Jornal Casimiro #4

Page 1

Nosso Jornal Nosso Jornal

INFORMATIVO CULTURAL - ANO MMXXIV - NÚMERO 04 - MAIO / 2024

A Dengue no Brasil

Devido aos grandes desastres naturais que estamos vendo, presenciando e passando, não poderia ser diferente o aparecimento, crescimento ou surgimento de doenças.

Dentro da nossa perspectiva de vida, a informação é primordial. Desta forma, o recurso jornalístico é fundamental para a divulgação correta de informação. Aproveitando o gancho, vamos nos ater a doença conhecida como Dengue, não no que ela é, mas sim, na importância de saber há quanto tempo existe e como evitar a demanda. De forma resumida, a dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus pertencente a família Flavivírus, onde são conhecidos 4 sorotipos, o transmissor da doença é o mosquito Aedes aegypti (vetor)

O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século XVI, período das grandes navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos. Ele foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo - Aedes aegypti - foi estabelecido em 1818, após a descrição do gênero Aedes. Relatos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) mostram que a primeira epidemia de dengue no continente americano foi no Peru, no início do século XIX, com surtos no Caribe, Estados Unidos, Colômbia e Venezuela.

No Brasil, os primeiros relatos de dengue datam no final do século XIX, em Curitiba (PR) e no início do século XX, em Niterói (RJ).

No início do século XX, o mosquito já era um problema, mas não por conta da dengue - na época, a principal preocupação era a transmissão da febre amarela. Em 1955, o Brasil erradicou o Aedes aegypti como resultado de medidas para controle da febre amarela. No final da década de 1960, o relaxamento das medidas adotadas levou à reintrodução do vetor em território nacional. Hoje, o mosquito é encontrado em todos os estados brasileiros.

CARTAS DE LEITOR

Acho o jornal bem informativo e sua leitura não é maçante. Gostaria de mais entretenimento, de maneira balanceada”

Pedro Vicente - 1ºEM

Acho o jornal muito bom, mas pode melhorar se sempre for mais atual em seu conteúdo Thiago - 1ºEM

Essas considerações nos mostram que a doença já existe há muito tempo e quando adotam-se medidas profiláticas, principalmente, no caso de doenças virais, a proliferação do vetor diminui ou acaba e, consequentemente, a disseminação da doença também. Não podemos deixar de falar o quanto é importante o esquema de vacinação, medida confiável, de larga abrangência e que, literalmente, salva vidas.

O jornal poderia mencionar em uma futura edição o trabalho de Sociologia do 2º EM, que apresentou estatísticas sobre o Bullying no colégio Daniel2ºEM

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
EDITORIAL
2 Emiliano Moreno
Nídia Campanha

MATÉRIA DE CAPA

A DENGUE NO BRASIL

A dengue é uma doença viral transmitida por mosquitos e nos últimos anos se espalhou rapidamente por várias regiões do Brasil. O vírus da dengue é transmitido pelo mosquito fêmea, da espécie Aedes aegypti.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouro naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores.

Recentemente, o Brasil passou de 2 mil óbitos por dengue em 2024. Segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde, o país registrou 2.073 mortes nas primeiras dezessete semanas deste ano.

Imagem: (Correio Braziliense)

Disponível em:

https://www correiobraziliense com br/opiniao/2024/02/6802298-a-dengueexige-que-os-governantes-cuidem-das-pessoas-e-das-cidades html

Além disso, até o momento, 4.176.810 casos foram registrados nas primeiras dezessete semanas deste ano, uma taxa inédita.

Imagem: (Poder360)

Também de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, no momento, 13 estados e o Distrito Federal têm tendência de queda da doença: Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

São muitos os relatos de superlotação nos hospitais, Upas e UBSs, demora e falta de acompanhamento médico. Sem os devidos recursos, não operam com total capacidade, atrasando e prejudicando aqueles que necessitam de atendimentos, exames e diagnósticos para saber se estão com dengue ou outra doença.

Disponível em: https://www poder360 com br/brasil/2024alcanca-o-maior-registro-anual-de-dengue-deste-seculo/ ano. Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053. No mesmo período do ano passado, em 4 meses, o Brasil tinha 671 mortes.

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
3

Tipos

Existem 4 tipos de dengue, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, afirma o Ministério da Saúde. Cada tipo pode causar uma ampla gama de sintomas, desde uma forma leve até casos mais graves, como dengue hemorrágica e síndrome de choque da dengue. A gravidade da doença varia dependendo do tipo de vírus e da imunidade do indivíduo.

Sintomas

Ao observar os sintomas compatíveis com a dengue, a população deve procurar uma unidade básica de saúde para realizar o exame específico. As unidades devem realizar os testes para comprovar o diagnóstico através de um exame de sangue. O diagnóstico é fundamental para iniciar o tratamento que pode salvar vidas.

Durante o processo de recuperação do vírus, o repouso é fundamental. Além da hidratação intensa, uma alimentação equilibrada pode ajudar as pessoas afetadas. Além disso, é importante evitar a automedicação e seguir a prescrição médica.

Prevenção

Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos, que possam acumular água, ajudam no combate à dengue.

Para evitar a proliferação dos mosquitos, tampar os ralos é mais uma medida recomendada.

Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão e betoneiras para não acumularem água.

Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Vacinas

São duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal, afirma a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Imagem: (CWR) Disponível em: https://cwronline com br/blog/co mo-evitar-adengue-nocondominio/

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue. Dengue, [s. l.], 1 maio 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue. Acesso em: 15 maio 2024.

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Vitor Hugo Megda
4

Artigo de Opinião

Continuar na ignorância ou ajudar o próximo?

A dengue é uma doença infecciosa e você, provavelmente, se lembra das notícias em jornais e trabalhos escolares sobre a doença. Ela voltou e está pior do que antes, apresenta o maior número de casos após anos, com 2,6 milhões de contaminados e mais de 2500 mortes.

Coronavírus ou COVID-19 é um nome que causa calafrios até hoje. Ainda durante a pandemia, cientistas conseguiram desenvolver uma vacina que ajudaria a diminuir o número de contaminados e óbito. Mas o que o Corona e a dengue tem a ver?

Durante a pandemia, muitas pessoas pesquisavam teorias da conspiração, a xenofobia contra chineses também aumentou e isso ainda é observado. Teoristas da conspiração afirmaram que a vacina iria transformar pessoas em “reptilianos” ou que havia um “chip” do governo estadunidense que iria controlar nossas mentes. Esse absurdo foi tão grande, que até algumas pessoas do governo brasileiro reproduziam verbalmente essas teorias

Essa história de não tomar vacina por conter “substâncias governamentais” se perpetua até hoje, com a vacina da dengue. A vacina não é remédio, mas ajuda a enfraquecer a doença no nosso organismo. Usada desde o século XVIII sempre salvou muitas pessoas.

Acreditar na Ciência ou em conspirações sem sentido vai de cada pessoa, mas também devemos nos conscientizar em ajudar o próximo. A vacinação diminui a circulação da doença e salva vidas, devemos sempre pensar no próximo ao invés de sermos ignorantes e confiar em qualquer informação sem base.

(As ideias defendidas são de responsabilidade do autor.)

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu Victória Camargo
5

Não Basta Opinar

Tem que Argumentar

Se a vacina contra a dengue estivesse disponibilizada para todos, você tomaria? ,

“Sim, porque, como tenho problemas de saúde, tenho mais riscos caso eu pegue a dengue, por isso, prefiro tomar a vacina para me proteger.”

- Maria Eduarda Lima 6ºano

“Sim, pois é uma prevenção. No caso de pegar dengue a intensidade será menor. ”

- Vinícius 7ºano

“Sim, pois a vacina é algo muito importante e se prevenir contra a dengue nunca é demais!”

- Débora 8º ano

“ Sim! Porque acho muito importante que as pessoas se vacinem. Dengue é uma doença séria e pode matar, ainda mais atualmente que temos várias outras doenças e com vacinas já disponibilizadas.”

- Bianca 9ºano

“Tomaria, porque é uma forma de se prevenir de uma doença que está prejudicando muitas pessoas, é um risco para todo mundo e de todas as idades, e acho importante ter essa proteção.”

- Carolline 2ºEM

“Sim, eu tomaria, porque já peguei e fiquei muito ruim, se eu tivesse tomado a vacina não teria tido sintomas tão fortes. Se a vacina estivesse liberada para todos, seria muito mais fácil e eficaz combater essa doença.”

- Isabelli 3ºEM

“Tomaria, a vacinação é algo sério, apresentada pelos órgãos responsáveis, testadas diversas vezes em animais e depois passada para o ser humano.É uma vacina conhecida, porém não é divulgada, esse é o maior problema.”

- Fernando 3ºEM

“Sim, eu super tomaria a vacina. Eu acho essencial pra se proteger da dengue, porque é uma doença letal, eu peguei e os sintomas são horríveis e muito fortes, se já tivesse tomado, a vacina os efeitos seriam menores. E tomando a vacina eu protejo não só a mim, como também outras pessoas, dessa forma, os hospitais não estariam sobrecarregados de pessoas com dengue e outras doenças em estado grave. ”

- Lara 1ºEM

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Sophia Belchior
6

Fique por Dentro

Alimentação Irregular como contribuição para altos índices de obesidade no Brasil

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) revelou uma preocupante associação entre alimentação irregular e o aumento dos casos de obesidade no Brasil. De acordo com os dados utilizados, os hábitos alimentares inadequados, caracterizados pelo consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, baixa ingestão de frutas e vegetais e horários irregulares de refeições têm contribuído significativamente para a epidemia de obesidade no país. Os resultados do estudo indicam que a falta de acesso a alimentos saudáveis e a prevalência de opções alimentares altamente processadas têm levado a uma dieta desequilibrada, rica em calorias vazias e pobres em nutrientes essenciais. Além disso, a falta de uma rotina alimentar adequada, com horários regulares de refeições, tem impactado negativamente no metabolismo e no controle do peso. Segundo

o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a

Para reverter essa tendência preocupante, os pesquisadores enfatizam a importância de políticas públicas que promovam o acesso a alimentos frescos e nutritivos, a regulação da publicidade de alimentos ultraprocessados, a promoção de hábitos saudáveis na alimentação e atividade física desde a infância. Além disso, destacam a necessidade de conscientização da população sobre os riscos associados a uma alimentação desequilibrada e a importância de adotar escolhas alimentares mais conscientes e equilibradas. obesidade atinge cerca de 20% da população brasileira. Especialistas alertam que, se medidas não forem tomadas para promover uma alimentação mais saudável e consciente, o país enfrentará sérias consequências para a saúde pública, incluindo um aumento nas taxas de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Universidade de São Paulo (USP) - https://www5.usp.br/ Clara Canoletto Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Imagem: (Metrópolis) Disponível em: https://www metropoles com/saude/como-o-brasil-setransformou-em-um-pais-de-pessoas-gordas
7 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - https://www.ibge.gov.br/ -

Duas olimpíadas em diferentes séculos

Um dos maiores eventos esportivos do mundo terá mais uma edição neste ano e acontecerá nos dias 26 de julho até 11 de agosto. As olimpíadas são uma competição esportiva na qual países dos cinco continentes podem participar em diferentes esportes, com um único representante por país ou até mesmo com uma equipe competindo pela vitória. A edição deste ano vai ocorrer na França pela segunda vez. A primeira edição aconteceu em 1924, anos após o fim da Primeira Guerra Mundial.

Imagem: (Vagas pelo Mundo)

Disponível em: https://vagaspelo mundo.com.br/v agas/olimpiadasde-paris/

Após cem anos, novas modalidades foram adicionadas ao evento. As mais recentes são breaking, canoagem slalom, que vão fazer a sua primeira estreia como esportes olímpicos, e skate olímpico.

AFONSO, Lucas. "Olimpíadas (Jogos Olímpicos)"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/olimpiadas.htm. Acesso em 17 de maio de 2024; OLIVEIRA, Paulinho. Paris 1924 – Segunda Olimpíada na França, a última do Barão. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 36, 2021. OLIMPÍADA de Paris 2024: conheça as novas modalidades CNN Brasil, [S l ], p 1, 15 abr 2024 Disponível em: https://www cnnbrasil com br/esportes/olimpiadas/olimpiada-de-paris-2024-conheca-as-novasmodalidades/#:~:text=Os%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos%20de%20Paris,e%20canoagem%20slalom%3A%20caiaque%20extremo.

Bruno Otávio

RACISMO NO FUTEBOL

O racismo no futebol é uma realidade que persiste em muitas partes do mundo, afetando jogadores, torcedores e toda a comunidade esportiva. Incidentes de discriminação racial são frequentemente relatados em estádios durante as partidas, com jogadores sendo alvo de insultos, gestos e cantos racistas por parte de algumas torcidas.

Esses atos não apenas ferem os indivíduos diretamente afetados, mas também mancham a integridade e a diversidade do esporte, minando os esforços para promover a inclusão e a igualdade.

Imagem: (Leia Já)

Disponível em: https://www leia ja com/esportes/ 2024/05/16/fifaadota-protocolode-regrascontra-racismono-futebol/

Um exemplo recente ocorreu durante um jogo da Taça de Portugal. O jogador maliano Moussa Marega, do Porto, decidiu abandonar o campo em protesto contra os gritos racistas vindos da torcida do Vitória de Guimarães e, no final de tudo, o punido foi o jogador e não a torcida rival. Outro exemplo foram os ataques racistas contra o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, durante um jogo do campeonato espanhol contra o time do Valência.

Esses eventos destacam a urgência de uma ação decisiva para erradicar o racismo do futebol e promover um ambiente inclusivo e respeitoso para todos os envolvidos no esporte.

ESPN, Https://www.espn.com.br/blogs/gabrielamoreira/637485 racismo-no-futebol-cresce-e-punicoes-diminuem, p 1, 9

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
out 2016;
estratégia para evitar novos casos de racismo contra Vinicius
CNN Brasil,
para-evitar-novos-casos-de-racismo-contra-vinicius-jr/#:~:text=Relembre%20o%20casoVinicius%20Junior%20foi,24%20minutos%20do%20segundo%20tempo,
8
MOREIRA, Gabriela Racismo no futebol cresce e punições diminuem
PEREIRA, Ana Valencia monta
Júnior
Https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/valencia-monta-estrategia-
p. 1, 1 mar. 2024. PORTO'S Moussa Marega gives Vitoria fans finger after apparent racist abuse. The Guardian, Https://www.theguardian.com/football/2020/feb/16/porto-striker-moussa-marega-walks-off-thepitch-racist-abuse, p 1 Lucas Fulquim

A SOMBRA DA MENTE: COMO A DEPRESSÃO AFETA A VIDA COTIDIANA

A depressão é uma condição mental complexa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por sentimentos persistentes de tristeza, desesperança e perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas, a depressão vai muito além de uma simples tristeza passageira. Ela pode impactar significativamente a vida cotidiana, interferindo no trabalho, nas relações pessoais e na saúde física.

A depressão não tem uma única causa; em vez disso, resulta de uma interação complexa de fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Estudos mostram que a depressão pode ter um componente hereditário, pode também ocorrer devido a um desequilíbrio nos neurotransmissores, substâncias químicas do cérebro que regulam o humor, estão frequentemente associados à depressão. Além de fatores ambientais e fatores psicológicos (traços de personalidade, como baixa autoestima e pessimismo, podem aumentar a vulnerabilidade à depressão, além de traumas de infância e abuso emocional ou físico são fatores de risco significativos).

A depressão é tratável, e uma combinação de abordagens pode ser eficaz na gestão dos sintomas. Os tratamentos indicados para pessoas que sofrem de depressão são: psicoterapia, medicação, mudança no estilo de vida (exercícios regulares, alimentação saudável, sono adequado e redução do estresse), suporte social (apoio de familiares) e em alguns casos o uso de terapias complementares (meditação, ioga e suplementos alimentares).

Imagem: (AUN - Agência Universitária de Notícias)

Disponível em:

https://aun webhostusp sti usp br/index php/2023/02/09/depressao-pode-serassociada-a-historico-familiar-de-problemas-com-alcool/

Temos que lembrar que a depressão é uma doença séria que requer atenção e tratamento adequados. Compreender suas causas e reconhecer os sintomas são passos essenciais para buscar ajuda. A combinação de psicoterapia, medicação, mudanças no estilo de vida e apoio social pode proporcionar alívio significativo para aqueles que sofrem de depressão. A conscientização sobre essa condição é fundamental para reduzir o estigma e incentivar mais pessoas a procurar o tratamento necessário para uma vida mais saudável e equilibrada.

Disponível em: https://www psicolo gosberrini com br/bl og/depressaosintomas-etratamento/

Giovanni Garcia
Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Imagem: (Psicólogos Berrini)
9

Enchentes no Rio Grande do Sul

A tragédia das chuva e enchentes no Rio Grande do Sul é um exemplo das consequências do aquecimento global. A interação entre uma massa de ar frio vinda da Argentina e uma massa de ar quente no Brasil criou uma área de colisão, levando à formação de nuvens densas e chuvas incessantes na região.

Imagem: (ND Mais)

Disponível em: https://ndmais com br/tempo/regioes-que-recebem-osrefugiados-no-rs-podem-ser-fortemente-atingidas-por-chuvas-volumosas/

Esse evento serviu como uma evidência contundente das repercussões do aquecimento global. Em uma região do Oceano Índico, no leste do continente Africano, houve aumentos de temperatura e, por consequência, no Oceano Pacífico ocorreram mudanças nas trocas de massas, por isso, a região Sul foi tão afetada.

O estado ficou 90% inundado e essa catástrofe marcará história dos sulistas e do Brasil. Mais de 340.000 pessoas perderam suas moradias e passaram a viver em abrigos.

Conflitos Hamas X Israel e Irã X Israel

O grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou no dia 7 de outubro um ataque surpresa a Israel, matando mais de 1.400 e capturando reféns. Israel reagiu com bombardeios que já mataram mais de 4.000 e, em 14 de outubro, anunciou uma breve ofensiva por ar, terra e mar contra o território.

O Hamas não reconhece Israel como um Estado e reivindica o território israelense para a Palestina. A Palestina pede a suspensão da colonização de seu território e o fim do bloqueio israelense à Faixa de Gaza. Por outro lado, Israel exige o seu reconhecimento como um estado judeu

O Irã foi um dos países que concordou com o plano de divisão da Palestina da Organização das Nações Unidas (ONU), que criaria dois Estados: um judeu e outro palestino. Uma das razões apresentadas foi que a federação criaria uma situação na qual árabes e judeus estariam interessados em trabalhar juntos”, segundo documentos da ONU. Após a declaração de independência de Israel em maio de 1948, houve várias guerras (1948, 1967, 1973) entre o novo Estado judeu e países árabes vizinhos.

Assim como o conflito entre Israel e Palestina, o conflito Israel e Irã, não parece ter um fim próximo.

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Arthur Santoro
Imagem: (Revista Fórum) Disponível em: https://revistaforu m com br/global/2 024/4/13/confirareaes-mundo-aforaao-ataque-do-ircontra-israel157269 html https://www.cnnbrasil.com.br https://g1.globo.com Pedro Divino 10

ENTREVISTA A Conquista de um sonho

O entrevistado desta edição é Gabriel Milton Parente Araújo, ex-aluno do Casimiro de Abreu que está cursando o quinto ano do curso de Direito da Universidade de São Paulo. Aprovado também nos vestibulares da PUC, do Mackenzie, FGV, FMU, atualmente trabalha em uma empresa gestora de patrimônio do mercado financeiro.

Você estudou por quanto tempo no Colégio Casimiro de Abreu?

Estudei de 2009 a 2016 do meu 2º ano ao meu 9º ano do Ensino Fundamental.

Você era um aluno dedicado ?

Sempre fui considerado um aluno dedicado. Desde muito cedo, o próprio colégio me incentivou a buscar uma formação mais sólida.

Fale a respeito do seu relacionamento com colegas e professores no tempo do colégio.

No geral, mantive bons relacionamentos. Contei com o suporte e o apoio técnico e emocional dos professores, que sempre estiveram disponíveis para me dar dicas, responder a dúvidas e ajudar na minha trajetória escolar.

Qual é a lembrança mais marcante dessa época?

Lembro-me bastante das aulas de Português, da Profª Sandra, com atividades divertidas, que me motivavam a aprender uma matéria frequentemente árdua e complexa, a gramática da Língua Portuguesa, algo que utilizo muito hoje em dia.

De que forma o Colégio Casimiro te ajudou nessa conquista?

Pelos episódios e contribuições intelectuais que comentei acima, mas também por ter sustentado a minha formação como pessoa, como cidadão e como estudante, prevendo a vida em sociedade e a convivência com as pessoas.

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
11

Algum professor, em especial, te influenciou na carreira que você segue hoje?

Sim, a Profª Gildete foi fundamental para a escolha da minha profissão. Em uma atividade realizada no 9º ano, participei como “promotor de justiça” do julgamento da Capitu, famosa personagem da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis. O objetivo era definir se a mesma teria, ou não, traído o seu marido Bentinho Daquele momento em diante, tive um estalo e nunca mais larguei o projeto de me tornar advogado. Agradeço profundamente a atividade, pois, apesar de ser algo relativamente simples, foi crucial na minha vida profissional.

Qual é a sua área profissional no momento?

Atualmente, trabalho em uma gestora de patrimônio do mercado financeiro, tendo escolhido o caminho da Faria Lima como futuro da minha carreira.

Em qual(is) faculdade(s) e curso(s) você foi aprovado ? Poderia nos descrever como foi essa experiência?

Ingressei na Universidade de São Paulo em janeiro de 2020 após ter sido aprovado na FUVEST, mas obtive também a aprovação nos vestibulares da PUC, do Mackenzie, FGV, FMU, São Judas e em algumas universidades federais em outros estados por meio do Enem. Importa mais a transpiração do que a inspiração ou o talento puro. A construção de uma formação mais sólida para enfrentar tais desafios passa pelo esforço cotidiano e pela prática, ou seja, resolvendo questões, discutindo problemas, seguindo os cronogramas do material fornecido e destinado ao preparo para os vestibulares. É necessário muito trabalho e paciência para abranger uma quantidade tão grande de matérias e de conceitos, todavia é bem gratificante.

Quais dicas você daria para os alunos que pretendem prestar vestibular em faculdades concorridas ?

Muita prática. As aulas são importantíssimas e os professores são os maiores mestres com quem se pode contar nesse processo, mas é necessária uma postura proativa de lidar com as aulas e com o material, executando as tarefas e aprendendo, pouco a pouco, as artimanhas e as particularidades de cada um dos vestibulares mais concorridos. Só assim é possível aprender com erros, identificar os problemas e as dificuldades que são enfrentadas, na prática, resolvendo listas e tirando dúvidas continuamente, ainda mais naquilo que não se gosta. Uma vez que resolver questões de vestibular se tornou rotina, a prova se torna muito mais palpável. Por fim, e até como maneira de incentivo, apesar de se tratar de um processo de concorrência, uma quantidade razoável de disciplina e empenho te coloca na frente da maior parte dos demais concorrentes

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
12

Você acha que a escola prepara não só profissionais, mas também prepara para os desafios da vida?

Sim. Em uma realidade em que muitos da minha geração e das gerações subsequentes são filhos únicos, a primeira experiência de convivência com pessoas da mesma idade é no ambiente escolar. E sabemos que, às vezes, não é fácil conviver, divergir, tolerar e respeitar o próximo, são coisas que se aprende na prática, errando e acertando continuamente A escola se torna imprescindível nesse ponto, à medida em que nos guia como futuros adultos que terão se defender e tomar as próprias escolhas por si só

Você tem algum arrependimento em relação à sua jornada durante a faculdade de Direito?

Acho que poderia ter aproveitado um pouco mais os recursos que a faculdade tinha a oferecer. Diante do impacto da pandemia, aumentou gradativamente o meu distanciamento em relação a uma noção de faculdade e, a partir do momento em que as aulas retornaram, no início de 2022, eu já estava trabalhando na área

Hoje, você se sente uma pessoa realizada?

Sim, por ter chegado até aqui com recém-completos 22 anos de idade A luta tem sido bem árdua (acreditem, é bem mais difícil se formar do que passar em qualquer vestibular), especialmente com o trabalho, mas eu estou muito feliz com a minha carreira e acredito que possa realizar a minha contribuição para a sociedade a partir dela.

Seus pais/familiares apoiaram a sua escolha profissional em relação a área que você escolheu?

Sim, os meus pais sempre me apoiaram nessas decisões e são a minha maior fonte de apoio emocional.

Pingue - Pongue

Direito - Poder, persuasão, conhecimento e formalismo.

Constituição - Direitos e deveres da cidadania.

Leis - Racionalização do exercício do poder.

Vida - Uma sequência de altos e baixos.

Realização - Família, afeto e prosperidade.

Família - Essencial para buscar qualquer objetivo, fonte de cuidado.

Respeito - Todo mundo merece, mas nem todos têm para oferecer

Escola - Princípio e formação.

Liberdade de Expressão - Base da democracia.

Cidadão - Ser que reconhece os seus direitos, mas que também cumpre os seus deveres

Gratidão - Gratidão pelas pessoas que sempre me ajudaram sem esperar nada em troca, ou seja, muitos professores. Beatriz Vitória

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
13

ACONTECEU AQUI

passeio para o museu de anatomia humana e show de física da usp

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
da Liga Escolar Guarulhense 14
Campeonato

Trotes

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
DOAçÕES
Amanda Silva e Prof.ª Gildete Silva 15
PARA O RS

ENTRETENIMENTO

The Good Doctor - O Bom Doutor

“O Bom Doutor" é um drama médico de ficção científica sobre um cirurgião autista muito talentoso na medicina. O protagonista é Shaun, interpretado por Freddie Highmore, que tem habilidades de atuação incríveis e desempenhou com sucesso o papel.

A série é bem detalhada, vai desde o entendimento de algumas doenças até os detalhes da cirurgia. As imagens são realistas e atentas aos pequenos detalhes, podendo também ser inseridas na estrutura do corpo humano em qualquer tempo, o que é muito benéfico para os alunos de Medicina.

Imagem: (TecMundo)

Disponível em: https://www tecmundo com br/minha-serie/283363-10-melhores-episodiosthe-good-doctor-segundo-imdb htm

Além das excelentes habilidades de atuação de Freddie, os personagens coadjuvantes da série também merecem atenção, como os colegas e pacientes de Shaun. Todos eles têm uma grande compreensão dos personagens e são muito contagiantes

“O Bom Doutor” não gira apenas em torno da medicina, mas também destaca questões sociais, como discriminação grave, imigração, problemas psicológicos, problemas familiares, violência/abuso doméstico.

No decorrer das temporadas que, até o momento são sete, o público também viu Shaun crescer. A história de Shaun é uma inspiração para todos, um lembrete da importância de transcender as diferenças e reconhecer o valor único que cada pessoa traz ao mundo.

A Metamorfose de Franz Kafka

No livro acompanhamos Gregor Samsa, o protagonista, um assalariado comum, que um dia acorda como um inseto monstruoso. A narrativa já começa no clímax.

Essa história é diferente das comuns, ela é completamente realista. Isso porque, diferente de contos de fadas, não tem nada do que se acordar, pois tudo vira real, já podemos notar isso no começo da história observando a relação do protagonista e a família (um pai, uma mãe e uma irmã mais nova) se deteriorar após a transformação.

Subsequentemente às transformações sofridas por Gregor, a família elabora novas formas de reestruturação para cuidar do seu sustento. Entretanto, pouco tempo depois ele é visto como um problema, isso tudo mostra como as relações interpessoais podem se deteriorar rapidamente. Sem dúvida, um livro para refletir sobre a vida.

Imagem: (Medium)

Disponível em: https://medium com/@didi mesquita59/a-metamorfose-de-franz-kafkaa2a7128c5bac

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Juliana Ou
Thiago Oliveira 16

Um mundo de monstros e humanos

Undertale é um jogo de RPG indie feito por Toby Fox em 2015, que acontece após uma guerra entre monstros e humanos. Os monstros perderam e foram selados no subsolo por uma barreira mágica que só poderia ser destruída por 7 almas humanas.

O personagem principal é como se fosse você mesmo, pois, nesse jogo, você tem poder de escolha, matar ou amar e, além disso, o jogo analisa toda e qualquer ação sua e, dependendo do que fizer, pode alterar totalmente o resto do jogo.

Imagem: (Wikipedia)

Disponível em: https://en wikipedia org/wiki/Characters of Undertale and Deltarune

Undertale nos ensina (dependendo da rota) a lidar com as consequências de nossos atos, a amar e sermos pacíficos e pensar antes de agir. Eu recomendo, porque a jogabilidade é inovadora e traz a ideia de um RPG “melhorado’’, há vários easter eggs e monstros fofos e brincalhões que o farão tanto rir quanto chorar e que irão encantar qualquer um.

CHARGE

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
Maria Eduarda Cardoso
Leonardo Takahashi
17

Expediente

Revisão de Textos e Coordenação: Prof.ª Gildete Silva.

Editorial: Prof.ª Nídia Campanha.

Diagramação: Amanda Silva 2º EM

Artigo de Opinião: Victória Camargo 2º EM

Charge: Maria Eduarda Cardoso 1º EM

Capa: Jefferson Ferreira 3º EM

Não Basta Opinar: Sophia Belchior 1º EM

Fique por Dentro: Lucas Fulquim 1º EM; Bruno Otávio 2º EM; Pedro Divino 2º EM; Clara Canoletto 3º EM; Giovanni Garcia 3º EM.

Aconteceu Aqui: Amanda Silva 2º EM e Prof ª Gildete Silva

Reportagem: Vitor Hugo Megda 1º EM

Entrevista: Beatriz Vitória 1º EM

Carta de Leitor: Emiliano Moreno 2º EM

Entretenimento: Leonardo Takahashi 8º ano; Thiago Oliveira 1º EM; Juliana Ou 2º EM.

Informativo Semestral

Colégio Casimiro de Abreu

Rua São Francisco, 57. Vila Galvão

Tel : 2455-2824 / 2455-2479

Instagram: @casimirocolegio / @sol encantado colegio

www colegiocasimirodeabreu com br

Diretora: Maria Inês Bachini Checcato.

Vice: Maria Aparecida de Lima Pires.

Coordenadora: Soraya Izidoro

Nosso Jornal Colégio Casimiro de Abreu
18

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Casimiro #4 by JornalCasimiro - Issuu