MagMisericórdia 16

Page 9

Cidadania Abril foi o mês dedicado à prevenção dos maus-tratos infantis e a Casa Pia de Lisboa, em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, assinalou-o aderindo à Campanha Laço Azul, promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.

No miradouro de Santa Catarina, crianças e jovens da Casa Clemente José dos Santos deram cor ao gradeamento, colocando vários laços azuis com mensagens inscritas. “O que nos faz felizes?” foi o tema das frases escolhido por estas crianças e jovens, dos 5 aos 17 anos.

No jardim da Praça de D. Luís, jovens da Casa de Acolhimento Joaquim José Branco colocaram um pendão com um laço azul na estátua Marquês Sá da Bandeira, para sensibilizar e alertar para os maus-tratos infantis. No mesmo pendão podia-se ler a pergunta “Porquê?” e várias respostas como “Porque as crianças são o nosso futuro e também têm direitos!” e “Serei o que tu me deres”. Nas palavras de um dos jovens: “é importante ajudar a passar a mensagem para que haja menos maus-tratos a crianças em Portugal. Estas frases estão aqui para que as pessoas se aproximem, leiam e se questionem. Isso vai fazê-las refletirem.”

A simbologia e tradição do Laço Azul nascem a partir de Bonnie Finney, uma avó do estado norte-americano da Vírginia, que, na primavera de 1989, atou uma fita azul à antena do seu carro. Quando questionada sobre a razão de o fazer, Bonnie partilhou a trágica história dos seus netos e dos maus-tratos por eles sofridos, que conduziram à morte do seu neto. O espírito do laço azul cresceu e no ano seguinte já se tinha tornado um símbolo da prevenção dos maus-tratos a crianças no estado da Virgínia, tendo depois sido adotado em vários países do mundo inteiro. Não deixe de denunciar, ajude a PROTEGER!

Freguesia da Misericórdia adere à Campanha Laço Azul

mag misericórdia / maio - julho 2021

9


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.