1 minute read

Comemorações do 25 de Abril na Freguesia da Misericórdia Igreja das Mercês recebe concerto

As comemorações do 47.º Aniversário do 25 de abril, na freguesia da Misericórdia, tiveram início no Liceu Passos Manuel, com uma conversa com o jornalista Joaquim Furtado e a inauguração de um mural alusivo à data da revolução.

“Aqui posto de comando do movimento das Forças Armadas…” foram as palavras que abriram o primeiro comunicado dos militares que fizeram o 25 de abril, lido pouco depois das 4 da manhã no Rádio Clube Português, pelo jornalista Joaquim Furtado e também as palavras que deram início à sessão.

Advertisement

Comemorações do 25 de Abril na Freguesia da Misericórdia

Durante a conversa, que contou ainda com a presença da Presidente da Junta de Freguesia, Carla Madeira, e do Diretor do Agrupamento de Escolas Passos Manuel, Prof. João Paulo, alunos e professores puderam ouvir, na primeira pessoa, como foi aquela noite que mudou completamente o nosso país e esclarecer todas as dúvidas e curiosidades. Houve ainda espaço para a partilha de várias histórias vividas por Joaquim Furtado, enquanto ex-aluno do Liceu Passos Manuel. Aos atuais alunos, o jornalista deixou como inspiração uma frase do próprio patrono da escola, Passos Manuel, e que ele mesmo nunca esqueceu: “Deem educação ao povo e ele saberá ser livre”. Esta iniciativa foi promovida pela Associação de Pais da Escola Básica e Secundária Passos Manuel e contou com o apoio da Junta de Freguesia. As comemorações do dia da Liberdade continuaram até 15 de maio, com a exposição comemorativa “25 de Abril na Misericórdia”, no Espaço de Santa Catarina, e várias sessões culturais com transmissão online.

A exposição comemorativa encerrou no dia 15 com uma atuação do grupo “À espera de melhor nome”, que invocou José Afonso no seu repertório, cantando as suas músicas mais icónicas como “Vampiros”, “Venham mais 5”, “Índios da meia praia” e a incontornável Grândola Vila Morena, segunda senha da Revolução.

This article is from: