislativo. O objetivo é apresentar informações sobre o Legislativo brasileiro a parlamentares, seus assessores e potenciais candidatos a vereador, entre outros.

de forma mais geral a importância do Poder Legislativo, pretendemos abordar temas como as políticas públicas municipais em saúde, educação, segurança e transporte público; o empoderamento da mulher vereadora; e a participação popular no processo legislativo municipal — afirma Coimbra.

Entre os temas a serem abordados estão as funções das câmaras municipais e seus regimentos internos, as leis orgânicas, o princípio da legalidade, o sistema bicameral e as características da federação brasileira. A série é publicada no site do Interlegis e em suas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. A previsão é que haja 14 capítulos. Segundo o diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, novos conteúdos deverão ser incluídos futuramente. — Após essa primeira fase, que explica

HACKATHON ONLINE BUSCA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA ESCOLAS AGRÍCOLAS Via AEN

Previsto no plano de governo de

Carlos Massa Ratinho Junior, o projeto da Escola Agrícola 4.0 começa a sair do papel. Na próxima terça-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Agricultor, o Governo do Estado, em parceria com a Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), promove o Pense Agro, um hackathon online que busca fomentar a cultura da inovação na agricultura familiar e desenvolver soluções tecnológicas para os colégios agrícolas paranaenses.

HACKATHON A maratona de inovação acontece entre 21 e 23 de agosto, mas as inscrições começam na terça-feira, após o lançamento oficial. Serão selecionados mil participantes, prioritariamente estudantes do Ensino Técnico Agrícola e de universidades. Mas professores e outros profissionais também podem se inscrever.

O hackathon busca soluções que possam ser aplicadas não apenas no dia a dia do CEEP, como também nas atividades da agricultura familiar. As ideias desenvolvidas na maratona de Serão três temas principais: uso e reúso da água inovação vão contribuir com o projeto-pi- no processo produtivo; eficiência energética; e loto da Escola Agrícola 4.0. A proposta do horticultura em condições climáticas adversas. Governo do Estado é transformar a Granja Canguiri, ex-residência oficial dos gov- A maratona estava prevista para acontecer de ernadores paranaenses, em um espaço de forma presencial em março deste ano. Porém, suporte ao Colégio Estadual de Educação com a pandemia do novo coronavírus, toda a proProfissional (CEEP) Newton Freire Maia, que gramação foi revista para ser realizada virtualfica próximo ao imóvel, localizado em Pin- mente, mas mantendo a participação do público. hais, na Região Metropolitana de Curitiba. No Pense Agro, serão desenvolvidas alternativas para serem aplicadas nas pequenas propriedades rurais da região e nas atividades do CEEP, que passará a contar com disciplinas voltadas para a inovação e vai funcionar como um laboratório do que pode ser aplicado em todo o Ensino Técnico Agrícola do Estado. “A criação da Escola Agrícola 4.0 dá sequência ao que nos comprometemos desde a campanha, de acabar com as regalias e dar um uso social aos imóveis que eram aproveitados apenas pelas autoridades”, afirma Ratinho Junior. “Assim como os investimentos públicos em infraestrutura, a produção agropecuária vai ajudar o Paraná a superar a crise após a pandemia. O Estado tem que ajudar a fomentar o setor com iniciativas como esta”, salienta. A proposta, de acordo com o governador, é também modernizar cada vez mais a agricultura do Paraná, que é referência no agronegócio nacional. “Os agricultores já estão há tempos trocando a enxada pelos smartphones e por tecnologias cada vez mais avançadas. Os colégios agrícolas também devem estar integrados com a inovação, para que os estudantes formados nessas escolas possam levar novas soluções para o campo”, destaca. Para participar do evento de lançamento, que é virtual e conta com a participação do governador Ratinho Junior, basta se inscrever no link https://bit.ly/3fYd0lE. A transmissão inicia às 10h de terça-feira.

Uma série de eventos online acontecem a partir da primeira semana de agosto (confira o cronograma abaixo), com workshops e palestras relacionadas ao setor. Os bate-papos virtuais incluem temas como Cooperativismo e Agricultura Familiar; Agro 4.0, Inovações e Tecnologia do Setor; e sobre cada um dos temas do hackathon. O Pense Agro é promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), com apoio do Governo do Estado. A metodologia do hackathon é da Startup Panic Lobster, que também foi responsável pelo Hack pelo Futuro. Primeiro hackathon online do Governo do Estado, a maratona contou com a participação de 600 pessoas desenvolvendo alternativas inovadoras para o pós-coronavírus.


07

CULTURA

FCC LANÇA 2º EDITAL PARA APOIAR ARTISTAS

madamente 60 (sessenta minutos), à exceção dos projetos de dança e teatro, e de oficinas e práticas de artes e vídeo-aula, que terão tempos diferenciados. A nota mínima para a classificação do projeto no edital, que era de 80 pontos na edição anterior, passa para 70 pontos. Houve alterações também nos critérios de classificação e respectivas pontuações. Requisitos

A

Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba lançam nesta sexta-feira (24/7) um novo edital emergencial para a seleção de conteúdos a serem veiculados em suas redes sociais. O segundo edital (nº 023/2020) é lançado três meses após o primeiro chamamento com o objetivo de apoiar os artistas e trabalhadores da cultura afetados pelo cancelamento de espetáculos e fechamento de espaços culturais. Ao mesmo tempo, o edital proporciona à população o acesso a produtos culturais via internet, especialmente durante este período de pandemia. Ovalortotaldo editalé de R$ 450 mil. O recurso é oriundo de emenda parlamentarde 23vereadores. Serão contemplados 300 projetos novalorde R$ 1,5 milcada. As inscrições têm início às 18h do dia 10 de agosto e encerram às 12h do dia 17 de agosto de 2020, pelo sistema Sisprofice, no site www.sic. cultura.pr.gov.br. Os proponentes podem ser pessoas físicas com idade superior a 18 anos ou pessoas jurídicas enquadradas nas modalidades MEI (micro-empreendedor individual), EI (empreendedor individual) e Eireli (empresa individual de responsabilidade limitada), domiciliadas em Curitiba. “A Fundação Cultural de Curitiba está trabalhando no sentido de minimizar os impactos junto aos trabalhadores da cultura. No início da pandemia lançamos um primeiro edital que foi concluído com êxito. Os vídeos adquiridos já estão sendo veiculados nas redes sociais da FCC. Estamos lançando esse segundo edital que em breve garantirá o acesso gratuito da população a novos conteúdos culturais na internet”, ressaltou a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

Podem participar artistas que tenham vídeos autorais (solos ou coletivos) nas áreas de artes visuais, cinema, dança, literatura, música, patrimônio cultural, teatro, circo e manifestações culturais tradicionais, como curtas-metragens, videoclipes, monólogos, leituras, contação de histórias, clipoemas, videodança ou espetáculos de dança filmados, arte digital, animações, exposições virtuais, documentários, números de circo e comédia filmados, e também vídeo-aulas de técnicos da área da cultura, como produtores, iluminadores, técnicos de som, cenotécnicos, cenógrafos, maquiadores, figurinistas, roadies, entre outros. Também serão aceitos artigos, contos e crônicas, devendo ser, assim os vídeos, de classificação indicativa livre. Considerando as instruções de isolamento social dadas pelas autoridades sanitárias, as propostas de vídeos solos, artigos, contos e crônicas podem ter sido produzidas a qualquer tempo até o prazo final de inscrição. As propostas de vídeos coletivos devem ter sido produzidas até 15 de março de 2020, véspera da data em que foi decretada Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Curitiba em razão da pandemia do coronavírus (Decreto Municipal 421 de 16/03/2020). Neste caso, os artistas precisam assinar uma Declaração de Veracidade, atestando que o material coletivo foi produzido antes da data do decreto. Os projetos passarão por duas etapas de validação: a primeira de análise da documentação exigida pelo edital e a segunda de análise do mérito das propostas. Os projetos contemplados serão apresentados nas mídias sociais da Fundação Culturalde Curitiba pelo prazo de um ano a partir da assinatura do termo de apoio para repasse do recurso financeiro.

Novidades A inscrição é limitada a um projeto por proponente, independentemente do tipo de personalidade jurídica. Dessa forma, o proponente deverá optar entre se inscrever como pessoa física ou jurídica. Essa é uma das alterações do novo edital em relação ao primeiro. Outra novidade é que, além de vídeos de conteúdo cultural, serão aceitos artigos, contos e crônicas, que poderão ser disponibilizados em arquivo PDF. O tempo de duração dos projetos de vídeos (solos ou coletivos) continuam de no mínimo 33 (trinta e três segundos) a aproxi-

COMUNICADO EXTRAVIO DE DIPLOMA Foi extraviado o diploma de Licenciatura em História, emitido em 06 de dezembro de 2018, pela Universidade Tuiuti do Paraná. O documento pertence à Glaucia Rodrigues, brasileira, natural de Curitiba, nascida em 14/02/1987. Declaro que me comprometo a inutilizar o documento anteriormente expedido, no caso de vir a ser localizado.


NARIZ ESCORRENDO, DOR DE GARGANTA, TOSSE, FEBRE E PERDA DO OLFATO OU PALADAR?

PARECE GRIPE, MAS PODE SER CORONAVÍRUS. A Prefeitura de Curitiba quer cuidar de você e passar as orientações corretas pra você não contaminar sua família ou quem está perto. Se você tem algum desses sintomas, entre em contato.

NÃO DEIXE O VÍRUS CIRCULAR.

LIGUE PRA GENTE E FIQUE EM CASA 3350 9000 99876 2903


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.