A Hora – 08/07/2025

Page 1


Expansão inspira novas conexões no interior do RS

Comitiva do Vale do Taquari prestigia a inauguração da Rádio Pelotense, agora sob gestão do Grupo A Hora, e participa de reunião-almoço com empresários e líderes regionais da Zona Sul. Troca de experiências e aproximação reforçam busca por protagonismo no cenário estadual.

Transporte aéreo é cada vez mais usual

OPINIÃO VINI BILHAR

Acil confirma feira para o próximo ano

Governador afirma que cronograma será mantido e edital apresentado em julho. Estudo regional sobre tráfego deve ficar fora do cálculo da nova tarifa base de pedágio.

PÁGINA | 5

GABRIEL

Avolta da Rádio Pelotense simboliza a potência da integração regional como motor de desenvolvimento. O movimento do Grupo A Hora, ao conectar Vale do Taquari e Zona Sul por meio do jornalismo profissional, cria pontes que transcendem a geografia e fortalecem o Rio Grande do Sul como um todo.

Embora distantes, as regiões compartilham desafios e aspirações. O Vale do Taquari traz na sua essência o trabalho associativo. Por outro lado, a experiência histórica de Pelotas e Rio Grande no comércio exterior e na indústria oferece lições valiosas para o Vale.

Mais do que informar, cabe ao jornalismo de qualidade aproximar quem pode construir junto.”

Neste sentido, a expansão do Grupo A Hora para a Zona Sul trata-se de uma oportunidade para conectar ecossistemas produtivos, compartilhar boas práticas e criar agendas comuns.

Este movimento chega em momento oportuno. Enquanto o Vale consolida o modelo de desenvolvimento baseado em cooperação, a Zona Sul busca reinventar-se após anos de desafios econômicos. Juntas, as regiões podem construir uma nova narrativa para o interior gaúcho, menos fragmentada, mais colaborativa e capaz de competir em pé de igualdade com os grandes centros.

Enquanto veículo de comunicação, o Grupo A Hora, com seu conhecimento enraizado no Vale e agora sua presença no Sul, está posicionado para facilitar esse diálogo. Mais do que informar, cabe ao jornalismo de qualidade aproximar quem pode construir junto.

Av. Benjamin Constant, 1034, Centro, Lajeado/RS grupoahora.net.br / CEP 95900-104

“A

arte foi acompanhando todas as mudanças da minha vida”

Comoobjetivode explorarasemoções humanas,KarinaHilgert Kaspary,26,colorecom tintaopapel.Foiassim quecriouacoleção “Linhas do Sentir”, em exposiçãonaCasade CulturadeLajeadoatéo m do mês. A artista vê emsuascriaçõesuma profundarelaçãocom a vida, além de uma extensãodaprópria existência.

Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br

Como começou a sua história com a arte?

Eu crio desde criança, e a arte foi acompanhando todas as mudanças da minha vida. Desde a complexa fase da adolescência, passando pelos questionamentos da época da faculdade até o momento atual - que continua se desenrolando nas inconstâncias do início da vida adulta. A arte sempre foi o meu porto seguro, um lugar para onde eu corria quando a mente e o corpo pesavam. Hoje, para além de ser meu jeito de estar no mundo, uso da minha habilidade para encantar pessoas através de artes únicas e especiais.

Que tipo de pinturas ou outros trabalhos mais gosta de fazer, quais técnicas escolhe e por quê?

Já experimentei muitas técnicas, mas a que mais me encanta continua sendo a aquarela. Vejo nela uma profunda relação com a vida - podemos até achar que temos o controle de tudo, mas, em algum momento, ela vai dar um jeito de ir para outro caminho e a gente vai

ter que trabalhar com isso. Com essa técnica, adoro criar tudo! Alguns trabalhos que faço são: retratos de pets e de pessoas, artes infantis, artes personalizadas para casamentos, eventos, marcas. E também estou iniciando no ramo da tatuagem, onde vejo mais uma oportunidade de criar trabalhos significativos para serem levados na pele.

Por que “Linhas do Sentir”?

O que te inspirou para esta exposição?

Para essa coleção, me inspirei na forma como sinto cada uma dessas emoções. É como se eu conseguisse ver as formas e cores enquanto aquele sentimento está atravessando meu corpo. E, apesar de me basear na forma como vejo essas emoções, essa não é uma experiência individual - afinal, todos sentimos! Criar essa coleção e observar as pessoas interagindo e se identificando - ou não - com as obras foi muito importante.

O que a arte significa para você e de que forma pretende continuar seguindo este caminho?

A arte é uma extensão de quem sou, uma forma de me colocar no mundo. Pretendo continuar criando e construindo conexões com muitas pessoas - seja através das pinturas ou das tatuagens. Desejo continuar vendo o olhar de emoção e carinho no rosto daqueles que buscam o meu trabalho por muito tempo!

Já tinha participado de outras exposições antes? Como está sendo este momento?

Já realizei exposições em Passo Fundo, durante o período da faculdade (sou formada em Artes Visuais), em Ipê, e agora aqui em Lajeado. Está sendo muito especial conhecer novas pessoas e me colocar no meio cultural da nossa cidade.

assinaturas@grupoahora.net.br comercial@grupoahora.net.br faturamento@grupoahora.net.br financeiro@grupoahora.net.br centraldejornalismo@grupoahora.net.br atendimento@grupoahora.net.br

Os artigos e colunas publicados não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores. Impressão Zero Hora Gráfica

Filiado à
Fundado em 1º de julho de 2002
Vale do Taquari - Lajeado - RS
Diretor Executivo: Adair Weiss
Diretor Editorial e de Produtos: Fernando Weiss
Contatos eletrônicos:
Editor-chefe da Central de Jornalismo: Felipe Neitzke

SANEAMENTO BÁSICO

Protesto desperta vereadores para busca de alternativa

Passeata no sábado com cerca de 200 pessoas defende continuidade das associações de água. Parlamentares da oposição organizam viagem para conhecer outros formatos para prestação do serviço

Filipe Faleiro

filipe@grupoahora.net.br

LAJEADO

Oimpasse sobre o futuro do saneamento básico de Lajeado se intensifica. Após o protesto no sábado, 5, vereadores da oposição articulam visitas técnicas a cidades com modelos alternativos de prestação do serviço.

A intenção é pressionar o governo municipal a reconsiderar o aditivo contratual com a Corsan/Aegea, que poderá excluir associações comunitárias da operação de abastecimento de água. Conforme estimativa da organização, mais de 200 pessoas compareceram no ato, que teve passeata pela rua central e concentração em frente à prefeitura de Lajeado. “Não foi

um ato político nem eleitoral. Foi um movimento legítimo das comunidades”, avalia o vereador Eder Spohr (MDB).

Segundo ele, a manifestação reflete um sentimento da população, em especial entre pessoas atendidas pela Associação de Água do Bairro São Bento. “As pessoas analisam a realidade. Conhecem o serviço da Corsan e não querem a troca. Isso precisa ser ouvido. Vou ser sincero, eu não tenho a solução. Só acho injusto, depois de quase 40 anos, simplesmente chegar à associação e dizer: ‘não precisamos mais de vocês, pode fechar’. A palavra deles precisa ser ouvida”, defende. Dentro da câmara de vereadores, foi aberta uma solicitação para uma comitiva de parlamentares de Lajeado visitarem cidades com modelos diferentes, em especial Caxias

Organização promete mais atos e um deles ocorre hoje, durante sessão do Legislativo

do Sul, onde a prestação dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto é feito por uma empresa pública administrada pelo governo municipal.

“Queremos ver como funciona esse modelo público. Segundo informações preliminares, é uma estrutura eficiente, com índice elevado de tratamento de esgoto e com caixa para fazer os investimentos”, destaca Spohr.

A mobilização permanece, afirma o presidente da Associação de Água do bairro São Bento, Nilson Purper. “Foi a comunidade que fez tudo. Agora querem entregar para uma empresa privada? Vamos até o fim”. Para amanhã, os integrantes do movimento prometem um novo ano durante a sessão do parlamento.

A prefeita Gláucia Schumacher sustenta que o Marco Legal do Saneamento Básico obriga municípios a universalizar o serviço até 2033 — 99% de cobertura de água e 90% de esgoto tratado. Hoje, Lajeado tem menos de 1% de esgoto tratado.

Segundo Gláucia, há duas opções possíveis: assinar um aditivo com a Corsan, estendendo o contrato até 2062, ou abrir nova licitação. “Respeitamos a mobilização, mas há decisões que não dependem da vontade política. O que nos resta é buscar a melhor indenização.”

Um estudo técnico foi contratado para mapear a rede de abastecimento e os sistemas alternativos. O levantamento custou R$ 40 mil e tem prazo de 60 dias.

EXEMPLOS PELO RS

Caxias do Sul

A prestação do serviço é pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), uma autarquia, gerenciada pelo município. Começou a operar em 5 de janeiro de 1966.

A criação da empresa pública foi uma estratégia para garantir maior autonomia administrativa e técnica para o abastecimento de água da cidade, que apresentava problemas de escassez hídrica.

Relação com a Corsan Caxias do Sul nunca teve contrato de prestação de serviços com a companhia estadual, e hoje sob administração da Aegea.

Desde a fundação, o Samae assumiu os serviços de água e esgoto em Caxias do Sul, o que o torna um dos poucos casos no Rio Grande do Sul com gestão 100% municipal.

Modelo de Gestão

O Samae tem orçamento próprio, corpo técnico especializado e planejamento estratégico de longo prazo.

A gestão é feita com base em planos municipais de saneamento e em conformidade com o Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020).

A cidade tem um conselho e o fundo municipal de saneamento, o que fortalece a governança e a capacidade de investimento.

Água e esgoto

Rede própria do município, com 98% de cobertura no abastecimento de água. Fontes de captação: O sistema é abastecido por seis bacias hidrográficas principais: Marrecas, Faxinal, Maestra, Dal Bó, Galópolis e Samuara. São seis Estações de Tratamento de Água (ETA). Vazão média: 2.410 litros por segundo. Conforme o Samae, 93% da população é atendida tratamento de esgoto.

Teutônia

Na década de 1990, Teutônia firmou contrato com a Corsan para prestação dos serviços de saneamento básico. A partir de 2010 cresceu o descontentamento da população e da administração municipal com a qualidade dos serviços prestados pela companhia.

Reclamações incluíam falta de investimentos em infraestrutura, ausência de sistema de esgoto e dificuldades de comunicação com a companhia.

Em 2022 Teutônia iniciou o processo de rescisão contratual com a Corsan. O município alegou que a companhia não apresentava plano viável para atingir as metas do tratamento do esgoto dentro do prazo estipulado pelo marco regulatório.

Teutônia passou a operar os serviços de forma municipalizada, com apoio técnico da Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru (APDL).

O município busca agora implementar sistema de esgotamento sanitário e ampliar a rede de abastecimento com maior autonomia e controle local.

Pelotas

O responsável pelos serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos é o SANEP (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas).

É uma autarquia com autonomia administrativa e nanceira, vinculada ao governo municipal. Foi criado em 1965, com o nome de SAAE e mudou para Sanep em 1984.

Água e esgoto

Cobertura de 99,5% da população. São três estações de tratamento. Maior desafio é reduzir a perda da água captada.

22% do esgoto coletado é tratado, segundo o Instituto Trata Brasil. Tem obras em andamento, com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo: 94% pronta e elevará o índice para 40%.

rodrigomartini@grupoahora.net.br

Transporte aéreo já é uma realidade no Vale

Otransporte aéreo é cada vez mais usual entre empresários e investidores que vivem ou apostam no Vale do Taquari. Logo, e isso não é de hoje, não se trata de um “luxo para poucos” falar em investimentos na pavimentação e/ou construção de pistas de pouso e decolagem. Não é capricho. Pelo contrário. É investimento com retorno garantido. E não

falamos só de novos negócios e da agilidade logística de quem precisa cruzar o Estado ou o país para tocar os empreendimentos. É preciso levar em conta o transporte de órgãos e pacientes por parte das casas de saúde, e também pensar em pontos seguros para a chegada de mantimentos e socorro aéreo em épocas de grandes enchentes. Por tudo isso e muito mais, é preciso naturalizar o transporte

PL reforça: o partido não faz parte do governo de Estrela

Em nota encaminhada à coluna, a Executiva Municipal do Partido Liberal (PL) de Estrela reforça que a nomeação do vereador Humberto Canigia (PL) para o cargo de Secretário de Infraestrutura Urbana é uma “decisão individual”. Segundo os líderes do PL na cidade, foi um movimento realizado “sem anuência ou consulta prévia à instância partidária competente, sendo, portanto, de responsabilidade única e exclusiva do parlamentar e dos suplentes diretamente beneficiados pela situação”. Sobre isso, o PL de Estrela informa também que “já encaminhou ao Diretório Estadual a solicitação formal para que sejam adotadas as medidas cabíveis e necessárias, de acordo com os termos da legislação vigente e do estatuto do partido”. Ou seja...

aéreo no Vale do Taquari e parar de tratar o tema como se fosse exclusividade ou interesse de uma meia dúzia de bem-sucedidos empresários. Pensar a logística aérea com seriedade é apostar no desenvolvimento regional e na geração de mais riqueza. Isso já é natural em regiões mais desenvolvidas e até mesmo em regiões que estão muito aquém do nosso Vale. E não podemos ficar para trás!

Estacionamento obrigatório na Júlio?

Uma regra histórica ao centro de Lajeado pode estar com os dias contados. E eu explico. De acordo com o Plano Diretor atual do município, novos empreendimentos residenciais e comerciais precisam necessariamente contar com vagas de estacionamento próprias. E, para alguns atores do poder público e da iniciativa privada, tal regra tem afugentado novos investimentos e novos moradores para as principais ruas centrais da cidade, com destaque à Rua Júlio de Castilhos. Diante disso, tais atores buscam mudar a regra e possibilitar prédios e lojas sem vagas próprias. E o assunto já passou pelo crivo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU). Agora é preciso debatê-lo em audiência pública e, caso seja aceito, passar pelo crivo dos vereadores.

- A deputada estadual Silvana Covatti (PP) estará em Lajeado no sábado, na sede da SER São Cristóvão, para um encontro com as mulheres Progressistas. O encontro inicia às 9h.

- Representante do Grupo Front, Roberto Luchesse estará hoje, às 16h30min, no plenário da câmara de Lajeado. Ele vai apresentar aos vereadores o projeto da ponte entre Lajeado e Estrela.

- Antes de Luchesse, às 16h, a câmara de Lajeado vai receber o chefe do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner. Em pauta, a polêmica formação dos Guardas Civis Municipais.

- Em Mato Leitão, o diretório municipal do PP moveu uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para tentar anular a lei que criou o cargo de Gestor de Governança da prefeitura, hoje ocupado pelo ex-prefeito, Carlos Bohn (PSDB), e cujo salário é próximo de R$ 15 mil.

- A câmara de Venâncio Aires já contabiliza mais de R$ 50 mil em diárias só no primeiro semestre deste ano. E já tem eleitor de olho.

- O governo de Santa Clara do Sul precisa regularizar hoje a prestação de contas da Nota Fiscal Gaúcha referente a novembro de 2024. Faltou prestar contas de R$ 5 mil e o município acabou caindo no Cadin.

Resenha e celebração em Pelotas

O dia sete de julho já é histórico para Pelotas. É o dia do aniversário dessa que é uma das principais cidades do sul do Brasil, e agora também é a data de aniversário do jornal A Hora do Sul e da reinauguração da quase centenária Rádio Pelotense, coordenados pelo Grupo A Hora. E a segunda-feira festiva reuniu um valioso grupo de líderes do Vale do Taquari que se deslocaram cedo da manhã de Lajeado à Região Sul para prestigiar essa data tão especial. E, como não poderia ser diferente,

foi uma manhã/tarde de muita resenha, troca de informações, embates regionais e proposição de novas soluções para as nossas dores regionais e coletivas. Tudo isso com o sabor de um dos cafés mais icônicos do sul do Brasil: o Café Aquarius, que funciona no mesmo local – e com o mesmo atendimento – desde 1970. Em tempo, que falta faz a Lajeado e cidades vizinhas um ponto tradicional como o Café Aquarius para reunir bons debatedores e/ ou provocadores.

Vereador que vira secretário deveria perder o mandato

Já que ninguém fala, eu vou falar: vereador eleito que assume função de secretário municipal deveria perder o mandato parlamentar. Simples assim. Ora, o cidadão fez campanha, gastou dinheiro público, fez com que o eleitor deixasse de apostar em outro representante e quando conquista a cadeira na câmara abre espaço para um suplente e vai atuar no Executivo. Não

faz sentido. Assim como não faz sentido o ingresso de deputados estaduais no Palácio Piratini e de deputados federais como ministros do governo federal. Sobre isso, aliás, o exemplo dos Estados Unidos deveria nortear a nossa legislação. Em solo norte-americano, se algum parlamentar decidir assumir a função de secretário de Estado, perde o mandato. Simples assim.

CONCESSÃO DO BLOCO 2

Estado mantém cronograma e reduz chance de uso do novo VDM

Governador

Eduardo Leite afirma que o edital será apresentado em julho. Ideia é fazer o leilão das rodovias entre outubro e novembro, para que a nova concessionária possa iniciar os trabalhos em janeiro de 2026

Filipe Faleiro filipe@grupoahora.net.br

Os dados atualizados sobre o fluxo de veículos nas rodovias do Bloco 2, a partir de estudo contratado pela região, têm poucas chances de interferir sobre

o novo cálculo da tarifa base. Foi o que afirmou o governador

Eduardo Leite durante entrevista concedida às rádios A Hora (102.9) e Pelotense (99.5).

O posicionamento frustra o grupo técnico da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT), que vê na pesquisa uma

chance de reduzir o valor do pedágio. Os resultados do levantamento sobre o Volume Diário Médio (VDM) foram entregues no fim de semana.

Conforme o diretor de infraestrutura da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), Leandro Eckert, os dados estão em análise

pelo grupo. Depois disso, será marcada uma reunião com todo o grupo do setor produtivo, e os financiadores, as associações dos municípios (Amvat e Amat), dos vereadores (Avat) e entidades ligadas ao setor produtivo. De acordo com o coordenador do grupo de trabalho, o vice-presidente da CIC-VT, Adelar Steffler, o objetivo é comprovar que o tráfego nas rodovias estaduais é maior do que o calculado no estudo do BNDES. O VDM é usado como base para definir o modelo de concessão. Com isso, a expectativa era recalcular a tarifa por quilômetro rodado, hoje fixada em R$ 0,19.

“Iniciativa positiva”, diz governador

O governador Eduardo Leite elogiou a atitude da região, porém indicou que o estudo dificilmente será incorporado ao edital. “É positivo, desde que não force um

número abaixo do real. Forçar uma tarifa menor pode comprometer o interesse das empresas”, disse. Segundo ele, o cronograma será mantido: edital final em julho, leilão entre outubro e novembro, assinatura do contrato em dezembro e início da operação em janeiro de 2026.

Apesar disso, o governador garante que há interesse do setor privado. “Mesmo que o novo estudo não seja incorporado, haverá mecanismos de subsídio para que as empresas possam ser mais ousadas em suas propostas. É um projeto com atividade econômica intensa e com um porte de R$ 1,5 bilhão em investimentos por parte do Estado.”

A proposta estadual prevê aporte público de R$ 1,5 bilhão via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) e um total de R$ 5,8 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos. A CIC-VT defende que a tarifa base seja reduzida para cerca de R$ 0,14/km, o que depende do aumento do VDM calculado.

Região contratou uma empresa para analisar o uxo de veículos
FILIPE FALEIRO

INTEGRAÇÃO ENTRE LIDERANÇAS

Expansão do A Hora aproxima regiões

Inauguração da Rádio Pelotense e evento promovido na Associação Comercial local atraiu empresários do Vale, em um movimento de troca de experiências com gestores da Zona Sul. Governador Eduardo Leite participa de primeira entrevista na emissora

Depois de quase dois anos, uma das emissoras radiofônicas mais tradicionais do país voltou ao ar na manhã de ontem, em um dia de comemorações. A Rádio Pelotense, que completa 100 anos de fundação em 2025, deu início a uma nova etapa em sua imponente história e se soma ao movimento de expansão do Grupo A Hora na região Sul do Estado.

Desde a manhã de sábado, 5, os ouvintes de Pelotas e região já conseguiam sintonizar a 99,5 FM, durante o período de testes, com uma playlist musical especial. Às 6h de ontem, o jornalista Fabiano Conte abriu oficialmente a programação, com o “Acorda Zona Sul”. Além da volta da Pelotense, a segunda-feira também foi marcada pelo aniversário de 213 anos de Pelotas, uma das maiores cidades do interior do

O A Hora existe para enriquecer as regiões, economicamente, socialmente e culturalmente"

RS, e também do primeiro ano de circulação do Jornal A Hora do Sul, comemorado no domingo, 6. A Pelotense retorna com foco no jornalismo e na prestação de serviço à comunidade, em sintonia com o modelo multiplataforma já consolidado pelo A Hora no Vale do Taquari. A sede da emissora funcionará junto à central de jornalismo do A Hora

Vejo uma janela de oportunidades na região Sul. Mas as lideranças precisam estar unidas"

do Sul, na área central de Pelotas. “Devolver a Rádio Pelotense à comunidade significa um novo ciclo onde o foco vai ser o desenvolvimento regional em todos os setores da sociedade”, afirma o diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss. Com uma redação unificada entre rádio, portal e jornal, o trabalho jornalístico será transversal e colaborativo.

Parcerias entre regiões

A convergência de interesses e o fortalecimento de parcerias entre a Zona Sul e o Vale do Taquari pautaram reunião-almoço promovida pelo Grupo A Hora na sede da Associação Comercial de Pelotas (ACP).

O encontro reuniu lideranças empresariais e representantes de entidades das duas regiões, com o objetivo de identificar oportunidades e dificuldades e fomentar o desenvolvimento regional. “O A Hora existe para enriquecer as regiões, economicamente, socialmente e culturalmente”, destacou Adair Weiss, mediador do painel.

Os convidados foram os presidentes da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Souza, da ACP, Fabrício Cagol, da Câmara da Indústria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT),

Estamos buscando convencer o setor empresarial para trabalharmos juntos nas pautas prioritárias, principalmente a infraestrutura"

Angelo Fontana, e do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Cintia Agostini. Souza revelou ter se surpreendido com a capacidade de mobilização do Vale do Taquari. “É uma região que tem o associativismo e o empreendedorismo na essência. Tem um espírito comunitário permeando a sociedade. E nesse sentido vejo uma janela

de oportunidades na região Sul. Mas as lideranças precisam estar unidas”, alertou.

O prefeito de Pelotas, Fernando Marroni, também acompanhou o evento. “Receber uma comitiva do Vale do Taquari é uma homenagem que vocês prestam a nossa cidade. Destaco a iniciativa do Grupo A Hora de investir em Pelotas, de retomar um símbolo que é a nossa Rádio Pelotense. Mais do que investir, trazer um novo olhar de desenvolvimento para nossa cidade e região”. Ao final do evento, a ACP e a Aliança Pelotas entregaram uma placa aos diretores do A Hora, Adair e Fernando Weiss em referência ao aniversário de um ano do jornal A Hora do Sul e à reinauguração da Rádio Pelotense.

Conexões estratégicas

A comitiva regional também acompanhou a inauguração da Rádio Pelotense, em um momento de integração com os profissionais e também com líderes da Zona Sul. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do RS e

Mateus Souza mateus@grupoahora.net.br
Governador concedeu primeira entrevista da nova fase da emissora
Diretores do A Hora recebem placa alusiva ao aniversário do A Hora do Sul e retomada da Pelotense
Diogo Fedrizzi e Paulo Cardoso Colaboração

FERNANDO

MARRONI

PREFEITO DE PELOTAS

Receber uma comitiva do Vale do Taquari é uma homenagem que vocês prestam a nossa cidade no nosso aniversário”

ex-prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a expansão do A Hora

também fortalece conexões estratégicas.

“Nós, lá do Vale, ficamos satisfeitos ao ver o negócio funcionando, com equipe qualificada e conteúdo relevante.

Já é possível perceber essa primeira aproximação entre empresários do Vale e da região Sul. São pontes que se constroem.

O A Hora sempre se destacou por aproximar pessoas e projetos de desenvolvimento. Agora, além de atuar no Sul, pode ajudar a conectar as regiões para que cresçam juntas em iniciativas estruturantes pelo Estado”, destaca.

Já o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana, reforçou o papel do jornalismo local e projeta uma contribuição do A Hora também

“A Região Sul caminha para desenvolver essa mesma dinâmica colaborativa”

Durante a primeira transmissão da emissora, o governador Eduardo Leite esteve nos estúdios e destacou o papel fundamental da imprensa séria frente aos desafios contemporâneos. Em 2015, quando era prefeito de Pelotas, Leite reconheceu a emissora como Instituição Emérita, pela contribuição ao desenvolvimento de Pelotas e demais municípios da região

Como você avalia a retomada da operação da Rádio Pelotense, emissora de rádio mais antiga do estado?

A Rádio Pelotense, Instituição Emérita reconhecida em 2015, tem uma trajetória marcada pela contribuição a Pelotas e à região. Agora, ao restabelecer suas atividades por meio do Grupo A Hora, reafirma sua influência na comunicação. É fundamental, nos tempos em que vivemos, com redes sociais que difundem conteúdos enviesados e fake news, além dos desafios trazidos pelas inteligências artificiais, que podem ser usadas tanto para o bem quanto para o mal, contar com veículos que tenham credibilidade e compromisso com a verdade. Por meio de profissionais habilitados, é possível oferecer conteúdos de qualidade e promover bons debates. Tenho certeza de que a nova operação trará uma

para o desenvolvimento da Zona Sul. “E por que não fortalecer a ligação entre as regiões, estimulando o empreendedorismo e o crescimento do Rio Grande do Sul como um todo? Uma comunicação bem feita gera desenvolvimento social e

Nesse cenário, a atuação do Grupo

A Hora no Sul é determinante para impulsionar essa transformação.”

contribuição significativa para toda a Região Sul.

Além da comunicação, de que outras formas o Grupo

A Hora consegue colaborar com o desenvolvimento das comunidades?

A Região Sul enfrenta um grande desafio: restabelecer a prosperidade econômica e social, recuperando a autoestima da população local. Embora seja um processo longo, essa caminhada pode ser acelerada por meio da sinergia com o Vale do Taquari. Na Região dos Vales existe uma cultura já consolidada de empreendedorismo local e de cooperação entre os diferentes atores da sociedade, que atuam em conjunto para impulsionar o desenvolvimento. Esse ambiente favorece um ciclo virtuoso de investimentos, inovação e geração de empregos. A Região Sul caminha para desenvolver essa

econômico”, observa.

O empresário Nilto Scapin avalia que o movimento amplia o potencial de integração regional. “Para nós, do Vale, é motivo de orgulho ver o Grupo A Hora expandindo para uma área de tanta relevância econômica e

mesma dinâmica colaborativa. Esse é um processo essencial para que ela possa equiparar seu ritmo de progresso e explorar plenamente suas potencialidades. Nesse cenário, a atuação do Grupo A Hora no Sul aqui é determinante para impulsionar essa transformação.

De que maneiras pontuais o Estado contribui para o progresso da Zona Sul? O Estado tem contribuído com investimentos estratégicos. Entre as ações, destaco a ampliação da malha aérea em Pelotas, que passou a contar com voos para São Paulo, possibilitando novas conexões com grandes centros. Também há investimentos importantes em infraestrutura, como os R$ 60 milhões aplicados no acesso a Rio Grande e na construção do Hospital de ProntoSocorro Regional, em Pelotas que será entregue em breve Na área da qualidade de vida, avançamos com a revitalização de parques e praças, e, na segurança pública, com a instalação do Batalhão de Choque. Além disso, desde a segunda metade do meu governo, o Porto de Rio Grande passou a manter integralmente suas receitas aplicadas no próprio porto, o que não acontecia antes, em razão das limitações fiscais do Estado.

cultural. Pelotas, Rio Grande e os municípios vizinhos sempre foram referência para a economia do Estado. Agora, com uma equipe afinada e experiente, o grupo traz esse conhecimento para cá, fomentando o desenvolvimento local, frisa.

vinibilhar@grupoahora.net.br

Expovale + Construmóbil 2026: expectativas renovadas

Aeconomia regional já pode marcar no calendário um de seus compromissos mais estratégicos para 2026. A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) confirmou a realização da Expovale + Construmóbil entre os dias 12 e 15 e de 18 a 22 de novembro, novamente no Parque do Imigrante. O evento é organizado em parceria com a prefeitura de Lajeado. A 24ª edição da Expovale — Feira Comercial, Industrial e de Serviços — será realizada em conjunto com a 12ª edição da Construmóbil, voltada ao setor da construção civil, mobiliário e decoração. Essa integração já se mostrou eficaz em edições anteriores, potencializando sinergias

entre diferentes segmentos produtivos.

Os números da última edição, em 2024, ajudam a dimensionar o peso da feira na engrenagem econômica local: foram 108 mil visitantes, mais de 400 expositores e um volume expressivo de negócios — R$ 120,5 milhões em vendas efetivadas e R$ 288,2 milhões em prospecções.

Segundo a organização, a comercialização dos espaços terá início nos próximos meses, com prioridade para expositores que participaram da última edição.

Sobre a estrutura do Parque do Imigrante, Joni Zagonel, presidente da Acil, destacou que “o grande sonho seria ter o projeto novo já realizado até a próxima feira. Isso dado ao tempo, já não

tem mais condições de acontecer”.

Ainda sobre a estrutura, Zagonel ponderou: “tem ainda uma melhoria pendente que constava no projeto de unificação. A pavimentação de um trecho logo em frente à portaria principal, daquela área envidraçada, que é uma pavimentação em direção à área de shows. Criaria ali uma espécie de contorno pavimentado para ampliar o espaço de exposição ao ar livre”.

Mais do que uma vitrine de produtos e serviços, a Expovale + Construmóbil tem se firmado como um termômetro da confiança empresarial no interior gaúcho — um espaço onde inovação, tradição e visão de futuro se encontram.

• Investimentos - Estudo do Tesouro Nacional indica que o governo precisará investir R$ 93 bilhões a mais em saúde e R$ 22,7 bilhões a menos em educação na próxima década. O motivo é o envelhecimento populacional e a redução no número de nascimentos. A tendência pressiona o arcabouço fiscal e reacende o debate sobre os pisos constitucionais.

• Inflação - A inflação oficial do Brasil deve ultrapassar pela primeira vez os limites da meta contínua, válida desde janeiro de 2025. O IPCA de junho, a ser divulgado dia 10, deve confirmar seis meses fora da faixa de 1,5% a 4,5%, descumprindo o novo modelo.

O Sicredi Região dos Vales reuniu cerca de 700 pessoas na sede da cooperativa em Encantado, no dia 3 de julho, para celebrar os 43 anos de atuação e homenagear os 480 projetos apoiados neste ano pelo programa Juntos pela Região. A iniciativa beneficia entidades de 18 municípios em áreas como cultura, educação, saúde, inclusão, segurança e sustentabilidade. Durante o evento, foi exibido

um documentário com relatos de entidades beneficiadas, destacando o impacto das ações nas comunidades. A noite também marcou o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em 5 de julho, e contou com palestra do educador Jorge Trevisol, que falou sobre resiliência, cooperação e esperança. O presidente da cooperativa, Ricardo Cé, enalteceu o trabalho voluntário e o compromisso com o bem comum.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Alunos do colégio Madre Bárbara simulam funções de vereadores

Estudantes do primeiro ano do ensino médio

desenvolveram seis propostas em parceria com o Legislativo

LAJEADO

Entender o funcionamento de um dos poderes da sociedade e vivenciar a possibilidade de criar projetos para solucionar problemas em diferentes áreas. Com estes objetivos, estudantes do Colégio Madre Bárbara participaram de uma interação com vereadores de Lajeado. O último dos três encontros ocorreu nesta segunda-feira, 7, com a apresentação de sugestões criadas em parceria com o Legislativo. As propostas abordaram: iluminação pública, inclusão digital, fluxo de veículos em rotatórias, prevenção e resposta às enchentes, saúde mental, além de incentivo a vacinação e reforma nas unidades de saúde. Com os alunos dispostos no plenário e na sequência do rito tradicional, as proposições foram apresentadas, debatidas e votadas pelos estudantes na condição de vereadores. O projeto integra a disciplina Modelos de Governança e Política voltada ao primeiro ano do ensino médio, ministrada por Lucas Schneider. Segundo o professor, a proposta foi absorvida totalmente pela turma, com pesquisas,

MARIA

Com certeza uma marca na vida deles enquanto estudantes, graças a uma parceria com os vereadores que foram muito receptivos junto com as assessorias.”

avaliação de problemas de grande impacto na vida das pessoas e debate por soluções. “São três iniciativas: Entender a importância do Legislativo, buscar a solução de grandes problemas para municipalidade e negociar posicionamentos”, complementa.

Conforme a diretora do Madre Bárbara, Maria Elena Jacques, integrar os alunos com experiências reais da sociedade e provocar os estudantes e serem protagonistas dos debates importantes. “Muita pesquisa e busca por parte dos estudantes. Com certeza uma marca na vida deles enquanto estudantes, graças a uma parceria com os vereadores que foram muito receptivos junto com as assessorias”, analisa.

Auxílio

As três interações dos estudantes com a câmara ocorreram em segundas-feiras, após a reunião das comissões permanentes. Cada grupo foi atendido por ao menos um dos vereadores, que auxiliou na criação e adaptação das ideias e formatação dos projetos. De acordo com a presidente, Ana da Apama (PP), aproximar o Legislativo da comunidade é um dos objetivos da sua gestão. “A gente está junto das pessoas nas reuniões com os bairros, na criação do projeto Câmara Mirim e na rotina dos vereadores. Os alunos criaram excelentes propostas e mostraram que há bons valores na comunidade para futuros gestores”, acrescenta.

AS SEIS PROPOSTAS DOS ALUNOS

- Recolocação e ampliação de postes de luz em locais periféricos e em áreas atingidas pelas enchentes e dá outras providências

- Institui medidas de inclusão digital e acesso à tecnologia no Município de Lajeado.

- Padronização das preferências dos veículos circulantes nas rótulas do município.

- Programa Municipal de Prevenção e Resposta às Enchentes e Adaptação Climática.

- Promoção do bem-estar e da saúde mental para crianças e adolescentes

- Medidas de incentivo à vacinação e a reforma das unidades de saúde no Município de Lajeado.

Projeto integra a disciplina Modelos de Governança e Política voltada ao primeiro ano do ensino médio
HENRIQUE PEDERSINI

MPB nos palcos do Pratas da Casa

Livia Luana Rempel e Maria Eduarda Slaifer se apresentam na noite de hoje, no Auditório do Tecnovates

Bibiana Faleiro bibianafaleiro@grupoahora.net.br

Para a quarta edição do ano do Projeto Pratas da Casa, o Auditório do Tecnovates, na Univates, recebe Livia Luana Rempel, com tributo a Melim, na categoria kids, e Maria Eduarda Slaifer, com tributo a Elis Regina, no adulto. Os shows ocorrem na noite de hoje, 8, a partir das 19h, com entrada gratuita ao público, mediante a doação de 1kg de alimento para o Mesa Brasil, do Sesc.

Iniciativa do Grupo A Hora, o projeto busca valorizar a música e os artistas regionais. Os shows terão transmissão ao vivo pelo Youtube do Pratas da Casa.

Nos palcos

Natural de Travesseiro, Livia Luana Rempel, 11, canta desde 2019. Ela começou a se interessar pela música com um violão de brinquedo e vendo a bisavó e a avó cantarem da igreja. A mãe também arrisca algumas notas e a inspiração da família fez a menina ter vontade de se aprofundar. Apesar do gosto e talento para

a música, a Livia também tem outros sonhos, como ser pediatra. Para o show desta noite, a menina leva um repertório com mais de 10 canções da banda Melim, além de outras músicas que ela gosta. Também sobe aos palcos na noite de hoje, a encantadense Maria Eduarda Slaifer, 16. Com talento para o canto, a jovem começou a se interessar pela música aos 7 anos. Ela participa do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, e foi nesse ambiente que soltou a voz pela primeira vez.

Já tendo participado de rodeios e festivais tradicionalistas, Maria Eduarda também se apresentou no Canto da Lagoa, entre outros shows. Para o Pratas da Casa, leva um tributo a Elis Regina, artista que ela tem como admiração e referência desde cedo. Com um repertório em homenagem à cantora, Maria Eduarda promete encantar o público nesta noite.

Instituições culturais filiadas à "franquia" Guggenheim Relativa à habilidade de Chico Xavier

Proposta do partido fundado por Luz del Fuego (1950) Sergipe (sigla)

Lente (?): é usada em óculos para miopia e leitura simultaneamente Canal

Quem faz acontecer

O Pratas da Casa tem patrocínio de Airton Corretor de Seguros, Carlota Beauty, GL Ar-condicionado automotivo, Comef, Loja Polo, Instituto Mix de Profissões, CFC Victória, Lajeaço, Tutti’s Pizza e Sorrifácil. Além disso, conta com o Apoio de Tigrão Áudio, NaBaia Studio, Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Alfa – Estúdio de Conteúdo e Estratégia, Tecnovates, Tecnosom, e Luísa Huber Fotografia, assim como apoio cultural de Impressione, Arruda Advogados, Espaço Floresta e Suiça.

CRUZADAS

"A (?) Social", filme de David Fincher

Ingrediente de pavês

Líder político-militar típico da

latino-americana As

dos dedos (Anat.) Cálcio (símbolo)

Animal obediente; submisso

Cetáceo que é personagem de lendas

Instrumento didático da escola antiga

Primeira TV do Brasil (1950)

Item da culinária japonesa

Sim, em francês Navegador da internet

de capoeiristas

Capacete romano (Ant.) Enfurecer

Abreviar; sintetizar

Peixe carnívoro dos rios brasileiros, é nocivo à piscicultura

Desta (?): assim sendo Fórmula do monóxido de carbono

Apoiar; garantir

Para (pop.) Arroz, em inglês

Cidade do Terreiro do Forró (PB)

Sim, em russo

(gíria)

Sucesso de Caetano Veloso (1977)

Tentar criar de forma inovadora

Ensejo Vítima de Caim (Bíblia)

(?) Glory: a bandeira dos EUA

Benévolos

Está (pop.)

Peça de barro apoiada no caibro

BANCO 13 2/da. 3/azo — old — oui. 4/rice. 7/nudismo.

ÁRIES: A semana trará atração por temas diferentes e contatos em outro ambiente que despertarão sua curiosidade.

TOURO: Aproveite esta semana para inovar a gestão nanceira e testar formas inteligentes de investir ou de poupar.

GÊMEOS: Um empreendimento pro ssional poderá nascer e proporcionar aumento dos rendimentos e mais liberdade.

CÂNCER: Busque o equilíbrio emocional com terapia, massagens, caminhadas ou treino. Insights profundos ajudarão na de nição de objetivos futuros.

LEÃO: Aproveite esta fase para rmar a reputação e conquistar espaços. Despesas poderão aumentar, não estoure o orçamento com gastos impulsivos.

VIRGEM: Relacionamentos prossionais poderão surpreender nesta fase e apontar caminhos de maior realização.

LIBRA: Caminhos para o futuro estarão iluminados. Suba um patamar na carreira. Poder, prestígio e sucesso pela frente!

ESCORPIÃO: Reveja investimentos, negocie dívidas e converse claramente sobre dinheiro e mudanças com a família ou com sócios.

SAGITÁRIO: Renove conceitos sobre o amor e maneira de se relacionar. Novas relações poderão mudar sua cabeça e ampliar perspectivas.

CAPRICÓRNIO: Espere por boas notícias na área nanceira neste período. Reformulações tornarão a rotina mais leve e agradável.

AQUÁRIO: Novidades dos lhos ou do par e reformulações de vida darão intensidade à semana, que já começará animada com surpresas gostosas.

PEIXES: Uma transação imobiliária poderá se rmar e aumentar a segurança nanceira. Conte com mais organização no trabalho e na rotina.

Golpe
Ajuda
História
articulações
Livia Luana Rempel
Maria Eduarda Slaifer

FUTEBOL AMADOR

GRITO DE CAMPEÃO POR TODOS OS CANTOS DO VALE

Boqueirão do Leão, Estrela e Venâncio Aires conheceram os melhores times da temporada

Neitzke

Ofim de semana de sol e frio foi de muita festa pelo Vale do Taquari. Boqueirão do Leão, Estrela e Copa Serrana conheceram os melhores times da temporada.

Em Estrela, União, campeão da Série Ouro, enfrentou o Aimoré, campeão da Prata. O jogo denominado de Recopa Virlei Ribeiro ocorreu na sede do Delfinense que completava 50 anos. Durante os 90 minutos os times mostraram o motivo de terem a melhor defesa de toda a competição. O empate em 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis onde brilhou a estrela do goleiro Mairo Reiter, que defendeu três cobranças e ainda converteu a dele, ajudando o Aimoré a conquistar a taça.

Já em Boqueirão do Leão, o Esportivo conquistou o tricampeonato consecutivo na categoria titular. A vitória sobre o Independente foi com show de João Moura. O atacante de Lajeado marcou todos os gols na vitória do time por 3 a 2. No aspirante, o Esportivo também conquistou a taça. No tempo normal, o Independente venceu por 3 a 0, como havia perdido o jogo de ida, a decisão foi para os pênaltis, e o Esportivo venceu por 4 a 3.

COPA SERRANA

O São Luiz conquistou o tricampeonato consecutivo da categoria titular da Copa Serrana na primeira divisão. Evandro abriu o placar para o São Luiz. Gui ampliou para o São Luiz aos 9 minutos do segundo tempo. Aos

Resultados

BOQUEIRÃO DO LEÃO

nal/jogo da volta

Esportivo 3 x 2 Independente (titular)

Esportivo 0 x 3 Independente – PK 3 x 4 (aspirante)

COPA SERRANA – nal/jogo de volta

Primeira divisão

Assespe 1 x 3 São Luiz (titular)

AERT 2 x 1 Santo Antônio (aspirante)

Segunda divisão

Juventude 1 x 0 Santa Tecla (titular)

Juventude 2 x 0 25 de Julho (aspirante)

BOM RETIRO DO SUL nal/jogo de ida

Grêmio 2 x 1 Aecosajo

IMIGRANTE – nal/jogo de ida

Riograndense 2 x 3 Cruzeiro (Ouro) Ecas 2 x 3 Canarinho (Prata)

TAQUARI - semi nal/jogo de ida

Titular

Taquariense 1 x 4 Juventude

São José 6 x 2 Furacão

32 minutos, Maicon Amorim fez o terceiro. No fim, Bocão fez o gol de honra da Assespe. No aspirante, a AERT voltou a vencer o Santo Antônio, dessa vez por 2 a 1 e ficou com a taça. No sábado ocorreu a final da segunda divisão e o Juventude, de Vila Arlindo conquistou a dobradinha ao vencer o Santa Tecla por 1 a 0 na categoria titular. No aspirante venceu o 25 de Julho por 2 a 0.

BOM RETIRO DO SUL

A partida de ida da final entre Grêmio e Aecosajo terminou com vitória do Grêmio por 2 a 1. Ceará abriu o placar para o Grêmio. Adão empatou para a Aecosajo. Os gols ocorreram no primeiro tempo. Na segunda etapa, em cobrança

Aspirante

Taquariense 0 x 0 Colorado – PK: 3 x 4

São José 2 x 1 Furacão – PK: 2 x 4 Finais

Juventude x São José (titular)

Colorado x Furacão (aspirante)

LAJEADO

semi nal/jogo de ida

Titular

Internacional 1 x 0 Guarani – PK: 3 x 1

Projeto Guarani 3 x 0 Brasil

Aspirante

Brasil 1 x 2 São José

Internacional 2 x 0 Guarani

Finais

Internacional x Projeto Guarani (titular)

Internacional x São José (aspirante)

PAVERAMA

semi nal/jogo de ida

União 0 x 1 Laranja Mecânica

Amigos do Morro Bonito 3 x 0 Brasil

Final

Amigos do Morro Bonito x Laranja

Mecânica

de falta, Padilha deu números finais ao jogo. Com o resultado, na próxima semana o Grêmio joga pelo empate para ficar com o título. Já a Aecosajo necessita vencer para levar a decisão aos pênaltis.

IMIGRANTE

Jogando fora de casa, o Cruzeiro largou em vantagem para conquistar o título da série Ouro. Em Daltro Filho, o time venceu o Riograndense por 3 a 2. Na Prata, o Canarinho ganhou do Ecas por 3 a 2.

OUTROS

DESTAQUES

Paverama, Taquari e Lajeado conheceram os finalistas.

VALE TAÇA

GRÊMIO E SÃO JOSÉ DISPUTAM A RECOPA GAÚCHA

Confronto coloca frente a frente os campeões do Gauchão e Copa FGF do ano passado

Aespera pelo futebol acabou para a torcida tricolor. Um mês após o último jogo, o Grêmio retorna a campo, e em partida que vale taça. Nesta noite, recebe o São José na decisão da Recopa Gaúcha. A partida que vale o quinto título da competição ao Imortal inicia às 19h30min, na Arena, com transmissão da Rádio A Hora. O duelo promove o encontro entre os campeões do Gauchão e da Copa FGF do ano passado. O time gremista é o maior campeão da Recopa, com quatro conquistas (2019, 2021, 2022 e 2023). Já o clube da zona norte de Porto

Alegre venceu o título em 2018. O atual campeão é o São Luiz. Criada em 2014, a Recopa Gaúcha teve as primeiras quatro edições entre os campeões do Gauchão e da Super Copa Gaúcha, torneio organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de 2013 a 2016. Depois, a disputa passou a ser com vencedores do estadual e da Copa FGF.

POUCAS MUDANÇAS NO GRÊMIO

O Tricolor não entra em campo desde 12 de junho, no empate com o Corinthians, pela 12º rodada do Brasileirão. Foram 10 dias de

folga para o elenco gremista na parada para o Mundial de Clubes. Para além do título, o duelo vale ao Grêmio como um importante teste para a segunda metade da

Ao torcedor que procura novidades no time, as notícias são ruins. A única contratação gremista é Alex Santana, volante trazido do Corinthians e que pode estrear pelo time. Os problemas médicos seguem na equipe que

O provável Grêmio tem: Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves; Alex Santana (Dodi), Villasanti e Cristaldo; Alysson, Amuzu e Arezo (André Henrique).

não deve contar com João Pedro, Marlon, Cuéllar, Kike Oliveira e Braithwaite.
Caetano Pretto caetano@grupoahora.net.br
Volante Alex Santana é a única contratação do Grêmio para a retomada do futebol temporada.
LUCAS UEBEL/DIVULGAÇÃO

Casa Lenz completava meio século

Em 2005, a tradicional Casa Lenz comemorava 50 anos de história em Lajeado. O empreendimento começou com José Emílio Lenz, descendente de imigrantes alemães, nascido em 1909 no interior de Venâncio Aires. Lenz casou em 1932 com Johanna Maria Lenz e se estabeleceu em Santa Clara do Sul, onde trabalhava como mecânico.

Com a Segunda Guerra Mundial, as peças pararam de ser importadas, exigindo que Lenz

confeccionasse suas próprias ferramentas e peças. Foi nesse período que ele iniciou a produção de uma espécie de isqueiro de metal, que acabou se tornando muito popular na época e incentivou a criação do empreendimento comercial.

Nos anos 1950, a família se mudou para Lajeado, onde inaugurou a Casa Lenz em 1955. Naquele tempo, a loja funcionava na rua Júlio de Castilhos. A mudança para a rua Francisco Oscar Karnal se deu em 1987. Pouco

tempo antes, o patriarca João Emílio morreu, em 1984. Ainda hoje, 70 anos depois da fundação, o empreendimento continua na família, pelas mãos dos netos Marcelo e Maurel Lenz.

Da Casa Lenz original, surgiu também a Joalheria Lenz, em 1993, a Lenz Exclusiv, em 2000, e a Casa Lenz se transformou em um empreendimento dedicado a itens de caça e pesca. Na cidade berço do empreendimento, em Santa Clara do Sul, a Ótica Lenz mantém o legado da família.

Hoje é

- Dia do Panificador

- Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

- Dia Mundial da Alergia

Santo do dia: Beato Eugênio III

Com 1,4 mil toneladas de aço, o Navio Mercante Germano Becker era construído no estaleiro da Navegação Aliança, na cidade de Taquari. O trabalho envolvia 115 pessoas na margem do Rio Taquari. A embarcação era do tipo graneleiro, com 108 metros de comprimento por 16,2 de largura, com capacidade para transportar até 5,4 mil toneladas. O navio estava preparado para sete tripulantes, teria cozinha e camarotes.

O investimento, na época, era de R$ 14 milhões. A Navegação Aliança, fundada em 1932, foi comprada pela Trevisa Investimentos S.A. em 1968. O nome do navio era uma homenagem a um dos fundadores da Trevisa.

O então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, sancionava a Lei Complementar nº 25, de 1975, que determinava os critérios para

a remuneração dos vereadores. O pagamento seria fixado com base nos subsídios dos deputados estaduais e do índice populacional.

O salário dos vereadores seria de no mínimo 3% sobre o vencimento de um deputado e, no máximo, um valor que não ultrapassasse 3% da receita do município. Naquela época, um deputado gaúcho recebia 10 mil cruzeiros por mês. Baseado na legislação, em Lajeado, um vereador receberia dois mil cruzeiros com a nova lei. Eram 15 representantes na câmara em 1975. Já em Estrela, onde a população era menor, seriam 1,5 mil cruzeiros por vereador. O salário mínimo em 1975 era de Cr$ 532,80.

O início da Casa Lenz, em Santa Clara do Sul
O fundador João Emílio Lenz

LUCIANE FERREIRA

ARTIGO

Bons ventos à energia eólica

ORio Grande do Sul terá novo complexo eólico. A licença de instalação foi emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira. O Complexo Eólico Electra Ventos do Sul será construído no município de Santa Vitória do Palmar, no extremo sul gaúcho. O empreendimento ocupará uma área de 2.240,56 hectares e será composto por cinco parques eólicos somando uma potência instalada de 121,8 megawatts. A licença autoriza a instalação de 20 aerogeradores.

Energia solar

Por falar em energia limpa, o setor de geração fotovoltaica, no Brasil, tem previsão de 25% de crescimento em capacidade instalada neste ano, conforme dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). O avanço do setor está relacionado à crescente demanda por soluções energéticas sustentáveis. Entre os benefícios estão economia de até 90% na conta de luz e redução na pegada de carbono. A energia solar também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ajudando a mitigar os impactos ambientais.

Transição

Tanto a energia eólica quanto a solar contribuem para um dos grandes desafios do século: a transição energética e a busca por reduzir a dependência de combustíveis fósseis e aumentar a participação de fontes renováveis

Ciência e tecnologia

O IX Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates começou ontem e segue até amanhã, no campus em Lajeado. O evento é voltado aos estudantes, bolsistas de projetos de extensão ou de pesquisa, professores, pesquisadores e comunidade acadêmica interna e

A Câmara de Comércio Italiana do RS está de volta, e voltou para valer

No ano em que comemoramos a história de 150 anos dos nossos bravos antepassados, que desafiaram a incerteza e cruzaram o oceano com a esperança de prosperar na América, a Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul retoma os trabalhos com a ambição de fortalecer os laços com a Itália. Temos pela frente três grandes objetivos: atrair investimentos para o Rio Grande do Sul, auxiliar os associados a expandir negócios na Europa e promover a cultura ítalo-riograndense.

Projeto de barragem

Aqui na nossa aldeia, a Certel projeta uma barragem na região do Alto Forqueta, com potencial para beneficiar 12 municípios. A obra tem o propósito de mitigar danos de cheias e estiagens. A barragem busca melhorar as condições de vazão do Rio Forqueta, por meio do acúmulo de água a ser represada e a liberação controlada da vazão efluente.

Efeitos climáticos

O Vale do Taquari, infelizmente, sabe muito bem sobre eventos climáticos extremos. É provável que a região nunca recupere totalmente dos danos ambientais causados pela enxurrada de maio de 2024. Talvez consiga minimizar os danos. Entretanto, as marcas deixadas na população jamais serão apagadas.

Aqui ou no Texas

As enchentes no Texas (EUA), na sexta-feira, é outro exemplo do que as mudanças climáticas podem causar. Mais de 80 mortos, entre eles pelo menos 27 meninas e monitoras que participavam de um acampamento de verão. Lá, como aqui, o calor intenso do planeta cada vez mais quente aquece as águas. Nos EUA, este verão tem registrado temperaturas acima da média. Com isso, há mais evaporação e, consequentemente, mais umidade no ar. Esse excesso de umidade na atmosfera se transforma em combustível para as chuvas, que se tornam mais intensas e rápidas — como o que aconteceu no Rio Grande do Sul no ano passado.

Expovale

externa. Os participantes poderão conhecer estudos, pesquisas e ações de extensão desenvolvidos na Univates e em outras instituições de ensino, além de compartilhar experiências. Contatos pelo congressopesquisa@ univates.br ou (51) 3714 7000 - Ramal 5614.

A próxima edição da Expovale + Construmóbil será de 12 a 15 e de 18 a 22 de novembro de 2026, no Parque do Imigrante, em Lajeado. O evento promovido pela Acil e Administração Municipal é um exemplo, a cada edição, da coleta e destinação correta de resíduos sólidos.

Honrando a história que nos trouxe até aqui, temos o dever de pensar grande. Planejamos colocar em prática algumas das experiências mais bem sucedidas e executadas por reconhecidas câmaras de comércio, como a alemã e a americana. Uma iniciativa viável, por exemplo, é a criação de uma plataforma permanente de conexão empresarial para aproximar startups, empresas e investidores italianos e gaúchos em setores estratégicos como agronegócio, indústria e alimentos de alto valor agregado.

Almejamos ser uma entidade que abre portas e gera resultados reais.”

Temos a oportunidade de buscar novos investimentos em áreas tradicionais, como a indústria de móveis e o setor vitivinícola, tão relevantes para a economia da Serra, e negócios emergentes, como a transição energética, processo em que a Itália já é referência e para o qual o Rio Grande do Sul tem vocação. Há bastante espaço também para aprofundarmos os intercâmbios educacionais e culturais, criando novas parcerias com universidades e centros de inovação que ampliem o horizonte de jovens estudantes e profissionais.

Almejamos ser uma entidade que abre portas e gera resultados reais. Para isso, estamos construindo um ambiente plural, que não se restringe a descendentes de italianos – todas as pessoas e empresas são bem-vindas. Temos metas ambiciosas para os próximos anos, como a articulação da vinda de uma missão empresarial italiana ao estado, no primeiro semestre de 2026. Mais adiante, a ideia é replicar o movimento em sentido inverso, levando empresários gaúchos para a Itália em busca de parcerias e investimentos.

A Câmara de Comércio Italiana do RS está de volta – e voltou para valer.

ERASMO CARLOS BATTISTELLA
Presidente da Câmara de Comércio Italiana do RS e CEO da Be8

Terça-feira, 8 julho 2025

Fechamento da edição: 18h

MÍN: 10º | MÁX: 19º O sol aparece acompanhado de nuvens na região. Mas uma frente fria avança sobre parte do Estado.

Terça-feira, 8 julho 2025

MARQUES DE SOUZA

Alocalidade de Vasco Bandeira se prepara para um sábado especial, repleto de cultura, sabores e confraternização. No sábado, 12, ocorre a 40ª edição da tradicional Festa da Laranja, evento que reúne moradores e visitantes para celebrar as colheitas, a história e as tradições locais.

A programação inicia pela manhã com alvorada festiva, mateada e a abertura da tenda colonial, onde serão comercializados produtos típicos da região. Às 10h, será celebrada uma missa especial.

Durante a manhã também ocorre a entrega de amostras para os concursos de laranjas (nas variedades comum, umbigo e valência) e de produtos derivados,

como cuca, bolo, pudim e rocambole. Outro atrativo é o tradicional concurso de motosserra, com inscrições realizadas no local.

O almoço será em formato de piquenique, com os participantes levando seus próprios talheres.

A tarde reserva ainda diversas atrações, como a escolha do Piá e da Boneca da Festa — que neste ano são Artur Nicollini Merlo e Isadora Luísa Cardoso —, brincadeiras para as crianças, concurso de descascar laranja e entrega das premiações.

A partir das 15h, a animação fica por conta do Grupo Levada, com reunião dançante e entrada gratuita. Uma das novidades desta edição será a venda de suco natural de laranja feito na hora, direto da fruta à garrafa.

A festa reúne moradores e visitantes para celebrar as colheitas, a história e as tradições

Comunidade promove 40ª Festa da Laranja neste sábado

Programação, em Vasco Bandeira, inclui missa, concursos, mateada, almoço compartilhado e baile com entrada gratuita

Boqueirão do Leão celebra cultura italiana com Festa da Polenta

Evento ocorre em 12 de julho. O cardápio típico é um dos grandes atrativos da noite

A18ª edição da tradicional Festa da Polenta de Boqueirão do Leão acontece no próximo

sábado, 12, a partir das 19h, no Grêmio 5 de Junho. O evento, um dos mais importantes do município, tem como objetivo preservar e valorizar a herança cultural italiana trazida pelos imigrantes que colonizaram a região.

O cardápio típico é um dos grandes atrativos da noite, com destaque para a polenta em diversas versões: tradicional, frita, recheada e brustolada. Também serão servidos massas, frango e porco assados, arroz, tochi, fortaia, grostoli, saladas e sobremesas variadas. As bebidas incluem vinhos, graspa e opções não alcoólicas. Como já é tradição, ao final da festa será servida a sopa de capeletti.

O vice-prefeito Silvio Luiz Schmidt destaca o aspecto afetivo

da festa. “É uma oportunidade que costuma reunir pessoas de longe, que não veem seus familiares há anos, e encontram nesse momento uma razão para retornar ao seu berço familiar. É uma festa muito alegre, com entretenimento durante todo o período, que aproxima as pessoas.”

A expectativa da organização é receber cerca de 750 pessoas. Para o próximo ano, já está em estudo a realização de uma feira comercial paralela ao evento, com ampliação da programação para mais dias. Os ingressos são limitados e antecipados, com valor de R$ 150. Podem ser adquiridos através dos seguintes contatos: Joel Conte: (51) 99961-5670, João Piussi: (51) 99437-9948 e Andreia Antonelli: (51) 99625-9203.

Boqueirão do Leão • Canudos do Vale • Cruzeiro do Sul • Forquetinha • Marques de Souza, Progresso • Santa Clara do Sul • Sério
BOQUEIRÃO DO LEÃO
Evento inicia às 19h e ocorre no Ginásio do Grêmio 5 de Junho
ezequiel@grupoahora.net.br
Paulo Cardoso paulo@grupoahora.inf.br
GIOVANE WEBER/ARQUIVO

Oficinas despertam a curiosidade científica

Atividades lúdicas e interativas abordam robótica, programação e sustentabilidade

MARQUES DE SOUZA

A2ª Edição da Mostra de Iniciação Científica será marcada por uma série de oficinas criativas que buscam ampliar o olhar dos estudantes sobre ciência, tecnologia e meio ambiente.

As atividades, promovidas pela Prefeitura de Marques de Souza em parceria com o Sebrae RS por meio do projeto Educação Transformadora, ocorrem no

sábado, dia 12 de julho, das 9h às 11h, em estrutura montada próxima à Rua Coberta.

As oficinas são gratuitas, com vagas limitadas, e organizadas conforme o nível de ensino, abrangendo alunos da rede municipal de Ensino Fundamental e também do Ensino Médio da rede estadual. Estudantes que não têm trabalhos inscritos na feira também podem participar.

No total, serão três oficinas, cada uma pensada para uma faixa

Oficinas

1º, 2º e 3º ano – “ESG e ODS: Você Precisa Saber Sobre Isso!”

Com condução de Josemary Almeida, os alunos serão introduzidos ao conceito de sustentabilidade como prática cotidiana. A oficina abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o conceito ESG, promovendo a reflexão sobre atitudes responsáveis e inovadoras.

etária específica (veja box). A iniciativa reforça o compromisso do município com a educação inovadora, despertando o interesse dos estudantes pela ciência de forma prática, divertida e acessível. A expectativa é de grande participação e engajamento dos jovens nas atividades.

Para garantir a participação, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.

4º, 5º e 6º ano – “Meu primeiro robô: circuitos de papelão!”

Com Kelen Bernardi, as crianças vão montar seu primeiro robô usando papelão, LED e fita condutiva. A proposta é ensinar de forma lúdica os princípios básicos da eletrônica e o uso de materiais alternativos, incentivando a criatividade e o descarte consciente.

7º, 8º, 9º ano e Ensino Médio – “Computação

Desplugada!”

Dirceu Maraschin traz uma proposta onde os estudantes desenvolvem lógica e raciocínio computacional sem uso de computadores. A oficina usa jogos de tabuleiro e peças coloridas para propor desafios que promovem a cooperação e a consciência ambiental.

Marques de Souza lança programa para regularizar dívidas com até 90% de desconto

Contribuintes têm até 30 de novembro para aderir à negociação amigável da dívida ativa com condições facilitadas

A administração municipal anunciou nesta semana o lançamento do Programa de Negociação Amigável da Dívida Ativa, iniciativa que oferece aos contribuintes a oportunidade de quitar débitos com a Fazenda Municipal em condições especiais.

Segundo a secretária municipal de Administração, Edna Kremer Stefani, o programa busca incentivar a regularização de pendências tributárias, proporcionando descontos expressivos em juros e multas. “Os contribuintes que aderirem ao programa até 30 de novembro de 2025 poderão obter redução de até 90% sobre juros e multas para pagamentos à vista”, detalha.

Além da quitação integral, o programa também permite o parcelamento em até 48 vezes, com desconto de 70% sobre as penalidades. Cada parcela deverá ter valor mínimo de R$ 100,00 e será corrigida anualmente confor-

me índice previsto na legislação tributária municipal.

A proposta contempla débitos inscritos em dívida ativa até 30 de abril de 2025. Para aderir, os interessados devem procurar o setor de Tributação e Fiscalização da Prefeitura.

O parcelamento poderá ser cancelado automaticamente caso ocorra atraso superior a 90 dias no pagamento de qualquer parcela. Nesse caso, a dívida volta ao valor original, acrescida dos encargos legais previstos no Código Tributário Municipal.

Período de adesão se estende até 30 de novembro
FOTOS: DIVULGAÇÃO

Posto Central abre para atendimento especial no sábado

Unidade Cleto Johner abre no dia 12 de julho com vacinação, consultas, testes rápidos e roda de conversa para gestantes

Cr U zeiro do S U l

ASecretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Cruzeiro do Sul promoverá um atendimento especial no sábado, 12 de julho, na Unidade Básica de Saúde Cleto Johner (Posto Central), localizada na Rua Santa Catarina, ao lado do hospital. A ação ocorre das 8h às 11h45min e tem como objetivo ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde, especialmente para quem enfrenta dificuldades para buscar atendimento durante a semana.

Na data, a população terá à disposição uma série de serviços gratuitos, incluindo vacinação, consultas médicas, realização de testes rápidos, roda de conversa para gestantes e funcionamento da Farmácia Pública.

Vacinação para todas as faixas

etárias

A vacinação estará disponível para diversos públicos. Crianças e adolescentes até 15 anos poderão atualizar as vacinas de rotina, enquanto professores

de EMEIs e EMEFs receberão, além das vacinas do calendário, a dTpa (coqueluche), no caso dos educadores da Educação Infantil. Já o público em geral poderá se vacinar contra a gripe (influenza) e receber qualquer imunizante do calendário nacional, conforme a necessidade.

Consultas e testes com agendamento prévio

Pessoas que não conseguem agendar consultas médicas durante os dias úteis poderão aproveitar o sábado para se consultar, mediante agendamento prévio pelos telefones (51) 3764-1322 ou (51) 99733-2996 (WhatsApp). Também serão realizados testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, priorizando quem não tem disponibilidade durante a semana. A iniciativa está alinhada à campanha Julho Amarelo, voltada à prevenção e ao combate das hepatites virais.

Espaço para gestantes

Um momento especial está re-

A ação ocorre das 8h às 11h45min e tem como objetivo ampliar o acesso da comunidade aos serviços de saúde

servado para gestantes, independentemente da idade gestacional. Das 9h30min às 11h, haverá uma roda de conversa na sala de reuniões da unidade, com orientações, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

Medicamentos garantidos

A Farmácia Pública também estará em funcionamento durante o turno especial, assegurando a entrega de medicamentos normalmente.

A Secretaria de Saúde reforça o convite à comunidade e destaca a importância de aproveitar a oportunidade, garantindo prevenção, cuidado e acesso facilitado aos serviços básicos de saúde.

DIVULGAÇÃO

removido será encaminhado a um depósito

Arroio Baptista Armani passa pelo processo de desassoreamento

Intervenção faz parte do programa estadual

Desassorear RS e prevê retirada de até 4 mil m³ de sedimentos

P R og R e SS o

Aprefeitura de Progresso deu início às obras de desassoreamento em três pontos considerados críticos do Arroio Baptista Armani. A intervenção faz parte do programa estadual Desassorear RS e tem como objetivo principal prevenir alagamentos e melhorar o escoamento das águas em períodos de chuvas intensas. Os trabalhos começaram pela Rua Anilo Nicolini Ferla, onde o material removido será encaminhado a um depósito para posterior contabilização. A estimativa é de que até 4 mil metros cúbicos de sedimentos sejam retirados ao longo do

processo.

A ação é viabilizada por meio de convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado (Sedur) e conta com a execução do Consórcio Desassorear RS. O prefeito Paulo Gilberto Schmitt acompanhou o início dos trabalhos, ao lado do secretário de Finanças, Edegar Cerbaro, e do secretário de Obras, Paulo Mantelli. Também estiveram presentes a arquiteta Lucieny Pierre, representando a Sedur, e o engenheiro Thiago Siqueira, responsável técnico pela obra. “Com a limpeza adequada do arroio, garantimos mais segurança aos moradores e prevenimos os impactos das fortes chuvas que afetam nossa região”, destacou o prefeito. Nos próximos dias, a equipe técnica deve acompanhar o andamento dos trabalhos ao longo do curso do arroio. A expectativa da administração municipal é de que a intervenção contribua de forma significativa para a redução do risco de inundações na área urbana.

Trabalhos começaram pela Rua Anilo Nicolini Ferla, onde o material

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
A Hora – 08/07/2025 by Jornal A Hora - Issuu