Jornal a ilha 49

Page 1

Ano V - n 49 - abril de 2017 - Ilha de Paquetรก, Rio de Janeiro


Jim Skea

FOTO DO MÊS

O que v ai pela Ilha O moço da capa

Editorial Como escrevi mês passado, o calendário foi ingrato com o Jornal A ILHA este ano. Tivemos que dividir a cobertura do carnaval paquetaense em duas edições. Mês passado mostramos o pré-carnaval e agora fazemos a nossa tradicional edição especial de carnaval, como um álbum de fotografias. O carnaval (oficial) acabou há algumas semanas, e para este número 49 pensamos em seguir adiante, abordando outros assuntos. Mas há uma grande expectativa pela edição de carnaval. Muita gente tem nos cobrado isto. E achamos importante haver o registro da festa, mostrando a exuberância, a alegria e a quantidade de carnavalescos em nossa comunidade. São Roque é a festa do padroeiro, mas a grande festa mesmo em Paquetá, em quantidade de gente e de dias, é o Carnaval. Este ano, por exemplo, tivemos 17 blocos: Pérola da Guanabara, Paz & Amor, Joaquim, Corso, Serragens, Camelo, Coqueiros, Tartaruga, Toma Uma, Piranhas, Colônia, Villaboim, Primos, Cerqueirão, Fecha Bar, Caraxuê e Boto Cor de Rosa. Fora os bailes infantis do Iate e da Casa Flor, e o Concurso de Fantasias A Foliona. E manifestações nas ruas como a do Samba Com Cristo. E as festas nas casas, e os foliões que saíram foliando por conta própria. Que esse espírito possa continuar conosco durante o restante do ano!

Ih! Esquecemos de publicar, no expediente, o nome do fotógrafo que registrou a imagem da capa do número passado. Uma foto atual, com clima de Paquetá no passado. Está aqui: MAURO MATTOS. Mauro é fotógrafo profissional, especializado em registrar grandes artistas e músicos nos palcos. Depois de um tempo morando fora, voltou agora para Paquetá. Reforça o time de craques das lentes que moram em nossa ilha (também, com tantas paisagens belíssimas....)

O Campo reage É impressionante como a rivalidade entre Campo e Ponte persiste forte até hoje! No número anterior do jornal, o grande Valtinho deu um depoimento sobre o carnaval de antigamente em Paquetá, enaltecendo o seu Silêncio do Amor (maior bloco da Ponte), e, claro, diminuindo o bloco rival, Unidos de São Roque. Pessoal do Campo chiou! Nossa seção de cartas e nossa página no Face foi inundada por pessoas contestando os comentários do Valtinho. Mandaram até foto para comprovar que o Bloco da Magdala não era coisa só de ricos, pois incluía o pessoal do Bug-Hug.

(Ricky Goodwin)

ps> Quero registrar a alegria com o retorno em plena forma de nosso fotógrafo CLAUDIO SANTOS, mandando ver na cobertura do carnaval. AVISO – A edição de carnaval tentou mostrar um pouco da animação de cada bloco. O espaço dedicado a cada um foi determinado pela quantidade das fotos disponíveis sobre o bloco, sem ter a ver com sua importância ou popularidade.

Expediente A Ilha é um jornal comunitário mensal organizado, elaborado e mantido pelos moradores da ilha de Paquetá. Mentor e fundador: Sylvio de Oliveira (1956-2014) Equipe: Claudio Marcelo Bo, Cristina Buarque, Flávio Aniceto, Ialê Falleiros, Ize Sanz, Jorge Roberto Martins, Julio Marques, Marcelo Ficher, Mary Pinto, Ricardo Cintra e Ricky Goodwin, Taís Mendes. Programação Visual: Xabier Monreal Jornalista responsável: Jorge Roberto Martins - Reg. Prof. 12.465 As informações e opiniões constantes nas matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Impressão: Gráfica e Editora Cruzado Ltda / Tiragem: mil exemplares Fale com a gente: cartasjornalailha@gmail.com Anuncie: comercialjornalailha@gmail.com Ano 5, número 49, abril de 2017. Capa - Foto: JIm Skea Arte: Toni Lucena

.Este número de A Ilha foi possível graças à participação dos anunciantes e às contribuições financeiras de

• • • • • • • • • • • •

Adilson Martins Ana Cristina de Mello Carlos Dimas Ribeiro Cisinha e Bernardo Cristina Buarque Cristina Campos Cristina Monteiro Hanriete Araujo Jim Skea Julia Menna Barrto Julio e Sandra Leila e Jorginho

• • • • • • • • • • • • •

Leonardo e Thaiza Luisa Barreto Lula Mendes Marcílio Freire Marcio e Mariângela Maria do Carmo Maria Holanda Ferreira Marilia e Silvio Mary Pinto Mello Menezes Nadja Mara Barbosa Ricardo Saint Clair Sandra Souza

Até este momento não conseguimos registrar um depoimento do pessoal da antiga do São Roque, como Cláudio Borges, César Fisher e Junior Liro (neto da Magdala). Mas aguardem, vamos correr atrás desse “direito de resposta” para o Campo.

Samba com Cristo Antigamente as pessoas religiosas se recolhiam durante o Carnaval, isolando-se do mundo. Hoje, perceberam que as igrejas também podem existir no mundo, e que a alegria carnavalesca, tão associada aos prazeres da carne, pode ser também utilizada para elevar os espíritos. Foi nesse clima que um grupo de evangélicos promoveu o evento Samba Com Cristo, em plena Furquim Werneck, em plena segunda de carnaval. Animadíssimo.


Os amarelões da vacina

Festas e Folias

Nosso Hospital Arthur Villaboim vem fazendo bonito na campanha de vacinação contra a febre amarela. Com um atendimento eficiente e sem grandes esperas desde a recepção, no final de março a unidade já havia imunizado mais de 2 mil pessoas. Apenas no mutirão do dia 25 de março, em que havia inclusive uma médica de plantão para dar suporte ao atendimento, mais de 500 doses foram aplicadas. Porém, naquele belo sábado de sol, cerca de trinta moradores foram até lá e desistiram da vacina, quando souberam de uma desagradável restrição: “O quê? Cervejinha só depois de doze horas? Tô fora! Volto outro dia”.

O nosso fotógrafo Jim Skea está com uma exposição no Quintal da Regina, muito interessante para todos verem, pois é sobre as festas de Paquetá. Como ele descreve: “A Ilha de Paquetá tem uma longa tradição de festas populares. A mais famosa é a Festa de São Roque, que acontece num fim de semana perto de 16 de agosto. Essa festa abre na sexta-feira com o Auto de São Roque, registrado nessa exposição. Claro, há as animadas celebrações de Carnaval, mas existem outras festas e celebrações menos conhecidas, que vem sendo resgatadas principalmente com a ajuda do Coletivo Cantareira: a Folia da Reis, o Auto de Natal e encenações de teatro de rua que resgatam as lendas de Paquetá, como a de João Saudade. Todas essas celebrações são documentas nesta exposição. Além de registrar esses eventos e divulga-los a um público que talvez não os conheça, tento capturar um pouco do espírito comunitário da ilha”.

Janeiros Jorge Roberto Martins, o maravilhoso cronista que escreve aqui no jornal textos tão bonitos sobre as ruas e os recantos de Paquetá, é também um mestre da poesia. Quer dizer, além de ser músico, jornalista, radialista, pesquisador musical e ex-craque do Barreirinha. Pois Jorginho lançou em 25 de março, no Quintal da Regina, o seu novo livro: JANEIROS. Tem poemas belos, mas para nós o ponto alto são os versos inspirados em cachorros de Paquetá.

Prefeitura quer ouvir Paquetá

Caixa de correios: Um pequeno gesto de cidadania Os moradores do Morro do Buraco tiveram uma pequena, mais simbólica conquista: uma caixa de correios para cada uma das casas. A novidade foi possível graças a doação de caixas pelo Ademir, dos Carecas & Frescos, a mão de obra foi de Dinho Coelho, morador do local, para fazer a alvenaria e telhado, e aí os vizinhos compraram as chaves. Só quem já viveu em moradias que juntam mais de uma casa, como casas geminadas, sobrados, vilas, condomínios e comunidades sabe o quanto de dor de cabeça uma correspondência extraviada, rasgada 'acidentalmente' etc, pode dar de dor de cabeça. Como dissemos aqui sempre, a melhor maneira de reclamar é... fazer!

MEGA Macarronada A segunda edição do Festival da Guanabara vai acontecer em julho, mas neste mês já começam os esquentas. No dia 29 de abril, no Vagão (Praia dos Coqueiros), tem o Festival da Macarronada. Algumas das “casas” que participam da programação do Festival (o da Guanabara) vão fazer tipos diferentes de molhos para servir com o macarrão preparado na hora. Toda a renda, inclusive das bebidas, ajudará nos custos do Festival. Um ótimo programa para toda a família. A partir de meio-dia.

Participe da pesquisa de opinião que visa dar andamento às ações relativas à Ilha de Paquetá pela Prefeitura RJ . Basta apenas enviar e-mail para o c c s p a q u e ta @ g m a il.c o m c o m seu nome, endereço de e-mail profissão e cargo (se houver), para participar da pesquisa da Superintendência de Supervisão Regional - Centro da Prefeitura do Rio de Janeiro, que visa dar andamento às ações relativas à Ilha de Paquetá. Essa é mais uma chance de levarmos ao conhecimento das autoridades do continente as necessidades de cada um e da comunidade em geral. Sua participação é muito importante. P É R O L A S DA G UA N A B A R A Conta-se que em determinado Carnaval... mas antes vamos retroceder um pouco. Em dezembro do ano anterior, a prefeitura resolveu fazer um presépio de Natal e a parte artística ficou por conta do competente Renato Antunes. Passado aquele período, chegou fevereiro e era carnaval e o tema do Silêncio do Amor era Tiradentes. Quando chegou o dia e a hora do desfile, falaram que a imagem de Tiradentes estava perfeita. Renato, perfeccionista e curioso, resolveu conferir. “Tá bacana realmente este Tiradentes, mas pera aí... esta cabeça e este pescoço sem a corda é do meu São José do Presépio de Natal. Pô!!! Aí não né!!!” Então o Jorge Carreiro fez a seguinte canção: "Perdi a fé perdi a fé No meu amigo São José Que ato tão indecente No carnaval ele vira Tiradentes."

Haroldo Antonio do Amaral


A saúde de Paquetá

Julio Marques e Ricky Goodwin

A saída do Dr. Afonso do UISMA Villaboim, o hospital local, deixou a população de Paquetá preocupada. Em breve, a Dra. Yanelis também estará deixando o hospital. Se o Villaboim tinha ao todo quatro médicos – o que já era insuficiente – há motivos para temer problemas no atendimento na Saúde.

PRE-CARNAVAL

Isto num momento em que a Saúde como um todo, no país, passa por uma crise profunda, de falta de verbas, de falta de material, de falta de muita coisa. No próprio Villaboim os funcionários estariam recebendo seu salários com atrasos, como acontece em outras unidades hospitalares. No Rio, alguns servidores atribuem o atraso a uma falta de planejamento no orçamento pela nova gestão municipal, e esperam que a situação seja resolvida com o tempo. Outros dizem que isto é uma política deliberada da Prefeitura, que pretende acabar com as OS, organizações

sociais que atualmente administram hospitais e outras entidades municipais (como é o caso do Villaboim). Contatamos a Coordenação da AP 1.0 – área do Rio que abrange do Estácio a Benfica, incluindo o Centro e Paquetá – que garantiu que mesmo com as modificações no elenco, não haverá perdas no atendimento médico à população da ilha. Os dois médicos serão substituídos ou cobertos por um aumento na carga horária dos demais. Diego Willer , diretor do UISMA Villaboim, explica isto em detalhes. Com a demissão do Afonsinho, o outro médico que atende à Ponte assumirá seus horários. Se antes cada um dos dois médicos tinha uma carga horária de 20 horas, o médico restante atenderá pelo período de 40 horas semanais.

No caso da Yanelis, que atendia aos pacientes do campo, será substituída por outro médico ou médica. Diego adianta que três candidatos fortes já foram entrevistados. Corre um abaixo-assinado no bairro pedindo a permanência da cubana Yanelis, mas ela está mesmo saindo, por ter terminado o convênio do Mais Médicos, que a trouxe para trabalhar aqui conosco. No caso do Afonso, Diego explica que ocorreu dentro de uma determinação de contenções que obriga todas as unidades a cortarem 25% de suas despesas. E enfatiza que – o mais importante – o programa Saúde da Família não será afetado em nada com as modificações. O programa Saúde da Família tem realizado uma assistência muito eficaz em Paquetá, sendo elogiado como um dos melhores em todos os bairros do Rio. Devido às características de ilha, é inclusive o único que possui uma ambulância própria. Esperamos que possa prosseguir nos mesmos níveis. A dependência dos ilhéus sobre o hospital é total, e já bastam as enormes carências de infraestrutura existentes em toda Paquetá.

Bloco da Joaqu im

Fot os: Ana Casado, A n gin e li A n ge lim , Ce c ília Fo ns e c a , Hel ena G e ra rd , Jos é Fe lip e , J u lia n a B a r bi e r i

Antes do Carnaval, as crianças da Joaquim Manoel de Mace do fizera m o seu desfil e. O enred o foi uma exten são do que estud avam na escola : os quatr o eleme ntos - terra, fogo, ar e água.


Foliona Ricky Goodwin

Jim Skea

Ricky Goodwin

Na plateia tambem gente fantasiada Valter Lano hors-concours 3-Lugar Fantas ia Grupo

Rei & Rainha do Carnaval

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Neyla, membro do JĂşri

Ma uro Ma tto s

A

Ricky Goodwin

SEXTA

Concurso de Fantasias

Os premiados na categoria Individual

Performance do Cereal Killer

Mauro Mattos

Pedro como Morte - Premio Popular

Um convidado internacional

Corso

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Jim Skea

M a u ro M at to s

Mauro Mattos

M a u ro M at to s

SĂ BADO

Luisa, uma das beldades presentes

Jim Skea

Jim Skea

Ricky Goodwin

Primeiro Lugar Grupo


DOMINGO

Fotos :

Ri ck y Go od wi n Cl au di o San tos

Cl au di o San tos

Rick y Good w in

Ric ky G o o d w in

Ric ky G o o d w in

Ric ky G o o d w in

Sร BADO

C l รกud io San to s

C l รก ud io S an to s

Ric ky G o o d w in

C l รกud io San to s

Ric ky G o o d w in

C O Q U E I RO S


Fotos: Cláudio Santos

SEGUNDA F ot os : C l á u d i o Sa n tos

SÁBADO

Camelo

Colônia


Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Clรกudio Santos

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Jim Skea

DOMINGO Fotos: Clรกudio Santos

DOMINGO

TToommaa UUmmaa

a g u r a t a r T


SEGUNDA

s a h n a Pir

Foto Claudio Santos Foto Ricky Goodwin

Foto Jim Skea

Foto Jim Skea

Foto Ricky Goodwin

Foto Ricky Goodwin

Foto Jim Skea Foto Jim Skea

Foto Ricky Goodwin

Foto Jim Skea

Foto Ricky Goodwin

Foto Ricky Goodwin

Foto Ricky Goodwin

Foto Claudio Santos

Foto Ricky Goodwin

Foto Ricky Goodwin


PÓS-CARNAVAL Cláudio Santos

Foto s: C l á ud i o S a nt o s

C ar axuê Cláudio Santos

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Cláudio Santos

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

TERÇA

Primos


Cláudio Santos

Jim Skea

Cláudio Santos

Cláudio Santos

Jim Skea Jim Skea

Cláudio Santos

Cláudio Santos Jim Skea

Jim Skea

Cláudio Santos

TERÇA

Jim Skea

Fecha Bar


SEGUNDA

im boim labo VVililla

F otos : C l á u d i o S a n t o s

WALDERI MERCEARIA Frutas, legumes e verduras Congelados e laticínios em geral

Entregamos em domicílio Rua Coelho Rodrigues, 203

3397.0546 Pães doces e salgados Refeições de segunda a sexta

Self Service

aos sábados e domingos

Rua Cerqueira, 74 – Campo


TERÇA

Ricky Goodwin

Ricky Goodwin

Juliana Barbieri

Ricky Goodwin

o ã r i e u q r e C

ALFREDO Quentinhas, Tortas, Salgados, Encomendas

Entrega em domicílio

3397.1773 JORGE CAPADÓCIO Estalagem

(antigo Recanto São Jorge) sob nova direção

- Diárias com café da manhã - Alugamos espaço para eventos Rua Maestro Anacleto, 258 – Campo

Tel. 3397 2007 / WPP. 99 873 3381 oliveiragg@terra.com.br


Dr. Joรฃo Carlos Acupuntura

Shiatsu

Terรงas e quintas Tel: 7985 5049 e 8150 9882



crônicas de paquetá A VIDA É COMO ELA É Julio Marques - Olha uma "bundinha feliz"!, dizia sempre o tio do Luiz Belo. Ele, mesmo de longe, reconhecia todas elas e ficaria alegre em vê-las desfilar nos blocos, em plena Furquim Werneck. Uma das vantagem de Paquetá é que as histórias permanecem vivas. A Luz Del Fuego, por exemplo, ainda pode ser vista, pelada, chegando no seu barquinho, com o dia nascendo na Praia Grossa, e sendo recebida pelo homem dos mystérios Angelo Di Franco em seu Leito de Pregos. Todos sabem que a Tia Pequenina, bilheteira nas sessões de cinema do saudoso Theatro Sport, não deixava o Birulinha entrar só porque ele tinha a mania de passar a mão nas pernas das meninas. O que essa Tia Pequenina não percebe é que agora acontecem coisas melhores no Pérola da Guanabara. Por sorte, em Paquetá a historia não recomeça a cada ano.

Serginho, o magnífico coiffeur, aparando os excessos capilares do Claudio Marcelo, descreve com detalhes o pânico das meninas com os fantasmas da Rua Nova e só fazem 40 anos do fato acontecido. A Moça da Saia Curta, que nem saia usa mais, e a garbosa Nega Luiza ainda desfilam pela Moreninha nas noites sem luar, crentes que na Pedra encontrarão um príncipe encantado. Entretanto, com tristeza e para falar a verdade, apesar de toda a fantasia e do carnaval, a sensação de mal estar é imensa e não é porque em Paquetá as coisas vão mal. Ao contrario, na contramão do mundo, aqui não há crianças vivendo na rua, como diz o Samuel. Resta ainda um

mínimo de solidariedade. Mas que está esquisito, está. O caos institucional, as idiotices de uns e outros e os piratas ingleses, franceses e holandeses procurando destruir as coisas, isso tudo faz a gente rezar para que não pintem os muros de cinza.

Estou cansado de brincadeiras de mau-gosto e, se alguns pagam o mico e os churrascos da policia federal, podem crer que não vão levar o meu bom humor de graça.

E, embora a alface tenha agrotóxico, não posso aceitar que transformem a vida em um Big-Brother com perucas e dólar do lar.

Julio, mesmo vendo que hoje somos todos palhaços terceirizados, sabe que o tempo não para e o vento varrerá, como sempre varreu, o lixo pro mar.

Sei que sobra o ouro dos tolos para

um passeio em pqt

"VOLTA DILMA" O contorno do litoral pode ser feito a pé em 45 minutos, sem correria nem paradas. De bicicleta, leva cerca de 25 minutos.

AD

OS

BO

MB

EIR

OS

Logo na saída da estação das barcas na ilha, à direita, um painel oferece algumas opções de roteiros turísticos.

Paquetá > Praça XV

Pontos turísticos

enfeitar os idiotas, mas nunca me comprarão com espelhinhos.

PR

Paquetá está no município do Rio: não é preciso DDD nas ligações para a capital.

Mas o tempo também passa e quem diria que a Beldade da Comlurb já é avó e que a Gostosa de Biquíni Cor de Rosa se mudou para Jundiaí mas continua fazendo compras nos Carecas só por causa do nome.

Dias Úteis 05:30 > 06:20 06:30 > 07:20 07:30 > 08:20 09:30 > 10:20 11:30 > 12:20 14:30 > 15:20 16:30 > 17:20 18:30 > 19:20 19:30 > 20:20 21:00 > 21:50 23:10 > 00:00 FdS e feriados 06:00 > 07:10 08:30 > 09:40 10:00 > 11:10 11:30 > 12:40 13:00 > 14:10 14:30 > 15:40 16:00 > 17:10 17:30 > 18:40 19:00 > 20:10 20:30 > 21:40 22:00 > 23:10 23:30 > 00:40

Praça XV > Paquetá Dias Úteis 05:30 > 06:20 06:30 > 07:20 08:30 > 09:20 10:30 > 11:40 13:20 > 14:10 15:30 > 16:20 17:30 > 18:20 18:30 > 19:20 20:00 > 20:50 22:15 > 23:05 00:00 > 00:50 FdS e feriados 04:30 > 05:40 07:00 > 08:10 08:30 > 09:40 10:00 > 11:10 11:30 > 12:40 13:00 > 14:10 14:30 > 15:40 16:00 > 17:10 17:30 > 18:40 19:00 > 20:10 20:30 > 21:40 22:00 > 23:10 00:00 > 01:10

Igreja Bom Jesus do Monte Caramanchão dos Tamoios Canhão de Saudação a D. João VI Árvore Maria Gorda Praças e parques Preventório Rainha Dona Amélia Pedro Bruno Escola Pedro Bruno Fernão Valdez Telefones úteis Poço de São Roque Atobás (Quadrado da Imbuca) Barcas (estação de Paquetá) - 3397 0035 Coreto Renato Antunes Tiês Barcas (central de atendimento) - 0800 7211012 Capela de São Roque Lívio Porto (Ponta da Ribeira) Bombeiros - 3397 0300 Cedae - 3397 2143 (água) / 3397 2133 (esgoto) Casa de Artes Mestre Altinho Comlurb - 3397 1439 Pedra da Moreninha Bom Jesus do Monte Farmácia - 3397-0082 Ponte da Saudade Manoel de Macedo Gás (fornecimento de bujão) - 3397 0215 Pedra dos Namorados São Roque Hospital (UISMAV) - 3397 0123 / 3397 0325 Casa de José Bonifácio Ex-Combatentes Light - 0800 282 0120 Mirante do Morro da Cruz Alfredo Ribeiro dos Santos Oi Telemar - 3397 0189 Cemitério de Paquetá Pintor Augusto Silva PM - 3397 1600 / 2334 7505 Em negrito, horários com barcas Cemitério dos Pássaros Parque Darke de Mattos Polícia Civil - 3397 0250 abertas (tradicionais). Em itálico, os horários previstos de chegada. Farol da Mesbla Parque dos Tamoios XXI R.A. - 3397 0288 / 3397 0044

Localidades

Viracanto Levas-Meio Rua dos Colégios Ladeira da Covanca Morro do Buraco

(Morro do Gari)

Pau da Paciência Árvore do Sylvio Colônia Cocheira Morro do Pendura Saia Morro do PEC

(Morro da Light)

Rua Nova Colônia da Mesbla Curva do Vento Beco da Coruja

Serviços

Banco Itaú Banco do Brasil e Caixa Econômica (Loja lotérica)

Hospital (UISMAV) (3397.0123 / 0325)

Aparelhos de ginástica (jovens e maduros)

Aparelhos de ginástica (idosos)

Mesas para pic-nic ou jogos Mictórios Farmácia (3397.0082) Brinquedos infantis


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.