Jornal da CIC #33

Page 2

02

BOAS NOVAS

Jornal da CIC julho de 2020

EDITORIAL

V

A PANDEMIA NÃO ACABOU

ocê piscou e cinco meses passaram desde a notícia do primeiro caso de covid-19 no Brasil. Nesse tempo, recebemos as orientações para conter o avanço da doença. Eram ideias simples como lavar sempre as mãos, usar máscara ao sair de casa para o mercado ou farmácia e praticar o distanciamento social. Hoje basta olhar por qualquer tela para que os exemplos preencham o cenário de pesadelo ao vivo. Colegas em festinhas em casa ou em grupo nas ruas, reuniões que poderiam ter sido um e-mail, empresas que poderiam ter tido apoio para não quebrar, o aplicativo que poderia funcionar para receber o auxílio emergencial, carteiradas, protestos a favor da reabertura de comércio, propagandas de medicamentos sem eficácia comprovada. Acordamos todos os dias em calamidade pública e isso nos leva a um nível de exaustão sem precedentes. O momento é histórico e tudo parece fora do lugar, mas o esforço ainda é preciso para “colar os cacos do real”. É preciso acordar todos os dias, lembrar de respirar direito, reforçar os cuidados com

a sua saúde e de toda a comunidade. Do contrário estaremos nessa rinha de doido até dormir para sempre, sabe-se lá em que tipo de cama. As equipes técnicas escolhidas pelo governo federal comprovaram a capacidade para o horror e o fiasco ao colocar o Brasil no segundo lugar de um tenebroso ranking mundial de mortes. O desprezo à vida é explícito nas aberrações ditas por Jair Bolsonaro (sem partido) e na inatividade do militar que ocupa interinamente a cadeira no Ministério da Saúde. Sabemos da velocidade de propagação do novo vírus e como o Brasil conta mais de mil óbitos por dia. As únicas verdadeiras equipes técnicas que operam na linha de frente ainda precisam enfrentar a imbecilidade humana, o escárnio, o abismo que é o desrespeito. Com trincheiras e covas abertas televisionadas, passamos da primeira centena de dias e não há estratégia e nem ministro para conter essa guerra. Nos cabe o papel de cobrar e apostar que ao menos as autoridades estaduais e municipais tomem boas decisões.

MAPAS MOSTRAM OS CASOS DE COVID-19 NO MUNDO, BRASIL E PARANÁ

CASOS CONFIRMADOS EM 29/07/2020 MUNDO: 16.760.915 BRASIL: 2.483.19 PARANÁ: 67.276 CURITIBA: 17.720 CIC: 1.588

juntoscontraocovid.org

SANCIONADA A LEI QUE SUSPENDE PRAZO DE RECEITA MÉDICA DURANTE A PANDEMIA A lei torna válida receitas de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo enquanto perdurarem as medidas de isolamento para contenção da pandemia de covid-19. A norma serve para receitas médicas e odontológicas.

SINDICATO DA INDÚSTRIA DO PLÁSTICO DOA TRÊS MIL MÁSCARAS-ESCUDO As máscaras-escudo doadas pelo Simpep foram especialmente desenvolvidas para facilitar a higienização e oferecer conforto aos profissionais de saúde que precisam usar por horas o EPI.

PARANÁ ESTUDA PARCERIA COM A RÚSSIA PARA PRODUZIR VACINA CONTRA A COVID-19 O governador Carlos Massa e o embaixador da Rússia no Brasil, Segey Akopov, devem se reunir na primeira semana de agosto para selar a parceria. O governo pretende destinar R$ 100 milhões extras para a Secretaria de Estado da Saúde, a fim de aumentar a capacidade financeira da pasta para a produção e distribuição da vacina, que deve ser realizada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

CURITIBA PLANTOU MAIS DE 85 MIL ÁRVORES DESDE A ÚLTIMA PRIMAVERA Faltam menos de 15 mil plantios para que Curitiba complete o desafio 100 Mil Árvores, iniciado em setembro do ano passado e que termina na próxima primavera, em setembro deste ano. A cidade já soma mais de 85 mil mudas plantadas em parques, praças, vias públicas e áreas recuperadas. Como participar: Quem quiser contribuir para a meta de atingir 100 mil árvores plantadas até a próxima primavera pode solicitar a sua muda e agendar a retirada no Horto Municipal da Barreirinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3585-3171.

VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PODEM FAZER DENÚNCIA EM FARMÁCIAS Para isso, basta a vítima mostrar um X vermelho na palma da mão, e o funcionário do estabelecimento deve fazer a denúncia e a encaminhar para um acolhimento.

EXPEDIENTE DIREÇÃO: Larissa Santin- 0011466/PR Razão Social: Larissa Bonilauri Santin CNPJ:28.650.673/0001-06 *distribuição gratuita


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.